SóProvas


ID
1065973
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Quanto à relação entre empresas estatais e as respectivas entidades de previdência complementar, a contribuição normal do patrocinador para plano de benefícios

Alternativas
Comentários
  • Lei Complementar 108/2001

    Art. 6o, § 1o A contribuição normal do patrocinador para plano de benefícios, em hipótese alguma, excederá a do participante, observado o disposto no art. 5o da Emenda Constitucional no 20, de 15 de dezembro de 1998, e as regras específicas emanadas do órgão regulador e fiscalizador.

  • Apenas complementando o comentário da colega, a CF/88 prevê o seguinte:


    Art. 202, CF. O REGIME DE PREVIDÊNCIA PRIVADA, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será FACULTATIVO, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por LEI COMPLEMENTAR.

    [...]

    § 3º É VEDADO o aporte de recursos a entidade de previdência privada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e outras entidades públicas, salvo na qualidade de PATROCINADOR, situação na qual, em hipótese alguma, sua contribuição normal poderá exceder a do segurado.

    Bons estudos para todos!


  • Não confundir com contribuição do ente federativo para o RPPS, sendo que a questão trata de Previdência Complementar. 
    MPS/SPS nº3, Art. 28. A contribuição do ente federativo não poderá ser inferior ao valor da contribuição do servidor ativo, nem superior ao dobro desta, observado o cálculo atuarial inicial e as reavaliações atuariais anuais.

  • No RPPS, o patrocinador contribui com o dobro do percentual da contribuição do participante(servidor), que é de 11%, ou seja, o patrocinador contribui com 22%.


    Já no regime de previdência complementar, o limite é de  8,5%, mesmo se o servidor contribuir com maior percentual.

    Art. 16(Lei 12.618/12):

     § 3o  A alíquota da contribuição do patrocinador será igual à do participante, observado o disposto no regulamento do plano de benefícios, e não poderá exceder o percentual de 8,5% (oito inteiros e cinco décimos por cento).

     § 4o  Além da contribuição normal, o participante poderá contribuir facultativamente, sem contrapartida do patrocinador, na forma do regulamento do plano.

  • Contribuição para Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do ente federativo é uma coisa - NÃO poderá ser inferior ao pago pelo segurado e obedecerá ao limite máximo do dobro da sua contribuição.

    Já para a contribuição para a Previdência Complementar, o patrocinador NÃO poderá contribuir com valor superior ao do segurado.

  • Gabarito C), a galera já falou o motivo, só faltou colocar o gabarito!

  • RESPOSTA: C

     

    RELAÇÃO DE PATROCÍNIO / PARIDADE CONTRIBUTIVA