-
c) INCORRETA.
CPC 04 – 75. Após o seu reconhecimento
inicial, se permitido legalmente, um ativo intangível pode ser apresentado pelo
seu valor reavaliado, correspondente ao seu valor justo à data da reavaliação.
d) CPC 27 - 35. Quando um item do ativo
imobilizado é reavaliado, a depreciação acumulada na data da reavaliação deve
ser: (b) eliminada contra o valor contábil bruto do ativo, atualizando-se o
valor líquido pelo valor reavaliado do ativo.
GABARITO "c"
-
Apenas a título de conhecimento:
A contabilização de um ativo intangível baseia-se na sua vida útil. Um ativo intangível com vida útil definida deve ser amortizado, enquanto a de um ativo com vida útil indefinida não deve ser amortizado.
-
As que faltam: a) certa. A reavaliação pode ser realizada através da elaboração de um laudo técnico por perito ou entidade especializada, ou ainda através de relatório de avaliação realizado por uma comissão de servidores. O laudo técnico ou relatório de avaliação conterá ao menos, as seguintes informações: a) documentação com a descrição detalhada dos bens; b) a identificação contábil do bem; c) quais foram os critérios e fundamentação; d) vida útil remanescente do bem; e) data de avaliação; e f) a identificação do responsável pela reavaliação.
b) certa. Caso não haja nenhuma evidência disponível para determinar o valor de mercado em um mercado ativo de um item de terrenos e edifícios, o valor justo do item pode ser estabelecido com referência a outros itens com características semelhantes, em circunstâncias e locais semelhantes. Por exemplo, o valor justo de um terreno desocupado do governo que tenha sido mantido por um período em que poucas transformações tenham ocorrido, pode ser estimado tendo como referência o valor de mercado de terreno com características e topologia semelhantes em uma localização semelhante em que haja evidências de mercado disponíveis.
e) certa. Existe um Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que possui um tópico, o 02.09.01, que é o da Reavaliação, que demonstra esta situação específica. Letra C.
-
Resolver questão é na maioria das vezes escolher entre o menos pior ou o mais errado.
Item d) Questão mal formulada que quem estuda já nem se preocupa em criticar, é se conformar e esperar por isso.
CPC 27 dá duas possibilidades distintas. O avaliador preguiçosamente escolhe umas delas como sendo a única forma correta.
Quando um item do ativo imobilizado é reavaliado, a depreciação acumulada na data da reavaliação deve ser:
(a) atualizada proporcionalmente à variação no valor contábil bruto do ativo, para que esse valor, após a reavaliação, seja igual ao valor reavaliado do ativo. Esse método é frequentemente usado quando o ativo é reavaliado por meio da aplicação de índice para determinar o seu custo de reposição.
(b) eliminada contra o valor contábil bruto do ativo, atualizando-se o valor líquido pelo valor reavaliado do ativo. Esse método é frequentemente usado para edifícios.
-
Ta faltando interpretação de texto aí maninho, a questão te pede que "é correto afirmar, exceto:"
É correto afirmar que "a reavaliação de um item do ativo imobilizado implica na eliminação da depreciação acumulada daquele item contra o valor contábil bruto do ativo." ? Com certeza sim. Aqui em nenhum momento tem de ser decidido entre "a menos errada". A afirmativa é exatamente uma das duas hipoteses possíveis, em nenhum momento ele te restringe afirmando que há só essa possibilidade, logo é possivel afirmar.
-
Gabarito: C, porém disco que a alternativa "A" esteja correta, tendo como base o MCASP, página 184:
"A reavaliação pode ser realizada através de ...................................................................................
>>> Elaboração de um laudo técnico por perito ou entidade especializada, ou
>>> Relatório de avaliação realizado por uma comissão de servidores."
.....Tendo como interpretação, o fiel trecho retirado do manual, podemos entender que à comissão de servidores, cabe somente a elaboração de relatório de avaliação¸e o laudo técnico é de competência dos peritos/entidades especializadas.
......Quanto a letra "C", não há duvidas de que fato está incorreta, os únicos ativos intangíveis que não poderão utilizar o método de reavaliação são:
>>> ativos intangíveis que não tenham sido previamente reconhecidos como ativos
>>> Ativos com reconhecimento inicial a valores diferentes do custo.