SóProvas


ID
1067476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes aos processos de recrutamento, seleção, avaliação de desempenho e desenvolvimento de pessoal nas organizações.

Se os custos de um programa de desenvolvimento de pessoas superarem os benefícios trazidos pelo programa à organização, não ocorrerá o retorno do investimento no treinamento.

Alternativas
Comentários
  •  CORRETA. O retorno do investimento do treinamento busca identificar a partir de indicadores que podem ser financeiros se os benefícios superaram os custos, ou seja, qual o valor final do treinamento. No caso, o investimento (custo) não é atrativo pois seu retorno é superado por um investimento com o mínimo de retorno.

    Prof. Cassiano


  • Se o custo supera o beneficio, é obvio, não há retorno.

  • Gab.: Certo

    No entanto, diante da premissa que treinamento é diferente de desenvolvimento, a questão não esta errada? No primeiro periodo ela versa sobre programa de desenvolvimento e no segundo periodo o relaciona com os investimentos de treinamento.

  • Método de Philips de avaliação da eficácia de TD&E(1997):
    Reações --> Aprendizagem --> Aplicação e Implementação --> Impacto --> ROI - Retorno sobre investimento.

    Se na última fase de avaliação da eficácia se constatou que o processo de TD&E trouxe mais prejuízo do que benefício a organização, então percebemos que não aconteceu o ROI esperado.

    Não tem nada a ver com "não realização de controle" como afirma nosso amigo Bruno Bueno. Pois na avaliação do ROI o controle e avaliação da eficácia do TD&E já está sendo feita, a questão aqui é que o resultado do ROI mostrou que o treinamento não valeu a pena, pois só trouxe prejuízo a empresa.

  • Errei por achar que haveria algum retorno não mensuravel que poderia ser considerado

  • Quando ele fala em benefícios, de forma geral, ele engloba tudo desde os aspectos quantitativos e qualitativos de curto, médio e longo prazo.


    Se o retorno não cobriu o investimento feito, claro que o T&D foi inviável
  • Gestão de pessoas já é subjetivo o suficiente. Vamos tentar colocar comentários bem fundamentados pessoal, com fonte... ;)

  • Na minha opinião, a questão está errada. Ter pouco retorno, ou retorno com negativo custo benefício, nao significa que nao ha retorno algum.

  • Nível 5: ROI (Return On Investment) –Retorno do Investimento Financeiro.


    Os resultados financeiros são a razão dos programas de educação nas organizações. Eles incluem aumento de produção, redução de custo, aumento de vendas, aumento do lucro, etc. Neste momento, compara-se o benefício da ação com seus custos e verifica-se como foi o retorno financeiro deste investimento.

  • O VALOR DO PROGRAMA É SUPERIOR À SUA FINALIDADE. OU SEJA, É CARO DEMAIS PARA POUCO BENEFÍCIO, LOGO NÃO OCORRERÁ O RETORNO DO INVESTIMENTO NO TREINAMENTO.

     

     

     

    GABARITO CERTO 

  • É tão óbvio que dá até medo.

     

    Gab.: CERTO

  • Angelica Angelica   29 de Agosto de 2015, às 08h09   Útil (14)    Gestão de pessoas já é subjetivo o suficiente. Vamos tentar colocar comentários bem fundamentados pessoal, com fonte... ;)

    Concordo com você, Angelica Angelica! Comentários opinativos do tipo: "Eu acho...,"" Na minha opinião...," ou qualquer outro comentário sem a fundamentação doutrinária ou jurídica legal, nem perco meu tempo! Justificativas, opiniões ou achismos que não fundamentam o gabarito, não contribui para esclarecimento de dúvidas. A subjetividade das materias já desgasta bastante o concurseiro! Precisamos de objetividade e simplicidade.