-
gabarito: CERTO!
eu errei. Alguem sabe mais a respeito de "constitucionalismo" se referir ao GRAU em que os direitos do empregado sao cumpridos na instituicao? Constitucionalismo = grau?
-
Também errei. Cara, tô acho que isso tem cheiro de trabalho acadêmico copiado pela banca.
:Q
-
Gabarito: CERTO
Nossa, eu acertei mas demorei uns 5 minutos raciocinando que merda é essa que esse examinador tem na cabeça?
Tudo bem, ter férias com pagamento adequado, receber valores corretos de horas extras, licenças e adicionais de periculosidade são mesmo fatores influenciadores da qualidade de vida no trabalho, mas grau de constitucionalismo é um termo um tanto quanto inventado pela banca.
Tbm reitero o espanto dos colegas.
Bons estudos!
-
A Vanessa - IPD tem razão. Encontrei o seguinte trecho: "O fator constitucionalismo, ou seja, a existência de normas e procedimentos que estabelecem claramente os direitos e os deveres dos trabalhadores, aponta para um ótimo desempenho, pois apenas 4% dos entrevistados consideraram-no ruim. O percentual elevado é um ponto altamente positivo para a instituição, pois demonstra haver um claro e permanente interesse no cumprimento das questões legais". Esse trecho foi retirado de um trabalho acadêmico chamado Qualidade de vida no trabalho em serviços públicos de saúde - um estudo de caso. Ele pode ser encontrado em: http://www.upf.br/seer/index.php/rfo/article/viewFile/1095/622.
-
Achei esse artigo que é sobre Qualidade de Vida no Trabalho e cita o Constitucionalismo no modelo de "Walton".
Segue abaixo, para acrescentar mais sobre o tema.
Abraços.
Modelos de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de Walton
Para Walton (apud CHIAVENATO, 1999), existem oito fatores que afetam a QVT, a saber:
1. Compensação justa e adequada: a justiça distributiva de compensação depende da adequação da remuneração ao trabalho que a pessoa realiza, da equidade interna (equilibro entre remuneração dentro da organização) e da eqüidade externa (equilíbrio com as remunerações do mercado de trabalho);
2. Condição de segurança e saúde no trabalho: envolvendo as dimensões jornada de trabalho e ambiente físico adequado a saúde e bem-estar da pessoa;
3. Utilização e desenvolvimento de capacidades: proporcionar oportunidades de satisfazer as necessidades de utilização de habilidades e conhecimentos do trabalhador, desenvolver sua autonomia, autocontrole e obter informações sobre o processo total do trabalho, bem como retroinformação quanto ao seu desempenho;
4. Oportunidade de crescimento contínua e segurança: no sentido de proporcionar possibilidades de carreira na organização, crescimento e desenvolvimento pessoal e segurança no emprego de forma duradoura;
5. Integração social na organização, eliminação de barreiras hierárquicas marcantes, apoio mútuo, franqueza interpessoal e ausência de preconceito;
6. Constitucionalismo: refere-se ao estabelecimento de normas e regras da organização, direita e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático dentro da organização;
7. Trabalho e espaço total de vida: o trabalho não deve absolver todo o tempo e energia de trabalhador em detrimento de sua vida familiar ou particular, de seu lazer e atividades comunitárias e
8. Relevância social da vida no trabalho: o trabalho deve ser uma atividade social que traga orgulho para as pessoas em participar de uma organização. A organização deve ter uma atuação e uma imagem perante a sociedade, responsabilidade social, responsabilidade pelos produtos e serviços oferecidos, pratica de emprego, regras bem definida de funcionamento e de administração eficiente.Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/qualidade-de-vida-no-trabalho-fator-decisivo-no-desempenho-organizacional/26723/
-
constitucionalismo:
respeito as leis e direitos trabalhista
privacidade pessoal
liberdade de expressão
normas e rotinas claras da organização
-
CONSTITUCIONALISMO: INSTITUTO "JURÍDICO" DA ORGANIZAÇÃO, OU SEJA, SERIA O REGIMENTO INTERNO POR EXEMPLO. SÃO NORMAS E PROCEDIMENTOS QUE ESTABELECEM DIREITOS E DEVERES, PRERROGATIVAS E SUJEIÇÕES. RESUMINDO, COM A APLICAÇÃO DESSAS REGRAS E PROCEDIMENTOS INTERNO É POSSÍVEL ANALISAR O GRAU DE APLICAÇÃO DOS DIREITOS DO EMPREGADO (VER SE ESTÃO SENDO CUMPRIDOS PELA ORGANIZAÇÃO).
GABARITO CERTO
-
https://www.unicead.com.br/index.php/artigos/detalhes/1594 resposta nesse link.
Ao estabelecer regras elementares de direito de proteção do trabalhador, garantir a liberdade de expressão, definir normas que afiançam o tratamento imparcial, você estará efetivando o sexto pilar da QVT: o constitucionalismo e, assim, empregando mais qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores, evitando prejuízos futuros com ações trabalhistas, além de garantir mais produtividade enquanto o trabalhador estiver a serviço de sua organização.
Preservar os direitos fundamentais e constitucionais das pessoas que trabalham com você e defender seus direitos trabalhistas além de legal, no sentido de cumprir a Lei, é também prova de inteligência empresarial e competência gestora.
GAB CERTO
-
A questão fala do modelo de Walton:
- Garantias constitucionais:
Respeito às leis e aos direitos trabalhistas;
Privacidade pessoal;
Liberdade dde expressão;
Normas e rotinas claras da organização.
-
Certo.
Formas de mensuração da qualidade de vida no trabalho:
Eda Conte Fernandes - 1996, identificou fatores e dimensões que afetam significativamente o trabalhador que devem ser levados em consideração:
1.Remuneração: essa categoria tem como finalidade medir a Qualidade de Vida no Trabalho em relação à remuneração recebida pelo trabalhar em troca da realização de seu trabalho.
2.Condições de trabalho: tem a finalidade de medir a QVT quanto à saúde e o ambiente de trabalho em que o trabalhador está inserido.
3.Uso e desenvolvimento de capacidades: usa-se para mensuraras oportunidades que o trabalhador possui para utilizar no seu cotidiano o seu conhecimento e suas aptidões profissionais.
4.Oportunidade de crescimento e segurança: utiliza-se para medir a Qualidade de Vida no Trabalho com relação às oportunidades que a organização oferece ao trabalhador para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e para sua segurança no trabalho.
5. Integração social na organização: categoria visa mensurar a QVT sobre a integração social e o grau de ausência de diferenças entre os trabalhadores.
6. Constitucionalismo: refere-se ao grau em que os direitos do empregado são cumpridos na instituição.
7. Trabalho e espaço total da vida: refere-se à Qualidade de Vida no Trabalho sobre o equilíbrio do trabalhador entre a vida pessoal e profissional, ou seja, o equilíbrio existente entre a jornada de trabalho e a convivência social e familiar.
8. Relevância social da vida no trabalho: trata-se da percepção do trabalhador sobre a responsabilidade social da organização com a comunidade e o comprometimento da organização com os seus funcionários e serviços prestados.
Fonte: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/1815/QVT%20Caroline.pdf?sequence=1
-
Gabarito Correto.
*Os principais elementos dos modelos de qualidade de vida no trabalho.
Os três principais modelos de QVT são:
--- >modelo de QVT de Nadler e Lawler
--- >modelo de QVT de Hackman e Oldhan
--- >modelo de QVT de Walton
* modelo de QVT de Walton
*Para Walton, existem oito fatores que afetam a QVT
>Compensação justa e adequada
> Condições de segurança e saúde no trabalho
> Utilização e desenvolvimento de capacidades
> Oportunidades de crescimento contínuo e segurança:
> Integração social na organização:
> Constitucionalismo:
> Trabalho e espaço total de vida:
> Relevância social da vida no trabalho:
Constitucionalismo: refere-se ao estabelecimento de normas e regras da organização, direitos e deveres do trabalhador, recursos contra decisões arbitrárias e um clima democrático dentro da organização.
-
qualidade de vida no trabalho
-
Gabarito: CERTO.
BIZU
Falou em CONSTITUCIONALISMO? Pensa na nossa CONSTITUIÇÃO FEDERAL! Ela garante diversos direitos fundamentais pra todos, tal qual o CONSTITUCIONALISMO na gestão de pessoas.
-
O constitucionalismo é um dos fatores capazes de afetar a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT, segundo o modelo de Walton. O enunciado descreve corretamente o conceito desse fator.
Gabarito: Certo