SóProvas


ID
1066966
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia, atentamente, o texto a seguir. “Desprezar a análise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia; defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento e desenvolvimento do educando e sua aprendizagem, objetivando com isso, controlar o comportamento do educando”. O texto trata da:

Alternativas
Comentários
  • O  indivíduo  aprende  em  decorrência  dos  estímulos 

    externos.  Os  fatores  biológicos  exercem  pouca  ou  nenhuma 

    influência.  A  experiência  é  vista  como  grande  fonte  de 

    aprendizagem. A aprendizagem é confundida com a memorização, 

    repetição,  fixação  e  cópia.! As  representações  dessa  concepção  na 

    educação  podem  ser  observados  no  grande  número  de 

    informações  e  programas  educacionais.   É  também  chamado  de 

    ambientalismo.

    Prof. Fernanda Lima


  • Teorias Ambientalistas: entendem a aprendizagem como sendo, em grande medida, decorrente do ensino em ambientes formais de transmissão do conhecimento historicamente sistematizado. Nessas teorias a aprendizagem é consequente da ação de pessoas que sabem algo, ou sabem fazer algo, e ensinam a outros aquilo que sabem. Essas teorias se vinculam à educação escolar.

    Pedagoga Edilene Cabral

  • Estou no 5 semestre de Pedagogia e ainda não aprendi nada disso.  Que vergonha!!!!!!!!!!!!


    Janayna  Estudante de Pedagogia.


  • Teoria Ambientalista

    Esta teoria busca sua inspiração na filosofia empirista onde a experiência é a fonte de conhecimento. A teoria ambientalista, também chamada behaviorista ou comportamentalista, atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento; preocupa-se em explicar os comportamentos observáveis do educando, desprezando a análise de outros aspectos da conduta humana tais como: o raciocínio, o desejo, a imaginação, os sentimentos e a fantasia, entre outros. Defende a necessidade de medir, comparar, testar, experimentar e controlar o comportamento.

    Espero ter colaborado!