-
As mudanças devem ser: Evolucionárias, Revolucionárias e SISTEMÁTICAS (planejadas). No entanto existem mudanças orgânicas, não planejadas, que acontecem o longo do tempo.
Comentário: Wendell Léo
-
Alguém consegue explicar o gabarito dessa questão? concordo com a Vanessa, acho contestável.
-
- GESTÃO DE PESSOAS É UMA MERDA MSM.
-
Willian Oliveira,
Essa questão é bem simples. Basta se atentar para o significado da palavra "orgânica" ( PROCESSO ORGÂNICO são processos que interagem entre si como os componentes de um organismo). Ou seja, são mudanças que ocorrem naturalmente sem a intervenção de GESTORES.
-
Hodge,
Anthony e Gales (1996) apresentam três tipos de mudanças, de acordo com a
natureza do input da transformação na organização: a mudança incremental
planejada, a mudança radical e a mudança não planejada.
A mudança incremental planejada, ou mudança
sistemática gradual, ocorre com velocidade relativamente lenta, e é considerada
mais evolucionária do que revolucionária. Não afeta todos os componentes da
organização ao mesmo tempo, e os transtornos à organização são limitados.
A mudança radical diz respeito principalmente
às mudanças estratégicas que, tipicamente, requerem modificações na estrutura e
nos processos organizacionais.A
mudança não planejada é aquela que
simplesmente emerge ou acontece inadvertidamente, sem ter sido sistematicamente
organizada. Huy e Mintzberg (2003) a denominam de mudança
orgânica. Esse tipo de mudança tende a florescer informalmente e denota
uma relativa ausência de orientação gerencial. A esse respeito, Hall (1999)
cita March, ao expor que a mudança organizacional também pode ocorrer
acidentalmente, de forma não planejada. Nesse tipo de mudança,
a organização
reage aos estímulos do meio ambiente com nenhuma ou com mínima ação de
planejamento por parte de seu corpo diretivo.
http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/227383.pdf
-
Galera, de uma forma bem simples:
Às vezes, precisamos mudar sem nenhum planejamento ou até mesmo em situações que antes não imaginávamos que poderia estarmos passando... Ex: Bateram no seu carro e deu perda total nele e você não tem seguro (lascou!) você tem uma grana para fazer uma viagem. Como você não pode ficar sem o carro você usará esta verba para dar entrada no veículo.
Ou seja, uma mudança orgânica (fatores externos) fez vc mudar!
Boooooora!
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só assim mesmo para elucidar essa questão. -.-
Do capiroto!!!
Analista Federal, o problema que, a meu ver, quando a questão falou em "De modo geral.." abarcou os diversos tipos de mudanças. Sendo que, não ter total planejamento ou nenhum, totalmente incoerente. Mas é o cespe!!
-
GABARITO: CERTO
MUDANÇA ORGANIZACIONAL:
Conceitos:
Tipos (QUANTO A SUA NATUREZA)
Silva (1999)
1. PLANEJADA
Prevista e sistematizada para diminuir problemas de implantação.
2. ORGÂNICA
Acontece inadvertidamente, sem ter sido organizada. Esse tipo de
mudança tende a florescer informalmente, e denota uma
relativa ausência de orientação gerencial e nenhuma ou com
mínima ação de planejamento por parte de seu corpo diretivo.
Fonte: Prof. Leonardo Rocha - Estudos Avançados em Administração - Aula 3 - MUDANÇA ORGANIZACIONAL - Slide 11.
http://pt.slideshare.net/ravthallion/aula-06-gesto-da-mudana
-
Pensei da seguinte forma: se é orgânica a mudança, ela é natural... não tem como planejar, ela simplesmente vai acontecendo. Caso essa mudança tivesse um planejamento, não teria como chamar de orgânica.
Gabarito: Certo.
-
A mudança pode ocorrer sem o desejo do Administrador e está em toda parte: seja nas organizações, nas pessoas, nos clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia, no tempo e no clima. "A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade". (Chiavenato, 2010)
A mudança organizacional é considerada orgânica, pois os problemas organizacionais não podem ser resolvidos por partes, já que há uma interrelação muito forte entre os diversos processos, áreas e públicos das empresas. Basicamente a gestão da mudança consiste na capacidade do agente em conduzir a organização entre as mudanças. A ideia é que as mudanças são provocadas pelo ambiente, sendo umas parcialmente previsíveis e outras não.
-
Questao simples com apenas 34% de acerto? Ta "serto" entao.
-
KAKAKAKAKAKAKAKAKA
sertinho cespe.
-
GABARITO: CERTO
Segundo Silva (1999) a mudança ORGÂNICA acontece inadvertidamente, sem ter sido organizada. Esse tipo de mudança tende a florescer informalmente, e denota uma relativa ausência de orientação gerencial e nenhuma ou com mínima ação de planejamento por parte de seu corpo diretivo.
Então DE MANEIRA GERAL a mudança orgâncica "acontece inadvertidamente, sem ter sido organizada" ,ou seja, sem planejamento.
Um abraço e bons estudos!
-
Comentário do Professor Adriel Sá (TecConcursos)
O item está CERTO.
Ansoff (1990) destaca que, para a opção de escolha de cada estilo de gestão, o gestor deve considerar tanto as dimensões da magnitude dos problemas quanto o tempo necessário de resposta às mudanças. Assim, temos a:
(1) gestão coercitiva da mudança: baseia-se no uso do poder coercitivo para superar as resistências. Apesar de oferecer como vantagem uma resposta estratégica rápida, esse enfoque de gestão é considerado caro e socialmente perturbador. Assim, sugere-se que sua aplicação se dê em situações de grandes problemas estratégicos que exijam respostas rápidas.
(2) mudança adaptativa (ou orgânica): corresponde à acumulação gradativa de pequenas mudanças ao longo do tempo. Nesse caso, as resistências às mudanças serão diminuídas, porém o tempo para a implantação das mudanças será longo.
(3) administração de crises: sua aplicação decorre de alguma descontinuidade súbita no ambiente, colocando em risco a sobrevivência da organização. Nessas situações, as resistências às mudanças são substituídas pelo apoio, porém as soluções nem sempre são evidentes, exigindo da alta administração respostas rápidas e eficientes que evitem o pânico.
(4) resistência administrada (método de acordeão): constitui-se em um enfoque intermediário entre os extremos dos enfoques coercitivo e adaptativo, podendo ser aplicado em condições de urgência moderada, dentro dos limites de tempo ditados pelo ambiente.
Perceba que a mudança nesse estilo de adaptação ocorre de forma natural, ou seja, à medida que as necessidades surgem, mudanças são propostas. Daí a afirmação de que nesse estilo há pouca ou quase nenhuma ação de planejamento. Note também que nessa modalidade de gestão as respostas às mudanças são lentas.
Gabarito: CERTO.
ANSOFF, I. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
-
Perceba que a mudança nesse estilo de adaptação ocorre de forma natural, ou seja, à medida que as necessidades surgem, mudanças são propostas. Daí a afirmação de que nesse estilo há pouca ou quase nenhuma ação de planejamento. Note também que nessa modalidade de gestão as respostas às mudanças são lentas.
Gabarito: CERTO.
ANSOFF, I. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
-
Assim, o enunciado acerta ao dizer que as mudanças orgânicas não são planejadas.
Gabarito: C