SóProvas



Questões de Impactos e soluções nos meios natural e rural


ID
29617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das transformações globais, nacionais e locais
relacionadas ao desafio do desenvolvimento ambiental
sustentável, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Não é apenas a dimensão do desmatamento em curso na Amazônia que preocupa, mas também os prejuízos à biodiversidade advindos desse desmatamento, bem como o aumento da grilagem de terras públicas.

Alternativas
Comentários
  • O governo federal informou nesta segunda-feira (5) que o desmatamento na Amazônia Legal cairá 11% neste ano, para 6.238 quilômetros quadrados, chegando ao menor nível desde o início desse tipo de mapeamento pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). Esses dados foram apresentados à presidente Dilma Rousseff pelos ministros de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
    Em 2004, o desmatamento chegou a 27 mil km quadrados ao ano. Desde então, segundo o Inpe, há quedas no indicador. A mais baixa até hoje tinha sido a do ano passado: 7 mil.  A queda foi aferida entre agosto de 2010 e julho de 2011, na comparação com igual período anterior. A regiao da Amazônia Legal abrange nove Estados: Acre, Amazonas, Pará,  Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.

    05/12/2011

    Maurício Savarese
    Do UOL Notícias, em Brasília
  • Vale lembrar:

    O termo grilagem vem da descrição de uma prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área de terra. Os papéis falsificados eram colocados em uma caixa com grilos. Com o passar do tempo, a ação dos insetos dava aos documentos uma aparência envelhecida. Assim como na prática com os grilos, a ocupação ilegal de terras públicas continua fundamentada no esforço para fazer documentos falsos parecerem verdadeiros.

    fonte: http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/amazonia1/ameacas_riscos_amazonia/desmatamento_na_amazonia/grilagem_na_amazonia/

  • Gabarito: Certo 

    O grande desafio da Amazônia é conciliar preservação ambiental com as necessárias e fundamentais atividades econômicas da região. A recuperação de áreas degradadas, o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio à agricultura das comunidades indígenas são alguns dos trabalhos desenvolvidos pela EMBRAPA. Essas ações, no entanto, visam superar, ou pelo menos reduzir as explorações agrícolas predatórias e irracionais, que levam ao esgotamento do solo e ao fim da possibilidade de uso dessas terras. No entanto, tratar esse objetivo como recompensa do abandono da prática de derrubada ou queimada da floresta ou da vegetação secundária está errado. 

     A grilagem de terras públicas consistem num grave problema da atualidade, um levantamento recente envolvendo diversos órgãos, como INCRA, INPE e IBAMA levantaram a questão da grilagem de terras na Floresta Amazônica, ou seja, a legalização e ocupação de terras públicas através de falsificação de documentos. 

  • Dessa forma, tanto a questão ambiental, no que se refere à diminuição da biodiversidade, quanto aspectos territoriais são preocupantes na Amazônia. Com isso, a grilagem toma forma, visto que ela é utilizada para tomar terras e, em consequência disso, ser objeto de exploração ilegal.

    Em resumo: No Brasil, grilagem de terras é a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas ou de terceiros, bem como de prédios ou prédios indivisos.

    GABARITO CERTO

  • AMAZÔNIA

    ABRANGÊNCIA

    ➥ Compreende o conjunto de ecossistemas que correspondem à Floresta Amazônica, maior floresta tropical do mundo, e também a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do planeta.

    O bioma Amazônia não é exclusivo do território brasileiro, abrangendo áreas de outros países.

    A produção e a manutenção da elevada biodiversidade amazônica estão ligadas a um ciclo, de ordem anual, de flutuações do nível de alagamento dos rios.

    É considerada uma fronteira de recursos naturais em razão de fatores como biodiversidade, recursos minerais e hídricos e da existência de povos e comunidades tradicionais, sendo detentora da maior população indígena do Brasil.

    • O ambiente natural é o maior atrativo turístico da Amazônia.

    Importante! ☛ O turismo se tornou um importante setor econômico da região.

    A expansão da fronteira econômica no complexo regional da Amazônia desestrutura as formas de subsistência e a cultura das comunidades da região.

    [...]

    DESMATAMENTO

    No bioma amazônico, o desmatamento está associado à expansão da atividade de agricultura e pecuária. Os rios de águas claras nascem e escoam em terrenos arenosos, e os de águas escuras, em cristalinos, com a incorporação de ácidos de decomposição da matéria orgânica.

    [...]

    ENTIDADES PROTETORAS

    O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o qual é uma autarquia (Federal) em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integrada ao Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

    Obras em portos fluviais justificam-se pela importância dos rios para o transporte na Amazônia.

    [...]

    PROBLEMAS

    A Amazônia está passando por conflitos entre os diversos atores que compõem o espaço agrário (a exemplo da situação dramática observada no sudeste do Pará). E também, há um desperdício de recursos naturais e da biodiversidade na região.

    [...]

    BIOMA AMAZÔNICO

    É detentor da maior população indígena do Brasil;

    É considerado uma fronteira de recursos naturais;

    Dispõe de empresas aéreas regionais.

    Compreende um conjunto de ecossistemas;

    Abrange a Floresta e a Bacia Amazônica;

    Não é exclusivo do território brasileiro;

    A produção e manutenção de sua biodiversidade estão ligadas a um ciclo anual;

    A agricultura e a pecuária são os principais causadores de desmatamento na região.

    ____________

    Fontes: Alunos do Projetos Missão; Colegas do QC; Questões da CESPE.

  • Questão de 2008, porém mais atual impossível...

    Ainda persistem todos estes problemas mencionados.


ID
36847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida
pela UNESCO em 1991, é a da Mata Atlântica, cuja área é de
350 mil km2.

Acerca das características desse bioma e da
utilização de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens
subsequentes.

O conceito de reserva tem sido internacionalmente adotado, como forma de se destacar a necessidade de conservação, recuperação, desenvolvimento sustentável e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida.

Alternativas
Comentários
  • Com o ultimo relatorio da ONU,que constatou-se o aumento do aquecimento global e tendo isso como consequecia devido a devastação das grandes florestas devido a especulação comercial de madeiras e do mercado imobiliario,fez com que países inciassem ou melhorasse suas campanhas de manuntenção do meio-ambiente,e uma das alternativas de preservação no mercado globalizado é a Biosustentabilidade,que interfere nos processor urbanos,comercias e melhoria de estruturas sociais!
  • RS regulamenta reservas particulares de preservação ambiental
    fonte: http://blog.observatorioambiental.com.br/2009/07/23/rs-regulamenta-reservas-particulares-de-preservacao-ambiental/ em 23 de Julho de 2009

    Foi assinado hoje (23) o decreto que regulamenta a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no Rio Grande do Sul. As RPPNs são áreas de conservação da natureza em terras privadas e, depois de estabelecidas, passam a fazer parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC). O estado conta atualmente com 23 Unidades de Conservação públicas. A criação de RPPNs não acarreta em perda do direito de propriedade. No entanto, elas têm caráter perpétuo, conforme o Decreto federal nº 1.922/96.

    O principal objetivo é a conservação da diversidade biológica. São permitidas atividades de cunho científico, cultural, educacional, recreativo e de lazer. As restrições de uso visam assegurar a conservação do meio ambiente na área.

    Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, que apresentou o decreto estadual hoje para imprensa, no Palácio Piratini, será possível incluir as Áreas de Preservação Permanente (APPs) nas RPPNs, “desde que representem ganho ao meio ambiente”. Os projetos devem ser analisados pelos órgãos estaduais competentes para obterm o aval.

    O proprietário da área poderá solicitar ao INCRA a isenção do Imposto Territorial Rural (ITR) sobre a parte delimitada como RPPN. Entre as vantagens, Berfran citou a prioridade na análise dos projetos pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA); preferência na análise de pedidos de concessão de crédito agrícola junto às instituições oficiais de crédito, além de obter cooperação com entidades privadas e públicas na proteção, gestão e manejo da RPPN.

    O Plano de Manejo, que estabelece as regras de usos das reservas, fica a cargo do proprietário do local. Conforme esse plano, a RPPN pode explorar economicamente atividades como, por exemplo, o turismo ecológico.
  • CERTO

  • CERTO

    A UNESCO lançou, em 1970, o "Programa Homem e Biosfera", com o objetivo de organizar uma rede de áreas protegidas, designadas Reservas da Biosfera, que representam os diferentes ecossistemas do globo e cujos países proponentes se responsabilizam em manter e desenvolver.

    As Reservas Mundiais da Biosfera possuem três funções básicas:

    • conservação das paisagens, ecossistemas e espécies;

    • desenvolvimento econômico e humano que seja cultural, social e ecologicamente sustentável;

    • logística, que dê suporte para pesquisas, monitoramento e educação.


ID
36850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida
pela UNESCO em 1991, é a da Mata Atlântica, cuja área é de
350 mil km2.

Acerca das características desse bioma e da
utilização de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens
subsequentes.

Embora apresentem características comuns - como a densidade da cobertura vegetal e a grande biodiversidade - o bioma amazônico e a Mata Atlântica distinguem-se quanto à pluviosidade, uma vez que os índices pluviométricos daquele são muito superiores aos desta.

Alternativas
Comentários
  • Não há uma grande diferença de pluviosidade entre as duas florestas.
  • Complementando o cometário do Daniel!!! até porque ambas são Florestas ou vestigio de florestas Tropicaís onde a pluviometria é intensa!!!
  • Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.
  • Concordo com o colega Daniel, e vou além, a assertiva é DÚBIA pois os biomas são geograficamente muito amplos e as chuvas podem variar dentro de sua área de influência. Não creio que seja correto afirmar textualmente que em um dos bioma chove mais do que em outro (sem informações adicionais). Afinal, o índice pluviométrico da Mata Atlântica também é bastante alto.

    Basta lembrar do "apelido" da praia de "Ubachuva".

    Creio que a CESPE fez das suas mais uma vez.

    Na minha opinião a questão está ERRADA.
  • Mas a questão é errada. Não tem grande diferença!!!
  • Isso. Errada. Achei essa informação no site http://www.tomdamata.org.br/mata/chuvasmatas.asp:

    "A Mata Atlântica apresenta os maiores índices pluviométricos do país. Ou seja, chove muito nas áreas ocupadas por ela. Chove em quantidades maiores do que na região amazônica, onde a vegetação é bem mais abundante.

    Em toda a faixa coberta pela Mata Atlântica, os índices pluviométricos variam, de uma região para a outra, entre 1.000mm/ano no Nordeste e 2.000mm/ano, no Sul. E, em alguns pontos, atingem as mais altas marcas do país, como nas proximidades de Paranapiacaba (SP) - 4.457,8mm/ano. Ou os menores, como nos vales dos rios Jequitinhonha e Doce (MG) - 900mm/ano".
  • A minha teoria para responder essa questão errada, foi que eu considerei que as duas tem praticamente o mesmo processo de chuva e sem falar que ambas tem a ajuda das plantas para isso. Esse foi meu conceito.

  • Levei em conta a dimensão... achei que o fenômeno da evapotranspiração da floresta amazônica era maior ocasionando medias mais elevadas de chuvas


  • Nestes tipos de florestas, tanto a Amazonica quanto a Atlantica, elas só existem pq ha alta pluviosidade; e não há alta pluviosidade pq existe uma floresta.

  • Em inglês, os dois biomas seriam chamados de rainforest -- eu acho

  • São parecidos

  • ERRADA

    Mas não porque chove mais na Mata Atlântica, até porque chove mais na Amazônia.

    Mata Atlântica apresenta um alto índice pluviométrico e, em média, estes valores variam entre 1.800 e 3.600 mm/ano, podendo chegar à 4.000 mm/ano, como é o caso de Paranapiacaba (SP).

    Fonte: http://143.107.244.86/ecosteiros/textos_educ/mata/agua/agua.htm - Acesso em: 28/04/2020

    A Região Amazônica é uma das mais extensas áreas quentes e úmidas do Planeta, com índices pluviométricos em torno dos 2300 mm/ano, em média, e de até 5000 mm/ano em seu setor ocidental.

    Fonte: https://journals.openedition.org/confins/11580?lang=pt - Acesso em: 28/04/2020

    A amazônia está contida no clima equatorial o de maior pluviosidade e umidade do mundo, já a Mata Atlântica está contida no clima tropical úmido, que apesar de ser bastante úmido, tem menor umidade que a amazônia.

    Na verdade está questão deveria está CORRETA, mas para se considerar ERRADA, eu lavaria em conta a diferença que existe entre as coberturas vegetais, apesar de ambas serem densas, a cobertura vegetal da Amazônia ocupa quase 45% do Território Nacional e quase de forma contínua. Já a Mata Atlântica, não cobre 10% do Território e hoje se apresenta em condições bem espaçada em virtude do desmatamento.

  • ;-( difícil

    O bioma Amazônico e a Mata Atlântica apresentam características comuns como florestas densas, grande biodiversidade e elevados índices pluviométricos anuais. A precipitação média anual no bioma Amazônico é maior do que na Mata Atlântica, mas não é, como diz a questão, muito superior.

    estratégia

  • A diferença está no solo. Amazônia tem um processo de lavagem do solo chamado de "lixiviação"; a mata atlântica possue o solo massapê, ótimo para o plantio.
  • geografia é coisa do diachoooooooooooooooooooo so pode.


ID
36856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das reservas da biosfera existentes no Brasil, reconhecida
pela UNESCO em 1991, é a da Mata Atlântica, cuja área é de
350 mil km2.

Acerca das características desse bioma e da
utilização de reservas da biosfera, julgue (C ou E) os itens
subsequentes.

No Brasil, a política ambiental está voltada para a proteção legal de florestas tropicais e de outros biomas, incluindo-se áreas de grande interesse ecológico, como as chamadas paisagens de exceção, de que o Pantanal é exemplo.

Alternativas
Comentários
  • A politica de proteção ambiental,toma um grande cuidado com um dos biomas mas completos do planeta e mesmo além da mata atlâtica do Pantanal a Amazônia legal tmb entra neste projeto!
  • Item correto.

    O termo "paisagem de exceção" refere-se a áreas que se diferenciam das demais que estão em seu entorno, seja por fatores climáticos, hidrológicos, dentre outros.

    O geógrafo Aziz Ab'Sáber escreveu o livro Brasil: Paisagens de exceção que pode ser consultado no google books, no endereço eletrônico abaixo: 

    http://books.google.com.br/books?id=QdN-SG-7NX4C&printsec=frontcover&dq=paisagens+de+exce%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&ei=g_l_TZztNMj0gAegkI2FCA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDEQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false .

    O Pantanal é um exemplo de paisagem de exceção.
  • Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. 

    GAB - C

  • A Política de proteção anda certinha com nosso querido Ministro Salles... certinha a questão : (


ID
83836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Amazônia que você aprendeu na escola não existe
mais. Hoje, você procura uma aldeia de índios e encontra uma
fábrica ou uma fazenda moderna. Onde só tinha mato 10
anos atrás, agora você pode ser atropelado.

A partir das idéias do texto acima, julgue os seguintes
itens.

Atualmente, ações como a demarcação de á reas de preserv ação ambiental e a implantação de projetos de exp loração econômica e ecologicamente viáveis na região comprovam a completa mudan ça na postura governamental e na iniciativa privada em relação ao que ocorria no passado na região amazônica

Alternativas
Comentários
  •  

    Não se pode afirmar que há uma “completa mudança na postura governamental e na iniciativa privada” com relação à Amazônia. Percebem-se sim resistências nos âmbitos governamental e privado a uma nova postura mais voltada ao desenvolvimento sustentável da macro-região. No entanto, há hodiernamente um movimento com avanços e recuos no sentido de uma postura mais voltada à sustentabilidade com relação à referida região. Essa postura é fruto de pressões nacionais e internacionais – de grande relevância é a sociedade civil organizada nesse processo.

  • Observem que a questão é de 2004.
  • Casca de banana: "a completa mudança"...
  • O que entrega que a questão está errada é a palavra “completa”, como se o Brasil tivesse, ao longo dos anos, mudado completamente a sua relação com questões ambientais.

    O nosso país, é sempre bom ressaltar, sediou a Eco-92, uma das mais importantes cúpulas ambientais do planeta, e é referência em conservação do meio ambiente. Apesar das nossas inúmeras dificuldades no tema.

    Observe ainda que se trata de uma questão de 2004.

    Resposta: Errado


ID
86953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A consciência ecológica desenvolvida nas últimas décadas trouxe
novos desafios para as políticas e medidas a serem estabelecidas
no Brasil. O desempenho ambiental do país tem fortes
implicações em suas relações internacionais. Acerca desse tema,
julgue os itens que se seguem.

O disciplinamento, o uso racional da terra e o estabelecimento de limites territoriais são elementos significativos nas medidas de conservação da biodiversidade brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Isso é resultado da política ambiental divulgada pelas organizações internacionais e encampada pelo Brasil. Exemplo dessa novapostura brasileira pode ser observada no advento da Rio-92
  • significativos? não concordo.

  • Não entendi. Significativos?

  • isso tem impactos significativos?? sim, tem; É EFETIVO? nao


ID
103093
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação à questão ambiental internacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    Segundo Carl Sagan desde que o homem começou a controlar o fogo que ele provoca alteração continuas e substanciais na atmosfera e nos ecosistemas. No entanto com a Revolução Industrial o potencial destrutivo aumentou .

    As primeiras organizações sociais voltadas para a Problemática Ambiental surgiram em meados do século XIX, a maior parte buscava impor padrões de gestão de recursos naturais de modo a evitar que seu esgotamento trouxesse ruína econômica de comunidades inteiras. Nesta perspectiva foi assinado em 1902, em Paris, uma convenção internacional estabelecendo medidas de proteção aos pássaros úteis a agricultura.

    Em 1933, foi assinada em Londres a Convenção para a conservação da Floresta em seu Estado Natural, documento no qual as potências coloniais se comprometiam a coibir a caça predatória no Continente Africano.


     

  • Realmente, a alternativa C tem uma cruel pegadinha pelo fato da Conf. de Estocolmo (72) não ter contado com a presença maciça de chefes de Estado.
    "A diferença entre 1992 e 1972 (quando teve lugar a Conferência de Estocolmo) pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estado, fator indicativo da importância atribuída à questão ambiental no início da década de 1990". Wikipédia, sobre a ECO 92
    W  Wikipedia   W
  • sobre os itens errados:

    B) Tratado Antártico, assinado em 1959, não tratou, inicialmente, de questões ambientais. O objetivo era apenas a cooperação internacional, com liberdade de exploração científica no continente. A questão ambiental só será tratada em 1991, com a aprovação do Protocolo sobre Proteção Ambiental para o Tratado da Antártica. Além disso, a ONU não teve papel central na mediação do referido acordo. O depositário do tratado atualmente é os EUA.

    C) Como os colegas já destacaram, não houve grande participação de chefes de Estado

    D) Malthus diz o contrário do que está no item: a oferta de alimentos cresce em escala menor que a demanda

    E) Fundo Mundial para o Meio Ambiente: PNUMA, Banco Mundial e PNUD administram conjuntamente o fundo. O PNUMA não perdeu autonomia com a criação do Fundo, nem a supervisão do mesmo é feita apenas pelo Banco Mundial.
  • Na verdade, o que está errado na alternativa C é houve uma proposta de CONTROLE DE NATALIDADE SEVERO, E NÃO apenas um Planejamento Familar.
  • LETRA B: Incorreto. 
    O Tratado Antártico, firmado efetivamente em 1959, não tem cunho ambiental. Seu propósito era deter as pretensões territoriais relativas ao continente ao mesmo tempo que permitia e regulamentava a exploração científica. A organização por trás das negociações do tratado não foi a ONU, mas o Conselho Internacional da União Científica. O Brasil aderiu ao tratado apenas em 1975, e em 1984 inaugurou a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

     

    LETRA C: Incorreto. 
    A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (UNCHE), ou a Conferência de Estocolmo, é um marco internacional para a inclusão da temática ambiental na pauta de interesse mundial, sendo a primeira conferência multilateral sobre o meio ambiente, com a presença de 103 países, mas com pouquíssimos chefes de Estado. Nos anos 1950, a FAO promoveu duas conferências para discutir o uso do solo que indiretamente trataram do meio ambiente, e a UNESCO, em 1968, realizou uma Conferência Internacional de Especialistas em Biosfera, na qual se reconheceu a interdependência entre a sociedade humana e os sistemas naturais da Terra. Contudo, foi em Estocolmo que o debate internacional sobre o meio ambiente contou com a presença maciça dos Estados.

     

    LETRA D: Incorreto. 
    Malthus argumenta justamente o contrário, sendo um dos primeiros, ainda no século XVII, a propor a adoção de uma política de controle de natalidade, pois temia que o crescimento populacional não fosse acompanhado por um aumento da produção de alimentos. O Clube de Roma, criado em 1968 por cientistas, políticos e membros da sociedade civil, assumiu como sua principal bandeira o congelamento do crescimento demográfico e do capital industrial do planeta a fim de preservar o bem estar de todos. Essa tese foi severamente criticada por teóricos de países em desenvolvimento, que viam nela uma retórica ecologista que buscava limitar o crescimento do chamado terceiro mundo.

     

    LETRA E: Incorreto.
    O Fundo Mundial para o Meio Ambiente em nada atrapalhou os trabalhos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Ao contrário, junto com o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o PNUMA é um dos três administradores do Fundo, que, formado por mais de 150 países, é um mecanismo financeiro internacional voltado para a preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • LETRA A: Correto. 


    Antes da Convenção de Londres, houve diversas outras tentativas de regulamentar a ação humana sobre o meio ambiente, mas a Convenção de 1900 é uma das mais significativas por sua abrangência, assim como a Convenção de 1911 entre onze países sobre a preservação e proteção das focas, considerada por muitos o primeiro caso bem-sucedido de proteção internacional de um animal. Vale ainda ressaltar a dificuldade em estabelecer o início da preocupação ambiental dos homens, visto que, desde os tempos da antiga Babilônia e passando pela Revolução Industrial, percebe-se um interesse pela proteção ambiental, porém a questão normativa só começou a se materializar de forma cada vez mais internacional a partir do final do século XIX e início do século XX.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE. 


ID
108559
Banca
FCC
Órgão
SEAD-AP
Ano
2002
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Estado do Amapá possui nove Unidades de Conservação que representam 18,8% da área total do Estado. Em qual das unidades citadas abaixo é permitido o uso sustentável dos recursos?

Alternativas
Comentários
  • Entre as opções da questão, somente a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru permite o uso sustentável de recursos, de acordo com a L 9985/2000

    Art. 14. Constituem o Grupo das Unidades de Uso Sustentável as seguintes categorias de unidade de conservação: I - Área de Proteção Ambiental; II - Área de Relevante Interesse Ecológico; III - Floresta Nacional; IV - Reserva Extrativista; V - Reserva de Fauna; VI – Reserva de Desenvolvimento Sustentável; e VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

    Art. 20. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável é uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.(Regulamento)

    § 5o As atividades desenvolvidas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável obedecerão às seguintes condições:

    IV - é admitida a exploração de componentes dos ecossistemas naturais em regime de manejo sustentável e a substituição da cobertura vegetal por espécies cultiváveis, desde que sujeitas ao zoneamento, às limitações legais e ao Plano de Manejo da área.

    § 6o O Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável definirá as zonas de proteção integral, de uso sustentável e de amortecimento e corredores ecológicos, e será aprovado pelo Conselho Deliberativo da unidade.
  • Não DESISTA!!!

  • hoje em dia são 19, certo?


ID
204106
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O modelo de desenvolvimento capitalista, no cenário mundial, tem ocasionado uma série de impactos ambientais. Dentre eles está o aquecimento global, com a utilização de fontes de energia, como o carvão e petróleo, principais emissores do dióxido de carbono (CO2) que acelera o efeito-estufa do planeta.
Os países buscam fontes alternativas de energia de acordo com as suas características geográficas como ocorre, por exemplo:

I. Na Dinamarca e Alemanha onde grande parte da energia é eólica, produzida pelos ventos.

II. Na Islândia com as usinas geotérmicas, onde as atividades vulcânicas são utilizadas como fonte de calor.

III. No Japão, que é pobre em combustíveis fósseis por isso, utiliza fontes alternativas como as marés.

IV. Na França, onde os extensos rios são utilizados para a construção de hidrelétricas.

Estão corretas as alternativas:

Alternativas
Comentários
  • Correta: letra C

    O item IV está incorreto, pois a principal fonte de produção de energia da França não é hidrelétrica e sim nuclear.
    Para se ter uma ideia, no ano de 2010 a energia nuclear representou 74% de toda energia produzida na França.

    Fonte: UOL notícias

ID
242593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que diz respeito à ecologia de paisagem, julgue o item a seguir.

As fronteiras das comunidades fechadas, unidades ecológicas fechadas com fronteiras definidas, denominam-se ecótono.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  O ecótono é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Nessa área de transição encontra-se grande número de espécies. Por essa razão, opta-se pela alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.

    Bons estudos!

  • O problema aí foi que usaram o termo "fronteiras definidas", o que é incorreto, pois o ecótono realmente é uma fronteira  entre duas comunidades, mas é uma fronteira de transição, portanto gradativa e não definida.
  • Ecótono é a região de transição entre duas ou mais comunidades/ecossistemas. Nesta área de transição ha grande número de espécies. Logo, ha muitos nichos ecológicos. Como exemplo ha a mata dos cocais, entre amazonia e caatinga


ID
242635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O planejamento territorial das áreas metropolitanas tem sido um
recente objeto de preocupação dos governos. A respeito desse
assunto, julgue o item a seguir.

O objetivo do planejamento é distribuir os usos da terra em função de características próprias de cada área, sem que se promovam modificações no meio natural.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do planejamento é distribuir os usos da terra em função de características próprias de cada área, sem que se promovam modificações no meio natural.

    Acredito que o erro esteja aí, pois o processo de Urbanização irá promover modificações no meio natural de qualquer forma. O ideal seria minimizá-las.
  • Os principais objetivos do planejamento são:
    · Manutenção do meio ambiente, e recuperação de zonas danificadas.
    · Criação de espaços livres protegidos e reservas naturais.
    · Manutenção das zonas agrícolas.
    · Cuidado especial com as áreas de montanha
    · Manejo sustentável dos recursos hídricos
    · Estímulo e criação de centros de conhecimento a todos os níveis
    · Participação cidadã na elaboração dos planos.

    QUESTÃO ERRADA.
  • A intenção do planejamento é promover modificações de forma ordenada no espaço, minimizando os impactos ao meio natural.

  • O objetivo do planejamento é distribuir os usos da terra em função de características próprias de cada área, havendo modificação com sustentabilidade.


ID
242692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

Segundo o princípio da transversalidade, deve-se criar uma disciplina específica para abordar todos os assuntos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Princípio da transversalidade: A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade). A escola vista por esse enfoque, deve possuir uma visão mais ampla, acabando com a fragmentação do conhecimento, pois somente assim se apossará de uma cultura interdisciplinar. A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de trabalhar o conhecimento que buscam reintegração de procedimentos acadêmicos, que ficaram isolados uns dos outros pelo método disciplinar. Necessário se torna uma visão mais adequada e abrangente da realidade, que muitas vezes se nos apresenta de maneira fragmentada.Através dessa ênfase poderemos intervir na realidade para transformá-la. 

    O destacado em roxo mostra que o objetivo da transversalidade é integrar, dimimuir a fragmentação.
    O erro da questão é dizer que a transversalidade objetiva criar mais uma disciplina específica (fragmentar o conhecimento)

ID
242695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

As atividades de extensão ambiental têm por objetivo disseminar, para diversos setores da sociedade, os conhecimentos e as experiências produzidos pelas instituições de pesquisa, de controle e de promoção ambiental.

Alternativas
Comentários

ID
242698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito de educação ambiental, julgue o item subsequente.

A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • A questão: "A conscientização da sociedade acerca da importância da natureza como parte do sistema ambiental deve ser o único foco das ações de educação ambiental."
    O erro: afirmar que é o único foco. Na verdade a educação ambiental é um projeto amplo, multidisciplinar, multifocal. Para auxiliar nessa compreensão consulte: 

    "O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser  acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano" fonte: http://www.scielo.br/pdf/cp/n118/16834.pdf

    Art. 1º Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. fonte: L9795/99 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm)

     
  • o único foco é sacanagem... né. Errado

  • Podemos definir essa questão errada pelo seguinte fato que, não e o único foco esse termo esta errado.


ID
242701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Para os economistas ambientais, não há problema de escassez absoluta de recursos naturais, e sim de escassez relativa. Portanto, desse ponto de vista, admite-se que determinados tipos de recursos possam se esgotar temporariamente.

Alternativas
Comentários
  • Não entendo como pode não haver problema de escassez absoluta de recursos naturais.

  • Eu também não entendo!

  • A questão Cespe - desse ponto de vista ,admite-se que (atenção a afirmativa) "DETERMINADOS tipos de recursos possam se esgotar TEMPORARIAMENTE."

  • Também não entendi...

  • Esse é o tipo de questão que eu certamente recorreria.

  • Infelizmente questão mal elaborada. "Escassez em hipótese alguma pode ser sustentada" 

  • É preciso diferenciar economia ambiental de economia ecológica.

    A economia ambiental tem como base a economia neoclássica, reconhecendo que existe imperfeições no mercado que é necessário corrigir. Suas receitas estão baseadas na eficiência alocativa do mercado e as possibilidades de mudança tecnológica que substitua recursos não renováveis por recursos renováveis.

    Para a economia ecológica, a procura de soluções para o problema ambiental passa por mudanças no padrão de consumo que levem ao não consumo de recursos ambientais e naturais porque existe um problema de escassez absoluta. A economia ecológica nega a validade do mercado como ferramenta para a preservação dos bens ambientais. Assim ela transcende da sua esfera até outras ciências para entender melhor os limites da sustentabilidade

  •  Na década de 1970, em decorrência dos problemas de poluição sofridos pelos moradores de grandes cidades de países desenvolvidos, economistas passaram a se dedicar à questão ambiental, formulando, a princípio, propostas baseadas em políticas de controle e, posteriormente, no desenvolvimento tecnológico.

       Quando se trata da utilização de recursos naturais, esses economistas ambientais defendem a ideia de escassez relativa. Para eles, dado que existem recursos renováveis e recursos não-renováveis, mediante o desenvolvimento tecnológico, é possível substituir recursos não renováveis pelos renováveis.

       É necessário mencionar que esta confiança no desenvolvimento tecnológico deve-se ao fato de que, em muitos casos, pode-se comprovar que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos, fazendo com que sua utilização seja menor.
     A afirmativa está correta.


  • E os recursos NÃO renováveis?????

  • O item está CERTO.

    Vamos diferenciar os dois conceitos:

    Escassez absoluta: se refere ao esgotamento propriamente dito do estoque de recursos, ou seja, a indisponibilidade destes recursos.

    Escassez relativa: refere-se aos padrões insustentáveis de produção e consumo, que atuam como fatores limitantes do esgotamento, ou seja, os nível de oferta do bem é inferior ao nível de consumo.

    Os economistas ambientais estão preocupados com a questão de escassez relativa dos recursos naturais, pois, segundo eles, os padrões de consumo podem ser insustentáveis, dado que a oferta de recursos é limitada e finita em determinado período de tempo.

    No longo prazo, a natureza pode se renovar ou o padrão de consumo se adaptar à oferta do recurso natural, minimizando o problema da escassez relativa.

  •  Na década de 1970, em decorrência dos problemas de poluição sofridos pelos moradores de grandes cidades de países desenvolvidos, economistas passaram a se dedicar à questão ambiental, formulando, a princípio, propostas baseadas em políticas de controle e, posteriormente, no desenvolvimento tecnológico.

      Quando se trata da utilização de recursos naturais, esses economistas ambientais defendem a ideia de escassez relativa. Para eles, dado que existem recursos renováveis e recursos não-renováveis, mediante o desenvolvimento tecnológico, é possível substituir recursos não renováveis pelos renováveis.

      É necessário mencionar que esta confiança no desenvolvimento tecnológico deve-se ao fato de que, em muitos casos, pode-se comprovar que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos, fazendo com que sua utilização seja menor.

    G: CORRETO


ID
242704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Os problemas ambientais são controlados porque os seus custos são internalizados pelo mercado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Diz a questão: "Os problemas ambientais são controlados porque os seus custos são internalizados pelo mercado."
    Na verdade ocorre o contrário: Os problemas ambientais saem de controle porque seus custos não são internalizados pelo mercado.

    Por ex.: o passivo ambiental de uma mineradora. Após a total exploração do minério de uma área, a mineradora poderia fazer a recuperação ambiental da área, recompondo as camadas de solo originais, a cobertura de solo original, topografia, vegetação e cursos d'água originais. Porém obviamente isso implica custos (equipamentos, combustíveis, pessoas e seus salários durante todo o tempo necessário para a recomposição da área).

    Então a mineradora faz uma recuperação "mais ou menos". Enche a antiga cava de mineração de água, criando um lago artificial e pronto, dá por encerrada as atividades na área. Dessa forma maximiza os lucros da mineração enquanto minimiza os custos de recuperação.
  • O EERRO ESTA EM ,.SÃO CONTROLADOS
  • Só para complementar, na atual reunião do rio mais 20, a president Dilma colocou em pauta o fato de ações de preservação serem contabilizadas no relatório contábil da empresa, com isso facilitaria a fiscalização do estado em relação a preservação.
  • Parei de ler nos "são controlados" e corri pro abraço hehe.


ID
242707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

De acordo com os fundamentos da economia ambiental, os recursos naturais não são finitos, portanto, a impossibilidade de se manter, no futuro, o ritmo das atividades produtivas não causa preocupação.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,
    Por que esta questão está correta?
    Grata
  • Também não entendi por que ela estaria correta.
  • Questão totalmente errada na minha opinião.Os recursos naturais SÃO finitos e seu atual nível de aproveitamento demanda preocupação global quanto ao futuro.
  • CERTA

    Em economia, quando estudamos os recursos naturais, prevalecem duas correntes metodológicas.
    1. Economia Ambiental
    2. Economia Ecológica
    Para a primeira, os recursos naturais são infinitos, ao contrário da segunda.
  • não são finitos = são infinitos...


  • Deve-se analisar a questão sob aspectos de economia ambiental e ecológica, dessa forma exige-se uma interpretação baseadas nas duas metodologias e não sobre o senso comum do que é finito ou infinito.  

  • Para os economistas ambientais, quando se trata de utilização de recursos naturais, eles acreditam na ideia de escassez relativa. Por meio do avanço tecnológico, é possível substituir recursos não-renováveis e por isso, não há necessidade de se preocupar com a sustentabilidade do ritmo de produção.
    A resposta está correta. 


  • Gab. CORRETO


    Essa é quase uma "continuação" da questão Q80898: "Para os economistas ambientais, não há problema de escassez absoluta de recursos naturais, e sim de escassez relativa. Portanto, desse ponto de vista, admite-se que determinados tipos de recursos possam se esgotar temporariamente. Gab. Certo"


    Isso porque os economistas ambientais acreditam que com o avanço tecnológico, é possível substituir recursos não-renováveis por renováveis e portanto não é preciso se preocupar em manter o ritmo das atividades produtivas já que as novas tecnologias permitem uma utilização cada vez mais eficiente dos recursos. 

  • Boa questão! Fiz uma lida rápida e marquei errado, mas os comentários dos colegas me ajudaram a compreender bem o enunciado.

    Questão boa pra eliminar candidato, como mostra as estatísticas dela.

  • Princípios da Economia Ambiental • Recursos naturais são infinitos; • Os recursos naturais são parte da função de custo de qualquer produto; • Busca da alocação ótima de recursos; • Mercado livre;

     

    Fundamentos da Economia Ecológica A Economia Ecológica apresenta duas diferenças fundamentais com a Economia Ambiental, apresentada anteriormente: - Considera os recursos naturais finitos; - Além da melhor alocação econômica, também se preocupa com a distribuição justa dos recursos naturais;

     

     

  • CESPE sendo CESPE

  • Questão interessante!

  • Economia Ambiental... Poderia ter uma nomenclatura melhor pra caracterizar isso né...

  • essa com certeza eu não deixaria em branco, e certamente erraria.

  • Como assim, Certo? Que absurdo! Seguindo nessa linha, a próxima questão afirmará que a terra é plana , de acordo com alguns fundamentos. Arrgggg..... ninguém merece....


ID
242710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de economia ambiental, julgue o item a seguir.

Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o real valor dos recursos naturais a serem comercializados no mercado.

Alternativas
Comentários
  • Vale apontar que a economia neoclássica, ao compreender os valores ambientais apenas e exclusivamente por meio das preferências/utilidades dos indivíduos, torna-os "econômicos" por esta via, e acaba por tratar a Questão Ambiental a partir da dicotomia entre valores "de mercado vs. não-mercado", e não entre valores "econômicos vs. não econômicos", pois para ela todo valor é sempre econômico no sentido estrito.

    RESPOSTA ERRADA

    AMAZONA, Maurício de Carvalho. Valor ambiental em uma perspectiva heterodoxa institucional-ecológica: an institutional-ecological heterodox perspective. Econ. soc. [online]. 2009, vol.18, n.1, pp. 183-212. ISSN 0104-0618.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-06182009000100006.

  • Reforçando o que o colega comentou, não existe uma classificação universalmente aceita sobre essas técnicas de valoração. Há diversos métodos de valoração, cada qual com uma particularidade.
  • Gabarito: errado..

    Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o real valor dos recursos naturais a serem comercializados no mercado.

    Forçou a amizade, é uma estimativa e nunca seu real valor.

  • Os métodos neoclássicos de valoração econômica ambiental são mecanismos eficazes para mensurar o valor dos recursos naturais comercializados no mercado, e não de mensurar o valor real. Ou seja, fazem uma análise do que já foi comercializado para estipular um valor atualizado do recurso.

    Resposta: Errado


ID
242713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

A reprodução de espécimes mantidos em cativeiro domiciliar, como animais de estimação, deve ser incentivada para posterior soltura das crias na natureza.

Alternativas
Comentários
  • O animal não vai se Adaptar ao seu habitá natural depois do contato humano sera dificil
  • O ser humano estraga o animal.

  • mantidos em cativeiro... contra princípios ambientais.

  • Se nem a gente quer socializar com os humanos, imagina os animais.


ID
242716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

É permitido aos jardins zoológicos comercializar animais da fauna indígena a eles destinados após apreensão.

Alternativas
Comentários
  • comercializar? não né José...


ID
242719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

A identificação dos animais encontrados nos locais de depósito é necessária para a aplicação de multas.

Alternativas

ID
242722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

De acordo com a legislação, qualquer animal saudável apreendido, sem lesões que possam dificultar sua sobrevivência ou adaptação à vida livre, deve ser devolvido imediatamente à natureza.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.514, DE 22 DE JULHO DE 2008.

    Vigência

    Dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações, e dá outras providências.


    Art. 107.  Após a apreensão, a autoridade competente, levando-se em conta a natureza dos bens e animais apreendidos e considerando o risco de perecimento, procederá da seguinte forma:
    [...]
    § 5o  A libertação dos animais da fauna silvestre em seu hábitat natural deverá observar os critérios técnicos previamente estabelecidos pelo órgão ou entidade ambiental competente

    RESPOSTA ERRADA
  • o erro da questão está em dizer que "QUALQUER ANIMAL, .., DEVE SER DEVOLVIDO À NATUREZA"

  • só se ele puder ser devolvido..já um animal que não "sabe" como se virar na floresta porque nasceu em cativeiro, se solto, mesmo que sem lesão, vai padecer de fome e por predadores rapidamente...

  • essa questão é para animal mesmo kkkkkkk

  •  qualquer = antena ligada!


ID
242725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos
Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal, com apoio do
Instituto Chico Mendes, deflagraram operação que desmantelou
uma das maiores organizações de tráfico de animais silvestres do
país. Foram cumpridos diversos mandados de prisão e de busca e
apreensão nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina, e
também no exterior, com apoio da Interpol. No estado do Paraná,
até o momento, foram apreendidos mais de mil animais nativos do
Brasil e exóticos provenientes de diferentes partes do mundo, a
grande maioria deles passeriformes e psitacídeos. O local de apanha
ou captura dos animais é desconhecido. Multas já foram aplicadas
pelo IBAMA, porém tanto os valores das multas como o número de
apreensões deverão crescer, uma vez que os procedimentos
referentes aos maiores depósitos ilegais ainda não foram
concluídos. Em alguns dos locais de depósito utilizados pela
quadrilha e estourados durante a operação, há milhares de animais
em cativeiro que precisam ser identificados. Os números finais
somente serão conhecidos quando o trabalho terminar. Segundo a
Polícia Federal, os trabalhos tiveram como objetivo enquadrar os
envolvidos em crimes previstos no Código Penal, como formação
de quadrilha, receptação e lavagem de dinheiro, e na Lei de Crimes
Ambientais.
Internet: (com adaptações).


Considerando as informações acima e a legislação ambiental, julgue
o item a seguir.

Os espécimes apreendidos e encaminhados ao depósito provisório devem ser obrigatoriamente identificados por meio de sistema de marcação.

Alternativas

ID
242728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

No levantamento de fauna, exige-se o emprego de metodologias que atestem a completude e a representatividade do levantamento, comprovadas em documento final com dados sobre esforço e eficiência amostral e sobre estabilização da curva do coletor.

Alternativas

ID
242731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

A fim de atender o que dispõe a legislação vigente acerca de monitoramento posterior, o monitoramento da fauna programado deve ser realizado dezoito meses após o início da operação do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo IN 146/2007 (Ibama) que dita critérios para procedimento de manejo da fauna silvestre, em seu artigo 8°, inciso X, quanto as exigências do Programa de Monitoramento da fauna, estabelece que:

    X - o Monitoramento posterior deverá ser realizado por no mínimo 2 (dois) anos após o início da operação do empreendimento, devendo este período ser estendido de acordo com o as particularidades de cada empreendimento.

    Bons estudos!!
  • GABARITO INCORRETO- O MONITORAMENTO DEVE SER FEITO A TODO MOMENTO 

ID
242737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

Uma vez que o resgate da fauna já constava no PBA aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, a autorização de resgate é emitida antes da instalação do centro de triagem.

Alternativas
Comentários
  • Eu sei que é incorreto.
  • Sério Bárbara Rafaela???why?

  • Gabarito: errado.

    INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA 146/2007

    Art. 12. O Programa de Resgate ou Salvamento de Fauna deverá ser apresentado no âmbito do Plano Básico Ambiental (PBA) ou do Plano de Controle Ambiental (PCA).

    Parágrafo único: Para empreendimentos em que haja a necessidade de centro de triagem, a autorização de resgate só será emitida após a sua implementação.


ID
242740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

Do programa de resgate da fauna a ser elaborado, devem constar dados a respeito da velocidade de enchimento do reservatório e dos fragmentos de vegetação nativa submersos e remanescentes por nível de quota de enchimento, que auxiliarão na definição do número necessário de equipes de resgate e na orientação do deslocamento da fauna na execução do resgate.

Alternativas

ID
242743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

Para o cálculo da compensação ambiental, os custos do programa de resgate de fauna não integram os custos totais previstos para a implantação do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • O § 3o  do Art. 31 do Decreto no 4.340, de 22 de agosto de 2002, estabelece:

    Não serão incluídos no cálculo da compensação ambiental os investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental para mitigação de impactos, bem como os encargos e custos incidentes sobre o financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de seguros pessoais e reais.

    RESPOSTA CORRETA
  • why? eu quis dizer uai?

  • IN n° 8/2011, art 3°

     Valor de Referência - VR: valor informado pelo empreendedor, constante do somatório dos investimentos necessários para implantação do empreendimento, não incluídos os investimentos referentes aos planos, projetos e programas exigidos no procedimento de licenciamento ambiental para mitigação de impactos causados pelo empreendimento, bem como os encargos e custos incidentes sobre o financiamento do empreendimento, inclusive os relativos às garantias, e os custos com apólices e prêmios de seguros pessoais e reais.


ID
242746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere que uma usina hidrelétrica será construída em área rural de cerrado e que, a 9 km da futura barragem, haja uma unidade de conservação que será parcialmente alagada pelo lago da usina. Considere ainda que, tendo em vista a preservação da fauna silvestre do local, foram programadas, em meio às diversas etapas desse empreendimento, diversas ações, como o levantamento, o monitoramento e o resgate da fauna silvestre da área a ser alagada, que já constava no plano básico ambiental (PBA) aprovado no processo de licenciamento do empreendimento, e a instalação de um centro de triagem.

A partir dessas informações e do que dispõe a legislação acerca da
matéria, julgue o item abaixo.

A área de preservação permanente (APP) no entorno das margens do reservatório deve ter largura mínima de 25 m, medida a partir do nível máximo normal em projeção horizontal.

Alternativas
Comentários

  • ''Segundo Rebelo, a pedido de representantes da agricultura familiar, as APPs poderão ser diminuídas em até 50%, além da redução já prevista na primeira versão do relatório. A legislação atual prevê que as APPs às margens de rios tenham pelo menos 30 metros de largura.''

    Fonte:
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:aQ4VoLFgduAJ:www.aguasdoamanha.com.br/noticias/post/id/226/titulo/Novo%2Brelat%C3%B3rio%2Bpode%2Breduzir%2Bainda%2Bmais%2Ba%2Bprote%C3%A7%C3%A3o%2Bno%2Bentorno%2Bdos%2Brios+APP+no+entorno+das+margens+deve+ter&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br
  • GABA: E

    As Áreas de Preservação Permanente têm a função de preservar locais frágeis como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, além de proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, entre outros. 

    Nas margens de rios, a área mínima de florestas a ser mantida depende da largura de cada um: rios de até 10 metros de largura devem ter 30 metros de mata preservada; para rios de 10 a 50m de largura, 50m de mata; de 50 a 200m de largura, 100m de mata; de 200 a 600m de largura, 200m de mata; e rios de mais de 600m de largura devem ter 500m de mata preservada em suas margens.

    Nas nascentes e olhos d’água, a mata mínima preservada deve ter raio de 50 metros de largura e os manguezais devem ter toda a sua extensão conservada. No caso das veredas, a largura mínima da faixa de vegetação a ser preservada é de 50 metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado. Entre as mudanças introduzidas pelo Código atual esta é das mais controversas: embora mantenha as mesmas distâncias do Código revogado, ele inicia a medida a partir da calha regular (isto é, o canal por onde correm regularmente as águas do curso d'água durante o ano) dos rios e não mais a partir do leito maior (a largura do rio ao considerar o seu nível mais alto, isto é, o nível alcançado por ocasião da cheia sazonal). Isto significou uma a efetiva redução dos limites das APPs às margens de cursos d'água, uma vez que a nova medida ignora as épocas de cheias dos rios. Dado que o regime fluvial varia ao longo do ano, a calha será menor nos meses secos que nos meses chuvosos.

     

    http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/11/entenda-as-principais-regras-do-codigo-florestal

    http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27468-o-que-e-uma-area-de-preservacao-permanente/

  • A questão misturou umas coisas e modificou outras:

    Art. 4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    XI - em veredas, a faixa marginal, em projeção horizontal, com largura mínima de 50 (cinquenta) metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado.

    § 1º Não será exigida Área de Preservação Permanente no entorno de reservatórios artificiais de água que não decorram de barramento ou represamento de cursos d’água naturais.    


ID
242755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com base nos dispositivos legais, julgue o item que se segue, a
respeito de licenciamento e delimitação de APP.

Para regularização fundiária sustentável de área urbana, a intervenção na vegetação ou a sua supressão em APP pode ser autorizada, pelo órgão ambiental competente, nas áreas ocupadas por população de baixa renda, predominantemente residenciais e incluídas no plano de regularização fundiária sustentável do município.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Art. 9 º da  resolução CONAMA 369/06 que regulamenta os casos de supressão de APP

    Art. 9o A intervencao ou supressao de vegetacao em APP para a regularizacao fundiaria

    sustentavel de area urbana podera ser autorizada pelo orgao ambiental competente, observado

    o disposto na Secao I desta Resolucao, alem dos seguintes requisitos e condicoes:

    I - ocupacoes de baixa renda predominantemente residenciais;

  • Pensei que fosse obrigatória a autorização. Perdi a questão :-(
  • Código Florestal -> maio de 2012, Lei nº 12.651 que REVOGA A RESOLUÇÃO DO CONAMA 369/06 (Assim, a questão atualmente CONTINUA CERTA DE ACORDO COM O ARTIGO 3º, NO INCISO IX.

    d) atividades que comprovadamente proporcionem melhorias na proteção das funções ambientais referidas no inciso II deste artigo; 

    As intervenções nas Áreas de Preservação Permanente, em razão de sua função ambiental, são de utilização muito restrita. Contudo, elas não são intocáveis, conforme aponta o Ministério do Meio Ambiente (MMA), mas apenas em alguns casos. Em caso de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental, as intervenções podem ser feitas nas APP´s. A

    CERTO


ID
301189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A corrida para o país recuperar pelo menos uma parte das árvores nativas tem no trabalho de pesquisa de espécies um forte aliado. Afinal, a própria dimensão da biodiversidade brasileira levanta uma questão que pressiona os especialistas: quantas espécies compõem a flora do país? As estimativas divergem muito: apresentam números entre 35 mil e 50 mil e há estudos que apontam até 75 mil vegetais.

Pela própria natureza. In: Panorama Rural, São Paulo, n.º 86, mar./2006, p. 24.

Com relação à degradação do meio ambiente no Brasil e à necessidade de desenvolvimento sustentável, julgue os seguintes itens.

A manutenção da cobertura vegetal constitui não apenas medida de proteção das espécies mas também de preservação da água como bem comum, renovável, porém passível de se tornar escasso.

Alternativas
Comentários
  • Isso é verdade, os nossos recursos infelizmente são finitos e se não tomarmos cuidado, talvez, em um futuro muito próximo, teremos graves problemas ambientais, sobretudo aqueles diretamente ligados a água.

  • CERTO - pra quem não tem acesso


ID
305578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais desafios da sustentabilidade é o fato de que
o tipo de mundo que criamos, principalmente a partir do
século XX, poderá entrar em colapso. Por essa razão, há
necessidade de mudanças. Essa constatação apresenta uma
dimensão ambiental, em relação à deterioração dos sistemas
ecológicos básicos para a manutenção da vida, e dimensões
socioeconômicas, relacionadas à marginalização, já que parte
crescente da comunidade humana, cerca de um bilhão e meio de
pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial, vive
abaixo de padrões aceitáveis de qualidade de vida. Os modelos
de consumo, os estilos de administração e o comportamento
político não são adequados para uma comunidade de seis
bilhões de pessoas. Considerando os processos de produção e
de ocupação do território brasileiro bem como problemas
relacionados ao meio ambiente, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento da consciência ambiental e a vontade política fazem que o Brasil tenha, hoje, grande parte de seu território constituído por unidades de conservação de proteção integral com preservação da riqueza contida nesse território.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Existe sim um aumento da consciência ambiental e de incipientes políticas públicas em relação à criação e preservação de determinadas áreas de conservação (inclusive com legislação a respeito). Contudo, ainda caminhamos a passos lentos na implementação verdadeiramente efetiva dessas ações.
  • As Unidades de Proteção Integral representam 6,1% do território brasileiro em 2012. As Unidades de Uso Sustentável representam 17,1% e as terras indígenas, que preservam melhor os ecossistemas do que as UC de Proteção Integral (dado estatisticamente comprovado), outros 13%. No total, 36,2% do território brasileiro está protegido.
  • Não entendi o gabarito. A afirmativa é tão vaga ("grande parte do território", "preservação da riqueza") que dificilmente pode estar errada. Se as estatísticas do colega acima estiverem corretas, isso não configura "grande parte de seu território constituído por unidades de conservação de proteção integral com preservação da riqueza contida nesse território"???
  • concordo com o rodrigo, quanto precisaria para ser considerado grande parte? acima de 51%? 
  • Eu já li num artigo sobre meio ambiente onde dizia que o Brasil é um dos mais rigidos no quesito leis de preservação, e um dos que mais preservam, pelo fato de ter grandes florestas. Por este motivo eu marquei como correta.
  • Marquei como correto e acabei errando! Vou levar em consideração que a prova foi aplicada em 2005, e que hoje, 8 anos após, a situação tenha se alterado.

    Mas sinceramente, acredito que desde muito antes, o país já adotara sérias políticas e medidas para controlar a conservação das riquezas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil.
  • O que me fez acertar a questão foi o termo usado "vontade política". Realmente isso é uma coisa que não existe neste país...
    Bom estudo à todos.
  • Uma dica: para responder questões sobre meio ambiente, geopolítica, globalização, enfim, temas da atualidade, basta adotar uma postura MORALISTA, POLITICAMENTE CORRETA, num mundo CAÓTICO. Ou seja, nada está bom, tudo precisa melhorar!!
  • O erro está no trecho:  "grande parte de seu território constituído por unidades de conservação de proteção integral... "

  • só a floresta amazônica já é "grande parte". essas questões muito relativas são terríveis!

  • Baseados nos dados estatíscos de "Davi Mattos" abaixo, acredito que o erro esteja no fato de se considerar as "Unidades de Proteção Integral" que respondem por apenas 6,1% do território, se comprar com o restante das Unidades de Conservação sitada, ela é a que apresenta menor área.

  • ERRADO.

     

    A consciência ambiental brasileira vem se aprofundando nas últimas décadas, mas é errôneo afirmar que grande parte do nosso território constitui-se de unidades de conservação, ainda mais com proteção integral. As discussões em torno do novo Código Florestal evidenciam que a vontade política permanece dividida em relação a como lidar com as novas questões ambientais.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Os caras querem que aumentem o número de unidades de preservação ainda mais? Tá maluco.


ID
305590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da organização e das características de espaços regionais
brasileiros, julgue os próximos itens.

A região Nordeste do Brasil padece de vulnerabilidades socioeconômicas, geoambientais, científico-tecnológicas e político-institucionais. No campo geoambiental, considera-se como problema mais grave e insolúvel a escassez de recursos hídricos.

Alternativas
Comentários
  • A palavra insolúvel muda toda a questão. A escassez de recursos hidrícos pode ser solucionada com vontade política.
  • Exatamente como o colega Alcides Pereira comentou em 2012.

    O problema dos recursos hídricos é solucionável, desde que haja vontades políticas. Durante muito tempo, o governo preferiu não investir na região do sertão para manter como "curral eleitoral" através de políticas sociais. Vamos ver se o novo governo traz as "tecnologias israelenses" como prometido e faça do Nordeste um berço da economia nacional.


  • insoluvel foi demaisss

  • Todo problema ambiental tem-se uma solução enquanto ainda não tenha sido extinto o meio ambiente afetado!

  • O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira (13) da abertura das comportas de um trecho do Canal do Sertão Alagoano da transposição do Rio São Francisco. O evento foi no município de São José da Tapera, no Semiárido alagoano, e contou com a presença de ministros e parlamentares, incluindo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Melo (PROS-AL).  

    TEM SOLUÇÃO SIM!


ID
345631
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ainda persiste uma última reserva de Mata Atlântica no norte fluminense do estado do Rio de Janeiro. Esta reserva que abrange também o município de Santa Maria Madalena, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Desenganei desta questão.


ID
346786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a questão energética e os aspectos ambientais que
envolvem as atividades econômicas contemporâneas, julgue os itens
seguintes.

Atualmente, a questão ambiental situa-se entre os principais argumentos contrários ao projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Alternativas
Comentários
  • Pontos contra a construção de Belo Monte:

    A hidrelétrica vai comprometer o escoamento natural do rio, o que pode afetar gravemente a flora e a fauna local.

    A obra pode destruir igarapés que cortam cidades importantes do interior do Pará, como Altamira e Ambé.

    Áreas de agricultura de pequeno porte serão inundadas. Muitos produtores já perderam seu chão.

    Também pode comprometer o transporte fluvial em algumas áreas e isolar totalmente centenas de comunidades ribeirinhas.

    O alagamento permanente de áreas deverá destruir milhões de árvores e comprometer a vida de muitas espécies de peixes.

    O projeto pode aumentar a pressão por desapropriação de terras indígenas, protegidas por lei.

    Especialistas dizem que as outras usinas hidrelétricas do Brasil são subutilizadas e que a otimização das existentes poderia dispensar a construção de uma obra tão danosa ao meio ambiente.

  • GAB C

    Resumo de um colega , não lembro o nome .

    Usina de belo monte :

    Belo Monte - foi projetada para mandar energia para o sudeste (MG-SP)

    - USINA DE BELO MONTE: RIO Xingu

    -MAIOR HIDRELÉTRICA 100% BRASILEIRA

    -3º Belo Monte – Brasil (11.233MW) ...

    -MODELO FIO D'AGUA ( Preservacionista)

    -CORRUPÇÃO

    -ALAGAMENTO DE TERRAS INDÍGENAS

    -PREJUDICOU ALTAMIRA (SUDOESTE DO PARÁ)

    -PESCA

    -AGROPECUÁRIA

    -VIOLÊNCIA,TRÁFICO

    -Feita para mandar energia para o sudeste (MG-SP)- Nada de norte e nordeste

    -A maior em energia

    -BENEFÍCIOS:

    -CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS

    -EMPREGOS NA CIDADE

  • Ao meu ver, questões ambientais vão ser sempre um argumento contrário à qualquer tipo de construção.

  • Detalhe: sempre que houver a implantação de atividades produtivas de impacto ambiental, há também a necessidade de se apresentar um "Estudo de Impacto Ambiental".


ID
443191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os
espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A política ambiental governamental, por não possuir interfaces com as demais políticas públicas que promovem o uso dos recursos, é responsabilidade exclusiva dos órgãos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Política Ambiental é um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas e governos com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta. Esta política ambiental deve ser norteada por princípios e valores ambientais que levem em consideração a sustentabilidade.

  • responsabilidade de todos

  • Responsabilidade de todos nós!

  • A Política Brasileira de gestão ambiental baseia-se na PREVENÇÃO, e não na CORREÇÃO. Essa prevenção ocorre através da adoção de mecanismos de desenvolvimento sustentável previstos em legislação de proteção ao meio ambiente e órgãos de fiscalização e prevenção nas esferas municipais, estaduais e federal.

     


ID
443194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os
espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A poluição atmosférica está associada à presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As suas principais causas são a eliminação de resíduos por indústrias siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, entre outras, assim como a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.

    A poluição atmosférica, que para alguns é sinônimo de progresso, pois acompanha a criação de fábricas e indústrias, é responsável pela ocorrência de muitos agravos à saúde. A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases.

    Elementos poluentes que interferem na qualidade do ar e colocam em risco o equilíbrio do planeta, a vida humana e a dos demais seres vivos, prejudicam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; degradam o ambiente, tanto nos aspectos físicos quanto químicos, e geram condições adversas à biota.

    #PMAL2021

  • Sistemas de aquecimento doméstico? Alguém explica.

  • Considerem que todas as empresas de algum modo prejudica o meio ambiente.

  • Poluição atmosférica: envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é o principal causador desse tipo de poluição.

    gera maior concentração de gases causadores do efeito estufa, intensificando o problema do Aquecimento Global. Em escala local, merecem destaque os problemas ambientais gerados nas cidades, como as Ilhas de Calor e a Inversão Térmica.

  • A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar.

    As causas dessas emissões são a queima de combustíveis fósseis como: carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel) e também a poluição emitida pelas indústrias.

  • Gabarito : Certo.

  • Para quem ficou com dúvida se era partículas sólidas

    Poluentes são partículas sólidas e gases dispersos no ar atmosférico, na água e no solo, resultantes tanto de atividades humanas como de fenômenos naturais. As principais fontes de poluentes são as indústrias, veículos automotores, queimadas e fenômenos da natureza, tais como vulcanismo e ação dos ventos.

    DADOS: INCA


ID
443197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É cada vez mais evidente que o homem, à medida que ocupa os
espaços na Terra, contribui para a conhecida degradação ambiental.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O aproveitamento da sabedoria dos povos nativos, permitindo que o processo de desenvolvimento não modifique seus valores culturais, mas preserve-os e valorize-os, constitui-se em uma das dimensões do desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento sustentável foi utilizado pela primeira vez no ano de 1987, em um relatório feito pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.O conceito do desenvolvimento sustentável é um conceito que engloba várias áreas, porém, todos convergem a um ponto comum que é o crescimento econômico, igualdade social e proteção aos recursos naturais.O desenvolvimento sustentável pode ser dividido conceitualmente em três vertentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sócio-política.A cultura é um dos pilares que engloba o conceito de desenvolvimento sustentável.

  • G=C

  • Gabarito : Certo.


ID
477334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão
acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade
remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico.
Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica
como forma de entendimento de problemáticas ambientais de
estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às
possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão
ambiental, julgue os itens subseqüentes.

O enfoque multidisciplinar no trato da questão ambiental é imprescindível, contudo, existe a necessidade de superação de abordagens que conduzem a uma especificação do conhecimento gerado no âmbito da focalização de problemas ambientais específicos.

Alternativas

ID
477337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão
acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade
remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico.
Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica
como forma de entendimento de problemáticas ambientais de
estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às
possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão
ambiental, julgue os itens subseqüentes.

O enfoque mais adequado à apreensão global e articulada dos múltiplos conflitos inerentes a uma dada configuração espacial é a análise regional de cunho ambientalista.

Alternativas
Comentários
  • Está falando dos recursos do lugar que geram interesses e conflitos por aquele lugar.

  • ?????? meu Deus!

  • Só Mãe Diná pra traduzir o que Cespe quer.


ID
477340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão
acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade
remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico.
Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica
como forma de entendimento de problemáticas ambientais de
estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às
possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão
ambiental, julgue os itens subseqüentes.

As dicotomias freqüentemente postas nas análises ambientais são acentuadas quando se aproxima a noção de ambiente ao próprio conceito de espaço geográfico.

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de questão se utiliza de palavras rebuscadas para confundir o concursando. Mas após algumas lidas no texto (umas boas 10 lidas) percebe-se que este diz exatamente o contrárido da afirmação do CESPE. Esta insinua um aumento na separação (dicotomia acentuada) enquanto aquela caracteriza a "visão integradora da ciência geográfica".
  • Não compreendi ainda...
  • As dicotomias (meio natural - homem; conservação - exploração) são minimizadas na perspectiva conceitual de espaço geográfico.
  • CORRETO - SÃO MINIMIZADAS

  • Ele quis dizer que a mudança causada pelo homem no meio em que ele vive faz parte do próprio meio ambiente dele, o que quase não se nota diferença. Mas o homem é o homem e o meio ambiente é modificado sim.


ID
477343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O largo espectro de problemas que permeia toda a discussão
acerca da crise ambiental vivenciada atualmente pela humanidade
remete a um ponto comum, a valorização do espaço geográfico.
Trata-se do resgate da visão integradora da ciência geográfica
como forma de entendimento de problemáticas ambientais de
estruturas espaciais a elas subjacentes. Com relação às
possibilidades da abordagem geográfica no tratamento da questão
ambiental, julgue os itens subseqüentes.

A adoção de metodologias de ordenamento territorial visando à preservação ambiental aplicadas de maneira indistinta a diferentes porções territoriais, independentemente das problemáticas espaciais e ambientais específicas nelas configuradas, constitui uma grande limitação dessas metodologias.

Alternativas
Comentários
  • Questão de português!!!

ID
555466
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os gases de efeito estufa estão entre os principais veículos de impactos ambientais causados na geração de energia, particularmente, na geração de energia elétrica. A carbonização da energia global é uma forma de se verificar o quanto de emissões de carbono uma tecnologia emite ao meio ambiente por unidade de energia. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I - O uso da energia proveniente das florestas replantadas possui um balanço líquido de emissões de carbono em torno de zero.
II - O uso da energia proveniente das florestas nativas possui um balanço líquido das emissões de carbono desfavorável.
III - A participação cada vez maior do gás natural na matriz energética não tem reduzido o índice de carbonização global da energia.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • C

    I - O uso da energia proveniente das florestas replantadas possui um balanço líquido de emissões de carbono em torno III - A participação cada vez maior do gás natural na matriz energética não tem reduzido o índice de carbonização global da energia.e zero.

  • I.  ITEM CORRETO.

    II. O uso da energia proveniente das florestas nativas possui um balanço líquido das emissões de carbono FAVORÁVEL. ITEM INCORRETO.

    III. ITEM CORRETO.

    Resposta: C


ID
561466
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A massa Equatorial Atlântica torna-se instável no litoral do Brasil.

PORQUE

A descontinuidade térmica diminui permanentemente, impedindo a ascensão conjunta das camadas de alísios.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas

ID
561481
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Ao final dos anos 60, quando emergiram os ‘movimentos verdes’ e a questão ambiental passou a ser incluída na pauta política de vários países avançados, a teoria econômica baseada na microeconomia neoclássica já estava pronta para enfrentar esse novo problema.”

ALMEIDA, Luciana Togueiro de. Política Ambiental: uma análise econômica. São Paulo: Unesp, 1998. pág. 27.

Considerando-se o texto acima, que conceito se mostrava adequado, dentro da abordagem econômica, para tratar os problemas ambientais como a poluição?

Alternativas
Comentários
  • Externalidades são os efeitos (sociais, econômicos e ambientais) indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço.

    Em outras palavras, as externalidades são a diferença entre custos privados e custos sociais. Ou ainda, entre lucros privados e lucros sociais.

    Desta forma, a depender do resultado positivo ou negativo dessa diferença, as externalidades podem ser:

    Negativas; ou

    Positivas.

    Um empreendimento, portanto, pode gerar fatores que prejudicam (ou beneficiam) a sociedade ao seu redor de formas que não estão diretamente relacionadas com os bens que produz, mas sim com suas consequências.

    Resposta: D


ID
561544
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da ISO 14001, analise as afirmativas abaixo.

I - Ela não leva em consideração a prevenção à poluição, apesar de padronizar os procedimentos de uma empresa.

II - Deve ser feita para empresas com clientes que exigem um SGA certificado, independente do seu porte.

III - A correlação entre uso da ISO 14001 e o desempenho ambiental aparentemente não tem sido favorável no Brasil, apesar do seu objetivo.

Está correto o que se afirma em


Alternativas
Comentários
  • I - Ela não leva em consideração a prevenção à poluição, apesar de padronizar os procedimentos de uma empresa. (ERRADA)
    II - Deve ser feita para empresas com clientes que exigem um SGA certificado, independente do seu porte. (CORRETA)

    III - A correlação entre uso da ISO 14001 e o desempenho ambiental aparentemente não tem sido favorável no Brasil, apesar do seu objetivo. (ERRADA)
     


ID
561547
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Qual dos fenômenos abaixo pode ter seu efeito intensificado nas florestas tropicais pelo aquecimento global?

Alternativas
Comentários
  • As mudanças climáticas globais não se resumem ao aquecimento global em decorrência do efeito estufa. Incluem também fenômenos como:

    Derretimento de geleiras;

    Aumento do nível do mar;

    Ilhas de calor;

    Inundações;

    Escassez de água e alimentos;

    Acidificação dos oceanos;

    Fragmentação de habitats; e

    Eventos extremos (como tempestades, furacões, tufões, chuvas torrenciais e secas prolongadas).

    Resposta: C


ID
567610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A gestão ambiental pública no Brasil caracteriza-se, fundamentalmente, por uma perspectiva corretiva, voltada para o controle da poluição, cujas ações se desenvolvem por meio de diversos instrumentos previstos na legislação vigente, como penalidades disciplinares ao não cumprimento das medidas necessárias.

Alternativas
Comentários
  • A Política Brasileira baseia-se na prevenção, através da adoção de mecanismos de desenvolvimento sustentável.
  • Se baseia na prevenção, por exemplo, podemos citar a necessidade de EIA/RIMA para inúmeras atividades poluidoras. Sem esse estudo de impacto ambiental, a empresa pode não conseguir licença sua licença ambiental.

  • Pelo menos esse é o discurso oficial (política baseada na prevenção), na prática não sei se é bem assim.

    Mas numa prova para diplomata é de se esperar que a banca siga o discurso oficial em uma questão sobre gestão ambiental brasileira.

  • ERRADO.

     

    A gestão ambiental pública no Brasil, segue hoje a estratégia da prevenção. Apesar de ter uma das legislações ambientais mais desenvolvidas do mundo, cuja infração pode implicar multas milionárias e até a prisão, a gestão ambiental brasileira, guia-se principalmente pelo conceito de desenvolvimento sustentável. A política corretiva, voltada para o controle, já foi adotada pelo país nos idos dos anos 1970 como uma reação à Conferência de Estocolmo, por meio da criação do primeiro órgão institucional voltado para a política ambiental, a Secretaria Especial de Meio Ambiente (Sema).

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • "A gestão ambiental pública no Brasil caracteriza-se, fundamentalmente, por uma perspectiva corretiva, voltada para o controle da poluição, cujas ações se desenvolvem por meio de diversos instrumentos previstos na legislação vigente, como penalidades disciplinares ao não cumprimento das medidas necessárias".
    Na minha visão, a gestão ambiental pública visa à preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, de modo que a ideia de uma perspectiva fundamentalmente corretiva está errada. Acredito que a política não se baseie somente no caráter preventivo na gestão ambiental, pois, em caso de dano, deve haver a reparação/recuperação da área afetada (art. 2º da Política Nacional do Meio Ambiente - não sei se continua sendo essa a legislação aplicável).
    Além disso, é bom ressaltar que uma pessoa (física ou jurídica) pode responder em âmbito administrativo, civil e penal por eventuais danos causados ao meio ambiente. Chamamos isso de "Tríplice Responsabilidade". E a expressão "penalidades disciplinares" é mais vinculada à responsabilidade administrativa do que à civil ou penal.
    Sei que é uma prova de geografia, e não de Direito, mas talvez estes termos tragam alguma luz pra quem estiver estudando isso.
    Não tenho muito conhecimento geográfico, mas respondi com base em conhecimento jurídico e deu certo.

  • É o contrário. Atualmente, a gestão ambiental pública no Brasil tem característica preventiva.

    O Brasil, porém, apesar de ter uma legislação ambiental que é considerada uma das mais desenvolvidas do mundo, tem dificuldade em fazer valer os seus normativos e de fiscalizar adequadamente a questão ambiental.

    Resposta: Errado

  • Atualmente, a gestão ambiental pública no Brasil tem característica preventiva e não corretiva. Ocorre que o país tem dificuldade de fazer cumprir as normas.

  • Danúzio Neto | Direção Concursos

    É o contrário. Atualmente, a gestão ambiental pública no Brasil tem característica preventiva.

    O Brasil, porém, apesar de ter uma legislação ambiental que é considerada uma das mais desenvolvidas do mundo, tem dificuldade em fazer valer os seus normativos e de fiscalizar adequadamente a questão ambiental.

    Resposta: Errado


ID
567613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Nas origens do conceito de desenvolvimento sustentável, que permeia acordos aprovados entre governos, percebe-se a influência de discussões acerca da relação entre crescimento econômico e meio ambiente, como as que resultaram no relatório conhecido como Limites do Crescimento.

Alternativas
Comentários
  • Os Limites do Crescimento é um livro escrito em 1972 que modelou as consequências do crescimento rápido da população mundial considerando os recursos naturais limitados, comissionado pelo Clube de Roma. Seus autores foram Donella H. Meadows, Dennis L. Meadows, Jørgen Randers, and William W. Behrens III.
    O livro utilizou um sistema computacional (World3) para simular as consequências da interação entre os sistemas do planeta Terra com os sistemas humanos.
    Cinco variáveis foram examinadas no modelo original, assumindo-se que o crescimento exponencial descreve acuradamente seus padrões de crescimento: população mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos e esgotamento de recursos.

  • Não concordo com o gabarito da banca. Na verdade, o conceito de desenvolvimento sustentável originou-se com o relatório "Nosso Futuro Comum", ou "Bruntland", de 1982. O relatório "The Limits to Growth" tinha, ao contrário, uma visão zerista e preservacionista.

  • CERTO.

     

    O relatório “Limites do crescimento” foi resultado dos trabalhos encomendados pelo Clube de Roma – grupo que estuda o meio ambiente e os efeitos das ações humanas sobre ele – e publicado em 1972. Também conhecido como “Relatório Meadows”, devido à liderança de Dana Meadows nos trabalhos, esse documento estabeleceu-se como um dos mais importantes sobre meio ambiente já publicados. Entre os temas abordados, encontramos a questão do futuro do desenvolvimento da humanidade e a do impacto que tal desenvolvimento terá no meio ambiente. O conceito de ecodesenvolvimento, elaborado pelo Relatório, é o antecessor direto do desenvolvimento sustentável. A partir do relatório do Clube de Roma começa-se a pregar a idéia de que utilizar os recursos naturais hoje não pode causar consequências irreversíveis às gerações futuras.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.


ID
567616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A gestão ambiental envolve a discussão relativa ao papel do Estado e à soberania das nações, tendo os Estados o direito soberano de explorar seus recursos, de acordo com as próprias políticas ambientais e desenvolvimentistas, e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de assegurar que as atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente de outros Estados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento,

     

    Tendo-se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992,

     

    Reafirmando a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, adotada em Estocolmo em 16 de junho de 1972, e buscando avançar a partir dela,

     

    Com o objetivo de estabelecer uma nova e justa parceria global por meio do estabelecimento de novos níveis de cooperação entre os Estados, os setores-chave da sociedade e os indivíduos,

     

    Trabalhando com vistas à conclusão de acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de meio ambiente e desenvolvimento,

     

    Reconhecendo a natureza interdependente e integral da Terra, nosso lar,

     

    Proclama que:

     

    (...)

     

    Princípio 2

     

    Os Estados, de conformidade com a Carta das Nações Unidas e com os Princípios de Direito Internacional, têm o direito soberano de explorar seus próprios recursos segundo suas próprias políticas de meio ambiente e desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional.

     

    Fonte: Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

  • CERTO.

     

    A gestão ambiental vai muito além da simples “política ambiental”, englobando todo um entendimento relativo aos direitos do Estado sobre os recursos naturais do território. Historicamente, a posição defendida pelo governo brasileiro tem sido a de total poder de decisão sobre suas riquezas naturais e a de não intervenção de outros Estados nessas matérias, que são exclusividade do Estado soberano. A ressalva que se faz diz respeito às consequências ambientais para os países vizinhos, como poluição direta (notadamente das águas de rios e mares), desvios de águas fluviais e outras.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • Gabarito: CERTO

     

    Outra questão com mesma temática:

     

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO Prova: Analista Ambiental

     

    endo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 71 a 80, quanto ao tratamento dado à biodiversidade. 

    Segundo a PNB, as nações têm o direito soberano de explorar os próprios recursos biológicos, de acordo com suas políticas de meio ambiente e desenvolvimento, e são responsáveis pela conservação de sua biodiversidade e por assegurar que atividades sob sua jurisdição ou controle não causem dano ao meio ambiente e à biodiversidade de outras nações ou de áreas além dos limites da jurisdição nacional. CERTO

     

     

  • A gestão ambiental, por se relacionar com a política ambiental, também trata sobre os direitos e deveres do Estado sobre os recursos naturais do seu território, respeitando a questão da soberania nacional.

    O governo brasileiro, historicamente, tem decidido livremente sobre o uso de suas riquezas naturais e optando, também, por não interferir na gestão ambiental de outros Estados.

    O posicionamento do Brasil só muda nesta questão quando há consequências ambientais entre os países vizinhos, como poluição direta das águas de rios compartilhados com as nações limítrofes.

    Resposta: Certo


ID
567619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das implicações e dos desdobramentos da questão ambiental em nível mundial, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Embora a implantação de sistemas agropastoris e o reflorestamento contribuam para o alcance das metas do Protocolo de Quioto, considera-se mais importante para o alcance dessas metas o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis, objeto da criação de um mecanismo de desenvolvimento limpo.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação está completamente correta, exceto pela passagem "implantação de sistemas agropastoris", que correspondem a aumento da superfície desmatada para aplicação em agricultura e pecuária, o que viola os princípios do protocolo de Kioto (ou Quioto).
  • Além disso, com a implantação de sistema agropastoris há uma emissão enorme de gás metano derivada da flatulência bovina.
  • Pessoalmente, eu considerei a questão errada por causa da seguinte parte: "considera-se mais importante para o alcance dessas metas".

    Acho que não se pode dizer que o incentivo a fontes renováveis é MAIS IMPORTANTE do que o reflorestamento, pois as negociações ambientais atuais incluem o conceito REDD+, que inclui:
    Redução de emissões por desmatamento e degradação florestal Conservação e aumento de estoques de carbono florestal Manejo sustentável de florestas.
    O conceito REDD+ tem ganhado mais força nas negociações, a saber:
    2007, na COP 13 de Bali: Plano de Ação de Bali determinou o REDD como um dos potenciais instrumentos de mitigação de mudanças climáticas a fazer parte de um novo acordo internacional. 2010, na COP-16: Acordo de Cancun aprovou o conceito de REDD+, bem como suas diretrizes, salvaguardas e principais regras de implementação. ¨O REDD+ é agora um mecanismo de mitigação voluntário dos países em desenvolvimento no âmbito da CQNUMC (UNFCCC).

    Em tempo: há diferença entre REDD e REDD+.



    REDD = REDUÇÃO DE EMISSÕES POR DESMATAMENTO E DEGRADAÇÃO (florestal).



    Posteriormente, o conceito evoluiu para REDD+, que inclui:



    reduções por desmatamento e degradação



    conservação florestal, manejo florestal sustentável e aumento dos estoques de carbono (segundo  Plano de Ação de Bali).
  • Ótimos comentários, acima!!
    Adicional de informação para estudo :: O Protocolo de Quioto, constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa antropogênicas do aquecimento global.
  • Olá pessoal!
    Considerei errada a questão por causa do trecho "desenvolvimento de políticas públicas de incentivo à utilização de combustíveis provenientes de fontes renováveis", pois em Quioto foi sistematizada a ideia de incentivos de mercado atrelados à questão ambiental, ganhando algumas regras, como a cota máxima de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). É o que está por trás dos mecanismos de flexibilização, como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) que, no limite, é uma forma de chamar as indústrias a participarem do jogo, ao criar a compra de Reduções Certificadas de Emissões (RCE), uma resposta mais instrutiva e menos punitiva às multas vigentes. 
  • Essa questão tem três erros. O primeiro é que o Brasil não possui metas estabelecidas pelo Protocolo de Quioto. Só os países desenvolvidos possuem num primeiro momento. O segundo é que o incentivo à utilização de combustível proveniente de fonte renovável, por si só, não pode ser considerado um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), esse incentivo é apenas uma tentativa de mudança na matriz energética e não a mudança de matriz energética propriamente.
     O terceiro erro, e mais importante, é que a matriz energética brasileira é a mais limpa do mundo. Responsável por apenas 16% das nossas emissões. Os grandes vilões das emissões no Brasil são o desmatamento, responsável por 58% das emissões e a atividade agropecuária, responsável por 22%.  
     Como o grosso das nossas emissões está na área rural, a implantação de sistemas agropastoris e o reflorestamento se tornam as atividades mais importantes para reduzir as emissões de GEE no Brasil. 

    Esses sistemas agropastoris visam a recuperar áreas degradadas pela pecuária e agricultura.

  • Otavio Reis, a questão pede a nível mundial e não sobre o Brasil.

  • A utilização de combustível proveniente de fonte renovável, por si só, não pode ser considerado um mecanismo de desenvolvimento limpo, e sim apenas uma tentativa de mudança na matriz energética.

       Estabelecido pelo artigo 12 do Protocolo de Kyoto, o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) permite que os países desenvolvidos (o Anexo I do Protocolo) possam comprar reduções certificadas de emissão de projetos elaborados por países em desenvolvimento. Estes países, por sua vez, passam a contar com acesso a recursos financeiros e tecnologias. Um MDL deve atender certos requisitos como: ser feito em um país em desenvolvimento que tenha ratificado o Protocolo de Kyoto; e resultar em reduções reais, mensuráveis e de longo prazo das emissões de gases de efeito estufa.
    A afirmativa está incorreta. 
  • Falou Quito, lembre-se da emissão dos gases que aumentam a intensidade do efeito estufa.

  • Fiquei confusa com 2 comentários contraditórios.

    "implantação de sistemas agropastoris" é ruim porque desmata ou recupera áreas degradadas pela pecuária e agricultura????

    alguém pode me esclarecer?

    thanks!!

  • Creio que Quioto não incentive a adoção de combustíveis renováveis, mas somente a diminuição do uso de energias poluentes, substituindo-as por fontes limpas. Estas, por sua vez, não são sinônimo de renováveis. Exemplo disso é que o urânio é considerado fonte limpa de energia, mas não é renovável, dado que as reservas mundiais desse mineral são limitadas.

  • ERRADO.

     

    O Protocolo de Quioto versa sobre a redução de 5,2% da emissão dos gases de efeito estufa. Dessa forma, a implementação de sistemas agropastoris teriam o efeito contrário, visto que a pecuária é responsável pela emissão do gás metano.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.

  • A ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) tem como grande objetivo a mudança do sistema de uso da terra, fundamentando-se na integração dos componentes do sistema produtivo, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade. A ILPF se apresenta como uma estratégia para maximizar efeitos desejáveis no ambiente, aliando o aumento da produtividade com a conservação de recursos naturais no processo de intensificação de uso das áreas já desmatadas no Brasil.

     

    Desta forma, podem-se classificar quatro modalidades de sistemas distintos:

     

    Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril: sistema de produção que integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão; na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.

     

    Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário e florestal, em consórcio.

     

    Integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola: Sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).

     

    Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvipastoril: sistema de produção que integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área.  O componente "lavoura" restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.

     

    https://www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf/nota-tecnica

  • O Protocolo de Quioto trata sobre a redução da emissão dos gases de efeito estufa. Os sistemas agropastoris, por outro lado, aumentam a emissão de gás metano, que é um dos gases do efeito estufa. Ou seja, o efeito seria o contrário do apontado na questão. A implantação dos sistemas agropastoris não contribui para o alcance das metas do Protocolo de Quioto.

    Resposta: Errado

  • A agropecuária é a área econômica no Brasil que mais emite gases do efeito estufa. A questão entra em contradição.


ID
595027
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atualmente, uma das maiores preocupações da Humanidade em relação ao meio ambiente é o aumento da temperatura correlacionado ao aumento de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, a ponto dos países promoverem Convenções e Painéis mundiais para a adoção de compromissos e estratégias de combate a essa tendência. Um dos marcos mais importantes foi a criação de instrumentos cooperativos em escala global, como osMecanismos de Desenvolvimento Limpo MDL. Com relação ao tema acima mencionado, avalie as afirmativas abaixo.
I. A utilização de MDL está fundamentada na criação de um mercado de certidões ou permissões de emissões negociáveis baseado na limitação e controle pelo poder público dos efluentes das indústrias poluidoras e da qualidade dos corpos receptores em uma região ou bacia de controle.

II. Uma das premissas para que esse instrumento seja aplicado no Brasil é a garantia de Adicionalidade, ou seja, melhoria das emissões a partir da aplicação de um projeto em relação a uma situação anterior, como, por exemplo, a mudança para uma tecnologia cuja geração de energia seja mais limpa, em detrimento de uma outra baseada na utilização de combustíveis fósseis.

III. O aumento da temperatura da superfície da Terra e da precipitação de chuvas em muitas regiões são algumas das evidências da influência humana na mudança do clima global, consubstanciadas nos relatórios do Painel Intergovernamental do Clima IPCC, e que levaram à adoção do Protocolo de Quioto, uma das consequências da Convenção do Clima aprovada em 1999 na Conferência do Rio.

IV. Além do MDL existem outros três mecanismos para redução das emissões que foram adotados em Quioto, e esses só podem ser utilizados entre países não industrializados: a implementação conjunta, o comércio de emissões e as “bolhas de emissões”, sendo a União Europeia um exemplo de uso desse último mecanismo, onde seus países podem cumprir suas metas de emissão adquirindo cotas ou créditos resultantes de projetos de redução bem-sucedidos em outros países.

V. A adoção de cadeias energéticas renováveis é uma solução para a redução eficaz das emissões de gases de efeitos estufa, assim como para sua recaptura. Essa redução pode ser obtida através do desenvolvimento e emprego de tecnologias para combustíveis fósseis de próxima geração e uso mais eficiente de energia, especialmente no ponto do fim do uso, como em prédios, automóveis e processos industriais.
Estão corretas somente as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Atenção: O Protocolo de Kyoto é um documento resultante da 3a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas realizada em Kyoto no Japão em 1997. Os países comprometidos com o Protocolo deverão tomar algumas medidas como, por exemplo: utilização de energias renováveis, proteção das florestas e redução das emissões de metano. O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional que impõe necessidades de redução de emissão de gases para alguns os países do planeta a fim de combater o aquecimento global, mas não todos, pois, no caso de países em desenvolvimento como o Brasil, a China e a índia, grandes emissores de poluentes atmosféricos, a adesão a tal tratado é opcional.


ID
595030
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De uma forma geral, os maiores impactos ambientais a nível mundial encontram-se intimamente relacionados aos sistemas e cadeias de geração de energia e de transporte, especialmente no que se refere à utilização intensiva de combustíveis fósseis e às desastrosas consequências de suas emissões. Escolha abaixo, a única alternativa cuja adoção NÃO contribuiria na melhoria dessa situação atual.

Alternativas

ID
637342
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os impactos ambientais consequentes da mineração têm sido intensos e cada vez mais têm contribuído para a degradação do meio ambiente.” A partir dessa temática, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
655090
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil possui diferentes ecossistemas, alguns dos quais estão ameaçados de extinção, em decorrência dos desequilíbrios gerados pela ação humana.

Em relação aos ecossistemas abaixo relacionados, suas características e os problemas neles existentes, é correto afirmar:

Alternativas

ID
655216
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO !

    A ALTERNATIVA CORRETA, SEGUNDO FONTES E PESQUISAS, É A ALTERNATIVA "D"

    O PROTOCOLO DE KYOTO PROPOE QUE DOS 55 PAISES SIGNATARIOS, 38 DELES, OS QUE MAIS POLUEM, CUMPRAM AS MESMAS METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA..

    POR OUTRO LADO, NÃO ESTABELECE METAS AOS PAISES EM DESENVOLVIMENTO.

    FONTES

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Protocolo_de_Quioto

    http://www.brasilescola.com/geografia/protocolo-kyoto.htm

    ENTRE AS FONTES, HÁ UMA DIVERGÊNCIA QUANTO ÀS METAS ESTIPULADAS AOS PAISES DESENVOLVIDOS, POR OUTRO LADO, CONFIRMAM A NÃO EXISTÊNCIA DE METAS AOS SUBDESENVOLVIDOS 
  • A alternatica está certa, Carlos Henrique.

    Na questão A diz que todos paises devem reduzir as emissões de gases estufa, a diferença é que nos paises em desenvolvimento nao foram estipuladas metas, assim como os industrializados que emitiram mais no passado e tem uma meta de redução de emissão dos gases.

    Já a questão D está incorreta por afirmar que todos devem reduzir a mesma quantidade de gases estufas, já que na própria fonte que citou mostra
    "o protocolo prevê ainda a diminuição da emissão de gases dos países que compõe a União Europeia em 8%, já os Estados Unidos em 7% e Japão em 6%". Invalidando a questão D.

ID
668875
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos problemas causados à biodiversidade dos oceanos em escala global é o deslocamento de espécies de regiões distintas de sua ocorrência natural que podem aumentar sua população pela falta de predadores locais. Mexilhões, águas-vivas, plânctons, e até mesmo vibriões, como os que provocaram epidemias de cólera, são os principais organismos envolvidos nesse fenômeno, cada vez mais comum e difícil de ser contido. Esse fato ocorre devido

Alternativas

ID
668887
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo uma reportagem do jornal O Globo (nov. 2009), entre os meses de agosto de 2008 a julho de 2009 foram desmatados, na Amazônia, 7.008 km2 de floresta, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Apesar de esse número significar uma redução de 45% em relação ao ano anterior, o desmatamento ainda origina diversos prejuízos socioambientais à Floresta Amazônica, causando

Alternativas
Comentários
  • As cinzas das queimadas são compostas por grande quantidade de nutrientes (cálcio, fósforo, magnésio, nitrogênio, entre outros) que fertilizam o solo, e, por isso, favorecem o crescimento de plantas... As cinzas também provocaram aumento de pH, que influencia a qualidade da água. 29 de jan. de 2019, Embrapa.


ID
682852
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A escolha do Brasil como sede da Oitava Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade, que ocorreu em Curitiba, está associada

Alternativas

ID
686449
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil situa-se entre os principais países do mundo que comercializam e exportam espécies da fauna e da flora silvestres de forma ilegal. Dentre os vários fatores que contribuem para que isso ocorra, encontra-se

Alternativas

ID
687826
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Indique com F ou V, conforme sejam Falsas ou Verdadeiras, as proposições que tratam da crise ambiental e da consciência ecológica.

( ) A crise ambiental é planetária. Não se trata de focos isolados de poluição. A biosfera a cada dia se contamina mais com a propagação da radiação que ocorre em países industrializados.

( ) A multiplicação de usinas nucleares, a radioatividade e o lixo atômico não são danosos ao meio ambiente.

( ) O acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera ocasiona o crescimento do efeito estufa, elevando as médias térmicas de grande parte dos climas do planeta.

( ) A crescente poluição dos mares e oceanos, o avanço da desertificação, o desmatamento acelerado das florestas com a extinção irreversível de milhares de espécies, somados à contaminação dos alimentos por produtos químicos, têm-se tornado pauta nos principais fóruns ambientais no mundo globalizado.

( ) Consciência Ecológica da Humanidade passa pela leitura de que todos estamos numa mesma “nave espacial”. É imperativo para sobrevivência da humanidade um relacionamento harmonioso com a natureza.

A alternativa que apresenta a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra (D), pois somente a segunda assertiva é falsa. Nela, se afirma que a multiplicação de usinas nucleares, a radioatividade e o lixo atômico não são danosos ao meio ambiente, o que não é verdade. A produção de energia nuclear é muito mais arriscada do que outros tipos de energia, como a hidrelétrica e a termoelétrica. Todo método de produção de energia gera algum tipo de impacto ambiental, mas, no caso da nuclear, os riscos são maiores, pois qualquer acidente ou erro tem potencial para causar grandes desastres. Um exemplo é a usina de Fukushima, no Japão, que foi destruída pelo maremoto em 2011. Mesmo o Japão sendo um país desenvolvido, não conseguiu evitar a emissão de radiação. Além disso, a atividade em si, mesmo quando é feita sem que ocorram acidentes, é naturalmente mais prejudicial ao meio ambiente, já que a radioatividade e a produção de lixo atômico são inevitáveis durante o processo de produção de energia nuclear.


  • Achei estranho a palavra "radiação" na primeira afirmativa.


ID
687847
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise a letra da música de Guilherme Arantes.

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Águas dos igarapés onde Iara Mãe D’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora
Virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água
Terra, Planeta Água

A letra da música nos leva à conclusão de que

I - por mais sérias que sejam as crises (financeira, de alimentos e de energia), nenhuma é tão ameaçadora em relação ao futuro da humanidade quanto a perspectiva da escassez da água;

II - não há como incentivar a fabricação de água através de pacotes econômicos e com ajustes nas taxas de juro. É impossível substituir a água por uma alternativa como se faz com as fontes de energia;

III - a água é um direito humano e todos devem ter acesso a ela para garantir saúde, desenvolvimento econômico e bem-estar social. Ela sustenta a biodiversidade do planeta.

IV - a oferta desse bem natural e inesgotável corre o risco de entrar em crise profunda, pelo crescimento econômico, pelas mudanças climáticas, pela contaminação dos mananciais e pelo desperdício.

Estão corretas

Alternativas

ID
688522
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de evidenciar a importância da diversidade biológica para a qualidade de vida da população humana. Sobre esse tema, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
689506
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Os dois problemas centrais, e a longo prazo decisivos eram o demográfico e o ecológico [...]. Contudo [...] os defensores de políticas ecológicas tinham razão. A taxa de desenvolvimento deveria ser reduzida ao ‘sustentável’ [...] e, a longo prazo, se chegaria a um equilíbrio entre a humanidade, os recursos (renováveis) que ela consumia e o efeito de suas atividades sobre o ambiente. [...] Uma coisa, porém, era inegável. Tal equilíbrio seria incompatível com uma economia mundial baseada na busca ilimitada do lucro [...].” (Eric Hobsbawm – A Era dos Extremos, 2006 – p. 546-548.)

De acordo com as observações do autor, podemos deduzir que

I. os problemas ecológicos, em especial o aquecimento global, estão diretamente relacionados à explosão demográfica que ocorreu no final do século XX, ou seja, há mais gente que a quantidade suportável pelo planeta.

II. o “desenvolvimento sustentável”, hoje tão propalado, é incompatível com o modelo de civilização que temos, e as soluções para a problemática ambiental implicam em mudança no comportamento de consumo da sociedade global, sobretudo das camadas com maior poder de compra.

III. o equilíbrio entre sociedade e natureza não reside em decisões políticas, mas está, sim, diretamente relacionado com soluções científicas e tecnológicas.

IV. o “desenvolvimento sustentável” é incompatível com o capitalismo no seu estágio atual, ou seja, se há futuro para um, certamente o outro não sobreviverá.

Estão corretas apenas as proposições:

Alternativas

ID
691702
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) tem como base três indicadores: educação (analfabetismo), longevidade (expectativa de vida) e renda (PIB – Produto Interno Bruto por pessoa). O mapeamento da distribuição da população brasileira, a partir do IDH, revela que:

I. o Brasil possui um IDH médio de 0,75;

II. o IDH médio do Brasil não reflete a realidade do país, que apresenta grande variação local e regional;

III. nas regiões Sul e Sudeste há municípios com IDH acima de 0,8, considerados com alto grau de desenvolvimento humano;

IV. em muitos municípios da região Nordeste, encontra-se IDH baixo, o que demonstra que o país precisa investir mais em educação e saúde;

V. nas regiões Norte e Nordeste do país, concentram-se grandes faixas de municípios com IDH baixo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual a resposta, nao consigo responder ali na questao, eu preciso para uma avaliação EAD

  • Alternativa A (somente 1 e 2)


ID
712204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos



A proteção à biodiversidade e aos ecossistemas ameaçados pela atividade humana tem mobilizado governos, agências multilaterais, organismos internacionais de financiamento e organizações não governamentais em direção à elaboração de políticas públicas e à definição de estratégias de conservação. Acerca dessa atual tendência da gestão ambiental, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Desde que a questão ecológica adquiriu importância econômica, as estratégias de gestão ambiental passaram a ser de competência exclusiva do Estado por meio de legislação pertinente, ressalvada a gestão de projetos de pesquisa e de conservação da natureza estabelecidos por agências de cooperação internacional sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: exclusiva do Estado

  • ERRADO.


    Política ambiental, como quase toda política social nos dias de hoje, não pode ser considerada como “competência exclusiva do Estado”, ao contrário, a questão ecológica é uma que depende da intensa cooperação entre os diversos setores da sociedade. Organizações não governamentais desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na divulgação de informações relevantes ao complexo debate ecológico que sustenta as estratégias de gestão ambiental.


    O erro categórico da questão, porém, encontra-se na afirmativa de que agências de cooperação internacional teriam competências maiores do que o Estado no que diz respeito à gestão de projetos de pesquisa e de conservação da natureza. Embora seja possível afirmar que a cooperação internacional entre Estado e agências internacionais exista, não se pode admitir que o Estado não tenha competência para elaborar e estabelecer seus projetos de pesquisa e, sobretudo, de conservação da natureza [vale lembrar o papel do Ministério do Meio Ambiente e de seus inúmeros órgãos vinculados como a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ou ainda o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)].


    É também errôneo atribuir ao crescente interesse econômico o maior empenho do Estado para lidar com a questão ecológica. Embora se possa aceitar que efetivamente a questão ecológica tenha adquirido nas últimas décadas maior relevância econômica, e que o Estado tem ampliado sua competência para atuar frente aos novos desafios ambientais, é inválido afirmar que exista uma correlação entre os dois fatos, visto que o interesse primário do Estado pela questão ecológica deve ser entendido antes de tudo como uma preocupação social e não econômica.

  • É de competência comum da União, Estados, DF e municípios.

  • A cf me ajudou nessa kkkkk

  • Apelando para estudar através desse concurso. EsPCEx, você não me escapa!

    EsPCEx 2022

  • Errado.

    Toda a sociedade é responsável, além do que temos também a participação de órgãos internacionais.


ID
712207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A proteção à biodiversidade e aos ecossistemas ameaçados pela atividade humana tem mobilizado governos, agências multilaterais, organismos internacionais de financiamento e organizações não governamentais em direção à elaboração de políticas públicas e à definição de estratégias de conservação. Acerca dessa atual tendência da gestão ambiental, julgue (C ou E) os itens a seguir.

Políticas ambientais internacionais têm estabelecido direcionamentos para a internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza, sob a gestão de instituição supranacional mantida com provisão de fundos oriundos de organismos internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Até onde eu sei, não existe a tal instituição supranacional

  • ERRADO. Criam-se fundos internacionais, mas somente para auxílio de países que detêm grande biodiversidade, e não para sua gestão internacional. 

  • "internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza, sob a gestão de instituição supranacional" -(ERRADO) - O Brasil nunca aceitaria participar de uma instituição dessa porque nossa biodiversidade é um dos recursos materiais mais valiosos do nosso território e a manutenção dessas áreas sob nossa administração é uma questão de segurança nacional.

  • Seguramente existem políticas ambientais internacionais sob gestão de instituição supranacional, mantida com provisão de fundos oriundos de organismos internacionais. Santuário das Baleias não conta?

    "A Comissão Internacional Baleeira (CIB ou IWC) é um organismo internacional, formada por mais de 80 países, que atualmente tem como foco de atuação a conservação de baleias e a gestão da sua caça. Foi criada no âmbito da Convenção Internacional para a Regulação da Atividade Baleeira em 1946 como o seu órgão decisório.

    Para evitar a extinção das baleias, foi estabelecido uma “moratória” sobre a caça comercial que entrou em vigor a partir de 1985. Porém, com drástica redução das populações de baleias, outras atividades humanas passaram a ameaçar as baleias e outros cetáceos, como a captura incidental em artes de pesca, poluição sonora, colisões com navios, detritos marinhos, emalhes de animais e alterações climáticas".

     

    QUESTÃO ANULÁVEL - ou passível de alteração do gabarito!

    Retirado de: http://santuariodebaleias.mma.gov.br/pt/o-que-e/
     

  • Tb acho que há casos em que ocorre justamente como afirma a questão. Exemplo disso foi agora na Cop 23 em Bonn na  Alemanha em que a própria Alemanha junto com o Reino Unido doaram à Amazônia cerca de 370 milhões de reais (ou 100 milhões de euros) para projetos de preservação ambiental, gabarito poderia ser "certo"

     

  • A dificuldade nessa questão está na parte " têm estabelecido direcionamentos " o que não significa que isso esteja acontecendo ou que já há instituições criadas para esse fim. Seria como uma tendência ou um pensamento em formação. Várias autoridades internacionais já declararam algo do tipo, como por exemplo, Al Gore, que em 1989 disse "ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós".

    Portanto, nesse pensamento a questão poderia estar correta

  • Olha o nível da questão meu! 

  • ERRADO.


    É impossível falar em qualquer tipo de política ambiental que sinalize para a “internacionalização de áreas de grande biodiversidade”. Ao contrário, a atuação histórica do Estado brasileiro sempre foi contrária a tal possibilidade, sobretudo no que diz respeito a presença de interesses estrangeiros na floresta amazônica, e hoje, mais do que nunca, tal internacionalização não é cogitada em nenhuma instância do debate internacional.

  • ERRADO

    "Políticas ambientais internacionais têm estabelecido direcionamentos para a internacionalização de áreas de grande biodiversidade que se destinem à preservação da natureza[...]": - As politicas internacionais tem se preocupado com a preservação das áreas de grande biodiversidade, de fato, mas, ainda que houvesse discussão acerca do financiamento das "reservas de biosfera" ser feita pelo "norte", sobretudo Europa, essa ideia não foi aceita principalmente por Brasil, China e Índia (seria "tolher seus destinos de potência").

  • A palavra internacionalização é muito forte e seu significado fere o princípio da soberania que inclusive a constituição brasileira adota. Nesse princípio está assentada toda a teoria das organizações multilaterais e também das relações internacionais hoje em dia. Para que isso acontecesse, haveria que existir uma construção teórica muito consistente que suplantasse esse princípio. E isso mudaria toda a ordem mundial. Não se pode dizer que é impossível, dados os exemplos de indivíduos que defendem esse ideário, mas isso teria que ser desenvolvido teoricamente, e adotado como parâmetro substituto de toda a ordem que existe atualmente, o que ainda não aconteceu, e que também teria resistência de muitos países, antes de se efetivar. O que ocorre é que se isso se tornar realidade para um país, todos os outros também ficam ameaçados de sofrer o mesmo tipo de ingerência. Isso seria perigoso para todo e qualquer país que preza sua soberania. Mesmo que um país individualmente, como é o caso do Brasil abrisse mão voluntariamente de sua soberania sobre esses territórios. isso seria um precedente indesejável na atual ordem mundial.

  • A palavra internacionalização é muito forte e seu significado fere o princípio da autodeterminação dos povos que na nossa constituição é o princípio da soberania. Nesse princípio está assentada toda a teoria das organizações multilaterais e também das relações internacionais hoje em dia. Para que isso acontecesse, haveria que existir uma construção teórica muito consistente que suplantasse esse princípio. E isso mudaria toda a ordem mundial. Não se pode dizer que é impossível, dados os exemplos de indivíduos que defendem esse ideário, mas isso teria que ser desenvolvido teoricamente, e adotado como parâmetro substituto de toda a ordem que existe atualmente, o que ainda não aconteceu, e que também teria resistência de muitos países, antes de se efetivar. O que ocorre é que se isso se tornar realidade para um país, todos os outros também ficam ameaçados de sofrer o mesmo tipo de ingerência. Isso seria perigoso para todo e qualquer país que preza sua soberania. Mesmo que um país individualmente, como é o caso do Brasil abrisse mão voluntariamente de sua soberania sobre esses territórios. isso seria um precedente indesejável na atual ordem mundial.


ID
714547
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Movimentos de transgressão ou de regressão marinha decorrem essencialmente de

Alternativas

ID
714562
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dentre as medidas mais polêmicas do novo código florestal está

Alternativas

ID
714778
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"O maior terremoto já ocorrido no Japão em 140 anos de medições liberou energia equivalente a mais de 300 milhões de toneladas de dinamite, ou à explosão simultânea de mais de 15 mil bombas atômicas como a que foi lançada sobre a cidade de Hiroshima em 1945. De acordo com o Serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), este foi o sétimo terremoto mais violento da história do mundo. O abalo sísmico foi seguido por mais de 20 tremores secundários durante horas, a maioria com magnitude acima de 6,0, o suficiente para causar mais estragos." Diário do Nordeste (12/03/2011)

Com relação a essa catástrofe e seus efeitos sobre o Japão, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
716107
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo:

Trata-se de um modelo de desenvolvimento que não esgota, mas conserva e realimenta a sua fonte de recursos naturais e que não inviabiliza a sociedade, mas promove a repartição justa dos benefícios econômicos alcançados. Não é movido por interesses imediatistas, mas sim baseado no planejamento de sua trajetória, sendo capaz de manter-se no tempo e no espaço.

A esse modelo de desenvolvimento, denomina-se

Alternativas

ID
716113
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao quociente entre o vapor d’água contido na atmosfera em um dado momento e a quantidade que ela poderá suportar para atingir o ponto de saturação denomina-se

Alternativas

ID
716497
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que contém apenas ambientes de preservação permanente.

Alternativas

ID
716527
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A derrubada em grande escala da caatinga provoca, entre outros efeitos,

Alternativas
Comentários
  • Evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração.

    fonte: wiki

ID
719071
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Pense globalmente, aja localmente”. Esse slogan, adotado por vários movimentos ambientalistas, nos coloca frente ao tema escalas geográficas. A respeito desse tema, afirmou-se que:

I. Nesse slogan existem explicitadas duas escalas geográficas: a global e a regional.

II. A questão da soberania diz respeito primordialmente à escala nacional.

III. As discussões sobre o Protocolo de Kyoto dizem respeito à escala global.

IV. Quando falamos em África subsaariana estamos adotando essencialmente a escala nacional.

São corretas as seguintes afirmativas:

Alternativas

ID
722839
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os lixões são considerados o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade. Representam um grave problema ambiental e de saúde pública. Sobre esse problema no Brasil, é correto afirmar-se que os lixões

Alternativas

ID
722845
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dentre as unidades de conservação integrantes do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as de Proteção Integral têm como objetivo básico a preservação da natureza. Sobre as Unidades de Proteção Integral é correto afirmar-se que 

Alternativas

ID
733684
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile sofreu um terremoto de 8.8 graus na Escala Richter. Esse país encontra-se em uma extensa faixa da Costa Oeste da América do Sul. A causa desse e de outros terremotos deve-se ao fato do Chile estar situado

Alternativas
Comentários
  • Na porção central da placa tectônica sul-americana estão localizados, por exemplo, o Brasil, o Uruguai e partes do Oceano Atlântico, dentre outros países. O Chile está localizado na borda dessa placa. A alternativa (A) está, portanto, errada.
    A alternativa (B) está certa.
    A alternativa (C) está errada. O Chile se localiza no limite oriental da placa de Nazca, e não ocidental do Pacífico.
    A alternativa (D) está errada. O Chile se localiza no limite ocidental da placa sul-americana, e não oriental.
    A alternativa (E) está errada. Primeiramente, o Chile está no limite oriental da placa de Nazca. Em segundo lugar, essa placa em relação à Sul-Americana é convergente, provocando orogênese, que tem por consequência a formação de fossas, dobramentos ou cordilheiras. Epirogênese se relaciona com o movimento da crosta terrestre de forma lenta e generalizada, o que é o oposto da orogênese, caracterizada por movimentos de curta duração, mas intensos.

    Resposta : B
  • movimentos orogenéticos são responsáveis pela formação dos dobramentos modernos, a exemplo da cordilheira dos Andes. O Chile localiza-se na porção ocidental da Placa sul - americana. vamos prep!
  • Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile sofreu um terremoto de 8.8 graus na Escala Richter. Esse país encontra-se em uma extensa faixa da Costa Oeste da América do Sul. A causa desse e de outros terremotos deve-se ao fato do Chile estar situado

    A

    na porção central da Placa Tectônica Sul-Americana, zona de constantes acomodações da litosfera.

    Esse é o caso do Brasil e caso o Chile estivesse aqui não teria terremotos ou qualquer abalo sísmicos dessa magnitude.

    B

    na borda ocidental da Placa Tectônica Sul-Americana, junto à Cordilheira dos Andes, dobramento moderno formado por movimentos orogenéticos.

    C

    no limite ocidental da Placa Tectônica do Pacífico, zona de grande intensidade de movimentos orogenéticos.

    A Placa é a Sul-Americana

    D

    no limite oriental da Placa Tectônica Sul-Americana, que se afasta da Placa de Nazca, formando grande falha geológica.

    Limite OCIDENTAL e não se afasta e sim se aproxima, logo como se aproxima gera um dobramento moderno e não falha.

    E

    no limite ocidental da Placa Tectônica de Nazca, que se movimenta em sentido contrário ao da Placa do Pacífico, provocando epirogênese.

    Marquei essa porque lê rápido para terminar todas as 350 questões em 2 dias e acabei deixando de ver o EPIROGENESE e LIMITE OCIDENTAL , pois o certo seria OROGENESE e LIMITE ORIENTAL e PLACA SUL-AMERICANA e não do PACÍFICO.

    Imagem para entender melhor:

    https://static.wixstatic.com/media/0fb664_fd0ee0a2648d4707b9fe9cf97443dfbc~mv2.png/

    v1/fill/w_668,h_457,al_c/0fb664_fd0ee0a2648d4707b9fe9cf97443dfbc~mv2.png

  • Como que a resposta correta afirma que o chile está no limite ocidental da placa sulamericana?


ID
736966
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro não apresenta a ocorrência de grandes desastres naturais. em especial fenômenos tectônicos de grande envergadura, maremotos ou vulcanismo. Tal fato se deve a:

Alternativas
Comentários
  • Situado no centro da placa Sul-Americana, o território brasileiro apresenta relativa estabilidade geológica, pois, as atividades vulcânicas e sísmicas ocorrem principalmente nas bordas das placas tectônicas.

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: LIVRO GEOGRAFIA. PROJETO VOAZ, LUCIA E TÉRCIO


ID
739216
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A degradação de algumas áreas centrais residenciais das grandes cidades brasileiras tem como causas:

Alternativas

ID
775051
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para fins de fixação de valores da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), considera-se empresa de grande porte a pessoa jurídica que tiver receita bruta anual superior a

Alternativas
Comentários
  • Sobre o assunto, encontrei aqui: http://www.hackconsultoria.com.br/index.php/noticias/view/46

    Logo no início deste texto pode-se encontrar a seguinte explicação:

    Conforme a receita bruta anual da empresa, a qual pode ser:
     - Microempresa: até R$   244.000,00
    - Pequeno Porte: de R$    244.000,00 até R$   1.200.000,00
    - Médio Porte:      de R$ 1.200.000,00 até R$ 12.000.000,00
    - Grande Porte:    superior a R$ 12.000.000,00

ID
775054
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os recursos arrecadados em função de multas por descumprimento da legislação ambiental deverão ter revertidos, no mínimo, 20% (vinte por cento) do seu total, para aplicação

Alternativas
Comentários
  • LEI No 5.887, de 09 de maio de 1995
    (Publicada no Diário Oficial do Estado do Pará em 11 de maio de 1995)

     

    Dispõe sobre a Política Estadual do Meio Ambiente e dá outras providências.CAPÍTULO V


    Da Educação Ambiental

    Art. 87 - Na busca da efetivação da cidadania, da garantia de melhor qualidade de vida, da melhor distribuição de riquezas e de maior equilíbrio entre desenvolvimento sócio-econômico e preservação do meio ambiente, a educação ambiental deverá ser efetivada, obedecendo aos seguintes princípios:

    1. os programas relacionados à exploração racional de recursos naturais, recuperação de áreas, bem como atividades de controle, de fiscalização, de uso, de preservação e de conservação ambiental, devem contemplar, em suas formulações, ações de educação ambiental;
    2. os programas de assistência técnica e financeira do Estado, relativos à educação ambiental, deverão priorizar a necessidade de inclusão das questões ambientais nos conteúdos a serem desenvolvidos nas propostas curriculares, em todos os níveis e modalidades de ensino;
    3. os programas de pesquisa em ciência e tecnologia, financiados com recursos do Estado, deverão contemplar, sempre que possível, a questão ambiental em geral e em especial, a educação ambiental;
    4. os recursos arrecadados em função de multas por descumprimento da legislação ambiental, deverão ter revertidos no mínimo, 20% (vinte por cento) do seu total, para aplicação das ações de educação ambiental, aplicáveis no local de origem da ocorrência da infração.

ID
775060
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A prática de nova infração ambiental da mesma natureza cometida pelo mesmo agente no período de três anos constitui reincidência classificada como

Alternativas
Comentários
  • verifica-se a reincidência quando o agente pratica uma contravenção depois de passar em julgado a sentença que o tenha condenado, no Brasil ou no estrangeiro, por qualquer crime, ou, no Brasil, por motivo de contravenção” (art. 7º). Tendo em vista tais preceitos, segue-se que não se configura a reincidência se a contravenção for praticada antes e o crime, depois.
    A reincidência pode ser classificada em genérica e específica, conforme o novo crime seja ou não da mesma espécie do anterior. Essa distinção é relevante, porque a reincidência específica recebe tratamento diferenciado e mais severo.

ID
796054
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação às alterações do meio natural produzidas pela relação sociedade­natureza, no espaço geográfico do cariri cearense, principalmente na questão hidrográfica cearense entende­se que o conhecimento do ciclo da água permite compreender, em primeiro lugar, o impacto das poluições.
Tomando como base a leitura do texto acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
799681
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os dados são do World Watch Institute: a humanidade vive hoje com padrões de consumo muito acima do que a capacidade do planeta permite. Os 6,7 bilhões de habitantes, para se manter a longo prazo, estão consumindo os recursos da Terra inteira e mais um terço dela.Traduzindo: estamos explorando solos, mares e rios num ritmo tão acelerado, que a natureza não tem tempo de se recompor. (O VALOR..., 2011, p. 108).

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre economia, sustentabilidade e impactos ambientais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O consumo predatório dos recursos naturais efetivou-se após a Terceira Revolução Industrial. (Muito antes)
    Os avanços tecnológicos e o progresso deles decorrente justificam e legitimam o consumismo. (consumismo não está relacionado ao progresso)
    Os países que mais agridem o espaço natural são os periféricos, em função do uso da energia primária. (São paises desencolvidos e industrializados)
    A atividade de extração dos recursos minerais é a maior responsável pela extinção das espécies e pelo dano irreversível do solo útil. (Desmatamento e Queimadas)

ID
805231
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um impacto ambiental causado pela agricultura refere-se à alteração na estrutura do solo. O revolvimento do solo antes do cultivo desagrega-o, facilitando o carreamento dos minerais pela água das chuvas. A perda de milhares de toneladas de solo agricultável todos os anos, em consequência desse tipo de impacto ambiental, é um dos mais graves problemas enfrentados pela economia agrícola.

O impacto ambiental descrito acima é denominado

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra (C), uma vez que o impacto descrito no enunciado é a erosão. Erosão significa o desgaste do solo e de rochas, o que pode ocorrer devido a fenômenos naturais, como chuva e vento, ou devido a ações antrópicas, como é o caso da agricultura. No caso da agricultura, a erosão provocada pelo revolvimento da terra e pela ação das chuvas compromete a camada mais superficial do solo, que, geralmente, é a mais rica em nutrientes e, portanto, mais fértil. Dessa forma, a erosão compromete a própria agricultura, que se torna menos produtiva. Não plantar em áreas inclinadas, diversificar a lavoura, construir terraços para evitar a formação de enxurradas, dentre outras ações, são fatores que colaboram para evitar a erosão.



ID
806092
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um ano depois do terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, causando o comprometimento da usina de Fukushima, a energia nuclear voltou a ser debatida pelos cientistas, ecologistas e pela sociedade civil que vêm destacando vantagens e desvantagens deste tipo de energia.


Sobre a energia nuclear é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A energia nuclear não é acessível, barata nem renovável


ID
861979
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ECO-92 trouxe de inédito a emergência de uma vigorosa sociedade civil e de organizações não governamentais em torno da criação de uma nova consciência ecológica. Nessa frente de luta, temas como a Guerra Fria foram substituídos pelas preocupações ambientais e pela defesa dos Direitos Humanos. 20 anos depois, durante a Rio+20, notou-se que

Alternativas
Comentários
  • A guerra fria, que dividia o mundo em dois polos – capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e socialista, liderado pela antiga União Soviética – não mais existe desde o início da década de 1990. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois o muro de Berlim não existe mais. Sua queda, em novembro de 1989, constituiu um dos marcos do fim da Guerra Fria.

    A União Soviética (URSS) não existe mais. Ela foi dissolvida em 1991 e o país que a sucedeu é a Rússia. A Rússia é membro do G-20 – que congrega os países de maior economia no mundo –, mas é incorreto afirmar que a URSS é membro do grupo, uma vez que esse país não mais existe.

    A alternativa (D) está correta. O fim da Guerra Fria, época em que praticamente só se discutiam questões de segurança no cenário internacional, permitiu a inserção de novos temas no âmbito das relações internacionais, como meio ambiente e direitos humanos. Esses temas já existiam na época da guerra fria, mas não encontravam espaço para se desenvolverem de maneira adequada. Atualmente, temas como meio ambiente têm importância crescente no cenário internacional, sendo foco de convenções, conferências e mobilizando tanto governos quanto sociedade civil.

    A alternativa (E) está incorreta, pois os direitos humanos não são considerados como “privilégio de bandido”, mas sim um tema que adquire força crescente no cenário internacional. A busca pelo respeito aos direitos humanos no plano internacional mobiliza organizações internacionais, organizações não governamentais, governos e sociedade civil. 


  • A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.

    Considerado o maior evento já realizado pela Nações Unidas, o Rio+20 contou com a participação de chefes de estados de cento e noventa nações que propuseram mudanças, sobretudo, no modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta. Além de questões ambientais, foram discutidos, durante a CNUDS, aspectos relacionados a questões sociais como a falta de moradia e outros...

  • GAB  (D) PARA O PESSOAL NÃO ASSINANTE... BONS ESTUDOS!

     

     

  • Se bem que o item E nao ta errado kkkkk. (Brincadeira)

     

  • A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

     

    A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

     

    O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20.html

  • Seduzindo foi meio forçado, mas as outras alternativas são patéticas

  • na moral....a alternativa (E) é a resposta... porém eu aprendi que não se deve falar mal de nenhum órgão publico ou sla então não se deve escolher a opção que diz que os direitos humanos ajuda os bandidos....na redação a mesma coisa... não se deve falar mal dos direitos humanos, policia e etc
  • Quase que eu boto a E


ID
861988
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sua formalização constituiu-se no marco do ambientalismo contemporâneo. Este documento foi elaborado e aprovado, em 1992, durante a ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, pelos 179 países participantes. Considerado o principal documento mundial sobre o meio ambiente, ele é entendido como um programa de metas e ações cujo objetivo maior busca garantir a biodiversidade mundial, por meio de um novo padrão de desenvolvimento em âmbito nacional, estadual e municipal, capaz de conciliar os métodos de proteção ambiental, a justiça social e a eficiência econômica, chamado de Desenvolvimento Sustentá- vel. Recentemente, também foi palco de debate e avaliação durante a recente conferência internacional, realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em junho de 2012, a RIO+20.


O documento mencionado refere-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B. A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de JaneiroBrasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governosempresasorganizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
    Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.
    As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educaçãosaúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

    FONTE - WIKI

  • Uma vez que a descrição feita no enunciado corresponde à Agenda 21. A Declaração do Rio também ocorreu no âmbito da Eco – 92, mas se constituiu em um documento que reafirmava a Declaração feita na conferência anterior sobre o meio ambiente, que aconteceu em Estocolmo em 1972. A Declaração da Eco 92 continha 27 princípios. No que se refere aos Princípios para a Administração Sustentável das Florestas, eles também foram propostos na Eco 92, mas se relacionavam especificamente com o desenvolvimento sustentável das florestas. Já a Convenção da Biodiversidade foi um dos dois documentos vinculantes da Eco 92, assinada por 156 países, e que visava à “conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos”. Por fim, a Convenção sobre Mudança do Clima foi o segundo documento vinculante da Eco 92, assinado por 154 países, e que objetivava, principalmente, a regulamentação da questão da mudança climática e suas consequências.


    A alternativa correta é a letra (B).


  • RIO + 20 = 21 MACETE FOCO GALERA PM SP

  • A – Incorreto. A Declaração foi assinada na Rio-92, paralelamente a outros dois documentos, a Agenda 21 e a Declaração de princípios relativos às florestas. Contudo, não foi este documento mencionado, pois no texto diz as ações no âmbito nacional e global, característico da Agenda 21.

    C – Incorreto. Declaração de Princípios para a Administração Sustentável das Florestas tem como objetivo a implantação da proteção ambiental de forma integral e integrada. Na assinatura do documento, buscou-se um consenso global sobre o manejo, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.

    D – Incorreto. A Convenção abarca tudo o que se refere direta ou indiretamente à biodiversidade – e ela funciona, assim, como uma espécie de arcabouço legal e político para diversas outras convenções e acordos ambientais mais específicos.

    E – Incorreto. A convenção citada tem o objetivo de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em um nível que impeça uma interferência humana perigosa no sistema climático. 

    ESTRATÉGIA

    LETRA B


ID
865237
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica a Conferência da ONU que pretendeu aprofundar as discussões e propostas favoráveis ao novo mercado verde, com uso de energia limpa, e gerar soluções para a diminuição da poluição. Paralelo a essa Conferência ocorreu a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, evento da sociedade civil para debater temas relacionados às causas estruturais da crise ambiental e ecológica.

Alternativas
Comentários
  • A Conferência Rio 92 visava mais a lançar discussões sobre o desenvolvimento sustentável do que aprofundá-las. Em 1992, o tema ainda era relativamente novo no âmbito intergovernamental, embora cientistas e sociedade civil já discutissem a questão ambiental há mais tempo. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está correta. A Rio + 20 tinha o objetivo de aprofundar as discussões sobre desenvolvimento sustentável iniciadas 20 anos antes durante a Eco 92.

    A alternativa (C) está incorreta. Os objetivos do Milênio da ONU foram lançados em 2000 e não se limitam à questão ambiental, incluindo, também, os seguintes temas: miséria; educação; mortalidade infantil; igualdade de gênero; saúde da gestante; combate à AIDS, malária e outra doenças; e desenvolvimento. 

    A alternativa (D) está incorreta, pois o Protocolo de Quioto se refere a um tratado por meio do qual os Estados se comprometeram a tomar atitudes para amenizar as mudanças climáticas no planeta, prevendo compromissos para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

    A alternativa (E) está incorreta, pois a Conferência de Estocolmo, embora tenha sido o primeiro passo no sentido de se estabelecer um regime internacional do meio ambiente, não teve muitos resultados práticos nem aprofundou discussões sobre o tema. 



ID
865246
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relatório ambiental de 2010 da ONU calcula que 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidas anualmente. Oriundos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, esses produtos descartados são levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde rendem dinheiro, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência progra­mada virou regra nesses produtos: nos anos 90 a sua vida média era de quatro anos, hoje, é de apenas um ano e meio.

(Veja, dezembro de 2011. Adaptado.)


O texto refere-se a um dos problemas ambientais de mais rápido crescimento no mundo, o do lixo que contém

Alternativas

ID
865249
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A questão da escassez de água é um dos temas ambientais globais da atualidade. O Índice de Dependência de Água (IDA) permite análises geográficas e geopolíticas interessantes. O IDA mensura a proporção de água renovável, fundamentalmente de origem fluvial, oriunda de fora de determinado país. No fundo, oferece um número para a dependência de recursos hídricos controlados por países vizinhos.

O IDA do Brasil desmente a apreciação do senso comum, segundo a qual não temos maiores dificuldades hídricas. Nosso IDA é de 34%, o que quer dizer que cerca de um terço das águas fluviais do país têm origem fora do território nacional.

(Mundo, agosto de 2012. Adaptado.)


A partir da leitura do texto e de conhecimentos geográficos, é correto afirmar que há menor dependência hídrica

Alternativas
Comentários
  • Dos países enumerados, o único que não faz froneira com nenhum outro (e, por consequência, tem um IDA baixo), é o Japão.


ID
874009
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com o uso intenso do computador como ferramenta de escritórios, previu-se o declínio do uso de papel para a escrita. No entanto, essa previsão não se confirmou e o consumo exagerado de papel continuou. O papel é produzido a partir de material vegetal e por conta disso, enormes extensões de florestas já foram extintas, uma parte sendo substituída por reflorestamentos homogêneos de uma só espécie (no Brasil, principalmente eucalipto). Para evitar que novas áreas de florestas nativas, principalmente as tropicais, sejam destruídas para suprir a produção crescente de papel, foram propostas as seguintes ações:

I. aumentar a reciclagem de papel, através da coleta seletiva e processamento em usinas;

II. reduzir as tarifas de importação de papel;

III. diminuir os impostos para produtos que usem papel reciclado.

Para um ambiente global mais saudável, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta E

    -------------------------------------

    II. reduzir [errado] as tarifas de importação de papel; teria de aumentar isso sim.


ID
899569
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos.
GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, n° 36, 2010 (adaptado).

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,

Alternativas
Comentários
  •   A urbanização intensificou-se com a expansão das atividades industriais, fato que atraiu e ainda atrai milhões de pessoas para as cidades. O desenvolvimento e o crescimento desses centros urbanos muitas vezes não ocorrem de maneira planejada, provocando mudanças drásticas na natureza e desencadeando diversos problemas ambientais. 

      A expansão da rede urbana sem o devido planejamento ocasiona problemas ambientais também nas cidades brasileiras. No estado de São Paulo, metade dos municípios ainda utiliza aterros sanitários. Esse fato é muito preocupante, uma vez que o Chorume, resíduo altamente tóxico produzido pela decomposição do lixo urbano,  pode facilmente penetrar no subsolo e, consequentemente, contaminar os recursos hídricos.

    Gabarito: A


  • Letra A

    O problema dos lixões se agravou muito com o crescente consumismo também é fruto da urbanização. As quantidades colossais de lixo produzidas nem sempre são destinadas aos centros mais ecológicos de tratamento, que por sua vez são mais caros. Assim, o peso do lixo e o chorume degrada os solos e pode contaminar o lençol freático, produzindo uma contaminação da cadeia trófica.


ID
899575
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida” , descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7, e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

Alternativas
Comentários
  • Letra a,pois  precipitação ácida têm impactos adversos sobre as florestas, as água doce e  e os solos, afetando seres vivos, demonstrando efeitos negativos sobre a saúde humana.  Além disso, a precipitação ácida aumenta a corrosividade, causando danos em edifícios e outras estruturas e equipamentos expostos ao ar

  • Verifica-se que o fenômeno da chuva ácida tem ocorrido nos países industrializados, principalmente, naqueles que estão em desenvolvimento como, por exemplo, Brasil, Rússia, China, México e Índia. O setor industrial desses países tem crescido muito, porém de forma desregulada, agredindo, assim, o meio ambiente. Entre as consequências da chuva ácida, pode-se citar: contaminação da água de rios e lagos, assim como de lavouras e do solo; e a danificação de prédios, monumentos históricos e veículos pela corrosão.

    Gabarito: A
  • Letra A

    As chuvas ácidas corroem e acidificam o ambiente onde caem, podendo danificar carros, casas e a qualidade do ar.

    Os ácidos presentes na atmosfera gerados pela emissão de gases tóxicos se precipitam com as chuvas, atingindo monumentos nas cidades, vegetações e áreas de rios e lagoas, o que aumenta gastos públicos com manutenção de estátuas e despoluição dos recursos hídricos.

  • Consequências das chuvas ácidas (tema que despenca no ENEM, galera):

    Os países industrializados são os mais afetados pela chuva ácida. Porém, os poluentes podem ser levados pelas correntes de ar para locais distantes.

    Isso ocorreu nos lagos da Escandinávia, que se tornaram ácidos pelas chuvas em decorrência das atividades industriais da Alemanha, França e Reino Unido.

    Para a natureza, as consequências da chuva ácida são a destruição da cobertura vegetal, acidificação dos solos e das águas de rios e lagos.

    Um exemplo da consequência da chuva ácida foi observado no Brasil. O município litorâneo de Cubatão, em São Paulo, apresenta grande concentração de indústrias e a chuva ácida destruiu a vegetação da encosta da serra do Mar, expondo o solo à erosão.

    Quando a acidificação atinge o solo e as águas de rios e lagos, os seres vivos que habitam esses locais são afetados. A água e o solo se tornam impróprios para abrigar alguns organismos, levando-os a morte.

    A chuva ácida também pode causar a corrosão de mármores e calcários e a oxidação de metais em monumentos históricos, como prédios e estátuas.


ID
988243
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos desastres ambientais mais destacados,existentes na superfície terrestre, ocorreu no mar de Aral, localizado entre o Uzbequistão e o Cazaquistão. Esse corpo líquido ocupava uma área de aproximadamente 68.000km². Atualmente possui,segundo cálculos divulgados internacionalmente,apenas 10% do volume de água que continha.

O que explica esse fato?

Alternativas

ID
1021894
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Das várias preocupações que cercam os alimentos transgênicos, os efeitos sobre o meio ambiente são uma das principais. É aí que se encontram as maiores incertezas.”
Marafon, Claudio José. O Desencanto da Terra: Produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. (Adaptado)

A avaliação do impacto ambiental de transgênicos no Brasil permanece com muitas questões a resolver, o que gera temores por parte de estudiosos e da sociedade civil, já que essa tecnologia também gera aspectos negativos ao setor produtivo como a:

Alternativas
Comentários
  • O aumento de produtividade é um aspecto positivo dos transgênicos, e não negativo. A alternativa (A) está incorreta.

    A alternativa (B) está incorreta, pois, em regra, não há difusão de biodiversidade em locais que adotam plantas transgênicas. Na realidade, muitos transgênicos são utilizados em monoculturas, como soja e milho, e monoculturas tendem a diminuir a biodiversidade, e não aumentá-la.

    A alternativa (C) está incorreta, pois a tendência é de proliferação de espécies não nativas.

    A alternativa (D) está correta. A princípio, afirmava-se que as plantas transgênicas seriam mais resistentes a pragas. Entretanto, o que se observou, na prática, foi o aumento de uso de agrotóxicos em plantações que utilizam sementes transgênicas, o que significa maior resistência de pragas a insumos químicos quando se trata de plantações transgênicas.  


  • letra D, as outras não fazem sentido!

  • Os alimentos transgênicos são aqueles que tiveram seu material genético modificado para que desenvolvam alguma característica importante para o homem, como, por exemplo, ter resistência a alguma praga que destrói a plantação.

    Por possuir essa resistência a algumas pragas, supostamente esses alimentos demanda uma menor quantidade de uso de agrotóxicos. entretanto, por serem geneticamente modificados não se sabe qual o grau de perigo para a nossa saúde.

  • A erosão genética é a redução da diversidade de plantas cultivadas, o que poderia provocar a difusão de pragas altamente resistentes.

    Letra D


ID
1025422
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os graves problemas ambientais da Amazônia resultam em conseqüências sociais também relevantes, como

Alternativas

ID
1032370
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico.”

De acordo com esse conceito, marque a alternativa CORRETA que caracteriza a ideia de desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Em 1987, surgiu o termo desenvolvimento sustentável, no Relatório Brundtland, que passou a ser conhecido e usado frequentemente a partir Conferência ambiental Eco 92, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992. Segundo esse relatório, desenvolvimento sustentável é conceituado como “o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitat naturais”. 


    A alternativa correta é a letra (D).


  • d) Se  deve  buscar  uma  forma  de  progresso  socioeconômico  que  não  comprometa o meio ambiente sem que, com  isso, deixemos de utilizar os  recursos nele disponíveis.


    Esta questão caiu também em uma prova da UNIRIO-RJ. Segundo professores que corrigiram ela a justificativa da resposta seria: "O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações."

  • Alternativa D. Porém, vamos colocar uma Ênclise nesta alternativa.


ID
1048699
Banca
VUNESP
Órgão
UFMT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relatório ambiental de 2010 da ONU calcula que 50 milhões de toneladas de produtos descartáveis e altamente tóxicos são produzidas anualmente. Oriundos principalmente dos Estados Unidos e da Europa, esses produtos descartados são levados, sobretudo, para a Ásia e a África, onde rendem dinheiro, mas geram inúmeros problemas de saúde. A obsolescência programada virou regra nesses produtos: nos anos 90 a sua vida média era de quatro anos, hoje, é de apenas um ano e meio.

(Veja
, dezembro de 2011. Adaptado.)

O texto refere- se a um dos problemas ambientais de mais rápido crescimento no mundo, o do lixo que contém

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que o texto trata do descarte de produtos eletrônicos e de seus impactos para o meio ambiente. Exemplos de lixo eletrônico são celulares, computadores, televisores, tablets, dentre outros produtos similares. O grande problema do descarte irregular desses produtos reside no fato de que eles possuem diversos elementos químicos em sua composição, como o cádmio, o chumbo e o mercúrio, que são altamente prejudicais ao meio ambiente e à saúde humana. Eles podem contaminar gravemente o solo e o lençol freático dos locais em que são descartados, assim como o ar, por meio da liberação de toxinas caso sofram combustão. O texto usa o termo obsolescência programada e isso significa que os produtos, de maneira geral, são feitos cada vez mais com qualidade baixa, para que estraguem rapidamente, de modo a forçar os consumidores a comprarem novos produtos. No ramo dos eletrônicos, isso ocorre de maneira sistemática. A durabilidade de computadores e celulares é cada vez menor. Dessa forma, o descarte de lixo eletrônico tem aumentado muito, gerando problemas ambientais graves.


    A alternativa correta é a letra (D).