SóProvas


ID
1072480
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente.

Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne.

Alternativas
Comentários
  • O peru é uma ave que apresenta baixa capacidade de voo, sendo mais desenvolvido, nesse caso, as musculaturas das pernas e coxas. Assim, é esperado que sua musculatura peitoral possua baixa concentração de fibras de contração lenta, que são utilizadas em exercícios de longa duração e são mais resistentes à fadiga. Essas fibras de contração lenta possivelmente estão em maior número na musculatura da coxa, o que também confere sua coloração mais avermelhada (presença de mioglobina).


    Letra C correta.