Questão tirada das 5 características de Matos, segue:
O planejamento estratégico apresenta 5 características fundamentais Matos(1999, p.30)
1°- Adaptação a um ambiente mutável.
Confronta-se com a incerteza de suas decisões tomadas por julgamento e não em dados concretos. Engaja uma orientação externa que focaliza as respostas corretas ou adequadas de forças e pressões que estão no lado de fora do ambiente da organização. (RESPOSTA PARA O ITEM III).
2°-É orientado para o futuro.
Como característica tem resposta de tempo como horizonte a longo prazo.
3°-É compreensivo.
A resposta estratégica da organização envolve um comportamento compreensivo, sistêmico e global, a participação das pessoas. Esse planejamento tem que ser acolhido por todos, por que quem realmente faz esse planejamento ser executado, são as pessoas.
4°-É um processo de construção de consenso.
Graças à grande diversidade de interesses e necessidades dos parceiros, sócios e acionistas de uma organização, o planejamento deve oferecer um meio de atender a todos na direção futura que melhor se adapte para que a organização possa alcançar seus objetivos.
Mais é claro, que pra que isso dê certo é necessário aceitação ampla e irrestrita das pessoas envolvidas, só com um acordo entre todos os envolvidos o planejamento estratégico pode ser realizado em todos os níveis da organização. (RESPOSTA PARA O ITEM II)
5°-É uma forma de aprendizagem organizacional.
Por causa do planejamento ele se torna uma tentativa constante de apreender e ajusta-se a um ambiente competitivo, complexo e suscetível a mudanças. (RESPOSTA PARA O ITEM I).
O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do planejamento estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.
Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.
ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03