SóProvas


ID
107308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.

O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Embora tenham governantes, Palestina e Israel ainda não são Estados nacionais soberanos, razão pela qual lutam há tanto tempo.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Palestina é um estado soberano, com governo teocrático. Contudo, após a Segunda Guerra e o massacre dos judeus na Alemanha e na Polônia, foi criada naquela região composta por árabes, um "estado" de Israel, que nunca foi aceito pelos palestinos, rivais destes. Problemas religiosos, étinicos e econômicos têm gerado inúmeros conflitos entre esses dois povos desde então, a despeito de diversas tentativas de acordos de paz na região.
  • Os dois são Estados nacionais soberanos sim, as lutas são motivos religiosos