SóProvas



Questões de Segurança de Dignatários


ID
79285
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quando uma autoridade deixa seu local de trabalho protegido por sua equipe de proteção pessoal, os demais técnicos judiciários da área de segurança devem

Alternativas
Comentários
  • A aproximação demasiada de pessoas estranhas é sempre perigoso , principalmente para um dignitário .

  • GABARITO A

     

    Devem agir em conjunto com os seguranças pessoais do Diginitário, ajudando a evitar e previnir a aproximação de pessoas estranhas/desconhecidas.

  • Gabarito: A

     

     

    Item A - Exatamente! Havendo aproximação demasiada de pessoas estranhas, a equipe de segurança pode e deve sim, caso seja preciso, dar apoio aos seguranças pessoais no intuito de impedir esse tipo de aproximação. (Certo)


    Item B - Não é nossa função, como agentes de segurança, fazer demonstrações enérgicas e em voz alta só para impressionar bem a autoridade. Isso não funciona! A equipe, seja de proteção de pessoas ou de patrimônio, deve agir sempre com discrição. Normalmente, pelo tipo de serviço, o agente de segurança deve ser o mais discreto possível nas suas atitudes, inclusive para não aumentar a antipatia que é peculiar à atividade. Não deve discutir com seus companheiros, gesticular ou provocar ruídos de maneira a chamar a atenção, alem de manter reserva sobre fatos de seu conhecimento e comedimento nos procedimentos pessoais. (Errado)


    Item C - Não é todo agente de segurança que tem competência para revistar pessoas. Isso vai depender do regulamento interno de segurança da instituição e, mesmo assim, deve-se ter muita cautela com esse procedimento. De qualquer forma, é praticamente impossível destacar membros da equipe para sair revistando todo mundo que aguarda a autoridade na saída do prédio. Se isso acontecesse, a equipe de segurança ficaria muito vulnerável! (Errado)


    Item D - A mesma explicação do item anterior serve também para esse. Revistar todos os materiais dessas pessoas pode ser uma tarefa árdua e bastante ineficaz. O ideal é que a instituição disponha de outros meios para isso como: aparelhos de raios-x, detectores de metais e etc... (Errado)


    Item E - Esse item pode até deixá-lo um pouco balançado e com certa dúvida, mas tenha certeza de uma coisa: nossa função não é a de impedir (palavra forte) que o local seja danificado. Nossa função precípua é a de tomar providencias no intuito de preservar as vidas das pessoas e de reduzir ao máximo os danos ao patrimônio. (Errado)
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
79288
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao ver uma pessoa estranha se aproximar rapidamente de um juiz, com um objeto na mão, os seguranças devem

Alternativas
Comentários
  • 1 - a força física deve ser o último meio utilizado.

    2 - se a força física é o ultimo meio, quem dirá sacar a arma. A regra é: só saque a arma quando não tiver outro jeito.

    3 - a qualquer custo? Vou sair correndo atrás do cara e deixar o dignitário? Vou dar um soco na cara dele? Um tiro no joelho? Muito amplo.

    4 - o mais prudente. Manter a postura e ficar atento aos movimentos.

    5 - sem comentários. 

    Aquela máxima: A melhor defesa é o ataque, só funciona no futebol. Aqui a regra é sempre preventiva, ou seja, evitar sempre o confronto físico e situações embaraçosas ao dignitário.

  • Em uma outra questão dessa banca disponível aqui no QC a resposta é a letra "b" .

  • Carol Galvão,

    De acordo com o contexto abordado na questão, JAMAIS DEVERÁ apontar sua arma para a pessoa para intimidá-la.

  • Carol Galvão,

    Provavelmente a questão que você viu pedia a questão incorreta! Como o Jonas Macedo afirmou ´´ JAMAIS DEVERÁ apontar sua arma para a pessoa para intimidá-la.`´

  • ação da mais simples para a mais complexa

    objeto na mão,..Ex: se ele esta com uma caneta, não deve o segurança puxar uma arma- e sim apenas afastá-lo do VIP - simples/simples

    EX2: se ele esta com uma faca e vem correndo, claro que o segurança deve agir de acordo, mande ele  para e saca a arma- complexa/complexa

  • GABARITO D

     

    O uso da arma de fogo é o último recurso a ser empregado por agentes de segurança pública, principalmente, no caso de agente de segurança judiciária.

     

    Partindo desse princípio, o agente público deve analisar a situação rapidamente e fazer o uso escalonado ou progressivo da força.

     

    Ex: um cidadão qualquer aparece com uma pistola na mão apontada para você ou em direção ao dignitário, você não vai esperar ele atirar, tampouco vai ficar saindo aos socos e pontapés com um cidadão comum desarmado, estando armado e alí no exercício da função. Então é bastante relativo e complexa a interpretação da situação real, por isso alguns agentes públicos armados acabam sofrendo processos na justiça por terem efetuado disparos contra pessoa. Só quem está lá no calor da emoção é que deve saber o meio de proteção e defesa que será aplicado. 

  • Gabarito: D

     

    Item A - Você viu que os preceitos básicos são: agir com firmeza, atenção, simplicidade, iniciativa e objetividade. O uso da força deve ser extremamente evitado! (Errado)
    Item B - Absurdo! Jamais aponte a arma para alguém a não ser que esteja em situação de comprovado extremo perigo e agindo em legítima defesa. (Errado)
    Item C - A expressão “qualquer custo” é muito perigosa, pois nos leva a crer que o simples fato de apontar a arma para alguém seria aceitável, o que, como vimos, não se concebe. (Errado)
    Item D - Veja só como este item respeita direitinho aquilo que acabamos de estudar nesta parte inicial. (Certo)
    Item E - Um agente de segurança displicente, nem pensar! (Errado)
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
79294
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os principais casos de emergência em que o segurança deve atuar são

Alternativas
Comentários
  • NÃO DEVE ATUAR EM GREVE!

    GABARITO "B"
  • Na questão era só saber que o segurança NÃO DEVE ATUAR EM GREVE que matava a questão.  Note que 4 alternativas possuem a palavra greve. Apenas a B não.

    Alternativa B.
  • Greve. Um agente de segurança não atuaria em uma greve, pois na maior parte das vezes a greve é uma questão política.
  • ASSALTO?????

    Acho que a banca deveria no mínimo ter usado o termo técnico e correto (roubo ou furto), pois quando se cobra do candidato o conhecimento previsto na lei, a mesma deveria ser obrigada a usar o termo correto também. 

    Errei porque de cara, exclui as opções que tinham "assalto".

    Bons estudos!!!

  • De onde saiu essa doutrina de que o agente de segurança não deve atuar em greve? Alguém tem a fonte? Pode justificar?

  • acertei, mas  estou  bolada!  ahahaah   aguarde    a consulplan!!

     

  • GREVE????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Nao entendi essa parte da Greve. Pq não pode atuar em greve. ?
  • GABARITO B

     

    Não deve atuar em greve, pelo simples fato de greve não ser considerada uma situação de emergência. Principalmente no contexto de "atuação de agente de segurança judiciária". A atuação está ligada a sua rotina de atividades (ação e prevenção), não a situações de greve (paralisação).

  • GREVE - É UM DIREITO ASSEGURADO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, de acordo com o artigo 9º:

    "É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender."

    Fé!!!


ID
79300
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Previamente programado e devidamente autorizado para o período noturno, teve início o desembarque de novos equipamentos e materiais de informática, que comporão o patrimônio e o estoque de determinado prédio do Tribunal. O técnico judiciário de segurança designado verifica atentamente as movimentações e percebe, dentro das dependências do Tribunal, a presença de uma pessoa desco- nhecida usando uniforme da empresa terceirizada res- ponsável pela limpeza e empurrando um contêiner coletor com capacidade aproximada de 120 litros. Dentro do Tribunal, mas um pouco distante do local de desem- barque, observa, ainda, um furgão, com as marcas da empresa limpadora, no qual está um motorista, também desconhecido. Diante dessa situação, o segurança deverá

I. informar imediatamente a situação à supervisão da empresa limpadora, por meio do rádio, e aguardar confirmação e instruções de procedimento, continuando a observar atentamente o desembarque.

II. informar imediatamente a supervisão da segurança, por meio do rádio, e impedir quaisquer atividades dos desconhecidos antes de receber instruções específicas a respeito de como proceder.

III. abordar os desconhecidos, solicitando as identifi- cações funcionais e autorização para execução de serviço de limpeza e coleta de lixo naquele local e horário.

IV. cancelar imediatamente o desembarque dos equi- pamentos, encerrar todas as atividades do local, incluindo a limpeza, e preparar relatório para ser entregue à supervisão.

São atitudes corretas do segurança as descritas em

Alternativas
Comentários
  • Pra começar:
    I - Como que a pessoa está vendo algo estranho acontecer e vai ficar observando o desembarque? Totalmente inapropriado.
    II - Certinho!
    III - É o procedimento que se espera de um tecnico em segurança. Ele tomou a decisao correta ao abordar os desconhecidos, pedindo-lhes a identificação.
    IV - Errado. Encerrar as atividades nao seria a atitude correta a ser tomada.
  • Sobre o item III.

    Muito questionável a atitude do segurança, pelo que relata o enunciado;

    Se são dois funcionários desconhecidos, por esta coincidência, justamente no dia de desembarque programado (possibilidade de informação privilegiada) de novos equipamentos, estando o segurança sozinho (o que parece indicar a assertiva), jamais poderia abordar dois suspeitos. nesta condição. RISCO TOTAL!!!

    Deve solicitar apoio !!!

    Somente aborda suspeitos em pelos menos dois agentes de seguranças.


  • Reamente a FCC deve ter atenção na elaboração do enunciado, na parte que se afirma: "Previamente programado e devidamente autorizado para o período noturno". O que, na minha opinião torna o item IV "cancelar imediatamente o desembarque dos equipamentos", Falso, pois o cancelamento imediato, não é uma postura correta. Os Itens I, II III estão corretos e o IV incorreto, não sei mencionar se a banca anulou a questão.

  • Outra coisa, qual funcionário da limpeza portará consigo autorização para execução de limpeza naquele horário e local? Piada...

  • para  responder :  raciocinio logico, 

  • I. informar imediatamente a situação à supervisão da empresa limpadora, por meio do rádio, e aguardar confirmação e instruções de procedimento, continuando a observar atentamente o desembarque. aguardar confirmação e instruções de procedimento da empresa limpadora???  ERRADO

    IV. cancelar imediatamente o desembarque dos equipamentos, encerrar todas as atividades do local, incluindo a limpeza, e preparar relatório para ser entregue à supervisão. ERRADO

  • Esses examinadores não sabem nada de segurança.

    Desde de quando você vai deixar sua tarefa ao qual foi designado e dirigir-se a outro ponto para impedir ( realizar uma abordagem ) a ação de outra pessoa sem haver o retorno de sua supervisão ?

    Pelo amor de Deus !

    É mesma coisa que um policial acautelando a cena de um crime, visualizar um roubo e sair correndo atrás do bandido, deixando a cena de lado... ARREGO! NÃO EXISTE ISSO!

    A supervisão terá como incumbência o envio de uma equipe para fazer essa verficação ou na pior das hipóteses enviar alguém para render o agente no setor onde está.

    Única alternativa certa é a III desde que feitas as considerações anteriores.

  • muito subjetiva.


ID
79303
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um segurança, durante seu horário de trabalho, deve

Alternativas
Comentários
  • Questão de lógia! Basta ir um dia no forúm para perceber.

  • Apesar de ser uma questão de uma década atraz ; demonstra profundo desconhecimento na tratativa técnica.

    Segurança = faz a segurança armada ou nao do patrimonio.

    Técnico de segurança do trabalho é bem diferente de segurança.


ID
79306
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao planejar o trabalho diário do Tribunal, é importante que o técnico judiciário?segurança

Alternativas
Comentários
  • Eu marcaria a letra 'E'. "Ao planejar..." Verificar extintores já se trata de execução das atividades em si. O que "...é importante..." para o técnico judiciário segurança PLANEJAR, O QUE É BEM DIFERENTRE DE EXECUTAR, seria estar familiarizado com o tipo de serviço das seções do tribunal, partindo daí suas atividades diárias.

    Alguém tem outro ponto de vista?

  • Concordo em gênero e número com o com o Leonel.

     

  • Eu marquei a letra "C", mas fiquei na dúvida ainda.

  • Fui de E ...e teimo com o gabarito.
  • Esteja familiarizado com o tipo de serviço de todas as seções do Tribunal. !??? Não poderia ser a letra "E" porque um SEGURANÇA não tem que se meter com o  - tipo de serviço de todas as seções do Tribunal. 

    A questão não especificou qual o TIPO DE SERVIÇO. Pode ser o serviço do SEGURANÇA, mas também pode ser o TIPO DE SERVIÇO DOS FUNCIONÁRIOS. 

    De qualquer forma a letra "E" tem duplo sentido e, sendo assim, sem chances.

     

  • Eu fui na letra E também.

    Ao planejar o trabalho diário do Tribunal, é importante que o técnico judiciário de segurança verifique extintores?

    Resposta é não. A verificação dos extintores serão mensal quando for inspeção visual. Logo verificar extintores todos os dias não é importante. 

  • LETRA "C"

     

    Correto! O técnico judiciário de segurança deve checar equipamentos de segurança e salvamento, bem como as instalações do Tribunal, como acessos, saídas e etc. A nomenclatura do cargo já diz: segurança. As atividades desempenhadas pelo ocupante do cargo são amplas dentro do contexto de segurança. Contudo, hoje quem realiza essa fiscalização são os bombeiros civis (brigadistas).

     

    Obs:esse cargo é top! A prova não tem um grau tão elevado para um salário que ultrapassa 8 mil reais inicial, porém, as provas são muito mal elaboradas há muitos anos e quem é ou foi da área de segurança pública se atrapalha um pouco com esses conceitos meio equivocados, às vezes, sobre "segurança".


ID
79315
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No exercício de suas tarefas, é importante que o segurança

Alternativas
Comentários
  • Tá de sacanagem, 3 questões dadas já desse tema! GO, hummmmmmmmm

  • GABARITO A

     

    Todo servidor e demais funcionários tem a obrigação de conhecer com propriedade o regulamento da repartição a que serve.

  • Era uma vez em 2008....
  • Gabarito: A

     

    Não se concebe um agente de segurança sem conhecer o regulamento de onde ele exercerá suas funções!


ID
79318
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A fim de prevenir acidentes e desenvolver trabalho com qualidade é necessário que o segurança, acima de qualquer condição,

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente...ainda bem que esse tipo de questão não cai mais...é até um insulto a quem estuda, dedica seu tempo ao concurso.

  • Concordo Thiago!

  • Imaginem.como era antigamente???
  • Gabarito: B

     

    Acima de qualquer outra condição, conhecer muito bem as tarefas que executa, certamente lhe garantirá prevenir acidentes e desenvolver o trabalho com qualidade.
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

  • Cá eu 2019 estudando um lixão de questão dessa de 2008, de onde "procure saber", ele DEVE saber, pra mim seria a C a correta.


ID
79321
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança de dignitário tem como um de seus principais enfoques a proteção do segurado e, para atingir tal objetivo, deve-se

I. evitar, tanto quanto possível, confrontos desne- cessários e situações de perigo.

II. prevenir e atuar nas situações de crise, provocando acidentes quando qualquer tipo de ameaça puder comprometer a integridade física do protegido.

III. atuar em emergências médicas, aplicando técnicas de salvamento, delegando a terceiros a organização e isolamento completo do local de atendimento.

IV. selecionar, previamente, itinerários para desloca- mentos com o dignitário.

É INCORRETO o que consta em

Alternativas
Comentários
  • OPS!!! CASCA DE BANANA!!! É A INCORRETA MERMÃO!

    GABARITO LETRA "C"
  • Alternativas II e III estão INCORRETAS..

    I. evitar, tanto quanto possível, confrontos desnecessários e situações de perigo. (CORRETO)
    II. prevenir e atuar nas situações de crise, (EVITANDO) provocando acidentes quando qualquer tipo de ameaça puder comprometer a integridade física do protegido.
    III. atuar em emergências médicas, aplicando técnicas de salvamento, (delegando a terceiros) a organização e isolamento (completo) do local de atendimento.
    ***O segurança após organizar e isolar o local para garantir sua segurança, permitindo que a equipe de socorro chegue ao local deve aplicar os primeiros socorros (técnicas de salvamento)
    IV. selecionar, previamente, itinerários para desloca- mentos com o dignitário. (CORRETO) 
  • Eu coloquei que a alternativa IV era incorreta. Mas deve ter várias alternativas de itinerários para selecionadas com antecedência.

  •   a banca  errou!

     

  • OMG!!! Caraca, a maioria das questões incorretas eu erro. Sempre marco  a correta.

    Espero observar, aqui, esses erros, pois na hora da prova quero colocar o x no lugar certo.

    Prestai atenção, garota!!!!!!!

  • GABARITO "C" e lembrem se que é incorreto

    I. evitar, tanto quanto possível, confrontos desnecessários e situações de perigo. (CORRETO)
    II. prevenir e atuar nas situações de crise,  provocando(errado,O VIP PODE SE MACHUCAR,#EVITANDO#) acidentes quando qualquer tipo de ameaça puder comprometer a integridade física do protegido.
    III. atuar em emergências médicas( ERRADO) aplicando técnicas de salvamento, (delegando a terceiros) a organização e isolamento do local de atendimento.

    O AGENTEdeve utlizar TECNICAS DE PRIMEiROS SOCORROS E NÃO DE E.M. após organizar e isolar o local para garantir sua segurança, permitindo que a equipe de socorro chegue ao local.
    IV. selecionar, previamente, itinerários para desloca- mentos com o dignitário. (CORRETO

  • onde a questão fala que ele quer a incorreta?

  • Que pegadinha da zorra!

     

    Os apressados, mesmo sabendo a resposta, caem feito pato.

    Obs: Nessa eu tbm rodei. rsrs

  • Já ia brigar com a banca kkkkk

    é nessa horas que vemos que uma simples coisa pode nos derrubar

  • Rapaz, deve ser o celular. Não é que eu passei batido pelo "INCORRETO" também? Kkk

    Antes aqui que na prova.

  • E não pode ter havido suspensão da execução da pena. Caso haja, o empregado pode continuar trabalhando.


ID
79327
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante as atividades relacionadas à segurança do Tribunal, uma qualidade importante do técnico judiciário?segurança é

Alternativas
Comentários
  • Requisitos do Agente de Segurança
    . Lealdade;
    . Honestidade;
    . Iniciativa;
    . Observação;
    . Resistência;
    . Controle Emocional;
    . Coragem;
    . Memorização;
     
    Fonte: material do curso “Segurança Física, Operacional e Pública – BACEN”, adquirido no site www.concursovirtual.com.br. Prof. Alexandre Lamyn.
     
    Obs.: sobre a alternativa “b”, há que se apontar que a coragem é um dos requisitos, mas não a “coragem desenfreada”, capaz de pôr em risco, sem necessidade, a incolumidade física do próprio agente e demais pessoas e autoridades presentes numa determinada cena, e que também pode trazer consequências negativas para a boa execução do plano de segurança ora elaborado pela equipe de planejamento do grupo de preparação.
     
    É isso aí, galera. Espero ter contribuído.
     
    Bons estudos e sucesso!
  • Gabarito: E

     

     

    Item A - Manter funcionários e usuários psicologicamente bem dispostos não é função de uma gente de segurança. A discrição, como característica importante de uma agente, significa manter o mínimo possível de atenção sobre si e ter um comportamento comedido e reservado. (Errado)


    Item B - Tem uma palavrinha que torna completamente errada a assertiva: “desenfreada”. Um agente tem que ser corajoso, de fato. Mas veja bem: o agente tem que tomar atitudes firmes e destemidas, porém atentando sempre para os procedimentos de segurança. Coragem desenfreada é bastante diferente! (Errado)

     

    Item C - A doutrina atual não tem mais a força bruta como elemento fundamental para um agente de segurança. De fato, a força, em certos casos extremos, pode e deve ser usada como um último recurso. Entretanto, a assertiva peca ao afirmar que a força bruta é sempre necessária para controlar situações de riscos. (Errado)

     

    Item D - O agente deve ser sempre alguém atento aos detalhes do serviço, mas não exageradamente desconfiado. (Errado)


    Item E - Certíssima! Podemos relacionar a memória visual com outra característica importante de um agente de segurança, aqui estudada: a atenção. (Certo)
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
79369
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O segurança que está conduzindo uma autoridade, por medida de segurança e prevenção de possíveis riscos ou atentados nas ruas, necessita posicionar o veículo de tal forma que possa manobrá-lo rapidamente. Assim sendo, deverá manter o veículo

Alternativas
Comentários
  • Estando o veículo trafegando por uma via com 3 faixas, sempre se posicionar na faixa do meio.  Sempre q possível não trafegar na faixa da direita do lado de calçadas ou na esquerda ao lado de canteiros centrais pois isso facilita abordagens por parte de meliantes.
  • Deve-se ter cuidado com esse tipo de questão, já que o Cespe, no concurso para o MPU de 2010, considerou como correta a assertiva que assim dizia: "Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m."

    Ou seja, deve-se atentar para a posição de ambas as bancas.

  • Exato Érico!! Respondi 1,5m com base na questão do cespe e a FCC tem outro entendimento...

  • Resolvi a questão com entendimento diferente já que na questão do Cespe o enunciado fala claramente que  o veículo está em movimento e o objetivo em tela é a proteção contra emboscadas.Já no enunciado a questão da FCC refere-se a posicionar o carro de forma a manobrá-lo rapidamente, ou seja, enunciados distintos. A que melhor se encaixa na assertiva é a letra E. Aos estudos. 

  • A questão não diz se está conduzindo em baixa ou alta velocidade, e conforme a situação a resposta difere.

    Pelo gabarito: resposta letra "E" (sugere alta velocidade) - contudo a resposta poderia ser letra "B" (que sugere baixa velocidade).

    Aí, o concurseiro dança, pois fica nas mãos da Banca.

  • O pessoal está fazendo confusão com a questão da CESPE.

    O enunciado da CESPE fala em distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m.
    As viaturas estão em comboio!

    Já no caso da FCC, trata-se da distância entre a viatura e os demais veículos da via.
  • Gente, o entendimento da questão esta principalmente em raciocinio,nessa questão quer que o agente consiga movimentar se rapidamente..sem problemas,e não evitar emboscada.. "tal forma que possa manobrá-lo rapidamente."cuidado no enunciado!!

  • O Carlos Lopes tem razão em seu comentário. A questão que o pessoal fez confusão é a Q117991. Segue o texto:

    "Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m."

    Gabarito: Correto.

     

    Não são posicionamentos diferentes, mas sim situações diferentes. Vejamos:

     

    Situação da questão do Cespe: A escolta está sendo feita em comboio, manter a distância curta dificulta que outro veículo atrapalhe o esquema montado e dificulta a tentativa de um atentado.

     

    Situação da FCC: Uma condução normal. Você precisa manter uma distância em que seja possíel manobrar o carro caso exista tentativa de uma abordagem criminosa. Se ficar muito próximo do veículo que está à frente, poderá ficar preso, facilitando a ação do criminoso. Além disso, é aconselhável procurar ficar na pista do meio, evitando canteiros e calçadas. Também é bom evitar parar muito próximo a esquinas.

  • Boa expliação do Pablo Ferreira 

    Gabarito E

  • A DISTANCI EM COMBOIO É DIFERENTE DA DISTÂNCIA EM UMA EVENTUAL SAÍDA SÓ COM O CARRO DO DIGNITÁRIO.

    EM COMBOIO 1,5M a 2,5M

    EM SITUAÇÃO COTIDIANA A DISTÂNCIA DEVERÁ SER BEM MAIOR.

    FOI ASSIM QUE EU PENSEI AO RESPONDER ESTA QUESTÃO


ID
166705
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Luiz Alberto, segurança do Desembargador Mário de Almeida, percebeu que várias pessoas estavam aglomeradas na saída do Fórum, protestando, de forma agressiva, contra uma decisão daquela autoridade. Luiz Alberto deveria

Alternativas
Comentários
  • olá pessoal, essas questões estavam faceis.
  • realmente..muito fáceis!!!! hoje em dia as provas da área de segurança e transporte estão muito melhor elaboradas...........
  • Presentinhos da FCC.

    Bons estudos!!
  • kkkkkkkkkk, na letra (a), como o segurança sabe que a decisão foi justa?


  • Essa quem elaborou tava tomado pela preguiça!

  • Como profissional de segurança eu acredito que foi a medida certa tomada pelo desembargador.


  • O Tiririca não é deputado federal?! Virou examinador da FCC agora?? kkkk

  • essa questão é pra vc relaxar durante a proba...momento de descontração!

  • Dentre tantas questões já realizadas essa merece um comment. 

    Aproveitar a opotunidade?! Faixa preta!! Hã? Produção, quero saber o que o examinador tomou na hora da elaboração dessas assertivas, KKKKKKK

  • É engraçado ver comentários de 2011 dizendo que as questões de 2006 eram fáceis. Hoje, vejo que as questões de 2011 também eram muito fáceis em comparação com a atualidade. Com certeza daqui uns 6 ou 7 anos verei as questões de 2019 como fáceis também em comparação com as do futuro. Passar em concurso público está ficando cada vez mais difícil e concorrido a cada ano. Então é melhor passar o quanto antes, pois a dificuldade aumentará ainda mais...

  • Kkkk, perguntas como essa nunca mais.


ID
172330
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação à segurança de dignitários, na escolha de trajetos apropriados a serem utilizados, a equipe de segurança deve considerar como adequados, dentre outros, os aspectos:

Alternativas
Comentários
  • A autoridade não toma decisões em relação ao planejamento de segurança e sim CS ( Chefe de Segurança).
  • 1º Análise de todos os itinerários possíveis.
    2º Reconhecimento e análise de pontos positivos (delegacias, quarteis) e negativos (passarelas, túneis).
    3º Seleção do itinerário mais adequado à segurança.
  • Em uma escolta deve-se considerar:

    - existência de outros itinerários

    - maior números de pontos de apoio (delegacias, hospitais, batalhoes da Polícia Militar, etc.)

    - extensão, rapidez e segurança;

    - número de pontos criticos;

    - espaço e condições de trafegabilidade das vias.

    Não se consegue realizar a segurança do interessado contra sua vontade, porém ele deve ser concientizado dos riscos que pesam sobre si e da necessidade de interferência em suas rotinas


  • Ou seja, o VIP não mete o bedelho em se tratando do planejamento da segurança.


ID
172333
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O profissional da área de segurança que transporta dignitários em veículo oficial deve atentar para as seguintes premissas de segurança:

I. Nunca se deve ficar dentro do carro estacionado com o dignitário, pois há possibilidade de ambos se transformarem nas "vítimas perfeitas".

II. Não se deve deixar nenhum objeto dentro do carro, deslocando todos os pertences do dignitário e dos acompanhantes para o porta-malas antes do início dos trajetos.

III. Ao retornar para o veículo com o dignitário, deve-se embarcar rapidamente e deixar o local.

IV. Se o trajeto com o dignitário obriga o segurança a estacionar sempre nas mesmas imediações e a tampa do tanque de gasolina do veículo for roubada, deve-se trocar todas as chaves do automóvel- alvo o mais rapidamente possível, pois sabe-se que roubam tais tampas para providenciar cópias das chaves do veículo a fim de abatê-lo oportunamente.

V. Ao retornar para o veículo, o segurança observa que há um pneu furado, devendo trocá-lo rapidamente pelo sobressalente, enquanto o dignitário aguarda dentro do veículo, e, logo após, deixar o local.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • R: Questão Anulada, atribuída a todos os candidatos. Para mim, a única alternativa errada seria a “V”, pois o dignitário não deveria aguardar dentro do veículo e o segurança deveria comunicar a central para enviar apoio.

  • III. Ao retornar para o veículo com o dignitário, deve-se embarcar rapidamente e deixar o local.  - ISSO tá CERTO.
    não há pq ficar esperando ou demorando por ser nessas horas em que há vulnerabilidades, (acho)
  • A resposta correta seria nenhuma das alternativas pois, I, ll, lll e lV estão corretas e não tem essa opção. Como não tem opção de resposta essa questâo deveria ser anulada.
     
  • Na minha opinião também esse questão seria anulada, pois ficaria vulnerável demorar a sair com o dignatário, pois teria que sair o mais rápido 16possível.
  • III. Ao retornar para o veículo com o dignitário, deve-se embarcar rapidamente e deixar o local. 
    .
    Ao meu ver o item acima está
    errado, porque o veículo antes do seu uso tem que ser inspecionado e feito a varredura do mesmo de forma rápida, tanto é que no item IV. (Se o trajeto com o dignitário obriga o segurança a estacionar sempre nas mesmas imediações e a tampa do tanque de gasolina do veículo for roubada, deve-se trocar todas as chaves do automóvel- alvo o mais rapidamente possível, pois sabe-se que roubam tais tampas para providenciar cópias das chaves do veículo a fim de abatê-lo oportunamente. ) ou mesmo no item V. (Ao retornar para o veículo, o segurança observa que há um pneu furado, devendo trocá-lo rapidamente pelo sobressalente, enquanto o dignitário aguarda dentro do veículo, e, logo após, deixar o local.) dentre outras situações ou seja não é só embarcar rapidamente e deixar o local, mas tem que ser feita inspeção/varredura anteriormente.
  • Quando fiz essa questão, também fiquei na dúvida com a III!
    Só que, se pensar direito ela está correta, porque ele não observou o carro. Vamos dizer que o pneu do lado direito está furado! Como saiu rápido o segurança nao viu! Isso seria ruim, porque ele teria que parar mais a frente... E tudo poderia acontecer!

    Logo
    I. Está correta SIM!
    II O professor Alexandre Lamin comentou que os papéis e objetos iriam atrapalhar na hora da fulga, ou que o BEM nesse momento não precisaria ser o dignitário e sim os pápeis ou objetos que ele carregava!
    III. Já comentei
    IV. voce vai estar ocupado, como vai fazer a segurança dessa forma? Voce estaria totalmente vulneravel Também seria a "vítima perfeita"

  • Alguém sabe qual o protocolo para troca de pneu? Onde o dignitário deve ficar?

ID
172339
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Visando a segurança da autoridade usuária de automóvel oficial, o segurança deverá atentar para as seguintes providências:

I. Evitar rotinas; procurar diversificar os itinerários e, se possível, os horários de saída e de chegada.

II. Não descuidar da manutenção preventiva dos veículos, mantendo pneus, faróis, sistema elétrico, travas, motor, bateria, entre outros, sempre em ordem, evitando sinistros ou quebras que obriguem a parada do veículo em local não previsto.

III. Se estiver dirigindo e algo líquido atingir o pára-brisa do veículo não se deve acionar os limpadores, pois há relatos de que um determinado tipo de resina, ao ser jogada no vidro e ser espalhada pelos limpadores, provoca embaçamento que obriga o motorista a parar.

IV. Não parar se o carro for atingido por pedras ou qualquer outro objeto.

V. Escolher itinerários apropriados, evitando áreas de riscos conhecidas.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão corretos. Excelente para revisão.

     

    Gab: D


ID
172342
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao transitar com familiares de dignitários, em situações tático-operacionais e de tráfego normais, o segurança teve que parar em um semáforo. Prevendo esse tipo de situação, o segurança deve saber que:

I. É preciso ficar atento a tudo ao redor, não se distraindo com o movimento das ruas ou outros motivos.

II. É imprescindível manter sempre a primeira marcha engatada, nas paradas durante o trajeto.

III. Ao perceber um semáforo fechado, deve-se diminuir a velocidade do veículo, com o objetivo de ficar o menor tempo possível parado.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Cruzamentos são especialmente perigosos. Os marginais aproveitam a parada do veículo para abordar a vítima. Procure verificar a cor do semáforo, estando fechado diminua a velocidade do veículo, mantendo o carro em movimento o maior tempo possível (dificulta a abordagem dos marginais), estando aberto aumente a velocidade procurando evitar ficar parado no cruzamento.

    Os veículos posicionados nas laterais (próximos à calçada) têm grande risco de serem atacados, já no centro têm médio/baixo risco. É necessário pensar sempre à frente da nossa posição atual. Verificando que o semáforo irá fechar, diminui-se a velocidade do veículo para ficar o menor tempo possível parado, ao parar, procura-se evitar as primeiras filas e a faixa da esquerda. Posiciona-se o carro de modo a ter condição de manobra e fuga se necessário.

  • Marcos do Val responde essa questão.

  • Letra  " E " 

    imprescindível: Aquilo que não pode ser dispensado
    então I,II,III esta corretas
  • II. É imprescindível manter sempre a primeira marcha engatada, nas paradas durante o trajeto.?

    Fica 1 minuto parado em cada semáforo com o carro engatado? E a embreagem vai para o Saco!

  • Acho um pouco equivocado por parte da banca, o item II, pois poderá ocorrer de um veículo fechar a frente do carro da autoridade, consequentemente o segurança irá engatar a marcha ré do veiculo. há vários fatores. mas enfim, a banca entende assim.


ID
193534
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O serviço de segurança de dignitários está sujeito a diversas vulnerabilidades. Dentre outras, NÃO é correto considerar como vulnerabilidade:

Alternativas
Comentários
  • Falta de informações é considerada uma das vulnerabilidades.
  • Vulnerabilidades frequentes:
    1. Rotinas; (letra b)
    2. Improvisação; (letra c)
    3. Desmotivação; (letra d)
    5. Despreparo profissional:
    6. Falta de informação;
    7. Falta de interação da autoridade com o sistema de segurança.(letra e)

  • Vulnerabilidades freqüentes:

    • Rotina
    • Improvisação
    • Desmotivação
    • Despreparo profissional
    • Falta de informações
    • Falta de interação da autoridade com o sistema de Segurança
  • Excesso de informações é uma vantagem.

  • A falta de informações é considerada uma vulnerabilidade, mas o excesso de informações é uma vantagem.

  • É como eu sempre digo: informação nunca é d+

  • Gabarito A

  • GABARITO A

     

    a) excesso de informação.

     

     

    Todas as demais alternativas apresentam fatores de vulnerabilidade. O excesso de informação não pode ser considerado um fator negativo, mas sim positivo para as equipes de segurança. Quanto mais informações obterem, melhor e mais segura se tornará a realização da proteção do dignitário. 

     

  • Gabarito: A

     

    As "comunicações" são processos de apoio que operacionalizam o sistema de radiocomunicação e estabelecem as normas para a difusão das mensagens, juntamente com a elaboração dos códigos e da fraseologia adequada. A exploração correta dos meios de comunicações é considerada como fator fundamental para a atividade de segurança, assegurando maior eficiência e confiabilidade nas operações.

     

    Excesso de informação e comunicação não é uma vulnerabilidade, e sim uma força de inteligência para a equipe de segurança.
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
261208
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação ao modus operandi dos técnicos da área de segurança, analise:

I. A operação de segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam ostensivamente, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam veladamente ou descaracterizados, sem envolvimento direto nas ações.

II. Existem dois universos distintos na segurança das pessoas: o ambiente privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas.

III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando.

Está correto o que consta SOMENTE em:

Alternativas
Comentários
  • EU FIZ ESSA PROVA EM GOIANIA, INCLUSIVE ERREI ELA, POR TER MARCADO COMO CORRETA APENAS O ÍTEM 3.
    E NA VERDADE, ESTÁ CORRETA TB O 1.OPÇÃO CORRETA D.
    OBS-O PESSOAL ESTÁ MANDANDO PROVAS COM GABARITOS ERRADOS.
    ACHO QUE É PARA ELIMINAR A CONCORRENCIA!
  • O Gabarito está correto!!
    I. A operação de segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam ostensivamente, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam veladamente ou descaracterizados, sem envolvimento direto nas ações.(errada)
    O erro está na equiparaçaõ de "atuar veladamente" com atuar descaracterizados, tendo em vista que atuar veladamente se trata de ação ostensiva.
    Atuar veladamente é atuar sem o uniforme, porém sem ocultar completamente sua condição de profissional da segurança, o que não ocorre numa operação descaracterizada quando essa condição é completamente oculta.

    II- Existem dois universos distintos na segurança das pessoas: o ambiente privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas.(correta)
     o item apenas afirma que há dois ambientes na segurança das pessoas: o primeiro que se refere ao ambiente das seguranças de individuos ou grupos(segurança VIP) e o segundo se refere a segurança da gestão das pessoas.

    III- O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando. (errada) 
    O erro está no 1° trecho, o correto seria justamente o contrário....O agente deve agir respeitando o princípio da flexibilidade, adaptando seus procedimentos ao perfil do dignitário.No entanto, a cooperação do dignitário é imprescindível para o sucesso das operações de segurança.


    ;)
  • Me perdoem, colegas, mas eu não entendi a explicação do item III. Preciso de mais ajuda.
  • Tb continuo sem entender com clareza o item III
  • Vou tentar explicar melhor o item III...ficou ruim mesmo...na verdade é bem simples, o item faz referencia a segurança de pessoas(dignitarios) e diz que se tratando desse tipo de segurança o agente deverá mudar seu modo de operação de acordo com o ambiente a ser protegido,mas na verdade o agente deve usar o principio da flexibilidade e se adaptar ao perfil do dignitário, sendo que o mesmo deverá cooperar com o agente....bom espero ter melhorado um pouco,rs

    ;D


  • vamos ver se entendi!

    então o agente deve usar o principio da flexibilidade para se adaptar ao perfil do dignitário e não ao ambiente?
  • III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente (É AÍ QUE ESTÁ O ERRO) a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando. (INCORRETO)
     
    É muito importante o intercâmbio entre o "dignitário protegido" e a segurança pessoal, pois deve haver um trabalho mútuo durante todos os dias, uma cooperação por parte do protegido, que deve estar conscientizado de que faz parte de um grupo de risco iminente e que sua eliminação ou desmoralização pública afetará a vida de um povo, cidade, Estado ou País.
    A conscientização do protegido quanto aos perigos, reais ou potenciais, que podem atingi-lo pode levar a uma mudança de comportamento, mudança de atitude em relação aos comportamentos que elevam e expõem a sua pessoa aos riscos.
    Geralmente, os esquemas de proteção é que se adaptam ao estilo de vida e de governo. No entanto, a cooperação do dignitário é imprescindível para o sucesso das operações de segurança. Ao dominar a doutrina o agente a usará respeitando o princípio da flexibilidade, adaptando seus procedimentos ao perfil do dignitário http://profmarcosgirao.blogspot.com/2011/03/prova-trf-1-comentarios-de-questoes.html
  • item III
    A questao fala do Modus Operandi, não confundir com flexibilidade de certa operação.
    A segurança se dividi em 2:
    -segurança de ativos ( bens tangíveis e intangíveis)
    -segurança de pessoas(RH)
    Tanto um como o o outro o Modus Operandi é o mesmo:
    atua-se caracteriza( ostensiva e velada) e descaracterizada(secretamente)

    é isso que a questão tenta abordar... o "modo de operação" (modus operandi)
  • Do dicionário:

    Velado

    1. Coberto com véu.
    2. Fig. Oculto, encoberto.
    3. Guardado durante o sono ou a doença.
    4. Vigiado.
    5. Passado em vigília, passado sem dormir.
    6. Que já não distingue claramente.

    Por essa definição, velado pode ser compreendido como descaracterizado.

    Ainda estou sem entender ... será que essa questão não foi anulada? Alguém pode conferir?
  • III O modus operandi é o mesmo a ser empregado, ou seja o modus operandi não muda e pronto, zé fini....
  • Pessoal no meu entender vi que a alternativa 1 estaria errada pelo fato de no final da assertiva afirmar que não tem envolvimento direto nas ações. Porém, na segurança velada além de estar infiltrado nos eventos a segurança ainda se faz de forma direta.. embora seja minimizada.
    entendi dessa forma , por isso marquei o gabarito correto lebtra B
  • Tentando contribuir..
    Quer dizer que o modus operandi difere no que diz respeito à atuação caracterizada ou descaracterizada, mas não difere de acordo com a variação do ambiente. Segundo a contribuição de um colega, entendemos por ambiente um dos dois universos mencionados na proposição II da questão - seja: segurança privada de grupos ou pessoas e segurança corporativa de empresas.

    É correto que o modus operandi é o mesmo para esses ambientes claramente distintos (interrogação)
  • III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando.

    O modus operandi vai ser sempre o mesmo e não mudará independente do ambiente, esse dividido em privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas, ou seja, a atuação da segurança se dará de forma caracterizada, atuando ostensiva ou veladamente com envolvimento diretamente nas ações, ou descaracterizada agindo secretamente sem envolvimento direto nas açoes, independente do ambiente.

    O que muda é o Ambiente, mas o modo de operação não.

  • CARATERIZADA            Atua ostensiva ou veladamente.
    DESCARACTERIZADA  Atua secretamente.

  • I. A operação de segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam ostensivamente, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam veladamente ou descaracterizados, sem envolvimento direto nas ações.
      Errado. A operação da segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam, ostensivamente ou veladamente, com envolvimento direto nas ações ou reações desencadeadas, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam secretamente e, em princípio, não se envolvem diretamente nas ações.

    II. Existem dois universos distintos na segurança das pessoas: o ambiente privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas. Certo.

    III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando.
       Errado. Para a execução de uma boa segurança, seja em qualquer ambiente, devemos ter um bom planejamento, através do qual se avaliará todas as informações disponíveis sobre os riscos que poderemos enfrentar, logo meus amigos, não fazemos segurança adaptadas, isso não existe!!!

  • Pessoal, a melhor explicação para o item III foi dada pelo Natanael, resumindo: modus operandi não varia.

  • Quanto ao item (I): Descaracterizada: Quando a gente NÃO ATUA DIRETAMENTE. Não cabe aforma velada porque ele mesmo estando veladamente atua diretamente na ação.

    Quanto ao Item (III): Não se fez segurança adaptada.

     

  • GABARITO B

     

    Existem dois tipos distintos de segurança: a das pessoas e das instalações (corporativa), porém, o modus operandi nunca irá mudar ou variar, é sempre o mesmo, os agentes atuam de forma caracterizada ou descaracterizada. O que pode mudar ou variar é o Plano de Segurança. 

  • Gabarito: B

    I - ERRADO.

    Caracterizada: Atua ostensiva ou veladamente;

    Descaracterizada: Atua secretamente.

    II - CERTO.

    III - ERRADO.

    - Ambiente privado dos indivíduos ou grupos (segurança VIP);

    - Ambiente corporativo das empresas (Segurança da Gestão das Pessoas).

    Em ambos os universos, o modus operandi é o mesmo, ou seja, não varia. Opera-se a segurança atuando de forma caracterizada, agindo velada ou ostensivamente, ou de forma descaracterizada, agindo secretamente, sempre observando os mesmos fundamentos técnicos e operacionais.

    PONTO DOS CONCURSOS.

  • Acho que a interpretação está totalmente errada. Adaptação não é improviso. Seria no mínimo ignorante assumir que o mesmo esquema de segurança se aplica sem modificações a todos os casos. Trecho do PDF do Estratégia:

    1. Geralmente, os esquemas de proteção é que se adaptam ao estilo de vida e de governo. No entanto, a cooperação do dignitário é imprescindível para o sucesso das operações de segurança. Ao dominar a doutrina o agente a usará respeitando o princípio da flexibilidade, adaptando seus procedimentos ao perfil do dignitário.

    Quando se diz que o modos operandi não muda isso se refere apenas ao seu universo de aplicação: tanto na segurança geral quanto na corporativa haverá a divisão da segurança entre agentes caracterizados e descaracterizados, mas obviamente no ambiente privado da autoridade os agentes caracterizados se organizam de uma forma diferente do que no ambiente público ou que ofereça mais risco


ID
264649
Banca
FGV
Órgão
TRE-PA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para executar segurança pessoal, o profissional deve, primordialmente, usar técnicas

Alternativas
Comentários
  • gabarrito letra A. Preventivas

  • GABARITO A

     

    A atividade de segurança de dignitários tem como foco principal a prevenção, mas há situações em que os agentes terão de exercê-la de forma repressiva. 

  • Gabarito: A

     

    Para executar segurança pessoal, o profissional deve, primordialmente, usar técnicas preventivas, e não repressivas, como afirmado na questão.
     

    A doutrina de segurança, no decorrer da história, precisou mudar seus paradigmas. Hoje não se pode confundir segurança de dignitários com agentes corpulentos, "armados até os dentes" e que têm a intimidação e a truculência como padrão de conduta. Nada mais falso!

    Ao contrário, prudência, bom senso e o perfeito conhecimento das limitações devem ser os principais parâmetros para procedimentos. A força tem de ser vista sempre como um recurso extremo, só justificável ante a falha de todas as medidas preventivas e a falência de todos os recursos de diplomacia possíveis.

    Repetindo: a segurança das pessoas deve agir como um "evitador de problemas", PREVENINDO e atuando nas situações de crises e evitando acidentes de toda ordem, agindo, também, em emergências medicas, situações embaraçosas ou em contrariedades.

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
282940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito de defesa pessoal, julgue os itens seguintes.

Os agentes de segurança devem ter uma postura preventiva, profissional e agir conforme procedimentos operacionais definidos, pois uma boa postura é fator inibidor e, frequentemente, a simples presença do agente evita que a segurança seja comprometida.

Alternativas
Comentários
  • Questão: certa.

    Os agentes de segurança devem ter uma postura preventiva, profissional e agir conforme procedimentos operacionais definidos, pois uma boa postura é fator inibidor e, frequentemente, a simples presença do agente evita que a segurança seja comprometida.

    Comentários: a postura profissional do profissional de segurança é fator primordial para o bom andamento do serviço, visto que postura preventiva evita desatenção, podendo até intimidar algum mal intencionado.
  • discordo.  Afirmar que uma boa postura é fator inibidor tudo bem, mas AFIRMAR da mesma forma que FREQUENTEMENTE a simples presença do agente evita que a segurança seja comprometida. Não tem nada haver uma coisa com outra!

     

  • A palavra frequentemente se refere a maioria das vezes e na maioria do tempo, e isso é verdadeiro, pois na maioria do tempo e na maioria das vezes, a presença do agente já basta para inibir uma ação contrária

  • CERTO

     

    A postura (vestimenta, farda em perfeito estado, modo de agir e de falar) do agente de segurança ou do policial têm uma enorme influência na inibição de atos criminosos. É nesse sentido que a questão, acertadamente, afirma que a simples presença do agente de segurança já evita que a segurança seja comprometida. 


ID
282958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

A equipe de segurança de um dignitário deve trajar roupa em estilo diferente do da autoridade, para que a equipe possa ser identificada pela população, tendo como objetivo inibir qualquer tipo de atentado.

Alternativas
Comentários
  • 1o - A equipe de segurança deve trajar roupas adequadas para cada ocasião. O estilo da vestimenta tem que procurar sempre ser um tanto quanto
    o MESMO do dignitário. Se ele vai para um momento de lazer, o segurança deve usar um traje de lazer. Se o protegido vai a uma festa traje completo, o
    segurança também deve vestir traje completo;
    2o - O intuito é NÃO SE DESTACAR e NÃO SER FACILMENTE PERCEBIDO pela população. Quanto mais discreta sua presença, quanto mais passar por
    todos despercebido, mais eficiente será o trabalho; e
    3o - Mostrar-se indiscretamente a todas as pessoas, NÃO INIBE
    ATENTADOS e sim, os FACILITA já que o agressor conseguirá ter a noção
    exata de quem é e de como opera a equipe de segurança.
  • Questão Errada;

    mostrar-se indiscretamente ao inves de inibir faz com que a possibilidade de atentados sejam maiores e mais faceis, pois facilitou na identificação. Quando mais discreto o agente de segurança melhor; quando ao vestuário ele deve ser sempre parecido com a do dignitário ou VIP e adequado ao momento, já imaginou segurança correndo na praia de terno e gravata? :(
  • O erro da questão é afirmar que a segurança deve ser reconhecida pela população,simples assim.

           

                                       A sorte acompanha os audazes!

  • vale lembrar, a cespe e uma banca que força muito o entendimento da materia..o achismo com a cespe pode te colocar em "xeque". ela não citou o tipo de segurança e generalizou tudo o que coloca a alternativa como errada,pois existe a segurança caracterizada e descarecterizada,log o cespe colocou todos no mesmo rol.. e,nem todos os seguranças devem estar conforme o VIP.. pode acontecer  em um planejamento de um plano, se necessário, que os agentes se caracterizem como o VIP ou não.

    gabarito ERRADO

  • Na praia o VIP de sunga e os segurança de terno seria bem engraçado

    trajes semelhantes melhor dizendo na questão

  • Só se for em uma festa à fantasia kkkk ai não vai dar para saber quem é quem mesmo..kkk 

  • ERRADO

     

    A equipe de segurança, em regra, estará trajando roupa adequada para o local em que se encontra a autoridade protegida. Os agentes de segurança não deverão ser reconhecidos pela população, o foco da segurança de dignitários é a prevenção e não a repressão/ostensividade.

     

    Caso o protegido esteja numa praia, de shorts ou traje de banho, os seguranças deverão trajar roupas adequedas àquele ambiente também, claro que se atentando a "velar" o armamento, caso esteja portanto. 

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Vestir roupas destoantes das vestimentas do dignitários vai chamar toda a atenção das pessoas para os agentes, o que é uma afronta à doutrina de segurança.
     


ID
282961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

Quando a segurança de um dignitário for complexa e exigir grande número de agentes, devem ser estabelecidos códigos para identificação dos agentes e também do dignitário.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o professor Alexandre Herculano, o serviço de segurança compreende os seguintes atributos: 
    - controle e emprego dos agentes;
    - planejamento e execução de intruções; 
    - inspeções em locais e intinerários diversos; 
    - coordenação com as polícias civil e militar e outros órgãos públicos de defesa;
    - serviços de guarda;
    - controle de bagagem;
    - controle de correspondência;
    - controle e verificação de alimentos;
    - controle de equipamentos;
    - códigos de comunicação;

    Obeservando essas atribuições a questão está correta!
  • Como por exemplo o alfabeto fonético, utilizando um diagrama de rede rádio. ALFA, BRAVO, CHARLIE

  • Esse imperativo "devem" é que eu não concordo. Ainda que envolva grande quantidade de agentes, a utilização de códigos ou não deve ser mensurada conforme as peculiaridades do caso.

  • Realmente a palavra deve é  pesada, caberia muito bem na questão ser trocada por "é importante".

    Mas dado a complexidade e nro de seguranças ditos, marquei em conformidade com o gabarito.

  • "QUANDO a segurança de um dignitário for complexa e exigir grande número de agentes" ....ao meu ver,  o termo "QUANDO" indica que nem sempre se deve usar código, mas pelos meus estudos, faz parte da equipe de segurança "sempre" usar códigos, independente da complexidade da equipe...., mas vamos lá, em vez de discutir é melhor entender a cabeça da banca

     

  • CERTO

     

    O estabelecimento de códigos visa dar mais proteção a execução do plano de segurança e para os próprios agentes e dignitário. 

     

    É o caso de não chamar o colega (também agente) pelo nome, muito menos nome completo. Nesse caso utiliza-se números ou sobrenomes, por exemplo. Fatores que possam camuflam as informações que não devem ser do conhecimento do público, em geral, devem ser sempre utilizadas. 

     

    Exemplo: 

     

    01 - Agente Mendes

    02 - Agente Silva

    03 - Agente Leandro

    VIP - A autoridade protegida

  • Gabarito: CERTO

     

    As comunicações são processos de apoio que operacionalizam o sistema de radiocomunicação e estabelecem as normas para a difusão das mensagens, juntamente com a elaboração dos códigos e da fraseologia adequada.
    A exploração correta dos meios de comunicações é considerada como fator fundamental para a atividade de segurança, assegurando maior eficiência e confiabilidade nas operações.
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

     


ID
300301
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Uma grande solenidade será realizada em local fechado, onde estarão reunidas autoridades judiciárias e convida- dos. Como medida de segurança, é necessário

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Antes de elaborar o planejamento de segurança deve ser feito o planejamento prévio do local, este realizado pela equipe precursora, que antecede o evento e a chegada das autoridades. Deve ser feito, também, a definição das rotas, do caminho a ser percorrido antes da definição do plano de segurança. 


ID
300304
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Dois agentes de segurança estão protegendo uma impor- tante autoridade que caminha pela via pública quando, repentinamente, uma pessoa se aproxima rapidamente da autoridade com um objeto na mão. Nesse caso, os se- guranças NÃO

Alternativas
Comentários
  • a letra E tambem está errada ao meu ver. pois está afirmando que o segurança DEVE,  ou seja , obrigatoriamente tomar o objeto . E se for um celular, uma chave do carro, uma carteira? só marcaria a C , porque é a mais absurda.

  • C

     

    Jamais deverá fazer uso de amra de fogo para intimidar

     

    A arma de fogo somente será empregada em caso extraordinário, sendo redundante, somente em casos extrema necessidade.

     

    HEY HO LETS GO!

     

  • GABARITO C

     

    As provas para esse cargo, apesar de ser um cargo TOP, com um alto salário, são muito mal elaboradas desde sempre e até hoje. A alternativa menos errada é a da letra C. A arma de fogo deve ser empregada como último recurso do agente de segurança judiciária e qualquer agente público da segurança pública. Por isso faz-se necessário o treinamento e a estrita observância ao uso escalonado ou progressivo da força. 

     

    Arma de fogo não foi criada para intimidar ou amedrontar pessoas ou animais, ela foi criada com a única e exclusiva finalidade de tirar a vida, matar. 

  • Gabarito: C

     

     

    A) Em determinadas situações, se for caso extremo, o segurança deve até dar a sua vida em prol da vida de seu protegido. Na assertiva acima, interpor-se entre uma possível ameaça e sua autoridade é uma conduta possível. Certo.

     

    B) Seguindo a mesma linha de raciocínio anterior, a depender do nível de agressividade da pessoa estranha, se for preciso imobilizá-la para contê-la, a ação deve ser feita. É preciso apenas que sejam observadas as corretas técnicas de defesa pessoal e imobilização, além, é claro, da razoabilidade e proporcionalidade nas ações. Certo.

     

    C) O uso de arma deve ser o último recurso a ser usado e só deve ser usado unicamente para se defender de disparos já realizados ou de clara tentativa de disparo por parte do oponente. Atitude como a descrita na assertiva pode colocar em risco não só própria vida do DIGNITÁRIO, como a DE SI MESMO. Portanto, essa não é uma atitude recomendada. Errado.

     

    D) Essas atitudes devem nortear o comportamento de um bom agente de segurança. Certo.

     

    E) Nesse caso, como uma atitude de coragem, é preciso que se use a força, com a devida aplicação das técnicas de defesa pessoal. Certo.

     

     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
300307
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quando a ocasião exigir máxima discrição dos agentes de segurança, é recomendável, para o reconhecimento mútuo e a troca de breves informações entre si, a utlização de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    É muito importante que a equipe de segurança desenvolva métodos e fraseologias adequadas para comunicar-se entre si de forma sigilosa e discreta, principalmente em ocasiões que assim o exigirem. 

    www.estrategiaconcursos.com.br I Profs. Herculano e Girão

  • GABARITO B

     

    A  utilização de senhas previamentes combinadas ou códigos.

    Exemplo: QAP - Atento, QSL - Entendido, entre outros códigos ou senhas utilizados na comunicação de equipes de segurança.

  • Gabarito: B

     

     

    Veja só o detalhe mais importante que interessa à questão: a ocasião exige máxima descrição!


    Pergunto logo de cara: usar fardas com distintivos especiais é sinal de discrição??? De forma alguma! É muito importante que a equipe de segurança desenvolva métodos e fraseologias adequadas para comunicar-se entre si de forma sigilosa e discreta, principalmente em ocasiões que assim o exigirem, como é o caso de nossa questão. Senhas previamente combinadas, essa sim é uma boa técnica!

    E ainda vou mais longe: a radiocomunicação não é a melhor opção para quem exige a máxima discrição!

    A grande maioria dos aparelhos de radiocomunicação na atualidade é visível, ostensiva e nada discreta. Por isso, apesar da radiocomunicação ser extremamente usada como um excelente veículo de comunicação, na situação da questão (em que se exige o máximo de discrição), não fica nada legal utilizá-la.
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
300310
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Correu um boato de que o Desembargador J.C. Silva seria vítima de um atentado. Carlos, responsável pela seguran- ça, recebeu uma correspondência, sem identificação de remetente, de cunho "confidencial", dirigida ao Desembar- gador. Por medida de segurança, ele a abriu e verificou tratar-se de uma carta da esposa do Desembargador J.C. Silva. Carlos

Alternativas
Comentários
  • Art. 151 - Devassar indevidamente o conteúdo de correspondência fechada, dirigida a outrem:

    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.


  • Ok. Atentados com antrax agradecem
  • Questão bem Tranquila. Atentar a expressão do enunciado da questão "boato... de um atentado".

    Violação de correspondência.

    Gabarito letra E

  • GABARITO E

     

    Questão mal formulada, pois tratando-se de segurança de dignitários o agente de segurança, tendo conhecimento de ameaças de ataques ao desembargador, poderia ter tomado essa atitude se, previamente, ajustado.

     

    Nesses casos, o agente de segurança responsável deve comunicar ao dignitário sobre os possíveis ataques químicos ou explosivos que podem estar dentro de correspondências de remetentes desconhecidos ou em envolopes suspeitos.

    Pablo Escobar agiu assim em um ato terrorista na Colombia, onde pretendia matar o secretário de segurança e quase consegui. O desembargador não é especialista em segurança, mas o agente de segurança deve ser e informá-lo sobre os possíveis ataques. 

  • Questão bacana.

    Lembrar sempre que esses conhecimentos doutrinários de segurança NÃO ESTÃO ACIMA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

  • gabarito equivocado. diante de possível ameaça, pode e deve abrir a correspondência, sobretudo sem remetente. trata-se de uma situação de não normalidade. tal conduta seria tipificada como crime em situações normais e não na descarta no enunciado.

ID
318190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

É vedada a utilização de telefonia móvel para a comunicação entre os agentes de segurança que realizam a segurança de dignitário.

Alternativas
Comentários
  • Galera, a questão está errada no site.

    O correto seria:

    Acerca da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

    76. É vedada a utilização de telefonia móvel para a comunicação entre os agentes de segurança que realizam a segurança de dignitário.

    Gabarito E

    77. Quando uma equipe de segurança de dignitários realiza a segurança próxima da autoridade e adota a formação em cunha ou V, ilustrada na figura abaixo, é porque a frente do dignitário encontra-se protegida. Esse tipo de formação chama menos a atenção e favorece a imagem da autoridade perante a imprensa e o público.

                         (imagem)

    Gabarito C

     
  • Eu respodi como correta, pois a figura mostra o deslocamento na forma CUNHA e a mais indicada, a qual protege a imagem da autoridade.
  • o correto seria o formato em losango, pois assim protegeria todo o dignatario dos meios de comunicação.

  •               Prezados, ao meu ver a questão generaliza, pois não são em todos os casos em que é vedado o uso
    telefonia móvel entre agentes de segurança quando na segurança do dignitário.

  • como as equipes de segurança vao se comunicar em caso 

    de alguma cituaçao de atentado ou ataque com os outros 

    seguranças se estes estao se comunicaçao 

  • Questão Errada. Sem se comunicar o risco é muito maior, um rádio de comunicação chama muito mais atenção que um telefone móvel, hoje em dia todos usam celulares, um meio barato e fácil de se comunicar, mas é importante estabelecer frases código e não ficar distraído no telefone. 

  • ERRADO

     

    Pelo contrário, deve-se fazer uso de aparelho telefônico para a comunicação entre os agentes de segurança, porém, o mais recomendado seria a utilização de rádios comunicadores, de prefêrencia com fones de ouvido para melhor camuflagem e utilizando o "código Q" para a comunicação via rádio. 

     

    Em alguns casos o uso do telefone celular será mais preciso e sigiloso do que a utilização de rádios de comunicação. 

  • Gabarito: ERRADO.


    A tecnologia pode ser uma grande aliada para a segurança, desde que, claro, utilizada apropriada e adequadamente. A telefonia celular, por ser de grande portabilidade e não tão custosa, pode e deve ser usada por equipes de segurança de autoridades.
    Agora, vale ressaltar que tal equipe deve definir padrões e fraseologias adequadas para uma comunicação discreta, sigilosa e conveniente entre os membros da equipe e o dignitário protegido.
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

     


ID
326764
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

NÃO constitui uma medida correta de segurança de dignitários

Alternativas
Comentários
  • A decisão fica a cargo do CS (Chefe de Segurança), sendo o principal responsável pela segurança física da autoridade, como também cabe ao mesmo planejar, orientar e acompanhar as ações do SS (Serviço de Segurança).
  • a) Logo após elaborado o plano itinerante, deve ser realizado um reconhecimento dos locais pelos quais o Principal (Autoridade) passará. Esse planejamento deve ser flexível, trazendo em seu bojo alternativas ao trajeto inicial.

    b) Deve ser observada a seguinte gradação:

    DO MAIS SIMPLES PARA O MAIS COMPLEXO;

    DA MENOR INTERFERENCIA À MAIOR INTERFERÊNCIA;

    DA MENOS ONEROSA À MAIS ONEROSA.

    c) Devemos nos ater à máxima "PREVENIR SEMPRE, REAGIR QUANDO NECESSÁRIO".

    d) Busca-se trabalhar com discrição e partindo do mais simples. O cenário externo é somente uma passagem do VIP, devendo ser sim preservado.

    e) O poder de decisão cabe ao Chefe de Segurança [sempre].

  • e) Deixar o poder de decisão a cargo do protegido em caso de eventos adversos. ERRADO 

     

    Cabe a equipe de segurança deixar claro ao protegido quem decide no caso de eventos adversos. (Chefe de segurança).

  • GABARITO E

     

    A decisão do procedimento a ser realizado nunca ficará sob a responsabilidade da autoridade protegida, quem define o plano e toma decisões na realização da segurança é o agente de segurança. 

     

    A atividade de segurança de dignitários não pode ser imposta, deve haver a aceitação e colaboração do dignitário/VIP, em caso de não colaboração o correto é desestimular a ação do dignitário informando a ele os riscos daquela decisão. Ele não terá a palavra final sobre a segurança, porém, ela não poderá ser imposta, à força.

     

    Caso o dignitário resolva, no meio do trajeto, alterar o caminho, ele deverá ser alterado, caso a equipe de segurança não consiga desestimular essa ação do dignitário, restando a eles alterar o esquema de segurança para o que melhor se adpte àquela situação nova, por isso, se faz extremamente necessária a colaboração do dignitário e o entrosamento da equipe de segurança.  

  • Que as questões da minha prova sejam todas deste nível! kkk


ID
353977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de
dignitários, julgue os itens subsequentes.

No que se refere à escolta a pé, o tipo de escolta que proporciona melhor segurança aproximada é representado por uma formação em losango em torno da autoridade, sendo um agente posicionado à frente dela, um ao lado esquerdo, um ao lado direito e um à retaguarda.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente isso: o VIP fica no meio, um agente na frente e outro atrás dele, outro agente do lado esquerdo e outro do lado direito. Lembramos a figura de um losango. Este tipo de segurança é indicada para quando há risco do VIP sofrer um ataque frontal. Este método permite uma proteção de 360º para a autoridade.


    AVANTE!

  • ....


  • E a Escolta e "S" (Israelense)???

     

  • Leandro, a Israelense é melhor. Mas tem que levar em consideração a visão da Banca. Se aparecer na prova a Escolta S como melhor, marca sem medo como correta. Mas se aparecer a formação em losango, já se sabe que o Cespe a considera como melhor. O importante é ganhar o ponto.

  • bizula bizula..... :\

  • Pra mim que precisava de pelo menos 5 agentes para segurança em losango. Eles não mencionaram o "mosca". Três agentes mais o "mosca" resultaria em uma formação em cunha.

     

  • CERTO

     

    A formação em losango permite a proteção em 360° e tem grande flexibilidade para a mudança de direção de deslocamento. O campo de visão dos agentes na formação em losango também deve ser bastante amplo, de forma a cobrir todos os ângulos determinados para cada agente. Ideal para recintos fechados, principalmente onde há riscos de hostilidade.

     

    Fonte: material do Estratégia - Herculano e Girão 2017

     

    Vale lembrar, ainda, que a formação em losango é composta por 4 agentes, sendo um deles o MOSCA, que vai atrás e à direita (caso em que for destro) ou à esquerda (se for canhoto), mantendo uma distância aproximada de um braço da autoridade. Os outros agentes posicionam-se à esquerda, à direita e à frente do protegido.

  • Cadê o mosca? Acertei, mas fiquei preocupado na hora de marcar hsauhsuhsua

     

  • CERTO

     

    Lembrando que mesmo na formação em losango, poderá haver o agente de segurança denominado mosca que se posicionará, em regra, atrás e ao lado direito da autoridade protegida. 

  • Cespe TSE - 2006

    Na formação em losango, o mosca se posiciona à direita da pessoa que está sendo protegida.

    Gabarito: Errado

    Justificativa:

    o mosca se posiciona à direita e atrás.

    Alguém pode me ajudar com essa questão.

  • Acho inadequado falar em "melhor formação de segurança" pra escolta a pé, não existe uma melhor que a outra existe a mais adequada para cada situação


ID
353980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de
dignitários, julgue os itens subsequentes.

Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m.

Alternativas
Comentários
  • Nenhum manual se refere a distâncias precisas. Mas a doutrina de segurança infere que a distancia de segurança é a que o motorista veja o pneu do veiculo a frente tocando o solo. Isso representa mais ou menos 1,80m em baixa velocidade. Quando a velocidade aumenta essas distancia obviamente deve aumentar também girando em torno de 3 a 4m. A questão não muito restritiva então da pra considerar essas medidas. 

    Complicado!
  • Apaser de ser uma medida de segurança, vai de encontro ao CTB. 

  • o CTB so indica a distancia que devemos guardar lateralmente e não a distancia de seguimento, conforme o código de trânsito a distancia de seguimento deverá ser segura,isso e subjetivo para o condutor, então gabarito conforme normas de segurança esta corretissimo!!

  • Safadeza esse tipo de questão desrespeito a quem estuda já que  não tem essa informação em lugar nenhum...

    MISERAAAAA.....

  • só o examinador sabia a resposta...brincadeira esta questão.

  • Essa questão não foi anulada não?

     

  • O OBJETIVO É NAO DEIXAR CARROS ESTRANHOS  ENTRAREM NO MEIO DO COMBOIO

  • Não concordo com a 2 afirmativa de 2.5m a 3m, a doutrina predominante fala entre 3m a 5m, logo não é 2.5.

     

  • Deveria ser anulada porque não diz se essas distâncias são laterais ou frontais....


ID
353983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de
dignitários, julgue os itens subsequentes.

Considere que determinada autoridade participe de um jantar em restaurante aberto ao público. Nessa situação, o responsável pela segurança deve orientar a autoridade a ficar posicionada de costas para uma parede, afastada de entradas e saídas, e sempre no centro do dispositivo de segurança, para facilitar, em caso de atentado, fuga rápida e eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia dizer qual é o erro da questão,por favor....
    Grato
  • Entendo eu que o erro esteja em afastado de entradas e saídas e sempre no centro do dispositivo, pois taticamente deve-se ter uma rota de fuga e nem sempre no centro do dispositivo de segurança, pois os agentes precisam ter espaço p/ uma ação rápida de proteção e contra-ataque....

    POR FAVOR CAROS COLEGAS, SE FALEI ALGUMA BESTEIRA, SE MANIFESTEM OS ESPECIALISTAS DA ÁREA, POIS CURSO GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E AINDA NÃO TIVE NA MINHA GRADE A SEGURANÇA PRIVADA.

    DESDE JÁ AGRADEÇO.
  • Valéria, seu comentário está muito bom.

    Apenas complementado: conforme aula do Prof. Marcos Girão, quando o dignitário fica afastado das entradas e saídas, podem ocorrer dificuldades nas ações de fuga em caso de atentados.
    A equipe deve sempre buscar posicionar a autoridade de certa forma que eventuais ações de evacuação possam ser rápidas e facilitadas.
    Importante também, que essas entradas e saídas devem estar monitoradas e protegidas.

    Bons estudos!
  • De costas para uma parede - PREFERENCIALMENTE.

    Afastada de entradas e saídas - ERRADO (preferencialmente próximo)

    Sempre no centro do dispositivo de segurança - PREFERENCIALMENTE. Obs.: o dispositivo de segurança a que se refere a questão, ao meu entendimento seria a própria equipe de segurança.

  • Creio que o erro seja quanto ao acesso às entradas e saídas. E mais do que está próximo a esses locais, o importante é ter um acesso privativo! Vejam que neste outro item do CESPE há erro, mesmo a autoridade estando próxima à saída:

    CESPE - MPE/AM - 2008

    Quando uma autoridade for assistir a uma peça teatral, a segurança deve posicioná-la na primeira fila próxima ao palco, aos corredores e às portas, para facilitar sua saída do ambiente em caso de crise.

    GABARITO CESPE: ERRADO

  • Vê-se que há um paradoxo: afastado das entradas e para facilitar a fuga rápida e eficaz... Errado

  • ERRADO

     

    A questão acerta a trazer a posição de costas para uma parede e afastado da entrada, porém, erra ao meniconar que fiquem afastados das saídas. Pelo contrário, a autoridade deve estar protegida e próxima às saídas para que em caso de emergência seja retirada do local com mais agilidade. 


ID
353986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de
dignitários, julgue os itens subsequentes.

Em eventos públicos de que participem autoridades, a equipe de vistoria é responsável pela verificação de pontos críticos, pelo estabelecimento de contato com o organizador do evento e pelo policiamento ostensivo, incluindo-se escolta e batedores.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em falar sobre " policiamento ostensivo " , essa função é exclusiva das polícias militares .
  • Questão Errada.

    A equipe de vistoria NÃO realiza policiamento ostensivo. Seu trabalho é de PREPARAÇÃO,  e por isso de extrema DISCRIÇÃO.

    A equipe de vistoria tem como função:
    - realizar a varredura nos locais de eventos e viaturas utilizadas pelas autoridades, com o objetivo de identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam ameaça, tais como explosivos, escutas ou elementos desmoralizantes.

    Fonte: Prof. Marcos Girão.
  • Questão errada.

    O erro da questão já foi comentado pelos colegas.

    Interessante ressaltar a importância do trabalho da equipe de vistoria. A verificação das peculiaridades dos locais onde a autoridade irá transitar é de suma importância para o planejamento das necessidades que a equipe terá durante os deslocamentos e paradas. Questões básicas como a possibilidade de estacionamentos deve ser levantada antes da chegada ao local, para evitar transtornos.

    Citando uma ocorrência emblemática, a carro do presidente Barack Obama, chamado pelo serviço secreto de "The Best" não resistiu a falta de planejamento da equipe de segurança. Em visita a Irlanda, quando o presidente e a primeira dama saiam da embaixada norte-americana em Dublin, "The Best" ficou preso numa rampa na saída da embaixada. O incidente não trouxe nenhuma transtorno maior, além de fazer o presidente trocar de carro. Porém ficou demonstrado o quanto é importante a verificação dos locais de deslocamento pela equipe de vistoria. Detalhes muito simplórios, porém que fizeram o presidente dos EUA passar vergonha nos noticiários internacionais.

  • Prezado CB_joao o policiamento ostensivo não é exclusivo da policia militar, ele se caracteriza pela presença de agentes devidamente identificados e pode ser de qualquer órgão de segurança pública e até mesmo privada.

  • Policiamento ostensivo não é função exclusiva de policiais militares. O policiamento ostensivo é missão típica da Polícia Militar. Porém segurança ostensiva pode contar também com a atuação da Polícia Civil, em ações típicas de polícia administrativa, que fiscaliza o funcionamento de bares e clubes, bem como de polícia judiciária, com plantões no local de determinado evento para atender receber as ocorrências. As guardas municipais também são coadjuvantes importantes para inibir ações delituosas de pequena expressão, capazes de se expandirem e evoluírem para delitos maiores e se transformarem em desordens ou crimes.

  • Caros colegas, ao se comentar uma questão é preciso saber do que se está falando. O erro da questão não está só no "policiamento ostensivo" . 


    O erro da questão foi bem explicado pela colega "Alessandra Diniz", por meio do prof. Marcos Girão. 


    Equipe de Vistoria integra a fase da PREPARAÇÃO que conta com as fases: 

    Precursão
    Vistoria
    Inteligência


    Policiamento ostensivo integra a fase da EXECUÇÃO, que é composta: 
    Segurança avançada

    Segurança Dissimulada (infiltrada)

    Segurança ostensiva (da qual faz parte o policiamento ostensivo)






  • LUCIANE!!

    Acho que faltou uma, na equipe de execução temos a de segurança APROXIMADA que faz a proteção direta do dignitário.

  • Como vimos, o grupo de preparação é formado por duas equipes: precursora e de vistoria:

    a) Equipe Precursora: é o grupo de agentes de segurança que antecede a visita da autoridade, percorrendo os locais de eventos e hospedagem no programa, com a finalidade de oferecer subsídios ao planejamento de segurança.

    b) Equipe de Vistoria: é o grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade com tempo variável, com a finalidade de identificar, neutralizar ou remover dispositivos que oferecem perigo.


    Quanto ao grupo de execução, formado pelas seguintes equipes: segurança aproximada (a pé ou motorizada); segurança velada; segurança avançada; e segurança ostensiva, vejamos cada um:

     Equipe de segurança aproximada: responsável pela proteção da autoridade e por sua retirada em caso de emergência. Divide-se em equipes fixas e móveis.

     Equipe fixa: é aquela que permanece nos locais de repouso e alojamento utilizados pelo dignitário, fazendo também a preservação destes locais.

     Equipe móvel: é aquela que está permanentemente com o dignitário, dedicando-lhe atenção exclusiva e executando medidas que lhe garantam a integridade física;

     Equipe de segurança velada: formada por agentes de segurança que devem estar adequadamente trajados e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer movimento hostil;

     Equipe de segurança avançada: encarregada de chegar aos locais dos eventos com certa antecedência, verificar as condições do mesmo, se o planejamento está sendo seguido e informar a equipe aproximada, aguardando a chegada do dignitário e sua comitiva para, em seguida, deslocar-se para o local do evento;

     Equipe de segurança ostensiva: é aquela que executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações hostis ou prevenindo acidente (Essa parte é realizada, quando necessária e permitida, com apoio da segurança pública, ex: Polícia Militar).


    Prof. Alexandre Herculano

  • As equipes de vistoria também contribuem para a plena eficácia do
    Perímetro de Segurança Pessoal, realizando a varredura nos locais de
    eventos e viaturas utilizadas pela autoridade
    , com o objetivo de
    identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam
    ameaças tais como explosivos, escutas ou elementos desmoralizantes.


    Após cada procedimento de varredura, o ambiente ou veículo “varrido"
    deve ser repassado para os responsáveis pela guarda das Instalações físicas
    ou das viaturas, de forma que não haja mais possibilidades de sabotagem.


    A equipe de vistoria compõe a equipe de preparação.

    (Profs. Alexandre Herculano e Marcos Girão)

  • Gabarito: ERRADO.

    A equipe de vistoria não realiza policiamento ostensivo.

    Seu trabalho é de preparação e, por isso, de extrema discrição: essa equipe realiza a varredura nos locais de eventos e viaturas utilizadas pela autoridade com o objetivo de identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam ameaças tais como explosivos, escutas ou elementos desmoralizantes.

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
364990
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao modus operandi da operação da segurança das pessoas, de forma descaracterizada, os agentes

Alternativas
Comentários
  • Objeto e Modus Operandi :
    Operando de forma descaracterizada, os agentes ocultam completamente essa sua condição e atuam secretamente, direcionados para a prevenção, evitando, salvo em situações extremas, o envolvimento direto em ações ou reações, tendo em vista manterem-se incólumes.
    Resposta certa: D
    De acordo com Marcos Mandarini!
  •                                             OBJETO E MODUS OPERANDI


    A PRESTAÇÃO DE SEGURANÇA, EM REGRA, PODE SER DE DUAS FORMAS:

    1- "CARACTERIZADA- Quando os seguranças atuam diretamente nas ações ou reações desencadeadas. O emprego do agente pode ser ostensivo ou veladamente;

    2- DESCARACTERIZADA- Quando os seguranças atuam em segredo, em regra, não há atuação diretamente nas ações, exceto em condições extremas.

             

     





  • Alternativa letra D.

    Analisando as alternativas:
    A) Os agentes descaracterizados devem evitar ao máximo o contato com o grupo ostensivo. Portanto de maneira alguma a equipe irá trabalhar juntamente aos ostensivos. 
    B) Não está incorreta, porém numa questão de múltipla escolha se deve assinalar a resposta mais completa. 
    C) Mesma situação da letra A, os agentes não irão atuar diretamente. Eles realizarão ações no perímetro do campo de atuação. 
    D) Correta.
    E) Segurança VIP é um termo para segurança privada. No ramo da segurança oficial a segurança é institucional. A proteção é para o cargo, e não para a pessoa. Independentemente, a equipe deve realizar a proteção da pessoa que se encontra no cargo, não é a pessoa em si que será objeto da proteção. 
  • Marquei a letra b por não achar nem um erro na questão, e se a letra "b" está realmente certa como o nosso colega afirmou, então a questão é passiva de anulação, pois não pode haver 2 alternativa correta em uma mesma questão.


    Que Deus nos dê sabedoria!!!!

  • De forma, quando os agentes atuam, ostensiva ou veladamente, com envolvimento direto nas ações ou reações desencadeadas.
    Preste bem atenção nas diferenças a seguir!!
    Atuando ostensivamente, a segurança das pessoas utiliza o próprio caráter ostensivo de suas ações - seja pela atitude, pelo uso de uniformes ou pelos equipamentos empregados – como instrumentos da segurança que busca proporcionar.
    Atuando veladamente, seus agentes operam não uniformizados e com bastante discrição, embora sem ocultar completamente sua condição de profissionais de segurança.
    De forma DESCARACTERIZADA, quando os agentes atuam secretamente e, em princípio, não se envolvem diretamente nas ações.
    Operando de forma descaracterizada, os agentes ocultam completamente essa sua condição e atuam secretamente direcionados para a prevenção, evitando, salvo em situações extremas, o envolvimento direto em ações ou reações, tendo em vista manterem-se incólumes.
    Agem como elementos de apoio, exatamente onde, como e quando os agentes ostensivos ou velados estão impedidos de agir.

  • Questão passível de anulação.

  • FORMA CARACTERIZADA – Envolvimento direto nas ações

    *Ostensivo; pela atitude, pelo uso de uniforme ou equipamento

    *Veladamente; Não uniformizados e com bastante descrição, embora sem ocultar completamente sua condição.

    FORMA DESCARACTERIZADA – Não se envolvendo diretamente nas ações

    *Atuam secretamente direcionado para prevenção ocultando completamente sua condição, agem como elementos de apoio.

    (A)  agem como elementos de apoio, juntamente com os agentes ostensivos (Não agem com os ostensivos).

    (B)  agem veladamente com bastante discrição. (Forma caracterizada).

    (C)  ocultam completamente essas condições mas atuam diretamente nas ações. (Forma caracterizada).

    (D)  Correta. (embora não conste o termo preferencialmente na norma consultada).

    (E)  operam não uniformizados e sempre no ramo da segurança VIP. ( Sem comentários).


    Boa sorte a todos

  • A alternativa B está errada, pois a segurança desacandeada de Forma Caracterizada pode ter atuação por parte dos agentes tanto de maneira ostensiva, quanto veladamente.

    Já a segurança desencadeada de Forma Descaracterizada ocorre quando os agentes atuam secretamente e não se envolvem diretamente nas ações.

    Portanto, gabarito letra D.

  • GABARITO D

     

     

    a) agem como elemento de apoio, juntamente com os agentes ostensivos. (no modo de operação descaracterizada os agentes atuam secretamente, desuniformizados e não atuam diretamente nas ações, trabalham com informações, inteligência).

     

    b) agem veladamente com bastante discrição. (agir de forma velada corresponde ao modo de operação caracterizado e não descaracterizado).

     

    c) ocultam completamente essa condição mas atuam diretamente nas ações. (não atuam diretamente nas ações, trabalha, com inteligência,com prevenção).

     

    d) agem secretamente sendo direcionados, preferencialmente, para a prevenção

     

    e) operam não uniformizados e sempre no ramo da segurança VIP (pessoa muito importante). (operam não uniformizados, escondem completamente a condição de segurança, porém podem atuar nos ramos da segurança VIP ou institucional).


ID
364993
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação à segurança das pessoas, é INCORRETO, afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Como bem diz , Marcos Mandarini:
    "A força tem que ser vista sempre como um  recurso extremo, só justificável ante a falha de todas as medidas preventivas e a falência de todos os recursode diplomacia possíveis."
  • 1 - Atitudes preventivas

    2 - Diplomacia

    3 - Força - caso extremo

  • A Segurança das pessoas pode ser GERAL ou  INSTITUCIONAL

    Geral -> pessoas e grupos 

    Institucional -> atividades corporativas como um todo

     

    A OPERAÇÃO DE SEGURANÇA DAS PESSOAS pode ser:

    CARACTERIZADA (OSTENSIVAMENTE e VELADAMENTO)

    DESCARACTERIZADA (SECRETAMENTE)

     

  • USO DA FORÇA SÓ EM ÚLTIMO CASO E SE A MEDIDA FOR EXTREMAMENTE NECESSÁRIA.... 

  • O emprego da força pelo segurança deve ser visto como um recurso extremo, do qual o verdadeiro profissional apenas lançará mão quando todos os recursos de diplomacia e prevenção vierem a falhar. O agente de segurança pessoal é o "que evita problemas". que trabalha em prol do completo bem estar e integridade da pessoa segurada.

     

     

    http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf

     

  • GABARITO B

     

    O uso da força sempre será feito de maneira proporcional à agressão e de forma escalonada, progressiva. É a última opção a ser adotada. 

  • Gabarito: B

     

    A força tem de ser vista sempre como um recurso extremo, só justificável ante a falha de todas as medidas preventivas e a falência de todos os recursos de diplomacia possíveis.


    A questão tem um erro sutil ao usar o termo “assim”, insinuando que, cessadas as medidas preventivas, já de pronto a força tem que ser usada.

    Não, não, pois há ainda os recursos de diplomacia, por exemplo.
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

     


ID
695716
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação à Segurança de Dignitários, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Seu traje tem de ser semelhante a da multidão. O agente de segurança velada realiza trabalhos preventivos e colhendo informações do ambiente e suspeitos transmintindo essas informações para as equipes: ostensiva e aproximada. Mas não pedem ser completamente oculta.
  • A operação de segurança de pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada e descaracterizada.

    A forma caracterizada, subdivide-se:
    I - ostensiva (a segurança das pessoas utiliza o próprio  carácter ostensivo de suas ações - seja pela atitude, pelo uso de uniformes ou pelos equipamentos empregados);
    II - veladamente (seus agentes operam não uniformizados e com bastante discrição).

    A forma descaracterizada:
    - os agentes ocultam completamente essa sua condição e atuam SECRETAMENTE, direcionados para a prevenção, evitantdo, salvo em situações extremas, o envolvimento direto em ações ou reações, tendo em vista manterem-se incólumes.
  • por que a letra D está errada?  
  • Não podemos confundir, apesar de ser difícil:

    Agindo de forma VELADA o AS não oculta totalmente sua condição. Age de forma discreta.

  • FORMA CARACTERIZADA – Envolvimento direto nas ações

    *Ostensivo; pela atitude, pelo uso de uniforme ou equipamento.

    *Veladamente; Não uniformizados e com bastante descrição, embora sem ocultar completamente sua condição.

    FORMA DESCARACTERIZADA – Não se envolvendo diretamente nas ações

    *Atuam secretamentedirecionado para prevenção ocultando completamente sua condição, agem como elementos de apoio.

  • Agir de forma decaracterizada os agentes atuam secretamante e ñ veladamente. Descaracterizado ñ é a mesma coisa que ñ uniformizado. Atuar descaracterizado significa atuar de forma secreta (ñ participando diretamente das ações).

    Foco, Força e Fé!

  • Ele vai agir de forma preventiva  detectando os suspeitos

     

  • d) Atuando de forma velada, o agente oculta completamente a sua condição e atua secretamente. ERRADO

    Operando de forma descaracterizada, o agente oculta completamente essa sua condição e atua secretamente direcionado para a prevenção, evitando, salvo em situações extremas, o envolvimento direto em ações ou reações, tendo em vista manterem-se incólumes. (Certo)

     

    CARACTERIZADO- OSTENSIVO E VELADAMENTE
    DESCARACTERIZADO- SECRETAMENTE

  • DECORA:

    NÃO É PORQUE O AGENTE VELADO ESTÁ INFILTRADO, TENTANDO PASSAR POR DESPERCEBIDO, QUE ELE ESTÁ DESCARACTERIZADO.

    Bons estudos!

  • Gabarito letra "c"

     

  •  

    com relação à Segurança de Dignitários, é correto afirmar: 

     a)Nos casos de eventos adversos, o protegido é quem dará a ordem final sobre a sua segurança. o protegido não terá poder de decisão!

     b)A formação policial já credencia e habilita o agente para o exercício da atividade de segurança de dignitários. errada,são atividades distintas, embora a formação policial ajude!

     c)Quando o agente atua de forma descaracterizada, ainda assim, ele pode e deve agir de forma preventiva. corretíssima, o agente sempre deve prevenir um dano.

     d)Atuando de forma velada, o agente oculta completamente a sua condição e atua secretamente. errado ( vela acesa, se ve ao longe!)

     e)Deve-se agir, principalmente, na forma repressiva. errado sempre deve-se agir de forma preventiva.

    dica: velado..  vela acesa se ve facilmente e de longe... logo nao está dificl de identificar o agente..rsrs so o toddy!

  • O colega Diogo faz uma interpretação da "forma velada" totalmente equivocada.

    Velada - encoberto, escondido, oculto.

    Ostensivo - Conhecido, visto.


ID
726337
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre a segurança de autoridades, patrimônio e documentos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a- Muito estranho falar que foi projetada para minimizar os danos ao meio ambiente, acho que para minimizar os danos ao infrator! 
    b- CERTISSIMO
    c- e sempre preventiva!
    d- deve manter a seguranca fisica do dignitario!
    e- ha varias formas de inpensao! Quando geralmente aparece "unica", "somente" e afins em concursos esta errado rs 

    BONS ESTUDOS! 


  • Com relação a alternativa a:

    Segundo Alexander (2003), o termo “armas não-letais” é utilizado para
    definir armas especificamente projetadas e empregadas para incapacitar pessoal ou
    material, ao mesmo tempo em que minimizam mortes, ferimentos permanentes no
    pessoal, danos indesejáveis à propriedade e comprometimento do meio-ambiente.
  • a) comentários: As armas não letais foram projetadas para, além de outros requisitos, minimizar os danos ao meio ambiente

    b) comentários: correta

    c) comentários: A atuação do vigilante, antes de mais nada, tem caráter preventivo, devendo agir após a prevenção falhar

    d) comentários: A segurança física da autoridade é o que mais deve ser preservado, não podendo ser deixada pra segundo plano.

    e) comentários: A inspeção não pode ser tão somente visual, devendo ser física também com vistas a garantir um maior controle de acesso e segurança em uma edificação. 


  • O problema é que eles confundem vigilante com agente de segurança. Oportuno informar que, legalmente, o vigilante patrimonial é impedido de exercer (ao menos diretamente), a segurança de pessoas. Para isso existe o SSP (segurança pessoal privado), que se trata de cargo com capacitação e prerrogativas normativas diferentes...

  • Complementando

     

    Com certeza o posicionamento e as regras básicas de segurança devem ser observadas pelo agente de segurança.

     

    O conceito de "arma não letal" não mais existe. O correto é "arma ou armamento MENOS letal", pois, apesar de ser de menor potencial ofensivo, se for utilizada de forma incorreta ou, descumprindo suas normas técnicas de aplicação, pode se tornar letal. Porém, as provas para o cargo de agente de segurança judiciária ainda trazem essa nomenclatura ultrapassada. 

     

     


ID
726343
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à segurança de Dignitários é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Só após o reconhecimento do itinerário é possível planejar todo o esquema de segurança. Através desse reconhecimento que vai estabelecer todos os pontos críticos e vulneráveis.
    • a) O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. CORRETO
    • b) A rotina faz parte da vida cotidiana da população e não faz diferença na segurança da autoridade. EVITA-SE A ROTINA
    • c) Quaisquer que sejam as técnicas empregadas na segurança de dignitários, deve-se seguir a gradação da mais complexa para a mais simples quando se define o esquema de segurança. SEMPRE DO MAIS SIMPLES PARA O MAIS COMPLEXO, DO DA MENOR INTERFERENCIA A MAIOR INTERFERENCIA, DA MENOS ONEROSA A MAIS ONEROSA
    • d) O emprego de um segurança de dignitários nunca envolve responsabilidades civis para esse agente. ENVOLVE RESPONSABILIDADES CIVIL, ADMINISTRATIVA E PENAL
    • e) O uso de agentes oriundos das polícias e das Forças Armadas nunca é permitido na segurança de dignitários. É USADO EM CARATER COMPLEMENTAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO(VIDE CÍRCULO CONCÊNTRICO DE SEGURANÇA DE DIGNATÁRIOS)
  • O reconhecimento do itinerário é realizado pela equipe precursora. Após a análise do ambiente ou trabalho de campo (pontos de risco, abrigos, rotas alternativas, vulnerabilidades, croquis, público, etc) é que a equipe de inteligência terá condições de efetivar um plano consistente de proteção do dignitário.

     

  • a) O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. CORRETO.

     

    Devem ser levantados todos os dados que podem influir de maneira positiva ou negativa no fluxo da autoridade. Após a análise dos dados é realizado o reconhecimento corrigindo ou confirmando o planejamento inicial.

  • GABARITO A

     

     

    a)  O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. (antes de definir todo o esquema de segurança é preciso saber qual será o intinerário adotado, os procedimentos em geral).

     

    b) A rotina faz parte da vida cotidiana da população e não faz diferença na segurança da autoridade. (a rotina faz uma enorme diferença na segurança das autoridades, inclusive, as equipes de segurança de dignitários devem sempre estar inovando, alterando percursos, trajetos e esquemas de segurança).

     

    c) Quaisquer que sejam as técnicas empregadas na segurança de dignitários, deve-se seguir a gradação da mais complexa para a mais simples quando se define o esquema de segurança. (a gradação será da mais simples para a mais complexa, da menor para a maior, da mais próxima para a mais afastada, do mais baixo para o mais alto. Sempre partindo da escala menor para a maior).

     

    d) O emprego de um segurança de dignitários nunca envolve responsabilidades civis para esse agente. (o agente de segurança responderá civil, penal e administrativamente por seus atos reprováveis).

     

    e) O uso de agentes oriundos das polícias e das Forças Armadas nunca é permitido na segurança de dignitários. (é permitido e muito bem aceito, porém, o fato de ser policial, por sí só, não credencia o agente a se tornar agente de segurança de dignitários, mas com certeza essa formação ajudará e muito para que seja um bom profissional).


ID
726346
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre as técnicas, táticas e modus operandi da segurança de dignitários, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NÃO ENTENDI O ERRO?
  • Atuar ostensivamente significa dizer atuar fardado ou vestido a carater, usar dispositivos de seguirança que o caracterizem como agente, por exemplo, armas, carros e etc.. Atuar de forma velada significa atuar disfarçadamente em uma operação para infiltrar-se na multidão por exemplo a fim de monitorar melhor a área. Essas duas formas indicam formas de atuação caracterizada pois possuem envolvimento direto nas ações ou reações desencadeadas. Agora, atuar descaracterizadamente significa atuar secretamente e, em princípio, não se envolver diretamente nas ações.
    Atuando ostensivamente, a segurança das pessoas utiliza o próprio caráter ostensivo de suas ações - seja pela atitude, pelo uso de uniformes ou pelos equipamentos empregados – como instrumentos da segurança que busca proporcionar. Atuando veladamente, seus agentes operam não uniformizados e com bastante discrição, embora sem ocultar completamente sua condição de profissionais de segurança.
    Operando de forma descaracterizada, os agentes ocultam completamente essa sua condição e atuam secretamente direcionados para a prevenção, evitando, salvo em situações extremas, o envolvimento direto em ações ou reações, tendo em vista manterem-se incólumes. Agem como elementos de apoio, exatamente onde, como e quando os agentes ostensivos ou velados estão impedidos de agir.
  • Todos os itens: a) a atuação descaracterizada do segurança facilita ações preventivas, pelo fato de estar desuniformizado. R.: O erro do ítem "a" está em se afirmar que a atuação do segurança facilitará ações preventivas PELO FATO de estar desuniformizado. Ou seja, o erro está na justificativa. Estaria correto, por exemplo, se afirmasse que facilita ações preventivas PELO FATO de atuar na inteligência, descobrindo-se a presença de grupos terroristas em certo evento. Essa informação seria repassada aos grupos destinados a atuar diretamente na ação. Resumindo, o fato de estar descaracterizado não faz parte das ações preventivas.

    b) a lealdade e a sinceridade, independentes dos desdobramentos, são alguns parâmetros de conduta por parte do segurança. R.: Correto. c) reuniões antes do uso, pela primeira vez, do plano de segurança são ineficázes na segurança de dignitários. R.: Reuniões são completamente eficazes. Além de ser precipitado, pode colocar em risco toda a ação ao se executar um plano de segurança sem prévias reuniões, revisões, testes de equipamentos e possíveis retificações. d) a execução do plano de segurança deve ser colocado em prática logo após sua elaboração escrita. R.: Errado. Mesma justificativa do ítem anterior. e) sempre haverá distinção entre o modus operandi utilizado para a segurança de pessoas e do empregado para empresas. R.: Segundo Marcos Mandarini, são dois universos distintos, mas expressivamente interrelacionados e o modus operandi utilizado para os dois é o mesmo.
  • Para mim, essa questão seria nula, pois não há alternativas corretas.
    A letra (b) diz que a lealdade e a sinceridade, independentes dos desdobramentos, são alguns parâmetros de conduta por parte do segurança.

    ->independentes dos desdobramentos
     (está inserida na questão de forma genérica, tanto pode ser o segurança do dignatário passivo (leal) a todas as atitudes do VIP, quanto se ativo (leal) aos princípios de segurança, independete da vontade do VIP.

    Bem, se o dignatário for LEAL somente ao VIP, pode haver uma "quebra" aos princípios de segurança.

    Bem, esse foi meu ponto de vista.
  • Acrescentando o comentário do colega acima,

    Também acredito que a questão deveria ser anulada pois esta expressão INDEPENDENTES DOS DESDOBRAMENTOS fica muito subjetivo. Por exemplo, imagine que o agente atuando descaracterizado seja descoberto e apreendido por alguém que queira ferir a segurança do VIP, neste caso, o agente não poderia usar de SINCERIDADE, pois iria comprometer todo o esquema de segurança. Então para mim, nenhuma das alternativas válidas!
  • Palhaçada da FCC, como assim o agente tem que ser sincero independente dos desdobramentos? Quer dizer que se alguém passar na rua e perguntar ao agente todo o plano de segurança ele dever ser sincero e dizer?! A questão deveria ter especificado dizendo que era para ser sincero à autoridade, ao dignitário, aí estaria correta!

  • Daí o dignitário resolver quebrar todo plano de segurança e arriscar sua vida em procedimento qualquer. Vai o segurança ser leal e sincero sabendo da condição de risco iminente? A segurança opera mesmo contra a vontade da autoridade em situações de risco. Questão mal intencionada e mal formulada!

  • GABARITO "B"

     

    Na primeira vez que fiz essa questão a errei.

     

    Analisando hoje, tendo voltado a leitura do material, percebi que os fatores de lealdade e sinceridade dizem respeito as condutas dos seguranças para com o dignitário, seja na elaboração do plano de segurança ou durante a execução dele. 

     

    Com relação às demais alternativas:

     

    a) Quando os agentes atuam de forma descaracterizada (modus operandi), estarão atuando secretamente, sem se envolverem diretamente nas ações, com informações que subsidiarão a atividade das demais equipes de segurança. 

     

    c) As reuniões antes da execução do planejamento são extremamente eficazes e deverão ser realizadas para uma melhor interação por parte das equipes de segurança e suas funções na missão.

     

    d) Não necessariamente deverá ser executado o planejamento de segurança, logo após sua elaboração. Poderá haver treinamento ou ensaios de execução, por exemplo. 

     

    e) O modus operandi nunca irá mudar, seja para a segurança das pessoas ou para a segurança institucional. O que muda é o planejamento de segurança para cada uma delas ou pode variar também para cada tipo de autoridade a ser protegida. 

  • A questão tem haver com a formação do operador de segurança: leal e honesto. Essas terorias são do Marcos madarini e é pura literalidade.
  • Na minha opinião questão deveria ser anulada, não tem alternativa correta...

     

     a)a atuação descaracterizada do segurança facilita ações preventivas, pelo fato de estar desuniformizado.

    Atuação descaracterizada é quando o agente atua de forma secreta, evitando participar diretamente nas ações, não tem relação com estar desuniformizado. O uso de uniformes tem mais sentido se a questão vier falando sobre atuação ostensiva. Tem várias questões da FCC em que ela tenta confundir os candidatos nesses conceitos, ou ela fala que descaractizada/caracterizada tem a ver com uniformes ou afirma que velada é descaracterizada. A atuação pode ser: Caracterizada (ostensiva ou velada) - aqui os agentes atuam diretamente nas ações; ou Descaracterizada - atuam secretamente, evitando participar diretamente nas ações.

     

     b)a lealdade e a sinceridade, independentes dos desdobramentos, são alguns parâmetros de conduta por parte do segurança.

    Discordo do gabarito. Sinceridade independente dos desdobramentos? Se especificasse lealdade e sinceridade com sua equipe estaria correto, mas generalizar não dá. Vamos tirar como exemplo uma situação verídica. No caso daquele cara que invadiu um fórum em SP e manteve uma juíza como refém ameaçando atear fogo nela, pedindo que filmassem a ação, colocassem na televisão e pedindo para que ela afirmasse que ele não era louco. Será que um agente que estivesse negociando deveria ser totalmente sincero com esse sujeito? Para neh... Link da notícia para quem não conhece o caso: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/video-mostra-pm-negociando-libertacao-de-juiza-no-forum-butanta.html

     

     c)reuniões antes do uso, pela primeira vez, do plano de segurança são ineficázes na segurança de dignitários.

     

     d)a execução do plano de segurança deve ser colocado em prática logo após sua elaboração escrita.

     

     e)sempre haverá distinção entre o modus operandi utilizado para a segurança de pessoas e do empregado para empresas.

    Modus operandi não varia, outro ponto que é recorrente em provas da FCC.

  • Eu entendo que é literalidade do livro do Madarini, mas pqp custa usar um pouco do bom senso essa banca?

    Esse livro foi escrito em 2005 e não teve segunda edição para eventuais correções posteriores, não é possível que uma afirmação dessa da letra B seja considerada certa por todo estudioso do assunto, que por sinal são nulos no Brasil, todos os PDF's de cursinhos são cópias uns dos outros repetindo os conceitos desse livro sem nenhuma reflexão crítica (e ainda querem chorar por direitos autorais disso)


ID
767656
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No tocante às regras básicas de segurança a serem adotadas durante os deslocamentos e itinerários destacam-se as condutas abaixo.

I. Manter sempre o mesmo trajeto, evidenciando, deste modo, a rotina da autoridade e de sua equipe de segurança.

II. Manter sigilo sobre datas e horários dos deslocamentos.

III. Utilizar itinerários mais seguros.

IV. Havendo a suspeita de riscos à integridade física do dignitário, efetua-se a troca do veículo da autoridade como estratégia de dissimulação do traslado.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra B.

    Ótimo questão, muito bem formulada. 

    Analisando itens corretos:

    II - A informação deve ser fragmentada na medida da necessidade de conhecimento dela. Não se deve disperssar a informação por toda a equipe e inclusive para as equipe de suporte, fora da área de segurança. O único de deve em todas as oportunidades ter conhecimento total da operação é o chefe de equipe que irá gerenciar o efetivo de acordo com a missão. 

    III - Não precisa comentários.

    IV - A equipe de segurança deve ter um "toque leve como pena". Traduzindo, o dignatário terá maior apreço por uma equipe que realize seu trabalho de forma discreta e quase imperceptível, ninguém procura uma equipe que faça shows. Os deslocamentos, trocas, paradas, devem ser feitas sem levantar suspeitas e para evitar ao máximo confrontos. Caso, ocorra uma possibilidade de conflito, a equipe deverá utilizar todos os meios disponíveis para evitá-lo. A utilização de dublês, troca de veículos e itinerários são ferramentas que devem ser utilizadas para evitar os conflitos. 

    E o item errado:

    I - A rotina é o pior inimigo da segurança, ela leva ao descuido, ao desleixo, à falta de humildade, aumentando o leque de riscos a que está exposto o dignatário. 


ID
767665
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os agentes encarregados da segurança de autoridades devem adotar medidas e atitudes preventivas de conflitos e problemas envolvendo o dignitário a quem protege. Estas ações variam desde a simples presença física, funcionando como inibidor de uma ação criminosa, até o uso de arma de fogo, como último recurso para defesa própria, protegendo sua incolumidade física, bem como a de terceiros. Diante desta assertiva, os agentes responsáveis pela segurança:

I. Devem buscar fundamentos legais para todas as suas decisões, atitudes e linhas de ação.

II. Em situações de conflitos reais, é desnecessária a verificação e avaliação de outras possibilidades menos danosas e nocivas de intervenção em relação à ação do agressor.

III. Devem sempre evitar resultados desproporcionais e injustos, observando, deste modo, a adequação e gradação à necessidade exigida pelo caso presente.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra A.

    A banca FCC tem como praxe incitar o candidato a dar uma resposta contrária aos preceitos da escala de força. Princípio básico da utilização de força, tanto por forças policiais como por forças de segurança em geral, a escala de força deve ser observada em toda a atitude do profissional perante o agressor. Caso o agente responder a uma agressão de força desproporcional, desmedida e irresponsavelmente, certamente responderá pelos seus atos. Não se trata apenas de evitar o envolvimento em procedimentos judiciais, mas é uma questão de sobrevivência no mercado. Um dignatário não irá querer para si uma equipe de segurança que chame mais atenção do que ele. Atitudes desproporcionais chamam a atenção da mídia, que está ávida por deslizes. O dignatário quer para si uma equipe silenciosa e discreta que possa executar a tarefa com o menor distúrbio possível.
    O item II está errado quando diz que é desnecessário a observância de meios menos danosos em uma situação de conflito real. É exatamento o contrário do que trata a escala da força. É claro, a força será proporcional, portanto se a agressão usar poder letal será respondida na mesma medida. Por exemplo, não seria cabível um manifestante que quer acertar uma torta no rosto do dignatário, ser vítima de um golpe de bastão da equipe de segurança que lhe cause a fratura de seu crânio. O manifestante deve apenas ser imobilizado, utilizando-se técnicas proporcionais a sua resistência.
  • Não concordo com o item I: Devem buscar fundamentos legais para todas as suas decisões, atitudes e linhas de ação? Nem juiz de direito faz isso


ID
767674
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em segurança de autoridades, do patrimônio, de documentos e processos, o termo empregado para definir perigo potencial ou possibilidade de perigo, capaz de produzir perdas e danos reais, é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra E.

    Essa estava fácil, a banca deu uma ajuda para os que estudaram nessa.

    Vamos às definições dos demais termos:

    A) Plano operacional - planejamento de nível operacional, destinado aos executores de tarefas;

    B) Bem tangível - ativo que existe no mundo concreto, exemplo, carro, casa, moto;

    C) Plano de contingência - planejamento de controle de ocorrência de sinistro;

    D) Bem intangível - ativo que não existe no mundo concreto, exemplo, marca, patente, ações em bolsa de valores. Os bens intangíveis são muitos sensíveis e na maioria dos casos podem ter seu valor diminuído a zero a depender do sinistro.
  • Gostei. Questão bem elaborada de se resolver.

  • Riscos e ameaças

     

    Riscos e ameaças são variáveis com probabilidade de ocorrência e com potencialidade de causar dano.

    Podem decorrer da: ação do homem (humanos) ter origem em falhas de materiais ou equipamentos (técnicos) serem provocados pela própria natureza (incontroláveis).

    Riscos e ameaças não se confundem, pois implicam níveis de potencialidade de danos diferentes:

    No risco o dano é real, ou seja, se acontecer o evento, haverá necessariamente perda. 

    Na ameaça o dano é potencial, isto é, se acontecer o evento, poderá haver perda ou não.

     

    Dano e perda também não se confundem. Dano é gênero do qual são espécies o dano potencial e o dano real, os quais podem ou não gerar perda. o dano potencial (dano moral, por exemplo) o dano real ( como um prejuízo financeiro).

    A perda pode ser entendida como uma perda de ativos de qualquer natureza como consequência de dano real ou potencial, cujos efeitos, uma vez medidos, expressem prejuízo pecuniário de qualquer monta. Dano é Resultado e perda é a conseqüência.


ID
794929
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A formação que proporciona melhor segurança aproximada para a escolta de um Dignitário é do tipo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    Quatro lados protegem melhor que 1 ou 2... :P
  • Alternativa correta letra E.

    Cabe lembrar que a banca FCC tem sempre questões de menos erradas. Não se pode dizer que as outras alternativas estão erradas ou não protegem o dignitário. Todas tem seu determinado uso e podem realizar a proteção em situação diversas.

    Porém, em uma situação de campo aberto, ou em locais com grande aglomeração de pessoas, a mais indicada e que se revelará mais eficiente é a formação em losango.
  • Alternativa E.

    A formação em losango permite a proteção em 360° e tem grande flexibilidade para a mudança de direção de deslocamento.


  • O cespe adota a posicao israelense,contrariando o entendimento da fcc.
  • Concordo, Paulo Scur! Vamos que vamos!!

  • gabrito "E" corretissimo, quanto a formação que melhor portege, é a formação em losango, agora se o enuciado da questao estivesse colocado que melhor possa ver a imagem do diginatario sera a formação em "V"

    na formação em losango não se leva em conta a imagem do dignátario!!

  • GABARITO E

     

    A formação em Losango é considerada a melhor para a segurança aproximada, pois protege todos os lados da autoridade, é composta por 4 (no mínimo) ou 5 agentes. Além disso, é a formação mais prática para a movimentação (andar ou correr) segura da autoridade. 

     

    Em caso de retirada de emergência a atitude a ser tomada pelo agente de segurança denominado "mosca" é a de colocar uma de suas mãos na nuca e a outra na cintura do protegido, direcionando seu tronco para baixo e para a direção correta para onde sairão.  


ID
794932
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O Técnico Judiciário, quando no exercício da tarefa de Segurança de Dignitários, necessita empregar meios que impossibilitem um provável agressor de ter conhecimento acerca do conteúdo das comunicações utilizadas.

O método utilizado para transformar um texto ininteligível ao agressor é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra C.

    Novamente vale lembrar: questões da FCC da área de segurança devem ser respondidas pela alternativa mais correta. Podem existir outras alternativas que caberiam como correta, porém cabe a escolha da mais correta para a resolução. O comando da questão deixa ela confusa. Durante as atividades do agente de segurança a criptografia terá utilidade restrita, pois os meios de comunicação disponíveis para o setor operacional geralmente não possuem essa ferramenta. A criptigrafia é utilizada em larga escala nas comunicações digitais. 
  • Letra:C

    Significado de Criptografia

    s.f. Arte de escrever secretamente por meio de abreviaturas ou de sinais convencionados entre duas ou mais pessoas ou partes.
    Codificação de um artigo ou outra informação armazenada num computador, para que só possa ser lido por quem detenha a senha de sua decodificação. ( o código "Q" é uma espécie de criptografia)

  • É importante lembrar que a criptologia é subdivide-se em criptotecnia (técnica que torna os textos inteligíveis) e criptoanálise (técnica que recupera o texto criptografado).

  • veja que a questao pede segurança de texto e nao de fala logo a esposta e criptografia

  • O Técnico Judiciário, quando no exercício da tarefa de Segurança de Dignitários, necessita empregar meios que impossibilitem um provável agressor de ter conhecimento acerca do conteúdo das comunicações utilizadas.

    aqui o examinador já deixa claro que não existe só um meio. Mas existem outros.

    Assim, no período seguinte, ele quer saber qual método que transforma um texto ininteligível ao agressor;

    Então, aí ele já delimita o meio, que é textual.

    O método utilizado para transformar um texto ininteligível ao agressor é denominado:

    Segundo Houaiss, o termo criptografia significa:

    “Conjunto de princípios e técnicas empregadas para cifrar a

    escrita, torná-la ininteligível para os que não tenham acesso às

    convenções combinadas


ID
794938
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em serviço de segurança aproximada, o Agente deve adotar condutas e procedimentos para evitar a ação de elementos adversos.

Considerando o descrito acima, quando um transeunte dirigir-se à autoridade portando cartazes ofensivos ao cargo que o Dignitário ocupa, o Agente de Segurança, deverá

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra D.

    Novamente escolha a alternativa mais correta.

    Analisando as questões:
    A) sempre lembre da escalada do uso da força, ela deve ser compatível com a agressão realizada.
    B) Seria divertido, mas claro, se fizer isso logo pederá o emprego.
    C) Também, seria divertido, porém todos os meios não são muito indicados para o uso em ações públicas.
    D) Correta.
    E) A tá! Baseado no quê?

  • Respondendo a pergunta do colega acima, a depender da frase exposta no cartaz há o crime de injúria. Mas a questão se encontra correta pela letra "D", pois não se deve mudar o foco ao dignitário. 

  • Tem que levar a ideia de PREVENÇÃO para todas as questões propostas... ou seja, o agente de segurança não está ali para prender alguém, ou mostrar força... sua função e agir discretamente para que o dignitário se mantenha seguro. 

     

    Vale lembrar que as atitudes do agente de levar em consideração procedimentos, primeiramente,  mais simples

  • LETRA D

     

    Quaisquer que sejam as técnicas e táticas empregadas devem observar uma forma de graduação:

     

    - do mais simples para o mais complexo

     

    - do menor para o maior grau

     

    - do menor para a maior interferência

     

    - da mais discreta para a mais indiscreta

     

    - priorizar sempre as medidas mais simples

     

     

     

  • do mais simples para o mais complexo

  • GABARITO D

     

    a) empregar técnicas de defesa pessoal para detê-lo e revistá-lo (como o nome já diz, as técnicas de defesa pessoal devem ser utilizadas em situações de defesa, contra agressões físicas atuais ou iminentes).

     

    b) sacar sua arma e dissuadi-lo (sacar da arma somente em casos extremos, a arma de fogo deve ser o último recurso a ser utilizado por qualquer agente público armado. Arma de fogo foi feita para matar e não para causar medo).

     

    c) impedir, por todos os meios, a aproximação (o agente de segurança deve impedir a aproximação com a verbalização e não por todos os meios, não teria respaldo legal aplicar uma técnica de imobilização, por exemplo, porque uma pessoa se aproxima com um cartaz ofensivo a integridade moral do dignitário). 

     

    d) garantir que ele se mantenha a uma distância segura do Dignitário (esta seria a atitude correta, garantir a distância de segurança, por meio da verbalização, gestos ou retirar a autoridade protegida de perto de manifestantes agressivos).

     

    e) detê-lo e autuá-lo por incitação e desrespeito (participar de manifestação com cartaz ofensivo, em regra, não é crime e quem autua pessoas por estarem cometendo ou terem cometido crime é a autoridade policial, não o agente de segurança judiciária).

     

    * O foco da atividade de segurança judiciária é a prevênção e a segurança da autoridade, o segurança jamais pode se afastar deixando a autoridade desprotegida, principalmente diante de uma manifestação, por exemplo. Caso aconteça algum incidente, roubo ou furto, por exemplo, o agente de segurança não deve ir atrás do criminoso e deixar a autoridade sem proteção. O foco é no "cliente", no dignitário. 


ID
794947
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário definem

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra A. 

    Como sempre questões da FCC devem ser resolvidas pela questão mais correta dentre as analisadas. 

    Assim podemos verificar as alternativas:
    Letra A - correta. 
    Letra B - Essa poderia ser uma alternativa correta, porém o termo risco é mais completo para o comando da questão. 
    Letra C - Dano seria a definição do fato já ocorrido, inclusive com perdas. 
    Letra D - Perda, também, seria a definição do fato já ocorrido. 
    Letra E - Diagnóstico é a análise anterior ao fato, sem necessariamente representar um risco ou não para o planejamento. 
  • Discordo do gabarito pois analisando a questão, podemos notar que não há necessariamente que ocorrer um DANO com PERDA (o que caracterizaria um risco) conforme o enunciado.
    "condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança"... 
    O fato dos agentes da segurança ficarem impossibilitados de seguir com o planejado, não significa que ocorrerá uma perda, haverá uma AMEAÇA, podendo haver perda ou não.!

    Gabarito correto seria letra "b".
  • Discordo do gabarito, pois como o próprio texto diz, "condições ou fatos que PODEM criar uma situação", ou seja, não obrigatoriamente cria e mesmo que criasse, não necessariamente geraria perda, fator essencial para o risco.
  • Questão meramente interpretativa, mas quem estudou um pouco a matéria, de pronto, já clica na alternativa a.

  • Um risco sempre poderá criar uma situação que impossibilite a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário. As ameaças, nem sempre!

    Avante!

  • No meu entendimento a  FCC, nessa questão, usou a palavra  RISCO de forma  genérica  para designar qualquer possibilidade de materialização de situação perigosa, no mesmo sentido de quando falamos " Análise de riscos" " Gerenciamento de riscos" "gestão de riscos". Bom, temos que adivinhar oque a banca quer saber; eu acho que a letra B também estaria correta, mas para mim fica uma lição: quando a fcc tratar de forma geral eu marcarei RISCO.

  • risco  é dano real. 

    Ameaça dano provável.
  • Uma passagem do livro do Mandarini, me ajudou. Dano - SE ocorrer haverá perda, Ameaça - SE ocorrer pode ou não haver perda. Na impossibilidade para a consecução dos objetivos, haverá perda, sendo assim, DANO. Foi assim que entendi a questão.

  • Se fosse de primeira teria colocado "ameaça", mas relendo depois de ter errado, vi que a questão dá até para entender que;  Temos que associar a questão a "PERDA", primeiramente! PERDA essa que foi gerada pelas ""condições ou fatos significativos", pois esses 2 "podem (nesse "podem" a FCC quebrou muita gente) criar uma situação de impossibilidade a consecução dos objetivos". Segundamente, como sabemos, e os colegas já sitaram, o RISCO gera PERDA se o evento adverso ocorrer..

    Bons estudos!

  • "Um risco sempre poderá criar uma situação que impossibilite a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário. As ameaças, nem sempre!".

     

    Por isso que assinalei AMEAÇA, e não RISCO.

    Registre-se que a assertiva não afirma que "SEMPRE poderá criar uma situação que impossibilite a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário". 

    Pelo contrário, afirma que "As condições ou fatos significativos que PODEM criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança". 

     

    Considerando que na ameaça o dano é potencial, acredito que se amolde melhor à definição da assertiva.

     

    Realmente é uma questão subjetiva.

     

    Veja-se que se a palavra PODEM fosse suprimida e o verbo criar alterado para "CRIAM", certamente estaríamos diante de um RISCO.

     

    Confusão...

     

     

  • Gabarito: Letra A

    (a) Risco:  probabilidade de insucesso de determinado empreendimento, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados. 

    (b) Ameaça: indício de acontecimento desfavorável ou maléfico; sinal.

    (c) Dano: prejuízo, ruína; estrago. 

    (d) Perda: fato de deixar de possuir ou de ter algo.

    (e) Diagnóstico: Descrição minuciosa de algo, feita pelo examinador, classificador ou pesquisador; ou
    Juízo declarado ou proferido sobre a característica, a composição, o comportamento, a natureza etc. de algo, com base nos dados e/ou informações deste obtidos por meio de exame.

    Paciência e Persistência!!!

  • As condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário definem 

    ERREI ESTA QUESTÃO, PORÉM AVALIANDO, ME PARECE QUE OS DANOS GERADOS EM FUNÇÃO DE AMEÇAS, NÃO SÃO CAPAZES DE IMPOSSIBILITAR ALGO, SENDO O RISCO O DETENTOR DESTA  " IMPOSSIBILIDADE", DESTE PODER,  O "PODEM" PASSA A  SER SEGUNDÁRIO.

  • Também discordo do gabarito.

    Analisando a questão, esta quer o conceito referente ao seguinte enunciado: ''As condições ou fatos significativos que PODEM criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário''

    Agora, levando em consideração a doutrina de segurança, temos que: RISCO pressupóe DANO REAL, e AMEAÇA pressupóe DANO POTENCIAL. 

    Ora, A questão afimra que as condições ou fatos significativos PODEM (DANO PODENCIAL), dando uma idéia de possibilidade e não de certeza. Para que o conceito se referisse à RISCO, o enunciado deveria afirmar que as condições ou fatos significativos NECESSARIAMENTE criam uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário.

    Mas, ok, segue o baile!!

  • Discordo do gabarito, pois o enunciado diz que pode ocorrer é uma suposição não um risco Real, por isso no meu pensamento seria uma ameaça.

    Paz de Jah

  • BIZU:

     

    -Ação CONTRA AÇÃO => PROTEÇÃO

    -Ação CONTRA AMEAÇA => DEFESA

  • Fala galera!

    Eu não vejo problema nenhum com o gabarito. Acredito que seja apenas uma questão de interpretação pura de português. Dizer que algo pode criar uma situação de impossibilidade é diferente de criar uma situação que PODE impossibilitar.

    No RISCO o dano é real, ou seja, se acontecer o evento, haverá necessariamente uma perda.

    "algo pode criar uma situação de impossibilidade" --> A situação pode ser criada e, ser for, causará o dano.

    Na AMEAÇA o dano é potencial, isto é, se acontecer o evento, poderá haver perda ou não.

    "criar uma situação que PODE impossibilitar --> A situação foi criada e PODERÁ, ou não, causar o dano.

     

  • Discordo do gabarito também.

    "As condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução..."

    Dano potencial = Ameaça ( Se ocorrerem podem ou não gerar uma perda.)

    Se fosse: As condições ou fatos significativos que vão criar uma situação de impossibilidade para a consecução...

    Dano Real =  Risco ( Se ocorrerem, vão necessariamente gerar uma perda.)

    Bom, eu aprendi assim... Não excluo a possibilidade de ter errado essa questão por um erro de interpretação que não consegui identificar.

    Mas, fica aí a dica. Uso isso em todas as questões e só errei essa.

  • Risco: O dano é real, isto é, se acontecer o evento ocorrerá necessariamente perda.

    Ameaça: O dano é potencial ou provável, isto é, se acontecer o evento a perda pode acontecer ou não.

     

    Sendo asim, resposta certa letra (a)

     

    Bons estudos!

  • Esses examinadores jogam nosso estudo no lixo.

    " podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento "

     

    Ou seja, isso remete à AMEAÇA. Do momento em que a AMEAÇA explora uma vunerabilidade, gerando assim um impacto negativo, criou-se um RISCO resultando em um DANO que ocasionou em consequência uma PERDA.

    AMEAÇA - DANO POTENCIAL

    RISCO - DANO REAL

    DANO - RESULTADO

    PERDA - CONSEQUÊNCIA

    A questão falou em " PODEM " não que houve... Parem de querer justificar o gabarito.

  • GABARITO A

     

    As condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança representam um RISCO, pois ocorrendo o evento crítico, necessariamente, haverá perda. Neste caso a perda será a impossibilidade na consecução dos objetivos do planejamento de segurança. 

     

    Seria possível confundir com o conceito de AMEAÇA, porém, o que difere é que a interpretação da questão traz o conceito de risco, havendo impossibilidade para a consecução dos objetivos, haverá, com isso, um DANO REAL. Para a banca FCC, a simples quebra da segurança já caracteriza uma perda. 

     

    RISCO GRAVE: causa a paralização das atividades.

    RISCO LEVE: causa a redução temporária das atividades. 

  • concordo com o Thiago Marques

  • ainda utiliza o verbo poder, dando possibilidade de conseguir ou não atingir os objetivos (claramente isso é uma ameça)

  • Professores de cursos preparatórios sempre afirmam a mesma coisa: Risco é real e ameaça é potencial. Apoio os colegas acima. Pra mim seria letra B.


ID
794950
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

NÃO é um fator condicionante no planejamento e execução de um trabalho de segurança de Dignitários:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra D. 

    Em questões de múltiplas alternativas cabe realizar a análise das alternativas mais corretas. Nesse caso como pede o única não enquadrada, então a alternativa mais errada, a que ficaria em segundo plano. Sendo assim dentre as elencadas podemos dizer que ficaria em segundo plano a análise do potencial de perdas materiais uma vez que esse item não seria verificado em primeiro plano. As demais alternativas são primordiais para a análise e planejamento da segurança de dignitários. 
  • Fatores que condicionam:

    Alternativa D

    - Grau de risco
    - Importância da Autoridade
    - Conjuntura atual
    - Comportamento da autoridade
    - Disponibilidade de recursos materiais e humanos
  • Fatores relevantes:

    -> a importância da autoridade protegida;

    -> o grau de risco da autoridade protegida;

    -> a conjuntura socioeconômica e política;

    -> o comportamento da autoridade protegida;

    -> a disponibilidade de recursos para a realização do serviço.

  • GABARITO D

     

    a) Grau de risco (é importante saber o grau de risco a que a autoridade estará exposta, é diferente realizar o planejamento de segurança de um juiz como o Dr. Odilon ou Sérgio Moro, por exemplo, o primeiro é o juiz mais ameaçado do país, o segundo é envolvido com casos de grande repercurssão).

     

    b)Importância da autoridade (irá variar o planejamento de segurança de um juiz para o do presidente da república, por exemplo).

     

    c) Conjuntura atual (a conjuntura atual relaciona-se com o momento em que vivemos naquele determinado período. Um exemplo seria ter que levar em conta manifestações nas ruas, instabilidade do governo, má repercurssão sobre determinado assunto na mídia, ou seja, fatos que poderiam afetar o planejamento de segurança naquele determinado momento).

     

    d) Potencial de perdas materiais (as perdas materiais estão mais ligadas ao planejamento de contingências, ao gerenciamento de riscos e à análise dos riscos, não ao planejamento de segurança propriamente dito).

     

    e) Disponibilidade de recursos materiais e humanos. (é de extrema importância, contar com os recursos humanos ou materiais disponíveis para a missão, como a quantidade de agentes de segurança e o armamento, munição, etc)

  • Gabarito: D

     

    O modelo organizacional do serviço de segurança, ou seja, a forma que a organização assume para integrar seus recursos, tais como pessoal e material e a sua forma de atuação, estará fortemente condicionado a alguns fatores relevantes que são:
     

    � a importância da autoridade protegida;
    � o grau de risco da autoridade protegida;
    � a conjuntura socioeconômica e política;
    � o comportamento da autoridade protegida;
    � a disponibilidade de recursos para a realização do serviço.
     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
795340
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os incidentes relacionados a autoridades trazem consigo reflexos à imagem tanto do dignitário quanto do órgão público a que ela se vincula. As ações desenvolvidas no sentido de evitar ou interromper eventuais agressões devem observar princípios balizadores em quaisquer circunstâncias. Neste sentido, são princípios que devem nortear o uso da força por agentes de segurança pública na intervenção em uma ação delituosa contra o dignitário:

Alternativas
Comentários
  • A disciplina acima citada foi ministrada pelo Cap. PM Antonio Casado de Farias Neto, da Polícia Militar de Alagoas; que é também negociador da policia militar do seu Estado, nas ocorrências de crises- rebeliões, seqüestros, etc. O Estado detém o poder legal do uso da força; este é um ponto pacífico e, não da violência, pois esta, é um recurso qualificado da força, podendo ser abusiva. O instrutor afirma, por exemplo, que o uso da força, embora legal, necessita revestir-se de um tripé - legalidade, necessidade e proporcionalidade, bem como base central, a ética.
  • Alternativa correta letra E.

    Questões da FCC devem ser resolvidas se verificando as alternativas mais corretas. Assim sendo, podemos analisar que a mais completa é a letra E. Analisando questão por questão:
    Letra A - O termo oralidade e transparência não tem emprego aqui.
    Letra B - O princípio da ampla defesa é aplicado no ramo jurídico, nos meios processuais.
    Letra C - Letalidade não deve ser utilizado pois poderão existir agressões não letais.
    Letra D - Celeridade e publicidade não tem emprego nesse meio.
    Letra E - Correta.
  • LeTTTTTTTTTTTTTTTTTTTalidade passou batido... 

  • Questão tranquila...  dava pra fazer por eliminação

  • O emprego da força pelo segurança deve ser visto como um recurso extremo, do qual o verdadeiro profissional apenas lançará mão quando todos os recursos de diplomacia e prevenção vierem a falhar. O agente de segurança pessoal é o "que evita problemas". que trabalha em prol do completo bem estar e integridade da pessoa segurada.

     

    FONTE: http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf

  • GABARITO E

     

    A ação de um agente de segurança pública deve se basear na legalidade, proporcionalidade e necessidade.  Todo agente público da área de segurança deve fazer o uso escalonado da força, que somente será empregada se das outras medidas não surtirem efeitos positivos.

  • Faltou moderação e conveniência.


ID
1067827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que as atividades do técnico judiciário na especialidade de segurança judiciária incluem aquelas relacionadas à segurança de dignitários e defesa pessoal, julgue os seguintes itens.

A segurança de dignitários denominada ostensiva consiste em atuar mais diretamente junto à autoridade, exigindo o conhecimento de suas peculiaridades.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o conceito da segurança aproximada. Questão errada.

  • Segurança Aproximada ou Segurança Pessoal ou Grau de Proteção Aproximada = Atua mais diretamente com a autoridade, SEMPRE JUNTO do VIP;

    Segurança Velada ou Área de Segurança Aproximada ou Grau de Proteção de Cobertura = Agentes de segurança atuam dissimulados a fim de impedir ocorrências e subsidiar a atuação do pessoal de Segurança Pessoal;Segurança Ostensiva ou Área de Segurança Afastada ou Grau de Proteção de Vigilância = Agentes atuando ostensivamente (fardados, identificados), tendo como principal função atuar pela dissuasão, intimidando possíveis agressores pelo simples presença deles.

    A denominação dos conceitos depende da teoria: Círculos Concêntricos Tradicional ou Círculos Concêntricos Modificado.
  • Errada

    Na segurança de pessoas (dignitários, autoridades), temos na ordem de mais abrangente para a menos abrangente, ou de menor intensidade para a de maior intensidade:
    Segurança ostensiva; é aquela que executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações ou prevenindo acidentes
    Segurança velada; formada por agentes de segurança que devem estar adequadamente trajados e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer movimento hostil.
     

    Segurança aproximada; equipe responsável pela proteção da autoridade e por sua retirada em caso de emergência. Divide-se em fixas e móveis.

    -Equipe fixa: É aquela que permanece nos locais de repouso e alojamento utilizados pelo dignatário, fazendo também a preservação destes locais.

    -Equipe móvel: É aquela que esta permanentemente com o dignatário, dedicando-lhe atenção exclusiva e executando medidas que lhe garantam a integridade física.

     

     

     

     

     

  • MAIS PRÓXIMO SERIA EQUIPE APROXIMADA

  • Teoria dos Círculos Concêntricos: Segurança Aproximada (proteção imediata).

  • ERRADO

     

    A equipe que está mais próxima da autoridade, como o próprio nome diz, é a de segurança aproximada ou pessoal. É chamado, também, de grau de proteção, os agentes de segurança atuam diretamente com a autoridade. Estão sempre juntos do Dignitário/VIP.

  • Segurança ostensiva; é aquela que executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações ou prevenindo acidentes

  • Equipe aproximada!


ID
1067830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que as atividades do técnico judiciário na especialidade de segurança judiciária incluem aquelas relacionadas à segurança de dignitários e defesa pessoal, julgue os seguintes itens.

A atual conjuntura sociopolítica e econômica do Brasil faz que as ações de segurança de dignitários sejam consideradas pouco relevantes.

Alternativas
Comentários
  • ALCKMIN AGRADECE APOIO E DIZ QUE CONFIA NA POLÍCIA

    Governador de São Paulo (PSDB) se manifesta no Twitter sobre ataque sofrido pelo filho, no bairro do Morumbi; quatro bandidos dispararam contra o carro que Thomaz conduzia, acompanhado da esposa e da filha; houve tiroteio com os policiais que faziam a escolta mas ninguém foi preso; "Agradeço as manifestações de solidariedade à minha família. Confiamos no trabalho da polícia"

    .

    ERRADO.

  • Errada

    Atual conjuntura sociopolítica é muito relevante  .

    Na Segurança Pessoal, a perfeita distinção entre as pessoas notórias (dignitários), ora na vida pública (autoridades), ora na vida privada (executivos, artistas etc).

  • Fatores Relevantes:

    Importância da autoridade protegida

    O gradu de Risco da autoridade - Se real ou potencial

    Conjuntura Socioeconomica e Politica

    Disponibilidade de Recursos Materiais e Humanos

  • Gabarito: ERRADO.

     

    A conjuntura atual, no Brasil e no mundo, exige cada vez mais cuidados especiais com a segurança das autoridades.

     

    O aumento da pobreza associado à concentração de renda, o recrudescimento da violência e a ação insidiosa das organizações criminosas são situações comuns no nosso país, enquanto que em muitos outros prevalecem os conflitos étnicos, religiosos, raciais e as causas nacionalistas.

    Os destaques dados pelos meios de comunicação à morosidade e deficiência da justiça estimulam o "elemento adverso" ou mesmo alienado a procurar a decisão pelas próprias mãos através de atentados criminosos. Criminalidade em alta, manifestações públicas pipocando pelo país e agora os tais "rolezinhos" nos shoppings e praças das cidades mostram que o cuidado com a segurança de autoridades deve ser redobrado!

     

    O item erra, portanto, ao afirmar que a atual conjuntura sociopolítica e econômica do Brasil faz que as ações de segurança de dignitários sejam consideradas pouco relevantes. Muito pelo contrário!
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

  • ERRADO

     

    Pelo contrário, a atual conjuntura do país, devido ao crescimento em número e ações de organizações criminosas, exige maior atenção à segurança de autoridades, principalmente de magistrados de varas criminais, nas quais muitos são constantemente ameaçados de morte. 

     

    O caso do Dr. Odilon, ex-diretor do presídio federal que alojava Fernandinho Beira-Mar, é um exemplo claro disso, ele é o juiz (federal) mais ameaçado do país e há mais de duas décadas está sob forte esquema de segurança, realizado por agentes da polícia federal.

     

    O atual Presidente Bolsonaro sofreu um atentado, antes da eleição, em que quase morreu, passando por diversas cirurgias.. 

     

     

  • Visita do papa em 2013 faz que as ações de segurança de dignitários sejam consideradas muito relevantes .


     http://g1.globo.com/jornada-mundial-da-juventude/2013/videos/t/todos-os-videos/v/esquema-de-seguranca-para-visita-do-papa-e-anunciado/2701257/


ID
1067833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que as atividades do técnico judiciário na especialidade de segurança judiciária incluem aquelas relacionadas à segurança de dignitários e defesa pessoal, julgue os seguintes itens.

A vigilância é uma das opções de ação de segurança de dignitários que, realizada mediante a observação discreta e sem uso de força, permite alertar sobre a existência de perigo iminente.

Alternativas
Comentários
  • Outras nomenclaturas para os círculos concêntricos:

    PROTEÇÃO - Segurança Aproximada - proteção imediata e deslocamento permanente com a autoridade.COBERTURA - Segurança Velada - detecção de hostilidades ou atentados.VIGILÂNCIA - Segurança Ostensiva - elementos fardados, anulam ou intimidam elementos adversos.
  • Ao meu ver a questão não retrata a vigilância como componente dos círculos concêntricos. Mas, à ação de estar vigilante, atento ao que acontece no ambiente e em volta. Sem dúvida é uma das principais características do segurança de dignitários para detectar perigo iminente. 

  • Correta. Comungo do ponto de vista da Priscila P. O termo "Vigilância" empregado pela questão difere tanto dos Círculos Concêntricos quanto do Grau de Segurança uma vez que em ambos os casos a vigilância é do tipo ostensiva (não discreta).

  • • Vigilância: é a ação que permite dar o alerta oportuno de um perigo; normalmente, realiza-se mediante a observação discreta e sem manifestação de força. 


    Fonte: Professor Cláudio Albuquerque (Aprovação)

    http://www.cursoaprovacao.com.br/scasat/arquivos/20091030122226_Claudio_Albuquerque_BB+BACEN+CEF_TNS_Apostila_Aula_4.pdf


  • Proteção = segurança aproximada

    Cobertura = segurança velada

    Vigilância = segurança ostensiva

  • Fecho com o Marcelo e a Priscila. Nesse caso , vigilância não tem nada a ver com círculos concêntrico. Se associar o termo vigilância com círculos concêtrico, vc erra, que foi o meu caso. Se fosse pela FCC, a questão estaria errada. Por isso, a importância de fazer questões da banca do seu concurso, para ver o entendimento da mesma em relação ao assunto. Enfim, segue o baile...

  • eu tbm fui pela lógica dos círculos concêntricos e errei.

    seg aproximada= proteção

    seg velada= cobertura

    seg ostensiva= vigilância

    Me corrijam se estiver enganado!

  • O estado de vigilância (ATENÇÃO) é uma das caracteristicas principais dos seguranças de dignatários, sem margem para outras interpretações...

  • Ao meu ver essa questão fala de Círculos Concêntricos. CESPETA

  • Já errei essa questão três vezes. CESPETA

  • VIGILÂNCIA ( OSTENSIVA)  : permite dar alerta oportuno de um perigo

    COBERTURA ( VELADA ) : procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar

    PROTEÇÃO ( APROXIMADA ) : procura impedir a observação direta e o ataque surpresa de um oponente .

    FONTE: Profs. Herculano e Girão www.estrategiaconcursos.com.br

  • Gabarito: CERTO.

     

    A vigilância, no sentido da assertiva ,quer dizer, é a ação de estar vigilante, atento.

    O agente de segurança deve estar sempre atento e desenvolver a capacidade de concentrar o seu processo mental sobre várias tarefas, como foco para os detalhes de interesse do serviço.


    Assim, acerta a questão ao afirmar que a vigilância é uma das opções de ação de segurança de dignitários que, realizada mediante a observação discreta e sem uso de força, permite alertar sobre a existência de perigo iminente. Perfeito!
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

  • Ao meu ver questão está errada . Se for a ação de estar vigilante então a questão deveria ter escrito dessa maneira ( A vigilância é uma das opções de ação do segurança) , uma das qualidades ou caracteristicas ou atitudes do vigilante... Mas ela usou o termo genérico: A vigilância é uma das opções de ação de segurança  interpretando dá para entender que não é o vigilante mas sim a segurança perimetral o que está errado pois isto representa a segurança ostensiva!

    Reescrevendo a questão para ficar correto

     

    A cobertura é uma das opções de ação de segurança de dignitários que, realizada mediante a observação discreta e sem uso de força, permite alertar sobre a existência de perigo iminente.(seguraça velada).

     


ID
1070392
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As técnicas e táticas utilizadas na proteção de dignitários visam, quando operacionalizadas,

Alternativas
Comentários
  • de acordo com o professor marcos girao, para impedir a materializacao dos riscos, so com "bola de cristal". acham q a segunda parte do enunciado corrige esta "videncia" inicial ?

  • a)diz respeito à fiscalização do perímetro

    b)Faz parte do planejamento de segurança, mais especificamente ligado à previsão\projeção, não no sentido de adivinhar, mas de analisar possíveis ocorrências e tomar as atitudes necessária para que não se efetivem.


    d)É impossível eliminar completamente os riscos de qualquer situação se segurança.

    e)Na questão, "evitar a materialização do perigo" tem o sentido de tentar impedir que os riscos previstos no planejamento venham a ocorrer. Na parte operacional da segurança de dignatários essa é realmente a PRINCIPAL função.

  • Letra c) é identificado como análise de risco.

    Letra b) é considerado, tambem como analise de risco

  • O que está errado na B

     

  • Pablo, a B não está errada. Mas veja que a questão pede quando operacionalizada. Já em andamento. A alternativa B se refere a ação de planejamento! Resposta correta alternativa E

  • Paulo, logo que iniciei  a ler as assertivas tive o pensamento de Pablo e fui direto na letra b. Mas, retornei à questão e mirei na palavra operacionlizada, Daí, cheguei ao gabarito correto.

    Atenção, o enunciado bem lido nos conduz a resposta apropriada sem dúvidas.

  • Um dos objetivos da segurança é se antecipar às ações de risco.

     

     

  • Letra E

    Evitar a materialização do perigo, ou seja, sempre antecipando as ações de riscos.

  • Pablo, o erro da Letra B está em dizer que devem ser utilizadas técnicas empíricas. Na verdade, as técnicas para identificar e quantificar riscos existentes em uma operação devem ter fundamento e embasamento científico para serem usadas, se não, pra que teríamos doutrinadores sobre o tema, nào é?

     b) identificar e quantificar os riscos existentes em uma operação, utilizando-se igualmente de técnicas EMPÍRICAS (aqui está o erro).

     

    Bons estudos

  • GABARITO E

     

    As técnicas e táticas utilizadas pela equipe de segurança de dignitários devem ser preventivas e reativas, porém, o foco é a prevenção. Falando de Segurança, seja das instalações, da informação e de pessoas, é impossível eliminar completamente os riscos. Nada dentro do conceito de "segurança" é 100% garantido. Sempre existirão os chamados "riscos residuais"


ID
1070395
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

São vantagens que o executante de um atentado tem diante da proteção que se realiza a um dignitário:

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA

    b)O executante de uma atentado não tem dificuldade de ocultação,visto que não usam "uniformes", diferentemente da equipe de segurança, que, normalmente, se destaca do resto do público, motivo pelo qual é aconselhável que se traje com vestes semelhantes às do público sempre que possível.

    c)As regras do planejamento são feitas com vistas a reduzir os riscos e lidar com situações adversas, de forma que isso não pode ser visto como vantagem para o executante.

    d)A rotina pouco conhecida das atividades do dignatário, na realidade é uma vantagem para a equipe de segurança, pois tem menor probabilidade de um estranho prever suas condutas.

    e)os meios de comunicação que podem ser facilmente grampeados não são eficientes para uma equipe de segurança.


    Espero ter ajudado, caso esteja errado fiquem a vontade para corrigir...

  • Falta de cooperação do dignitário com sua equipe já torna a segurança vulnerável... favorecendo assim, as ações de sucesso do inimigo.

  • Questão de intrerpretaçao e compreensão do enunciado ou seja,apenas bom senso para responder.

     

  • Parte-se do princípio de que se o dignitário não quiser, não se pode impor a segurança com o máximo de cuidados preventivos, pois a falta de interação do "protegido" com o sistema de segurança ocasiona prejuízos às medidas preventivas a serem adotadas.

  • a) conhecimento do local da ação e a falta de cooperação do próprio dignitário com a sua equipe de segurança.

    b) tempo suficiente para um adequado planejamento, não obstante a dificuldade de ocultação entre o público, convidados ou imprensa.

    c) preparo dos agentes de segurança, que contraditoriamente não podem fugir às regras do planejamento estabelecido.

    d) rotina pouco conhecida das atividades do dignitário e vazamento de informações

    e) meios de comunicações eficientes dos agentes, que podem ser facilmente grampeados, bem como serem realizadas escutas clandestinas.

  • GABARITO A

     

    O conhecimento do local pelo agressor é um fator de risco para a equipe de segurança e para o próprio dignitário, bem como a falta de entrosamento da equipe de segurança com o dignitário. A confiança e a colaboração do protegido com a equipe de segurança é fundamental para o sucesso da missão.

  • Só lembrar do Adélio fez com o bolso naro


ID
1070398
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Apesar de existirem situações materiais de perigo, o risco é antes de tudo uma percepção individual e uma construção mental. Os estudos mais profundos sobre percepção de riscos sociais, originados na perspectiva cognitiva, presumem o risco como subjetivamente definido pelo indivíduo e influenciável por uma variedade de fatores psicológicos, sociais, institucionais e culturais. (Slovic, P. 2000).

Com base no texto, a descrição que se enquadra numa situação material de potencial perigo, ocorrida, por exemplo, durante a palestra de uma autoridade judiciária sobre o tema “O trabalho escravo em propriedades rurais” é:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia marcar a letra [c]?

  • Marquei a C também. Não sei qual é seu erro.

  • Descartei a letra C, pois pensei assim: Sendo um ambiente climatizado , com temperatura de uns 15 graus, e todos usando casacos, blusões, etc e  o loco usando só uma camiseta, destoando dos demais, daria para ver (ou tenta ver ) se o mesmo portava algum tipo de arma . Ficaria mais fácil. Diferentemente dos que usam casaco , que dificultaria esse tipo de observação. Bom, certo ou errado ,usei esse pensamento, foi assim que descartei a C e marquei a do jornalista... Sei lá, usemos nossa imaginação ... 

  • Galera que marcou a letra C. A introdução do enunciado quer dizer o seguinte: Existem riscos reais, como podem existir riscos imaginários  influenciados por fatores psicológicos, sociais, institucionais e culturais.

    A equipe de segurança trabalha na prevenção e ação de risco real. É o caso de jornalista sem tirar nem pôr! Vocês imaginaram que os trajes destoantes das pessoas poderiam ser um potencial de perigo. O cara que vai fazer atentado ele quer é ficar igual a todos e se disfarçar e não destoar no meio da plateia ou multidão. O outro ainda imaginou a temperatura. Mano, trabalha com as informações que a questão te oferece. Não imagina, não viaja! É isso que a banca quer que você faça. Bora ser aprovado galera!!!!!

  • a) um indivíduo que possui TOC não necessariamente representará perigo, embora fosse interessante ser observado.

     

    b) jornalista desconhecido, DESCREDENCIADO, INSISTINDO EM ENTREVISTA RESERVADA. Temos uma situação de potencial perigo, seja pelo jornalista ou quem o acompanhe.

     

    c) A OAB permite que advogados não usem termo e gravata em locais/cidades muito quentes.

     

    d) Pessoa pode ser chata, mas não necessariamente perigosa.

     

    e) Fora do contexto.

  • fala à verdade.. dois nego se beijando foi boa uasheauheasuh

  • Acho que está dentro do contexto.

  • ao meu ver a letra C seria a mais corrote pois em um ambiente quente vc observa um sujeito com um sobretudo  é algo muito estranho

  • Gente, a letra C , visivelmente, não se encaixa no que é solicitado pela questão. Notem, que há um conceito formal para dar suporte à resposta. Logo, após o enunciado, em si, trás informações para distrair o candidato. Se, estamos falando de situação material, CONCRETO, contra uma autoridade fica claro o que deve ser marcado diante das possibilidades apresentadas.

    Como já dito, TOC não é ameaça. roupas destoantes, muito menos. Assim como, as demais opções.

    Ora, vejam a insistência de uma pessoa em estar em local reservado com uma autoridade é algo para desconfiar, pois as entrevistas são coletivas e, há, o agravante que a pessoa é descredenciada dentre aqueles do mesmo universo que ela se apresenta. Logo, não há dúvidas quanto a resolução da questão. 

    GABARITO : B

  • marquei a C, mas concordo com a opinião do pessoal sobre a alternativa B

    Me equivoquei.

  • GABARITO B

     

    Somente pessoas/jornalistas cadastrados ou devidamente identificados podem ter acesso reservado à autoridade durante um determinado evento. Tal como ocorre ao entrar no tribunal para ter acesso à autoridade judiciária em seu gabinete. Todos que desejam um contato reservado devem ser identificados.

     

    Esse procedimento não irá eliminar os riscos, mas é mais um possível entrave para quem queira realizar algum tipo de atentado. 


ID
1083142
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em uma cerimônia, na qual uma autoridade governamental comparece para inauguração de obras de infraestrutura vinculadas ao sistema de transporte metroviário, o dispositivo de formação de escolta a pé adotado pelos agentes de segurança que melhor favorece a imagem da autoridade é a formação em

Alternativas
Comentários
  • (B)EquipeMÓVEL[...]

    (B.1)ÀPÉ

    Das regras básicas:

    ▪manter formações flexíveis;

    ▪fazer a cobertura do corpo da autoridade;

    ▪permanecer em estado de observação constante;

    ▪observar as distâncias e os intervalos na formação;

    ▪manter sempre, no mínimo um agente atrás do VIP;

    ▪conservar postura adequada diante de câmeras;

    ▪não beber em serviço.

    Formação em CUNHA ou ”V”


    AS DEMAIS FORMAÇÕES NÃO FAVORECEM A IMAGEM DO VIP. PELO CONTRÁRIO O ESCONDEM.

  • A alternativa é em V,

    cunha é o mesmo que V invertido

  • No livro SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS PROTEGENDO PESSOAS MUITO IMPORTANTES, de Vinícius Domingues Cavalcante, CPP, apregoa ser utilizada formação em cunha (com os agentes nas laterais do dignitário e à sua retaguarda)..

    Não concordo com a correta ser "V" se existe a opção cunha.

  • Alguém poderia me ajudar ? Algumas apostilas vem CUNHA e V, como sendo o mesmo tipo de formação. Nessa questão o gabarito foi V. Isso é da FCC ou, realmente, existe alguma diferença ?

  • Marcelo Morgado, a formação em "V" também é chamada de "cunha invertida". 

    Na formação em cunha, propriamente dita, o dignitário se encontra encoberto pelos agentes. Ex:

                                           agente

                              agente

                agente                    dignitário

                              agente

                                              agente

    Já na formação em "V" ou cunha invertida, o dignitário não fica encoberto pelos agentes, favorecendo a imagem da autoridade. Ex:

                        agente

                                      agente

                     dignitário                    agente

                                      agente

                       agente

    Pelo desenho dá pra perceber o motivo da nomenclatura cunha invertida.

  • Marcelo, cunha é um "C"  ->  um C em volta da autoridade Ca

    Formação em "V" ->  a>   (agentes ficam atrás e ao lado da autoridade)

  • A formação em V deixa livre a frente do dignitário, colocando-se os seguranças a sua retaguarda. Quando se fala na formação em CUNHA, entende-se que os seguranças ficarão em V só que a frente do dignitário.  Existe ainda a formação denominada CUNHA ABERTA, que é exatamente igual a de V.

  • Gab: Letra A

    * Cunha invertida ou em "V" aberto, utilizada quando a frente
    para onde se desloca o dignitário acha-se se protegida (dispositivo
    chama menos a atenção e favorece a imagem do dignitário frente às
    câmeras e ao público).

  • Marcelo Cruz, realmente existe uma diferença. O problema é que o CESPE considera a formação em "V" como sendo a mesma coisa que a formação em cunha, por isso vem "em cunha ou V".

  •  

    Usada quando a frente para onde se desloca o Dignitário se acha protegida. Favorece a imagem dele, quanto ao público e à imprensa. O número de agentes é 3.

  • GABARITO A

     

    A formação que melhor favorece a imagem do dignitário é a em "V" ou "Cunha Invertida", a autoridade fica à frente dos seguranças. Estes estarão cobrindo os flancos e a retaguarda da autoridade. 

  • faltou mais detalhamento no questão .. se era deslocamento .. se era declaração a impresa ... q autoridade estava fazendo ?

  • Onde consigo material pra estudar essa matéria?


ID
1083145
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em uma dada situação, o presidente do TRF da 3a Região desloca-se para Assembleia Legislativa do Estado com escolta motorizada, onde haverá um ato solene. No entanto, existe a previsão de manifestações populares. Diante deste contexto, a fim de manter a integridade física da autoridade, a escolta motorizada deve

Alternativas
Comentários
  • Essa questão mostra que o candidato deve ter muita atenção, porque você não tem que saber só o que o agente de segurança deve fazer, mas também o que o candidato não deve fazer. Deve-se lembrar que a segurança deve ser sempre planejado por isso devemos evitar itinerários inopinados.

  • O candidato deverá saber o significado da palavra inopinado, facilitando sua resposta na questão.

  • Inopinado significa: Repentino, imprevisto, súbito, improviso

  • Então vamos explicar!!!!!!

    Inopinado

    1. que sobrevém de forma imprevista ou inesperada; súbito.

    2. que se caracteriza pelo caráter extraordinário; surpreendente, singular.

    https://www.google.com.br/search?q=inopinado&oq=inopinado&aqs=chrome..69i57&sourceid=chrome&ie=UTF-8

     

  • Percebe-se que há muita SUBJETIVIDADE quando se vê as respostas de uma questão que trata do assunto de SEGURANÇA E TRANSPORTE. Ou seja, uma simples decoreba não resolve. É preciso pensar muito... fiquei na dúvida entre a C e a E... porém, a letra E diz que alterar o horário de saída seria uma medida proveitosa... óbvio que não... o horário de saída não muda nada. 

  • Sempre ,sempre evitar locais inopinados. Coloquemos isso em nossas cabeças.

     

     

  • Kledson Viana os agentes não tem "poder" ou "autoridade" para mudar a agenda de um dignitário, isso inclui horários.  Essa situção cabe à equipe assessora dele.

  • a escolta motorizada deve:

     

     c) evitar a adoção de itinerários inopinados. CORRETA

        Deve haver diversidade de intinerarios no planejamento para diversas situações: Intinerário PRINCIPAL, ALTERNATIVO E EVENTUAL.

      

  • LETRA C

     

    Algumas pessoas ficaram em dúvida entre a letra C e E, porém temos que ter em mente que a equipe de segurança deve ter ingerência apenas quanto a...SEGURANÇA.

     

    Alterar o horário de deslocamento do protegido implica invadir atribuição de outra equipe (cerimonial, por exemplo).

     

    A letra C torna-se errada na medida em que as atividades de segurança são baseadas na prevenção, ou seja, a alteração de qualquer atividade deve se basear na ocorrência de eventos não programados. Portanto, uma mudança de itinerário faria sentido se houvesse um grave problema no trajeto que pudesse implicar comprometimento na segurança do protegido.

     

    A questão fala da previsão de manifestações populares. Ora, e se as manifestações não se concretizarem? A mudança do trajeto seria em vão.

  • Confesso que tive que da uma olhada na palavra INOPINADO para escolher a questão. INOPINADO significa de maneira imprevista, ou seja, é um itinerário imprevisto. Com relação a itinerários existem apenas três. PRINCIPAL, ALTERNATIVO E EVENTUAL.   Essa de itinerário INOPINADO não pode existir por parte da equipe de segurança

  • GABARITO C

     

    Complementando: em casos extremos e/ou de emergência os percursos das equipes de escolta poderão ser alterados, sem planejamento prévio. 

     

    Exemplo: o percurso principal e o alternativo não são mais seguros devido a alterações não esperadas...o percurso, mesmo sendo inopinado, será alterado imediatamente para garantir maior segurança ao dignitário/segurado.

     

    Veja que não há vedação para percursos inopinados e sim uma recomendação de que sejam evitados.  


ID
1083148
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante a realização de escoltas motorizadas, as equipes de segurança deverão atentar para que determinadas prescrições sejam observadas de maneira a garantir e preservar a segurança da autoridade que está sob sua atenção e proteção. Diante deste contexto, a equipe de segurança deve abster-se de

Alternativas
Comentários
  • ANTES DE MAIS NADA, DEVE-SE SABER O SIGNIFICADO DA PALAVRA "ABSTER-SE", OU SEJA (NÃO FAZER)

    DENTRO DAS QUESTÕES APRESENTADAS A MAIS OBVIA SERIA A LETRA " D " .

    NÃO PERMANECER SENTADO DENTRO DO VEÍCULO ENQUANTO O MESMO FICA ESTACIONADO AGUARDANDO A AUTORIDADE.


  • Detalhe importante é que a questão fala da equipe e não do(s) motorista(s). Os motoristas sim, em determinadas situações, devem permanecer no carro para eventual deslocamento de emergência. 

  • Alternativa correta letra "D"

    Abster-se é não fazer!  E como comenta a questão, qual seria o procedimento das equipes de segurança para manter a segurança da autoridade?

    É acompalha-lo, ficar dentro do carro deixaria a autoridade desprovida de segurança!

  • PERMANECER SENTADO NO INTERIOR DO VEÍCULO É UMA VULNERABILIDADE, LOGO NÃO RECOMENDADO.


ID
1083151
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante o planejamento e estruturação da segurança de uma autoridade, são estabelecidos círculos concêntricos em torno do dignitário, objetivando delimitar competências, atribuições particulares de cada agente e delineamento das ações de modo que sejam minimizadas ao máximo quaisquer possibilidades de atentados contra a integridade física do dignitário. Assim, a equipe formada por agentes trajados de forma adequada, infiltrados na população e distribuídos nos locais dos eventos ou nos itinerários da autoridade, tencionando detectar qualquer movimento hostil é denominada.

Alternativas
Comentários
  • segurança velada

  • Segundo Marcos Mandarini, VELADO - seus agentes operam não uniformizados e com bastante descrição, embora sem ocultar completamente sua condição de profissionais de segurança. 

    Entende-se que, "trajado de forma adequada" colabora com o termo "não uniformizado". Portanto a resposta da questão faz sentido!

  • Errei a questão por conta do "uniformizados adequadamente". Uma vez que segurança velada opera desuniformizado, porem nao descaracterizado.

  •  

    GABARITO: C

    Círculo de segurança VELADA: composto de elementos especializados, distribuídos nos locais dos eventos ou nos itinerários
    da autoridade, com trajes adequados à área e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer hostilização ou atentado.

  • LETRA C

     

    Teoria dos Círculos Concêntricos

     

    Os círculos são assim denominados:

     

    - Segurança Aproximada

     

    - Segurança Velada

     

    - Segurança Ostensiva

     

    Mnemônico: A V O

     

    1) Segurança Aproximada (A): é aquela em que estará mais próxima do protegido, deslocando-se de forma permanente com o dignitário. Essa equipe é responsável pela sua proteção imediata e também pela sua evacuação.

     

    2) Segurança Velada (V): são elementos atuando nos locais do evento ou no itinerário do deslocamento. Portam-se com trajes adequados à área e ficam infiltrados na população.

     

    3) Segurança Ostensiva (O): realizam um trabalho preventivo junto à população, ostensivamente, visando inibir o cometimento de atentados contra o protegido.

     

     

     

    Fonte: Material do Estratégia - Girão e Herculano 2017

  • Essa foi de graça!

  • GABARITO C

     

    Fase de Preparação (mnemonico: VIP):

    Equipe de Vistoria

    Equipe de Inteligencia

    Equipe Precursora

    Fase de Execução:

    Segurança Aproximada ou Pessoal --> Grau de Proteção

    Segurança Velada --> Grau de Cobertura

    Segurança Ostensiva --> Grau de Vigilancia

  • Gabarito: C

    - Círculo de segurança APROXIMADA: é representado pelo grupo de agentes de segurança pessoal que se desloca permanentemente com a autoridade, sendo responsável pela sua proteção imediata e por sua evacuação, na configuração de uma hostilização ou atentado.

    - Círculo de segurança VELADA: composto de elementos especializados, distribuídos nos locais dos eventos ou nos itinerários da autoridade, com trajes adequados à área e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer hostilização ou atentado.

    - Círculo de segurança OSTENSIVA: representa um trabalho preventivo, executado à vista da população, que visa, pela presença do elemento fardado e colocado em local de destaque, anular ou pelo menos intimidar a ação de elementos adversos que visem hostilizar fisicamente a autoridade. Este círculo comporta também o dispositivo de trânsito e a segurança contra incêndio.

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
1083217
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O Governador do Estado do Mato Grosso do Sul realiza almoço oficial e convida o Presidente do TRF da 3a Região. Este, porém por possuir outro compromisso informa que será representado por um Desembargador do Tribunal. O Chefe do Cerimonial do Governo do Estado ao receber a informação da representação no almoço deverá, conforme previsto no Decreto no 70.277/1972,

Alternativas
Comentários
  • Decreto no 70.277/1972

    Art . 17. Em jantares e almoços, nenhum convidado poderá fazer-se representar.

    BONS ESTUDOS.

  • O decreto em voga que a nobre colega Juliana Caede cita não é 70.277 é sim 70.274 de março de 1972.
  • 70.274/1972


ID
1239301
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

É objetivo da segurança pessoal antecipar-se às ações que põem em risco a integridade física de uma autoridade, estabelecendo procedimentos adequados que levam em consideração os prováveis agressores e seus meios de ação. Em relação ao plano de segurança de um dignitário,

Alternativas
Comentários
  • Acho  que temos duas certas, no caso a C e D

  • Certeza absoluta que a C também esta correta.


  • Essa questão gerou uma grande dúvida. Nem todas as informações obtidas pela inteligência deverão ser mantidas em segredo, mesmo porque os agentes de segurança devem estar cientes dos possíveis riscos e ameaças, não é isso.

  • Cara, na minha concepção a B tb  não está totalmente errada ." O planejamento deve ser elaborado para identificar a possibilidade de materialização do perigo ". Se tivesse dito : o planejamento deve ser elaborado para identificar a materialização do perigo , aí sim , estaria errada, pois não tem como vc identificar um perigo. mas uma possibilidade , tem sim. Vc planeja e treina para uma determinada situação , se ela ocorrer vc estar preparado. É uma possibilidade. Uma pos-si-bi-li-da-de...entendem o meu raciocínio ? Bom, como devemos aprender como a banca pensa.... Tenhamoa a D como certa e o resto errada...

  • A letra "C" tbm está certa, mas só que para a FCC tudo que envolva modus operandi é só sobre segurança "caracterizada" e "descaracterizada"...hehehe.

    Bons estudos Pessoal!

  • Em relação ao plano de segurança de um dignitário, GAB. D___________a letra C diz respeito a execução e não ao plano de segurança....

     

  • Pra mim possibilidade de materializacao do perigo se chama risco, no planejamento de segurança se analisa o risco. E a materialização do perigo se chama crise, este sim pode acontecer durante a fase de execução. B e C bastante discutíveis...

  • No âmbito da segurança de dignitário, a segurança caracterizada (forma / modus operandi) é quando os agentes atuam, ostensiva ou veladamente, com envolvimento direto nas ações ou reações desencadeadas. Neste caso a segurança está executando a operação.

     

  • fui na C, com CERTEZA

  • Heitor, Domingues, você  está completamente equivocado, e do mais simples  para o mais complexos 

  • GABARITO D

     

    O "MODUS OPERANDI" da atuação dos agentes de segurança nunca muda, podem ser prestadas de duas formas:

    Caracterizada ou Descaracterizada.

    O que muda é o planejamento de segurança para cada tipo de dignitário.

     

    A atividade de Inteligência requer SIGILO. 

  • É de chorar... rsrsrsrsrs

    Em 05/06/2018, às 14:24:17, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 25/05/2018, às 22:59:28, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 24/05/2018, às 22:12:55, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 07/05/2018, às 12:50:06, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 22/03/2018, às 14:14:27, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 25/02/2018, às 21:10:23, você respondeu a opção C.Errada!

  • Questão complicada. Concordo que teria mãos respostas possíveis
  • Manutenção = Manter como está, ou seja, em segredo. Se fosse o contrário seria Reforma.


ID
1239304
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um “Planejamento de Segurança de Dignitário” existe para fazer frente ao conjunto de ameaças previsíveis, sendo que seu dimensionamento deverá estar embasado de acordo com os fatores que constituem o triângulo de segurança. Nesse sentido, representa tais fatores:

Alternativas
Comentários
  • Correto . Triângulo de Segurança: A.L.I.

    - Agentes Treinados - Qualificados

    - Logistica - Planejamento Operacional Adequado

    - Informação - Inteligência

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • O comentario do camarada Bruno não tem a ver com a questão, que pede justamente o que o Escrivão disse:

    Triangulo de Segurança: Agentes Treinados, Informação e Logistica.

  • Esse é o tipo de questão para a qual não há qualquer fundamentação plausível, nenhuma fonte bibliográfica etc.


ID
1239307
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A aplicação de um processo de codificação na comunicação escrita envolvendo a segurança de dignitários, que de acordo com determinadas convenções transforma a feição inteligível da mensagem em conteúdo enigmático, especifica uma técnica denominada

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    Criptografia é a arte de embaralhar uma mensagem, de forma que seu significado só seja entendido por quem saiba decifrar a mensagem.

    Portanto a alternativa correta é a letra B.
  • Prezados,

    Criptografia é a arte de embaralhar uma mensagem, de forma que seu significado só seja entendido por quem saiba decifrar a mensagem.

    Portanto a alternativa correta é a letra B.

  • Complementando...

    As comunicações são processos de apoio relativos ao sistema de radiocomunicação e ao estabelecimento de normas para a difusão das mensagens, códigos e fraseologia adequada.

  • A aplicação de um processo de codificação na comunicação escrita : CRIPTOGRAFIA  RESPOSTA  "B"

    Se fosse processo na comunicão por frequencia, seria o Codigo Q, transmitido via radio.  QSL, GALERA.. 


ID
1239310
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O documento a ser elaborado visando estabelecer o Plano de Proteção de Dignitários deve

Alternativas
Comentários
  • Item A -O Plano de Proteção de Dignitários deve sim orientar a execução da 
    proteção da autoridade. Básica essa! (Certo) 


    Item B- Muito cuidado com essa afirmação, pois a depender da conjuntura do 
    momento, O Plano de Proteção de Dignitário pode sim ter suas características 
    alteradas, adaptadas. Um plano como esse não pode ser rígido! (Errado) 


    Item C- 0 Plano deve ser flexivel, o contrário do que afirma a assertiva. (Errado) 

     

    Item D- Outra pegadinha que costuma cair direto: a insinuação de que o Plano 
    de Segurança de um dignitário deve ser por ele definido. Não! Quem faz 
    isso é a equipe de segurança, que levará em consideração as características e 
    rotina do dignitário. Ele é devidamente informado, podendo até solicitar que 
    sejam feitos ajustes pontuais, mas, definitivamente, não é ele quem decide 
    pelo nível de segurança. (Errado) 

     

    Item E- Na verdade, esse documento tem um cunho mais operacional e não é  
    ele o responsável pela elaboração do planejamento da missão. Essa função é a 
    do planejamento estratégico. 

     

    Fonte: Estratégia Concurso. 

  • Lembrando que a missão é o início de tudo, dela são surgem os conceitos de objetivos, estratégias, metas, que devem ser colocadas em planos estratégicos e operacionais.

  • COMO ORIENTAR E INSTRUIR TÊM SIGNIFICADOS SEMELHANTES, É ADEQUADO OLHAR O RESTANTE DA QUESTÃO

    A) EXECUÇÃO-- IR PARA A PRÁTICA EM SI.

    E) ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO, FICA REDUNDANTE= UM PLANO PARA ELABORAR UM PLANEJAMENTO.

    A DOUTRINA MARCOS MANDARINI É AO MEU VER BEM PRÁTICA, DESENVOLVIDA REALMENTE PARA O DIA A DIA DAS CORPORAÇÕES.

     

    TRT2

     

  • Em 19/07/2018, às 08:08:39, você respondeu a opção E.


ID
1239313
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para a elaboração de um plano de segurança que venha garantir a integridade física de um dignitário devem ser analisados dados e informações que possibilitem o estabelecimento de um planejamento efetivo. Analise os itens abaixo e identifique quais devem ser levados em consideração na elaboração do referido plano.

I. Seus hábitos.
II. Vontade pessoal.
III. Sua personalidade.
IV. Características pessoais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Prezados, :

    Para se elaborar um plano de segurança para garantir a integridade física de um dignitário, deve-se dispor de dados relativos às características pessoais, personalidade e hábitos da autoridade a ser protegida, mas deve-se também considerar que a sua vontade pessoal não pode ser levada em consideração se o atendimento implicar em risco para o esquema de segurança e consequentemente a sua própria proteção.

    Fonte : http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf

    Portanto a alternativa correta é a letra C.
  • Dados relativos às características pessoais, personalidade hábitos da autoridade a ser protegida, mas deve-se também considerar que a sua vontade pessoal não pode ser levada em consideração, se o seu atendimento implicar em risco para o esquema de segurança e consequentemente para a sua própria proteção. Sabe-se que, embora contrariando a técnica correta, muitas vezes é a vontade do protegido que prepondera e os seguranças acabam envolvidos em situações que bem se parecem com a materialização de seus piores pesadelos.

     

     

    Fonte: http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf

  • a VONTADE PESSOAL do dignitário não deve ser levada em cosideração no que diz respeitoa uma elaboração de plano de segurança que venha garantir a integridade física de um dignitário devem ser analisados dados e informações que possibilitem o estabelecimento de um planejamento efetivo .

  • TEM QUE DECORAR que VONTADE PESSOAL do dignitário não é levada em consideração...... se tivesse uma opcão incluindo todos os incisos, eu teria marcado... fui por eliminação e acertei.. 


ID
1239316
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo, é a

Alternativas
Comentários
  • A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo, é a OFENSIVA.  Se você não leu que era a aplicada pela ESCOLTA, errou. Já pensou se a escolta aplicasse a técnica evasiva? 

  • Grande Piraneto Silva!! Meu ídolo. kkkkkkk

  • GABARITO B

     

    A técnica de direção a ser adotada em casos de abordagens criminosas é a ofensiva. A equipe de segurança irá utilizar o veículo, também, como instrumento de ataque para conter a investida criminosa ou o atentado. 

     

  • Direção defenciva: Dirigir efensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e diminuir os riscos de acidentes em pista com condições adversas , como  dirigir com chuva, neblina ou cerração, à noite ou com  luz em excesso. 

    A direção evasiva: é um conjunto de técnicas e manobras realizadas em situação de emergência, como acidentes de trânsito, surpresas na pista, emboscadas para sequestros ou roubos.  Estes conhecimentos são de fundamental importância para aqueles que se preocupam com a segurança preventiva, são aconselháveis ao motorista particular, ao agente  de segurança pessoal ou até mesmo ao motorista comum. As técnicas de direção evasiva, utilizadas  por exemplo com um carro blindado diminuem as chances e os riscos de você se tornar  vítima dos criminosos.

    A direção ofensiva:  é a utilização do veículo como instrumento de ataque, ou seja, em uma situação de emboscada ou perseguição, você irá "bater" em pontos específicos no carro inimigo, para provocar um acidente e imobilizar o veículo agressor.

    Fonte: http://www.blogsnc.com.br/2013/11/direcao-defensiva-evasiva-e-ofensiva.html#axzz4yCUJqeLd (Adaptado)

     

  • Leva a mal não, mas eu vou morrer colocando a questão como ofensiva/evasiva.

  • ANALISANDO:

    A escolta motorizada é composta pela segurança pessoal podendo ser complementada pela segurança ostensiva.

    Pois bem, a questão nós pede:

    A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo.

    Desta forma de que equipe estamos falando ? 

    É sabido que aos integrantes da segurança pessoal devem ter em mente que a incolumidade do dignitário sobrepõe circunstâncias repressivas, sendo assim, em uma situação como a descrita, a direção evasiva seria a melhor solução. 

    Por outro lado, aos integrantes da segurança ostensiva poderiam utilizar da direção ofensiva para cessar a agressão.

    Lembrando que em alguns materiais a Direção evasiva é uma espécie do gênero Direção ofensiva, portanto a banca deve ter utilizado deste contexto para elucidar o gabarito.

     

  • Tipo de questão que define os aprovados

  • Filhos, a escolta é ofensiva, tem que ir pra cima com chumbo grosso, e o Dignitário deve se evadir.


ID
1239319
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para proporcionar uma efetiva segurança aos dignitários, a ação de segurança que

I. permite dar alerta oportuno de um perigo é a cobertura.
II. procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar é a vigilância.
III. procura impedir a observação direta e o ataque surpresa de um oponente é a proteção.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I - Errada. Permite dar alerta oportuno de um perigo é a Vigilância.

    II - Errada. procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar é a cobertura.

    III - Correta!

    "Graus de segurança:
    Proteção: é a ação de proteger a autoridade de forma aproximada e impedir a ação direta sobre ela, seja a
    observação, o fogo direto ou o ataque de surpresa.
    Cobertura: é a ação de proteger o cliente com agentes distanciados, procurando interceptar, desorganizar
    e negar a observação ao oponente, antes de ele atuar.
    Vigilância: é a ação que permite dar o alerta oportuno sobre ações hostis e ameaças ao dignitário, de
    forma discreta."
    Prof. Hêlbert Borges Marins

  • Hugão Oliveira, a letra "A" não se enquadra exatamente no que diz a doutrina?!

  • Graus de segurança:
    Proteção: é a ação de proteger a autoridade de forma aproximada e impedir a ação direta sobre ela, seja a
    observação, o fogo direto ou o ataque de surpresa.


    Cobertura: é a ação de proteger o cliente com agentes distanciados, procurando interceptar, desorganizar
    e negar a observação ao oponente, antes de ele atuar.


    Vigilância: é a ação que permite dar o alerta oportuno sobre ações hostis e ameaças ao dignitário, de
    forma discreta."

  • Os conceitos de I e II estão invertidos

  • GABARITO C

     

    I. permite dar alerta oportuno de um perigo é a VIGILÂNCIA(equipe responsável por emitir os alertas, atua de maneira ostensiva e intimidando os possíveis agressores pela simples presença. Atuam de forma caracterizada - fardados).

     

    II. procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar é a COBERTURA. (equipe de segurança que atua de forma caracterizada, porém, velada, infiltradas,age baseada em informações, em inteligência. Não estão diretamente envolvidas nas ações).

     

    III. procura impedir a observação direta e o ataque surpresa de um oponente é a proteção. (equipe de segurança aproximada ou pessoal, atua diretamente com a autoridade, evitando possíveis atentados).
     

  • Alternativa: C


    PROTEÇÃO - Segurança Aproximada - proteção imediata e deslocamento permanente com a autoridade.


    COBERTURA - Segurança Velada - detecção de hostilidades ou atentados.


    VIGILÂNCIA - Segurança Ostensiva - elementos fardados, anulam ou intimidam elementos adversos. • Vigilância: é a ação que permite dar o alerta oportuno de um perigo; normalmente, realiza-se mediante a observação discreta e sem manifestação de força. 


  • Para fins de prova, você deve fazer a seguinte correlação entre os Círculos Concêntricos e os Graus de Segurança:

     

    Grau de PROTEÇÃO = Segurança APROXIMADA

    Grau de COBERTURA = Segurança VELADA

    Grau de VIGILÂNCIA = Segurança OSTENSIVA

    estratégia concursos-Marcos Girão


ID
1239322
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Equipe pertencente ao Grupo de Execução do Plano de Segurança de Dignitário que tem a responsabilidade pela proteção imediata da autoridade e por sua retirada em caso de emergência é

Alternativas
Comentários
  • As equipes de segurança estão distribuídas em dois grandes grupos: O grupo de preparação 
    e o grupo execução.
    Compõem a equipe de preparação: A precursora, vistoria e a inteligência
    Compõem a equipe de execução: Segurança avançada, segurança dissimulada(ou velada), segurança ostensiva e a aproximada(segurança pessoal)

  • o famoso mosquito.

  • Equipe de preparação: VIP =  (Vistoria, Inteligência e Precursora)

  • LETRA E

     

    - Equipe de segurança avançada: escalada para situações com maior grau de risco. Antecipa-se à chegada  da autoridade em locais predeterminados e deve interagir com  a "escolta pessoal" no sentido.

     

    - Equipe de segurança velada: composta por elementos dissimulados e infiltrados em meio ao público nos locais dos eventos ou nos itinerários da autoridade

     

    - Equipe precursora: é a equipe que se antecipa às ações e segue na frente para checar itinerários, pontos críticos e pontos de apoio, distância, tempo de deslocamento e outras providências

     

    - Equipe de vistoria: realiza varredura nos locais de eventos e em viaturas utilizadas pela autoridade, com o objetivo de identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam ameaças tais como explosivos, escutas ou elementos demoralizantes.

     

     

     

    Fonte: Material do Estratégia - Girão e Herculano

  • GABARITO E

     

    Quem faz a retirada imediata da autoridade protegida em caso de atentado é o componente da equipe de segurança aproximada denominado "mosca". Ele se posiciona atrás e ao lado direito da autoridade e, é o último a agir em caso de atentado. Ele deve se preocupar exclusivamente com a segurança do dignitário, deve protegê-lo e retirá-lo da área de risco imediatamente ao identificar uma possível agressão ou atentado.

     

    A posição do "mosca" pode ser alterada caso o agente de segurança esteja portando arma de fogo e seja canhoto, por exemplo, caso este em que se posicionará atrás e ao lado esquerdo da autoridade para que possa utilizar o armamento com segurança, correndo um menor risco de atingir o dignitário. 

  • Círculo de segurança APROXIMADA: é representado pelo grupo de agentes de segurança pessoal que se desloca permanentemente com a autoridade, sendo responsável pela sua proteção imediata e por sua evacuação, na configuração de uma hostilização ou atentado.
    Estratégia Concursos


ID
1239331
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Associe as medidas de segurança com suas respectivas fases, as quais devem ser consideradas na elaboração do plano de proteção de um dignitário.

Medidas de Segurança

I. Análise da lista de convidados.

II. Definição do número de agentes.

III. Remoção das ameaças à segurança.

IV. Infiltração de agentes junto à população.

V. Checagem da segurança dos pontos críticos.

Fases

a. Reconhecimento.

b. Planejamento.

c. Execução.

Os conceitos apresentados estão associados corretamente em

Alternativas
Comentários
  • Alguém explique essa questãaao! rs

  • Pra mim reconhecimento é uma medida do planejamento, levantamento da area pela equipe precursora.

  • As questões da área de segurança são assim. Por vezes surpeende o candidato por conta da proximidade entre os conceitos.

  • I. Análise da lista de convidados. - Como responsável pela segurança de um dignitário, você não pode analisar a lista na hora do evento, e também não terá informações suficientes no seu planejamento com a equipe precursora. Então fará isso no reconhecimento. A única que pode ter gerado dúvida, mesmo assim dá pra responder a questão tranquilamente. (A)
    II. Definição do número de agentes. - isso se dá no planejamento. Não cabe muita explicação aqui. (B)
    III. Remoção das ameaças à segurança. - durante a execução do evento, evidemente. Não dá pra remover antes do evento, senão elas voltam. (C)
    IV. Infiltração de agentes junto à população. - durante a execução do evento, evidentemente. Ninguém vai se infiltrar 5 dias antes e ficar lá parado dando bobeira. (C)
    V. Checagem da segurança dos pontos críticos. A checagem hoje pode não dar nada, mas amanhã sim. Então é na execução (C).

  • I. Análise da lista de convidados. Reconhecimento

    II. Definição do número de agentes. Planejamento.

    III. Remoção das ameaças à segurança.  Execução

    IV. Infiltração de agentes junto à população.  Execução

    V. Checagem da segurança dos pontos críticos.  Execução

     

  • Análise da lista de convidados, reconhecimento???????? Porque não planejamento?

  • Acredito que a melhor forma de entender essa questao é se atentar ao seguinte : 

    II. Definição do número de agentes = Planejamento.

    IV. Infiltração de agentes junto à população = Execuçao. 
    Concordo com o parceiro walterisio junior- os conceitos sao muito proximos- , porém nao restam duvidas quanto aos itens II e IV, correto ? 

    Por eles já é o suficiente pra marcar a sequencia correta. 


ID
1365463
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para o sucesso das atividades de segurança de dignitários e mediante planejamento prévio, é realizada uma avaliação dos riscos envolvidos em cada evento, estabelecendo-se uma referência para as ações a serem adotadas. Esta avaliação é realizada

Alternativas
Comentários
  • Equipe Precursora: é o grupo de agentes de segurança

    que antecede a visita da autoridade, percorrendo os

    locais de eventos e hospedagem no programa, com a

    finalidade de oferecer subsídios ao planejamento de

    segurança; 


    Equipe de Vistoria: é o grupo de agentes de segurança

    que se desloca à frente da autoridade com tempo

    variável, com a finalidade de identificar, neutralizar ou

    remover dispositivos que oferecem perigo;


     Equipe de inteligência: é o grupo de agentes de

    segurança que monitora possíveis ações hostis, essa

    equipe trabalha mais com informações.

    (Prof. Alexandre Herculano, Estratégia Concursos)
  • Os sistemas de Segurança = "FASES ESSENCIAIS" 

    PREPARAÇÃO:

    PRECURSÃO,VISTORIA e INTELIGÊNCIA

    EXECUÇÃO:

    SEGURANÇA AVANÇADA, SEGURANÇA DISSIMULADA (INFILTRADA), SEGURANÇA OSTENSIVA e ACOMPANHAMENTO PESSOAL (ESCOLTA)

     

  • EQUIPE DE PREPARAÇÃO =  

    VISTORIA

    INTELIGÊNCIA

    PRECUSORA

  • GABARITO B

     

     

    a) pelas equipes de planejamento e precursora, exclusivamente, pois qualquer alteração havida nesta análise pode trazer consequências desastrosas para o sucesso das atividades de segurança. (a avaliação dos riscos deve ser feita por toda a instituição, em cada setor, por seus respectivos responsáveis, com o auxílio de todos os funcionários).

     

    b) pela equipe de planejamento e precursora, porém tal avaliação pode ser renovada a qualquer momento, levando em conta novos acontecimentos ou mudanças do cenário previamente estudado. 

     

    c) pela equipe de segurança aproximada, uma vez que esta equipe tem melhores condições de avaliar o cenário como um todo, pois observam os acontecimentos do ponto de vista do dignitário. (a equipe de segurança aproximada é a responsável pela segurança pessoal do dignitário, a avaliação dos riscos é feita pela equipe de planejamento estratégico e pela equipe precursora, que antecede a visita do dignitário no local).

     

    d) pela assessoria da autoridade, sem relação com corpo de segurança. À equipe de segurança, incumbe, apenas, a execução do cronograma a ser cumprido, não cabendo a ela qualquer tipo de avaliação. (a assessoria também deve estar comprometida com a segurança da autoridade e a equipe de segurança deve realizar também a avaliação dos riscos).

     

    e) pelos órgãos de segurança pública da circunscrição onde será realizado o evento, após solicitação por parte da assessoria da autoridade. (os órgãos de segurança pública da circunscrição do evento irão prestar apoio ostensivo para as equipes de segurança e não avaliarão os riscos no planejamento).

  • Fase de preparação há as seguintes equipes:

    Equipe Precursora: é o grupo de agentes de segurança

    que antecede a visita da autoridade, percorrendo os

    locais de eventos e hospedagem no programa, com a

    finalidade de oferecer subsídios ao planejamento de

    segurança; 

    Equipe de Vistoria: é o grupo de agentes de segurança

    que se desloca à frente da autoridade com tempo

    variável, com a finalidade de identificar, neutralizar ou

    remover dispositivos que oferecem perigo;

     Equipe de inteligência: é o grupo de agentes de

    segurança que monitora possíveis ações hostis, essa

    equipe trabalha mais com informações.

    Fase de Execução:

    Equipe de Seg. Avançada:

    Equipe de Seg. Velada:

    Equipe. Aproximada:

    Equipe de Seg. Ostensiva:

    (Prof. Alexandre Herculano, Estratégia Concursos)


ID
1365466
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante evento de inauguração das novas instalações do Tribunal Regional Federal, foi identificado possível artefato explosivo próximo ao palanque onde se encontra o dignitário. A providência a ser adotada pela equipe de segurança é

Alternativas
Comentários
  • cobrir a autoridade e retira-la

  • A segurança do dignitário é a primeira atitude a ser tomada. O agente de segurança deve tomar a primeira medida, no sentido de tirar o dignitário do local.

     

  • A primeira medida a ser tomada proteger o dignitário,cobrir com seu corpo e depois fazer a evaquação imediatamente do local com segurança.

  • Pelos comentários anteriores os itens A e E são totalmente absurdos.

  • GABARITO

     

    Os agentes de segurança deverão cobrir e retirar imediatamente a autoridade protegida do local de risco.

     

    Mesmo que o agente de segurança judiciária tenha conhecimento em desarmamento de explosivos, ele nunca deverá deixar a autoridade desprotegida.

     

    O FOCO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA JUDICIÁRIA É A PREVENÇÃO E A PROTEÇÃO DO DIGNITÁRIO. 

  • GABARITO LETRA D

    C) identificar o tipo de artefato e acionar a equipe especializada em controle e desarmamento de explosivos.

    Sim, é uma medida a ser tomada pela esquipe especializada em explosivos, mas logo após a retirada do dignitário do local o mais rápido possível e com segurança.


ID
1365469
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante o planejamento de segurança de dignitários, deve-se levar em conta a contribuição dos órgãos de segurança pública estaduais incumbidos do policiamento ostensivo e preventivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Digninatário = autoridade, pessoa que ocupa alto cargo, VIP (pessoa muito importante, do inglês very important personal).

     

    Letra (A) (INCORRETA) acredito que a questão erra ao dizer que é obrigatório que em todos os deslocamentos do dignatário haver necessidade de ter escoltas com apoio do efetivo policial. 

    Letra (B) (INCORRETA) não há a necessidade da escolta ser com elemento fardado.

    Letra (C) (INCORRETA) pelo contrário, as atribuições de órgãos de segurança pública estaduais refletem no resultado do sucesso das ações de segurança. 

    Letra (D) A polícia civil não é encarregada pela escolta do dignatário. 

     

    Para complementar: 

    policiamento ostensivo - trabalho preventivo, executado à vista da população, que visa pela presença do elemento fardado e colocado em local de destaque, anulando, ou pelo menos intimidando a ação de elementos adversos.

  • Não concordo que a letra B esteja incorreta.

    Grupo de Exeução:

    Equipe Ostensiva : E formada por conjunto de pessoas de diversos orgãos (apoio) que executam trabalhos ostensivos,com a fialidade de anular ou intimidar ações hostis e prevenir acidentes,portanto agentes de orgaõs de segurança publica quando fardados agem de forma ostensiva evitando atentados tanto nos deslocamentos como nos locais de eventos. Questão correta.

  • A meu ver, erro da letra B encontra-se na palavra "qualquer". Não é qualquer dignitário que necessita da escolta da equipe ostensiva. Terá que ser analisado os fatores relevantes para a composição do serviço de segurança, como por exemplo, o grau de risco da autoridade protegida.

  • A meu ver, erro da letra B encontra-se na palavra "diretamente¨

  • TÔ CHEGANDO!!!

  • Complementando a resposta do Sierra Tango.

     

    A escolta será realizada por pessoas qualificadas para o serviço de escolta. O simples fato de ser um policial militar ou civil não o capacita para ser um segurança de dignitários, ou seja, o erro da questão está no diretamente.

    b) diretamente na escolta de qualquer dignitário, pois o elemento fardado inibe o cometimento de atentados, sendo necessário oficiar ao órgão de Polícia Militar do local do evento em que comparecerá a autoridade.


ID
1365475
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um determinado Magistrado realiza seus deslocamentos diários, de sua residência ao Fórum. Utiliza o mesmo itinerário, percorrendo, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) quilômetros de rodovia e vias urbanas. Neste caso, está submetido, a um nível de segurança

Alternativas
Comentários
  • A FCC bizonhou nessa questão. 

    A rotina vai de encontro aos princípios de segurança pessoal, assim, a melhor forma de fugir de ações hostis é adotar medidas não rotineiras. (Prof. Alexandre Herculano)


    As seguintes medidas de segurança devem ser obdecidas a respeito dos itinerários, destacamos as principais:

    manter o sigilo sobre a data, horário e o itinerário escolhido;

    utilizar a maior velocidade de segurança possível;

     redobrar os cuidados nos pontos críticos;

     usa veículo adequado ao terreno;

    alternar itinerário e horário, a fim de evitar rotina;

     reconhecer os itinerários com os motoristas;

     evitar túneis e passagens sob viadutos;

     neutralizar a visão sobre o dignitário, principalmente por

    ocasião do embarque e desembarque ou quando ele ficar

    parado; (Prof. Alexandre Herculano)


    Todas as fases do planejamento devem ser revisadas, modificadas e sempre discutidas, a fim de manter o esquema o mais perfeito que for possível. A segurança deve conhecer os hábitos do segurado, mas tudo fará para EVITAR ROTINAS. A previsibilidade de um dignitário e sua segurança converte-se numa arma nas mãos dos criminosos e terroristas. (http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf)


    Ou seja: a rotina no itinerário do magistrado é uma vulnerabilidade, o que exige um nível de segurança elevado. 

  • Concordo. Rotina na área da segurança é igual a vulnerabilidade.

  • Tenho uma opinião sobre todos os assuntos relacionados a segurança. Ele não mantém um padrão de gabarito, é preciso fazer uma avaliação de todas as respostas, pois não é uma matéria como o direito, possuindo respostas precisas. Fiquem ligados a pequenos conceitos. Espero estar ajudando. Fé em Deus e rumo a aprovação.

  • O que não adianta, senhores, é lutar contra a Banca. Esse tal de "eu concordo, eu discordo..." não importa. O que vocês estão dizendo contra a Banca? Leram a opção correta direitinho? Vamos lá, então, à leitura novamente:

    Um determinado Magistrado realiza seus deslocamentos diários, de sua residência ao Fórum. Utiliza o mesmo itinerário, percorrendo, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) quilômetros de rodovia e vias urbanas. Neste caso, está submetido, a um nível de segurança

     b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possível estabelecer com maior facilidade um plano de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.


    Está bem claro que a Banca está sugerindo o óbvio, ou seja, itinerários alternativos. Avante!

  • Letra E está incorreta pois, o enunciado da questão não cita que as ações necessárias de segurança foram planejadas.

     e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido, sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.

     

    Já a letra B, não é 100% correta, mas sim a MAIS CORRETA. Típico da banca.

  • LETRA B

     

    Concordo com o colega. Não adianta brigar com a banca. Conceitos são fundamentais no estudo de qualquer disciplina, porém o candidato deve saber se adaptar às situações novas impostas pela banca. Não há como ficar repetindo o mesmo assunto em todas as provas, pois assim todos os candidatos que se preparam para o cargo fecharão a prova. Portanto, devemos sempre analisar bem as questões, aplicar os conceitos que aprendemos e responder a correta. Quando não houver a correta, a menos errada.

     

    a) reduzido, uma vez que este deslocamento rotineiro não necessita de maiores providências quanto à segurança do magistrado.

    ERRADO. Não é porque o deslocamento é rotineito que não são necessárias providências quanto à segurança do magistrado. Fazendo uma analogia, mesma coisa seria descartar o uso do cinto de segurança em trajetos curtos.

     

     

    b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possivel estabelecer com maior facilidade um plano de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.

    CERTO. Alguns colegas aqui aplicaram o conceito de que a rotina deve ser evitada. Ok, concordo com a teoria, mas aqui temos um caso concreto em que o dignitário se desloca todos os dias. Ou seja, por mais que o agente de segurança tenha talento de inventar caminhos novos, eles se repetirão diversas vezes até que se forme um padrão mesmo daquilo que não imaginamos que seria formado. Portanto, mesmo sabendo que a rotina prejudica a ação de segurança, MESMO ASSIM, o deslocamento rotineiro dá essa "vantagem" ao agente de segurança, em estabelecer o plano de contigência ou estabelecimento de itinerários alternativos.

     

    c) elevado, devido ao grande deslocamento efetuado e pelos tipos de vias percorridos (urbana e rodovias).

    ERRADO. O grande deslocamento não é fator suficiente para que se ponha o nível de segurança em elevado.

     

     

    d) normal, uma vez que durante este deslocamento o magistrado não terá contato com público, bem como o deslocamento rotineiro não depreende um planejamento de contingências.

    ERRADO. O deslocamento rotineiro também prevê um planejamento de contingências, assim como afirmado no gabarito da questão.

     

     

    e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido, sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.

    ERRADO. Confesso que fiquei entre a letra B e esta para marcar, porém elevar o status da segurança somete porque se trata de um deslocamento rotineiro seria desproporcional. O fato de termos um deslocamento frequente no mesmo itinerário não nos diz, por si só, a elevação do nível de segurança. Outros fatores devem ser avaliados para que se justifique tal decisão, tais como: importância da autoridade, público a ser enfrentado no trajeto, conjuntura social etc.

     

  • Senhores, não dá pra analisar muito a questão, considerando o mundo real. Se atenham ao material, senão é barro certo! REDUZIDA : sem ameaças inerentes ao cargo NORMAL: ameaças inerentes ao cargo (magistrado entra aqui) ELEVADA: ameaça real ou envolvimento em Situação de extraordinária relevância
  • GABARITO B

     

    A rotina se torna uma vulnerabilidade. Não é recomendado que o trajeto a ser percorrido seja sempre o mesmo, seja a pé ou motorizado. Dignitários, principalmente os ameaçados, correm sério perigo de morte e sua escolta deve observar esse grau de risco. 

     

    Apesar disso, o trajeto conhecido realmente torna mais fácil a aplicação do planejamento de contingência ou a adoção de trajetos alternativos.


ID
1365481
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação a um atentado contra um dignitário:

Alternativas
Comentários
  • Como pode alguém planejar por impulso?

  • Questao meio que embaraçosa pois caberia recursos.

  • Segundo dicionário Michaelis: 1 Ofensa à lei ou à moral: Atentado ao pudor. 2 Ação criminosa

  • Questão mal elaborada a meu ver.

  • Odiei essa questão, praticamente nenhuma certa ao meu ver, principalmente a letra A, eu marcaria como última opção.


  • Por favor me expliquem, como pode um elemento planejar uma ação e ao mesmo tempo agir por impulso. Entendi mal ou isso é contradição...

  • Foi isso que eu pensei flavio.

  • entendo que a questão estaria correta se assim fosse redigida: Pode ocorrer como resultado do planejamento da ação de um psicopata agindo por impulso. O criminoso terá larga vantagem sobre a equipe de segurança. ( sem o "agindo por impulso)

  • BOLADA

     

  • Fui na "B", a menos ruim, e a FCC sai com uma dessas! Aff! Aí não vai entrar os mais qualificados, e sim os retardados! Desculpem o desabafo!

  • Psicopata - planejamento - impulso = SÓ FCC MESMO
  • Essa foi à moda consulplan . . .Nossa banca examinadora kkkkk

  • Questão ridícula, não benefícia quem estudou. Em nenhum material você vai encontrar que uma ação por IMPULSO, foi PLANEJADA... idiota! 

     

  • NA PROVA VAI HAVER UMA OU OUTRA QUESTÃO QUE FOGE À REGRA GERAL DO ENTENDIMENTO DE QUEM  ESTUDA... OU SEJA, COMO VÁRIOS COLEGAS MENCIONARAM, COMO ALGUÉM QUE AGE POR IMPULSO PODE EM CONJUNTO PLANEJAR ALGO????

  • isso q é nivelar quem estuda com quem nao estuda ... parabens 

  • TEM QUESTAO QUE NAO TEM EXPLICAÇAO, A BANCA SIMPLISMENTE COLOCA E O CANDIDATO QUE SE VIRE PARA RESPONDER...

  • Ah mais na época dessa prova com certeza teve recurso; não é possível. Eu fui na letra "B", pois se PLANEJASSE um estudo do assunto, jamais por IMPULSO marcaria a letra "A". Rsrsrs

  • * mas na época... Que vacilo! Rsrs

  • Regra da Fcc Impulso Planejado - larga vantagem!

    podiam dar qualquer coisa nessa questão, tem que tentar gravar esse entendimento maluco e acertar quando fizerem outra dessa!

  • UM MONTE DE COMENTÁRIO E NINGUÉM EXPLICOU O QUE É UM ATENTADO. ALGUM FILHO DE DEUS PODERIA EXPLICAR AI?

  • Co, criminoso comum, terroristas, assasino profissional, partidos politicos, ongs, adversários politicos...... psicopatas.... são agentes de um atentado. Atentado é toda ação que vá contra a integridade física, moral psicológica de uma pessoal ou grupo com o fim de desestabilizar.
  • atentado

    Significado de Atentado

    Ato criminoso de violência que busca prejudicar algo ou alguém, normalmente, pautando-se numa causa política ou religiosa.Violação; ação ofensiva contra regras preestabelecidas, convenções ou normas sociais: atentado ao pudor; desrespeito às leis.

    Em modo mais simplista, atentado é tudo que vem colocar vidas em risco por varios motivos desde religiosos ou por pura loucura.

  • Planejamento por impulso e UM psicopata com LARGA vantagem sobre uma EQUIPE de segurança. Errada demais!!

  • Os atentados geralmente são conceituados como ações criminosas perpetradas contra determinadas pessoas, grupos ou instituições, com
    objetivos bem definidos, como também podem ser interpretados como ofensas à Lei, à moral, aos valores e às regras vigentes. Essas ações são praticadas em decorrência de uma grande diversidade de causas, variadas fontes de hostilização e diferentes meios de efetivação de atentados.

  • Planejamento por impulso ?

  • fui na letra D, pois onde ocorre falhas possivelvmente poderá haver um sinistro. Agora o entendimento da letra A, de fato não faz sentido algum.

    A menos que a banca queria a pior das alternativas e esqueceu de mencionar. kkkkkkk

  • Honestamente não da para compreender a assetiva A como correta.

  • Um adjetivo descreve o quão ridículo é o gabarito desta questão: risível!

  • psicopata é quem vai num gabarito desse ,sem condições !

  • Resposta sem lógica.. 

  • Quem me disser que marcou a alternativa A, sem olhar as estatísticas e os comentários, certamente estará mentindo, pois não existe lógica para essa questão ser a verdadeira

  • É só pensar como um psicopata! 

  • Galera! a banca só quer pegar o candidato que não tem a malícia de provas. DÁ PRA RESOLVER POR ELIMINAÇÃO SEM NEM LER A ALTERNATIVA A.
     

    b) Para ser considerado atentado, é necessário que a ação seja consequência de um planejamento prévio e com objetivos definidos. ERRADO. ora, o agente pode ter raiva da autoridade e agir por impulso.

    c) Os resultados esperados por um criminoso, ao planejar um atentado, são irrelevantes para a segurança de um dignitário. ERRADO. lógico que são relevantes, se o agente quer matar o dignatário, bem, isto é relevante.

    d) Todo acidente que acometa um dignitário é considerado como um atentado, uma vez que, em algum momento, houve uma falha dos encarregados por sua segurança, que não observaram alguma ameaça ou deixaram de tomar alguma providência.  ERRADO. sempre, todo... quase nuca está correto. ora, um acidente, pode ser um simpes acidente.

    e) Para que um incidente seja considerado um atentado, é necessário que os objetivos finais do grupo ou do indivíduo que o planejou sejam plenamente alcançados.  ERRADO. o agente pode planejar tudo, mas na hora dá algo de errado. E mesmo assim, isso será um atentado.

     

    a) Pode ocorrer como resultado do planejamento da ação de um psicopata agindo por impulso. O criminoso terá larga vantagem sobre a equipe de segurança. CORRETO. Quando um agente age por impulso, a segurança não espera isso, vamos dizer assim. Os psicopátas são imprevisíveis, e assim levam vantagem sobre a equipe de segurança.

  • Se ele age por impulso como é resultado de um planejamento?

  • GABARITO DE MALUCO!

    Vamos lá:

    Não vou nem comentar  " planejamento da ação de um psicopata agindo por impulso " porque isso é LOUCURA.

    É como " Enxergar de olhos fechados ".

    Sigamos...

    Quanto a  LARGA VANTAGEM em relação a segurança em uma ação impulsiva, poderá de fato ocorrer, desde que a segurança não esteja devidamente atenta. Apesar de que ao se estudar o ambiente, a segurança e as características do dignatários, informações essas tão relevantes, que poderão facilitar demasiadamente na obtenção de êxito no atentado por parte de quem vier a praticá-lo.

    Em relação as outras alternativas, também erradas.

    1. OBJETIVOS DOS ATENTADOS
    1) Desmoralização, prejudicando a própria imagem do segurado, a imagem do grupo ou do governo que
    representa, comumente praticada pela mídia em geral.
    2) Roubo
    3) Furto
    4) Sequestro, com a finalidade de conseguir vantagem política ou buscando lucro financeiro.
    5) Extermínio ( coletivo ) ou morte individual.
    6) Político, financiado muita das vezes por grupos opositores.

  • Eu marquei a (d) porque o verbo acometer tem um traço semântico que nos leva a pensar que o acidente foi causado em direção ao dignitário. Não induziria ao erro se, no lugar de acometer, estivesse ocorrer. Já na alternativa (a), é flagrante a contradição entre planejar e agir por impulso. 


ID
1365526
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante o trajeto entre as sedes do Tribunal Regional Federal da 4a Região e do Tribunal de Justiça do Estado, enquanto transportava uma autoridade para evento oficial, o motorista do veículo oficial é surpreendido, durante o dia, por uma forte chuva que prejudica a sua visibilidade e dirigibilidade. No decorrer de todo o percurso sob forte chuva, manteve as luzes do veículo apagadas na totalidade. Tal conduta

Alternativas
Comentários
  •    Art. 250. do CTB. Quando o veículo estiver em movimento:

    (...)

       II - deixar de manter acesas pelo menos as luzes de posição sob chuva forte, neblina ou cerração;

    Infração - média;

      Penalidade - multa.


  • todas as vezes que falar em "LUZES" é infração media,eu disse "LUZES" não luz,farol...

     


ID
1365538
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Hipoteticamente, um funcionário do Tribunal Regional Federal conduzia um veículo oficial em uma via de pista dupla, com duplo sentido de direção, porém os sentidos de direção eram separados por um canteiro divisor. O condutor objetivava estacionar seu veículo próximo a uma repartição pública na qual protocolaria alguns processos. No entanto, não identificou nenhuma vaga apropriada para estacionar o veículo oficial na pista na qual transitava. Contudo, na pista oposta, de sentido oposto, visualizou um local ideal para estacionar o carro. Diante desta oportunidade singular, o motorista executou uma operação de retorno passando por cima do canteiro de divisão das pistas de rolamento e, em seguida, avançou o semáforo vermelho no intuito de estacionar o mais rápido possível. Neste caso, o condutor do veículo oficial cometeu, respectivmente, as infrações

Alternativas
Comentários
  • Executar retorno em local proibido pela sinalização - GRAVÍSSIMA - 7 PONTOS

    Avançar Sinal Vermelho - GRAVÍSSIMA - 7 PONTOS

  •          Art. 193 do CTB. Transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos:

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa (três vezes).

    Art. 208 do CTB. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa.


  • Art. 206. Executar operação de retorno:

    ...

    III - passando por cima de calçada, passeio, ilhas, ajardinamento ou canteiros de divisões de pista de rolamento, refúgios e faixas de pedestres e nas de veículos não motorizados;

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa.

    Art. 208 do CTB. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória:

      Infração - gravíssima;

      Penalidade - multa.



  • O ENGRAÇADO É QUE A QUESTÃO TROUXE 3 TIPOS DE INFRAÇÃO E COBROU NA RESPOSTA APENAS 2...

     

    I -  ESTACIONAR NA CONTRA MÃO DE PISTA DUPLA           -      MÉDIA

     

    II  - AVANÇO DE SINAL VERMELHO                                       -     GRAVÍSSIMA

     

    III - RETORNO PROIBIDO                                                     -      SEMPRE GRAVÍSSIMA

     

    O mais correto seria somar também a PENALIDADE MÉDIA    +    4 pontos

  • Ele cometeu realmente apenas duas infrações: transitando por divisores de pista (gravíssima) e avanço do semáforo (gravíssima). O estacionamento foi na "mão" correta, pois estacionou na pista de sentido contrário.


ID
1437175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de segurança e proteção de autoridades, julgue o próximo item.

Garantir a integridade física e moral de um dignitário constitui uma das premissas da segurança.

Alternativas
Comentários
  • Segurança  Conceito que tem um sentido amplo, já que abrange um conjunto de medidas a serem observadas e executadas, direta ou indiretamente, com o propósito de preservar a integridade do dignitário (física, moral, psicológica, imagem). Caracteriza-se pelo sentimento de que sua integridade não será atingida.

    Prof. Alexandre Herculano

ID
1437178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de segurança e proteção de autoridades, julgue o próximo item.

Durante a fase de planejamento, devem-se identificar os pontos críticos e os pontos de apoio do trajeto para a escolha do itinerário principal, que, uma vez definido, será mantido, sem alterações, a fim de garantir a segurança do dignitário.

Alternativas
Comentários
  • Os pontos nos itinerários podem ser crítico e/ou de apoio. 

    - Ponto crítico é o local que dificulta o deslocamento do dignitário ou oferece melhores condições para
    uma ação do oponente. 

    - Ponto de apoio é o local que se presta para acolher e proteger o dignitário em caso de emergência ou para colocar meios auxiliares.  

      As seguintes medidas de segurança devem ser obedecidas a respeito dos itinerários, destacamos as principais:

    - Manter o sigilo sobre a data, horário e o itinerário escolhido;

    - Utilizar a maior velocidade de segurança possível;

    - Redobrar os cuidados nos pontos críticos;

    - Usa veículo adequado ao terreno;

    - Alternar itinerário e horário, a fim de evitar rotina;

    - Reconhecer os itinerários com os motoristas;

    - Evitar túneis e passagens sob viadutos;

    - Neutralizar a visão sobre o dignitário, principalmente por ocasião do embarque e desembarque ou quando ele ficar parado;

    - Ocupar ou olhar com atenção as partes mais altas que permitem observação sobre o dignitário.

  • ...itinerário principal, que, uma vez definido,  será mantido, sem alterações... (esse é o erro da questão)

    O itinerário principal, de preferência, não será alterado (dizemos de preferência, pois, pode ser necessário mudar, ex: em caso de desastres naturais, manifestações, etc). 

  • Alternar itinerário e horário, a fim de evitar rotina sempre!

  • ERRADO

     

    O intinerário deve ser previamente estudado e analisado, quando elaborado o plano de segurança esse intinerário poderá ser alterado ou modificado. O plano de segurança deve ser flexível. 


ID
1437181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de segurança e proteção de autoridades, julgue o próximo item.

Deve-se avaliar o grau de risco a que está sujeita a autoridade, para estabelecer se o nível de segurança será reduzido, normal ou elevado (ou especial).

Alternativas
Comentários
  • Os recursos humanos e materiais a serem empregados na missão dependem da autoridade. É preciso levar em consideração o grau de risco a que está exposta a autoridade em função de sua importância no cenário internacional, nacional ou local, em determinado momento.

    • Grau de risco REDUZIDO - é aquele em que a pessoa protegida não está sujeita aos riscos normais inerentes ao cargo que desempenha;

    • Grau de risco NORMAL - é aquele em que a pessoa protegida está sujeita somente aos riscos inerentes ao cargo que desempenha;

    • Grau de risco ELEVADO - é aquele em que a pessoa protegida sofre ameaças definidas ou está envolvida em situação de extraordinária relevância. 



ID
1437208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue o item a seguir.

A seção de operações, que compõe o serviço de segurança, é responsável pelo controle e fiscalização de toda a correspondência, pacotes e presentes recebidos pela autoridade, inclusive quando oriundos de familiares ou de pessoas que convivem ou trabalham com a autoridade.

Alternativas
Comentários
  • ##CONTROLAR E FISCALIZAR, NÃO AUTORIZA O AGENTE"DEVASSAR,VIOLAR"CORRESPONDÊNCIA!!


ID
1437211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue o item a seguir.

A equipe precursora corresponde ao grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade, a fim de verificar, no local de destino, se todas as providências solicitadas anteriormente pelo serviço de segurança foram executadas.

Alternativas
Comentários
  • O grupo de preparação é formado por três equipes: a precursora, de vistoria e de inteligência.

    Equipe Precursora: é o grupo de agentes de segurança que antecede a visita da autoridade, percorrendo os locais de eventos e hospedagem no programa, com a finalidade de oferecer subsídios ao planejamento de segurança;

    Equipe de Vistoria: é o grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade com tempo variável, com a finalidade de identificar, neutralizar ou remover dispositivos que oferecem perigo;

    Equipe de inteligência: é o grupo de agentes de segurança que monitora possíveis ações hostis, essa equipe trabalha mais com informações.


  • A Questão está errada na minha opinião, pois inverteu os conceitos no lugar de precursora seria avançada.

    Questão: A equipe precursora corresponde ao grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade, a fim de verificar, no local de destino, se todas as providências solicitadas anteriormente pelo serviço de segurança foram executadas.

    A questão faz referência a equipe que se desloca à frente da autoridade, ou seja, isso é feito pela equipe de execução então só pode ser equipe avançada.

    A equipe de segurança avançada, escalada eventualmente para situações com maior grau de risco,

    se antecipa à chegada da autoridade em locais predeterminados e deve interagir com a "escolta

    pessoal" no sentido de fortalecer o perímetro de segurança pessoal, principalmente em eventos de

    grande concentração de público.

    A equipe precursora faz parte da equipe de planejamento: A equipe precursora é aquela que fará o reconhecimento dos itinerários, locais dos eventos, fará contatos com a segurança local, enfim, essa equipe é a que subsidia o planejamento da segurança.

  • CESPE entende que a Equipe Precusora é sinonimo de Equipe Avançada.

    Diferentemente da FCC que cobra as duas com conceitos destintos.

    Se esta questão fosse FCC provavelmente o gabarito seria EQUIPE AVANÇADA.


ID
1437214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridade, julgue o item a seguir

Quando uma autoridade for se alimentar, o agente de segurança em serviço deverá se alimentar também, mantendo-se bem próximo à autoridade para sua melhor proteção.

Alternativas
Comentários
  • Não comer, beber ou fumar em serviço, no mesmo ambiente do dignitário, mas sim em um local afastado, discreto e compatível.

    Fonte: Ponto dos Concursos,  Curso da Polícia Legislativa, Prof. Marcos Girão Pag.33 - 2014

  • É piada essa né..O cara precisa dá um tiro e tá com uma coxinha de galinha na mão..rsrsr

  • ERRADO

     

    Os horários de alimentação do agente de segurança devem ser opostos ao da autoridade protegida. O agente de segurança deve estar sempre pronto. 


ID
1437217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue o item a seguir

Na esquematização de segurança de autoridade, o efetivo varia de acordo com as necessidades de cada missão, porém, em deslocamento a pé, é habitual haver cinco agentes — posicionados à frente, à retaguarda e nos lados da autoridade — de forma a possibilitar uma observação de 360 graus ao seu redor.

Alternativas
Comentários
  • A formação em losango permite a proteção em 360º e tem grande flexibilidade para a mudança de direção e de deslocamento.


    Atenção: Na formação em losango, utiliza-se o número mínimo de quatro agentes.


    Prof. Marcos Girão, PONTO DOS CONCURSOS

  • A questão não erra ao afirmar que habitualmente pode haver a formação de 05 agentes. Ela refere-se à formação losango que tem a finalidade expressa na questão e que, de fato, a depender do dignitário, pode sim ser usada com habitualidade com esse número de agentes. Atentem para o fato de que o elaborador não utilizou expressões restritivas. Ao afirmar que "o efetivo varia com as necessidades da missão", por exemplo, ele não contradiz o aspecto doutrinário da utilização de técnicas e táticas das mais simples para as mais complexas. 


ID
1464070
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante a realização das escoltas motorizadas, por ocasião do emprego de viaturas na segurança de dignitários, o motorista e os agentes de segurança devem evitar

Alternativas
Comentários
  • A pessoa protegida fica vulnerável diante de qualquer situação de deslocamento. Porém o risco poderá ser minimizado com a elaboração de um planejamento e com adoção de algumas regras importantes, tais como: evitar rotina; e manter sigilo sobre datas e horários.

  • Mal explicada o gabarito devido o agente não ter carta branca a respeito do horário do itinerário
  • ROTINA SEMPRE É UMA AMEAÇA EM SEGURANÇA.

  • GABARITO E

     

    É aquele velho ditado utilizado por agentes de segurança pública: a rotina mata!

     

    A rotina causa a conformidade com a segurança, o agente sente uma falsa sensação de segurança, de tranquilidade e diminui ou descuida dos procedimentos. 


ID
1466971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue o próximo item , referente a armamento, tiro, conhecimentos de defesa pessoal e segurança de dignitários.

O terceiro perímetro da equipe de segurança de uma autoridade é a área de segurança onde ficam localizados os integrantes da segurança velada, ou seja, aqueles integrantes que ficam mais próximos à autoridade, confundindo-se com ela.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - O terceiro perímetro da equipe de segurança de uma autoridade é a área de segurança onde ficam localizados os integrantes da segurança OSTENSIVA. ( Teoria dos circulos concentricos)

  • Errado

    1º perímetro =Proteção segurança aproximada;

    2º perímetro =Cobertura  segurança velada;

    3º perímetro =Vigilância  segurança ostensiva.

  • 1º perímetro =Proteção segurança aproximada;

    2º perímetro =Cobertura  segurança velada;

    3º perímetro =Vigilância  segurança ostensiv

     

    LEMBRANDO QUE NA PROVA = APROXIMADA PODE SER CHAMADA DE PROTEÇÃO

    VELADA DE= COBERTURA 

    OSTENSIVA DE= VIGILANCIA

  • Dica PCV é AVO!

    Proteção-Aproximada

    Cobertura-Velada

    Vigilância-Ostensiva


ID
1680487
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

João Ricardo, Técnico de Segurança Institucional, recebeu a incumbência de entregar uma intimação para um Promotor de Justiça. Ao saber que ele se encontrava no sítio da família, para lá se dirigiu e foi recebido por um segurança particular que, de arma em punho, ignorou as credenciais de João Ricardo, proferindo contra este palavras de desafio ofensivas, e impediu que ele entregasse a intimação. Nesta situação, os atos cometidos caracterizaram crime de

Alternativas
Comentários
  • c) resistência e desacato por parte do segurança, pois impediu, mediante ameaça, que João Ricardo intimasse o Promotor de Justiça, bem como João Ricardo foi desrespeitado no exercício da sua função, assumindo a condição de sujeito passivo.

  •  Técnico de Segurança Institucional,e função tipica entregar intimação??? alguem sabe responder??

  • Art. 329 – OPOR-SE à execução de ato LEGAL, mediante VIOLÊNCIA ou AMEAÇA a funcionário COMPETENTE para executá-lo ou a QUEM LHE ESTEJA PRESTANDO AUXÍLIO.

    Desobediência, de acordo com o Código Penal Brasileiro, é um crime praticado pelo particular contra a Administração Pública. Consiste em desobedecer ordem legal de funcionário público no exercício da função. A pena prevista é de detenção, de 15 dias a 2 anos, e multa, segundo o artigo 330 do Código Penal[1].

     

    Obs: Carlos, se a questão falar que o Saci Pererê é funcionário público competente para entregar a intimação, não discuta com a banca, ele é competente. #ficaadica

  • alguem sabe me dizer onde está a ameaca? nao entendo que " palavras de desafio ofensivas" seja o mesmo que ameaça.

  • Resistência (art. 329, Código Penal)

    O crime de resistência configura-se quando alguém se opõe à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio (art. 329, Código Penal). Destaque-se que, para haver o crime, é necessário tratar-se de “execução de ato legal”. Logo, sendo o ato ilegal, não há que se falar em crime de resistência. 

  • Filipe, ameaça por estar com arma em punho e agindo agressivamente, desafiando a autoridade do agente (ofensiva : pode- se imaginar a frase "tenta a sorte", com arma em mão. Mensagem mais que clara)
  • Técnico de Segurança Institucional,e função tipica entregar intimação??? alguem sabe responder?? Tbm n'ao entendi!!

  • Filipe Formiga,

    A ameaça é quando o segurança de arma em punho recebe o técnico Ricardo.

    Carlos Eduardo e Thiago Francisco,

    Realmente não é função do técnico de segurança entregar correspondência, porém trata de um caso hipotético.

  • NATALIA ESTA CERTA...


ID
1680532
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em função da notícia de ameaça à integridade física de Daniel, membro do Ministério Público, o Procurador-Geral ordenou a proteção pessoal como medida de segurança, dentre outras medidas preventivas. Uma vez notificada, a instituição adotou medidas para a gestão dos riscos a que este membro, em razão do exercício funcional, está submetido. Além destas medidas de gerenciamento de riscos, o órgão de segurança institucional deverá

Alternativas
Comentários
  • e) comunicar a ameaça à Polícia Judiciária.

  • Polícia Judiciária? O termo correto não seria segurança institucional?
  • Comunicar a Polícia Judiciária (polícia investigativa - delegado ) para uma investigação... INQUÉRITO POLICIAL...

  • policia judiciaria = policia de investigação criminal. 

  • A policia judiciária é a policia federal, bem como a polícia civil. Ou seja, ele poderia acionar a policia federal, a civil ou ambas.

  • policia judiciária : policia civil ou federal... sei não , a banca arriscou muito nessa questão...

  • A questão não fala se é MPE ou MPF, caso seria Polícia Civil e Polícia Federal respectivamente. Em razão disso, Polícia Judiciária é a mais correta.

ID
1680598
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à segurança de dignitário estrangeiro, considere:
I. Os agentes de segurança do dignitário estrangeiro, durante a permanência no país, não são autorizados a usar porte de arma de fogo, por não serem agentes acreditados junto ao Governo Brasileiro.
II. O motorista que conduz o veículo do dignitário estrangeiro, no ponto crítico, dever analisar a situação antes e reagir rapidamente, utilizando técnicas ofensivas para a fuga com segurança.
III. O agente de segurança aproximado, conhecido como “mosca", é responsável pela varredura do local; deve deslocar-se à frente do veículo do dignitário estrangeiro, em tempo variável, com a finalidade de neutralizar ou remover a aglomeração de curiosos, evitando riscos e perigo.
IV. As vias ou pistas à frente da comitiva têm que estar livres, pela ação dos Agentes Federais e veículos com sinaleira ligada, com fechamento antecipado e planejado de cruzamentos à frente, buscando minimizar riscos e perigos.
V. O planejador de segurança deve adotar as necessárias medidas para a proteção do dignitário estrangeiro, bem como coordenar com a Polícia Federal, evitando o envolvimento de outros órgãos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, a fim de manter sigilo das informações.
Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • e) II e IV.

  • I. Os agentes de segurança do dignitário estrangeiro, durante a permanência no país, não são autorizados a usar porte de arma de fogo, por não serem agentes acreditados junto ao Governo Brasileiro. ERRADA => LEI 10826:  Art. 9o Compete ao Ministério da Justiça a autorização do porte de arma para os responsáveis pela segurança de cidadãos estrangeiros em visita ou sediados no Brasil [...]

    II. O motorista que conduz o veículo do dignitário estrangeiro, no ponto crítico, dever analisar a situação antes e reagir rapidamente, utilizando técnicas ofensivas para a fuga com segurança. CORRETA

    III. O agente de segurança aproximado (PRECURSORA), conhecido como “mosca", é responsável pela varredura do local; deve deslocar-se à frente do veículo do dignitário estrangeiro, em tempo variável, com a finalidade de neutralizar ou remover a aglomeração de curiosos, evitando riscos e perigo. ERRADA => VARREDURA LOCAL É REALIZADA PELA EQUIPE PRECURSORA

    IV. As vias ou pistas à frente da comitiva têm que estar livres, pela ação dos Agentes Federais e veículos com sinaleira ligada, com fechamento antecipado e planejado de cruzamentos à frente, buscando minimizar riscos e perigos. CORRETA

    V. O planejador de segurança deve adotar as necessárias medidas para a proteção do dignitário estrangeiro, bem como coordenar com a Polícia Federal, evitando o envolvimento de outros órgãos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, a fim de manter sigilo das informações. ERRADA => COMPONDO O ENVOLVIMENTO DOS OUTROS ÓRGÃOS

  • Art. 9o Compete ao Ministério da Justiça a autorização do porte de arma para os responsáveis pela segurança de cidadãos estrangeiros em visita ou sediados no Brasil 


ID
1759639
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Pedro, Técnico de Segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região, recebeu orientação do seu superior para realizar uma visita à sucursal da OAB-PR, onde o Presidente do Tribunal comparecerá a um evento. No local, Pedro fez contato com a organização para levantar todos os detalhes da permanência da autoridade, fez o reconhecimento das instalações, itinerários internos, bem como do itinerário percorrido do Tribunal para o local, anotando o tempo de percurso. De posse de todas estas informações, elaborou um relatório que servirá de subsídio à equipe de segurança que conduzirá o Presidente para o evento. A atividade de segurança de dignitários realizada por Pedro,

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Veja na prática:
    A presidente da República, Dilma Rousseff, cancelou o envio de uma equipe precursora que iria a Washington neste sábado (7) dar início aos preparativos da viagem oficial que ela deve fazer aos Estados Unidos em 24 de outubro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pela assessoria do Palácio do Planalto.

    A viagem precursora tem a finalidade de analisar questões de hospedagem, logística, percursos que serão feitos pela presidente e transporte. 

    Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/09/dilma-cancela-envio-de-equipe-que-prepararia-sua-viagem-aos-eua.html
    Deus é fiel!
  • (C) Equipe Precursora (Faz parte da equipe de preparação) A análise de riscos e o reconhecimento das vulnerabilidades no tocante a ameaças à integridade física, moral e psicológica da aturodiade são realizados, via de regra, pela equipe de segurança, denominada equipe precursora, responsável pelo levantamente e confirmação de dados para o planejamento de operação de segurança de autoridade, inclusive o levantamento das caracterísiticas socieconômicos, psicossociais e culturais. A equipe precursora deve reconhecer o local do evento em detalhes, buscando levantar dados importantes para a elaboração de um planejamento eficaz.

    (B) Equipe APROXIMADA: (Faz parte da equipe de execução) representado pelo grupo de agentes de segurança pessoal que se desloca permanentemente com a autoridade, sendo responsável pela sua proteção imediata e por sua evacuação, na configuração de uma hostilização ou atentado.

    (A) Equipe VELADA:( Faz parte da equipe de execução) composto de elementos especializados, distribuídos nos locais dos eventos ou nos itinerários da autoridade, com trajes adequados à área e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer hostilização ou atentado

    Fonte: Prof Marcos Girão

  • Parabéns Kellyn!

  • GABARITO C

     

    Essa atividade de segurança é atribuída à equipe precursora, que antecede a visita da autoridade, percorrendo os locais do evento e hospedagem, forncendo subsídios para o planejamento da segurança. É a análise dos riscos para a autoridade. 


ID
1759642
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

De acordo com o conceito de segurança de dignitários, as expressões “veículo executivo” e “veículo de apoio” referem-se, respectivamente, ao veículo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    veículo executivo: ocupado pelo dignitário em seus deslocamentos
    veículo de apoio: veículo que realiza sua escolta
    Fonte: http://cetecportoalegre.tempsite.ws/michele_seg_dignitario_1_e_2.pdf
    Deus é contigo!
  • obrigado kellyn nascimento

     

  • GABARITO A

     

    O veículo de apoio é, também, chamado de veículo operacional.

  • Fico impressionado como a FCC faz questão mer... para esse tipo de matéria. Você se forma na área, faz curso, trabalha ... E a banca vai lá e pega uma nomenclatura na casa do car ... e a utiliza.  "Legal" ! O que nos resta é anotar essas porcarias...


ID
1759645
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

João, Técnico de Segurança do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, de posse das informações sigilosas sobre a agenda de compromissos do Presidente do Tribunal, deliberadamente altera o horário de um determinado compromisso, alegando questões de segurança, com a intenção de que a autoridade se encontre com seu amigo Pedro, que desejava falar com o Presidente. Também, para ocorrer o encontro, altera o trajeto da autoridade predeterminado.

No que tange à atividade de inteligência, em observância à segurança de informações, João, ao alterar a agenda de compromissos, e ao alterar o trajeto preestabelecido, feriu um conceito básico e um aspecto fundamental, que são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Os atributos básicos da segurança da informação, segundo os padrões internacionais (ISO/IEC 17799:2005) são os seguintes:

    Confidencialidade - propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.

    Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (Corrente, intermediária e permanente). 

    Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.

    Autenticidade - propriedade que garante que a informação é proveniente da fonte anunciada e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo.

    Irretratabilidade ou Não Repúdio - propriedade que garante a impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita

    Conformidade: propriedade que garante que o sistema deve seguir as leis e regulamentos associados a este tipo de processo.

  • GABARITO B

    VALEU IGOR COIMBRA!!!

    ERREI A QUESTÃO. SOMENTE CONHECIA 4 CONCEITOS BÁSICOS, O FAMOSO CIDA. 

    CONFIDENCIALIDADE: o acesso às informações deve ser limitado, ou seja, somente as pessoas explicitamente autorizadas podem acessá-las.

    INTEGRIDADE: a informação deve ser mantida na condição em que foi liberada, garantindo a sua proteção contra mudanças intencionais, indevidas ou acidentais.

    DISPONIBILIDADE: é a GARANTIA DE QUE A INFORMAÇÃO DEVE ESTAR DISPONÍVEL, sempre que seus usuários necessitarem, não importando o motivo.

    AUTENTICIDADE :é a capacidade de garantir a identidade de uma pessoa que acessa as informações do sistema ou de um servidor com quem se estabelece uma transação.

    => Deliberadamente altera o horário de um determinado compromisso, alegando questões de segurança e altera o trajeto da autoridade predeterminado.

  • Os atributos básicos da segurança da informação, segundo os padrões internacionais (ISO/IEC 17799:2005) são os seguintes:

    Confidencialidade - propriedade que limita o acesso a informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.

    Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (Corrente, intermediária e permanente). 

    Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.

    Autenticidade - propriedade que garante que a informação é proveniente da fonte anunciada e que não foi alvo de mutações ao longo de um processo.

    Irretratabilidade ou Não Repúdio - propriedade que garante a impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita

    Conformidade: propriedade que garante que o sistema deve seguir as leis e regulamentos associados a este tipo de processo.

  • Muito grato pelas informações, colegas.


ID
2316622
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação ao plano de segurança de dignitários, considere:

I. Se o dignitário decidir ir ao encontro do público, todos os agentes de polícia da operação devem-se interpor entre ele e as pessoas, não permitindo o contato direto com os populares, evitando assim os riscos ou casos extremos.

II. Os agentes de polícia têm a autonomia e o dever de sondar os ambientes ou as áreas onde seus protegidos irão circular, analisando preliminarmente os riscos ou perigos existentes.

III. Só é considerado dignitário o sujeito que exerce cargo elevado, de alta graduação honorífica.

IV. No planejamento estratégico não se faz necessário a conjuntura com as Polícias Civil e Militar.

V. A licença para o uso do porte de arma pelos agentes de polícia na segurança de dignitários estrangeiros em visita ao Brasil é da competência do Ministério da Justiça.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. ERRADOApenas os agentes responsáveis pelo círculo de proteção aproximada são responsáveis pela interposição entre o VIP e as pessoas.

    II. CORRETO. Um dos  atributos de um agente de polícia é a atenção, antecipação e neutralização da ocorrência de riscos à autoridade.

    III. ERRADO. Qualquer pessoa que seja objeto de proteção especial é considerado dignitário (um artista famoso, por exemplo).

    IV. ERRADO. Pelo contrário. O apoio dos órgãos de segurança pública é fator primordial para o sucesso de qualquer programa de proteção.

    V. CORRETO

    GABARITO: Alternativa A

  • Agora passou para o Ministério da Seguranca Pública?
  • não,Piraneto Luiz,continua com o ministério da justiça .

  • I- Só a segurança aproximada. Quase impossível não ouvir diretamente as pessoas, ser tocado pelas pessoas...

    II- CORRETA

    III- Não é só as pessoas com cargo elevado.

    IV- muitas vezes as policias devem está ciente e participam cada um em suas competências. ex: segurança ostensiva

    V- CORRETA. Está no estatuto do desarmamento... competência do MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.

  • V. A licença para o uso do porte de arma pelos agentes de polícia na segurança de dignitários estrangeiros em visita ao Brasil é da competência do Ministério da Justiça.

    Está errada.

    A lei 10.826/03 - Estatuto do Desarmamento regulamenta em seu art. 9 que compete ao Ministério da Justiça a autorização do porte de arma para os responsáveis pela segurança de CIDADÃOS estrangeiros em visita ou sediados no Brasil.

    Aos DIPLOMATAS de missões diplomáticas e consulares, creditadas junto ao governo e aos SEGURANÇAS DE DIGNITÁRIOS (AUTORIDADES) em visita ao Brasil a autorização para o porte de arma no território brasileiro é dada pela POLÍCIA FEDERAL.


ID
2358559
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A Resolução nº 176, de 10/06/2013, institui o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário – SINASPJ e dá outras providências. Neste contexto, responda à questão.

Recomenda-se que os Tribunais adotem, no âmbito de suas competências, assim que possível, as seguintes medidas mínimas para a segurança e magistrados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º Recomenda-se que os Tribunais adotem, no âmbito de suas competências, assim que possível, as seguintes medidas mínimas para a segurança e magistrados:

    I – controle do fluxo de pessoas em suas instalações;

    II – obrigatoriedade quanto ao uso de crachás;

    III – instalação do sistema de segurança eletrônico, incluindo as áreas adjacentes;

    IV – instalação de aparelho detector de metais, aos quais devem se submeter todos que acessarem as dependências, exceto os previstos no inciso III do art. 3º da Lei 12.694/12e os magistrados e servidores que tenham lotação ou sede de seus cargos e funções nas dependências do fórum ou tribunal onde está instalado o detector de metais;

    V – policiamento ostensivo com agentes próprios, preferencialmente, ou terceirizados, inclusive nas salas de audiências, quando necessário;

    VI – disponibilizar coletes balísticos aos juízes em situação de risco;

    VII – edição de Resolução para restringir o ingresso de pessoas armadas em seus prédios, observando que policiais militares, civis, ou federais, bem como integrantes de guarda municipal, não poderão entrar ou permanecer em sala de audiência, secretaria, gabinete ou qualquer outra repartição judicial, portando arma de fogo, quando estiverem na condição de parte ou testemunha, em processo de qualquer natureza;

    VIII – as armas de fogo dos policiais acima referidos, enquanto estiverem na condição de parte ou testemunha durante o ato judicial deverão ficar em local seguro junto à direção do foro, em cofre ou móvel que propicie a segurança necessária, com acesso à arma de fogo exclusivo do policial que permanecerá com a chave de acesso até o momento de retirá-la. Haverá o registro do acautelamento da arma e da retirada na direção do foro;

    IX – viabilizar que os veículos blindados apreendidos sejam disponibilizados aos magistrados em situação de risco;

    X – aquisição de veículos de escolta.

    GABARITO: LETRA C => Instalação de aparelho detector de metais, aos quais devem se submeter todos que acessarem as dependências, incluindo os magistrados e servidores que tenham lotação ou sede de seus cargos e funções nas dependências do fórum ou tribunal onde está instalado o detector de metais.

  • GABARITO C

     

    Exceto os magistrados e os servidores que naquela sede tenham exercício. 

  • Concordo com o gabarito.

    MAS essa recomendação é inconstitucional. NÃO existe local onde policial não possa entrar armado. 


ID
2525485
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Carlos é um agente de segurança de dignitário e, para tanto, desenvolveu conhecimentos técnicos, conhecimentos táticos e controle emocional, objetivando o desempenho adequado de suas funções, no que tange a operacionalização da segurança. Considerando essas três qualidades de Carlos, compreende características de conhecimento técnico no que tange a segurança de dignitários:

Alternativas
Comentários
  •  

    A) o saber acerca das leis, normas, regulamentos e doutrinas de segurança, bem como sobre o funcionamento de dispositivos de emergência e de proteção.

    Esta é alternativa correta. a questão quer saber a assertiva que  caracteriza o conhecimento TÉCNICO. As demais assertivas caracterizam a capacidade emocional do agente.

  • Gabarito letra A

     

    Conhecimento Técnico  - É o saber acerca das leis, normas, regulamentos e doutrinas de segurança, funcionamento de todos os dispositivos de emergência e de proteção (alarmes, armas letais e não letais, extintores, hidrantes, viatura, etc.)

    Conhecimento Tático - É a forma em que a pessoa empregará o seu conhecimento técnico. Isto é: seu posicionamento, postura, agilidade, rapidez, eficácia, observância das leis, normas, doutrinas de segurança, etc. É sua tática que definirá se o agente vai viver ou morrer em um sinistro; se ele será absolvido ou condenado após sua ação.

    Controle Emocional - É o mecanismo psicológico que traz a tona a verdade ou a mentira; o profissionalismo ou o amadorismo; a sabedoria ou a ignorância, a razão ou a emoção; vitória ou a derrota.

  • Com excessão da letra A, todas as alternativas versão sobre questões emocionais. O segredo é verificar as palavras chaves.

  • exatamente Cristiano Fraga e a palavra chave dessa questão foi (técnico).

  • O conhecimento técnico é o saber acerca de leis, normas, regulamentos e

    doutrinas de segurança, funcionamento de todos os dispositivos de emergência e

    de proteção (como armas letais e não letais, por exemplo)

    Gabarito A

  • A) Técnico B) Emocional C) Emocional D) Emocional E) Emocional

ID
2568394
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Mário, Técnico de Segurança do Tribunal, ao receber a agenda do Presidente do Tribunal, constando uma visita ao Hospital Modelo de Olinda para o dia seguinte, antes de deslocar-se até o local, faz contato com a diretoria para verificar o roteiro da visita: público presente, equipamentos de segurança disponíveis, vagas para automóveis e demais informações de interesse de segurança. Também traça itinerário do Tribunal ao Hospital, considerando o horário e possíveis condições adversas do deslocamento. Após colhidas todas as informações, elabora um relatório que poderá ser utilizado por Sérgio, Técnico de Segurança, que estará escalado para o dia seguinte. Considerando a atividade de segurança de dignitários, os procedimentos são considerados próprios

Alternativas
Comentários
  • Equipe Precursora (Faz parte da equipe de preparação)

    A análise de riscos e o reconhecimento das vulnerabilidades no tocante a ameaças à integridade física, moral e psicológica da aturodiade são realizados, via de regra, pela equipe de segurança, denominada equipe precursora, responsável pelo levantamente e confirmação de dados para o planejamento de operação de segurança de autoridade, inclusive o levantamento das caracterísiticas socieconômicos, psicossociais e culturais. A equipe precursora deve reconhecer o local do evento em detalhes, buscando levantar dados importantes para a elaboração de um planejamento eficaz.

  • Essas são as 18 questões NÃO ATRIBUIDOS do TRF5 de 3 dezembro de 2017 na área de segurança e transporte q o site não colocou em seu devidos lugares em seu banco de dados... to cansado de falar toda hora pra eles mais n adiata, q nem o trf1. Faça um bom proveito nesse link ...18 questões.

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?migalha=true&disciplina=52&prova=56155&modo=1

  • Gab: B 

     

    Complementando...

     

    Equipes de Vistorias

    As equipes de vistoria também contribuem para a plena eficácia do Perímetro de Segurança Pessoal, realizando a varredura nos locais de eventos e viaturas utilizadas pela autoridade, com o objetivo de identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam ameaças tais como explosivos, escutas ou elementos desmoralizantes.

     

    Após cada procedimento de varredura, o ambiente ou veículo “varrido" deve ser repassado para os responsáveis pela guarda das Instalações físicas
    ou das viaturas, de forma que não haja mais possibilidades de sabotagem.

     

    A equipe de vistoria compõe a equipe de preparação.

  • GABARITO B

     

    Equipe Precursora, que antecede a visita da autoridade percorrendo os locais dos eventos com a finalidade de oferecer subsídios ao planejamento de segurança. 

  • Os Sistemas de Segurança são divididos em duas fases ou grupos essenciais:

     

    Prepara para Executar, ou seja, PREPARAÇÃO e EXECUÇÃO

     

    A Preparação se subdivide em três atividades:

    - Precursão;

    - Vistoria e 

    - Inteligência.

     

    A Execução também se ramifica, só que em quatro atividades:

    - Segurança Avançada;

    - Segurança Dissimulada (INFILTRADA);

    - Acompanhamento Pessoal (ESCOLTA);

    - Segurança Ostensiva.

     

    HEY HO LET'S GO!

     

     

  • Sistemas de Segurança ( fases essenciais )

    1.fase de PREPARAÇÃO.

    A) precursão

    B) vistoria

    C) inteligência

    2. fase de EXECUÇÃO.

    A) segurança avançada

    B) segurança velada

    C) segurança aproximada

    D) segurança ostensiva

     


ID
2647426
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Na segurança de dignitários, é necessário adotar uma série de medidas proporcionadas a uma autoridade que garantam, no sentido mais amplo possível, a sua integridade física. Porém, existem algumas condições que são consideradas vulneráveis, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    É a única alternativa que não apresenta um fator de vulnerabilidade, pois o dignitário deve interagir com a equipe de segurança. Todas as demais alternativas apresentam fatores negativos para a segurança de dignitários. 


ID
2647465
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para melhor realizar as atividades de segurança e controle das atividades em um evento em local de apresentações artísticas no qual esteja atuando na triagem de ingresso, os agentes responsáveis pela segurança deverão solicitar a apresentação de documentos pessoais. Esses documentos, após a identificação, deverão ser:

Alternativas
Comentários
  • Lei 5.553/68 - Apresentação e uso de documentos de identificação pessoal

    Art. 2°:

    §2° - Quando o documento de identidade for indispensável para a entrada de pessoa em órgãos públicos ou particulares, serão seus dados anotados no ato e devolvido o documento imediatamente ao interessado.

    Gab: E


ID
2672302
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Atentado, no que se refere à segurança de dignitários, para ser assim considerado,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    O atentado é um ato imprevisto para a segurança de dignitários. Pode ter como objetivo atingir a imagem da instituição, a moral do dignitário e até mesmo a integridade física e patrimonial.  

     

    Pode ser motivado por um psicopata agindo por impulso, uma pessoa emocionalmente perturbada, terrorista por motivação política ou religiosa ou, também, sem motivo lógico, perpretado com o simples desejo ou objetivo de causar algum tipo de dano.

     

    a) pode ocorrer a qualquer momento e deve ser a prioridade da atividade de segurança, pois sempre é perpetrado de forma planejada, por pessoas preparadas. (a prioridade da atividade de segurança é a prevenção, com foco no dignitário, na pessoa protegida, segurada).

     

    b) sempre ter como objetivo atingir a integridade física do dignitário. Pode ocorrer de forma abrupta e inesperada, quando causado por um desafeto da pessoa protegida. (não é sempre com o objetivo de atingir a integridade física, pode atingir, também, a integridade moral, patrimonial e psicológica do dignitário).

     

    c) pode ter qualquer objetivo, desde que tenha o intuito de trazer algum dano à imagem ou à integridade física do dignitário. Deve ser perpetrado como a consumação de um premeditado planejamento. (além de poder causar danos à imagem e a integridade física, pode trazer danos à integridade moral e psicológica do dignitário, como,também, pode ser perpretado de maneira inesperada, por impulso, não planejada).

     

    d) deve ter como objetivo prioritário atingir a integridade física do dignitário, mas também pode atingir outras pessoas próximas, dependendo do meio empregado para sua consecução. (o objetivo prioritário de um atentado é causar dano, que pode ser de natureza física, moral, psicológica ou patrimonial).


ID
2672305
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante um evento público, com o comparecimento do dignitário protegido, Roberto, chefe de equipe de segurança, posicionou, dentre os espectadores, dois técnicos de sua equipe trajados de forma a se integrar ao público de maneira dissimulada, tendo em vista o evento ter sido classificado como sensível, devido ao grande número de pessoas e à possibilidade de presença de indivíduos hostis. A função designada a esses dois técnicos está

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    A questão se refere ao "modus operandi" da equipe de segurança. A segurança pode ser prestada de duas maneiras:

     

    CARACTERIZADAagentes agindo diretamente nas ações de segurança, de forma ostensiva (uniformizada), ou de forma velada (dissimulada), agindo infiltradamente, ou:

     

    DESCARACTERIZADAagentes não atuando diretamente nas ações de segurança, ocultando completamente suas características, atuando de forma (secreta). Estarão, assim, mais voltados para a atividade de inteligência, buscando informações para repassar para as demais equipes de segurança. 

     

    * O modus operandi não varia, não muda, seja na segurança das áreas e instalações ou na segurança das pessoas. O que muda é o planejamento de segurança para cada tipo de situação. 

    • Comando da questão: Durante um evento público...

    • Quando utilizar a segurança velada? A segurança velada é utilizada nos locais dos eventos ou nos itinerários do dignitário, infiltrada no povo, quando há previsão de aglomerações.

    • Trajes da segurança velada "dissimulada": Os agentes estão em trajes civis, dissimulados no ambiente, sendo difícil sua identificação.

     

    GABARITO: C


ID
2672308
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um técnico de segurança de um Tribunal, acompanhando somente o Ministro Presidente, em deslocamento a pé, estará adotando técnicas de segurança de dignitários de maneira eficaz quando,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

     

    a) ao ataque verbal, efetuar imediatamente a imobilização do agressor, evitando a progressão do risco e permitindo que o dignitário, com segurança, se evada do local. (as técnicas de imobilizações devem ser utilizadas somente em casos de comprovada necessidade, são técnicas defensivas contra ataques à integridade física e não à moral).

     

    b) ao ataque com arma de fogo a curta distância, abrigar-se e reagir prontamente, chamando a atenção do agressor para si e dando oportunidade ao dignitário de se evadir para um local seguro. (mesmo em casos extremos como este, o segurança jamais deve deixar a autoridade protegida sozinha, o foco da segurança é o cliente, o dignitário).

     

    c) ao ataque com arma de fogo a longa distância, identificar rapidamente a origem da agressão e reagir prontamente, efetuando disparos de precisão com sua arma para neutralizar a agressão e, posteriormente, conduzindo o dignitário para um local seguro. (a primeira atitude a ser tomada pelo agente de segurança é retirar a autoridade protegida do local de risco, posteriormente, combater o agressor que está a longa distância, caso haja efetivo suficiente, enquanto os demais retiram a autoridade do local de risco).   

     

    d) ao localizar um artefato explosivo, conduzir o dignitário para um local seguro, desarmar tal artefato, e lançar mão dos conhecimentos técnicos adquiridos atinentes à sua função. (o agente de segurança judiciária jamais irá desarmar artefatos explosivos, mesmo que tenha conhecimento, o foco de sua atividade é a prevenção e a proteção do dignitário, o correto seria retirar o dignitário, isolar o local, comunicando às autoridades sobre o artefato explosivo e sua localização).  

     

    e) ao ataque com arma de fogo a curta distância, utilizar seu próprio corpo para proteger o dignitário, reagindo se necessário e procedendo a retirada da autoridade para um local seguro.  (em situações extremas o agente de segurança será um "escudo humano" para o dignitário, o protegendo mesmo com o sacrifício da própria vida).

  • Quando necessário o segurança deve utilizar o próprio corpo para evitar que o dignitário seja atindido, reagindo, se possível, e promever a retirada imediata da autoridade.


ID
2672311
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao técnico de segurança incumbe a gestão de conflitos de qualquer natureza. Para atuar de forma assertiva e cooperativa, perante as partes envolvidas, o técnico deve

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    O agente de segurança judiciaria tem como foco principal a prevenção e, com certeza, a melhor atitude a ser tomada no caso apresentado é a de solucionar o conflito de maneira pacífica e eficaz, seja ele qual for. 

  • O agente de segurança deve ter seu trabalho focado na prevenção e na resolução deve observar o momento oportuno nem antecipar nem atrasar.

  • A)  " com o que considera correto " ?  errado.

    b)  " impor os interesses.."  Não é papel do Segurança impor alguma coisa. Não é assim que funciona. errado

    c) " se encerre por si, só"  Onde fica a cooperação? ERRADO.

    D) reagir ou agir ao que é apresentado com efetividade, no momento oportuno e de maneira adequada, e buscar a interação necessária para a superação do conflito da melhor forma possível.  Agora, sim, hein!!! CORRETO

    E) " Não interferir" ?? Onde fica a interação e cooperação do Segurança?   errado


ID
2672317
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Suponha que uma pessoa acesse o interior do Tribunal Regional do Trabalho para participar de uma audiência. Na sala de audiências, chama para si a atenção de todos, mostrando um recipiente com um produto químico que, se espargido naquele ambiente, poderá surtir um efeito letal para os presentes. Um técnico de segurança é acionado para, dentre as providências, estabelecer o grau de risco. Esse caso traduz

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    Esse é um dos conceitos trazidos, em escalas, pelo doutrinador Marcos Mandarini em seu livro: segurança corporativa estratégica.

     

    A ameaça exótica está no nível mais elevado da escala de criticidade. Traz como exemplo um cidadão portando material químico/radioativo capaz de provocar destruição em massa.

     

    No Brasil não temos históricos de atentados terroristas muito menos com o emprego de materiais capazes de provocar destruição em massa, diferentemente de outros países que já tiveram ocorrências desse tipo. 

     

    O livro de Mandarini é do ano de 2005 e até hoje não surgiu nenhuma obra doutrinária atualizada sobre o assunto. Existem diferentes tipos de contingência no cenário nacional, como, por exemplo: manifestações e protestos (políciamento ostensivo/choque), rebeliões em presídios (agentes penitenciários ou o BOPE), entre outros, porém, nem Mandarini nem outros autores (se é que existem) se preocuparam em trazer.

  • ameaça exótica é classificada com produtos químicos e público grande.

  •  risco alto= ASSALTO A BANCO , SEM REFEM, 1 PESSOA,

    risco altissimo= ASSALTO A BANCO , COM REFEM, 2 ELEMENTOS

    ameça extraordinaria= terroristas ARMADOS, COM MUITOS REFEM, ABORDO DE AVIAO.

    ameça exotica= o meliante esta com recipiente ameçando matar as pessoa no recinto , que citado na questao, FBI, FONTE.

  • Olá pessoal,parabéns a todos pelos excelentes comentários em respostas das questões. quero cumprimentar em especial ao jovem Bruno Mendes. Temos também em nosso cenário de literaturas voltadas a este contexto o professor Antonio Celso Ribeiro Brasiliano .