De acordo com o Guia PMBOK (Quarta edição), um Projeto é "um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária indica um início e um término definidos. (...) Temporário não significa necessariamente de curta duração" (p.11).
a) Nada impede que um serviço público seja prestado por meio de um projeto. Por exemplo, uma campanha de vacinação contra a gripe que tenha prazo de duração.
b) Não há a obrigatoriedade que um projeto se limite a um mandato. Por exemplo, uma obra do PAC que ultrapasse um exercício financeiro e esteja incluída no PPA (a construção de uma hidroelétrica) não necessariamente precisa terminar em um ano, ou em quatro.
c) Rotinas dão a ideia de continuidade. Um projeto tem início, meio e fim.
d) De acordo com o PMBOK (p. 30), a equipe do projeto é "composta por pessoas de grupos diferentes, com conhecimento de um assunto específico ou um conjunto específico de habilidades". Logo a pluralidade de origens da equipe apresentada na alternativa pode ser enquadrada perfeitamente na definição do guia. É o gabarito da questão.
e) A execução de atividades de produção em uma organização não é, em regra, um projeto. Trata-se de uma atividade cotidiana.
Letra D.
Comentário:
Vejamos cada alternativa em busca da correta:
A) Errada. Um projeto pode ser aplicável aos serviços públicos sim.
B) Errada. Um projeto não precisa ter início e fim em um mesmo mandato.
C) Errada. Operações de rotina não constituem projetos, já que eles são temporários e geram resultados exclusivos.
D) Certa. Não há qualquer problema em existirem equipesmultifuncionais em projetos.
E) Errada. Atividades de produção são rotineiras e constantes, não constituindo projetos.
GABARITO: D.
Prof. Carlos Xavier