SóProvas



Questões de Segurança Física e Patrimonial


ID
79291
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A equipe de segurança é avisada de que uma bomba explodirá em 30 minutos. O procedimento adequado a ser adotado é:

Alternativas
Comentários
  • Ameaças de bomba também podem aparecer sob a forma de uma carta, e-mail, pacote ou telefone.

    1. Se você receber uma ameaça de bomba via telefone, manter o chamador na linha de maior tempo possível. Continuam a ser cortês e não frequentam o chamador. Enquanto no telefone, tente descobrir quanto sobre a situação, como você pode. Não desligue o telefone, como a linha pode ser usada por agentes para rastrear a chamada.
    2. Anote todas as informações que você recebe sobre a situação. Perguntas o chamador precisa sobre a bomba. Descobrir onde ele está localizado, o tipo de bomba usada e quando vai ser detonado. Se há pessoas nas proximidades, tente notificá-los da emergência por escrever uma nota enquanto você estiver ao telefone.
    Nunca descartar ou excluirá a mensagem. Se a ameaça chega em uma forma física. Evacuar o edifício/local, isolar e notificar imediatamente as autoridades.

  • GABARITO C

     

    A ação imediata é a de retirar todas as pessoas do local e isolar a área. Mas a alternativa "E", também, está correta, em casos de ameaças de bombas e aterfatos explosivos deve-se abrir todas as portas e janelas para diminuir a pressão do efeito do explosivo. 


ID
79297
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Mário está hoje encarregado de controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas no Tribunal. Perto do horário de almoço, uma pessoa se apresenta dizendo que perdeu seu crachá mas precisa entrar urgentemente, pois já está atrasado para participar de uma reunião com o setor de compras. Mário não consegue confirmar a reunião. Frente a esta situação, Mário

Alternativas
Comentários
  • e) pede que a pessoa aguarde, e comunica-se com seu superior para pedir instruções.

  • O que impediria o Técnico segurança solicitar mais/outros documentos, inclusive de identificação pessoal da pessoa interessada ao ingresso na organização.
  • Andrey o Mário não consegue confirmar a reunião, por isso ele tem de conseguir mais informações.


ID
79300
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Previamente programado e devidamente autorizado para o período noturno, teve início o desembarque de novos equipamentos e materiais de informática, que comporão o patrimônio e o estoque de determinado prédio do Tribunal. O técnico judiciário de segurança designado verifica atentamente as movimentações e percebe, dentro das dependências do Tribunal, a presença de uma pessoa desco- nhecida usando uniforme da empresa terceirizada res- ponsável pela limpeza e empurrando um contêiner coletor com capacidade aproximada de 120 litros. Dentro do Tribunal, mas um pouco distante do local de desem- barque, observa, ainda, um furgão, com as marcas da empresa limpadora, no qual está um motorista, também desconhecido. Diante dessa situação, o segurança deverá

I. informar imediatamente a situação à supervisão da empresa limpadora, por meio do rádio, e aguardar confirmação e instruções de procedimento, continuando a observar atentamente o desembarque.

II. informar imediatamente a supervisão da segurança, por meio do rádio, e impedir quaisquer atividades dos desconhecidos antes de receber instruções específicas a respeito de como proceder.

III. abordar os desconhecidos, solicitando as identifi- cações funcionais e autorização para execução de serviço de limpeza e coleta de lixo naquele local e horário.

IV. cancelar imediatamente o desembarque dos equi- pamentos, encerrar todas as atividades do local, incluindo a limpeza, e preparar relatório para ser entregue à supervisão.

São atitudes corretas do segurança as descritas em

Alternativas
Comentários
  • Pra começar:
    I - Como que a pessoa está vendo algo estranho acontecer e vai ficar observando o desembarque? Totalmente inapropriado.
    II - Certinho!
    III - É o procedimento que se espera de um tecnico em segurança. Ele tomou a decisao correta ao abordar os desconhecidos, pedindo-lhes a identificação.
    IV - Errado. Encerrar as atividades nao seria a atitude correta a ser tomada.
  • Sobre o item III.

    Muito questionável a atitude do segurança, pelo que relata o enunciado;

    Se são dois funcionários desconhecidos, por esta coincidência, justamente no dia de desembarque programado (possibilidade de informação privilegiada) de novos equipamentos, estando o segurança sozinho (o que parece indicar a assertiva), jamais poderia abordar dois suspeitos. nesta condição. RISCO TOTAL!!!

    Deve solicitar apoio !!!

    Somente aborda suspeitos em pelos menos dois agentes de seguranças.


  • Reamente a FCC deve ter atenção na elaboração do enunciado, na parte que se afirma: "Previamente programado e devidamente autorizado para o período noturno". O que, na minha opinião torna o item IV "cancelar imediatamente o desembarque dos equipamentos", Falso, pois o cancelamento imediato, não é uma postura correta. Os Itens I, II III estão corretos e o IV incorreto, não sei mencionar se a banca anulou a questão.

  • Outra coisa, qual funcionário da limpeza portará consigo autorização para execução de limpeza naquele horário e local? Piada...

  • para  responder :  raciocinio logico, 

  • I. informar imediatamente a situação à supervisão da empresa limpadora, por meio do rádio, e aguardar confirmação e instruções de procedimento, continuando a observar atentamente o desembarque. aguardar confirmação e instruções de procedimento da empresa limpadora???  ERRADO

    IV. cancelar imediatamente o desembarque dos equipamentos, encerrar todas as atividades do local, incluindo a limpeza, e preparar relatório para ser entregue à supervisão. ERRADO

  • Esses examinadores não sabem nada de segurança.

    Desde de quando você vai deixar sua tarefa ao qual foi designado e dirigir-se a outro ponto para impedir ( realizar uma abordagem ) a ação de outra pessoa sem haver o retorno de sua supervisão ?

    Pelo amor de Deus !

    É mesma coisa que um policial acautelando a cena de um crime, visualizar um roubo e sair correndo atrás do bandido, deixando a cena de lado... ARREGO! NÃO EXISTE ISSO!

    A supervisão terá como incumbência o envio de uma equipe para fazer essa verficação ou na pior das hipóteses enviar alguém para render o agente no setor onde está.

    Única alternativa certa é a III desde que feitas as considerações anteriores.

  • muito subjetiva.


ID
79309
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Haverá uma reunião de advogados no auditório do Tri-bunal. Cabe ao segurança

Alternativas
Comentários
  • c) identificar as pessoas e encaminhá-las para o auditório.

    Identificar é a melhor forma de controlar e principalmente prevenir qualquer imprevisto.

  • Controle de acesso...uma das funções do agente de segurança!!


ID
79312
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao iniciar o expediente no Tribunal, às 21 horas, a primeira atividade do segurança deve ser a de

Alternativas
Comentários
  • se alguém souber explicar por que não verificar primeiro se os portões estão todos trancados, para posterior verificar se houve ocorrências referentes ao turno anterior....
  • A troca de turno entre seguranças, somente ocorre após a rendição da equipe que está em serviço pela que vai entrar em serviço, por isso há que se verificar se houve ocorrências referentes ao turno anterior. Após isso é que se verifica os demais itens da questão.

    Espero ter ajudado...
  • Concordo com dida Alves, relatório de ocorrências ou relatório de passagem de serviços de uma equipe para outra é de natureza administrativa condição para a equipe substituída entregar o posto e concomitantemente a outra assumir, mas nada que venha a preponderar a verificação das áreas vulneráveis (guardar entradas e saidas) da organização e da verificações da presença de estranhos no perímetro.
  • verificar o livro no escuro deve ser mais fácil né!!!!

     

  • Não adianta a gente brigar com a banca, essa é o conceito que a banca cobra , vamos obdecer !!! 

  • Se você, agente de segurança, chegar às 9 da noite é óbvio que terá outros agentes lá (cuidando já do prédio). Você vai lá apagar a luz e depois ascende r!?!? Claro que não! O prédio já vai estar fechado, você vai lá conferir as portas primeiro? Claro que não!

    Vamos acordar galera, porque o Examinador é do mal e não está nem aí para o senso comum!

  • Questão mal formulada. Pois, na Segurança de áreas e instalações a prioridade é a prevenção. Então ao assumir o posto teríamos prioritariamente que averiguar as entradas e saídas e somente depois o livro de ocorrência.

  • Acredito que o erro da letra E seria o pronome "TODOS"...em que pese ser atribuição verificar pontos sensíveis...


ID
79324
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O prédio do tribunal deve estar sob vigilância

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão, mas me senti tentado a marcar outras alternativas.

  • Todo e qual quer órgão público deve ser vigiado a todo tempo.

    GABARITO: A

  • Era uma vez 2008.


ID
79330
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para aprimorar a segurança de qualquer instalação predial, deve ser controlada, nos portões, a entrada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A


    O  controle de acesso não é discricionário, precisamos identificar todos, sem exceção.

    Força guerreiros!!!

ID
79333
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O técnico judiciário?segurança José foi escalado para controlar as áreas de trânsito do Tribunal e deve, portanto, cuidar, prioritariamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Em suma sobre o CONTROLE DE ACESSO, dos locais de acesso ao Tribunal, como portas, portões, corredores, elevadores, rampas da garagem e escadas, É UMA DAS ATRIBUIÇOES do Agente de Segurança (AS), a peculiaridade do AS sobre as tais medidas, tbm leva-se em conta quem entra e sai com indentificação ao adentrar  ter uma boa memória ao elemento(pessoas) sair da istituição, delimitar, identificar, checar permissão de acesso e etc...

     

    Espero em ter colaborado.

    Filho, estuda, pq tua vida ta uma merda! Frase do grande "PAI do Prof. Evandro Guedes"

  • vale ressaltar que a questão refere-se a trânsito de pessoas!!

  • José foi escalado para controlar as áreas de trânsito do Tribunal e deve, portanto, cuidar, prioritariamente,dos locais de acesso ao Tribunal.

    Gabarito:E

  • passei em frente de um fórum no grau e guarda desse me aplicou multa. kkk


ID
79336
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O setor de segurança deve usar, no controle da entrada de estranhos, sistemas

Alternativas

ID
79339
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A ordem dada no Tribunal do Trabalho foi: "Não é permitida a entrada de estranhos". Tecnicamente, o segurança somente deve desobedecer tal ordem quando

Alternativas
Comentários
  • Acho que esta questão está errada: o que tem haver deixar entrar no tribunal pessoas estranhas se ocorrer uma catastrofe na esquina???
  • TAMBEM NAO CONCORDO COM O GABARITO. ALIAS SERIA UMA QUESTAO SEM RESPOSTA NA MINHA OPNIAO. DE QUALQUER FORMA EU MARCARIA A LETRA A.
  • Escandalosamente igualzinho ao que diz o Marcos Mandarini.
    Gabarito correto!
  • Nada a ver essa questão em, fui na A.

  • Basta ter uma Catástrofe que a vulnerabilidade do Tribunal é decretada. É cada uma.
  • Questão mais tosca... Fui na "A".

     

  • Que questão estranha!.

  • motivo de força maior


ID
79342
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quando um supervisor de segurança inicia seu trabalho em defesa do patrimônio do Tribunal, é prioritário

Alternativas
Comentários
  • Observar o que se pede no enunciado: quando "inicia seu trabalho em defesa do patrimônio". a) checar as instalações; verificar se os equipamentos de segurança e proteção contra incêndios estão em ordem; designar funcionários para situações de emergências; ter ciência do organograma.  b) conhecer todos os diretores, os funcionários do local, o nome das ruas próximas à organização e os equipamentos de comunicação interna.  Essa alternativa não condiz com que se pede. c) verificar o número de funcionários da área de segurança, identificar as saídas e controlar a movimentação interna da organização.  Verificar o número de funcionários que estão atuando na escala do dia é um dos procedimentos ao iniciar o trabalho, porém, verificar o número (quantidade total) de funcionários da área, nada tem haver. Controlar a movimentação... é algo que se faz no decorrer do trabalho. d) aprender o funcionamento dos equipamentos de segurança existentes, os comandos de energia e conhecer todas as chefias da organização. Aprender o funcionamento... e os comandos... são  atos de preparação, aprendizagem e conhecer todas as chefias, nada tem haver com início de trabalho. e) cumprir as normas exigidas pelos diretores da organização, independentemente das orientações do chefe de segurança. Os diretores nada sabem da nossa função, logo, não se cumpri suas normas.  
        Bons estudos!!!
  • Discordo do gabarito. A segurança deve ser priorizada pelo CONHECIMENTO, do pessoal que compõem a organização (diretores e funcionários) , perímetro (áreas circundas), pois a segurança é realizada de fora para dentro, assertiva B
  • Questão confusa. Como fala de um supervisor, entende-se alguém com uma posição de liderança na equipe, então as funções em A seriam dos seguranças subalternos a ele, pelo menos penso assim.


ID
89371
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Que números de telefones de utilidade pública correspondem, respectivamente aos telefones de emergência da Polícia Militar, Ambulância e Corpo de Bombeiros?

Alternativas
Comentários
  • Onde está a informática nesta questão?
  • Esta é uma clássica questão de informática,hehehe!!!A reposta para essa clássica é ... 190 - polícia; 192 - SAMU (ambulância); 193 -Bombeiros...Então letra "D"
  • Fica assim no editalConhecimentos de Informática:STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) com três dígitos.
  • 190 - POLÍCIA MILITAR; 191 - POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL; 192 -SAMU; 193 - BOMBEIROS; 194 - POLÍCIA FEDERAL E 197 - POLÍCIA CIVIL.

  • Para não "zerar" numa disciplina. rsrs

    Olha aí a banca ajudando o candidato...


ID
109657
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Estabelece o Art. 61 da Portaria 387/2006 que "os estabelecimentos financeiros que realizarem guarda de valores ou movimentação de numerário deverão possuir serviço orgânico de segurança, autorizado a executar vigilância patrimonial ou transporte de valores, ou contratar empresa especializada, devendo, em qualquer caso, possuir plano de segurança devidamente aprovado pelo DREX". Esse plano de segurança deverá discriminar

Alternativas
Comentários
  • Galera,
     
    apesar da Portaria 387/2006 ter sido revogada pela PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, a resposta permanece a mesma. Diz o art. 99 da Portaria 3.233 / 2012:
     
    Art. 99.  O plano de segurança deverá descrever todos os elementos do sistema de segurança, que abrangerá toda a área do estabelecimento, constando:
     
    I - a quantidade e a disposição dos vigilantes, adequadas às peculiaridades do estabelecimento, sua localização, área, instalações e encaixe;
     
    II - alarme capaz de permitir, com rapidez e segurança, comunicação com outro estabelecimento, bancário ou não, da mesma instituição financeira, empresa de segurança ou órgão policial;
     
    III - equipamentos hábeis a captar e gravar, de forma imperceptível, as imagens de toda movimentação de público no interior do estabelecimento, as quais deverão permanecer armazenadas em meio eletrônico por um período mínimo de trinta dias;
     
    IV - artefatos que retardem a ação dos criminosos, permitindo sua perseguição, identificação ou captura; e 
     
    V - anteparo blindado com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.
     
    Espero ter contribuído.
    Bons estudos e sucesso!

ID
109681
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O alarme é um equipamento de segurança eletrônica, exigido por lei como ação preventiva e ostensiva contra assaltos, sequestros e arrombamentos, entre outros. O sistema de alarme pode ser disparado por meio de acionadores de pânico silenciosos, fixos ou remotos, senhas de pânico ou sensores de presença. Os acionadores desses alarmes podem ser instalados em ambientes estrategicamente definidos e são do tipo

Alternativas
Comentários
  • SENSOR SÍSMICO: analisa e processa freqüências de sinal, duração e amplitude para diferenciar entre perturbações ambientais fortuitas e reais ataques de intruso. É capaz de detectar todos os métodos de ataque enquanto ignora distúrbios ambientais normais. SENSOR ATIVO: Os sensores ativos são dispositivos compostos por um emissor e um receptor. O emissor envia um feixe de luz infra-vermelha para o receptor que recebe essa luz. Quando qualquer objeto ou pessoa cortar esse feixe, o receptor deixa de receber o sinal de luz infra-vermelha do emissor disparando o alarme. Sensor Infravermelho Passivo: é composto de um detector de luz infravermelha, uma lente e um circuito eletrônico. É chamado passivo porque não emite, mas apenas detecta movimentação de luz infravermelha na sua área de atuação. Quando alguém com corpo quente, que emite luz infravermelha, se movimenta em frente ao sensor o mesmo detecta variações nos pontos pré-fixados fazendo com que o PIR receba vários pulsos da variação de luz infravermelha que interpretados pelo circuito, são detectados como sendo um movimento. Sensor Magnético ou reed switch é um sensor utilizado para detectar abertura de portas e janelas. É composto por duas partes, uma pequena caixa plástica que possui no seu interior um êmbolo de vidro onde existem duas lâminas metálicas, milimetricamente afastadas que quando sofrem ação de um campo magnético se fecham, permitindo a circulação de corrente. LUX não tem definição .
    conforme Cláudio Albuquerque (PR) , curso aprovação.
  • Questão cabulosa!!!!

    Considerando o raio ultravioleta da B, só restou como opção correta a Alternativa C mesmo.
  • questão estremamente técnica, mas bem interessante, pois os ALARMES SÃO ELEMENTOS ATIVOS, mas os seus acionadores realmente são passivos.

  • Questão mais doia. Acho que foi um major tentando dá uma de engenheiro eletricista.

  • A apostila do estratégia sobre esse assunto é péssima, não recomendo. Sou técnico em eletrônica.


ID
109708
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O emprego de equipamentos eletrônicos, no controle de acesso às agências bancárias, tornou-se uma necessidade, tendo em vista inibir o acesso de pessoas armadas ao interior das agências e dificultar as ações criminosas contra essas instituições. Dentre os diversos equipamentos empregados, NÃO se encontra(m)

Alternativas
Comentários

  • Definição de eclusa:
      obra de engenharia feita em um curso de água que possibilita a alteraçao do nivel de navegação, tornando possivel a transposição de obstaculos naturais,como corredeiras, cachoeiras , etc.
  • Escudo blindado: É um anteparo blindado, com visor, atrás do qual se posiciona o vigilante.
    Eclusa: É um pequeno ambiente, dotado de duas portas para o controle de acesso. As portas são intertravadas, ou seja, a abertura de uma só é possível mediante o fechamento da outra.
    Portal: não bloqueia a passagem de pessoas ou objetos, mas também é utilizado na identificação de massa metálica
     
     
  • O ÚNICO QUE NÃO É ELETRÔNICO ESTÁ NA ALTERNATIVA “A”, POIS TRATA-SE DE PROTEÇÃO FÍSICA. ECLUSA É O EQUIPAMENTO COM DUAS PORTAS SUCESSIVAS PARA DETECÇÃO DE METAIS.
  • Notem que a questão fala sobre "O emprego de equipamentos eletrônicos...Dentre os diversos equipamentos empregados, NÃO se encontra(m)"

    a) escudo blindado, pois não se trata de um equipamento eletrônico.
  • O do BEN 10 é eletrônico


ID
110071
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Riscos, ameaças, danos, perdas, sensibilidade, periculosidade, vizinhança e arredores são termos técnicos que devem fazer parte do cotidiano de todo e qualquer técnico da área de Segurança e Transporte. Sendo assim, analise o emprego dos termos grifados nas situações hipotéticas abaixo:

I. Como consequência dos danos causados pelo incêndio na sala de no-breaks, tivemos o risco de ficar sem acesso ao banco de dados caso houvesse queda da energia elétrica; se isso ocorresse, a empresa poderia sofrer perdas terríveis.

II. Considerando o alto grau de sensibilidade dos bancos de dados da empresa, não podemos correr o risco de ficar sem acesso às informações.

III. Os danos resultantes da invasão de nosso banco de dados por hackers são incalculáveis até o momento. Com o sistema desprotegido, ainda sofremos a ameaça de novas invasões.

IV. Existe um alto nível de periculosidade envolvida no transporte dos diretores da empresa, haja vista o alto grau de sensibilidade que acomete a tais cargos e o trajeto escolhido.

V. Embora a empresa esteja localizada em um bairro considerado de vizinhança tranquila, especificamente nos arredores da empresa, fazemos divisa com um banco no lado direito, uma joalheria no lado esquerdo e um terreno baldio no fundo.

Está correto o emprego dos termos técnicos grifados, relativos à segurança física e patrimonial, APENAS nos itens

Alternativas
Comentários
  • Sensibilidade é o que afeta o RENOCO( regularidade,normalidade,continuidade) da atividade institucional.
    periculosidade é o que afeta instalações,pessoas,meio ambiente, sociedade.
    dono é gênero, dono pode ser real ou potencial, que são espécies.
    ameça está relacionada a dano potencial(que é a causa) e consequencia uma perda ou NÃO
    risco está relacionado a dano real(que é causa) e consequencia de perda CERTA
    Vizinhança são vizinhos próximos influência direta
    Aredores são vizinhos MENOS próximos influencia indireta.

  • Riscos, ameaças, danos, perdas, sensibilidade, periculosidade, vizinhança e arredores são termos técnicos que devem fazer parte do cotidiano de todo e qualquer técnico da área de Segurança e Transporte. Sendo assim, analise o emprego dos termos grifados nas situações hipotéticas abaixo:

    I. Como consequência dos danos causados pelo incêndio na sala de no-breaks, tivemos o risco de ficar sem acesso ao banco de dados caso houvesse queda da energia elétrica; se isso ocorresse, a empresa poderia sofrer perdas terríveis. CORRETA!

    No risco, o dano é REAL, ou seja, se acontecer o evento, haverá necessariamente perda.

    Dano = Resultado.

    Perda = Consequência.


    II. Considerando o alto grau de sensibilidade dos bancos de dados da empresa, não podemos correr o risco de ficar sem acesso às informações. CORRETA!

    Os bancos de dados da empresa são considerados sensíveis, pois exerce grave influência sobre a regularidade, normalidade ou continuidade da atividade dela.  De fato, se correr o risco haverá dano que influenciará no desempenho institucional,  ocasionando perdas.

    III. Os danos resultantes da invasão de nosso banco de dados por hackers são incalculáveis até o momento. Com o sistema desprotegido, ainda sofremos ameaça de novas invasões. ERRADA!

    Ameaça o dano é POTENCIAL, se ocorrer o evento poderá ou não haver perdas. Assim, uma nova invasão do banco de dados não acarreta ameaça e sim um Risco de ficar sem acesso ás informações. Ocorrendo perdas que podem ser irreparáveis.


    IV. Existe um alto nível de periculosidade envolvida no transporte dos diretores da empresa, haja vista o alto grau de sensibilidade que acomete a tais cargos e o trajeto escolhido. CORRETA!

    Periculosidade traz risco ou ameaças ás pessoas, ao meio ambiente e á sociedade. Dessa forma pode ocorrer um atentado aos diretores levando ( sensibilidade) a uma influência na continuidade da atividade institucional.

    V. Embora a empresa esteja localizada em um bairro considerado de vizinhança tranquila, especificamente nos arredores da empresa, fazemos divisa com um banco no lado direito, uma joalheria no lado esquerdo e um terreno baldio no fundo. ERRADA!

    O banco, a joalheria e o terreno baldio são considerados vizinhança.

    De acordo o dicionário Aurélio, Vizinhança: É a qualidade de vizinho. E vizinho: É  o que está próximo, ou mora perto, ou aquele que mora perto de nós.

    Arredores = Cercanias. Cercanias: É a região em torno de uma vila , cidade etc.; arredores, beiradas.

  • O ERRO DO TERCEIRO CASO É QUE APENAS PERDAS SÃO CALCULÁVEIS.

    OS DANOS SÃO INCALCULÁVEIS.

    LOGO, EM MOMENTO ALGUM PODERAM SER QUANTIFICADOS (EXL. DANO À IMAGEM)


ID
110074
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sob a ótica da segurança física e patrimonial, são exemplos de ponto crítico e de ponto de risco existentes em uma edificação, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Pontos críticos - podem sofrer danos.

    Pontos de risco - podem causar danos.

     

    A meu ver:

     a) arquivos de processos judiciais e reservatório de incêndio.

    Crítico + crítico

     

     b) servidor de rede de computadores e reservatório de água potável.

    Crítico + crítico

     

     c) guarita de entrada e tanque de GLP (gás liquefeito de petróleo).

    Crítico + de risco

     

     d) caldeira e central de circuito interno de TV.

    De risco + crítico

     

     e) central de processamento de dados e cabine primária de energia elétrica.

    Crítico + de risco

     

    Duas alternatvas corretas - "c" e "e".

  • Para mim reservatório de água entraria como ponto de risco.


ID
110077
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considere:

1. Compreende todas as atividades, medidas e procedimentos dos quais resultem na limitação de circulação de veículos, visitantes, material, documentos e até informações.

2. Compreende atividades de minimização de riscos e/ou ameaças contra pessoas físicas, jurídicas ou contra o patrimônio.

3. Compreende uma probabilidade de acontecimento de uma ocorrência com potencialidade para causar um dano.

4. Compreende a produção de conhecimentos de interesse e proporciona a salvaguarda da segurança dos "segredos" da empresa.

As definições acima correspondem, correta e respectivamente, a:

Alternativas

ID
110080
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Das diversas características de um sistema de gestão da segurança física, uma que deve sobressair sobre as demais é

Alternativas
Comentários
  • Colegas, a principal característica da segurança física é a ostensividade, ou seja, a existência de um equipamento ou pessoal de segurança devidamente localizável ou identificável. No caso de equipamentos, são considerados de segurança física: as cancelas, guaritas, catracas eletrônicas para controle de acesso, janelas, portas, etc... Além disso, o pessoal que atua na segurança de forma ostensiva ou velada também é considerado parte da segurança física.
  • A seguranca fisica e considerada OSTENSIVA! Ou seja, esta la para ser vista! Mas por que ser vista? Para poder desistimular certas acoes contra o local protegido! Se ela e ostensiva, logo, e PREVENTIVA. As acoes de seguranca devem sempre ser PREVENTIVAS!
    BONS ESTUDOS !!
  • a) manter o foco prioritário nos equipamentos, pois, com o advento de novas tecnologias,tais como identificação da íris, da retina, de voz e de face, o trabalho da segurança é facilitado, sem a necessidade de exposição das pessoas aos riscos atinentes às atividades.

    E = O foco deverá ser mantido tanto nos equipamentos quanto nas pessoas, de forma sistêmica.


    b) a dissimulação, sem intimidar as pessoas com demasiada exposição das medidas de segurança de uma edificação, com o intuito de flagrar ações ou atitudes com potencial ameaçador, focando no elemento surpresa, e atuando de forma reativa.

    E = As medidas de segurança não podem ser usadas deformas veladas ou dissimuladas, tem que estar a amostra e bem visível, não podem ser ocultadas.


    c) manter o foco prioritário nas pessoas, pois os equipamentos, eletrônicos ou mecânicos,são passíveis de falhas e dependem de energia; já as pessoas possuem capacidade de discernimento e raciocínio, ou seja, os equipamentos são importantes ferramentas para a execução dos serviços de segurança, mas o principal é focar no elemento humano.

    E = O foco deverá ser mantido tanto nos equipamentos quanto nas pessoas, de forma sistêmica.


    d) a ostensividade, com o intuito de demonstrar os equipamentos e medidas existentes como forma de desestimular ações ou atitudes que possam causar danos à área protegida, com atuação principalmente de forma preventiva.

    C


    e) a visão sistêmica de todos os processos de proteção, pois devem estar interligados, uma vez que são dependentes entre si e formam, juntos, o sistema de gestão de risco.

    E = O único erro aqui é em dizer que: “uma vez que são dependentes entre si”, a verdade é que são interdependentes entre si, isso quer dizer que devam trabalhar juntas e interligadas uma as outras. Não são independentes, não são dependentes, mas são interdependentes.


  • Bom, pelo que tenho estudado, falou em segurança física, logo se pensa em OSTENSIVIDADE e PREVENÇÃO.

     

    HEY HO LET'S GO!


ID
110083
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando as medidas de segurança física e patrimonial, analise:

I. O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.

II. A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros.

III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.

IV. A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação.

V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.

A correlação verdadeiro (V) e falso (F), para cada item acima, está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta (B)

    I. O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.   - Verdadeiro

    II. A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros. -
    Falso- -
    Câmeras de Segurança e Alarmes com sensores são exemplos de Segurança Eletrônica,enquanto as cercas(barreiras mecânicas) são meios de segurança Física.

    III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.  -
    Falso  
    -As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser Pessoais(vigilante numa ronda),Instrumentais(meios materias diversos) ou Mistos( Combinação de ambos,como por exemplo um vigilante numa guarita)

    IV. A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação. -
    -Verdadeiro  - Relacionada a Análise de Riscos

    V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.
    -Falso
    -O estado ou sistema de iluminação normal e de emergência nas instituições,assim como de seus componetes,que são,por exemplo,os geradores,as chaves elétricas e os circuitos integram sim as atribuições da Segurança Corporativa de Áreas e Instalações



  • NAO DÁ PRA ENTENDER, NA QUESTAO 64523 TB DA FCC,  A BANCA COSIDERA CORRETO QUE DISPOSITIVOS ELETRONICOS PODEM SER CONSIDERADOS ELEMENTOS DA SEGURANÇA FÍSICA, LOGO POR QUE A ASSERTIVA  II ESTA ERRADA NESTA QUESTAO. A EXPLICAÇAO DO COLEGA É CORRETA MAS CONTRADIZ A BANCA NA QUESTAO A QUE ME REFERI.
  • Pessoal, o que faz com que o item II esteja ERRADO é o fato dele considerar como de segurança física câmeras de segurança DISSIMULADAS. A segurança física apresenta como sua caracteristica principal a OSTENSIVIDADE, ou seja, existência de um equipamento de segurança devidademente localizável.
    As câmeras de segurança dissimuladas são consideradas de segurança passiva.
    Bons estudos a todos!
  • Contrariando o que diz o amigo ai em cima Diego Fusco, câmeras de segurança é considerado como segurança fisica sim. Mas quando empregadas de forma OSTENSIVA e não dissimuladas, como afirma a alternativa II.   

    O erro da II, está em simplesmnte afirmar quando são câmeras tbm dissimuladas.   Olho vivo nos detalhes, galera!!


    Bons estudos!!
  • Leandro, concordo! 
    Sim, cameras e alarmes sao considerados seguranca eletronica, mas nao e isso o que a questao quer saber. 
    Fisico = Ostensivo (visivel). 
  • Monitoramento por cameras de segurança ostensiva SÃO CONSIDERADAS COMO SEGURANÇA FÍSICA. 

    Agora se quer marcar como segurança eletrônico boa sorte com a BANCA.     Estarei uma questão a sua frente!!
  • Resposta é a B ), Vamos explicar a III que está falsa.

     

    III. As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais ( aqui está ok ), quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais ( deu ruim!!! ), quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo. - Questão FALSA , porque era pa se MISTO e não instrumenais.

     

    CONTROLE DE ACESSO PROPRIAMENTE DITO - Estabelece alumas restrições, aqui vai o resumo:
     

     

    PESSOAIS: empregam epecificamente as pessoas como meio de controle;

    INSTRUMENTAIS: meios materiais diversos;

    MISTOS: a combinação de ambos para excercer as restriçoes a que destinam.  Aqui a questão fala

     

    Preenchendo para o nosso estudo: Uma informação ou conhecimento pessoal e intransferível é entregue a pessoa autorizada a usá-la, sendo mantida uma cópia de comprovação no instrumento ou agente controlador.

     

    No MISTO explica: um controle de acesso excercido por um vigilante constitui um controle por recursos, uma catraca, um controle instrumental, e a catraca acompanhada de um vigilante, torna-se um controle MISTO

     

    A banca coloca INTRUMENTO ao invés de MISTO, (instrumentais, quando se emprega equipamentos em "conjunto" com elemento humano,) e aqui está o erro da III). esse é meu grifo e a fonte é q está abaixo. 

     

    http://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/controle-de-acesso-para-areas/

     

     

  • CFTV

    Ostensiva ou a amostra é segurança física;

    Dissímulada não compõe a amostra física.

  • I.  V O acionamento dos órgãos de segurança pública, sempre que oportuno e cabível, é a medida mais importante quando se tratar de medidas de gestão da segurança física e patrimonial.

    II. F A proteção física se dá por meio de elementos, dos mais simples aos mais sofisticados, como cercas, câmeras de segurança ostensivas ou dissimuladas e alarmes com sensores de movimento, entre outros.

    III. F
    As medidas de controle de acesso propriamente ditas podem ser, dentre outras: pessoais, quando se emprega um vigilante em uma ronda, por exemplo; ou instrumentais, quando se emprega equipamentos em conjunto com elemento humano, ( NESTE CASO É CHAMADO DE MISTA , HUMANO + INSTRUMENTAL) no caso de um vigilante em uma guarita, por exemplo.

    IV. V A localização da edificação, seu conteúdo, o uso a que se destina e as medidas de segurança nela presentes são circunstâncias que influenciam na avaliação de riscos da edificação.

    V. Quanto ao sistema de iluminação de emergência, quando se tratar de blocos autônomos, como permanecem desligados nas situações rotineiras, não são de interesse da segurança física e patrimonial, ao contrário da iluminação normal da edificação.


ID
110152
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

São procedimentos que devem ser tomados por um técnico de segurança e transporte, ao ser comunicado sobre um indício de crime no interior de um tribunal, como um furto de uma impressora, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A. mas acabei marcando a E.

    A alternativa E diz que se deve restringir (Reduzir a limites mais estritos; limitar, diminuir, estreitar: restringir o exercício de um direito) a liberdade de locomoção das pessoas que estão em um certo estabelecimento por haver suspeita de que elas cometeram um crime. que suspeita é essa? sem falar que na pratica o tempo de chegada da policia pode variar pois depende de varios fatores: transito, outras ocorrencias de maior gravidade, etc...
    também concordo que a A esteja completamente errada.


    bons estudos.




  • Haveria necessidade de um mandado judicial para fazer busca em veículos.

  • Essa é uma questão péssima. Não deve se repetir. O cara que fez é um imbecil.

    Jamais um técnico de segurança e transporte poderia impedir pessoas de sair de dentro de um tribunal por motivo de "Roubo de Impressora".

    A FCC quis elaborar uma situação e criar 2 alternativas para que os candidatos ficassem em dúvida, bem ao estilo FCC, mas ficou péssimo. 

  • Busca nos veículos não quer dizer necessariamente abrir um a um. Inspeção visual externa já daria pra verificar se o equipamento está no carro (desde que não esteja dentro do porta malas
  • Busca nos veículos? Como assim? Kkkk não concordo. Ciência do ocorrido ao seu chefe hierárquico para que tome as devidas.


ID
117043
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Além da parte documental, o Técnico Judiciário, quando no exercício da segurança e vigilância deve ter sua atividade direcionada

Alternativas
Comentários
  • muito fácil , manda uma mais dificil . é lógico q é somente na segurança dos veículos , kkkkkkk


ID
166711
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A Sra Ângela de Jaboli queria entrar no Edifício da Sede do Tribunal Regional Federal e apresentou-se como irmã de um alto funcionário, que tinha o mesmo sobrenome. Como a Sra Ângela recusou-se a apresentar identificação e chegou a insultar uma recepcionista, o Sr. Júlio Barros, Chefe do Setor de Segurança do edifício, chamado para atender a ocorrência, assim deveria proceder:

Alternativas
Comentários
  • Se a recepcionista fosse funcionária pública, haveria crime.

     

    Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

              Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.

    Portanto, para que o delito se configure, há a necessidade de o agente "desacatar" funcionário público e, além do mais, que ele esteja no exercício de sua função ou haja o desacato em razão dela.

     

     

  • Q questao idiota.piedade...
  • Para uma questão dessa apenas bom senso para responder..nada mais.

    Porém, uma dessa jamais irá te aprovar..rsrs


ID
193543
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Uma grande empresa multinacional adotou as denominações de: áreas sensíveis para classificar áreas que, se sujeitas a danos, necessariamente provocarão perdas para a empresas, e áreas perigosas para classificar áreas que potencialmente possam provocar danos por si só, cuja perda poderá ocorrer ou não. Sendo assim, nas instalações dessa empresa, caracterizam, respectivamente, uma área sensível e uma área perigosa,

Alternativas
Comentários
  • a)central de vigilância e central de telecomunicações > ambas são áreas sensíveis
    b)central de telecomunicações e guarita de entrada > ambas são áreas sensíveis
    c)caldeira e central de telecomunicações > área perigosa e área sensível
    d)central de processamento de dados e caldeira > área sensível  e área perigosa
    e)geradores de energia elétrica e baterias de gases combustíveis > ambas são áreas perigosas

    ;D
  • maik onde encontrou essas classificacoes?

  •  

    ÁREAS SENSIVEIS:todos os materiais equipamentos processos operações áreas instalações dependências e ambientes cargos ou funções dados informações ou conhecimentos cujo valor natureza ou importância exerça direta ou indiretamente grave influencia sobre a regularidade normalidade ou continuidade da atividade institucional

    AREAS PERIGOSAS: todos os materiais equipamentos processos operações áreas instalações dependências e ambientes cargos ou funções CUJO grau individual de perigo implique direta ou indiretamente risco de ameaça para as instalações

  • Alguém pode  me explicar  o  que é  caldeira? rsss

  • Andrea...até onde eu sei caldeira é um negócio onde se põe fogo para a água sair quente... Ex: nos chuveiros de N quartéis a água sai gelada pois nao é elétrico,caso tenha caldeira,coloca-se fogo e a água q passa pelos canos irá esquentar.Espero ter ajudado.
  • Caldeira: recipiente metálico de tamanhos variados destinado a aquecer água e outros líquidos, a produzir vapor, à cocção de alimentos etc

  • São SENSÍVEIS todos os materiais, equipamentos, processos,
    operações, áreas, instalações, dependências e ambientes, cargos ou
    funções, dados, informações ou conhecimentos cujo valor,
    natureza ou importância exerça, direta ou indiretamente,
    grave influência sobre a regularidade, normalidade ou
    continuidade da atividade institucional.
    Ex: as centrais de vigilância, de telecomunicações, de
    processamento de dados e de CFTV, geradores e tanque de GLP.
    São PERIGOSOS todos os materiais, equipamentos, processos,
    operações, áreas, instalações, dependências e ambientes, cargos ou
    funções cujo grau individual de perigo implique, direta ou
    indiretamente, risco ou ameaça para as instalações, as
    pessoas, o meio ambiente ou a sociedade.
    Ex: arquivos de processos, servidores de rede, cabines de
    energia e etc...

  • Gab: D

     

    central de processamento de dados(área sensível)  e caldeira  (área perigosa)

     

    Não observei a sequência que a questão pediu e marquei a letra "C".

    Resumindo, não basta saber o conteúdo, tem que ter bastante atenção na hora da prova.

    Bons estudos!

  • Dependendo da grande empresa, caldeira pode ser área muito mais sensível que a guarita. Questão muito subjetiva. :/


ID
193576
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação à gestão de segurança das áreas e instalações, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B) A mais importante medida ativa de Segurança e Gestão de Áreas e Instalações é, sem dúvida, o acionamento dos órgãos de segurança pública e de defesa civil, sempre que oportuno, cabível e, principalmente, quando não for desaconselhável. Segurança Passiva são ações ou atividades com caráter eminentemente defensivo, tomadas contra ameaças ou riscos potenciais ou reais.

  • b) A segurança passiva é caracterizada por ações ou atividades com caráter defensivo contra riscos ou ameaças, sendo uma de suas medidas o acionamento dos órgãos de segurança pública, quando conveniente, uma vez que, dessa forma, não há exposição dos entes de segurança patrimonial da empresa. ERRADA - a seguranca passiva, assim como qualquer outra, tem carater preventivo. 
  • Gabarito B. O acionamento dos órgãos de segurança pública = medida ATIVA; e não passiva com diz o item.

  • As medidas de segurança passiva, conforme ONO (2004), formam-se pelo conjunto de materiais e sistemas construtivos empregados em uma edificação com o objetivo torná-la mais segura. Os materiais podem estar  agregados aos elementos estruturais, à vedação e ao acabamento. Estes elementos não dependem de  acionamento para desempenhar a sua função, por isso são denominados passivos. 


  • Quando se chama a segurança pública HÁ exposição dos entes de segurança patrimonial da empresa.

  • Achei estranho "ações dissimuladas" na letra d. Pode isso Arnaldo?

  • Letra D  é bem capciosa. A Segurança de Área e Instalações deve sim evitar a dissumalação, sendo caracterizada pela ostensividade. No entanto, a assertiva não se refere a este tipo de Segurança como dissimulada.

    Notem o trecho "  bem como, ações dissimuladas, como o uso de ações de inteligência.

    As ações de inteligência devem, sim, ser dissimuladas. Ocultando as suas ações. Diferentemente da Segurança ativa que deve ser ostensiva

  • Acredito que a letra D está certa porque a segurança ativa é iminentemente ofensiva mas pode abranger ações de cunho defensivo( como a da assertiva ações de inteligência dissimulada).

    Trecho extraído do material do estratégia:

    "Ao contrário da segurança passiva, a segurança ATIVA consiste em ações ou atividades da

    segurança de áreas e instalações com caráter eminentemente OFENSIVO, tornadas contra

    ameaças ou riscos potenciais ou reais.

    Embora de perfil evidentemente ofensiva, e mais propriamente voltada contra riscos ou ameaças

    reais, a segurança ativa de áreas e instalações pode abranger atividades ou ações defensivas,

    prevalecendo sempre o caráter ofensivo das medidas adotadas."


ID
193579
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que tange às características da segurança corporativa, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito inicial: C. Questão Anulada pela banca.

    A) Correta. Gerenciamento de Riscos: Os riscos ou ameaças podem ser prevenidos ou assumidos.

    B) Correta.

    D) Correta. Os controles de acesso compreendem todas as atividades, medidas, procedimentos e ações que resultem, específica ou acessoriamente, em limitação de circulação ou de acesso, de tudo e de todos, no âmbito de uma instituição. Limita e controla o acesso.

    E) Segurança Passiva são ações ou atividades com caráter eminentemente defensivo, tomadas contra ameaças ou riscos potenciais ou reais. Abrange os serviços de vigilância (meios pessoais), Segurança física (meios materiais-mecânicos, barreiras naturais ou artificiais), segurança eletrônica (sensores, centrais de processamento e de monitoramento) e controles de acesso (procedimentais ou não).

  • só complementando. letra e) câmaras OCULTAS e sensores de presença NÃO são OSTENSIVOS, por isso não podem jamais ser considerados medidas de segurança física.
    Observe a questão Q64523, letra a)a segurança física possui na OSTENSIVIDA sua melhor característica:
    Ostensivo é o que não se esconde.
  • minha incorreta é letra  C )

     

    O serviço de vigilância possui, nos materiais, equipamentos e tecnologias utilizados, seus "MAIS" IMPORTANTES ( erro da questão ) componentes, corroborando com isso o fato de que os corretos emprego e alocação desses componentes possuírem desdobramentos de alta eficácia sobre a gestão de segurança de áreas e instalações.

     

     Esses meios, técnicas e tecnologias, por mais sofisticados que sejam e embora tendam asubstituir o homem, dificilmente o fartão completamente. O ser humano é o seu maior componente , pois sem ele os demais meios seriam totalmente ineficazes.

    Fonte do meu resumo da explicação do prof. Marcos Girão

  • Existem duas incorretas:

     b) Existe especial interesse da gestão de segurança de áreas e instalações nas medidas de proteção e combate a incêndios, uma vez que visam também a proteção contra o patrimônio; inclusive algumas medidas visam primeiramente a proteção contra o patrimônio e secundariamente a proteção à vida humana.

    De forma alguma, a proteção à vida não pode estar abaixo da proteção ao patrimônio. 

     

    c) O serviço de vigilância possui, nos materiais, equipamentos e tecnologias utilizados, seus mais importantes componentes, corroborando com isso o fato de que os corretos emprego e alocação desses componentes possuírem desdobramentos de alta eficácia sobre a gestão de segurança de áreas e instalações.

    São importantes, mas não substituem a ação humana, esta sim o componente mais importante.

  • Resposta: B, C (estão incorretas)

    B) ERRADO: Existe especial interesse da gestão de segurança de áreas e instalações nas medidas de proteção e combate a incêndios, uma vez que visam também a proteção contra o patrimônio; inclusive algumas medidas visam primeiramente a proteção contra o patrimônio e secundariamente a proteção à vida humana. (NÃO EXISTE ISSO DE DAR PREFERENCIA PARA O PATRIMÔNIO EM VEZ DA VIDA HUMANA)

    C) ERRADO: O serviço de vigilância possui, nos materiais, equipamentos e tecnologias utilizados, seus mais importantes componentes, corroborando com isso o fato de que os corretos emprego e alocação desses componentes possuírem desdobramentos de alta eficácia sobre a gestão de segurança de áreas e instalações. (OS VIGILANTES ESTÃO CAGADOS AGORA? QUESTÃO ERRADA)


ID
219007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um mecânico precisava fazer manutenção no motor de arranque de
um veículo e efetuar soldagem na lataria. No início do serviço,
desconectou o cabo do polo positivo da bateria e usou as chaves de
boca para retirar o motor. Ao concluir os serviços, no momento em
que retornava o motor para a sua posição, uma das chaves fez
contato entre a carcaça do veículo e o polo positivo da bateria,
dando origem a um princípio de incêndio. Considerando essa
situação, julgue os itens seguintes.

O processo de soldagem produz radiação não ionizante, classificada como risco físico.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta.

    O processo de soldagem libera radiação não ionizante que será classificada como risco físico.

    Radiação é o processo pelo qual energia é transmitida sem contato direto com objeto emissor. A radiação ionizante é aquela proveniente dos materiais radioativos que liberam íons de seus átomos. Os elementos que emitem radiação iônica tem sua estrutura desequilibrada, sua carga nuclear não está estabilizada com a de sua eletrosfera. Esses elementos emitem os íons provenientes desse desequilíbrio, esses ao atingirem outros átomos irão alterar sua carga, modificando a sua composição.

    A radiação não-iônica pode provir de qualquer elemento que produza energia. Essa energia transformada em calor, por exemplo, irá produzir efeitos nos corpos que tiverem contato com sua radiação. Na situação descrita pela questão, a soldagem (elétrica ou oxiacetileno) irradiará calor e luz. O efeito dessa radiação são as queimaduras produzidas na pele, como se o trabalhador estivesse exposto a horas de sol intenso.


ID
264649
Banca
FGV
Órgão
TRE-PA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para executar segurança pessoal, o profissional deve, primordialmente, usar técnicas

Alternativas
Comentários
  • gabarrito letra A. Preventivas

  • GABARITO A

     

    A atividade de segurança de dignitários tem como foco principal a prevenção, mas há situações em que os agentes terão de exercê-la de forma repressiva. 

  • Gabarito: A

     

    Para executar segurança pessoal, o profissional deve, primordialmente, usar técnicas preventivas, e não repressivas, como afirmado na questão.
     

    A doutrina de segurança, no decorrer da história, precisou mudar seus paradigmas. Hoje não se pode confundir segurança de dignitários com agentes corpulentos, "armados até os dentes" e que têm a intimidação e a truculência como padrão de conduta. Nada mais falso!

    Ao contrário, prudência, bom senso e o perfeito conhecimento das limitações devem ser os principais parâmetros para procedimentos. A força tem de ser vista sempre como um recurso extremo, só justificável ante a falha de todas as medidas preventivas e a falência de todos os recursos de diplomacia possíveis.

    Repetindo: a segurança das pessoas deve agir como um "evitador de problemas", PREVENINDO e atuando nas situações de crises e evitando acidentes de toda ordem, agindo, também, em emergências medicas, situações embaraçosas ou em contrariedades.

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
264652
Banca
FGV
Órgão
TRE-PA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A fim de bem realizar a segurança física e patrimonial, é importante que o profissional

Alternativas
Comentários
  • c) tenha pleno conhecimento do local onde atua, tendo identificado e mapeado as áreas e conteúdo de risco.

  • GABARITO C

     

    O agente de segurança, seja orgânico (servidor público) ou terceirizado (vigilante), deve conhecer intimamente seu local de atuação, os pontos críticos e os de risco de toda a organização, bem como as medidas e procedimentos que deverão ser adotadas ao enfrentar um determinado tipo de crise (evento indesejado).

     

     


ID
282919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação à segurança física e patrimonial das instalações, julgue o item abaixo.

A segurança física e patrimonial de uma instalação poderá ser feita por agentes ostensivamente trajados e pessoal em atividade de inteligência.

Alternativas
Comentários
  • Gracas ao Thiago Portugal estou dominando a matéria, os comentários dele são de autíssimo nível rsrs...

  • Colega, ELAINE SILVA. Existem pessoas que usam o site com cadastro gratuito. Isso faz com que essas pessoas tenham um número limitado de questões a serem resolvidas por dia. Logo, apesar de o colega "Thiago" não desenvolver sobre o tema, ele está ajudando aqueles que já excederam ao seu limite diário... 

    FICA A DICA!!!
  • Thiago Portugal destruindo nos comentários kk

  • Caramba, ninguém comentou a questão!!

    Segurança OSTENSIVA é aquela uniformizada, identificada e age diretamente na prevenção, inibindo os agressores somente por estar mostrando uma vigilancia e uma postura adequada. (o malfeitor pensa duas vezes antes de agir).

  • A  questão está correta. Os agentes ostensivamente são considerados segurança física devido sua presença inibir ações criminosas. Quanto ao caso dos agentes em atividade de inteligência, atuam na segurança colhendo informações e atuando na contra inteligência, ou seja, neutralizando a força adversa. Dessa forma, os dois tipos de atuação dos agentes são considerados segurança física e patriminial. 

  • Gabarito: CERTO 

    São requisitos e características indispensáveis à segurança física e patrimonial: A OSTENSIVIDADE (prevenção e não repressão em regra) e MEDIDAS DE SEGURANÇA PERFEITAMENTE IDENTIFICÁVEIS (são vedadas que tais medidas sejam ´´dissimuladas``, ´´camufladas``, ´´escondidas``). Ora, oque se pretende com tais medidas de segurança física e patrimonial é que sejam utilizadas como forma de precaução, prevenção e inibição de ações criminosas. Não é agradável ter que pegar um ladrão tentando furtar ou acessas sem autorização suas uma instituição por exemplo.  Obs: A questão não se torna errada somente porque empregou o termo ´´poderá`` em vez de ´´deverá``. É bem verdade que tais seguranças DEVEM estar trajados ou que de alguma forma sejam ´´perfeitamente identificáveis``, porém há outras medidas de segurança que podem ser empregas para tutela do patrimônio tangível e intangível da instituição, motivo pelo qual utilizou-se do termo ´´poderá``.  FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO. 
  • que pergunta mal formulada, dá-se a impressao que a equipe de execução junto com preparação fazem papel de proteger a instalação, sabendo que ambos realizam papel especifico e diferenciado, nada haver com o exposto na questao


ID
318214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito da segurança física e patrimonial das instalações, julgue os itens subsecutivos.

O agente de segurança que realiza a segurança física e patrimonial de instalações deve priorizar a segurança das próprias instalações em detrimento da segurança das telecomunicações.

Alternativas
Comentários
  • "Em um sistema de segurança bem planejado, a segurança das telecomunicações é um dos itens que deve receber especial atenção dos agentes de segurança. A assertiva erra ao afirmar que se deve priorizar a segurança das próprias instalações em detrimento da segurança das telecomunicações."
    Marcos Girão
  • Queria ver se as instalações estivesse ruindo, pra que serviria as comunicações...

    Questão sem lógica.

  • Uma questão anterior do CESPE para explorarmos o tema: (UnB / CESPE – TRE/AL- Técnico Judiciário – Área: Serviços Gerais – Especialidade: Segurança Judiciária) O serviço de comunicações é a medida de prevenção mais importante do esquema de segurança das instalações, pois é responsável por alertar, no caso de perigo, todo o pessoal de serviço. Item errado. Eu acredito que PRIORIZAR é ser IMPORTANTE E URGENTE. Nesse caso, a prioridade seria a segurança de pessoas. A segurança física, patrimonial e de telecomunicações são importantes, mas não são prioridade em relação a outra.

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos!

  • A segurança física e patrimonial envolve tanto as instalações quanto as telecomunicações. Ambas são bens tangíveis e por isso merecem a mesma atenção. 

  • A meu ver, a questão não enfatiza a ideia de que se deve priorizar a segurança das telecomunicações em detrimento da segurança física, e sim que não se deve priorizar uma EM DETRIMENTO da outra. Pois priorizando uma em detrimento da outra haveria exclusão de uma segurança.

    Contudo, quando se trata de segurança de pessoas, deve-se ter prioridade desta em detrimento de qualquer outra.

  • O erro da questão na minha opinião é afirmar que o agente de segurança deve PRIORIZAR uma segurança em relação a outra.

     

    Vá e Vença!

  • TUDO QUE POSAA CAUSAR A PARALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES É CONSIDERADO UM PONTO SENSÍVEL, POR ISSO NÃO SER A SEGURANÇA FÍSICA E PATRIMONIAL MAIS IMPORTANTE DO QUE A DAS TELECOMUNICAÇÕES.

  • ERRADO

     

    Não se mostra correto afirmar que o agente de segurança deve priorizar uma segurança em detrimento de outra, contudo, é sabido que a segurança mais importante é a das pessoas.


ID
318217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito da segurança física e patrimonial das instalações, julgue os itens subsecutivos.

O serviço de segurança desempenha relevante papel na vigilância e na fiscalização das dependências de órgão público, controlando a entrada e a saída de pessoas e materiais. No controle de entrada de pessoas, o agente de segurança deve exigir a apresentação de autorização superior ou porte de credencial, bem como anotar dados pessoais, locais de destino e horário de entrada.

Alternativas
Comentários
  • Nunca me foi exigido que eu apresentasse uma autorização superior pra entrar num órgão público, isto é meu direito como cidadão. Absurdo!
  • Seu direito termina onde começa outro de maior interesse, como por exemplo o Interesse Público Relevante na salvaguarda de assuntos
    sigilosos: haverá áreas restritas ao acesso neste caso. Se você quisesse entrar teria que ter autorização para tal e mesmo sendo autorizado seu acesso seria registrado (regra do não-repúdio).
  • Achei a questão mal elaborada, mesmo sendo nova nessa área de estudos. Afinal, não há nada dizendo que trata-se de áreas restritas. Generalizou ao afirmar "deve exigir". Mas, fazer o que se está certa...

  • MAIS UMA DO CESPE!!!

    O CESPE quando diz que está certo, acabou!! Infelizmente não podemos fazer mais nada, ou podemos? Esta questão é absurda, eu já fui na Câmara várias vezes e nunca precisei de autorização de ninguém. Só poderá exigir esta autorização caso o agente for entrar em algum local de restrito ou coisas deste tipo, mas para isto o CESPE deveria ter dito em casos excepcionais sim, não generalizando, pois as pessoas que estão desempregadas como irão pedir autorização do chefe para entrar rsrs... isso é uma das centenas das piadas do CESPE, em não admitir o erro e pior que isso, insistir no erro.


  • Elaine veja bem, também já fui à câmara legislativa e na prática também não foi necessário fazer a identificação. Porém as pessoas que vão em grupo precisam de identificação,hora marca e local por onde vão passar e nao foi um policial legislativo que exerceu essas atividades, mas na teoria deve ser executado por eles

  • Até que me provem o contrário, essa questão é ridícula!


    Se é ÓRGÃO PÚBLICO, é aberto ao PÚBLICO.

    Não precisa ter autorização superior, pois não passaria a ser público.


  • Colegas, 

    No caso específico das Câmaras Legislativas, o acesso não pode ser restringido por ser um órgão de representação popular, porém, a regra para se ter acesso a o interior de um órgão público é essa, eu trabalho no FNDE, autarquia vinculada ao MEC que fornece equipamentos e dinheiro para escolas de todo Brasil, imaginem a situação em que qualquer um pode entrar, transitar e sair sem identificação ou autorização, o risco de danos ao patrimônio, bem como de atrapalhar o funcionamento do órgão é enorme.

    Por tanto, a regra é que o acesso a órgãos públicos é livre, porém depende de autorização, que não deve ser entendida como autorização formal, podendo ser apenas um telefonema da segurança à área que se queira visitar para confirmar se não há nenhum impedimento.

  • Em locais que não tenha "o agente de segurança" não precisa se identificar e nem de autorização.

  • Acredito que autorização superior se refere ao fato que não é o segurança quem decide (autoriza) a entrada ou não das pessoas, além das medidas de restrição e protocolos de cada órgão, isso é feito pelos dirigentes. Mesmo que não tenhamos que portar uma autorização para entrar em determinados órgãos, esta já foi dada ou não pelo dirigente.

  • Questão simples, é só atentar para os estudos sobre segurança institucional que trata dessa atitude do segurança como norma padrão. 

    Vale salientar que, tal restrição tem finalidade de diminuir os possíveis riscos de perda ou violação de materiais e/ou informações. Se começarem a analisar a questão pelo lado da segurança patrimonial verão que não há nada fora dos conformes.

    Espero ter colaborado de alguma forma.

  • questão coringa.
    Se tiverem muitos aprovados, ela muda o gabarito pra opção que tiver menos pessoas marcado.

  • GABARITO C!

    Alguns comentários criticam o ponto onde se fala em autorização superior para entrada. O ministro, por exemplo, pode proibir a entrada de determinada pessoa na portaria de um ministério. Isto vem do Direito Constitucional, pessoal as vezes precisamos pensar e ver ate que ponto a questão que ir.



  • A autorização pode ser pré-determinada, operacionalizada pelo agente que está fazendo a segurança de área, só podendo entrar pessos autorizadas e identificadas! 


ID
326722
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um órgão da administração pública distingue seus ramos de segurança interna da seguinte forma:

- segurança de incêndio: trata exclusivamente da proteção contra incêndio e pânico, das instalações e seus ocupantes, seguindo fielmente a NR-23.

- segurança física: trata exclusivamente da segurança corporativa das instalações e seus ocupantes, seguindo as normas de segurança física e corporativa.

Esses ramos possuem questões de interesse comum. Uma delas deve ser tratada em conjunto, uma vez que influenciará direta e imediatamente na segurança das pessoas em caso de ocorrência de um evento indesejado, como um incêndio onde houver necessidade de uma evacuação de emergência. A questão em comum a ser tratada envolve ambos os segmentos de segurança dessa empresa que são:

Alternativas
Comentários
  • Para que possa acertar a questão, é necessário observar o destaque da seguinte frase:
     
    Esses ramos possuem questões de interesse comum. Uma delas deve ser tratada em conjunto, uma vez que influenciará direta e imediatamente na segurança das pessoas em caso de ocorrência de um evento indesejado, como um incêndio onde houver necessidade de uma evacuação de emergência. A questão em comum a ser tratada envolve ambos os segmentos de segurança dessa empresa que são: 
     
    Observando a NR23 em conjunto com o estudo da segurança corporativa estratégica que contém segurança da gestão das áreas e instalações é evidente chegar a reposta correta, logo:
     
    a) a existência e o dimensionamento de medidas de segurança eletrônica existentes na edificação.
     Trata de segurança e vigilância apenas.

    b) a existência de um plano de manutenção corretiva de equipamentos de segurança física e de proteção contra incêndio.
    Não somente manutenção corretiva.

    c) a distribuição e o dimensionamento de medidas automatizadas de combate a incêndio como o sistema de chuveiros automáticos.
    Esse item, comenta de forma bem peculiar sobre prevenção contra incêndio, apenas.

    d) o dimensionamento das medidas de controle de acesso e de circulação, como corredores, portas, catracas e cancelas.
    Esse é o gabarito, pois fala de forma conjunta sobre o tema da segurança das pessoas e em caso de ocorrência de um evento indesejado, como um incêndio, respectivamente, como diz o enunciado.

    e) a existência de uma análise de riscos, com a identificação e classificação dos riscos existentes na edificação.
    Dentro da matéria análise de risco é possível identificar eventos indesejados ligados direto a segurança das pessoas, mas é um todo. O que diz a questão é ligado direto a segurança das pessoas em conjunto com evento indesejado, especificamente incêndio, somente.

    Bons estudos!!!
  •  

    muito subjetiva essa questão...não há um embasamento específico pra isso

  • O comentário do primeiro colega me faz analisar a seguinte questão se a analise de risco não e verificado a segurança física o que sera que A analise de risco e
  • Mto boa a questão, dessas que pega o candidato com o cerebro cansado e o elimina no dia da prova!

  • Uma questão como essa que separa os Homens dos meninos.

  • PARA MIM...SÓ A  "B" ta errada.

  • Se observar o anúnciando do ultimo paragrafo quando cita (uma ocorrência de um evento indesejado, caso uma necessidade de uma evacuação de emergencia), so uma questão que fala a respeito do tema "D".

  • Um bom exemplo do trato em conjunto de uma seguranca fisica com uma seguranca de incendio seria a porta corta fogo que sera uma seguranca fisica impedido a entrada de estranhos do ambiente externo e a passagem de fogo.

  • Excelente questão, faz o candidato pensar e está diretamente ligada com a função que o cargo exerce.


ID
344716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere à segurança privada, julgue os itens que se
seguem.

O sistema de segurança em estabelecimento financeiro deve incluir pessoal adequadamente preparado, alarme capaz de permitir, com segurança, comunicação com outro estabelecimento da instituição, empresa de vigilância ou órgão policial mais próximo, e dispor, pelo menos, de outro mecanismo de segurança, como, por exemplo, equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens que possibilitem a identificação de assaltantes.

Alternativas
Comentários
  • Lei 7.102/1983

    Art. 1º É vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça, na forma desta lei.

    Art. 2º - O sistema de segurança referido no artigo anterior inclui pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes; alarme capaz de permitir, com segurança, comunicação entre o estabelecimento financeiro e outro da mesma instituição, empresa de vigilância ou órgão policial mais próximo; e, pelo menos, mais um dos seguintes dispositivos:

    I - equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens que possibilitem a identificação dos assaltantes;

    II - artefatos que retardem a ação dos criminosos, permitindo sua perseguição, identificação ou captura; e

    III - cabina blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.

    Bons estudos, galera!
  • Esta questao esta de graça,super certa...

    Abraços galera e bons estudos.

  • Perfeito! A afirmativa nos apresentou corretamente os dois itens que deverão obrigatoriamente estar incluídos no sistema de segurança das instituições financeiras:

    - Pessoas adequadamente preparadas (vigilantes)

    - Alarme que permita comunicação entre o estabelecimento financeiro e...

    (a) outro estabelecimento da mesma instituição

    OU

    (b) empresa de vigilância

    OU

    (c) órgão policial mais próximo

    Além desses dois, a Lei nº 7.102/1983 exige que o estabelecimento financeiro escolha pelo menos mais um de três dispositivos que relaciona nos incisos do art. 2º, dentre os quais se incluem “equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens que possibilitem a identificação de assaltantes”.

    Assim, nosso item está correto. Confere comigo:

    Art. 2º - O sistema de segurança referido no artigo anterior INCLUI pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes; alarme capaz de permitir, com segurança, comunicação entre o estabelecimento financeiro e outro da mesma instituição, empresa de vigilância ou órgão policial mais próximo; e, PELO MENOS, mais UM dos seguintes dispositivos:

    I - equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens que possibilitem a identificação dos assaltantes;

    II - artefatos que retardem a ação dos criminosos, permitindo sua perseguição, identificação ou captura; e

    III - cabina blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento.


ID
344719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere à segurança privada, julgue os itens que se
seguem.

Todo estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário deve dispor de sistema de segurança, cuja aprovação depende de parecer favorável elaborado pelo Ministério da Justiça.

Alternativas
Comentários
  • diz o artigo 1º da lei nº 7.102/83: 

    Art. 1º É vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda 

    de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com 

    parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça, na forma desta lei. 

  • Por se tratar de uma Lei prevista no edital da PF, errei a questão por achar que era de competência desta. Contudo, de fato, a aprovação depende de parecer favorável elaborado pelo Ministério da Justiça, consoante o art. 1º da Lei 7.102/1983.

     

     

    "É vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda 

    de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com 

    parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça, na forma desta lei". 

     

     

    Vivendo e aprendendo.

     

    HEY HO LET'S GO!

     

     

  • Sistema de Segurança

    Art. 1º É VEDADO o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça, na forma desta lei.


ID
354013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação à segurança física das instalações, julgue os itens
subsequentes.

Nas organizações, as medidas de segurança devem sobrepor-se a qualquer outra atividade, ainda que causem entraves ao trabalho das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Não é correto engessar o funcionamento da organização em prol da segurança, é preciso encontrar um equilíbrio.
    (NEOQEAV)
  • Questão errada.

    As atividades de segurança nas organizações devem ser realizadas com o máximo de descrição possível e de forma a interferir ao mínimo no cotidiano dos trabalhadores. A única possibilidade em que a segurança deverá intervir é quanto um expediente ou determinada configuração está provocando uma exposição demasiada ao risco. Porém nas demais situações do cotidiano a segurança deve se moldar as necessidades das pessoas.

    Principalmente na segurança de dignitários se deve realizar o trabalho dentro das necessidades de proteção desse. Não se pode esperar que ele mude suas atividades para facilitar a atividade da segurança.

  • estranho: se, para instalar um sistema de monitoramento ou qualquer outra medida de segurança, QUE CAUSE ENTRAVE AO TRABALHO(por exemplo: exija o esvaziamento de uma sala, mudança de itinerários, etc), não se fará?

  • ERRADO

     

    A atividade de segurança deve ser realizada de forma discreta e interferir o mínimo possível no andamento das demais atividades desenvolvidas naquele local. 


ID
354016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação à segurança física das instalações, julgue os itens
subsequentes.

Um portão que se fecha automaticamente quando acionado o alarme de invasão constitui exemplo de defesa passiva.

Alternativas
Comentários
  • Segurança passiva: é aquela usada para se precaver de uma invasão. (preventiva)

    Segurança ativa: é aquela usada após uma invasão ou possível invasão. (repressiva - processo de resposta)


    Fonte: http://www.segurancaonline.com/gca/?id=970



  • Não concordo, segundo o site http://sistemasdearmas.com.br/ca/pista03defesaspassivas.html!

  • Se o alarme de invasão foi acionado a defesa passa a ser repressiva. Se não houvesse a invasão o portão por si só seria um tipo passivo de defesa, como as câmeras e outros sistemas que inibem a ação de um potencial agressor

  • Gabarito: E

    Segurança Passiva de Áreas e Instalações

    São ações ou atividades da Segurança de Áreas e Instalações, com caráter eminentemente defensivo, tomadas contra ameaças ou riscos potenciais ou reais. Embora de perfil, evidentemente defensivo, a segurança passiva pode abranger atividades ou ações ofensivas, como emprego de animais, equipes de controle de distúrbios, circuitos eletrificados, agentes químicos e outros. Entretanto, na segurança passiva há que prevalecer o caráter defensivo das medidas e procedimentos adotados.

    Fonte: Segurança Corporativa Estratégica - Marcos Madarini


ID
354019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação à segurança física das instalações, julgue os itens
subsequentes.

Eclusas correspondem ao conjunto de elementos, fixos e móveis (anteparas, biombos ou parede fina, divisória e portas), que formam um sistema de controle de acesso para pessoas, veículos ou objetos, constituído por duas ou mais portas que não se abrem de uma só vez, não permitindo o contato direto entre duas áreas adjacentes.

Alternativas
Comentários
  • Vemos portas de segurança eclusas com frequência nas entradas de agências bancárias. 

    A dificuldade de transposição inibe a prática de delitos, pois dificulta entrada e saída dos criminosos, em especial por causa do sistema de abertura e fechamento das portas.

  • Considerei a 1ª parte da questão errada: "Eclusas correspondem ao conjunto de elementos, fixos e móveis (anteparas, biombos ou parede fina, divisória e portas)...". Alguém saberia comentar algo sobre essa parte ? Eu achei que ECLUSA fosse só a porta giratória e não os itens citados entre parênteses. Grato.

  •  Portas, portões e portais: mais apropriados para controle de pessoas. Assim como as cancelas, podem ser manuais ou automatizados e, por sua alta vulnerabilidade, convém que sejam integrados a outros meios, além dos que só empregam pessoal (CFTV e catracas, por exemplo). Os diversos sistemas podem utilizar portas duplas (chamadas controle de eclusas ou simplesmente eclusas), giratórias (normais ou torniquetes) o corrediças, entre outras, porás detetoras de metais, inclusive associadas a detetores manuais (“frigideira”) e máquinas de raios-X;

    Fonte: Segurança Corporativa Estratégica - Marcos Mandarini, pg. 111

  • CERTO

     

    Sistema de segurança bem comum em presídios, novos ou até mesmo antigos. Hoje podemos observar esse tipo de controle de acesso até mesmo em prédios residenciais, principalmente em Fortaleza e no Rio de Janeiro (em Copacabana tem muitos). 

     

    Uma porta só se abre quando a outra é fechada ou abre-se uma porta para que a pessoa fique "presa" em uma espécie de gaiola para identificação ou entrega de produtos e coisas a pessoa que está dentro da edificação. 


ID
354022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação à segurança física das instalações, julgue os itens
subsequentes.

Na elaboração do plano de segurança de uma organização, devem ser priorizadas: as áreas de controle de acesso, de circulação e perímetros; os controles internos e a identificação; as áreas restritas, os armazéns e os estacionamentos; e as áreas de carga e descarga.

Alternativas
Comentários
  • Plano de segurança:

    Áreas de Acesso - Áreas de circulação (entradas e saídas) e perímetros;

    Controles internos e identificação;

    Áreas restritas - Armazéns e estacionamentos (garagens);

    Áreas de carga e descarga.

  • CERTO

     

    ...e caberá a equipe de segurança operativa ou operacional o desenvolvimentos de tais atividades, definindo as condutas, efetuando a vigilância nos controles de acesso e definindo as ações a serem tomadas. 

  • marquei certo, mas fiquei curioso quanto ao que seja " armazens" . Dei uma titubeada com esse item

  • ARMAZENS >>>  Fui pesquisar, tem a ver com a área de armazenamento "


ID
365032
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Na gestão da segurança de áreas, instalações e patrimônio existentes assumem vital importância eventos indesejados de cunho humano como sabotagem, acidentes e falhas, bem como eventos de origem adversa como fenômenos da natureza. Um programa essencial para tal gestão, a fim de que, com base nele sejam planejadas as ações de segurança fundamentadas nas variáveis citadas, deverá ser o de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra B.

    A análise de riscos será a ferramenta que será base da construção das ações de segurança. Assim um análise realizada de forma correta e fundamentada levará a um bom planejamento de eventos indesejáveis. 
  • DISSE PLANEJADAS= REFERE-SE A ANTES..... OU SEJA... NADA DE PROCEDIMENTOS EMERGENCIAIS QUE JÁ ACONTECEu!!

  • Falou em probabilidades ou variáveis, ANÁLISE DE RISCOS. GAB B

  • ANÁLISE DE RISCOS: ANTES DAS OCORRÊNCIAS, CARÁTER PREVENTIVO

    GESTÃO DE EMERGÊNCIA: ATUAR APÓS OCORRÊNCIAS NÃO DESEJADAS, CARÁTER CORRETIVO


ID
365041
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Dentre as modalidades de segurança planejadas para a aplicação em áreas e instalações, destacam-se a segurança física e a eletrônica. Com relação a essas duas modalidades, é correto afirmar que a segurança

Alternativas
Comentários
  • Discordo da resposta opção "E". O enunciado é claro: "Com relação a essas duas modalidades´[...]", acontece que a opção "E" só trata da eletrônica. Gostaria que mais alguém se manifestasse. Obrigado.
  • Todos os itens tratam de apenas 1 assunto.

    Eu fui por exclusão, retirando as opções que trazem expressões conhecidas por serem pegadinhas, aquelas que explicam demais, bom senso, etc.

    • a) física compreende qualquer meio, mecânico ou eletrônico, desde que identificável, a fim de coibir atitudes indesejáveis; porém não compreende, didaticamente, o emprego de pessoas, mesmo caracterizadas, pois pertence à outra modalidade de segurança. 
    • Explicando demais.
    • b) eletrônica que utiliza os meios mecânicos como portões e janelas é a medida atualmente menos utilizada em instalações, sendo dada prioridade ao emprego de pessoas caracterizadas ou não como agentes.
    • As físicas são os portões e janelas.
    • c) física se caracteriza pelo emprego de dispositivos ou materiais mecânicos que, devido a sua dimensão física, limitam a circulação e acesso de pessoas, funcionando como barreiras que só permitem a circulação se retiradas do trajeto que bloqueiam, como portões e cancelas. 
    • Pegadinha.
    • d) física compreende todo o emprego de materiais e meios, exclusivamente mecânicos, como barreiras, cancelas e portões; já a segurança eletrônica se caracteriza pelo emprego de meios exclusivamente eletrônicos, como circuitos fechados de câmeras de televisão. 
    • Quase todos os itens com exclusivamente são errados.

    Sei que a resposta não é muito boa, mas o material disponível sobre esse assunto é praticamente inexistente. Quem souber explicar tecnicamente por favor o faça. Quem tiver material sobre esse assunto disponibiliza aqui as referências bibliográficas.
  • Dentre as modalidades de segurança planejadas para a aplicação em áreas e instalações, destacam-se a segurança física e a eletrônica. Com relação a essas duas modalidades, é correto afirmar que a segurança

     


    a) física compreende qualquer meio, mecânico ou eletrônico, desde que identificável, a fim de coibir atitudes indesejáveis; porém não compreende, didaticamente, o emprego de pessoas, mesmo caracterizadas, pois pertence à outra modalidade de segurança.
    Pessoas podem ser consideradas segurança física, desde que devidamente caracterizadas.

    b) eletrônica que utiliza os meios mecânicos como portões e janelas é a medida atualmente menos utilizada em instalações, sendo dada prioridade ao emprego de pessoas caracterizadas ou não como agentes.
    Portões e janelas são considerados segurança física e portões e janelas automáticas pertence a segurança eletrônica.

    c) física se caracteriza pelo emprego de dispositivos ou materiais mecânicos que, devido a sua dimensão física, limitam a circulação e acesso de pessoas, funcionando como barreiras que só permitem a circulação se retiradas do trajeto que bloqueiam, como portões e cancelas.
    Não necessita ter grande dimensão. Ex. Cortinas e Persianas
     

    d) física compreende todo o emprego de materiais e meios, exclusivamente mecânicos, como barreiras, cancelas e portões; já a segurança eletrônica se caracteriza pelo emprego de meios exclusivamente eletrônicos, como circuitos fechados de câmeras de televisão.
    Portões podem ser considerados como segurança eletrôni e CFTV como segurança física.

    e) eletrônica pode ser caracterizada pelo uso em conjunto de dispositivos técnicos capazes de emitir sinais sobre a ocorrência de eventos, advertindo sobre sua ocorrência, sendo composta, genericamente, por um sensor, uma central de processamento e outra de monitoramento.

  • Questão absurda, foge do que se pede no enunciado da questão
  • Fui por exclusão também.


ID
695725
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere à Segurança e Vigilância de documentos, processos e patrimônio, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em segurançaespecialmente segurança física, o termo controle de acesso  ou controlo de acesso é uma referência à prática de permitir o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas. O controle físico de acesso pode ser obtido através de pessoas (um guarda, segurança ou recepcionista); através de meios mecânicos como fechaduras e chaves; ou através de outros meios tecnológicos, como sistemas baseados em cartões de acesso.
  • O erro da letra e é a troca da palavra sabotagem por  espionagem

    A ESPIONAGEM(sabotagem) visa principalmente abalar a ordem interna com a provocação de sinistros e danos, atingindo o bom andamento do serviço

  • a) As barreiras que delimitam a área geográfica da instalação somente podem ser artificiais, através de muros, cercas e telas, não podendo ser naturais.  >>>>  naturais e artificais também

    b)  Nas rondas pessoais, o objetivo único é a manutenção e verificação dos meios físicos de segurança, como câmeras de monitoramento, cancelas e guaritas.  >>>>>>Não é o único objetivo

    c) A atuação do agente na área de Segurança deve ser prioritariamente na forma repressiva. ......>>>> Prioritariamente preventiva

    d ) O controle de acesso físico deve ser sempre protegido, utilizando os meios adequados para cada local, e deve ser assegurado que entrem somente pessoas autorizadas.

    e ) A espionagem visa principalmente abalar a ordem interna com a provocação de sinistros e danos, atingindo o bom andamento do serviço.  >>> sabotagem


ID
695740
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

NÃO é considerada medida preventiva de segurança física o emprego, em uma edificação, de

Alternativas
Comentários
  • Gente,

    O que é " Muros com fossos alagados"
  • Juscelina,

    muros com fossos alagados são aqueles "lagos" que circundam as edificações. Para ilustrar, pense nos castelos antigos, onde havia ao redor do castelo uma escavação cheia d'água e uma ponte móvel que dava acesso à entrada.

    Espero ter ajudado.
  • O correto é: câmeras de circuito fechado de televisão visivel, pois deste modo inibe as ameaças. 
  • Concurseiros da area de seguranca, a chamada "medida de seguranca fisica" indica que os meios de prevencao sao ostensivos, ou seja, estao la para serem vistos, assim evitando a acao de pessoas mal intencionadas. Quando se fala em "cameras dissimuladas" estamos falando de cameras "escondidas". Logo, a auternativa A e a unica opcao que traz esse tipo de prevencao, todas as outras sao ostensivas!
    LETRA A.
    Bons estudos !!!
  • o próprio enunciado destaca "medida preventiva".

    Umas das palavras chaves em segurança patrimonial é a prevenção.
    O triângulo do crime possui três alicerces: motivo (desejo), técnica e
    oportunidade. As duas primeiras não podem ser evitadas pelo sistema
    de segurança de uma instituição, mas a terceira sim. Uma segurança
    ostensiva e bem planejada fará o criminoso pensar duas vezes sobre a
    escolha de seu alvo. O erro do item A está exatamente na palavra "dissimulada"
    que significa:
    dissimular - v.t. Não deixar aparecer; encobrir, fazer parecer diferente; disfarçar; fingir....

    Bons estudos!

  • Segundo a doutrina, na segurança física deve-se evitar a dissimulação.
  • A título de informação, os cães exercem as duas funções: são tanto preventivos (pelo poder inibitório e ostensividade que possuem) quanto reativos (pelo poder de resposta e anulação de riscos).

  • Barriras naturais
  • o erro ta na palavra "dissimulada"!

  • Questão interessante, porque pode induzir o candidato ao erro, já que ao empregar a palavra "dissimuladas" no fim da questão "a" vai de encontro ao entendimento doutrinário acerca do tema, uma vez que as câmeras, assim como a segurança física como um todo devem ser facilmente identificadas ostensivamente a ponto de criar barreiras psicológicas fazendo com que o infrator deixe de cometer possível delito.

     

    HEY HO LET'S GO!

     

     

  • GABARITO A

     

    As câmeras de vigilância (CFTV) devem ser instaladas de forma ostensiva, ou seja, visíveis e identificadas. Assim conseguem inibir ações criminosas pelo simples fato de sua presença. 

  • Muito bom os comentários.

    Antes de lê-los, respondi a A por não consider câmeras como "barreiras, obstáculos físicos", diferente das outras opções.

  • O erro está na palavra "dissimulada"!

    Resposta: A

  • CFTV - proteção eletrônica, e não física.
  • Lembrando:

    1. SEGURANÇA FÍSICA é GÊNERO. SEGURANÇA ELETRÔNICA é ESPÉCIE (quanto ao meio empregado).

    2. A principal característica da Segurança FÍSICA é a OSTENSIVIDADE. Devendo-se evitar a DISSIMULAÇÃO e a DESCARACTERIZAÇÃO de seus elementos.

    O CFTV é:

    - Componente do SGE, portanto faz parte da SF

    - Tem caráter eminentemente PREVENTIVO/ESTÁTICO/DEFENSIVO. No entanto, eventualmente, pode atuar REPRESSIVAMENTE – no caso de recuperação de imagens para identificação de suspeitos envolvidos em sinistros e/ou ações criminosas.

    - Como exemplos de medidas preventivas: Dissuadir a ação delitiva; Potencializar as ações de vigilância; Controle de acesso a áreas e perímetros restritos – identificação de pessoas, veículos; Auxilio em ações táticas e de inteligência, integrando central de segurança e equipe etc!


ID
695743
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação ao planejamento de segurança nas instalações, considere:

I. Deve ser participativo e exige o comprometimento de todos os segmentos e níveis da empresa, do planejamento à execução, e não apenas do segmento responsável pela segurança.

II. Deve ser fracionado em níveis de acesso à informação, compatíveis com o grau de envolvimento que se pretenda fornecer a cada segmento da empresa.

III. Para implantação, não deve ser dividido em módulos ou fases, o que permitiria ações de resistência a mudanças ou sabotagens.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra B. 

    A segurança de instalações deve ser construída em conjunto com todos os envolvidos no processo. Cada setor pode ter uma visão diferenciada e informações que irão somar ao final da análise de necessidades de segurança da instalação. Por fim as informações devem ser fracionadas, e direcionadas de acordo com o seu uso. Apenas o nível estratégico deve ter acesso ao todo, pois o acesso deliberado às informações, além de ser injustificável, sensibiliza o uso das informações. 
  • O planejamento de segurança deve ter como princípios gerais:

    - Adequação aos objetivos da empresa

    - Precedência ao controle, à direção e à organização

    - Ampla penetração, abrangência e capilaridade

    Princípios Específicos:

    - Deve ser PARTICIPATIVO

    - Deve ser COORDENADO

    - Deve ser INTEGRADO

    - Deve ser PERMANENTE

  • GABARITO B

     

    I. Deve ser participativo e exige o comprometimento de todos os segmentos e níveis da empresa, do planejamento à execução, e não apenas do segmento responsável pela segurança. 



    II. Deve ser fracionado em níveis de acesso à informação, compatíveis com o grau de envolvimento que se pretenda fornecer a cada segmento da empresa. 



    III. Para implantação, não deve ser dividido em módulos ou fases, o que permitiria ações de resistência a mudanças ou sabotagens. (o planejamento de segurança, sempre que possível, deve ser dividido em módulos e fases - modulação e faseamento).


ID
726322
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O emprego do serviço de vigilância patrimonial de uma instalação/empresa está correto em

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder explicar melhor.....

  • a) atividades direcionadas e restritas à segurança das pessoas, de forma a não se envolver em outras, como combate a incêndio e evacuação de emergência. Errada.

     R.: Os serviços de vigilância não se limitam, como antigamente, a postar pessoal em pontos estratégicos das instituições, como finalidade de vigiar o local. Participam da administração do sistema de segurança integrado.

    b) rondas a pé realizadas apenas no interior das edificações, em corredores, acessos e halls de maior circulação de pessoas.

    R.: Errado. As rondas podem ser feitas no exterior das edificações, porém, se alguma anormalidade for detectada, a providência a ser tomada é pedir apoio à forças policiais para que a ordem pública seja mantida. (esta é a justificativa do erro do ítem "e".

    c) monitoramento de imagens e operação de recursos eletrônicos de vigilância como circuito fechado de TV (CFTV) de responsabilidade de um técnico em eletrônica especializado, que não faz parte da equipe de vigilância patrimonial.

    R.: Errado. Os integrantes da equipe devem estar aptos à monitorar imagens e a operar os recursos eletrônicos. O que deve ficar sob a responsabilidade de técnicos especializados, que não compoem a equipe, são aspectos eminentemente técnicos, tais como: Conserto, configurações, etc.


    e) rondas externas aos limites perimetrais da instalação visando a repressão imediata da ordem pública.

    Vide comentário do ítem ".b"
  • A questão é relativamente fácil, mas a redação do examinador ficou confusa. Isso leva à necessidade de ler a questão mais de uma vez para entendê-la.


    Falha do examinador.

    Mas se ele pode complicar... (É óbvio que ele sempre complicará).


ID
726325
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As medidas de segurança nas áreas e instalações podem ser caracterizadas pelo emprego de recursos humanos ou equipamentos. Quanto à finalidade, podem ainda ser divididas em preventivas ou reativas, assim, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra E. 

    A maneira utilizada pela banca para expor os conceitos deixou muito confusso seu entendimento, porém, não é nada muito complicado. Sabendo-se apenas que todos os sistema terão viés reativos e preventivos é suficiente para responder a questão. Priorizando é claro o viés preventivo, o objetivo maior deve sempre ser evitar o conflito direto por meio das ações de prevenção. 
  • Um sistema com viés reativo: ALARME.

  • Gabarito: letra ´´E``. 

    A Segurança física e patrimonial atua de forma complementar à diversos meios e medidas de segurança, sejam elas, ativas e passivas; ofensivas e defensivas; ostensiva e repressiva; dinâmicas ou estáticas. Os equipamentos (eletrônicos ou não) e o setor de recursos humanos exercem grande importância neste sentido. Algumas considerações: 

    * Ambos atuam de forma preventiva e reativa, porém destaca-se, por essência, sua natureza PREVENTIVA (OSTENSIVA).  

    A) RH: atua preventivamente quando difunde o chamado ´´educação para a segurança``, tipo de programa e trinamento especializado, não apenas em ensinar acerca de procedimentos e medidas de segurança, mas fazer com que o público interno desenvolva conhecimento da importância e essencialidade da segurança para as atividades da instituição. Por outro lado, também atua de forma reativa quando desenvolve programas e treinamentos de defesa pessoal para seus funcionários por exemplo, isto é, caracteriza-se por sua natureza ofensiva, ativa, dinâmica. 

    B) EQUIPAMENTOS: equipamentos eletrônicos como câmera filmadora e CFTV atuam de forma preventiva, motivo pelo qual devem ser perfeitamente identificáveis, pois oque se busca, além de detectar e identificar pessoas, é inibir ações criminosas. Cercas elétricas e portões automáticos impedem o acesso e intrusão à áreas restritas e internas à instituição, sendo então reativas. 

    FOCO, FÉ E DETERMINAÇÃO. 

  • Conceito de ostensividade, o bizu é sempre lembrar da prevenção as formas reativas são sempre em último caso.

  • GABARITO E

     

    Um exemplo prático e simples do que é afirmado na alternativa é o CFTV, que deve possuir câmeras de vigilância instaladas em locais estratégicos e visíveis para inibirem ações criminosas. Tratando-se de segurança de áreas e instalações, as câmeras de vigilância (equipamentos) deverão ser instaladas de forma ostensiva.

     

    Os recursos humanos (agente de segurança) deverão ser utilizados com foco voltado para a prevenção, podendo exercer um papel reativo que dependerá da situação, do caso concreto. Contudo, o foco do agente de segurança judiciária é a prevenção.  


ID
726328
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação aos controles de acesso:

I. Destinam-se a controlar o acesso e circulação apenas de pessoas e veículos que se dirijam para a instalação que os possuem.

II. Devem controlar a forma de acesso e circulação de pessoas, veículos, materiais e até informações existentes na instalação que os possuem.

III. São medidas de controle de acesso desde grandes barreiras físicas como portões e guaritas até as mais simples e menores como credenciais e crachás.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra a.

    O erro da opção I está em dizer que o controle de acesso se limita à pessoas e veículos, pois ele controla/limita o acesso a:

    1- pessoas que trabalham na empresa;
    2- visitantes;
    3- veículos;
    4- material
    5- documentos
    6- dados e informações.

    Bons estudos.
  • desde grandes barreiras físicas como portões e guaritas (...) até as mais simples e menores como credenciais e crachás. 

    Credenciais e crachás são barreiras físicas ?????? 


  • LuísHenrique Araújo,

    Quando menciona credenciais e Crachás, é referente as mais simples medidas de controle de acesso, e não "barreiras fisicas".

     

     

  • GABARITO A

     

    Os controles de acesso podem ser: estáticos, dinâmicos ou mistos e devem controlar o acesso às informações, instalaçãoes físicas, veículos e pessoas. O rol de controles de acesso é exemplificativo.

     

    Devem controlar o acesso aos ativos da organização.

     

    Ativos sao os bens tangíveis e intangíveis da organização, ou seja, tudo aquilo que tem valor material ou imaterial.  

     

  • Pessoal, qual a fonte da resposta de vocês?

  • Controle de acessos faz o controle de TUDO E DE TODOS !


ID
726337
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre a segurança de autoridades, patrimônio e documentos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a- Muito estranho falar que foi projetada para minimizar os danos ao meio ambiente, acho que para minimizar os danos ao infrator! 
    b- CERTISSIMO
    c- e sempre preventiva!
    d- deve manter a seguranca fisica do dignitario!
    e- ha varias formas de inpensao! Quando geralmente aparece "unica", "somente" e afins em concursos esta errado rs 

    BONS ESTUDOS! 


  • Com relação a alternativa a:

    Segundo Alexander (2003), o termo “armas não-letais” é utilizado para
    definir armas especificamente projetadas e empregadas para incapacitar pessoal ou
    material, ao mesmo tempo em que minimizam mortes, ferimentos permanentes no
    pessoal, danos indesejáveis à propriedade e comprometimento do meio-ambiente.
  • a) comentários: As armas não letais foram projetadas para, além de outros requisitos, minimizar os danos ao meio ambiente

    b) comentários: correta

    c) comentários: A atuação do vigilante, antes de mais nada, tem caráter preventivo, devendo agir após a prevenção falhar

    d) comentários: A segurança física da autoridade é o que mais deve ser preservado, não podendo ser deixada pra segundo plano.

    e) comentários: A inspeção não pode ser tão somente visual, devendo ser física também com vistas a garantir um maior controle de acesso e segurança em uma edificação. 


  • O problema é que eles confundem vigilante com agente de segurança. Oportuno informar que, legalmente, o vigilante patrimonial é impedido de exercer (ao menos diretamente), a segurança de pessoas. Para isso existe o SSP (segurança pessoal privado), que se trata de cargo com capacitação e prerrogativas normativas diferentes...

  • Complementando

     

    Com certeza o posicionamento e as regras básicas de segurança devem ser observadas pelo agente de segurança.

     

    O conceito de "arma não letal" não mais existe. O correto é "arma ou armamento MENOS letal", pois, apesar de ser de menor potencial ofensivo, se for utilizada de forma incorreta ou, descumprindo suas normas técnicas de aplicação, pode se tornar letal. Porém, as provas para o cargo de agente de segurança judiciária ainda trazem essa nomenclatura ultrapassada. 

     

     


ID
726340
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre a segurança patrimonial, de documentos e de processos, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005
    “A segurança da informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware. Estes controles precisam ser estabelecidos, implementados, monitorados, analisados criticamente e melhorados, onde necessário, para garantir que os objetivos do negócio e de segurança da organização sejam atendidos. Convém que isto seja feito em conjunto com outros processos de gestão do negócio.”
  • Creio que o erro do item d é que o uso da força, não é imediato, pois é um recurso que deve ser usado esgotando todas as possibilidades de controle na gestão de segurança. 

  • ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

    ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005 CANCELADA - esta Norma estabelece diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização. Os objetivos definidos nesta Norma provêem diretrizes gerais sobre as metas geralmente aceitas para a gestão de segurança da informação - em 08/11/2013 substituída por  ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013 em vigor: esta Norma fornece diretrizes para práticas de gestão de segurança da informação e normas de segurança da informação para as organizações, incluindo a seleção, a implementação e o gerenciamento de controles, levando em consideração os ambientes de risco da segurança da informação da organização.

    http://www.abntcatalogo.com.br/norma

  • Força é um recurso extremo ao qual só se deve recorrer após fracassadas as medidas preventivas ou diplomáticas de solução, avaliando-se claro, as circunstâncias de cada caso. 

  • Essa questão demonstra que o candidato tem que ter uma correta análise da situação, porque a letra d estaria correta se fosse a única alternativa, sabemos que a força deve ser ultilizada em último caso, quando todas as medidas preventivas falharem.

    Um colega acrescentou as medidas diplomáticas, mas isso seria numa situação de gerenciamento de crise.

  • O erro da D é qnd fala que o uso danforça deve ser usadode imediato após a prevencao falhar...após a prevencao falhar,deve-se usar o diálogo...para depoooooisss o uso da força.
  • A  questao  fala  de : documentos e de processos,  logo  a única  alternativa  que  diz  sobre É A  LETRA E . quanto  a letra D , ESTÁ  certa,todavia  a questao  pede  DOCUMENTOS  E PROCESSOS.

  • A chave da questão está no enuciado
  • Andrea Abrea,  devemos tomar cuidado com a letra D o termo " imediato" a torna errada.  há situações em que mesmo quando falha a prevenção, ainda pode ser tentando por meio da diplomacia, resolver algum evento adverso. O uso da força, é o último recurso, quando todos os outros falham.

  • GABARITO E

     

    a) São considerados locais não críticos à segurança de um Tribunal Federal as caixas d’agua e casa das máquinas, devendo ter o mínimo de segurança possível. (são considerados locais críticos, pois podem sofrer um dano e devem ter um grau de segurança adequado a sua sensibilidade).

     

    b) Tempo resposta de atuação é o tempo que se leva para se chegar à autoridade policial no local, seja a polícia militar, polícia federal ou qualquer outro órgão público de segurança. (tempo de resposta é o tempo que se leva para confrontar, dar uma resposta imediata e adequada para determinada situação inesperada).

     

    c) Os bens intangíveis não fazem parte da segurança de processos. (os bens tangíveis e intangíveis, ou seja, os ativos, devem estar inclusos na segurança de processos).

     

    d) O uso da força é necessário e imediato sempre que as medidas preventivas falharem na segurança. (o uso da força só deve ocorrer em último caso, quando estritamente necessário e obedecendo a escala de progressão).

     

    e) A segurança da informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados. (entre esses controles estão a classificação das informações e os princípios da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade).


ID
767674
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em segurança de autoridades, do patrimônio, de documentos e processos, o termo empregado para definir perigo potencial ou possibilidade de perigo, capaz de produzir perdas e danos reais, é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra E.

    Essa estava fácil, a banca deu uma ajuda para os que estudaram nessa.

    Vamos às definições dos demais termos:

    A) Plano operacional - planejamento de nível operacional, destinado aos executores de tarefas;

    B) Bem tangível - ativo que existe no mundo concreto, exemplo, carro, casa, moto;

    C) Plano de contingência - planejamento de controle de ocorrência de sinistro;

    D) Bem intangível - ativo que não existe no mundo concreto, exemplo, marca, patente, ações em bolsa de valores. Os bens intangíveis são muitos sensíveis e na maioria dos casos podem ter seu valor diminuído a zero a depender do sinistro.
  • Gostei. Questão bem elaborada de se resolver.

  • Riscos e ameaças

     

    Riscos e ameaças são variáveis com probabilidade de ocorrência e com potencialidade de causar dano.

    Podem decorrer da: ação do homem (humanos) ter origem em falhas de materiais ou equipamentos (técnicos) serem provocados pela própria natureza (incontroláveis).

    Riscos e ameaças não se confundem, pois implicam níveis de potencialidade de danos diferentes:

    No risco o dano é real, ou seja, se acontecer o evento, haverá necessariamente perda. 

    Na ameaça o dano é potencial, isto é, se acontecer o evento, poderá haver perda ou não.

     

    Dano e perda também não se confundem. Dano é gênero do qual são espécies o dano potencial e o dano real, os quais podem ou não gerar perda. o dano potencial (dano moral, por exemplo) o dano real ( como um prejuízo financeiro).

    A perda pode ser entendida como uma perda de ativos de qualquer natureza como consequência de dano real ou potencial, cujos efeitos, uma vez medidos, expressem prejuízo pecuniário de qualquer monta. Dano é Resultado e perda é a conseqüência.


ID
767677
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Na segurança física possuímos barreiras dispostas com o propósito de dificultar ou impedir passagem de pessoas não autorizadas, desencorajar a ação adversa, retardar a invasão, reduzir os recursos humanos necessários e direcionar o fluxo de pessoas e veículos para os acessos, facilitando a instalação do controle e identificação. Com base nestas informações, as barreiras

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra D.

    Mais uma questão muito bem elaborada. Geralmente as questões conceituais de segurança trazem conceitos que dificilmente são encontrados nos meios de estudos, porém nessas questões a banca usou o conhecimento concreto, o que as deixou muito mais coerentes.
    Vamos analisar os erros das demais questões:

    A) As barreiras de controle de acesso devem ser utilizadas por todas as pessoas que tem acesso ao prédio. Não deverá ser possibilitado a entrada sem a devida indetificação;

    B) De modo algum podem ser dispensadas. Devem ser utilizadas conforme se preceitua nos meios profissionais.

    C) Não dispensam o uso de seguranças juntos às entradas do local de trabalho, além da utilização do detectores o segurança deverá verificar aspectos intangíveis, como postura, nervosismo, volumes anormais.

    E) Nenhum sistema de segurança tem garantia total de invulnerabilidade.

ID
794941
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um atentado é uma ação executada por um indivíduo sobre determinada pessoa ou instituição, com o propósito específico de causar um dano físico, material ou moral. Essa ação é denominada

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra A. 

    Por mais que nossa legislação seja deficitária quanto à tratativa de ações consideradas como terroristas, essas são classificadas como criminosas. O Código Penal trará algum enquadramento para a o delito executado. O assunto está em voga pelos acontecimentos relacionados aos atentados à ônibus no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Muitos críticos clamam por tratar essas ações como atos terroristas. O que seria no mínimo plausível. 

ID
794962
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O tipo de credencial de segurança que deve ser estabelecido para acesso de pessoas em área de baixa sensibilidade ou periculosidade é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra D. 

    Questão de difícil resolução, as nomenclaturas definindo as áreas de acesso ou restrição são diferenciadas a depender dos segmentos, portanto, não existe uma padronização a ponto de ser cobrada em concursos.

    Porém, temos que marcar o que a banca quer e não o que está correto. Afinal o gabarito é deles. 

    Para chegar ao gabarito teremos que marcar a menos errada. É comum em questões da FCC ter que resolvermos por esse método, eliminar as mais erradas, e chegar a conclusão pela definição da com maior probabilidade de estar certa. A questão traz a progressão de perímetros de segurança. Após dias procurando de qual lugar a banca teria retirado essa progressão, não obtive sucesso nas buscas.

    As atuais normas de segurança da informação (BS 7799, ISO 17799 e ISO 27002) que são as que poderiam conter esses conceitos não trazem expressamente essa classificação para o perímetro de acesso. Alguns trabalhos, inclusive, classificam de modo diferente os perímetros de acesso. Portanto a questão pode ser passível de anulação por não ter base sólida em sua doutrina.

    Para não deixar passar em branco vamos analisar as respostas para entendermos o gabarito:

    Como descrevi anteriormente temos que partir dos mais errados e retirando as alternativas. Os extremos poderemos retirar sem dúvidas. Alternativa C) Ultrassecreta e a A) Acesso Livre podemos eliminar. Afinal baixa sensibilidade não poderia de modo algum ser ultrassecreta e acesso controlado não é acesso livre, esse é caracterizado por não existir sistemas de controle. Como o nome diz, o acesso é livre.

    Alternativa B) Secreta poderíamos eliminar pelo mesmo motivo, não se pode classificar baixa sensibilidade como secreta.

    E o termo da alternativa E) Restrita poderemos eliminar pelo fato desse não ser mais utilizado em doutrinas de segurança. O termo utilizado para o nível mais baixo de acesso a informação classificada é o Reservado, que se trata da alternativa D.

    Assim poderíamos chegar a alternativa correta.

    A apostila abaixo é bem interessante e traz algo sobre o tema.

    http://www.slideshare.net/fernandamppb/52566307-apostilagestaodesegurancadainformacao
  • Provavelmente a questão foi elaborada com base no livro de Marcos Mandarini - Segurança Corporativa Estratégica - Capítulo 10 pág. 93.

    "Segurança rotineira: AIDA de baixa sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas que tenham necessidade de trato funcional ou de negócios com as atividades desenvolvidas nos locais, onde são tratados conhecimentos que não devam ser do domínio público. Normalmente, exigem credencial reservado"

    Gabarito letra: C
  • Segurança  Rotineira:  área  de  baixa  sensibilidade  ou 

    periculosidade,  cujo  acesso  é  restrito  a  pessoas  que  tenham 

    necessidade de trato funcional ou  de negócios com as atividades aí 

    desenvolvidas.  Normalmente  o  controle  de  acesso  é  classificado 

    como reservado;


  • Credencial Reservada = Segurança Rotineira

    Credencial Confidencial = Segurança Mediana

    Credencial Secreto = Segurança Elevada

    Credencial Ultrassecreto = Segurança Excepcional


ID
794998
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

São fatores pessoais considerados pelo agressor na prática de um crime contra as instalações:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra E. 

    Como não temos doutrinas balisares para direcionar os estudos na área de segurança, geralmente, nesse tipo de questão temos que procurar as alternativas mais corretas. Sendo assim se eliminam os itens que tem mais probabilidade de ser errado e se usa os itens mais corretos. Assim dentre os fatores pessoais considerados pelo agressor o mais importante é a oportunidade. Existem vários ditados que remetem a esse fator. "De poder a um homem e verás o seu caráter" ou "O dinheiro transforma as pessoas", assim a oportunidade poderá criar o agressor. Dentre as demais elencaria a motivação como a segunda mais importante. O agressor deve ter uma motivação para realizar uma ação. E por fim ele deve ter um mínimo de técnica para executar a ação.
  • Essa questão aborda o triângulo do crime aplicado a instalações.
    Alguns autores utilizam motivação como sinônimo de desejo, e capacidade como sinônimo de técnica.

  • Vale lembrar que, no triângulo do crime, o Agente de segurança só consegue atuar frente a OPORTUNIDADE, já que a técnica e a motivação são aspectos intrínsecos (subjetivos) do criminoso.

  • Motivação, técnica e oportunidade. letra "E"

  • Essa questão é interessante e merece uma anáilise: motivação é considerado um dos fatores, já necessidade não poderia entrar nesse rol de fatores, pois nimguém pode considerar necessário o cometimento de um crime.

  • Minha técnica: T.O.M ( TÊCNICA,OPORTUNIDADE,MOTIVAÇÃO)

  • GABARITO 'E'

    MAS, FIQUEI COM UMA DÚVIDA. A OPORTUNIDADE É FATOR PESSOAL? CONCORDO PERFEITAMENTE QUE A MOTIVAÇÃO E TÉCNICA SEJAM FATORES PESSOAIS, NO ENTANTO, A OPORTUNIDADE É FETOR OBJETIVO QUE PODE SER CONTRALADO.

    QUEM PUDER TIRAR ESSA DÚVIDA AGRADEÇO!

  • MOTIVAÇÃO DO CRIMINOSO

     

    Técnica

    Oportunidade(Podemos atacar)

    Motivo(desejo)

     

    Macete: T O M

  • Triangulo do crime:

    motivo, técnica e oportunidade.


ID
795013
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre os conceitos de Segurança, considere:

I. O conjunto de medidas que proporciona uma efetiva segurança do pessoal, das áreas e instalações e está inteiramente ligada ao Plano de Defesa da Instituição é denominado Segurança de Área e Instalações.

II. O conjunto de medidas para reprimir o furto de computadores, arquivos e salvaguardar os conhecimentos de informática é denominado Segurança da Informática.

III. A permissão dada a cada indivíduo para entrar em áreas controladas, restritas e sigilosas, emitidas por meio de Listas de Ingresso é denominada Autorização para Ingresso.

IV. O certificado concedido por autoridade competente que habilita uma pessoa a ter acesso às áreas internas da instituição é denominado Credencial de Segurança.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra E. 

    As questões de segurança sempre são incógnitas. A banca utiliza conhecimentos que não são de fácil acesso dos candidatos e que não são balizados por parâmetros oficiais. Assim o candidato fica perdido em seus estudos sem saber a qual material recorrer. 

    Vamos analisar as alternativas:

    I - A segurança de pessoal deve estar separada da segurança de áreas e instalações. Nesse nicho deve constar itens como segurança e prevenção contra incêndios e acesso ao público. 

    II - Segurança contra furtos é física ou patrimonial, não se confunde com a segurança de informações, específica da área de tecnologia de informação. 

    III - Correta. 

    IV - Como comentário acima, poderia ser chamada dessa forma "Credencial de Segurança". O material que a banca utilizou usa de outra forma. Aqui temos que utilizar a habemus mae dina. 

  • "Habemus mae dina" hahahahahahahaha
  • Marquei alternativa "A", até onde sei o certificado concedido por autoridade competente que habilita uma pessoa a ter acesso às áreas internas da instituição é denominado Credencial de Segurança.

  • Conceito de Segurança Física e Patrimonial das Instalações:

    É o conjunto de medidas de defesa territorial que visam, através de um PLANO DE SEGURANÇA, estabelecer procedimentos operacionais para minimizar riscos e manter protegido de perigos ou danos todos os ambientes da Unidade, bem como, pessoas e objetos existentes dentro das instalações físicas.

  • CORRETO O GABARITO! LETRA E - Sobre o item IV Credencial de segurança - certificado que autoriza pessoa para o tratamento de informação classificada; NÃO RIMA COM ACESSO A AREAS! ( Decreto 7845 -Regulamenta procedimentos para credenciamento de segurança e tratamento de informação classificada em qualquer grau de sigilo, e dispõe sobre o Núcleo de Segurança e Credenciamento)

  • Caros colegas , gostaria de saber qual o erro do item  I .

     vlw

  • Galera qual o melhor material para estudo ? Eu vou muito pelo Mandarini, mas muitas questões ficam sem resposta pelo livro dele .

  • Jaques Assis o erro da questão I é conceituar Segurança de áreas e instalações com segurança pessoal.

    para resumir os erros seria:

    II - furto de computadores é segurança física e patrimonial e não de informática.

    III - correta

    IV- um coléga já mencionou, credencial de segurança tem relação com acesso a informações e não a áreas e instalações.

  • Credencial de segurança - certificado que autoriza pessoa para o tratamento de informação classificada;
     

  • Credencial de segurança: certificado, concedido por autoridade competente, que habilita determinada pessoa a ter acesso a dados ou informações em diferentes graus de sigilo

    Grau de sigilo: gradação atribuída a dados, informações, área ou instalação considerados sigilosos em decorrência de sua natureza ou conteúdo.

  • O conjunto de medidas que proporciona uma efetiva segurança do pessoal, das áreas e instalações e está inteiramente ligada ao Plano de Defesa da Instituição é denominado Segurança de Área e Instalações.  A DENOMINAÇÃO CORRETA SERIA SEGURANÇA CORPORATIVA ESTRATÉGICA QUE  É A QUE CUIDA DA GESTÃO DAS PESSOAS. 
     

  • Ao meu ver, são três as principais preocupações que a Segurança de Áreas e Instalações deve ter: segurança do pessoal, das áreas e instalações e das informações, sendo a segurança do RH a parte mais importante. 

  • Em 19/07/2018, às 08:40:39, você respondeu a opção C.


ID
795334
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As barreiras físicas combinadas com o sistema de identificação visam minimizar o risco, uma vez que o agressor sempre procura ambientes mais fáceis para realizar suas ações delituosas. Deve-se, sempre, combinar esses fatores, ao elaborar o controle de acesso, que são sistemas

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra A.

    Para responder a questão é interessante ir pela anulação dos demais itens.
    O controle de acesso realiza o controle efetivo de tudo que entra na organização, logo, não seria plausível dizer que ou seria apenas de pessoas ou apenas de objetos.
  • Pra mim faltou o controle de veículos, mas também fui de A pela eliminação das outras!

  • Controles de Acesso compreendem todas as atividades, medidas e procedimentos dos quais resultem, específica ou acessoriamente, limitação e/ou controle de circulação ou de acesso, de tudo e de todos, no âmbito de uma instituição. Limita e controla, portanto, não só a circulação e acesso de RH, mas de veículos, visitantes, material, documentos, inclusive de dados e informações (os "conhecimentos"). Logo, quaisquer procedimentos, meios, agentes ou artifícios podem ser utilizados como limitadores e/ou controladores de circulação e acesso.

    Fonte: Marcos Mandarini. Segurança Corporativa Estratégica


ID
795337
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As ações vinculadas à segurança corporativa patrimonial são constituídas por uma série de processos, sendo estes conceituados como o conjunto de atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas. Deste modo, o aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização são exemplos de

Alternativas
Comentários
  • auguem  pode me explicar ,,,,,,,,,

  • ???????????????????????

  • é rir para não chorar, nem o examinador sabe o que ele escreveu !!

  • Não entendi foi P... nenhuma.

  • A única lógica que consigo ver na resposta foi pensando na relação causa/consequência:

    Ações de entrada - segurança patrimonial na porta da empresa para impedir que assaltos aconteçam; instalação de sistema de vídeo monitoramento em áreas onde ocorreram ações criminosas; implantação de sistema de brigada de inocência.

    Tudo isso gera:

    Ações de saída - “o aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização.”

    Resumindo: Para cada ação da empresa (entrada) teremos uma reação (saída).

  • Senhores, o assunto da questão é sobre :  "Noções de Segurança e Vigilância: de documentos e processos" cobrada no edital do certame em epígrafe. ( FCC- TST-2012)

    A questão define PROCESSOS: "atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas"

    Um processo é um trabalho contínuo e repetitivo, uma série de passos sequenciais adotados por uma organização para produzir um resultado desejável. Podemos dizer que processo é uma atividade, ou um conjunto de atividades, que usa ENTRADAS (tambem chamado de insumos -inputs) mensuráveis, adiciona-lhes valor,( ATIVIDADES) e produz uma saída (output) que é o resultado para um cliente – que pode ser interno ou externo à organização. Ou seja, é uma sequência ordenada de ações direcionadas para atender uma demanda específica da organização.

    Portanto:

    O aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização são os resultados produzidos pelo " PROCESSO", denominados SAÍDAS.

    Gabarito : letra D

     

    A dor é temporária........

  • Galera, o gararito do QC está ERRADO! Se entrar no site da FCC e buscar o gabarito correspondente, constatará que a banca deu como certa a letra B!

    Cuidado! Já constatei erros semelhantes em outras questões.

  • O gabarito oficial corresponde a letra B

  • Galera, o gabarito é letra,  foi modificado SIM , copiei e colei aqui... se encontra na página 2 da alteração.

     

    Setembro/2012

    CONHEC. GERAIS E ESPECÍFICOS
    Cargo ou opção I09 - TÉC JUD - ÁREA ADM - ESP SEGURANÇA JUDICIÁRIA
    Tipo gabarito 1

    Preliminar 044 - B - Alterado 44 - D

     

    TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO ATRIBUIÇÕES DE QUESTÕES E ALTERAÇÕES DE GABARITO

    Abaixo as Atribuições de Questões e Alterações de Gabarito conforme item II do Edital nº 06/2012 de Resultado das Provas Objetivas, Discursiva - Redação e Discursiva - Estudo de Caso, publicado no Diário Oficial da União, página 190, na edição de 31/10/2012.

    Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Segurança Judiciária (I09)

    Questão 44 tipo 1 D - Olha nós aqui oh! :)

    Questão 44 tipo 2 E

    Questão 45 tipo 3 E

    Questão 45 tipo 4 A

    Questão 44 tipo 5 A

    Caderno de Prova ’I09’, Tipo 001

    44. As ações vinculadas à segurança corporativa patrimonial são constituídas por uma série de processos, sendo estes conceituados como o conjunto de atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas. Deste modo, o aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização são exemplos de

    (A) entradas.

    (B) transformações.

    (C) especificações.

    (D) saídas. (nosso gabarito)

    (E) fornecedores.

  • A resposta esta no enunciado da pergunta!


    As ações vinculadas à segurança corporativa patrimonial são constituídas por uma série de processos, sendo estes conceituados como o conjunto de atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas.

  • É o tipo de questão que o examinador quer derrubar o candidato pela redação esdrúxula e carregada, e não pelo conhecimento sobre o assunto em si. Verifiquei a prova, de fato, gabarito letra B.


ID
1067791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento, julgue os itens seguintes.

Na hipótese de uma empresa terceirizada, contratada para as atividades de segurança patrimonial de determinado tribunal, não dispor de armamento (armas de fogo) em quantidade suficiente para seus vigilantes, eles estarão autorizados a empregar armamento de uso particular nos seus horários de serviço

Alternativas
Comentários
  • A legislação da segurança privada (Lei 7.102/83, artigo 21), prevê que a arma usada pelo vigilante seja de propriedade e responsabilidade da empresa para a qual ele presta serviços, sendo a contratante obrigada a possuir uma autorização de funcionamento emitida pelo Departamento de Polícia Federal. Assim sendo, não há que se falar em uso de arma própria (do vigilante).

  • LEI Nº 7.102, DE 20 DE JUNHO DE 1983.
    Art. 21 - As armas destinadas ao uso dos vigilantes serão de propriedade e responsabilidade:

      I - das empresas especializadas;

      II - dos estabelecimentos financeiros quando dispuserem de serviço organizado de vigilância, ou mesmo quando contratarem empresas especializadas.


ID
1067794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento, julgue os itens seguintes.

O emprego da força física e de arma de fogo, pelo agente de segurança patrimonial, nas situações em que houver risco iminente à vida, deverá obedecer a três princípios básicos: legalidade, necessidade e proporcionalidade

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Sendo mais preciso, o uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

  • Não concordo com este gabarito, vou explicar: O emprego da força física e de arma de fogo, pelo agente de segurança patrimonial, nas situações em que houver risco iminente à vida, deverá obedecer a três princípios básicos: legalidade, necessidade e proporcionalidade , nas situações em que houver risco iminente à vida vc poderá utilizar dos meios necessários mesmo ilícitos, sendo o caso da LEGITIMA DEFESA. (o agente estará amparado pela excludente de ilicitude).

  • Portaria 4.226/2010

    "ANEXO I 

    DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA E ARMAS DE FOGO PELOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA

    2. O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade,

    moderação e conveniência.  

  • Colega Andersom.

    Legitima defesa exclui a ilicitude do fato, isso significa que o fato é licito (LEGAL).

  • Certa

     

    GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 4.226, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010

    DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA E ARMAS DE FOGO PELOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA

    2. O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

  • CERTO

    Observados, também, outros princípios preconizados, como o da progressividade no uso da força e o princípio da autodefesa.


ID
1067800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que a segurança física e patrimonial das instalações de estabelecimentos públicos ou privados exige uma série de cuidados, e que, no caso de instalações de tribunais, os cuidados devem ser redobrados em função da sensibilidade e dos interesses ali tratados, julgue os itens que se seguem.

As ações de gestão da segurança física e patrimonial da instituição devem estar sempre focadas na proteção dos bens tangíveis da organização, compreendendo entre suas atribuições analisar os riscos e as ameaças reais e potenciais que possam causar danos, e estabelecer medidas para neutralizá-los.

Alternativas
Comentários
  • Ao comentar essa assertiva, o professor Marcos Girão explica que:

    "A assertiva nos traz uma afirmação correta e muito boa para que você tomar nota e levar esse entendimento da banca para a sua prova. 

    Cabe ressaltar que, apesar de não ter citado os bens intangíveis (conhecimento, por exemplo) como alvos das ações da segurança física e patrimonial, a assertiva não utilizou expressões restritivas tais como “apenas bens tangíves” ou “somente bens tangíveis”. Logo, podemos sim afirmar que perceba que as ações de gestão da segurança física e patrimonial da instituição devem estar sempre focadas na proteção dos bens tangíveis da organização, compreendendo entre suas atribuições analisar os riscos e as ameaças reais e potenciais que possam causar danos, e estabelecer medidas para neutralizá-los."


  • CERTO.

    A questão aborda o trinômio da segurança: os BENS a proteger [tangíveis (bens físicos) e intangíveis (a imagem da empresa) por exemplo]; RISCOS/AMEAÇAS a que estão expostos os bens e as MEDIDAS PROTETIVAS/PREVENTIVAS (ações destinadas a neutralizar e diminuir o potencial ofensivo e danoso dos riscos e ameaças).

    .

    Outras considerações: NÃO existe segurança 100%. Ainda que se tomem todos os cuidados necessários e possíveis, os bens sempre estarão propensos a riscos e ameaças. Daí a importância de um planejamento detalhado, de um plano de segurança, de investimentos em equipamentos e material humano treinado e apto a lidar com as diversas situações que podem surgir. O princípio fundamental que norteia TODA atividade de segurança é a PREVENÇÃO, ou seja, tentar antecipar-se e prevenir-se contra as ações ofensivas, adotando-se uma postura pró-ativa ao invés de reativa. 

    vamuqvamu..."A dor é temporária..."


  • A parte "devem estar sempre focadas na proteção dos bens tangíveis da organização" da a entender que o foco deve ser só os bens tangíveis, particularmente entendi assim, sempre nos bens tangíveis e nunca em outros.

  • O SEMPRE ESTÁ SE REFERINDO A PALAVRA "FOCADO" E NÃO TANGÍVEIS!

  • Questão fatalmente passível de recurso, eis que a redação dificultou a compreensão.

  • As ações de gestão da segurança física e patrimonial da instituição devem estar sempre focadas na proteção dos bens tangíveis da organização, compreendendo entre suas atribuições analisar os riscos e as ameaças reais e potenciais que possam causar danos, e estabelecer medidas para neutralizá-los.

     

    Aqui basta entender que a segurança empresarial/institucional (não confundir com segurança pessoal) tem um aspecto tridimensional:

    Segurança estratégica (inteligência/contrainteligência) - protegeo patrimônio invisível das instituições (bens intangíveis).

    Segurança especial (complementar) - protege áreas não necessariamente ligadas à segurança, mas que podem afetá-la.

    Seguança física e patrimonial - protege os bens tangíveis da empresa. Fiscalização e controle de acesso a locais perigosos e/ou sensíveis. 

  • neutralizá-los? alguem alem de mim pensou que era pegadinha, devido ao fato de que a segurança nunca extingue 100%


ID
1067803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que a segurança física e patrimonial das instalações de estabelecimentos públicos ou privados exige uma série de cuidados, e que, no caso de instalações de tribunais, os cuidados devem ser redobrados em função da sensibilidade e dos interesses ali tratados, julgue os itens que se seguem.

A Segurança de Gestão de Áreas e Instalações (SGAI) deve considerar que pontos críticos são áreas, instalações, dependências e ambientes que podem causar danos contra os ativos da empresa ou à sociedade.

Alternativas
Comentários
  •         Pontos críticos são determinados pela AIDA( áreas, instalações, dependência e ambientes) que podem sofrer danos reais que provoquem perdas, como um CPD, por exemplo.


     

  • Complemento o comentário do colega Kleber, a questão inverte o significado de ponto crítico com ponto de risco. 

  • Pontos Críticos = SOFREM DANO;
    Pontos de Riscos = CAUSAM DANO.

    A questão está ERRADA ao afirmar que os Pontos Críticos causam danos. Essa é a definição dos Pontos de Riscos.

  • Pontos Críticos são determinados espaços (áreas e instalações), os quais podem sofrer danos reais que provoquem perdas, como um CPD, por exemplo. 

    Pontos de Riscos são áreas e instalações, que podem causar danos, ou seja, que constituem, por si mesmas, riscos ou ameaças contra ativos – um depósito de inflamáveis, por exemplo.

    Bibliografia: Livro Segurança Corporativa Estratégica (Fundamentos) de Marcos Mandarini, livro este utilizado pelo CESPE e FCC.

  • Acrescentando a referência bibliográfica dos conceitos do colega JEAN MORTAZA - Livro Segurança Corporativa Estratégica (Fundamentos) de Marcos Mandarini, livro este utilizado pelo CESPE e FCC.

    Bons estudos.
  • ERRADO

     

    O ponto crítico sofre um dano, o ponto de risco causa um dano.

    O dano é sempre real, a ameaça é um dano potencial.

     

    Macete: O CRITICO SOFRE. (decorando apenas isso já mata as questões que envolvem a diferença entre os pontos críticos e de riscos).


ID
1067806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que a segurança física e patrimonial das instalações de estabelecimentos públicos ou privados exige uma série de cuidados, e que, no caso de instalações de tribunais, os cuidados devem ser redobrados em função da sensibilidade e dos interesses ali tratados, julgue os itens que se seguem.

O planejamento da segurança patrimonial de uma empresa, pública ou privada, deve considerar os três elementos básicos a serem protegidos: pessoas, patrimônio e informações.

Alternativas
Comentários
  • Toda Organização deve possuir um Plano de Segurança e Programa de Instrução sobre segurança. 

    O Plano de Segurança não pode desprezar medidas para conter as ameaças humanas. Essas são normalmente, provenientes da fraqueza da contra inteligências e do despreparo dos integrantes das organizações. Assim o Plano de Segurança deve levar em consideração:

     a deslealdade, atos de hostilidade e subversão;

     os descuidos e acidentes;

     a sabotagem, espionagem, furto e roubo, dentre outros atos (vulnerabilidades) que possam atingir a organização.

    Por isso, o Plano de Segurança de uma organização deve conter: segurança das áreas de instalações, segurança do pessoal, segurança da documentação e do material, segurança da informação e da comunicação.

    Mas sem sombra de dúvida a segurança do pessoal tem maior prioridade.

  • Hahahaha, juro que só vi isso hoje. Me obrigaram a usar a versão nova do QC. Afff
  • esse QC novo é UMA BOSTA.
  • Véi, eu to achando MUIIIIITO esquisito. De verdade. rs
  • Mas é que nem quando o ORKUT mudava, eu achava ruim mas depois me acostumavaney! hahahaha bons estudos safado!
  • GABARITO: CERTO

    São três os focos de todas as atividades de segurança: as pessoas, o patrimônio e o conhecimento/(INFORMAÇÃO).


ID
1067809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que a segurança física e patrimonial das instalações de estabelecimentos públicos ou privados exige uma série de cuidados, e que, no caso de instalações de tribunais, os cuidados devem ser redobrados em função da sensibilidade e dos interesses ali tratados, julgue os itens que se seguem.

A equipe de gestão da segurança de áreas e instalações é responsável por fiscalizar as condições de instalação e conservação dos sistemas de iluminação normal e de emergência nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Por acaso equipe de segurança tem a mesma função de um bombeiro  ? Pergunta mal formulada....

  • Item correto. De acordo com a aula do Professor Alexandre Herculano: "... A permanente avaliação das condições e do estado da iluminação normal e de emergências das instituições, bem como de seus componentes (geradores, chaves, circuitos, etc.), faz parte das atribuições da Segurança de Áreas e Instalações, que deverá estabelecer uma rotina de inspeções, verificações e checagens. Essa sistemática vai assegurar a luminosidade necessária para a manutenção de excelentespadrões de segurança em situação de normalidade ou pelo menos,padrões mínimos desejáveis, em situações de sinistros ou emergências", ou seja, a gestão de segurança das áreas e instalações não executa, mas, sim, fiscaliza as condições de instalação e conservação dos sistemas de iluminação nas organizações pois são pontos de vulnerabilidade se mal preparados.

  • sistemas de iluminação normal????? tem anormal? que eu saiba tem aqueles empregados na defesa ativa tais como refletores acionados por sensor de presença!!!!!!!!! Foi amador nessa o examinador! Iluminacao normal quem toma conta é ELETRICISTA!

  • CERTO

     

    Cabe à equipe de gestão da segurança das áreas e instalações a verificação de funcionamento de todas as instalações da organização. A questão menciona a iluminação normal como sendo a compreendida na instalação física e original do prédio, bem como os bocais com lâmpadas e quadros de energia. Diferente da iluminação de emergência, que abrange as lâmpadas de emergência, geradores de energia, no breaks e outros. 

  • Cabe a nós tentar descobrir o que o examinador quer como correta, já que temos repostas pra justificar ambas alternativas. Lamentável.

  • A questão fala em fiscalizar, não executar.


ID
1067821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os dispositivos eletrônicos exercem importante papel na segurança física e patrimonial de instalações, pois permitem, entre outros, a identificação e a monitoração de situações de risco. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.

Nos alarmes eletrônicos, as centrais de processamento, ao receberem informações emitidas pelos sensores, realizam ações como o disparo de sirenes e(ou) a discagem eletrônica para telefones com números programados.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. 

    Cuidado para não confundir Centrais de Processamento com Centrais de Monitoramento

    As centrais de processamento recebem e interpretam os sinais emitidos pelos sensores e acionam reações contra eventos, programadas e simples, como alertas sonoros ou ligações telefônicas para o usuário. 

    Podem também acionar reações mais complexas, como processamento e armazenamento ou acionamento de outros dispositivos

    trancamento de dependências, desligamento ou acionamento de aparelhos, por exemplo. 

    As centrais de monitoramento são centros de operação de onde são monitoradas várias centrais de processamento,

    possibilitando maior nível de interferência nos eventos.

    Acionam outros dispositivos segurança pública ou nãosegurança pública, defesa civil, pessoal técnico ou próprio

    usuário e permitem máxima exploração de suas próprias potencialidades. São normalmente remotas podem dispor a

    ligação áudio e vídeo com os ambientes monitorados e admitem operação terceirizada.


    Fonte: Apostila Estratégia.



ID
1067824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os dispositivos eletrônicos exercem importante papel na segurança física e patrimonial de instalações, pois permitem, entre outros, a identificação e a monitoração de situações de risco. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.

O emprego de sistemas eletrônicos de proteção patrimonial tem como objetivos principais a detecção, a identificação e o controle de áreas protegidas

Alternativas
Comentários
  • Correta, trate-se do CFTV, entre outros sistemas eletronicos de segurança!

  • segurança eletrônica, a qual é de um conjunto de dispositivos

    técnicos capazes de emitir sinais sobre a ocorrência de eventos locais ou

    remotos. Tem por finalidade dissuadir atitudes hostis, atividades

    adversas ou ações que representam riscos ou ameaças para as

    áreas e instalações de uma organização. (Professor: Alexandre Herculano, Estratégia)


ID
1067857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito a acidentes com choque elétrico, julgue os itens que se seguem.

A severidade da lesão depende do tipo de corrente elétrica e da magnitude da energia aplicada. Em intensidades iguais, a corrente alternada é mais perigosa que a corrente contínua.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrario, a mais perigosa é a corrente alternada...

    lembrando!!! que as correntes de baixa frequência (intensidade) são mais perigosas que as correntes de alta frequência.


  • "Em geral, a corrente contínua é menos perigosa do que a corrente alterna. Os efeitos da corrente alterna sobre o corpo dependem, em grande parte, da velocidade com que esta varia (ou seja, a sua frequência), um factor que se mede em ciclos por segundo (hertzs, Hz). As correntes de baixa frequência, de 50 e 60 Hz, são mais perigosas do que as correntes de alta frequência e entre 3 e 5 vezes mais perigosas do que a corrente contínua da mesma voltagem e intensidade (amperagem). A corrente contínua tem tendência para provocar fortes contrações musculares que, com frequência, afastam a vítima da fonte de energia. A corrente alterna de 60 Hz faz com que os músculos fiquem congelados (contraídos) na sua posição, o que impede que as vítimas possam interromper a fonte da corrente. Como resultado, a exposição pode ser prolongada e provocar graves queimaduras. Geralmente, quanto mais altas forem a voltagem e a amperagem, maior será o dano que a corrente produzirá, independentemente do seu tipo."

    http://www.manualmerck.net/?id=304


ID
1070425
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em Segurança do Sistema, a necessidade básica de compartimentação

Alternativas
Comentários
  • GAB: E 

  • ah vá!

  • GABARITO E

     

    A segurança do sistema e a segurança da informação estão ligadas à fragmentação do acesso à informação ou ao conhecimento. O acesso pode ser restrito até determinado ponto, para determinadas pessoas ou funcionários. 

  • compartimentar é repartir o conhecimento atendendo à efetiva necessidade do cargo ocupado.

  • alguem pode me informar algum site ou pdf para materia de segurança da informação.

  • Qual o erro da letra B?


ID
1070428
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os controles de acesso propriamente ditos utilizam-se de recursos humanos e de meios materiais diversos. Neste contexto, pode-se classificá-los em:

Alternativas
Comentários
  • Pessoais: Empregam especificamente as pessoas como meio de controle;

    Instrumentais: Meios materiais diversos. São exercidos por uma grande variedade de meios e vão desde os mais simples, como uma singela cancela ou até mesmo o próprio relógio de ponto, aos mais complexos, como os sistemas biométrico de leitura da ris ou da face.

    Mistos: A combinação de ambos para exercer as restrições a que se destinam.

  • GABARITO D

     

    CONTROLE DE ACESSO:

    Pessoais: Como o próprio nome já diz, pessoas são empregadas para exercer o controle.

    Instrumentais: São utilizados instrumentos, sistemas, barreiras e outros tipos de intrumentos ou mecanismos de controle. 

    Mistos: São utilizados os controles de acesso pessoais e instrumentais como meios de controle de acesso, é a forma mais segura de controle. 

     

  • Bem didático,  @Bruno mendes


ID
1083169
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Segurança eletrônica é um conjunto de dispositivos técnicos capazes de emitir sinais sobre a ocorrência de eventos locais ou remotos, sendo que sua finalidade é dissuadir atitudes hostis. Normalmente, os dispositivos são compostos das seguintes partes:

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de segurança eletrônicos de detecção de alarmes perimetrais e internos são basicamente constituídos por sensores, central de processamentos e central de monitoramento.

    Resposta C 

  • GABARITO: C

    Os alarmes são um conjunto de dispositivos técnicos capazes de emitir sinais sobre a ocorrência de eventos locais ou remotos. Têm por finalidade
    dissuadir atitudes hostis, atividades adversas ou ações que representem riscos ou ameaças para as áreas ou instalações e/ou advertir sobre a sua ocorrência. Os sistemas de segurança eletrônicos atuais compõem-se normalmente de três partes: um sensor, uma central de processamento e uma central de monitoramento (ou Central de Segurança).

    a) internos, externos ou perimétricos CLASSIFICAÇÃO DOS SENSORES

     b) barreiras naturais e artificiais. São acidentes naturais do terreno, construções ou artifícios normalmente mais apropriados para emprego em áreas (extraprédios).

     c) sensores, central de processamento e central de monitoramento CORRETA

     d) infravermelho passivo, micro-ondas e ultrassom. CLASSIFICAÇÃO DOS SENSORES de intrusão INTERNOS POR MOVIMENTO

     e) cercas eletrificadas, cabos microfônicos e de vibração e cabos enterrados. CLASSIFICAÇÃO DOS SENSORES de intrusão NÃO INTERNOS.


ID
1222972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito de segurança corporativa e do seu planejamento, julgue os itens subsecutivos.

A segurança responsável por proteger o patrimônio invisível da instituição é denominada segurança especial ou complementar.

Alternativas
Comentários
  • Item errado:

    Conforme DECRETO. Nº 5.824/2006.

    Segurança Especial (Complementar): protege áreas não necessariamente ligadas à Segurança, mas que podem afetá-la.

    a) Eventos;

    b) Greves e Paralisações;

    c) Alcoolismo e Drogas no Ambiente de Trabalho;

    d) Epidemias;

    e) Segurança Pessoal;

    f) Sequestros.

  • Amigo adeilton, desculpe a provavel ignorância, mas o referido decreto trata de incentivos dado a servidores do plano de carreira tecnico-administrativo em EDUCAÇÃO. Qual a relação desse decreto com a questão? Também não localizei o artigo correspondente a sua resposta.

    Desde ja agradeço! 

  • Como é denominada a segurança responsável por proteger o patrimônio invisível da instituição??? 

  • A banca cobrou o aspecto tridimensional de segurança:

    1 - Segurança estratégica ou de inteligência - protege o patrimônio invisível das instituições.

    2 - Segurança especial ou complementar - protege áreas não necessariamente ligadas à Segurança, mas que podem afetá-la.

    3 - Segurança física ou patrimonial - protege áreas e instalações.

  • INvisível = INteligência

  • Inteligência.


ID
1222978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito de segurança corporativa e do seu planejamento, julgue os itens subsecutivos.

A necessidade de segurança física patrimonial é inversamente proporcional à quantidade de recursos disponíveis para serem investidos nessa modalidade de segurança.

Alternativas
Comentários
  • É importante que partamos do princípio de que não existe segurança absoluta e que o sistema de proteção deve estar alinhado aos objetivos do negócio de forma a protegê-lo sem, no entanto, impedir a normalidade e desempenho das operações. Há que se considerar que segurança deve fazer parte do negócio, assim como as demais áreas do empreendimento.
    Conceitualmente, o emprego dos recursos físicos para a proteção de empreendimentos deve considerar os bens e instalações levando-se em conta o equilíbrio necessário para se evitar subdimensionamento ou superdimensionamento dos recursos, os valores a serem protegidos, o custo da proteção, assim como a motivação e o potencial agressivo do agente criminoso que geralmente são desconhecidos.

  • Quanto mais recursos para investir, mais segurança patrimonial. 

  • O errado da questão, acredito,  é a palavra "inversamente".

  • foi mais matemática que segurança... kkkkkk

    Diretamente proporcional: Quanto maior a necessidade mais se deve investir.../ quanto mais investimento em recursos mais segurança patrimonial.


ID
1222981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito de segurança corporativa e do seu planejamento, julgue os itens subsecutivos.

O nível de segurança física exigido para a proteção de uma instalação específica de dada instituição pode ser verificado mediante a avaliação de todas as informações pertinentes, sendo necessário, após a avaliação, o desenvolvimento de um plano de segurança que cubra todos os riscos que possam prejudicar a instituição.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Norma Técnica ABNT NBR 31000:2009  não se elimina por completo os riscos de um processo ou instituição.  As opções de tratamento de riscos podem incluir os seguintes aspectos: ação de evitar o risco ao se decidir não iniciar ou descontinuar a atividade que dá origem ao risco; tomada ou aumento do risco na tentativa de tirar proveito de uma oportunidade; remoção da fonte de risco; alteração da probabilidade; alteração das consequências; compartilhamento do risco com outra parte ou partes (incluindo contratos e financiamento do risco); e retenção do risco por uma decisão consciente e bem embasada (item 2.2.5).

    Segundo ainda a ABNT NBR 31000:2009, os tomadores de decisão e outras partes interessadas devem estar cientes da natureza e da extensão do risco residual após o tratamento do risco. Há o RISCO RESIDUAL, que é o risco REMANESCENTE após o tratamento do risco (item 2.2.5).

    Assim, erra a assertiva ao afirmar que um plano de segurança é capaz de cubrir todos os riscos que possam prejudicar a instituição. Pede-se, portanto, a alteração do gabarito de Certo para Errado.

    Prof Marcos Girão-Legislação de Trânsito e Segurança Corporativa

  • Com base no grau de importância, a organização deve normatizar critérios para proteger os conhecimentos produzidos assim como seus ativos. Os graus de sigilo são:
    Ultrassecreto - conhecimento ou ativo de ALTO valor agregado, cujo acesso por pessoas não autorizadas poderá comprometer a continuidade dos negócios da empresa, bem como gerar um alto nível de impacto negativo à imagem da corporação.
    Secreto - conhecimento ou ativo de ALTO valor agregado, cujo acesso por pessoas não autorizadas poderá comprometer o cumprimento de metas importantes, de cunho estratégico.
    Confidencial - conhecimento ou ativo de MÉDIO valor agregado, cujo acesso por pessoas não autorizadas poderá prejudicar, por exemplo, o faturamento mensal da empresa, bem como gerar impacto negativo à imagem da corporação, ou seja, de cunho tático.
    Reservado - conhecimento de BAIXO valor agregado, cujo acesso por pessoas não autorizadas poderá impactar na consecução de objetivos e metas da empresa, de cunho operacional.
    Como toda atividade de segurança, também a segurança de áreas e instalações parte do mais simples para o mais complexo, do mais próximo para o mais afastado e do mais baixo para o mais alto nível de segurança.
    Assim, podemos esquematizá-la por meio de CÍRCULOS CONCÊNTRICOS, sendo que o círculo central representa a área ou instalação com nível de segurança mais elevado:

    Segurança excepcional: áreas e instalações de excepcional sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas estrita e institucionalmente envolvidas nas atividades aí desenvolvidas. Local onde são tratados conhecimentos cujo acesso normalmente exige credencial ultrassecreto.
    Segurança elevada: áreas e instalações de elevada sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas íntima e institucionalmente envolvidas nas atividades aí desenvolvidas. Local onde são tratados conhecimentos cujo acesso normalmente exige credencial secreto.
    Segurança mediana: áreas e instalações de mediana sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas que tenham relações institucionais com as atividades aí desenvolvidas. Local onde são tratados conhecimentos cujo acesso normalmente exige credencial confidencial.

    Segurança rotineira: áreas e instalações de baixa sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas que tenham necessidade de trato funcional ou de negócios com as atividades desenvolvidas nos locais, onde são tratados conhecimentos que não devam ser do domínio público. Normalmente, exigem credencial reservado.
    Segurança periférica: áreas e instalações isentos de sensibilidade ou periculosidade, que integram os limites do perímetro periférico, a partir dos quais se estabelecem limitações à circulação e ao acesso, seja para visitantes, seja para RH (funcionários). Não exigem credencial de segurança.

  • Não entendi a expressão : COBRIR TODOS OS RISCOS.... Se vai cobrir tudo, acabou o risco...kkkk    

     

    Riscos não são cobertos em sua totalidade, sempre haverá um risco....

  • CERTO

     

    A questão trata do planejamento de segurança.


ID
1223170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que concerne à segurança da gestão de áreas e instalações e à segurança das telecomunicações, julgue os próximos itens.

A proteção perimetral eficiente consiste em proteger o local contra acessos não autorizados, o que obriga dirigentes, funcionários, visitantes e fornecedores a entrarem na instituição por locais determinados e controlados pela segurança.

Alternativas
Comentários
  • questão correta

    Faz parte do sistema de identificação.

     a portaria ou recepção da empresa é de vital importância para a segurança, uma vez que é por ela que entram e saem dirigentes, funcionários, visitantes e fornecedores. Também é por ela que tentam passar ladrões, assaltantes, seqüestradores, terroristas, espiões e outros tipos de criminosos...

  • Questão Correta - O estudo da aplicação de métodos via anéis de proteção nos ensina que a proteção perimetral deve ser feita do exterior para o interior. De uma forma geral, no primeiro perímetro de proteção são utilizadas barreiras como muros, alambrados, grades, estrutura de madeira, estacas de concreto, cercas de arame farpado ou cercas vivas, concertinas e alarmes. Além da iluminação, os materiais mais utilizados em proteção perimetral são, no entanto, o muro, a grade e o alambrado. A vigilância das entradas e saídas de segurança deve ser confiada a pessoal devidamente habilitado, instruído e comandado, cuja missão é limitar o acesso unicamente às pessoas autorizadas e assegurar a proteção física das matérias classificadas aí guardadas esse serviço geralmete é confiado aos vigilantes (serviço de vigilância). A vigilancia é de fudamental importância para a segurança patrimonial da empresa. Enquanto a proteção perimetral trata-se de uma segurança estática, constituída por barreiras, a vigilância é a segurança dinamica desenvolvida pelo elemento humano.


ID
1223173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que concerne à segurança da gestão de áreas e instalações e à segurança das telecomunicações, julgue os próximos itens.

A área da segurança localizada entre o prédio da instituição e o cercamento ao redor das instalações de segurança é classificada como zona livre externa.

Alternativas
Comentários
  • Errado,zona livre interna. zona livre externa e depois do portão.
  • zona livre interna = da edificação até a grade até (15 metros)

    zona livre externa = entre a grade adjacente e a via pública (4 a 5 metros)


ID
1223176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que concerne à segurança da gestão de áreas e instalações e à segurança das telecomunicações, julgue os próximos itens.

As medidas de segurança dinâmicas compõem-se de equipamentos instalados na instituição que auxiliam preventivamente na eficácia do serviço de segurança.

Alternativas
Comentários
  • Medidas DINÂMICAS:  é a atuação inteligente do agente de segurança, como pessoa capacitada para fazer a segurança física das instalações e dignitários. Exemplos: identificação pessoal, abordagem à distância, contato telefônico com empresas fornecedoras e prestadoras de serviços para confirmar dados de funcionários, vigilância atenta...

    Prof. Marcos Girão, PONTO DOS CONCURSOS


  • Questão ERRADA: Enquanto a proteção perimetral trata-se de uma segurança estática, constituída por barreiras, a vigilância é a segurança dinâmica, desenvolvida pelo elemento humano. 

  • GABARITO: ERRADA

    Medidas ESTÁTICAS: são barreiras e equipamentos utilizados no sistema de segurança que visam inibir e impedir ações criminosas, bem como garantir maior eficiência da atividade de vigilância patrimonial.

     Medidas DINÂMICAS: é a atuação inteligente do agente de segurança, como pessoa capacitada para fazer a segurança física das instalações e dignitários.

  • Dinâmicas são atos de inteligências dos agentes de segurança!


ID
1223209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação à segurança corporativa estratégica, julgue os seguintes itens.

O relatório de ocorrência ou periódico, documento simples, conciso e objetivo, é o que relata situações específicas da atividade de segurança.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: conciso e objetivo, pois o relatório de ocorrência deve ser o mais completo possível, devendo conter, no mínimo, os seguintes dados: 

    a) Data, hora e local da ocorrência; 

    b) Pessoas envolvidas e seus dados de qualificação; 

    c) Descrição pormenorizada do fato, apenas os dados observados e colhidos, sem inferência ou achismos; 

    d) Identificação do relator. 

    Logo, relatar situações específicas não tem nada a ver com documento simples. 

    Bons estudos. 

  • Relatorios de segurança se classificam em 3 tipos:

    1. Relatórios Periódicos: são elaborados periodicamente, ou seja: diário, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, etc. São elaborados rotineiramente, independentemente de ter ocorrido qualquer fato.

    2. Relatórios de Situação: é um documento simples, conciso e objetivo, relata uma situação particular (específica), não necessariamente urgentes, mas que requer providências ou, no mínimo, deva ser do conhecimento da chefia.

    3. Relatório de Ocorrência: são elaborados quando um fato comprometa a segurança, como acidentes, assaltos incêndios, etc. Deve ser o mais completo possível,  devendo conter, no mínimo os seguinte dados: data, hora e local; pessoas envolvidas e seus dados; descrição pormenorizada do fato, apenas os dados observados e colhidos sem interferências ou achismos; e identificação do relator.

    Portanto, o enunciado retrata o relatório de situação e não de ocorrência.


ID
1239289
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O Agente de Segurança Jorge comentou que na empresa em que trabalha foi implantado um conjunto de técnicas e dispositivos de prevenção contra atos ilícitos, sendo que se utilizou os meios disponíveis, o que possibilitou o pleno funcionamento das atividades produtivas da empresa. No conceito de normas de segurança, Jorge estava referindo-se à

Alternativas
Comentários
  • estranho essa questão

  • também achei.

  • EU TBM...

  • AQUI ME PARECE UMA QST DE RECURSO,POIS TUDO LEVA A CRER EM SEGURANÇA PESSOAL

  • GABARITO E

     

    Controles de técnicas e dispositivos de prevenção contra atos ilícitos estão relacionados a segurança física das instalações.

     

    Exemplo de técnicas: revista pessoal.

    Exemplo de dispositivos de prevenção: Detector de metais, catracas giratórias, sistema biométrico de liberação de acesso, etc.

  • Quando falar de segurança em empresas temos que lembrar dos três ramos existentes na segurança empresarial:

    1 - Segurança estratégica (inteligência/contrainteligência) - protege o patrimônio invisível das instituições, ou seja, seus negócios/conhecimentos.

    2 - Segurança especial (complementar) - protege áreas não necessariamente ligadas à Segurança, mas que podem afetá-la.

    3 - Segurança física (patrimonial) - protege áreas e instalações (segurança de áreas de instalações). Fiscalização e controle de acesso a locais perigosos e/ou sensíveis.

     

    A única alternativa que se encaixa dentro desses conceitos é a "e", que é o gabarito. Não podemos confundir segurança empresarial com segurança pessoal.

  • Enunciado podre de mal feito, ninguém entende o que a questão quer.


ID
1239292
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As medidas necessárias para garantir a funcionalidade do sistema preventivo de segurança através da implantação de obstáculos, quer seja por barreiras e equipamentos, quer seja pela ação humana, são classificadas, respectivamente, como sendo

Alternativas
Comentários
  • Medidas Estáticas: Impedir ações criminosas, maior eficiência da vigilância patrimonial.

    Medidas Dinâmicas: Segurança física das instalações e dignitários

  • GABARITO B

     

    Medidas Estáticas: como o próprio nome já diz, são estáticas/fixas/imóveis. Representam as barreiras, equipamentos de raios-x, catracas, sistema biométrico e etc.

     

    Medidas Dinâmicas: ações que estão em movimento ou que dependem de ação para se moverem. Representam a vigilancia exercida pelo agente de segurança, por exemplo.

  • Barreiras: Fixa/imóveis. Ex: Grades de proteção, catracas.

    Dinâmicas: Móveis. Ex: Agentes de segurança (são dinâmicos e podem se locomover conforme a necessidade de segurança)

    @lucianaorso @zero1cabinedeestudo


ID
1239328
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A adoção de medidas e procedimentos de segurança na gestão de áreas e instalações está diretamente relacionada com o nível de

Alternativas
Comentários
  • ESSA DIMENSÃO CONSISTE NA ADOÇÃO DE MEDIDAS E PROCEDIMENTOS DE PROTEÇAÕ DE CARÁTER GERAL, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DE ACESSO DE LOCAIS CONSIDERADOS PERIGOSOS E SENSÍVEIS.

  • Complementando...

    São SENSÍVEIS todos os materiais, equipamentos, processos,
    operações, áreas, instalações, dependências e ambientes, cargos ou
    funções, dados, informações ou conhecimentos cujo valor,
    natureza ou importância exerça, direta ou indiretamente,
    grave influência sobre a regularidade, normalidade ou
    continuidade da atividade institucional.


    Ex: as centrais de vigilância, de telecomunicações, de
    processamento de dados e de CFTV, geradores e tanque de GLP.


    São PERIGOSOS todos os materiais, equipamentos, processos,
    operações, áreas, instalações, dependências e ambientes, cargos ou
    funções cujo grau individual de perigo implique, direta ou
    indiretamente, risco ou ameaça para as instalações, as
    pessoas, o meio ambiente ou a sociedade.


    Ex: arquivos de processos, servidores de rede, cabines de
    energia e etc...
     

  • Gabarito C

  • CÍRCULOS CONCÊNTRICOS DAS ÁREAS E INSTALAÇÕES

     

                   ÁREAS:                     NÍVEIS DE PERIGO:                                                    CREDENCIAL:

                   EXCEPCIONAL        EXCEPCIONAL SENSIBILIDADE                                 ULTRASSECRETA

                   ELEVADA                 ELEVADA SENSIBILIDADE                                           SECRETA

                   MEDIANA                 MEDIANA SENSIBILIDADE                                            CONFIDENCIAL

                   ROTINEIRA              BAIXA SENSIBILIDADE                                                 RESERVADA
                   PERIFÉRICA             NÃO HÁ PERIGO                                                            NÃO TEM

                  

     

  • GABARITO C

     

    MACETE:

     

    PONTO DE RISCO: PERICULOSIDADE - RISCO OU AMEAÇA.

    PONTO CRÍTICO: SENSIBILIDADE - GRAVE INFLUÊNCIA.

     

    * O crítico, por ser sensível, sofre grave influência

     

     

     


ID
1239334
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A Segurança da Gestão das Áreas e Instalações - SGAI consiste na adoção de medidas e procedimentos de proteção de caráter geral, fiscalização e controle de acesso. Nesse contexto,

Alternativas
Comentários
  • Círculos concêntricos= segurança de dentro para fora

    GAB;B

  • É importante salientar que as letras d e e os conceitos foram trocados. Ponto crítico é aquele que sofre um dano já ponto de risco causa um dano. Ficamos ligados e rumo a aprovação.

  • LETRA B

     

    a) a abordagem inicial para o estabelecimento de um plano de segurança deve ser considerada da condição mais complexa para a condição mais simples.

    ERRADO. Deve-se considerar sempre primeiro a condição mais simples passando para a mais complexa.

     

    b) a segurança deve ser esquematizada por meio de círculos concêntricos, sendo que o círculo central representa a área ou instalação com grau mais elevado de segurança.

    CERTO. A gradação de segurança se dá, do centro para as bordas, da seguinte forma: segurança excepcional, elevada, mediana, rotineira e periférica.

     

    c) no círculo de segurança central é estabelecida uma gradação para as ações de segurança cuja denominação é “Segurança Periférica”.

    ERRADO. O item B responde esta afirmativa. Na verdade o círculo de segurança central possui segurança excepcional.

     

    d) para melhor adequação das ações a serem adotadas na elaboração de um plano de segurança deve- se considerar como sendo um Ponto Crítico (PC) de uma instalação aquele que pode causar dano.

    ERRADO. Essa é a definição de Ponto de Risco.

     

    e) para melhor adequação das ações a serem adotadas na elaboração de um plano de segurança deve- se considerar como sendo um Ponto de Risco (PR) de uma instalação aquele que pode sofrer dano.

    ERRADO. Essa é a definição de Ponto Crítico.

     

     

  • Complementando: 

     

    Segurança Excepcional: Acesso ultrassecreto

    Segurança Elevada: Acesso secreto 

    Segurança Mediana: Acesso confidencial

    Segurança Rotineira: Acesso reservado

    Segurança Periférica: Isenta de sensibilidade ou periculosidade

    Área Ostensiva: Sem classificação, acesso franqueado. 

     

    A instalação do Posto de Comando e do Posto de Comando Tático se dá no perímetro tático externo, durante a fase de confrontação.

  • PC--- SOFRE

    PR--- CAUSA

  • Segurança Excepcional: ultrassecreto - EXCEPCIONAL SENSIBILIDADE E PERICULOSIDADE

    Segurança Elevada: secreto - ELEVADA SENSIBILIDADE E PERICULOSIDADE

    Segurança Mediana: confidencial - MEDIANA SENSIBILIDADE E PERICULOSIDADE

    Segurança Rotineira: reservada-  BAIXA SENSIBILIDADE OU PERICULOSIDADE

    Segurança Periférica: Isenta de sensibilidade ou periculosidade

    Pontos Críticos; Áreas e instalações (normalmente sensíveis) que podem sofrer danos reais que provoquem perdas.

    Pontos de Risco: Áreas e instalações (normalmente periculosas), que podem causar danos, ou seja, constituem por si mesmas riscos e ameaças contra os ativos, os funcionários ou a sociedade.


ID
1239337
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Analise as seguintes assertivas sobre um plano de segurança para determinada instalação:

I. Deverão ser estabelecidas medidas peculiares adequadas à singularidade de cada atividade desenvolvida.
II. Todas as dependências e ambientes deverão possuir controles de acesso idênticos.
III. Somente ambientes fechados devem ser considerados para aplicação de medidas de segurança.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    DEUS no comando!!!!!!!!!!!!!

     

  • GABARITO A

     

    I. Deverão ser estabelecidas medidas peculiares adequadas à singularidade de cada atividade desenvolvida - CORRETA

     

    II. Todas as dependências e ambientes deverão possuir controles de acesso idênticos - ERRADA (não necessariamente deverão ser identicos os controles de acesso. Poderão, por exemplo, existir locais com barreiras de raios-X, outros com catracas, outros com agentes de segurança) - Barreiras estáticas, dinamicas ou mistas nos controles de acesso.

     

    III. Somente ambientes fechados devem ser considerados para aplicação de medidas de segurança - ERRADA (todos os tipos de ambiente devem ser levados em consideração para a aplicação de medidas de segurança, inclusive o ambiente geográfico, cada um deles com suas peculiaridades).


ID
1239340
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Controle de acesso constituído por duas ou mais portas que se abrem alternadamente, evitando com isso o contato direto entre duas áreas adjacentes, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

     

    Também chamadas de gaiolas, tem a funçãode salvaguardar e garantir com segurança a triagem de acesso das pessoas. 

     

    Muito usado em condomínios residenciais.

  • Complementando

     

    Para melhor visualização, imagine a entrada de veículos de um presídio de segurança máxima. Um portão só abre depois que o outro se fecha, formando uma espécie de gaiola de segurança.

     

    x --> | x | --> x


ID
1239343
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Na Segurança da Gestão das Áreas e Instalações - SGAI assumem particular importância as ações perpetradas pelo elemento humano contra o ativo “patrimônio físico”, tais como: atos de sabotagem, depredações e negligência, bem como as ações de elementos adversos, como as intempéries e os fenômenos naturais. Nesse contexto, a análise de riscos e ameaças e a prevenção de perdas assumem caráter de extrema relevância, em razão dos resultados que proporcionam. 


De acordo com o texto acima, analise as assertivas considerando os aspectos que constituem a essência da análise de riscos e ameaças.

I. Levantamento dos custos de implantação.
II. Formalização de um diagnóstico.
III. Aplicação de metodologia de avaliação.
IV. Determinação do tipo de risco ou ameaça.
V. Especificação do grau de criticidade do risco ou ameaça.

Está correto o que se afirma APENAS em


Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Levantamento dos custos não se enquadra na analise de riscos e sim em planejamento de segurança.

  • Levantamento de CUSTOS de implantação de determinada atitude para mitigar ou eliminar a fonte de risco faz parte da GESTÃO do risco e não da ANÁLISE.    

     

  • GABARITO E

     

    A análise de riscos envolve:

     

    II. Formalização de um diagnóstico. 
    III. Aplicação de metodologia de avaliação. 
    IV. Determinação do tipo de risco ou ameaça. 
    V. Especificação do grau de criticidade do risco ou ameaça. 


     

    O levantamento dos custos referentes à análise de riscos da organização será feito na elaboração do planejamento de segurança. O planejamento de segurança estratégia envolve toda a organização e deve ter participação maciça do alto escalão.

     

    É na fase do planejamento estratégico (nivel institucional) que serão definidas as políticas de segurança da empresa, o que será necessário e o quanto custará a implantação do projeto/planejamento de segurança para a organização. 


ID
1239346
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Medida a ser empregada com o propósito de promover a segurança da estrutura física da instalação é a

Alternativas
Comentários
  • EXCLUIDA A LETRA A , NÃO SERIAM TODAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO FISICA DAS INSTALAÇÕES?

  • Acho que a pergunta deveria ser "Qual medida NÃO deve ser...."

  • Essa questão está muito mal formulada.

  • UMA MEDIDA... qual delas é uma medida, hein !!!!!

    A e D, qual condiz com o enunciado ?

     

  • Mal formulada, marquei A, mas poderia ter outras respostas....nada a ver !!!

  • Bem mal feita essa questão.

  • Gab. D, pois a segurança fisica se faz com o controle de acesso por meio de vigilantes, B, C, E, são segurança contra incêndio e a letra A é uma medida do planejamento.

  • Todos o itens com exceção do D, tratam de medidas protetivas contra incêndio,por exclusão o gabarito ta correto.

     

    Vá e Vença!

  • Em 17/04/2018, às 15:00:04, você respondeu a opção D.Certa!

    Em 18/03/2018, às 19:07:02, você respondeu a opção D.Certa!

    Avante senhores!

  • Questão com enunciado equivocado. 

     

    A Gestão de Áreas e Instalações - Segurança Física - é o Gênero do qual fazem parte:

    1. Segurança Técnica/Industrial (Combate a incêndio, Prevenção de catástrofes etc)

    2. Segurança de Recursos Humanos (Segurança no Trabalho)

    3. Patrimonial (Ação Humana, Criminosa ou não - uso de medidas Estáticas, Dinâmicas)

     

    Com isso em mente e interpretando o que o examinador quis perguntar - que era o item de Segurança Física Patrimonial (CFTV, equipe de vigilância, controle de acesso, sensores de movimentação etc), a única resposta é o gabarito:

     

    A) Mapa de Riscos:. Mapea os riscos a que os trabalhadores estão expostos: biológicos, químicos, ergonômicos. Segurança de RH

    B) E) C) Sensor de fumaça / porta corta fogo./ Sprinkler: prevenção/combate a incêndio. Segurança Técnica/Industrial e, indiretamente, de RH

    D) Controle de acesso: Medida de segurança estática. Patrimonial

    É por aí...

     

  • Para quem está do início como eu, estudando para o TRF, não é uma matéria difícil, porém ela é bem técnica e cheia de detalhes, deve-se sim decorar muita coisa, ao contrário dos comentários em outras questões, às vezes pela lógica você erra.

  • kkkkkkkkkkkkkkk rindo aqui pq o mundo gira viu meu filho...


ID
1365475
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um determinado Magistrado realiza seus deslocamentos diários, de sua residência ao Fórum. Utiliza o mesmo itinerário, percorrendo, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) quilômetros de rodovia e vias urbanas. Neste caso, está submetido, a um nível de segurança

Alternativas
Comentários
  • A FCC bizonhou nessa questão. 

    A rotina vai de encontro aos princípios de segurança pessoal, assim, a melhor forma de fugir de ações hostis é adotar medidas não rotineiras. (Prof. Alexandre Herculano)


    As seguintes medidas de segurança devem ser obdecidas a respeito dos itinerários, destacamos as principais:

    manter o sigilo sobre a data, horário e o itinerário escolhido;

    utilizar a maior velocidade de segurança possível;

     redobrar os cuidados nos pontos críticos;

     usa veículo adequado ao terreno;

    alternar itinerário e horário, a fim de evitar rotina;

     reconhecer os itinerários com os motoristas;

     evitar túneis e passagens sob viadutos;

     neutralizar a visão sobre o dignitário, principalmente por

    ocasião do embarque e desembarque ou quando ele ficar

    parado; (Prof. Alexandre Herculano)


    Todas as fases do planejamento devem ser revisadas, modificadas e sempre discutidas, a fim de manter o esquema o mais perfeito que for possível. A segurança deve conhecer os hábitos do segurado, mas tudo fará para EVITAR ROTINAS. A previsibilidade de um dignitário e sua segurança converte-se numa arma nas mãos dos criminosos e terroristas. (http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf)


    Ou seja: a rotina no itinerário do magistrado é uma vulnerabilidade, o que exige um nível de segurança elevado. 

  • Concordo. Rotina na área da segurança é igual a vulnerabilidade.

  • Tenho uma opinião sobre todos os assuntos relacionados a segurança. Ele não mantém um padrão de gabarito, é preciso fazer uma avaliação de todas as respostas, pois não é uma matéria como o direito, possuindo respostas precisas. Fiquem ligados a pequenos conceitos. Espero estar ajudando. Fé em Deus e rumo a aprovação.

  • O que não adianta, senhores, é lutar contra a Banca. Esse tal de "eu concordo, eu discordo..." não importa. O que vocês estão dizendo contra a Banca? Leram a opção correta direitinho? Vamos lá, então, à leitura novamente:

    Um determinado Magistrado realiza seus deslocamentos diários, de sua residência ao Fórum. Utiliza o mesmo itinerário, percorrendo, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) quilômetros de rodovia e vias urbanas. Neste caso, está submetido, a um nível de segurança

     b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possível estabelecer com maior facilidade um plano de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.


    Está bem claro que a Banca está sugerindo o óbvio, ou seja, itinerários alternativos. Avante!

  • Letra E está incorreta pois, o enunciado da questão não cita que as ações necessárias de segurança foram planejadas.

     e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido, sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.

     

    Já a letra B, não é 100% correta, mas sim a MAIS CORRETA. Típico da banca.

  • LETRA B

     

    Concordo com o colega. Não adianta brigar com a banca. Conceitos são fundamentais no estudo de qualquer disciplina, porém o candidato deve saber se adaptar às situações novas impostas pela banca. Não há como ficar repetindo o mesmo assunto em todas as provas, pois assim todos os candidatos que se preparam para o cargo fecharão a prova. Portanto, devemos sempre analisar bem as questões, aplicar os conceitos que aprendemos e responder a correta. Quando não houver a correta, a menos errada.

     

    a) reduzido, uma vez que este deslocamento rotineiro não necessita de maiores providências quanto à segurança do magistrado.

    ERRADO. Não é porque o deslocamento é rotineito que não são necessárias providências quanto à segurança do magistrado. Fazendo uma analogia, mesma coisa seria descartar o uso do cinto de segurança em trajetos curtos.

     

     

    b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possivel estabelecer com maior facilidade um plano de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.

    CERTO. Alguns colegas aqui aplicaram o conceito de que a rotina deve ser evitada. Ok, concordo com a teoria, mas aqui temos um caso concreto em que o dignitário se desloca todos os dias. Ou seja, por mais que o agente de segurança tenha talento de inventar caminhos novos, eles se repetirão diversas vezes até que se forme um padrão mesmo daquilo que não imaginamos que seria formado. Portanto, mesmo sabendo que a rotina prejudica a ação de segurança, MESMO ASSIM, o deslocamento rotineiro dá essa "vantagem" ao agente de segurança, em estabelecer o plano de contigência ou estabelecimento de itinerários alternativos.

     

    c) elevado, devido ao grande deslocamento efetuado e pelos tipos de vias percorridos (urbana e rodovias).

    ERRADO. O grande deslocamento não é fator suficiente para que se ponha o nível de segurança em elevado.

     

     

    d) normal, uma vez que durante este deslocamento o magistrado não terá contato com público, bem como o deslocamento rotineiro não depreende um planejamento de contingências.

    ERRADO. O deslocamento rotineiro também prevê um planejamento de contingências, assim como afirmado no gabarito da questão.

     

     

    e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido, sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.

    ERRADO. Confesso que fiquei entre a letra B e esta para marcar, porém elevar o status da segurança somete porque se trata de um deslocamento rotineiro seria desproporcional. O fato de termos um deslocamento frequente no mesmo itinerário não nos diz, por si só, a elevação do nível de segurança. Outros fatores devem ser avaliados para que se justifique tal decisão, tais como: importância da autoridade, público a ser enfrentado no trajeto, conjuntura social etc.

     

  • Senhores, não dá pra analisar muito a questão, considerando o mundo real. Se atenham ao material, senão é barro certo! REDUZIDA : sem ameaças inerentes ao cargo NORMAL: ameaças inerentes ao cargo (magistrado entra aqui) ELEVADA: ameaça real ou envolvimento em Situação de extraordinária relevância
  • GABARITO B

     

    A rotina se torna uma vulnerabilidade. Não é recomendado que o trajeto a ser percorrido seja sempre o mesmo, seja a pé ou motorizado. Dignitários, principalmente os ameaçados, correm sério perigo de morte e sua escolta deve observar esse grau de risco. 

     

    Apesar disso, o trajeto conhecido realmente torna mais fácil a aplicação do planejamento de contingência ou a adoção de trajetos alternativos.


ID
1399594
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre a Segurança Patrimonial, considere:

I. Proteger com eficácia a empresa contra todos os riscos ao patrimônio físico.

II. Proteger as barreiras perimétricas.

III. Controlar entrada e saída de pessoal, materiais e veículos.

IV. Fornecer informações sobre a estrutura física e equipamentos a quem solicitar.

V. Agir em caso de greve, pânico, incêndio, etc.

Está INCORRETO o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (b)


    Medidas de Segurança:

    São medidas necessárias para garantir a funcionalidade do sistema preventivo de segurança. Constituem verdadeiros obstáculos, quer seja por barreiras e equipamentos, quer seja pela ação humana, para inibir, dificultar e impedir qualquer ação criminosa.

    Medidas Estáticas: São barreiras e equipamentos utilizados no sistema de segurança que visam inibir e impedir ações criminosas, bem como garantir maior eficiência da atividade de vigilância patrimonial. Ex: Barreiras perimetrais, circuito fechado de TV, sistemas de alarmes, portas giratórias detectoras de metais, catracas eletrônicas, portinholas (passagem de objetos), clausuras (espaço entre dois portões, que antecedem a entrada de veículos e pessoas, aparelhos de controle de acesso com base na biometria (impressão digital, íris) etc.).

    Medidas Dinâmicas: É a atuação inteligente do Guarda Municipal, como pessoa capacitada para fazer a segurança física das instalações e dignitários. Ex: Identificação pessoal, abordagem à distância, sinalização entre os integrantes da equipe de segurança em casos de pessoas em atitude suspeita, contato telefônico com empresas fornecedoras e prestadoras de serviços para confirmar dados de funcionários, vigilância atenta, posicionar-se em pontos estratégicos (pontos que permitam visão ampla do perímetro de segurança), redobrar a atenção quanto aos pontos vulneráveis (pontos que permitam fácil acesso) etc. 


    FONTE: www.corumba.ms.gov.br/.../ESPAÇO%20PUBLICO%20E%20COMUNI...




  • Forçou a barra. Todos os riscos físicos?
  • Alternativa B

    IV. Fornecer informações sobre a estrutura física e equipamentos a quem solicitar.

  • O que tem haver esta questão com a função ADM Controle?

  • A única falsa é a afirmação  IV

    "Fornecer informações sobre a estrutura física e equipamentos a quem solicitar."

    A questão é simples, basta trazermos para o dia-a-dia, por exemplo, se no caso fosse uma empresa que faz transporte de valores, e alguém abordasse o vigilante e perguntasse:

    -- Tá cheio de dinheiro aí?

    -- Sim, ontem chegaram 10 caminhões do Banco do Brasil.

    -- Mas ainda bem que aí é bem seguro né?

    -- É sim, temos 10 vigilantes armados com pistolas e fuzis, mas menos aos domingos e feriados, que aí só ficam 2.

    Deu pra ver o problema? Se for alguém mal intencionado, pronto, a 'fita' foi totalmente dada.

    Em algumas questões, substituia o exemplo por uma empresa que é de alto risco e os pequenos detalhes ficam mais evidentes.

    Bons estudos.

  • ALTERNATIVA B.

    A segurança patrimonial não deve fornecer todas as informações solicitadas.

  • TODOS OS RISCOS AO PATRIMÔNIO FÍSICO

    TODOS OS RISCOS AO PATRIMÔNIO FÍSICO

    TODOS OS RISCOS AO PATRIMÔNIO FÍSICO

    TODOS OS RISCOS AO PATRIMÔNIO FÍSICO

    TODOS OS RISCOS AO PATRIMÔNIO FÍSICO

    TODOS OS RISCOS AO PATRIMÔNIO FÍSICO


ID
1425391
Banca
IESES
Órgão
APSFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

É dever do profissional de vigilância relacionado ao posto de serviço, EXCETO:

Alternativas

ID
1437208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue o item a seguir.

A seção de operações, que compõe o serviço de segurança, é responsável pelo controle e fiscalização de toda a correspondência, pacotes e presentes recebidos pela autoridade, inclusive quando oriundos de familiares ou de pessoas que convivem ou trabalham com a autoridade.

Alternativas
Comentários
  • ##CONTROLAR E FISCALIZAR, NÃO AUTORIZA O AGENTE"DEVASSAR,VIOLAR"CORRESPONDÊNCIA!!


ID
1437214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridade, julgue o item a seguir

Quando uma autoridade for se alimentar, o agente de segurança em serviço deverá se alimentar também, mantendo-se bem próximo à autoridade para sua melhor proteção.

Alternativas
Comentários
  • Não comer, beber ou fumar em serviço, no mesmo ambiente do dignitário, mas sim em um local afastado, discreto e compatível.

    Fonte: Ponto dos Concursos,  Curso da Polícia Legislativa, Prof. Marcos Girão Pag.33 - 2014

  • É piada essa né..O cara precisa dá um tiro e tá com uma coxinha de galinha na mão..rsrsr

  • ERRADO

     

    Os horários de alimentação do agente de segurança devem ser opostos ao da autoridade protegida. O agente de segurança deve estar sempre pronto. 


ID
1437217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue o item a seguir

Na esquematização de segurança de autoridade, o efetivo varia de acordo com as necessidades de cada missão, porém, em deslocamento a pé, é habitual haver cinco agentes — posicionados à frente, à retaguarda e nos lados da autoridade — de forma a possibilitar uma observação de 360 graus ao seu redor.

Alternativas
Comentários
  • A formação em losango permite a proteção em 360º e tem grande flexibilidade para a mudança de direção e de deslocamento.


    Atenção: Na formação em losango, utiliza-se o número mínimo de quatro agentes.


    Prof. Marcos Girão, PONTO DOS CONCURSOS

  • A questão não erra ao afirmar que habitualmente pode haver a formação de 05 agentes. Ela refere-se à formação losango que tem a finalidade expressa na questão e que, de fato, a depender do dignitário, pode sim ser usada com habitualidade com esse número de agentes. Atentem para o fato de que o elaborador não utilizou expressões restritivas. Ao afirmar que "o efetivo varia com as necessidades da missão", por exemplo, ele não contradiz o aspecto doutrinário da utilização de técnicas e táticas das mais simples para as mais complexas. 


ID
1437268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito a transporte de valores e segurança para estabelecimento financeiro, julgue o item a seguir.

É permitido ao vigilante, quando estiver realizando a segurança de um estabelecimento financeiro, portar revólver calibre .32, .38 ou .40, além de cassetete de madeira ou de borracha.

Alternativas
Comentários
  • Vigilante não pode portar ponto 40 pois a ponto 40 é uma arma de uso restrito, portanto questão Errada.


    Quem pode possuir arma de uso restrito?

     Militares das Forças Armadas, Policiais Federais, Atiradores e Colecionadores devidamente registrados no Exercito ( alguns calibres), Policiais Civis, Policiais e Bombeiros Militares, Policiais Rodoviários Federais (Cal. .40 S&S, 45 ACP, 357 Magnum), Magistrados, membros do Ministério Público e Fiscais da Receita Federal do Brasil armas de calibre .40 S&W.


  • DECRETO Nº 89.056, DE 24 DE NOVEMBRO 1983. (Regulamenta a Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, que "dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores e dá outras providências".)


     Art 22. Será permitido ao vigilante, quando em efetivo serviço, portar revólver calibre 32 ou 38 e utilizar cassetete de madeira ou de borracha.


      Parágrafo único. Os vigilantes, quando empenhados em transporte de valores, poderão, também, portar espingarda de uso permitido, de calibre 12, 16 ou 20, de fabricação nacional.

  • .40 não, uso exclusivo das forças policiais.

     Art 22. Será

    permitido ao vigilante, quando em efetivo serviço, portar revólver calibre 32

    ou 38 e utilizar cassetete de madeira ou de borracha.

    Avante!

  • vigilantes:

    a. podem portar revolver calibre .32 ou .38, cassetete de madeira ou de borracha: quando em efetivo serviço!

    b. quando em transporte de valores: espingarda de uso permitido, de calibre 12, 16 ou 20, de fabricação nacional

    OBS: calbre .40 é exclusivo das forças policiais 

  • Item incorreto! Quando estiver realizando a segurança de um estabelecimento financeiro, o vigilante está autorizado a portar:

    (a) Revólver calibre .32 ou .38

    (b) Cassetete de madeira ou de borracha

    Art. 22 - Será permitido ao vigilante, quando em serviço, portar revólver calibre 32 ou 38 e utilizar cassetete de madeira ou de borracha.

    Resposta: E


ID
1437271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito a transporte de valores e segurança para estabelecimento financeiro, julgue o item a seguir.

O vigilante em serviço, além de ser autorizado por lei a portar arma, tem direito a seguro de vida em grupo feito pela empresa empregadora, a uniforme e a prisão especial, se o ato que motivou sua prisão tiver sido decorrente do serviço de vigilância que estava desempenhando.

Alternativas
Comentários
  • Aos vigilantes são assegurados legalmente, dentre outros, os seguintes direitos:

    1 – O recebimento de uniforme, devidamente autorizado, às expensas do empregador;

    O vigilante para exercer suas funções deve estar devidamente uniformizado sendo que o custo deste uniforme não poderá ser transferido para o empregado. Trata-se de um dos diversos direitos trabalhistas dos vigilantes.

     2 – Porte de arma, quando em efetivo exercício;

    Atente-se para o fato de que o porte de arma é apenas permitido quando o vigilante estiver em efetivo exercício, não sendo garantido ao vigilante o direito ao porte fora do expediente. Para exercer esse direito, o vigilante deve sempre estar portando sua Carteira Nacional do Vigilante.

    3 – A utilização de materiais e equipamentos em perfeito funcionamento e estado de conservação, inclusive armas e munições;

    É imprescindível para o exercício ótimo da função de vigilante e para a segurança de todos que todos os materiais e equipamentos estejam funcionando adequadamente. Para isto, faz-se necessário uma manutenção periódica de todo esse conjunto.

    4 – A utilização de sistema de comunicação em perfeito estado de funcionamento;

    Este item também está intimamente ligado à segurança. Um eficiente sistema de comunicação propicia respostas ágeis para as diversas situações.

     5 -Treinamento permanente de prática de tiro e de defesa pessoal;

    A função de um vigilante exige constante aperfeiçoamento. Assim sendo, em regra, a cada 2 anos os vigilantes deverão passar por uma reciclagem de 5 dias, aonde deverão ser ministradas palestras e aulas práticas de tiro e defesa pessoal.

    6- Seguro de vida em grupo, feito pelo empregador;

    Novamente atentar para o fato de que o ônus do seguro de vida em grupo não poderá ser repassado ao vigilante, cabendo tal custo ao empregador.

     7 -Prisão especial por ato decorrente do exercício da atividade.

    Ressalta-se que na prisão especial, o acusado tem direito a ficar em uma cela individual, enquanto aguarda o julgamento. Este direito é garantido ao vigilante apenas por ato decorrente do exercício da atividade.

  • DECRETO Nº 89.056, DE 24 DE NOVEMBRO 1983.


     Art 20. É assegurado ao vigilante:

      I - uniforme especial aprovado pela Ministério da Justiça, a expensas do empregador;

      II - porte de arma, quando no exercício da atividade de vigilância no local de trabalho;

      III - prisão especial por ato decorrente do exercício da atividade de vigilância; e

      IV - seguro de vida em grupo, feito pelo empregador.

    Expensa: Ás custas, sob responsabilidade.

  • Item correto! O item contém todos os direitos assegurados ao vigilante, com a importante observação de que a ele será garantida prisão especial apenas por atos decorrentes do exercício da atividade:

    Art. 19 - É assegurado ao vigilante:

    I - uniforme especial às expensas da empresa a que se vincular;

    II - porte de arma, quando em serviço;

    III - prisão especial por ato decorrente do serviço;

    IV - seguro de vida em grupo, feito pela empresa empregadora.

  • Lei nº 7.102/1983 Art. 19 - É assegurado ao vigilante: I - uniforme especial às expensas da empresa a que se vincular; II - porte de arma, quando em serviço; III - prisão especial por ato decorrente do serviço; IV - seguro de vida em grupo, feito pela empresa empregadora.


ID
1437274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito a transporte de valores e segurança para estabelecimento financeiro, julgue o item a seguir.

O número mínimo de vigilantes adequado ao sistema de segurança de estabelecimentos financeiros será definido no plano de segurança do estabelecimento. No entanto, esse número não deve ser inferior a vinte por cento do número de funcionários da empresa e as peculiaridades do estabelecimento, como localização, área, instalações e encaixe, devem ser observadas.

Alternativas
Comentários
  • A lei 7.102/83 não discorre sobre a quantidade mínima de vigilantes no plano, apenas que o sistema têm que ser aprovado pelo MJ.

    Questão ERRADA.

    PS: Porém, como na questão nada fala sobre a lei, poderia gerar dúvidas no concurseiro se existe alguma portaria/norma interna sobre isso. No entanto, como seguimos o edital, se apenas cai a lei, segue-se a lei.

  • não tem nada de 20% na L7102/83.

    GAB. E

  • Portaria DPF N. 3233 DE 10/12/12

    Art. 50 - As empresas de transporte de valores deverão utilizar uma guarnição mínima de quatro vigilantes por veículo especial, já incluído o condutor, todos com extensão em transporte de valores.

    Portanto, gab.: ERRADO.

    FONTE: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=248148


ID
1437283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às atividades de segurança privada, julgue o item subsecutivo.

A atividade de vigilância patrimonial deve ser exercida dentro dos limites dos imóveis vigilados, acrescidos de, no máximo, duzentos metros desses imóveis. Nos casos de atuação em eventos sociais, como show, carnaval ou futebol, essa atividade deve ater-se ao espaço privado em que será realizado o evento.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. A atividade de vigilância patrimonial somente poderá ser exercida dentro dos limites dos imóveis vigilados e, nos casos de atuação em eventos sociais, como show, carnaval, futebol, devem se ater ao espaço privado objeto do contrato. (Texto alterado pela Portaria nº 515/2007-DG/DPF)

    Percebam que essa informação não está inserida na Lei 7102 e sim na Portaria 387/06 alterado pela 515/2007 DG/PF.


ID
1464076
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança da gestão das áreas e instalações é esquematizada por meio de círculos concêntricos dispostos em função das gradações de ações e níveis de segurança. As áreas, instalações, dependências e ambientes de baixa sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas que tenham necessidade de trato funcional ou de negócios com as atividades nos locais, onde são tratados conhecimentos que não devam ser do domínio público, exigindo-se credencial reservada, são denominadas de áreas de segurança

Alternativas
Comentários
  • Credencial Reservada = Segurança Rotineira

    Credencial Confidencial = Segurança Mediana

    Credencial Secreto = Segurança Elevada

    Credencial Ultrassecreto = Segurança Excepcional

     

    Segurnaça Periférica não exige credenciamento de segurança.

  • MÁTERIA: PLANEJAMENTO DE SEGURANÇA 

    TÓPICO: TEORIA DOS CIRCULOS CONCÊNTRICOS

     

    SEGURANÇA EXCEPCIONAL: área de excepcional sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas institucionalmente envolvidas nas atividades ali desenvolvidas. Local estratégico para a unidade ou organização, para o qual o autor classifica o controle de acesso como ULTRASSECRETO;

     

     

    SEGURANÇA ELEVADA: área de elevada sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas íntima e institucionalmente envolvidas nas atividades ali desenvolvidas. O Controle de acesso neste caso é classificado como SECRETO;

     

     

    SEGURANÇA MEDIANA: área de mediana sensibilidade ou periculosidade, com acesso restrito a pessoas que tenham relações institucionais com as atividades ali desenvolvidas. Para este caso, o controle de acesso é classificado como CONFIDENCIAL;

     

     

    SEGURANÇA ROTINEIRA: área de baixa sensibilidade ou periculosidade, cujo acesso é restrito a pessoas que tenham necessidade de trato funcional ou de negócios com as atividades ali desenvolvidas. Normalmente o controle de acesso é classificado como RESERVADO;

     

     

    SEGURANÇA PERIFÉRICA: área isenta de sensibilidade ou periculosidade, que integra os limites do perímetro da unidade ou instalação. Área Ostensiva: sem classificação, cujo acesso pode ser franqueado.

     

     

     

    Fonte: "Seguranca Corporativa Estrategica" Autor Marcos Mandarini.

  • ROTINEIRA = R E

  • EU ELEVO MUITO ROCK PURO X UNIFORME SEMPRE COM RISCO NÃO VALE.

    Segurança excepcional: ultrassecreto.

    Segurança elevada: secreto.

    Segurança mediana: confidencial.

    Segurança rotineira: reservado.

    Segurança periférica/OSTENSIVO: Não exigem credencial de segurança.


ID
1464388
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os sistemas eletrônicos compõem-se de sensores, de uma central de processamento e de uma central de monitoramento. Os sensores internos, externos ou perimetrais são os responsáveis por denunciar ocorrência de eventos por intermédio da emissão de sinais eletromagnéticos, sonoros ou de radiofrequência. É um exemplo de detector de intrusão interno

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi nenhum material a respeito da questão, mas acredito que cerca elétrica deve ser para sistema de identificação externa

  • A) Por  manipulação:  de  botões,  chaves  ou  qualquer  artifício,  cujo acionamento  se  dê  pelo  próprio  usuário  na  ocorrência  de  um evento  que  evidencie  risco  ou  ameaça.  Um  artifício  bastante comum  é  o  chamado  botão  de  pânico,  um  dos  dispositivos normalmente empregados em agências bancárias e residências.

    B) Cabos  enterrados (sistema de identificação externa):  as  tecnologias  hoje  disponíveis  são basicamente de três tipos: Fibras  ópticas,  Cabos  coaxiais  acústicos e Cabos  sensores  eletromagnéticos.

    C) Cabos  microfônicos  e  de  vibração (sistema de identificação externa):  próprios  para  cercas  e alambrados,  detectam  variações  de  forma  (tração,  compressão), vibrações  ou  ruptura  do  meio  físico  utilizado.  São  ligados  a  um circuito  de  análise  e  ativação  que  aciona  o  alarme  em  caso  de intrusão. 

    D) a cerca eletrificada (sistema de identificação externa): comportam  uma  central  eletrificadora  de análise  e  ativação,  que  envia  pulsos  elétricos  por  condutores agregados  às  cercas,  por  vezes  capazes  de  produzir  choque.  O toque gera fuga de corrente e aciona o alarme de intrusão. Pode ser apenas  de  sensoriamento,  pelo  emprego  de  diferença  de  potencial (ddp ou voltagem) baixíssima, ou de eletrificação, por alta voltagem (cerca  de  08  mil  volts),  sem,  no  entanto,  representar  risco  de morte, por envolverem corrente contínua de tensão próxima a zero (a eletrificação perigosa é aquela que utiliza a tensão comercial de 110  ou  220  volts  que,  embora  de  voltagem  baixa,  opera  com 
    corrente muito alta: esta sim, capaz de provocar a morte). 

    E) o cabo sensor de fibra óptica enterrados (descrito na letra B).

  • GABARITO: A

    a) o botão de pânico. CORRETA

     b) o cabo sensor eletromagnético enterrado. ERRADA (Não interno)

     c) o cabo microfônico e de vibração. ERRADA (Não interno)

     d) a cerca eletrificada. ERRADA (Não interno)

     e) o cabo sensor de fibra óptica enterrados. ERRADA (Não interno)

  • único interno. letra A

  • Já tive a oportunidade de observar um botão de pânico, dentro de uma sala de audiência do TJRJ, embaixo da mesa do magistrado, fica próximo aos pés. Tem um formato cúbico na cor laranja com um botão em seu interior.

     

    HEY HO LETS GO!

  • Discordo de todas as respostas. Botão de pânico não é detector de nada. Detector tem função de detectar algo. Se o botão não for acionado por interferência humana, permanece inerte.


ID
1464400
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

De acordo com o Ato GP no 05/2012, dentre as atividades do Serviço de Transporte e Segurança, relacionadas ao exercício do poder de polícia do Presidente do Tribunal, NÃO está previsto:

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver o segurança DEPENDE da determinação do presidente do tribunal.

  • Ato Gp 16/2016  ---> altera: gp 05/2012.

    XVII -  Acompanhamento e segurança dos Oficiais de Justiça e demais servidores em suas funções institucionais, quando haja situação de risco e autorização do Presidente do Tribunal ou autoridade delegada.

  • GABARITO: D

    De acordo com o Ato GP no 05/2012, dentre as atividades do Serviço de Transporte e Segurança, relacionadas ao exercício do poder de polícia do Presidente do Tribunal, NÃO está previsto:

    a) ações de prevenção e de combate a incêndio e outros sinistros. correta: XIV. ​

     b) o controle de acesso, saída e circulação de pessoas nos prédios do Tribunal, mediante procedimentos de identificação, monitoramento e outros. correta: XII. ​ 

     c) a prestação de primeiros-socorros às vítimas de sinistros e de outras situações de risco ocorridas nas dependências do Tribunal. correta: XV. ​

     d) o acompanhamento e segurança de magistrados em situação de risco, independentemente de determinação do Presidente do Tribunal. errada: XI. Acompanhamento e segurança de magistrados em situação de risco, quando determinado pelo Presidente do Tribunal;

     e) a coordenação das ações de segurança em eventos patrocinados pela Instituição. correta: V. ​

     

  • o acompanhamento e segurança de magistrados em situação de risco, independentemente de determinação do Presidente do Tribunal.

    XI. acompanhamento e segurança de magistrados em situação de risco, quando determinado pelo Presidente do Tribunal;

    Complemento:

    XVII segurança dos Oficiais de Justiça e demais servidores em suas funções institucionais, quando haja situação de risco e autorização do Presidente do Tribunal ou autoridade delegada

     


ID
1464415
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

De acordo com o Ato GP no 05/2012, a periodicidade para apresentação de relatório circunstanciado de todas as ocorrências registradas nas dependências do Tribunal, pelo Diretor responsável pelo Serviço de Transporte ao Presidente do Tribunal será

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º

    Parágrafo único. O Diretor da Secretaria de Segurança Institucional apresentará à Presidência, bimestralmente, relatório circunstanciado de todas as ocorrências registradas nas dependências deste Tribunal, discriminando-as por tipo, relacionando as que foram encaminhadas aos órgãos responsáveis pela segurança pública e as que estão em processo de apuração internamente. (Parágrafo alterado pelo Ato GP nº 16/2016 - DOEletrônico 28/07/2016)
     

  • Parágrafo único. O Diretor da Secretaria de Segurança Institucional apresentará à Presidência,

    bimestralmente, relatório circunstanciado de todas as ocorrências registradas nas dependências deste Tribunal,


ID
1598962
Banca
FADESP
Órgão
CREA-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao tentar manter contato com uma vítima de acidente de trânsito, supostamente inconsciente, deve-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Não remover a vítima, não oferecer bebida ou comida, contatar imediatamente o socorro (SAMU). 

  • Ao tentar manter contato com a vítima, faça perguntas simples e diretas, tais como:

    — Você está bem? Qual é seu nome? O que aconteceu? Você sabe onde está?


ID
1680487
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

João Ricardo, Técnico de Segurança Institucional, recebeu a incumbência de entregar uma intimação para um Promotor de Justiça. Ao saber que ele se encontrava no sítio da família, para lá se dirigiu e foi recebido por um segurança particular que, de arma em punho, ignorou as credenciais de João Ricardo, proferindo contra este palavras de desafio ofensivas, e impediu que ele entregasse a intimação. Nesta situação, os atos cometidos caracterizaram crime de

Alternativas
Comentários
  • c) resistência e desacato por parte do segurança, pois impediu, mediante ameaça, que João Ricardo intimasse o Promotor de Justiça, bem como João Ricardo foi desrespeitado no exercício da sua função, assumindo a condição de sujeito passivo.

  •  Técnico de Segurança Institucional,e função tipica entregar intimação??? alguem sabe responder??

  • Art. 329 – OPOR-SE à execução de ato LEGAL, mediante VIOLÊNCIA ou AMEAÇA a funcionário COMPETENTE para executá-lo ou a QUEM LHE ESTEJA PRESTANDO AUXÍLIO.

    Desobediência, de acordo com o Código Penal Brasileiro, é um crime praticado pelo particular contra a Administração Pública. Consiste em desobedecer ordem legal de funcionário público no exercício da função. A pena prevista é de detenção, de 15 dias a 2 anos, e multa, segundo o artigo 330 do Código Penal[1].

     

    Obs: Carlos, se a questão falar que o Saci Pererê é funcionário público competente para entregar a intimação, não discuta com a banca, ele é competente. #ficaadica

  • alguem sabe me dizer onde está a ameaca? nao entendo que " palavras de desafio ofensivas" seja o mesmo que ameaça.

  • Resistência (art. 329, Código Penal)

    O crime de resistência configura-se quando alguém se opõe à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio (art. 329, Código Penal). Destaque-se que, para haver o crime, é necessário tratar-se de “execução de ato legal”. Logo, sendo o ato ilegal, não há que se falar em crime de resistência. 

  • Filipe, ameaça por estar com arma em punho e agindo agressivamente, desafiando a autoridade do agente (ofensiva : pode- se imaginar a frase "tenta a sorte", com arma em mão. Mensagem mais que clara)
  • Técnico de Segurança Institucional,e função tipica entregar intimação??? alguem sabe responder?? Tbm n'ao entendi!!

  • Filipe Formiga,

    A ameaça é quando o segurança de arma em punho recebe o técnico Ricardo.

    Carlos Eduardo e Thiago Francisco,

    Realmente não é função do técnico de segurança entregar correspondência, porém trata de um caso hipotético.

  • NATALIA ESTA CERTA...