-
A criação de documentos em papel de ph neutro é recomendada aqueles que são permanentes, e não para todos os tipos de documentos criados pela instituição. De acordo com a bibliografia utilizada pelo Cespe os documentos permanentes podem ser criados também em papel de ph alcalino.
Comentário do professor Dalton
-
Como já foi dito a questão erra ao falar "todos", na verdade as medidas adotadas são para arquivos permanentes, uma outra questão ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico Administrativo
Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Conservação documental; Uma medida de conservação e de preservação documental consiste na elaboração de documentos identificados como de guarda permanente em papel de pH neutro.
GABARITO: CERTA.
Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
-
Mas tem diversos documentos que são criados e que não se sabe qual será a destinação final. Acho que a questão ficou muito ampla e gostaria de saber o que indica (na questão) que todos os documentos da organização serão de guarda permanente. Alguém pode esclarecer?!
-
querida monica, veja bem:
1.existem arquivos que nasceram para serem eliminados em um curto periodo de tempo. papel de ph neutro tem um custo mais elevado, por possuir maior resistencia, etc. logo, seria inviavel criar todos os docs com papel de ph neutro. ph neutro deve ser utilizado nos docs que irao compor o arquivo permanente.
espero ter ajudado querida
-
Papéis de Ph neutro são caros e não indicados para todos os documentos
-
Prof. Ronaldo Fonseca:
Na Teoria das 3 Idades há documentos de primeira idade que nem sempre passarão pelas duas fases seguintes. Isso porque nem tudo que é produzido ou recebido pela instituição terá necessidade de ir para um arquivo permanente, pois muitos dos documentos do dia-a-dia de uma empresa são plenamente descartáveis (basta olhar a lata de lixo de qualquer empresa). Bom, se boa parte dos documentos vai virar pó, por que gastar dinheiro com um papel mais caro, como é o caso do papel em pH neutro? Não faz sentido e esse é o erro da questão, induzindo-nos a achar que todos os documentos produzidos mereceriam esse investimento extra.
-
Nem todos os documentos passarão da fase corrente/intermediária. Papel com ph neutro é mais caro.
(Professor Ronaldo Fonseca - Estratégia Concursos).
-
ta ai pra aqueles q acha q tem ph neutro ta certo!!!!!!!!!!!
-
O material com pH neutro é o ideal para se produzir documentos, pois ele não está suscetível a reações químicas prejudiciais, o que aumenta e muito sua durabilidade.
Contudo, há dois motivos principais para que nem todos os documentos sejam produzidos em papel com pH neutro: o primeiro é que nem todos os documentos institucionais estão em suporte papel (existem os digitais, por exemplo); e o segundo é que papel com pH neutro tem um custo muito mais elevado, encarecendo o material (então o recomendado é utilizar esse papel somente em documentos permanentes ou com longos prazos de guarda).
Gabarito do professor: Errado
-
todos os documentos produzidos em uma organização
e se for foto, filme, audio, logo não dá para ser todos os documentos produzidos em uma organização
-
Só para os permanentes.
-
ERRADO
PORQUE NEM TODOS OS DOCUMENTOS SERÃO PRESERVADOS PARA O FUTURO - LOGO SERIA PERDE DE MONEY
Todavia, alguns documentos devem sim ser já "fabricados" nesse tipo de papel
Ao elaborarmos invólucros com papel procura-se sempre utilizar papel permanente e acid free
PAPEL PERMANENTE = Papel que em condições normais de utilização e acondicionamento não se altera por pelo menos 100 anos.
Tecnicamente um papel só poderá ser considerado permanente se atender as normas internacionais de procedimentos de métodos de análises, assim como especificações mínimas. Estas normas determinam que o pH do papel deve ser de 7,5 a 10; não podendo conter mais de 1% de lignina e uma reserva alcalina mínima de 2%.
PAPEL ACID FREE = papel livre de ácidos, com pH neutro ou ligeiramente alcalino.
Associação de Arquivistas de São Paulo = ARQSP
-
ERRADO
A criação de documentos em papel de pH neutro é recomendado para aqueles que são permanentes, e não para todos os tipos de documentos criados pela instituição. Com base em questões resolvidas da banca CESPE, vale a pena observar que na bibliografia utilizada por essa Banca, os documentos permanentes podem ser criados também em papel de pH alcalino. A alta taxa de acidez presente nos documentos prejudica a durabilidade do papel, produzindo o amarelamento, a auto degradação e o corte da fibra de celulose. Os papéis de qualidade não são ácidos, pois na sua produção levam um componente químico alcalino para que o ácido do meio ambiente não ataque o papel.