SóProvas


ID
1072420
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A população de Londres, com 12% da população total do Reino Unido, exige uma pegada ecológica de 21 milhões de hectares ou, simplesmente, toda a terra produtiva do Reino Unido. Em Vancouver, no Canadá, constatou-se que a área exigida para manter o nível de vida da população corresponde a 174 vezes a área de sua própria jurisdição. Um habitante de uma cidade típica da América do Norte tem uma pegada ecológica de 461 hectares, enquanto na Índia a pegada ecológica per capita é de 45 hectares. Assim, o planeta sofre um impacto dez vezes maior quando nasce um bebê no primeiro mundo do que quando nasce um bebê na Índia, na China ou no Paquistão. Um malthusianismo cego, ainda hegemônico nas lides ambientalistas, está infelizmente muito mais preocupado com o controle da população na Índia do que com a injustiça ambiental que sustenta a injusta ordem de poder mundial.


No texto, os autores fazem uma crítica à abordagem malthusiana, que tende a considerar o tamanho da população como o fator principal do impacto sobre os recursos naturais existentes no planeta. Dessa forma, para se entender a atual “crise ambiental”, outros fatores, também importantes, devem ser levados em consideração, a saber,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C
    "A pegada ecológica e a biocapacidade do planeta estão ligadas aos modelos econômicos adotados pelos países e aos padrões de consumo difundidos em escala mundial." (Oficina do estudante)

  • A alternativa (A) está incorreta, pois o tamanho territorial de cada país não está entre os principais fatores responsáveis pela crise ambiental contemporânea. Além disso, existe um conhecimento razoável sobre os recursos naturais de cada região do planeta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois as populações de países desenvolvidos têm alto nível de renda e de desenvolvimento tecnológico.

    A alternativa (C) está correta. Os padrões de consumo adotados em países desenvolvidos e em alguns países em desenvolvimento não são compatíveis com a ideia de desenvolvimento sustentável, uma vez que exigem muito dos recursos naturais renováveis e não renováveis da Terra. Dessa forma, a questão de controle populacional não seria tão relevante porque tem como foco países que consomem muito menos do que as populações de países desenvolvidos.

    A alternativa (D) está incorreta, pois, como está expresso no texto da questão e conforme foi explicado na alternativa acima, o crescimento de populações em países em desenvolvimento não está entre as principais causas dos problemas ambientais atuais. 

    A alternativa (E) está incorreta. Os países têm noção de que os recursos naturais são finitos, e o baixo desenvolvimento técnico-científico de alguns países não explica a precariedade da situação ambiental.