SóProvas



Questões de Preservação


ID
10765
Banca
ESAF
Órgão
ANEEL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao bom acondicionamento dos documentos, analise as seguintes rotinas:

I. Ao fazer anotações nos documentos deve-se fazêlo com lápis preto (grafite) macio, em local predeterminado.

II. No preenchimento das etiquetas identificadoras das caixas, deve-se utilizar canetas hidrográficas e esferográficas.

III. Deve-se utilizar, nas caixas, etiquetas que colam quando umedecidas, ao invés das auto-adesivas.

IV. Deve-se preencher os espaços vazios dentro das caixas com calços, evitando que os documentos se dobrem dentro delas.

Assinale a quantidade de itens corretos.

Alternativas
Comentários
  • Muito boa essa questão.. Usei a lógica para resolvê-la. A única que absolutamente estaria incorreta seria a II. No preenchimento das etiquetas identificadoras das caixas, deve-se utilizar canetas hidrográficas e esferográficas.

  • Qual ao colega tb pela lógica fui nessa questão. Pois, como sabemos o lápis (grafite ao contrário das canetas) até mesmo com a exposição á agua não "borra". Boa pergunta mesmo.
  • No preenchimento das etiquetas identificadoras das caixas deve-se utilizar etiquetas auto-adesivas impressas eletronicamente, apenas na IMPOSSIBILIDADE dessa impressão é que utiliza-se as canetas hidrográficas e esferográficas.
  • Não concordo, entendo que a questão errada seria a III, pois não se usa etiqueta umedecida. Afinal, deve-se evitar este tipo de contato com os documentos.
  • Também não concordo! A II está errada por afirmar que se deva usar canetas hidrograficas. Não há nenhuma mal em usar esferográficas, mas hidrograficas costumam gerar acidentes por serem facilmente manchaveis. Logo, está ERRADA.
    A III ao afirmar que DEVE-SE USAR ETIQUETAS QUE COLAM QUANDO UMEDECIDAS está pecando em tal afirmação visto que dispondo-se de etiquetas auto adesivas, essas certamente serão mais aconselhadas por serem auto aplicativas.
    LOGO a quantidade de corretos seria apenas 2.
  • Cuidados gerais na conservação dos documentos:
    Documentos em papel:
    - As estantes e arquivos devem ser de metal pintado (para evitar ferrugem);
    - Deve-se manter as mãos limpas ao manusear os documentos;
    - Evitar qualquer tipo de comida junto aos documentos;
    - Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado ;
    - Não escrever nos documentos;
    - Não dobrar as páginas;
    - Não apoiar os cotovelos ou braços ao ler ou consultar;
    - Não umedecer os dedos com saliva ou qualquer outro líquido;
    - Para a remoção do pó das lombadas e partes externas dos livros, pode-se usar o aspirador com a escova circular especial para livros, adaptada com tecido de filó ou gaze, para maior proteção do documento;
    - Para a limpeza das folhas, utilizam-se trinchas, escovas macias e flanelas de algodão;
    - Durante a limpeza, removem-se grampos metálicos, etiquetas, fitas adesivas, papéis e cartões ácidos;
    - Quando houver necessidade de observações nos documentos, utilizar lápis, que não agridem tanto o papel quanto as canetas, e ainda permitem eventuais correções, se necessário.
    Caixas de arquivo:
    - Utilizar caixas de papelão ao invés das de plástico, pois estas últimas tendem a transpirar quando submetidas a altas temperaturas, observando que as mesmas deverão ser maiores do que os documentos que nelas estejam inseridos e utilizando, quando necessário, calços, evitando que os mesmos se dobrem dentro delas ;
    - Na identificação das caixas deve-se utilizar etiquetas auto-adesivas impressas eletronicamente ou, na impossibilidade desta impressão, utilizando canetas hidrográficas ou esferográficas .
    Finalmente, cabe enfatizar que vistorias no acervo devem ser feitas periodicamente para revisá-lo e manter a limpeza, pois limpeza é um dos fatores prioritários de preservação e deve ser realizada em todas as fases do arquivamento.
  • Alguém poderia me dizer, por favor, quais os itens corretos desta questão confusa?Porque p mim só tem 2, qual o 3º?
  • Patricia,

    pelo comentário do Marcelo a unica incorreta seria a III, pois "Na identificação das caixas deve-se utilizar etiquetas auto-adesivas"
  • As unicas questões certas são a I ea IV
    As II esta errada pelo fato de que deve ser evitada a utilização de tintas hidográficas e esferográfica nas etiquetas ,pois tendem a borrar(esmaecer)as mesmas e na III saõ recomendável a utilização de etiquetas auto-adesivas,e não as que colam quando umidecidas sobre os documentos ali depositados.Por isso a resposta certa é so 2questões certas
  • Com relação ao bom acondicionamento dos documentos:
    - Utilizar caixas de papelão ao invés das de plástico, pois estas últimas tendem a transpirar quando submetidas a altas temperaturas, observando que as mesmas deverão ser maiores do que os documentos que nelas estejam inseridos e utilizando, quando necessário, calços, evitando que os mesmos se dobrem dentro delas ;

    - Na identificaço das caixas deve-se utilizar etiquetas auto-adesivas impressas eletronicamente ou, na impossibilidade desta impressão, utilizando canetas
    hidrográficas ou esferográficas.

    I. Ao fazer anotações nos documentos deve-se fazêlo com lápis preto (grafite) macio, em local predeterminado. (CORRETO)

    II. No preenchimento das etiquetas identificadoras das caixas, deve-se utilizar canetas hidrográficas e esferográficas. (CORRETO)

    III. Deve-se utilizar, nas caixas, etiquetas que colam quando umedecidas, ao invés das auto-adesivas. (ERRADA)

    IV. Deve-se preencher os espaços vazios dentro das caixas com calços, evitando que os documentos se dobrem dentro delas. (CORRETO)


  • A alternativa incorreta é a (III), isso porque a umidade excessiva atrapalha a conservação de arquivos em suporte de papel.
  • Concordo que a III esteja errada, no entanto a II, ao meu ver, somente estaria correta se fosse mencionado que deve-se utilizar canetas hidrográficas e esferográficas, caso não haja a possibilidade de serem impressas. Deve-se, ao meu ver, indica como se o mais correto fosse fazer isso, o que não é!

    Houve recurso para esta questão?

    Abs,

    Gabi
  • Esta questão é muito boa, deu o que falar.parabéns galera, bom estudos
  • Pessoal, já que a alternativa - II. No preenchimento das etiquetas identificadoras das caixas, deve-se utilizar canetas hidrográficas e esferográficas - 
    suscitou muitas dúvidas, mandei um e-mail ao professor Antônio Vítor do Eu Vou Passar. Segue a explicação:

    "A resposta está correta sim, pois a tinta das canetas fixam as informações e são coladas nas caixas, não se pode é escrever a lápis, pois aí pode ser apagado. A anotação é na etiqueta e não na caixa."
  • A única incorreta é a alternativa III, onde já se viu utilizar etiquetas que precisam ser umedecidas? A caixa vai absorver e consequentemente vai danificar o documento lá dentro. As etiquetas na caixa devem ser auto-adesivas.
    Alternativa correta letra D)
  • Cometário do´Professor Elvis Miranda (Grancursos - DF):"O único item incorreto é o item III (etiquetas que colam quando umedecidas, afinal, como sabemos, os documentos não devem ser acondicionados em locais com umidade muito alta, o queinviabilizaria a utilização de tais etiquetas). De qualquer forma, a questão veio repleta itens nuncacobrados anteriormente, o que a tornou um tanto complexa para a maioria."

     

  • De acordo com Marcelo Grandin!

    O ITEM ERRADO É O    III   - (3)
  • Ano: 2005     Banca: CESPE   Órgão: ANTAQ

    Prova: Técnico Administrativo

    Com base no conhecimento arquivístico sistematizado, julgue os itens a seguir. 

    Para identificação das caixas nos arquivos devem ser evitadas as tintas hidrográficas e esferográficas, pois esmaecem com rapidez.

    Gabarito: Certo

     

    Portanto, continuo com dúvida nessa questão.

  •  

    Alana Vargas, uma coisa é como a banca ESAF pensa e outra coisa bem diferente é como a banca CESPE pensa.

    Infelizmente é assim.

    Verifiquei o gabarito da ESAF e realmente a alternativa certa é a letra D, bem como a banca CESPE afirma ser CORRETA esta assertiva que mencionaste. 


ID
10906
Banca
ESAF
Órgão
ANEEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atividades realizadas nos arquivos correntes são as seguintes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Preservação de documentos históricos- arquivos permanentes.
  • Arquivo corrente ou de primeira idade: Guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/administrativo/jurídico(ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
  • Vai um mnemônico das atividades de um arquivo corrente: 

    P-E-A-C-E: Protocolo + Expedição + Arquivamento + Consulta + Empréstimo.
  • Preservação de docs. com valor HISTÓRICO e PROBATÓRIO = F. PERMANENTE .


ID
17317
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para um eficiente programa de conservação preventiva, é preciso

Alternativas
Comentários
  • São práticas de proteção. Inclui o monitoramento das condições ambientais, higienização, procedimentos de manutenção e planejamento de desastres.
  • Lugar adequado para preservar:

    *lugar livre da umidade, de perigo de ruptura de canos;
    *lugar ventilado;
    *lugar com controle de luz solar e da artificial;
    *local com instalações elétricas que não ofereçam risco;
    *evitar local onde haja variação constante de umidade e calor (medida de proteção contra fungos).
  • DO SITE DA UNB:

    Dentro de uma biblioteca, arquivo ou museu duas seções devem ser enfocadas: a de conservação e a de restauração.

    1 - Conservação - é um conceito amplo e pode ser pensado como termo que abrange pelo menos três (3) idéias: preservação, proteção e manutenção.
    Conservar bens culturais (livros, documentos, objetos de arte, etc) é defendê-lo da ação dos agentes físicos, químicos e biológicos que os atacam.
    O principal objetivo portanto da conservação é o de estender a vida útil dos materiais, dando aos mesmos o tratamento correto. Para isso é necessário permanente fiscalização das condições ambientais, manuseio e armazenamento.
    A preservação ocupa-se diretamente com o patrimônio cultural consistindo na conservação desses patrimônios em seus estados atuais. Por isso, devem ser impedidos quaisquer danos e destruição causadas pela umidade, por agentes químicos e por todos os tipos de pragas e de microorganismo. A manutenção, a limpeza periódica é a base da prevenção.

    2 - Conservação Preventiva (Restauração) - tem por objetivo revitalizar a concepção original, ou seja, a legibilidade do objeto. A restauração é uma atividade que exige dos profissionais grande habilidade, paciência, amor à arte, pois nesta seção se praticam verdadeiras intervenções cirúrgicas com os bens culturais, "a restauração é quase uma neurose da perfeição, em que o mais ou menos não existe" como disse certa vez a restauradora Marilka Mendes.
    Em uma restauração nenhum fator pode ser negligenciado, é preciso levantar a história, revelar a tecnologia empregada na fabricação ou a técnica de impressão utilizada e traçar um plano de acondicionamento do objeto restaurado de modo que não volte a sofrer efeitos de deterioração do futuro.
    Como sabemos são poucos os técnicos ligados a esta área e leva anos para formar um bom restaurador, por estes fatores podemos dizer que é melhor: Conservar e preservar para não restaurar"
  • A Conservação Preventiva é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamento específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
    Neste sentido pode-se verificar que o projeto arquitetônico de um edifício de arquivo, a manutenção das instalações, um plano de emergência, o controle das condições físicas e ambientais, a educação de empregados e a conscientização do usuário em relação ao uso dos acervos são aspectos que devem ser acompanhados e administrados por um arquivista como parte de um programa de conservação.
  • Algumas questões de arquivologia são mera questão de bom senso e perspicácia!
  • Os agentes ambientais são exatamente aqueles que existem no ambiente físico do acervo: temperatura, umidade relativa do ar, radiação da luz, qualidade do ar. O desequilíbrio de um interfere no equilíbrio do outro. O calor acelera a deterioração. A velocidade e muitas reações químicas, inclusive as de eterioração, é dobrada a cada aumento de 10º. A umidade relativa alta proporciona as condições necessárias para desencadear intensas reações químicas nos materiais.O mais recomendado é manter a temperatura o mais próximo de 20º e a umidade relativa de 45% a 50%, evitando-se de todas as formas as oscilações de 3ºc de temperatura e de 10% de umidade relativa.
  • resposta 'c'

     

    Preservação: preserva a integridade dos documentos.

    Conservação: ações estabilizadoras, buscando desacelerar a degradação.

    Restauração: estabiliza ou reverte os danos.

     

    Dica: guarde pelo menos a Conservação, ok. Ela cai sempre:

    Conservação:

    - controle ambiental: temperatura e umidade.

     

    Bons estudos.

  • vc aí de cima. é letra d  não é  c . ok.
  • Resposta correta LETRA D.


ID
24916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TSE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O instrumento de destinação que determina prazos e condições de guarda é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Tabela de Temporalidade Documental - TTD:Instrumento de destinação aprovado pela autoridade competente que determina prazos de guarda de documentos e estabelece critérios para microfilmegem e eliminação;Instrumento de trabalho resultante do processo de avaliação de documentos de arquivo; Esta tabela determina os prazos em que os docs devem ser mantidos nos arquivos correntes intermediários ou recolhidos aos arquivos permanentes
  • tabela de temporalidade — um instrumento de gestão que define o prazo de existência de um documento e o destino dele após o término desse período


ID
34711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da preservação da integridade dos documentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguns conceitos...

    Preservação

    Conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade do patrimônio documental. A preservação dos documentos de arquivo, de quaisquer suportes e formatos, depende de procedimentos especfcos adotados desde sua gênese, perpassando pela tramitação, acondicionamento e armazenamento físico.


    Conservação

    Conjunto de procedimentos estabilizadores que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou onjetos, por meio de controle ambiental e tratamentos específicos.


    Restauração

    Conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempoe do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.


    Deus Nos Abençoe!!!
  • na minha opnião não há resposta correta, pois segundo a seguinte fonte: JUSTINIANO, Fátima. Apostilas de aula. Disciplina de Conservação e restauração. Curso de Arquuivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense.

    Conservação é uma etapa intermediária e só ocorre quando as ações preventivas não foram suficientes para resguardar o acervo. Conservar é a tentativa de estabilizar uma degradação que possa estar ocorrendo no objeto, principalmente na sua constituição física (suporte), reparando o dano sem comprometer a sua integridade histórica. Preservação é o procedimento tomado para salvaguardar a obra de arte, sem, no entanto, intervir diretamente no objeto, é o cuidado com o meio ambiente em que a obra está inserida. É um procedimento de manutenção diária feita pelos responsáveis das obras (arquivos, museus, bibliotecas, igrejas). Se esse trabalho for bem efetuado, a obra se manterá estável e dificilmente precisará das intervenções de conservação e restauração.

    pra mim, não existe opção correta.
  • Pra mim e a letra "B" ea mais correta
  • Preservação é o conceito mais amplo que inclui a conservação e a restauração.
  • Sara,ao se limpar o chão do depósito do arquivo com solvente,esse quando evaporar causara o emfraquecimento do documento e acelerando a degradação deste,visto que produtos de limpeza como o  solvente,são altamentes corrosivos..

     c) A limpeza do depósito do arquivo deve ser rigorosa para evitar a proliferação de fungos e insetos; o chão deve ser limpo com pano umidecido em uma mistura de água, solventes, cera e substâncias bactericidas. Uma vez por mês, pelo menos, as estantes devem ser limpas com a mesma mistura.
  • Eis o dilema qual a diferença entre preservar e conservar? 

    Preservar- É a ação de se conservar o que já existe, e procurar levar o que esta se conservando o mais próximo da realidade, e impedir que se destrua.

    Conservação é o conjunto de diretrizes planejadas que visa preservar, manter em bom estado, a fim de evitar o processo de degradação. 

    Letra B . Conservar é mais amplo que preservar. Alguém discorda? 
  • DICA:

    PRESERVAR - POLITICAS

    CONSERVAÇÃO - AÇÃO PRO ATIVA EM FAVOR

  • Complementando...

    A) ERRADA. O conceito refere-se à atividade de FULMIGAÇÃO. Preservação é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem, direta ou indiretamente, para a conservação da integridade dos documentos.

    B) CORRETA. Conservação é um conjunto de ações estabilizadores que visam desacelerar o processo de degradação dos documentos por meio de controle ambiental e tratamentos específicos. Ou seja, refere aos cuidados com os documentos e ao local de guarda.

    C) ERRADA. Água e fogo não devem entrar nos locais de arquivos.

    D) ERRADA. A luz natural, o calor e as lâmpadas fluorescentes são nocivas aos documentos. As lâmpadas fluorescentes produzem calor e emitem radiação utravioleta.

  • Vamos comentar alternativa por alternativa.

    a) Essa definição dada pela questão é de fumigação e não preservação. Preservação é a ação de cunho administrativo, político e operacional que visa proteger o patrimônio documental.

    b) Correta

    c) Imagina essas substâncias evaporando e se aderindo ao documento? Olha que beleza! Não é recomendado que se utilize água e muito menos solventes para limpar depósitos de guarda de documentos. O que se usa é um aspirador de pó.

    d) Essa questão possui tantos erros que senti a necessidade de enumerá-los! Olha só!

    Lâmpadas também são danosas aos documentos, assim como a luz solar.

    A temperatura correta não é essa e nem é só durante o dia

    e) Durante a noite, o dia, à tarde, a madrugada, até o apocalipse zumbi, os instrumentos de controle de temperatura devem permanecer ligados com a temperatura correta. Do que adianta você manter um sorvete na geladeira durante toda a semana e retirar no fim de semana? Nada, não é mesmo? Eu sei que é uma comparação meio exagerada porque os danos aos documentos ocorrerão a longo prazo, mas se esse exemplo fizer você lembrar da manutenção atemporal da temperatura e umidade, a missão foi cumprida.

    Resposta: B


ID
35296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a opção que contém medida preventiva correta que deve ser adotada nos acervos arquivísticos, visando a sua preservação.

Alternativas
Comentários
  • Alguns cuidados:
    1)A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.
    2) O ar seco e a umidade enfraquece o papel, e esta provoca mofo.
    3) A temperatura deve ser baixa. O calor constante destrói as fibras de papel. A umidade também deve ser baixa. Tentar mantê-las estáveis sempre, sem oscilações;
    ETC.
  • A letra A esta errada pois deve-se evitar o uso de objetos metalicos, pois tendem a enferrujar danificando os documentos. deve-se preferir objetos de plastico que não causam este problema.

    A letra D esta errada porque as fotografias devem ser manuseadas com luvas de algodão.

    A letra E esta errada pois deve evitar manter alimentos em geral no local de guarda do acervo.

  • a letra C está errada pois por serem de suportes diferentes,ou seja, por serem de materiais difentes cada qual tem uma maneira diferente de ser acondicionado.
  • A letra E é a mais absurda. Imagine voce entrando no acervo com um MC FISH do MAC DONALD´s na mão. Vai engordurar a carta de D. PEdro II.
    Daí eu quero ver o ovo virar galinha.
  • Para responder essa questão é necessário ficar atento às diferenças entre PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO, a primeira diz respeito ao conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas, e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais, já a segunda, refere-se às atividades de trato do acervo visando a estabilização de danos e a interrupção(ou pelo menos miniminização) dos processos de deterioração.
    Diante disso já é possível eliminar as alternativas A e D. Depois, através de um raciocínio mais "lógico" é possivel resolver a questão pois a alternativa B é a única, entre as restantes, condizentes com as caracteriscias da PRESERVAÇÃO.
  • A) Errada. Não devemos colocar nos documentos qualquer objeto metálico, pois, com o tempo, acabam por oxidar, chegando a corroer o suporte e prejudicando o entendimento da informação.

    B) Correta. Tanto a luminosidade natural como a artificial devem ser evitadas, pois causam o enfraquecimento das fibras dos documentos e os deixa amarelados.

    C) Errada. A temperatura e a umidade devem ser controlados e vão variar de acordo com o suporte dos documentos.

    D) Errada. Usar luvas de algodão para manusear fotos e negativos.

    E) Errada. Deve-se evitar a entrada de alimentos líquidos e sólidos no ambiente de arquivo.
  • Deve-se proibir a entrada de pessoas transportando alimentos líquidos no espaço destinado ao acervo arquivístico, sendo permitido somente o acesso de pessoas com alimentos sólidos.


    risos 

  • Vamos falar sobre cada uma das alternativas, ok? 

    a) Grampos são objetos metálicos, correto? Você já viu o quanto fica enferrujado com o passar do tempo? Isso agride o papel e coloca em risco a informação. Por isso é correto que se use objetos de plástico e não grampos metálicos.

    b) A incidência da luz solar realmente provoca o enfraquecimento do papel. Algumas medidas simples podem ser tomadas como a instalação de persianas nos depósitos.

    c) Cada suporte possui certas peculiaridades e é justamente por essa diversidade que a climatização deve ser diferente e própria para cada um.

    d) Luvas de algodão e não luvas de borracha.

    e) Nem líquido, nem sólido e nem gasoso (hahaha). Qualquer tipo de alimento é orgânico (pelo menos se espera que seja) e, portanto, serve de alimento para diversos tipos de insetos. Isso pode ocasionar infestações e danos imensuráveis aos documentos. O arquivo deve possuir uma política de acesso que dê as informações necessárias ao usuário no que tange aos procedimentos em ambientes arquivísticos.

    Resposta: B 


ID
46861
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A definição do conceito de gestão de documentos encontrada na Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, não menciona a seguinte operação técnica:

Alternativas
Comentários
  • Estranho esse gabarito, a Lei 8.159/1991 Art. 3º diz assim: "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, TRAMITAÇÃO, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."Acredito que a letra correta seja a "C".Abraço!
  • Ok, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", após os recursos.

    Bons estudos!

  • "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente." 

    O referido artigo não menciona Criação, nem Preservação!

    Se preservação estiver correta por esta inclusa dentro de arquivamento, então, criação também estará correta por esta inserida em produção.

    Neste raciocínio a A) também esta correta!

  • caro colega,

    na teoria arquivística, produção é sinônimo de criação, e no contexto de uma prova de concurso - em que a banca procura pegar canditados por meio de detalhes, ou seja, peguinhas - é perfeitamente aceitável a cobrança desse entendimento. Com isso, a questão passa a ter apenas uma opção como resposta. 

    Letra "C".
  • Gestão de documentos

     Dica: PATU
     
               P- Produção
               A-Avaliação
               T-Tramitação
               U-Uso
  • Essa questão tem um peguinha da ESAF pra quem usa essa tecnica de P.A.T.U.
    Eles substituiram produção por criação, que são sinonimos, e ao inves de colocar produção como opção colocaram preservação que esta incorreto!
    Gestão de documentos PRODUÇÃO+AVALIAÇÃO+TRAMITAÇÃO+USO

  • ótima dica, mas fica melhor PATUÁ, OK

    P = produção

    A = avaliação

    T = tramitação

    U = uso

    A = arquivamento

  • Gostei do PATUÁ, tenho usado "A PUTA", porque acho engraçado. Passará agora a ser "A PUTA de PATUÁ" que ficará mais engraçado ainda, portanto, mais fixado na memória.

  • Gabarito: C
    Comentário: Prof. Lincoln Barros - PDF Ponto dos Concursos
    O art. 3º da Lei 8.159/1991 dispõe: "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.” Portanto, preservação não é operação técnica da gestão de documentos prevista na Lei 8.159/1991


ID
50578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue
os próximos itens.

A microfilmagem é grande aliada da redução de espaço ocupado pelos documentos arquivísticos em papel, bem como da preservação dos documentos originais. Entretanto, no caso dos documentos considerados de valor permanente, a microfilmagem não permite a eliminação dos documentos originais.

Alternativas
Comentários
  • 'A primeira e mais importante razão para justificar o uso da microfilmagem é a economia de espaço. Ela também possibilita a preservação dos originais. Segundo a legislação arquivística: os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor. Portanto, item correto.'(PONTO DOS CONCURSOS - Professores Davi Barreto e Fernando Graeff)
  • O microfilme cópia se destina ao manuseio diário, ao passo que o original tem por finalidade garantir a integridade e preservação das informações, podendo ser mantido em nosso arquivo de segurança.

    Vantagens:

    • Confiabilidade: durabilidade superior a 100 anos e reconhecimento legal;
    • Norma ISO: o microfilme é uma mídia compatível. Garantia de imutabilidade;
    • Baixo custo: armazenamento eficiente a um custo muito baixo por imagem;
    • Reproduzível: facilidade de reproduzir um microfilme.

    Portanto: correta

     

  • Microfilmagem é uma técnica que permite criar uma cópia do documento em formato micrográfico (microfilme ou microficha).
    A primeira e mais importante razão para justificar o uso do microfilme é a economia de espaço. O microfilme é uma imagem reduzida de uma forma maior; é portanto, o tamanho extraordinariamente reduzido da imagem de um documento qualquer.
    Essa redução de espaço é garantida pelo valor legal do microfilme, que significa que o mesmo possui o mesmo valor do documento original em papel, e poderá substituí-lo nos casos em que não tiver valor histórico.

    Fonte: Apostila do Prof Elvis Miranda
  • Microfilmagem é uma técnica que possibilita a obtenção da cópia de um documento em microfilme ou microficha.

    Finalidade:

    * substituição: a microfilmagem quando aplicada com efeito de substituir os originais tem um objetivo específico de economia de espaço físico, visto que, estes originais podem ser descartados/eliminados. Este processo de substituição ocorre nos arquivos corrente e intermediário.
    * preservação - quando a microfilmagem é aplicada com objetivo de preservar os originais, garantindo segurança dos documentos. Este processo de preservação ocorre nos arquivos permanentes.

    Bons estudos...

    Fonte: George Melo Rodrigues, Arquivologia, Coleção Tribunais, Juspodivm.
  • A microfilmagem é uma técnica que diminui o tamanho dos arquivos para um tamanho bem menor. Com isso ganhamos mais espaço na aréa de arquivo (setor). A microfilmagem, também, é permitida em arquivos permanentes, porém, a legislação proíbe que os originais sejam eliminados.


    Item correto!

  • O item está correto.

    A microfilmagem é atividade regulamentada em Lei específica, e surgiu como alternativa para administrar a grande quantidade de documentos produzida na atualidade. Seu objetivo principal é a economia de espaço (redução em até 98% o espaço utilizado), mas pode ser empregada com outros, como a preservação dos originais, manutenção da informação após a eliminação dos originais, ou sigilo da informação.

    Fonte: Prof. Mayko Gomes (www.pontodosconcursos.com.br)
  • O arquivo original precisa se manter, não podendo ser eliminado.
  • Características da microfilmagem:
       
    Produção de imagens fotográficas de um documento em formato altamente reduzido. Ganha da redução de espaço.
    - Garante uma imagem fiel do original.
    - Ocupa pouco espaço no arquivo.
    - Depende de equipamento de leitura.
    - Durabilidade longa. Chega a 500 anos
    - Necessita de cuidados especiais.
    - Muito utilizado para arquivos que necessitam de longa-guarda.
    - Cópia de Segurança: Microfilmagem de segurança, suportes originais muito deteriorados.
    - Geração para evitar contato com o original: preservação.
    - O microfilme substitui o original: documentos somente de valor primário  (arquivo permanente possui valor secundário). Pergunta: pode jogar o original fora e permaneça substituído, na digitalização? Não! Somente na microfilmagem.

  • (...) destacam-se, de um lado, os que acreditam ser o microfilme um instrumento mágico para reduzir massas de arquivos e, do outro, os que alimentam forte preconceito contra ele. Os adeptos do primeiro grupo, em geral, exacerbam a aplicação do microfilme como fator de economia, colocando em destaque a questão do espaço físico e dos gastos decorrentes do elevado "valor locativo das áreas urbanas" (Oliveira & Rosa, 1981). Os do segundo grupo, em sua grande maioria, só aceitam o microfilme como instrumento de consulta, visando unicamente a preservar os originais do manuseio. (Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p. 155).

     

    Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor. (DECRETO No 1.799, DE 30 DE JANEIRO DE 1996. Regulamenta a Lei n° 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências)

  • Certo! Os documentos de valor permanente não podem ser eliminados nunca, nem quando forem microfilmados.

    Apesar de antiga, a legislação que trata sobre o assunto ainda é bastante cobrada.

    Decreto 1.799/96:

    Art. 13. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, não poderão ser eliminados após a microfilmagem, devendo ser recolhidos ao arquivo público de sua esfera de atuação ou preservados pelo próprio órgão detentor.

  • GABARITO CERTO.

    No rolo de microfilme é possível inserir imagens de vários documentos. Em vez de mexer no original, emite-se cópia do microfilme, o que ajuda a preservar o original sem mexer nas condições ideais de armazenamento que ele se encontra.

    Os documentos de valor permanente JAMAIS são eliminados.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.


ID
65014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da política, do planejamento e das técnicas de
preservação, conservação e restauração de documentos
arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

A luz do sol, diferentemente das lâmpadas fluorescentes sem filtros, é considerada fonte de raios ultravioleta, que danifica o papel.

Alternativas
Comentários
  • A luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos, por isso, deve-se evitar a exposição tanto à luz natural quanto à luz artificial, e ainda a reprodução, pois tais fatores causam o envelhecimento do papel.
  • A QUESTÃO ESTÁ ERRADA POR UM PEQUENO DETALHE!!!

    A luz do sol, diferentemente das lâmpadas fluorescentes sem (COMfiltros, é considerada fonte de raios ultravioleta, que danifica o papel.
    REORGANIZANDO A QUESTÃO: A luz do sol é considerada fonte de raios ultravioleta, que danifica o papel, diferentemente das lâmpadas fluorescentes COM filtros.

    SE AS LÂMPADAS FLUORESCENTES ESTIVEREM SEM FILTROS, ELAS DANIFICARÃO O PAPEL. O FILTRO É UMA DAS MEDIDAS PREVENTIVAS APLICADAS PARA CONSERVAÇÃO DO ACERVO ARQUIVISTICO.
  • ERRADO, pois, lâmpadas fluorescentes sem filtro também emitem Raios UV.

    Segundo o Arquivo Nacional:

    ''A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.

    [...]

    Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas.''

    Tende bom ânimo!

  • "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas":

    "O componente da luz que mais merece atenção é a radiação ultravioleta (UV). Qualquer exposição à luz, mesmo que por pouco tempo, é nociva e o dano é cumulativo e irreversível. A luz pode ser de origem natural (sol) e artificial, proveniente de lâmpadas incandescentes (tungstênio) e fluorescentes (vapor de mercúrio). Deve-se evitar a luz natural e as lâmpadas fluorescentes, que são fontes geradoras de UV."

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 15)


ID
65026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da política, do planejamento e das técnicas de
preservação, conservação e restauração de documentos
arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Uma das melhores maneiras de impedir infestação dos acervos documentais é a manutenção dos documentos em umidade relativa acima de 60%.

Alternativas
Comentários
  • Parâmetros recomendados por diferentes autores :de temperatura entre 15° e 22° C de umidade relativa entre 45% e 60%;)
  • A taxa adequada para a manutenção de uma acervo é a seguinte: temperatura de 22° a 25ºC, umidade relativa de 55%.
  • A umidade deve ficar entre 45% e 55% e a temperatura, em torno de 22°.
  • Os autores divergem um pouco sobre os índices de temperatura e umidade. Também acho bem complicado definir valores exatos, já que cada arquivo possui suas próprias especificidades.

    Apesar de tudo, 60% de umidade é alto para os arquivos :)

  • ERRADO

    Parâmetros recomendados de temperatura entre 15° e 22° C e de umidade relativa entre 45% e 60%.

    Os índices muito elevados de temperatura e umidade relativa do ar, as variações bruscas e a falta de ventilação promovem a ocorrência de infestações de insetos e o desenvolvimento de microorganismos, que aumentam as proporções dos danos

  • https://linktr.ee/mariliacristina

    Gabarito: Errado

    A coleção Como Fazer nº 5 traz que se recomenda a temperatura o mais próximo possível de 20ºC e a umidade relativa de 45 a 50% e deve-se evitar oscilações maiores que 3ºC de temperatura e 10% de umidade relativa (U.R.). Marilena nos traz em seu livro Arquivo: Teoria e Prática que a temperatura ideal está na faixa de 20º a 22ºC. Já a umidade, a autora situa entre 45 e 58%.

    Coleção como fazer nº 5: 20ºC oscilação < 3ºC / 45 a 50% U.R.oscilação < 10% U.R.

    Marilena: 20º a 22ºC / 45 e 58% U.R.


ID
65038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da política, do planejamento e das técnicas de
preservação, conservação e restauração de documentos
arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

O depósito de arquivo deve privilegiar o uso de luz natural, que auxilia na conservação dos documentos em suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.É RECOMENDADO :-proteger os documentos e suas embalagens da incidência direta de luz solar, por meio de filtros,persianas ou cortinas;-monitorar os níveis de luminosidade, em especial das radiações ultravioleta;;)
  • Questão errada.Deve-se evitar a exposição de documentos à luz, pois a luminosidade é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos papéis.
  • Deve-se eveitar Luz natural, lâmpadas fluorecentes, xerox dos documentos e flash de câmeras fotográficas.
  • ERRADA!

    Complementando com outra questão:

    (CESPE - 2009 - DPF - Escrivão da Polícia Federal Disciplina: Arquivologia) A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variações de temperatura e a poeira são, a médio e longo prazos, prejudiciais à conservação dos documentos. C

     

  • ERRADO

    Segundo o Arquivo Nacional:

    '' A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.

    [...]

    Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas.''

    Força!

  • "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas":

    "Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos através da oxidação.

    O papel se torna frágil, quebradiço, amarelecido, escurecido. As tintas desbotam ou mudam de cor, alterando a legibilidade dos documentos textuais, dos iconográficos e das encadernações.

    O componente da luz que mais merece atenção é a radiação ultravioleta (UV). Qualquer exposição à luz, mesmo que por pouco tempo, é nociva e o dano é cumulativo e irreversível. A luz pode ser de origem natural (sol) e artificial, proveniente de lâmpadas incandescentes (tungstênio) e fluorescentes (vapor de mercúrio). Deve-se evitar a luz natural e as lâmpadas fluorescentes, que são fontes geradoras de UV."

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 15)


ID
78103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • b) Forma de acumulação de docs em Arquivo é Orgânica, já em uma biblioteca é em forma de coleção. Por isso, uma COLEÇÃO de manuscritos históricos não é um arquivo
  • Segundo Renato Valentini, manuscritos colecionados por pessoas físicas não é Arquivo
  • Entretanto, cabe ressaltar que o art. 2º da lei 8.159/91 define arquivo da seguinte forma: "Consideram-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como POR PESSOA FÍSICA, QUALQUER QUE SEJA O SUPORTE DA INFORMAÇÃO OU A NATUREZA DOS DOCUMENTOS."
  • Cara Cinthia, segundo Marilena Leite Paes, 3ª Ed., pág 16:"Arquivo é a acumulação ordenada de documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, NO CURSO DE SUA ATIVIDADE, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando à utilidade que poderão oferecer no futuro" "...a finalidade do arquivo é PRIMORDIALMENTE FUNCIONAL, muito embora o valor cultural exista, uma vez que constituem a base fundamental para o conhecimento das história"....."COLEÇÃO (de manuscritos históricos - exemplo dado na questão): conjunto de documentos, SEM RELAÇÃO ORGÂNICA (que é fundamental para a caracterização dos arquivos) aleatoriamente acumulados".....Ainda, segundo Maria de Lourdes da Costa e Souza: "Arquivo é o conjunto de DOCUMENTOS OFICIALMENTE PRODUZIDOS E RECEBIDOS por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas ATIVIDADES, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros"Logo, por todo o exposto, a opção "B" realmente está correta, pois uma coleção de manuscritos históricos NÃO tem FINALIDADE FUNCIONAL, NÃO apresenta ORGANICIDADE e NÃO decorre da atividade exercida por uma instituição, logo, não é considerada arquivo...Espero que tenha esclarecido suas dúvidas. Bons estudos!
  • Marilena Leite Paes é bem clara quanto ao gabarito da questão.

    Quem tiver oportunidade de ver o livro dela na página 20, verá:

    "...1. Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição. Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa."
  • Por favor, queria que me tirassem essa dúvida, o que seria uma relação orgânica? 
  • Um dos Princípios da Arquivologia é a organicidade. Por ela, entende-se que os documentos refletem as atividades da instituiçao ou da pessoa. Portanto, diz respeito à relaçao natural entre documentos de um arquivo, em decorrencia das atividades da entidade que o acumulou. Os arquivos produzidos por entidade coletiva, pessoa jurídica ou física refletem a estrutura e as atividades da sua entidade mantenedora no contexto da organizaçao dos conjuntos documentais.

  • Uma coleção de manuscritos históricos não poderia ser considerado um Arquivo Permanente?
  • a) Os documentos de arquivo são produzidos e recebidos com finalidades históricas, culturais e científicas.  ERRADO: finalidade administrativa primeiramente (valor primário)
    b)De acordo com o conceito de arquivo, uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física não é considerada arquivo.  ERRADO: De acordo com Heloisa Liberalli Bellotto, biblioteca é órgão colecionador, reune artificialmente o material que vai surgindo. já de acordo com a mesma autora arquivo é órgão receptor,ou seja, recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve. A entrada de documentos em uma instuição é natural (fonte geradora única) e não artificial ( compra, doação, fontes geradoras múltiplas)
    c) O sentido ou significado do acervo documental não depende da relação que os documentos têm entre si. ERRADO: De acordo com Luciana Duranti os documentos de arquivo dependem da relação com os outros documentos do acervo ao qual pertence, o nome dessa característica é o interrelacionamento dos documentos. Analisar um documento sem o todo ( no caso seria o acervo ao qual pertence) é como pedir para interpretar um texto apartir de uma frase solta dele.
    d)Os documentos são produzidos em exemplares múltiplos e inexiste uma significação orgânica entre esses documentos. ERRADO: os documentos de arquivo normalmente são produzidos em exemplares únicos e existe sim uma significação orgânica entre os documentos e o principio da organicidade.

  • RESUMINDO TUDO SEM MUITO BLÁ-BLÁ-BLÁ...

    ARQUIVO: Organiza os documentos com a finalidade funcional, servir a instituição com a finalidade de possuir valor ADMINISTRATIVO. HISTÓRICO

     BIBLIOTECA E MUSEU :Organiza os documentos com a finalidade CULTURAL, HISTÓRICA.

    ARQUIVO = ADMINISTRATIVO

    BIBLIOTECA E MUSEU = CULTURAL, HISTÓRICA.

    Isso cai muito em provas de concursos, principalmente com bancas que gostam de pegadinhas como a CESPE.

    ACHO QUE COM ISSO IRÁ AJUDAR A TODOS !!! 
  • Pessoal, podem escrever:  se a questão falar de coleção, não há relação com arquivo e sim de biblioteca.

    Uma coleção é a reunião de documentos de um mesmo assunto. O acervo de uma biblioteca é uma coleção; o de um arquivo, porém, deve ser formado a partir da proveniência. 

    Se uma pessoa, no entanto, acumular documentos de uma mesma proveniência, ela terá um arquivo. 
  • Colega Juraci,
    Seus comentários são irretocáveis.
    Parabéns!


  • Ninguem abre os comentários para saber 
    como se pronuncia o nome da banca certo
    se O cespe ou A cespe
    me desculpa colega mas estamos ocupados demais
    tentando entender a matéria, que é o que efetivamente vai 
    nos passar no concurso.


  • Sergio Costa tão útil quanto raciocínio lógico

  • De acordo com o conceito de arquivo, uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física não é considerada arquivo ( questão não foi bem elaborada)

  • Gabarito: Letra BBBBBB

  • ARQUIVO : ACUMULAÇÃO DE DOCUMENTOS( MAIORIA TEXTUAIS)  > INSTITUIÇÃO OU PESSOAS > CONSECUÇÃO DE OBJETIVOS

     


    BIBLIOTECA : CONJUNTO DE MATERIAL( MAIORIA DE MODO IMPRESSO ) > PEC PESQUISA, ESTUDO E CONSULTA) 

     

     

    MUSEU : INSTITUIÇÃO ( INTERESSE PUBLICO)  > CONSERVAR, ESTUDAR E COLOCAR  PEÇAS E OBJETOS DE VALOR CULTURAL. 

  • Direto ao ponto!

    Erros = vermelho

    Assinale a opção correta a respeito de arquivo.

    A) Os documentos de arquivo são produzidos e recebidos com finalidades históricas, culturais e científicas (adm, fiscal e legal).

    B) De acordo com o conceito de arquivo, uma coleção de manuscritos históricos colecionados por uma pessoa física não é considerada arquivo.

    C) O sentido ou significado do acervo documental não depende da relação que os documentos têm entre si. (Organicidade/Inter-relacionamento)

    D) Os documentos são produzidos em exemplares múltiplos e inexiste uma significação orgânica entre esses documentos.

    E) O julgamento acerca da preservação dos documentos tem caráter revogável (irrevogável), envolvendo questões de conveniência.

    GABARITO: B)


ID
78109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A gestão de documentos engloba, entre outras, as fases de

Alternativas
Comentários
  • A gestão documental envolve três fases, visando economia e eficácia: produção; utilização e conservação; e destinação.Essas fases procuram otimizar esforços, quanto ao registro da informação, sua tramitação e recuperação, e a eliminação ou o recolhimento para guarda permanente.DEUS ABENÇOE TODOS
  • A gestão de documentos engloba três fases:Produção; Utilização e Conservação; Destinação.
  • A Gestão Documental acontece em 3 FASES básicas:- PRODUÇÃO:Otmização na criação de documentosEvitar a reprodução desnecessário de documentosAcontece na fase corrente - UTILIZAÇÃO:Essa fase envolve as atividades de protocolo, classificação dedocumentos, controle de acesso e recuperação da informaçãoElaboração de instrumentos de recuperaçãoÉ desenvolvida a gestão de arquivos correntes e intermediários - DESTINAÇÃO:Decidir quais documentos serão eliminados e quais serãopreservados permanentementeAcontece no Arquivo Corrente e Intermediário
  • LEI N 8.159 DE 8 DE JANEIRO DE 1991, - Dispões sobre a política nacional de arquivos públicos.
    Art. 30  - Considera-se gestão documental o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
    Bons estudos !!


  • Gabarito: Letra A

    ------------------------------------------

    Bizu:

    Gestão de documentos (básica) = "PUD".

    rodução 

    tilização

    estinação

     

  • Lembrem-se do mnemônico:

     

    PUAD

  • LETRA A

  • FASES da gestão de documentos: PUD

     

    Produção

     

    Utilização

     

    Destinação

     

    (As tarefas da gestão de documentos, que estão distribuídas dentro das fases, são: produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento (PATUA). 

    Fonte: Comentários do Prof. Lincoln Barros em: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14001/lincoln-barros/fases-da-gestao-de-documentos (acesso em 13/12/2017).

  • Gabarito: A

     

    As fases da gestão de documentos são:

    - produção;

    - utilização;

    - destinação.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
78115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A conservação compreende os cuidados prestados aos documentos e, consequentemente, ao local de sua guarda. Com referência à conservação e restauração de documentos de arquivo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • DesinfestaçãoO método mais eficiente de combater os insetos é a fumigação. A substância química a ser empregada nesse processo deve passar por testes de garantia da integridade do papel e da tinta sob sua ação. Com a fumigação os insetos, em qualquer fase de desenvolvimento, são completamente destruídos.Contudo, de acordo com uma publicação oficial do Arquivo Nacional cujo texto original é de Indgrid Beck, a fumigação de documentos não é mais recomendada em virtude dos gases tóxicos e compostos oxidantes danosos.AlisamentoConsiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável, expondo-os à ação do ar com forte percentagem de umidade, 90 a 95%, durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas. Caso existam documentos em estado de fragilidade, recomenda-se o emprego de prensa manual sob pressão moderada. Na falta de equipamento adequado, aconselha-se usar ferro de engomar caseiro.LimpezaÉ a fase posterior à fumigação. Na falta de instalações especiais para essa operação, utiliza-se um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.JESUS ABENÇOE TODOS
  • Na minha opinião, a questão em pauta é de alto conhecimento, pois exige conhecimentos de quem está, no mínimo, no segundo ano de arquivologia,além de envolver conhecimentos práticos.Se tal questão é de conhecimentos básicos, não sei em que ponto chegarão as Bancas.
  • acho preciosismo demais do cespe pergutar qual a temperatura ideal para se conservar documentos em provas de nível médio.
  • Hamilton Souza por onde vc está estudando?
  •  b) A temperatura ideal deve ser   SUPERIOR  a 24 ºC .              ( errado)

    _____________________________________________________________

    b) A temperatura ideal deve estar  POR VOLTA  de 24 º C .          ( correto)

     
  • a) O ar seco é um elemento que beneficia as condições físicas do papel. ERRADO- O ar seco é altamente prejudicial à conservação do acervo documental.
    b) A temperatura ideal para conservação dos documentos em um depósito de arquivo deve ser superior a 24 oC. ERRADO - A temperatura ideal é entre 20º a 22º graus.
    c) O alisamento é um método eficiente de combate aos insetos e todos os outros tipos de pragas que podem atacar o papel. ERRADO - O alisamento é um método de conservação que consiste em colocar os documentos em bandejas de aço inoxidável (câmara de umidificação), expondo-os à ação de forte umidade (90 a 95%), durante 1 hora, em seguida são passadas a ferro folha por folha, em maquinas elétricas.
    d) A limpeza dos documentos em papel, fase posterior à fumigação, pode ser feita em mesas higienizadoras ou com um pano macio, uma escova ou um aspirador. CORRETA
    e) A desinfestação consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, aumentando, assim, a resistência das fibras do papel.
    ERRADO- A desinfestação é o método de combate aos insetos.
  • Complementando...

    a) ERRADA. O ar seco, a luz natural e as lâmpadas fluorescentes (que emitem raios ultravioletas) são nocivas aos documentos. Assim, prejudicam as condições físicas do papel.

    b) ERRADA. A temperatura ideal para a conservação dos documentos é +-22 graus.

    c) ERRADA. Alisamento é a exposição de documentos, em uma barra de aço inoxidável, à ação do ar com forte percentagem de umidade (90 a 95%), durante uma hora, em uma câmara de umidificação. Em seguida, são passados a ferro, folha por folha, em máquinas elétricas.

    d) CORRETA. Auto explicativa

    e) ERRADA. O conceito da questão refere-se à atividade de Banho de gelatina. Desinfestação, por sua vez, é a destruição ou inibição da atividade de micro-organismos.

  • A limpeza dos documentos em papel, fase posterior à fumigação. Posterior? alguém pra explicar??

  • Gabarito D

    A desinfestação é o método de combate aos insetos e seu tipo mais eficaz é a fumigação. Existem câmaras especiais para fumigação. Os documentos são introduzidos na câmara, é feito o vácuo e é aplicado o produto químico (timol, DDT, fluoreto de sódio...) e os documentos são expostos ao fumigante por 48 a 72 horas. Depois, de mais algumas etapas, os documentos são retirados e os insetos, independentemente da “beleza” ou fase de desenvolvimento são completamente destruídos. Se não houver câmaras especiais, ainda assim é possível a fumigação, desde que haja utilização de máscaras. A limpeza é a fase posterior à fumigação. É a hora de limpar o que foi gerado pela fumigação. Hora de recolher os “corpos”. Usa-se um pano macio, escova ou aspirador de pó.

    Professor Ronaldo Fonseca.


ID
109588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Grande parte dos acervos de instituições públicas ou privadas é formada por documentação convencional, em suporte papel. Contudo, alguns arquivos são compostos também por documentos especiais como fotografias que, por seu suporte frágil, exigem tratamento específico. Para evitar a deterioração por umidade e acidez, as fotos devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de

Alternativas
Comentários
  • Resposta apropriada letra D - visto que as fotos devem ser acondicionadas em papel com PH neutro. Um papel não ácido ou ligeiramente alcalino e que, portanto, não de deteriora com facilidade.

ID
140209
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A climatização dos ambientes arquivísticos é um fator especialmente importante para a preservação de acervos documentais. Ela implica o controle eficiente de temperatura e de umidade relativa do ar nos ambientes dos depósitos de arquivamento e na guarda de documentação. A prática dos conservadores tem levado à implantação de sistemas de controle desses elementos, fundamentais à conservação de acervos. Assim, o controle da climatização deve ser realizado por meio da leitura de aparelhos colocados nos depósitos arquivísticos, que são

Alternativas
Comentários
  • Letra Bhigrômetro, termo-higrógrafo e termômetro
  • Higrômetro: equipamento utilizado para medir a umidade relativa do ar.

    Termohigrógrafo: instrumento de medição utilizado para registar tanto temperatura como a humidade relativa. 

    Termômetro: Um é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura.

     

  • resposta 'b'

    Radical grego HIGRO -> umidade

    higrômetro ou higrómetro – mede a umidade ‘presente’ no ar/atmosfera

    higrógrafo – registra a umidade ‘relativa’ dos gases – utilizado em laboratórios

    HIDRO – passagem feita com jato de água - hidromasssagem

    hidrômetro -> registro de água em nossa residência - mede o consumo de água

    Termômetro -> mede a temperatura

    densitômetro -> mede a densidade óptica

    arquivologia utiliza: higrômetro e termómetro

    em laboratórios utiliza-se: higrógrafo

  • O principal controle é quanto à temperatura e umidade. Logo, utilizar-se-ão dos seguintes equipamentos:

     

    1) Termômetro p/ fiscalizar a temperatura do depósito;

    2) Higrômetro p/ monitorar a umidade do ambiente;

    3) Termohigrógrafo a fim de medir a temperatura e umidade ao mesmo tempo


ID
143488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • COLEGAS...NA MINHA HUMILDE CONCEPCAO PENSO O SEGUINTE:

    LETRA A) INCORRETA, GESTAO DE DOCUMENTOS: E O CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS E OPERACOES TECNICAS REFERENTES A SUA PRODUCAO, TRAMITACAO , USO ,AVALIACAO E ARQUIVAMENTO EM FASE CORRENTE E INTERMEDIARIA VISANDO A SUA ELIMINACAO OU RECOLHIMENTO PARA GUARDA PERMANENTE.

    LETRA B)INCORRETA,AS ATIVIDADES DE EXPEDICAO QUE FAZEM PARTE DA DESTINACAO NA GESTAO DE DOCUMENTOS.

    LETRA C)CORRETA, OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE GESTAO ARQUIVISTICA SAO O PLANO DE CLASSIFICACAO E A TABELA DE TEMPORALIDADE

    LETRA D)INCORRETA, E A CLASSIFICACAO A FUNCAO ARQUIVISTICA QUE PERMITE A AGILIZACAO DO ACESSO AOS DOCS

    LETRA E) INCORRETA, A AVALIACAO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO E EXECUTADA COM A APLICACAO DA TABELA DE TEMPORALIDADE

  • Vamos lá:

    a) Errado. Além da definição trazida pela colega, que consta do artigo 3º da lei 8.159/91, é certo que a gestão documental, ao contrário do que diz a questão, tem sim como objetivo racionalizar a produção, utilização e destinação de documentos (daí a sigla PUD). Há também um outro erro grotesco na alternativa: documentos de valor secundário são recolhidos ao arquivo permanete e não podem ser eliminados. São imprescritíveis e inalienáveis.

    b) Errado. O protocolo está inserido na etapa de utilização da gestão documental e suas atividades, inclusive, centralizam-se na  primeira idade do ciclo vital (arquivos correntes)

    c) Correto.

    d) Errado. A preservação consiste num conjunto de medidas preventivas para evitar os danos aos documentos.

    e) Errado. Aqui usa-se a tabela de temporalidade como poderoso instrumento de avaliação.

    Bons estudos a todos! ;-)

  • B) ERRADO, vamos comentar um pouco sobre o PROTOCOLO, tão cobrado em qualquer concurso cuja matéria está inserida no edital.

    ** Pela natureza do arquivo corrente, várias das atividades de um arquivo são a ele relacionadas, como as atividades de:

    1) Protocolo (  recebimento - classificação - registro - movimentação )

    2) Expedição

    3) Arquivamento

    4) Empréstimo e consulta

    5) Destinação

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Observamos que o protocolo não está inserido na fase de destinação como afirma a alternativa.

    ---------------------------------------------------------------------------------

    Lembrando :  o protocolo abre a correspondência ostensiva, mas simplesmente encaminha a correspondência sigilosa aos seus respectivos destinatários.

    -------------------------------------------------------------------------------

    cobrado em concurso!

    As atividades de expedição, distribução e a própria movimentação estão inseridos em um todo para a definição de MOVIMENTAÇÃO( ultima fase do protocolo)

  • Complementando...

    O PLANO DE CLASSIFICAÇÃO servirá de base para a TABELA DE TEMPORALIDADE, que indicará os prazos de guarda e destiação final de cada documento.
    Na prática, os documentos serão classificados de acordo com o assunto, devendo ser anotados seus códigos de classificação, que servirão para identificar o prazo de guarda e a destinação final de cada um.  Assim antes de serem arquivados, os documentos deverão ser classificados, de acordo com o código de classificação da instituição.
  • Plano de classificaçao: antece à tabela temporalidade.

                                         elaborada na 2° fase da gestão de documentos(utilizaçao)

                                         instrumento básico para gestão de documentos

       Tabela temporalidade: aplica-se a todos os documentos.

                                           relacionada à fase de avaliação dos documentos.

                                           determina prazos e condições de guarda dos documentos.                                  

  • E-arq Brasil:

    É necessário o desenvolvimento de uma série de instrumentos para apoiar os procedimentos e operações técnicas de gestão arquivística de documentos.

    Instrumentos principais

    - plano de classificação, codificado ou não, baseado nas funções e atividades do órgão ou entidade;

    - tabela de temporalidade e destinação;

    - manual de gestão arquivística de documentos;

    - esquema de classificação referente à segurança e ao acesso aos documentos.

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf (pág 36)


ID
176791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a opção que corresponde ao procedimento correto com relação às medidas preventivas para a preservação dos microfilmes

Alternativas
Comentários
  • Letra "B"

    O processo de microfilmagem é composto das atividades de desenvolvimento do projeto micrográfico, preparação e ordenação dos documentos, microfilmagem, processamento (revelação), controle de qualidade, revisão, duplicação, indexação e elaboração de índice sistemático no software de gerenciamento de documentos e informações desenvolvido pela empresa.

    O microfilme cópia se destina ao manuseio diário, ao passo que o original tem por finalidade garantir a integridade e preservação das informações, podendo ser mantido em segurança.

    Vantagens:

    • Confiabilidade: durabilidade superior a 100 anos e reconhecimento legal;
    • Norma ISO: o microfilme é uma mídia compatível. Garantia de imutabilidade;
    • Baixo custo: armazenamento eficiente a um custo muito baixo por imagem;
    • Reproduzível: facilidade de reproduzir um microfilme
  • Questao letra B

    (Cespe-UnB-INSS / 2008) No processo de microfilmagem, o filme original e o filme cópia devem ser armazenados em locais distintos.

  • Letra B.

     

    Originais e cópias devem ser armazenados em locais distintos para prevenir que, em um incêndio do arquivo, por exemplo, ocorra a perda total do documento. Assim, mesmo se ocorrer um desastre em um arquivo, haverá uma cópia disponível em outro local, fazendo com que a informação seja preservada.

  • PRESERVAÇÃO - função arquivística destinada a assegurar as atividades de acondicionamento, armazenamento, conservação e restauração de documentos.

    ========

    Preservação dos Documentos:

    - Originais e cópia em locais distintos.

    - utilizar ar condicionado quando ocorrer poluição ácida do ar

    =====

    Conarq(SINAR)/Arquivo Nacional(SIGA): define/implementar a política nacional

     


ID
176890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os acervos arquivísticos precisam ter sua integridade física garantida para que possam ser transmitidos às gerações futuras, pois são importantes testemunhos históricos e culturais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) local ideal para a construção de um arquivo: LOCAL ELEVADO, com a menor umidade possível, em área isolada e precaução contra o fogo. Luz em excesso no arquivo seja ela natural ou artificial também não é bom.

    B) não é responsabilidade EXCLUSIVA  do arquivista

    C) Trata-se de restauração

    D) o Conarq possui documento que disponha acerca dessa matéria (Ex. Recomendações para Construção de Arquivos)

  • Só uma retificação no comentário da Ana... quanto a letra C é CONSERVAÇÃO(que inclui restauração), por isso o erro
    Mas acho q foi isso q ela quis dizer
    Bons estudos!!!
  • letra D - O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

     

  • Creio que o erro na "C" é afirmar que o intuito é ESTABILIZAR o processo de degradação, uma vez que, o objetivo é ELIMINAR a degradação por meio da restauração, preservação, etc.

  • Letra C é Conservação em vez de Preservação. Vejamos: a Conservação de documento envolve: desinfestacao, limpeza, alisamento e restauração. os 3 primeiros são preventivos e o último é quando já ocorreu a degradação.
  • Resposta: letra D

    Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo:

    A preservação de documentos de arquivo, em qualquer suporte, depende dos procedimentos adotados em sua produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento físico. 

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 6)


ID
176908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da conservação e preservação dos documentos nos arquivos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) CERTO


    b) O calor e umidade excessivos são nocivos ao acervo, pois podem gerar fungos. Deve-se, portanto, manter taxas muito baixas de umidade e temperatura no arquivo.  Tanto o calor execessivo quanto o frio execessivo causa prejuízo ao acervo, o mesmo acontece com a umidade "A adoção dos parâmetros recomendados por diferentes autores (de temperatura entre 15° e 22° C e de umidade relativa entre 45% e 60%) "(RECOMENDAÇÕES PARA A PRODUÇÃO E O ARMAZENAMENTO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO) ERRADO
    C)   "(...)Quando há um programa de restauração implantado no arquivo, eliminam-se totalmente as causas do processo de deterioração." ""Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico."  (Não elimina totalmete as causas do processo de deterioração)  ERRADO

    d) "O sistema de climatização deve ser independente para as áreas de depósitos, pois devem atender às necessidades de preservação dos documentos ali armazenados e manter condições estáveis, exigindo que os equipamentos funcionem sem interrupção. Já nas áreas de trabalho e para o  público, onde os parâmetros devem respeitar as condições de conforto humano, os equipamentos podem ser desligados quando não há funcionamento das atividades rotineiras e de atendimento ao público. Isso significa uma considerável redução de custos." ERRADO

    e) "A luz natural, sobretudo a radiação ultravioleta, causa danos aos documentos. Para protegê-los, é necessário usar persianas ou cortinas nas janelas e substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que não emitem radiações ultravioleta."  (emintem sim radiação ultravioleta, mesmo sendo menor que a luz natural) ERRADO

  • Complementando...

    A) CORRETA.

    B) ERRADA. Deve existir um equilíbrio entre temperatura e umidade. O ideal seria: +- 22graus de temperatura e 45% a 55% de umidade.

    C) ERRADA. Primeiro erro: temperatura e umidade são fatores físicos; insetos e roedores ssão fatores biológicos. Segundo erro: ainda que haja um programa de restauração de documentos, as causas do processo de deterioração não serão eliminadas.

    D) ERRADA. As condições climáticas são contigenciais, isto é, são adequadas aos tipos de documentos. Assim, não há que se falar em mesma temperatura para todos os ambientes.

    E) ERRADA. É certo que tanto a luz natural quanto as lâmpadas fluorescentes causam danos aos documentos. No entanto, as lâmpadas fluorescentes emitem sim radiação ultravioleta.

  • Por que a letra A está correta??

    Resposta em "Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo":

    "A informação deve estar adequadamente identificada, classificada e controlada, para que a localização e a devolução ao local de depósito sejam realizadas de forma ágil e sem riscos de danos ou extravios. Para que esses procedimentos sejam efetivos e possam assegurar a manutenção das condições de acesso, eles devem ser regularmente revistos.

    É importante que os registros relativos aos documentos sejam incorporados a um sistema de informações, como um banco de dados, e que os sistemas de recuperação sejam amplamente compatíveis."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 8)


ID
176911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com referência ao plano de emergência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Resposta em "Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo":

    "Toda instituição arquivística deve contar com um Plano de Emergência escrito, direcionado para a prevenção contra riscos potenciais e para o salvamento de acervos em situações de calamidade com fogo, água, insetos, roubo e vandalismo."

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 16)


ID
176935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto à relação entre os índices de temperatura e umidade e a preservação de documentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO 

    "RECOMENDAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE ARQUIVOS "

    Tipos de documentos Condições ambientais:
    Fotografias em preto e branco T 12ºC +/- 1ºC e UR 35% +/- 5%
    Fotografias em cor T 5ºC +/- 1ºC e UR 35% +/- 5%
    Registros magnéticos T 18ºC +/- 1ºC e UR 40% +/- 5%
     

    b) ERRADO "O sistema de climatização deve ser independente para as áreas de depósitos, pois devem atender às necessidades de preservação dos documentos ali armazenados e manter condições estáveis, exigindo que os equipamentos funcionem sem interrupção"
    "Algumas instituições, por exemplo, só podem arcar com os custos de manter o sistema operando durante o horário de expediente, razão suficiente para contraindicar a sua adoção"

    c) ERRADO A primeira questão ja responde essa!
     

    D) CORRETO

    e) ERRADO: Tanto a temperatura quanto a umidade em execesso prejudicam  os documentos.

     

  • Gabarito: Letra D

    Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas:

    O calor e a umidade contribuem significativamente para a destruição dos documentos, principalmente quando em suporte-papel. O desequilíbrio de um interfere no equilíbrio do outro. O calor acelera a deterioração. A velocidade de muitas reações químicas, inclusive as de deterioração, é dobrada a cada aumento de 10°C. A umidade relativa alta proporciona as condições necessárias para desencadear intensas reações químicas nos materiais.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 14)


ID
193276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da preservação de documentos, julgue os seguintes itens.

A maneira adequada de prevenir o aparecimento de fungos nos documentos é manter o ambiente estável, com umidade abaixo de 65% e temperatura de até 22 ºC.

Alternativas
Comentários
  • A umidade além de exercer o mesmo efeito que o ar seco, propicia o desenvolvimento do mofo. Por isso o índice de umidade ideal situa-se entre 45 e 58 %.

    A temperatura não deve sofrer oscilações, mantendo-se entre 20 e 22º. Por que o calor constante destrói as fibras do papel. O ideal é a utilização ininterrupta de aparelhos de ar condicionado e desumidificador, a fim de climatizar as áreas de armazenamento e filtrar as impurezas do ar. Se tal prática não for viável, deve-se aplicar sílica-gel e acondicionar o documento em recipientes de plástico, no fundo da gaveta ou em estante para combater a umidade.


    Fonte: Arquivo Teoria e Prática. Marilena Leite Paes. 3ª edição
  • Na boa, achei a questão mal elaborada e gabarito errado!
    Pois, a questão fala em umidade ABAIXO de 65% ( ou seja, 1% de umidade seria ideal?).
    A questão deveria colocar um limite na porcentagem da umidade. Por exemplo: 55% - 65%...Daí, estaria correta a afirmitiva.
  • Perfeito o seu comentário Cyllenne.

    Tive o mesmo pensamento que o seu, mas levei em consideração 64%, que também estaria errado.

    Assim fica difícil !!!!
  • Questão mal elaborada! Na tabela de conservação de documentos mostra temperatura de até 20 graus com variação de mais ou menos 1 e umidade de até 60% ... Precisa ser revisada essa questão antes que outros males aconteçam

  • Questão mal elaborada,haja vista que qualquer valor de umidade abaixo de 65%  é aceito, de modo analogo é a temperatura.(''umidade abaixo de 65% e temperatura de até 22 ºC.'')

  • Mas o examinador falou especificamente de fungos. E quais são as melhores condições para os fungos?? Umidade e temperatura altas!! Ou seja, se a umidade e temperatura forem baixas, não terá fungos. Outras complicações podem aparecer, mas fungos não.

    Foi assim que raciocinei. Pra mim fez sentido.

  • Essa questão foi péssima!

  • 64,9% é abaixo de 65%, e mesmo assim é danoso para o arquivo. Absurdo uma questão dessa...

  • Aquele medo de marcar e acabar errando..putz, que questão absurda


ID
193279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da preservação de documentos, julgue os seguintes itens.

Uma das consequências da exposição dos documentos em papel à luz é o seu amarelecimento.

Alternativas
Comentários
  • Item correto


    Amarelecimento e escurecimento do papel

    A luz intensa somada ao oxigênio, outros são os problemas que aparecem: o papel fica quebradiço e escurece, pois a luz acelera o processo de degradação. Assim como temperaturas altas (calor) também causam amarelecimento e fragilização do suporte. Os primeiros indícios da desestabilização desses fatores são manchas escuras, amareladas ou um amarelecimento geral do papel.

    Todos esses fatores não agem apenas sobre o papel, mas também sobre os pigmentos e especialmente os corantes das tintas e outros suportes celulósicos como telas. Por isso, é muito importante escolher bem os locais de exposição ou armazenamento da obra, além da forma de acondicionamento. Essas são questões fundamentais para a longevidade desses objetos de arte. Daí a necessidade de valorizar o conservation framing e outros métodos de conservação ou isolamento da obra do meio ambiente como a ArtCapsule®, especificamente desenvolvida para manter o objeto em um meio controlado, livre do oxigênio e das condições ambientes externas à cápsula.

  • Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas:

    "Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos através da oxidação.

    O papel se torna frágil, quebradiço, amarelecido, escurecido. As tintas desbotam ou mudam de cor, alterando a legibilidade dos documentos textuais, dos iconográficos e das encadernações."

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 15)


ID
209986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.

Toda instituição arquivística deve possuir plano de emergência, documento elaborado pela defesa civil com instruções para o salvamento de acervos em sinistros.

Alternativas
Comentários
  • Bem, sei que com certeza tal plano não é traçado pela defesa civil. Se eu não me engano, ele é formulado no diagnóstico pelo arquivista responsável. Correto, colegas?
  • Yves.
    Ele é o responsável por todos os processos e e segurança de um arquivo.

  • De acordo com as recomendações do CONARQ, o plano de emergência contará com uma equipe técnica e uma administrativa com atribuições específicas, para as várias atividades que irão demandar a pronta resposta e a recuperação dos acer vos atingidos, no caso de algum sinistro.
  • Para complementar o estudo:

    Plano de emergência

    O planejamento para os casos de emergência não deverá acontecer de forma isolada. Para funcionar efetivamente, ele terá de ser integrado aos procedimentos operacionais rotineiros da instituição. O plano precisará contemplar todos os tipos de emergência e calamidades que a instituição pode vir a enfrentar. Incluirá ações tanto de curto, quanto de longo prazo para os esforços de resgate e recuperação. O plano deverá ser de fácil execução, de modo que instruções concisas e treinamento são fundamentais para que o êxito seja total.

  • CONARQ em "Recomendações para construção de arquivos"

    Tratando-se de arquivos de documentos permanentes, todos os cuidados possíveis devem ser adotados, uma vez que muitos dos documentos armazenados são altamente inflamáveis e poderão sofrer danos irreversíveis. Assim, recomenda-se que cada instituição desenvolva um plano de salvamento e resgate das coleções em casos de desastre, a ser desenvolvido por uma equipe especialmente responsável pelo salvamento do acervo e incumbida da implantação e execução do plano de emergência, o qual estabelecerá a localização do acervo mais vulnerável e mais importante, e preverá o resgate, no caso de danos por fogo ou água. É também fundamental identificar e acionar empresas e especialistas que possam colaborar prontamente para recuperar o acervo que porventura seja danificado.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf

  • equipe responsável. apenas isso.

ID
209992
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.

Entre os principais recursos empregados na preservação dos documentos de arquivo estão o controle ambiental, o tratamento físico e o químico.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Exemplos:
    1) Controle de umidade e temperatura, evitando a deteriorização, proliferação de fungos e bactérias.
    2) controle da quantidade de luz no ambiente, a luz pode causar desbotamento e amarelidão nos documentos, além de torná-los frágeis e quebradiços.
    3) Controle de poluentes: O pó e ''substâncias corrosivas'' dispersas no ar, degradam e desfiguram o papel ( manchas, avariações, etc ).

    Sorte a todos!
  • Agentes exteriores que danificam os documentos:
    Físicos: luminosidades, temperatura e umidade.
    Químicos: poluição atmosférica, gorduras e oleosidade, objetos metálicos;
    Biológicos: insetos, microorganismos, roedores e homens

ID
209998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens a respeito de preservação e conservação
documental.

A preservação de documentos não depende apenas de acondicionamento e armazenamento físico. Para garantir a integridade das peças, é importante que o arquivista intervenha, também, nos procedimentos de produção e tramitação documental.

Alternativas
Comentários
  • As maiores causas de danos aos documentos provem de sua utilização, devendo haver o cuidado da intervenção preventiva desde sua produção.

  • Para os não assinantes:

     

    Gabarito: certo

  • Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo:

    A preservação de documentos de arquivo, em qualquer suporte, depende dos procedimentos adotados em sua produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento físico.

    [...]

    Nos processos de produção, tramitação, organização e acesso aos documentos, deverão ser observados procedimentos específicos, de acordo com os diferentes gêneros documentais, com vistas a assegurar sua preservação durante o prazo de guarda estabelecido na tabela de temporalidade e destinação.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (págs 6-7)


ID
241150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à microfilmagem, automação, preservação e
conservação de documentos, julgue os itens subsequentes.

Devido à aplicação de modernas técnicas de preservação documental, a temperatura não é considerada um agente de deterioração de documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • A temperatura alta ou baixa acelera a degradação do papel. Aproximadamente na casa dos 22º sua temperatura ideal.

    Não pode oscilar, pois envelhece o papel.

     

    Abçs.

  • A temperatura é sempre prejudicial à boa conservação dos documentos. Principalmente de documentos especiais.


    Ex: 

     Fotografias em cores suportam T 5ºC +/-1ºC

     Fotografias preto e branco T 12ºC +/-1ºC

     Filmes e registros magnéticos T 18ºC +/-1ºC

  • Assertiva equivocada, uma vez que a tempertatura é um dos fatores que viabilizam a deterioração dos documentos. Essa temperatura deve ser mantida entre 20 e 22 ° C.
  • Recomenda-se: Temperatura entre 20 a 25°C e umidade relativa 40% a 60%
  • Temperatura e umidade relativa do ar (UR)
    As condições adequadas de temperatura e de umidade relativa do ar são elementos vitais para prolongar a sobrevivência dos registros. Se os níveis de umidade relativa (UR) são muito baixos, aumenta-se o risco de quebra das fibras e esfarelamento dos materiais orgânicos fibrosos. Para pergaminhos e encadernações em couro a UR abaixo de 40% é perigosa e o papel também sofre abaixo desses níveis. Já na faixas de UR acima de 65% crescem microorganismos e ocorrem reações químicas danosas.
    · A faixa segura de umidade relativa é entre 45% e 55%, com variação diária de +/- 5%.
    · A temperatura deve também estar relacionada com a umidade relativa.
    · A temperatura ideal para documentos é 20º C, com variação diária de +/- 1º C.
    · A estabilidade da temperatura e da UR é especialmente importante, e as mudanças bruscas ou constantes são muito danosas
  • Gabarito: ERRADA

    Agentes de degradação / deterioração:

    - Agentes Físicos: luminosidade, umidade, temperatura e abafamento.

    - Agentes Químicos: acidez do papel, excrementos humanos (suor, saliva, oleosidade das mãos), poluição atmosférica, ferrugem (provenientes de clipes, grampos e separadores de páginas) e tintas.

    - Agentes Biológicos: fungos, roedores, seres humanos (por meio da manipulação incorreta) e fenômenos naturais.

    fonte: George Melo Rodrigues. Arquivologia Para Concursos de Técnico e Analista, 2014.

  • Complementando...

    Principais fatores físicos prejudiciais à conservação dos documentos: umidade alta, ar seco, temperatura inadequada, exposição à luz natural ou artificial.

    BECK, Ingrid. Manual de conservação de documentos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1985.

  • A temperatura é um fator fundamental, pois afeta diretamente a preservação de documentos. Cada documento, a depender do material de que é composto, reagirá de maneiras diferentes á diferentes medidas de temperatura, devendo o profissional manter a temperatura em níveis que menos afetem a qualidade dos documentos.
    Documentos em papel, por exemplo, ficam bem conservados em temperaturas entre 16º e 22º C. Acima dessas medidas as fibras de celulose ressecam, e deixam o papel quebradiço.

    Ainda, a temperatura também afeta os documentos de maneira indireta, pois ela pode "ativar" ou parar reações químicas no ambiente de armazenamento, bem como possibilitar a aparição de outros agentes de deterioração, como microrganismos e insetos.
    Gabarito do professor: Errado
  • lembrando que a temperatura deve variar de 20 a 22 Cº 


ID
247858
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Instrumentos de pesquisa são ferramentas de

Alternativas
Comentários
  • Descrição: Processo intelectual de sintetizar elementos formais e conteúdo textual de unidades de arquivamento, adequando-os ao instumento de pesquisa que se tem em vista produzir ( inventário sumário ou analítico, guia etc.).



    Fonte: Obra Marilena Leite Paes
  • Segundo o Dicionário Arquivístico, INSTRUMENTO DE PESQUISA é  meio que permite identificação,  localização ou consulta a documentos ou informações neles contidas. Expressão normalmente empregadas em arquivos permanentes. DECRIÇÃO é  conjundo de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumento de pesquisa

ID
263296
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um projeto de digitalização envolve a captura digital, o processamento, o armazenamento e a distribuição, bem como o gerenciamento do ambiente tecnológico em que está inserido. Este processo visa:

I. Desempenhar função essencial no acesso aos documentos de arquivo e como auxílio à sua preservação.

II. Implica o conhecimento não somente dos princípios da arquivologia, mas também das questões relacionadas à escolha e ao gerenciamento do ambiente tecnológico em que se inserem os representantes digitais.

III. Permitir o intercâmbio de acervos e de instrumentos de pesquisa por meio de redes informatizadas.

IV. Promover a difusão e reprodução dos acervos arquivísticos não digitais de forma antiética.

V. Acesso simultâneo local ou remoto aos representantes digitais de diferentes gêneros documentais, como os documentos textuais, cartográficos e iconográficos em suportes convencionais.

A resposta correta é a opção

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Somente a IV está errada, devido à expressão antiética.

  • V. Acesso simultâneo local ou remoto aos representantes digitais de diferentes gêneros documentais, como os documentos textuais, cartográficos e iconográficos em suportes convencionais.


    Isso me fez errar a questão, pois considerei o suporte convencional como o físico, o que é impossível no caso de acesso ao digitalizado. Alguém pode falar sobre?

  • Um projeto de digitalização envolve a captura digital, o processamento, o armazenamento e a distribuição, bem como o gerenciamento do ambiente tecnológico em que está inserido. Este processo visa:  Acesso simultâneo local ou remoto aos representantes digitais de diferentes gêneros documentais, como os documentos textuais, cartográficos e iconográficos em suportes convencionais. 

    De fato, pois se notarem a questão direitinho verão que todos os gêneros documentais se transformarão em um só.


ID
310315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

A proteção de documentos em caso de um sinistro deve ser feita a partir do desenvolvimento de um programa de documentos essenciais ou vitais, um dos elementos do programa de gestão de documentos.

Alternativas
Comentários
  • questão correta!

    sinistro nada mais é na questão do que um Desastre, acontecimento trágico que acarreta grandes perdas materiais.
    Dano, prejuízo.
  • A proteção de documentos em caso de um sinistro deve ser feita a partir do desenvolvimento de um programa de documentos essenciais ou vitais, um dos elementos do programa de gestão de documentos. 

    obs. Essa questáo e dada como correta, pois um programa de gestao de documento adequado faz uma gestao pensado-se em varias situacoes possiveis, assim como atitudes a serem tomadas em caso de perdas (ou seja, sinistros).
  • Q103436 - A proteção de documentos em caso de um sinistro deve ser feita a partir do desenvolvimento de um programa de documentos essenciais ou vitais, um dos elementos do programa de gestão de documentos.


    Resposta: (Certo)

    A proteção de documentos, em caso de um sinistro, é fato associado a utilização e conservação de documentos e, portanto, deve ser feita a partir do desenvolvimento de um programa de documentos essenciais ou vitais, um dos elementos do programa de gestão de documentos.


    Embasamento:

    A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação, segundo o qual um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, envolve as seguintes fases:

    • produção: concepção e gestão de formulários, preparação e gestão de correspondência, gestão de informes e diretrizes, fomento de sistemas de gestão da informação e aplicação de tecnologias modernas a esses processos;

    • utilização e conservação: criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nestes processos;

    • destinação: a identificação e descrição das séries documentais, estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, arquivamento intermediário, eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas.


    Fonte: http://arquivoememoria.files.wordpress.com/2009/05/o-conceito-e-pratica-gestao-documentos.pdf


ID
310327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As afirmações que se seguem foram retiradas de um diagnóstico de
situação arquivística.

• Os documentos foram transferidos para os depósitos de massas
documentais aparentemente sem nenhum critério técnico;
• grande parte dos documentos possui prazo de guarda longo;
• os documentos em suporte papel encontram-se armazenados
em grandes caixas de papelão, umas sobre as outras;
• há documentos não arquivísticos misturados com documentos
arquivísticos nos depósitos de documentos.

Com base nessas afirmações, julgue os itens conseguintes.

A existência de documentos com longos prazos de guarda possibilita a reformatação de suportes.

Alternativas
Comentários
  • A existência de documentos com longos prazos de guarda possibilita a reformatação de suportes.



    item correto

    Como a guarda é de longo prazo, você poderá reformatar o suporte para um de maior  resistência, e consequentemente, maior durabilidade.

    até mais!
  • Suporte: meio pelo qual a informação é registrada. Com isso, com o passar do tempo, novas tecnologias são criadas, como exemplo a área de informática, então é de vital importancia a reformatação de suporte. Ex. os disketes que praticamente estão obsoletos.
  • Pessoal, quando fui resolver essa questão fiquei um pouco confusa quanto ao termo reformatação porque eu sabia que existem outros termos que fazem parte desse processo de mudança/atualização/migração de suporte e já vi cair em várias questões.Vou colocá-los aqui.


    Reformatação 1. Técnica de migração que consiste na mudança da forma de apresentação de um documento para fins de acesso ou manutenção dos dados, por exemplo: impressão ou transformação de documentos digitais em microfilme (tecnologia COM) ou transferência dos documentos de um sistema computacional para uma mídia móvel (tecnologia COLD). 2. Apagar todos os dados de uma unidade de armazenamento. (I) Reformatting.


    Emulação Estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de uma obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas


    Atualização de suporte Técnica de migração que consiste em copiar os dados de um suporte para outro, sem mudar sua codificação, para evitar perdas de dados provocadas por deterioração do suporte. (I) Refreshing; (F) repiquage (E) refrescamiento.


    Conversão Técnica de migração que pode se configurar de diversas formas, tais como: a) conversão de dados: mudança de um formato para outro; b) conversão de sistema computacional: mudança do modelo de computador e de seus periféricos. (I) Conversion.



    Fonte: Glossário da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos  - CTDE -  Conarq 

    http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/glossario/2010glossario_v5.1.pdf


ID
313759
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nas fotografias analógicas, a relação entre negativo e positivo é similar àquela que, no caso de documentos de outros gêneros, se dá entre

Alternativas
Comentários
  • Pesquisei, pesquisei, tentei entender, pesquisei de novo mas não entendi essa questão. Alguém pode explicar?

  • Acho que esse link abaixo ajuda a entender a questão.

    http://www.infoescola.com/fotografia/negativo-e-positivo-fotograficos/

  • A foto em papel é uma reprodução do que se encontra no filme negativo. Logo, de certa forma, a foto em papel não é mais que uma cópia do filme negativo, sendo este o original. 

    Esta é a relação entre os dois objetos: cópia e original.

  • Há dois anos eu respondi essa questão e eu realmente não tinha entendido o que o examinador queria. Hoje eu consigo entender. Vejam só:

     

    Negativo e positivo são formas fotográficas. Sabe aquela microforma que a gente colocava contra a luz quando crianças e todo mundo ficava meio verde/rosa e preto? Pois é. Essa microforma são os originais da fotografia. Aquela foto que revelamos é uma cópia do negativo.

    Os documentos também podem ser originais e cópias em relação a sua forma. Também podem ser rascunhos e minutas.

     

    Então o examinador só procurou saber se o candidato sabia o conceito de forma documental e se tinha noção da aplicabilidade desse conceito. 

    Espero ter ajudado.


ID
316837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.

Para a adequada organização e preservação de documentos de arquivo e o acesso às informações neles contidos, é necessário estabelecer um conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento, compatíveis entre si, denominado sistema de arquivamento.

Alternativas
Comentários
  • SISTEMA DE ARQUIVAMENTO - Conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento compatíveis entre si, tendo em vista a organização e conservação de documentos ou arquivos, bem como acesso ágil às informações neles contidas.

    fonte: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/sistema-de-arquivamento

  • GABARITO: CERTO 

    Guarde essa questão no coração. 

    A afirmativa é um RESUMÃO daquilo que conhecemos como ARQUIVAMENTO. 

  • Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:

    Sistema de arquivamento:

    Conjunto de rotinas, procedimentos e métodos de arquivamento compatíveis entre si, tendo em vista a organização e a preservação de documentos ou arquivos, bem como o acesso às informações neles contidas.

    Fonte: https://simagestao.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Dicionario-de-terminologia-arquivistica.pdf (pág 156)


ID
321448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.

Fatores ligados à preservação devem ser considerados na produção documental. Por exemplo, documentos de valor permanente devem ser produzidos em papel alcalino.

Alternativas
Comentários
  • Armazenamento:
    Os documentos devem ser guardados na posição vertical, em estantes, e em ambientes bem ventilados. Os folhetos (documentos soltos sem encadernação) devem ser armazenados em gavetas na posição horizontal e acondicionados em caixas confeccionadas com 
    papel neutro ou alcalino, também chamado de papel permanente. Os documentos maiores não devem ser colocados em cima de outros menores, para evitar total deformação do suporte. O empilhamento deverá ser criterioso, baseado nas condições físicas, do tamanho e peso de cada obra.
    Fonte: Wikipédia
    Bons estudos!!
  • Felipe
    Muito bem colocado sua explicação, entretanto acho que ocorreu um equívoco a respeito do arquivamento vertical. Segundo o livro Elvis Correia de Miranda, no arquivo corrente utiliza-se o método vertical, porque é mais fácil de encontrar os documentos em função de ser muito procurado; por outro lado, no arquivo permanente é utilizado o arquivamento horizonta, porque evita que seja dobrado e amassado ao longo do tempo, além disso, ele é pouco consultado. Vale um adendo: nos documentos de grande dimensão também são arquivados assim, tais como plantas, mapas e desenhos.
  • A 1º explicação não condiz com o que a questão exige.
    A questão afirma que na PRODUÇÂO do documento deve ser considerada desde já a sua destinação, assim, vc PRODUZ O DOCUMENTO já supondo sua destinação, produzindo-o assim em papel alcalino, como foi colocada.
    Não está falando sobre como arquivar um documento produzido em um suporte como o papel comum e depois colocá-lo em caixas de papel alcalino.
    Eu errei a questão, pois acredito que a maioria dos documentos não sejam produzidos imaginando posteridade. São poucos casos. Mas se a CESPE diz estar certa, então está.... é a lei.
    Se alguém tiver embasamento, por favor,poste-o.
  • Pessoal, questão correta:

    Papéis alcalinos são fabricados com carbonato de cálcio precipitado, diferentemente dos papéis ácidos, que são fabricados com Caolim (Amarelos).

    Os papéis alcalinos preservam a infromação por muito mais tempo.

    Abraços
  • Bem,

    Ao ler a questão, posso ter interpretado errado, mas o que entendi do item é que, ao se criar um documento, é possível atribuir valor permanente a mesmo. A meu ver isso é definido no estágio de destinação e não na produção...

  • (CESPE/MPU/ANALISTA/2010) A preservação de documentos não depende apenas de acondicionamento e armazenamento físico. Para garantir a integridade das peças, é importante que o arquivista intervenha, também, nos procedimentos de produção e tramitação documental. CORRETA

  • O papel neutro é um papel não ácido ou ligeiramente alcalino e que, portanto, não se deteriora com facilidade.

  • CORRETO

    Ao elaborarmos invólucros com papel procura-se sempre utilizar papel permanente e acid free

     

    PAPEL PERMANENTE = Papel que em condições normais de utilização e acondicionamento não se altera por pelo menos 100 anos.

    Tecnicamente um papel só poderá ser considerado permanente se atender as normas internacionais de procedimentos de métodos de análises, assim como especificações mínimas. Estas normas determinam que o pH do papel deve ser de 7,5 a 10; não podendo conter mais de 1% de lignina e uma reserva alcalina mínima de 2%.



    PAPEL ACID FREE =  papel livre de ácidos, com pH neutro ou ligeiramente alcalino.

     

    Associação de Arquivistas de São Paulo = ARQ­SP

  • Questão mal formulada, favorecendo quem não estuda!

  • DEVEM SER PRODUZIDOS EM PAPEL ALCALINO NOS ARQUIVOS PERMANENTES? SOCORROOOOO!! NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA.

  • "Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo":

    Nos processos de produção, tramitação, organização e acesso aos documentos, deverão ser observados procedimentos específicos, de acordo com os diferentes gêneros documentais, com vistas a assegurar sua preservação durante o prazo de guarda estabelecido na tabela de temporalidade e destinação.

    Alguns documentos, conforme as normas vigentes, deverão ser produzidos em formatos padronizados. Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade e destinação como de valor permanente deverão ser produzidos em papéis alcalinos.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 7)

  • Em complemento (muito importante):

    • (CESPE/STF/2013) Produzir os documentos de arquivo em papel de pH neutro é uma medida que deveria ser adotada para todos os documentos produzidos em uma organização, visando sua preservação para o futuro; (ERRADO)

    • (CESPE/STM/2018) Os papéis e cartões empregados na produção de caixas e invólucros devem ser alcalinos; (CERTO)

    • (CESPE/STM/2011) Fatores ligados à preservação devem ser considerados na produção documental. Por exemplo, documentos de valor permanente devem ser produzidos em papel alcalino. (CERTO)

    • (CESPE/MPU/2010) No acondicionamento de documentos permanentes, embalagens de papel com pH alcalino não devem ser utilizadas, porque provocam reações químicas que aceleram o processo de deterioração dos documentos. (ERRADO)

    • (CESPE/MPU/2013) O acondicionamento de fotografia em arquivo deve ser realizado em fôlder confeccionado em papel de pH neutro, método diferente do utilizado para a guarda de negativos, que devem ser acondicionados em envelopes confeccionados em papel de pH básico ou polietileno. (ERRADO)

    • (CESPE/TJDFT/2008) O uso do papel de pH neutro é uma das medidas mais importantes para eliminar ou diminuir as causas da deterioração sofrida pelo documento. (CERTO)

    Da resolução dessas questões, inferem-se as seguintes considerações:

    • A adoção de papel e embalagens mais específicas, de pH neutro ou alcalino, deve ser tomada, necessariamente, apenas para os documentos de arquivo permanente, porque são bem mais custosos que os convencionais, não havendo necessidade de serem utilizados nos documentos de valor primário (podem ser utilizados esses materiais no valor primário? Sim! Necessariamente? Não!)

    • Podemos dizer que a regra é a adoção de suporte e embalagem de pH alcalino para os documentos de arquivo permanente, porque há recomendações nesse sentido, vejam:
    1. #Normas ISO 9.706 + ISO 11.108 + CONARQ/Res 42 - ESTABELECEM que o papel utilizado como suporte dos documentos deve ter índice de pH entre 7,5 e 10,0;

    • Não obstante haja a adoção de que o pH deverá ser alcalino (entre 7,5 e 10,0), percebe-se que, ao citar que o pH deverá ser neutro, também estará correta a questão - pelo visto é o que se adota na prática e na maioria das provas de concurso -, porque, consoante esse raciocínio, o pH não deverá, em hipótese alguma, ser ácido (entre 1 e 6);

ID
327301
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A teoria das três idades tem uma aplicação direta nas estratégias de qual função arquivística?

Alternativas
Comentários
  • O processo de avaliação de documentos de arquivo é feito através de pré-requisitos estabelecidos, com análise e seleção de documentos, indicando com precisão o prazo de guarda nas fases corrente, intermediária e permanente, com identificação de seus valores primário e secundário, devendo ser executado por uma equipe técnica, composta por profissionais de diversas áreas, como: arquivistas, historiadores, pesquisadores, profissionais das unidades organizacionais as quais os documentos serão avaliados, economistas e etc.

    "A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro. A avaliação deverá ser realizada no momento da produção, paralelamente ao trabalho de classificação, para evitar a acumulação desordenada, segundo critérios temáticos, numéricos ou cronológicos." (Fonte: http://arquivologia.multiply.com/journal/item/14)


    Logo, para se fazer a avaliação é imprescindível o uso da teoria das 3 idades.
  • Gabarito: E

     

    Para se dar um destino ao documento, este deverá ser avaliado por uma Comissão de Avaliação e Destinação.

    A avaliação é feita a fim de se dar um destino ao documento, ou seja, quanto tempo o documento será mantido nos arquivos correntes, quando será transferido ao arquivo intermediário, e a sua destinação final (eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente).

     

    Portanto, o ciclo vital dos documentos (as idades corrente, intermediária e permanente) está intimamente relacionado com a avaliação.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
329977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue
os itens subsequentes.

A definição dos gêneros documentais é importante para estabelecer o tipo de armazenamento necessário para a preservação dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • O gênero de um documento é determinado considerando aspectos relativos ao suporte ou forma como as informações foram registradas. Os gêneros mais comuns são:

    Textuais: São documentos escritos. Ex.: memorandos, ofícios, atas, etc.
    Iconográficos: São documentos que apresentam como informação imagens estáticas, como fotografias, negativos, diapositivos (slides), etc.
    Cartográficos: Documentos que apresentam, de forma reduzida, imagens representando áreas maiores. Exemplos: mapas e plantas.
    Micrográficos: Resultantes do processo de microfilmagem. Exemplos: microfilme ou microficha.
    Sonoros: Documentos registrados em forma de som.
    Filmográficos: Documentos que contenham filmagens, videos.
    Informáticos ou Digitais: Documentos registrados em suporte eletrônico.
  • QUESTÃO CORRETA!
    Arquivos Especiais: "São aqueles que mantém sob sua guarda documentos sob forma física diferenciada e que por isso, requerem medidas especiais quanto ao seu armazenamento." Por isso é importante a definição segundo o gênero.
    Exemplos: Arquivos de fotografias; arquivo de CDs, arquivo de microfilmes; etc
  • Questão muito interessante...


    O que é um gênero documental? É a configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo, então o gênero é suporte é formato por onde o documento é feito.
    Eles podem ser escritos, textuais, iconográficos, filmográficos, cartográficos,micrográficos, documentação audivisual, etc...



    Questão correta! 
  • Essa questão não está relacionada à Tipologia Documental, sim a Conservação Preventiva. ;)
  • Perfeita. Por exemplo, identificando que um documento tem o gênero documental textual, não podemos armazená-lo no mesmo local que um documento que apresenta um gênero que necessita de condições diferentes. 

  • Excelente comentário do colega Phillipe DF.

  • Cada gênero documental exige uma forma de acondicionamento e armazenamento adequada!!!!! .... questão repetitiva em provas de concurso público. 

  • GABARITO: CERTO

    COMPLEMENTANDO:

    O gênero dos documentos está ligado à maneira de representá-los, de acordo com os seus diversos suportes. São eles:

    • Textuais – manuscritos, datilografados ou impressos.

    • Cartográficos – documentos em formatos e dimensões variáveis, ligados às áreas de geografia, engenharia e arquitetura.

    Exemplos: mapas, plantas, perfis e fotografias aéreas (utilizadas na elaboração de mapas).

    • Iconográficos – documentos com imagens estáticas.

    Exemplos: fotografias (negativos, ampliações etc.), desenhos, gravuras, litogravuras (litografias), cartazes, cartões-postais, estampas, dia​positivos (slides), partituras.

    • Filmográficos – documentos com imagens em movimento.

    Exemplos: filmes, fitas videomagnéticas.

    • Sonoros – documentos com registros fonográficos.

    Exemplos: discos, fitas audiomagnéticas.

    • Micrográficos – documentos ligados à microfilmagem de documentos (assunto a ser tratado em outro capítulo).

    Exemplos: rolos, microfichas, jaquetas, cartões-janela.

    • Informático – documentos ligados ao computador.

    Exemplos: disquetes, discos rígidos, discos ópticos.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Direto ao Ponto!

    A definição dos gêneros documentais é importante para estabelecer o tipo de armazenamento necessário para a preservação dos documentos.

    Comentários:

    Gênero = texto, sonoro, cartográficos, informáticos... + obviamente que cada um será armazenado de uma maneira (Informático = HD, Cartográficos = Mapoteca) e sob certas condições de Tº, UR, Luz...

    GABARITO: CERTO

  • Foto (iconográfico) e papel (textual) não podem ser armazenados no mesmo ambiente, pois necessitam de condições distintas de temperatura.


ID
330061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de microfilmagem aplicada aos arquivos, julgue os itens de
93 a 97.

A microfilmagem é um processo voltado para a preservação e segurança dos documentos arquivísticos, bem como para a promoção do acesso a eles.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 1.799/96

    Art. 3º
     Entende-se por microfilme, para fins deste Decreto, o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução.

    Microfilmagem é o resultado do processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens, por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução. O processo reduz os espaços em aproximadamente 98% em relação ao documento original. Com isso, há um domínio maior da massa documental, implicando a busca mais eficiente de informação.
    Vantagens:
    * Economia de espaço;
    *Redução do volume de papéis e documentos;
    *Segurança na conservação dos documentos vitais da empresa;
    *Facilidade de consulta a documentos arquivados
    *Durabilidade do suporte;
    *Complementação de acervos;
    *Reprodução fiel e exata do documento microfilmado;
    *Preservação dos documentos originais;
    *Favorece o sigilo documental;

    Desvantagens
    *Alto custo
    *É difícil a comparação entre imagens, em um mesmo microfilme
  • Está correta.

    Um exemplo de a microfilmagem estar ligada à preservação é a possibilidade de microfilmagem de preservação dos arquivos permanentes, que há a criação de uma cópia do arquivo para o acesso, resguardando o original. No quesito segurança, podemos relembrar a cópia de segurança exigida pela lei, com o intuito de assegurar que, caso haja um incêndio no arquivo, por exemplo, tenha uma cópia do mesmo em outro local :)


ID
330091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando arquivo como o conjunto de documentos produzidos
e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa
ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente
da natureza do suporte, julgue os itens subsecutivos.

As medidas de conservação, que visam propiciar o acesso aos documentos por meio de um conjunto de ações que respeitem sua autenticidade, fidedignidade e integridade, podem ser classificadas como de restauração, que tem função reparadora, ou de preservação, visando à prevenção de deterioração e danos.

Alternativas
Comentários
  • Algum colega poderia me explicar a razão dessas questão estar correta.

    As medidas de conservação podem ser classificadas de restauração? E as ações de restauração tem função de prevenção?

    Pensei que fossem itens separados. Já que a reparação, ao contrário do que é apresentado na assertiva, tem o objetivo de recuperar um documento e não prevenir a sua deterioração, porque esta é feita pela conservação.

    Obrigado!
  • Não sei se vai ajudar muito mas segundo o dicionário de terminologia arquivística, o conceito de conservação é:

    - Promoção da preservação e da restauração dos documentos.

  • As medidas de conservação, que visam propiciar o acesso aos documentos por meio de um conjunto de ações que respeitem sua autenticidade, fidedignidade e integridade, podem ser classificadas como de restauração, que tem função reparadora, ou de preservação, visando à prevenção de deterioração e danos.

    obs:
    1- as atividades de conservação englobam as atividades de restauração e preservação.
    2- a questão afirmar que:
    --> a
    restauração tem a função de reparar;
    --> a
    preservação tem a função de prevenção contra a deterioração;
    dessa forma podemos concluir que a questão está correta



  • Correta.

    Complementando...


    Preservação: São cuidados de natureza mais simples, que buscam evitar a degradação dos documentos. Eis um deles tirados pelo CONARQ(Conselho Nacional de Arquivos):


    Restauração: é o conjunto de métodos utilizados para a estabilização ou reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.


    Felipe Petrachini

  • CERTO

     

     

    Yves, de acordo com Santos e Reis (2013),

     

    "A restauração, por sua vez, deve ser entendida como um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos

    [...]

    a conservação é um conjunto de ações estabilizadoras que visam a desacelerar o processo de degradação de documentos

    [...]

    Preservação, desse modo, deve ser entendida como um conceito amplo, que abrange todas as medidas necessárias para a salvaguarda"

  • Na meu pdf do estratégia diz que a preservação engloba a conservação e restauração e nao que a conservação engloba a preservação e restauração como afirma a questão .

  • Conservação engloba preservação?

  • Gab. C

    Existe a Conservação Preventiva (prevenção) e a Conservação Curativa (restauração)

    Conservação Preventiva. Não se atua diretamente sobre o objeto, eliminam-se os potenciais fatores de degradação, ou seja intervém-se no meio ambiente em que o objeto se encontra.

    Exemplos: medidas e ações necessárias para o registo, armazenamento, manipulação, embalagem e transporte, controlo das condições ambientais, planificação de emergência, formação dos profissionais, sensibilização do público.

    Conservação Curativa. Atua diretamente sobre o objeto interrompendo ou atrasando a sua degradação;

    Exemplos: desinfestação de têxteis e de madeiras, desacidificação do papel, consolidação de pinturas murais.

  • Técnicas de Conservação

    Limpeza

    Desinfestação/fumigação

    Alisamento

    Restauração

    -----------------------------------------

    ___Técnicas de Restauração

    Banho de gelatina

    Tecido

    Silking

    Laminação

    Encapsulação


ID
330094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando arquivo como o conjunto de documentos produzidos
e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa
ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente
da natureza do suporte, julgue os itens subsecutivos.

Enquanto a restauração incide sobre itens documentais individuais, a preservação geralmente se estende ao conjunto de documentos.

Alternativas
Comentários
  • As técnicas de restauração são aplicadas no documento individualmente, pois cada documento possui um dano específico, e graus específicos; enquanto que a preservação são medidas a serem observadas para conservar todos os documentos em um ambiente.
  • Para os não assinantes:

     

    Gabarito: certo

  • a restauração incide sobre os documentos individuais porque as técnicas são minuciosas e procuram “salvar” os documentos de intervenções. Não há como fazer esse trabalho em massa.

    A preservação são medidas técnicas, operacionais e administrativas que normatizarão as atividades e são feitas de forma geral para todos os documentos.

    Resposta: certa


ID
330097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando arquivo como o conjunto de documentos produzidos
e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa
ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente
da natureza do suporte, julgue os itens subsecutivos.

As ações de conservação e preservação devem incluir estudos sobre as condições físicas e os riscos potenciais do acervo, contudo, não precisam abranger as intervenções anteriores pelas quais os documentos tenham passado.

Alternativas
Comentários
  • Essas informações devem ser dadas no diagnóstico. Correto, colegas?
  • Acho q tem haver, principalmente, em relação à Preservação, que é mais ampla, tendo a necessidade de se observar os procedimentos feitos anteriormente.

  • "não precisam abranger as intervenções anteriores pelas quais os documentos tenham passado."

    ERRADO 

     

    EX:  Caso de uma conservação (anterior) para estabilzar o documento tenha sido feita, caso pessoa não saiba dessa e faça outra  usando um metodo diferente pode acabar danificando o documento, invés de o preservando.

  • ERRADO

    Para ações de preservação e conservação de documentos de arquivo deve-se realizar o diagnóstico da situação arquivística levando-se em conta a ''vida pregressa'' dos documentos de arquivo.

    Força!


ID
330100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando arquivo como o conjunto de documentos produzidos
e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa
ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente
da natureza do suporte, julgue os itens subsecutivos.

Um dos objetivos da preservação é estabilizar as condições físicas e químicas dos documentos, visando prevenir seu desgaste ao longo do tempo.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa para alteração "Devido não existir consenso entre os diversos autores acerca da definição de preservação, conservação e restauração, opta-se pela anulação do item."
  • Apenas a título de curiosidade e para entender o posicionamento da banca, caso essa questão venha a aparecer futuramente, o gabarito preliminar foi dado como CERTO.
    Questão108, 
    CARGO 5: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO - ESPECIALIDADE: ARQUIVOLOGIA
    http://www.cespe.unb.br/concursos/trt21rn2010/arquivos/TRT_21_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERACOES_DE_GABARITO_FINAL__2_.PDF

ID
330391
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à preservação de acervos documentais, houve um deslocamento de enfoque. Ao decidir pelo tratamento adequado, com base nestas mudanças de enfoque, devemos levar em consideração:

Alternativas
Comentários
  • Não adianta nada nos conservamos o Original ou o suporte ou o papel ou o microfilme e não conserva o principal do documento que é a informação, que é a base da pesquisa e da própia informação...
  • Até por eliminação dar p acertar.. a INFORMAÇÃO é o principal.


ID
358153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à preservação e à conservação de documentos de arquivos.

Os depósitos de arquivo devem prever locais específicos para armazenamento de cada tipo de suporte, de acordo com suas especificidades.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo, Conarq:
    "Os documentos devem ser acondicionados em mobiliário e invólucros apropriados, que assegurem sua preservação. A escolha deverá ser feita observando-se as características físicas e a natureza de cada suporte. A confecção e a disposição do mobiliário deverão acatar as normas existentes sobre qualidade e resistência e sobre segurança no trabalho".

  • Embora pertençam a um mesmo fundo, os documentos devem ser separados e guardados de acordo com gênero e suporte.

     

     

    *** Anotem isso, pois percebi que cai bastante no CESPE.

     

    --

     

    Gabarito: certo

  • Condições ambientais:

    "Quanto às condições climáticas, as áreas de pesquisa e de trabalho devem receber tratamento diferenciado das áreas dos depósitos, as quais, por sua vez, também devem se diferenciar entre si, considerando-se as necessidades específicas de preservação para cada tipo de suporte".

    O maior exemplo é a fotografia.

    Para o armazenamento, as fotografias necessitam de temperatura e umidade diferentes do documento em suporte papel. Dessa forma, não tem como guardar os dois lado a lado, pois pode ser bastante prejudicial.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 11)


ID
367489
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para efeitos de preservação e conservação, estabilizar um documento significa

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B
    Os documentos que sofrem algum tipo de dano apresentam um processo de deterioração que progressivamente vai levá-los a um estado de perda total. Para evitar esse desfecho, interrompe-se o processo através de intervenções que levam à estabilização do documento. Estabilizar um documento é, portanto, interromper um processo que esteja deteriorando o suporte e/ou seus agregados, através de procedimentos mínimos de intervenção. Por exemplo: estabilizar por higienização significa que uma limpeza mecânica corrige o processo de deterioração.
    ;)

ID
377119
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dentre os procedimentos a serem observados para assegurar a preservação de documentos nos arquivos, recomenda-se mantê-los

Alternativas
Comentários
  • a) em subsolos e porões, sobretudo quando próximos de lençóis freáticos, a fim de evitar sobrecarga nos pisos superiores do edifício.(ERRADO)

    b) separados das áreas de consulta, observando as temperaturas e graus de umidade relativa adequados a cada suporte.(CORRETA)

    c) sob insolação permanente(ERRADO), para que não proliferem fungos e outros micro-organismos nocivos aos seus diferentes suportes.

    d) em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes desprovidas de filtros bloqueadores.(ERRADO)

    e) em áreas de depósito amplas, acima de 200 m2, de preferência sem compartimentos interno(ERRADO)

    Letra B

    até mais!

  • Cada dia que passa, essas bancas ficam inventando, me desculpem, merda!

    Por eliminação e intuição (rsrsrsrs) dá pra acertar que é a letra b. Se alguém souber justificativas não intuitivas, favor enviar um recado! 

    Obrigado!
  • Em subsolos e porões o ambiente é muito úmido, portanto não há conservação.
    Sob insolação permanente também não há conservação pois a temperatura do arquivo será muito alta e haverá deterioração.
    Sob iluminação também não há preservação, pois há envelhecimento do papel.
    E quanto à alternativa "e", não faço a mínima idéia!!!
    Abaixo, transcrevo algo mais esclarecedor:

    Agentes exteriores que danificam os documentos

    Físicos:

    - Luminosidade - a luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos, por isso, deve-se evitar a exposição dos documentos à luz natural (luz solar) e ainda à reprodução , pois tais fatores causam o envelhecimento do papel. - Temperatura – Temperaturas demasiado altas ou baixas aceleram a degradação do papel, que encontra na casa aproximada dos 22º sua temperatura ideal. - Umidade - o excesso de umidade, bem como o clima muito seco também contribui para a aceleração do processo de envelhecimento do documento.

    Esses dois últimos fatores (temperatura e umidade) são extremamente comuns a nossa realidade de país de clima tropical. A umidade é o conteúdo de vapor d’água presente no ar atmosférico, resultante da combinação dos fenômenos de evaporação e condensação d’água, que estão diretamente relacionados à temperatura do ambiente.

    Todo o papel possui uma característica comum: o seu caráter higroscópio, ou seja, toda a fibra de papel absorve água e perde água de acordo com a taxa de umidade existente no local em que está sendo mantido. Essa oscilação de umidade faz com que as fibras se dilatem ao absorver excesso de umidade e se contraiam ao perder umidade. Esse movimento brusco de contração e dilatação ocasiona rupturas na estrutura do papel, causando o seu enfraquecimento.

    A taxa adequada para a manutenção de um acervo é a seguinte: temperatura de 22º a 25ºC, umidade relativa de 55%. A medição da temperatura se faz com o uso de termômetros, e a de umidade com higrômetros, podendo-se utilizar também o termoigrômetro (junção dos dois equipamentos).
    Conforme Elvis C. Miranda

  •  
    a) em subsolos e porões, sobretudo quando próximos de lençóis freáticos, a fim de evitar sobrecarga nos pisos superiores do edifício.
    ERRADO. A escolha do local de um arquivo deve levar em consideração a ambiência adequada para a preservação dos acervos e o desenvolvimento de suas funções como um todo. Nesse sentido, é também necessário assegurar facilidades de acesso e comunicação.
    O terreno destinado à construção de um edifício para arquivo deve ser seco, livre de risco de inundação, deslizamentos e infestações de térmitas. Assim, devem ser evitadas áreas propensas a perigos para a segurança e a preservação dos acervos, tais como:
    · proximidade com o mar, zonas pantanosas, rios ou locais sujeitos a inundações;
    · terrenos e subsolos úmidos;
    · regiões de fortes ventos e tempestades;
    · regiões de ventos salinos e com resíduos arenosos;
    · proximidade com indústrias que liberam poluentes;
    · proximidade com usinas químicas, elétricas e nucleares;
    · proximidade com linhas de alta tensão;
    · proximidade com entrepostos de materiais inflamáveis e explosivos;
    · terminais de tráfego aéreo e terrestre; e
    · áreas de intenso tráfego sujeitas à trepidação, ruído e poluição.
     
    b) separados das áreas de consulta, observando as temperaturas e graus de umidade relativa adequados a cada suporte.
    CORRETO. É importante a separação entre a área de depósito e os locais onde o público circula livremente. As áreas abertas ao público, principalmente salas de consulta, de catálogos, auditórios e áreas de exposições, devem ser supervisionadas por funcionários, utilizando-se circuito fechado de televisão.

    c) sob insolação permanente, para que não proliferem fungos e outros micro-organismos nocivos aos seus diferentes suportes.
    ERRADO. As radiações luminosas podem causar sérios danos pelas reações físico-químicas que desencadeiam nos materiais. A radiação produz um efeito cumulativo. Isso quer dizer que o dano causado pela radiação se relaciona à intensidade e ao tempo de exposição.

    d) em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes desprovidas de filtros bloqueadores.
    ERRADO. A radiação ultravioleta é invisível e constitui a forma mais energética e destrutiva da luz, devendo, no que se refere à conservação de documentos, ser evitada ao máximo. Entretanto, as radiações visíveis também podem causar danos e, portanto, os níveis de luminosidade medidos em lux devem ser sempre controlados. A radiação ultravioleta (UV) é medida em microwatts por lúmen (μw/l). O limite padrão para fins de preservação é de 75 μw/l. Qualquer fonte de luz com emissões superiores de UV tem de ser filtrada.

    e) em áreas de depósito amplas, acima de 200 m2, de preferência sem compartimentos internos

    ERRADO. Cada depósito deve ter uma área máxima de 200 m².


    FONTE: RECOMENDAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE ARQUIVOS - CONARQ
  • a) Não é recomendada guarda em porões, pois já houve caso de inundação.
    • c) sob insolação permanente ai sim haverá proliferação de fungos e outros micro-organismos nocivos aos seus diferentes suportes.
    • d) em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes desprovidas (seria providas) de filtros bloqueadores. (Filtros feitos de filmes especiais também ajudam no controle da radiação UV, tanto nos vidros de janelas quanto em lâmpadas fluorescentes (esses filmes têm prazo de vida)
    • e) em áreas de depósito amplas, acima de 200 m2, de preferência Com compartimentos internos.

ID
402199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atribuições do arquivista incluem o planejamento, o estabelecimento de políticas e o conhecimento técnico relativos às atividades de preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.Com relação aos arquivos e às atribuições do arquivista, julgue os itens seguintes.

Os procedimentos de preservação devem incidir apenas sobre os documentos avaliados como permanentes na tabela de temporalidade e destinação.

Alternativas
Comentários
  • Erro: devem incidir apenas sobre os documentos avaliados como permanentes

  • Os documentos permanentes são relevantes quanto à questão da preservação, porém não excluem as demais fases.

     

    --

     

    Gabarito: errado

  • Então a questão está dizendo que não pode aplicar procedimentos de preservação em documentos correntes ou intermediários?? Claro que não!! Questão erradíssima.

    Imagina um documento que está há 15 anos no arquivo intermediário (aguardando recolhimento para o arquivo permanente). Por questões alheias, o documento foi deteriorado.

    Dessa forma, não tem lógica esperar que o documento alcance a fase permanente para passar por procedimentos de preservação. Assim que o arquivo puder, deve tratar a documentação deteriorada, para que se evite perdas irrecuperáveis de informações.


ID
402208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atribuições do arquivista incluem o planejamento, o estabelecimento de políticas e o conhecimento técnico relativos às atividades de preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.Com relação aos arquivos e às atribuições do arquivista, julgue os itens seguintes.

O arquivista pode evitar problemas com as radiações ultravioleta nos depósitos de documentos, adotando as seguintes medidas: utilizar salas sem janelas e substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, que não emitem radiação UV.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Pode ser Fluorescente ou incandescente. As duas vão danificar. 

  • precisa de filme com filtro uv para não prejudicar

  • As lâmpadas fluorescentes emitem radição UV e, portanto, devem se evitadas.

  • Gabarito: Errado

    Tanto a iluminação natural quanto a artificial são prejudiciais aos arquivos a longo prazo.. mas devem ser utilizadas, afinal, arquivos não são cavernas.

    Acrescentando conhecimento:

    A Radiação ultravioleta (UV) é medida em microwatts por lúmen (uw/l). O limite padrão para fins de preservação é 75 uw/l. Qualquer fonte de luz com emissões superiores de UV tem de ser filtrada.

    As prateleiras das estantes devem estar perpendiculares às janelas, de forma a também evitar a incidência direta das radiações sobre os materiais.

    No caso da iluminação artificial, podem ser instalados sistemas de iluminação incandescente ou fluorescente. A radiação UV emitida pelas lâmpadas fluorescentes nao deverá exceder 75 uw/l. Para estes casos(de exceder), o uso de filtros ou absorventes de radiação UV pode contornar o problema.

    O sistema de iluminação setorizada e controlada, que desliga a fonte de luz artificial após um período pré-determinado, reduz o tempo de exposição dos documentos às radiações. Não é permitido o uso de lâmpadas de mercúrio ou sódio, devido à sua intensa emissão de radiação ultravioleta.

     

    Fonte: Estratégia Concursos

     

  • Q69999 Arquivologia  Conservação,  Conservação e Preservação,  Agentes Danosos aos Documentos

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Analista - Arquivologia

    A fim de proteger os documentos da radiação ultravioleta (UV) da luz solar, deve-se monitorar os níveis de luminosidade do local e utilizar persianas, cortinas ou filtros nas janelas. Para protegê-los da incidência de luz proveniente de lâmpadas fluorescentes, que também emitem radiação UV, é necessário aplicar, sobre os tubos ou luminárias, filtros bloqueadores.

    GAB: Certo

  • Como os colegas já disseram, tanto a luz natural quanto a artificial são prejudiciais aos documentos.

    O examinador foi maldoso nessa questão. Eu achei a resposta no documento do CONARQ "Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo". Lá a resposta está completamente contextualizada. Aqui na questão simplesmente foi jogada para tentar confundir o candidato. Vejamos:

    "Recomenda-se:

    [...]

    - proteger os documentos e suas embalagens da incidência direta de luz solar, por meio de filtros, persianas ou cortinas;

    - monitorar os níveis de luminosidade, em especial das radiações ultravioleta;

    - reduzir ao máximo a radiação UV emitida por lâmpadas fluorescentes, aplicando filtros bloqueadores aos tubos ou às luminárias;"

    Ou seja, lâmpadas fluorescentes emitem raios UV.

    Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 13)

  • A 1º parte do enunciado está certa?

  • Deve-se da preferência a luz natural.

  • A questão não poderia estar correta. Pois já no início do enunciado diz "utilizar salas sem janelas" e o correto é que o arquivo deve ser instalado em locais limpos, arejados e com circulação de ar.

    Fonte: Marilena Leite Paes.


ID
408814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A qualidade arquivística diz respeito às propriedades físico-
químicas dos suportes que permitem a conservação dos
documentos, observadas as condições adequadas de
acondicionamento, armazenamento e climatização. Quanto às
medidas de preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, julgue os itens de 24 a 30.

As referidas medidas devem contemplar as condições físicas, os riscos potenciais, as intervenções anteriores e as recomendações técnicas, ou seja, pressupõem um diagnóstico institucional e do acervo.

Alternativas
Comentários
  • observe que é feito uma avaliação de todo um processo...A avaliação é uma importante etapa na conservação de acervos documentais(ela vai dar um diagnostico do que foi encontrado e quais os possíveis riscos)

ID
408817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A qualidade arquivística diz respeito às propriedades físico-
químicas dos suportes que permitem a conservação dos
documentos, observadas as condições adequadas de
acondicionamento, armazenamento e climatização. Quanto às
medidas de preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, julgue os itens de 24 a 30.

Para o controle da umidade relativa (UR) e da temperatura do ambiente, podem ser usados os seguintes instrumentos: higrômetro, que mede a UR do ar; higrógrafo, que mede e registra continuamente a UR; e termohigrógrafo, que mede e registra a UR e a temperatura ao mesmo tempo.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva Correta
     higrómetro
    Um higrómetro consiste num instrumento para a medição da humidade de um gás ou
     vapor na atmosfera. É utilizado especialmente para avaliar a quantidade de humidade atmosférica.
    O primeiro higrómetro foi construído em 1820 pelo cientista inglês John Frederic Daniell (1790-1845).
    O seu princípio de funcionamento pode ser do tipo mecânico, utilizando materiais orgânicos,
     tais como cabelo humanoque se dilata ou contrai com as variações da humidade atmosférica,
     sendo estas dilatações ou contrações usadas paramover um ponteiro, ou do tipo elétrico, em 
    que
     a variação na resistência de uma substância higroscópica é usada comoindicação de humidade.


    Higrógrafo é im instrumento para medir e registar a humidade relativa do ar.




    Termohigrógrafo aparelho que mede e registra a temperatura e humidade relativa do ar.

  • Alguns modelos mais atualizados, da era digital.


    HIGRÔMETRO:




    TERMOHIGRÓGRAFO:



ID
408820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A qualidade arquivística diz respeito às propriedades físico-
químicas dos suportes que permitem a conservação dos
documentos, observadas as condições adequadas de
acondicionamento, armazenamento e climatização. Quanto às
medidas de preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, julgue os itens de 24 a 30.

Os insetos xilófagos apresentam grandes riscos à integridade dos documentos. Para a prevenção de infestação de cupins, recomenda-se o uso de métodos químicos, como barreiras químicas adequadamente projetadas, e curativos, por exemplo, o uso do gás nitrogênio.

Alternativas
Comentários
  • O grande problema da quastão ao meu ver era saber o que era insetos xilófagos. Abaixo a definição, com isso ficou um pouco melhor e resolver a assertiva.

    Insetos
     xilófagos são os que consomem madeira e materiais celulósicos. Os cupins ou térmitas pertencem à Ordem Isoptera e são considerados
  • GABARITO : CORRETO
    Na ocorrência de infestações sérias, ou não sendo os problemas resolvidos com técnicas preventivas, torna-se necessário o tratamento direto contra a “praga” detectada. Esta estratégia só deverá ser usada como último recurso. Existem tratamentos químicos e não-químicos; sempre que possível, deve-se usar os meios não-químicos...

    ...
    A modificação da atmosfera tem sido amplamente usada nos setores agrícola e industrial para o controle da infestação de artrópodos. O termo refere-se a diversos processos: redução do oxigênio, aumento do dióxido de carbono e uso de gases inertes, principalmente do nitrogênio, usando uma câmara, ampola de fumigação ou expulsor químico para reduzir o oxigênio em invólucros hermeticamente fechados. Parece não resultar em danos óbvios para o material. Há um perigo potencial para a equipe na exposição a altos níveis de dióxido de carbono, mas não há efeitos residuais.

    FONTE:
    http://www.dedetizacao-consulte.com.br/dedetizacao-em-bibliotecas.asp
  • INSETOS XILÓFAGOS:



    CLASSES
    Entre as 26 ordens de insetos XILÓFAGOS existentes, cinco causam danos à madeira:
    a) Isóptera, que compreende os cupins ou térmitas;
    b) Coleóptera, representada pelos besouros, “carunchos” e “brocas”;
    c) Hymenóptera, representada pelas vespas, abelhas e formigas;
    d) Díptera, a qual pertencem as moscas e mosquitos;
    e) Lepidóptera, a qual pertencem as borboletas e mariposas.

  • O gás é fornecido por um gerador de nitrogênio, desenvolvido especificamente para ambientes como bibliotecas, arquivos ou museus, pois é totalmente silencioso e sem emissões de vapores, gases orgânicos ou substâncias oleosas. Assim pode se evitar o uso de tanques de alta pressão que contém o gás em forma líquida e precisariam ser trocados frequentemente, além de outras desvantagens. 

ID
408826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A qualidade arquivística diz respeito às propriedades físico-
químicas dos suportes que permitem a conservação dos
documentos, observadas as condições adequadas de
acondicionamento, armazenamento e climatização. Quanto às
medidas de preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, julgue os itens de 24 a 30.

Um programa de preservação preventiva deve prever, entre outros fatores, o controle da temperatura e umidade do ambiente e a incidência direta de luz, natural ou artificial, sobre os documentos.

Alternativas
Comentários
  • Temperatura 22 até 25 graus
    umidade 45 até 55
  • Completando

    Agentes Exteriores que Danificam os Documentos:
     
    1.1.    Físicos
     
    Ø   Luminosidade: a luz é um dos fatores mais agravantes no processo de degradação dos materiais bibliográficos, por isso deve-se evitar a exposição dos documentos à luz natural (luz solar) e à reprodução, pois tais fatores causam o envelhecimento do papel.
    Ø   Temperatura: temperaturas altas ou baixas aceleram a degradação do papel que encontra na casa aproximada dos 22º até 25  sua temperatura ideal.
    Ø   Umidade: o excesso de umidade, bem como o clima muito seco, também contribuem para a aceleração do processo de envelhecimento do documento.
  • Cuidado com a Temperatura! Veja o posicionamento do CESPE e da ESAF:
    (CESPE/2010/MS/ArquivologistaAcerca da preservação de documentos, julgue os seguintes itens. A maneira adequada de prevenir o aparecimento de fungos nos documentos é manter o ambiente estável, com umidade abaixo de 65% e temperatura de até 22ºC(Correto)
    (ESAF/2009/ANA/Analista Administrativo/Arquivologia) Sobre a preservação dos documentos de arquivo, é correto afirmar, exceto:
    a) o ar seco é um fator de enfraquecimento do papel.
    b)a umidade favorece o aparecimento de determinados insetos, que se alimentam da celulose do papel.
    c) a luz solar ou a artificial não causa grandes danos aos documentos.(X)
    d) o material a ser empregado nos depósitos de documentos de arquivo não deve ser inflamável.
    e) o calor constante destrói as fibras do papel, sendo ideal uma temperatura entre 20 e 22 graus.
    Alguém trilhando disciplinadamente a rota errada chegará rapidamente aonde não quer”. (Alan Schlup)
  • Marquei errado por causa da parte que diz "...incidência direta de luz, natural ou artificial...". No material que possuo fala que se deve evitar iluminação natural e manter a luz apagada sempre que possível. Por favor, mandem resposta no meu perfil.
  • Exatamente. Esses são grandes fatores que devem ser considerados num programa de preservação preventiva.

    Comentando cada um:

    Temperatura e umidade do ambiente:

    O calor e a umidade contribuem significativamente para a destruição dos documentos, principalmente quando em suporte-papel. O desequilíbrio de um interfere no equilíbrio do outro. O calor acelera a deterioração. [...] A umidade relativa alta proporciona as condições necessárias para desencadear intensas reações químicas nos materiais.

    Evidências de temperatura e umidade relativa altas são detectadas com a presença de colônias de fungos nos documentos, sejam estes em papel, couro, tecido ou outros materiais. Umidade relativa do ar e temperatura muito baixas transparecem em documentos distorcidos e ressecados.

    Incidência direta de luz, natural ou artificial, sobre os documentos:

    Toda fonte de luz, seja ela natural ou artificial, emite radiação nociva aos materiais de acervos, provocando consideráveis danos através da oxidação.

    O papel se torna frágil, quebradiço, amarelecido, escurecido. As tintas desbotam ou mudam de cor, alterando a legibilidade dos documentos textuais, dos iconográficos e das encadernações.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf


ID
408829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A qualidade arquivística diz respeito às propriedades físico-
químicas dos suportes que permitem a conservação dos
documentos, observadas as condições adequadas de
acondicionamento, armazenamento e climatização. Quanto às
medidas de preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, julgue os itens de 24 a 30.

O microfilme de substituição serve à preservação das informações contidas em documentos que serão eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço.

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÃO!
    A diferença entre as bancas é gritante. Se essa fosse uma questão da FGV, por exemplo, estaria errada, pois nem todo documento microfilmado será eliminado.
    Já o CESPE, não usando a letra fria da lei, pede que o candidato dê um parecer mais subjetivo a cada questão, o que torna essa questão correta, pois o enunciado não especifica que a eliminação sempre ocorre.
  • Adriana

    Concordo com você, entretanto a CESPE deixa bem claro que é microfilme de substiruição

  • CORRETO
    Existem 2 tipos micrifilmagem:
    Microfilmagem de Substituição: O objetivos dessa é microfilmar visando à eliminação futura e consequentemente a redução de espaço.
    É aplicada âmbitos doa arquivos CORRENTES e INTERMEDIÄRIOS. A migração do suporte é perfeitamente possível , pois a legislação reconhece os documentos microfilmados com a mesma força probante dos originais.
    Microfilmagem de Preservação: O objetivo desta microfilmagem é o de preservar o desgaste dos doc consultados com frequência
    É aplicada na fase dos arquivosPERMANENTES e jamais poderão se eliminados.
  • Existe ainda a microfilmagem de complemento, destinada a microfilmar documentos cujo original pertence a outro detentor e não pode ficar no mesmo local dos demais.
  • Uma outra questão muito parecida pode ajudar a responder, vejam:

    Denomina-se microfilme de substituição o microfilme que serve à preservação das informações contidas em documentos que são eliminados, tendo em vista a racionalização e o aproveitamento de espaço.

    GABARITO: CERTA.

  • Repetindo o comentário da questão anterior...

    Rousseau e Couture definem os microfilmes de forma bem simples:

    Microfilme de substituição: substituem os documentos que se destroem

    Microfilme de conservação: utilizados para fins de consulta em lugar do documento original

    Microfilme de segurança: no qual se reproduzem os documentos essenciais

    Fonte: Livro Os fundamentos da disciplina arquivística


ID
408832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A qualidade arquivística diz respeito às propriedades físico-
químicas dos suportes que permitem a conservação dos
documentos, observadas as condições adequadas de
acondicionamento, armazenamento e climatização. Quanto às
medidas de preservação, conservação e restauração de
documentos arquivísticos, julgue os itens de 24 a 30.

O objetivo do microfilme de preservação é proteger o documento do uso e manuseio constante.

Alternativas
Comentários
  • Segue um Bizu do Professor Antonio V. Botão do EVP:

    • Microfilmagem
    – Reprodução de documentos, dados e imagens em película fílmica, utilizando graus de redução. Pode ser de forma fotográfica ou eletrônica.
    – Economia com espaços físicos
    – Instrumento de consulta – preservar os originais do manuseio
    – Segurança
    – Racionalização da informação
    – Formas: filme, jaqueta, microficha
    – Possui validade legal
    – LEI 5.433/1968 E DECRETO 1.799/1996
    – Possuem imagem de abertura e de encerramento
    – Sempre é feito filme cópia.

    Espero ter ajudado.
  • Microfilmagem de preservação: realizada com o objetivo de evitar o manuseio dos documentos originais. Geralmente é utilizada em documentos muito antigos, frágeis ou parcialmente danificados, para que sejam preservados por mais tempo. Os documentos originais são armazenados sob condições favoráveis, e os usuários têm acesso somente aos microfilmes.

    Fonte: Material do Ponto dos Concursos

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - Telebras - Técnico em Gestão de Telecomunicações – Assistente Administrativo

    Disciplina: Arquivologia

    No arquivo permanente, a alteração do suporte da informação, devido à microfilmagem ou digitalização, pode ser utilizada como medida para a preservação do acervo, pois possibilita a redução do manuseio dos documentos originais. No entanto, de acordo com a legislação, esses documentos não podem ser eliminados, mesmo após terem sido digitalizados ou microfilmados.

    GABARITO: CERTA.


  • Rousseau e Couture definem os microfilmes de forma bem simples:

    Microfilme de substituição: substituem os documentos que se destroem

    Microfilme de conservação: utilizados para fins de consulta em lugar do documento original

    Microfilme de segurança: no qual se reproduzem os documentos essenciais

    Fonte: Livro Os fundamentos da disciplina arquivística


ID
408901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 52 a 60, relativos à preservação e à
conservação de documentos arquivísticos.

Visando garantir a preservação, recomenda-se que todos os documentos públicos sejam produzidos em papéis alcalinos e em formatos padronizados, de acordo com as normas vigentes.

Alternativas
Comentários
  • Alguns documentos, conforme as normas vigentes, deverão ser produzidos em formatos padronizados. Os documentos identificados nas tabelas de temporalidade e destinação como de valor permanente deverão ser produzidos em papéis alcalinos.

    ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Conselho Nacional de Arquivos. Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo/Conselho Nacional deArquivos — Rio de Janeiro: O Conselho, 2005.
  • De acordo com as recomendações do CONARQ, os documentos permanentes devem ser produzidos em papéis alcalinos.

    Cespe já cobrou isso outra vez:

    Q107147 - STM 2011

    Fatores ligados à preservação devem ser considerados na produção documental. Por exemplo, documentos de valor permanente devem ser produzidos em papel alcalino. (Gab: certo)

  • Direto ao ponto

    Visando garantir a preservação, recomenda-se que todos (não são todos, MAS SIM OS DE LONGA GUARDA)os documentos públicos sejam produzidos em papéis alcalinos e em formatos padronizados, de acordo com as normas vigentes.

    Justificativa: Não são todos, mas sim aqueles que necessitaram de um longo tempo de guarda ou permanentes.

    Agora aqueles que são feitos para algo pontual e que logo serão descartados, podem ser feitos em outro tipo de papel.

    GABARITO: ERRADO


ID
408910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 52 a 60, relativos à preservação e à
conservação de documentos arquivísticos.

Os documentos sofrem um processo natural de deterioração, causado por reações químicas. Fatores como índices muito elevados de temperatura ou umidade relativa do ar, variações bruscas de temperatura ou umidade, presença de poeiras e gases poluentes, exposição a raios ultravioleta e a falta de ventilação aceleram esses processos e favorecem o desenvolvimento de microrganismos e as infestações de insetos, que prejudicam ainda mais o acervo documental.

Alternativas
Comentários
  • Agentes exteriores que danificam os documentos:
    Físicos: luminosidades, temperatura e umidade.
    Químicos: poluição atmosférica, gorduras e oleosidade, objetos metálicos;
    Biológicos: insetos, microorganismos, roedores e homens
  • Certo!
    É o que encontramos no artigo RECOMENDAÇÕES PARA A PRODUÇÃO E O ARMAZENAMENTO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO, do CONARQ:

    Condições Ambientais:
    Quanto às condições climáticas, as áreas de pesquisa e de trabalho devem receber tratamento diferenciado das áreas dos depósitos, as quais, por sua vez, também devem se diferenciar entre si, considerando-se as necessidades específicas de preservação para cada tipo de suporte.
    Recomenda-se um estudo prévio das condições climáticas da região, nos casos de se elaborar um projeto de construção ou reforma, com vistas a obter os melhores benefícios, com baixo custo, em favor da preservação dos acervos.
    A deterioração natural dos suportes dos documentos, ao longo do tempo, ocorre por reações químicas, que são aceleradas por flutuações e extremos de temperatura e umidade relativa do ar e pela exposição aos poluentes atmosféricos e às radiações luminosas, especialmente dos raios ultravioleta.
    A adoção dos parâmetros recomendados por diferentes autores (de temperatura entre 15° e 22° C e de umidade relativa entre 45% e 60%) exige, nos climas quentes e úmidos, o emprego de meios mecânicos sofisticados, resultando em altos custos de investimento em equipamentos, manutenção e energia.
    Os índices muito elevados de temperatura e umidade relativa do ar, as variações bruscas e a falta de ventilação promovem a ocorrência de infestações de insetos e o desenvolvimento de microorganismos, que aumentam as proporções dos danos.


ID
466045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

     Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta coma organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto)de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento;microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

Luis Carlos Lopes. A informação e os arquivos. Teorias e práticas. Niterói: Ed UFF, 1996, p. 70-1 (com adaptações).

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes itens.

Para se garantir a preservação física, documentos de arquivo devem ser higienizados e restaurados ainda durante a fase corrente.

Alternativas
Comentários
  • devem ser higienizados e restaurados quando for necessário, seja corrente, intermediario ou permanente.


ID
466144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da avaliação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.


A amostragem é uma técnica que pode ser corretamente aplicada na preservação de uma parcela do conjunto documental selecionado para eliminação.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Arquivo Nacional (Terminologia Arquivística) —  amostragem: Técnica de seleção em que, de um dado conjunto de documentos, documentos elege-se um subconjunto representativo do todo

  • questão certa

  • Pensei, se os documentos serão eliminados, qual o motivo de se fazer uma amostragem? Por isso, errei a questão. Alguém pode explicar melhor essa questão.

  • TRIAGEM DE DOCUMENTOS EM FASE INTERMEDIÁRIA O conceito de triagem se confunde com o de avaliação, na medida em que ambos os processos se relacionam à depuração da massa documental arquivística, eliminando-se documentos sem valor e preservando-se aqueles que o tenham, seja para fins administrativos ou de pesquisa histórico-científica. A tabela de temporalidade pode prever a triagem em seu próprio conteúdo quando assinala que serão preservados apenas exemplares únicos de documentos repetitivos, ou quando destina conjuntos documentais à eliminação, uma vez que outros, recapitulativos ou de mesmo teor, já se encontram preservados. No entanto, outros critérios de triagem podem ser estabelecidos para documentos que, embora corretamente classificados, não possuam o mesmo valor dos demais pertencentes ao conjunto documental, no que concerne ao conteúdo das informações. Nestes casos, os responsáveis pela destinação dos documentos em fase intermediária devem realizar a triagem previamente ao recolhimento, garantindo que o arquivo permanente receba apenas as peças cujo conteúdo justifique sua guarda do ponto de vista probatório e/ou informativo. É igualmente recomendável a seleção por amostragem, processo que permite a preservação de parcela de documentos do conjunto documental destinado à eliminação, com o objetivo de resgatar procedimentos administrativos vigentes em determinada época ou lugar. Para isso, alguns critérios deverão ser observados, conforme a especificidade dos documentos avaliados, seguindo orientações da instituição arquivística pública na respectiva esfera de competência.

    Fonte: [página 52]


ID
522523
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As calamidades naturais ou provocadas pelo homem, grandes ou pequenas, colocam os funcionários e os acervos das instituições em perigo. Constata-se que muitas vezes a instituição só toma conhecimento das vantagens da prevenção de emergências depois de sofridas experiências. Na maioria dos casos, os riscos podem ser reduzidos ou afastados por um programa abrangente e sistemático de prevenção. A respeito dos fatores fundamentais para a formulação de um programa desse tipo, analise os itens a seguir:

I. a identificação dos riscos e uma atuação cooperativa de todos os envolvidos;

II. um planejamento que adote intervenções de restauração;

III. a identificação dos recursos e o estabelecimento de prioridades;

IV. a adoção de medidas emergenciais e específicas;

V. a redação de um plano e a sua manutenção.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    PALAVRA chave do ENÚNCIADO "Prevenção"!!!!!!!!
    I. a identificação dos riscos e uma atuação cooperativa de todos os
    envolvidos; (correto, pois para você formular possíveis ATITUDES a serem tomadas em uma emergência você deve visualizar os possíveis RISCOS, assim você poderá determinar uma serie de procedimentos a serem executados de acordo com uma situação determinada e TENDO cooperação dos envolvidos consegue-se chegar a uma alternativa melhor de procedimentos, em regra);


    II. um planejamento que adote intervenções de restauração; (Errado, pois a RESTAURAÇÃO decorre do PÓS tragédia/catastrofe/acidente/infortunio, assim sendo esta política de restauração proposta deve ser pensada como forma de PÓS acidente e não prevenção, que é o que a questão pede) 

    III. a identificação dos recursos e o estabelecimento de prioridades; (Correto, pois para conseguirmos atuar em uma situação seja ela de trágedia devemos levantar o tamanho do DANO e quais são OS RECURSOS disponíveis para trabalhar esse dano, assim a identificação de recursos disponiveis na entidade arquivistica que armazena os arquivos para atuar em uma possível situação de calamidade é VITAL para qualquer plano emergencial, assim como estabelecer quais partes ou documentos do acervo possuem um valor maior para a instituíção, pois nestes serão gastos a maior parte dos recursos)
     

    IV. a adoção de medidas emergenciais e específicas; (Errado, cada situação exige uma forma de agir não podemos adotar uma única forma para remediar diversos desastre no arquivo)
     

    V. a redação de um plano e a sua manutenção. (Certo, pois não basta estabelecer um plano de atuação no caso de emergências deve-se sempre ATUALIZA-LO para que este reflita a real condição arquivistica de um acervo);

     

  • Fácil de matar a questão, somente com a alternativa "II".
    Pois, NÃO devemos adotar intervenção (limites) para restaurações!
  • Boa tarde!

    Onde encontro mais informações sobre esse assunto?

    Desde já agradeço!


ID
522556
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira como são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. Para que a atual e as futuras gerações tenham acesso a esses documentos, devem ser adotados os seguintes procedimentos:

I. organizar planos e programas institucionais;

II. formular políticas e procedimentos de manutenção de acervo;

III. estabelecer um planejamento sistemático e abrangente;

IV. melhorar o ambiente de guarda dos acervos;

V. organizar projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.

Analise os itens acima e assinale:

Alternativas
Comentários
  • e) se todos os itens estiverem corretos.


ID
522619
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

São atividades da preservação preventiva:

Alternativas
Comentários
  • Quando você eliminar a Temperatura e a Umidade relativa do ar, não é uma forma de preservação preventiva?! ou quando vc Elimina Insetos e  faz pequenos reparos, tbm nao seria uma preservação?!
  • Bruno,

    Na minha opiniao preservaçao preventiva é fazer antes que as coisas aconteçam. O itens que voce citou ja estaria ocorrendo.

    Acho que isso..

    Abraço
  • "A preservação preventiva desempenha, em relação aos materiais de biblioteca e de arquivo, basicamente o mesmo papel da medicina preventiva e da saúde pública em relação ao ser humano. A maioria das atividades que podem ser agrupadas como preservação preventiva são coisas que uma instituição faz normalmente: aquisição, encadernação, processamento de materiais impressos e não impressos, colocação nas estantes, circulação, reprodução, pequenos reparos, impedimento de acesso.  Entretanto, na qualidade de componentes de um programa integrado de preservação, estas ações serão agora realizadas com uma nova consciência pela sobrevivência a longo prazo das coleções, e de acordo com  padrões e linhas mestras de preservação. Assim, um programa de preservação preventiva não deve ser visto como um elemento novo, mas antes como um componente integral das operações e responsabilidades cotidianas da instituição."

    Fonte: Planejamento e Prioridades
    http://www.abracor.com.br/txt_tecnicos/CPBA/CPBA%2030%20a%2032%20Planej%20e%20Prioridades.pdf
     
  • O que seria a aquisição nesse contexto?

  • Questão pra pessoa não fechar uma prova. :S 


ID
553090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 92 a 100, referentes a preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.

Em caso de emergência, devem-se priorizar o resgate do acervo, a segurança humana e a recuperação do prédio, sucessivamente.

Alternativas
Comentários
  • O acervo de documentos não pode vir antes do ser humano.
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa!!
    CESPE fazendo brincadeira na prova?? É a primeira vez que vejo isso! xD ahIAHIhaua
  • Kd os Direitos Humanos? kkkkkkkkkkk......

  • Coloque o estagiário para resgatar o acervo e dé no pé. :)

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Deixe o estagiário com o acervo.

  • (...) medidas emergenciais somente deverão ser aplicadas após a liberação do local pelas autoridades públicas, dando garantias de que as instalações estão seguras. Só, então, os responsáveis devem entrar no local para verificar as condições dos acervos e suas áreas de guarda. Na aplicação de quaisquer procedimentos, ressaltamos que é prioritária a salvaguarda das vidas humanas. (RESOLUÇÃO Nº 34, DE 15 DE MAIO DE 2012. CONARQ. Dispõe sobre a adoção das Recomendações para a salvaguarda de acervos arquivísticos danificados por água pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR).

  • Em qualquer caso de emergência, os planos devem sempre priorizar a segurança da vida humana em detrimento de qualquer outra coisa.

    Em seguida, deve-se priorizar o resgate dos documentos, e a recuperação do prédio.

    Gabarito do professor: Errado
  • O POBRE DO SER HUMANO TA VALENDO MAIS NADA KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • kkkkkkkkkkkkkkk que louco

  • nunca me senti tão representado durante esse período de estudo pra concursos como agora com esse avatar/meme da Bia Garcia 

  • Questão boa pra dar uma risada na prova e quebrar a tensão. kkkkkkkkk

  • Morram! Queimem-se! Mas salvemos o acervo! kkkkkkkkk


ID
553105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 92 a 100, referentes a preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos.

Os fatores que mais ameaçam a preservação de acervos arquivísticos são as grandes dimensões e o crescimento contínuo, a limitação de recursos financeiros disponíveis e a carência de equipes técnicas com conhecimentos específicos.

Alternativas
Comentários
  • Pela lógica:

    A grande maiorias do documentos arquivados são produzidos em papel (suporte) o que demanda muito espaço físico para o armazenamento ou arquivo;

    Todos sabem (ou pelo menos deveriam saber) que os recursos são sempre escassos em se tratanto de órgãos públicos, que vêm tendo seus orçamentos reduzidos em várias áreas ultimamente;

    A população, não só brasileira como estrangeira, cresce continuamente, e consequentemente, aumenta o trabalho dos órgãos públicos e empresas;

    A falta de mão-de-obra qualificada é uma queixa constante em qualquer área de serviços, sejam públicos ou privados.

    Alternativa CORRETA.
  • Discordo da resposta dada à questão. Entendo que o fator que mais ameaça a preservação do acervo arquivístico é o fator humano, a exemplo do manuseio incorreto e irresponsável, seguido dos fatores biológicos, químicos, físicos etc.
  • Os acervos arquivísticos são distintos e abrangem diferentes tipos, tamanhos e formatos de registros. Os próprios registros são feitos de materiais que diferem em composição química e física e que apresentam, como resultado, diferentes características no processo de envelhecimento. Eles são armazenados em condições ambientais que afetam a velocidade e a maneira pela qual os registros se deterioram; são acondicionados em embalagens e containers de materiais diferentes e que oferecem níveis variados de proteção. Durante cada estágio de sua vida, os registros são manuseados de diversas maneiras, das mais cuidadosas às mais descuidadas. São consultados para diferentes propósitos e em diferentes graus. Tomadas em seu conjunto, estas variações explicam as condições dos acervos, que vão de intactas a deterioradas. Os fatores que mais ameaçam a preservação de registros em arquivos são o grande tamanho e o contínuo crescimento dos acervos, a limitação dos recursos financeiros disponíveis e também a carência de equipes técnicas com treinamento específico.
  • Concordo completamento com o comentário do  André Nunes  ,
    E mais, segue questão do CESPE onde ele próprio se contradiz e diz que a principal causa dos danos ocorrem pelo manuseio de funcionários.
    O CESPE é FODA!!!


    29 • Q107178 Questão resolvida por você.   Imprimir    Questão resolvida por você.     Questão muito fácil
     

    Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    A principal causa dos danos que ocorrem nos materiais de um acervo documental é o manuseio indevido, tanto por usuários quanto por funcionários.

     

    •  Certo       Errado

    GABARITO: Certo

     
  •  

     Parabéns! Você acertou a questão!

     
     
  • Os documentos são afetados por vários fatores diferentes em sua preservação, desde o seu próprio material de constituição até as características e elementos do ambiente que o cercam.

    Os principais elementos que intervém em sua preservação são o material de que são feito, a temperatura, a umidade, a presença de microrganismos, de insetos, de roedores, a forma como são acondicionados, como são utilizados, e possíveis riscos de acidentes.

    Mas, os elementos descritos no item são apontados como os principais fatores que afetam negativamente a preservação de documentos. Esses fatores são a fonte de todos os demais elencados acima, que comprometem a conservação dos documentos.

    Gabarito do professor: Certo
  • Ganhou o prêmio do dia em subjetividade.


ID
579385
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na medição da umidade relativa do ar, utiliza-se o

Alternativas
Comentários
  • Há dois aparelhos básicos para medir a umidade do ar: o psicrômetro e o higrômetro.

    Psicrômetro


    É constituído por dois termômetros de mercúrio idênticos que são expostos ao ar: um com o bulbo descoberto (bulbo seco) e o outro coberto por gaze umedecida (bulbo úmido). A água quando evapora da gaze, resfria o bulbo, assim quanto mais seco estiver, mais água perde e mais resfria o bulbo. Através da diferença de temperatura pode-se calcular a umidade relativa do ar.

    Higrômetro

    É constituído por substâncias que por sua capacidade de absorver a umidade do ar podem ser empregadas para medi-la. Sais de lítio alteram sua resistência elétrica conforme a quantidade de água que absorvem, e esta pode ser medida com um amperímetro e assim obter valores convertidos em umidade relativa do ar.

    Mas há um material muito comum que também tem essa capacidade, os fios de cabelos. A variação do comprimento do fio está diretamente ligada à umidade que ele recebe, isso é fácil de observar após molhar o cabelo, ou em dias muito úmidos, nos quais alguns penteados são prejudicados e, como em dias secos, alguns cabelos ficam arrepiados. Você pode fazer um higrômetro usando uma fita durex para fixar um fio de cabelo em um papel, observando seu vai-e-vem. Coloque-o em uma sala com ar condicionado, onde a umidade é mais baixa, e depois em um banheiro, onde a umidade é mais alta e veja a diferença.
  • Higrômetro  é um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera. É utilizado principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de umidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos, por exemplo em peças de museus, documentos de bibliotecas e elementos de laboratórios.
  • Resposta Letra " B" = Higrômetro.

    HIGRÔMETRO = é um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera. É utilizado principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de umidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos, por exemplo em peças de museus, documentos e elementos de laboratórios.



  • Luminosidade: Luxímetro, Exposímetro...

    Temperatura: Termômetro

    Umidade: Higrômetro

     


ID
607945
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para que um arquivo esteja em condições de funcionar, é necessário que algumas condições de suas instalações sejam observadas. Uma dessas condições é o arejamento que diz respeito à seguinte opção relacionada.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Arejamento - Passagem natural e contínua de ar fresco; ventilação. Renovação de ar que, num ambiente fechado, é feita por meio da abertura de janelas; arejo.

  • Se a temperatura certa é 20°C não tem sentido abrir a janela pra arejar

  • quem nunca arejou a cabeça.....


ID
607960
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Código de Classificação de Documentos permite classificar todo e qualquer documento produzido, recebido ou acumulado pelos órgãos e/ou entidades do Poder Executivo do Estado, no exercício de suas atividades e funções. São normas da classificação de documentos na Administração Pública, exceto a opção:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    documentos iconográficos ou filmográficos, como filmes, fotografias, negativos e microfilmes, devem ser mantidos em temperaturas mais altas,

    A TEMPERATURA IDEAL É ENTRE 20°C e 22°C. Já vi algumas questões dizerem que é entre 18°C e 22°C.

     


ID
620005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às medidas preventivas adotadas para a conservação de acervos arquivísticos, julgue os itens seguintes.

Elevados índices de umidade relativa e de temperatura no ambiente de um acervo constituem condições propícias para a infestação de cupins nesse acervo.

Alternativas
Comentários
  • A revoada dos cupins está relacionada com fatores como calor e alta umidade do ar. Por isso, é comum haver revoadas durante a primavera e o verão. Elas ocorrem geralmente no final da tarde e à noite, quando os cupins alados são atraídos por fontes de luz artificial. Assim, é comum, em dias quentes e úmidos, que nossas casas se encham de aleluias, quando o sol se põe e deixamos as luzes acesas.
  • Segundo Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo, do Conselho Nacional de Arquivos,
    "Os índices muito elevados de temperatura e umidade relativa do ar, as variações bruscas e a falta de ventilação promovem a ocorrência de infestações de insetos e o desenvolvimentos de microorganismos, que aumentam as proporções dos danos".
  • Temperatura - não deve sofrer ocilações, mantendo-se entre 20 e 22º. O ideal é a utilização ininterrupta de aparelhos de ar condicionado e desumidificadores, a fim de climatizar as áreas de armazenamento e filtras as impurezas do ar.

    Umidade - O índice de umidade ideal situa-se entre 45 e 58%.

    FONTE: Arquivo: teoria e prática - Marilena Leite Paes
  • Mais uma coisa:

     

    Segundo o próprio CESPE, elevada umidade relativa do ar "pode causar o inchaço e deformações das fibras de celulose de papéis e aceleram a deterioração ácida ".

     

    --

     

    Gabarito: certo

    *** Não me perguntem qual questão CESPE eu peguei, pois não anoto o número da questão em minhas anotações.

  • Gab.: CERTO

     

    Cupins
    Os cupins representam risco não só para os documentos como para o prédio em si. Vivem em sociedades muito bem organizadas, reproduzem-se em ninhos e a ação é devastadora onde quer que ataquem.
    Da mesma forma que os outros agentes citados anteriormente, os cupins se instalam em ambientes com índices de temperatura e umidade relativa elevados, ausência de boa circulação de ar, falta de higienização e pouco manuseio dos documentos.

  • Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas:

    "Com muita freqüência, quando os cupins atacam o acervo, já estão instalados em todo o prédio. Da mesma forma que os outros agentes citados anteriormente, os cupins se instalam em ambientes com índices de temperatura e umidade relativa elevados, ausência de boa circulação de ar, falta de higienização e pouco manuseio dos documentos"

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 21)

  • É prova para entomologista?

  • Acerca de conhecimento relativo ao tema, acho interessante destacar a forma de conservação de "Alisamento", que consiste em alocar o documento em bandejas de aço, expondo-o à ação do ar "com forte porcentagem de umidade, passando ferro folha por folha".

    Digo isso, porque, em um primeiro contato, pode parecer muito estranho e paradoxal alta umidade com a conservação de um documento.

    Fonte:

    https://www.grancursosonline.com.br/download-demonstrativo/download-aula-pdf/codigo/Rjv7fwJ7aI8%3D

  • Rapaz, lembrei dos cupinzeiros no pasto. O cupinzeiro regaça em 45ºC o bicho não deve ligar muito para umidade kkkkk


ID
620050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.

As fotografias que apresentam qualidade técnica inferior são consideradas documento de valor imediato.

Alternativas
Comentários
  • DOCUMENTOS DE VALOR IMEDIATO
    E GUARDA TEMPORÁRIA
    √ documentos que sejam cópias ou duplicatas de originais destinados à guarda
    permanente;
    √ documentos cujas informações básicas possam ser recuperadas em outros;
    √ documentos cujos textos tenham sido impressos em sua totalidade;
    √ documentos cujos textos estejam reproduzidos em outros;
    √ documentos que apresentem repetição da informação e qualidade técnica inferior
    (foto, fita de vídeo, fita cassete, disquete, disco ótico, etc.)
  • O valor imediato se refere aos documentos:                       

    administrativos   

    legal      

    fiscal

    O valor mediato se refere aos documentos:

    histórico

    probatório 

    informativo

    Agora caros amigos, segundo "Como Avaliar documentos de Arquivo, SAESP, PG 13" :

    DOCUMENTOS DE VALOR IMEDIATO E GUARDA TEMPORÁRIA

    √ documentos que sejam cópias ou duplicatas de originais destinados à guarda

    permanente;

    √ documentos cujas informações básicas possam ser recuperadas em outros;

    √ documentos cujos textos tenham sido impressos em sua totalidade;

    √ documentos cujos textos estejam reproduzidos em outros;

    √ documentos que apresentem repetição da informação e qualidade técnica inferior

    (foto, fita de vídeo, fita cassete, disquete, disco ótico, etc.)


                                                                                                                                                 

  • Para os não assinantes: CERTO

  • Que questão difícil...

    Resposta em https://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf1.pdf (pág 27)


ID
645784
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atividades de preservação têm por objetivo o cuidado com os documentos e seus lugares de guarda. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • alternativa C


    A humidade deve estar entre 20 e 40% e temperatura entre 20 e 25°

  • Complementando: O prof. Douglas disse que é possível as bancas examinadoras variarem a temperatura ideal de 18 até 28 °C.

  • O ar seco enfraquece o papel!

    Umidade relativa muito baixa --> gera ressecamento, pode ocorrer a quebra das fibras e esfarelamento dos materiais orgânicos fibrosos.


ID
646495
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Conjunto de procedimentos e medidas adotadas que asseguram a integridade dos documentos, protegendo-os dos agentes de deterioração e da ação do tempo, refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • PRESERVAÇÃO: É o conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a proteção do patrimônio. Ex.: Leis, Campanhas, Congressos etc.

    CONSERVAÇÃO: É o levantamento, estudo e controle das causas de degradação, permitindo a adoção de medidas de prevenção. É um procedimento prático aplicado na preservação. Ex.: Diagnóstico, monitoramento ambiental, vistoria, etc.

     CONSERVAÇÃO PREVENTIVA: São intervenções diretas, feitas com a finalidade de resguardar o objeto, prevenindo possíveis malefícios. Ex.: Higienização, pequenos reparos, acondicionamento, etc.

    RESTAURAÇÃO: É um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.

     

    AGENTES DE DEGRADAÇÃO DO PAPEL:

    Internos:Estão ligados diretamente a composição do papel tais como: tipo de fibras, tipo de encolagem, resíduos químicos não eliminados, partículas metálicas, ou seja, todos os componentes que fazem parte do papel.

    Externos:São os agentes físicos e biológicos, tais como: radiação ultravioleta, temperatura e umidade relativa, poluição, microorganismos, insetos, roedores, o homem, etc.

     

    fonte: http://centraldefavoritos.com.br/2016/09/05/preservacao-conservacao-e-restauracao-de-documentos-de-arquivo/

  • Gabarito C.

    5.3. Preservação (Dicas/Comentários)
    1) A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.
    2) O ar seco e a umidade enfraquecem o papel, e esta provoca mofo.
    3) A temperatura deve ser baixa. O calor constante destrói as fibras do papel. A umidade também deve ser baixa. Tentar mantê-las estáveis sempre, sem oscilações.
    4) As mãos devem estar sempre limpas e livres de sujeira e gorduras. Sempre que possível, utilize luvas de algodão para manipular documentos, fotografias e gravuras.
    5) Tintas e grafites podem causar danos à documentação, manchando, causando riscos, perfurações ou rasgos.
    6) Não dobre o canto da folha para marcar páginas. Esta dobra, no futuro, poderá causar o rompimento do papel. Utilize marcadores de livros em papel livre de acidez.
    7) Não umedeça o dedo com a saliva para virar as folhas de um livro. Ela afeta a sua saúde e pode provocar o desenvolvimento de micro-organismos na documentação.
    8) Não use clipes e grampos metálicos. Utilize clipes plásticos ou proteja os documentos com um pequeno pedaço de papel na área de contato.
    9) Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas.
    10) Cuidado ao retirar um documento de uma estante ou caixa. Evite rasgos, danos nas capas e lombadas, segurando-o corretamente na parte mediana da encadernação.
    11) Os poluentes são os principais agentes de deterioração dos acervos, catalisando reações químicas danosas (levando à formação de ácidos; e sujam, arranham e desfiguram os materiais).
    12) Utilizar aparelhos de ar condicionado somente se puderem ficar ligados durante o dia e à noite; caso contrário, os danos são muito maiores.
    13) Fitas de vídeo devem ser rebobinadas periodicamente e mantidas na posição vertical com a bitola cheia voltada para baixo.
    14) Disquetes e outros meios eletrônicos devem ser mantidos longe de campos eletromagnéticos (computadores, aparelhos de som e TV etc.) e livres de poeira, umidade e temperaturas altas.
    Fonte: Arquivo Nacional.

  • PALAVRAS-CHAVE  : 

    preservação > manter integridade física

    conservação  > reduzir o seu desgaste por degradação.

    restauração > estabilizar ou reverter a situação dos docs


ID
667969
Banca
PaqTcPB
Órgão
IPSEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivo de uma prefeitura está sendo mantido sob condições adversas. Alguns fatores como luz, temperatura e umidade relativa do ar, agentes externos ao documento, são os mais responsáveis pela:

Alternativas
Comentários
  • luz, temperatura e umidade relativa do ar, agentes externos ao documento, são responsáveis pela DETERIOZAÇÃO

  • Pela lógica é possível responder essa questão:

     a) Prevenção. ( benefício )

     b) Deterioração. ( malefício )

     c) Conservação. ( benefício )

     d) Racionalização. ( benefício )

     e) Restauração. ( benefício )

     


ID
669784
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As atividades de conservação estabelecem a necessidade da observância de um conjunto de fatores nem sempre perceptíveis. De qualquer maneira, dentre as recomendações propostas pelo CONARQ, como parâmetro de preservação dos documentos de arquivo, estão

I. produção e acesso.
II. manuseio e transporte.
III. áreas de armazenamento.
IV. acondicionamento.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • .3. Preservação (Dicas/Comentários)
    1) A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.
    2) O ar seco e a umidade enfraquecem o papel, e esta provoca mofo.
    3) A temperatura deve ser baixa. O calor constante destrói as fibras do papel. A umidade também deve ser baixa. Tentar mantê-las estáveis sempre, sem oscilações.
    4) As mãos devem estar sempre limpas e livres de sujeira e gorduras. Sempre que possível, utilize luvas de algodão para manipular documentos, fotografias e gravuras.
    5) Tintas e grafites podem causar danos à documentação, manchando, causando riscos, perfurações ou rasgos.
    6) Não dobre o canto da folha para marcar páginas. Esta dobra, no futuro, poderá causar o rompimento do papel. Utilize marcadores de livros em papel livre de acidez.
    7) Não umedeça o dedo com a saliva para virar as folhas de um livro. Ela afeta a sua saúde e pode provocar o desenvolvimento de micro-organismos na documentação.
    8) Não use clipes e grampos metálicos. Utilize clipes plásticos ou proteja os documentos com um pequeno pedaço de papel na área de contato.
    9) Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas.
    10) Cuidado ao retirar um documento de uma estante ou caixa. Evite rasgos, danos nas capas e lombadas, segurando-o corretamente na parte mediana da encadernação.
    11) Os poluentes são os principais agentes de deterioração dos acervos, catalisando reações químicas danosas (levando à formação de ácidos; e sujam, arranham e desfiguram os materiais).
    12) Utilizar aparelhos de ar condicionado somente se puderem ficar ligados durante o dia e à noite; caso contrário, os danos são muito maiores.
    13) Fitas de vídeo devem ser rebobinadas periodicamente e mantidas na posição vertical com a bitola cheia voltada para baixo.
    14) Disquetes e outros meios eletrônicos devem ser mantidos longe de campos eletromagnéticos (computadores, aparelhos de som e TV etc.) e livres de poeira, umidade e temperaturas altas.
    Fonte: Arquivo Nacional.

  • A Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo do Conarq contempla as seguintes áreas (pag 4): Produção e Acesso, Áreas de Armazenamento, Condições Ambientais, Acondicionamento, Manuseio e Transporte, Segurança.

  • Resposta :B

     


ID
669799
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

“O processo de reprodução de documentos denominado ________________ objetiva fundamentalmente a preservação ________________ e não deve ser aplicado de forma exclusiva para ganhar espaços destinados à guarda/custódia de documentos.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • A técnica da microfilmagem é tratada pela Lei n° 5.433, de 08 de maio de 1968, e regulamentada pelo Decreto nº 1.799, de 30 de Janeiro de 1996. Essa prática surgiu como solução para a falta de espaços nos arquivos, consequência do alto volume na produção de documentos. Assim, o principal objetivo da microfilmagem é a economia ou redução do espaço a ser ocupado pelo arquivo (cerca de 98%!). Atualmente é utilizada em grande escala por bancos (que microfilmam cheques) e cartórios. Outras entidades a utilizam em pequena escala.

    Contudo a microfilmagem apresenta outras vantagens, como a facilidade na conservação dos documentos, a preservação dos originais e a manutenção do sigilo da informação. As desvantagens são o alto custo do processo e a dificuldade de comparar uma imagem microfilmada a outra.

    Considerando os outros motivos para realizar a microfilmagem, esta pode receber nomes específicos:

    Microfilmagem de segurança: realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos, ou para manter a informação em caso de danos irreparáveis ao mesmo.

    Microfilmagem de substituição: realizada com o objetivo de manter a informação após a eliminação documento. Utiliza-se em documentos de valor temporário que contenham informações relevantes. Assim os documentos podem ser eliminados e a informação mantida.

    Microfilmagem de complemento: realizada com o objetivo de manter no arquivo da instituição documentos que pertencem a outras instituições. Geralmente são documentos muito importantes para uma instituição e pertencem a outras nações. Como exemplo há documentos que mostram a história da extração de diamantes em Minas Gerais, mas que pertencem a Portugal. O mais comum é que esses documentos pertençam a países que tinham colônias em outros continentes.

    Microfilmagem de preservação: realizada com o objetivo de evitar o manuseio dos documentos originais. Geralmente é utilizada em documentos muito antigos, frágeis ou parcialmente danificados, para que sejam preservados por mais tempo. Os documentos originais são armazenados sob condições favoráveis, e os usuários têm acesso somente aos microfilmes.


ID
703792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os seguintes itens.

Em um programa de gestão de documentos, não se realizam duas funções arquivísticas: a classificação e a preservação.

Alternativas
Comentários
  • Fases da gestão documental: 
    P  ........................Produção
    U  ........................Utilização
    D .........................Destinação

    2ª fase - Utilização: "refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento da sua função administrativa. Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização, preservação e elaboração de de instrumentos de recuperação da informação(...)"

    Preservação: Conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a proteção do patrimônio documental. Deve ocorrer não só na 2ª fase mas em todo o processo de gestão documental.

    Conservação: É o levantamento, estudo e controle das causas de degradação, permitindo a adoção de medidas de prevenção. É um procedimento prático aplicado na preservação. A técnica de conservação está relacionada às atividades dos arquivos permanentes, ou seja, aqueles que já foram recolhidos e que guardam valor histórico.
  • A gestão de documentos apresenta como objetivos a racionalização do uso da massa documental (relacionado com a classificação), a manutenção da integridade dos documentos (dependente de métodos de conservação), etc.

    Bons estudos...
  • A questão é errada, pois a classificação faz parte de uma das fases arquivísiticas.

    Segue trecho de um artigo:

    Convém salientar que, em torno dos valores e do ciclo de vida dos documentos, existem as chamadas funções arquivísticas, que devem ser tratadas de modo a envolver o conjunto dos princípios, dos métodos e das operações que se aplicam à organização e ao tratamento dos arquivos. De acordo com ROUSSEAU e COUTURE (1998, p.265), existem sete funções a considerar: produção, avaliação, aquisição, conservação, classificação, descrição e difusão dos arquivos.


    http://www.cinform.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO09.HTM

  • Como já foi dito a questão está errada pois restringe as funções do programa de gestão de documentos, vejam o conceito correto em outra questão:

    Prova: CESPE - 2012 - MCT - Técnico - Tema VIIDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; 

    A respeito da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

    A gestão de documentos envolve as sete funções arquivísticas: criação, classificação, avaliação, difusão, descrição, aquisição e preservação.

    GABARITO: CERTA.

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Segundo o próprio CESPE, "a gestão de documentos envolve as 7 funções arquivísticas: criação, classificação, avaliação, difusão, descrição, aquisição e preservação ".

     

    --

     

    Gabarito: errado


ID
703891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a relevância social dos arquivos, julgue os itens que se seguem

Uma das atribuições do arquivista, também constante na Lei de Arquivos como uma das atribuições do poder público no apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico, é a orientação da avaliação e seleção de documentos com vistas a sua preservação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correto.

    É o que nos traz o art. 1 da lei 8.159:

    LEI 8159/1991
    • CAPÍTULO I
    • Disposições Gerais
    • Art. 1º É dever do Poder Público a gestão documental e a de proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à  administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.

    Espero ter ajudado.
  • Lei 6.546/78 (Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências)

    Art. 2º - São atribuições dos Arquivistas:

    I - planejamento, organização e direção de serviços de Arquivo;

    II - planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo;

    III - planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias;

    IV - planejamento, organização e direção de serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos;

    V - planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos;

    VI - orientação do planejamento da automação aplicada aos arquivos;

    VII - orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos;

    VIII - orientação da avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação;

    IX - promoção de medidas necessárias à conservação de documentos;

    X - elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos;

    XI - assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa;

    XII - desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.


ID
703903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a relevância social dos arquivos, julgue os itens que se seguem

Embora seja um processo essencialmente intelectual, não recomendado, portanto, para o tratamento físico de documentos, a preservação pode, eventualmente, ocupar-se da prevenção de danos aos quais os documentos estejam expostos.

Alternativas
Comentários
  • Conceito de PRESERVAÇÃO, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
    É a prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico.
  • Ocupar-se da prevenção de danos aos quais os documentos estejam expostos é a essência da Preservação e não, como colocado na questão, eventualmente. Gabarito: ERRADO.

  • E

    Enrolada e papagaiada da cespe. #NãoCaioMasNessa kkk

  • Nada disso!! A preservação não é só intelectual. Ela é física também. O erro está aí.

    Acrescentando mais uma definição que pode ajudar:

    Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas:

    Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 12)


ID
703918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação aos sistemas informatizados de gestão arquivística de bdocumentos e à gestão e preservação de documentos digitais, julgueos próximos itens.

A preservação do patrimônio arquivístico digital é preocupação presente em iniciativas internacionais e nacionais no sentido de garantir a autenticidade e a integridade da informação.

Alternativas
Comentários
  • Reconhecida a instabilidade da informação arquivística digital, é necessário o estabelecimento de políticas públicas, diretrizes, programas e
    projetos específicos, legislação, metodologias, normas, padrões eprotocolos que minimizem os efeitos da fragilidade e da obsolescência de
    hardware, software e formatos e que assegurem, ao longo do tempo, a autenticidade, a integridade, o acesso contínuo e o uso pleno da informação
    a todos os segmentos da sociedade brasileira. Isto só será possível se houver uma ampla articulação entre os diversos setores comprometidos
    com a preservação do patrimônio arquivístico digital, e em cooperação com os organismos nacionais e internacionais.

    Conforme Carta da Conarq http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/gestao_documental/guarda_documentos/CARTA_UNESCO.pdf
  • CORRETO- A preservação sobre a qual versa a questão não é nos sentido físico ou de ddeteriorização das informações, mas sim da manter os princípios que possuem os documentos, entre os quais a autenticidade e Integridade.
    Os documentos Autênticos garantirão que provém de determinada instituição e a Intergridade também é fundamental pois garante que a informação está intecta, ou seja, que permanece no memso estado da forma que foi criada.

  • Um exemplo da preocupação:

    Carta para a preservação do patrimônio arquivístico digital

    http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/Carta_preservacao.pdf


ID
708409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A organização de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituições, possibilita a tomada de decisão segura e o atendimento rápido das demandas dos usuários. Considerando essa informação, julgue os próximos itens, referentes a arquivologia.

O acondicionamento — que consiste na guarda dos documentos nos locais a eles designados — e o armazenamento — que se refere à embalagem do documento com vistas a protegê-lo e a facilitar seu manuseio — são procedimentos fundamentais para a conservação e preservação dos documentos de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • A questão inverteu o conceito de acondicionamento com armazenamento, por isso está errada!
    Bons estudos
  • Errado - Neste item o examinador  inverteu os conceitos. O acondicionamento é a “embalagem” do documento (pasta, caixa, envelope, etc), e o armazenamento  é sua “guarda” (sala, estante, armário, depósito, etc).

    Bons estudos a todos!!


    http://cursos.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/8149_D.pdf
  • Há uma troca de definição na questão, onde o conceito correto de ACONDICIONAMENTO e ARMAZENAMENTO são: 

    Acondicionamento
    : é a embalagem ou guarda de documentos para sua preservação. Trata-se de colocá-lo em uma embalagem (pasta ou caixa).

    Armazenamento: é a guarda do documento propriamente dita. É a colocação do documento no arquivo, seja ele o móvel, o prédio ou parte dele, ou o depósito.
  • Quando vocês virem este tipo de questão, fiquem atentos.

    A banca gosta de pegar termos fáceis que, as vezes, parecem identicos e trocar os seus conceitos
  • Como já foi dito a questão inverteu os conceitos, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Arquivologia 

    O acondicionamento dos documentos de arquivo está relacionado às embalagens utilizadas para a guarda dos documentos, enquanto o armazenamento refere-se ao mobiliário adotado.

    GABARITO: CERTA.

  • Acho que essa questão deve ter sido a mais fácil da prova , sinceramente quando vi prova da PF achei que fosse a questão da morte já rsrsrs 

    Consitência é mais importante que a velocidade.

  • ARMAZENAGEM--->Guarda

    ACONDICIONAMENTO-->eMbalagem

    GAB. E

  • Ele inverteu os conceitos.

    Acondicionamento= embalagem para o arquivo

    Armazenagem= guarda do arquivo/  territorialidade, proveniencia, respeito aos fundos

  • Acondicionamento -> embalagem.
    Armazenamento -> mobiliário.

    ERRADA!

  • O acondicionamento consiste no envolvimento do documento em seu invólucro (pasta, envelope, caixa, etc) para protegê-lo de fatores externos que podem danificá-lo.

    O armazenamento consiste na guarda, na colocação física do documento em local que lhe foi designado (prateleira, armário, estante, sala, depósito, etc).

    Ambos são procedimentos fundamentais para a conservação de documentos, contudo o item inverteu os conceitos.

    Gabarito do professor: Errado
  • O acondicionamento consiste no envolvimento do documento em seu invólucro (pasta, envelope, caixa, etc) para protegê-lo de fatores externos que podem danificá-lo.

    O armazenamento consiste na guarda, na colocação física do documento em local que lhe foi designado (prateleira, armário, estante, sala, depósito, etc).

    Ambos são procedimentos fundamentais para a conservação de documentos, contudo o item inverteu os conceitos.

    Gabarito do professor: Errado
  • é o inverso

  • Inverteu os conceitos:

     

    Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O acondicionamento consiste no envolvimento do documento em seu invólucro (pasta, envelope, caixa, etc) para protegê-lo de fatores externos que podem danificá-lo.

    O armazenamento consiste na guarda, na colocação física do documento em local que lhe foi designado (prateleira, armário, estante, sala, depósito, etc).

    Ambos são procedimentos fundamentais para a conservação de documentos, contudo o item inverteu os conceitos.

    Gabarito do professor: Errado

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Armazenamentoguarda;
    Acondicionamentoembalagem (proteção aos documentos).

     

    Por exemplo: alguns documentos deixaram de ser consultados com frequên​cia, tendo sido, por essa razão, transferidos ao arquivo intermediário, a fim de aguardarem a sua destinação final. Neste arquivo, tais documentos foram empacotados e colocados nas estantes de aço.


    • Qual foi a forma de acondicionamento usada?
    Os pacotes, que servem para proteger o documento.
    • Qual o local de armazenamento dos documentos empacotados?
    Eles foram guardados nas estantes de aço.
     

    RENATO VALENTINI - ARQUIVOLOGIA PARA CONCURSOS - 4ª EDIÇÃO.

  • Pode parecer bobo, mas da vez que pensei nisso, nunca mais esqueci o conceito dos dois:

    Acondicionamento (ar-condicionado, vem em embalagem) = Embalar;

    Armazenar = Se um é embalar, o outro é o que sobra haha, guardar em local idôneo.

    Ademais:

    CESPE já considerou a seguinte afirmação como correta:

    "Arquivamento de documento consiste em colocar o documento classificado e ordenado em unidade de acondicionamento" (C);

    Ora, sabemos que a alternativa está, além de incompleta, falsa, porque arquivar significa Acondicionar e Armazenar; contudo CESPE considerou isso aí como correto e cabe à gente decorar :[

    Bons estudos a todos.

  • GABARITO ERRADO.

    Os conceitos estão trocados. O acondicionamento se refere à embalagem, e o armazenamento consiste na guarda dos documentos em locais designados.

    Questão comentada pela professora Daliane Silvério.


ID
721345
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A chamada síndrome do vinagre, assim denominada em razão do cheiro exalado pelos negativos fotográficos deteriorados, é típica dos filmes de

Alternativas
Comentários
  • Essa pode ser respondida com conhecimento de química de ensino médio.

    Vinho, depois de um tempo, vira vinagre. Isto é, o etanol vira um aldeído acético e depois em ácido acético (ou etanóico, tanto faz o nome desde que se refira a dois carbonos).

    Cheiro de vinagre, presença de acetato.
  • Gabarito: d.

    vinagre = ácido acético.

    Aplicado em diversos ramos da indústria como na produção de acetato de celulose (conhecido como simplesmente como acetato), etc.


  • Duas questões interessantes a se abordar aqui sobre filmes antigos. Os feitos a base de acetato sofrem reações químicas que os fazem exalar cheiro de vinagre. Enquanto os confeccionados a base de nitrato de celulose podem sofrer um processo de combustão instantânea, pois esse material é altamente inflamável.

     

    Casos interessantes e perigosos de fragilidades inerentes aos próprios suportes.


ID
730429
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sobre os procedimentos de conservação preventiva em arquivos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Opção: B

    Com relação aos procedimentos de conservação preventiva em arquivos, são removidos para armazenamento dos documentos em suporte-papel todas presilhas metálicas, fitas adesivas e clipes.
  • Resposta: (B)

    Presilhas metálicas, fitas adesivas, grampos e clipes devem ser sistematicamente removidos dos documentos em suporte-papel, pois são materiais que deterioram a parte física do suporte (ferrugem, etc).
  • Comentários dos Itens Errados:

    Item A - É só imaginar a seguinte situação: Passar aspirador elétrico em documentos impressos antigos, lembrando que estes já sofreram desgastes com o passar dos tempos.

    Item C - O que tem haver somente as pessoas alérgicas usarem luvas?

    Item D - A temperatura deve oscilar entre 20 e 22ºC. Já a umidade gira em torno de 45 a 58%. De qualquer forma, os valores citados devem estar adequados de acordo com a necessidade de cada arquivo.

    Item E - Não importa o sentido, o que realmente interessa é quanto a armazenagem do arquivo, levando em conta inúmeros fatores, por exemplo, temperatura/umidade, local inadequado.

    Bons estudos.
  • LETRA B
    a) a higienização de manuscritos e impressos, para retirada de poeira e outros resíduos sólidos, deve ser efetuada por meio de aspirador elétrico. ERRADO
    A remoção da sujidade superficial (que está solta sobre o documento) é feita através de pincéis, flanela macia, aspirador e inúmeras outras ferramentas que se adaptam à técnica, mas há documentos que, por mais que necessitem de limpeza, não podem ser manipulados durante um procedimento de higienização, porque o tratamento seria muito mais nocivo à sua integridade, que é o item mais importante a preservar, do que a eliminação da sujidade. Cada objeto deve ser avaliado individualmente para determinar se a higienização é necessária e se pode ser realizada com segurança
    .
    c) as luvas de borracha são responsáveis por manchas indeléveis nos diferentes suportes documentais, devendo ser usadas apenas por pessoas alérgicas.  ERRADO

    • As manchas ocorrem quando as partículas de poeira se umedecem, com a alta umidade relativa ou mesmo por ataque de água,e penetram rapidamente no papel. A sujeira e outras substâncias dissolvidas se depositam nas margens das áreas molhadas, provocando a formação de manchas.
    • As luvas de borracha são usadas para limpeza de material com fungos e outros agentes biológicos, além delas deve-se usar para  proteção pessoal: , máscaras, aventais, toucas e óculos de proteção (nos casos de sensibilidade alérgica).
    d) a temperatura ambiental nos depósitos de documentos de diferentes suportes deve oscilar entre 12 e 24 ° C, com umidade relativa entre 70 e 80%. ERRADO
    O mais recomendado é manter a temperatura o mais próximo possível de 20°C e a umidade relativa de 45% a 50%, evitando-se de todas as formas as oscilações de 3°C de temperatura e 10% de umidade relativa.

    e) as fileiras de estantes devem ser dispostas no sentido contrário ao da circulação de ar, de modo a impedir a proliferação de fungos nos documentos. ERRADO
    A circulação do ar ambiente representa um fator bastante importante para amenizar os efeitos da temperatura e umidade relativa elevadas. Além disso a circulação do ar inibe os agentes biológicos de deterioração de acervos que são, entre outros, os insetos (baratas, brocas, cupins), os roedores e os fungos. 
    http://www.arquivoestado.sp.gov.br
    COMO FAZER 5 - COMO FAZER CONSERVAÇÃO PREVENTIVA EM ARQUIVOS E BIBLIOTECAS
  • Gostei do Manual do Senado:
    "...retirar bailarinas de metal, grampos e clipes
    metálicos para evitar a oxidação, ligas de borracha e desdobrar os documentos que estiverem dobrados, tendo-se o cuidado para não rasgá-los; Não fazer recortes ou colagens e não usar fitas adesivas diretamente sobre os documentos."  http://www.senado.gov.br/senado/secretarias/arquivo/PDF/manual/03084.pdf
     

  • Presilhas metálicas, grampos e clipes são fáceis de se retirar do documento. Agora vai retirar uma fita adesiva de um documento sem rasgar o papel. Errei a questão por causa da "fita adesiva". Pra mim deve ser evitado o uso de fitas adesivas no papel, mas a partir do momento em que forem colocadas, não é mais aconselhavél a sua remoção, pois a sua retirada pode danificar o documento. Meu entendimento. :-)


ID
732253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as medidas adequadas para a preservação e o acesso aos documentos, julgue os itens seguintes

O controle da estabilidade de temperatura e umidade é importante para a preservação dos documentos. Variações grandes ou rápidas desses parâmetros favorecem a deterioração dos suportes.

Alternativas
Comentários
  • ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO
    •São fatores prejudiciais ao papel: •LUZ, AR SECO, UMIDADE (ideal entre 45 e 55%);
    •TEMPERATURA (ideal entre 22 e 25ºC);
    •POEIRA, GASES E PRAGAS
  • De acordo com o DBTA (dicionário brasileiro de terminologia arquivística), do Arquivo Nacional, climatização é o processo de adequar, por meio de equipamentos, a temperatura e a unidade relativa do ar a parâmetros favoráveis à preservação dos documentos. A temperatura não deve ser execessivamente alta ou baixa. Deve permanecer entre 20 e 22º; a umidade relativa do ar deve ficar entre 48 e 58%. Variações bruscas tendem a comprometer a vida útil do suporte.
     

    Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

  • É importante ressaltar que terão indicações diferentes sobre os índices ideais de temperatura e umidade a depender da fonte.
    Foi o que ocorreu com os colegas acima ao mencionar cada um um valor diferente. Um professor me informou que para concursos do Cespe/unb deve-se ter em mente que o índice de umidade deve estar entre 45 e 58%, e a temperatura mantendo-se entre 20 e 22º. Isso se justifica por eles utilizarem como referência o livro da Marilena Leite Paes,no qual consta exatamente essas variações afirmadas.
    Bons estudos!
  • Resposta: Certo
    Ao se tratar de Preservação de Documentos, a umidade deve ser baixa e a temperatura também, pois o calor constante destrói as fibras do papel. 
    Tentar mantê-las estáveis sempre, sem oscilações, é muito importante.
    Fonte: Arquivo Nacional
  • O controle da estabilidade de temperatura e umidade é importante para a preservação dos documentos. Variações grandes ou rápidas desses parâmetros favorecem a deterioração dos suportes.
    Eu marquei como errada porque imaginei que a deterioração seria dos documentos e não do suporte. Analisando os outros comentários a resposta faz um pouco mais de sentido, mas confesso que ainda não tinha visto questão abordando o assunto dessa forma.
  • Errei pelo mesmo motivo abaixo.
    Por considerar que seja deterioração dos documentos, creio que os suportes ficaram intactos, não?

    GAB Certo

  • Se meu suporte for de papelão  sem dúvidas que as  Variações grandes ou rápidas desses parâmetros favorecem a deterioração dos suportes.

  • Como a Babi e Raquel já falaram, os materiais higroscópicos se expandem e contraim-se de acordo com a ascilação da umidade e temperatura e, ao fazê-lo, aumenta o processo de deterioração. Uma grande variação também influência a preservação, por exemplo, um grande calor acelera a deterioração, esta é dobrada a cada aumento de 10°C.

  • Cada tipo de material se comporta de uma maneira quando exposto a determinadas medidas de umidade e temperatura. 

    Além de observar as medidas ideais de conservação para cada tipo de material, também devemos estar atentos a duas outras situações que podem comprometer sua integridade, que são os valores extremos (umidade e temperatura muito baixas ou muito altas) e a variação brusca desses valores (mudanças rápidas de valores).

    Então, além de manter esses elementos nos valores ideais, também é necessário evitar uma variação muito grande e muito rápida deles.

    Gabarito do professor: Certo
  • A variação de temperatura e umidade é um dos fatores que deteriora documentos e suportes.

    Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas:

    As flutuações de temperatura e umidade relativa do ar são muito mais nocivas do que os índices superiores aos considerados ideais, desde que estáveis e constantes. Todos os materiais encontrados nos acervos são higroscópicos, isto é, absorvem e liberam umidade muito facilmente e, portanto, se expandem e se contraem com as variações de temperatura e umidade relativa do ar. Essas variações dimensionais aceleram o processo de deterioração e provocam danos visíveis aos documentos, ocasionando o craquelamento de tintas, ondulações nos papéis e nos materiais de revestimento de livros, danos nas emulsões de fotos etc.

    O mais recomendado é manter a temperatura o mais próximo possível de 20°C e a umidade relativa de 45% a 50%, evitando-se de todas as formas as oscilações de 3°C de temperatura e 10% de umidade relativa.

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf (pág 15)


ID
732256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as medidas adequadas para a preservação e o acesso aos documentos, julgue os itens seguintes

A luz do Sol causa danos aos documentos, diferentemente da luz artificial, que, de modo geral, não aquece o documento

Alternativas
Comentários
  • Radiação da Luz

    O Controle da luminosidade é um elemento que contribui para a preservação dos documentos. A incidência luz natural ou artificial sobre os documentos causa danos de forma irreversível, modificando cores, escurecendo, e ressecando o papel.
  • Agente exteriores.
    Físico:
    Luminosidade: A luz natural (solar) é altamente prejudicial ao papel. A luz artificial deve ser evitada, assim como a reprodução de documentos (xerox), pois a máquina reprogrófica emite raios ultravioletas.

    Fonte: Arquivologia para Concursos, Renato Valentini, 3ª Ed., 2012
  • "A luz do dia deve ser abolida na área de armazenamento, porque não só acelera o desaparecimento das tintas, como enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com parcimônia." Marilena Leite Paes
    O Cespe/unb em outra questão afirmou que a luz artificial deverá ser usada com parcimônia. Mesmo posicionamento da Marilena Leite Paes.
    É importante mencionar a presença dessa autora nas questões elaboradas por essa banca.
    Bons estudos!
  • Para enriquecer o comentário da colega acima , segue o significado da palavra Parcimônia.

    Parcimônia
     é um conceito de frugalidade, economia ou precaução ao chegar a uma hipótese ou curso de ação. Seu significado pode ser traduzido por "menos é melhor". Trata-se de um princípio geral que tem aplicações desde a ciência até a filosofia e em todos os campos relacionados a elas.

    Ou seja, quanto a LUZ ARTIFICIAL quanto menos utilizar melhor será para preservação do documento. A LUZ SOLAR é extremamente prejudicial, portanto ambas de uma maneira ou outra não são indicadas na preservação documental.
  • A radiação luminosa é extremamente perigosa aos documentos, devendo ser evitada em qualquer caso.

    Não é permitida luz solar diretamente sobre os documentos, e mesmo as luzes artificiais somente devem ser utilizadas quando estritamente necessárias, e mesmo assim com muita moderação e filtros apropriados.

    Em resumo, qualquer iluminação sobre os documentos é prejudicial. Ainda é preferível a luz artificial à natural, pois aquela pode ser controlada.

    Gabarito do professor: Errado
  • A radiação luminosa, seja esta natural ou artificial, é fator que contribui para a deterioração do suporte documental, devendo, portanto, ser evitada, no que possível.

  • Tanto a luz do sol como a luz artificial danificam os documentos.


ID
780217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne à preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

As condições de armazenamento de documentos em papel distinguem-se das de documentos fotográficos, como o eslaide, o negativo e o papel fotográfico, dadas as diferenças de suporte, em especial as relativas às propriedades físicas dos materiais.

Alternativas
Comentários
  • eslaide = Cromo de 35 mm emol­du­rado, para projeção.

  • Documentos iconográficos: documentos cuja informação esteja em forma de imagem estática. Ex.: fotografias (que mais especificamente podem ser chamadas de documentos fotográficos), negativos, diapositivos (slides), desenhos e gravuras.


    Em fotografia, um slideeslaidediapositivo ou transparência é uma imagem estática, positiva, geralmente em cores, criada sobre uma base transparente usando meios fotoquímicos, e montado numa moldura para possibilitar sua projeção numa tela. Por analogia, o termo também é utilizado para designar outros tipos de apresentação de imagens estáticas, como aquelas desenvolvidas no Microsoft Power Point e outros programas de autoria.

    Olha que safadinho o examinador, pegou muita gente com essa aí.

    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diapositivo
                

  • As condições de armazenamento são diferentes para os diversos suportes existentes.

  • Devido à natureza peculiar de cada tipo de suporte, os documentos requerem medidas diferentes para sua preservação. Por exemplo, o papel, devido à sua natureza, requer armazenamento em temperaturas próximas a 19º C, enquanto que os materiais fotográficos citados requerem armazenamento em temperaturas mais baixas, em média entre 05 e 10º C.

    Sendo assim, sempre será necessário considerar a natureza do suporte documental para formular as politicas de preservação e conservação de documentos.

    Portanto o item está correto.
  • Recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo:

    Nas áreas de depósito, os documentos devem ser armazenados separadamente, de acordo com o seu suporte e suas especificidades, a saber:

    - documentos textuais, como manuscritos e impressos;

    - documentos encadernados;

    - documentos textuais de grande formato;

    - documentos cartográficos, como mapas e plantas arquitetônicas;

    - documentos iconográficos, como desenhos, gravuras e cartazes;

    - documentos em meio micrográfico;

    - documentos fotográficos;

    - documentos sonoros;

    - documentos cinematográficos;

    - documentos em meios magnéticos e ópticos.

    Fonte: http://antigo.conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 11)

  • CERTO


ID
791254
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Jacareacanga - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O controle do fluxo de documentos de uma instituição desde sua criação até a destinação final chama-se

Alternativas
Comentários
  • D gestão de documentos.

    PALAVRA CHAVE DA QUESTÃO:

    Da Criação até a Destinação


ID
811948
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Espécie de filme cujo arquivamento é desaconselhável por estar sujeito à combustão espontânea:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    Filme de nitrato
    - Filme cujo suporte é o nitrato de celulose, não mais utilizado por estar sujeito à combustão espontânea.

     

    Fonte: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

  • Só lembrar do filme Bastardos Inglórios hahaha


ID
834811
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Katie Müller, secretária executiva recém-contratada pela empresa K & K Advogados Associados, ciente do desafio de atuar como gestora da informação na sua organização, acaba de receber a tarefa de planejar e organizar o arquivo da empresa. Uma das grandes necessidades da sua organização é a conservação de seus documentos, uma vez que alguns processos se estendem por décadas. Katie sabe que o local ideal para a localização do arquivo precisa ser elevado, mas há outros cuidados a serem tomados, a saber:


I. Evitar local muito úmido ou ar seco, pois enfraquece o papel.

II. Variar consideravelmente a temperatura e a umidade para favorecer a conservação dos documentos.

III. Evitar poeira e gases, pois contribuem para o envelhecimento dos papéis.

IV. Combater o mofo e as pragas, pois são prejudiciais à conservação.


Estão corretas APENAS:

Alternativas
Comentários
  • Sobre o iten II que está errado, acredito que seja pela assertiva: variar consideravelmente a temperatura.


ID
840118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de preservação e conservação de documentos de arquivo,
julgue os itens subsecutivos.

As condições ambientais de armazenamento de documentos em suportes especiais, tais como o fotográfico, são as mesmas dos documentos em suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o conceito extraído da obra de Marilena Leite Paes: "Arquivos especiais são aqueles que têm sob sua gaurda documentos em diferentes tipos de suportes e que, por esta razão, merecem tratamento especial não apenas no que se refere ao seu armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle e conservação".
    Vê-se portanto que, por conta das caracterísitcas peculiares que possuem, os documentos em suportes especiais neessitam de um tratamento diferenciado quanto às condições de armazenamento, conservação, dentre outras.
  • Assertiva errada

    1.1.1.    Arquivo Especial é aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas – fotografias, discos, fitas, microfilmes, slides, disquetes, CD-ROM – e que, por esta razão, merecem tratamento especial, não apenas no que se refere ao seu armazenamento, como também, ao registro, acondicionamento, controle e conservação. 
  • Quanto a natureza podem ser especiais ou especializados: 
    Especiais são arquivos em que os documentos cuja forma física ( suporte) exija cuidado especial, diferenciado, por causa da sua preservação e manuseio. Ex: foto, filme, microfilme, negativo... 

  • Quanto às condições climáticas, as áreas de pesquisa e
    de trabalho devem receber tratamento diferenciado das
    áreas dos depósitos, as quais, por sua vez, também devem
    se diferenciar entre si, considerando-se as necessidades
    específicas de preservação para cada tipo de suporte.
    Recomenda-se um estudo prévio das condições climáticas da região, nos casos de se elaborar um projeto
    de construção ou reforma, com vistas a obter os melhores
    benefícios, com baixo custo, em favor da preservação
    dos acervos.

    Armazenar os acervos de fotografias, filmes, meios
    magnéticos e ópticos em condições climáticas especiais,
    de baixa temperatura e umidade relativa,
    obtidas por meio de equipamentos mecânicos bem
    dimensionados, sobretudo para a manutenção da
    estabilidade dessas condições, a saber:

    fotografias em preto e branco
    T 12ºC ± 1ºC e UR 35% ± 5%
    fotografias em cor
    T 5ºC ± 1ºC e UR 35% ± 5%
    filmes e registros magnéticos
    T 18ºC ± 1ºC e UR 40% ± 5%
  • NÃO ENTENDI O ERRO DA QUESTÃO. Alguém pode me explicar melhor? obrigada.
  • ERRADA

    A questão diz que as condições de armazenamento de papel fotografico é É O MESMO que dos docts em papel.

    Existem os ARQUIVOS ESPECIAIS e o ARQUIVO ESPECIALIZADO.


    ARQUIVOS ESPECIAIS:

    Requerem medidas especiais quanto ao seu armazenamento, guarda e conservação. São aqueles arquivos que guardam documentos que, se não forem conservados de maneira especial, terçao sua conservação seriamente comprometida em virtude de suas caracteristicas fisicas.

    Exemplos:

    -arquivos de fotografias;
    -arquivos de cds
    -arquivo de disquetes;
    -arquivo de microfilmes; e
    -arquivo de fitas de vídeo;

    ARQUIVO ESPECIALIZADO

    É utilizado para designar os arquivos que mantém sob sua guarda documentos de áreas especificas do conhecimento, ou seja, aqueles que não misturam assuntos diversos em seu acervo.

    Exemplos:

    -arquivos de engenharia;
    -arquivos médicos;
    -arquivos de imprensa
    -arquivos de arquitetura.


    #AVANTE
  • As condições variam de acordo com os diferentes suportes. 

  • Acredito que outras questões ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Analista Administrativo - Área 4 - Arquivologia

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Conservação; Preservação; 

    Os depósitos de arquivo devem prever locais específicos para armazenamento de cada tipo de suporte, de acordo com suas especificidades.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2013 - Polícia Federal - Escrivão da Polícia Federal

    Disciplina: Arquivologia | Assuntos: Preservação; 

    Deve ser previsto espaço para o armazenamento separado dos diversos suportes documentais nas áreas de depósito de documentos de arquivo.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa

    Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Conservação documental; 

    As condições de armazenamento de documentos em papel distinguem-se das de documentos fotográficos, como o eslaide, o negativo e o papel fotográfico, dadas as diferenças de suporte, em especial as relativas às propriedades físicas dos materiais.

    GABARITO: CERTA.


ID
840124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de preservação e conservação de documentos de arquivo,
julgue os itens subsecutivos.

Uma medida de conservação e de preservação documental consiste na elaboração de documentos identificados como de guarda permanente em papel de pH neutro.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : CORRETO

    Vide questão  Q21670 : CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judiciário - Arquivologia
    O uso do papel de pH neutro é uma das medidas mais importantes para eliminar ou diminuir as causas da deterioração sofrida pelo documento. CERTO

    Papel de pH neutro ou ligeiramente alcalino é de degradação mais difícil, logo , ao afirmar que seria uma medida de conservação e de preservação o uso de PH neutro o item está correto.
  • Gostaria que alguém me dissesse se na elaboração do documento, pode-se identificar que ele já será de guarda permanente?
  • Joedson,

    É possível, durante a fase de elaboração de um documento, saber se ele será de guarda permanente. A título de exemplo posso citar os documentos de constituição de uma empresa, os quais deverão ser permanentemente guardados (pelo menos durante o tempo em que a empresa existir). Outro exemplo é a certidão de nascimento, diplomas escolares...

  • Alianna Amaral, muito obrigado, não havia pensado nisso, valeu!

  • RESPOSTA : C


    http://phneutro.pt/Bolsas%20papel%20vs.JPG


            Bolsas de papel acid-free branco, opaco, com pH neutro, de 80grs/m2, com pH 6.6.         
            Abertas na parte superior.
            Disponíveis em vários formatos: 9x13cm, 10x15cm, 13x18cm, 18x24cm, 24x30cm,A4
            Vendidas em pacotes de 100 unidades
  • Cuidado com o Cespe minha gente... Ph neutro não é Ph 0 (zero)
  • Lembrar do PH 7. Na escala de 0 a 14, o 7 é metade. 

    um, ácido; 7 neutro; 14 alcalino.

  • O PH NAS QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA, EM REGRA, SEMPRE SERÁ NEUTRO.

  • Eita lêlê! Boa sorte galera! Que todos alcancem a vitória.!

  • Galera, cuidado: 

    PH neutro não é PH = 0 . O neutro na verdade é o "7", "0" é ácido e "14" é alcalino.

  • Questão correta, outra ajuda a responder, vejam: 

    Prova: CESPE - 2014 - Polícia Federal - Agente Administrativo Disciplina: Arquivologia 

    Produzir documentos de arquivo em papel cujo pH seja neutro é uma forma de preservá-los.

    GABARITO: CERTA.

  • observação em relação ao comentário do Junior Mello:

    ph < 7 ácido (quanto mais próximo de 0, maior a acidez)

    ph=7 neutro

    ph>7 alcalino

  •  Os documentos de guarda permanente precisam ter as melhores condições possíveis, afinal, ficarão armazenados por muitos anos.O pH mais indicado é sempre o pH neutro. E lembre-se que a escala vai de 0 a 14 e o pH neutro está exatemente no meio, que é o 7. Cuidado para não cair em pegadinhas: pH neutro é igual a 7 e não igual a zero.

  • CORRETO

    Ao elaborarmos invólucros com papel procura-se sempre utilizar papel permanente e acid free

     

    PAPEL PERMANENTE = Papel que em condições normais de utilização e acondicionamento não se altera por pelo menos 100 anos.

    Tecnicamente um papel só poderá ser considerado permanente se atender as normas internacionais de procedimentos de métodos de análises, assim como especificações mínimas. Estas normas determinam que o pH do papel deve ser de 7,5 a 10; não podendo conter mais de 1% de lignina e uma reserva alcalina mínima de 2%.



    PAPEL ACID FREE =  papel livre de ácidos, com pH neutro ou ligeiramente alcalino.

     

    Associação de Arquivistas de São Paulo = ARQ­SP


ID
840784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito dos conceitos fundamentais de arquivologia e da
preservação, conservação e restauração de documentos, julgue os
itens a seguir.

Recomenda-se acondicionar os documentos cartográficos em pastas suspensas e armazená-los em estantes de aço com pintura antioxidante.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Os documentos de valor permanente que apresentam grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas. Nenhum documento deve ser armazenado diretamente sobre o chão.

    http://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2012/10/23/gabarito-ibama-comentado/
  • Errado. Dava para imaginar que documentos cartográficos, tais como mapas, plantas de edifícios, não dá para guardar em pastas suspensas, já que o acondicionamento de documentos em pastas suspensas é uma característica dos  documentos em suporte papel na fase corrente.
  • CARAMBA! IMAGINA GUARDAR UM MAPA GRANDE EM PASTA SUSPENSA? OU O MAPA IRIA SER TODO DOBRADO OU A PASTA SUSPENSA SERIA ENORME.
  • Aos que , como eu , não sabiam o que é uma pasta suspensa
  • Pastas suspensas não, mas onde são guardados mesmo?
  • Os documentos de valor permanente que apresentam grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas. Nenhum documento deve ser armazenado diretamente sobre o chão.
  • olha a mapoteca ae;
  • A título de informação, várias mapotecas públicas utilizam o método de arquivamento vertical para mapas e plantas de grande porte, principalmente quando a frequência de consultas é intensa.

    Na Secretaria de Obras de Porto Alegre (SMOV) o arquivo utilizado deste tipo:
    http://www.labhouse.com.br/images/ARMARIO%20PARA%20ARQUIVOS.bmp
  • Muito bom as figuras nos comentários para melhor compreensão da questão! Ajudam, e muito!!

    Pena q os administradores do site tiveram a infeliz ideia de PROIBIR q postem figuras. Atualmente, não pode mais! Mais um grande retrocesso na qualidade do site!!  :/

  • Além de coibirem a postagem de figuras, oneraram demasiadamente o custo das assinaturas. 

  • Recomenda -se tubos ou mapotecas. 

  • ERRADA.

     

    DOCUMENTOS DE GRANDES FORMATOS, COMO MAPAS, PLANTAS E CARTAZES, SERÃO NECESSÁRIOS MÓVEIS ESPECIAS PARA O ACONDICIONAMENTO HORIZONTAL.

  • pastas suspensas NÃO...mapotecas 

  •  

    Dossiês, processos e volumes --> pastas suspensas ou em caixas, de acordo com suas dimensões.

     

    Mapas, plantas e cartazes --> devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas.

     

                                                 Nenhum documento deve ser armazenado diretamente sobre o chão.


    Mídias magnéticas, como fitas de vídeo, áudio e de computador --> longe de campos magnéticos que possam causar a distorção ou a perda de dados. O armazenamento será preferencialmente em mobiliário de aço tratado com pintura sintética, de efeito antiestático.

     

  • CONARQ recomenda:

    "Os documentos de valor permanente que apresentam grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, devem ser armazenados horizontalmente, em mapotecas adequadas às suas medidas, ou enrolados sobre tubos confeccionados em cartão alcalino e acondicionados em armários ou gavetas. Nenhum documento deve ser armazenado diretamente sobre o chão."

    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 14)

  • Eu não conhecia uma mapoteca. Segue o link de uma: https://images.app.goo.gl/FYhS5ubFXwVG1sdQ6


ID
842458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

Os documentos de arquivo em suporte papel não devem ser dobrados, para se evitar que eles fiquem quebradiços.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Os documentos de arquivo em suporte papel tendem, principalmente em ambientes onde não ocorra o controle de temperatura, a perder a umidade. Desta forma, o local no qual ele é dobrado torna-se uma região sensível e quebradiça que rompe-se facilmente.
  • Ein... A umidade tem mais a ver com quebradiço do que uma dobra.
  • Universo onírico! Tem ofício que mais parece um origami.

  • errei porque não vi o " não " !


ID
842668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

Para melhor conservação e preservação da documentação fotográfica, recomenda-se acondicioná-la e armazená-la nas mesmas condições que os documentos em suporte papel.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Cada suporte de documento possui suas peculiaridades. As fotografias, por exemplo, é recomendável no seu acondicionamento a utilização de caixas de estojo, que não são abrasivas e protegem os suportes da luz e poeira
    .
  • Carlos Alberto,

    Poderia nos informar sua fonte? Tenho usado o livro do Renato Valentini e não consegui encontrar essa informação nele. Sua fonte poderia ser muito útil para nós. =)
  • Sobre a caixa estojo e documentos fotográficos, eu li isso há algum tempo atrás em aulas em pdf de Mayko Gomes do Ponto dos Concursos.

    Caso queira saber mais sobre o assunto, não é difícil encontrar sobre o mesmo no google.
  • ERRADA, penso pelos diversos motivos que diferem a conservação de papel:

    Fotografia:
    - Devem receber proteção individual de boa qualidade.
    - Devem ser manuseados com luvas de algodão e arquivadas em mobiliário de aço.
    - Não forçar a separação de uma fotografia da outra.
    - Escrever o necessário no verso, com lápis macio


    FONTE: http://www.vestcon.com.br/livro/arquivologia-para-concursos-teorias-questoes-gabaritadas-1-1-1.aspx
  • Fotografia

    "Para se evitar a deterioração pela umidade e acidez, as fotografias devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de pH neutro e guardadas em pastas suspensas, com suportes de plástico."

    FONTE: Arquivo: teoria e prática - Marilena Leite Paes
  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Conservação documental; 

    As condições de armazenamento de documentos em papel distinguem-se das de documentos fotográficos, como o eslaide, o negativo e o papel fotográfico, dadas as diferenças de suporte, em especial as relativas às propriedades físicas dos materiais.

    GABARITO: CERTA.

  • errado suporte diferente técnica diferente. 

    papel - caixa de papelão  pasta suspensa

    foto= folder em ph neutro e guardada em pastas supensas com suporte de plástico

     

  • Errado, pois cada suporte documental tem sua especificidade.

    Recomendações para produção e o armazenamento de documentos de arquivo (CONARQ):

    Nas áreas de depósito, os documentos devem ser armazenados separadamente, de acordo com o seu suporte e suas especificidades, a saber:

    - documentos textuais, como manuscritos e impressos;

    - documentos encadernados;

    - documentos textuais de grande formato;

    - documentos cartográficos, como mapas e plantas arquitetônicas;

    - documentos iconográficos, como desenhos, gravuras e cartazes;

    - documentos em meio micrográfico;

    - documentos fotográficos;

    - documentos sonoros;

    - documentos cinematográficos;

    - documentos em meios magnéticos e ópticos.

    Fonte: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/recomendaes_para_a_produo.pdf (pág 11)


ID
870739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O plano de emergência é o esquema que

Alternativas
Comentários
  • Plano de Emergência
      Parte de plano de proteção civil aplicada aos arquivos, que estabelece medidas preventivas e de emergência em caso de sinistros. Também chamada plano de controle de desastre ou plano de desastre.

    FONTE: http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf
  • O plano de emergência é um esquema que estabelece medidas a serem tomadas nos arquivos em caso de sinistros, como desabamentos, terremotos, enchentes, inundações e incêndios. Apesar da importância dos arquivos, sempre irão priorizar o resgate de pessoas.

    Portanto está correta a alternativa de letra "C".

    A tabela de temporalidade determina os prazos de guarda e destinação de documentos, bem como a sua destinação.

    A disposição de móveis em um ambiente é dada pela planta, ou documento equivalente.
  • Gabarito: Letra c)

    O Plano de Emergência é um instrumento que todo arquivo para que os funcionários do arquivo tenham conhecimento sobre como proceder em casos de calamidade, perda ou mesmo danificação de documentos. 

  • Autor: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia

    O plano de emergência é um esquema que estabelece medidas a serem tomadas nos arquivos em caso de sinistros, como desabamentos, terremotos, enchentes, inundações e incêndios. Apesar da importância dos arquivos, sempre irão priorizar o resgate de pessoas.

  • Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Arquivista

    Com referência ao plano de emergência, assinale a opção correta.

     a) O plano de emergência deve contemplar um plano de restauração de documentos que estabeleça regras e prioridades para intervenção nas peças danificadas em sinistros.

     b) Todo arquivo deve ter um plano de emergência, ou seja, um documento escrito que estabeleça medidas preventivas contra riscos potenciais como insetos, roubo, vandalismo, além de ações de emergência em caso de sinistros, como incêndios e enchentes.

     c) O plano de emergência deve incluir um programa de manutenção do edifício, composto por regras para higienização dos ambientes e do acervo, visto que a sujidade afeta diretamente os documentos e estimula infestações biológicas.

     d) O esquema de comunicação de urgência faz parte do plano de emergência e determina, entre os funcionários do arquivo, quem é o responsável, na situação de sinistro, por fazer contato com o corpo de bombeiros, as famílias de funcionários vitimados e a imprensa.

     e) Parte importante do plano de emergência é o plano de salvamento de documentos, que consiste na prévia identificação das cinquenta peças documentais de maior relevância histórica, para serem prioritariamente salvas.

  • LETRA C

     

    UMA QUESTÃO PARA AJUDAR.

     

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PIProva: Técnico Ministerial - Área Administrativa

    No que tange a preservação e conservação de documentos de arquivo, julgue o próximo item.

     

    Em um plano de emergência, devem ser estabelecidos a prevenção contra riscos potenciais e os meios de salvamento de acervos documentais em situações de calamidade com fogo, água, insetos, roubo e vandalismo. CORRETA


ID
870745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na preservação de documentos arquivísticos, deve-se considerar

Alternativas
Comentários
  • Por favor, o que tem de errado na letra E?
  • Toda preservação é voltada para as políticas institucionais .

     
    a) está relacionada à classificação de documentos que são : GÊNERO(suportes) ; ESPÉCIE(aspecto formal) ; NATUREZA DO ASSUNTO(ostensivos ou ordinários e sigilosos) ;

    b) está relacionada a instrumentos de pesquisa que são : GUIA ; INVENTÁRIO ; CATÁLOGO ;REPERTÓRIO .

    c) está relacionada ao PROTOCOLO .

    d) única alternativa que tem a ver com a preservação .

    e) está relacionada a métodos de arquivamentos que são : ALFBÉTICO ; GEOGRÁFICO ; NUMÉRICO ; IDEOLÓGICO OU ASSUNTO .
  • Como assim não deve-se considerar a classificação do documento??
    Principalmente o Gênero, pois é determinando-o que é decidido como e de que forma será feita a preservação!
  • Não entendi a questão... tudo bem que tem que levar em conta as políticas de preservação, mas e a classificação do documento? Cada um requer uma preservação diferente. E as atividades que serão feitas com esse documento?
    Questão estranha!
  • Resposta: D

    Só para complementar e esclarecer:  É na etapa da classificação que os documentos serão separados em: ostensivos, sigilosos e particular e nada tem a ver com a preservação de documentos.

    CLASSIFICAÇÃO E ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS
    A classificação deve ser realizada por servidores treinados, de acordo com as seguintes operações.
    a) ESTUDO: consiste na leitura de cada documento, a fim de verificar sob que assunto deverá ser classificado e quais as referências cruzadas que lhe corresponderão. A referência cruzada é um mecanismo adotado quando o conteúdo do documento se refere a dois ou mais assuntos.
    b) CODIFICAÇÃO: consiste na atribuiçãodo código correspondente ao assuntode que trata o documento.
     
    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br
  • Complementando porque a "E" está errada:


    "método de arquivamento" diz respeito, por exemplo, ao Método Alfabético, Método Númerico, etc.... e isso nada influencia na "PRESERVAÇÃO" dos documentos.


    Preservação é outro tema totalmente diferente de Método de Arquivamento.


    Bons estudos!

  • Para uma eficiente preservação dos documentos arquivísticos, deve-se considerar as políticas institucionais voltadas para prevenção.

    Mesmo que os custo de prevenção sejam elevados (como a adoção de determinados materiais caros, ou procedimentos demorados) ele ainda é inúmeras vezes menor do que o custo de uma correção (que pode inclusive nem ser possível, dependendo do dano). Portanto observar as políticas de ações preventivas vai reduzir muito, senão evitar, os riscos e elevação dos cursos de ações corretivas.

    Portanto está correta a alternativa de letra "D".
  • Gab.: D

     

    Em 09/08/2018, às 09:42:57, você respondeu a opção D.Certa!

    Em 02/08/2018, às 10:16:53, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 26/07/2018, às 16:36:11, você respondeu a opção E. ERRADA

     

    Persistência!


ID
877216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de preservação documental, julgue os itens subsecutivos.

Os agentes extrínsecos de deterioração do papel referem-se aos produtos químicos utilizados na sua fabricação.

Alternativas
Comentários
  • O papel como matéria orgânica é vulnerável a diversos processos de degradação.
    Os fatores de DEGRADAÇÃO do papel são divididos em:
    Fatores intrínsecos: estão ligados na própria fabricação do papel. Qualidade dos elementos na constituição do papel e peculiaridade do processo de fabricação
    Fatores extrínsecos: estão ligados ao meio ambiente em que esse papel está, tais como fatores ambientais, agentes biológicos, ação do homem e circunstanciais como, incêndios, inundações e catástrofes naturais.

    Fonte: http://cdij.pgr.mpf.gov.br/sistema-pergamum/ix-encontro-nacional/18_04_2007/Curso%20%20Preservacao.pdf
  • Errado. Fatores intrínsecos: estão ligados na própria fabricação do papel. Qualidade dos elementos na constituição do papel e peculiaridade do processo de fabricação

  • Extrínsecos- externos.

  • Fazendo analogia com Adm Geral. Interdisciplinariedade, gente!

  • Somente os intrínsecos estão relacionados aos processo de produção.

    Extrínsecos ----> EXTERNOS. 

     

  • Extrínseco = fora. Grilo, por exemplo.


ID
895612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere ao acondicionamento, armazenamento e
preservação de documentos, julgue os itens que se seguem.

As ações de acondicionamento e armazenamento dos documentos visam à preservação do material e à facilitação do acesso a eles. Para os documentos em suporte papel, a recomendação técnica é acondicioná-los em sacos plásticos.

Alternativas
Comentários
  • Documentos em Suporte Papel - (maiores que o tamanho ofício)
    Para os tipos documentais que apresentarem dimensões maiores que o
    tamanho ofício, serão usadas pastas de polionda, as quais podem ser encontradas
    em vários tamanhos (A2, A3). Já as plantas, mapas, cartazes e outros documentos
    demasiadamente grandes serão acondicionados em mapotecas ou tubos de PVC ou
    papelão para plantas, lembrando sempre que os tubos de PVC, preferencialmente,
    devem ser armazenados na horizontal. As pastas de polionda e os tubos serão
    identificados com etiquetas trazendo informações que identifiquem, no mínimo, o
    nome do Setor, a classificação (Série, Subsérie, Tipo Documental) e datas-limite.

    Fonte: Manual de Gestão Arquivística
  • Errada. A indicação recomendada é local seco, com temperatura, umidade, luminosidade, fatores ambientais, físicos, químicos e humanos sempre controlados. O saco plástico não permite ao papel trocas com o ambiente que são necessárias para a sua conservação, sem mencionar a possível proliferação de microorganismos e o excesso de umidade, por exemplo.

    Fonte: http://materialdearquivologia.blogspot.com.br/

    Bons estudos!!
    Abraço.

  • Ministério da Integração 2013
    Os documentos de arquivo em suporte de papel são muito frágeis e , por isso, devem ser conservados em sacos plásticos 

    ERRADO

    - praticamente a mesma questão no mesmo ano kkkk 
  • Boa observacao karen miranda ,
    tao importante quanto as explicacoes sao as estatisticas de materias cobradas anteriormente pelas bancas.
    Bons estudos.
    Fiquem com Deus.
    Abraco.
    ps: desculpem a falta de letras, sinais e acentos. (meu teclado eh uma  . . .  ) 
  • Alguém saberia me dizer a diferença entre ARMAZENAMENTO ou ACONDICIONAMENTO? Posso estar enganado, mas o item inverteu o conceito das duas palavras...


    Oh, e agora, quem poderá me ajudar?!
  • Para conhecimento de não assinantes, o gabarito da questão é INCORRETO



    Acondicionamento: colocar o documento em uma embalagem de proteção. Exemplos: pasta, caixa, envelope...

    Armazenamento: colocar a unidade de acondicionamento em mobiliário. Exemplos: armários, gaveta, estante...
  • b) Fisicamente a documentação deverá ser armazenada em caixas- arquivo de 
    papelão, ordenadas pelo código/assunto, e dentro de cada assunto, em 
    seqüência cronológica (do mais antigo até o mais recente); 
    c) Não misturar o assunto da área-meio com o da área-fim. 
    d) As etiquetas de identificação das caixas, deverão conter os seguintes dados: 
    unidade, data-limite, série, prazo de guarda e o número da caixa, conforme 
    modelo abaixo: 

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/cprod/cprod_manual_do_usuario.pdf
  • CERTO.


    Alguns dos cuidados básicos para a preservação dos documentos é evitar o uso de sacolas plásticas, pois estas dificultam a oxigenação do papel.

  • Uma outra questão pode ajudar a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Agente Administrativo Disciplina: Arquivologia

    Os documentos de arquivo em suporte papel que permanecerão no arquivo por um longo período deverão ser acondicionados, preferencialmente, em caixas-arquivo de papelão.

    GABARITO: CERTA.

  • ERRADO.

    Utilizar caixas de papelão ao invés de caixas de plástico. Em caso de elevação da temperatura, as caixas de papelão tendem a “transpirar” mais, facilitando a perda de parte deste calor, que poderia danificar os documentos


  • mencionar também que a acidez do plástico tende a ser transferida para o papel

  • ERRADA. 

    O acondicionamento de documentos em suporte papel deve ser feito em (CEP): caixas, envelopes ou pastas.

  • ERRADO

     

    COMPLEMENTANDO:

     

     

    (Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MTE Prova: Agente Administrativo) 

     

    A maneira mais adequada de preservação, em longo prazo, de documentos de arquivo em suporte papel é o acondicionamento deles em pastas ou caixas feitas com material de pH neutro.(CERTO)

     

    --------------               ----------------

     

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: MCT Prova: Técnico)

    Os documentos de arquivo em suporte papel devem ser acondicionados em pastas suspensas ou caixas-arquivo de papelão produzido com pH neutro.(CERTO)

     

  • Nada de acondicionar papel em saco plástico. Papel deve ser acondicionado, preferencialmente, em caixas. 

  • Falou em madeira pra armazenar e em plástico para acondicionar, fique de olho. São medidas não aconselháveis do processo.

  • A acidez do plástico pode fazer com que os documentos envelheçam mais rapidamente.

    ERRADA

  • Q326973            Ano: 2013          Banca: CESPE          Órgão: MI          Prova: Assistente Técnico Administrativo

     

     

    Julgue os itens a seguir, referentes a gestão de documentos. 


    Os documentos de arquivo em suporte papel são muito frágeis e, por isso, devem ser conservados em sacos plásticos.

    Gabarito: errado

     

     

     

    *** Mais uma vez. Não se usam sacos plásticos para acondicionar os documentos em suporte papel, mas sim deve ser feito em caixas, envelopes e pastas. Os sacos plásticos elevam a temperatura da unidade de arquivamento, afetando a conservação do suporte.

    (Professor Darlan)

  • GABARITO ERRADO

    Os documentos de arquivo em suporte de papel devem ser acondicionados em pastas suspensas ou caixas-arquivo de papelão produzido com pH neutro.


ID
908596
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para assegurar a preservação dos documentos, devem ser observados na estrutura seis princípios.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Conceito de conservação:

    Além da guarda do documento, o arquivo deverá se preocupar também com a preservação dos documentos da instituição. Esta envolverá as atividades de conservação, armazenamento e restauração dos documentos.
    O principal objetivo da conservação é o de estender a vida útil dos documentos, procurando mantê-los o mais próximo possível do estado físico em que foram criados.
  • Letra D

    ESTRUTURA
    A estrutura contempla seis princípios que devem ser observados para assegurar a preservação dos documentos de arquivo, a saber:
    - Produção e acesso
    - Áreas de armazenamento
    - Condições ambientais
    - Acondicionamento
    - Manuseio e transporte
    - Segurança
     

    ARQUIVO NACIONAL (BRASIL). Conselho Nacional de
    Arquivos. Recomendações para a produção e o
    armazenamento de documentos de arquivo
     

  • PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS, TEM LIGAÇÃO DIRETA COM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.


ID
911356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito de funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.

A preservação restringe-se à restauração dos documentos deteriorados pelas condições inadequadas de armazenamento.

Alternativas
Comentários
  • Preservar é mais genérico, envolve o controle ambiental (luz, umidade, temperatura) e as operações de conservação. Agora, as principais operações de conservação são: desinfestação, limpeza, alisamento e restauração ou reparo. Logo, os métodos de restauração (banho de gelatina, tecido, silking, laminação, encapsulação) são operações de conservação.
  • Rodrigo Correa cuidado pois o Cespe distingue conservação de restauração! Olha essa questão: "O alisamento é uma das operações de restauração de documentos mais utilizadas em países tropicais." Gabarito errado! O alisamento não é uma operação de restauração e sim de conservação.

    RESTAURAÇÃO: Banho de gelatina; Silking; laminação; Laminação manual; Encapsulação.

    Fonte:Como passar em concurso CESPE 2 ediçao Edison Garcia.
  • RESTAURAÇÃO
    É um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou
    químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não
    comprometer sua integridade e seu caráter histórico.

    PRESERVAÇÃO
    É o conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que
    contribuem direta ou indiretamente para a proteção do patrimônio. Ex.: Leis, Campanhas,
    Congressos etc.
  •  A Preservação trata-se da função destinada a assegurar as atividades de acondicionamento, armazenamento, conservação e restauração de documentos.

    A Restauração é o conjunto de procedimentos específicos para a recuperação e reforma de documentos deteriorados e danificados. 


    Fonte: Questão CETRO Q332969

  • Olá gente;

    A questão está errada por dizer que a Preservação se restringe á restauração e na verdade ela engloba outras atividades:

    -Acondicionamento;

    -Armazenamento;

    -Conservação;

    -Restauração.

    Obrigada...


  • O erro da questão está em restringir a preservação à restauração de documentos. A preservação institui cuidados de natureza mais simples, que buscam evitar a degradação dos documentos. Alguns exemplos são: não dobrar o canto das páginas, não umedecer os dedos com saliva, manusear fotografias com luvas de algodão, armazenar microfilmes em cofres ou armários à prova de fogo, etc. 

  • Errada. 

    Complementando...

    Restauração: é o conjunto de métodos utilizados para estabilização ou reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.


    Felipe Petrachini

  • Preservar engloba o MiLARD !!! 

    Microfilmagem

    Limpeza

    ALISAMENTO

    Restauração

    Desinfestação!!!! 

  • ERRADA

     

    A PRESERVAÇÃO ENGLOBA AS ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E DE RESTAURAÇÃO.

  • GABARITO ERRADO

    PRESERVAÇÃO - trata-se da função destinada a assegurar as atividades de acondicionamento , armazenamento, conservação e restauração de documentos.

    RESTAURAÇÃO- conjunto de procedimentos específicos para a recuperação e reforma de documentos deteriorados e danificados.

    CONSERVAÇÃO - busca reduzir o processo de desgaste e degradação dos documentos, usando técnicas de controle do ambiente e/ou de tratamentos específicos.

  • a preservação restringe-se às medidas administrativas, políticas e operacionais que registram, normatizam e transmitem boas práticas de conservação para que os acervos permaneçam íntegros. O correto, para a questão, seria restauração.

    Resposta: errada

  • Conservação,irmãos.


ID
911422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à microfilmagem, uma das técnicas modernas a
serviço dos arquivos, julgue os itens seguintes.

Visto que a preservação é o objetivo da microfilmagem convencional, o ideal é criar três gerações de filmes: negativo original; cópia positiva, gerada a partir do negativo original; e negativo duplicado da cópia positiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    decreto 1799

    artigo 5º será obrigatório para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original.
  • Pessoal,

    Não estudo muito essa matéria, mas eu achei que o principal erro está no trecho: "Visto que a preservação é o objetivo da microfilmagem (...)." Pois bem, esse é um dos motivos, mas o motivo mesmo dessa técnica, a meu ver, é a redução de espaço físico utilizado...

    Será que viajei?

    Bons estudos!

  • A microfilmagem para preservação gera três tipos de filme: o negativo matriz que é o filme que se encontra dentro da câmara no momento da microfilmagem. Ele é duplicado uma vez para produzir a matriz de segurança e é armazenado como uma cópia permanente; a matriz de segurança ou de impressão é uma duplicação feita a partir do negativo matriz. Ela é mantida em armazenamento arquivístico e é utilizada para gerar todas as cópias seguintes; as cópias de consulta são as cópias positivas ou negativas disponíveis para pesquisa e empréstimo.

    Fonte: Monografia Tatiana Vasconcelos Nunes - 2006. PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO: DICAS NECESSÁRIAS


  • Rafael, pensei no mesmo! 

  •  

    Objetivo da microfilmagem: reduzir volume de documentos e garantir durabilidade!

    Gab. errado

  • Errado

     

    Objetivos da Microfilmagema) reduzir o seu volumeb) garantir a sua durabilidade
    Qualquer determinação para microfilmar documentos deve ser baseada nos seguintes princípios: os documentos devem apresentar valor que justifique o custo dessa operação; o processo de microfilmagem é de alto custo, devendo-se, por isso, sopesar esse custo contra o da preservação dos documentos na forma original; e os documentos a serem microfilmados devem ter características físicas que se prestem à filmagem. 

    Benefícios da Microfilmagem:
    01 - Economia de espaço - acima de 95%;
    02 - Eliminação dos arquivos convencionais;
    03 - Documento microfilmado tem o mesmo valor do documento
    original em papel;
    04 - Cópia de segurança – garantia contra sinistro;
    05 - Longevidade do Microfilme – 500 anos;
    06 - Eliminação dos documentos; (a menos que tenham valor permanente)
    07 - Amparo Legal - lei 5.433 de 08/05/1968;
    08 - Agilização na recuperação da informação, visando atender necessidades administrativas e de auditoria.

    Fonte: https://concurseiro24horas.com.br/artigo/237/cespionando-arquivologia-microfilmagem.html


ID
925831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação à preservação de documentos, julgue os itens
subsequentes.

A laminação é o processo de colocar um documento entre duas folhas de material transparente e inerte, selando-as ou prendendo-as pelas bordas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    Laminação:  a laminação é pensar no processo de plastificação de documento. Nos bons tempos em que isso era autorizado por lei (meu RG ainda é plastificado), pegamos o documento, e colocamos entre duas tiras de plástico. Utilizamos uma máquina que prensa tudo isso, ao mesmo tempo em que aquece as bordas, “prendendo o documento” no meio do plástico.
    O documento será envolvido de um lado em uma folha de papel seda e do outro lado, em um material chamado acetato de celulose. Esse sanduiche será colocado em uma prensa hidráulica sob uma temperatura de em torno de 150ºC.
    O acetato de celulose é um material, quando aquecido e prensado, vai aderir ao documento e à folha de papel seda, vedando completamente o documento.

    Acho que a questão trouxe o conceito de encapsulação.
  • Parece que a banca trouxe o entendimento da encapsulação, como o colega comentou. Encapsulação é o processo de preservação no qual o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas.

    FONTE: Arquivologia Facilitada - João Tiago Santos e Leonardo Reis
  • A laminação é o processo de colocar um documento entre duas folhas de material transparente e inerte, selando-as ou prendendo-as pelas bordas. 

    Outro erro, além do que já foi dito, é que o material não é inerte.
  • Errado. 

    Laminação: todo o documento é colado entre duas folhas de material transparente. Ex. : papel contacte. 

    Encapsulação: apenas as bordas são coladas entre duas folhas de material transparente. Ex. : plastificarão de um documento. 

  • ERRADO


    A laminação é um processo em que se envolve o documento em duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica.

  • muito bom ana, bem conciso seu comentario!!

  • laminação

    Processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.


    encapsulação

    Processo de preservação no qual o o documento é protegido entre folhas de poliéster transparente, cujas bordas são seladas


    FONTE: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf


    Imagens;

    Laminação: http://www.scielo.br/img/revistas/anaismp/v15n1/a08fig15.jpg

    Encapsulação: http://terminologiaarquivistica.blogspot.com.br/2011/04/encapsulacao.html


  • Dicionário arq:

    laminação Processo de restauração que consiste no reforço de o documentos deteriorados ou frágeis, s colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.
    encapsulação Processo de preservação no qual o o documento é protegido entre folhas de poliéster transpa- o rente, cujas bordas são seladas.
    http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
    ;)
  • Laminação

    Mecânica---> envolve o documento,nas duas faces (papel seda e aceto de celulose) usa-se uma prensa hidráulica: pressão de  7 a 8kg e temperatura de 145 155°C.

    Manual---> semelhante à mecanizada.Mas não usa pressão e calor,usa-se acetona.

    ( Focus concursos)

  • Valentini (2014) = 5.2. Métodos de restauração (resumo)
    • banho de gelatina – doc. é mergulhado em cola específica, aumentando a sua durabilidade. Ficam sujeitos ao ataque dos fungos e dos insetos;
    • tecido – usa-se pasta de amido;
    • silking – tecido mais consistente (musseline de seda), de alto custo;
    • laminação – consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura (folha de papel de seda e outra de acetato de celulose);
    • laminação manual – acetato de celulose em contato com a acetona;
    • encapsulação – películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.
    • velatura – consiste na aplicação de reforço de papel ou tecido em qualquer parte de uma folha

  • Elvis Miranda, Gran Cursos:

    Algumas técnicas de restauração: 

    1) Banho de gelatina: “Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por este pro- cesso, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor.” 

    2) Tecido: “Processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido. A durabilidade do papel é aumentada consideravelmente, mas o emprego do amido propicia o ataque de insetos e fungos, impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além de reduzir a legibilidade e a flexibilidade.”

    3) Silking: “Este método utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultra- violetas e infravermelhos são pouco prejudicados. É, no entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria-prima é de alto custo.” 

    4) Laminação: “Processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8 kg/cm e temperatura entre 145 a 155°C.

    O acetato de celulose, por ser termoplástico, adere ao documento juntamente com o papel de seda e dispensa adesivo. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Qualquer mancha resultante do uso pode ser removida com água e sabão. 

    O volume do documento é reduzido, mas o peso duplica. A aplicação, por ser mecanizada, é rápida e a matéria-prima, de fácil obtenção. A fotografia é simplificada e o material empregado na restauração não impede a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Assim, as características da laminação são as que mais se aproximam do método ideal.” 

    5) Laminação manual: “Este processo, desenvolvido na Índia, utiliza a matéria-prima básica da laminação mecanizada, embora não empregue calor nem pressão, que são substituídos pela acetona. Esta, ao entrar em contato com o acetato, transforma-o em camada semiplástica que, ao secar, adere ao documento, juntamente com o papel de seda. 

    A laminação manual, também chamada de laminação com solvente, oferece grande vantagem àqueles que não dispõem de recursos para instalar equipamentos mecanizados.” 

    6) Encapsulação: “Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.

    O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3 mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.” 


ID
947896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A legislação arquivística brasileira reconhece o exercício profissional do arquivista, com base na Lei n.º 6.546/1978. De acordo com essa lei, as atribuições desse profissional incluem

orientar as etapas de avaliação e seleção de documentos, objetivando sua preservação.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta!
    Vejam o que dispõe a Lei 6546/1978:

    Art. 2º -  São atribuições dos Arquivistas:

     VIII - orientação da avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação;
  • para acertar ssempre: arquivista manda; técnico faz/opera/trabalha