-
Certo. Ainda, ele se autoavalia.
"Nesse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Dessa forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário. Assim sendo, a avaliação fica muito mais completa, pois o funcionário é analisado em relação a todas as demandas que enfrenta dentro da empresa."
ADMINISTRAÇÃO GERAL PARA CONCURSOS. RENNÓ, Rodrigo. Pág.305.
-
O conceito de avaliação 360 graus está correto, porém dizer que a referida avaliação deverá ser a mesma para o gerente, ao meu ver está incorreto.
-
Também não entendi. Ora, o gerente avalia o subordinado e é avaliado pelos seus subordinados e pares?
O enunciado dá a entender que pelo fato do gerente preferir avaliar seus subordinados utilizando o método 360 graus, necessariamente, ele também será avaliado. Procede isso?
Se alguém puder esclarecer.
Bons estudos!
-
Olá Catrine, (GABARITO CORRETO)
Vou tentar dirimir sua dúvida, veja que a avaliação 360° é uma abordagem sistêmica ( relaciona-se com a Gestão de Desempenho), ou seja, engloba todos os stakeholders ( partes interessadas) no processo . Nesse sentido, tanto os colaboradores quanto os gerentes farão parte desse processo de avaliação de desempenho. No caso, os colaboradores serão avaliados pelo gestor e , da mesma forma, os colaboradores avaliarão o gestor. Um caso concreto seria o fato da observação, pelos colaboradores, de um gestor centralizador, pouco aberto às ideias do grupo, além de não fornecer feedback constantemente.
Espero ter ajudado.
-
Entendi, Silvia. Muito obrigada pelo esclarecimento!
Abraços e bons estudos!
-
é estranho pq eu li no meu material e nada indica que se o gerente avalia o subordinado pela técnica de
360º da mesma forma o gerente tb deve ser avaliado.
-
Esse gabarito está incorreto.
Avaliação 360° esse tipo de avaliação, o funcionário recebe uma avaliação de todas as áreas e pessoas com quem tem contato no contexto da organização. Dessa forma, os chefes, os colegas de trabalho, os clientes internos e externos, fornecedores e subordinados avaliam, cada um de sua forma, o trabalho do funcionário. Assim sendo, a avaliação fica muito mais completa, pois o funcionário é analisado em relação a todas as demandas que enfrenta dentro da empresa.
Avaliação de baixo para cima são os subordinados que avaliam o seu superior.
Rodrigo Rennó - Administração Geral para concursos.
Esse gabarito está errado. Pois mistura os dois tipos de avaliação.
-
Uma empresa pode muito bem delimitar uma avaliação de 360 para os subordinados ( no qual estes são avaliados por pares, gerentes e clientes), mas também a empresa pode delimitar um outro tipo de avaliação para o gerente (por exemplo, que apenas os sesu superiores o avaliem, portanto não sendo 360). eu colocaria errado,
-
certo
avaliacao 360= onde recebe avaliacao e todas as areas e pessoas com quem tem contato, conhecido como o efeito ' halo'
-
Bom, interpretei assim: um gerente pode utlizar o método 360 graus para avaliar seus subordinados? Sim, ele pode. Ele será avaliado pelos seus subordinados e pares, sim ele será, mas a banca não afirmou que será, obrigatoriamente, pelo método 360 graus, a banca disse apenas que ele também deverá ser avaliado, logo questão correta.
.
"Um gerente que avalia o desempenho de seus subordinados com base no modelo de avaliação 360 graus também deverá ser avaliado pelos seus subordinados e pares".
-
Ué! Mas é ele quem está avaliando, e não sendo avaliado. Neste caso, de acordo com o método 360 graus, o colaborador é quem será avaliado pelo máximo de pessoas ao redor. Não sabia que o avaliador também deverá ser avaliado quando utilizar do método. Eu, hein.
-
Na avaliação 360 um funcionario pode ser avaliado por:
chefe (gestor)
subordinados
outros funcionarios.(colegas de trabalho ou não)
stalkholers (qualquer interessado na organização inclui ate mesmo clientes)
ELE TMB PODE SE AUTO AVALIAR
ou seja na avaliação 360 a pessoa que esta sendo avaliado recebera feedback de pessoas internas e externas da organização.
A ETAPA QUALITATIVA DA AVALIÇÃO 360 GERALMENTE ENVOLVE PARES SUBORDINADOS E GESTOR. (EXISTEM EMPRESAS QUE RESTRIGEM A ETAPA QUALITATIVA AO GESTOR POIS JA HOUVE CASOS DE DESAVENÇAS E ATE MESMO BRIGAS PELO AVALIADO NÃO GOSTAR DO FEEDBACK DA OUTRA PESSOA)
A avalição 360 existe o metodo Qualitativo e Quantitativo.
NÃO CONFUNDIR COM A AVALIAÇÃO DE 180 VISTO QUE NA MESMA NÃO HÁ FEEDBACK DE STALKHOLDES EXTERNOS.
IAR
-
Ghuiara concordo com vc, gabarito infeliz da banca, NÃO NECESSARIAMENE o gerente deve ser avaliado tb pelo mesmo metodo, solicito aos colegas, bibliografia que obriga o gerente avaliador a ser avaliado pelo mesmo método, a banca é taxativa.
-
É NA AVALIAÇÃO INVERTIDA que o funcionário avalia o gerente.
Caberia recurso.
-
Ué... ele aplicar a 360 quer dizer que ele DEVERÁ ser avaliado da mesma forma? Não pode ser por outra técnica?
Se no lugar de "deverá" tivesse "poderá" faria sentido a resposta estar CERTA... mas impor que ele DEVERÁ.. só deve fazer sentido pra CESPE mesmo...
-
"devera" foi forçado.
Existe a Avalição invertida para isso.
-
Avaliação 360º: é um método de analise indicado para processos de desenvolvimento das práticas de gestão. Neste processo, uma pessoas (avaliado) se auto avalia em relação a um conjunto de competências e é simultaneamente avaliada segundo as mesmas competências por seus colaboradores diretos, colegas e superiores (avaliadores). Na avaliação 360º objetiva-se o desenvolvimento do avaliado a partir dos feedbacks recebidos de diversas fontes dentro da organização.
-
Certo.
Método 360 Graus – busca feedbacks (retornos) de todos os agentes, inclusive do próprio avaliado (autoavaliação) relacionados com a organização a respeito da atuação do avaliado. Na avaliação 360º, conhecida também como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). Ele pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos e também a avaliação que o próprio funcionário faz de si mesmo.
-
Então quer dizer que agora é tipo um "olho por olho, dente por dente".... "Quem com ferro fere, com ferro será ferido"...
"Vc me avaliou dessa maneira! Dessa maneira deverá ser obrigatoriamente avaliado!"
(quem me dera usar dessa última para avaliar o examinador do Cespe...) kkk
-
Lembra que eu falei que na avaliação 360º todo mundo avalia todo mundo? Com essa pequena observação que fiz já dá pra você tirar de letra essa questão. Os subordinados são avaliados pelo gerente, mas este também será avaliado pelos subordinados. Afinal, todas as pessoas que têm contato com o indivíduo o avaliam nesse
método. O gestor, os subordinados, os pares, os clientes externos ou internos e os fornecedores fazem parte dessa avaliação. Ah! E não podemos esquecer que até o próprio avaliado faz uma autoanálise. Portanto, item correto.
-
CERTO
Avaliação de Baixo para Cima.
Nesse caso são os subordinados que avaliam o seu superior. O Gerente é avaliado de acordo com seu estilo de liderança, seu aspecto motivacional e habilidade de comunicação.
Rodrigo Rennó
-
-
Principais avaliadores da avaliação 360 graus:
- Gestor
- Cliente
- Fornecedor
- Subordinado
- Autoavaliação
- Colegas
Fonte:Gestão de Pessoas para concursos