-
Gabarito E?
Quanto à assertiva I, eu achava que "internalização" era a transformação de conhecimento explícito em tácito. A assertiva fala em "...aquisição do novo conhecimento tácito na prática" o que me parece mais compatível com a transformação de conhecimento tácito em explícito, ou seja, com a "externalização" ou até mesmo tácito-tácito (combinação). Marquei D.
Internalização
É a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas, comunicados e diversos tipos de documentos que estão na empresa.
Ele influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.
Desta forma quando um novo conhecimento é disponibilizado para todos da organização muitos outros indivíduos ampliam ou reformulam o seu conhecimento tácito, ou seja, passam a internalizá-los.
A ´internalização´ pode ser classificada como a forma de obter o conhecimento tácito ou ´know-how´, que deverá ser colocado em documentos visando a facilitar a transferência para outras pessoas.
Fonte: http://imasters.com.br/artigo/10659/gerencia-de-ti/gestao-do-conhecimento-a-espiral-do-conhecimento/
-
Assim como o colega:
Gabarito E? [2]
-
entendi do seguinte modo, na internalização eu crio novos conhecimentos tácitos a partir de conhecimentos explicitos. é como se fosse assim, li o manual, entendi, mas agora vou tentar fazer de uma outra maneira,será que é possível?
-
- LETRA E -
I - Internalização é justamente o aprender fazendo, então há conversão do conhecimento explícito em tácito.
II - Sim, a interação entre o conhecimento tácito e explícito (chamada de espiral do conhecimento) foi graficamente ilustrada por Nonaka e Takeuchi (1997). Essa interação cria uma nova rede de conhecimento, e pode ocorrer na própria organização ou entre organizações diferentes.
III - A conversão do conhecimento deve ocorrer rapidamente porque, nesse contexto de globalização, a informação por si não agrega valor competitivo. A organização tem o desafio de interpretar e lidar com a grande quantidade de informações, utilizando para isso sistemas informatizados. O conhecimento, na era da informação, é visto como um recurso; e a gestão dele envolve novas práticas de aprendizado contínuo, modelos organizacionais, gestão de RH, inovação, criação de sistemas, ferramentas de armazenamento, classificação e processamento de dados.
Avante!
-
Eu tbm entendi da mesma forma que vc, Di Sena. Não concordei da assertiva I estar correta. Mas fazer o que né, não vai adiantar nada discutirmos com a banca. Então vamos avançar!!