SóProvas


ID
1071028
Banca
MPE-MG
Órgão
MPE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise as seguintes assertivas, relativas à cultura e ao desporto:

I. O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro- brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional, e a lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais.

II. É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até dez décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, permitindo-se a aplicação desses recursos inclusive para o pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais e serviços de dívida.

III. O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias, reguladas em lei, da justiça desportiva, a qual terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.

IV. A Constituição Federal brasileira prevê expressamente que ficam tombados todos os documentos e os sítios paleontológicos e os detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

Somente é CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Item I CORRETO:

    CF - Art. 215, §1º.


    Item II ERRADO:

    CF - Art. 216, §6º (5%) e veda a aplicação de despesas com pessoal e encargos sociais e serviço da dívida;


    Item III CORRETO:

    CF - Art. 217, §§1º e 2º.


    Item IV ERRADO:

    CF - Art. 216, V e §5º (os sítios paleontológicos não estão tombados expressamente pela CF).

  • Assertiva I - Correta

    "Art. 215. (...)

    § 1º - O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional."


    Assertiva II - Errada

    "Art. 216. (...)

    § 6 º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    I - despesas com pessoal e encargos sociais; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    II - serviço da dívida; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

    III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)"


    Assertiva III - Correta

    "Art. 217. (...)

    § 1º - O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei.

    § 2º - A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final."


    Assertiva IV - Errada

    "Art. 216 (...)

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    (...)

    § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos."




  • O índice de acerto dessa questão se deve somente ao item III '-'. 

    Lógico, o I estar certo ajudava, mas sobrava três assertivas pra eliminar.

    Vejam, o I está correto

    o II- ok, lembrar de três décimos...

    Mas quem seria tão corajoso em vendo duas IV e uma III marcar a IV se não tinha conhecimento do disposto na III? 

    Os sítios paleontológicos dos antigos quilombos NÃO SERÃO TOMBADOS... mas os detentores de reminiscências serão... OLHA O NÍVEL! 

  • Rapaz, em algumas questões o examinador se supera. Querer que o cabra lembre que os sítios paleontológicos não são tombados, no meio da prova e em uma assertiva que faria todo o sentido dentro de um contexto, é foda...

  • Os sítios paleontológicos são áreas que historicamente mostraram-se propícias à formação e preservação de fósseis. Com base nos fósseis coletados em dispersos sítios paleontológicos ao longo do globo, com alguns remontando ao éon arqueano, é possível construir um cenário elaborado da evolução da vida no planeta ao longo de sua existência.

     

    Tem que rir para não chorar kkkkk

     

  • Paleontológicos realmente ficou bem estranho.

    Abraços.

  • questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil dispõe sobre cultura e desporto.

    I- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 215: " (...) § 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. § 2º A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas de alta significação para os diferentes segmentos étnicos nacionais. (...)

    II- Incorreta. O percentual correto é de 0,5%, não de 1%. Além disso, é vedada a aplicação desses recursos no pagamento de despesas com pessoal, encargos sociais e serviço da dívida. Art. 216, §6º: “É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de: I - despesas com pessoal e encargos sociais; II - serviço da dívida; III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados”.

    III- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 217: “ (...) § 1º O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei. § 2º A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final. (...)”.

    IV- Incorreta. Embora os sítios de valor paleontológico sejam patrimônio nacional, não são expressamente tombados pela Constituição. Art. 216, CRFB/88: "Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: (...) V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. (...) § 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos. (...)".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (I e III).