-
A..ERRADO pressao direta: consiste em exercer pressao diretamente sobre o ferimento
C.. ERRADO o torniquete so sera usado em ULTIMO caso ( preferenciamente por atendimento especializado ( sav)
D.. ERRADO nao se deve retirar objeto algum e sim estabiliza-lo, afim de evitar uma lesao
E..ERRADO nao eleve o segmento ferido se produzir dor ou se suspeitar de lesoes internas, tais como fraturas, efetue a elevacao juntamente com a pressao direta
-
A "b" é a menos errada. Se não tiver a luva, o socorrista pode começar o socorro tentando se proteger de eventuais sangramentos. O que não pode é deixar o cidadão morrer por conta de uma luva.
-
Essa banca é inacreditável pq vc pode se contaminar mas não pode usar um torniquete em casos extremos
-
questão FCC - Ao auxiliar vítima de acidente de trânsito que apresenta sangramento de pequena intensidade na perna direita, é aconselhável que a pessoa que socorre
- a) realize torniquete em ambas pernas da vítima.
- b) realize torniquete na perna direita da vítima.
- c) utilize luvas de borracha ou similar para evitar contato com o sangue da vítima.
- d) faça a paramentação cirúrgica, antes de manipular a vítima.
- e) proceda a antissepsia da ferida com solução de formaldeído.
Gabarito C, aqui deve se utilizar luvas para que se evite contato com o sangue, já nessa questão pode inicialmente não usar luvas, havia marcado letra C (deve-se colocar um pano limpo...) realmente alguém pode me explicar o que a FCC quer?!
-
Ainda não vi nenhum questão que apoia o uso de torniquete, por isso não marquei a alternativa C. Acho que somente para concurso de medicina estaria apoiando o uso do torniquete
-
Os primeiros atendimentos "PODEM" ser dados, mesmo que não se disponha de luvas protetoras para as mãos.
O termo PODEM torna a questão correta, ao colocar o termo DEVEM tornaria a questão incorreta.
-
Concordo com o Suzuki, eu já vi questões de outras bancas apoiando o uso do torniquete em emorragias extremas, e vedando o contato com o ferido quando se esta sem luvas.
Porem a indicação é essa:
- Torniquete. Aplicar torniquete somente quando existir amputação traumática do braço ou da perna:
- Com sangramento abundante e que não tenha respondido às técnicas anteriores;
- Se o centros médicos estiverem a mais de 30 minutos de distância.
-
pessoal esta questão foi anulada. só complementando o uso de torniquete não é viável, salvo em casos de grandes hemorragias onde não é possível a chegada de um socorro especializado. Quanto a não utilização da luva, corrigindo o comentário do Junior Zacardi, não se presta o atendimento sem a proteção adequada, lembrem-se de que o primeiro passo é A SUA SEGURANÇA e depois a dos outros, situações de risco a saúde ou integridade física devem ser manejadas com muita cautela.
-
Questão realmente erronea. O Art. 75 do Código Penal diz que omitir socorro é deixar de ajudar alguém, desde que não haja risco pessoal. Assim sendo, tratando-se principalmente de hemorragia, prestar primeiros socorros sem os devidos EPI's, pode acarretar ao socorrista problemas futuros. Em seguida, a opção que refere-se ao torniquete está sim correta, tendo em vista que a técnica, caso bem empregada, pode ser de grande serventia para controle da hemostasia.
-
podem fazer sem luvas sim... só não é apropriado
-
Já vi questão dizer que tem que usar luvas... Mas pelo que entendi da FCc, não se pode fazer Torniquete, nem tão pouco deixar de comprimir o local, seja com luvas ou não
-
GABARITO B
A realização de primeiros-socorros recomenda a utilização de luvas para contato com sangue, porém na falta desta, não é vedado socorrer a vítima. Torniquetes são utilizados em último caso se o socorrista "leigo" souber utilizá-lo, caso contrário agravará a situação. A compressão no local da hemorragia deve ser feita com gaze ou panos limpos e é de extrema importância.