SóProvas



Questões de Vertebrados


ID
556084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns peixes ósseos, como os do gênero Poecilia, são vivíparos. Isso significa que o óvulo é fecundado internamente e o embrião fica mantido no(a)

Alternativas

ID
556087
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A plasticidade sexual em peixes hermafroditas que habitam corais parece ser controlada por mudanças morfológicas (dimorfismos) de neurônios que contêm hormônio liberador de gonadotrofinas e arginina vasotocina, presentes na região Pré-ótica do prosencéfalo. O número e o tamanho desses neurônios são alterados tanto quando os peixes mudam de sexo quanto quando passam de macho não territorialista inativo a macho territorialista sexualmente ativo.”
A Fisiologia de peixes tropicais. Série Fisiologia de Peixes, Vol. 21, Elsevier, 2006. (Adaptado)

Uma espécie de peixe cuja população juvenil é formada de fêmeas jovens que se tornarão ou não machos e machos terminais é considerada

Alternativas

ID
556090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre peixes que habitam regiões entremarés, é comum os machos terem ninhos, para onde atraem as fêmeas, a fim de que lá depositem os óvulos a serem fecundados. Dentre as estratégias para atração de fêmeas, considere as apresentadas a seguir.

I - Movimentar-se de forma estereotipada, numa core- ografia.

II - Apresentar coloração chamativa.

III - Liberar ferormônios na água.

IV - Oferecer presentes, como um pedaço de alimento.

É(São) estratégia(s) correta(s) APENAS a(s) apresentada(s) em

Alternativas

ID
556099
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns peixes são bem suscetíveis a variações nos níveis de vitaminas em sua dieta. Os peixes da bacia amazônica são comprovadamente dependentes de grandes doses de vitamina C, em particular. O Astronotus ocellatus, por exemplo, quando cresce com uma dieta pobre em vitamina C, apresenta mandíbula e opérculo deformados, hemorragias nas nadadeiras e nos olhos, além de lordose. Dentre as possíveis fontes de vitamina C, diretas ou indiretas, relacionadas abaixo, qual NÃO faz parte da dieta do Astronotus ocellatus?

Alternativas
Comentários
  • Os morcegos não são capazes de sintetizar o ácido ascórbico.

    O acido ascórbico (vitamina C) é conhecido como promotor de numerosos processos bioquímicos e fisiológicos, tanto em animais como em plantas. A maioria dos animais pode sintetizar esta vitamina em quantidades suficientes para prevenir os sinais clínicos de deficiência, conhecido como escorbuto. Entretanto, primatas, porcos da Índia, peixes, camarões, morcegos, pássaros e alguns insetos necessitam de uma fonte dietética de vitamina C para prevenir ou reverter os sintomas do escorbuto (O’Keefe, 2001). 


ID
556114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A maioria das famílias de peixes não contém espécies herbívoras, porém a herbivoria é comum entre peixes tropicais de água doce. Para a dieta de herbívoros, considere as adaptações a seguir.

I - Intestino curto, de modo a acelerar a passagem do bolo alimentar.

II - Como fonte de proteínas, valem-se de micro-organismos provenientes da ingestão de algas ou plantas.

II - Possuem bocas grandes, com capacidade de protrusão, na maioria dos casos.

É(São) adaptação(ões) comum(ns) utilizada(s) pelos peixes tropicais de água doce herbívoros a(s) apresentada(s) em

Alternativas

ID
646993
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Podendo chegar até vinte metros de comprimento, o tubarão-baleia é o maior representante dos peixes.
Qualquer criatura marinha com esse tamanho é normalmente muito temida, mas por causa de sua dieta basicamente planctônica ele não oferece ameaça ao homem. Entretanto, outros membros de sua superordem já causaram acidentes a vários banhistas nas praias.

Com relação à dieta do tubarão-baleia, pode-se afirmar que ele come, principalmente:

Alternativas

ID
654754
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O estômago dos ruminantes é um ambiente formado por quatro câmaras, sendo a primeira o rúmen, ou pança, e a quarta o abomaso, ou coagulador. Na primeira, vivem microrganismos que digerem a celulose. E, no abomaso, onde ocorre a digestão enzimática, vive uma espécie de parasito que se alimenta de sangue.
Considerando-se o ambiente descrito, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • nicho ecológico está relacionado ao papel ecológico executado pelos microrganismos, os quais na cadeia alimentar, desempenham um função degradativa em virtude do seu maquinário enzimático. 
  • Os ruminantes são uma subordem de mamíferos antiodátilos, a subordem Ruminantia. São mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos (poligástricos), sendo estes o rúmen, o retículo, o omaso e o abomaso, também conhecidos como pança, barrete, folhoso e coagulador respectivamente. Os três primeiros compartimentos são chamados de pré-estômago, pois neles não ocorre digestão química, apenas mecânica, já o abomaso é conhecido como estômago verdadeiro, pois é o único compartimento que possui enzimas utilizadas no processo de digestão química.

    Sistema digestivo dos Ruminantes.

    Os animais que fazem parte deste grupo são os bovinos, ovinos, caprinos, bubalinos, girafas, veados e muitas vezes, até os camelos e as lhamas, por possuírem um complexo estômago, com três ou quatro compartimentos. Estes dois últimos são exceções, pois não fazem parte desta subordem.

    O termo ruminante esta relacionado com o hábito de ruminar destes animais, ou seja, depois que ingerem os alimentos, este é regurgitado para a boca, onde é novamente mastigado (ruminado) e deglutido.


ID
668527
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um determinado ecossistema, vivem alguns animais, como cobra, tartaruga, coruja, gavião, macaco, tatu e gambá. Que alteração pode ocorrer no metabolismo de alguns desses animais se a temperatura ambiente for 50 ºF?

Alternativas

ID
673012
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ruazinha lagarteando ao sol.
O coreto de música deserto
Aumenta ainda mais o silêncio.

Mário Quintana

A expressão lagartear – ‘deitar-se ao sol’ – resultou da observação de um comportamento comum aos lagartos.

É CORRETO afrmar que, do ponto de vista biológico, esse comportamento se explica com base no fato de que os lagartos

Alternativas

ID
673951
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre, principalmente pela presença de pulmões e dois pares de patas, os quais ainda são dependentes da água, pelo menos durante uma fase da vida. Esses aspectos, portanto, estabeleceram o nome “anfíbio” que significa, em grego, duas vidas, referindo-se às fases aquática e terrestre. Nesse cenário, indique a alternativa abaixo que NÃO representa um tipo de anfíbio.

Alternativas
Comentários
  • Muçurana é uma serpete, portanto pertencente à classe dos répteis.

     

    Alternativa B

  • Opa, dá pra usar frações.

    3/15 = 1/5

    1/5 é 20% (0,2)


ID
675589
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise estas características de um animal na fase adulta:

• Hábitat: brejos
• Trocas gasosas: pele e/ou pulmões
• Nutrição: carnívoros
• Anatomia da boca: ausência de dentes e presença de língua protátil

Considerando-se tais características, é INCORRETO afrmar que esse animal

Alternativas
Comentários
  • Pelas características do animal citado, podemos inferir que se trata de um anfíbio, provavelmente da ordem Anura, que inclui sapos, rãs e pererecas. Esses animais, além de viver em brejos e apresentarem a língua protátil, se alimentam de insetos (são carnívoros) e também apresentam vários tipos de respiração. Quando na fase inicial de vida (aquática) apresentam respiração branquial, já na fase adulta respiram pela pele (respiração cutânea) e através de pulmões rudimentares; por isso utilizam tanto o oxigênio dissolvido na água, como o que está presente no ar. São animais heterotérmicos, ou seja, sua temperatura não é estável, variando de acordo com a temperatura ambiente. A fecundação desses animais é externa e os ovos não possuem casca, o que os torna altamente dependentes da água.
    Letra C incorreta.


ID
678964
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É CORRETO afirmar que os morcegos, únicos mamíferos voadores conhecidos, são motivo constante de atenção dos serviços sanitários das Prefeituras, porque transmitem

Alternativas
Comentários
  • A febre aftosa é uma doença transmitida aos bovinos e suínos pela baba de animais infectados, ou contato indireto através de água ou alimentos contaminados. A gripe aviária é transmitida pelo ar, água os alimentos contaminados por secreções contendo o vírus. Já a forma de contágio da leishmaniose se dá pela picada do mosquito-palha. O morcego pode transmitir a raiva, doença causada por um vírus da família Rhabdoviridae. 

    Letra D correta.

ID
682783
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A presença de ovos com envoltório rígido é mencionada como uma das principais características que propiciaram a conquista do ambiente terrestre aos vertebrados. Contudo, essa característica só resultou em sucesso adaptativo porque veio acompanhada de outra novidade evolutiva para o grupo no qual surgiu. Tal novidade foi:

Alternativas
Comentários
  • O ovo com envoltório rígido, ou ovo com casca, impede a dessecação do embrião e surgiu primeiramente nos répteis, o que conferiu a esse grupo uma independência da água para reprodução que não acontece nos anfíbios. A casca do ovo é porosa, possibilitando a troca de gases, fundamental para a respiração do embrião. Além disso, esse a fecundação interna também é uma característica que possibilita a independência da água. Nos anfíbios, a fecundação é externa e os gametas são liberados em meio aquático, onde se encontram.



    Letra C correta. 



ID
686053
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à reprodução de elasmobrânquios pode-se afirmar:

I. São animais de sexo separados e apresentam dimorfismo sexual.

II. No macho, a nadadeira pélvica está modificada num órgão copulador, denominado clásper.

III. A fecundação é interna, com desenvolvimento indireto.

IV. Existem espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas.

Aponte a alternativa que traz as assertivas CORRETAS:

Alternativas

ID
687055
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Aqui não tem um sibite
Um bigode, um curió
E nenhum passo canouro
Nem calango, nem mocó
Não tem mel de jandaíra
Nem roupa de casimira
Nem tem cobra de cipó”


Acontecença matuta II – Jessier Quirino

Sobre os versos acima e conhecimentos correlatos, podemos afirmar, EXCETO, que

Alternativas
Comentários
  • Os pássaros citados (sibite, curió e canouro) são aves, assim como os pinguins, porém representantes da ordem Passeriforme. As aves tem características especializadas para o voo, como corpo aerodinâmico, ossos leves (pneumáticos) e membros anteriores modificados em asas. A siringe é uma estrutura localizada na traqueia e é a responsável pela emissão de som nas aves. Outros grupos de animais são citados, como calango e cobra (répteis), mocó (mamífero) e jandaíra (inseto).


    Letra D correta. 


  • A questão busca a alternativa incorreta, mas a questão é extremamente mal elaborada: a afirmativa a) o local de onde se fala CERTAMENTE é na circunscrição do bioma Caatinga. (completamente incorreta), se não vejamos: 

    “Aqui não tem um sibite
    Um bigode, um curió
    E nenhum passo canouro
    Nem calango, nem mocó
    Não tem mel de jandaíra
    Nem roupa de casimira
    Nem tem cobra de cipó” 


    O texto afirma que aqui (o local de onde se fala) NÃO tem nenhum dos animais acima, se não tem nunhum dos animais acima pode ser qualquer lugar do mundo, EXCETO o bioma caatinga. portanto a letra A está incorreta. Ou interpretei errado?

  • Ápteras: Diz-se do que não tem asas.

ID
687082
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com o slogan “Bode Rei - Ano XI - Faça chuva ou faça sol, em Cabaceiras, o bode não perde a majestade”, Cabaceiras, conhecida como a “Roliúde Nordestina”, apresenta a XI Festa do Bode Rei - Festival de Caprinos e Ovinos da Paraíba, com o objetivo de congregar todos os agentes produtivos da cadeia da caprinovinocultura. A festa acontece ao longo da avenida principal da cidade, onde o turista poderá tornar-se um exímio entendedor do universo bodístico. Desde a identificação da grande variedade de raças nacionais e internacionais, até degustar pratos típicos da culinária bodística como buchada e picado, pizza de bode, bodioca e linguiça de bode. A buchada é um dos pratos mais tradicionais do evento feito com as vísceras do bode. Acerca dos componentes deste prato, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A buchada de bode é um prato típico nordestino cuja origem remete à tradicional cozinha portuguesa. O prato é feito com os miúdos do bode, que incluem os rins, fígado e vísceras levadas e ferventadas. Essas partes são cortadas, temperadas e cozidas no “bucho” que corresponde ao estômago do animal. O bode é um animal ruminante, sendo um dos menores desse grupo. Como todo animal ruminante, o estômago do bode é dividido em alguns compartimentos: rume (ou pança), barrete, folhoso e coagulador. Os três primeiros são ditos pré-estômago, porque não ocorre a digestão química, mas sim a mecânica, já no coagulador existem enzimas que realizam a digestão química.



    Letra C correta.



ID
687088
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Por que soluçamos?

Os soluços revelam pelo menos duas camadas da nossa historia evolutiva: uma parte compartilhada com os peixes e a outra com os anfíbios. O “hic hic” dos soluços pode ser causado por bloqueios ou lesões que provocam pressão nos nervos frênicos, controlam a respiração e são características herdadas de nossos ancestrais, os peixes. Esses nervos frênicos emitem sinais para o cérebro que levam a um espasmo de músculos na garganta e no peito fazendo com que a epiglote feche a traquéia. A respiração repentina e o bloqueio da garganta, o soluço, é herança da respiração do girino, que ao bombear água para a boca respira pelas brânquias. Ao ingerir água, a glote se fecha para impedir que a água entre no pulmão, usado para a respiração na terra. (Scientific American, ano 7 nº 81. Pág. 55) Em relação à fisiologia de peixes e anfíbios assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os peixes são animais aquáticos cuja respiração se dá, na grande maioria, através das brânquias. A água, ao entrar na boca do peixe, banha as brânquias e sai pelas aberturas nos lados da cabeça. Já os anfíbios, em sua fase larval apresentam respiração também braquial, e quando adultos boa parte das trocas gasosas acontecem nos pulmões, como também através da pele (respiração cutânea).



    Letra A correta. 



ID
688207
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições apresentadas sobre o filo Chordata. Em seguida assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) Durante o desenvolvimento embrionário apresentam notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas faringianas e cauda pós-anal musculosa, além de metameria, sendo que esta última também ocorreu na linhagem evolutiva dos protostômios. Estas características podem ou não persistir nos adultos.

( ) Estão classificados em três subfilos: Urochordata, Cephalocordata e Vertebrata.

( ) O sub-filo vertebrata é composto por quatro classes: Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia.

( ) Os répteis apresentam pele seca, sem glândulas mucosas, recoberta por escamas epidérmicas ou por placas ósseas dérmicas, respiração pulmonar, ectotermia e ovo amniótico, cuja eclosão libera um indivíduo jovem, sem estágio larval.

( ) Aves e mamíferos apresentam sob a pele uma camada de tecido adiposo, denominada hipoderme, que atua como isolante térmico.

Alternativas
Comentários
  • Os organismos que compõe o filo Chordata apresentam algumas características exclusivas que surgem durante o desenvolvimento embrionário, podendo ou não persistir durante a vida adulta. São elas: o aparecimento da notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas faringianas e cauda pós anal. A metameria também está presente, tendo ocorrido igualmente na linhagem dos protostômios. Os cordados estão classificados em Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, item I e II verdadeiros. O subfilo Vertebrata é composto pelas classes Agnatha, Gnathostomata, Osteichthyes (que chamamos “peixes”) e Tetrápode (que compreende os anfíbios, répteis, aves e mamíferos), item III falso. Nos répteis, a pele é seca, impermeável e recoberta por placas epidérmicas ou escamas. A respiração é sempre pulmonar, e não há regulação de temperatura (ectotérmicos). O ovo desses animais já apresenta o anexo embrionário âmnio e o desenvolvimento é direto, sem fase larval, item IV verdadeiro.  Nas aves as penas contribuem para manter a temperatura, já em mamíferos, logo abaixo da epiderme e derme existe uma camada de tecido adiposo, que atua como isolante térmico, item V falso.


    Letra C correta.



ID
690517
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A placenta é uma estrutura materno-fetal, característica dos mamíferos, que permite a passagem de nutrientes, gases respiratórios e excretas entre os dois organismos, durante o período gestacional. Com base na ausência / presença rudimentar / desenvolvimento pleno da placenta, os mamíferos classificam-se em prototheria, metatheria e eutheria. Entre as ordens de mamíferos citados, assinale aquela onde os indivíduos não apresentam desenvolvimento placentário.

Alternativas
Comentários
  • Os prototheria, ou monotremados, são o grupo de mamíferos que não apresentam desenvolvimento de placenta e põe ovos, como exemplos temos o ornitorrinco. Os metatheria são aqueles que apresentam uma placenta rudimentar, e os filhotes terminam seu desenvolvimento no marsúpio. Já os eutheria são o grupo em que a placenta se desenvolve completamente e exerce a função de comunicação entre mãe e feto. Os chirópteros (morcegos), cetáceos (baleias) e artiodáctilos (porco, boi, etc) são placentários. Os marsupiais são da ordem metatheria.

     Letra D correta.


  • Man segue meu insta @diogo__077


ID
690541
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um animal que apresenta como características presença de coluna vertebral, fecundação interna com cópula, respiração pulmonar, oviparidade e homeotermia deve pertencer ao grupo

Alternativas
Comentários
  • Todos os grupos citados são vertebrados, ou seja, apresentam coluna vertebral segmentada com crânio protegendo o cérebro. A fecundação interna com cópula aparece a partir dos répteis, o que elimina os anfíbios e peixes, que apresentam fecundação externa. Apesar de também realizarem respiração pulmonar, os répteis não são animais homeotérmicos, ou seja, não mantem uma temperatura corporal estável. Aves e mamíferos também apresentam respiração pulmonar, porém a oviparidade é característica presente em todas as aves.


    Letra B correta. 



ID
690583
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Seu Antonio Capitulino, sitiante do brejo paraibano, sentiu-se incomodado com a grande quantidade de sapos em sua propriedade rural, por isso resolveu livrar-se dos “intrusos” lançando sal (NaCl) sobre eles.

Analise as proposições abaixo:

I. É uma prática incorreta, uma vez que os sapos controlam as populações de insetos.

II. É uma prática correta, pois o canto de acasalamento de sapos é extremamente desagradável.

III. O lançamento de NaCl sobre a pele dos sapos provocará um processo de desidratação, já que esses animais apresentam pele ricamente vascularizada e sem estruturas especializadas que evitem a perda de água.

IV. O lançamento de NaCl não alterará em nada a população de sapos no local, pois não passa de crendice popular.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Os sapos, em geral se alimentam de insetos, podendo também capturar peixes de pequeno porte. Dessa forma são um controle biológico natural na população de insetos – item I correto. Em sua fase adulta, os sapos realizam a respiração pulmonar. Porém, seus pulmões são pequenos e muito simples, por isso a respiração cutânea também está presente e é fundamental para esse grupo. Sua pele é fina, ricamente vascularizada e precisa estar sempre úmida, pois se resseca facilmente, uma vez que não apresenta estruturas que evitam a perda de água. Logo, o lançamento de sal sobre esses animais acarretará uma intensa desidratação, podendo, inclusive, mata-los – item III correto.


    Letra B correta.



ID
690607
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na escala evolutiva, os primeiros organismos vivos a apresentarem âmnio e alantóide são

Alternativas
Comentários
  • Os anexos embrionários são estruturas derivadas dos folhetos embrionários, porém não são parte do embrião. São considerados anexos embrionários o saco vitelínico, o âmnio, alantoide e córion. Na escala evolutiva, os peixes são os primeiros a apresentarem o saco vitelínico (único anexo embrionário desse grupo) bem desenvolvido, que tem a função de nutrir o embrião com vitelo. O âmnio é um anexo cuja membrana envolve completamente o embrião, delimitando a cavidade amniótica. Dentro dessa cavidade encontra-se o líquido amniótico, que protege o feto contra choques mecânicos e desidratação. Já o alantoide é derivado da porção posterior do intestino do embrião e sua função é de troca de gases e armazenamento e eliminação de excretas nitrogenadas. Nos répteis e aves são bem desenvolvidos, enquanto que nos mamíferos sua função é compartilhada pela placenta. Tanto o âmnio quanto o alantoide, aparecem pela primeira vez na escala evolutiva no grupo dos répteis. O córion é o anexo mais externo ao embrião, envolvendo todos os outros. Nos ovos de répteis e aves, por exemplo, é a membrana que fica sob a casca, sendo bem perceptível. Nesses grupos, esse anexo participa dos processos de trocas gasosas junto com o alantoide.

    Letra E correta.



ID
691474
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as proposições abaixo, em relação aos cordados.
I. Possuem notocorda ou corda dorsal, que é substituída por coluna vertebral nos mamíferos.
II. Os anfíbios possuem a pele seca e impermeável, o que evita a desidratação e favorece a sobrevivência em ambientes secos.
III. O filo dos cordados é dividido em subfilos: Urochordata ou Tunicata, Cephalochordata e Vertebrata.
IV. Os répteis possuem fecundação externa, e os anfíbios geralmente interna.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A II já está errada porque se a respiração dos anfíbios é cutânea automaticamente a pele desses não é impermeável.

    Na IV, ambos os citados possuem fecundação externa, geralmente.

     


ID
713977
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos excrementos de aves, é correto afirmar-se que resultam do processamento de

Alternativas

ID
714937
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ruminantes são mamíferos herbívoros que se diferenciam de outros mamíferos por serem capazes de digerir a celulose ingerida na alimentação. Esses animais são capazes de digerir a celulose dos vegetais porque

Alternativas

ID
715090
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os répteis, provavelmente, evoluíram de um grupo de ______________, que passaram a possuir a estrutura apomórfica denominada ____________, anexo embrionário possuidor do líquido necessário para o processo de fecundação _______________, determinante na migração definitiva dos animais vertebrados da água para a terra.

Os termos que completam na ordem e corretamente as lacunas acima são:

Alternativas
Comentários
  • B: Anfibíos foram os primeiros vertebrados terrestres,mas estes não estavam bem adaptados a este ambiente devido a pobreza de queratina na pele,a fecundação externa totalmente dependente de água.Os répteis foram os primeiros vertebrados realmente adaptados aos ambientes terrestre e o primeiro grupo de animais a apresentar ovo protegido com casca,garantindo o sucesso reprodutivo e a conquista terrestre.


ID
716206
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Anfíbios, como sapos, rãs e cobras cegas, são animais que vivem parte de seu ciclo de vida em ambientes aquáticos e outra parte em terra, porém nunca se afastam dos ambientes úmidos. Identifique dentre as alternativas abaixo aquela contém apenas características de animais classificados como anfíbios.

Alternativas

ID
720316
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia e analise as afirmativas abaixo.

I - Os peixes de água doce em geral excretam amônia e não ácido úrico.

II - O coração das aves e mamíferos possui dois átrios e dois ventrículos separados, com mistura entre o sangue venoso e arterial.

III - Todos os répteis apresentam respiração branquial.

IV - A epiderme dos sapos é uma fina camada queratinizada, que permite a respiração cutânea e evita a perda da água.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
737080
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os placentários correspondem a 95% das espécies de mamíferos. Sobre a placenta e suas repercussões no desenvolvimento, analise as proposições abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.

I. A mistura do sangue materno com o fetal através da placenta garante a nutrição do feto.

II. Funções realizadas pela placenta revelam a ausência de conexão evolutiva entre este órgão e os anexos embrionários do ovo terrestre.

III. A placenta é um órgão constituído por tecido materno e fetal.

IV. A proteção do feto contra ataques do sistema imunológico materno é função da placenta.

Alternativas

ID
795949
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O canguru é o mamífero mais representativo da Austrália. Possui como características principais fêmeas com bolsa ventral, útero e vagina duplos e geralmente ausência de placenta. O Brasil também possui representantes desse grupo, conhecidos popularmente como timbu ou caçaco e as cuícas. Por essas características gerais, esses animais podem ser relacionados na ordem:

Alternativas
Comentários
  • A ordem é Marsupialia;
    Monotremata sao os Mamíferos ovíparos, sem mamas externas, e cujas maxilas, desprovidas de dentes formam um bico, ex.: ornitorrinco e equidna.
    Multituberculata é um grupo de
    mamíferos primitivos conhecidos do Triássico ao Terciário.
    Proboscidia: elefantes.
    Chiroptera: os morcegos.

ID
799243
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo da evolução dos vertebrados, a

Alternativas
Comentários
  • Em todos os grupos de vertebrados, a respiração celular se manteve semelhante (metabolismo aeróbico e anaeróbico). O que é diferencial entre os grupos são os órgãos responsáveis pelas trocas gasosas. Nos peixes tem-se as brânquias, os anfíbios apresentam respiração branquial, cutânea e pulmonar. Os répteis apresentam respiração pulmonar assim como as aves, porém nesse último grupo observa-se sacos aéreos e para brônquios. Os mamíferos, também com respiração pulmonar, apresentam milhares de alvéolos, o que aumenta consideravelmente a área de troca gasosa. O sistema digestório, circulatório e excretor são bastante diferentes em cada grupo. Em relação à reprodução, é incorreto afirmar que, com exceção dos peixes, os vertebrados independem da água, afinal, os anfíbios necessitam diretamente do ambiente aquático nos seus estágios iniciais de desenvolvimento. 

    Letra C correta.
  • Respiração

    Peixes - branquial

    anfíbios - branquial, cutânea e pulmonar

    répteis, aves e mamíferos (terrestres) - pulmonar.

    No entanto, nível celular, as respirações são todas iguais.

    Digestão

    O sistema digestivo de todos os vertebrados é completo com boca, estômago, intestino e ânus.

    Excreção

    Invertebrados e peixes excretam amônia

    Mamíferos e anfíbios excretam ureia

    aves e répteis excretam ácido úrico

    Circulação

    Peixes: circulação simples (coração com 2 cavidades: aurícula, que recebe sangue, e ventriculo, que expurga.)

    Anfíbios e répteis: circulação dupla incompleta (3 câmaras: 2 aurículas e 1 ventrículo. sangue arterial e venoso se misturam após chegarem do pulmão e do corpo, respectivamente, em direção ao ventrículo)

    Aves e mamíferos: circulação dupla completa (4 câmaras: 2 aurículas e 2 ventrículos. Veia cava traz sangue venoso do corpo, que desmboca na aurícula direita. Vai para o ventrículo direito e é bombeado ao pulmão, onde sofre hematose. Volta ao coração pelas veias pulmonares e desemboca na aurícula esquerda e vai para o ventrículo esquerdo, onde é bombeado ao corpo através da artéria aorta. Sangue não se mistura)

    Reprodução

    Anfíbios também necessitam da água para reprodução

    Letra C

    Fuvest 2023


ID
799480
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Tradicionalmente chamamos de répteis, um grupo de animais possui, em comum, a ectotermia e a pele recoberta por escamas. Esse grupo inclui diversas linhagens (lagartos, serpentes, anfisbenas, quelônios e jacarés), embora algumas delas sejam pouco aparentadas entre si. Por exemplo, sabe-se hoje que os jacarés são mais aparentados às aves do que aos lagartos, às cobras e às tartarugas, embora, na prática, os jacarés continuem sendo tratados junto com esses animais, dentro do grupo que chamamos de répteis. (MONTEIRO, 2008).


Com base nos conhecimentos sobre esse grupo de vertebrados, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • comentando letra por letra...

    A) o grupo de animais dos repstéis não tem em sua maioria animais pertencentes a base da cadeia trófica... que são, diga de passagem os vegetais. Apesar de muitos também fazerem parte da alimentação de outros animais, boa parte dos individuos dos respteis tem suas pesas e portanto não podem ser considerados base da cadeia trófica.

    B)  a parte da assertiva que diz que esses animais eliminam compostos nitrogenados de baixa toxicidade e que precisam de pouca água para a sua eliminação está correta, no entanto, a maioria não elimina uréia, elimina ácido úrico. Um outro erro da assertiva é dizer que amônia tem baixa toxicidade, é exatamente o contrário.

    C) a letra C já pode ser considerada errada apenas pelo fato de dizer que os individuos pertencentes ao grupo dos repteis tem um coração de quatro camaras bem divididas... as cavidades são perfeitamente separadas, ocorrendo ainda a mistura dos sangue veneso com o arterial.

    D) TAQUICARDIA é o batimento acelerado e sem ritmo do coração. Quando a asseriva diz que eles reduzem os batimentos cardiacos para ficar muito tempo em baixo d'agua, queria sre dito que eles apresentam BRADICARDIA, que é exatamente o contrário da "taquircadia".

    E) não precisa de comentários, é essa a reposta correta sem erros aparentes.
  • Não concordo com o gabarito, pois a tartarugas não possuem somente respração pulmonar. Elas contam com um aparelho respiratório auxiliar: têm na boca e na cloaca uma enorme quantidade de vasos sangüíneos, que absorvem o oxigênio dissolvido na água. Isso e bons pulmões dão-lhe capacidade de imersão por várias horas. Logo, dizer que os répteis possuem respiração estritamente pulmonar está errado.

ID
801760
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando aspectos morfo-fisiológicos das aves, analise as proposições abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A completa separação entre o sangue arterial e o sangue venoso favorece a homeotermia, um atributo das aves.
II. A presença de penas é uma característica exclusiva das aves, conforme revelam dados paleontológicos.
III. Nas aves, a digestão enzimática dos alimentos é realizada pela moela, parte do sistema digestório.
IV. As aves são animais com fecundação interna, desenvolvimento direto a partir de um ovo amniótico, com estruturas extra-embrionárias.

Alternativas
Comentários
  • osh as penas não são exclusivas das aves?

ID
819511
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No reino animal, a classe dos mamíferos possui forte apelo para projetos relacionados com a conservação dos ambientes naturais, sendo muitas espécies símbolos de projetos bem sucedidos no cenário nacional. A mastofauna brasileira é bastante rica, com aproximadamente 652 espécies nativas, distribuídas entre 11 ordens. A ordem de mamíferos com maior número de espécies descritas no Brasil é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta "E"

    Os 
    roedores (do latim científico Rodentia) constituem a mais numerosa ordem de mamíferos com placenta, contendo mais de 2000 espécies, o que corresponde a cerca de 40% das espécies da classe dos mamíferos. A maior parte são de pequenas proporções, o camundongo-pigmeu Africano possui 6 cm de comprimento e pesa 7 g. Por outro lado, o maior deles, a capivara, pode pesar até 80 kg.
  • Cerca de 1/3 dos mamíferos existente no Brasil pertencem a esta ordem, sendo que há aproximadamente 2000 espécies no mundo e cerca de 200 espécies no Brasil. Como exemplos de roedores brasileiros têm: ratos do mato, capivara, para, cutia, preá, ouriço, entre outros. Alternativa correta (E).

ID
849103
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As cecílias, também chamadas de cobras-cegas, são facilmente confundidas com serpentes por observadores menos atentos, por também apresentarem corpo cilíndrico e desprovido de patas. Entretanto, uma análise mais cuidadosa pode diferenciar facilmente esses animais, pois as cecílias são anfíbios ápodos. Duas características apresentadas exclusivamente pelas cecílias, que as diferenciam das serpentes, são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C.

    Anfíbios, em sua maioria, não apresentam escamas, respiram também através da pele (respiração cutânea) e seus ovos apresentam-se moles, sem casca calcária. Também geralmente, secretam uma camada mucosa sobre a pele fina, como forma de manterem-se úmidos.


ID
863203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que a relação entre o animal e o filo está correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ouriço-do-mar - Echinodermata 

    B) mosquito - Arthropoda

    C) esponja - Porifera

    D) minhoca- anelídeo

    E) peixe - Chordata

  • AS MINHOCAS TEM ANEL NOS CORPO, OU SEEJA, ANELIDEOS

  • Anelídeos: são os vermes conhecidos por ter o corpo segmentado com uma espécie de anel (o que originou o seu nome), como a minhoca. Têm um grande diferencial dos outros filos, porque podem viver em três tipos de habitat: áreas terrestres úmidas, água doce e água salgada.

    LETRA D


ID
870298
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre as adaptações dos tetrápodes à vida terrestre, estão:

Alternativas
Comentários
  • As fendas faríngeas, notocorda e cauda pós-anal são características típicas de todos os cordados. Nos animais de vida aquática observa-se a respiração branquial e a excreção de amônia, muito tóxica e por isso demanda grande quantidade de água para ser eliminada. A respiração pulmonar foi uma novidade evolutiva fundamental para a conquista do ambiente terrestre pelos tetrápodes. Já em relação à excreção, o ácido úrico e a ureia são compostos menos tóxicos e que podem ser acumulados temporariamente e eliminados de forma concentrada.



    Letra C correta.


  • TETRÁPODES: Vertebrados com 4 membros que evoluíram dos peixes de nadadeira lobada cerca de 395 milhões de anos atrás, no Período Devoniano, conquistando o ambiente terrestre. Fazem parte do grupo dos Cordados, que constituem um filo dentro do reino Animalia, que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados.

    ---> Nos animais de vida aquática observa-se a respiração branquial e a excreção de amônia, muito tóxica e que por isso demanda grande quantidade de água para ser eliminada.

    ---> As fendas faríngeas, notocorda e cauda pós-anal são características típicas de todos os cordados.

    ---> A respiração pulmonar foi uma novidade evolutiva fundamental para a conquista do ambiente terrestre pelos tetrápodes.

    ---> Em relação à excreção, o ácido úrico e a ureia são compostos menos tóxicos que a amônia e que podem ser acumulados temporariamente e eliminados de forma concentrada.

    Gabarito: C


ID
875197
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica importante para conquista definitiva do meio terrestre foi a presença de excreta pouco tóxica, o que permitiu ao embrião seu desenvolvimento dentro do ovo. Assinale a opção correta que combina a excreta menos tóxica e a que possui menor gasto energético, respectivamente.

Alternativas
Comentários
    • Amoniotélicos: Excretam amônia, substância extremamente tóxica para os organismos e bastante solúvel em água. É necessário muita água para o seu transporte, e portanto esse tipo de excreção ocorre na maioria dos invertebrados aquáticos e nos peixes ósseos de água doce. Ocorre também na maioria dos anfíbios, que são prejudicados, pois acabam perdendo muita água, por este e outros motivos precisam viver no meio aquático ou úmido para sua sobrevivência.
    • Ureotélicos: Excretam uréia, que é solúvel em água e menos tóxica que a amônia, e ocorre no figado no chamado ciclo de ornitina. Ocorre em animais que dispõem de um pouco menos de água, como nos anelídeos, peixes cartilaginosos, alguns anfíbios adultos e mamíferos.
    • Uricotélicos: Excretam ácido úrico, substância de toxidez muito baixa e insolúvel em água, o que representa uma adaptação para a vida terrestre. São uricotélicos: insetos, répteis e aves.
    Fonte: Wikipedia

  • A excreta menos tóxica contribui para que menor quantidade de água fosse necessária para sua eliminação. Além disso, possibilitou que o embrião se desenvolvesse dentro do ovo sem grandes riscos. A excreta menos tóxica é o ácido úrico, eliminada junto com as fezes, de forma muito concentrada, está presente nos insetos, aves e alguns répteis. Já a excreta com menor gasto energético é a amônia, que se origina da desaminação de aminoácidos. Em contrapartida é a excreta mais tóxica, necessitando de grandes quantidades de água para ser eliminada. Alguns animais terrestres convertem a amônia em ureia ou ácido úrico, o que demanda mais energia.


    Letra E correta.



ID
888439
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos


                                                     Quando abrirem meu coração
                                                         Vão achar sinalização
                                                          De mão e contramão.

                                              (Millôr Fernandes. Veja, 04.04.2012.)

 

No contexto da biologia, os versos de Millôr Fernandes, falecido em 2012, podem ser usados para ilustrar, de maneira poética, as características de um sistema circulatório em que os sangues arterial e venoso seguem fluxos distintos, sem se misturarem.

Nessas condições, o protagonista desses versos poderia ser

Alternativas
Comentários
  • Como o coração do peixe possui duas cavidades (um átrio e um ventrículo), o sangue passa apenas uma vez pelo coração e não há a mistura desse sangue. Já os anfíbios e os repteis possuem um sistema circulatório muito semelhante, o coração possui três cavidades (dois átrios e um ventrículo) onde o sangue arterial e o sangue venoso se misturam, mesmo que parcialmente quando passa no ventrículo. Nas aves, o sistema circulatório é fechado e completo, ou seja, possui quatro cavidades e os sangues não se misturam. Quando se trata dos mamíferos, o sistema circulatório é duplo, simples e fechado, ou seja, possui um coração com quatro cavidades onde o sangue venoso e arterial não se misturam.

    Portanto, a alternativa correta é a (C).
     
  • Aves e mamíferos apresentam circulação dupla, completa e fechada, portanto o sangue venoso não se mistura com o arterial. No coração tetracavitário destes animais, o sangue venoso circula apenas no lado direito do coração enquanto o sangue arterial preenche apenas as cavidades do lado esquerdo.

  • o coração do peixe possui duas cavidades (um átrio e um ventrículo), o sangue passa apenas uma vez pelo coração sem que haja mistura desse sangue. Já os anfíbios e os repteis possuem um sistema circulatório muito semelhante, o coração possui três cavidades (dois átrios e um ventrículo) onde o sangue arterial e o sangue venoso se misturam, mesmo que parcialmente quando passa no ventrículo. Nas aves, o sistema circulatório é fechado e completo, ou seja, possui quatro cavidades e os sangues não se misturam. Quando se trata dos mamíferos, o sistema circulatório é duplo, simples e fechado, ou seja, possui um coração com quatro cavidades onde o sangue venoso e arterial não se misturam.

    alternativa correta é a (C).

     


ID
986971
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os cordados compreendem um grupo diverso do reino Animalia que compartilha características, também, pela maioria dos invertebrados, em alguma fase do ciclo de vida como, por exemplo a presença de:

Alternativas

ID
1012930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Animais como a galinha têm vantagem, em relação a animais como o Mbambi, porque sua temperatura corporal

Alternativas
Comentários
  • Os Mbambi, ou os lagartos de forma geral, são animais heterotérmicos, ou seja, não controlam sua temperatura corporal, que varia de acordo com a temperatura ambiente. São os animais ditos “sangue frio”. Já a galinha, uma ave, é um animal homeotérmico, ou seja, mantém a temperatura corporal constate. Apesar da alta demanda energética para isso, a homeotermia é vantajosa já que impede que aconteça grandes variações na temperatura interna, contribuindo por exemplo para a atuação de enzimas.



    Letra B correta.


  • A galinha não é um animal pecilotérmico-ectotérmico-heterotérmico. Sua temperatura não varia com o ambiente, como os répteis. 

    As galinhas são homeotérmicas-endotémicas, portanto a temperatura de seus corpos se mantem estável a um custo enorme de energia.


ID
1022968
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O canto dos sapos tem tudo  a ver com a reprodução. Na maioria das espécies apenas o macho é quem canta para avisar a fêmea que está pronto para se reproduzir. a fêmea escuta muito bem e se aproxima do sapo macho que a abraça forte. Depois que é abraçada, ela sai pulando até encontrar um lugar adequado para por seus óvulos. O sapo macho vai atrás  e lança seus espermatózoides sobre os pequenos óvulos, buracos nas árvores que estejam cheios de água.
(*Por que os sapos cantam? - Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 128, setembro de 2002. Adaptado. )



Considere as seguintes a rmações sobre o texto anteriormente transcrito:

I. Os sapos se reproduzem por meio de reprodução assexuada, na qual a fecundação do óvulo pelo espermatozóide  dá origem aos girinos.

II. Os sapos se reproduzem por meio de fecundação interna, na qual o macho deposita seus gametas dentro do corpo da fêmea, que depois bota os ovos já fecundados

III. Os óvulos e os espermatozóides são células  especiais  formadas por meiose, um tipo de divisão celular que produz as células reprodutoras ou gametas.

IV. O crescimento dos sapos, desde a fase larval de girinos até a idade adulta, ocorre por meio de sucessivas  divisões celulares chamadas mitose.




São verdadeiras as afirrmações feitas em

Alternativas
Comentários
  • A presença de material genético de um macho e de uma fêmea combinando-se para formar um novo indivíduo caracteriza a reprodução sexuada. No caso dos sapos, espermatozoides fecundam os óvulos para dar origem aos girinos, item I falso. Nos anfíbios, de forma geral, a fecundação é externa, e por isso, eles ainda são dependentes da água para reprodução. Como explicado no trecho fornecido, a fêmea libera seus óvulos na água e o macho faz o mesmo com seus espermatozoides. Ambos se encontram fora do corpo dos animais, formando os ovos que originarão os girinos, item II falso. Os gametas (óvulos e espermatozoides) são células especiais haploides (n), formadas através do processo de meiose. Quando se encontram formam o novo ser diploide (2n), item III verdadeiro. O crescimento dos sapos é possível através do processo de mitose, em que cada célula-mãe origina quatro células-filhas idênticas entre si, item IV verdadeiro.


    Letra D correta.


  • Excelente o comentário do professor, exceto o fato de que na mitose uma célula-mãe origina duas celulas filhas idênticas entre si (e não quatro como o professor afirmou).


ID
1023664
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classificação sistemática de um animal normalmente é baseada em diferentes critérios, como suas características morfológicas e fisiológicas, e seu desenvolvimento embrionário. Um taxonomista, considerando os critérios gerais das diferentes classes de cordados, observa em um animal as seguintes características:

- reprodução com fecundação externa;

- desenvolvimento embrionário em um ovo incapaz de evitar a perda de água em ambientes secos;

- respiração branquial e cutânea na fase larval; respiração pulmonar e cutânea na fase adulta;

- temperatura corporal acompanhando as alterações da temperatura ambiental.

Conclui, então, que se trata de

Alternativas

ID
1065235
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      As serpentes que habitam regiões de seca podem ficar em jejum por um longo período de tempo devido à escassez de alimento. Assim, a sobrevivência desses predadores está relacionada ao aproveitamento máximo dos nutrientes obtidos com a presa capturada. De acordo com essa situação, essas serpentes apresentam alterações morfológicas e fisiológicas, como o aumento das vilosidades intestinais e a intensificação da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas.

A função do aumento das vilosidades intestinais para essas serpentes é maximizar o{a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa letra B

    As vilosidades intestinais são dobras da parede interno do intestino com a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. Nesse caso, quanto maior a quantidade de dobras, mais nutrientes a cobra absorve, logo ela consegue ficar em um período de jejum mais prolongado.

  • Alteraçoes morfológicas = Alteraçoes na formação

    Alteraçoes fisiologicas = Alteraçoes no funcionamento

    As vilosidades intestinais são dobras existentes no intestino, o que aumenta o contato do alimento com a parede intestinal. Portanto, aumentam a área de absorção.

    Letra B

  • Como essas serpentes podem ficar longos períodos sem se alimentar, é necessário que ela maximize o processo de absorção de nutrientes para um futuro cenário de escassez.


ID
1072480
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Alguns chefs de cozinha sugerem que o peru não deve ser preparado inteiro, pois a carne do peito e a da coxa têm características diferentes, que exigem preparos diferentes. A carne do peito é branca e macia, e pode ressecar dependendo do modo como é preparada. A carne da coxa, mais escura, é mais densa e suculenta e deve ser preparada separadamente.

Embora os perus comercializados em supermercados venham de criações em confinamento, o que pode alterar o desenvolvimento da musculatura, eles ainda mantêm as características das populações selvagens, nas quais a textura e a coloração da carne do peito e da coxa decorrem da composição de suas fibras musculares e da adequação dessas musculaturas às funções que exercem. Considerando as funções desses músculos nessas aves, é correto afirmar que a carne.

Alternativas
Comentários
  • O peru é uma ave que apresenta baixa capacidade de voo, sendo mais desenvolvido, nesse caso, as musculaturas das pernas e coxas. Assim, é esperado que sua musculatura peitoral possua baixa concentração de fibras de contração lenta, que são utilizadas em exercícios de longa duração e são mais resistentes à fadiga. Essas fibras de contração lenta possivelmente estão em maior número na musculatura da coxa, o que também confere sua coloração mais avermelhada (presença de mioglobina).


    Letra C correta.



ID
1103962
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Didaticamente, os animais são divididos em dois grupos: Invertebrados e Vertebrados.

Com relação aos animais vertebrados, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • a) Lagartos, serpentes, crocodilianos e aves apresentam diversas adaptações ao ambiente terrestre, como a excreção de ácido úrico e ovos amnióticos.



    Correção:


    * Anfíbios -  Possuem pele com glândulas mucosas para ficar sempre úmida e permitir trocas gasosas. Coração tricavitário e circulação dupla e incompleta (sangue venoso se mistura com sangue arterial).



    * Peixes cartilaginosos -  Opérculo (ósseo) ausente e brânquias que se abrem em fendas laterais. A bexiga natatória é uma característica típica dos peixes ósseos e não dos cartilaginosos.



    * Mamíferos prototérios ou Monotremados  - Não possuem placenta nem útero. São ovíparos. Exemplos: Ornitorrinco e équidna.



    * Aves - São animais que possuem pele fina, sem glândulas e coberta com penas. Coração tetracavitário e circulação dupla e completa. Respiração exclusivamente pulmonar e com diversos sacos aéreos que se localizam entre os órgãos do animal.


ID
1119862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos ecológicos e zoológicos, julgue o item a seguir.

Em estudos relativos ao comportamento ou à dinâmica populacional das aves, a técnica mais utilizada é a tatuagem.

Alternativas
Comentários
  • é o anilhamento.


ID
1152955
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Parque Olhos d’Água localiza-se no Plano Piloto, em Brasília. Foi inaugurado em 1994 e apresenta a vegetação típica do cerrado preservada, além de vegetação introduzida na época em que a área era utilizada por pequenas chácaras. A fauna é bastante diversificada, principalmente as aves e os insetos, além de mamíferos como gambás e preás, e uma série de lagartos e quelônios. É um excelente lugar para se ficar um pouco mais próximo da natureza.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Quelônios e lagartos são exemplos de répteis, pois apresentam ectodermia e a pele recoberta por escamas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa errada!

    Quelônios (tartarugas, cágados e jabutis) e lagartos são exemplos de reptéis, apresentam ectotermia (não possuem temperatura corporal constante), mas somente os lagartos possuem pele recoberta de escamas, pois os quelônios são revestidos por placas ósseas de origem dérmica.


ID
1152958
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UCB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Parque Olhos d’Água localiza-se no Plano Piloto, em Brasília. Foi inaugurado em 1994 e apresenta a vegetação típica do cerrado preservada, além de vegetação introduzida na época em que a área era utilizada por pequenas chácaras. A fauna é bastante diversificada, principalmente as aves e os insetos, além de mamíferos como gambás e preás, e uma série de lagartos e quelônios. É um excelente lugar para se ficar um pouco mais próximo da natureza.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos.

Gambá é exemplo de animal marsupial, pois apresenta parte do desenvolvimento fetal em uma bolsa abdominal.

Alternativas

ID
1207828
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A proteção das tartarugas marinhas no Brasil iniciou-­se no ano de 1980 por iniciativa de um órgão ambiental federal existente na época. Os primeiros locais monitorados e protegidos foram as praias do litoral do Espírito Santo, Bahia e Sergipe.

Esses animais utilizam tais praias para

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C, as tartarugas só procuram o litoral para nidificação.

  • Nidificação=Construção de ninho.


ID
1235257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere às adaptações evolutivas, julgue os próximos itens.

A capacidade de regular a temperatura corporal, característica exclusiva de aves e de mamíferos, está vinculada à circulação sanguínea dupla e completa.

Alternativas
Comentários
  • As aves são animais que apresentam respiração pulmonar, circulação dupla e completa.

    circulação dupla é uma característica dos animais homeotérmicos e ocorre quando o sangue passa duas vezes pelo coração. http://www.mundoeducacao.com/biologia/sistema-circulatorio-das-aves.htm

    Entre os animais, apenas as aves e os mamíferos conseguem manter suas temperaturas em um nível constante, favorecendo o metabolismo mesmo diante de oscilações térmicas, recebendo, portanto, a denominação de homeotérmicos ou endotérmicos (animais de sangue quente). http://www.mundoeducacao.com/biologia/animais-homeotermicos-heterotermicos.htm

  • Resposta Certo.

    O trecho esta totalmente correto. 


ID
1235260
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere às adaptações evolutivas, julgue os próximos itens.

O ovo amniótico surgiu, primeiramente, nos anfíbios, sendo uma adaptação que favoreceu a conquista do ambiente terrestre.

Alternativas
Comentários
  • Errado porque surgiu com os reptilianos.

  • Resposta Errada

    Na passagem anfíbio para réptil temos a aquisição do ovo amniótico, com casca dura e colocado em terra firme.

  • ANIMAIS ANAMNIÓTICOS: ANFÍBIOS E PEIXES. 

  • Os répteis foram os primeiros vertebrados adaptados à vida em locais secos na terra. Os seus ovos são protegidos pelo âmnio, que é um anexo embrionário que evita a desidratação do embrião.


ID
1300495
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os alunos devem agrupar os animais listados a seguir, segundo o grau de parentesco. 

                                         
                                Pirarucu – Boto – Jacaré 
                           Peixe-boi – Tartaruga – Ariranha 

Assinale a opção que apresenta o agrupamento correto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • pirarucu -> peixe. boto, peixe-boi, ariranha -> mamíferos. jacaré, tartaruga -> répteis.

ID
1397353
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise os experimentos a seguir.

Experimento I:
os nervos ligados ao estômago de um cão foram seccionados. Quando o cão foi alimentado, notou-se que sua secreção gástrica correspondia a 3/4 da secreção normal.

Experimento II:

foi feita a ligação entre a circulação de dois cães e depois apenas um deles recebeu alimento.

Considerando o resultado do experimento I, é de se esperar que, no experimento II,

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu o porquê do gabarito ser letra d) e não e) ???? 

  • Como a questão fala de dois cães, a explicação deveria estar voltada a explicar como reagiriam os dois organismos interligados, por isso, acredito, que já se descartam as alternativas "A", "B" e "C". Acredito que, mesmo apenas um tendo recebido alimento, como eles estavam interligados, esse alimento induz a produção total da secreção gástrica.

    100% para um e o outro como teve seus ligamentos dos nervos ligados ao estômago seccionados só pôde produzir 3/4... (75%).


    Complicadinha mesmo! :)

  • Entendi que, pelo experimento 1, 1/4 da secreção gástrica é estimulada pela alimentação por estímulos nervosos (peristaltismo?). Os outros 3/4 independem da ingestão de alimento. Assim, no experimento 2, o cão que se alimenta normalmente terá a secreção gástrica normal, ao passo que o segundo cão que não recebeu alimentação - e não teve estímulo nervoso de secreção pela alimentação - produz apenas os mesmos 3/4 do cão do primeiro experimento.

  • A regulação é neuro-humoral.

  • ECA:

    Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável

    Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:

    I - encaminhamento a serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família; (Redação dada dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    II - inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

    III - encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;

    IV - encaminhamento a cursos ou programas de orientação;

    V - obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;

    VI - obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;

    VII - advertência;

    VIII - perda da guarda;

    IX - destituição da tutela;

    X - suspensão ou destituição do pátrio poder poder familiar;

    Parágrafo único. Na aplicação das medidas previstas nos incisos IX e X deste artigo, observar-se-á o disposto nos arts. 23 e 24.

    Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

    Parágrafo único. Da medida cautelar constará, ainda, a fixação provisória dos alimentos de que necessitem a criança ou o adolescente dependentes do agressor.

  • uma parte da secreção é responsabilidade da fase cefálica e oral da digestão, onde o odor sabor e a presença de ALIMENTO NA BOCA FAZEM COM QUE O CÉREBRO ESTIMULE A SECREÇÃO ESTOMACAL.

    No experimento 1 isto é comprovado pois a interrupção nervosa diminui a secreção em 1/4, se comparado com um cão normal.

    Quando há interligação sanguínea entre os cães, o cão não alimentado tem acesso somente a concentração sérica da gastrina produzida pelo cão alimentado e responsável por apenas 3/4 da secreção. Então o cão que recebe o alimento produz 1/4 de secreção via excitação cefálica e 3/4 de secreção via gastrina sérica, ou seja, 100%, e o cão interligado e não alimentado só produz 3/4 da secreção, estimulada via gastrina.

    vagotomia: é o corte do nervo vago que diminui o ácido gástrico pela diminuição da estimulação

    A gastrina é um hormônio produzido pelas células G, distribuídas em todo o tubo digestivo. A dosagem de gastrina é fundamental no diagnóstico da síndrome de Zollinger-Ellison (gastrinoma). Hipergastrinemia também pode ser encontrada na gastrite atrófica, anemia perniciosa, na dispepsia, na úlcera gástrica e duodenal, no carcinoma gástrico, na insuficiência renal crônica e após vagotomia. Porém, nestas situações os níveis de gastrina não atingem valores tão elevados quanto na síndrome de Zollinger-Ellison. A dosagem de gastrina pré e pós-cirurgia, em pacientes com úlcera péptica, é um bom indicador da eficiência da terapêutica cirúrgica Nível terapêutico ou Valor de Referência

    • 13 a 115pg/mL

  • 2 coisas a dizer. - colocaram a circulação só pra atrapalhar - tadinhos dos doguinhos

ID
1399447
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O nitrogênio produzido pelo catabolismo de aminoácidos e proteínas é eliminado em uma dentre três formas, dependendo do ambiente osmótico em que vivem os diferentes grupos animais. Assinale a alternativa incorreta em relação à osmorregulação:

Alternativas
Comentários
  • c) Os répteis e as aves convertem a maioria de suas excretas nitrogenadas em ureia, substância menos tóxica e sua eliminação requer quantidades moderadas de água.


    A uréia é a menos tóxica e sua eliminação requer quantidades moderadas de água. Os mamíferos convertem a maioria de suas excretas nitrogenadas em uréia, a qual é excretada na urina.

  • Assinale a alternativa INCORRETA da questão.

    C) Os répteis e as aves convertem a maioria de suas excretas nitrogenadas em UREIA, substância menos tóxica e sua eliminação requer quantidades moderadas de água.

    Os répteis e as aves convertem suas excretas nitrogenadas em ÁCIDO ÚRICO.

    Os anfíbios e os mamíferos convertem a maioria de suas excretas nitrogenadas em ureia.


ID
1402687
Banca
PUC-MINAS
Órgão
PUC-MINAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os animais necessitam excretar o excesso de nitrogênio resultante do catabolismo de proteínas.

Sobre esse assunto, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Os mamíferos placentários e anfíbios adultos eliminam ureia, um metabólito menos tóxico que a amônia.
II. Todos os animais aquáticos eliminam amônia na urina ou através das superfícies corporais como as guelras.
III. Aves e répteis excretam nitrogênio na forma de ácido úrico, que eliminam junto com as fezes, economizando água.
IV. Excretar ureia e/ou ácido úrico é uma forma de perder menos água, mas é energeticamente mais dispendioso que excretar amônia.

São afirmações CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Creio que o problema está no “todos”.


ID
1406740
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Biologia há um consenso em torno da hipótese de que a vida surgiu e se diversificou em ambiente aquático e somente depois, de forma gradativa, os organismos conquistaram o ambiente terrestre.

Com relação à conquista do meio terrestre pelos animais cordados, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1434457
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A classe Mammalia é dividida em três subclasses: Protother ia (monot remados) , Metather ia (marsupiais) e Eutheria (placentários). Essa divisão foi estabelecida de acordo com o tipo de desenvolvimento embrionário existente nos mamíferos. Assinale a alternativa que contém representantes das subclasses Prototheria, Metatheria e Eutheria, respectivamente.

Alternativas

ID
1438849
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O principal órgão que compõe o sistema excretor dos vertebrados é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O Rim é principal órgão que compõe o sistema excretor nos vertebrados, pois é o responsável pela filtragem sanguínea (chamada de diálise do sangue). 

  • rins


ID
1440829
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Baleias, cachalotes, orcas, golfinhos e botos são os principais exemplos de mamíferos aquáticos. Embora estejam nesse ambiente, possuem muitas semelhanças com os mamíferos terrestres. Dentre essas semelhanças, é correto citar:

Alternativas
Comentários
  • correta= A. respiração pulmonar e glândulas mamárias.

    questão bem tranquila.


ID
1497559
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Num laboratório de criação de animais, observouse que camundongos desenvolveram anomalias que eram transmitidas hereditariamente e os pesquisadores suspeitaram que o fenótipo observado deveria estar relacionado a mutações que impediam o desen-volvimento normal do sistema endócrino. Os animais apresentavam reduzido ganho de peso, menor locomoção e sua temperatura corporal estava reduzida, sendo que alguns não sobreviviam quando expostos ao frio. Além disso, muitos animais não conseguiam reproduzir. A estrutura endócrina cuja função deve estar alterada é:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que não: Cidadão que foi chefe do executivo por 2 mandatos consecutivos não pode, no próximo, se candidatar a Vice.


ID
1516438
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dentre as 59 espécies de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, destaca-se uma espécie do gênero Poecilia, peixe de fundamental importância na cadeia alimentar desse ambiente, que exige uma taxa mínima de oxigênio para a manutenção de seu metabolismo respiratório e foi muito utilizado para o combate às larvas de mosquitos responsáveis por várias doenças. Esta espécie apresenta carregador interno obrigatório: nos machos, o terceiro ou quarto raio da nadadeira anal se fundem, formando o gonopódio; as fêmeas levam dentro de seus corpos os embriões e/ou jovens durante seu desenvolvimento. Apresentam várias modificações no sistema reprodutivo, como por exemplo, tamanho dos embriões, tamanho dos jovens recém-nascidos, quantidade de suplemento nutricional da mãe para os embriões, grau de desenvolvimento placentário e de superfetação, variações no intervalo e períodos de gestação da prole, duração do período reprodutivo e duração da vida reprodutiva, mudando assim o conjunto de estratégias reprodutivas utilizadas. (adaptado de http://www.scielo.br/pdf/rbzool/v18n4/v18n4a01.pdf)

A espécie de peixe citada no texto é de fecundação:

Alternativas
Comentários
  • Interna e vivípara - Letra A


ID
1523806
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os peixes constituem um grupo de vertebrados aquáticos com grande diversidade de adaptações, tais como a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Peixes de água doce devem manter-se hiperosmóticos em relação ao meio, e para isso, produzem urina com baixa concentração de sais e muita água. Além disso, é através das brânquias que esses animais conseguem manter níveis de sais interno elevado, gastando energia para retirar sais do meio, porém, acabam ganhando água por difusão pelo epitélio branquial. Os rins de teleósteos de água doce possuem grandes glomérulos que participam de alta taxa de filtração do sangue, gerando alto volume de urina diluída.

     

    Peixes de água salgada precisam eliminar sais e excretas para manter seus corpos hiposmóticos em relação ao meio. Esses animais fazem constante eliminação de NaCl e amônia pelas brânquias, porém perdem água em abundancia por este epitélio, sendo necessário ingerir água constantemente. Os rins de teleósteos marinhos não apresentam glomérulos nem cápsula desenvolvidos e a urina é formada somente por secreção.

     

    Fonte: http://www.geefaa.com/fisiologia_peixes.php


ID
1540453
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Peixes ciclostomados são capazes de sofrer metamorfose e seu estágio larvar pode atingir de 4 a 5 anos. Sua larva é chamada de amocetes. Estes peixes são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • SUBFILO VERTEBRATA OU CRANIATA: Os cordados vertebrados apresentam uma série de avanços com relação aos protocordados: massa encefálica protegida por uma caixa craniana e uma coluna segmentada em vértebras. O subfilo Vertebrata possui aproximadamente 40.000 espécies vivas e é o maior subfilo dos Chordata.

    Quase todos os agnátos passam a sua vida adulta no mar, migrando para se reproduzir, seja apenas para águas mais frias ou mesmo para água doce.Nas lampreias os sexos são separados e a fecundação é externa. Os casais escavam pequenas covas rasas, onde colocam os ovos fecundados e de seguida morrem. As larvas – amocetes -, são muito diferentes da forma adulta (parecem anfioxos), são cegas e permanecem algum tempo nos rios (3 a 7 anos), enterradas em zonas arenosas e calmas onde filtram o seu alimento pois não apresentam dentes. Sofrem depois uma rápida metamorfose e, se trata de espécies marinhas, migram para o oceano.  No caso das mixinas, estas são hermafroditas e os ovos têm desenvolvimento direto, saindo os jovens dos ovos como miniaturas dos adultos. A sua reprodução decorre sempre em água doce, onde os adultos também viverão.

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal3.php

  • Peixe sem mandíbula.

  • Quando alcança a maturidade sexual, as espécies marinhas de lampreia vão para ambientes de água doce para se reproduzir. As fêmeas colocam seus óvulos, cerca de 200 mil, em covas no fundo do rio, enquanto que os machos cobrem esses óvulos com seus espermatozoides (portanto, essa fecundação ocorre externamente). Dessa fecundação surgirá uma larva chamada de amocete, que é desprovida de olhos e dentes e que permanecerá enterrada nas covas, por até cinco anos, alimentando-se de partículas que filtram da água. Após todos esses anos enterradas, as larvas migram para os mares onde completarão sua metamorfose e onde ocorrerá o surgimento de olhos, boca e língua com dentículos.

  • Ciclostomados são peixes que não possuem mandíbulas e fazem parte dos vertebrados mais primitivos da Terra. Também são conhecidos como Agnatos (sem mandíbula) e fazem parte deste grupo as Lampreias e as Feiticiras.

    Alternativa C.

  • A classe Cyclostomata (do grego cyklos, circular, e stoma, boca) compreende as lampreias, os peixes-bruxa ou feiticeiras, são vertebrados primitivos dotados de boca circular e desprovida de mandíbula. São animais dioicos, de fecundação externa e desenvolvimento indireto. As larvas são chamadas de amocetes.


ID
1540480
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a ocupar o ambiente terrestre apesar de ainda apresentarem alguma dependência à água sobretudo no que diz respeito à reprodução. Seus representantes mais comuns são os sapos, rãs e pererecas que podem se identificados porque:

Alternativas
Comentários
  • - RÃS: Pele lisa, Pernas logas, membranas entre os dedos das patas traseiras

    - PERERECAS: Ventosas nas pernas, Comum em ambientes arbóreos, procura água mais para a reprodução

    - SAPOS: Pele mais rugosa, pernas curtas, etc...

  • As adaptações morfológicas de cada indivíduo dependem, obviamente do seu nicho ecológico. Sapos são mais terrestres, rãs são mais aquáticas e pererecas dão saltos mais suntuosos e podem se grudar em locais por conta das ventosas que possuem. Alternativa D


ID
1573510
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o desenvolvimento embrionário de alguns vertebrados como répteis, aves e mamíferos surgem estruturas denominadas anexos embrionários que são originadas dos folhetos germinativos do embrião, mas que não pertencem ao seu corpo. Assinale a alternativa que contém o anexo embrionário responsável pela proteção do embrião contra a dessecação e choques mecânicos:

Alternativas
Comentários
  • âmnio é uma membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma cavidade denominada cavidade amniótica. Essa cavidade contém o líquido amniótico, cujas funções são proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação.

    https://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao14.php


ID
1573525
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O estudo da anatomia comparada dos animais vertebrados revela um aumento do número de câmaras do coração (átrios e ventrículos) dos peixes até as aves e/ou mamíferos. Em um determinado grupo de animais o coração apresenta-se com dois átrios (direito e esquerdo) e um único ventrículo parcialmente dividido por um septo, por isso ainda há mistura de sangue venoso com arterial no coração destes animais. Qual dos animais elencados a seguir apresenta este tipo de coração?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a)

    Jacaré e ornitorrinco 4 cavidades, tubarão 2 cavidades.  Sapo 3 cavidades sem septo, Tartaruga 3 cavidades sendo o ventriculo parcialmente dividido por septo.

     

    Força, foco e fé.

  • coração dos répteis varia de acordo com o grupo estudado. Nos não crocodilianos, observa-se a presença de dois átrios, entretanto, o ventrículo ainda é parcialmente dividido. Assim como nos anfíbios, a mistura de sangue também é pouca, mesmo sem a divisão completa do ventrículo. Nos répteis crocodilianos, as câmeras estão separadas, existindo, portanto, quatro cavidades

    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/coracao-dos-vertebrados.htm

  • Réptil tem septo e anfíbio sem septo essa é a diferença

  • Peixes - 1 átrio e 1 ventrículo, o sangue passa uma vez pelo coração (circulação única). Não há mistura de sangue venoso e arterial.

    Anfíbios - 2 átrios e 1 ventrículo, o sangue passa duas vezes pelo coração (circulação dupla). Há mistura de sangue venoso e arterial.

    Répteis não crocodilianos - 2 átrios e 1 ventriculo parcialmente dividido, o sangue passa duas vezes pelo coração (circulação dupla). Há mistura de sangue venoso e arterial.

    Répteis crocodilianos, aves e mamíferos - 2 átrios e 2 ventriculos , o sangue passa duas vezes pelo coração (circulação dupla). Não há mistura de sangue venoso e arterial.


ID
1573555
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os mamíferos pertencem a uma classe de vertebrados que experimentou intensa irradiação adaptativa após o fim da Era Mesozoica, aproveitando-se dos nichos ecológicos que ficaram vagos no planeta após a a grande extinção em massa do limite K – T, especialmente devido a extinção dos dinossauros não-avianos. Atualmente, este grupo animal apresenta adaptações à sobrevivência aos mais variados ambientes e também possui estruturas características ao grupo. Assinale a alternativa que contém somente características relacionadas aos mamíferos modernos comparadas ao demais vertebrados:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão tem duas alternativas iguais... C e E

  • E. R. Hall (1981) caracterizou a classe Mammalia como "sendo especialmente notáveis por possuírem  que permitem à fêmea nutrir o filhote recém-nascido com ; presença de , embora confinados aos estágios iniciais de desenvolvimento na maioria dos ; ramo horizontal da mandíbula é composto por um único ; a mandíbula se articula diretamente com o  sem intervenção do  quadrado; dois côndilos occipitais; diferindo das  e  por possuírem  e por terem hemácias anucleadas; lembram as  e diferem dos  por terem  quente, circulação diferenciada completa e quatro câmaras cardíacas; diferem dos  e  pela presença do  e  e pela ausência de ".

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%ADferos

  • Dentre algumas características dos mamíferos que podem cair em provas: heterodontia, diafragma, presença do palato (separando a cavidade oral da respiratória), aorta para esquerda (nas aves é para direita), ossículos de bigorna e martelo, 1 fenestra inferior (pq euriapsida tbm tem uma fenestra porem superior), hemácias anucleadas, etc etc

  • Teofabio Leia o comando da questao


ID
1600342
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os animais ruminantes possuem o estômago dividido em quatro compartimentos que compreendem uma parte glandular e uma aglandular. A parte aglandular é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • O proventrículo é dividido em 03 compartimentos: rúmen, retículo e omaso.


ID
1612714
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em organismos unicelulares as trocas de oxigênio e dióxido de carbono ocorrem diretamente com o ambiente. No entanto, na maioria dos organismos pluricelulares, a troca entre cada célula e o ambiente não é possível. Dessa forma, acredita-se que a necessidade de um sistema de transporte de gases entre os órgãos respiratórios e os tecidos do corpo foi uma das principais pressões evolutivas que levou ao desenvolvimento do sistema circulatório.

Dos sistemas respiratórios abaixo descritos, qual é o único que não depende do sistema circulatório para fazer o transporte de gases?

Alternativas

ID
1612987
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A designação de peixes é simplesmente definida como um vertebrado aquático de sangue frio. Possuem coluna vertebral, vivem na água e sua temperatura sanguínea se equilibra com o ambiente. Dentre as estruturas que possuem está a presença de opérculo, que recobre as brânquias em peixes ósseos, permite eficiência nas trocas gasosas mesmo com o peixe parado. Esta atuação do opérculo é explicada porque esta estrutura possibilita a melhor captação de oxigênio devido à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Nos peixes ósseos, os opérculos são placas ósseas localizadas nos lados da cabeça, antes das guelras (contando da cabeça do peixe para a cauda), e cobrem a fenda branquial. Podem ser lisos, cobertos de escamas ou ornamentados com cristas ou espinhos.

    Nos gastrópodes, são placas calcárias ou córneas com que o animal pode fechar-se dentro da concha.

    Nos musgos, o opérculo é a cobertura da cápsula que se destaca para permitir a saída dos esporos.

    Nas colmeias, o opérculo é uma fina camada de cera depositada pelas abelhas sobre o mel "maduro", ou seja, que já teve grande parte de sua água evaporada, tornando-se mais espesso e nutritivo (o chamado "mel de opérculo").

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Op%C3%A9rculo

  • Nos peixes e outros animais aquáticos, as brânquias ou guelras (termo vernáculo) são os ... Os peixes cartilagíneos, que não têm opérculos, têm que nadar com a boca aberta para promover o fluxo de água.

  • Graças aos movimentos sincronizados de abertura e fechamento da boca e dos opérculos, os osteíctes ou peixes ósseos, estabelecem um contínuo fluxo de água, entrando pela boca e saindo pela abertura lateral do opérculo. Isso garante a renovação da água em contato com as estruturas respiratórias branquiais, com a chegada de O2 e a eliminação do CO2.

  • Questão mal feita, pois a água não "ENTRA" nas brânquias, ela "PASSA" pelas brânquias! Se a concentração de oxigênio na água for maior que a concentração desse gás no sangue do peixe, ocorrerá a difusão, a água não entra nas brânquias, entra pela boca, passa pelas brânquias e sai pelos opérculos. O opercúlo é uma estrutura que serve de proteção.


ID
1613713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo especialistas, mais da metade das espécies de anfíbios do mundo está ameaçada de extinção. As principais ameaças são a destruição dos hábitats, a poluição e o aquecimento global. Entre as principais características que tornam os anfíbios particularmente sensíveis a alterações ambientais provocadas pelo ser humano, podemos citar:

Alternativas

ID
1614250
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do ovo amniótico, produzido por répteis (incluindo as aves) e mamíferos, considere as afirmativas a seguir.

I – Permitiu aos amniotas ocupar um número maior de ambientes do que aqueles ocupados pelos anfíbios.

II – Difere do ovo dos anfíbios e peixes apenas pela presença de uma casca calcária.

III – É nomeado em função da presença do âmnio, membrana que circunda o embrião e o envolve em uma cavidade preenchida por fluido.

IV – É considerado uma característica derivada compartilhada nos amniotas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1634527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à anatomia e à fisiologia dos seres vivos, julgue o item a seguir. 


No sistema circulatório dos peixes, diferentemente do sistema circulatório dos artrópodes, o sangue flui no interior de vasos, atingindo as células mais rapidamente, o que permite maiores taxas metabólicas. 


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    "No sistema circulatório dos peixes, diferentemente do sistema circulatório dos artrópodes, o sangue flui no interior de vasos, atingindo as células mais rapidamente, o que permite maiores taxas metabólicas. "

     

    O erro foi inferir que o sistema dos artópodes não é fechado. Mas o sistema desse grupo é fechado.

    Esse sistema na evolução começou pelos moluscos cefalópodes e especializou-se com a evolução dos grupos.

  • Leo.... o sistema circulatório dos artropodes é aberto. E dos peixes fechado. Acredito que o erro foi em relação a permitir "maiores taxas metabólicas"

  • Artrópodes não é fechado, mas vascular lacunar. Existe um vaso dorsal, mas a hemolinfa flui pelo celoma. O erro da questão está na "taxa metabólica". Metabolismo está mais associado às formas como produção de ATP ocorre no organismo, do que o sistema circulatório. Quando pensamos em ATP, e falando de organismos aeróbicos, a maneira como o oxigênio chega a estes organismos determina, portanto, parte de seu metabolismo. Peixes respiram com branquias, com exceção dos Dipnoi, já artrópodes tem uma variedade de formas, desde traqueias em insetos que ramificam até os tecidos, ou branquial em crustáceos, ou pulmões foliáceos em aracnídeos. Desse modo, o tipo de respiração, assim como quais proteínas estão envolvidas nesse transporte, são os responsáveis pela taxa metabólica, e não o tipo de sistema circulatório.

  • Lucas! Acredito que a oxigenação mais eficiente garante a possibilidade de uma maior atividade mitocondrial (aeróbica) e consequentemente maiores taxas metabólicas...

    No entanto, o caso dos artropodas é especial porque eles não tem vasos sanguíneas, mas possuem traqueias que legam o oxigênio vai diretamente para tecidos. Acho que se estivessem comparando um peixe e um molusco (circulação aberta/ vasos e celoma), a frase estaria correta, mas como está comparando com um artropoda (circulação exclusiva por traqueias), a afirmação está errada.

  • O sistema circulatório dos artrópodes é do tipo aberto, no qual a hemolinfa circula sob baixa pressão, lentamente, passando por cavidades denominadas hemoceles. Difere dos vertebrados por possuírem um sangue de baixa celularidade, chamado de hemolinfa.


ID
1645369
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um fisiologista estudou certas características dos vertebrados I e II, anotando os dados abaixo.

− Tanto I como II possuem coração com 1 átrio e 1 ventrículo.

− Tanto I como II realizam suas trocas gasosas com o ambiente através de brânquias.

− I é um animal ureotélico e II é um animal amoniotélico. De acordo com esses dados, I e II podem ser, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Só de saber que peixes cartilaginosos (condrictes) excretam ureia já mata a questão.


ID
1703293
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Tubarões - pesquisa genética auxilia a conservação

No Brasil, a pesca de elasmobrânquios é realizada ao longo de toda a costa, tanto de forma artesanal quanto industrial, com desembarques de até mil animais por viagem (de 30 dias no mar, em média), dependendo do porte da embarcação e da região de pesca. De acordo com dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a captura desses animais chega a aproximadamente 15 mil toneladas anuais, o que representa em torno de 2% do total mundial (quase 740 mil toneladas em 2008, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO, na sigla em inglês), mas esses números estão seguramente subestimados.

Atualmente, o maior incentivo a essa pesca é o comércio mundial de barbatanas (nadadeiras) de tubarão para atender a hábitos de consumo de algumas regiões da Ásia.

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/revistach/2011/288/pdf_aberto/artigotubarao288.pdf. Acesso em 18/06/12.

Os tubarões, assim como outros peixes, são pertencentes ao filo dos Cordados. Sobre os representantes desse filo, afirma-se:

I. Os tubarões (elasmobrânquios) são peixes cartilaginosos que apresentam boca ventral e transversal e possuem a nadadeira caudal heterocerca.

II. Os cordados apresentam, em pelo menos uma fase de vida, fendas branquiais na faringe; cauda pós-anal; tubo nervoso ventral; e notocorda.

III. Anfíbios são cordados tetrápodes, que podem ser comparados às briófitas, pois ambos dependem da água para reprodução.

IV. Os peixes cartilaginosos, como o tubarão, e os ósseos, como a sardinha, são cordados que apresentam, como todos os demais cordados, reprodução sexuada com fecundação externa.

Estão corretas SOMENTE:

Alternativas

ID
1715938
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

  Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.

Uma das características a que o texto se refere é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D


    ANFÍBIOS: não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e de respiração branquial (lembre-se dos girinos) e uma fase adulta, de respiração pulmonar e cutânea, que habita o meio terrestre úmido. São heterotermos, como os peixes.


    Trocas gasosas:

    Os anfíbios adultos precisam viver perto da umidade: sua pele é fina e pobremente queratinizada, muito sujeita à perda de água. Uma delgada epiderme, dotada de inúmeras glândulas mucosas, torna a pele úmida e lubrificada, constituindo-se de um importante órgão respiratório.

    Nos sapos, os pulmões são extremamente simples, equivalem a dois "sacos" de pequeno volume e de pequena superfície de trocas gasosas. Essa característica é que aumenta a importância da pele como órgão respiratório.


    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/anfibios.php

  • excelente, rodrigo!

  • http://www.resumov.com.br/provas/enem-2015/q64/

  • Os anfíbios tem uma camada epidermica muito permeável,isso significa maior risco de desidratação excessiva não estão em ambientes úmidos,inclusive,alguns deles ainda necessitam de uma respiração cutânea de suporte à pumonar,já que tem um coração tricavitário e seu sangue arterial se mistura ao venoso,dificultando a absorção de oxigênio.

     

    R:Letra "D" 

  • Letra D

    A pele dos sapos, são sensíveis ao calor, por isso eles preferem ambientes mais úmidos.

    A alternativa disse isso com outras palavras...


ID
1726036
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as características da reprodução de lagomorfos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1726057
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Toxoplasmose pode ser identificada em primatas não humanos com os seguintes sintomas:

Alternativas

ID
1729798
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um técnico descobre que um filhote de coelho recém-chegado do criadouro ao laboratório está com forte diarréia de coloração amarela. O técnico mantém o filhote em quarentena isolado dos outros animais do laboratório, mantendo o local sempre limpo e monitorando a temperatura do animal. Além desses cuidados, o filhote deve ser mantido:

Alternativas

ID
1729804
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre a manutenção de caixas para roedores em laboratórios.

I. A caixa deve ser mantida em um local ventilado, evitando doenças respiratórias causadas pelo acúmulo de ácido úrico derivado de compostos nitrogenados da urina do roedor.

II. A caixa deve ser construída com material resistente e ter chão nivelado e sólido evitando traumas nos membros dos animais.

III. Caixas com filhotes recém-nascidos devem ser limpas diariamente, evitando acúmulo de fezes e de outros produtos que podem ser nocivos aos filhotes.

Assinale: 

Alternativas

ID
1729810
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seguintes leucócitos podem ser encontrados no hemograma de uma ave, exceto:

Alternativas

ID
1729813
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um determinado laboratório abriga quatro fêmeas (uma de rato, uma de camundongo e duas de hamsters) e seis machos (dois ratos, dois camundongos e dois hamsters) de roedores e dispõe de 10 caixas para cobaias. Entretanto, com a chegada de um novo equipamento no biotério, duas caixas quebraram durante a instalação e foram levadas para o conserto. Indique a sua preferência para dividir as cobaias nas oito caixas que sobraram.

Alternativas

ID
1729834
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A maior parte dos médicos veterinários em exercício tem mais experiência com mamíferos do que com aves. Felizmente, boa parte dos conhecimentos e das técnicas usadas para mamíferos podem ser usados em aves, levando em consideração diferenças anatômicas entre os dois grupos. As alternativas abaixo enumeram algumas das diferenças que devem ser observadas entre de mamíferos e aves, exceto:

Alternativas

ID
1729837
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as jaulas de manutenção de primatas não humanos em cativeiro, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1747423
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São exemplos de peixes cartilaginosos ou condrictes o:

Alternativas
Comentários
  • O filo dos cordados está dividido em três subfilos: cefalocordados, urocordados ou tunicados e vertebrados. Todos os cordados possuem, ao menos em sua fase embrionária, um bastão dorsal de sustentação, sistema respiratório derivado da faringe, sistema nervoso tubular e cauda musculosa pós anal. Os vertebrados são divididos em sete superclasses:
    Peixes
    - ágnatos: não possuem mandíbulas, mas sim uma boca circular sugadora. Ex. lampreias.
    - condrictes: animais marinhos com esqueleto de cartilagem calcificada e boca com mandíbula. Ex. tubarão, arraia e quimera.
    - osteíctes: esqueleto predominantemente ósseo e nadadeiras flexíveis. Ex. salmão, sardinha e dourado.
    Tetrápodes
    - anfíbios: pele úmida, sem escama e pouco queratinizada. Ex. sapos, rãs e salamandra.
    - répteis: pele impermeável, com escamas, placas, garras. Ex. cobras, tartarugas e jacarés.
    - aves: pele revestida de pena e membros anteriores formados por asas. Ex. pardais, galinhas e pinguins.
    - mamíferos: animais recobertos de pelo e que apresentam glândula mamária. Ex. ornitorrinco, cão, rato, baleia e homem. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Os peixes cartilaginosos são:
    a) tubarão e a arraia. Correta.
    b) peixe boi e o golfinho (mamíferos). Incorreta.
    c) bonito e a sardinha (peixes ósseos). Incorreta. 
    d) peixe elétrico e a moreia (peixes ósseos). Incorreta. 

    Gabarito do professor: Letra A.

ID
1753663
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

TEXTO 5

      NA VIRADA DO SÉCULO, o biólogo Roosmarc conheceu o ápice da fama ao descobrir um novo gênero de primata: o sagui-anão-de-coroa-preta. Foi considerado pela revista Time o grande herói do planeta. Entre os mais de 500 primatas no mundo, Roosmarc descobrira o Callibella humilis, o macaquinho mais saltitante e alegre, anãozinho, com aquela coroa preta. Enquanto outros primatólogos matavam os animais para descrevê-los, dissecando-os em laboratórios, longe da Amazônia, ele criava macacos em sua casa. Esperava que morressem de forma natural e, aí sim, dissecava-os.

      O sagui-anão-de-coroa-preta foi a sensação mundial. Então, ele viveu o ápice da glória. As publicações científicas não se cansaram de elogiá-lo. Quase todos os dias, jornais e revistas estampavam: “Protetor dos animais”, “O bandeirantes da Amazônia”, “O último primatólogo”. De Manaus para o mundo. Os ribeirinhos o saudavam; os políticos o pajeavam; os estudantes de biologia o veneravam. Sim, Roosmarc era visto e considerado como herói do planeta.

      Vida simples, com suas vestes quase sempre largas cobrindo o corpo magro e alto, enfiado semanas na floresta, nunca quisera dinheiro, jamais almejara fortuna. O verdadeiro cientista, dizia, quer, antes de tudo, reconhecimento. Não havia prêmio maior do que isso. Sequer gastava o que ganhava. Aprendera com os bichos que, na vida, não se precisa de muitas coisas...

      Nascera no sul da Holanda e, aos 17 anos, mudou-se para Amsterdã. Queria estudar biologia. Nos fins do ano 60, a cidade fervilhava, era a capital da contestação. John Lennon e Yoko Ono haviam escolhido a cidade para protestar contra a Guerra do Vietnã. Os rebeldes desfilavam pelas ruas, enquanto John Lennon e Yoko Ono incitavam a quebra de valores deitados uma semana num hotel da cidade, consumindo droga e criando suas canções. O gosto pela contracultura crescia, agigantava-se. Rebelde, Roosmarc desfilava pelas ruas, gritando pela paz, também queimando maconha e outras ervas.

      Mas foi, nesta época, que ele se interessou pelos primatas. Depois que terminou a universidade, fez amizade com uma estudante, que também saboreava a contracultura, o desprezo a normas e procedimentos, e com ela, vivendo um romance apaixonado, deu volta ao mundo, como se fosse o famigerado navegante português Vasco da Gama. Estudante de artes plásticas, Marie tinha sede por aventuras: o novo lhe apetecia; o velho não era mais do que um mundo cinzento. A Europa, com seus prédios cinzentos e frios, uma população resignada, não lhe apetecia. Queria quebrar barreiras, outras fronteiras. Não queria apodrecer naquelas cidadezinhas holandesas, onde as mulheres envelheciam rapidamente e só cuidavam de casa. Não queria se transformar num símbolo de cama, fogão e igreja. Menosprezava o título “rainha do lar”, que os pastores tanto veneravam entre a população fiel. Tinha horror ao ver sua mãe de lenço na cabeça e avental cobrindo a gordura da barriga. Se ficasse numa daquelas cidadezinhas, em poucos anos estaria como a mãe – brigava constantemente com o seu pai, saía de casa aos domingos para assistir a mesmice do partor Simeão, e que, rapidamente, voltava para casa para preparar o almoço para os filhos. Que destino! A liberdade a chamava. Não era o que dizia a canção de John Lennon? Ao conhecer Roosmarc, o desejo por aventuras avivou como brasa viva. Quando convidada para segui-lo, e ela queria produzir desenhos e aquarelas jamais vistas no mundo, não titubeou, como se a oportunidade fosse um cavalo encilhado. E cavalo encilhado passa por nós somente uma vez ...

                     (GONÇALVES, David. Sangue verde. Joinville: Sucesso Pocket, 2014. p. 200-201.Adaptado.)

Analise a seguinte informação contida no Texto 5:

      “Entre os mais de 500 primatas no mundo, Roosmarc descobrira o Callibella humilis, o macaquinho mais saltitante e alegre".

      Esse trecho faz referência aos primatas, um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos. 

Marque a alternativa correta sobre os primatas:


Alternativas

ID
1765261
Banca
UCS
Órgão
UCS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O grupo mais diversificado e abundante dos vertebrados é o dos peixes. Eles apresentam diversas formas corporais e habitam muitos ambientes, desde águas frias até águas quentes, doce ou salgada e, devido a essa diferença de habitats, possuem também diferentes estratégias de vida, dependendo das pressões seletivas a que foram expostos durante a evolução. Assinale a alternativa correta em relação aos peixes.

Alternativas
Comentários
  • a) A lampreia não possui mandíbula, apresentando boca circular sugadora (ciclostomado).

     

    b) Algumas espécies de elasmobrânquios são vivíparos e ovovivíparos.

     

    c) O coração dois peixes possui apenas um átrio e um ventrículo, sendo a circulação simples e completa.

     

    d) Correta.

     

    e) Peixes cartilaginosos (condrictes) não possuem bexiga natatória.


ID
1774324
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um biólogo mensurou a massa de componentes do ovo de um réptil durante seu desenvolvimento, desde o dia da postura até o momento da eclosão. Ao longo das medidas, o que se espera que tenha ocorrido, respectivamente, com a massa do embrião, do vitelo e do alantoide?

Alternativas
Comentários
  • Com o desenvolvimento do embrião ocorre um aumento da massa do embrião, um consumo de vitelo e um acúmulo de excretas no alantoide

  • Esta questão aborda sobre o processo embrionário de um réptil.É importante conhecer as particularidades das estruturas especificadas no enunciado, como: massa do embrião, vitelo e alantóide.

    1 - EmbriãoDurante o desenvolvimento dentro de um ovo de réptil, até o momento da eclosão, o embrião começa a receber mais nutrientes, e consequentemente passa a aumentar de tamanho. (Aumento).

    2- ViteloO vitelo é o material nutritivo do embrião contido no ovo dos animais, que contém proteínas, lecitina e colesterol. É de se esperar que conforme o embrião vai crescendo, o vitelo vai diminuindo, até mesmo por questões de espaço dentro do ovo. (Redução)

    3- AlantóideO alantóide é uma membrana embrionária, formada a partir do intestino posterior, que tem como funcão a participação na respiração e excreção. Até a eclosão, o embrião já aumentou bastante de tamanho, de forma que o alantóide deve acompanhar na mesma proporção. (Aumento).


ID
1774339
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um laboratório de análises clínicas avaliou a composição de três fluidos corporais de um mesmo mamífero, conforme demonstrado abaixo: 

                                                     Concentração (g/cm3
Fluido                     Ureia                   Proteínas                      Aminoácidos
A                                2,3                           0                                        0
B                              0,28                           0                                     0,48
C                             0,28                          8,2                                   0,48


Os fluidos A, B e C são, respectivamente:

Alternativas

ID
1806589
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um biólogo mensurou a massa de componentes do ovo de um réptil durante seu desenvolvimento, desde o dia da postura até o momento da eclosão. Ao longo das medidas, o que se espera que tenha ocorrido, respectivamente, com a massa do embrião, do vitelo e do alantoide? 

Alternativas
Comentários
  • O interessante dessa questão é imaginar qualquer ser vivo que nasce de um ovo, primeiramente na formação de um embrião dentro do ovo fica mais denso, depois conforme vai se formando o corpo do individuo vai ficando menos denso porque está começando a ter forma, e então quando ele vai eclodir do ovo o seu tamanho é o de um pequeno animal completo, que já se alimentou de todo o material que existe no ovo.

    Associe ao pintanhio haha

    Gabarito letra A


ID
1826017
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Como visto em todos os vertebrados, o sistema circulatório humano é do tipo fechado. O sangue circula continuamente dentro de vasos sanguíneos, e executa o seguinte trajeto:

Alternativas

ID
1850350
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No processo de evolução das aves, uma das adaptações mais relevantes relacionadas ao voo é a aerodinâmica corpórea, principalmente a transformação dos membros anteriores em asas recobertas por penas, queratinizadas e com arquitetura leve e intricada. Além dessas características, as aves apresentam outras adaptações estruturais e também fisiológicas que são essenciais para o voo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas adaptações.

Alternativas
Comentários
  • A critério de curiosidade , as aves ainda possuem um peitoral muito desenvolvido , o que permite o rápido batimento das asas , além disso , possuem um formato aerodinâmico graças ao formato do osso esterno.

    GAB A.


ID
1909198
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Em relação à forma de excreção dos animais, pode-se dizer que a amônia (NH3) é bem solúvel e por ser muito tóxica, necessita de um grande volume de água para ser eliminada.

    Alternativa correta: D




ID
1912153
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para responder o item  considere o texto a seguir:


Em contraste com os ovos grandes e cheios de outros vertebrados, os ovos dos mamíferos são normalmente muito pequenos, armazenando poucas reservas nutricionais. Na maioria das espécies de mamíferos a fertilização ocorre no oviduto e as primeiras fases do desenvolvimento ocorrem enquanto o embrião completa o seu percurso do oviduto para o útero.

(Fonte: CAMPBELL, Neil; REECE, Jane B. Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed) 

Em relação às primeiras fases do desenvolvimento em mamíferos, analise as proposições, coloque entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 


( ) A mórula caracteriza a fase do desenvolvimento embrionário em que ocorre a implantação do embrião no útero.

( ) As poucas reservas nutricionais em ovos de mamíferos são compensadas pelo próprias células do blastocisto.

( ) O blastocisto, a versão de um mamífero para a blástula, constitui a fonte primordial de células-tronco, integrantes da massa celular interna que origina o embrião.

Alternativas

ID
1912588
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Aves são animais endotérmicos que mantêm a temperatura corporal em torno de 40 ºC.

Com relação a esse aspecto da fisiologia das aves, considere as afirmativas a seguir.


I – O isolamento térmico do corpo, em função da cobertura de penas e da camada de gordura subcutânea, contribui para a manutenção da temperatura corporal.

II – As aves não precisam aquecer-se ao sol para manterem sua temperatura.

III – As aves necessitam de mais alimento, proporcionalmente ao peso do corpo, do que animais ectotérmicos.

IV – Por serem endotérmicas, as aves são mais evoluídas que animais ectotérmicos como lagartos, serpentes e anfíbios.


É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1938313
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As células musculares presentes nas asas das aves migratórias possuem maior concentração de determinada organela, se comparadas às células musculares do restante do corpo. Esse fato favorece a utilização intensa de tais membros por esses animais. Essa organela é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D

     

    As MITOCÔNDRIAS estão imersas no citosol, entre as diversas bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma das células eucariontes. Elas são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares.

     

    As MITOCÔNDRIAS foram descobertas em meados do século XIX, e, durante décadas, sua existência foi questionada por alguns citologistas. Somente em 1890 foi demonstrada, de modo incontestável, a presença de mitocôndrias no citoplasma celular. O termo “MITOCÔNDRIA” (do grego, mitos, fio, e condros, cartilagem) surgiu em 1898, possivelmente como referência ao aspecto filamentoso e homogêneo (cartilaginoso) dessas organelas em alguns tipos de células, quando observadas ao microscópio óptico.

     

    As MITOCÔNDRIAS, cujo número varia de dezenas até centenas, dependendo do tipo de célula, estão presentes praticamente em todos os seres eucariontes, sejam animais, plantas, algas, fungos ou protozoários.

     

    Estrutura interna das mitocôndrias:

    As MITOCÔNDRIAS são delimitadas por duas membranas lipoprotéicas semelhantes às demais membranas celulares. Enquanto a membrana Externa é LISA, a membrana Interna possui inúmeras PREGAS – ascristas mitocondriais – que se projetam para o interior da organela.

     

    A cavidade interna das MITOCÔNDRIAS é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas, além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas.

     

    A RESPIRAÇÃO CELULAR:

    No interior das MITOCÔNDRIAS ocorre a respiração celular, processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O2), transformando-se em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e liberando energia.

     

    C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia

     

    A energia liberada na respiração celular é armazenada em uma substância chamada ATP (adenosina trifosfato), que se difunde para todas as regiões da célula, fornecendo energia para as mais diversas atividades celulares.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito27.php

  • As aves migratórias necessitam de uma grande quantidade de energia para cumprirem sua rota. Milhares delas voam muitos quilômetros e precisam de energia para se manterem em voo por longos períodos de tempo.
    A organela responsável por produzir energia dentro da células são as mitocôndrias, com suas chamadas cristas mitocondriais.

    Alternativa correta: D


ID
1982095
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quanto à reprodução, os mamíferos são animais de fecundação interna, e todos apresentam desenvolvimento direto, sem ocorrência de estágio larval. A forma de reprodução é usada como critério sistemático na classificação desses animais e pode ser dividida em três grupos; analise‐os.

I. Vivíparos: os filhotes já nascem completamente formados.

II. Ovíparos: sendo seus ovos semelhantes aos dos répteis e das aves.  

III. Vivíparos: o filhote nasce incompletamente, completando seu desenvolvimento numa bolsa situada no abdômen da mãe, onde ficam as aberturas das glândulas mamárias.

As alternativas descritas se referem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Questão que cobra conteúdo e que o candidato esteja à par das nomenclaturas...IDECAN...aff..

    PROTOTÉRIO = MONOTREMADOS Ex: Equidna e Ornitorrinco

    METATÉRIO = MARSUPIAIS Ex: Canguru

    EUTÉRIO = PLACENTÁRIOS Ex: homem

  • GAB: C

  • Ah banquinha maldita para gostar de nomenclaturas sinônimas.


ID
2103190
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O aumento e a adaptação dos primeiros arcos branquiais anteriores foi um marco evolutivo importante na transição dos peixes vertebrados ágnatos para gnatostomados.
(Adaptado de POUPH; JANIS & HEISER, 2008)
As referidas estruturas permitiram aos gnastotomados

Alternativas
Comentários
  • porque não é a letra d ?

  • Os gnatostomados representaram mais um avanço no padrão dos Vertebrata, dirigido para altos níveis de atividade e predação. As próprias maxilas são homólogas das estruturas que formam os arcos branquiais e provavelmente evoluíram primeiro como instrumentos para aumentar a força e a efetividade da ventilação branquial. Mais tarde, eles foram modificados para agarrar e segurar presas.

    POUPH, JANIS & HEISER, 2008, 4ª ed, página 43.

  • Olá Breno! Acredito que é porque a questão fala especificamente da adaptação dos primeiros arcos branquiais anteriores, não das branquias em geral.

  • Gnatostomados: com mandibula

    Agno: sem mandibula.


ID
2103193
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Embora a vida tenha evoluído na água e os primeiros vertebrados tenham sido aquáticos, as propriedades físicas da água criam algumas dificuldades para os animais aquáticos.
Os tubarões armazenando óleos em seus fígados resolveram uma das dificuldades geradas da vida no ambiente aquático.”
(POUPH; JANIS & HEISER, 2008. Fragmento.)
A estratégia adaptativa referida acima permitiu aos tubarões

Alternativas
Comentários
  • Os tubarões têm um grande fígado , que compreende até 25 por cento do seu peso corporal total e enchendo -se a maior parte de sua cavidade do corpo . O fígado de tubarão tem dois empregos. Ele armazena as reservas de gordura , proporcionando uma fonte de energia para o tubarão . O fígado também ajuda a flutuar tubarão , armazenando os óleos que são mais leves do que a água , fazendo com que o tubarão mais flutuante.