SóProvas



Questões de Gestão da Mudança


ID
314812
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que

Alternativas
Comentários
  • Recursos humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa "organização". A Gestão de Recursos Humanos freqüente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (profissionais em recursos humanos) junto dos diretores da organização.

    O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a "estratégia" da organização, que reservará para implantar a estratégia através dos trabalhadores.

    Durante muito tempo ficou associada à forma coerciva como organização tratava os seus trabalhadores. Depois de algum tempo adquiriu o nome de Gestão de pessoal e só depois gestão de recursos humanos (GRH). Esta última designação foi a mais popular e melhor aceita, isto porque trouxe uma lufada de ar fresco, mais flexibilidade e, acima de tudo, começou a preocupar-se com os trabalhadores, a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano de cada organização.

    A Gestão de Pessoas é uma atividade a respeito da qual se tem a expectativa de ser executada por todos gestores de uma dada organização, contando com o apoio do seu setor de recursos humanos com a finalidade alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização. Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade ou mesmo como parte do setor de recursos humanos. De certa maneira, gestão de pessoas é um modelo de gestão das organizações em substituição aos modelos científico, clássico, e burocrático, os quais foram úteis à época em que as sociedades mais avançadas ainda estavam escoradas em um sistema econômico tipicamente industrial.

  • continuando...
    Na gestão organizacional, é chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa organização. Assim a função que o empregado ocupa deve propiciar a aquisição, o desenvolvimento e o uso das informações transformando-as em conhecimento para organização.

    Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento no concreto (profissionais em recursos humanos) ao junto dos diretores da organização.

    O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização, que reservará para implanta a estratégia através dos povos.

    Contratar o profissional ideal não é fácil. Nem sempre uma seleção realizada com todo carinho detecta o profissional que gostaríamos de ter como parceiro. Vejo um perfil adequado naquele que, não apenas veste a camisa da empresa mas sobretudo se compromete com o seu trabalho: é fiel, leal, toma decisões, possui habilidade para se relacionar com todos os outros colaboradores, antenado, visionário, dinâmico, disciplinado, livre de preconceitos.

    Enfim, é aquele que briga pela empresa em todos os sentidos - se atualiza, enfrenta a concorrência buscando a excelência. É aquele que aprende e ensina, ensina e aprende.

    Dedicação e fidelidade devem estar juntas, pelo menos, enquanto o empregado estiver atuando. Isso vale em qualquer empresa. Como confiar em alguém que repassa as estratégias (por mais inocentes que sejam) da minha empresa para o concorrente, por exemplo?

    O profissional fiel é honesto nos seus propósitos e, justamente por isso, se torna dinâmico e livre para seu ir-e-vir quando não estiver satisfeito. Vejo a fidelidade no sentido de honestidade e democracia - como um respeito mútuo. É a ética e a moral em exercício.

    Entende-se aqui que o profissional ideal varia de acordo com filosofia e com a cultura dos dirigentes e líderes de cada empresa.

    Quando a empresa não tem o hábito de adotar a uniformização nas vestes dos funcionários, é importante que pré-determine o tipo de roupa adequado para o seu ambiente de trabalho. O selecionador, com certeza, deve conhecer os costumes da empresa e pré-avisar o recém-admitido. Cada ambiente com o seu estilo sempre chamando atenção para a razão social. O problema da aparência é mais evidente na parte feminina.

    Gestão de Pessoas contempla um processo que inicia na contratação e termina na aposentadoria ou demissão. Gestão de Pessoas é um termo moderno que redefine o papel dos Recursos Humanos.

    Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3…
  • Letra B

    E tome "copy e cole"...

    Em suma, gestão de pessoas é uma evolução do conceito de recursos humanos, atividades de RH das empresas etc. As pessoas são vistas como ativos intangíveis das empresas, verdadeiros agentes modificadores e não só empregos. Certamente as atividades de RH continuam a existir (referentes a contratos, anotações na CTPS, controle de faltas etc), mas a Gestão de Pessoas engloba fatores como liderança, gestão de conflitos, cultura organizacional etc...
  • Simplificando

    ARH - ENFOQUE PROCESSUAL - funcionário visto como recurso da organização

    GESTÃO DE PESSOAS - ENFOQUE ESTRATÉGICO - funcionário visto com parceiro da organização 
  • Colega Diego Lima, é um desfavor seu colar material da Wikipédia em questões de concursos, pois o embasamento é inconfiável.
    Apenas lendo um pequeno trecho desse comentário já é possível encontrar incorreções, como esta: " Depois de algum tempo adquiriu o nome de Gestão de pessoal e só depois gestão de recursos humanos (GRH)."
    Segundo Chiavenato, é exatamente o contrário que ocorre com as classificações dos modelos de RH.
    Em suma, NÃO UTILIZE A WIKI PARA ESTUDAR PARA CONCURSO (salvo pequenos exclarecimentos).
    Fica a minha dica e opinião.
    Vamos para a próxima!
  • A principal diferença entre o modelo de gestão de recursos humanos e o de gestão de pessoas é a de que as pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.

    Gravem essa. É a principal diferença e o conceito da Moderna Gestão de Pessoas, tanto cobrada pela CESPE e FCC. 
  • Gabarito: B

     

    Esse modelo faz parte de uma evolução na gestão organizacional na qual as pessoas são vistas como parceiras, inteligentes e proativas, além de fornecedoras de conhecimento e competências.

    Assim, nossa resposta pode ser observada na alternativa B.

     

    Estratégia Concursos.

  •  a) Errado. O tema abordado pode ser dividido em 3 fases: Administração de Pessoal (1ª Fase) -> Gestão de Pessoas (2ª Fase) -> Gestão estratégica de pessoas (3ª fase). "Vantagem competitiva" está na fase Estratégica.

     c) Errado. Em Administração, TUDO começa centralizado e, à medida que se moderniza, descentraliza-se.

     d) Errado. "Análise quantitiva" e "Racionalidade" são da 1ª fase: administração de pessoal. Nessa época, as pessoas eram vistas como "recursos" mesmo, como um estoque (daí o termo quantitativo).

     e) Errado. "Estabilização de padrões" e "Sistemas homeostáticos" na mesma frase já é uma contradição por si só. Hemeostase é a capacidade de um sistema manter um equilíbrio (adaptação do ambiente interno ao externo) e estabilização de padrões, como o próprio nome diz, é estático. 


ID
337228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito dos sistemas de inovação.

Alternativas

ID
617452
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nos termos da legislação de estímulo à inovação, a(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    Da lei 10973/2004

    Art. 7º A ICT poderá obter o direito de uso ou de exploração de criação protegida.


ID
931108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os próximos itens, referentes à gestão estratégica de pessoas
nas organizações.

Um modelo de produção de mudança pioneiro da literatura foi proposto pelo psicólogo social Kurt Lewin, que postulava que o descongelamento é o estágio inicial e final do processo de mudança.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    FONTE: RIBAS E SALIM (2014)

     

    4.4 O processo de mudança, segundo Kurt Lewin
    A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.
    Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin há três etapas:
    • Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.
    • Mudança: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.
    • Recongelamento: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes. O recongelamento requer dois aspectos: o apoio (é o suporte por meio de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.

  • Um modelo de produção de mudança pioneiro da literatura foi proposto pelo psicólogo social Kurt Lewin, que postulava que o descongelamento é o estágio inicial e final do processo de mudança. - A fase final do Processo de Mudança é o Recongelamento.

    Fases da mudança organizacional

    Uma das metáforas mais utilizadas (proposta por Kurt Lewin), considera três fases: descongelamento, mudança, e recongelamento.

    ▪ O descongelamento implica a diminuição da força dos valores, atitudes ou comportamentos anteriores a partir da percepção de novas experiências ou informações que desafiam aqueles, traduzindo-se numa insatisfação com o estado atual da situação. Esta fase de descongelamento exprime, pois, a motivação para a mudança, a qual poderá estar associada a processos de ansiedade que requerem a criação de segurança psicológica como forma de reduzir a resistência para alterar a situação presente.

    ▪ Na segunda fase, mudança ou aprendizado, a organização ou o grupo muda para um novo nível, o que envolve o desenvolvimento de novos valores, atitudes, comportamentos, etc. Esta mudança é um processo sociocognitivo, afetivo e comportamental e não se verificará realmente se não existir motivação prévia das pessoas ou dos grupos para adquirir nova informação que permita ver a situação de um modo diferente.

    ▪ Finalmente, o recongelamento consiste na estabilização das mudanças efetuadas, as quais são integradas nos processos operacionais normais da organização ou do grupo, devendo ser reforçadas e objeto de nova análise segundo a dinâmica da organização. Esta estabilização é necessária para evitar retrocessos à situação anterior à mudança e a sua duração varia consoante o tipo e a especificidade da mudança realizada.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


ID
981361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de tendências em gestão de pessoas no setor público.


Assim como ocorre nas organizações privadas, a busca por inovação e criatividade na gestão de pessoas é necessidade recente das organizações públicas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Antigamente, quando as pessoas eram tratadas apenas como Recursos Humanos, as Organizações não focavam na criatividade e inovação. Quando finalmente passou para a Gestão de Pessoas, o foco passou para uma visão mais ampla do empregado, incluindo a inovação e criatividade que ele seria capaz de produzir.

    Comentário bem básico porque não sou da área. Assim que tiver um comentário mais fundamentado, eu deleto esse aqui. Serve de quebra-galho por enquanto, haha.

  • Evolução da gestão de pessoas nas empresas brasileiras:

    Antes de 1930: uma na fase pré-jurídico-trabalhista;

    • Década de 1960: foi surgindo um novo RH, com uma nova visão, com enfoque voltado mais para mudanças, produtividade e gestão de processos;

    • No ano 2000: uma fase de Gestão Estratégica

    Estratégias de RH – como diferencial competitivo:

    Hoje, a área de RH deve realizar o planejamento estratégico alinhando-se à missão, visão, valores, objetivos e estratégias organizacionais. Realizar análise externa e interna, integrar os cargos aos novos perfis e desenvolver programas de treinamento, desenvolvimento e educação com vistas à obtenção de resultados estratégicos.

    • A área deve ser vista a partir das seguintes perspectivas: foco estratégico (longo prazo), operacional (dia-a-dia) e atividades de processo – pessoa.

    As pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares.

    • Visa a desenvolver:

    • Capital humano - Talento que agrega valor.

    • Capital social: capital humano em rede, formal ou informal, gerado através das redes de relacionamentos entre os indivíduos e instituições (baseadas na confiança, cooperação e inovação, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento).

    • Gestão do conhecimento: capital intelectual – ativos intangíveis da organização – habilidades, competências e tecnologias aplicadas de forma integrada para concretizar a missão e visão.

    • Competências essenciais que atendam às demandas dos diferentes stakeholders, gerando vantagem competitiva.

    A Gestão Estratégica de RH deve proporcionar motivação que agem no médio e longo prazo, que afetam a maneira de encarar o trabalho, a partir das seguintes ações:

    1. Estimular os trabalhadores a atingir seus objetivos pessoais e profissionais;

    2. Estimular relacionamentos confiantes e colaborativos;

    3. Propiciar condições financeiras, físicas e psicológicas que permitam qualidade de vida;

    4. Propiciar motivação centrada no compromisso com as metas e objetivos estratégicos da organização e da equipe


    EM GESTÃO DE PESSOAS, NECESSIDADE RECENTE NÃO QUER DIZER QUE SEJA UM LAPSO TEMPORAL DE 2, 3 4 ANOS...........



  • Tem uma questões do CESPE que ninguém merece. Alguma coisa tem que ser feita para questões desse tipo não voltem a acontecer. Essa afirmação que a busca por inovação e criatividade é necessidade recente, é uma afirmação extremamente ambígua e sem fundamento. O termo "recente" é por si só algo totalmente subjetivo. Vou passar uma email para a ouvidoria do CESPE questionando esse tipo de questão e citarei essa questão como exemplo! O negócio é partir para cima do CESPE, bombardeando a ouvidoria deles até que algo seja mudado. O CESPE desrespeita o aluno e temos o direito e o dever de reclamar! Chega de passividade e de reclamações que são amplamente divulgadas, mas não chegam ao executor do processo! Reclamarei diretamente com o CESPE!

  • Acertei a questão, mas olha, se caísse na minha prova eu deixaria em branco. Já vi o Cespe anular questões por nada. 

    Questão sem fundamento. 



  • RECENTE? Essa palavra é extremamente subjetiva

  • Se houvesse indicação de bibliografia específica para gestão de pessoas, esses problemas iriam acabar !

  • nada a ver essa questão

  • Acredito que esta questão esta desatualizada.


  • CERTO

     

    A abordagem tradicional evita mudanças, conservando, sempre que possível, suas práticas e tradições. Por outro lado, na abordagem moderna, baseada em uma postura de mudança, observa-se uma tendência à inovação dos produtos, das políticas e das práticas da área de gestão de pessoas.

     

    Gestão de pessoas, Andreia Ribas e Cassiano Salim, pág. 43, ed. 2013


ID
1067752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão de projetos, escritório de projetos, gestão de riscos e processo de mudança, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, o processo de mudança orgânica em uma organização é realizado com nenhuma ou muito pouca ação de planejamento do seu corpo diretivo.

Alternativas
Comentários
  • As mudanças devem ser: Evolucionárias, Revolucionárias e SISTEMÁTICAS (planejadas). No entanto existem mudanças orgânicas, não planejadas, que acontecem o longo do tempo. 

    Comentário: Wendell Léo
  • Alguém consegue explicar o gabarito dessa questão? concordo com a Vanessa, acho contestável.

  • - GESTÃO DE PESSOAS É UMA MERDA MSM. 

  • Willian Oliveira,
    Essa questão é bem simples. Basta se atentar para o significado da palavra "orgânica"  ( PROCESSO ORGÂNICO são processos que interagem entre si como os componentes de um organismo). Ou seja, são mudanças que ocorrem naturalmente sem a intervenção de GESTORES.
  • Hodge, Anthony e Gales (1996) apresentam três tipos de mudanças, de acordo com a natureza do input da transformação na organização: a mudança incremental planejada, a mudança radical e a mudança não planejada.

    A mudança incremental planejada, ou mudança sistemática gradual, ocorre com velocidade relativamente lenta, e é considerada mais evolucionária do que revolucionária. Não afeta todos os componentes da organização ao mesmo tempo, e os transtornos à organização são limitados.

    A mudança radical diz respeito principalmente às mudanças estratégicas que, tipicamente, requerem modificações na estrutura e nos processos organizacionais.
    A mudança não planejada é aquela que simplesmente emerge ou acontece inadvertidamente, sem ter sido sistematicamente organizada. Huy e Mintzberg (2003) a denominam de mudança orgânica. Esse tipo de mudança tende a florescer informalmente e denota uma relativa ausência de orientação gerencial. A esse respeito, Hall (1999) cita March, ao expor que a mudança organizacional também pode ocorrer acidentalmente, de forma não planejada. Nesse tipo de mudança, a organização reage aos estímulos do meio ambiente com nenhuma ou com mínima ação de planejamento por parte de seu corpo diretivo

    http://www.martinsfontespaulista.com.br/anexos/produtos/capitulos/227383.pdf
  • Galera, de uma forma bem simples:

    Às vezes, precisamos mudar sem nenhum planejamento ou até mesmo em situações que antes não imaginávamos que poderia estarmos passando... Ex: Bateram no seu carro e deu perda total nele e você não tem seguro (lascou!) você tem uma grana para fazer uma viagem. Como você não pode ficar sem o carro você usará esta verba para dar entrada no veículo. 

    Ou seja, uma mudança orgânica (fatores externos) fez vc mudar!

    Boooooora!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Só assim mesmo para elucidar essa questão. -.-

    Do capiroto!!!

    Analista Federal, o problema que, a meu ver, quando a questão falou em "De modo geral.." abarcou os diversos tipos de mudanças. Sendo que, não ter total planejamento ou nenhum, totalmente incoerente. Mas é o cespe!!

  • GABARITO: CERTO

    MUDANÇA ORGANIZACIONAL:

    Conceitos:

    Tipos (QUANTO A SUA NATUREZA) Silva (1999)

    1. PLANEJADA Prevista e sistematizada para diminuir problemas de implantação.

    2. ORGÂNICA Acontece inadvertidamente, sem ter sido organizada. Esse tipo de mudança tende a florescer informalmente, e denota uma relativa ausência de orientação gerencial e nenhuma ou com mínima ação de planejamento por parte de seu corpo diretivo.


    Fonte: Prof. Leonardo Rocha - Estudos Avançados em Administração - Aula 3 - MUDANÇA ORGANIZACIONAL - Slide 11.

    http://pt.slideshare.net/ravthallion/aula-06-gesto-da-mudana

  • Pensei da seguinte forma: se é orgânica a mudança, ela é natural... não tem como planejar, ela simplesmente vai acontecendo. Caso essa mudança tivesse um planejamento, não teria como chamar de orgânica.

    Gabarito: Certo.

  • A mudança pode ocorrer sem o desejo do Administrador e está em toda parte: seja nas organizações, nas pessoas, nos clientes, nos produtos e serviços, na tecnologia, no tempo e no clima.  "A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade". (Chiavenato, 2010)

    mudança organizacional é considerada orgânica, pois os problemas organizacionais não podem ser resolvidos por partes, já que há uma interrelação muito forte entre os diversos processos, áreas e públicos das empresas. Basicamente a gestão da mudança consiste na capacidade do agente em conduzir a organização entre as mudanças. A ideia é que as mudanças são provocadas pelo ambiente, sendo umas parcialmente previsíveis e outras não.

  • Questao simples com apenas 34% de acerto?  Ta "serto" entao.

  • KAKAKAKAKAKAKAKAKA

    sertinho cespe.

  • GABARITO: CERTO

    Segundo Silva (1999) a mudança ORGÂNICA acontece inadvertidamente, sem ter sido organizada. Esse tipo de mudança tende a florescer informalmente, e denota uma relativa ausência de orientação gerencial e nenhuma ou com mínima ação de planejamento por parte de seu corpo diretivo.

    Então DE MANEIRA GERAL a mudança orgâncica  "acontece inadvertidamente, sem ter sido organizada" ,ou seja, sem planejamento.

     Um abraço e bons estudos!

     

  • Comentário do Professor Adriel Sá (TecConcursos)

     

    O item está CERTO.

     

    Ansoff (1990) destaca que, para a opção de escolha de cada estilo de gestão, o gestor deve considerar tanto as dimensões da magnitude dos problemas quanto o tempo necessário de resposta às mudanças. Assim, temos a:

     

    (1) gestão coercitiva da mudança: baseia-se no uso do poder coercitivo para superar as resistências. Apesar de oferecer como vantagem uma resposta estratégica rápida, esse enfoque de gestão é considerado caro e socialmente perturbador. Assim, sugere-se que sua aplicação se dê em situações de grandes problemas estratégicos que exijam respostas rápidas.

     

    (2) mudança adaptativa (ou orgânica)corresponde à acumulação gradativa de pequenas mudanças ao longo do tempo. Nesse caso, as resistências às mudanças serão diminuídas, porém o tempo para a implantação das mudanças será longo.

     

    (3) administração de crises: sua aplicação decorre de alguma descontinuidade súbita no ambiente, colocando em risco a sobrevivência da organização. Nessas situações, as resistências às mudanças são substituídas pelo apoio, porém as soluções nem sempre são evidentes, exigindo da alta administração respostas rápidas e eficientes que evitem o pânico.

     

    (4) resistência administrada (método de acordeão): constitui-se em um enfoque intermediário entre os extremos dos enfoques coercitivo e adaptativo, podendo ser aplicado em condições de urgência moderada, dentro dos limites de tempo ditados pelo ambiente.

     

    Perceba que a mudança nesse estilo de adaptação ocorre de forma natural, ou seja, à medida que as necessidades surgem, mudanças são propostas. Daí a afirmação de que nesse estilo há pouca ou quase nenhuma ação de planejamento. Note também que nessa modalidade de gestão as respostas às mudanças são lentas.

     

    Gabarito: CERTO.

     

    ANSOFF, I. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.

  • Perceba que a mudança nesse estilo de adaptação ocorre de forma natural, ou seja, à medida que as necessidades surgem, mudanças são propostas. Daí a afirmação de que nesse estilo há pouca ou quase nenhuma ação de planejamento. Note também que nessa modalidade de gestão as respostas às mudanças são lentas.

     

    Gabarito: CERTO.

     

    ANSOFF, I. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.

  • Assim, o enunciado acerta ao dizer que as mudanças orgânicas não são planejadas.

    Gabarito: C


ID
1115746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do comportamento organizacional, do gerenciamento de conflitos e da gestão da mudança, julgue os próximos itens.

O fato de uma pessoa reconhecer que seu trabalho tem variedade, identidade e significado é suficiente para que ela tenha elevado potencial motivador para a realização da função, do cargo ou da atividade.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADO.

    JUSTIFICATIVA - O elevado

    potencial motivador ocorre se a variedade, identidade e

    significado forem acompanhados de autonomia e feedback no

    trabalho. Doutrina majoritária.

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_001_01.pdf


  • Basta você ver pela própria pirâmide Maslow. Não adianta você suprir as necessidades superiores sem suprir as inferiories. Ex: o cargo dele poder ter tudo isso, mas se ganhar um salário mínimo. Não adianta nada!

  • gab. e - doutrina majoritário é o cacete CESPE.

  • A questão se refere a TEORIA DO PLANEJAMENTO DO TRABALHO onde esta aborda que a maneira como os elementos do trabalho estão organizados exerce influência sobre a motivação.

    Então, o potencial motivador ocorre com a

    1. Variedade de habilidades: trabalho que requer a utilização de diversas habilidades. Variedade alta = mecânico. Variedade baixa = operador de linha de montagem.

    2. Identidade da tarefa: que se refere a realização completa de uma peça inteira. Identidade  alta = marceneiro que projeta um armário. Identidade baixa = operário que fabrica apenas pernas de uma mesa.

    3. Significância da tarefa: grau em que o funcionário entende que o seu trabalho tem um impacto substancial sobre a vida ou trabalho dos outros. Ex: cuidar de doentes.

    4. Autonomia: trabalho que oferece liberdade ao indivíduo nos procedimentos a serem utilizados e no planejamento do trabalho.

    5. Feedback.

    Resumindo: O indivíduo obtém recompensa interna quando percebe que teve um bom desempenho em uma tarefa (Feedback) que é percebida como importante (Variedade + Identidade + Significância).

    Potencial Motivador = Variedade + Identidade + Significância/3 x Autonomia x feedback
  • A questão relaciona-se ao Modelo de dimensões básicas da tarefa, de Hackman e Oldham.

    O estudo está relacionado à QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), que relaciona os seguintes aspectos baseados nos cargos:Variedade, Identidade, Significado, AUTONOMIA e FEEDBACK. 

    Sendo assim, os três primeiros NÃO SÃO SUFICIENTES para que a pessoa tenha elevado potencial motivador para a realização da função, do cargo ou da atividade.  QUESTÃO ERRADA!
  • Qualidade de Vida no Trabalho? V.A.S.I.F. cespe (variedade, autonomia, significado, identidade, feedback). 

  • ERRADO

    "O fato de uma pessoa reconhecer que seu trabalho tem variedade, identidade e significado é suficiente para que ela tenha elevado potencial motivador para a realização da função, do cargo ou da atividade."

    CERTO

    "O fato de uma pessoa reconhecer que seu trabalho tem variedade, identidade e significado NÃO é suficiente para que ela tenha elevado potencial motivador para a realização da função, do cargo ou da atividade."

  • Esse são fatores motivacionais, que, presentesgeram satisfação ou, na falta deles, a não-satisfação. Mas os fatores higiênicos também são importantes para a motivação, pois geram não-insatisfação quando presentes (e insatisfação quando ausentes). Não basta que alguém possua bons fatores motivacionais em um ambiente que não tenha os fatores higiênicos alinhados, surgiria um mix de satisfação com insatisfação - depreendendo da literatura sobre essa teoria.

  • Olha acho que fica mais facil entender a teoria dos dois fatores de Hersberg da seguinte forma: Fatores higienicos (extrinsecos): condicoes de trabalho Quando presentes geram neutralidade Quando ausentes geram desmotivacao
  • Continuando ... Fatores morivacionais (Intrinsecos):trabalho significativo Quando presentes geram motivacao Quando ausentes geram neutralidade
  • Poderíamos completar com o feedback e autonomia.

  • Teoria das características do trabalho, Hackman e Oldham

     

    Uma abordagem diferente é a Teoria das Características dos Cargos (trabalho), ela propõe que em sua maioria o centro de controle da motivação não são os indivíduos e sim o ambiente em que o trabalho é realizado. Sendo assim, essa teoria propõe que quando é realizado um bom trabalho no planejamento dos cargos, o trabalho pode facilitar a motivação dos indivíduos, segundo ela, existem características ou atributos nos cargos que facilitam a motivação, MUCHINSKY (2004). As dimensões do cargo, tais como: o significado do trabalho, variedade de habilidades, importância da tarefa, identidade com a tarefa, autonomia e feedback são determinantes da motivação. (Andreia Ribas 2013)

     

    Questão: "O fato de uma pessoa reconhecer que seu trabalho tem variedade, identidade e significado é suficiente para que ela tenha elevado potencial motivador para a realização da função, do cargo ou da atividade. "

     

    ERRADO. Ainda assim o cargo poderá não ser importante para ela ou não ter muita autonomia ou o feedback não esta sendo como gostaria.

     

     

  • EPI = CUSTO DIRETO.

    Fonte: CESPE (Q694849)

    Formas Reaproveitáveis: CUSTO INDIRETO.


ID
1176349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de mudança e inovação em organizações, julgue os itens a seguir.

Diferentemente da mudança em organizações, que se refere a mudanças em lócus organizacional, a mudança organizacional envolve alteração de aspectos estruturais de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Segundo nos ensina o Brilhante Autor chiavenato, A mudança organizacional pode significar desde uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade. A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações.

    Fonte: Chiavenato, Gestão de Pessoas 3ª edição - Ed. Campus (2008)


  • Segundo o prof. Carlos Xavier, do Estratégia, a questão é um pouco enrolona. Fala na mudança que acontece em organizações ou seja, uma mudança que acontece dentro da organização (bem descrita pela questão como em lócus organizacional). Além disso, afirma que a mudança organizacional envolve a mudança da própria organização, mencionando um envolvimento da alteração de aspectos estruturais, o que está correto. Poderia afirmar ainda que envolve, por exemplo, as pessoas da

    organização, a cultura organizacional e os processos da organização.


    Bons estudos!

  • Não concordo com o gabarito: a mudança organizacional envolve alteração de aspectos estruturais de uma organização. (NEM SEMPRE)

  • Jogo de palavras mais estúpido da história!

     

  • Segue uma relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA:  A mudança Estrutural é o tipo mais abrangente de mudança organizacional, pois envolve uma reorganização na divisão de tarefas e nas relações de autoridade subordinação.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/da53f92e-c5

     

    Resposta: Certo. 

  • Que surraaaaa


ID
1445191
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre cultura organizacional e gestão de mudanças, analise:

I. Um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é que eles reforçam-se a si mesmos.
II. A mudança Estrutural é o tipo mais abrangente de mudança organizacional, pois envolve uma reorganização na divisão de tarefas e nas relações de autoridade subordinação.
III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança.
IV. Uma das principais dificuldades para a modificação da cultura organizacional é o retorno aos velhos padrões de comportamento das pessoas.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • o gabarito  sofreu alteração para letra D, segundo links da prova e alteração de gabarito disponíveis aqui no QC

  • Se considerarmos os níveis culturais (artefato, valores compartilhados e pressupostos básicos) creio que a mudança gerará modificações mais extremas em seu nível mais profundo, como dito nesse trabalho que eu encontrei no google:


    "Para que haja a possibilidade de gerenciamento da cultura organizacional, apreende-se que antes de pensar em uma administração deve existir a compreensão de que a cultura organizacional configura-se como um modelo de pressupostos básicos compartilhados que as pessoas utilizam para mediar os problemas, tanto interna quanto externamente, trabalhando de maneira suficiente para ser considerada adequada. Esse conhecimento adquirido pode ser ensinado aos novos componentes como uma configuração de perceber, pensar e sentir em arrolamento a esses problemas, moldando o indivíduo à organização em que trabalha.

    Nota-se que as mudanças que podem ser feitas em uma organização devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais e carecem ser alimentadas por configurações que não sejam diferentes do que se passa na organização, para que exista real ensejo e empenho com seus objetivos. Mesmo que não dependa de as ameaças causadas através da astúcia da mudança pelos membros da organização serem fantasiosas ou não, seus alvos são sempre reais e se mostram na resistência que dos membros inflige ao processo. Lança-se, ainda, a afinidade de poder com a mudança na cultura, na qual os condutores da liderança teriam o papel de tracejar e formatar as formas sociais e revelações culturais de modo a influenciar a constituição grupal de crenças e valores, causando os liderados. "


    Fonte:

    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CCQQFjAAahUKEwimiOfWnI3GAhWCl4AKHfZ6AFI&url=http%3A%2F%2Fwww.machadosobrinho.com.br%2Frevista_online%2Fpublicacao%2Fartigos%2FArtigo05REMS4.pdf&ei=QWx8VebjG4KvggT29YGQBQ&usg=AFQjCNF0BjphNCtt-dosoxQAQN6QDdXhOg&sig2=cZf3Iw3Mdfgj_THOEhdpww&bvm=bv.95515949,d.eXY

  • "III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança."

    De acordo com Schein (1989), para que a cultura organizacional seja transformada de modo efetivo, as mudanças devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais. Quando uma organização insere um novo exercício para resolver uma determinada dificuldade, essa só conseguirá obter o nível de valor, uma vez que ainda não permanece uma percepção compartilhada de sua realidade. Entretanto, para Seel (2000), a maior parte dos programas de mudança da cultura organizacional se centraliza apenas nos níveis de manifestações da cultura, cujas experiências apontam que seus produtos comumente oferecem sucesso restrito.


    As mudanças que podem ser feitas em uma organização devem acontecer a partir dos seus pressupostos fundamentais e carecem ser alimentadas por configurações que não sejam diferentes do que se passa na organização, para que exista real ensejo e empenho com seus objetivos. 


  • Por que o IV está certo ?

  • (FCC/ACE - Gestão de Pessoas/2014) O Analista de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas de Goiás acabou de ser indicado para comandar a Comissão de Mudanças na organização e sabe que para obter sucesso em suas estratégias deverá ficar atento, pois
    I. um dos motivos que dificulta a modificação de valores culturais é o de que eles reforçam a si mesmos.
    II. a mudança de uma cultura resulta em mudança nas histórias e símbolos, sem alterar os conceitos básicos das pessoas a respeito do que é ou não um comportamento adequado na organização.
    III. os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas de tal mudança.    IV. todas as empresas têm valores culturais coerentes com o
    desempenho elevado.
    Está correto o que consta em
    a)I e III, apenas. (gabarito)
    b)I, II e IV, apenas.
    c)I e IV, apenas.
    d)II e III, apenas.
    e)I, II, III e IV.

    Questão muito interpretativa. Vejamos cada um dos itens:
    I) Certo. De fato, os valores mostram o que é certo e errado, por isso terminam reforçando sua própria existência, o que dificulta sua modificação.
    II) Errado. Os comportamentos considerados adequados são modificados sim, numa mudança cultural.
    III) Certo. Note que a questão fala que os gestores podem gerenciar símbolos e dificuldades extremas para modificar a cultura. Poder, eles podem isso e muito mais!
    IV) Errado. Nem todas as empresas possuem valores coerentes com elevado desempenho.

    Fonte professor Carlos Xavier do Estratégia Concursos

    Veja q nessa questão de 2014, o item III dessa questão de 2015 foi considerado correta na questão de 2014... não sei porque o gabarito não é letra c...

  • Tipos de mudança organizacional:

     

    https://vstream.wordpress.com/2012/10/04/tipos-de-mudancas-organizacionais/

  • O item III está errado devido ao fato de que o gerenciamento de símbolos é mexer com os artefatos físicos da organização, ou seja, com sua camada mais externa, o que não realiza uma efetiva mudança na cultura organizacional.

     

    Para alterar a cultura organizacional de forma efetiva deve-se mexer com seus pressupostos básicos!

     

    Bagarito: D

  • O IV está certo porque, se você pensar bem, o processo de mudança cultural é dificultoso, pois as pessoas vão querer retornar à zona de conforto (como era no início), repudiando as mudanças. E isso várias e várias vezes até que o processo de mudança se concretize.

  • III. Os gestores podem modificar a cultura da organização com o gerenciamento de símbolos e das dificuldades extremas geradas por tal mudança. 

    Na questão Q481728  a banca considerou FALSA essa assertiva.

    Na questão Q502543 a banca considerou VERDADEIRA essa assertiva.

     

    E agora????

  • Leonora Devensi siga o entendimento mais recente. A questão que trata por verdadeira a assertiva III é de 2014, a mais recente é de 2015 e entende por falsa. Siga a explicação de OsmarNeto Correia.

  • A Leonora tem toda razão, o mais engraçado é a explicação da professora que apoia o gabarito, sendo que a mesma banca ja considerou esse item errado. Com certeza ela justificaria aquele também.

    "Diga-me o gabarito que te direi a justificativa"

  • faz pouco tempo q comecei a estudar administração geral e não achei difícil de entender, no entanto o q eu observo em algumas questões é q elas são muito subjetivas, passíveis de várias interpretações. Isso dificulta analisar a questão

     

  • Quem está por trás da questão é um ser humano. E se é um ser humano, é passivo de evolução. Ora, se o cara pensou de tal forma em uma questão de 2014, ele não necessariamente devera manter essa linha de raciocínio para sempre. Sigam o pensamento da última questão. Notem, que ela é mais sensata do que a anterior. A alma do examinador evoluiu. Isso é bom, pois ele não é um ignorante que morre seguindo uma linha de raciocínio.

  • Obs.: modifiquei essa questão de forma a retirar um item que ainda não vimos na teoria.

    Assim, analisando cada uma das afirmativas, temos:

    I – Correto. Quando possuímos um valor e a partir dele baseamos nossas ações na solução de um problema, tendemos a reafirmá-los e reforçá-los, pois a partir deles resolvemos a demanda. Então, quanto mais os usamos, mais tendemos a querer usá-los, dificultando uma modificação cultural.

    II – Errado. Os símbolos fazem parte da camada mais externa da cultura organizacional, a saber seus artefatos visíveis. Assim, quando modificamos apenas algo superficial da cultura, como organização do móveis, normas, vestimentas, etc, não se está efetivamente realizando-se uma mudança cultural, apenas em aspectos visíveis, as crenças e valores continuam os mesmos.

    III – Correto. Até por conta da explicação do item I. Quanto mais utilizamos valores e comportamentos para solucionar problemas, mais tendemos a reforçá-los e repeti-los. Assim, um mudança de comportamento nem sempre significa uma mudança cultural, pois é necessário um grande período de adaptação e reforço para que os velhos hábitos não sejam retomados. É preciso modificar pressupostos básicos, crenças e valores, o que demora e demanda muita energia.

    Gabarito: D


ID
1768225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão de mudanças, julgue o item a seguir.

A fim de se obter uma transformação mais eficaz, completa e em menor tempo, é importante que o gerenciamento da mudança minimize as resistências.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Correto.  RIBAS (2014): 

    Estímulo à inovação e à mudança

    Antigamente, os administradores só tinham de introduzir programas importantes de mudança uma ou duas vezes a cada década. Hoje, a mudança é uma atividade contínua para a maioria deles. Administrar, atualmente, poderia ser definido como longos períodos de mudanças constantes, interrompidos ocasionalmente por curtos períodos de estabilidade.

    O mundo enfrentado pelos administradores e trabalhadores é de permanente temporariedade. Todas as atividades realizadas pelos trabalhadores estão em permanente mudança e eles precisam continuamente atualizar seus conhecimentos e habilidades para atender às novas exigências do trabalho.

    As próprias organizações estão constantemente reorganizando suas divisões, desfazendo-se de negócios que não têm bom desempenho, fazendo operações de downsizing, subcontratando serviços e substituindo os funcionários permanentes por temporários.

    O estudo do comportamento organizacional pode ajudar a entender de um mundo profissional em contínua mudança, a aprender a superar as resistências à mudança e a criar uma cultura organizacional que seja voltada para ela.

  • Numa condição de resistência às mudanças, a organização deve buscar, através dos agentes de mudança (as pessoas responsáveis pelas atividades de mudança na organização), gerar debates abertos sobre as mudanças empreendidas, de modo a possibilitar aos empregados a chance de se expressar e, eventualmente, encaixar as mudanças nas preferências dos membros da organização. Geralmente estes agentes são pessoas de dentro da própria organização, para que conheçam os principais aspectos da cultura organizacional, sua estrutura, grupos informais, etc., podendo usar estes
    aspectos em prol da mudança.

     

    Prof Carlos Xavier

  • Questão certa, mas, ainda sim, na minha opinião, há um erro conceitual. Mudança "completa" não existe, uma vez que a organização está em constante mudança, ainda mais quando se envolve cultura organizacional.

  • O papel do agente de mudanças é estimular as forças que favorecem a mudança e minimizar as resistências para que ela ocorra. Ao fazer isso a mudança ocorrerá mais próximo que do que planejou e de uma forma mais rápida.

    Gabarito: CERTO


ID
1768228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão de mudanças, julgue o item a seguir.

A gestão de mudanças deve promover o equilíbrio entre o lado humano e o lado técnico, ao passo que a transição da situação atual para uma situação desejada futura deve ser definida no escopo do projeto. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    CHIAVENATO (2010):  Muitos programas de mudança organizacional simplesmente não funcionam por que se limitam a mudanças no trabalho e não na atitude e comportamento das pessoas. O primeiro passo está em mudar o comportamento individual para posteriormente

    ter condições de mudar o comportamento organizacional. E o velho problema do ovo e da galinha. Para tanto, é necessário que as pessoas visualizem claramente o que deve ser mudado e concordem com isso para depois alcançar a mudança. Daí para a frente pode-se então mudar a estrutura organizacionalque envolve as pessoas - como os sistemas de reconhecimento e recompensas, arquitetura e modelagem do trabalho, cultura organizacional, tudo em sintonia com o novo tipo de comportamento.27 A maior parte das organizações entende erroneamente que a gestão das mudanças significa fazer pequenas alterações tópicas em alguns assuntos problemáticos para consertar situações ou corrigir erros. Engano! Gestão da mudança organizacional tem um significado extremamente amplo e sistêmico. A igura abaixo dá uma idéia dos cinco níveis de gestão da mudança organizacional. O nível mais elevado - competência organizacional em mudança planejada - mostra que a gestão da mudança atua em todos os níveis organizacionais e em todas as áreas do negócio.

  • Fiquei em dúvida na parte final "deve ser definida no escopo do projeto. Alguém comenta?

  • O PROCESSO DA GESTÃO DE MUDANÇAS É algo extremante complexo e dinâmico. Envolve uma transição da situação atual para uma Situação situação desejada futura, Futura definida no escopo do projeto. Essa caminhada deve ser coordenada de forma totalmente integrada entre: Situação • Objetivos esperados Atual • Agentes de mudança • Pessoas / Público alvo • Processos de negócio/trabalho • Tecnologias • Cultura da organizaçãoDAS5313 – Avaliação de Desempenho de Sistemas UFSC/DAS Prof. Ricardo J. Rabelo 2010

    http://pt.slideshare.net/menezesmary/gestao-demudancas

     

  • CERTO  

     

    No escopo são definidas as atividades que serão ou não desenvolvidas no projeto.

    Sendo assim, o escopo serve de base para a gestão de mudanças, pois mostra exatamente o que deve ser modificado e o que permanecerá da mesma forma.

    _______________________________________________________________________________________________________________________

    "O escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. O gerenciamento do escopo do projeto está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto."

     

    - PMBOK, 5ª ED. 2013

  • A questão traz a aplicação da gestão de mudanças à gestão de projetos, em que usa-se de a
    aplicação de um processo estruturado e um conjunto de ferramentas para gerenciar o lado humano da mudança e garantindo que este acompanhe o lado técnico proposto no projeto, caminhando de um estado atual para um novo estado futuro, de maneira que os resultados esperados (e o retorno esperado sobre o investimento) sejam alcançados.


                                 
    FONTE: http://www.mundopm.com.br/download/ed42_demo03.pdf

    GABARITO: CERTO

ID
1768231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão de mudanças, julgue o item a seguir.

Para que sejam eficientes, as mudanças tidas como operacionais devem estar alinhadas à estrutura do negócio organizacional e não aos objetivos estratégicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • gab. e

    Deve haver uma ampla sinergia em todos os sentidos.

  • Para que sejam eficientes, as mudanças tidas como operacionais devem estar alinhadas TANTO à estrutura do negócio organizacional QUANTO aos objetivos estratégicos da organização.

  • ERRADO

     

    Pelo contrário, deve-se alinhar com os dois. Tanto com a estrutura organizacional do negócio quanto aos objetivos estratégicos.

  • Se não está alinhada aos objetivos estratégicos, de nada adiantará uma eventual mudança.

  • A gestão estratégica busca analisar tendências e potenciais, estabelecer objetivos e formular estratégias para posicionar uma organização em novos patamares de resultados. As metas são planejadas em três níveis, a fim de atingir a visão esperada e cumprir a missão da organização: o estratégico, que defini os objetivos organizacionais básicos, identifica as fraquezas e potencialidades da empresa e do ambiente onde está inserida; o gerencial, que reflete e orienta os gerentes e funcionários, direcionando-os sobre como alcançar os objetivos estabelecidos; operacional, que se relaciona aos procedimentos e normas para a execução das tarefas, indicando onde e quando agir. Todos os níveis devem estar perfeitamente alinhados para a consecução dos objetivos estratégicos.

    Sendo as mudanças nas condições internas das organizações, assim como no seu ambiente externo cada vez mais constantes e impactantes, implicando que a organização mude constantemente, ainda que para manter-se o seu status quo, é impossível se pensar em gestão estratégica sem considerar a promoção de mudança significativas.

    E como tudo é derivado das definições estratégicas, exigindo um alinhamento perfeito entre todos os níveis da organização para que não haja conflitos, podemos sim afirmar que as mudanças operacionais deverão seguir os objetivos estratégicos da organização.


    GABARITO: ERRADO



ID
1827583
Banca
IDECAN
Órgão
PRODEB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Mudanças sempre estiveram presentes em todos os desafios que o gestor enfrenta. No entanto, sua forma de ser vista e gerenciada foi se modificando ao longo dos anos e muitas organizações se reinventaram para se tornarem mais competitivas. Sendo assim,

“Não há progresso sem mudanças. E quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma."  

                                                                                                   (George Slaw.)

Sobre a gestão de mudanças, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901976000200003 

    Deve ficar claro que as duas maneiras de se enfocar a mudança organizacional não são mutuamente exclusivas e que não há necessidade de optar por uma delas. A questão fundamental pode ser vista como de causação circular, ou seja, indivíduos afetam estruturas, da mesma maneira que o comportamento individual ocorre necessariamente no contexto de um quadro estrutural. Mudança estrutural e mudança comportamental estão para a mudança organizacional assim como a indução e a dedução estão para o conhecimento. São complementares e nunca exclusivas. A utilização exclusiva de uma delas sempre deixará o processo incompleto e carente. E se nos for permitido formular um ideal de mudança organizacional, diríamos consistir numa estrutura perfeitamente adequada à estrutura de tarefas, com suficiente flexibilidade para comportar formulações e reformulações de estratégia ou de objetivos e onde os individuos-membros sintam-se plenamente integrados, participantes e capazes de realizar suas aspirações e expectativas no âmbito da organização. A concretização do nosso tipo ideal não permite que se dispense nem a mudança estrutural nem a mudança atitudinal e comportamental.

  • NÃO vi erro em nenhuma das alternativas!

  • Eu marquei a A por exclusão, mas tbem não vi erro....

  • Creio que compreendi o erro da assertiva A:


    a mudança estrutural com a mudança comportamental são capazes de ocasionar diferentes problemas e resistências que podem levar o processo de mudança ao fracasso.


    Todo processo de mudança organizacional exige uma mudança comportamental, desta forma, se há os dois tipos de mudança ocorrendo em conjunto, não haverá problemas no processo de mudança, mas sim um efetivo sucesso na mudança.

  • Creio que compreendi o erro da assertiva A:


    a mudança estrutural com a mudança comportamental são capazes de ocasionar diferentes problemas e resistências que podem levar o processo de mudança ao fracasso.


    Todo processo de mudança organizacional exige uma mudança comportamental, desta forma, se há os dois tipos de mudança ocorrendo em conjunto, não haverá problemas no processo de mudança, mas sim um efetivo sucesso na mudança.

  • Não basta ocorrer somente a mudança estrutural se não ocorrer também a mudança comportamental. Tem que haver o entendimento da necessidade da mudança, assim como a predisposição para que ela ocorra. Nesse sentido a mudança estrutural junto com a mudança comportamental são pilares para o sucesso do processo de mudança.


  • O erro da A é induzir que mudança gera problemas e que não deve ser feito porque levaria ao fracasso. Mudança é mudança, ocorre em toda a organização por se tratar de visão sistêmica.


ID
1868653
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo de mudança organizacional é decorrente de muitos fatores, e a maioria deles se altera constantemente. Esses fatores são denominados forças causadoras da mudança e podem ter origem tanto dentro quanto fora da organização. Assim, têm-se as Forças Internas de Mudança e as Forças Externas de Mudança.

Analise as assertivas a seguir:

I. As forças internas de mudança são compostas por: a) objetivos; b) políticas; c) atividades dos funcionários; d) tecnologias.

II. As forças internas de mudança são compostas por: a) objetivos; b) políticas; c) atividades dos funcionários; d) tecnologias; e) condições educacionais.

III. Os fatores externos de mudança são compostos por: a) fatores políticos; b) fatores culturais; c) fatores sociais; d) fatores tecnológicos; e) atividades dos funcionários; f) condições econômicas.

IV. Os fatores externos de mudança são compostos por: a) fatores políticos; b) fatores culturais; c) fatores sociais; d) fatores tecnológicos; e) condições educacionais; f) condições econômicas.

Estão corretas apenas as assertivas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D : Para responder essa questão, pode-se fazer uma analogia com a análise SWOT.

  • As condições educacionais vem de cada indivíduo presente na organização, adquiridas de acordo com suas criações em seus lares, portanto são Fatores Externos de mudança. As atividades dos funcionários são feitas conforme as necessidades dentro da organização, portanto estes são Fatores Internos de mudança.

    D

  • I. Correta:  As forças internas de mudança são compostas por: a) objetivos (organizacionais); b) políticas (organizacionais); c) atividades dos funcionários; d) tecnologias (utilizadas pelas organizações). Todas internas à organização pois podem ser alteradas pela própria organização, sob as quais a organização têm influência e controle.


    II. Errada:  As forças internas de mudança são compostas por: a) objetivos; b) políticas; c) atividades dos funcionários; d) tecnologias; e) condições educacionais (diz respeito as condições do ambiente externo e não do grau de educação do quadro de funcionários). todas as outras são internas


    III. Errada: Os fatores externos de mudança são compostos por: a) fatores políticos; b) fatores culturais; c) fatores sociais; d) fatores tecnológicos; e) atividades dos funcionários (fator interno); f) condições econômicas.


    IV. Correta: Os fatores externos de mudança são compostos por: a) fatores políticos; b) fatores culturais; c) fatores sociais; d) fatores tecnológicos; e) condições educacionais; f) condições econômicas. Todas externas à organização pois não podem ser alteradas pela própria organização, a organização sofre influência destas porém não mantém controle sobre elas e sim pode prever seus impactos e agir para que estes sejam minimizados.

  • I – Correto.

    II – Errado, pois condições educacionais são fatores exógenos (estímulos externos).

    III – Errado, já que atividades dos funcionários são fatores endógenos (estímulos internos). IV – Correto.

    Gabarito: D

  • Segundo Daft, as forças externas são aquelas relacionadas ao setor ambiental, já as internas, surgem das atividades e decisões internas, muitas vezes fruto das externas.

  • GABARITO D

    A mudança pode decorrer de fatores/estímulos internos (endógenos) ou de fatores/estímulos externos (exógenos).

    Forças Internas (Endógenas)

    Tecnologia utilizada, políticas da organização, objetivos organizacionais, métodos de trabalho, atividades dos funcionários, estrutura organizacional, recursos humanos, tecnologia utilizada pela organização, produtos, máquinas, equipamentos, etc.

     

    Forças Externas (Exógenas)

    São os fatores “ambientais”. Por exemplo: Hábitos dos clientes, concorrentes, fornecedores, preços das matérias primas, fatores políticos, fatores sociais, fatores culturais, fatores econômicos, fatores educacionais, modificações tecnológicas, legislação, agentes reguladores, etc.


ID
1915246
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com o Manual de Oslo, durante um dado período, as atividades de inovação de uma empresa podem ser de três tipos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Manual de Oslo Cap 3 - 240
    As empresas podem realizar atividades de inovação no período de análise sem que tenham efetivamente implementado uma inovação. Todas as atividades envolvidas no desenvolvimento ou na implementação de inovações, inclusive aquelas planejadas para implementação futura, são atividades de inovação (ver Seção 2). Durante um dado período, as atividades de inovação podem ser de três tipos:

    – bem-sucedida, por ter resultado na implementação de uma inovação (embora a de inovação não tenha necessariamente sido comercialmente bem-sucedida);
    – em processo, para as atividades em curso que ainda não resultaram na implementação de uma inovação;
    – abandonadas antes de serem implementadas.


ID
2054809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de equipes e gestão de mudanças.

As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.

Alternativas
Comentários
  • Certo. 4.4 O processo de mudança, segundo Kurt Lewin
    A mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.
    Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin há três etapas:
    • Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.
    • Mudança: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.
    • Recongelamento: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes. O recongelamento requer dois aspectos: o apoio (é o suporte por meio de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.
    Questão de Concurso
    (FCC/TRT 9ª Região/Analista Judiciário/Área Administrativa/2010) Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin, o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes, é denominado
    a) descongelamento.
    b) recongelamento.
    c) ação impulsora.
    d) mudança restritiva.
    e) integração.
    Gabarito: b. O recongelamento é a etapa final, em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente.

  • Errei, por conter a palavra 'manipulação'. 

  • Manipulação me confundiu .

  • Manipulação também me confundiu...

     

    Gabarito Certo.

     

    Os métodos que previnem e minimizam a resistência vou classificar como éticos e não éticos e são empiricamente conhecidos.

    Éticos

    1 - Comunicação (e Orientação);
    2 - Participação (e Envolvimento);
    3 - Facilitação (e Apoio);
    4 - Negociação ( e Acordo).

    Não Éticos

    5 - Manipulação
    6 - Cooptação
    7 - Coação implícita
    8 - Coação explícita

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/gestao-da-resistencia-a-mudanca/61172/

  • Cada tipo de resistência deve ter um comportamento adequado.

     

    Principais modos de se encarar uma resistência:


    Ø Educação e comunicação – para facilitar a compreensão dos funcionários sobre os planos de mudança e sua importância.


    Ø Participação e envolvimento – para incluir sugestões dos funcionários e aumentar seu comprometimento.


    Ø Facilitação e suporte – envolve treinamento e incentivos para que os funcionários se sintam compreendidos em suas dificuldades.


    Ø Negociação – oferta de vantagens e incentivos materiais em troca da aceitação das mudanças.


    Ø Manipulação – tentar infuenciar os funcionários através da manipulação da informação.


    Ø Coerção – Quando nada funciona, pode ser o caso de ameaçar os funcionários resistentes para que eles cumpram as ordens e implementem as mudanças.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos. Prof. Rodrigo Rennó

  • A manipulação e a cooptação seriam táticas adequadas? Sendo que são consideradas não éticas? O Cespe afirma isso mesmo?

    Não Éticos

    5 - Manipulação
    6 - Cooptação
    7 - Coação implícita
    8 - Coação explícita

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/gestao-da-resistencia-a-mudanca/61172/

  • Diego, 

     

    manipulação e a cooptação , para Robbins et al (2010), são tentativas de influenciar os funcionários de maneira disfarçada. O que não vem de encontro a sua afirmação, que seria uma prática não-ética.  

     

    Penso eu que, a coerção que mais se aproximaria da sua afirmação, pois não permite a manifestação de vontade do funcionário e o coibe a aceitar a mudança proposta independemente de sua aceitação, o que inúmeros autores consideram como a resistência de maior impacto ao processo de mudança organizacional. 

     

    Qualquer dúvida, à disposição. 

  • Diego Rocha,

    Se é ético ou não, essa não é a questão.

    A questão é que é um método utilizado pelas empresas ontem e hoje.

  • Cooptação-  COOPTAR fazer com que (alguém) se associe; aliciar, atrair.

  • A questão traz a teoria de Stephen Paul Robins que sugeriu seis técnicas que os agentes de mudança podem fazer uso para combater a resistência a essa:
    1) Educação e Comunicação: A comunicação com os funcionários é um meio que pode ser utilizado para minimizar a resistência, pois pressupõe-se que as fontes de resistência são a falta de comunicação e informação. As discussões individuais, memorandos, relatórios e apresentações em grupos são meios de comunicação que podem ser utilizados nesse processo.
    2) Participação: As pessoas tendem a resistir à Mudança quando não estão envolvidas em sua decisão, portanto é necessário que os opositores sejam inseridos no processo decisório, para que os mesmos possam contribuir de forma significativa. O envolvimento poderá reduzir a resistência e trazer melhorias na decisão final.
    3) Facilitação: Os esforços apoiadores devem ser utilizados pelos agentes de Mudança, com intuito de reduzi-la. Esses esforços podem ser: aconselhamento e terapia, treinamento e até mesmo licença remunerada, e são usados quando o indivíduo apresenta reações como, medo e ansiedade.
    4) Negociação: Esse método é utilizado quando a resistência vem de uma fonte ponderosa. Nesse caso o agente de Mudança pode oferecer recompensas que atendam às necessidades individuais dos opositores à mudança.
    5) Manipulação e Cooptação: Considerada como influência disfarçada, implica em induzir o funcionário a aceitar as mudanças, ou seja, são formas fáceis para obter apoio dos adversários à Mudança e podem levar os agentes de Mudança perca sua credibilidade caso os opositores percebam que estão sendo manipulados.
    6) Coerção: É o uso de ameaças diretas sobre os resistentes, entre os principais exemplos destaca-se: ameaça de transferência, perda de promoções, carta de recomendação e avaliações negativas de desempenho.

    GABARITO: CERTO
  • Correta. Vimos na parte teórica diferentes estratégias de enfrentamento das forças negativas à mudança, dentre elas as citadas no enunciado. Vamos revisar todas? Seleção de pessoas abertas aos processos de mudança organizacional, educação, comunicação da visão da mudaná, participação na tomada de decisão por parte dos funcionários, estabelecimento de um relacionamento de confiança entre a organização e os seus membros, apoio da alta cúpula (provisão de suporte gerencial), negociação (conversação visando a cooperação), manipulação (influenciar pessoas de forma sutil), cooptação (inserir os resistentes em posições de destaque na mudança) e coerção (ameaças e imposição).

    Gabarito: C

  • Para lidar com a resistência à mudança, os gestores devem conscientizar os envolvidos sobre a importância da mudança. Essa conscientização pode ser feita de diversas formas, inclusive, manipulando os envolvidos. No âmbito político é relativamente comum que se utilize a expressão “massa de manobra” para se referir essa hipótese de utilizar a manipulação de um conjunto de indivíduos para provocar mudanças para atender a interesses de determinados grupos. Nas organizações isso pode ser feito para atender as mudanças planejadas.

    Gabarito: CERTO

  • Oito táticas podem ajudar os agentes de mudança a lidar com as resistências:

    • Educação e comunicação
    • Participação
    • Apoio e comprometimento
    • Desenvolver relações positivas
    • Implementando mudanças de forma justa
    • Manipulação e cooptação
    • Selecionando pessoas que aceitam mudanças
    • Coerção

    Fonte: ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.


ID
2054812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo à gestão de equipes e gestão de mudanças.

As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro desta questão é afirmar que as equipes se ajustam de forma autônoma, uma vez que o significado nos leva aqueles tem autonomnia, que trabalha por conta própria ,ou seja,Independente.

  • "As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados."

    Na minha opinião, o erro da questão é o fato de que, mesmo que uma equipe se ajuste a alguma dessas características, não significa necessariamente que ela será uma equipe eficaz. 

  • Errado. Os componentes básicos para a criação de equipes eficazes podem ser resumidos em quatro categorias gerais: 1- projeto de trabalho, 2- composição da equipe; 3- recursos e outras influencias contextuais e; 4- variáveis do processo. Dessa forma, nem sempre o trabalho em equipe é o mais adequado, pois existem situações nas quais o trabalho é melhor realizado individualmente. Segundo Robbins “O trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual. Assim, os benefícios da utilização de equipes precisam superar seus custos. E nem sempre este é o caso. Antes de implantar o trabalho em equipe, você deve avaliar cuidadosamente se o trabalho requer esforço coletivo ou se beneficia com ele. Como saber se o trabalho seria melhor realizado em equipe? Sugerem-se três testes para determinar a adequação da equipe de trabalho. Primeiro, o trabalho pode ser melhor realizado por mais de uma pessoa? Um bom indicador aqui é a complexidade da tarefa e a necessidade de diferentes perspectivas. Tarefas simples, que não demandam diversidade de contribuição, podem ser melhor executadas por apenas um indivíduo. Segundo, a tarefa cria um propósito comum ou conjunto de metas para os membros da equipe maior do que a soma  de seus objetivos individuais? Por exemplo, os departamentos de serviços de muitas concessionárias de automóveis introduziram equipes que interligam o pessoal de serviço ao cliente, mecânicos, especialistas em autopeças e representantes de vendas. Essas equipes conseguem administrar melhor a responsabilidade coletiva pelo atendimento às necessidades dos clientes. O teste final para a adoção de equipes é: Os membros dos grupos são interdependentes? As equipes fazem sentido quando existe  interdependência entre as tarefas; quando o sucesso geral depende do sucesso de cada um e o sucesso de cada um depende dos demais.” Comportamento Organizacional, Stephen Robbins.

  • Esse é o tipo de questão que vale indicar para o comentário do professor.

  • Uma equipe de trabalho pode não ser eficaz para certos tipos de tarefas, esse é o erro da questão, ao meu ver.

  • Acho que o erro está em dizer que as equipes são ''eficazes'' em todos esses exemplos dados na questão.

  • o comentario da professora foi otimo,claro e objetivo.

  • GAB. ERRADO 

     

    Nem sempre a formação de uma equipe torna um trabalho eficaz, pois o trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual. Sendo assim, para serem considerados mais viáveis, os benefícios das equipes precisam superar os custos. (Ribas) 

     

    Veja que a questão fala em tarefas simples e autônomas, orientadas para resultados únicos.

    Na minha opinião o ERRO da questão está em generalizar todas as tarefas.

     

  • Gabarito: Errada

    Questão: 

    Julgue o item que se segue, relativo à gestão de equipes e gestão de mudanças.

    As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.

     

     

    Interdependência e autononia são características mais fortes nos grupos de trabalho, não nas equipes.

     

     

    Primeiro vamos ver o que é um grupo: um grupo é a simples reunião de duas ou mais pessoas que se juntam visando a realização de o um objetivo. O indivíduo usa o grupo e as relações sociais do grupo como instrumentos para satisfazer suas necessidades.

     

     

     

    Mas os grupos não têm a necessidade de se engajar num trabalho coletivo que precise de um esforço conjunto. O que existe é um compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria responsabilidade. Num grupo não existe a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral.

     

    Já em uma equipe, as pessoas se unem em um esforço coordenado. Um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos. Os esforços de cada pessoa resultam em um nível de desempenho maior do que o das entradas individuais.

    Equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. Pela interação que existe nelas, tendem a aumentar a motivação de seus componentes.

     

    Canal no youtub voltado para concursos: https://www.youtube.com/channel/UCR1gvh_qu35xzI1lMyVqxXw

  • As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.


ID
2054911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à gestão de processos de mudança organizacional.

Em um ambiente de mudança organizacional, os gerentes são transformados em agentes de mudança, tornando-se responsáveis pelo processo e diminuindo resistências.

Alternativas
Comentários
  • Para que qualquer processo de mudança possa ter sucesso, é importante que existam líderes comprometidos com a mudança. Um líder desse tipo deve incentivar a tomada de riscos por seus funcionários e estar sempre aberto a novas ideias e contribuições de seus subordinados. Ele não deve ver a mudança como uma ameaça para si ou para seu órgão, e, além de tudo, deve ser proativo. Dessa maneira, não pode esperar que algo ocorra (por exemplo, a entrada de um novo produto concorrente) para iniciar o processo de mudança.

     Adm Geral para Concursos - Rodrigo Renno

  • Agente de mudanças:

    - Indivíduo responsável pela condução dos trabalhos de mudança, podendo ser interno ou externo à organização.

  • Medo dessa mistura de terminologia que o Cespe faz. Diz gerente, mas está a falar de líder.

  • - agente de mudanças -> é um representante do executivo principal, tendo como papel moldar as ações de rotina decorrentes do novo sistema gerencial.

    GAB CERTO

  • Professor Adriel Sá (TecConcursos)

     

    O item está CERTO.

     

    Os agentes de mudança são aquelas pessoas, de dentro ou de fora de uma organização, que fornecem assistência no manejo de um esforço de mudança.

     

    Portanto, um agente de mudança é aquele profissional que influencia em decisões para inovação, numa direção considerada desejável pela organização. São externos, quando no papel de consultores, ou internos, profissionais das áreas de gestão de pessoas, gestores, equipes, lideranças organizacionais ou, ainda, pessoas que exerçam o poder na organização pela influência dos seus pares.

     

    GABARITO: CERTO.

  • Corretíssima. Conforme dissemos na teoria acima exposta, os agentes de mudança são pessoas capazes de impulsionar o processo, influenciando o grupo ao qual estão inseridos de que a mudança trará benefícios e de que é necessária, fazendo-os agir no sentido de iniciar e sustentar o processo. Tomam a implantação e o sucesso da mudança como sua responsabilidade, e “vestem a camisa” do processo. Assim, também tentam, através da sua liderança, diminuir a resistência à mudança por parte de seus liderados.

    Gabarito: C

  • Os agentes de mudança podem ser gerentes, consultores internos, consultores externos, executivos...etc. Seja qual for a posição formal do agente de mudança o seu papel será de conduzir o processo de mudança utilizando das forças impulsionadoras e reduzindo as resistências.

    Gabarito: CERTO


ID
2280487
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação às fases do processo de mudança adotado pelo Desenvolvimento Organizacional e baseado no modelo de Kurt Lewin, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As três fases sao: 

     

    1. Descongelamento 

    2. Mudança 

    3. Recongelamento 

  • GAB: B

     

    Na mudança organizacional, conforme o modelo de Kurt Lewin, há três etapas:

    1. Descongelamento: significa a fase inicial da mudança, na qual as velhas práticas e ideias são abandonadas e desaprendidas. É a percepção da necessidade de mudança; redução da força de valores, atitudes e comportamentos.

    2. Mudança: é a etapa em que as novas ideias e práticas são experimentadas e aprendidas. Novos valores, atitudes e comportamentos são adquiridos.

    3. Recongelamento: é a etapa final em que as novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Integração/estabilização das mudanças efetuadas. É o processo por meio do qual um comportamento recentemente adquirido se integra, como comportamento padronizado, na personalidade do indivíduo e/ou nas suas relações emotivas relevantes. O recongelamento requer dois aspectos: o apoio (é o suporte por meio de recompensas que mantém a mudança) e o reforço positivo (é a prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida). Essa é a etapa da estabilização da mudança.

    @adm.mapeada

    Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.

    Sigam e aproveitem!

     

  • a) Na fase de recongelamento acontece o retorno puro e simples ao padrão habitual e rotineiro de comportamento. Errado. No recongelamento novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento.

    b) Recongelamento significa a incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço.

    c) A fase de descongelamento é onde as novas ideias e práticas são aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira. Errado. A fase na qual novas ideias e prática são aprendidas é a de mudança.

    d) Durante o descongelamento, pessoas, grupos ou toda a organização são conduzidos no sentido de promover novos valores, atitudes e comportamentos. Errado. Acredito que essa condução para promover novos valores se dá na fase de mudança.

    e) A fase de mudança surge quando a necessidade de mudança torna-se tão óbvia que a pessoa, grupo ou organização pode rapidamente entendê-la e aceitá-la, para que a mudança possa ocorrer. Errado. A fase na qual se percebe a necessidade de mudar é a primeira, de descongelamento.

     

    Gabarito: B.

  • 3 passos para o DO segundo Kurt Lewin:

     

    MUDANÇA;

    DESCONGELAMENTO: Fase inicial da mudança

    RECONGELAMENTO: Fase final da mudança. Incorporação da mudança (suporte e reforço)

    Gab: B

  • a) Na fase de recongelamento acontece o retorno puro e simples ao padrão habitual e rotineiro de comportamento. (Errado). 

    Recongelamento: incorporação de novo padrão de comportamento.

     b) Recongelamento significa a incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço (Gabarito).

     c) A fase de descongelamento é onde as novas ideias e práticas são aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.(Errado). Conceito de mudança

    Descongelamento: Fase inicial. Percepção da necessidade de  mudar.

     d) Durante o descongelamento, pessoas, grupos ou toda a organização são conduzidos no sentido de promover novos valores, atitudes e comportamentos. (Errado). Conceito de mudança. 

    Descongelamento: Fase inicial. Percepção da necessidade de  mudar.

     e) A fase de mudança surge quando a necessidade de mudança torna-se tão óbvia que a pessoa, grupo ou organização pode rapidamente entendê-la e aceitá-la, para que a mudança possa ocorrer.  (Errado). Conceito de Descongelamento

    Mudança: Novas práticas e novas ideias são aprendidas...

  • Gabarito b

     

    Descongela-> Torna a organização mais penetrável às novas ideias.

    Mudança-> Insere novas ideias.

    Recongela-> consolida as novs ideias.

  • Fases da mudança organizacional

    Uma das metáforas mais utilizadas (proposta por Kurt Lewin), considera três fases: descongelamento, mudança, e recongelamento.

    ▪ O descongelamento implica a diminuição da força dos valores, atitudes ou comportamentos anteriores a partir da percepção de novas experiências ou informações que desafiam aqueles, traduzindo-se numa insatisfação com o estado atual da situação. Esta fase de descongelamento exprime, pois, a motivação para a mudança, a qual poderá estar associada a processos de ansiedade que requerem a criação de segurança psicológica como forma de reduzir a resistência para alterar a situação presente.

    ▪ Na segunda fase, mudança ou aprendizado, a organização ou o grupo muda para um novo nível, o que envolve o desenvolvimento de novos valores, atitudes, comportamentos, etc. Esta mudança é um processo sociocognitivo, afetivo e comportamental e não se verificará realmente se não existir motivação prévia das pessoas ou dos grupos para adquirir nova informação que permita ver a situação de um modo diferente.

    ▪ Finalmente, o recongelamento consiste na estabilização das mudanças efetuadas, as quais são integradas nos processos operacionais normais da organização ou do grupo, devendo ser reforçadas e objeto de nova análise segundo a dinâmica da organização. Esta estabilização é necessária para evitar retrocessos à situação anterior à mudança e a sua duração varia consoante o tipo e a especificidade da mudança realizada.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

  • A) Na fase de recongelamento acontece o retorno (errado!) puro e simples ao padrão habitual e rotineiro de comportamento.

    B) Recongelamento significa a incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de suporte e de reforço.

    C) A fase de descongelamento (velhas práticas!) é onde as novas ideias e práticas são aprendidas de modo que as pessoas passam a pensar e a executar de uma nova maneira.

    D) Durante o descongelamento (velhas práticas!), pessoas, grupos ou toda a organização são conduzidos no sentido de promover novos valores, atitudes e comportamentos.

    E) A fase de mudança surge quando a necessidade de mudança torna-se tão óbvia que a pessoa, grupo ou organização pode rapidamente (errado!) entendê-la e aceitá-la, para que a mudança possa ocorrer.

  • B

  • RECONGELAMENTO é a fase em que o processo deve ser consolidado.Deve ser eito um trabalho de reforço para que a mudança se estabilize.


ID
2366308
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre gestão de mudanças em um ambiente competitivo,
I. As profundas e rápidas transformações no cenário mundial em decorrência da supremacia da era da informação sobre a era industrial.
II. Os novos desafios do terceiro milênio, como globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade, produtividade e competitividade.
III. Os novos papéis da função de RH: a passagem de uma área operacional e reativa para uma área funcional e reativa.
IV. A moderna administração de talentos e do capital intelectual: uma profunda mudança estrutural e comportamental, ou seja, organizacional e cultural.
verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • III. Os novos papéis da função de RH: a passagem de uma área operacional e reativa para uma área funcional e reativa. ERRADA

     

    A nova gestão de pessoas passou de função organizacional para função de linha, em que a responsabilidade foi distribuída por toda a organização e logicamente alinhada à estratégia organizacional.


ID
2443558
Banca
INAZ do Pará
Órgão
DPE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Desenvolvimento Organizacional – DO é um conjunto de intervenções planejadas de mudança organizacional construída sobre valores humanísticos e democráticos que objetivam potencializar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. É um esforço a longo prazo e sua efetividade está relacionada ao apoio da alta gestão. Podemos considerar o DO como um processo de mudança organizacional que se aplica em 03 fases: 

Alternativas
Comentários
  • Não-assinantes, gabarito: A


ID
2748751
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Habitualmente, quatro aspectos são fundamentais ou estão presentes em todo e qualquer processo de mudança: estrutura, tarefas, poder e cultura.

Alternativas
Comentários
  • 4 aspectos:


    valores, crenças, cultura e liderança.

  • Pilares da Gestão de Processos

    1. Valores

    2. Crenças

    3. Liderança

    4. Cultura

  • Pilares da Gestão de Processos: valores, crenças, cultura e liderança.


ID
2805181
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conceito de inovação aberta vem se popularizando no meio empresarial. Esse conceito tem como base a utilização do conhecimento gerado externamente pela empresa, oxigenando os processos de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços. Essa prática torna ainda mais presente a interação entre as organizações e seus ecossistemas como forma de gerar diferenciais competitivos.


Um exemplo de inovação aberta é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Jurei que era a C.  O gabarito correto é a letra A.

    1) http://brasil.abgi-group.com/a-inovacao/

    2) http://www.abrhrs.org.br/noticia/a-inovacao-definicao-conceitos-e-exemplos

  • A Inovação Aberta pode ser descrita como o processo de inovação no qual indústrias e organizações promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas abertos, a fim de melhorar o desenvolvimento de seus produtos, prover melhores serviços para seus clientes, aumentar a eficiência e reforçar o valor agregado. Ela é a combinação de ideias internas e externas, como também, caminhos internos e externos para o mercado, de modo a avançar no desenvolvimento de novas tecnologias em produtos e processos.

     

    https://www.ufrgs.br/icd/o-que-e-inovacao-aberta-open-innovation/

  • Crossover de Informática e Administração Geral.

  • A letra C trata-se de Benchmarking 

  • eu ia marcar letra A........... mas como a questão era de adm geral....... rsrsrsrs

  • Pensei que poderia ser qualquer uma menos a letra A.

    O conceito de Open Innovation — ou inovação aberta, em português — quebra esse paradigma. Ele foi criado por Henry Chesbrough, professor de da universidade de Berkeley, nos Estados Unidos e autor de um livro com o mesmo nome. 

    A ideia é justamente abrir o conceito de inovação de forma que haja colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços.

    Definição exata dada pelo autor: “inovação aberta é o uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação, respectivamente”. 

  • Tem a ver com a comercialização de algo disponível

    PRINCIPIOS DA INOVAÇÃO ABERTA

    A inovação Aberta significa que deve haver uma mudança na forma em que as pessoas veem a empresa e seu ambiente, os seus departamentos fechados de pesquisa e desenvolvimento devem se abrir para ouvir, principalmente, seus parceiros dentro da própria empresa (áreas de vendas, produção, serviços de campo e outros).

    . interações externas

    ·        Fontes de informação abertas (não exigem qualquer pagamento sobre os direitos de propriedade tecnológica ou intelectual ou interação com a fonte)

    ·        aquisição de conhecimento e tecnologia (compra de conhecimento externo e de bens de capital, sem interação com a fonte.)

    ·        inovação cooperativa (cooperação ativa com outras empresas ou instituições de pesquisa em atividades tecnológica)

  • Errei pela segunda vez. Não entendi de novo.


ID
2916403
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que diz respeito à gestão de mudanças e inovação nas organizações, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A GESTÃO DE MUDANÇAS É ALGO QUE VEM SENDO IMPLEMENTADO CONSTANTEMENTE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

  • B) Há mais resistências às mudanças: entraves legais, culturais e gerenciais. Mas isso não quer dizer que a mudança organizacional não se aplica ao setor público.

  • A resposta desta questão condena a administração pública à imutabilidade. O gabarito deve estar errado

  • Assinale a alternativa INCORRETA. Logo, é a letra B mesmo.

  • A Gestão da Mudança no Setor Público deve iniciar no RH, a mudança tem que ser visto como algo agregador, que vem para melhorar o local de trabalho.


ID
2946550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito das mudanças organizacionais, julgue o item a seguir.


Uma técnica para efetivação da mudança organizacional é o gerenciamento do conflito disfuncional por meio de reuniões de confrontação, que, para ganhos na cooperação com concentração na solução do problema, devem ocorrer de modo informal, não estruturado, em um local fora da organização.

Alternativas
Comentários
  • Uma técnica para efetivação da mudança organizacional é o gerenciamento do conflito disfuncional por meio de reuniões de confrontação, que, para ganhos na cooperação com concentração na solução do problema, devem ocorrer de modo informal, não estruturado, em um local fora da organização.

     

    IMAGINA TODOS EM UM BAR RESOLVENDO CONFLITOS DA ORGANIZAÇÃO?

  • Gabarito: Errado

    reunião de confrontação entre as partes: ocorre quando o ponto de desativação já foi ultrapassado e as partes se preparam para um conflito aberto via confrontação direta e hostil. A intervenção nesse processo pode ser feita pela reunião de confrontação que procura reunir, face a face, as partes conflitantes, exteriorizar as emoções,discutir e identificar as áreas de conflito e localizar soluções do tipo ganha-ganha antes de qualquer solução beligerante.

    Ribas, 2013

    Bons Estudos!

  • As reuniões de confrontação são formais e estruturadas. Ocorrem na organização.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Se a finalidade é: "para ganhos na cooperação com concentração na solução do problema",

    fica evidente ser a necessidade de um local reservado especificamente para tal objetivo.

    Sucesso a todos. Bons estudos.

  • Uma técnica para efetivação da mudança organizacional é o gerenciamento do conflito disfuncional por meio de reuniões de confrontação, que, para ganhos na cooperação com concentração na solução do problema, devem ocorrer de

    Quando li essa frase, já imaginei uma lavação de roupa suja Institucional -

    modo informal, não estruturado, em um local fora da organização.

  • Na minha empresa, resolvemos os conflitos fora da organização. Preferencialmente num octógono banhado de gel.
  • Nunca vi questão tão errada. É obvio que pra se promover mudanças organizacional precisa-se no minimo de um ambiente agradável e organizado. Comecei meus estudos agora, mas se eu errasse essa ai estava complicado . rsrs

  • Uma técnica para efetivação da mudança organizacional é o gerenciamento do conflito disfuncional por meio de reuniões de confrontação, que, para ganhos na cooperação com concentração na solução do problema, devem ocorrer de modo informal, não estruturado, em um local fora da organização.

    Ora, meu amigo. Estamos falando de uma mudança organizacional, com foco na solução de problemas. Teoricamente, esse tipo de "conflito" deve ser resolvido, sim, dentro da própria empresa. Mas na prática a teoria é outra. Rsrsrs

  • passando pra dizer que o comentario do professor é excelente e que não sinto saudade nenhuma da doutora do Chile.

  • Primeiramente precisamos saber a diferença entre conflito funcional e disfuncional. O conflito funcional é saudável e importante para o grupo, a ênfase dele são os objetivos e a melhoria do desempenho, estimula o interesse e a curiosidade e previne a estagnação. Já o conflito disfuncional atrapalha o desempenho, cria obstáculos, e a ênfase é no conflito e não nos objetivos e metas.

    A técnica mencionada na questão "reunião de confrontação" é uma técnica da abordagem de processo, onde o conflito já existe e busca-se alterar o processo, envolve a negociação entre as partes. O erro da questão é dizer que deve ser feito "de modo informal, não estruturado e fora da organização", é o contrário disso, deve ser formal e estruturado, pode até haver um consultor ou mediador externo, mas tem que ocorrer no ambiente organizacional.

    Fontes:

  • Errada!

    A questão está propondo algo tipo assim......TE PEGO LÁ FORA!!!

  • Esse Professor Fred Alvim é extremamente capacitado!!


ID
2946553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito das mudanças organizacionais, julgue o item a seguir.


Mudança é uma transformação de natureza estratégica, cultural, tecnológica, estrutural, humana ou de qualquer outro componente empresarial que seja gerador de impacto em partes ou no conjunto da organização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Mudança organizacional é qualquer transformação de natureza estrutural, institucional, estratégica, cultural, tecnológica, humana, ou de qualquer outro componente, capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização. (WOOD, 1995, p.190). 

    Fonte: http://sistema.semead.com.br/10semead/sistema/resultado/trabalhosPDF/34.pdf

  • A mudança altera ou visa alterar o status quo.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Lembrando que, se a mudança for decorrente da engenharia, será top down.

  • É quando você muda suas decisões já estabelecidas. Altera-se o destino.

  • Desenvolvimento Organizacional puro!!
  • Pra ser mudança tem que gerar impacto!

  • CERTO

    Mudança é uma transformação de natureza estratégica, cultural, tecnológica, estrutural, humana ou de qualquer outro componente empresarial que seja gerador de impacto em partes ou no conjunto da organização.

  • A mudança altera ou visa alterar o status quo.


ID
3049054
Banca
FASTEF
Órgão
UFCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo de mudança ocorre em uma sequência de três etapas distintas: descongelamento, mudança e recongelamento. Sobre a etapa de recongelamento, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de Kurten Lewin,baseia-se em três estágios de mudança:Descongelar,mudar e recongelar.

    Descongelar:mostrar o porquê que a forma existente de fazer as coisas não pode continuar.

    Mudar:procurar realizar as mudanças necessárias e busca aceitação de todos.

    Recongelar:quando as alterações estiverem tomando forma e as pessoas abraçam a nova forma de trabalhar.

    gab:D

    FONTE:não lembro rsrs

  • A) Novas ideias e práticas são exercitadas e aprendidas. (mudança)

    B) Velhas ideias e práticas são abandonadas e desaprendidas. (descongelamento)

    C) Velhas ideias e práticas são derretidas para serem substituídas por novas. (descongelamento)

    D) Novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento. (recongelamento)

    GAB: D

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o processo de mudança organizacional. Vejamos qual das alternativas está correta em relação à etapa de recongelamento.

    da continuidade de novos comportamentos, usos de recompensas contingenciais de desempenho e do reforço positivo.

    De acordo com Kurt Lewin, a mudança ocorra em três etapas. São elas:

    • 1) DESCONGELAMENTO: A primeira etapa acontece quando a necessidade de mudança é percebida. pode-se momento como sendo o “descongelamento” dos velhos conceitos.

    • 2) MUDANÇA: Ela pode ser dividida em duas partes. A primeira consiste num processo chamado de identificação, nessa etapa as pessoas notam o novo modo de agir como benéfico e se tornam dispostas a aceitá-lo. Na segunda, a qual chamamos de internalização, as pessoas passam a adotar os novos conceitos e a agir segundo os novos preceitos.

    • 3) RECONGELAMENTO: ocorre com a incorporação do novo comportamento. Momento em que as novas práticas se tornam o novo modelo a ser seguido.

    Tendo os pontos acima como referência, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

  • vc viaja heim, jovem. se não tá na questão, não tem pq vc pensar nisso. seja objetivo na resolução.


ID
3213598
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Qualquer alteração na estrutura formal e em seus processos, planejada ou não, caracteriza uma mudança organizacional. Essas mudanças acarretam alterações no status quo da organização, tanto no campo físico quanto no cultural. Mas nem toda mudança organizacional é positiva e, por vezes, os efeitos negativos atrasam o processo.

O administrador deve se preparar para minimizar os efeitos negativos destas alterações, em especial das alterações não planejadas, em que os efeitos negativos acabam sendo potencializados.

Assinale a opção que indica um efeito negativo causado por mudanças organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • Se seu concurso é para cargos adms gerais e pede apenas Noções de Adm, pule essa questão. Foi para prova de ''professor de Adm''.

    No mais, a resistência à mudança é sempre do indivíduo quanto a tentativas de mudar a ordem comum das coisas.

  • resistência à mudança pode ser causada pela necessidade de transformação no comportamento do indivíduo inserido na organização.

  • Quando ocorrem mudanças organizacionais, os colaboradores são forçados a se adaptar à nova realidade, o que gera uma resistência na aceitação do novo paradigma estabelecido.

    Exemplo: imaginem que uma empresa está implementando um novo sistema de informações, bastante diferente do sistema vigente, nesse caso os colaboradores provavelmente criarão uma resistência para aprender a utilizar esse novo sistema, já que estavam acostumados ao anterior.

  • Gabarito letra "C"

  • Eu marquei a opção C com base na minha experiência profissional. Geralmente as pessoas estão numa zona de conforto e se blindam com a famosa frase "sempre foi assim". Mudar é difícil, precisa que as pessoas mudem suas rotinas, a forma de fazer e isso dá trabalho. Eu já estou fazendo dessa forma há anos, já é automático. Quando existe uma mudança: opa! pera aí, eu vou ter que pensar/fazer diferente aqui. E o que eu vejo é que a maioria dos colaboradores se incomodam com o mesmo problema, mas mudar dá muito trabalho. O outro que faça e resolva e tenha o trabalho de fazer isso.

  • Segundo Robbins (2009), as principais causas de resistência às mudanças estão divididas em duas categorias:

    Individuais: residem nas características humanas básicas, como percepção, personalidade e necessidades. Por exemplo, as pessoas possuem hábitos já instalados que são difíceis de mudar ou possuem necessidades de segurança e até mesmo medo do desconhecido. Tudo isso pode contribuir com a resistência à mudança;

    Organizacionais: residem na própria estrutura da organização. Por exemplo, as organizações com mecanismos internos muito rígidos e com regras formais estáveis tendem a possuir maior inércia estrutural.


ID
3244282
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A implementação de mudanças organizacionais permite identificar diversas abordagens adotadas pelos gestores na gestão de mudanças que são planejadas. Sobre essas abordagens, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Liderança autocrática: Centraliza todas as decisões sem pedir a participação dos seus subordinados. Esse líder determina como o trabalho será feito, quem o fará, quando o fará etc, por meio do Poder.


ID
3296206
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item.


As dificuldades inerentes à gestão de pessoas no serviço público seriam: ambiguidade das prioridades; caráter mutável; brevidade dos ciclos políticos; reticência para medir e avaliar; o peso imenso da inércia; as numerosas limitações legais; e, principalmente, as restrições intangíveis de natureza cultural.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Para Longo (2007), as dificuldades inerentes à gestão de pessoas no serviço público seriam: ambiguidade das prioridades, caráter mutável, brevidade dos ciclos políticos; reticência para medir e avaliar; o peso imenso da inércia; as numerosas limitações legais; e, principalmente, as restrições intangíveis de natureza cultural. Para o autor melhorar a gestão de pessoas é um dos principais desafios da gestão pública e o que enfrenta maiores obstáculos e resistências

    FONTE: INOVAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICA: NECESSIDADE DE NOVOS OLHARES.

  • CERTO

  • A questão reproduz a literalidade da obra de Francisco Longo e aponta dificuldades inerentes à gestão de pessoas no serviço público. Enunciado perfeito.

    Gab: Certo

  • http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Arquivos/arquivosAnexo/1446039345292LONGO_MeritoFlexibilidade.pdf

    MÉRITO E FLEXIBILIDADE

    A gestão das pessoas no setor público

    Longo, 2007


ID
3495379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A aplicação de um conhecimento empírico ou prático para a resolução de um problema com geração de valor consiste em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    empirismo é uma corrente filosófica, referente à teoria do conhecimento, que tem suas origens na filosofia aristotélica. O termo empirismo advém da palavra grega empeiria, que significa experiência.

    A experiência tem como consequência a técnica. Então lembre:

    EMPIRISMO (experiência) = TÉCNICA


ID
3495382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em uma organização, espera-se que a geração de uma inovação tecnológica resulte de

Alternativas
Comentários
  • Inovar não significa fazer tudo de qualquer jeito por meio de tentativa e erro. Trata-se, na verdade, de utilizar o conhecimento de forma científica para criar/aprimorar produtos ou processos. A alternativa que melhor representa essa ideia é a alternativa D.

    Gabarito: D

  • Resposta: Letra D

    Inovar não significa fazer tudo de qualquer jeito por meio de tentativa e erro. Trata-se, na verdade, de utilizar o conhecimento de forma científica para criar/aprimorar produtos ou processos. A alternativa que melhor representa essa ideia é a alternativa D.

    FONTE: Prof. Marcelo Soares/ Direção concursos

    file:///C:/Users/WINDOW~1.1/AppData/Local/Temp/inova%C3%A7%C3%A3opara-todosos-cargosdo-brb--aula-1.pdf

  • Tentativa e erro sai mais caro, além de ser instável.

  • GABARITO D

    Obs:

    Know How é um sinônimo de experiência empresarial. O termo vem do inglês e significa “saber fazer”. Consiste nas capacidades e habilidades que um indivíduo ou uma organização possui para realizar uma tarefa específica. A nível e negócio, pode ser considerado um ativo intangível da empresa

    Benchmarking é um processo de estudo de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas de um mesmo setor que o seu e que podem ser replicadas no seu empreendimento. Entre seus benefícios estão a redução de custos, aumento na produtividade e ampliação na margem de lucro.


ID
3495388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da relação de causa e efeito entre inovações e desenvolvimento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Errado. A alternativa inverte a ordem. Os conhecimentos técnicos geram inovações técnicas capazes de promover o desenvolvimento técnico.

    Alternativa B. Errado. As inovações são insumos para o processo de desenvolvimento, ou seja, é preciso inovar para desenvolver e não o contrário.

    Alternativa C. Correto.

    Alternativa D. Errado. Mais uma alternativa que inverte a ordem. Recorde que o progresso e o desenvolvimento são as consequências da inovação e não o contrário.

    Alternativa E. Errado. Mais uma alternativa que inverte a ordem. Recorde que o progresso e o desenvolvimento são as consequências da inovação e não o contrário.

    Gabarito: C


ID
3495391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para que se confirme como inovação, é necessário que a mudança tecnológica lançada por uma organização no mercado

Alternativas
Comentários
  • Para que seja uma inovação, a mudança tecnológica precisa ser tecnicamente e economicamente viável e precisa possuir valore de troca e valor de uso.

    Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Correto. Uma inovação precisa possuir valor, tanto de troca quanto de uso.

    Alternativa B. Errado. É indispensável que uma inovação possua valor de troca.

    Alternativa C. Errado. A inovação pode ocorrer tanto dentro do espetro quantitativo (eficiência), quanto qualitativo. Vejamos um trecho da PINTEC para fixar essa ideia:

    O resultado da adoção de processo novo ou substancialmente aprimorado deve ser significativo em termos: do nível e da qualidade do produto (bem/serviço) ou dos custos de produção e entrega. A introdução deste processo pode ter por objetivo a produção ou entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados que não possam utilizar os processos previamente existentes, ou simplesmente aumentar a eficiência da produção e da entrega de produtos já existentes, sendo excluídas as mudanças pequenas ou rotineiras nos processos produtivos existentes e aquelas puramente administrativas ou organizacionais. (PINTEC)

    Perceba que mesmo o aprimoramento da eficiência de um processo já existente pode ser considerado uma inovação, desde que não seja uma pequena mudança rotineira.

    Alternativa D. Errado. É necessária a viabilidade técnica e econômica para que se configure uma inovação.

    Alternativa E. Errado. A inovação pode decorrer de um processo interno de pesquisa e desenvolvimento da organização ou pode decorrer da aquisição da tecnologia de uma empresa parceira.

    Gabarito: A

  • 1.invenção exige uma solução tecnicamente viável, mas não considera a viabilidade econômica.

    2.Inovação: é necessário que a mudança tecnológica lançado por uma organização no mercado tenha valor de troca e valor de uso.

    gabarito item a)

  • Alt D - É uma atividade de P&D porém precisa ter resultado, não basta ser só de P&D. Além disso, ela pode ser oriunda de Parcerias (externo) não necessariamente de P&D (interno)

    Alt A - Valor de troca significa monetizar.


ID
3495394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A abordagem dos sistemas locais de inovação

Alternativas
Comentários

ID
3495400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação a sistema local de inovação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Correto. Uma estratégia possível para desenvolvimento de inovação é por meio da aquisição de outras empresas.

    Alternativa B. Errado. A principal fonte de inovação de uma organização depende do contexto no qual está inserida e da sua estratégia. Em alguns mercados pode ser mais comum as próprias empresas desenvolverem as próprias tecnologias e em outros o mais comum pode ser adquirir essa tecnologia. Não existe uma regra de que a principal fonte geradora seja uma decorrência da relação da empresa com laboratórios.

    Alternativa C. Errado. Alternativa polêmica. O processo de inovação pode ser interno (intrafirma) ou pode ser externo (aquisição de tecnologia de outras empresas). A alternativa foi considerada errada por restringir o processo de inovação a um processo intrafirma.

    Alternativa D. Errado. Nem todas empresas são produtoras de tecnologias. As empresas produzem, na verdade, bens e serviços para atender a uma necessidade do mercado consumidor.

    Alternativa E. Errado. Nem sempre as inovações são decorrentes de processos internos (atividades de P&D). Existe a possibilidade de adquirir tecnologia de outras empresas.

    Gabarito: A

  • Resposta: Letra A

    Alternativa A. Correto. Uma estratégia possível para desenvolvimento de inovação é por meio da aquisição de outras empresas.

    Alternativa B. Errado. A principal fonte de inovação de uma organização depende do contexto no qual está inserida e da sua estratégia. Em alguns mercados pode ser mais comum as próprias empresas desenvolverem as próprias tecnologias e em outros o mais comum pode ser adquirir essa tecnologia. Não existe uma regra de que a principal fonte geradora seja uma decorrência da relação da empresa com laboratórios.

    Alternativa C. Errado. Alternativa polêmica. O processo de inovação pode ser interno (intrafirma) ou pode ser externo (aquisição de tecnologia de outras empresas). A alternativa foi considerada errada por restringir o processo de inovação a um processo intrafirma.

    Alternativa D. Errado. Nem todas empresas são produtoras de tecnologias. As empresas produzem, na verdade, bens e serviços para atender a uma necessidade do mercado consumidor.

    Alternativa E. Errado. Nem sempre as inovações são decorrentes de processos internos (atividades de P&D). Existe a possibilidade de adquirir tecnologia de outras empresas.

    FONTE: Prof. Marcelo Soares / Direção concursos

    file:///C:/Users/WINDOW~1.1/AppData/Local/Temp/inova%C3%A7%C3%A3opara-todosos-cargosdo-brb--aula-1.pdf


ID
3495403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um bom exemplo de indicadores para mensurar o resultado de um sistema local de inovação.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil e polêmica.

    Perceba que o enunciado pede um indicador de resultado. Dispêndios em P&D e aquisições de máquinas são exemplos de indicadores de esforço (insumos).

    Os registros industriais e as patentes são consequências da inovação. Assim, em minha opinião, poderiam ser utilizados como indicadores de resultado, posto que um número crescente de registro de patentes é um indicativo que a empresa tem conseguido inovar.

    Certamente não é o melhor indicador, visto que nem todos os processos de inovação geram patentes e registros industriais, porém é um indicador aceitável.

    Os fluxos de conhecimento, por sua vez, segundo Pinto e Rios (2004) são os indicadores mais importantes da capacidade de inovação de uma organização.

    Ocorre que o conhecimento é fonte da inovação, assim, é difícil classificar os fluxos de conhecimento entre indicadores de resultado ou indicadores de esforço, posto que o conhecimento é ao mesmo tempo produto dos processos de P&D e fonte (insumo) do processo de inovação.

    A banca considerou como correta a alternativa C. Em virtude das alternativas “D” e “E” serem alternativas plausíveis, o melhor seria a anulação da questão.

    Gabarito: C

  • Resposta: Letra C

    Questão difícil e polêmica.

    Perceba que o enunciado pede um indicador de resultado. Dispêndios em P&D e aquisições de máquinas são exemplos de indicadores de esforço (insumos).

    Os registros industriais e as patentes são consequências da inovação. Assim, em minha opinião, poderiam ser utilizados como indicadores de resultado, posto que um número crescente de registro de patentes é um indicativo que a empresa tem conseguido inovar. Certamente não é o melhor indicador, visto que nem todos os processos de inovação geram patentes e registros industriais, porém é um indicador aceitável.

    Os fluxos de conhecimento, por sua vez, segundo Pinto e Rios (2004) são os indicadores mais importantes da capacidade de inovação de uma organização.

    Ocorre que o conhecimento é fonte da inovação, assim, é difícil classificar os fluxos de conhecimento entre indicadores de resultado ou indicadores de esforço, posto que o conhecimento é ao mesmo tempo produto dos processos de P&D e fonte (insumo) do processo de inovação.

    A banca considerou como correta a alternativa C. Em virtude das alternativas “D” e “E” serem alternativas plausíveis, o melhor seria a anulação da questão.

    FONTE: Prof. Marcelo Soares/ Direção concursos

    file:///C:/Users/WINDOW~1.1/AppData/Local/Temp/inova%C3%A7%C3%A3opara-todosos-cargosdo-brb--aula-1.pdf


ID
3495406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para determinada linha teórica, um sistema consiste em um conjunto de elementos ou partes que formam um todo indivisível, interagem dinamicamente e se organizam com um propósito ou com uma finalidade e a aplicação desse sistema à inovação se manifesta nos estudos sobre os sistemas locais de inovação. Tal linha teórica se caracteriza pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Letra D!

    A) uso de modelos econométricos em vez de modelos de previsão, a exemplo de cenários alternativos futuros.

    B) análise individual do papel desempenhado por cada ator do sistema de inovação.

    C) estudo das variáveis contidas no sistema de forma isolada, uma por vez.

    D) análise de processos de forma parcialmente definida, com foco em suas interações e não em seus detalhes.

    E) baixa adaptabilidade para considerar as relações de interatividade entre os elementos do sistema.

  • GABARITO D

    Visão Sistêmica é conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam.

    FONTE: https://blog.egestor.com.br/visao-sistemica-o-que-e-qual-importancia-de-ter-na-gestao-empresarial/


ID
3495409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na PINTEC 2014, mede-se a formação de um sistema de inovação considerando-se as relações de cooperação para a inovação, as quais incluem a

Alternativas
Comentários
  • “Considerando as relações de cooperação para a inovação”. Esse trecho do enunciado deixa claro que o candidato deve buscar uma alternativa que indique situações de parceria, cooperação e auxílio mútuo entre organizações para desenvolvimento de projetos inovadores.

    A única alternativa que trata sobre parcerias e cooperação é a alternativa “C”.

    Gabarito: C

  • Resposta: Letra c

    “Considerando as relações de cooperação para a inovação”. Esse trecho do enunciado deixa claro que o candidato deve buscar uma alternativa que indique situações de parceria, cooperação e auxílio mútuo entre organizações para desenvolvimento de projetos inovadores. A única alternativa que trata sobre parcerias e cooperação é a alternativa “C”.

    FONTE: Prof. Marcelo Soares / Direção concursos

    file:///C:/Users/WINDOW~1.1/AppData/Local/Temp/inova%C3%A7%C3%A3opara-todosos-cargosdo-brb--aula-1.pdf


ID
3495412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de sistema de inovação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Correto. O processo de inovação é interativo e depende da atuação de diversos atores: bancos, empreendedores, universidades e o próprio Estado.

    Alternativa B. Errado. Não existe uma precedência de um ou outro ator dentro do processo de inovação. Tanto o Estado quanto as instituições privadas (empreendedores) são relevantes.

    Alternativa C. Errado. Existem diferentes tipos de organização que podem atuar em diferentes níveis tanto microeconômico quanto macroeconômico. Se pensarmos no Estado, por exemplo, é uma organização que atua em nível macroeconômico definindo metas de inflação, atuando medidas para mitigar os efeitos do desemprego etc.

    Alternativa D. Errado. Como o sistema de inovação depende da interação de um conjunto de indivíduos é difícil realizar uma análise individual do papel isolado de cada instituição. Quanto os bancos influenciam, de forma isolada, para o empreendedorismo no país? Percebe que é difícil quantificar a responsabilidade de cada um no quadro geral?

    Alternativa E. Errado. O sistema de inovação é um conjunto que inter-relaciona as diferentes instituições que influenciam na capacidade de inovação de um país ou região.

    Gabarito: A

  • LETRA A

  • Gab A

    Conceito de sistema de inovação: O sistema de inovação abrange as instituições que contribuem para a inovação, contemplando as relações entre centros de pesquisa, universidades e empresas. De fato, reconhece que a inovação vem em múltiplas formas e resulta de interdependências entre uma variedade de atores.

    https://via.ufsc.br/o-que-sao-sistemas-de-inovacao/#:~:text=Por%20exemplo%2C%20pesquisa%2C%20sistema%20de,desempenho%20inovador%20das%20empresas%20nacionais.

  • Gab.: Letra A!

    A) O processo de inovação é interativo, envolvendo relações entre atores como empresas, bancos e universidades.

    B) Em sistemas de inovação, o papel mais importante é o de instituições privadas, cabendo ao Estado um papel secundário.

    C) A atuação das organizações limita-se às relações no nível microeconômico.

    D) Essa abordagem permite a análise individual do papel isolado de uma instituição que esteja contida no sistema.

    E) Tal abordagem analisa a estratégia própria de uma firma de forma individualizada, embora adote uma perspectiva dinâmica.


ID
3495415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação a pesquisa tecnológica para a inovação em sistemas locais de inovação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E


ID
3495424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

    Um novo equipamento foi desenvolvido e instalado na linha de montagem de determinado componente eletrônico, o que permite a produção em escala com a consequente ampliação de sua venda em um mesmo nicho de mercado.


Nessa situação, a inovação é classificada como inovação

Alternativas
Comentários
  • Gab.: alternativa B

    Inovação de processo:

    O foco neste tipo de Inovação é a aceleração da produtividade, através da implementação de métodos ligados aos processos operacionais. 

    fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-4-tipos-de-inovacao-mais-comuns/

  • LETRA B

  • INOVAÇÃO DE PRODUTO: as características fundamentais diferem significativamente de todos os produtos previamente produzidos pela empresa. NÃO são inovação de produto: Mudanças rotineiras, menores, nas funções ou características do produto, que não envolvam um grau suficiente de novidade ou de esforço tecnológico, e que não acrescentem nada significativo ao seu desempenho.

    INOVAÇÃO DE PROCESSO: A inovação de processo trata de mudanças no processo de fabricação do bem ou na prestação de um serviço. Não gera, necessariamente, impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com AUMENTO DE PRODUÇÃO e/ou qualidade do produto final e redução de custos.


ID
3495436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um exemplo de inovação descontínua.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A

    #Inovação descontínua

    Um novo produto é lançado,totalmente diferente do anterior,levando a uma mudança significativa dos hábitos de consumo

    Ex:Lenços descartáveis higienizadores para se passar no corpo em substituição ao banhp de chuveiro ou banheira

    https://www.heflo.com/pt-br/gerenciar-negocios/inovacao-descontinua/

  • LETRA A

  • A inovoção descontínua é aquela que não tem conecção ao que já existia.

    É a substituição por algo totalmente diferente.

    Gabarito letra A.

  • Inovação descontinua também pode ser encarada como inovação disruptiva/radical uma vez que se descarta a anterior.


ID
3495451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O manual que estabelece e padroniza os métodos de coleta e análise dos indicadores de inovações tecnológicas de produtos e processos em empresas denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Parte de uma série de publicações da instituição intergovernamental Organização para Cooperação Econômica e esenvolvimento – OCDE, o Manual de Oslo tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de pesquisa de P&D de países industrializados.

    Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

    Página: 9

  • Não assinantes, gabarito C.

    Manual de Oslo. DIRETRIZES PARA COLETA E INTERPRETAÇÃO. DE DADOS SOBRE INOVAÇÃO. 

  • O Manual Frascati é um documento que estabelece a metodologia para a coleta de estatísticas sobre pesquisa e desenvolvimento. O Manual foi preparado e publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

    O Manual de Patentes é um documento que estabelece a utilização dos dados de patentes como indicadores de. Ciência e Tecnologia. 

    O Manual de Oslo também é uma publicação da OCDE com diretrizes de coleta e interpretação de dados sobre inovação.

    Outra publicação dessa mesma instituição com foco no mundo científico é o Manual de Canberra destinado a mensuração de recursos humanos envolvidos na ciência e tecnologia.

  • com todo o respeito, VAI DENTRO

  • ......E distantes.

  • Comentário de uma colega do QC:

    Manual FRASCATI é um documento que estabelece a metodologia para a coleta de ESTATÍSTICAS sobre pesquisa e desenvolvimento. O Manual foi preparado e publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    Manual de PARENTESé um documento que estabelece a utilização dos dados de patentes como INDICADORES de Ciência e Tecnologia

    Manual de Oslo também é uma publicação da OCDE com diretrizes de coleta e interpretação de dados sobre inovação.

    Outra publicação dessa mesma instituição com foco no mundo científico é o Manual de CANBERRAdestinado a mensuração de RECURSOS HUMANOS envolvidos na ciência e tecnologia.

  • Gabarito C

    TIPOS DE INOVAÇÃO (Oslo):

    INOVAÇÃO DE PRODUTOSEnvolve mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços, para produtos já existentes é necessário aperfeiçoamentos importantes, incluem-se melhoramentos consideráveis em especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporados, facilidade de uso, etc. Esse tipo de inovação altera as características funcionais do produto, não são incluídas as mudanças puramente estéticas ou de estilo.

    INOVAÇÃO DE PROCESSOS: Representa mudanças novas ou significativas nos métodos de produção e de distribuição. Incluem-se alterações em técnicas, equipamentos e/ou softwares.

    INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: Refere-se a implantação de novos métodos organizacionais, tais como: mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa. Imagine um ambiente Google, essa é uma inovação organizacional.

    INOVAÇÃO DE MARKETING: Envolve a implantação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças na concepção do produto ou em sua embalagem, no formato, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. Essa inovação está voltada ao impacto, precisa trazer mais vendas ou melhorar o desempenho.

    Fonte: Grancursos


ID
3525409
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando o homem busca o trabalho e não o emprego, tem em mente uma atividade que lhe ofereça satisfação. A ética da satisfação adota o princípio de que a vida deve ser vivida e gozada por si só. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os valores éticos de inovação e competência como exemplos de satisfação profissional.

Alternativas
Comentários
  • E

    Criatividade e realização.

  • usei o raciocínio da pirâmide de maslow e da teoria de herzberg: os únicos valores presentes no nível da autorrealização (mais alto nível de satisfação) são criatividade e realização.

  •  Resposta: E


ID
3531670
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ao assumir o cargo de Analista de Planejamento e Gestão do IBGE, Carlos foi informado pelos seus superiores que deveria promover uma mudança nos procedimentos administrativos com o objetivo de modernizá-los, tornando-os mais produtivos e eficazes. Quais são os efeitos nas pessoas que Carlos necessita considerar para aumentar as chances de sucesso na efetivação da mudança?

Alternativas
Comentários
  • Volta na pergunta "Efeitos NAS PESSOAS". Daí fica mais fácil acertar a resposta.

    Gabarito D.


ID
3532018
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Anderson é gerente administrativo de uma empresa de médio porte e tem sob sua responsabilidade cinco subordinados. As tarefas realizadas por sua equipe são de baixa e média complexidade, mas demandam organização e atenção aos processos rotineiros do departamento. Embora o nível de qualificação formal de sua equipe seja alto, cada colaborador possui funções fixas programadas para serem realizadas a cada dia da semana. Ao perceber que esses trabalhadores estão cada vez mais desmotivados, insatisfeitos, sem perspectivas de crescimento e alienados das atividades que realizam, Anderson resolve agir para reverter a situação. Para que sua equipe possa encontrar mais satisfação e sentido em seus trabalhos, é adequado implantar:

Alternativas
Comentários
  • Por que não pode ser reforço positivo?

  • Respondendo a colega de cima:

    O Reforço Positivo de Skinner é conhecido como aumentar a frequência de determinada ocorrências positivas, estimulando-as cada vez mais. E nessa caso não existe atitudes positivas vindo dos subordinados, pelo contrário os trabalhadores estão cada vez mais desmotivados, insatisfeitos, sem perspectivas de crescimento e alienados das atividades que realizam.

    Segundo Skinner, a forma mais efetiva de incentivar uma pessoa a seguir determinado comportamento seria oferecendo prêmios a ela, quando estivesse na direção certa, ou a repreendendo, caso houvesse algum desvio de rota. Devido a isso a letra A está incorreta.

    Ficamos com o gabarito na Letra B.

    O enriquecimento de cargos leva a efeitos desejáveis como: maior produtividade, maior motivação, menor absenteísmo e menor rotatividade dos funcionários. Ou seja, tudo que Adriano precisa nessa situação.


ID
3834058
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A academia ABC está no mercado fitness há mais de  trinta  anos,  com  apenas  uma  unidade,  sob  a  direção  do sr. José Alves, pessoa centralizadora, autoritária, que prefere não inovar e é extremamente focada em metas e resultados.  Os funcionários, totalmente adaptados ao modelo de gestão  existente,  declaram‐se  pressionados  diariamente  por  resultados, porém felizes. A empresa, no entanto, passará por  uma sucessão familiar e se prepara para isso, uma vez que é  vontade  de  seu  diretor  que  a  cultura  organizacional  criada  seja preservada. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O grau de estímulo dado aos funcionários para que aconteça a inovação dentro da organização é um ponto que diferencia, culturalmente, uma empresa das demais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Quanto mais forte é uma cultura, mais resistente ela é às mudanças, e mais ferramentas devem ser utilizadas para gerenciar as mudanças que precisarão ser implementadas. Portanto, uma cultura organizacional pode facilitar ou dificultar um processo de mudança.

    O objetivo do Gerenciamento da Mudança é ter uma abordagem equilibrada dos aspectos técnicos e organizacionais, visando minimizar as possíveis resistências e obter uma transformação mais eficaz, completa, em menor tempo.

    Principais Razões para a mudança:

    • Mercado e Competitividade.

    • Inovações Tecnológicas.

    • Globalização.

    Portanto, as empresas mudam por uma questão de sobrevivência, para crescer, prosperar e fugir da entropia.

    FONTE: GESTÃO DE PESSOAS - PROFª Kátia Lima - Grancursos


ID
3871540
Banca
FAURGS
Órgão
UFCSPA - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um conjunto de processos e práticas orientados por uma determinada corrente de pensamento comum é denominado, de modo geral, nas práticas administrativas, de “modelo de gestão” (FISCHER, 2015). Alguns modelos reconhecidos que regem a gestão do trabalho são: modelo clássico, modelo burocrático, modelo inovador ou empreendedor e modelo de gestão de pessoas (MGP). O Modelo de Gestão de Pessoas (MGP) surgiu com o propósito de dar um outro significado à área de recursos humanos. Com relação a esse modelo, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Diz respeito à maneira pela qual a empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho, interferindo em várias outras dimensões organizacionais com as quais a área de gestão de pessoas tem interface.

  • LETRA A).

    A Gestão de Pessoas está atrelada à gestão estratégica organizacional. Essa nova ideia de colaboradores sendo fornecedores de inovação e de vantagem competitiva, torna a organização e o talento humano unidos em um só propósito organizacional, sem deixar de lado os propósitos de cada talento.

    Portanto, o Modelo de Gestão de Pessoas (MGP) busca o modo como os talentos da organização serão gerenciados e orientados à perseguição tanto dos objetivos organizacionais como dos individuais. Toda a cadeia é baseada na integração de processos e de pessoas, com base em resultados e com base na missão e na visão organizacional.


ID
3979429
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Santa Mercedes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ramos (2001) afirma que do ponto de vista empresarial, com relação à gestão do trabalho, tem-se tornado forte a relação entre:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    EMPRESA + GESTÃO DE TRABALHO = Competitividade e inovação.


ID
4918837
Banca
UNESPAR
Órgão
FOZTRANS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A mudança é uma característica essencial do processo de criatividade e de inovação das organizações. Ela pode ocorrer sem o desejo do administrador e envolve vários fatores como transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade.

Sobre o processo de mudança, é possível afirmar que a etapa do Recongelamento se define como:

Alternativas
Comentários
  • Etapas do processo de mudança

    processo de mudança é composto de três etapas:

    Descongelamento: é a fase inicial, na qual as velhas ideias são deixadas de lado. É a abdicação do padrão de comportamento atual. Não havendo esta etapa possível que haja um retorno ao padrão habitual de comportamento.

    Mudança: é a experimentação de novas ideias e novas práticas. A mudança ocorre ainda em duas fases:

    - identificação: as pessoas aceitam a necessidade de aplicar a nova atitude;

    - internalização: as pessoas passam a desempenhar novas atitudes como seu novo padrão de comportamento.

    Recongelamento: consiste na incorporação definitiva (pelo menos até o próximo processo de mudança) das novas práticas no comportamento. Indica que o novo padrão foi aprendido e que já foi incorporado à prática. Nesta etapa ocorre a estabilização da mudança. O recongelamento requer dois aspectos:

    apoio: é o suporte através de recompensas que mantém a mudança;

    reforço positivo: prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida.

    mudança organizacional é considerada orgânica, pois os problemas organizacionais não podem ser resolvidos por partes, já que há uma inter-relação muito forte entre os diversos processos, áreas e públicos das empresas.

    Fonte: gestaodenegocios.com/gestao-de-mudanca

    Gabarito: letra D


ID
5125786
Banca
Quadrix
Órgão
CRP -MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item.


Decisões centralizadas facilitam o controle de problemas complexos e geram uma maior independência dos funcionários que trabalham nos escalões mais baixos, de modo que a criatividade deles possa aflorar.

Alternativas
Comentários
  • Cacacete mano, fundamentando pelo wikipedia. Toma vergonha!

  • francisco perez VC FEZ MELHOR?

  • A centralização sempre gera uma dependência nós funcionários, pois tal funcionário recebe a ordem não tendo autonomia para decidir. Gabarito errado.
  • Essa parte estaria certa?

    Decisões centralizadas facilitam o controle de problemas complexos

  • Pelo contrário...os funcionários são mais DEPENDENTES.

  • Quanto mais centralizada uma organização é, menos espaço para criatividade haverá nela. Por exemplo, a estrutura militarizada, na forma Linear, tem alto grau de centralização, de maneira que quem está na base não tem nenhum espaço para dar opiniões.

    Gab: E

    Bons Estudos!

  • Desde que a fundamentação não esteja errada, que no caso não está, não tem problema em fundamentar pelo Wikipédia.

  • Decisões centralizadas facilitam o controle sim! Mas para problemas complexos não, pois outras pessoas podem enxergar algo que o decisor não viu ou percebeu!
  • E

    A questão aborda conceitos sobre processo decisório.

    O equívoco da questão está na origem: são as decisões descentralizadas que facilitam o controle de problemas complexos e geram uma maior independência dos funcionários que trabalham nos escalões mais baixos, de modo que a criatividade deles possa aflorar.

    As decisões centralizadas normalmente são limitadas, pois costumam ser tomadas pela alta cúpula (Diretoria) que está distante da área operacional e não possui as informações em sua completude para uma tomada de decisão mais precisa.

  • Decisões centralizadas facilitam o controle de problemas complexos e geram uma maior independência dos funcionários que trabalham nos escalões mais baixos, de modo que a criatividade deles possa aflorar. Resposta: Errado.

    Imagina isso...

  • no ranking de coisas mais descoladas de se fazer (atrás de pesquisas no bing, é claro) é usar wikipédia como fonte


ID
5168206
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O termo assertividade origina-se da palavra asserção, que quer dizer afirmar. É um comportamento que se aprende, permitindo-se agir de acordo com nossos interesses, expressar nossos sentimentos de forma honesta e adequada, fazendo valer nossos direitos sem negar o direito dos outros. Dentre algumas atitudes que são fundamentais para a assertividade, encontra-se:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão depende muito da visão de mundo daquele que a resolve.

    Adaptabilidade (GABARITO)

    É uma palavra que descreve as habilidades necessárias para ter sucesso atualmente, seja na esfera profissional ou pessoal. () e de acordo com o dicionário:

    1. propriedade ou qualidade do que é adaptável.
    2. capacidade de alguém ou algo de mostrar-se adaptável.

    Assim, eu entendo que para ser assertivo é necessário ter também a habilidade acima mencionada para ajustar a rota para conquistar o objetivo desejado.

    A Intelectualidade e o perfeccionismo até se encaixariam como gabarito, mas não tanto quanto Adaptabilidade.


ID
5215600
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando uma organização busca desenvolver talentos, busca despertar suas potencialidades permitindo que essas aflorem e cresçam até o nível desejado de resultados. Para isso, estimulam a participação de seus funcionários em eventos que possibilitem e levem à reflexão em temas que colaborem com o seu trabalho. Sobre esses eventos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    o absenteísmo consiste na falta de um funcionário nas atividades. Ou seja, indica os atrasos e faltas frequentes dos empregados, seja justificada ou não.

    FONTE:https://xerpay.com.br/blog/significado-de-absenteismo/


ID
5288542
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto maior a busca por competência, maiores serão os graus de produtividade e de qualidade dos procedimentos operacionais e das atividades e dos cargos exercidos. Dentre as competências requeridas, é possível mencionar o saber obter informações, saber fazer e saber ser e agir. Quais são os pensamentos que é preciso adotar ao mesmo tempo para exercer essas competências?

Alternativas
Comentários
  • mano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Aff, a banca cobra trechos aleatórios...

    LETRA E.

    Comentário do Professor Petrônio Portela:

    A Questão tomou por base mais uma vez um livro não muito popular (JÁ O UTILIZOU OUTRAS VEZES).

    LIVRO: Administração: Para Quem Estuda, Ensina e Pratica / José Gullo São Paulo: Bom Dia, 2016

    OS LIVROS MAIS TRADICIONAIS NÃO CITAM ESSES TRÊS TIPOS DE PENSAMENTOS.

    VEJA O TRECHO DO LIVRO:

    Dos graus de produtividade e de qualidade, nasce o grau de competitividade da empresa, ou seja, sua capacidade de atender às necessidades e aos desejos de seus compradores (consumidores e clientes), num nível maior do que o nível praticado por seus concorrentes.

    Em outras palavras, a oferta de bens e ou serviços deve ser compatível com a expectativa de qualidade e de valor (preço/custo) desejados por seus compradores.

    Podem-se distinguir três tipos de competências (capacidades):

    - Saber obter informações – saber conceitualmente – ter conhecimentos

    - Saber fazer – ter qualificação (capacitação) técnica – ter experiência funcional – ter habilidades

    - Saber ser e saber agir – obter resultados – ter atitudes Para exercer essas competências, é preciso adotar ao mesmo tempo três tipos de pensamento:

    - Pensamento racional: capaz de conciliar e aplicar informações, conhecimentos e técnicas necessárias, de acordo com a realidade

    - Pensamento emocional: permite entender os hábitos, atitudes, emoções e comportamentos das pessoas e de si próprio; dessa forma, será possível a criação de um sistema de liderança, motivação, comunicação e relacionamento efetivo, capaz de transmitir conhecimento técnico e operacional, confiança, equilíbrio emocional, autocontrole, desenvolvimento profissional, superação de deficiências, exercício de ética e de respeito mútuo, entre as pessoas.

    - Pensamento abstrato: possibilita o desenvolvimento de percepção, intuição e previsão de fatos (feeling), a partir dos quais surgem a criatividade e a inovação Dos pensamentos: racional, emocional e abstrato surgem as capacidades: intelectual, conceitual, técnica, operacional, humana, social e cultural; uma capacidade pode ser interpessoal (relacionamento com terceiros) ou intrapessoal (entendimento de si próprio).

    As competências se ampliam e crescem nas pessoas a partir de seus estudos, experiências vividas, do convívio familiar e do convívio com os diversos públicos que compõem a sociedade.

    A empresa, ao adotar os conceitos citados nos parágrafos anteriores, implanta um gerenciamento e uma liderança compartilhadas, assim como desempenha as funções da Administração e os processos e atividades de suas respectivas áreas e pessoas com efetividade.

    Comentário do Professor Petrônio Portela

  • Entendo nada, pai

  • Nunca nem vi

  • Gabarito letra E.

    Vocês que irão fazer alguma prova dessa banca, o que eu posso dizer é: tenham calma. Não pirem e nem deixem ser desestabilizados.

    Realmente, tem um bocadinho de questões especificamente desse concurso da prefeitura de JP que são o Ó. Mas tenham calma. Faça o seu dever. Estude. Se depois da prova você vir que não foi suficiente, continua. Não desiste.

    Não há o que fazer. A gente não tem como adivinhar as questões nem o raciocínio dos elaboradores das provas. Vamos fazer a nossa parte e avançar.

  • surreal esse tipo de conteúdo. não está específico no edital, ou seja, é pura sorte ou simplesmente o fato de a pessoa ter dado a sorte de ter lido tal conteúdo em tal livro.


ID
5288593
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para desempenharem os diferentes papéis pelos quais são responsáveis, os administradores devem possuir certas habilidades. O que a habilidade pressupõe?

Alternativas
Comentários
  • A resposta é a que a banca quer...

  • GAB LETRA E

    A habilidade, no sentido utilizado por Carroll (1993), pressupõe a ideia de potencial de realização, ou seja, a existência de uma relativa facilidade em lidar com informações e com problemas de uma determinada classe ou conteúdo. O investimento deste potencial em experiências de aprendizagem pode conduzir à maestria, que envolve um conhecimento organizado sobre um determinado tema. A ideia de maestria implica que a realização atingiu um determinado nível a partir do qual se diz que uma competência foi adquirida.

    Fonte: Prof. Petrônio Portela

  • A habilidade é uma das 3 competências do administrador. Para responder a questão é válido lembrar que:

    • Conhecimento: é o saber teórico
    • Habilidade: é a capacidade de fazer
    • Atitude: é o querer fazer

    Assim temos:

    a) atitude

    b) atitude

    c) atitude

    d) conhecimento

    e) habilidade

  • Whaaat

  • não está claro a relação nessa questão

    sabemos bem o que p CHA

    Mas não conseguir relacionar

    conhecimento - saber

    habilidades- fazer

    atitude- querer

  • Fiquei entre a B e a E. Na letra B fala da "Qualidade do desempenho EXERCIDO"; então julguei ser ela, pois só quem tem habilidade pode desempenhar bem e com qualidade suas atividades. Na letra E diz: "A IDEIA de potencial de realização", então fiquei na dúvida, pois é só uma IDEIA de realizar algo. Passou a impressão de hipótese e na letra B, já passou algo concreto por já está realizando a ação. Porém a questão fala de "pressupor", então realmente a E se enquadra melhor.

    OBS.: Ainda assim, fiquei insegura nesta questão.


ID
5356960
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-4° Região (MG)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato, a gestão de pessoas é uma das áreas que mais têm passado por mudanças e transformações nesses últimos anos, não somente em seus aspectos tangíveis e concretos, mas também nos aspectos conceituais e intangíveis. Com base nessa informação, julgue o item.

Apesar de a área de gestão de pessoas ter nascido na Era do Conhecimento, imagina-se que ela tenha certa flexibilidade. A disciplina torna-se importante nesse contexto porque sua identidade e suas características são imutáveis.

Alternativas
Comentários
  • Evolução da G.P para Chiavenato:

    (1900-1950) Era da Industrialização Clássica

    • Foco na Eficiência;
    • Departamento de Pessoal: Cumpria as exigências Legais (admissão e Férias, por exemplo);
    • As pessoas eram vistas como peças/fornecedores de mão de obra.

    (1950-1990) Era Neo Clássica

    • Departamento de Recursos Humanos;
    • Tarefas Operacionais e Burocráticas, Recrutamento e Seleção, Função tática na Organização;
    • As pessoas eram vistas como agentes passivos e que deveriam ser administradas.

    (1990-...) Era da Informação

    • Gestão de Pessoas;
    • Descentralização para o Gestor de Linha;
    • Gestão Estratégica;
    • G.P como Staff;
    • As pessoas são vistas como agentes ativos e há a necessidade de alinhamento dos objetivos da Organização e os individuais.

    A questão erra ao afirmar que a Gestão de Pessoas tem características imutáveis. Como ela está na Era da Informação, é justamente por esse motivo que a G.P tem, na verdade, características de adaptabilidade às novas dinâmicas do mercado.

    Fonte: PDF do Estratégia.

    Gab: E

    Bons Estudos!

  • A gestão de pessoas está em Constante mudança. Não é IMUTÁVEL

ID
5372758
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação ao processo de inovação e às respectivas etapas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com as palavras EXCLUSIVAMENTE e NECESSARIAMENTE.

    Resposta: letra D


ID
5372761
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Manual de Oslo é uma publicação que estabelece conceitos relacionados à inovação, que são adotados pela maioria dos países industrializados. Em sua terceira edição, o Manual de Oslo classifica os tipos de inovação existentes da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    "Na terceira edição, de 2005, do Manual de Oslo agregou atualizações que definiram a inovação de uma forma abrangente e mais compatível com a forma como as inovações são percebidas no início do século 21. ... O Manual distingue quatro tipos de inovação: produto, processo, marketing e organizacional."

  • Em sua terceira edição, o Manual de Oslo classifica os tipos de inovação existentes da seguinte forma:

    de produto, de processo, de marketing e organizacional.

  • TIPOS DE INOVAÇÃO (Oslo):

    INOVAÇÃO DE PRODUTOS: Envolve mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços, para produtos já existentes é necessário aperfeiçoamentos importantes, incluem-se melhoramentos consideráveis em especificações técnicas, componentes e materiais, software incorporados, facilidade de uso, etc. Esse tipo de inovação altera as características funcionais do produto, não são incluídas as mudanças puramente estéticas ou de estilo.

    INOVAÇÃO DE PROCESSOS: Representa mudanças novas ou significativas nos métodos de produção e de distribuição. Incluem-se alterações em técnicas, equipamentos e/ou softwares.

    INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: Refere-se a implantação de novos métodos organizacionais, tais como: mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa. Imagine um ambiente Google, essa é uma inovação organizacional.

    INOVAÇÃO DE MARKETING: Envolve a implantação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças na concepção do produto ou em sua embalagem, no formato, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços. Essa inovação está voltada ao impacto, precisa trazer mais vendas ou melhorar o desempenho.

    Fonte: Aulas Grancursos.


ID
5375908
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Como administrador, você necessita controlar um conjunto de elementos a fim de realizar a dupla atribuição do controle. Qual é essa dupla atribuição?

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Desisto dessa prova.

  • Gente do céu...
  • O controle é a função da administração que possui uma dupla atribuição:

    1. monitorar atividades que são apresentadas no planejamento estratégico e;
    2. corrigir eventuais desvios. 

    Fonte QC: - 2017 - UFMA

    Planejamento tem Dupla Atribuição também:

    • É definir “o que deve ser feito” (os objetivos: resultados, propósitos, intenções ou estados futuros onde a empresa quer chegar) e
    • “como deve ser feito” (os planos: um passo-a-passo para coordenar a organização de forma para os objetivos

ID
5387515
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à administração de pessoas, julgue o item.

Para acompanhar o crescimento individual de cada empregado, o job enrichment consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas, oferecendo condições de desafio e de satisfação profissional.

Alternativas
Comentários
  • GAB. : CERTO !!!

    O enriquecimento no emprego OU  job enrichment é um método de motivar os funcionários, onde um trabalho é projetado para ter tarefas interessantes e desafiadoras, que podem exigir mais habilidade e aumentar os salários.

  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Tem o mesmo significado de job enlargement?

  • O job enrichment SUBSTITUI as tarefas mais simples pelas mais completas??? Achei que ele só acrescentava... Errei achando que era pegadinha. Bola para frente!


ID
5535844
Banca
FGV
Órgão
PM-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A evolução da gestão de pessoas é marcada, entre outros aspectos, pela mudança da visão acerca de seu papel nas organizações. Assim, no contexto contemporâneo, a gestão dos recursos humanos ganha relevância estratégica e é entendida como parte fundamental na sustentação da competitividade organizacional. A construção de organizações competitivas exige que o RH atue com múltiplos focos de atenção, assumindo quatro papéis nesse processo, como proposto inicialmente por Dave Ulrich: administração da infraestrutura da empresa, administração da contribuição dos funcionários, administração da transformação e da mudança e administração das estratégias de recursos humanos.


Sobre o papel de administrador da transformação e da mudança, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Processo de mudança:

    descongelamento : velhas ideias e praticas são desfeitas

    mudança: novas ideias e praticas são experimentadas

    recongelamento : novas ideias e praticas são incorporadas

    Mudança exige renovação da organização.


ID
5538178
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As Teorias de Motivação, via de regra, foram desenvolvidas com a finalidade de aumentar a produtividade dos colaboradores no ambiente organizacional. Apesar de objetivos semelhantes, cada teoria parte de premissas diferentes e utiliza métodos diversos para chegar a esse resultado.


Sabendo disso, sobre a Teoria da Autoeficácia, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Teoria da Autoeficácia se refere à convicção individual de que se é capaz de realizar determinada tarefa. Quanto maior a autoeficácia de alguém, maior sua confiança na possibilidade de realizar uma tarefa com sucesso. A teoria do estabelacimento de objetivos e a da autoeficácia não competem entre si, mas se complementam.

  • GABARITO: A

    A teoria do estabelecimento dos objetivos (Autoeficácia) foi criada por Locke, e depois desenvolvida por Bandura, que em seus estudos provou que o estabelecimento de vários objetivos próximos (e mais fáceis de atingir) é mais eficaz do que criar objetivos distantes (e mais difíceis). 

    De acordo com o autor, essa característica seria a habilidade que as pessoas podem ter de acreditar que serão capazes de atingir os resultados de uma atividade. 

    Se realmente acreditamos em nossa habilidade de realizar uma tarefa, a teoria afirma, tenderemos a nos motivar e conseguir melhores resultados. Indivíduos com um alto nível de autoeficácia tenderão a ter resultados melhores do que pessoas com baixo nível de autoeficácia. 

    Deste modo, essa teoria está baseada nos fatores internos da motivação, sendo um contraponto, por exemplo, a teoria do Reforço de Skinner, que desconsidera as condições internas do indivíduo e enfatiza apenas o que lhe acontece quando realiza uma ação. 

    Fonte: Professor Rodrigo Rennó

  • A princípio marquei a letra C, mas acredito que ela se refere à Teoria X e Y, especificamente à Y, na qual a administração assume que os funcionários podem ser ambiciosos, automotivados e exercem seu autocontrole. Acredita-se que os trabalhadores apreciam as atividades de trabalho físicas e mentais.

  • A

    Preconiza que quanto mais um funcionário acredita na sua capacidade de realização de determinada tarefa, mais ele tende a ficar motivado.  AUTOEFICÁCIA

    B

    Acredita que a utilização de mecanismos intrínsecos de motivação possui um impacto mais evidente nos resultados, caso não sejam misturadas com os extrínsecos. AVALIAÇÃO COGNITIVA

    C

    Interpreta o funcionário como um indivíduo determinado, que tende a evoluir quando assume novas responsabilidades e se depara com desafios. ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS

    D

    Leva em consideração as diferenças individuais para desenvolver planos de ação com uma perspectiva hierárquica das necessidades a serem enfrentadas. TEORIA DE PIRAMIDE DE MASLOW

    E

    Assume que os funcionários estão sempre realizando comparações para avaliar a proporcionalidade das contribuições em relação às tarefas demandadas.  EQUIDADE


ID
5599216
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Chiavenato (2010), as organizações mudam para que possam se manter em condições de competir no mercado em que estão inseridas, para atender novas leis ou regulamentações, para introduzir novas tecnologias ou, também, para atender às alterações e novas preferências de clientes ou outros grupos ligados à empresa. Sobre esse tema, Curtin Lewin apresentou um estudo em que propôs algumas etapas para a gestão da mudança organizacional. Assinale a alternativa que contém o termo que representa a etapa em que ocorre a incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de apoio e de reforço, de maneira que aquilo que foi aprendido foi integrado à prática atual. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Fases da mudança organizacional segundo Kurt Lewin:

    1. Descongelamento → É a fase onde se percebe, se entende e se aceita que é necessário mudar. As velhas práticas, ideias e comportamentos são abandonados;

    2. Mudança → É a fase onde novas práticas, ideias e comportamentos são aprendidos. Ou seja, trata-se da fase onde as novas ações começam a ser executadas;

    3. Recongelamento → É a fase onde as novas práticas, ideias e comportamentos são incorporados pelos indivíduos. Ou seja, é a fase onde as novas ações e o “novo padrão” são completamente consolidados.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o processo de mudança organizacional. Neste caso, assinalemos a alternativa que apresenta a etapa da mudança que se encaixa no que foi dito no enunciado.

    De acordo com Kurt Lewin, a mudança ocorra em três etapas. São elas:

    • 1) DESCONGELAMENTO: A primeira etapa acontece quando a necessidade de mudança é percebida. pode-se momento como sendo o “descongelamento” dos velhos conceitos.

    • 2) MUDANÇA: Ela pode ser dividida em duas partes. A primeira consiste num processo chamado de identificação, nessa etapa as pessoas notam o novo modo de agir como benéfico e se tornam dispostas a aceitá-lo. Na segunda, a qual chamamos de internalização, as pessoas passam a adotar os novos conceitos e a agir segundo os novos preceitos.

    • 3) RECONGELAMENTO: ocorre com a incorporação do novo comportamento. Momento em que as novas práticas se tornam o novo modelo a ser seguido.

    Tendo o assunto acima como base, concluímos que a alternativa "E" é a correta. É na etapa de congelamento que ocorre a incorporação de um novo padrão de comportamento por meio de mecanismos de apoio e de reforço.

    GABARITO: E

  • PROCESSO DE MUDANÇA (Kurt Lewin):

    1. DESCONGELAMENTO: Velhas ideias e práticas são derretidas, abandonadas e desaprendidas.
    2. MUDANÇA: Novas ideias e práticas são exercitadas e aprendidas (identificação, internalização).
    3. RECONGELAMENTO: Novas ideias e práticas são incorporadas definitivamente ao comportamento (suporte, reforço).

ID
5602864
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 24ª Região (RO)
Ano
2022
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas, julgue o item.


Entre os grandes objetivos da área de gestão de pessoas, a retenção de talentos é crucial para a eficácia em qualquer organização.  

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Essa retenção pode até servir para um futuro RECRUTAMENTO INTERNO, caso a organização deseje recrutar pessoas que ela já tem conhecimento sobre suas habilidades ou técnicas.

    Bons estudos!!! ❤️✍

  • Essas teorias andam muito desatualizadas.... será que o HIPERMERCADO EXTRA... O ATACADÃO... O MC DONALD, consegue, reter seus talentos?... mas elas são empresas de sucesso.... da forma com que a afirmação foi colocada, da entender que se a empresa não conseguir reter seus talentos, então ela estará fadada ao fracasso