SóProvas


ID
1072477
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A complexa organização social das formigas pode ser explicada pelas relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia. É geneticamente mais vantajoso para as operárias cuidarem das suas irmãs que terem seus próprios filhos e filhas.

No formigueiro, uma única fêmea, a rainha, que é diploide, põe ovos que, quando fertilizados, se desenvolvem em operárias também diploides. Os ovos não fertilizados dão origem aos machos da colônia. Esses machos, chamados de bitus, irão fertilizar novas rainhas para a formação de novos formigueiros. Como esses machos são haploides, transmitem integralmente para suas filhas seu material genético. As rainhas transmitem para suas filhas e filhos apenas metade de seu material genético.

Suponha um formigueiro onde todos os indivíduos são filhos de uma mesma rainha e de um mesmo bitu. Sobre as relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A operária (2n) compartilha todo o material genético vindo do pai bitu (ou seja, 50% do seu próprio material é idêntico ao das outras operárias). A outra metade do seu material genético (oriundo da rainha 2n) pode apresentar variabilidade já que corresponde à metade do material genético da rainha. Logo, a média de compartilhamento entre as operárias seria de 50% (pai) e 25% (mãe), dando um total de 75% de compartilhamento. Caso essas operárias tivessem filhos, iam transmitir apenas metade do seu material genético (n), uma vez que são diploides (2n).


    Letra C correta.