SóProvas


ID
1067803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que a segurança física e patrimonial das instalações de estabelecimentos públicos ou privados exige uma série de cuidados, e que, no caso de instalações de tribunais, os cuidados devem ser redobrados em função da sensibilidade e dos interesses ali tratados, julgue os itens que se seguem.

A Segurança de Gestão de Áreas e Instalações (SGAI) deve considerar que pontos críticos são áreas, instalações, dependências e ambientes que podem causar danos contra os ativos da empresa ou à sociedade.

Alternativas
Comentários
  •         Pontos críticos são determinados pela AIDA( áreas, instalações, dependência e ambientes) que podem sofrer danos reais que provoquem perdas, como um CPD, por exemplo.


     

  • Complemento o comentário do colega Kleber, a questão inverte o significado de ponto crítico com ponto de risco. 

  • Pontos Críticos = SOFREM DANO;
    Pontos de Riscos = CAUSAM DANO.

    A questão está ERRADA ao afirmar que os Pontos Críticos causam danos. Essa é a definição dos Pontos de Riscos.

  • Pontos Críticos são determinados espaços (áreas e instalações), os quais podem sofrer danos reais que provoquem perdas, como um CPD, por exemplo. 

    Pontos de Riscos são áreas e instalações, que podem causar danos, ou seja, que constituem, por si mesmas, riscos ou ameaças contra ativos – um depósito de inflamáveis, por exemplo.

    Bibliografia: Livro Segurança Corporativa Estratégica (Fundamentos) de Marcos Mandarini, livro este utilizado pelo CESPE e FCC.

  • Acrescentando a referência bibliográfica dos conceitos do colega JEAN MORTAZA - Livro Segurança Corporativa Estratégica (Fundamentos) de Marcos Mandarini, livro este utilizado pelo CESPE e FCC.

    Bons estudos.
  • ERRADO

     

    O ponto crítico sofre um dano, o ponto de risco causa um dano.

    O dano é sempre real, a ameaça é um dano potencial.

     

    Macete: O CRITICO SOFRE. (decorando apenas isso já mata as questões que envolvem a diferença entre os pontos críticos e de riscos).