SóProvas


ID
1068250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da estrutura e organização da administração pública brasileira, julgue os itens subsecutivos.

Toda função é atribuída e delimitada por norma legal, que configura a competência do órgão, do cargo e do agente, isto é, estrutura a natureza da função e o limite de poder para o desempenho dessa função.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    É a aplicação do princípio da Legalidade no âmbito da Administração Pública. Para os que estão começando a estudar agora, traduz-se resumidamente na seguinte comparação:

    O cidadão comum, particular, pode fazer tudo que a lei não o obriga a fazer. Expresso pelo artigo 5º.

    Os servidores públicos, os orgãos e poder público em geral, só podem fazer aquilo que a lei expressamente determina. Isto é muito importante, pois cria limites muito bem definidos para a atuação do agente estatal. Lembrando que, dentro da legalidade, há o poder discricionário, que é caracterizado por uma margem de escolha pelo administrador em certas ocasiões.

    Bons Estudos!

  • Certo


    As funções são os encargos atribuídos aos órgãos, cargos e agentes. O órgão normalmente recebe a função in genere e a repassa aos seus cargos in specie, ou a transfere diretamente a agentes sem cargo, com a necessária parcela de poder público para o seu exercício. Toda função é atribuída e delimitada por norma legal. Essa atribuição e delimitação funcional configuram a competência do órgão, do cargo e do agente, ou seja, a natureza da função e o limite de poder para o seu desempenho. Dai por que, quando o agente ultrapassa esse limite, atua com abuso ou excesso de poder.


    http://www.cristiano.adv.br/administrativo.htm