SóProvas


ID
1067296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito dos processos de gestão nas organizações, julgue os itens seguintes.

As estratégias genéricas de estabilidade são recomendadas não só para organizações que se encontram em ambientes com ameaças críticas e têm competências distintivas, mas também para organizações que operam em ambientes com oportunidades abundantes e limitações críticas.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Segundo (Simon, 1971:79), conjunto de decisões que determinam o comportamento a ser exigido em determinado período de tempo.

  • Pessoal,

    Alguém pode explicar esse item de uma forma melhor?

    Bons estudos!

  • Acredito que a questão se refere aos cenários da análise SWOT: manutenção e crescimento, respectivamente. Ela afirma que as estratégias genéricas de estabilidade são recomendadas no caso dos dois cenários.

    Estratégias de manutenção, segurança ou estabilidade são adequadas para o cenário de manutenção. Porém errei a questão.

    Foi a primeira vez que ouvi falar em estratégias genéricas de estabilidade.

  • Tipos de Estratégias:

    Segundo Djalma de Oliveira, as estratégias podem ser classificadas em quaro tipos, de acordo com a sua situação estratégica:

    1-Estratégia de Sobrevivência - subdivididas em Redução de Custos e Desinvestimento.

    2-Estratégia de Manutenção- subdividida em:

    estratégia de estabilidade- basicamente, ocorre quando uma empresa que estava lucrativa passa por momentos difíceis financeiramente, como uma dívida ou um prejuízo monetário. A empresa busca então um retorno à situação confortável que detinha.

    estratégia de especialização e

    estratégia de nicho.

    3- Estratégia de Crescimento que subdivide-se em:

    estratégia de inovação;

    estratégia de internacionalização;

    estratégia joint venture e

    estratégia de expansão.

    4- Estratégia de Desenvolvimento que subdivide-se em:

    desenvolvimento e diversificação. 


    Essas estratégias devem ser utilizadas fazendo o cruzamento entre elas e a análise SWOT.

    Ex: Pergunta-se o seguinte:

    Em um ambiente externo de oportunidades, qual a estratégia que a empresa deve adotar? ( cruzando-se com o ambiente interno) 

     No caso das Forças-------------------a Estratégia adequada é a de desenvolvimento;

    No caso das Fraquezas----------------a Estratégia adequada é a do crescimento.



    Fonte: Rodrigo Rennó.


    Espero ter ajudado!!!

  • Juro que ainda continuo sem entender :(

  • Acredito que a questão se desprendeu um pouco da rigidez das estratégias: se você tem 'forças e ameaças' ou 'oportunidades e fraquezas', uma estratégia de manutenção, estabilidade, é sempre bem vinda até superar as fraquezas ou que passem as ameaças.

  • Eu errei a questão porque na Matriz SWOT, estabilidade = Forças + Ameaças. Não entendi o raciocínio do CESPE.

  • Segundo Porter (1996), as estratégias genéricas são uma maneira viável de se lidar com as forças competitivas da indústria. O meio-termo.



  • estratégias genéricas de estabilidade  = manutenção? Se for , isso só ocorre quando existe a ameaça externa, mas a empresa internamente possui força.

    oportunidades abundantes + limitações críticas = Situação propícia para o desenvolvimento e não para a manutenção como citado na questão.

  • Acredito que a questão refere se as ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTES:

    Diferenciação;

    Liderança no custo;

    Foco;


  • Achei um site que pode ajudar a complementar o estudo sobre as estratégias genéricas de estabilidade:

    2.2 Estratégia de Manutenção

    A estratégia de manutenção é utilizada com o propósito de manter as linhas de atuação ou de negócios, evitando que seus esforços competitivos se tornem dispendiosos, atingindo dessa forma o aumento de sua posição competitiva.
    Tratando-se de estratégia de estabilidade, verifica-se entre os autores (Certo, 1993; Oliveira, 2001 e Wright, 2007), a idéia de manutenção de um estado de equilíbrio, e/ou concentração em sua linha de negócios.
    Valadares (2005) descreve estratégia de estabilidade como estratégia de manutenção, sendo esta aplicada em um cenário não otimista. Para o autor, manter a estabilidade dos negócios de uma organização está além de simplesmente preocupar-se com a sobrevivência da empresa, embora ainda seja uma atitude defensiva diante das ameaças existentes.
    Na visão dos autores, verifica-se que a estratégia de estabilidade está associada à manutenção de um estado de equilíbrio, seja com relação a atuais posições de mercado ou linhas de negócios existentes.
    Com relação aos motivos que levam as organizações a adotarem a estratégia de estabilidade, Certo (1993) afirma que a estratégia é utilizada usualmente nas seguintes situações:
    · evitar controles governamentais ou penalidades por monopolização, quando a organização é considerada de grande porte e domina seu mercado;
    · garantir o equilíbrio nas atividades econômicas quando a organização está inserida em um cenário com baixo crescimento ou estagnação do crescimento, não tendo outras opções de estratégia
    .
    Já para Tavares (2000), a estratégia de manutenção é recomendável quando a organização atingiu um patamar em que o investimento para a sua expansão pode representar um custo maior do que os benefícios a serem obtidos.
    Isso ocorre quando a empresa já atingiu altíssima participação de mercado e os investimentos adicionais não conseguem produzir o retorno compensatório.
    De acordo com Oliveira (2007, p. 186), esta estratégia apresenta-se em três formas:
    · estratégia de estabilidade: objetiva um estado de um equilíbrio que pode estar ameaçado.
    · estratégia de nicho: este tipo de estratégia busca dominar apenas um segmento do mercado, com isso a organização dedica-se apenas a um único produto ou na atuação de um mercado exclusivo. Esta estratégia oferece um menor risco para organizações que não pretendem expandir-se geograficamente.
    · estratégia de especialização: propicia a empresa a conquista ou manutenção da liderança de mercado, por meio de uma única expansão de produtos. Tem por principal vantagem a redução de e como desvantagem a dependência de poucas formas de provimento de produção e vendas.

    http://planejamentoemrrpp.blogspot.com.br/2008/05/estratgias-de-sobrvivncia-manuteno.html

    Espero ter ajudado!!







  • Espero que esse tipo de questão não caia na minha prova (:

  • Bem, o termo "estratégia genérica" é utilizado para se referir às opções estratégicas amplas que as empresas podem adotar e que orientam todo o seu sistema de valor. Tal termo se consolidou na literatura a partir de Michael Porter com seu modelo de posicionamento estratégico (liderança por custo, diferenciação e enfoque).  
    Antes de Porter, porém, o conceito recebia várias denominações diferentes. Entretanto, as chamadas "estratégias amplas" são mais relacionadas com as estratégias genéricas do tipo corporativas (estratégia-mestre ou estratégia primária), enquanto o modelo de Porter se restringe ao nível de negócios. Para quem não se lembra há 3 níveis de estratégia: 1 – nível de corporação: “qual é o nosso negócio?”; 2 – nível de negócios: “como nós competimos?”; 3 – nível funcional: “como apoiaremos a estratégia no nível de negócios?”. 

    Assim, no nível de corporação, as estratégias podem ser classificadas em quatro tipos: 

    1 - Estratégia de Sobrevivência (fraqueza e ameaça): a) redução de custos; b) desinvestimento; c) liquidação; 

    2 - Estratégia de Manutenção (força e ameaça): a) estratégia de estabilidade; b) estratégia de especialização; c) estratégia de nicho; 

    3 - Estratégia de Desenvolvimento (fraqueza e oportunidade): a) desenvolvimento: de mercado, de serviços, financeiro, de capacidades, de estabilidade; b) diversificação: horizontal, vertical, concêntrica, conglomerada, interna, mista; 

    4 - Estratégia de Crescimento (força e oportunidade): a) estratégia de inovação; b) estratégia de internacionalização; c) estratégia de associação (joint venture); d) estratégia de expansão. 

    ... 

    Assim, como se pôde ver na classificação dos tipos de estratégias, há a estratégia de manutenção de estabilidade (tipo 2) e a estratégia de desenvolvimento de estabilidade (tipo 3). Portanto, a questão está correta, pois é verdade que tanto as organizações que se encontram em ambientes com ameaças como as organizações que operam em ambientes com oportunidades possuem a estratégia de estabilidade.

    ... 

    P.S.: Para saber a definição de cada uma, basta dar uma pesquisada na net. Um abraço a todos e boa sorte.

  • O tipo de questão que a justificativa só vem depois do gabarito. Impossível justificar uma resposta correta para esta questão no momento da prova.

  • Há um gráfico que pode ajudar em questões envolvendo análise SWOT, no qual as estratégias se definem de acordo com resultado da análise. Ou seja, cada uma das estratégias organizacionais (manter,crescer,desenvolver,sobreviver) vai depender de quanto a organização é estruturada e do quanto o seu ambiente lhe é favorável.


                                      oportunidades | ameaças
                           ------------------------------------------------------
    forças                         desenvolver  |   manter
    fraquezas                  crescer          |  sobreviver


    Uma imagem "bem" melhor que o esboço acima:
    http://4.bp.blogspot.com/-hAiCMEhesR8/TrKUTy2IIUI/AAAAAAAAAu8/YRl0B7aq0eA/s1600/art1.jpg

  • Estratégias genéricas constituem opções amplas, gerais e básicas de posicionamento da empresa em determinado mercado. Suas diferentes tipologias representam classificações de padrões genéricos de comportamento ou de características estratégicas que uma empresa pode assumir. Elas facilitam a compreensão dos padrões de comportamento estratégico de uma empresa ao lançar luz sobre seus aspectos essenciais, reduzindo suas variáveis a um conjunto mais facilmente gerenciável (HERBERT; DERESKY, 1987, p. 135-136). Servem principalmente aos processos de formulação, avaliação e seleção estratégica, auxiliando os administradores a tomar decisões estratégicas mais adequadas, de acordo com os objetivos a serem atingidos. São aplicáveis de forma geral e independente do tipo de indústria e do porte ou natureza da organização. Mas não bastam por si só. Elas estabelecem o ponto de partida para um desenvolvimento detalhado de estratégias específicas. Compõem um conjunto de opções estratégicas iniciais e gerais sobre como uma empresa pode vir a competir. 

  • Exemplos - Matriz SWOT

    Forças:

    Gestão Competente – Marca Forte – Liquidez – Reputação de produtos e/ou serviços – Estabilidade Financeira – Boas instalações e equipamentos – Capacidade de inovação – Localização da empresa (que pode também ser uma fraqueza) – Qualidade dos produtos

    Fraquezas:

    Baixa visibilidade – Falta de diferenciação – Comunicação deficiente – Falta de coesão na administração – Equipe insuficientemente capacitada – Reputação duvidosa

    Oportunidades:

    Mercado em expansão – Alianças estratégicas – Novo segmento no mercado – Demanda de novos produtos e/ou serviços – Saída de um concorrente

    Ameaças:

    Novos concorrentes – Guerra de preços – Concorrência predatória – Novas tecnologias (pode ser Oportunidade ou Ameaça, conforme se detenha ou não novas tecnologias) – Crise econômica – Instabilidade política – Novos tributos

    Fonte: http://blogtek.com.br/analise-swot-forcas-fraquezas-oportunidades-e-ameacas/

  • Entendi da seguinte forma: a "estabilidade", "nicho" e "especialização" são ramificações ou opções da Estratégia de MANUTENÇÃO (pontos fortes + ameaças). A questão fala que "ambientes com ameaças críticas e competências distintivas" = (pontos fortes + ameaças), OK!


    No entanto, diz que "ambientes com oportunidades abundantes e limitações críticas" = (pontos fracos + oportunidades), que significa Estratégia de CRESCIMENTO.


    Como pode a "estabilidade" ser recomendada para 2 tipos de estratégias distintos?


    Quem souber me explicar manda mensagem!!

  • Sinceramente, fui pela lógica. O termo "genérico" dá a ideia de abrangência, ou seja, poderia sim servir para uma situação ou para a outra. As vezes a lógica tem lógica. rsrsrsrsrs.

  • organizações que operam em ambientes com oportunidades abundantes e limitações críticas. = oportunidade + fraqueza = crescimento

  • ESTRATÉGIA

    GAB - CERTO

  • O item está CERTO.

     

    A estratégia genérica de estabilidade (também chamada de estratégia de manutenção) é indicada quando a organização busca manter o mesmo tamanho ou crescer de forma controlada, sendo caracterizada pela ausência de mudanças significativas nas orientações estratégicas da organização.

     

    Assim, esse tipo de estratégia procura manter a atuação ou o negócio organizacional, evitando esforços competitivos que se tornem dispendiosos, ou seja, apesar de oportunidades abundantes, há limitações, como por exemplo, de investimentos.

     

    Da mesma forma, essa estratégia procura manutenção nas atividades quando a organização está inserida em um cenário com baixo crescimento ou estagnação do crescimento, não tendo outras opções de estratégia.

     

    Desse modo, essa estratégia possui dois prismas: garantir o equilíbrio em um cenário ameaçado e buscar equilíbrio na concentração de negócios, sem maiores riscos.

     

    Comentário Professor Adriel Sá.

  • Deus é mais! -.- 

  • CERTO

     

     

     

    STRENGTHS (Forças)= pontos positivos internos à organização; podem ser mudados; a questão chamou de competências distintivas

     

    OPPORTUNITIES (Oportunidades)=  pontos positivos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, mas aproveitados

     

    WEAKNESSES (Fraquezas)= pontos negativos internos à organização; podem ser mudados

     

    THREATS (Ameaças)= pontos negativos externos à organização (ambiente, contexto); não podem ser mudados, apenas atenuados

     

     

    As estratégias, por sua vez, dizem respeito ao quê fazer com todas essas informações acima. Diante das FOFAs levantadas, a organização enquadra o momento em uma das 4 posições da org em relação ao ambiente possíveis e, em seguida, traça a estratégia mais adequada à posição em que a organização foi enquadrada. As posições possíveis são:

     

    ALAVANCAGEM= oportunidades + forças


    RESTRIÇÕES= oportunidades + fraquezas


    VULNERABILIDADE= ameaças + forças


    PROBLEMAS= ameaças + fraquezas

     

     

    As estratégias possíveis que serão levantadas a partir da posição são:

     

    SOBREVIVÊNCIA, se estiver em problemas


    MANUTENÇÃO, se estiver em vulnerabilidade

     

    DESENVOLVIMENTO, se estiver em situação de restrição


    CRESCIMENTO, se a posição for de alavancagem

     

     

    A questão citou duas posições: restrição (oportunidade+fraqueza) e vulnerabilidade (ameaça+força). Essas posições implicam nas estratégias desenvolvimento e manutenção, respectivamente. Essas duas estratégias podem ser consideradas, em sentido genérico, as estratégias de estabilidade; são as estratégias "meio termo". A estratégia de sobrevivência não entra nessa classificação, porque implica em desinvestimento

  • Quem puder ver o comentário da professora que respondeu essa questão é melhor... Mas confesso, que ainda não entendi direito kkkk Vou pra próxima, Deus é mais!!!

  • Segundo a doutrina de DJLMA estaria falsa.  De fato ele coloca duas estratégias de estabilidade , uma dentro de manutenção  (Ameaaças + forças) e outra dentro de desenvolvimento (oportunidades + forças)

     

    A questão coloca dois centários

    1-  Ambientes com ameaças críticas e têm competências distintivas (MANUTENÇÃO)  - ok com DJALMA

    2-  Ambientes com oportunidades abundantes e limitações críticas ( CRESCIMENTO)  - FALSO segundo DJALMA

     

    Note que o cenário 2 não inclui nenhuma estratégia genérica de estabilidade segundo DJALMA. Para ele , no crescimento teríamos:

    -Estratégia de inovação

    -Estratégia de internacionalização

    -Estratégia de joint venture

    -Estratégia de expansão

     

    Enfim , mais uma questão que é impossível de se acertar caso você vá pela doutrina.... Teria que ter ou uma bola de cristal ou então marcar segundo "senso comum" .

  • ✿ Estratégia de manutenção - Neste caso, a empresa identifica um ambiente com predominância de ameaças; entretanto, ela possui uma série de pontos fortes (disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologia, etc.) acumulados ao longo dos anos, que possibilitam ao administrador, além de querer continuar sobrevivendo, também manter a sua posição conquistada até o momento. Para tanto, deverá sedimentar e usufruir ao máximo os seus pontos fortes, tendo em vista, inclusive, minimizar os seus pontos fracos, tentando ainda, maximizar os pontos fracos e minimizar os pontos fortes dos concorrentes. A estratégia de manutenção é uma postura preferível quando a empresa está enfrentando ou espera encontrar dificuldades, e a partir dessa situação prefere tomar uma atitude defensiva diante das ameaças.

    A estratégia de manutenção pode apresentar três situações: Estratégia de estabilidade; Estratégia de especialização e Estratégia de nicho.

    ▪ Estratégia de estabilidade: procura, principalmente, a manutenção de um estado de equilíbrio ameaçado, ou ainda, o seu retorno em caso de sua perda. 

    ✿ Estratégia de desenvolvimento - Neste caso a predominância na situação da empresa, é de pontos fortes e de oportunidades. Diante disso, o executivo deve procurar desenvolver a sua empresa através de duas direções: podem-se procurar novos mercados e clientes ou então, novas tecnologias diferentes daquelas que a empresa domina. A combinação destas permite ao executivo construir novos negócios no mercado. A estratégia de desenvolvimento pode apresentar as seguintes situações:Desenvolvimento de mercado; Desenvolvimento de produto ou serviços; Desenvolvimento financeiro; Desenvolvimento de capacidades e Desenvolvimento de estabilidade.

    ▪ Desenvolvimento de estabilidade: corresponde a uma associação ou fusão de empresas que procuram tornar as suas evoluções uniformes, principalmente quanto ao aspecto mercadológico. 

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • quem ão estudou e for só no achometro, acerta a questão!