SóProvas


ID
1067890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

O fato de um atendente relatar as razões que justificam o pedido de um cliente indica que esse atendente compreendeu a solicitação feita pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • O atendente não precisa saber o PORQUÊ (MOTIVOS/RAZÕES) o cliente está fazendo determinada solicitação, mas sim, deve entende O QUÊ (PEDIDO) o cliente solicita.

    Desse modo, o atendente deve saber relatar a solicitação feita pelo cliente, ou seja, o que exatamente o cliente precisa, não importando, portando, os motivos que o levaram a realizar essa solicitação.

    Um exemplo simples para elucidar: o cliente vai até uma papelaria e pede um fita adesiva dupla fase...o atendente deve apenas entregar ao cliente o que é pedido, e não procurar entender os motivos que levaram o cliente a comprar esse artigo. Sei que é besta, mas dá para entender!



  • Questão foi mau formulada. Se eu como atendente consigo relatar o motivo que levou o usuário a querer determinada coisa, eu compreendi perfeitamente o que ele quer. A questão não pergunta se eu devo ou não perguntar o porque ele quer essa coisa.

  • O simples fato de relatar (poderia até ler sem entender) não quer dizer que o atendente compreendeu a solicitação do usuário.  Não necessariamente... mas, poderia ter entendido. 

    Desculpem o desabafo, apesar de ter acertado a questão... Parece coisa de drogado esta questão.

  • Nunca concordarei com esta questão!

  • Questão muito mal formulada, ridicula...relatar ou não o motivo não significa que o atendente entendeu ou não!!!

  • Se eu consigo dizer o motivo que leva alguém a me pedir algo, é porque eu sei o que ele está me pedindo. Se alguém, maior de idade, portando documento de identidade, chega ao cartório eleitoral onde eu trabalho dizendo que quer votar nas eleições próximas, essa razão me leva a crer que ele busca o alistamento eleitoral. Questão logicamente compreensível!!!!

  • Se eu consigo dizer o motivo que leva alguém a me pedir algo, é porque eu sei o que ele está me pedindo. Se alguém, maior de idade, portando documento de identidade, chega ao cartório eleitoral onde eu trabalho dizendo que que votar nas eleições proximas, essa razão me leva a crer que ele busca o alistamento eleitoral. Quem logicamente compreensível!!!!

  • Concordo. Questão TOSCA! Mas o fato de eu relatar (resumir, verbalmente ou por escrito) nao significa que eu compreendi (entendi) a solicitação feita.

  • Não garante que eu entendi, mas INDICA que eu entendi. Para mim, o gabarito deveria ser CORRETO.

  • Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    Para a qualidade no atendimento, é suficiente que o atendente saiba sobre o que o usuário reclama.

    ERRADO.


    Meu ponto de vista sobre as questões,  "relatar as razões", não é mesmo que entender as razões, relatar é  dizer o que vi, ou no caso,  ouviu, então, não houve necessariamente um raciocínio entre "CAUSA "  = razões e EFEITO "solicitação",  para que possamos AFIRMAR que houve uma COMPREENSÃO DESTA (SOLICITAÇÃO) !

    Segunda

    Mágica da expressão cespiana rsrs "é suficiente que":
    Ok, eu sei o que vc quer e PONTO? Não resolvo ? ERRADA. 

    OBS: Errei primeira, mas de verdade acredito nisso, se alguém discordar me avise?


  • Sinônimos de relatar : contar   calcular   computar   confiar   dizer   enumerar   esperar   expor   historiar   incluir  marcar   narrar   numerar   recitar   referir   relatar   rezar   somar   verificar   contatar   descrever   desenhar  explicar   noticiar   reproduzir   retratar   traçar   aduzir   alegar   apresentar ... essa é a questao mias tendenciosa de todas da cespe nao tem como nao marcar CERTO!

  • Resposta: ERRADA

    Vamos colocar isso em pratica:

    Um servidor atendente chega para um outro servidor responsável em fornecer determinado tipo de atestado de antecedentes criminais e relata que esse documento é para o cliente  publico X que vai precisar entregar para um laboratória clinico, mas não compreendeu até agora o porque de levar esse atestado para um laboratório clinico.

    O atendente relata as razões que justificam o pedido mas não compreendeu a solicitação do usuário.

    Pergunta de dificuldade muito elevada pelo motivo das perguntas referente a essa matéria ser de fácil entendimento, essa pergunta contradiz as outras restante.

    Você pode entender o pedido mais não compreender

    Eu entendi que vc quer um alvará de construção para reforma, mas não compreendo, sua casa é tão bonita

    Eu entendi que vc quer mudar de nome, mas não compreendo, Ostaquizônio é um nome tão legal.

    Espero ter ajudado.


  • Nunca vou conseguir compreender as razões do cespe-UNB complicar essa questão.

  • Errado. Essa é uma questão aparentemente fácil mas exige atenção. O fato de atendente repassar uma solicitação do cliente e repetir as suas razões não é suficiente para afirmar que ele compreendeu o motivo da solicitação feita. Ele pode apenas ter repassado, muitas vezes, sem raciocinar sobre o que foi pedido.

  • CESPE I love you.

  • Pessoal sejamos práticos, entendam o termo "relatar" da seguinte forma: O usuário chega e fala: quero dar entrada no meu auxílio-doença, por isso e por isso...Nesse momento o atendente olha para o seu colega do lado e "relata" tudo o que o usuário lhe falou em tom de incompreensão. Agora eu pergunto ele (atendente) ao "relatar" compreendeu o pedido? claro que não, pois se tivesse entendido de pronto passaria a processar a solicitação amparado nas diretrizes técnicas afetas ao benefício.

    Bons estudos...
  • Se eu sou boa de memória (e não de compreensão), posso relatar todos os motivos relatados pelo cidadão... mas eu entendi algo? Eu compreendi o que realmente ele quis com aquilo?

    É muito subjetivo. Justamente por ser subjetivo é que a questão está errada.

  • Seu comentário tem lógica Lorena .. ;)

  • Nossa, questão totalmente mal formulada. Ok, há uma diferença entre relatar algo e entender a solicitação, de fato. Se houvesse um "necessariamente entendeu", aí sim, justificaria o gabarito. 

  • Depois de saber a resposta a questão parece simples. Mas o CESPE é covarde. Esse relatar me confundiu, pois eu não sabia a quem o atendente ia relatar. 

  • Você pode ler (relatar) sem entender nada do que está em um texto, caso não esteja atento ou não compreenda o assunto. Questão errada mesmo.

  • O atendente não relatou o pedido. Ele relatou AS RAZÕES do pedido, ou seja, já raciocinou, deduziu e concluiu o que o cliente quer. Na minha opinião, a resposta é C e a questão está mal formulada.
  • ue eu posso anotar mil coisas sem entendê-las, as vezes o cidadão não sabe oque quer ou tem uma ideia distorcida das coisas e pede coisas estranhas justificando oq acha ser direito real seu. então posso anotar sem entender, só pra mostrar que me importo... digo q estou tentando meu melhor. 

  • Relatar = Narrar/Expor através da escrita

    Não é pq o atendente relatou as razões do cliente, que ele entendeu as razões do cliente. Mesmo assim, ele precisa relatar pq faz parte da função dele. Questão errada mesmo. E muito inteligente, por sinal. A grande dificuldade é que, geralmente, o Cespe coloca um termo, palavra ou expressão incomum na questão, e isso gera dúvida para quem não sabe o significado. As vezes é simples..as vezes não é. Bons estudos!

  • Rapaaaaz, subjetividade é mato.

    Ora pode ser CERTA -> sim ele anotou, pois entendeu; ERRADA -> nem sempre entendeu tudo.

  • Se o atendente simplesmente registra o pedido do cliente, e não dá satisfações, justificativas ou qualquer tipo de explicação aos seus pares, é porque compreendeu o recado e o assunto morre ali, na consumação da solicitação. Lado outro, quando ele abre espaço para discussões e faz questão de contar os motivos do pedido de um cliente para um colega, é porque ele indiretamente deseja saber a visão do outro diante do seu relato para, justamente, se assegurar de que a sua interpretação é irretocável. 

     

    Quando alguém nos narra algo, é porque aquilo o estava deixando agitado mentalmente e, ainda que o descritor negue a sua vontade de ouvir a opinião do outro, ele acaba escutando. O instinto natural da conversa, nos faz ter esse comportamento. 

     

    O inconsciente não nos dá pistas disso, mas a reação de abrirmos a boca para contarmos algo para alguém é porque o sentimento é de coletar, após o término da nossa fala, o que o outro pensa sobre um dado assunto. 

     

    Aqui vai a minha mensagem para fins de reflexão:

     

    Ao justificarmos algo para alguém, estamos, na verdade, tentando encontrar alguma possível contradição em nosso próprio entendimento,  a qual somos incapazes de sozinhos encontrar, e não reafirmando a nossa interpretação, como poderíamos ser levados equivocadamente a pensar. 

     

    Logo, a questão está errada. 

  • De forma objetiva: o fato dele anotar não significa NADA! Pode ser apenas um procedimento! 

  • desculpa pessoal mas o fato de o atendente relatar o fato ocorrido pra mim fica mais do que claro que ele entendeu sobre a solicitação feita, a questão não diz que ele simplesmente anotou disse que ele relatou... Relatar um fato pra mim é explicá-lo.

     

    Cespe dos infernos!

  • André, quem está seguro de sua decisão/posição não irá esticar a conversa (relatar). Somente quem está inseguro é que faz isso. 

  • Errado
    .
    O fato de um atendente relatar as razões que justificam o pedido de um cliente NÃO indica que esse atendente compreendeu a solicitação feita pelo usuário.
    .
    Imagine o seguinte:
    Atendente: Pedro em seu primeiro emprego em um depósito de construção (área na qual ele nunca atuou)
    Cliente: José, pedreiro a mais de 30 anos.
    .
    Pedro: Olá, bom dia, pois não?
    José: Oi, bom dia, preciso comprar alguns itens para uma reforma em casa, pode me ajudar?
    Pedro: Claro, quais são?
    José: Adaptador soldável curto 25mm x 3/4”, Anel de vedação 100mm, Bico p/engate rápido 1/2?,  Conector cunha.
    Pedro: aaaa..., ok..., anotei tudo, vou ler só para confirmar....  Adaptador soldável curto 25mm x 3/4”, Anel de vedação 100mm, Bico p/engate rápido 1/2?, Bocal E-27, Cabo Flexivel 4mm, Caixa de Medição Monofásica, Conector cunha. Então, é isso que o senhor precisa para a reforma?
    José: Sim, é isso mesmo.
    .
    Bom, não parece que Pedro entendeu muito bem para que estes itens servem... rs
     

  • Rinoceronte: Apesar de válido, no seu exemplo Pedro não relatou as razões que justificam o pedido de um cliente, o que ele fez foi enumear item a item. Ele não citou os motivos do pedreiro solicitar cada uma das peças.  Como consta no comando da questão, o atendente explica o porquê do pedido do cliente. Dificilmente alguém tenta encontrar "explicações", "justificativas" ou "razões" se entendeu por inteiro a solicitação de um cliente. Quem entende mesmo não fica estendendo o papo e relatando "o motivo do cliente ter solicitado isso é por conta de tal coisa...". Se ele realmente sacou tudo, o assunto morre na sua cabeça; 

  • Eu imaginei assim: É ERRADO porque o fato de um atendente relatar as razões que justificam o pedido de um cliente não NECESSÁRIAMENTE indica a que esse atendente compreendeu a solicitação feita pelo usuário, Ele pode está relatando justamente pelo desejo de está tentando entender, tentando fica o que foi solicitado ou simplesmente repassar a solicitação mesmo sem ter compreendido.

  • Mal elaborada. Não é precisa no q deseja.

  • Subjetividade na CESPE = ERRADO

  • NÃO É NECESSÁRIO ENTENDER O "PORQUE" DA SOLICITAÇÃO, MAS É DE SUMA IMPORTÂNCIA O ENTENDIMENTO "DO QUÊ É SOLICITADO".

  • NÃO É NECESSÁRIO ENTENDER O "PORQUE" DA SOLICITAÇÃO, MAS É DE SUMA IMPORTÂNCIA O ENTENDIMENTO "DO QUÊ É SOLICITADO"