-
Alternativa correta letra A.
Como sempre questões da FCC devem ser resolvidas pela questão mais correta dentre as analisadas.
Assim podemos verificar as alternativas:
Letra A - correta.
Letra B - Essa poderia ser uma alternativa correta, porém o termo risco é mais completo para o comando da questão.
Letra C - Dano seria a definição do fato já ocorrido, inclusive com perdas.
Letra D - Perda, também, seria a definição do fato já ocorrido.
Letra E - Diagnóstico é a análise anterior ao fato, sem necessariamente representar um risco ou não para o planejamento.
-
Discordo do gabarito pois analisando a questão, podemos notar que não há necessariamente que ocorrer um DANO com PERDA (o que caracterizaria um risco) conforme o enunciado.
"condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança"...
O fato dos agentes da segurança ficarem impossibilitados de seguir com o planejado, não significa que ocorrerá uma perda, haverá uma AMEAÇA, podendo haver perda ou não.!
Gabarito correto seria letra "b".
-
Discordo do gabarito, pois como o próprio texto diz, "condições ou fatos que PODEM criar uma situação", ou seja, não obrigatoriamente cria e mesmo que criasse, não necessariamente geraria perda, fator essencial para o risco.
-
Questão meramente interpretativa, mas quem estudou um pouco a matéria, de pronto, já clica na alternativa a.
-
Um risco sempre poderá criar uma situação que impossibilite a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário. As ameaças, nem sempre!
Avante!
-
No meu entendimento a FCC, nessa questão, usou a palavra RISCO de forma genérica para designar qualquer possibilidade de materialização de situação perigosa, no mesmo sentido de quando falamos " Análise de riscos" " Gerenciamento de riscos" "gestão de riscos". Bom, temos que adivinhar oque a banca quer saber; eu acho que a letra B também estaria correta, mas para mim fica uma lição: quando a fcc tratar de forma geral eu marcarei RISCO.
-
risco é dano real.
Ameaça dano provável.
-
Uma passagem do livro do Mandarini, me ajudou. Dano - SE ocorrer haverá perda, Ameaça - SE ocorrer pode ou não haver perda. Na impossibilidade para a consecução dos objetivos, haverá perda, sendo assim, DANO. Foi assim que entendi a questão.
-
Se fosse de primeira teria colocado "ameaça", mas relendo depois de ter errado, vi que a questão dá até para entender que; Temos que associar a questão a "PERDA", primeiramente! PERDA essa que foi gerada pelas ""condições ou fatos significativos", pois esses 2 "podem (nesse "podem" a FCC quebrou muita gente) criar uma situação de impossibilidade a consecução dos objetivos". Segundamente, como sabemos, e os colegas já sitaram, o RISCO gera PERDA se o evento adverso ocorrer..
Bons estudos!
-
"Um risco sempre poderá criar uma situação que impossibilite a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário. As ameaças, nem sempre!".
Por isso que assinalei AMEAÇA, e não RISCO.
Registre-se que a assertiva não afirma que "SEMPRE poderá criar uma situação que impossibilite a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário".
Pelo contrário, afirma que "As condições ou fatos significativos que PODEM criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança".
Considerando que na ameaça o dano é potencial, acredito que se amolde melhor à definição da assertiva.
Realmente é uma questão subjetiva.
Veja-se que se a palavra PODEM fosse suprimida e o verbo criar alterado para "CRIAM", certamente estaríamos diante de um RISCO.
Confusão...
-
Gabarito: Letra A
(a) Risco: probabilidade de insucesso de determinado empreendimento, em função de acontecimento eventual, incerto, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados.
(b) Ameaça: indício de acontecimento desfavorável ou maléfico; sinal.
(c) Dano: prejuízo, ruína; estrago.
(d) Perda: fato de deixar de possuir ou de ter algo.
(e) Diagnóstico: Descrição minuciosa de algo, feita pelo examinador, classificador ou pesquisador; ou
Juízo declarado ou proferido sobre a característica, a composição, o comportamento, a natureza etc. de algo, com base nos dados e/ou informações deste obtidos por meio de exame.
Paciência e Persistência!!!
-
As condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário definem
ERREI ESTA QUESTÃO, PORÉM AVALIANDO, ME PARECE QUE OS DANOS GERADOS EM FUNÇÃO DE AMEÇAS, NÃO SÃO CAPAZES DE IMPOSSIBILITAR ALGO, SENDO O RISCO O DETENTOR DESTA " IMPOSSIBILIDADE", DESTE PODER, O "PODEM" PASSA A SER SEGUNDÁRIO.
-
Também discordo do gabarito.
Analisando a questão, esta quer o conceito referente ao seguinte enunciado: ''As condições ou fatos significativos que PODEM criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário''
Agora, levando em consideração a doutrina de segurança, temos que: RISCO pressupóe DANO REAL, e AMEAÇA pressupóe DANO POTENCIAL.
Ora, A questão afimra que as condições ou fatos significativos PODEM (DANO PODENCIAL), dando uma idéia de possibilidade e não de certeza. Para que o conceito se referisse à RISCO, o enunciado deveria afirmar que as condições ou fatos significativos NECESSARIAMENTE criam uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança de um Dignitário.
Mas, ok, segue o baile!!
-
Discordo do gabarito, pois o enunciado diz que pode ocorrer é uma suposição não um risco Real, por isso no meu pensamento seria uma ameaça.
Paz de Jah
-
BIZU:
-Ação CONTRA AÇÃO => PROTEÇÃO
-Ação CONTRA AMEAÇA => DEFESA
-
Fala galera!
Eu não vejo problema nenhum com o gabarito. Acredito que seja apenas uma questão de interpretação pura de português. Dizer que algo pode criar uma situação de impossibilidade é diferente de criar uma situação que PODE impossibilitar.
No RISCO o dano é real, ou seja, se acontecer o evento, haverá necessariamente uma perda.
"algo pode criar uma situação de impossibilidade" --> A situação pode ser criada e, ser for, causará o dano.
Na AMEAÇA o dano é potencial, isto é, se acontecer o evento, poderá haver perda ou não.
"criar uma situação que PODE impossibilitar --> A situação foi criada e PODERÁ, ou não, causar o dano.
-
Discordo do gabarito também.
"As condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução..."
Dano potencial = Ameaça ( Se ocorrerem podem ou não gerar uma perda.)
Se fosse: As condições ou fatos significativos que vão criar uma situação de impossibilidade para a consecução...
Dano Real = Risco ( Se ocorrerem, vão necessariamente gerar uma perda.)
Bom, eu aprendi assim... Não excluo a possibilidade de ter errado essa questão por um erro de interpretação que não consegui identificar.
Mas, fica aí a dica. Uso isso em todas as questões e só errei essa.
-
Risco: O dano é real, isto é, se acontecer o evento ocorrerá necessariamente perda.
Ameaça: O dano é potencial ou provável, isto é, se acontecer o evento a perda pode acontecer ou não.
Sendo asim, resposta certa letra (a)
Bons estudos!
-
Esses examinadores jogam nosso estudo no lixo.
" podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento "
Ou seja, isso remete à AMEAÇA. Do momento em que a AMEAÇA explora uma vunerabilidade, gerando assim um impacto negativo, criou-se um RISCO resultando em um DANO que ocasionou em consequência uma PERDA.
AMEAÇA - DANO POTENCIAL
RISCO - DANO REAL
DANO - RESULTADO
PERDA - CONSEQUÊNCIA
A questão falou em " PODEM " não que houve... Parem de querer justificar o gabarito.
-
GABARITO A
As condições ou fatos significativos que podem criar uma situação de impossibilidade para a consecução dos objetivos estabelecidos no planejamento da segurança representam um RISCO, pois ocorrendo o evento crítico, necessariamente, haverá perda. Neste caso a perda será a impossibilidade na consecução dos objetivos do planejamento de segurança.
Seria possível confundir com o conceito de AMEAÇA, porém, o que difere é que a interpretação da questão traz o conceito de risco, havendo impossibilidade para a consecução dos objetivos, haverá, com isso, um DANO REAL. Para a banca FCC, a simples quebra da segurança já caracteriza uma perda.
RISCO GRAVE: causa a paralização das atividades.
RISCO LEVE: causa a redução temporária das atividades.
-
concordo com o Thiago Marques
-
ainda utiliza o verbo poder, dando possibilidade de conseguir ou não atingir os objetivos (claramente isso é uma ameça)
-
Professores de cursos preparatórios sempre afirmam a mesma coisa: Risco é real e ameaça é potencial. Apoio os colegas acima. Pra mim seria letra B.