SóProvas


ID
1070398
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Apesar de existirem situações materiais de perigo, o risco é antes de tudo uma percepção individual e uma construção mental. Os estudos mais profundos sobre percepção de riscos sociais, originados na perspectiva cognitiva, presumem o risco como subjetivamente definido pelo indivíduo e influenciável por uma variedade de fatores psicológicos, sociais, institucionais e culturais. (Slovic, P. 2000).

Com base no texto, a descrição que se enquadra numa situação material de potencial perigo, ocorrida, por exemplo, durante a palestra de uma autoridade judiciária sobre o tema “O trabalho escravo em propriedades rurais” é:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia marcar a letra [c]?

  • Marquei a C também. Não sei qual é seu erro.

  • Descartei a letra C, pois pensei assim: Sendo um ambiente climatizado , com temperatura de uns 15 graus, e todos usando casacos, blusões, etc e  o loco usando só uma camiseta, destoando dos demais, daria para ver (ou tenta ver ) se o mesmo portava algum tipo de arma . Ficaria mais fácil. Diferentemente dos que usam casaco , que dificultaria esse tipo de observação. Bom, certo ou errado ,usei esse pensamento, foi assim que descartei a C e marquei a do jornalista... Sei lá, usemos nossa imaginação ... 

  • Galera que marcou a letra C. A introdução do enunciado quer dizer o seguinte: Existem riscos reais, como podem existir riscos imaginários  influenciados por fatores psicológicos, sociais, institucionais e culturais.

    A equipe de segurança trabalha na prevenção e ação de risco real. É o caso de jornalista sem tirar nem pôr! Vocês imaginaram que os trajes destoantes das pessoas poderiam ser um potencial de perigo. O cara que vai fazer atentado ele quer é ficar igual a todos e se disfarçar e não destoar no meio da plateia ou multidão. O outro ainda imaginou a temperatura. Mano, trabalha com as informações que a questão te oferece. Não imagina, não viaja! É isso que a banca quer que você faça. Bora ser aprovado galera!!!!!

  • a) um indivíduo que possui TOC não necessariamente representará perigo, embora fosse interessante ser observado.

     

    b) jornalista desconhecido, DESCREDENCIADO, INSISTINDO EM ENTREVISTA RESERVADA. Temos uma situação de potencial perigo, seja pelo jornalista ou quem o acompanhe.

     

    c) A OAB permite que advogados não usem termo e gravata em locais/cidades muito quentes.

     

    d) Pessoa pode ser chata, mas não necessariamente perigosa.

     

    e) Fora do contexto.

  • fala à verdade.. dois nego se beijando foi boa uasheauheasuh

  • Acho que está dentro do contexto.

  • ao meu ver a letra C seria a mais corrote pois em um ambiente quente vc observa um sujeito com um sobretudo  é algo muito estranho

  • Gente, a letra C , visivelmente, não se encaixa no que é solicitado pela questão. Notem, que há um conceito formal para dar suporte à resposta. Logo, após o enunciado, em si, trás informações para distrair o candidato. Se, estamos falando de situação material, CONCRETO, contra uma autoridade fica claro o que deve ser marcado diante das possibilidades apresentadas.

    Como já dito, TOC não é ameaça. roupas destoantes, muito menos. Assim como, as demais opções.

    Ora, vejam a insistência de uma pessoa em estar em local reservado com uma autoridade é algo para desconfiar, pois as entrevistas são coletivas e, há, o agravante que a pessoa é descredenciada dentre aqueles do mesmo universo que ela se apresenta. Logo, não há dúvidas quanto a resolução da questão. 

    GABARITO : B

  • marquei a C, mas concordo com a opinião do pessoal sobre a alternativa B

    Me equivoquei.

  • GABARITO B

     

    Somente pessoas/jornalistas cadastrados ou devidamente identificados podem ter acesso reservado à autoridade durante um determinado evento. Tal como ocorre ao entrar no tribunal para ter acesso à autoridade judiciária em seu gabinete. Todos que desejam um contato reservado devem ser identificados.

     

    Esse procedimento não irá eliminar os riscos, mas é mais um possível entrave para quem queira realizar algum tipo de atentado.