SóProvas



Questões de Atendimento de Qualidade


ID
14194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do atendimento ao público depende das pessoas que prestam esse serviço e também das condições organizacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Quando a organização tem credibilidade no mercado, sua imagem independe da qualidade do atendimento prestado por seus empregados.

Alternativas
Comentários
  • Para ter uma credibilidade no mercado, toda empresa depende sim, da qualidade de seu atendimento para chegar a esse patamar!
  • Será que o gabarito não está errado?

    A imagem de qualquer organização depende também da qualidade do atendimento prestado por seus empregados.
  • Colegas..
    Vocês não atentaram para a palavra "independe"..
    Assim a questão está errada mesmo!!
  • digamos q uns 65 por cento dos clientes deixam de voltar à uma empresa, por causa de um atendimento ruim,logo, está errada!
  • Realmente a pegadinha ai está na pessoa ler "independe" como "depende".
  • Nossa.. que sacanagem esse (in)dependem! hahaha.. Casca desgraçada!  Temos que ler com atenção para não perdemos questões fáceis como essa. Bons estudos, pessoal!

  • Gabarito. Errado.

    sua imagem Depende da qualidade do atendimento prestado por seus empregados.

  • Juro que li "depende". Isso que dá fazer questões no automático

  • Estava escrito "DEPENDE", mas depois que marquei e errei a questão a palavra foi trocada repentinamente por "INDEPENDE", acredito que seja alguma bruxaria do CESPE tentando nos derrubar, já entrei em contato com um pai de santo para benzer o site.

     

     

    Bons estudos!

  • Bah.. independe....

  • ERRADÍSSIMO


ID
28720
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em um treinamento interno para a equipe de atendimento de uma agência bancária, um consultor afirmou que uma etapa importante na realização de uma venda é a pré-abordagem, que consiste na(o)

Alternativas
Comentários
  • Realmente acabei me confundindo.
  • Quando um cliente assina uma encomenda, para muitos vendedores termina o seu serviço, pelo menos desta visita. Puro engano, pois aí começa o verdadeiro serviço, que é no PREparo da próxima venda. Favor não confundir com pós-venda, que vêm depois de uma venda em si e pode ser controlada por um departamento específico, como pelo próprio vendedor.

    Por mais simples que seja o seu sistema ou software de vendas, um grande vendedor pode armazenar dados (que se transformarão em informações) sobre o seu cliente como:
    - Dados do cliente em si (o que comercializa, de quem compra, como compra)dados do comprador (pessoais, manias, gostos e defeitos)
    - Dados dos formadores de opiniões (balconistas, gestores de stock, repositores)
    - Dados da região em que o cliente está estabelecido (litoral, metropolitana, agrícola)
    - Dados sobre as últimas compras feitas- dados sobre os últimos pedidos perdidos (preços, prazos, stock, desorganização, por não ter uma pré e uma pós-venda na empresa)
    - Dados sobre os cenários que estão a ser projectados (agora no Alentejo é tempo de seca; portanto há grande procura sobre bombas de sucção e perfuração d’água, de caixas ou reservatórios d’água, de adubos devido à terra árida e seca, etc.)
    - Dados sobre os costumes e épocas vindouras e cruzá-los com os produtos que já vendeu e que sua empresa fabrica/comercializa, fazendo uma pré-concepção do que seus clientes podem comprar
    - Dados sobre a sua concorrência (quem são, quantos são, como actuam)
  • Meu Deus, quanto mais estudo, mais percebo que não SEI NADA de atendimento.
    que materia mais complicada. É bem melhor estudar matemática financeira..é mais OBJETIVA, pelo menos para mim...
    :-(
    :-(
    :-(
  • A) AIDA é uma tecnica de venda e não uma etapa de venda como é o caso da pré-abordagem.

    B) CORRETA (2ª etapa Pré-abordagem: Conhecer profundamente o cliente, o que o cliente está interessado em possuir).

    C) 1ª etapa (Prospecção e qualificação: identificação de clientes potenciais).

    D) 6ª etapa (Fechamento: Saber identificar o momento certo de fechar a compra com o cliente.

    E) 7ª etapa (Acompanhamento e manutenção: Assegurar a satisfação do cliente e de novos negócios).


    Etapas: Prospecção e qualificação, Pré-Abordagem, Abordagem, Apresentação e Demonstração, Superação de Objeções, Fechamento, Acompanhamento e manutenção.
  • Vamos lá..

    Prospecção - buscas saber quem são os clientes em potencial 

    Pré-Abordagem - Buscar conhecer a respeito desses clientes garimpados na prospecção

    Abordagem - Primiero contato com o cliente, primeiro tenta-se criar uma conexão

    Apresentação/Demonstração - Aqui sim,. apresenta-se o produto ao cliente

    Superação de Objeções - Tenta-se sanar duvidas e superar as objeções impostas pelo cliente

    Fechamento - "...então senhor... vamos fechar negócio? o senhor pode realizar o pagamento ali no balcão" 

    Pós-venda - Procura-se um feedback do cliente.. saber sua satisfação

  • PROSPECÇÃO - é saber quem/quantos tem recursos $$

    PRÉ-ABORDAGEM - é saber sobre os clientes e de que precisam.

  • Fiz um resumo sobre etapas de vendas com base nas últimas questões da CESGRANRIO (juntei vários conceitos, inclusive aproveitei alguns comentários feitos no qconcursos:

    ETAPAS DE VENDAS:

     

    PRÉ-VENDA
    1 - ENTENDER O PRODUTO/SERVIÇO: os vendedores precisam aumentar seus conhecimentos acerca dos produtos/serviços comercializados. Existe uma escala a ser respeitada quando o assunto é estratégia para atingir objetivos em vendas. Primeiramente, o vendedor precisa dominar os produtos/serviços que comercializa.
    2 - PROSPECÇÃO E QUALIFICAÇÃO: segmentar os clientes potenciais (prospects: são possíveis clientes para um vendedor ou uma empresa comercial) para definir a melhor estratégia empregada na venda.
    3 - PRÉ-ABORDAGEM: busca entender as necessidades e desejos dos clientes (de acordo com a segmentação da etapa anterior) para que os produtos/serviços da organização sejam apresentados da forma mais eficiente possível para os clientes.

     

    VENDA:
    4 - ABORDAGEM: é importante causar um impacto positivo, com uma abertura agradável e cordial. Maneira de interagir e perceber o cliente.
    5 - APRESENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO:
    AIDA: Atenção ao cliente, Interesse (do cliente - que deve ser mantido - realizando a abertura da venda para dizer ao cliente os objetivos da visita, explicar porque ele deve tomar parte na visita, estabelecer um clima receptivo à continuidade da visita), Desejo (buscar criá-lo no cliente demonstrando os benefícios dos produtos baseado nas necessidades do cliente) e Ação (que é o incentivo para que o cliente tome a ação de fechar uma compra - é o fechamento do pedido de venda).
    6 - SUPERAÇÃO DE OBJEÇÕES: O vendedor precisa treinar ampla e profundamente suas habilidades de negociação. Momento para esclarecer as preocupações, expectativas e exigências do cliente, não deixando margem para dúvidas.
    7 - FECHAMENTO: Identificar ações físicas, declarações ou comentários dos compradores que sinalizem a hora do fechamento (sinais de compra). Identificar o momento correto (feeling).

     

    PÓS-VENDA
    8 - ACOMPANHAMENTO E MANUTENÇÃO: garantia e assistência, pesquisa de satisfação, SAC, instalação técnica, cursos de uso e manuseio...
     

  • Incrível como as questões se repetem com abordagens diferentes, muito bom saber disso!! Vamos treinar pessoal!!

  • Mas olha, o cara tá na agencia olhando as coisas e vem falar comigo que sou o atendente, daí ele começa a falar sobre o seu interesse. Então eu vou parar a conversa com ele para "aprender sobre a empresa ou outros consumidores que se constituem em clientes potenciais"? Mas desde quando uma pessoa vai fazer isso, qdo o cliente está na frente dele? Essa foi de matar. - Se eu tivesse neste treinamento, eu parava tudo da hora, acabava com o treinamento e contratava outro consultor. Ma vá... Conhecer profundamente o cliente sobre seus interesses tá de bom tamanho, mas parar para saber sobre outros consumidores, na hora que o cara está na minha frente? Como eu faço isso? Peraí, tô conversando com o cliente, dai eu interrompo ele e grito para o cliente que está sendo atendido na outra mesa: "O amigo, ele aqui gosta do CDB e você? Qual gosta?". Ma vá...

  • a QUESTÃO ESTÁ FORMULADA DE UM MODO QUE ME FEZ ENTENDER QUE O CLIENTE ESTÁ NO SALÃO DE VENDAS E QUE EU PRECISO USAR DE UMA TÉCNICA PARA ABORDÁ-LO OU SEJA, A PRÉ-ABORDAGEM QUE fRIEDMAN CHAMA DE TÉCNICA 180 GRAUS OU TAMBÉM 360 GRAUS. eU OBSERVO O CLIENTE, ARRUMO ALGUM OBRJETO DE MODO A TER UMA DESCULPA PARA FALAR COM ELE E FAÇO UM COMENTÁRIO QUALQUER, ESSA JÁ SERIA A TÉCNICA DA ABORDAGEM, DEPOIS VIRIA O QUEBRA-GELO, A SONDAGEM E O C.V.B.A,

    REALMENTE ENTENDI DE OUTRA FORMA A QUESTÃO

  • 1º Prospecção/Qualificação:

    ü Prospecção: identificação de clientes potencias

    ü Qualificação: seleção dos clientes com maior potencial de lucro>tem necessidade>tem> como pagar>tem vontade de conhecer

    2º pré-abordagem/pré-venda

    ü coleta de dados e informação

    > a organização

    >os produtos/serviços

    >clientes/concorrentes/mercado

    ü plano de venda

    3º Abordagem

    ü conato inicial

    ü causar uma boa impressão e despertar o interesse 

    4º apresentação e demonstração

    ü apresenta a oferta e os benefícios

    ü demonstrar o produto/serviço

    5ºsuperação de objeções

    ü responder as perguntas

    6º fechamento

    ü realização da venda

    7º pós venda/acompanhamento e manutenção

    ü realizar o acampamento após o fechamento

    ü prestar assistência ao cliente

    reduzir as preocupações dos clientes


ID
85450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Segundo atuais estudos de marketing, quando um cliente procura os serviços de um banco, além da busca de uma conta-corrente, de uma linha de crédito ou de um cartão de crédito, outros valores, como status, conforto e proteção também estão sendo valorados.

Alternativas
Comentários
  •   As empresas precisam basear suas ofertas no valor que estão entregando aos clientes, mais do que no preço ou qualquel outra variável isolada do produto. A equação do valor soma os clientes - alvo (segmento) aos benefícios que estes esperam do produto, mais o preço que estão propenços a pagar por esse benefício. kotler.
  • Para reduzir a incerteza, os compradores procuram ‘sinais’ de qualidade de serviço.
    Tiram suas conclusões sobre a qualidade a partir de tudo que puderem observar sobre o lugar, as pessoas, o equipamento, o material de comunicação e o preço. Por tanto. a tarefa do prestador de serviços é tornar esses serviços tangíveis de várias maneiras.
    fonte: http://www.coladaweb.com/marketing/marketing-de-servicos


ID
85891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Durante uma ligação telefônica a serviço, o funcionário de um banco, visando estabelecer contato cordial e gerar empatia com o cliente do outro lado da linha, deve empregar termos como querido ou amigo.

Alternativas
Comentários
  • Em um contato telefônico dentro de uma empresa, faz-se necessário o uso de profissionalismo e linguagem formal (culta) e não coloquial. Vale lembrar que o funcionário da empresa está se comunicando com um cliente da empresa e não com um amigo ou pessoa próxima.
  • Não forçar intimidade com o cliente, seja cortez: Sr/Srª. Nunca use amigo, querido, amor, etc
  • Senhor! Sim senhor! Não senhor!
  • "Querido", "amigo" e "meu caro", são expressões que, além de informais, geralmente incomodam o ouvinte, pois denotam uma certa ironia e deboche.

  • ERRADO. 

    Tratamento totalmente inadequado em relacionamento profissional.

  • Devem ser tratados termos com mais formalidade, o mais usado nas ligações de telemarketing seria a referência como "senhor(a)"

  • GABARITO: ERRADO Empatia é diferente de Pessoalidade.
  • kkkkk af queria uma questão dessa na minha prova


ID
86326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas
da nova economia é a diferenciação de seus produtos e serviços.
Em um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores
cada vez mais conscientes das ofertas e exigentes nas suas
escolhas, desenvolver uma oferta capaz de seduzir pela
exclusividade pode ser a diferença entre continuar existindo ou
desaparecer.

Ao recebermos aquele "novo" cartão de débito e crédito,
ou o primeiro extrato daquela modalidade exclusiva de aplicação,
temos a impressão de ter entrado para uma sociedade fechada, da
qual apenas alguns poucos privilegiados participam.
Poucos dias depois - às vezes no mesmo dia -
verificamos que vários concorrentes do nosso banco estão
oferecendo produtos exatamente iguais ao que acabamos de
comprar. Nossa sensação é a de termos sido enganados, de que
compramos gato por lebre, e aí se instala em nós uma imensa
dissonância cognitiva.

Será que os profissionais de marketing dos bancos não
perceberam, ainda, que exclusividade é algo fácil de oferecer mas
difícil de manter?

João Baptista Vilhena. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 99
a 106, a respeito de marketing e satisfação do cliente.

Para melhor atender e convencer o cliente em uma ação de telemarketing, o atendente não deve interromper a fala do cliente e deve utilizar-se de códigos e abreviaturas padronizados para anotar, de forma resumida, as informações importantes.

Alternativas
Comentários
  • Já trabalhei com telemarketing, e quando a questão informa: atendente não deve interromper a fala do cliente1 e deve utilizar-se de códigos e abreviaturas padronizados2 para anotar, de forma resumida, as informações importantes.


    Quando o cliente fala, explica ou enuncia uma dúvida ou reclamação, o atendente deve está ouvindo1 e escrevendo a informação do cliente em códigos padronizados da própria instituição2, para que posteriormente você saiba o que o cliente informou na última conversa.

    ESPERO QUE TENHA RESPONDIDO PARA QUE TODOS ENTENDAM O PORQUÊ DE CERTO.
  • Já li em apostilas que a etiqueta é não digitar ou escrever enquanto o cliente fala, pois do outro lado ele pode ouvir o barulho e entender que vc não está dando a ele a devida atenção.
    Mas o gabarito é certo.
  • Como a boa educação ensina: deve-se evitar interromper enquanto o cliente está falando. Além disso, uma boa prática é fazer anotações para que fique claro quais são as necessidades daquele cliente e também para que não tenha que solicitar que ele fique repetindo as mesmas informações diversas vezes.

    Resposta: CERTO

  • Malcoln, o texto não fala em digitar, fala em anotar, fazer anotações está certo, pois não produz ruídos ou interferências a ligação.

ID
109108
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Se os funcionários de um banco se mostram entediados e não conseguem responder a perguntas simples, os clientes terão uma expectativa desfavorável.

PORQUE

Clientes formam expectativas a partir de várias fontes, como experiências anteriores e propaganda boca a boca.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião a opção correta seria a opção D:

    Significado da palavra expectativa :s.f. Esperança fundada em promessas, viabilidades ou probabilidades: a expectativa de um bom negócio. Quando o cliente é mal atendido ele tem uma EXPERIÊNCIA ruim e não uma espectativa, visto que depois que o atendimento já ocorreu você não pode criar esperanças de coisas que já ocorreram.



  • O mau atendimento irá prejudicar a imagem da instituição perante o cliente, o que irá reduzir seu nível de expectativa em relação à instituição. Naturalmente, uma expectativa baixa trata-se de uma expectativa desfavorável, pois reduz as chances do cliente comprar na instiutuição.
    Sugestão de um artigo sobre o tema:
    http://www.merkatus.com.br/11_artigos/30.htm
  • De acordo com os principais deveres de um servidor público, o funcionário deve exercer seu cargo com rapidez, decoro e eficiência, para que o atendimento possa atender às necessidades do cliente, deixando-o satisfeito. Nesse caso, as duas alternativas estão corretas, e a segunda justifica a primeira, quando ela fala ''propaganda boca a boca'', está referindo-se exatamente a comunicação entre funcionário e cliente, quando está não é feita da maneira correta, acaba quebrando as expectativas do cliente e o deixando decepcionado.

  • Se os funcionários atendem mal, então os clientes terão uma experiência ruim, vão lembrar disso na próxima vez que tiverem que voltar ao banco. Logo, terão uma expectativa ruim, já que as expectativas se formam também por conta de experiências ruins no passado. 

    Dessa forma a segunda afirmação explica (justifica) o motivo que vai levar os clientes a terem uma expectativa desfavorável no futuro. 

    Resposta: A

  • Tive o mesma opinião que o Renato Santos. Pensei a mesma coisa quando vi a palavra "expectativa".

  • Mas pressupõe-se que expectativa seja uma condição de quem espera pela ocorrência de alguma coisa, e que seja uma ação "futura". Se expectativa fosse substituído por EXPERIÊNCIA, haveria melhor interpretação da questão. 

  • As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

    A negatividade no atendimeto ao cliente tem reflexos na relação empresa/cliente que uma gestão e mais motivação podem mudar esse paradigma.

  • Galera fiquei em dúvida em relação a uma coisa. A expectativa não é algo que você sai de casa para adquirir um produto serviço? Como eu pensei assim a primeira frase estaria incorreta pois a expectativa não é formada na hora da prestação do serviço. Alguém poderia me falar onde está o erro de meu raciocínio?

  • Pensei o mesmo que você Matheus

  • Levei vinte anos para fazer sucesso da noite para o dia. (Eddie Cantor)

    Você consegue!

  • Para mim a letra B seria a correta. Se as afirmações estivessem em ordem contrária aí sim, uma justificaria a outra. Mas enfim...

ID
120601
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta informações que devem ser evitadas no atendimento telefônico.

Alternativas
Comentários
  • Observe que na questão D, existe uma clara demosntração de informações erradas passadas ao cliente. O cliente recebe uma informação que nega a outra e vice versa. Esse tipo explícito erro/descaso, pode prejudicar em muito a relação com o clinte.
  • Acrescentando que em todas as opções, exceto na letra D, é apresenta uma alternativa para o cliente. Mostrando que o atendente é prestativo.

  • O erro da alternativa "d" é usa a palavra "ainda" que demonstra demora no almoço e na hora do café. 
  • Na 'd', parece que o cara ta pouco se lxando. Disse qualquer coisa só pra se livrar do usuário.
  • pra mim a letra E também está errada. É pra ser sincero, mas nem tanto!!
  • Assinale a alternativa que apresenta informações que devem ser evitadas no atendimento telefônico.
    Apenas uma alternativa apresenta as duas evitáveis, as outras apresentam uma opção evitável.

  • Parabéns Ferreira você conseguiu interpretar bem a questão,eu nao onsegui enxergar desse anglo.

  • Na minha opinião vi que  a questão que me parece mais adequada para se informar para um cliente  ao telefone em uma Empresa é: a de letra b. Pois as demais tem palavras de intimidades,  particular e negativas.

     

  • Assinale a alternativa que apresenta informações que devem ser evitadas no atendimento telefônico.

    A única alternativa que não demonstra interesse no cliente e sim no chefe é a D

  • realmente não deve ser evitado falar que o departamento do qual o cliente "que se comunicar é assim mesmo que demora para atender o telefone"  questao absurda


  • Também acho.

  • Mas a E também não está correta. Afinal você estará prejudicando a empresa ao falar que o atendimento telefônico é ruim.

  • fala sério que a alternativa E) está correta....

  • Questão muito confusa mesmo, requer uma análise mais ampla e até mais moderna no que se refere ao tratamento direto ao cliente. Não concordo em usar a palavra "acho" em nenhum momento do atendimento.

  • Gente pelo amor de Deus, prestem atenção. Na letra E a primeira parte deve ser evitada sim, mas a segunda parte, "quer deixar recado?" não é um frase que deve ser evitada, ela pode ser usada. A questão pede a opção em que as duas frases devem ser evitadas. Não me levem a mal não, mas temos que aprender a fazer questões de concurso.

  • REALMENTE AMIGOS , A INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA NO MOMENTO DA RESOLUÇÃO....

  • Eu acho que é  a  alternativa D,porque tem uma contradição! se fala que ele está no almoço,porque depois fala eu acho que ele ainda ta no café?estranho não kkk

  • A questão solicita a alternativa em que haja "informações", assim, no plural. Em A, C e E, temos uma informação incorreta e outra correta. Na B, ambas são corretas. Apenas na D as duas informações estão incorretas.

  • Essa questão é o seguinte:
    O enunciado pede para assinalar a alternativa que apresenta INFORMAÇÕES (então mínimo duas) que DEVEM ser evitadas.

    Detalhe, não é apenas uma frase só, são duas!!!

    a) Eu não sei onde ele está; estamos à sua disposição.(não, ok)

     b) Anotarei o recado; um momento, por favor. (ok, ok)

     c) Às ordens; ele foi para casa mais cedo hoje. (ok, não)

     d) Ele ainda está no almoço; acho que ele ainda está tomando café. (não, não) GABARITO

     e) Nosso departamento de atendimento demora muito para atender ao telefone; quer deixar recado? (não, ok)


ID
120616
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O prefixo que identifica as chamadas telefônicas onde o custo da ligação é de quem recebe é

Alternativas
Comentários
  • brother, tu ja ouviu alguem falar pra ti tipo assim:vai ter uma festa lá na casa do fulano, ele tá convidando todo mundo e vai ser tudo 0800, ou seja, vai ser boca livre, vai ser gratuito. ou seja, central de teleatendimento com inicio 0800, pode ligar que os custos serão pra empresa, e não pra quem liga. Mas tem seus poréns, né, mas isso já é outro assunto. flws
  • PREFIXO 0300 - possui uma tarifa única nacional, paga pelo usuário. Ou seja, o minuto cobrado é o mesmo para todo o país, independente de hora, local ou destino da ligação. As entidades que possuem o 0300 não ganham nada do que é pago pela ligação. O dinheiro destina-se a pagar a prestadora do serviço telefônico. O custo da ligação deve ser feito claramente, pois o usuário precisa saber quanto vai gastar na ligação usando este prefixo.


    PREFIXO 0500 - utilizado quando a intenção é doar algo, seja para instituições públicas (Unicef, por exemplo) ou outros tipos de doações. O custo da ligação é claramente estipulado, pois o usuário precisa saber quanto vai gastar nesse tipo de ligação. Este custo pode ser alterado, a qualquer momento, pela agência. O custo da ligação independente do valor da doação feita.


    PREFIXO 0800 - utilizado para realizar ligações gratuitamente. Quem paga pela ligação é quem a recebe.


    PREFIXO 0900 - ao usar este prefixo, o usuário paga tanto pela ligação quanto pelo serviço que está sendo acessado (disque-amizade, por exemplo).






























     

  • Melhor site de resolução de questões!
  • 0800 – Regido pela Norma 4/94, é anterior à criação da Anatel. A norma estabelece os critérios para a chamada franqueada do serviço telefônico público. Quem paga pela chamada é quem a recebe. Também é um código não-geográfico e em cuja tarifação aplicam-se os degraus tarifários de acordo com a distância da chamada.

    http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/TelefonesCidadao/not01.htm

  • Por gentileza, alguém teria algum material sobre esse assunto para indicar-me? Grata.


ID
140050
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em organizações públicas, a ênfase no cliente deve ser entendida como

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Essa foi simples, não? É basicamente uma das premissas do modelo gerencial de administração pública. A letra D poderia confundir, mas note que o cidadão não é proprietário dos bens públicos e sim usufrui deles, é usuário.
  • 1 – Pensamento sistêmico

    Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, 

    bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.

    2 - Aprendizado organizacional

    O aprendizado organizacional implica na busca contínua de novos patamares de conhecimento, 

    individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações 

    e experiências.

    3 - Cultura da Inovação

    Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias 

    que possam gerar um diferencial para a atuação da organização.

    4 - Liderança e constância de propósitos

    A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e 

    comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados institucionais e deve atuar de forma aberta, 

    democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da 

    excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção do interesse público. É exercida pela alta 

    administração, entendida como o mais alto nível gerencial e assessoria daquela organização.

    5 - Gestão baseada em processos e informações

    Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem 

    valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações devem ter como 

    base a medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis.

    6 - Visão de Futuro

    A Visão de Futuro indica o rumo de uma organização e a constância de propósitos a mantém nesse 

    rumo. Ela está diretamente relacionada à capacidade de estabelecer um estado futuro desejado que dê 

    coerência ao processo decisório e que permita à organização antecipar-se às necessidades e 

    expectativas dos cidadãos e da sociedade. Inclui, também, a compreensão dos fatores externos com o 

    objetivo de gerenciar seu impacto na sociedade.

    7 - Geração de Valor 

    Alcance de resultados consistentes, assegurando o aumento de valor tangível e intangível de forma 

    sustentada para todas as partes interessadas.

    8 - Comprometimento das pessoas

    Estabelecer relações com as pessoas, criando condições de melhoria da qualidade nas relações de 

    trabalho, para que se realizem profissional e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do 

    comprometimento, oportunidade para desenvolver competências e empreender, com incentivo e 

    reconhecimento.

    9 – Foco no cidadão e na sociedade

    Direcionamento das ações públicas para atender as necessidades dos cidadãos e da sociedade, na 

    condição de sujeitos de direitos e como beneficiários dos serviços públicos e destinatários da ação 

    decorrente do poder de Estado exercido pelas organizações públicas.


  • Foi uma simples questão de lógica! o reconhecimento de que o cliente é também um cidadão com o direito de ser sempre respeitado e bem atendido. Letra E


ID
173233
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um dos fatores de qualidade no atendimento ao público é a empatia. Empatia é

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    O estado de empatia, ou de entendimento empático, consiste em perceber corretamente o marco de referência interno do outro com os significados e componentes emocionais que contém, como se fosse a outra pessoa, porém sem perder nunca essa condição de “como se”. A empatia implica, por exemplo, sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro. Se esta condição de “como se” está presente, nos encontramos diante de um caso de identificação.

  • - É o conceito chave no desenvolvimento de relacionamentos. Seu termo, que é de origem grega, significa “entrar no sentimento”.

    - Empatia pode ser entendida como:

    Habilidade de identificar e reconhecer a condição de outra pessoa, seus sentimentos e motivos;

    Capacidade de reconhecer preocupações e interesses que outras pessoas possuem;

    - Tendência para sentir o que o outro sentiria, caso estivesse na situação e circunstâncias da outra pessoa, ou seja, “habilidade de colocar-se no lugar do outro ou entrar em sintonia”.

    Algumas pessoas são naturalmente empáticas – fazem com que o outro se sinta a vontade para falar e expressar suas idéias e sentimentos. Mas mesmo aqueles que possuem dificuldade em conectar-se com outras pessoas podem desenvolver suas habilidades para empatia.

  • Deve-se atentar que no estado de empatia apenas idealizamos as situações alheias, no entanto, se fizermos
    parte de tal situação passaremos a ser solidários.
  • o que é empatia?

    capacidade de colocar-se no lugar do outro.

  • EMPATIA
    Colocar-se no lugar do outro, mediante sentimentos e situações vivenciadas.  “Sentir com o outro é envolver-se”. A empatia leva ao envolvimento, ao altruísmo e a piedade. Ver as coisas da perspectiva dos outros quebra estereótipos tendenciosos e assim leva a tolerância e a aceitação das diferenças. 
    A empatia é um ato de compreensão tão seguro quanto à apreensão do sentido das palavras contidas numa página impressa.
    A empatia é o primeiro inibidor da crueldade humana: reprimir a inclinação natural de sentir com o outro nos faz tratar o outro como um objeto.
    O ser humano é capaz de encobrir intencionalmente a empatia, é capaz de fechar os olhos e os ouvidos aos apelos dos outros. Suprimir essa inclinação natural de sentir com outro desencadeia a crueldade.
    Empatia implica certo grau de compartilhamento emocional - um pré-requisito para realmente compreender o mundo interior do outro.
    Fonte: 
    Professora Andréia Ribas
  • Cinco fatores determinantes da qualidade dos serviços :


    Kotler Adm de mkt pág 407 e 408
    Confiabilidade: habilidade de prestar o serviço exatamente como prometido
    Capacidade de resposta : a disposição de ajudar os clientes e de fornecer o serviço dentro do prazo estipulado
    Segurança: o conhecimento e a cortesia dos funcionários e sua habilidade de transmitir confiança e segurança
    Empatia: a atenção individualizada dispensada aos clientes
    Itens intangíveis: a aparência das instalações físicas, dos equipamentos , dos funcionários e do material de comunicação
  • Empatia: se vc compreender/entender o que a outra pessoa necessita, vc tem grande chances de garantir um bom atendimento e ajudando no que o cliente necessita

  • Empatia é ser sensível às necessidades, percepções, atitudes e emoções do cidadão no momento da ligação ou atendimento, tanto ao vivo quanto ao telefone. O atendente precisa ser cuidadoso atencioso, colocando-se no lugar do cliente ou da pessoa a quem está sendo feita a comunicação. Letra C é a resposta. 

  • Alguém saberia me informar por onde estudar o tema "qualidade no atendimento ao público"?


ID
272386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue os itens de 42 a 60, relativos à qualidade no atendimento
ao público.

O servidor público deve ser sensível às necessidades, percepções, atitudes e emoções do cidadão no momento do atendimento. Por isso, deve demonstrar empatia tanto na comunicação verbal quanto na comunicação não verbal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo
    O estudo sobre os processos empáticos é relativamente recente, sendo que as primeiras pesquisas científicas conhecidas sobre empatia foram feitas a partir da segunda metade do século XX, embora esse conceito já existisse pelo menos desde o início do século XX. A empatia é, segundo Hoffman (1981), a resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação. O termo foi usado pela primeira vez no início do século XX, pelo filósofo alemão Theodor Lipps (1851-1914), "para indicar a relação entre o artista e o espectador que projeta a si mesmo na obra de arte." Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Empatia
  • Empatia:

    Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
    Lus.: Capacidade de se identificar com outra pessoa; faculdade de compreender emocionalmente outra pessoa.
    De em+phatos(Gr)+ia(estado de alma)

    Em Marketing: Para compreender melhor o cliente e saber os seus desejos, é necessário ter empatia.

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/empatia/

     

  • EMPATIA
    Colocar-se no lugar do outro, mediante sentimentos e situações vivenciadas. “Sentir com o outro é envolver-se”. A empatia leva ao envolvimento, ao altruísmo e a piedade. Ver as coisas da perspectiva dos outros quebra estereótipos tendenciosos e assim leva a tolerância e a aceitação das diferenças.                                                                                                                                  A empatia é um ato de compreensão tão seguro quanto à apreensão do sentido das palavras contidas numa página impressa.                                                                                                                                  A empatia é o primeiro inibidor da crueldade humana: reprimir a inclinação natural de sentir com o outro nos faz tratar o outro como um objeto.                                                                                             O ser humano é capaz de encobrir intencionalmente a empatia, é capaz de fechar os olhos e os ouvidos aos apelos dos outros. Suprimir essa inclinação natural de sentir com outro desencadeia a crueldade.                                                                                                                                                   Empatia implica certo grau de compartilhamento emocional - um pré-requisito para realmente compreender o mundo interior do outro.
    Fonte: Professora Andréia Ribas
  • Empatia: se vc compreender/entender o que a outra pessoa necessita, vc tem grande chances de garantir um bom atendimento e ajudando no que o cliente necessita

  • Empatia: a arte de compreender emoções.

  • Achei que estaria errada pois eu pensei que não seria possível a empatia de maneira não verbal, aí eu lembrei da maneira escrita, na qual devemos ser formais a exemplo do ofício.

     

     

    ----

    "As lições da vida serão repetidas até que você tenha aprendido."


ID
272392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue os itens de 42 a 60, relativos à qualidade no atendimento
ao público.

No momento de realizar um atendimento, a linguagem corporal do servidor público pode revelar até que ponto ele se interessa em solucionar os problemas trazidos pelo cidadão e pode até mesmo indicar seu status de nível superior ou inferior.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A comunicação se subdivide no caso de atendimento em : verbal e não-verbal

    A última demontra a aptidão da cortesia (coluna ereta, tronco voltado ao cliente, sorriso, olhando para o rosto do cliente, etc) e o domínio expresso na linguagem corporal demonstra a autonomia e força de tomada de decisão, fatores que dizem respeito ao status.
  • Alguém poderia me explicar o que signica esse status de nivel superior e inferior?
  • Só não entendi a última parte (e pode até mesmo indicar seu status de nível superior ou inferior.)

  • Resposta:Correto. "A comunicação não verbal além de demonstrar interesse em solucionar problemas, demonstra o status do emissor."

    fonte: Prof. Wendell Léo

    https://www.grancursos.com.br/downloads/2011/recursos/stm-tecnico-judiciario-comentarios.pdf

  • Acredito que quando a questão fala de "status de nível superior ou inferior", remete a soberba ou sentimentos de inferioridade.

  • Que ridículo...

  • GAB CORRETO

     

  • Gabarito Correto.

     

    Livros sobre o assunto:

     

    "O Corpo Fala".

    "O Cérebro que aprendeu a mentir".

    "Desenvolvendo os segredos da linguagem corporal".

     

     

    ----

    "Não é o quanto fazemos, mas quanto amor colocamos naquilo que fazemos."

  • status de nível superior ou inferior KD a IGUALDADE

  • Só o Goku com instinto superior pra acertar essa questão.

  • que porra é essa kkkkkkkkkkk


ID
316870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Determinado hospital tem como objetivo a qualidade do atendimento e a satisfação de seus pacientes. Entre as ações priorizadas pela equipe de relacionamento com o público, estão o atendimento centrado no paciente, de modo a prover assistência que considere e respeite as suas necessidades e valores; a preocupação com o tempo adequado para consultas, para, assim, reduzir esperas e atrasos; e o compromisso de todos com o tratamento dispensado à população.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.


É irrelevante para o serviço de atendimento ao público a discrição no trato com as pessoas, considerando-se que todo cidadão busca relacionamento e deseja proximidade e atenção.

Alternativas
Comentários
  • Irrelevante  torna a questão errada.

  • É relevante para o serviço de atendimento ao público a discrição no trato com as pessoas, considerando-se que todo cidadão busca relacionamento e deseja proximidade e atenção.

     

    Não sei se é só seu, mas quando preciso de um serviço público fico querendo me aproximar dos servidores e saber como foi a preparação pra entrar ali e se vale mesmo a pena. kkkkkkkkk (sou doido)

  • "Discrição: quando do fornecimento de informações, é fundamental ter discernimento e ser reservado para que seja demonstrada a confiança e a seriedade necessárias ao bom andamento do trabalho." Gran Cursos


ID
316876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Determinado hospital tem como objetivo a qualidade do atendimento e a satisfação de seus pacientes. Entre as ações priorizadas pela equipe de relacionamento com o público, estão o atendimento centrado no paciente, de modo a prover assistência que considere e respeite as suas necessidades e valores; a preocupação com o tempo adequado para consultas, para, assim, reduzir esperas e atrasos; e o compromisso de todos com o tratamento dispensado à população.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.


A preocupação em oferecer um atendimento centrado no paciente deve levar em consideração exclusivamente a cordialidade, a atenção e o cuidado individual.

Alternativas
Comentários
  • A palavra exclusivamente deixou muito restrita a questão.

  • Faltou tbm Discrição

  • É A FAMOSA PALAVRA MÁGICA 'Á LA CESPE': EXCLUSIVAMENTE. PONTO PRA TODOS, OU SEJA PARA ALGUNS.


ID
316879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Determinado hospital tem como objetivo a qualidade do atendimento e a satisfação de seus pacientes. Entre as ações priorizadas pela equipe de relacionamento com o público, estão o atendimento centrado no paciente, de modo a prover assistência que considere e respeite as suas necessidades e valores; a preocupação com o tempo adequado para consultas, para, assim, reduzir esperas e atrasos; e o compromisso de todos com o tratamento dispensado à população.

Com base na situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.


Para corresponder às expectativas dos pacientes, a equipe de atendimento do hospital deve privilegiar a equidade de tratamento, cuja atuação não varia em função de características pessoais como gênero, etnia ou condição socioeconômica desses pacientes.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Equidade significa tratar desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades. Se diz que a atuação deve privilegiar a equidade de tratamento, subtende-se que a atuação variaria em função de características pessoais. Ou não? 

  • Eu acredito que o tratamento não deve variar em função de gênero, etnia ou condição socioeconômica desses pacientes. Isso não seria tratar desigualmente os desiguais, por exemplo, favorecer o mais pobre em detrimento do mais rico, ou, dar melhor tratamento à mulher em detrimento do homem. Agora, dar mais atenção a uma pessoa idosa ou deficiente, aí sim, seria razoável. Acho que os exemplos dados é que definem a questão.

  • CREIO QUE eu tenha errado por confundir o conceito com isonomia, que trata os desiguais nas medidas de suas desigualdades. A questão fala de equidade, em que todos são iguais.

  • Pensei exatamente como você manuelle cardozo... e respondi com total confiança de que a questão estava errada.
    Depois relendo a questão, ficou mais claro compreender o  que realmente estava escrito... Quando ele diz características pessoais, ele exemplifica em gênero, etnia ou condição social, e realmente não se pode fazer essas distinção... 
    Minha primeira interpretação foi em relação aos portadores de necessidades especiais, mas a questão não deixou margem para esta dúvida, apenas meu cérebro já cansado que interpretou desta forma.
    Cai do cavalo. ¬¬

  • creio que em um hospital, todos os paciêntes devem ser tratados de forma igual ( sem discriminação ).

  • relevem, é a Cespe. Continuem estudando, e motivados, pois existem outras organizadoras mais confiáveis que esta.

  • É verdade. Não importa se hétero ou gay, coxinha ou mortadela. É claro que serão avaliados outros critérios como gravidade do enfermo, mas em termos de aspectos subjetivos, o atendimento igualitário não poderá ser guiado por tais critérios. 

     

    Logo, a questão está certa. 

     

  • Alternativa Certa

    Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.

    Fonte: https://pensesus.fiocruz.br/equidade

  • essa questao caberia recurso


ID
316885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do atendimento é um dos atributos na composição da imagem de qualquer empresa e sinônimo de respeito às pessoas. Com relação ao atendimento ao público, julgue os itens que se seguem.


As atitudes dos empregados no atendimento aos clientes são responsáveis pela imagem que a empresa detém perante a comunidade na qual está inserida.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade o empregado é o reflexo do que a empresa gostaria de passar.

    Um bom atendimento cria de certa forma uma confiabilidade, uma expectativa, etc. Diferente de um mau atendimento que desperta insatisfação, entre outros tipos de sentimentos. Fora que a propagando boca a boca ainda é uma das formas mais utilizadas para saber se a empresa tem um bom atendimento ou não.


ID
316888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do atendimento é um dos atributos na composição da imagem de qualquer empresa e sinônimo de respeito às pessoas. Com relação ao atendimento ao público, julgue os itens que se seguem.


Habilidade para apreender o contexto e atitude proativa são consensualmente aceitas como características de atendentes com elevado padrão de atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes

    Gabarito: Certo


ID
316891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do atendimento é um dos atributos na composição da imagem de qualquer empresa e sinônimo de respeito às pessoas. Com relação ao atendimento ao público, julgue os itens que se seguem.


Ao ser ríspido com um cliente, o atendente contribui para a redução dos índices de qualidade no atendimento, especialmente no quesito presteza, que pode ser entendido como boa vontade em ajudar as pessoas e oferecer serviços prontamente.

Alternativas
Comentários
  • Que as duas afirmações analisadas individualmente estão certas não resta dúvida, mas o principal quesito atingido com a rispidez não é a cortesia? Alguém mais pensou igual? Qual o fundamento?

  • Gab C. Concordo com o Flávio, no caso, creio que falte cortesia, não necessariamente, presteza.

  • Com certeza a questão está errada. É isso mesmo, o que falta é cortesia e não presteza. Cespe..cespe....assim fica difícil!

  • A rispidez contribui para a redução, diminuição da qualidade no atendimento

  • CESPE CESPIANDO... Ave lola!

  • cortesia é em casa, no trabalho é presteza.

  • Não consegui fazer a ligação entre a presteza e a rispidez. 

  • Creio que uma pessoa pode agir de forma ríspida porém realizar o trabalho com presteza, não que seja correto, mas é possível. 

    .

    Também não vi a ligação.

  • PRESTEZA: Apresentar presteza significa estar sempre pronto e disposto para resolver as demandas do público.


    Estratégia concursos

    Prof: Carlos Xavier

  • Eu fico de cara com a acerta, deve que não estuda na moral por que quem estudou sabe que tá errado


ID
316894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do atendimento é um dos atributos na composição da imagem de qualquer empresa e sinônimo de respeito às pessoas. Com relação ao atendimento ao público, julgue os itens que se seguem.


Prestar atendimento objetivo e transparente, não subordinado a vantagens pessoais, preservar o sigilo e a confidencialidade das informações de clientes e ser tolerante com a diversidade são demonstrações de comportamentos fundamentados em princípios éticos e valores de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • Para um bom atendimento ao público o servidor deverá atender a alguns fatores:

    Comunicabilidade;

    Apresentação;

    Atenção;

    Cortesia;

    Interesse;

    Presteza;

    Eficiência;

    Tolerância;

    Discrição;

    Conduta;

    Objetividade;

    Juntamente com valores da ética e responsabilidades sociais, afinal tudo forma um conjunto de fatores, valores, para um bom desempenho.


ID
350329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IJSN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Qualidade no serviço público é um tema que vem despertando a
atenção de muitos estudiosos. Melhorar a qualidade dos serviços
prestados aos cidadãos, como resultado da adoção de uma
administração pública gerencial, flexível, eficiente e aberta ao
controle social e aos resultados, é hoje uma questão de consenso.
Acerca das relações públicas e da qualidade do atendimento ao
público, julgue os itens a seguir.

O distanciamento e a frieza no contato com os problemas do outro são fatores que favorecem a qualidade no atendimento ao público, na medida em que garantem a impessoalidade no tratamento ao usuário.

Alternativas
Comentários
  • O distanciamento e a frieza no contato com os problemas do outro são fatores que não favorecem a qualidade no atendimento ao público, pois não garantem a impessoalidade no tratamento ao usuário.

    ERRADO.

  • É essencial que o servidor demonstre Interesse e atenção na solicitação do usuário, lembrando sempre do principio da Impessoalidade,

    Claro que outros princípios tbm estão ligados nessa questão como no caso: Presteza, cortesia.

    Gab = errado


ID
354076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Com relação à qualidade do atendimento ao público, julgue os itens
que se seguem.

O tempo excessivo de espera do usuário constitui o principal indicador da perda de qualidade do serviço de atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • O tempo de espera do usuário pode denunciar indícios de falta de recursos materiais e humanos para a prestação de um bom serviço público. O tempo de espera é consequência, não um indicador como a questão sugere.
  • Não entendi muito bem, para que a questão esteja errada, o indicativo é a afirmação " Principal Indicador"?
  • Não constitui o principal indicador, ele pode ser um dos indicadores.

    Os problemas existentes no atendimento se manifestam por intermédio dediferentes indicadores críticos. Eles são o ponto de partida da investigação e o diagnóstico de suas causas mais profundas é o ponto de chegada. Por exemplo, o tempo demasiado de espera do usuário pode ser (e freqüentemente oé) um indicador crítico da perda de qualidadedo serviço de atendimento. Nesse caso, um dos problemas que se coloca é não só caracterizara processualidade da variável (tempo de espera), mas também identificar e recuperar os fatores (materiais, organizacionais, técnicos, humanos...) que podem estar na gênese de talindicador crítico.

    fonte:http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1359566570.05-arquivo.pdf
  • restringiu muito... perda de tempo constitui um dos indicadores e não o principal 

    gabarito ERRADO

  • Ao RESTRINGIR a espera excessiva como principal indicador faz com que a questão tenha um viés de erro. A questão proposta indica UM DOS PRINCIPAIS, mas não o.
    Gabarito: ERRADO

    Bons estudos.
  • Não constitui um indicador, ele pode ser um dos indicadores.

    Gabarito: ERRADO

  • Não necessariamente..

  • Apenas complementando a ótima fundamentação do colega Daniel Sini.

    ESTATUTO DA CIDADE

    LEI N. 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001.

    Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.

    Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades: I – com mais de vinte mil habitantes;


ID
354085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que diz respeito à qualidade do atendimento ao público e às
competências do atendente, julgue os itens subsequentes.

O tratamento personalizado do usuário do serviço público é salutar porque o torna figura principal do atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Qestão ERRADA.

    O tratamento personalizado do usuário do serviço público é salutar porque o torna figura principal do atendimento.

    Tratamento personalizado é uma atitude que fere o princípio da impessoalidade. Desse modo, dizer que é a principal figura do atendimento torna a questão errada.

     

     


  • Discordo do comentário da colega acima.

    Justamente o que se busca no atendimento ao usuário é uma conduta flexível, pois o atendimento deve ser personalizado, atendendo as pecualidades de cada um. O tratamento é que deve sempre ser igualitário, ou seja o melhor possível, com empatia, descrição, objetividade,clareza, entres outros, independente de quem seja o usúario.
  • Não sei se entendi errado, mas a figura principal do atendimento é a DEMANDA DO USUÁRIO, e não o próprio usuário.

    Isto tornaria a questão ERRADA.


  • Como foi dito, questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária Disciplina: Atendimento ao Público | Assuntos: Qualidade no Atendimento; 

    A padronização e a uniformidade nos procedimentos de atendimento ao público contribuem para a eficiência e a qualidade da prestação de serviços.

    GABARITO: CERTA.

  • Questão ERRADA.

    Ao atender alguém de forma personalizada, você corre grandes riscos de diferenciar uma pessoa da outra, ou seja, de não tratar as pessoas de forma isonômica, o que irá de encontro aos princípios que regem a administração pública  

  • Atendimento = personalizado

    Tratamento = igual impessoal

  • Dispender um tratamento PERSONALIZADO ao usuário do serviço público é ir de encontro ao princípio da ISONOMIA, primado fundamental da administração pública em seu trato com os usuários. Personalizar é diferenciar. Aqui não cabe a ideia de "tratar os desiguais na medida de suas desigualdades", pois a busca pelo atendimento tem cunho de horizontalidade e não de verticalidade social.

    ***O pagamento de IR, p.ex, tem cunho vertical, pois procura absorver o tributo daquele que mais tem.

    Gabarito: Errado

    Bons estudos.

  • salutar

    adjetivo de dois gêneros

    1.

    benéfico para a conservação ou recuperação da saúde.

    2.

    que aumenta ou restabelece as forças; fortificante.

  • Se o atendimento não for personalizado, pra que você está estudando pra ser servidor (aquele que serve)? Pra atender a todos da mesma forma, que tal quiosques de autoatendimento?!


    Mas o tratamento deve ser isonômico.

  • O tratamento personalizado do usuário do serviço público é salutar porque o torna figura principal do atendimento. Resposta: Errado.

    Deve ser impessoal.

  • O TRATAMENTO PERSONALIZADO FERE O PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE.


ID
354088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que diz respeito à qualidade do atendimento ao público e às
competências do atendente, julgue os itens subsequentes.

O profissional do atendimento ao público deve ser capaz de compreender, na comunicação com os usuários do serviço, os diferentes usos da linguagem.

Alternativas
Comentários
  • Eu acho a questao está errada. porque o atendente em qualquer situação deverá agir com empatia. POr exemplo, se o cliente for grosso ou mal educado o atendente deverá atender educadamente  com agilidade e rapidez.
  • O profissional do atendimento ao público deve ser capaz de compreender os diferentes usos da linguagem na comunicação com os usuários do serviço.

    Ele quis dizer que mesmo que ocliente não saiba falar, fale com gírias, ou se enrole com as palavras, o atendente deve tentar entender o que o cliente quer dizer.

    Significado: Empatia é se colocar no lugar do outro, porém sem se envolver.
  • complementando o comentário de cima, não leve a atitude grosseira para o lado pessoal, na hora da vontade de agir da mesma forma, mas se controle e seja educado......

  • CERTO.

    Em qualquer situação o cliente deve agir com  empatia. Por exemplo, se o cliente for grosso ou mal educado o atendente deverá atender educadamente com agilidade e rapidez.


ID
354091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que diz respeito à qualidade do atendimento ao público e às
competências do atendente, julgue os itens subsequentes.

A comunicação mais efetiva e livre de ruídos no atendimento ao público pressupõe o uso de frases completas, com extensas e detalhadas explicações acerca do que se pretende informar.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação é mais efetiva quando se utiliza linguagem clara e objetiva, evitando a prolixidade. Neste sentido, dispõe a lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação):
    Art. 5o  É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão
    Bons estudos!
    Abraço!
  • A questão está incorreta pois "extensas e detalhadas explicações" podem provocar desvios na mensagem, ou seja pode facilitar a ocorrência de ruído. O ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.

    Ex: ambiente adverso, o momento e linguagem inadequada, falar de temas que não são do interesse dos receptores... 

  • Gab. Errado.

     

    Coesão: O menos é mais.

  • Gab. Errado.


    Tem que se ter coesão e coerência, evitando-se a prolixidade e linguagem que pode provocar danos ou desvios na mensagem.

  • A comunicação mais efetiva e livre de ruídos no atendimento ao público pressupõe o uso de frases completas, com extensas e detalhadas explicações acerca do que se pretende informar. Resposta: Errado.

  • GABARITO: ERRADO

    Perceba que frases completas e extensas com detalhes sobre explicações interferem em uma comunicação por ficar exaustiva e assim perder a atenção do cliente. O item anterior está errado, pois a forma mais efetiva e livre de ruídos a ser aplicada é a comunicação direta, objetiva e curta.

    GRAN CURSOS - PROFº BRUNO EDUARDO.


ID
354964
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Juruti - PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma das razões que levam a distorções no atendimento ao público por parte do servidor consiste na

Alternativas
Comentários
  • É a falta de capacitação adequada por parte do atendente.


    GAB:A


ID
447478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O aprimoramento da qualidade do atendimento ao usuário é uma
constante preocupação das organizações, pois um serviço
inadequado tem conseqüências indesejáveis. Acerca da qualidade
no atendimento ao público, julgue o item a seguir.

A capacidade de prestar serviços de modo a atender aos interesses dos usuários é o que define a qualidade do atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Qualidade significa satisfazer o consumidor atendendo todas as suas necessidades”. Partindo deste principio criaram-se novas terminologia para definir o grau de interação entre o cliente e a empresa, dentre elas podemos destacar: ·Satisfação: Suprir as necessidades do cliente. -Fidelização: Tornar o cliente fiel ao seu produto/marca. ·Encantamento: Alcançar um alto grau de satisfação do cliente a chegar ao ponto de transformá-lo no maior meio disseminador de sua marca no mercado.

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/qualidade-no-atendimento/13575/

  • Eu pensei que poderia ocorrer o caso do serviço atender o interesse do usuário, porém o atendente ser mal educado ou demorar bastante pra conseguir o que precisa... não seria um atendimento de qualidade.


ID
447481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O aprimoramento da qualidade do atendimento ao usuário é uma
constante preocupação das organizações, pois um serviço
inadequado tem conseqüências indesejáveis. Acerca da qualidade
no atendimento ao público, julgue o item a seguir.

O tratamento cortês ao usuário deve ser conferido àquele que necessita de reconhecimento e assistência, não sendo relevante no atendimento àquele que precisa de um serviço rápido e eficiente.

Alternativas
Comentários
  • O atendimento público deve respeitar e tratar todos com a devida atenção, cortesia e necessidade, presteza, eficiência, atenção, independente da demanda e serviço solicitado.


ID
447484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O aprimoramento da qualidade do atendimento ao usuário é uma
constante preocupação das organizações, pois um serviço
inadequado tem conseqüências indesejáveis. Acerca da qualidade
no atendimento ao público, julgue o item a seguir.

A conduta do atendente de passar adiante o problema apresentado pelo usuário, de maneira a livrar-se da responsabilidade, revela desinteresse pelas necessidades daquele que procura o serviço da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Complementando...

    Conduta: é uma manifestação de comportamento do individuo

    ✔️No atendimento, o funcionário/ servidor deve conhecer e respeitar as normas internas

    ✔️Deve manter postura profissional, saber que naquele momento ele é o representante da empresa junto ao seu público de interesse

    ✔️Para que isso ocorra é necessário que o atendente conheça a cultura da empresa/ instituição, seus colegas de trabalho e assim agir

    ✔️conforme os interesses institucionais

    ✔️A conduta de qualquer funcionário servidor deve ser a mesma dentro e fora de seu ambiente de trabalho


ID
458176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

As diversas situações que se apresentam no atendimento ao
público requerem do servidor, cada vez mais, múltiplas
competências. Acerca desse assunto, julgue os itens
subseqüentes.

No atendimento ao público, o tratamento das informações baseia-se predominantemente no diagnóstico das exigências da situação apoiado nos critérios estabelecidos pela instituição, os quais orientam a tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo.
  • Apesar do fato de que o atendimento não deve ser padronizado, pois as pessoas têm necessidades diferentes, devem existir procedimentos padronizados para a tomada de decisões e que facilitem a análise de processos comuns. Essa padronização deve facilitar uma presteza no atendimento.

    Assim, o gabarito é questão certa

     

    Estratégia Concursos

     


ID
458185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

As diversas situações que se apresentam no atendimento ao
público requerem do servidor, cada vez mais, múltiplas
competências. Acerca desse assunto, julgue os itens
subseqüentes.

A atividade de atendimento ao público compreende, entre outras, ações rotineiras como as de solicitação, identificação, cotejamento, pesquisa, registro, emissão, orientação e arquivamento de informações, o que requer do atendente paciência, tolerância e presteza.

Alternativas
Comentários
  • Cotejamento: Comparação, entre um objeto ou texto a outro objeto ou texto

  • CERTO

     

    o dificil e vc saber o singificado de Cotejamento na prova rsrs


ID
462928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

As pessoas que atendem os usuários dos serviços públicos devem
estar em constante busca por melhoria dos seus desempenhos,
visando aperfeiçoar a qualidade do atendimento. Julgue os itens
a seguir, acerca da qualidade do atendimento ao público.

Demonstra competência profissional o atendente que conhece os termos técnicos da sua área de atuação, mesmo que não consiga explicá-los aos usuários.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Em termos de atendimento ao público vale a máxima:

    Saber é saber explicar

    Atender de forma competente implica em fazer, mas também explicar o que está sendo feito, de tal sorte que o usuário saia informado e seguro.
  • Errado. Pouco resolve conhecer os termos técnicos da respectiva área de atuação, se não consiga explicá-los aos usuários.


  • KKKKKKKK Cada uma hein.

  • Demonstra competência profissional o atendente que conhece os termos técnicos da sua área de atuação, mesmo que não consiga explicá-los aos usuários. Resposta: Errado.

    Ser competente é demonstrar conhecimento, habilidade e ação. Na parte do conhecimento (conceitual) é importante o profissional saber explicar.

  • Imagina um professor que tem doutorado, mas não sabe como transmitir o conhecimento. Você contrataria?


ID
462937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um usuário de um serviço público vive uma experiência
negativa com o atendimento recebido, pois o problema
apresentado não está sendo solucionado no prazo previsto
causando diversos transtornos ao solicitante.

Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.

Na situação descrita, os transtornos poderiam ser minimizados caso o atendente desse informações regulares sobre o andamento da solução do problema.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Importante destacar que a questão usa o termo minimizar. Ou seja, informações regulares sobre o andamento de uma solução dão ao usuário apenas a ciência do que está acontecendo. Não resolvem o problema, mas reduzem (minimizam) as consequências do não cumprimento de um prazo estabelecido.
  • Na situação descrita, os transtornos poderiam ser minimizados (no atendimento ao público a lógica é resolver o problema do cidadão - não minimizar) caso o atendente desse informações regulares (são informações medianas - nesse outro caso, não resolveria a situação do cidadão, bem como deixaria evidente o descaso com o serviço prestado ao cidadão) sobre o andamento da solução do problema. 



ID
462940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um usuário de um serviço público vive uma experiência
negativa com o atendimento recebido, pois o problema
apresentado não está sendo solucionado no prazo previsto
causando diversos transtornos ao solicitante.

Acerca dessa situação, julgue os itens a seguir.

Embora com atraso, o atendente deve ater-se a solucionar o problema, o que bastaria para reabilitar a confiança do usuário no atendimento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Bom, o atendente deve realmente cuidar para que o problema seja solucionado, mesmo fora do prazo. Mas não há como garantir que isso bastará para que o usuário reabilite sua confiança no atendimento. É algo bem subjetivo.
  • Embora com atraso, o atendente deve ater-se a solucionar o problema, o que bastaria para reabilitar a confiança do usuário no atendimento.

    Creio que o erro estar em dizer que "Bastaria" para reabiliatar a confiança.

    Muitas vezes o usuario tem o ´problema resolvido, mas devido a demora ele ainda assim permanece com a confiança abalada.

  • Errado. um simples atraso pode ser crucial, já pensou se você passa em um concurso público e precisa de uma certidão atá determinado dia, o atendente por algum atraso não dar essa certidão na data certa e sua nomeação é tornada sem efeito, pois você não entregou todos os documentos, dias depois te ligam pra entregar a certidão, no mímimo você vai mandar o atendente ir pra China.

  • O erro está na palavra "bastaria".

  • ERRADO.

     

    Segundo o DECRETO 1.171 

     

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

     

    CAPÍTULO I

     

    Seção I

     

    Das Regras Deontológicas

     

    - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

     

    O atendente deve realmente cuidar para que o problema seja solucionado, mesmo fora do prazo, mas que não é o correto segundo o código de ética. Mas não há como garantir que isso bastará para que o usuário reabilite sua confiança no atendimento. É algo bem subjetivo e completo. 


ID
469117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O papel dos responsáveis pelo atendimento ao público é
importante no relacionamento da instituição com seus usuários.
O correto entendimento do significado de atendimento ao público
com qualidade contribui para a sua eficácia. Julgue os itens a
seguir, acerca da qualidade no atendimento ao público.

A segurança e o controle emocional apresentados na conduta do atendente são aspectos relevantes para a otimização da atividade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    CESPE já cobrou o tema em outra questão. Vejamos.

    Ano: 2010     Banca: CESPE     Órgão: DPU     Prova: Agente Administrativo
    No que se refere aos requisitos necessários ao profissional do atendimento ao público, assinale a opção correta.
    e) Caso não tenha desenvolvido habilidades de controle emocional, o atendente torna-se facilmente uma espécie de para-raios afetivo, captando as descargas emocionais dos clientes e entrando em sintonia com elas, quando as relações sociais do atendimento são envolvidas em situações de tensão e conflito com o público.
     


ID
469120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O papel dos responsáveis pelo atendimento ao público é
importante no relacionamento da instituição com seus usuários.
O correto entendimento do significado de atendimento ao público
com qualidade contribui para a sua eficácia. Julgue os itens a
seguir, acerca da qualidade no atendimento ao público.

O adequado tratamento ao usuário possibilita que este tenha uma imagem positiva da organização, condicionada, ainda, à obtenção do que deseja.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o erro dessa questão?

    Obrigada pela ajuda.

  • também gostaria de saber o erro.

  • "O adequado tratamento ao usuário possibilita que este tenha uma imagem positiva da organização, condicionada, ainda, à obtenção do que deseja."

    A até a primeira vírgula seria uma afirmativa correta, porém ao afirmar que a imagem positiva será condicionada AINDA ao fato de também ter obtenção do que o usuário deseja a torna incorreta, visto que  nem sempre o usuário irá obter o deseja e ainda sim pode ter boa imagem da organização, seja pelo atendimento, seja por entender que o que deseja não cabe aquela situação, etc.

  • Concordo com a Kelly

  • Obrigada Kelly. Vc foi d+++++++++

  • errado!!!!! oadequado tratamento okkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas nem sempre conseguimos o que desejamos.

    ex: ao chegar no orgão publico vc terá atendimento excelente, mas o documento do qual precisa é urgente, porém, requer muita burocarcia......

  • FUI EM DETERMINADA LOJA COMPRAR DETERMINADO PRODUTO. CHAGANDO LÁ FUI EXCELENTEMENTE ATENDIDO, PORÉM NÃO HAVIA O PRODUTO.


    ATENDIMENTO INADEQUADO?


    CLARO QUE NÃO!


    CONTINUAREI A TER UMA IMAGEM POSITIVA DA LOJA?

    SIMMMM!


ID
469123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O papel dos responsáveis pelo atendimento ao público é
importante no relacionamento da instituição com seus usuários.
O correto entendimento do significado de atendimento ao público
com qualidade contribui para a sua eficácia. Julgue os itens a
seguir, acerca da qualidade no atendimento ao público.

Um indicador da qualidade do atendimento é o grau de satisfação do usuário.

Alternativas
Comentários
  • O grau de satisfação do usuário externo pode ser medida através de uma Pesquisa de Satisfação. 

    O grau de satisfação do usuário interno pode ser medida através da Pesquisa de Clima Organizacional. 

  • 5 dos principais indicadores de desempenho para o atendimento ao cliente!

     

    Tempo Médio de Espera (TME)

    Esse indicador mede quanto tempo os clientes ficam na fila aguardando atendimento, seja em uma chamada de call center, em um contato pelo chat, pelas redes sociais ou por e-mail. O ideal é que o TME não seja muito grande, pois quanto mais seus clientes e possíveis clientes precisarem aguardar para serem atendidos, maiores as chances deles abandonarem a tentativa de contato e desistirem do seu serviço. Se for preciso diminuir o TME, uma solução é aumentar o número de atendentes da sua empresa.

     

    Tempo Médio de Atendimento (TMA)

    Esse indicador mede a duração média dos atendimentos realizados no call center. O ideal é que o TMA não seja nem muito grande — quando os atendentes acabam não sendo muito objetivos nas questões, mas também não tão curto — quando os atendentes oferecem informações insuficientes. Claro que, dependendo da complexidade do atendimento, algumas chamadas podem ser bem mais duradouras do que outras, por isso é importante acompanhar cada caso.

     

    Taxa de Abandono

    Os clientes estão desistindo do atendimento quando ficam na fila esperando? Isso pode ser um péssimo sinal. Esse indicador é diretamente relacionado com o TME, afinal, as pessoas nem sempre têm paciência para ficar muito tempo aguardando para serem atendidas, muitas nem ao menos têm tempo para isso. Por isso, se a taxa de abandono estiver grande no seu atendimento, é preciso fazer alguma coisa para baixar esse número, pois quanto menor ele for, melhor.

     

    Nível de Serviço

    Esse é mais um indicador relacionado com o Tempo Médio de Espera. Essa métrica serve para apontar como anda o nível do serviço oferecido por seu atendimento. Por exemplo, 80% das chamadas estão sendo atendidas em até 30 segundos. Isso está bom para o seu atendimento, ou precisa ser melhorado?

     

    Satisfação do Cliente

    Este é o indicador mais importante e engloba todos os demais, ou seja, é uma métrica primária. Além disso, o sucesso de uma empresa tem uma relação bem forte com a satisfação do cliente. Por isso, é essencial para a empresa, para os atendentes e gerentes estarem atentos aos feedbacks dados pelos clientes e até mesmo buscá-los, realizando pesquisas de satisfação.

  • A satisfação do cliente é o indicador mais importante e engloba todos os demais, ou seja, é uma métrica primária. Além disso, o sucesso de uma empresa tem uma relação bem forte com a satisfação do cliente. Por isso, é essencial para a empresa, para os atendentes e gerentes estarem atentos aos feedbacks dados pelos clientes e até mesmo buscá-los, realizando pesquisas de satisfação.

    GAB. CERTO.


ID
469126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O papel dos responsáveis pelo atendimento ao público é
importante no relacionamento da instituição com seus usuários.
O correto entendimento do significado de atendimento ao público
com qualidade contribui para a sua eficácia. Julgue os itens a
seguir, acerca da qualidade no atendimento ao público.

A atitude cortês contribui para diminuir a possibilidade de conflitos no atendimento.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Reparem que a banca foi cautelosa na expressão "possibilidade" de diminuição dos conflitos, pois estaria errado se afirmasse eliminar os conflitos.


ID
469135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

João tem como atribuição atender ao público,
fornecendo informações sobre o que lhe é solicitado. Em algumas
ocasiões, João irrita-se e entra em conflito com os usuários.
Nessas situações, o atendente justifica-se aos colegas,
argumentando que procede dessa forma devido a determinadas
atitudes da clientela atendida.

Em relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens
subseqüentes.

Uma maneira adequada de João lidar com o conflito é identificar quais são os fatos que provocam o comportamento tenso dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO


ID
469138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

João tem como atribuição atender ao público,
fornecendo informações sobre o que lhe é solicitado. Em algumas
ocasiões, João irrita-se e entra em conflito com os usuários.
Nessas situações, o atendente justifica-se aos colegas,
argumentando que procede dessa forma devido a determinadas
atitudes da clientela atendida.

Em relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens
subseqüentes.

Os conflitos podem apresentar aspectos positivos, caso façam com que as partes envolvidas aprendam a lidar com diferenças individuais.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta (para quem não é assinante).

  • Gab: C

    " O lado positivo dos conflitos nas organizações é que, quando resolvidos com base na razão e na natureza, a mobilização dos recursos e da energia entre as partes promove a busca criativa de soluções, eleva a habilidade das pessoas para o trabalho em equipe e, acima de tudo, estimula a confiança e o relacionamento entre as partes." 

    Apesar do texto de apoio ser um conflito entre o João e um cliente, o princípio de atuar com a razão para resolver os conflitos e buscar soluções criativas, torna esses conflitos em algo positivo.


    Espero ter ajudado, caso eu esteja equivocado, peço para os colegas a devida correção! 

    Bom estudo para todos!


    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/o-lado-positivo-dos-conflitos/30381 


ID
469141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

João tem como atribuição atender ao público,
fornecendo informações sobre o que lhe é solicitado. Em algumas
ocasiões, João irrita-se e entra em conflito com os usuários.
Nessas situações, o atendente justifica-se aos colegas,
argumentando que procede dessa forma devido a determinadas
atitudes da clientela atendida.

Em relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens
subseqüentes.

João poderia evitar os conflitos, caso desse razão aos usuários, mesmo em situações em que deles discorde, de modo a estabelecer contato simpático.

Alternativas
Comentários
  • No instante em que dou "razão ao usuário" , estabeleço um contato EMPATICO.


ID
469144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

João tem como atribuição atender ao público,
fornecendo informações sobre o que lhe é solicitado. Em algumas
ocasiões, João irrita-se e entra em conflito com os usuários.
Nessas situações, o atendente justifica-se aos colegas,
argumentando que procede dessa forma devido a determinadas
atitudes da clientela atendida.

Em relação à situação hipotética apresentada, julgue os itens
subseqüentes.

Quando os usuários utilizam-se de agressividade verbal, é facultado ao atendente agir da mesma forma para que se imponha o respeito necessário à situação de atendimento.

Alternativas
Comentários
  • Deveria huahuahuaahhuahuahu é cada uma que temos que escutar.....


  • Se isso acontecesse no banco, era cada "pau de briga" kkkkkkkk

  • O atendente deve manter a educação e o respeito ainda que não seja tratado dessa forma pelo usuário.


ID
474583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

As pessoas que atendem os usuários dos serviços públicos devem
estar em constante busca por melhoria dos seus desempenhos,
visando aperfeiçoar a qualidade do atendimento. Julgue os itens
a seguir, acerca da qualidade do atendimento ao público.

Para a qualidade no atendimento, é suficiente que o atendente saiba sobre o que o usuário reclama.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Os usuários reclamam, muitas vezes, sem saber exatamente do quê. O atendente precisa, claro, ouvir a reclamação, mas sobretudo, compreender a situação do usuário em relação àquilo que está sendo reclamado. Tipo... o camarada entra na oficina mecânica bradando que o carro parou no meio da rua por causa de um problema no motor. O atendente escuta... analisa as possibilidades, faz algumas perguntas, e rapidamente descobre que o carro está é sem gasolina! Ou seja, quem atende precisa conhecer muito bem do "negócio".
  • Não basta saber o que o usuário reclama, o atendente também tem que saber solucionar a situação.

    Resposta: Errado
  • Errado. Na questão diz que é SUFICIENTE que o atendente saiba sobre o que o usuário reclama, nesse caso errado.
    Porém, se a questão usasse a palavra NECESSÁRIO, estaria correto, pois é necessário o atendente descobrir sobre o que se trata o problema.


ID
493576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O servidor que atende, aquele que faz a mediação entre o serviço
público e o usuário, precisa estar preparado para o acolhimento
desse cidadão. Acerca de atendimento ao usuário e relações
humanas, julgue os itens subseqüentes.

A natureza de certas atividades tende a fazer com que o atendente ouça passivamente e atenha-se a procedimentos padronizados, sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário.

Alternativas
Comentários
  • ESSA MATÉRIA É MUITO IDIOTA.  CERTO OU ERRADO, DEPENDE DO QO QUE O CESPE "ACHA"
    NÃO MEDE CONHECIMENTO ALGUM.
  • De que mente torpe o Cespe tirou que essa afirmação é verdadeira?
  • Cara, eu não discordo de vc não, essa matéria é foda, ainda mais pelo cespe.
    Agora, nesta questão em especial, eu pensei nos atendentes de callcenters, como o da net: vc liga puto pra lá que sua internet caiu e vc precisa dela e blá, blá, blá... não importa o que você fale, vc pode ser mestre em TI, a atendente vai pedir para vc desligar o moldem da tomada por 15 secundos e ligar novamente. Logo, é um procedimento padronizado feito por ela sem compreensão adequada do que eu estou falando.

    "O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ"
  • Também concordo galera da onde que isso ta certo isso ofende princípios
    Alguem pode explicar ??
    "sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário."
  • bom.. apesar de que ESSE NÃO SEJA O COMPORTAMENTO ADEQUADO, ELE É REALIDADE EM ALGUMAS ATIVIDADES QUE EXIGEM AGILIDADE E PROCEDIMENTOS PADRÃO... A questão nao diz que esse é o comportamento correto, mas simplesmente afirma que algumas atividades exigem tanta agilidade no atendimento que acabam sendo realizadas dessa forma (atendo-se o atendente a procedimentos padronizados).

  • Questao Certa .!!!!!!
    Meu Deus  nos guia.... essa foi de lascar.
  • EXEMPLO PRATICO - ATENDENTES DE TELEMARKETING
    A natureza de certas atividades tende a fazer com que o atendente ouça passivamente e atenha-se a procedimentos padronizados, sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário.CORRETO
  • "A natureza de certas atividades tende a fazer com que o atendente ouça passivamente e atenha-se a procedimentos padronizados, sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário." Eu coloquei errado, mas agora percebi que no início da frase  diz: " A natureza de certas atividades..." Por isso está correto. O call center é um exemplo disso. Se fosse todas as atividades, obviamente estaria errada a questão.
  • Concordo que isso é uma realidade nos callcenters de hoje em dia, mas é ridiculo o CESPE dizer que o péssimo atendimento prestado é correto...

    Um bom atendimento deveria priorizar a compreensão da real necessidade do usuário para buscar a solução direta e objetiva e não havendo esta compreensão seriam feitos os procedimentos padrão..
  • Questão extremamente subjetiva. Procedimentos padrões devem ser aplicados após a compreensão da necessidade do usuário, caso contrário não faria sentido estabelecer estes procedimentos sem ter uma aplicação prática. O atendente nem sempre vai ter a melhor resposta para o usuário, por isso se faz necessária a compreensão de suas necessidades, para conseguinte, numa questão de "tentativa e erro", tentar supri-las.
  • O supremo do supremo.

    STC - Supremo Tribunal do Cespe.

    Vai entender !!!!!

  • HAHAHAHAHAHA essa questão é demais! O auge sem-noção do cespe!

  • Vou fingir que nem vi.

  • A gente é que não consegue estabelecer uma compreensão adequada para essas questões confusas :(

  • A natureza de certas atividades tende a fazer com que o atendente ouça passivamente e atenha-se a procedimentos padronizados, sem estabelecer uma compreensão adequada da necessidade do usuário. Resposta: Certo.

    O famoso call center! Nãaaaao senhorrrrr... Simmmm senhorrrrr....


ID
493579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O servidor que atende, aquele que faz a mediação entre o serviço
público e o usuário, precisa estar preparado para o acolhimento
desse cidadão. Acerca de atendimento ao usuário e relações
humanas, julgue os itens subseqüentes.

A prontidão no atendimento está relacionada à diversidade de público; no entanto, como as demandas não sofrem muitas variações, a forma como a informação será transmitida permanecerá a mesma.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA 

    Toda comunicação deve ser direcionada para um público que deseja ou necessita do produto ou serviço em questão.
    Esse público potencialmente consumidor é chamado público-alvo. Definir qual é esse público para o qual a comunicação deve ser dirigida é fundamental. É a partir dessa definição que são feitas as escolhas dos meios e veículos de comunicação mais adequados para transmitir a mensagem para esse público.
    http://comercial.redeglobo.com.br/informacoes_comerciais_manual_basico_de_midia/manual_basico_publico.php

  •  Questão errada.
    Presteza: obedece com prontidão.
    Facilidade de compreensão ou de execução de alguma coisa, não tem nada a ver com diversidade de público.



  • "Os serviços de atendimento ao público devem primar pelos interesses dos usuários no  ato da prestação dos serviços, sendo que, são eles os usuários ou clientes, a razão de  existência da empresa bem como também da empregabilidade do servidor para o suprimento das necessidades dos usuários dos serviços".  Assim, entende-se que as demandas sofrerão sim, alterações, conforme o público que vem buscando determinado serviço, mesmo no setor público,  a organização irá sofrer adaptações em buscar de serviços eficazes, que atenda as necessidades do cliente/cidadão.


ID
522418
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Durante o desempenho de suas atribuições, o servidor público muitas vezes precisa atender diretamente o cidadão. Na relação direta com o indivíduo que está sendo atendido, o servidor responsável pelo atendimento deve observar uma série de requisitos para desempenhar de forma correta seu trabalho. Qual das opções listadas a seguir corresponde a um desses requisitos?

Alternativas
Comentários
  • a) Ouvir o cidadão.
    b) Usar palavras inadequadas. 
    c) Agir cordialmente, com sem sarcasmo e prepotência.
    d) Não discutir com quem está sendo atendido, ter empatia
    e) Não apresentar aparência desleixada, passar segurança ao público.
  • Letra a) esta correta um atendente sempre dever ouvir o cidadão e enteder o que ele pede ou falar e responder da melhor forma possivel.
  • Observação:

    Usar palavras adequadas.
  • Essa não tem como errar, é só usar a lógica!
  • Essa prova era pra nivel fundamental?! tsc tsc tsc
  • kkkkkkkkkkkkkkkk, rapaz, essas questões não são verdadeiras. 

  • DIFÍCIL DEMAIS!!! KKKKKK

  • Isso só pode ser sacanagem. E não cai uma porreta dessa nas minhas provas!

  • Assim não consegue eliminar um candidato.

  • Que questão ridícula! 

  • Interessante que as questões desse assunto são ditas como ridículas. Porém, na prática, elas acontecem, e muito!! Contraditório né?

  • Pra errar esta questão é preciso o cara ter 100kg de burrice pura e concentrada. 

  • Ser cordial!!!

  • acertos: 99% (1871)


ID
600592
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Postura de atendimento é o tratamento dispensado às pessoas. Está relacionado ao funcionário em si, com as suas atitudes e o seu modo de agir com quem está sendo atendido naquele momento. Para bem atender, o profissional deverá

Alternativas
Comentários
  • Correta letra "A".
  •  a) sempre compreender e atender as necessidades de quem está sendo atendido e fazer o correto encaminhamento das questões levantadas.

    Para bem atender, o profissional deverá:
    1. compreender e atender as necessidades do atendido.
    2. Encaminhar corretamente as questões levantadas.
  • Essa letra A tem outras interpretações e a meu ver. "Sempre compreender e atender as necessidades de quem está sendo atendido'? Independente de qual o resultado alcançado com essa postura. Muito subjetivo. 

  • Também considero muito subjetiva a alternativa A, pois não acredito que o profissional deverá "sempre compreender e atender as necessidades de quem está sendo atendido".

    Acredito sim que o profissional deverá fazer o possível para ajudar o cliente / usuário, mas nem sempre ele ira compreender e atender as suas necessidades.

  • Minha gente,é claro que na prática o vendedor nem sempre vai compreender e atender as necessidades do cliente,pois este não estará sempre certo.Mas entendam que aqui é PROVA e não PRÁTICA,portanto se querem passar,é importante saber separar.Acredito que o professor de atendimento de vocês já devem ter dito isso a vocês,essa questão prova que eles têm razão.

  • O que me quebrou foi a palavra "sempre".

  • Igreja Universal

    Os homens e as mulheres deverão sempre estar com os cabelos curtos.


  • Este "sempre" quebrou minhas pernas.

  • Os homens e as mulheres deverão sempre estar com os cabelos curtos. Rs

  • Para bem atender, o profissional deverá:
    1. compreender e atender as necessidades do atendido.
    2. Encaminhar corretamente as questões levantadas.

    Resposta: A


ID
640696
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Poço Redondo - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Sobre a qualidade no atendimento ao público, no que diz respeito a formas de atender, é INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • O cliente não quer nem saber da vida do funcionário que o atende, que mais é que se lasque....

  • O cliente não se interessa pela vida pessoal do funcionário. Ele tem pressa: O atendimento deve ser feito com rapidez e presteza.

    GAB:D.


ID
701776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em uma palestra para bancários de todo o país, um especialista em marketing enumerou uma série de características identificáveis em profissionais.

Duas das características que favorecem o trabalho em equipe e que devem constar do perfil de um bom profissional de atendimento são

Alternativas
Comentários
  • liderança e conhecimento de mercado

    liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. Liderar , de uma forma bem clara ,pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe ,para que se atinja os objetivos propostos pela organização.

    Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.

  • d) liderança e conhecimento de mercado
    No desempenho de suas atividades em equipe, o bom profissional da área de atendimento deve ter liderança e conhecimento de mercado.
  • Para um bom profissional de vendas consiga o seu objetivo que é a venda

    1 tem que ter liderança

    2 tem que saber o que esta vendendo, qual é o seu consumidor.
  • Acredito que perseverança e ambição em alcançar um objetivo em comum também motivam uma equipe...
  • "A resposta é a letra (D), única opção que reúne duas características positivas de um profissional no ambiente de trabalho. O item ambição na letra (A) é negativo, o item Individualismo no item (B) também não é positivo no ambiente de trabalho, assim como centralização de tarefas (C), e a letra (E) juntou logo duas características negativas, já citadas anteriormente." - Prof. Janones
    Fonte: http://janones.blogspot.com.br/2012/03/comentarios-e-resolucao-da-prova-de.html

    Foco e Perseverança!
  • Para um trabalho ser em equipe não tem como todos serem lideres.

    Um profissional sem ambição não tem motivação para vender.

    Estas palavras bonitas encontradas nos livros são muito diferentes da realidade...

    É muita hipocrisia!!!

  • acertei a questão.. mas fiquei com uma pulga atrás da orelha..

    o que me deixa na dúvida é que.. ambição.. desde que seja saudável, todo mundo tem q ter.. se não a gente não cresceria....

  • Ambição acaba se tratando de um sentimento individual quando se refere a trabalho em equipe.

  • Referente aos comentários : Temos que levar em consideração que muitos aspectos considerados "padrões" que vivenciamos no dia a dia não são relevantes quando se comparado a teoria . a banca não cobra o que nós achamos , e sim o que a "Teoria" diz respeito .

  • O trabalho em equipe exige liderança, para melhor organizar a equipe e as atividades, bem como o conhecimento de mercado, pois a equipe precisa ter conhecimento para tomar decisões, elaborar planos de vendas, atendimento, dentre outros.

  • Por eliminação seria letra a, b,  ficaria apenas letras c, d     Levando em consideração que o conhecimento de mercado é indispensável seria letra D 

  • ENUNCIADO A QUESTÃO FALA SOBRE TRABALHO EM EQUIPE

    A )FALSA POR CAUSA DA AMBIÇÃO


    B) FALSA POR CAUSA DO INDIVIDUALISMO

    C )FALSA POR CAUSA DA CENTRALIZAÇÃO DE TAREFAS

    E) todas erradas

  • QUESTÃO CONFUSA! Mesmo acertando, fiquem entre a letra D

    OBS: Caso você não tenha ambição, jamais será um líder e vice verso. Se é que fui claro. 

  • O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer. (Abraham Lincoln)

    Você consegue!


ID
701800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O gerente do Banco W é acusado por uma cliente de descumprir a norma quanto à prioridade no atendimento.

Nesse caso, nos termos da lei, como sanção, é possível a aplicação de pena sob forma de

Alternativas
Comentários
  • a) advertência
  • assunto não é mais cobrado no concurso do BB

  • O comentário do Walter Prestes sanou minha dúvida. Fiquei na dúvida entre A e D, pois pensei "O ideal seria a reeducação, mas aposto que por uma questão de custos só seria advertência". Mas quando ele explicou que reeducação não é pena (o que a questão deixa claro), morre a dúvida.

  • multa de 100% haha

  •  

    A Lei nº 10.048 de 08/11/2000, dispõe acerca "Da prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providencias.

    Art. 1o  As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

    [...]

    Art. 6o A infração ao disposto nesta Lei sujeitará os responsáveis:

    [...]

    III – no caso das instituições financeiras, às penalidades previstas no art. 44, incisos I, II e III, da Lei no 4.595, de 31 de dezembro de 1964 [...]

    Lei no 4.595, de 31/12/1964:

     Art. 44. As infrações aos dispositivos desta lei sujeitam as instituições financeiras, seus diretores, membros de conselhos administrativos, fiscais e semelhantes, e gerentes, às seguintes penalidades, sem prejuízo de outras estabelecidas na legislação vigente:

            I - Advertência.

            II - Multa pecuniária variável.

            III - Suspensão do exercício de cargos.

            IV - Inabilitação temporária ou permanente para o exercício de cargos de direção na administração ou gerência em instituições financeiras.

            V - Cassação da autorização de funcionamento das instituições financeiras públicas, exceto as federais, ou privadas.

            VI - Detenção, nos termos do § 7º, deste artigo.

            VII - Reclusão, nos termos dos artigos 34 e 38, desta lei.

            § 1ºA pena de advertência será aplicada pela inobservância das disposições constantes da legislação em vigor, ressalvadas as sanções nela previstas, sendo cabível também nos casos de fornecimento de informações inexatas, de escrituração mantida em atraso ou processada em desacordo com as normas expedidas de conformidade com o art. 4º, inciso XII, desta lei.

     

  • Faça poucas coisas nota 10 em vez de muitas nota 6. (Hernan Kazah)

    A vaga é nossa!

  • A pena é branda. Já viu rico se fuder no Brasil? Gab. A


ID
703507
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Dentre os requisitos das pessoas que atendem ao público nas organizações, está a predisposição para

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    b) bom atendimento, conhecer o que fazem, gostar de lidar com pessoas, ser educadas e corteses e saber negociar.
  • De acordo com Edmundo Brandão Dantas, as pessoas que atendem não podem ser pessoas despreparadas. Devem ser predispostas ao bom atendimento, conhecer o que fazem, gostar de lidar com pessoas, ser educada e corteses e, principalmente, saber negociar. O ato do atendimento é constante exercício de negociação.



  • várias outras caracteristicas são louváveis, porém não está relacionada com o atendimento ao público.
  • vc tirar a opição vender tudo fica mais claro,pois na administração a não ser que vc seje o responsável por uma licitação na modalidade leilão vc não precisará vender nada.

  • A retirada da opção "vender" faz com que tudo fique mais claro, pois, na administração, a não ser que você seja o responsável por uma licitação na modalidade leilão, não há a necessidade de se vender nada. 

  • De acordo com Edmundo Brandão Dantas, as pessoas que atendem não podem ser pessoas despreparadas. Devem ser predispostas ao bom atendimento, conhecer o que fazem, gostar de lidar com pessoas, ser educada e corteses e, principalmente, saber negociar. O ato do atendimento é constante exercício de negociação.


ID
706186
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Nas situações de atendimento, devido a atitudes grosseiras e poucos sensíveis, é comum ocorrer mal-estar entre atendentes e clientes. Para evitar tais situações, o atendente deve

Alternativas
Comentários
  • tá de brincadeira né

  • Não vejo a menor necessidade dessa disciplina em concursos. Questões babacas que não medem conhecimentos. 

  • kkkkk, a correta e a letra E

     

     

  • GABARITO: B


ID
710767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O nível de satisfação dos correntistas de uma agência bancária será alto quando o serviço oferecido estiver de acordo com a(s)

Alternativas
Comentários
  • * Cliente insatisfeito, significa que o desempenho do produto não alcançou as expectativas.

    * Cliente satisfeito, tem-se quando o desempenho do produto alcança as expectativas.

    * Cliente altamente satisfeito (encantado), o produto superou as expectativas.

    Resposta : E
  • e) expectativas dos clientes

    Quando a agência bancária  atende às expectativas dos clientes, isto gerará um alto grau de satisfação nos correntistas.
  • NÃO PODIA SER MAIS FÁCIL

  • e se o correntista for um eterno insatisfeito? nao acho esse parametro confiavel para medir qualidade de servico...

  • Cliente satisfeito significa trabalho bem feito!

  • O nível de satisfação é alto quando suas expectativas foram atingidas ou superadas.

  • Achei a questão ruim, por que satisfação ALTA se da quando as expectativas do cliente são SUPERADAS, e não quando o serviço estiver DE ACORDO com a expectativa do cliente.

  • Cliente altamente satisfeito..... teve suas expectativas superadas!

  • Cliente insatisfeito = expectativa não atendida

    Cliente satisfeito = expectativa atendida

    Cliente encantado = expectativa superada

  •  

    A satisfação plena de um cliente está diretamente vinculada aos produtos/ serviços que atenda suas expectativas.

     

    É necessário entender a expectativa de um cliente durante uma conversa. Por isso, tenha em mente que o cliente sempre quer ser ouvido até o fim.

     

    Uma vez motivado por uma causa, todo cliente quer ter seu problema registrado até o final. Em alguns momentos haverá consumidores com perguntas específicas e diretas, em outras, pessoas que querem contextualizar o problema para só então pedir uma solução da sua empresa. Neste caso, escutar (e anotar) cada informação, por mais irrelevante que seja, ajuda a manter uma maior aproximação entre empresa x cliente

  • Mencionou-se satisfação, lembrar-nos que se refere a relação benefício X expectativa.

  • Transformar ideias em projetos e estes em ações é para pessoas empreendedoras. Se não o fizer, alguém o fará e você passará a ser um mero expectador do sucesso. (Roberto Rabello)

    A vaga é nossa!


ID
753511
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Para o atendimento ao público ser considerado ideal ou próximo ao ideal, existem regras, que inclusive no caso brasileiro, têm Decreto e Lei regularizando ou estabelecendo regras mínimas.

Um atendente deve estar à disposição do consumidor em até

Alternativas
Comentários
  • REGRAS DO ATENDIMENTO - RESUMO
      Um atendente deve estar à disposição do consumidor em até 60 segundos, se ele assim solicitar (Art. 10 do Decreto 6.523/08.  Ressalvados os casos de reclamação e de cancelamento de serviços, o SAC garantirá a transferência imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, caso o primeiro atendente não tenha essa atribuição. § 1o  A transferência dessa ligação será efetivada em até sessenta segundos. )
      O número de protocolo será informado no início do atendimento
      O atendente deve ser capacitado para realizar um atendimento eficiente 
      Caso seja necessária nova ligação, o consumidor deverá receber um novo número de protocolo
      É proibido solicitar a repetição da demanda do consumidor após seu registro pelo primeiro atendente 
      O consumidor pode solicitar informações sobre os atendimentos anteriores e pedir gravações das ligações 
      As queixas serão resolvidas no prazo máximo de 5 dias úteis a contar do registro (ATENÇÃO para esse prazo, ele também costuma cair)
      Ressalvados os casos de reclamação e de cancelamento de serviços, o SAC garantirá a transferência imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, caso o primeiro atendente não tenha essa atribuição 
      O SAC obedecerá aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e cordialidade.
    Fonte: Decreto 6523/08 , que fixa normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC
  • Alguém sabe como isso veio especificado no Edital? Veio mencionado o Decreto? Nunca vi esse decreto cair em concurso nenhum, já o assunto sim, porém bem genérico.
  • Segundo o Decreto 6.523/08 (vou corrigir o colega M.S.)

    Presidência da República
    Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    DECRETO Nº 6.523, DE 31 DE JULHO DE 2008.

    Vigência

    Regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC.

    CAPÍTULO III

    DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO

    Art. 8o  O SAC obedecerá aos princípios da dignidade, boa-fé, transparência, eficiência, eficácia, celeridade e cordialidade. 

    Art. 9o  O atendente, para exercer suas funções no SAC, deve ser capacitado com as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara. 

    Art. 10.  Ressalvados os casos de reclamação e de cancelamento de serviços, o SAC garantirá a transferência imediata ao setor competente para atendimento definitivo da demanda, caso o primeiro atendente não tenha essa atribuição. 

    § 1o  A transferência dessa ligação será efetivada em até sessenta segundos. 

    § 2o  Nos casos de reclamação e cancelamento de serviço, não será admitida a transferência da ligação, devendo todos os atendentes possuir atribuições para executar essas funções. 

     ...

    Portanto, a reposta correta é a LETRA D. Contudo, a banca disse que a resposta correta é a letra E, se não estou enganado. Mas, como pode se ver, ela está equivocada. 

     

  • Coisa mais esquisita . Nunca vi alguém chegar no atendente e falar : Viu , quero que você me atenda em 60 segundos .

  • Quem nunca ouviu: "um minuto, por favor" hahaah


ID
803290
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Quanto aos aspectos da qualidade percebida pelos clientes na prestação de serviços, àquela ligada às habilidades e conhecimentos para a execução dos serviços e relacionada com as necessidades técnicas dos clientes, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Competência: refere-se a habilidade e ao conhecimento do fornecedor para executar o serviço, relacionando-se às necessidades “técnicas” dos consumidores. Importante para serviços profissionais, nos quais o cliente procura uma capacitação da qual não dispõe;

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE; http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1998_ART123.pdf

  • ALTERNATIVA A: Há uma diferença entre custo para o fornecedor e preço pago pelo cliente. Os aspectos de custo dizem mais respeito à operação do prestador de serviço. Uma empresa pode até ter uma estratégia de diferenciação ou liderança em custo, mas a percepção do cliente está atrelado ao item preço.

    ALTERNATIVA B: A consistência é a capacidade do fornecedor em atender aos requisitos do cliente de forma constante como prazos de entrega, cumprimento de condições comerciais ou quaisquer níveis de desempenho operacionais planejados e esperados pelo cliente.

    ALTERNATIVA C: Flexibilidade é a capacidade da empresa prestadora do serviço em se adequar às necessidades do cliente, quanto a pedidos especiais, de urgência, alteração nos tamanhos dos lotes de entrega padrão e disponibilidade especial para horários de coleta e entrega customizados.

    ALTERNATIVA D (CORRETA): As competências podem ser expressas pelo conjunto de conhecimentos (saber teórico), habilidade (prática adquirida na atividade) e atitude (predisposição a realizar o trabalho). A competência é, portanto, a capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades.

    ALTERNATIVA E: O conhecimento é apenas um dos componentes do atributo “competência”, estando, portanto, a resposta incompleta.

    Fonte: https://www.editora2b.com.br/blog/administrador-e-se-a-prova-fosse-hoje-confira-a-resposta-15


ID
812377
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as assertivas e marque a resposta CORRETA. O bom atendimento deve envolver uma interação multivariável eficiente entre os seguintes elementos:


I. Aparência das instalações, do pessoal, dos equipamentos e dos recursos de comunicação;


II. Disposição para servir, ou "prestatividade" aos clientes/cidadãos;


III. Segurança, evidenciada pelo conhecimento e domínio completos do serviço por parte dos servidores/colaboradores e habilidade em proporcionar um clima de confiança nos clientes/cidadãos;


IV. Personalização, ou customização que ocorre quando o órgão prestador dos serviços proporcionar um atendimento tal que identifica os clientes/cidadãos como pessoas;

Alternativas
Comentários
  • Todas as assertivas são verdadeiras. Presteza e atendimento personalizado são de fundamentais importância no trato com o público.


ID
812380
Banca
COPESE - UFT
Órgão
DPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Relativamente à técnica de atendimento ao público ao telefone é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Expressoes do tipo "um minutinho" e "um instantinho" dao a impressao q vc esta oferecendo "um servicinho"


  • Não concordo com o gabarito... devem ser evitadas expressões no diminutivo!

  • Nos falamos  assim no diminuitivo,,,,,,, mas na empresa é errado, na teoria diz isso, mas não explica de forma que podemos entender de primeira....Até não podemos falar assim, meu amor, minha amiga, amoré para o cliente mesmo aquele cliente fiel.....

  • não concordo mesmo com a resposta, nada a ver. deve ser revisto isso ai...

  • também não concordo com essa resposta, onde que a letra "b" é incorreta?

  • Relativamente à técnica de atendimento ao público ao telefone é correto afirmar, EXCETO:


    c) Se for necessário algum tempo para transferir a ligação ou obter uma informação para responder ao cliente/cidadão use expressões "espere um minutinho" ou "um instantinho" 

    Eu acho que está devidamente correta, pois perguntou exceto...


  • Angelica,

    A questão pede a errada.

    Andrea,

    No atendimento não é permitido utilizar palavras no diminutivo.



  • não pode falar expressões no diminuitivo para o cliente, mesmo se vc estiver falando com uma criança

  • O pessoal não se atentou ao EXCETO, muita gente perde questão por isso!

    Gabarito: Letra C - Nada de expressões no diminutivo.

  • acho q fui a unica pessoa q errou essa questão

  • Questões como "EXCETO" não é de Deus. Hahaha 

    ficamos tao empolgados em responder a pergunta (pois é fácil) que acabamos descendo o dedo na primeira alternativa correta, que no caso, a questão pede a incorreta. Quem nunca? 

     

    Bons estudos!

  • Evita-se os diminutivos! Resposta: C


ID
832249
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Assinale a alternativa que concentra ações de etiqueta ao telefone:

Alternativas
Comentários
  • Empregar tratamento formal senhor(a);
    Atender prontamente quando tocar, três toques é o máximo;
    Não fornecer informações não autorizadas.
  • Não é possível atender ligações paralelas,  tratamento informal e conversas pessoais jamais, pessoas em reunião não podem atender ligações, ser irritante não é solução pra acalmar uma pessoa.
  • Atender ligações paralelas é etiqueta ao telefone ? rs

  • B é o nosso gabarito, diria Rennó.

    Empregar tratamento formal senhor(a); atender prontamente quando tocar, três toques é o máximo; não fornecer informações não autorizadas.

  • Só o Joseph Climber atende ligações paralelas.


ID
832996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a trabalho em equipe.

A empatia é um sentimento de afinidade e de cortesia que, nas relações humanas, é essencial para garantir um bom atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito definitivo foi C.

    Justificativa da banca:

    "De fato, a empatia é um sentimento de afinidade e de cortesia que, nas relações humanas, é essencial para garantir um bom atendimento ao público."
  • Só falta a equipe QC corrigir o gabarito.
    Me assustei quando gabarito errado.
  • GABARITO DEFINITIVO DO CESPE:

    Questão 105 da prova de técnico

    Gabarito preliminar era "E"
    O CESPE deferiu a alteração para "C"

    Com o seguinte comentário:
    De fato, a empatia é um sentimento de afinidade e de cortesia que, nas relações humanas, é essencial para garantir um bom atendimento ao público.

     
  • Apenas complementando, segue fragmento de texto do curso EAD do Senado Federal sobre Qualidade no Atendimento:
    (...)podemos nos orientar por algumas ações que imprimem qualidade ao atendimento, tais como:
    • identificar as necessidades dos usuários;
    • cuidar da comunicação (verbal e escrita);
    • evitar informações conflitantes;
    • atenuar a burocracia;
    • cumprir prazos e horários;
    • desenvolver produtos e/ou serviços de qualidade;
    • divulgar os diferenciais da organização;
    • imprimir qualidade à relação atendente/usuário;
    fazer uso da empatia;
    • analisar as reclamações;
    • acatar as boas sugestões;
    • surpreender (encantar) os usuários.
    Essas ações estão relacionadas a indicadores que podem ser percebidos e avaliados de forma positiva pelos usuários, entre eles: competência, presteza, cortesia, paciência, respeito.
    Por outro lado, arrogância, desonestidade, impaciência, desrespeito, imposição de normas ou exibição de poder tornam o atendente intolerável, na percepção dos usuários. (....)

    http://www.senado.gov.br/ead/Conteudo/EXCATE/aula3modulo1txt3.asp?COD_ATOR=&COD_CURSO=21&COD_MATRICULA=

  •  JULIANA A. CUNHA, tome cuidado com essa sua afirmacao. Pelo raciocinio logico, ao inves de avaliar apenas a proposicao na forma afirmativa, experimente por um "nao" na frente do garantir. Ai sim, se antes estava horrivel com um nao na frente fica totalmente descabido e absurdamente sem nexo.

    Coloquei a letra C e fiquei assustado quando vi que estava Errada, ainda bem que foi corrigida pela banca.
  • resposta correta, falta o QC corrigir a resposta; e peço que seja logo, pois está causando dúvida aos usuários.
     

  • Ridículo esse gabarito, desde quando eu preciso me identificar com alguém para atender-lhe bem? Um absurdo, é só lembrar de um dos princípios do Direito Brasileiro: Impessoalidade! Quer dizer que por exemplo um juiz para realizar uma boa prestação jurisdicional precisa de empatia no relacionamento com o público? aff... essa doeu no fígado!
  • Com todo respeito,mas o colega quer comparar qualquer  atendimento com  prestação jurisdicional, por mais que tenha os princípios em momento algum a empatia os infringe.
    Não podemos esquecer que buscamos atingir o modelo Gerencial, e quando servidores devemos ver todos cidadãos com Clientes-cidadãos.
    Daí que alguns procedimentos mais parecidos com as empresas privadas (apesar delas, aqui no Brasil, não serem um bom exemplo rsrs)..  Mas nada que infrinja a legalidade ou moralidade 
    ex:
    Empatia = se vc perceber que pessoa não sabe ler, leia para ela.
    Se é um idosos, não só fale, mas escreva as informações necessárias ,como documentos que ele ira necessitar trazer na próxima vez , sei lá ...
    pequenas coisas que não atinge impessoalidade, mas que garantem o bom atendimento !!!
     
    Se colocar no lugar do outro não tratar com regalias, e trata-lo como merece,como vc queria ser tratado se estivesse no lugar dele !
  • Ridículo e que dói nos rins é ver gente que estuda direito querer responder questão de administração baseado em direito administrativo!
    A questão não tá pedindo teoria do direito nem lei, está pedindo teoria da administração. E, sim, na teoria da administração, quando se fala em relações humanas mais modernas, a empatia é ESSENCIAL. O juiz precisa? SIM!!! Pois ele tem de se colocar, por exemplo, no lugar das partes, como, por exemplo, ver que um é um semi-analfabeto que mal sabe como se chama enquanto o outro alguém que está agindo de má fé. Isso se faz pelo uso da empatia (a qual traduzimos vulgarmente como "colocar-se no lugar do outro").
  • É cada aventureiro que me aparece...
  • CERTO.
    Empatia também pode ser entendida como compreender o comportamento de cada um, com suas peculiaridades.
  • Reconhecer emoções nos outros: Empatia.

    Colocar-se no lugar do outro, mediante sentimentos e situações vivenciadas.

     “Sentir com o outro é envolver-se”. A empatia leva ao envolvimento, ao altruísmo e a piedade. Ver as coisas da perspectiva dos outros quebra estereótipos tendenciosos e assim leva a tolerância e a aceitação das diferenças. A empatia é um ato de compreensão tão seguro quanto à apreensão do sentido das palavras contidas numa página impressa.

    A empatia é o primeiro inibidor da crueldade humana: reprimir a inclinação natural de sentir com o outro nos faz tratar o outro como um objeto.

    O ser humano é capaz de encobrir intencionalmente a empatia, é capaz de fechar os olhos e os ouvidos aos apelos dos outros.Suprimir essa inclinação natural de sentir com outro desencadeia a crueldade.

    Empatia implica certo grau de compartilhamento emocional - um pré-requisito para realmente compreender o mundo interior do outro.

    Professora Andréia Ribas


  •      Presume-se que atendimento ao público é muito mais do que fornecer documentos ou  encaminhar pessoas, é entender o usuário, agir com presteza e segurança nas informações em  um ambiente agradável e organizado a fim de suprir os anseios dos usuários dos serviços.    

            Segundo Godri (1994, p.59) “Atendimento é sinônimo de empatia e atenção.”cliente deve ser tratado com prioridade, deve ser ouvido, acompanhado, tratado preferencialmente pelo nome e, acima de tudo, com respeito às suas decisões e opiniões. 


    Fonte: http://www.convibra.com.br/upload/paper/adm/adm_3104.pdf

  • Empatia é um conceito-chave no desenvolvimento de relacionamentos. 

    O termo empatia foi utilizado pela primeira vez pelo psicólogo E.B. Titchener. 

    Origina-se do termo grego empátheia, que significar "entrar no sentimento"

    Ela pode ser definida como a habilidade de identificar e reconhecer  a condição de outra pessoa, seus sentimentos e motivos.


    Fonte: Apostila Vestcon

  • Só acho que dizer que a empatia é suficiente para GARANTIR um bom atendimento é uma afirmação duvidosa uma vez que existem outras variáveis necessárias. 

  • Forças que Impulsionam o trabalho em equipe: Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem o trabalho em equipe: Vaidade Apatia Dependência Timidez Manipulação “LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS” – O TRABALHO PERSISTENTE VENCE TUDO
  • Essa "afinidade" deixou a questão meio dúbia.

  • Empatia é colocar-se no lugar do outro entendendo seus anseios, sentimentos e emoções, para assim melhor atendê-lo. Afinidade e cortesia tem a ver com cortesia.

  • Garantir um bom atendimento?

  • Empatia: se vc compreender/entender o que a outra pessoa necessita, vc tem grande chances de garantir um bom atendimento e ajudando no que o cliente necessita

    entendeu?

    bj

  • Acredito que sem empatia não é possível realizar um bom atendimento. Posso solucionar o problema do cliente/usuário mas a percepção dele pelo me atendimento realizado sem empatia não será bom. 

    As questões do CESPE são dúbias mesmo, só treinando para conseguir entender o que ele quer com as questões que elabora. 
    Na FCC provavelmente essa questão estaria errada.

    Gabarito: certo

  • "Empatia" não tem nada a ver com o que diz o enunciado. Empatia é você se colocar no lugar de outra pessoa para tentar entender como ele/ela se sente. 

  • eu respondo certo mas acho isso tudo besteira, um caixa eletronico faz oq eu preciso e eu fico muito feliz no final apesar de ele nem me dar uma piscadinha. 

  • Por favor QC, coloquem um avaliador oposto ao "joinha", mãozinha para baixo. Afinal, vamos democratizar as avaliações.

    Fica a dica que inclusive poderia servir a uma consulta futura de avaliação das bancas.

  • A empatia é um sentimento de afinidade e de cortesia que, nas relações humanas, é essencial para garantir um bom atendimento ao público.

     

    Essa é aquele tipo de questão que faz a gente lembrar do comecinho do estudo para concurso. Sempre tem um professor que fala para ver se a questão está "mais certa ou mais errada" hehehehehhee

    Caso dessa questão, afinidade realmente coloca em duvida a questão,mas o restante dela é bem coerente.

  • Indico a leitura de um artigo científico "Inventário de Empatia (IE)", basta digitar no google para achar. 

    Nesse artigo podemos analisar que empatia possui alguns significados e que a literatura recente tem considerado a empatia como um construto multidimensional, abrangendo componentes cognitivos, afetivos e comportamentais. 

    Boa Leitura e bons estudos!

     

  • discordo completamente do gabarito. os colegas acima tem razão nas suas respectivas explicações.


ID
872182
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em uma palestra de treinamento de colaboradores de um banco, o palestrante discorre sobre os fatores que influenciam na experiência dos clientes para com os serviços prestados pelo banco. No entanto, ao longo de sua exposição, ele comete um equívoco e enumera um fator que nada tem a ver com a influência sobre a experiência dos clientes. O fator mencionado ERRONEAMENTE é

Alternativas
Comentários
  • c) o clima organizacional da empresa prestadora do serviço.
    O clima organizacional é um fator que tem a ver com os funcionários, colaboradores, gestores da empresa e os processos internos organizacionais.
  • ok, mas o clima também contribui positiva ou negativamente para a experiência do cliente sim. Um clima organizacional marcao pela insatisfação por exemplo, vai refletir na qualidade do serviço. Essa questão pode gerar polêmica.
  • Concordo com você, Patrícia.  A aparente organização de uma empresa gera, também, confiança ao cliente.
  • Gabarito: E

    O clima organizacional é um fator interno, portanto não interfere na experiência dos clientes para com os serviços prestado pelo banco
  • “clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que: é percebida ou experimentada pelos membros da organização; e influencia o seu comportamento.” CHIAVENATO (1989, p. 55)

    acredito que a intenção da banca era pedir o fator que não tem influência direta sobre a experiência dos clientes

    ao invés disso ela pediu o fator  "que nada tem a ver com a influência sobre a experiência dos clientes"

  • O cliente é influenciado pelo atendimento, pela localização, pelo desempenho e pela opinião dos demais clientes. O clima organizacional de qualquer empresa é quase que invisível para o cliente. Se houver influencia, é muito pequena. As demais se sobressaem.
  • O clima organizacional é percebido inderetamente pelo cliente. Ele exerce influência direta na organização e funcionários. Se o clima é ruim, o cliente vai percebê-lo pelas atitudes do funcionário que o atendeu, por exemplo.
  • Discordo da Patrícia e do José. A questão está mais relacionada à Cultura Organizacional. Estes são divididos em vísiveis e invisíveis. No caso o clima é fator implícito (como as pessoas dentro da empresa enxergam a empresa). Os demais itens mencionados são todos fatores visíveis (os artefatos), incluíndo ai a opinião dos outros clientes. 
  • O clima organizacional da empresa contratada para ministrar referido treinamento aos colabores do banco, em nada tem a ver com a empresa contratante, no caso o Banco.
  • Achei essa questão muito mal formulada pois o clima organizacional de uma empresa (chamado de Endomarketing) influencia e muito em todo o atendimento aos seus clientes (externos) pois o primeiro cliente de uma empresa são seus funcionários, que se felizes, logo temos clientes satisfeitos, encantados. 
  • Pra mim esta questão caberia recurso. O comando foi mal formulado.

  • Concordo tatiane.

  • eu fui por eliminação e acertei a questão.

  • Essa questão abrange o tema de cultura organizacional. Dentro da cultura organizacional, o clima organizacional se encaixa no nível 3 de apresentação, que são os pressupostos básicos. Esse é o nível mais invisível da organização, onde não será, de acordo com este, perceptível pelo cliente. Logo, se não é visível pelo mesmo, não o influencia. 

  • Questão mal formulada. Teoricamente, o clima organizacional é sim um  fator interno. Porém, na prática ele influencia, e muito, o desempenho  do atendimento. Logo influencia na percepção passada ao cliente, na  sua experiência. 

    Basta termos em mente, sermos atendidos em um banco, por uma pessoa que não se acerta com seus colegas de trabalho, com  sua chefia, uma pessoa totalmente desmotivada. O atendimento será ruim.

    Logo, o clima  organizacional, INFLUENCIA SIM a experiência do cliente para com os serviços.

  • As queixas dos colegas a seguir têm seu sentido, entretanto, o clima organizacional afeta bem menos os clientes do que imaginamos. As empresas se empenham que o desempenho dos prestadores de serviço e o atendimento sejam capazes de ocultar quaisquer falhas de caráter ou emocionais de seus funcionários apesar de quaisquer desgostos deles com a empresa. Por exemplo, a Apple costuma ser muito bem vista por seus clientes, que se sentem muito satisfeitos com os produtos de custo elevado e seus serviços considerados de qualidade. Mas suas linhas de montagem na China são um verdadeiro inferno na Terra, levando muitos de seus funcionários ao suicídio. Isto passa quase desapercebido pelos clientes, e as vezes é até mesmo motivo de chacota ou piadas do tipo "a, todas as outras são iguais", como se isso justificasse. Em fim, cliente satisfeito e ignorante sobre as práticas da empresa é um cliente que não reclama.

  • Reafirmo o que o amigo José Conde disse: É uma pegadinha, a alternativa C trata sobre a cultura organizacional de uma empresa prestadora de serviços para o banco. E bem aplicado o exemplo: De que irá influenciar a cultura organizacional de uma empresa que, por exemplo, conserta o arcondicionado (prestação de serviço) do banco vai influenciar a experiência dos clientes?

    Logo, Letra C correta.

  • Letra C.

    a - a qualidade do local de prestação do serviço. (Ligação direta com o cliente. Aspectos físicos.)

    b - o desempenho dos prestadores do serviço. (Ligação direta com o cliente. Atendimento dos funcionários.)

    c - o clima organizacional da empresa prestadora do serviço. (Ligação INDIRETA com o cliente, pois é um fator interno, entre funcionário e gestores.)

    d - a opinião dos outros clientes. (Ligação direta com o cliente. Boca-a-boca.)

    e - a organização do atendimento. (Ligação direta com o cliente. Atendimento dos funcionários.)

  • Questão mal formulada. Caberia recurso.


    Pensem comigo... Se um determinada banco atrasar o pagamento dos seus funcionários, estes irão transparecer sua insatisfação por meio do clima organizacional (e não será dos climas mais agradáveis rsrs), logo o serviço irá variar e com certeza não será para melhor.


    Assim, inevitavelmente o clima organizacional influenciará os serviços prestados por esse banco a seus clientes.

  • Modelo sistêmico de Katz Kan (1971) e Thompson (1967):
    Visão sobre conflito: Inevitável e funcional.
    -------------------------------------------------------------------------------------

    Embora seja algo que contribui indiretamente ao público, em Gestão de Pessoas, os conflitos são vistos como não danoso à organização, mas sim como uma contirbuição positiva, assim promovendo mudança e inovação desde que os líderes os mantenham gerenciáveis (visão interacionista de Robbins). Ainda sim a questão se torna um tanto tedenciosa quando dá a entender de maneira mais objetiva, visto que poderia ser mais clara quanto ao que pede se faz contraditória quanto a outras questões. Caberia recurso sim!

    Noutra questão a banca diz que, sim, a organização influencia o publico:
    "FPTE/SP 2012 - FCC - ASSISTENTE DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
    A qualidade percebida por um cliente ou usuário de um serviço no momento de um atendimento pode conter duas dimensões: a relacionada ao processo do atendimento (I) e a relacionada ao processo organizacional (II). As duas dimensões são chamadas, respectivamente,

    A I-Agressiva e II-de Suporte.
    B I-Mecânica e II-Orgânica.
    C I-Técnica e II-Funcional.
    D I-Compacta e II-Transversal.
    E I-Diversificada e II-Flexível."
    GABARITO C

  • Imagino a seguinte situação: Se o cliente consome um determinado serviço bancário e fica satisfeito, então a opinião de outro cliente não influenciará na experiência desse cliente satisfeito, por isso marquei a alternativa (d).

  • Clima organizacional impacta sim, quando voce vai comprar ou comprou um produto e nota que essa parte da empresa é uma bagunça? eu fui na concorrente da minha faculdade e observei isso, alem dos relatos de clientes, premeditei que se pudera haver um problema na esfera adm da instituição essa organização poderia maximizar os problemas.

  • A satisfação com a experiência de um serviço decorre da relação entre expectativas e percepção de valor do serviço. Podemos listar alguns fatores que afetam na experiência seja atuando na expectativa do cliente, seja atuando na percepção de valor:

    Com esse conhecimento, vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Qualidade do local - elementos tangíveis - afeta a percepção do valor do serviço, logo não é nossa resposta.

    Alternativa B. Errado. O desempenho dos prestadores do serviço - competência - é uma das dimensões da qualidade e, assim, afeta a percepção do valor do serviço.

    Alternativa C. Correto. Clima organizacional é um termo que representa a percepção dos empregados de uma empresa em relação ao ambiente de trabalho. Em empresas em que existe um bom clima organizacional, os empregados sentem-se apoiados a realizarem suas atividades, sentem-motivados e recompensados pela empresa. Do exposto, percebe-se que o clima organizacional é um termômetro da relação da empresa com os empregados e não da relação da empresa com os clientes.

    Além disso, um clima organizacional ruim não significa que os serviços serão prestados de forma insatisfatória.  Algumas empresas até mesmo fomentam climas organizacionais competitivos e agressivos (ruins para os empregados) como forma de melhorar o desempenho da prestação dos serviços.

    Alternativa D. Errado. A opinião de outros clientes - comunicação boca a boca - afeta a expectativa dos clientes.

    Alternativa E. Errado. A organização do serviço também se relaciona com a competência que é uma das dimensões da qualidade de um serviço.

    Gabarito: C

  • Questão mimizenta.

    Em primeiro lugar, eu não ligaria para a opinião dos outros caso o produto me beneficiar.

    Em segundo lugar, o clima é um fator importante na expectativa de um cliente. Já pensou que eu quero ser atendido em uma agência e o clima está ruim. Sabendo que eu poderia ir muito bem para outra agência. Bem que no Brasil as coisas não são assim. Mas é bem isso mesmo.

  • Marquei a menos certa.

  • Questão chata, o clima organizacional influencia claramente, imagina você chegar num banco e perceber que os funcionários estão perdidos e o clima tá tenso....


ID
872185
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O Banco ABC se orgulha da história de ter crescido arregimentando uma base de clientes extremamente fiéis que permanecem como seus correntistas desde a fundação da instituição. A principal diretriz do Banco, desde sua origem, foi a de orientar seus funcionários para a satisfação da clientela e para a construção de relacionamentos.


Uma importante característica do chamado marketing de relacionamento é:

Alternativas
Comentários
  • c) Tem como objetivo a construção e a manutenção de uma base de clientes comprometidos que sejam rentáveis para a organização.
    Marketing de Relacionamento vislumbra a manutenção dos clientes, pois cliente “fidelizado” repete o ato de compra pelo mesmo fornecedor e permite lucratividade em longo prazo. Para realização do Marketing de relacionamento seria necessário também construir um base de dados sobre clientes de modo a estabelecer estratégias específicas via segmentação de mercado.
  • vamos corrigir:

    ERRADA - a) Uma mudança de paradigma para a área do marketing, alterando seu foco do binômio retenção/relações para o binômio compras/transações. (a afirmação é o oposto, mudança de foco compras/transações para retenção/relações.

    )

    ERRADA - b) Uma estratégia de fazer negócios cuja força recai sobre a conquista de novos clientes, e não na manutenção e aperfeiçoamento dos atuais clientes. (o mkt.de relacionamento recair sobre a manutenção de clientes antigos e posterior construção de novos)

    CORRETA - c) Tem como objetivo a construção e a manutenção de uma base de clientes comprometidos que sejam rentáveis para a organização. (Segundo o livro Mercator XXI (11ª Edição), o marketing relacional tem o seu foco nos clientes já existentes e não, somente, na angariação de novos clientes e para que uma empresa possa apostar no marketing relacional e conseguir fidelizar os seus clientes, deverá ter em atenção alguns pontos, nomeadamente: conhecer bem o cliente, saber comunicar e escutar as suas necessidades e reconhecer a sua fidelidade.)(Conforme Kotler, Philip e Armstrong, Gary (2004) Marketing de Relacionamento significa criar, manter e aprimorar fortes relacionamentos com os clientes e outros interessados. Além de elaborar estratégias para atrair novos clientes e criar transações com eles, as empresas empenham-se em reter os clientes existentes e construir com eles relacionamentos lucrativos e duradouros.)

    ERRADA - d) Os clientes podem beneficiar-se das associações de longo prazo obtidas por meio da consolidação da lealdade mútua em detrimento dos interesses das empresas. (o mkt.de relacionamento visa manter os clientes atuais e conquistar os novos, mas em nenhuma situação é em DETRIMENTO da empresa, pelo contrário, os cliente tem que gerar LUCRO em qualquer sentido de relacionameto)

    ERRADA - e) Uma estratégia de priorização de resultados, buscando a ampliação sustentada das vendas articulada com ações que levem à redução de custos. (aqui trata  do aumento das receitas com clientes não lucrativos, nada a ver com mkt de relacionamento) - fora a palavra ´´vendas articuladas´´, pois o mkt.de relacionamento é de LP e, vendas articuladas é CP.)

    bons estudos e validem minhas estrelinhas!!!!

  • É preciso estabelecer um relacionamento de longo prazo com o consumidor de seus produtos, para que se mantenha fiel e se torne fonte segura de renda, à medida que esse relacionamento contribua para o aumento de sua participação nas transações e nos contatos realizados com a organização.
  • Orientação para o Marketing de Relacionamento: Preocupação Constante com a satisfação das necessidades e desejos dos clientes, sejam eles internos ou externos. O lucro estar ligado a Satisfação.

  • Marketing de Relacionamento:

    - é a habilidade de conquistar e manter clientes, além de desenvolver um relacionamento lucrativo.

  • Marketing de relacionamento prioriza a retenção de clientes bons, buscando lucro a longo prazo.Portanto é mais caro atrair novos clientes do que manter os já existentes.

  • Alternativa A. Errado. A alternativa inverte as características. O marketing de relacionamento alterou o paradigma tradicional do marketing baseado na troca (compras/transações) para um binômico de retenção/relações com os clientes.

    Alternativa B. Errado. A marketing de relacionamento busca atrair novos clientes ao mesmo tempo que tem como finalidade construir relacionamentos de longo prazo com esses clientes, ou seja, tem uma importância fundamental na manutenção e retenção de clientes.

    Alternativa C. Correto. A alternativa descreve com perfeição o grande objetivo do marketing de relacionamento: criar uma base de clientes fidelizados (comprometidos) com a organização e, assim, usufruir dos vários benefícios decorrentes da fidelidade do cliente: aumento do porte de compras, venda cruzada de produtos, espírito de cooperação, menor custo do serviço, menor sensibilidade a preço, etc.

    Alternativa D. Errado. As relações de longo prazo firmadas entre clientes e empresas são mutuamente vantajosas. Assim, incorreto afirmar que ocorre em “detrimento dos interesses das empresas”.

    Alternativa E. Errado. A prioridade do marketing de relacionamento é a base de clientes e não necessariamente os resultados. Isso porque o foco da estratégia está no longo prazo, na sustentabilidade da empresa. Assim, grande parte dos benefícios do marketing de relacionamentos são usufruídos após vários anos.

    Gabarito: C

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: OLIVEIRA, Ana Flávia de, VALDISSER, Cássio Raimundo. A importância da utilização dos meios de comunicação como forma de estreitar o relacionamento empresa x cliente: um estudo de caso no supermercado brasil norte ltda. / v.6, n.14. Monte Carmelo, Getec: 2017. p.100

    Conforme  destacam  Oliveira  e  Valdisser,  o  marketing  de  relacionamento  “é  definido  pelas empresas como uma forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes, visando  assim  manter  uma  fidelidade  com  seus  clientes  e  buscando  construir  melhores relacionamentos em longo prazo. Esse tipo de marketing resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes envolvidas, também reduz os custos de transação e ainda ganha tempo.” 

    Ou seja, o objetivo é a construção e manutenção de relações com clientes que sejam rentáveis à organização. 


ID
872188
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O escriturário Afonso, recém contratado pelo Banco JKL, zeloso pelo bom desempenho de suas funções, elaborou uma pequena lista de sugestões que melhorariam o atendimento aos clientes. Uma sugestão, dentre outras, que traz melhorias ao atendimento é

Alternativas
Comentários
  • a) o redimensionamento da central de atendimento, possibilitando aumento da capacidade de atendimento.
    Nesta questão fica clara a necessidade de ampliação das formas de prestação de serviços. Esta ampliação poderá ocorrer através de correspondentes bancários, banco postal, ferramentas de telemarketing ou pela web, de modo a aumentar os canais de relacionamento e atendimento com os clientes bancários e assim, realizar um redimensionamento da central de atendimento, possibilitando aumento da capacidade do atendimento.
  • Vamos lá...

    A) o redimensionamento da central de atendimento, possibilitando aumento da capacidade de atendimento. (Correta) Pois essa ação impacta de forma positiva diretamente no atendimento, aumentando a satisfação dos clientes.


    b) a prestação do serviço de liquidação de ordens de pagamento somente nos balcões da agência.  (Errada) Está reduzindo o atendimento


    c) a reestruturação do site do banco com bloqueio de atendimento via chat. (Errada) Está reduzindo o atendimento


    d) a redução de pessoal e dos guichês para atendimento preferencial a idosos, gestantes e portadores de deficiências. (Errada) Está reduzindo o atendimento


    e) a alteração do mobiliário interno da agência visando à atualização da imagem institucional. (Errada) Seria até legal para a imagem da instituição, mas o ponto principal, o atendimento cobrado na questão não é impactado.

  • Observar as opções que traga melhorias ao atendimento de forma a deixar os clientes Satisfeitos ( de forma a ter suas expectativas atendidas) ou altamente satisfeitos (de forma a ter suas expectativas superadas)....


  • O que o cliente preferiria, uma agência bonita ou uma agência com um atendimento rápido ?
    Claro que uma agência com um atendimento rápido, esse fator ajudaria bem mais no quesito atendimento do que a mudança de aparência da empresa.

  • O redimensionamento da central de atendimento, possibilitando aumento da capacidade de atendimento.

    GAB.: A
  • LETRA A = correta.

    LETRA B = atentar a palavra somente.

    LETRA C= atentar a palavra bloqueio

    LETRA D= atentar a palavra redução

    LETRA E= alterar o mobiliário em nada ajudará a melhorias no atendimento.
  • Fiquei entre a letra "a" e "e", mas acertei.


    Acredito que as duas estão certas. Mas, foi como o colega abaixo falou: é preferível rapidez no atendimento do que mobília bonita.

  • Devemos assinalar a alternativa que descreve uma atividade que melhore uma das dimensões de qualidade do atendimento. Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Correto. Aumentar a capacidade de atendimento significa que os clientes terão maior facilidade de acesso (acessibilidade), que é uma das dimensões da qualidade dos serviços.

    Alternativa B. Errado. Limitar o acesso ao serviço de liquidação de ordens de pagamento diminuiria a acessibilidade, assim, reduziria a qualidade percebida pelo serviço.

    Alternativa C. Errado. Retirar a possibilidade do atendimento via chat reduziria um dos canais de comunicação do cliente com a empresa, o que diminui a acessibilidade dos serviços.

    Alternativa D. Errado. Reduziria a acessibilidade aos serviços do banco e tornaria o serviço mais demorado com provável formação de filas.

    Alternativa E. Errado. A alteração do mobiliário interno pode influenciar a qualidade dentro dos elementos tangíveis. Imagine, por exemplo, qual a reação que teria ao entrar em um banco com o mobiliário todo velho, rasgado e empoeirado. Provavelmente, teria uma percepção de qualidade menor do serviço. A alternativa, no entanto, aponta que essa alteração não foi promovida para melhorar os elementos tangíveis, mas para atualizar a imagem institucional. Assim, teríamos apenas uma adequação e não um aprimoramento dos elementos tangíveis (mudança de cores e logomarcas, por exemplo).

    Nesse caso não teríamos uma percepção de aumento da qualidade pelo cliente de forma direta. Nenhum cliente do Netshoes, por exemplo, percebeu maior qualidade nos serviços da empresa quando ela mudou suas cores básicas de amarelo para roxo.

     No longo prazo, no entanto, e de forma indireta esses reposicionamentos de marca (mudança do tipo de mobília, cores, slogans, etc) podem afetar a confiabilidade (capacidade de transmitir confiança para cliente). Assim, poderíamos considerar essa alternativa como parcialmente correta. Como a alternativa A está “mais correta” à medida que descreve uma atividade que aumenta de forma direta e imediata a percepção de qualidade de um serviço não há dúvidas que a alternativa A é o gabarito.

    Gabarito: A

  • Dependendo das circunstâncias concretas da organização, as alternativas A e E podem e não podem servir para melhorar o atendimento, mas blz... :-P


ID
872203
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No Brasil, com a estabilidade econômica a partir dos anos 1990 e a abertura do mercado bancário brasileiro para a entrada de bancos estrangeiros, o setor financeiro tornou- se bem mais competitivo. Com esse aumento da competitividade, torna-se fundamental, às organizações que almejam um melhor posicionamento no mercado, diferenciar seus serviços de maneira significativa aos consumidores.


Uma ação para diferenciação eficaz de serviços é a

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão fui por eliminação.

    A) Restrição dos seviços de autoatendimento - Se vai ter restrição não é coisa boa para a organização. Iria ter mais atendimento pessoal.
    B) Depreciação de informações sobre desejos e necessidades dos clientes - Depreciar também não é bom.
    C) Padronização dos serviços - Já tem um padrão dos serviços.
    D) Extinção do gerente de fila - Isso também prejudicaria o atendimento. Não traria nenhum benefício.
    E) Alocação de gerentes para atendimentos especiais - CORRETA
  • Essa questão dava para ficar na dúvida das letras: C e E.


    a) restrição dos serviços de autoatendimento. ERRADA (não é função do serviço restringir)

    b) depreciação de informações sobre desejos e necessidades dos clientes.ERRADA (não é função do serviço depreciar)

    c) padronização dos serviços. ERRADA (não é função do serviço padronizar)(essa fiquei na dúvida, mas lembrando que o serviço é VIPI(variável, inseparável, perecível e intangível) ele não pode ser padronizado, pois cada fornecedor tem sua maneira e forma de prestação, por isso ele é VARIÁVEL\DIFERENTE.

    d) extinção do “gerente de fila” (pré-atendimento).ERRADA (não é função do serviço extinguir)

    e) alocação de gerentes para atendimentos especiais (gerentes de negócios). CORRETO

  • a) restringir atendimento = piorar atendimento ERRADA

    b) depreciar informacao = piorar informacao ERRADA

    C) padronizacao dos servicos = igualar todo mundo, ou seja, inverso de diferenciar ERRADA

    d) extincao do gerente de fila (pre-atendimento) = piorar o atendimento ERRADA

    e) gerente de atendimento especial = atender cada caso de forma diferenciada com atencao CORRETA

  • Acho que a opção C também poderia ser julgada como correta. Afinal, um serviço que não segue um padrão de qualidade não é bem visto pelos clientes, apesar da característica da variabilidade na prestação dos serviços. Na minha humilde opinião, a questão deveria ser anulada.

  • A alocação de gerentes para atendimentos especiais é fundamental para a retenção de clientes, haja vista até o posicionamentos de algumas empresas adotarem tal medidas para maior personalidades aos clientes, principalmente os de potencial que são considerados de retorno para a empresa.

  • Stenio os serviços têm que ser diversificados e não padronizados, pois os concorrentes mudam toda hora, ou seja, produtos e serviços novos no mercado. 

    bons estudos

  • Para resolver essa questão era só lembrarmos de atendimento personalizado, Marketing  relacionamento é a bola da vez.

  • São características do ATENDIMENTO, ser: impessoal, personalizado e PADRONIZADO. O serviço pode ser padronizado ou não, mas não necessariamente ele será DIFERENCIADO por ser padronizado.

  • a) restringir atendimento ( falso - assim deprecia ainda mais o atendimento)

    b) depreciar informacao ( falso - deprecia o atendimento, a instituição, serviço..)

    C) padronizacao dos servicos ( falso - fazer o que todo mundo faz (igualar a concorrencia) )

    d) extincao do gerente de fila ( falso - deprecia o atendimento)

    e) gerente de atendimento especial ( correto)

  • Só pensar o seguinte, " caramba fui naquela agencia e ela super diferenciada... fui atendido exclusivamente por um gerente especialmente para minha conta ". Uma ação diferenciada...

    Uma ação para diferenciação eficaz de serviços é a alocação de gerentes para atendimentos especiais (gerentes de negócios).

    Valeu !

  • rapaz ser pré-atendente de banco não é fácil tem que ter sangue no olho e muita fé kkkk


ID
872206
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Os profissionais que desempenham funções de atendimento ao cliente, que ultrapassam os limites entre o "interno e o externo à organização", são chamados de "linha de frente" e constituem um insumo fundamental para a excelência do serviço e a vantagem competitiva de uma organização. O Banco FGH, desejando constituir uma "linha de frente" capaz de proporcionar melhorias no atendimento aos clientes,

Alternativas
Comentários
  • As 15 competências fundamentais

    Os funcionários da linha de frente de atendimento ao cliente precisam ter pelo menos 15 competências especiais, independentemente do tipo de empresa ou setor de atividade econômica. Eles devem:

    1. Desenvolver a confiança e a fidelidade dos clientes. Atender às necessidades dos clientes progressivamente e fazer o que é mais sensato para preservar a boa vontade deles.

    2. Colocar-se no lugar dos clientes. Demonstrar sensibilidade em relação aos problemas dos clientes, preocupar-se genuinamente e mostrar respeito, reconhecendo os diversos tipos de personalidade, para agir adequadamente.

    3. Comunicar-se bem. Ser articulados e diplomáticos, fazer perguntas pertinentes e utilizar criteriosamente comunicados por escrito.

    4. Dominar a tensão. Permanecer organizado, calmo e construtivo. Demonstrar tolerância e paciência e saber controlar as emoções.

    5. Prestar atenção. Não apenas ouvir os clientes, mas captar o significado do que dizem.

    6. Estar sempre alertas. Lidar com as informações rapidamente.

    7. Trabalhar bem em equipe. Cooperar com os outros e manter relacionamentos positivos e produtivos com outros grupos de funcionários, que sejam de áreas como vendas, cobrança e técnica.

    8. Demonstrar confiança e lealdade. Desempenhar-se bem e de forma coerente, mantendo lealdade à empresa, com palavras e atitudes.

    9. Demonstrar motivação pessoal. Ser atenciosos, otimistas e prestativos. Mostrar interesse no autodesenvolvimento, ser autoconfiantes e independentes no trabalho.

    10. Resolver problemas. Ser capazes de resolver uma gama variada de problemas dos clientes, coletando e analisando informações para discutir soluções e chegar a mais adequada delas.

    11. Manter o profissionalismo. Apresentar-se bem, o que inclui boa aparência na forma de se vestir e uma atitude calma e profissional.

    12. Entender a empresa e o setor. Compreender as operações de outros departamentos e funções e as qualidades e limitações dos produtos e serviços da empresa.

    13. Conservar a energia. Suportar um alto nível de trabalho e ser eficiente.

    14. Aplicar conhecimento e habilidades técnicas. Saber usar equipamento de tecnologia de ponta, ferramentas e quaisquer outros recursos  disponíveis.

    15. Organizar as atividades de trabalho. Ter um método eficiente e ordenado de cumprir as tarefas, o que inclui a decisão sobre prioridades e a solução simultânea de vários problemas.

    Fonte: Learning International

  • Podemor analisar as palavras chaves e ir eliminando: Resposta D

    a) deverá reduzir custos com treinamento de pessoal, uma vez que o estabelecimento de um compromisso emocional com a empresa e o desenvolvimento de habilidades interpessoais se dá, naturalmente, no desempenho da função.

    b) não deverá se preocupar com qualidades, tais como a disposição para o trabalho, a atenção a detalhes, a cortesia e a boa apresentação, na contratação do pessoal para compor sua "linha de frente".

    c) deverá adotar um manual de regras que possibilitem a definição de um padrão rígido de atendimento, independentemente das especificidades das situações e da variabilidade dos clientes.

    d) deverá criar equipes de alto desempenho a partir do agrupamento de pessoas com habilidades complementares, que sejam treinadas e estejam focadas em um propósito comum.

    e) deverá centralizar as decisões, extinguindo a autonomia dos profissionais para que se evitem discordâncias no padrão de atendimento.



  • Essa muito facil. por eliminação dá pra fazer
  • Item - D


    O banco deverá criar equipes de alto desempenho a partir do agrupamento de pessoas com habilidades complementares, que sejam treinadas e estejam focadas em um propósito.

  • Item D.

    O banco deverá criar equipes de alto desempenho a partir do agrupamento de pessoas com habilidades complementares, que sejam treinadas e estejam focadas em um propósito.

  • Vejamos cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Ao buscar um atendimento de excelência a empresa deve aumentar os investimentos em treinamento de pessoal em vez de reduzir.

    Alternativa B. Errado. A empresa deve monitorar a satisfação e qualidade dos seus produtos.

    Alternativa C. Errado. Os atendentes devem considerar as necessidades pessoais dos clientes e tentar satisfazê-las.

    Alternativa D. Correto. Uma boa alternativa para desenvolver excelência no atendimento é por meio da constituição de equipes. Muitas vezes as competências dos atendentes podem ser utilizadas de forma complementar para satisfazer diferentes tipos e perfis de clientes. 

    Alternativa E. Errado. Apesar de existirem diretrizes de atendimento deve-se evitar um engessamento por meio de padrões muito rígidos, posto que os clientes são diferentes, assim, as formas de atendimento e abordagem também devem se adaptar ao perfil de cada cliente. Além disso, a centralização de decisões acabaria gerando um acúmulo de trabalho da gerência e um atraso no atendimento.

    Imagine se a cada cliente o vendedor tivesse que pedir do gerente para conceder um desconto, por exemplo. A jornada de trabalho do gerente seria consumida apenas para dar essas autorizações para cada um dos vendedores. Não faz sentido. Traçam-se diretrizes: “Descontos serão de até x% para pagamento à vista e de x% para pagamento a prazo. Evite dar descontos em todas as vendas realizadas, etc”. A partir dessas diretrizes genéricas, os vendedores tem autonomia para definir os percentuais de desconto e fazer a negociação com o cliente.

    Gabarito: D  

  • 2013, tempo bom de fazer concurso. hj, prova para assistente parece que é para juiz


ID
966715
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Ao chegar a uma empresa, determinada pessoa apresenta-se como parente do Gerente de Pessoal e solicita autorização para ir ao encontro dele. Conhecedor das normas estabelecidas no Plano Geral de Segurança (PGS), o agente de segurança adotará alguns procedimentos.

Entre os procedimentos a serem adotados pelo segurança NÃO consta o de que ele deve

Alternativas
Comentários
  • que documento e esse?

     

  • Um docto com foto, como o RG (pq, por exemplo...qdo se vai a visita em um hospital, ou a uma empresa, na recepçao, fazem todos os procedimentos da questAO, POREM NAO RETEM O DOCTO DA PESSOA, SOMENTE OLHA, ANOTA , E

     O DEVOLVE.

  • nossa que fácil. quem já foi em prédio comercial grande sabe que a gente apresenta um documento, eles anotam e devolvem...e alguns prédios ainda tiram foto com uma cam rsrs


ID
969742
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do serviço de atendimento ao público apresenta-se como um desafio institucional que parece exigir transformações urgentes. As alternativas a seguir apresentamalguns dos fatores a serem considerados para um atendimento ao público satisfatório, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    Fatores a Serem Considerados para um Atendimento Satisfatório 
    1) Atendimento Pessoal  2) Cordialidade  3) Organização  4) Precisão  5) Tolerância   6) Objetividade, clareza e concisão  7) Discrição 8) Conduta 

    http://www.alub.com.br/concursos/concursos/ApostilaPROCONTecnicoItens789101112ALUB.pdf
  • GABARITO: LETRA C

    FRIEZA


ID
970408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Com relação à qualidade no atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

A eficiência do servidor público na realização de suas tarefas caracteriza-se pela qualidade do serviço prestado ao cidadão ou do produto a ele entregue, não importando o tempo que o servidor despendeu para tanto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA


    A eficiência do servidor público na realização de suas tarefas caracteriza-se pela qualidade do serviço prestado ao cidadão ou do produto a ele entregue, não importando o tempo que o servidor despendeu para tanto. (ERRADA)

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Estaria correta se estivesse falando de "eficácia" ao invés de "eficiência".
  • Acredito que outra questão ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - MTE - Economista Disciplina: Atendimento ao Público | Assuntos: Qualidade no Atendimento; 

    O percentual de atendimentos completos no primeiro contato e o tempo gasto nesse atendimento são as principais medidas técnicas para avaliação da qualidade do atendimento ao público.

    GABARITO: CERTA.

  • Errado.

    é recorrente o cespe afirmar que o tempo de atendimento não importa, desde que a solicitação tenha sido atendida.

    IMPORTA SIM, ninguém estar disposto a esperar 2 anos para ter uma certidão.

  • ERRADO.

    O tempo que o servidor despendeu também importa para que se tenha um atendimento de qualidade.

  • O tempo importa sim, e a qualidade do serviço prestado ou produto entregue não se trata de eficiência, mas sim, de eficácia.

    Banca misturou conceitos. ATENTOS!

  • Importa o tempo pois o servidor deve exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;


ID
970417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Com relação à qualidade no atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

Ainda que a solicitação de um cidadão não tenha sido atendida, por não estar de acordo com a legislação, o servidor público deve ser paciente com ele e ouvir sua queixa.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Como princípio fundamental no atendimento  está a necessidade de ouvir a quem atendemos. Deixar com que elas expressem suas opiniões, mesmo que não seja possível atender seus anseios.
    Fonte: Ponto dos Concursos
  • CERTO.

    O atendente deve ser paciente e ouvir a sua queixa, mesmo que a sua solicitação não tenha sido atendida, mesmo que não esteja de acordo com a legislação.

    Como princípio fundamental no atendimento está a necessidade de ouvir a quem atendemos. Deixar com que elas expressem suas opiniões, mesmo que não seja possível atender seus anseios. 



ID
980980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Paulina, técnica administrativa de um órgão público, possui produtividade acima da média, porém, por não estabelecer bom relacionamento com seus pares, opta por realizar seu trabalho individualmente. Acerca dessa situação hipotética e de aspectos relacionados à eficácia no comportamento interpessoal para o atendimento ao público, julgue os itens seguintes.


A produtividade de um grupo e sua eficiência na prestação de serviços e no consequente alcance da qualidade no atendimento decorre da competência individual de seus membros, independentemente da solidariedade entre eles ou de suas relações interpessoais

Alternativas
Comentários
  • Errado -  o trabalho em equipe pressupões a interdependência das tarefas e a sinergia do grupo, itens essenciais para a eficiência e alcance dos objetivos.

    Andréia Ribas
     
  • ERRADO
    Nas relações humanas é sempre desejável que o todo seja maior que a soma das partes. Ou seja, não se trata de ter 10 pessoas boas na equipe, mas sim de ter 10 pessoas boas interagindo na equipe. É essa interação que faz com que o todo alcance patamares mais elevados em termos qualitativos.
  • Tenta pucha uma corda so com uma mao...

    Errada Questaosinha 

  • Essa qt pode gerar duvida pois fala grupo que é diferente de equipe.

  • Realmente a questão poderia confundir grupo com equipe, mas a questão deixou bem claro q não era isso q a questão queria.Não faz muito o estilo do cespe admitir erro nesse caso! Oo

  • Boa noite,

     

    Basta você pensar, tu tá la numa sexta-feira atolado de serviço até o pescoço, pensando naquela cerva gelada, o horário do fim do expediente vai chegando ao fim, mas o trabalho não...Daí vale a regra do seu grupo super eficiente de "cada um por sí e Deus por todos?", óbvio que não, em um grupo deve existir sim a solidariedade e as relações interpessoais, no exemplo acima aquele seu amigo "menos atarefado" naquele dia resolve te dar uma força, vocês terminam tudo na hora e ainda tomam aquela cerva falando mal do resto do povo da empresa (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa parte final é mentira)

     

    O fato é que isso rola demais nos grupos kkkkkkkkkk #triste

     

    Bons estudos

  • ERRADO.

    A eficiência e a eficácia de uma equipe só é alcançada se todos atuarem de maneira coletiva. Em um grupo deve existir a solidariedade e as relações interpessoais.


  • GABARITO ERRADO.

    O grupo é um todo, ou seja, todos têm um objetivo comum.


ID
980989
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca da importância do trabalho em equipe para o alcance da qualidade no atendimento ao público, seguida de uma assertiva a ser julgada.


Maria é recepcionista em um órgão federal e trabalha em turno de revezamento. Em determinado dia, cinco minutos após o término de seu horário de trabalho, sua colega ainda não havia chegado para rendê-la e a fila de usuários à espera de atendimento estava longa. Mesmo assim, Maria fechou o guichê e foi embora, sem maiores justificativas aos usuários. Nessa situação hipotética, do ponto de vista do usuário, a atitude de Maria é perfeitamente aceitável e não acarretará percepção negativa do serviço prestado pelo órgão.

Alternativas
Comentários
  • Errado - O atendimento ao usuário está sempre em primeiro lugar, além de tudo, segundo o código de ética, deixar que filas sejam formadas de forma desnecessária acarreta dano moral. Na situação apresentada  Maria deve ficar no ambiente de trabalho para continuar o atendimento e, mesmo se não puder ficar, por motivos particulares, deve justificar ao usuários.

    Andréia Ribas
  • é errado e mesmo assim fazem isto.....

  • Acho que o erro não foi ir embora, mas sim, ir embora e não justificar ou avisar o pessoal.

  • Não Guilherme C., ela deveria aguardar a funcionária ou outra pessoa. Render significa substituir. Não se substitui alguém por nada.

  • Gab. Errado.

     

    Isso acontece demais, tem atendente que não está nem aí pro usuário, pega sua bolsa e vai embora de nariz empinado...aff

  • Teoria vs. Realidade.

  • nunca vi isso acontecer.

  • Tem que pegar essa servidora e dá uma surra nela .

  • Não faça mais isso Maria !


ID
1029055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um gerente de atendimento recebeu ligações de diversos clientes extremamente insatisfeitos, reclamando dos serviços prestados pela empresa. Com o intuito de satisfazer os anseios dos clientes, o gerente iniciou imediatamente uma investigação.

Considerando o tema tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Deixar o cliente esperando e levar a reclamação a quem de direito, para que a questão seja resolvida, é uma ação considerada muito adequada na situação de atendimento ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • Ele recebeu ligações e imediatamente foi resolver, deixando eles esperando no telefone... Aí não dá!

    Errado

  • Questão mal elavorada, pra variar...

    Mas o que da pra entender é que a postura correta do funcionáro seria anotar as reclamanções realizadas, através do telefone, e dizer ao cliente que irá verificar o ocorrido  e depois entrará em contato pra dar o retorno sobre a situação.  Na situação hipotética a questão sugere que o funcionário teria deixado o cliente aguardando na linha enquanto discutia o caso com o responsável....

  • Item errado.

    Uma das ações vedadas dentro do conceito da qualidade no atendimento é deixar o cliente esperando. Em um ambiente de concorrência acirrada, deixar o cliente esperando é no mínimo falta de cortesia, bons costumes e etiqueta profissional, gerando casos de falta de fidelização de clientela.

  • Deixar o cliente esperando e levar a reclamação a quem de direito, para que a questão seja resolvida, é uma ação considerada muito adequada na situação de atendimento ao cliente. Resposta: Errado.

  • Ele se relaciona com o princípio da proporcionalidade!

  • questaozinha estranha


ID
1029058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um gerente de atendimento recebeu ligações de diversos clientes extremamente insatisfeitos, reclamando dos serviços prestados pela empresa. Com o intuito de satisfazer os anseios dos clientes, o gerente iniciou imediatamente uma investigação.

Considerando o tema tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

A localização do foco de um problema relacionado ao atendimento dos clientes nem sempre garante a resolução desse problema, na medida em que outros fatores externos podem afetar a situação de atendimento.

Alternativas
Comentários
  • questão muito boa pois leva a confundir em pensar que a investigação seria em vao na verdade o atendimento sempre e comparativo com outros bancos e serviços  de cada um, o que pode fazxer com que o banco x tenha um olhar negativo em relaçao ao banco z

  • a afirmativa da otica do certo ou errado pode ser colocado como correta, mais quero ver um cliente reclamar de um serviço prestado e ouvir um resposta dessa, ele nao vai ficar muito satisfeito !


ID
1029061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um gerente de atendimento recebeu ligações de diversos clientes extremamente insatisfeitos, reclamando dos serviços prestados pela empresa. Com o intuito de satisfazer os anseios dos clientes, o gerente iniciou imediatamente uma investigação.

Considerando o tema tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Nas situações de atendimento ao cliente, visando à longevidade da organização, é importante manter o cliente em segundo plano e focar o lucro da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário:
    Quando as empresas respondem às necessidades do cliente, este desenvolve sentimentos de lealdade, e todas as empresas querem clientes leais: ajudam a garantir os lucros, são compradores frequentes, pagam preços elevados e trazem novos negócios. Clientes leais poupam dinheiro à companhia ao reduzir os custos promocionais de atrair novos clientes e cortam os custos de produção envolvidos para preencher os requisitos de um novo público. 
    http://www.portal-gestao.com/item/6232-compreender-a-import%C3%A2ncia-dos-clientes-para-a-sua-empresa-parte-1.html

  • Errado.

    A qualidade no atendimento ao cliente influencia na longevidade de uma organização; logo, suas falhas são negativas aos negócios, podendo, inclusive, levar ao insucesso de uma empresa.

    A falta de uma cultura de bom atendimento ao cliente, seja ele interno ou externo, pode levá-lo a se decepcionar com a organização e até transformá-lo num agente de propaganda negativa da empresa, mesmo quando esta tem bons produtos para oferecer, ou um serviço diferenciado que desperte o interesse do mercado.

    Eleger o cliente ao primeiro plano é a causa de resultados positivos (lucratividade) para a organização.


ID
1029076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Tendo o texto acima com referência inicial, julgue os próximos itens, relativos ao atendimento.

Prestar um bom atendimento independe do conhecimento a respeito do perfil do público a que se pretende atender.

Alternativas
Comentários
  • preciso conhecer meu publico alvo para assim adequar meu atendimento da melhor maneira, buscando a satisfacao do meu cliente.

  • Gab. Errado.

     

    Só não faz muito sentido... Quer dizer que preciso conhecer o público pra poder fazer um bom atendimento... Eu, hein!!!

  • sem sentido,preciso saber oque informar,conhecer meu trabalho etc,mas não conhecer o público aff cesp

  • Errado - não é possível usar um linguajar extremamente culto com uma pessoa simples , que não possui um vocabulário rico .


ID
1029079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Tendo o texto acima com referência inicial, julgue os próximos itens, relativos ao atendimento.

A qualidade percebida pelos clientes a respeito dos serviços prestados por uma organização está diretamente relacionada ao atendimento recebido.

Alternativas
Comentários
  • QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVICOS.  Qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaras ou implícitas. Essa é uma definição claramente voltada para o cliente. Podemos dizer que a empresa fornece qualidade sempre que seu produto ou serviço atende às expectativas do cliente ou as excede. (KOTLER, p. 145)

  • GAB. certo

  • Gab. Certo.

    QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVICOS. Qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaras ou implícitas. Essa é uma definição claramente voltada para o cliente. Podemos dizer que a empresa fornece qualidade sempre que seu produto ou serviço atende às expectativas do cliente ou as excede. (KOTLER, p. 145)




  • Gab. Certo.

    QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVICOS. Qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaras ou implícitas. Essa é uma definição claramente voltada para o cliente. Podemos dizer que a empresa fornece qualidade sempre que seu produto ou serviço atende às expectativas do cliente ou as excede. (KOTLER, p. 145)





ID
1067884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

Durante os atendimentos, é importante que os interlocutores — atendente e público — expressem livremente seus sentimentos e emoções, de modo que se instaure um clima de empatia no atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Atendimento: Identifica as reais necessidades do cliente. Deve ser impessoal, personalizado e padronizado.

  • Em hipótese alguma o atendente pode deixar transparecer seus sentimentos ou emoções durante o atendimento.

  • Acredito também que o problema está na palavra "empatia". Empatia significa se colocar no lugar do outro... e não como foi colocada na questão.

  • Acredito que o erro esta em " demostrar LIVREMENTE seus sentimentos e emocoes". Ora, se voce vai a um orgao publico  em que, naquele dia, o atendente esta mal humorado, imagine os sentimenos e emocoes que este iria expressar..., desse modo nao pode haver apreco ou desapreco e sim, educacao, respeito e presteza.

  • Empatia:capacidade de se identificar com outra pessoa; faculdade de compreender emocionalmente outra pessoa.

    Comunicação não é aquilo que o remetente fala. Mas, sim, aquilo que o destinatário entende. Portanto, só há comunicação,

    se o receptor compreender a mensagem enviada pelo emissor. No atendimento, a comunicação tem o papel essencial. Pois, o atendimento se concretiza através da troca de informações. O atendente deve ouvir e solicitar feedbak ao cliente, visando entender, sem ruídos, aquilo que está sendo solicitado.

    Excesso de intimidade na apresentação é repudiável. O cliente não está procurando amigos de infância. E sim, soluções aos seus problemas.Assim, os nomes que caracterizam intimidade devem ser abolidos do atendimento. Tampouco, os nomes e adjetivos no diminutivo.


  • O atendente NÃO deve expressar livremente seus sentimentos e emoções, nem positivos, nem negativos. O atendente é um solucionador de problemas, ele deve se empenhar em resolver o problema trazido pelo cliente, de forma imparcial. Se demonstra algum sentimento ou emoção, está colocando algo pessoal em sua atividade, o que lhe é proibido.

  • Outras questões ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - TRE-BA - Técnico Judiciário - Segurança Judiciária Disciplina: Atendimento ao Público | Assuntos: Qualidade no Atendimento; 

    A padronização e a uniformidade nos procedimentos de atendimento ao público contribuem para a eficiência e a qualidade da prestação de serviços.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2010 - DPU - Agente Administrativo

    Disciplina: Atendimento ao Público | Assuntos: Qualidade no Atendimento; 

    No que se refere aos requisitos necessários ao profissional do atendimento ao público, assinale a opção correta.

    e) Caso não tenha desenvolvido habilidades de controle emocional, o atendente torna-se facilmente uma espécie de para-raios afetivo, captando as descargas emocionais dos clientes e entrando em sintonia com elas, quando as relações sociais do atendimento são envolvidas em situações de tensão e conflito com o público.

    GABARITO: LETRA "E".

  • Questão errada por vários motivos.

    Durante os atendimentos, é importante que os interlocutores — atendente e público — expressem livremente seus sentimentos e emoções (NUNCA), de modo que se instaure um clima de empatia no atendimento ao público (a prioridade no atendimento ao público é resolver o problema, não fazer amigos de infância, como foi dito por um colega aqui).

  • "CHORA NÃO COLEGUINHA"

    Simone e Simaria

    GAB ERRADO

  • A questão parece começar bem ao identificar o papel de ambos os personagens, mas peca ao falar em 'expressar emoções livremente'. Lembremos que, antes de mais nada, a relação entre eles é profissional e não de coleguismo. 

     

    Logo, errado. 

  • Errado - Princípio da Impessoalidade


ID
1067887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

Condutas agressivas e comportamentos imprevisíveis de profissionais de atendimento ao público geram insegurança na equipe e podem contribuir para a falta de cortesia e atenção no trato com usuários de serviços.

Alternativas
Comentários
  • (GABARITO CERTO)

    O tratamento é a maneira como o funcionário se dirige ao cliente e interage com ele, orientando-o, conquistando sua simpatia. Está relacionada a: 

    ₋ presteza – demonstração do desejo de servir, valorizando prontamente a solicitação do usuário; 

    ₋ cortesia – manifestação de respeito ao usuário e de cordialidade; 

    ₋ flexibilidade – capacidade de lidar com situações não-previstas. 


  • Em poucas e outras palavras: a questão trata da maçã podre que contamina todo o resto do cesto. 


ID
1067890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

O fato de um atendente relatar as razões que justificam o pedido de um cliente indica que esse atendente compreendeu a solicitação feita pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • O atendente não precisa saber o PORQUÊ (MOTIVOS/RAZÕES) o cliente está fazendo determinada solicitação, mas sim, deve entende O QUÊ (PEDIDO) o cliente solicita.

    Desse modo, o atendente deve saber relatar a solicitação feita pelo cliente, ou seja, o que exatamente o cliente precisa, não importando, portando, os motivos que o levaram a realizar essa solicitação.

    Um exemplo simples para elucidar: o cliente vai até uma papelaria e pede um fita adesiva dupla fase...o atendente deve apenas entregar ao cliente o que é pedido, e não procurar entender os motivos que levaram o cliente a comprar esse artigo. Sei que é besta, mas dá para entender!



  • Questão foi mau formulada. Se eu como atendente consigo relatar o motivo que levou o usuário a querer determinada coisa, eu compreendi perfeitamente o que ele quer. A questão não pergunta se eu devo ou não perguntar o porque ele quer essa coisa.

  • O simples fato de relatar (poderia até ler sem entender) não quer dizer que o atendente compreendeu a solicitação do usuário.  Não necessariamente... mas, poderia ter entendido. 

    Desculpem o desabafo, apesar de ter acertado a questão... Parece coisa de drogado esta questão.

  • Nunca concordarei com esta questão!

  • Questão muito mal formulada, ridicula...relatar ou não o motivo não significa que o atendente entendeu ou não!!!

  • Se eu consigo dizer o motivo que leva alguém a me pedir algo, é porque eu sei o que ele está me pedindo. Se alguém, maior de idade, portando documento de identidade, chega ao cartório eleitoral onde eu trabalho dizendo que quer votar nas eleições próximas, essa razão me leva a crer que ele busca o alistamento eleitoral. Questão logicamente compreensível!!!!

  • Se eu consigo dizer o motivo que leva alguém a me pedir algo, é porque eu sei o que ele está me pedindo. Se alguém, maior de idade, portando documento de identidade, chega ao cartório eleitoral onde eu trabalho dizendo que que votar nas eleições proximas, essa razão me leva a crer que ele busca o alistamento eleitoral. Quem logicamente compreensível!!!!

  • Concordo. Questão TOSCA! Mas o fato de eu relatar (resumir, verbalmente ou por escrito) nao significa que eu compreendi (entendi) a solicitação feita.

  • Não garante que eu entendi, mas INDICA que eu entendi. Para mim, o gabarito deveria ser CORRETO.

  • Texto associado à questão Ver texto associado à questão

    Para a qualidade no atendimento, é suficiente que o atendente saiba sobre o que o usuário reclama.

    ERRADO.


    Meu ponto de vista sobre as questões,  "relatar as razões", não é mesmo que entender as razões, relatar é  dizer o que vi, ou no caso,  ouviu, então, não houve necessariamente um raciocínio entre "CAUSA "  = razões e EFEITO "solicitação",  para que possamos AFIRMAR que houve uma COMPREENSÃO DESTA (SOLICITAÇÃO) !

    Segunda

    Mágica da expressão cespiana rsrs "é suficiente que":
    Ok, eu sei o que vc quer e PONTO? Não resolvo ? ERRADA. 

    OBS: Errei primeira, mas de verdade acredito nisso, se alguém discordar me avise?


  • Sinônimos de relatar : contar   calcular   computar   confiar   dizer   enumerar   esperar   expor   historiar   incluir  marcar   narrar   numerar   recitar   referir   relatar   rezar   somar   verificar   contatar   descrever   desenhar  explicar   noticiar   reproduzir   retratar   traçar   aduzir   alegar   apresentar ... essa é a questao mias tendenciosa de todas da cespe nao tem como nao marcar CERTO!

  • Resposta: ERRADA

    Vamos colocar isso em pratica:

    Um servidor atendente chega para um outro servidor responsável em fornecer determinado tipo de atestado de antecedentes criminais e relata que esse documento é para o cliente  publico X que vai precisar entregar para um laboratória clinico, mas não compreendeu até agora o porque de levar esse atestado para um laboratório clinico.

    O atendente relata as razões que justificam o pedido mas não compreendeu a solicitação do usuário.

    Pergunta de dificuldade muito elevada pelo motivo das perguntas referente a essa matéria ser de fácil entendimento, essa pergunta contradiz as outras restante.

    Você pode entender o pedido mais não compreender

    Eu entendi que vc quer um alvará de construção para reforma, mas não compreendo, sua casa é tão bonita

    Eu entendi que vc quer mudar de nome, mas não compreendo, Ostaquizônio é um nome tão legal.

    Espero ter ajudado.


  • Nunca vou conseguir compreender as razões do cespe-UNB complicar essa questão.

  • Errado. Essa é uma questão aparentemente fácil mas exige atenção. O fato de atendente repassar uma solicitação do cliente e repetir as suas razões não é suficiente para afirmar que ele compreendeu o motivo da solicitação feita. Ele pode apenas ter repassado, muitas vezes, sem raciocinar sobre o que foi pedido.

  • CESPE I love you.

  • Pessoal sejamos práticos, entendam o termo "relatar" da seguinte forma: O usuário chega e fala: quero dar entrada no meu auxílio-doença, por isso e por isso...Nesse momento o atendente olha para o seu colega do lado e "relata" tudo o que o usuário lhe falou em tom de incompreensão. Agora eu pergunto ele (atendente) ao "relatar" compreendeu o pedido? claro que não, pois se tivesse entendido de pronto passaria a processar a solicitação amparado nas diretrizes técnicas afetas ao benefício.

    Bons estudos...
  • Se eu sou boa de memória (e não de compreensão), posso relatar todos os motivos relatados pelo cidadão... mas eu entendi algo? Eu compreendi o que realmente ele quis com aquilo?

    É muito subjetivo. Justamente por ser subjetivo é que a questão está errada.

  • Seu comentário tem lógica Lorena .. ;)

  • Nossa, questão totalmente mal formulada. Ok, há uma diferença entre relatar algo e entender a solicitação, de fato. Se houvesse um "necessariamente entendeu", aí sim, justificaria o gabarito. 

  • Depois de saber a resposta a questão parece simples. Mas o CESPE é covarde. Esse relatar me confundiu, pois eu não sabia a quem o atendente ia relatar. 

  • Você pode ler (relatar) sem entender nada do que está em um texto, caso não esteja atento ou não compreenda o assunto. Questão errada mesmo.

  • O atendente não relatou o pedido. Ele relatou AS RAZÕES do pedido, ou seja, já raciocinou, deduziu e concluiu o que o cliente quer. Na minha opinião, a resposta é C e a questão está mal formulada.
  • ue eu posso anotar mil coisas sem entendê-las, as vezes o cidadão não sabe oque quer ou tem uma ideia distorcida das coisas e pede coisas estranhas justificando oq acha ser direito real seu. então posso anotar sem entender, só pra mostrar que me importo... digo q estou tentando meu melhor. 

  • Relatar = Narrar/Expor através da escrita

    Não é pq o atendente relatou as razões do cliente, que ele entendeu as razões do cliente. Mesmo assim, ele precisa relatar pq faz parte da função dele. Questão errada mesmo. E muito inteligente, por sinal. A grande dificuldade é que, geralmente, o Cespe coloca um termo, palavra ou expressão incomum na questão, e isso gera dúvida para quem não sabe o significado. As vezes é simples..as vezes não é. Bons estudos!

  • Rapaaaaz, subjetividade é mato.

    Ora pode ser CERTA -> sim ele anotou, pois entendeu; ERRADA -> nem sempre entendeu tudo.

  • Se o atendente simplesmente registra o pedido do cliente, e não dá satisfações, justificativas ou qualquer tipo de explicação aos seus pares, é porque compreendeu o recado e o assunto morre ali, na consumação da solicitação. Lado outro, quando ele abre espaço para discussões e faz questão de contar os motivos do pedido de um cliente para um colega, é porque ele indiretamente deseja saber a visão do outro diante do seu relato para, justamente, se assegurar de que a sua interpretação é irretocável. 

     

    Quando alguém nos narra algo, é porque aquilo o estava deixando agitado mentalmente e, ainda que o descritor negue a sua vontade de ouvir a opinião do outro, ele acaba escutando. O instinto natural da conversa, nos faz ter esse comportamento. 

     

    O inconsciente não nos dá pistas disso, mas a reação de abrirmos a boca para contarmos algo para alguém é porque o sentimento é de coletar, após o término da nossa fala, o que o outro pensa sobre um dado assunto. 

     

    Aqui vai a minha mensagem para fins de reflexão:

     

    Ao justificarmos algo para alguém, estamos, na verdade, tentando encontrar alguma possível contradição em nosso próprio entendimento,  a qual somos incapazes de sozinhos encontrar, e não reafirmando a nossa interpretação, como poderíamos ser levados equivocadamente a pensar. 

     

    Logo, a questão está errada. 

  • De forma objetiva: o fato dele anotar não significa NADA! Pode ser apenas um procedimento! 

  • desculpa pessoal mas o fato de o atendente relatar o fato ocorrido pra mim fica mais do que claro que ele entendeu sobre a solicitação feita, a questão não diz que ele simplesmente anotou disse que ele relatou... Relatar um fato pra mim é explicá-lo.

     

    Cespe dos infernos!

  • André, quem está seguro de sua decisão/posição não irá esticar a conversa (relatar). Somente quem está inseguro é que faz isso. 

  • Errado
    .
    O fato de um atendente relatar as razões que justificam o pedido de um cliente NÃO indica que esse atendente compreendeu a solicitação feita pelo usuário.
    .
    Imagine o seguinte:
    Atendente: Pedro em seu primeiro emprego em um depósito de construção (área na qual ele nunca atuou)
    Cliente: José, pedreiro a mais de 30 anos.
    .
    Pedro: Olá, bom dia, pois não?
    José: Oi, bom dia, preciso comprar alguns itens para uma reforma em casa, pode me ajudar?
    Pedro: Claro, quais são?
    José: Adaptador soldável curto 25mm x 3/4”, Anel de vedação 100mm, Bico p/engate rápido 1/2?,  Conector cunha.
    Pedro: aaaa..., ok..., anotei tudo, vou ler só para confirmar....  Adaptador soldável curto 25mm x 3/4”, Anel de vedação 100mm, Bico p/engate rápido 1/2?, Bocal E-27, Cabo Flexivel 4mm, Caixa de Medição Monofásica, Conector cunha. Então, é isso que o senhor precisa para a reforma?
    José: Sim, é isso mesmo.
    .
    Bom, não parece que Pedro entendeu muito bem para que estes itens servem... rs
     

  • Rinoceronte: Apesar de válido, no seu exemplo Pedro não relatou as razões que justificam o pedido de um cliente, o que ele fez foi enumear item a item. Ele não citou os motivos do pedreiro solicitar cada uma das peças.  Como consta no comando da questão, o atendente explica o porquê do pedido do cliente. Dificilmente alguém tenta encontrar "explicações", "justificativas" ou "razões" se entendeu por inteiro a solicitação de um cliente. Quem entende mesmo não fica estendendo o papo e relatando "o motivo do cliente ter solicitado isso é por conta de tal coisa...". Se ele realmente sacou tudo, o assunto morre na sua cabeça; 

  • Eu imaginei assim: É ERRADO porque o fato de um atendente relatar as razões que justificam o pedido de um cliente não NECESSÁRIAMENTE indica a que esse atendente compreendeu a solicitação feita pelo usuário, Ele pode está relatando justamente pelo desejo de está tentando entender, tentando fica o que foi solicitado ou simplesmente repassar a solicitação mesmo sem ter compreendido.

  • Mal elaborada. Não é precisa no q deseja.

  • Subjetividade na CESPE = ERRADO

  • NÃO É NECESSÁRIO ENTENDER O "PORQUE" DA SOLICITAÇÃO, MAS É DE SUMA IMPORTÂNCIA O ENTENDIMENTO "DO QUÊ É SOLICITADO".

  • NÃO É NECESSÁRIO ENTENDER O "PORQUE" DA SOLICITAÇÃO, MAS É DE SUMA IMPORTÂNCIA O ENTENDIMENTO "DO QUÊ É SOLICITADO"


ID
1067893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

As dificuldades de se estabelecerem prioridades no atendimento não prejudicam a presteza e a eficiência do atendimento ao público, ao contrário do que ocorre com a apresentação pessoal do profissional.

Alternativas
Comentários
  • As dificuldades de se estabelecerem prioridades no atendimento PREJUDICAM a presteza e a eficiência do atendimento ao público. 

  • As dificuldades de se estabelecerem prioridades no atendimento prejudicam - sim - a presteza e a eficiência do atendimento ao público

  • (GABARITO ERRADO)

    O atendimento está diretamente relacionado aos negócios de uma organização, suas finalidades, produtos e serviços, de acordo com suas normas e regras. O atendimento estabelece, dessa forma, uma relação entre o atendente, a organização e o cliente. 

    A qualidade do atendimento, de modo geral, é determinada por indicadores percebidos pelo próprio usuário relativamente a: 

    • competência – recursos humanos capacitados e recursos tecnológicos adequados; 

    • confiabilidade – cumprimento de prazos e horários estabelecidos previamente; 

    • credibilidade – honestidade no serviço proposto; 

    • segurança – sigilo das informações pessoais; 

    • facilidade de acesso – tanto aos serviços como ao pessoal de contato; 

    • comunicação – clareza nas instruções de utilização dos serviços. 


    considerando essas características como prioridades a serem seguidas em um bom atendimento, o seu descumprimento pode prejudicar a qualidade do mesmo.



ID
1067896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

Cortesia, tolerância e comunicabilidade nas interações são fortalecidas pela capacidade de ouvir do profissional de atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • CORTESIA - urbanidade, civilidade e educação; 

    TOLERÂNCIA - tendência em admitir opiniões, formas de pensar e agir; 

    COMUNICABILIDADE - o servidor deve se comunicar facilmente, ser expansivo e claro em suas colocações. 

  • Certamente que a capacidade de dar atenção e ouvir do profissional de atendimento ao público fortalecerá esses aspectos apresentados pela questão. (X) Certo

  • A capacidade de ouvir do profissional de atendimento é a peça-chave da qualidade no atendimento ao público.

    E todos os outros fatores de atendimento dependem diretamente dessa peça-chave.


    Gabarito CORRETO

  • CESPE se contradizendo, numa questão anterior estava como errada , aqui está como correto... vai entender

  • CERTO.

    A capacidade de dar atenção e ouvir do profissional de atendimento ao público fortalecerá esses aspectos apresentados pela questão.



ID
1067899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

Nas situações em que houver fila de espera para atendimento presencial, os atendentes deverão atender ao público o mais rapidamente possível, sinalizando a preocupação com a satisfação de clientes e usuários.

Alternativas
Comentários
  • Pelo menos é assim que eu queria ser atendido por um atendente público... Alguém poderia explicar o erro da questão? Vale salientar que a questão não deixa claro que o atendente deixa de realizar os procedimentos corretos ao atender de forma rápida.

  • tb não entendi, procastinar o atendimento é ate punição ao servidor...

    E como o colega disse a questao nao faz referencia sobre mal atendimento devido a rapidez, ainda mais que explica q dessa forma ele sinaliza que tem preocupação com a satisfação de clientes e usuários.

  • tb não entendi, procastinar o atendimento é ate punição ao servidor...

    E como o colega disse a questao nao faz referencia sobre mal atendimento devido a rapidez, ainda mais que explica q dessa forma ele sinaliza que tem preocupação com a satisfação de clientes e usuários.

  • A lei 1171 fala em eficiência, o que não significa que a cada atendimento tenha que "sinalizando a preocupação com a satisfação de clientes e usuários." Pois o fato de sinalizar não demonstra eficiência no atendimento.


    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • senhores, conforme gabarito definitivo desta prova tal questão esta CORRETA!!!!.. ATENÇÃO QC!!!! VAMOS CORRIGIR O GABARITO... questão 88 gabarito definitivo certo..  

  • Nas situações em que houver fila de espera para atendimento presencial, o usuário preferencial deverá ser atendido primeiro. Ou o velinho, o deficiente, a mulher grávida deverão permanecer na fila na posição em que se encontram? O gabarito deve ser errado!

  • PROVAS DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO CARGO 12

    : TÉCNICO JUDICIÁRIO–ÁREA: ADMINISTRATIVA-ESPECIALIDADE: SEGURANÇA JUDICIÁRIA

    ITEM           GABARITO PRELIMINAR              GABARITO DEFINITIVO               SITUAÇÃO

    88                                E                                                 C                                     Deferido c/ alteração

    O conteúdo do item está inteiramente correto, razão suficiente para a alteração de gabarito para Certo.

    Alteração do gabarito com a justificação da banca.


    Não consegui digerir a questão, ao meu ver o atendimento não deve ser feito "o mais rapidamente possível". Fica claro que será prejudicada a qualidade no atendimento, a resolução para essa problemática não deve ser o simplista "jeitinho", mas sim um programa de reorganização dos procedimentos e redimensionamento das estruturas. Falar de forma científica que se deve "atropelar" o serviço é meio difícil de engolir.


    Caso alguém tenha algum autor que corrobore com a posição da banca, por favor, compartilhe.



  • certo

    segundo o decreto 1171:

    exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Essa questão pude perceber alguns questionamentos em relação a rapidez do atendimento, mas olhando mais cuidadosamente a questão fala o mais rapidamente possível. Esse é o segredo.

  • Pessoal... olha só essa questão

    Ano: 2014 - Banca: CESPE - Órgão: ANATEL - Prova: Técnico Administrativo

    Com relação à qualidade no atendimento ao cidadão pelo servidor público, julgue os itens a seguir. 

    Evitar filas e insatisfação pela espera caracterizam preocupações que levam o servidor a atender com a máxima brevidade possível. Dessa forma, recomenda-se que o servidor fale com rapidez ao prestar informações verbais aos cidadãos.


    Gabarito: Errado

    Portanto, aprendam!! Quando vcs forem servidores deverão atender o mais rapidamente possível, mas sem falar com rapidez..rss
  • Acredito que atender rápido prejudica sim a qualidade do atendimento, mas quando a questão coloca o "possível" abre brecha para que o atendimento seja feito com qualidade na velocidade necessária.

  • Questão: Nas situações em que houver fila de espera para atendimento presencial, os atendentes deverão atender ao público o mais rapidamente possível, sinalizando a preocupação com a satisfação de clientes e usuários.

    O ponto chave para entender a questão está no final : atender o mais rápido o possível, mas sem deixar de satisfazer as necessidades dos usuários e clientes.

    Estando de acordo com o Decreto 1171/94:

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    (...)

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Falar, comunicar-se com rapidez não é o adequado para se evitar demoras e filas de espera, pois isso pode gerar interpretações divergentes e dificuldades de compreensão, no entanto é necessário que os atendentes ajam o mais rapidamente possível, é claro, sem que isso prejudique o bom funcionamento e a qualidade do serviço de atendimento prestado.


    Gabarito CERTO

  • GABARITO: CERTO

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL)

     

    SEÇÃO II - DOS PRINCIPAIS DEVERES DO SERVIDOR PÚBLICO 

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;


ID
1067902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere ao atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

Visando criar um clima de acolhimento no atendimento ao público, o profissional atendente deve adotar condutas mais informais para que possa estabelecer e manter as relações sociais e delas desfrutar.

Alternativas
Comentários
  • O atendente pode usar termos coloquiais, sem deixar de ser formal.

  • Atenção ao deve adotar. Caso estivesse pode adotar , creio que a assertiva estaria correta. 

  • Ter o mesmo nível de linguagem não quer dizer utilizar-se da forma incorreta da língua portuguesa. E sim, dispensar de termos técnicos e palavras difíceis nas quais não podem ser de entendimento do cliente.

  • Lívia Braga, acho que mesmo que estivesse pode adotar não estaria correta. O objetivo de nenhum atendente é estabelecer e manter relações sociais. Ele está ali exclusivamente para solucionar o problema do cliente.

  • O segredo é sempre ser bastante claro no que dizer.


ID
1077067
Banca
CAIP-IMES
Órgão
FURP-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Complete as lacunas abaixo.

O caráter social do atendimento ao público se _____________, sobretudo, pela via da comunicação entre os sujeitos participantes, dando visibilidade às suas necessidades, experiências e expectativas. A instituição, enquanto palco onde se desenrola o atendimento como atividade social, não é ____________; ao contrário, os _________________, os processos organizacionais e a estrutura existentes são elementos ______________ conformadores da situação de atendimento.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: a) manifesta – neutra – objetivos – essenciais


ID
1109521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A respeito do atendimento a clientes e da área de vendas, julgue os itens a seguir.

A abordagem de vendas por benefícios demonstra os atributos do serviço, suas vantagens e seus resultados aos consumidores em potencial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está ERRADO...... a banca cespe trocou o gabarito de C para E!

    Justificativa: http://www.cespe.unb.br/concursos/CAIXA_14_NM/arquivos/CAIXA_14_NM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF


    questão 44


    bons estudos!

  • Justificativa para alteração do gabarito:

     

    "As características citadas no item não correspondem à abordagem de vendas por benefícios. Por esse motivo, opta‐se pela alteração de seu gabarito de C para E".

  • Benefícios não estão atrelados a atributos.

  • Atributos são caracteristicas, e  caracteristicas não são usadas para abordagem por beneficios, o que vale nesse tipo de abordagem é beneficios do produto/serviço.

  • QUESTÃO ANULADA!   

    http://www.cespe.unb.br/concursos/CAIXA_14_NM/arquivos/CAIXA_14_NM_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • Concurseira X, conforme o link que você mesma colocou aqui, a questão 59 não foi anulada e sim modificada de C pra E.

  • Não foi anulada Concurseira X .... apenas alteração de gabarito

    bons estudos

  • Através da abordagem por benefícios o vendedor demonstra os benefícios do seu produto.

  • Resposta Errado. O correto seria Abordagem de venda por entrega do produto.

    Existem várias formas de abordagem, que podem ser usadas conforme as necessidades. Veja em ordem de importância: 


    Benefício: informar o retorno da oferta e ver se o cliente está interessado; 

    Curiosidade: oferecer um benefício que apele para a curiosidade do cliente; 

    Pergunta: abrir a entrevista de vendas com uma pergunta para obter a atenção e interesse do cliente; 

    Elogio: usar uma expressão sincera de apreciação para obter a entrevista de vendas com o cliente; 

    Referência: usar um nome de um cliente atual como referência; 

    Pesquisa: oferecer-se para fazer uma pesquisa para o cliente para determinar se o vendedor pode ajudá-lo; 

    Introdutória: dar apenas o nome do vendedor e o nome da empresa para o cliente; 

    Showman: Usar atitudes dramáticas e pouco comuns para obter a atenção e interesse do cliente; 

    Entrega do produto: coloca a oferta nas mãos do cliente, demonstrando seus atributos e vantagens;

    Brinde: dá ao cliente um presente simbólico pela entrevista; 

    Choque: coloca “medo” no coração do cliente.

  • "A banca cobrou o modelo de abordagem de vendas por benefícios, de Charles Futrel (2014), que fala num modelo de vendas orientadas a relacionamentos. Essas vendas seriam feitas com base numa abordagem por benefícios, que demonstraria os atributos, vantagens e benefícios do produto.


    Como a banca falou em atributos, vantagens e resultados do serviço (erro), entendo que ela queria que você soubesse exatamente os itens cobrados, sem espaço para interpretação."

    GABARITO: ERRADO


    Fonte: Estratégia Concursos, professor Carlos Xavier

  • Resposta Errado. O correto seria Abordagem de venda por entrega do produto.

    Existem várias formas de abordagem, que podem ser usadas conforme as necessidades. Veja em ordem de importância: 


ID
1109524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A respeito do atendimento a clientes e da área de vendas, julgue os itens a seguir.

O processo de vendas inicia-se com a prospecção de clientes e finaliza-se com o acompanhamento do cliente após as vendas.

Alternativas
Comentários
  • a venda nâo é so no inicio, mas ela tambem no acompanhamento  do cliente no que ele necessita


  • Se prestar atenção no enunciado já se pode encontrar a luz para a resposta - 

     '' O processo de vendas inicia-se com a prospecção de clientes e finaliza-se com o acompanhamento do cliente após as vendas.''  

    Não poderia ser um '' Processo '' , se fosse apenas fazer a venda. 

    Significado de processo, segundo dicionario online de português : Ação que expressa continuidade na realização de determinada atividade; ato prolongado e contínuo; seguimento.

      Certo .

  • O processo de vendas inicia na prospeção do cliente , mesmo que não seja efetivada a venda , por que o intuito inicial era vender ! 

    E finaliza com o pós venda, que é o acompanhamento do cliente em suas necessidades.

    Bons estudos.

  • Num inicia com o estudo do mercado não???

  • As etapas de vendas elaboradas por Kotler determina a iniciação com a prospecção identificando os clientes e finalizando com o acompanhamento o pós vendas.

  • Etapas do processo de vendas: Prospecção, Qualificação, Apresentação, Negociação, Fechamento, e Pós-venda.

  • Leandro Vieira, houve uma equívoco em sua explicação.

    As etapas da venda, segundo Kotler (2000) são:

    1) Prospecção/ qualificação = buscar clientes com potencial de negócio.

    2) Pré-abordagem = conhecer o cliente (suas necessidades) para escolher a melhor forma de abordage. (nessa fase que o vendedor busca informações sobre o cliente.

    3) Abordagem = o vendedor deve demonstrar interesse pelo cliente e fazer com que ele (cliente) perceba que gastar o seu dinheiro com este produto será um bom investimento.

    4) Apresentação/ demonstração = apresentar o produto para o cliente. Criar a noção de VALOR.

    Nessa fase ( apresentação) utiliza-se a técnica conhecida como AIDA = visando despertar no cliente ATENÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO.

    5) Superação de objeções = vencer a resistência psicológica. ( objeções NÃO significa que o cliente não quer comprar).

    6) Fechamento.

    7) Acompanhamento/ manutenção = pós venda.


    Retirei os dados do material da A CASA DO CONCURSEIRO.

    Espero ter ajudado.

    #VOUPASSARNESSAPORRA!

  • Questão certa

  • Ótima questão para nos ajudar a fixar as etapas do processo de vendas. Olhando nosso esquema percebemos que, de fato, iniciamos com a prospecção e finalizamos com a manutenção e acompanhamento (pós venda).

    Gabarito: Certo


ID
1121731
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

São atribuições principais de uma ouvidoria pública, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Entende-se por ouvidoria um instrumento que visa à concretização dos preceitos constitucionais que regem a administração pública, a fim de que tais preceitos – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – se tornem, na prática,“eixos norteadores da prestação de serviços públicos” (Lyra, 2004, p.144). Além desse objetivo primeiro, são atribuições principais de uma ouvidoria pública: “indução de mudança, reparação do dano, acesso à administração e promoção da democracia” (Lyra,2004, p.139-144

  • Esta questão é polêmica, pois não se encontra material que fala em "reparação de danos" como uma função da ouvidoria.

  • Essa questão foi da prova do MF. Eu fiz ela e também não concordo com esse gabarito. Primeiro porque entendo que a ouvidoria assume um papel de intermediadora do cidadão com a administração pública, fazendo-o perceber que pode receber respostas a respeito de suas demandas. Isso por si só já é um papel da ouvidoria "preservando" a adm, ou, pelo menos, sua imagem, perante o cidadão. Ouvidoria aprimora  a gestão pública.

    O gabarito deveria ser C: ouvidoria não repara dano! Tem o papel de mediar conflitos, cobrar respostas dos requeridos órgãos, mas não é o ouvidor que vai lá e resolve o problema!  

  • Acabei de descobrir que a ouvidoria repara danos, como disseram os colegas ela faz uma intermediação entre o cidadão e a administração. Ainda sem entender o gabarito...

  • ao meu ver as alternativas B e  D uma exclui a outra, se uma induz a mudança não tem como preservar a administração, e como a ouvidoria serve para aprimorar o atendimento das instituições públicas então seria a B.

    A alternativa C pode gerar dúvida, mas a alternativva B estaria "mais errada"

  • Também nunca ouvi/vi que Ouvidorias reparam danos, a não ser que a banca considere a mediação feita por essas ouvidorias como reparação de dano por si só. Em relação à letra b), a Ouvidoria atua no sentido de obter informações sobre as práticas abusivas, ilegais ou danosas da Adm. Pública. É óbvio que a intenção desse órgão é promover a indução de mudança, como colocado na letra D), mas, para mim, é claro também que ela atua no sentido de preservar as atividades da Adm, porque se uma ouvidoria funciona bem, cumprindo seus objetivos, a instituição à qual está vinculada não será afetada na sua totalidade, mas somente nas partes comprovadamente ilegais.


ID
1157464
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O serviço de atendimento ao público é realizado através do trabalho de mediação que comporta múltiplas dimensões, com evidência para três facetas principais que refletem o ponto de vista da instituição, o ponto de vista do usuário e o ponto de vista do atendente. Assinale a alternativa que apresenta o ponto de vista do usuário neste trabalho de mediação.

Alternativas
Comentários
  • CONCURSO PÚBLICO 4/2013 - EBSERH/HUCAM-UFES

    O trabalho desenvolvido pelo(a) funcionário(a) na situação de atendimento é fundamentalmente uma atividade de mediação entre as finalidades da instituição e os objetivos dos usuários, que representam fonte permanente de conflitos. Assinale a alternativa que apresenta o ponto de vista do atendente nesse trabalho de mediação.

    (A) Tende a transformar o atendente metaforicamente nos “braços, pernas e cabeça da instituição”.
    (B) Tende a uma despersonificação do atendente.
    (C) Tende a ser um momento do atendente gerir interesses nem sempre compatíveis e harmônicos.
    (D) O atendente deixa de ser alguém portador de uma identidade para encarnar a figura da instituição.
    (E) O atendente caracteriza o modo de ser habitual da instituição

    GABARITO: C

     

     

    Seria a AOCP a nova Cespe? Cabe recurso e me espanta não ter nenhum deferido quanto à essa questão...

  • BOM DIA GUSTAVO. Veja só. na questão acima esta correto alternativa D ,pois nela a banca pede o ponto de vista do USUÁRIO ,ja na questão que vc colocou ela pede o ponto de vista do ATENDENTE.                                                  

    ESPERO TER AJUDADO E Q ALGUEM SE MANIFESTE CASO EU TBM TENHA ERRADO. OBRIGADO

     

  • O trabalho desenvolvido pelo(a) funcionário(a) na situação de atendimento é fundamentalmente uma atividade de mediação entre as finalidades da instituição e os objetivos dos usuários. Essa mediação não é uma “função prescrita” de fácil execução, ao contrário, ela é fonte permanente de um conflito que comporta múltiplas dimensões. Nesse sentido, a análise da literatura e os resultados de intervenções, realizadas pelo Laboratório de Ergonomia do Departamento de Psicologia Social da UnB, colocam em evidência três facetas principais do trabalho de mediação:

    • do ponto de vista da instituição, a mediação tende a transformar o atendente metaforicamente nos “braços, pernas e cabeça da instituição” ou modo pelo qual a instituição busca "personificar-se", abandonando sua condição de ente abstrato;

    • do ponto de vista do usuário, a mediação tende a uma despersonificação do atendente, ou seja, o atendente deixa de ser alguém portador de uma identidade singular para encarnar a figura da instituição e, dessa forma, ser responsabilizado pela resposta adequada à demanda do usuário; e

    • do ponto de vista do atendente, a mediação tende a ser um momento de gerir interesses nem sempre compatíveis e harmônicos, buscando cumprir as tarefas prescritas, evoluir suas competências, preservar sua saúde e construir sua identidade profissional.

     

    Fonte:http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1252856046.67-arquivo.pdf

     

  • Qual a difernença entre a "E" e a "D"?

  • a) Ponto de Vista da Instituição

    b) Ponto de Vista do Atendente

    c) Ponto de Vista da Instituição

    d) Ponto de Vista do Usuário (GABARITO)

    e) Nunca nem Vi

  • banca horrorosa

  • para mim tem mais de uma correta

  • Tudo muito subjetivo nessas questões da Aocp

ID
1162135
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um atendimento ao público marcado pela excelência exige algumas iniciativas e atividades estratégicas para o aprimoramento da qualidade, para evitar falhas e para garantir, também, que as pessoas tenham a percepção da qualidade do serviço. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta acerca da qualidade no atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • A) O atendente tem que informar que vai resolver o problema do cliente, caso isso não aconteça o cliente se altera e vai procurar outro meio para resolução.

    B) Se a argumentação for pouco esclarecedora, o  cliente fica com dúvidas e incertezas e quebra o pau.

    C) Sempre é preferível falar a verdade, pois uma mentira acaba piorando a situação.

    E) Equipe unida jamais será vencida!

    Avante!

  • GAB: D

     

    Alertar os clientes sobre possíveis problemas é uma forma de demonstrar respeito e honestidade a eles. 

  • GAB: D

     

    Alertar os clientes sobre possíveis problemas é uma forma de demonstrar respeito e honestidade a eles. 


ID
1175170
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica de gestão da qualidade no ambiente de serviços:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - Serviços NÃO podem ser patenteados.

    Gestão da qualidade em ambientes industriais

    O esforço pela qualidade aparece no produto

    Interação com clientes via produtos

    Elevado suporte

    Baixa interação

    Suporte ao produto (qualidade de produto)

    Cliente atua ao final do processo produtivo

    Produção e consumo em momentos distintos

    Feedback demorado

    Expectativas estáveis

    Cliente tende a não influenciar o processo produtivo

    Resulta de um conjunto de elementos

    Condições favoráveis à padronização

    Tende a uniformizar-se a médio prazo

    Bens tangíveis podem ser patenteados

    Bens tangíveis podem ser protegidos a forma final como são disponibilizados para comercialização

    Gestão da qualidade em ambientes de serviços e métodos 

    O esforço pela qualidade aparece na interação com o cliente 

    Interação direta com clientes 

    Baixo suporte 

    Intensa interação

    Suporte ao cliente (qualidade de serviço)  

    Cliente presente ao longo do processo produtivo 

    Produção e consumo simultâneos

    Feedback imediato

    Expectativas dinâmicas 

    Cliente participa do processo produtivo

    Resulta do desempenho humano

    Difícil padronizar 

    Difícil de ter um modelo uniforme de execução

    Serviços e métodos não podem ser patenteados

    Serviços e métodos não podem ser protegidos  

    Fonte: Paladini 2000, p. 190


ID
1178452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Acerca de indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Ao elaborar um indicador, um profissional que trabalha com a prestação de serviços voltada para o atendimento ao público deverá considerar, entre as variáveis necessárias à composição do indicador, a satisfação do cliente e a demanda atendida, que se vinculam, respectivamente, à qualidade e à quantidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Qualidade= EFICIÊNCIA

    Quantidade= EFICÁCIA

  • CERTA

    Comentário: questão retirada da publicação do TCU “Técnica de auditoria: indicadores de desempenho e mapa de produtos”.

    A satisfação do cliente é uma variável que faz parte da qualidade, enquanto a demanda atendida se refere à quantidade. Dessa forma, a questão está correta.

    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recurso-para-ace-tcdf-administracao-publica/

  • Complementando.... Segundo o CBOK 3.0:

    "A medição de desempenho de processos compreende as dimensões de tempo, custo, capacidade e qualidade"

  • Certa

    a satisfação do cliente é uma variável que faz parte da qualidade, enquanto a demanda atendida se refere à quantidade.

  • A satisfação do cliente é uma variável que faz parte da qualidade, enquanto a demanda atendida se refere à quantidade.


ID
1185301
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Nos programas de gerenciamento da qualidade em serviço, o tempo de espera, a sinalização interna e o conhecimento dos empregados sobre produtos e serviços são exemplos de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rummler e Brache,13 um indicador de desempenho é a quantificação de quão bem um negócio (suas atividades e processos) atinge uma meta específica. Sem indicadores de desempenho, não conseguimos medir. E sem medir, não conseguimos gerenciar.

  • Sinalização interna é indicador de desempenho?

  • Viajei nesse de sinalização interna... deve ser algo diferente de Placas, Indicações de Fluxos, que foi o que imaginei.

  • Tempo de espera, sinalização. Achei que deveria ser medição de processos.

  • O tempo de espera e os demais inteferem na qualidade do serviço, visto que podem ser utilizados para medir o desempenho do serviço prestado.

  • Indicadores de desempenho é o que se pode medir, sinalização interna não seria um exemplo de métrica para mim. A satisfação dos clientes em relação à sinalização interna sim, mas a sinalização por si só, não. Mas... Já que está aí, errei.

  • Então no caso é um indicador de desempenho operacional ?


ID
1201582
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Atender é uma arte. Para a realização de um bom atendimento, é preciso

Alternativas
Comentários
  • Letra D, pois tem mais sentido com a teoria.

  • Gabarito D


    Dec 1171/94

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;


ID
1201615
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Em sua rotina profissional diária, é esperado que o Auxiliar Administrativo atenda às ligações telefônicas

Alternativas
Comentários
  • letra C, pois nas ligações telefônicas no máximo 3 toques.
    Bons estudos!!!!

  • Demora para atender ligações telefônicas denota abandono ou descaso.

  • Gabarito absurdo...

    Seria humilhante a situação de um atendente que, mesmo indisponível, deveria deixar tudo e correr para atender o telefone...

  • Gabarito C


    Decreto 1171/94

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - CAPÍTULO I

    Seção I - Das Regras Deontológicas


    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

  • quando trabalhei de secretaria de uma escola publica saia correnndo para atender. mas me falaram para nao sair correndo e tambem nao atender. so atender. mas concordo com o gabarito

  • Discordo da C, acho que deveria ser a B, porque se estou atendendo um contribuinte e checando informações em banco de dados para o mesmo, como eu posso atender um telefone ao mesmo tempo?

  • Abaixo 16 dicas para aprimorar o atendimento telefônico, de modo a atingirmos a excelência, confira:

    9 - Atenda o telefone o mais rápido possível: o ideal é atender o telefone no máximo até o terceiro toque, pois, é um ato que demonstra afabilidade e empenho em tentar entregar para o cliente a máxima eficiência.

    Fonte: Nova Concursos

    Gabarito ( C )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.


ID
1202683
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Os clientes são stakeholders de fundamental importância para as organizações; por isso, é importante buscar a melhoria no atendimento ao seu público-alvo. Com base no exposto, assinale a alternativa correta acerca da qualidade no atendimento ao público.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder (em português, parte interessada[1] ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social (Relações Públicas) administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    O termo foi usado de forma mais ampla[2] pelo filósofo Robert Edward Freeman[3] . Segundo ele[4] , os stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

    De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização )[5] .

    O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes pode possuir um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.


    Ex nunc.

  • Resposta correta - letra b

  • não pode ser a letra C por quê?

  • Letra C está dizendo Ineficaz

  • GAB: B

     

    a) A empresa deve se preocupar em atender bem a todos e fidelizar novos clientes. 

     

    b) A qualidade do atendimento ao público é capaz de gerar a fidelização dos clientes; essa pode ser atingida, por exemplo, com a capacitação da equipe de atendimento em conformidade com as políticas internas da empresa.

     

    c) O oferecimento de brindes e descontos inesperados sempre agrada o cliente. É uma forma de fazer ele se sentir importante.

     

    d) A empresa que possui um banco de dados com informações dos seus clientes possui um diferencial competitivo, pois os conhece melhor e tem mais facilidade de atender às suas necessidades e expectativas.

     

    e) Políticas de incentivo são sempre bem vindas. A recompensa dada ao funcionário é uma forma de motivá-lo a realizar um bom trabalho. Quando o funcionário se sente valorizado pela organização, seu comportamento é assertivo, o que impacta diretamente no atendimento ao público.

     

    FONTE: Aulas - profº Wendell Léo.

     

  • LETRA B

     

    A qualidade do atendimento ao público é capaz de gerar a fidelização dos clientes; essa pode ser atingida, por exemplo, com a capacitação da equipe de atendimento em conformidade com as políticas internas da empresa.

     

    PONTOS ESSENCIAIS AO ATENDIMENTO AO PUBLICO:

    " EM NEGÓCIOS EXISTE APENAS UMA DEFINIÇÃO DE QUALIDADE-O CLIENTE

    -CLIENTES SATISFEITO= LUCROS ACRESCEDIDOS

     

  • Letra B.

    CLIENTES SATISFEITOS = LUCROS ACRESCIDOS.


ID
1202686
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O bom atendimento ao público é capaz de gerar inúmeros benefícios às organizações, podendo ser considerado, em muitos casos, o ponto fundamental para o sucesso de um negócio. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E
     Essa afirmativa esta corretissima, essa avaliação faz parte do planejamento estrategico e tatico da empresa oudo órgão. Cabe ao gestao da gerente avaliar e monitorar o atendimento ao publico, em caso de conversar com o atendente como aperfeiçoar e sanar as possiveis falhas existente, cumprimeno a teoria de Halo e o Kazen( fazer o melhor).

  • GAB: E

     

    Uma empresa que monitora e avalia a aceitação de seus serviços demonstra que tem como objetivo prestar um atendimento de qualidade. Dessa forma, é possível identificar falhas e implementar melhorias,obtendo como resultado a satisfação dos clientes. 

  • Letra E


     Essa afirmativa esta corretissima, essa avaliação faz parte do planejamento estrategico e tatico da empresa oudo órgão. Cabe ao gestao da gerente avaliar e monitorar o atendimento ao publico, em caso de conversar com o atendente como aperfeiçoar e sanar as possiveis falhas existente, cumprimeno a teoria de Halo e o Kazen( fazer o melhor).




ID
1202794
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade no atendimento é fundamental para a construção da imagem da empresa junto ao respectivo público e, no caso de órgãos públicos, isso não é diferente. Acerca desse assunto e com base na qualidade do atendimento ao público, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    Decreto 1171/94

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal - CAPÍTULO I

    Seção I - Das Regras Deontológicas


    IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

  • A alternativa B é a menos errada.

    Eficacia é o resultado, a resolucao de problemas.

    Eficienca tem relacao com o tempo - rapidez no atendimento - utilizando todos os  meios com a racionaliacao dos recursos - menos custos - e com competencias interpessoais - tolerancia, presteza ...

    Vc pode ser eficiente e nao ser eficaz e vice versa

  • GAB: B

     

     

     a) ERRADO. O tempo é um dos fatores fundamentais de um serviço de qualidade. Deixar o cidadão horas e horas aguardando é falta de respeito.

     

     b) CORRETO. Um atendimento eficaz deve ser feito com agilidade, cortesia, confiança, objetividade, discrição, atenção e fidedignidade nas informações que são repassadas.

     

     c) ERRADO. O que interessa é a solução do problema, superando as expecativas do usuário. 

     

     d) ERRADO.Caso não tenha certeza, procure se informar. Estando em dúvida, é grande o risco de passar informações incorretas. 

     

     e) ERRADO. Demonstrar arrogância, desrespeito e impaciência ajuda a criar antipatia ! O usuário ficará furioso se for tratado dessa forma.

     

     

    FONTE: Aulas - profº Wendell Léo.

  • Medo de quem colocou E

  • Excelente observação, Fabiana Moraes.

  • O atendimento deve ser sempre eficiente, com fidediginidade, empatia, procurando se colocar no lugar do cliente para um melhor entendimento da situação.


ID
1202797
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

No que se refere às ações que demonstram um atendimento de qualidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vale a pena citar:

    Se o atendente não tem grande quantidade de informações, isso não significa que seu atendimento não é eficiente, pois o atendimento pode ser considerado eficiente se o atendente dispensar interesse em solucionar o problema do cliente. Para isso, ele pode recorrer a manuais, folhetos informativos, resoluções de sua organização, pode recorrer a um par(pessoa do mesmo nível hierárquico) ou ainda a seu superior hierárquico.

  • Gabarito D

    DEC 1171/94

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

  • GAB: D 

     

    "....Demonstrar que se pode e quer ajudar o cliente e também expressar uma atitude positiva."

     

    O trecho se refere à ATENÇÃO E INTERESSE, que são atributos indispensáveis em um atendimento de qualidade.

  • De vez em quando é bom dar umas risadas enquanto se estuda kkkkk

    Essa questão me fez rir.


ID
1203073
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade no atendimento ao público é uma aliada na busca de melhores resultados. Tendo as pessoas como fator que agrega valores aos processos e atividades desenvolvidas em toda organização. Leia abaixo algumas características da qualidade no atendimento ao público e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • prolixidade = se expressa (falando ou escrevendo) através do uso excessivo de palavras.

    iSSO TORNA ERRADA AQUESTÃO

  • apenas para acrescentar:

    DISCRIÇÃO: Competência daquele que sabe diferenciar o certo e o errado; que tem discernimento.

    http://www.dicio.com.br/discricao/


  • Alternativa A é o gabarito. Devido a palavra prolixidade. O atendimento deve ser eficiente, mas não prolixo.

  • Letra A

    Qualidade no atendimento ao público: comunicabilidade; apresentação; atenção; cortesia; interesse; presteza; eficiência; tolerância; discrição; conduta; objetividade.

  • Nunca respondir uma pergunta tão rápida igual a essa.

  • Alternativa A.


    Prolixidade é o exagero das palavras, o que é desnecessário no serviço publico, no qual o servidor deve ser objetivo.

  • GABARITO: LETRA A

    Prolixo é um adjetivo que significa muito longo, extenso ou demorado. É empregado quando alguém fala ou escreve demoradamente, com o uso excessivo de palavras.

    antônimo de prolixo é conciso ou lacônico, ou seja, o que exprime muita coisa com um número reduzido de palavras.

    Prolixo é aquela pessoa que se prende a um longo discurso, com explicações supérfluas e se estende demoradamente, tornando o discurso enfadonho e entediante. Ex: O discurso prolixo do político acabou com o problema de insônia da plateia.


ID
1203151
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma das dificuldades para implementação de programas de qualidade de atendimento no serviço público é a chamada “síndrome dos quatro anos”, cujo obstáculo é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • "marcas da síndrome, e que muito bem descreve o cenário atual dos serviços públicos:

    personalismo : a marca pessoal do dirigente se sobrepõe a da instituição;


    inconseqüência: pouca preocupação com gastos, custos e endividamento;

    sucateamento: não há manutenção dos bens;leviandade: preocupação apenas com a aparência;

    politicagem: confusão entre o cidadão-cliente e cidadão-eleitor;

    clientelismo: garantir o futuro próprio ou de seu grupo e não o da organização;

    imobilismo: oferta de serviços não mais necessários ou desatualizados

    .fonte: http://adencon.com.br/a-qualidade-e-o-servico-publico/

  • “Síndromes dos 4 anos” conforme o autor José A. Monteiro,

    em seu livro Qualidade Total no Serviço Público (1991, p. 152), que

    no Poder Judiciário fica reduzida para 2 anos, tempo que dura a gestão

    política, quais sejam:

    Personalismo – a marca pessoal do dirigente é maior que a marca da instituição;

    Inconsequência – pouca preocupação com os gastos,com os custos, e com o endividamento;

    Sucateamento – a manutenção de edifícios, máquinas e equipamentos é realizada a último plano e serviços de infraestrutura, que não dão IBOPE, não são feitos;

    Imediatismo – não há preocupação com o futuro mais distante porque o próximo dirigente pode mudar tudo ou até fechar o órgão, principalmente se vem da “oposição”;

    Leviandade – não existe preocupação com a qualidade,mas apenas com a aparência;

    Politicagem - na maioria das vezes se confunde o “cidadão-cliente” com o “cidadão-eleitor”

    Clientelismo – tirar o máximo de proveito para si ou para seu grupo, com o objetivo de garantir o futuro (próprio

    ou dos seus, não organização


  • GAB: C

     

    a) IMEDIATISMO - não há preocupação com o futuro mais distante, porque o próximo dirigente pode mudar tudo ou até fechar o órgão, principalmente se vem da “oposição”.

     

    b) LEVIANDADE -  não existe preocupação com a qualidade, mas apenas com a aparência.

     

    c) Clientelismo - tirar o máximo de proveito para si ou para seu grupo, com o objetivo de garantir o futuro (próprio ou dos seus, não da organização)

    .

    d) PERSONALISMO - a marca pessoal do dirigente é maior que a marca da instituição.

     

    e) POLITICAGEM - na maioria das vezes, confunde- se o “cidadão-cliente” com o “cidadão-eleitor”.

     

     

    Fonte: Aulas do profº Wendell Léo.

  • Ele trocou os conceitos.



ID
1203154
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Para oferecer um atendimento de qualidade aos cidadãos, alguns princípios relacionados à prestação de serviços devem ser observados. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Karl Albrecht, no seu livro a Revolução nos Serviços (1992),apresenta os 10 mandamentos da prestação de serviços, a seguir listados,que bem demonstram as regras básicas para a gestão de serviços com qualidade e produtividade, assim como, relaciona os 7 pecados dos serviços, já elencados.

    Os 10 mandamentos da prestação de serviços:

    I – O serviço deve ser de fácil acesso, em instalações convenientes,em horas oportunas e com pouca espera.

    II – O serviço deve ser escrito acuradamente na linguagem do consumidor.

    III – Os funcionários devem possuir a habilidade e o conhecimento exigidos.

    IV – Os funcionários devem ser amáveis, atenciosos e corteses.

    V – A empresa e os funcionários devem ser dignos de confiança e prezarem o interesse do consumidor.

    VI – O serviço deve ser desempenhado com consistência e precisão.

    VII – Os funcionários devem atender com rapidez e criatividade às solicitações e problemas dos clientes.

    VIII – O serviço não deve fornecer perigo, risco ou dúvidas.

    IX – Os serviços tangíveis devem projetar corretamente sua qualidade.

    X – Os funcionários devem fazer esforço para compreender as necessidades dos clientes e dispensar-lhes uma atenção especial.

    (http://www.funjab.cursoscad.ufsc.br/cejur/wp-content/uploads/2012/05/Livro-RH-TJ-Volume-1-Artigo-9.pdf) 



  • Na minha opinião, o amor é uma qualidade inerente as relações de afeto das pessoas. O servidor pode efetuar um bom atendimento sem ser amável, sendo profissional, que é o que se espera dele. O amor ainda feriria a impessoalidade do serviço! 

  • Questões de atendimento muitas vezes refletem: visão acadêmica ou ideológica. Para responder essa tem que respirar fundo e se colocar no lugar do examinador. O ideal é responder por eliminação.

  • Gabarito E


    Decreto 1171/94


    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

  • esse ''amável'' complica

  • qual erro da c?

  • Em 25/10/2018, às 11:57:33, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 10/10/2018, às 15:09:18, você respondeu a opção C.Errada

     

    pra responder essas questões você deve deixar a sua raiva do mundo de lado, por isso errei, e agora acertei kkkkkk

  • O servidor deve atender todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;

    E.

  • Ser amável está diretamente ligado a ter empatia. E não tem nada a ver com ser íntimo ou pessoal.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Vejamos quais são os 10 mandamentos/princípios da prestação de serviços:  

    1. O serviço deve ser de fácil acesso, em instalações convenientes, em horas oportunas e com pouca espera
    2. O serviço deve ser escrito apuradamente na linguagem do consumidor
    3. Os funcionários devem possuir a habilidade e o conhecimento exigidos. 
    4. Os funcionários devem ser amáveis, atenciosos e corteses
    5. A organização e os servidores devem ser dignos de confiança e prezarem o interesse do consumidor. 
    6. O serviço deve ser desempenhado com consistência e precisão (“padronização”). 
    7. Os funcionários devem atender com rapidez e criatividade às solicitações e problemas dos cidadãos. 
    8. O serviço não deve fornecer perigo, risco ou dúvidas. 
    9. Os serviços tangíveis devem projetar corretamente sua qualidade. 
    10. Os funcionários (servidores) devem fazer esforço para compreender as necessidades dos cidadãos e dispensar-lhes (dar-lhes) uma atenção especial. 


ID
1203172
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Negligenciar o relacionamento com o cliente que, no caso da Administração Pública, é o cidadão, pode causar disfunções na relação entre as partes. A esse respeito, assinale a alternativa que descreve um benefício advindo do bom relacionamento organização versus cliente (cidadão).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Coerência e retorno constante do serviço prestado  com as expectativas do cliente. Explicando: é a administração pública prestar um serviço de acordo com as expectativas do cliente. Não é buscar a excelência (qualidade) pela excelência; mas sim, buscar a satisfação do cliente-cidadão.

  • Gabarito letra D

    Pois um trabalho coerente com retorno satisfatório, neste contexto, eleva as expectativas do cliente (cidadãos usuários).