SóProvas


ID
1067800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que a segurança física e patrimonial das instalações de estabelecimentos públicos ou privados exige uma série de cuidados, e que, no caso de instalações de tribunais, os cuidados devem ser redobrados em função da sensibilidade e dos interesses ali tratados, julgue os itens que se seguem.

As ações de gestão da segurança física e patrimonial da instituição devem estar sempre focadas na proteção dos bens tangíveis da organização, compreendendo entre suas atribuições analisar os riscos e as ameaças reais e potenciais que possam causar danos, e estabelecer medidas para neutralizá-los.

Alternativas
Comentários
  • Ao comentar essa assertiva, o professor Marcos Girão explica que:

    "A assertiva nos traz uma afirmação correta e muito boa para que você tomar nota e levar esse entendimento da banca para a sua prova. 

    Cabe ressaltar que, apesar de não ter citado os bens intangíveis (conhecimento, por exemplo) como alvos das ações da segurança física e patrimonial, a assertiva não utilizou expressões restritivas tais como “apenas bens tangíves” ou “somente bens tangíveis”. Logo, podemos sim afirmar que perceba que as ações de gestão da segurança física e patrimonial da instituição devem estar sempre focadas na proteção dos bens tangíveis da organização, compreendendo entre suas atribuições analisar os riscos e as ameaças reais e potenciais que possam causar danos, e estabelecer medidas para neutralizá-los."


  • CERTO.

    A questão aborda o trinômio da segurança: os BENS a proteger [tangíveis (bens físicos) e intangíveis (a imagem da empresa) por exemplo]; RISCOS/AMEAÇAS a que estão expostos os bens e as MEDIDAS PROTETIVAS/PREVENTIVAS (ações destinadas a neutralizar e diminuir o potencial ofensivo e danoso dos riscos e ameaças).

    .

    Outras considerações: NÃO existe segurança 100%. Ainda que se tomem todos os cuidados necessários e possíveis, os bens sempre estarão propensos a riscos e ameaças. Daí a importância de um planejamento detalhado, de um plano de segurança, de investimentos em equipamentos e material humano treinado e apto a lidar com as diversas situações que podem surgir. O princípio fundamental que norteia TODA atividade de segurança é a PREVENÇÃO, ou seja, tentar antecipar-se e prevenir-se contra as ações ofensivas, adotando-se uma postura pró-ativa ao invés de reativa. 

    vamuqvamu..."A dor é temporária..."


  • A parte "devem estar sempre focadas na proteção dos bens tangíveis da organização" da a entender que o foco deve ser só os bens tangíveis, particularmente entendi assim, sempre nos bens tangíveis e nunca em outros.

  • O SEMPRE ESTÁ SE REFERINDO A PALAVRA "FOCADO" E NÃO TANGÍVEIS!

  • Questão fatalmente passível de recurso, eis que a redação dificultou a compreensão.

  • As ações de gestão da segurança física e patrimonial da instituição devem estar sempre focadas na proteção dos bens tangíveis da organização, compreendendo entre suas atribuições analisar os riscos e as ameaças reais e potenciais que possam causar danos, e estabelecer medidas para neutralizá-los.

     

    Aqui basta entender que a segurança empresarial/institucional (não confundir com segurança pessoal) tem um aspecto tridimensional:

    Segurança estratégica (inteligência/contrainteligência) - protegeo patrimônio invisível das instituições (bens intangíveis).

    Segurança especial (complementar) - protege áreas não necessariamente ligadas à segurança, mas que podem afetá-la.

    Seguança física e patrimonial - protege os bens tangíveis da empresa. Fiscalização e controle de acesso a locais perigosos e/ou sensíveis. 

  • neutralizá-los? alguem alem de mim pensou que era pegadinha, devido ao fato de que a segurança nunca extingue 100%