SóProvas



Questões de Política


ID
9355
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Polêmica e antiga, a reforma do Poder Judiciário tramita no Congresso Nacional. Entre as inovações propostas, alvo de muitas controvérsias, está a súmula vinculante, que significa, em síntese,

Alternativas
Comentários
  • Atentar para a Competência EXCLUSIVA do STF para edição, modificação e cancelamento de súmula vinculante.

    Deixo uma reflexão aqui, pois a questão fala "tornar automática a aplicação nos tribunais inferiores de decisões sobre questões que já tenham sido tomadas nas cortes superiores do país.", e, conforme entendimento sobra a súmula vinculante, melhor seria a assertiva:


    "tornar automática a aplicação nos tribunais inferiores de decisões sobre questões que já tenham sido tomadas na corte suprema do país." Ou seja, o STF.

ID
9361
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A partir da aproximação entre Argentina e Brasil, na década de 80, sob a liderança dos presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney, quatro países da América do Sul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - se associaram na formação de um bloco econômico. Trata-se do(a)

Alternativas
Comentários

ID
9364
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Alguns fatos ocorridos em fins do século XX foram decisivos para a nova configuração geopolítica do planeta. A propósito do cenário mundial, com o qual se convive nos dias de hoje, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ) O sistema bipolar mantém-se de pé, agora colocando em pólos oposto os Estados e a China.

    ERRADO. A bipolaridade foi a característica marcante da ordem mundial que vigorou durante o período da Guerra Fria. Atualmente, podemos dizer que a ordem mundial caracteriza-se pela multipolaridade no campo econômico e unipolaridade no campo militar (supremacia dos EUA).

    b) A Organização das Nações Unidas (ONU) começa o século XXI bem mais forte do que à época da Guerra Fria, com a qual nunca soube conviver.

    ERRADO. O erro da assertiva está em dizer que a ONU começa o século XXI mais forte do que antes. Na verdade, ocorreram no final do século XX alguns fatos que mostraram um enfraquecimento da ONU, dentre os quais o maior exemplo foi a fragilidade dessa organização internacional para conter a doutrina militar intervencionista implementada pelos EUA no Governo Bush. Quando os EUA invadiu o Iraque em busca de supostas "armas de destruição em massa ", essa atitude não foi autorizada pelo Conselho de Segurança da ONU.

    c) Apesar de episódios pontuais com seus efeitos trágicos, o terrorismo mostra-se sob controle, graças à ação firme dos Estados e dos organismos multilaterais.

    ERRADO. O terrorismo, após o episódio do 11 de setembro, passou a ser a maior preocupação das políticas de segurança dos Estados, que passaram a implementar controles cada vez mais rígidos. Por isso, é possível dizer que a ação terrorista está sob controle, apesar de alguns acontecimentos pontuais.

    d) É incontestável o poderio norte-americano, a se manifestar nos mais diversos campos - do bélico ao econômico, do político ao cultural.

    CERTO. Apesar da ordem mundial ser multipolar, os EUA ainda são a grande potência hegemônica no campo militar, possuem o maior PIB do mundo e disseminam o "american way of life" mundo afora.

    e) A sensível redução do volume de comércio mundial deve-se à diminuição da renda das populações, em larga medida devido ao desemprego generalizado.

    ERRADO. Não podemos dizer que houve uma sensível redução dos fluxos do comércio internacional nos últimos anos. Destaque-se, todavia, que a recente crise financeira internacional, eclodida em 2008, freiou o forte crescimento econômico que estava ocorrendo.
     

    Comentários professor Ricardo Vale, ponto dos concursos.


ID
9367
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A política e as relações internacionais contemporâneas conheceram sensíveis modificações a partir de determinados acontecimentos que, em breve espaço de tempo, especialmente entre 1989 e 1991, romperam com os padrões mundiais vigentes desde o fim da Segunda Guerra. Entre as opções que se seguem, assinale a que identifica um desses fatos.

Alternativas

ID
9370
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Os atentados de março de 2004 contra Madri, que chocaram a opinião pública mundial, trouxeram à tona, uma vez mais, um personagem e sua organização, os quais, após o 11 de setembro de 2001, passaram a ser mundialmente conhecidos pelos métodos terroristas que empregam em defesa de sua causa. Reporta-se, aqui, a

Alternativas
Comentários
  • Osama bin Laden e à Al Qaeda.

ID
9373
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Há pouco mais de um ano, o Iraque era invadido pelas forças da coalizão anglo-americana, na esteira de uma pretensa guerra ao terrorismo e de valorização dos princípios democráticos. Relativamente aos episódios que envolvem esse conflito, julgue os itens que se seguem:

I. O governo Bush utilizou como pretexto para invadir o Iraque a existência, nesse país, de um perigoso arsenal de armas de destruição em massa.

II. Inspetores indicados pela ONU confirmaram a existência de grande quantidade de armas químicas em poder de Saddam Hussein.

III. Na União Européia, França e Alemanha foram os países que mais enfaticamente apoiaram a decisão norte-americana de invadir o Iraque.

IV. Em pouco tempo, as forças invasoras obtiveram a vitória militar que buscavam, o que incluiu a deposição de Saddam Hussein.

V. A intervenção estrangeira no Iraque tem-se mostrado problemática, com a intensificação de atos de represália por setores da população local, inclusive com seqüestros e mortes.

Estão certos apenas os itens

Alternativas

ID
9376
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Oriente Médio permanece sendo uma das áreas mais explosivas do mundo contemporâneo. Fatores econômicos e políticos entrelaçam-se com elementos culturais e religiosos para criar e manter um clima de intolerância e de ódio. Entre os mais graves problemas da região, há que se destacar

Alternativas

ID
9379
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A expressão lavagem de dinheiro ganha incômoda notoriedade na atualidade. Entre outras possíveis conceituações, uma forma simples de defini-la é:

Alternativas
Comentários
  •  LAVAGEM DE DINHEIRO:

    É DAR FACHADA DE DIGNIDADE A DINHEIRO DE ORIGEM ILEGAL;

    DINHEIRO ADQUIRIDO ILEGALMENTE É SUJO;

    TRATA-SE DE UM PROBLEMA SOCIAL;

    O IMPULSO INICIAL FOI MOTIVADO PELAS CONSEQUÊNCIAS DOS LUCROS DO TRÁFICO DE DROGAS;


ID
9382
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A globalização é, aos olhos de muitos analistas, o resultado de longo processo histórico que, sobretudo a partir da Revolução Industrial, expandiu o capitalismo em escala planetária. No que concerne ao atual estágio da economia mundial, julgue os itens seguintes:

I. A tendência à formação de blocos econômicos, típica dos dias atuais, reflete, entre outras considerações, a necessidade de se unir forças para atuar em um mercado global cada vez mais competitivo.

II. Na atual economia globalizada, os avanços científicos e tecnológicos são essenciais para ampliar a capacidade produtiva e encurtar as distâncias percorridas pelos capitais, pelas pessoas e pelas mercadorias.

III. A proposta de criação de um megabloco continental, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca, tem encontrado dificuldades para sua efetiva implementação.

IV. O ambicioso projeto da Alca pretende envolver, em um único bloco econômico, sem exceção, todos os países americanos.

V. Depois de séculos de exploração colonial, a África transformou-se em uma das mais ativas áreas da economia global, recebendo maciços investimentos internacionais.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) foi uma proposta feita pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush, durante a Cúpula das Américas, em Miami, em 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, com exceção de Cuba.


ID
9685
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Uma das novidades presentes no processo eleitoral brasileiro de 2002 é a interpretação dada pela Justiça à legislação existente, determinando a verticalização das coligações. Com isso,

Alternativas
Comentários
  • A verticalização das coligações é como ficou conhecida a interpretaçao que o TSE deu para o artigo 6o da Lei das Eleições (9504/97). Na ocasiao, o TSE entendeu que os partidos que fossem adversários nas eleições presidenciais não poderiam se coligar em eleições estaduais.
  • Questão desatualizada

ID
9709
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Argentina vive, nos dias de hoje, a mais profunda crise de sua história. Entre os diversos fatores que levaram o país à situação atual, pode-se apontar como um dos determinantes

Alternativas
Comentários
  • a) a decisão brasileira de valorizar o Real, em janeiro de 1999, sem o prévio conhecimento de seus parceiros de MERCOSUL.

    ERRADO. O Brasil desvalorizou o real em janeiro de 1999, o que fez com que a Argentina voltasse a ter problemas em seu Balanço de Pagamentos.

    b) a resistência do governo argentino em adotar, nos últimos anos, uma política econômica liberal, com pouca interferência estatal e bastante liberdade aos agentes econômicos.

    ERRADO. A Argentina, assim como o Brasil, implementou na década de 90 medidas de cunho neoliberal, cujo cerne é a redução do papel do Estado na economia.

    c) a redução do mercado consumidor interno, o que prejudicou sensivelmente a indústria argentina, uma das mais modernas e competitivas do mundo.

    ERRADO. A indústria argentina nunca foi uma das mais modernas e competitivas do mundo.

    d) a insistência na manutenção de um câmbio artificial, expresso na paridade peso-dólar, além de uma privatização problemática e da abertura sem controle aos capitais internacionais.

    CERTO. Conforme já comentei anteriormente, a manutenção da paridade entre o peso e o dólar de forma artificial foi o maior problema que levou à crise na Argentina. As privatizações e a abertura sem controle aos capitais internacionais também são criticadas como tendo originado a crise argentina.

    e) o descompasso entre a fragilidade das empresas e o crescente fortalecimento dos partidos políticos tradicionais, como o Justicialista e a União Cívica Radical.

    ERRADO. Os partidos justicialista e a União Cívica Radical são os maiores partidos políticos da Argentina. No modelo neoliberal, as empresas (iniciativa privada) se fortalecem; o Estado e, consequentemente, os partidos políticos perdem um pouco da sua força e influência no campo econômico.

     Comentários professor Ricardo Vale, ponto dos concursos

  •  A Argentina está, mais uma vez, à beira do colapso financeiro. Nos últimos anos, os preços das principais exportações argentinas (soja e carne) aumentaram significativamente. O país beneficiou de um período de expansão económica. O Governo aproveitou o aumento das receitas fiscais para expandir a despesa pública. Só que a crise económica mundial reduziu o valor das exportações. As receitas fiscais diminuíram, as finanças públicas estão descontroladas e a Argentina não tem dinheiro para pagar as suas dívidas. A Presidente Cristina Kirchner encontrou uma "solução" para os problemas financeiros do país. Decidiu nacionalizar os fundos privados de pensões e integrar todos os pensionistas no sistema público. As contas poupança-reforma dos argentinos vão servir para pagar os erros do Governo.

  • Letra D, devido a alta desvalorização da moeda em relação ao dólar, o país sofre hiperinflação.


ID
9712
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Além de autoridade máxima da Igreja Católica, o papa João Paulo II notabilizou-se, nas últimas décadas do século XX, como personagem importante da cena internacional. No campo político, sua atuação foi considerada bastante significativa nos acontecimentos que assinalaram

Alternativas
Comentários
  •  No caso do Solidariedade, ocorreu o oposto: o líder Lech Walesa era anticomunista e contava com a simpatia do Vaticano, na figura do próprio Papa João Paulo II, também polonês. Um apoio decisivo para a combatividade do sindicato.

    http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra7/blocosocialista-lesteeuropeu2.htm
  • Adicionando...
    O Papa João Paulo II foi o primeiro a visitar os campos de concentração de Auschwitz em 1979.

ID
9715
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Desde a criação da Organização das Nações Unidas, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, seu Conselho de Segurança sempre teve destacada projeção, justamente por tratar de temas que afetam a segurança e a paz mundiais. A respeito desse Conselho, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 1 - O conselho de segurança é um órgão especial da ONU, que determinará a existência de qualquer ameaça a paz, ruptura da paz ou ato de agressão e fará recomendações ou decidirá que medidas deverão ser tomadas a fim de manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais. É formada por um conselho permanente de 5 membros ( EUA, França, Reino Unido, China e Rússia ) e 10 temporários que são renovados de 2 e 2 anos, sendo que a cada 1 ano se renova 5. São atualmente membros temporários Bósnia Herzegovina, Brasil, Gabão, Líbano, Nigéria, Áustria, Japão, México, Turquia e Uganda. Ou seja não são formados por todos os países que englobam a ONU, mas por 15 membros.

    2 - Como dito o conselho de segurança vai cuidar de aspectos relativos a segurança, paz, realizando recomendações ou sanções a serem impostas quando houver ameaçã ou ruptura a qualquer uma delas.

    3 - O Conselho de Segurança não está localizado fora da sede da ONU.

    4 - Como dito 5 dos membros são pemanentes ( China, Rússia, Reino Unido, França e EUA ). A grande vantagem de ser membro permanente é o poder de veto que esses países têm. Isso porque para que alguma medida seja tomada é necessário que todos os 5 membros concordem. Imagine que 14 dos 15 concordem em tomar alguma medida, porém apenas 1 tenha vetado a proposta, e esse páis é membro permanente, então a proposta da medida será rejeitada.

    6 - As suas decisões deverão ser tomadas por no mínimo 9 dos páises membros, sendo que a proposição dos países permanentes deverá ser absoluta


ID
9718
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A multiplicação do número de organismos internacionais tem sido característica marcante do mundo contemporâneo, com uma área de atuação cada vez mais abrangente. Relativamente ao tema, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.

( ) Um mundo crescentemente globalizado acaba por conferir mais força às organizações internacionais, justamente porque elas atuam em setores fundamentais para a vida dos povos, num extenso leque que vai dos direitos humanos às relações econômicas, da educação e da saúde à preservação ambiental, por exemplo.

( ) Uma das mais antigas e conhecidas entre essas organizações é a Cruz Vermelha, cuja atuação humanitária se faz presente no amparo a vítimas de catástrofes naturais, de guerras e de formas variadas de violência.

( ) Contando com associados em todos os países do mundo, a Anistia Internacional é uma organização criada pelo governo britânico, que tem por missão pressionar pela libertação de presos políticos que, movidos por suas convicções e sem ter feito uso de violência, foram vítimas de governos autoritários.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a falta de atenção na ultima afirmativa fez com que errasse a questão. Na verdade, as caracteristicas da anistia internacional estão corretas, mas ela não foi criada pelo governo britanico e sim por um britanico.
  • A Anistia Internacional foi fundada em 1961 pelo advogado inglês Peter Benenson, na sequência de uma notícia publicada no ano anterior pelo jornal Daily Telegraph sobre a condenação de dois jovens estudantes portugueses a sete anos de prisão por gritarem "viva a liberdade" numa esplanada no centro de Lisboa durante o regime de Salazar. O causídico apelou aos países que libertassem pessoas detidas por motivos de consciência, incluindo convicções políticas e religiosas, preconceitos raciais ou linguísticos. O movimento foi formalmente lançado com a publicação, em 28 de Maio desse ano, no jornal The Observer, do artigo The Forgotten Prisioners, denunciando vários casos mundiais. Fonte: wikipedia.

    Ou seja, o comentário do colega abaixo procede.

     


  • Eu já fiquei mais ligado nesta questão: "Contando com associados em todos os países do mundo..."

    Será que relmente tem associados em TODOS OS PAÍSES DO MUNDO mesmo? 

    Tinha sido este detalhe que me fez considerar esa assertiva como falsa.


ID
9727
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Os efeitos de uma nova ordem internacional, em um mundo crescentemente globalizado, se fazem sentir por todos os lados, inclusive alterando tradicionais conceitos geográficos. A respeito desse novo quadro com o qual se convive nos dias de hoje, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • urbanização é características central da sociedade contemporânea

ID
9730
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A História Contemporânea teve na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) um de seus acontecimentos mais marcantes e definidores. Relativamente ao seu significado histórico e ao mundo que fez nascer, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  o que eliminou a possibilidade de independência nacional nesses continentes. Não eliminou!!!!!!!!
  • Os EUA não liderou o bloco do Eixo, e sim França Inglaterra e URSS. O EUA entrou na guerra em 1941 após o ataque japonês a base norte americana de Paal Haboor no Havaí


ID
9733
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O cenário internacional contemporâneo é bem diferente daquele surgido com o fim da Segunda Guerra. O fim da URSS foi fator determinante para que ocorresse essa transformação. Assim, nos dias de hoje, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Nos sistemas bipolares, pelo contra?rio, toda e qualquer iniciativa
    tomada por uma das pote?ncias, visando ampliar a sua margem de
    seguranc?a e o seu poder, e? encarada pela pote?ncia rival como ameac?a
    direta e vital, que exige resposta sime?trica.
     Assim, a inseguranc?a
    transforma-se em fator decisivo das relac?o?es internacionais, originando
    um movimento conti?nuo de cada um dos antagonistas tendente a
    reforc?ar seu pro?prio poder. O exemplo cla?ssico dessa dina?mica circular
    ti?pica da bipolaridade foi a corrida armamentista na qual se engajaram
    as superpote?ncias da Guerra Fria.

    Entretanto, paradoxalmente, o sistema bipolar da Guerra Fria
    coincidiu com longo peri?odo de quatro de?cadas de paz e estabilidade de
    fronteiras no espac?o euroasia?tico. Nessa a?rea, foco principal da
    confrontac?a?o entre sovie?ticos e americanos, a acumulac?a?o ine?dita de
    armas convencionais e nucleares gerou o equili?brio do terror,
    prevenindo e impedindo a explosa?o de um conflito militar devastador
    que na?o pouparia nenhum dos envolvidos. O equili?brio do terror,
    materializado na capacidade de aniquilac?a?o planeta?ria disponi?vel nos
    arsenais das superpote?ncias, foi forma singular de equili?brio de poder
    que fez da Guerra Fria a mais duradoura e?poca de paz armada ate? hoje
    conhecida.


ID
9736
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Uma das marcas registradas da economia globalizada dos dias atuais é o incremento do comércio. Para estabelecer regras consensualmente aceitas e zelar por seu cumprimento, de modo a impedir ou minimizar os efeitos de uma competição predatória, existe uma instância internacional chamada

Alternativas
Comentários
  • A OMC é uma organização internacional que tem como objetivo promover o desenvolvimento e crescimento econômico por meio da liberalização do comércio internacional. Para isso busca uma melhor regulamentação do coméricio internacional e a progressiva redução das barreiras tarifárias. Para alcançar tais objetivos a OMC exerce certas funções, quais sejam:

    Administrar os acordos internacionais entre seus membros

    Servir como um fórum para negociações internacionais de comércio

    Solucionar controvérsias comérciais entre seus membros

    Proceder a revisão das políticas comerciais dos países membros

    Alcançar a maior coerência global na formulação de políticas econômicas em escala global, incluindo cooperação com o FMI e o Banco Mundial

    Fonte: Ponto dos Concursos.

  • Olá, Nesse edital anterior do concurso INCA, para os cargos que exige graduação em Biologia, não especifica se é bacharelado ou licenciatura, nesse caso pode ser qualquer um??? Me tire essa dúvida por favor!!!

  • É preciso doutorado para ÁREA DE ATUAÇÃO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – GESTÃO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS?

    Achei confuso no edital: REQUISITO: 1- Diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior e 

    Doutorado em Tecnologia da Informação expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, com 06 (seis) anos de experiência na gestão e implementação de sistemas na área de saúde pública após obtenção do título.

    Alguem me tira a dúvida, por favor?


  • Isso mesmo Luciana, todos esse requisitos devem ser cumpridos!
  • Organização Mundial do Comércio (OMC)

  • Organização Mundial do Comércio (OMC)

    Corrida AVA


ID
9739
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A União Européia (UE) é, reconhecidamente, o mais completo exemplo de aproximação de países de uma determinada região, em uma época em que se multiplicam os blocos regionais. Em relação a essa experiência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • UNIÃO EUROPÉIA:

    É UMA UNIÃO SUPRA-NACIONAL ECONÔMICA E POLÍTICA;

    ESTABELECIDA APÓS A ASSINATURA DO TRATADO DE MAASTRICH;

    POSSUI PERSONALIDADE JURÍDICA;

    FOI CRIADA COM O OBJETIVO DE PÔR TERMO ÀS FREQUEBTES GUERRAS SANGRENTAS ENTRE PAÍSES VIZINHO, QUE CULMINARAM COM A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL;

    O EURO É A NOVA MOEDA DE MUITOS EUROPEUS, MAS NÃO DE TODOS...
  • Eh isso aí galera,,,bora partir pra cima.

    Soh um detalhe, ha estah valendo a Lei de Cotas (20% negros).....sancionada hoje!!!  Abs

  • Será que sai?! O da Anatel saiu e foi essa droga de edital, com poucas vagas distribuídas por muitos cargos e provas apenas em BSB.

  • Não tem nada pro Ceará ?

  • 1 pra Fortaleza.
  • Também ia fazer Anatel, mas ir a Brasília não dá. Espero que este disponibilize mais lugares para prova.

  • Tem para Rio de Janeiro!?

  • Tem para São Paulo

  • alternativa c correta


ID
9742
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A mais recente crise do Oriente Médio repetiu - e, em certo sentido, ampliou - as cenas de violência, morte e dor que, há muito tempo, fazem dessa região uma das mais tensas do mundo contemporâneo. Relativamente a esse quadro que chama a atenção da opinião pública mundial, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.

( ) Um dos problemas centrais da região diz respeito à não-concretização daquilo que foi definido pela ONU, no pós-Segunda Guerra: a partilha do território da Palestina, dando origem a dois Estados, o israelense e o palestino.

( ) O caso de Jerusalém apresenta-se como de difícil solução, justamente por ser considerada cidade sagrada e referência cultural das três grandes religiões monoteístas desenvolvidas a partir daquela região: judaísmo, cristianismo e islamismo.

( ) Yasser Arafat, entre os palestinos, e Ariel Sharon, do lado israelense, são lideranças políticas incontestáveis, aglutinando em torno de si as diversas correntes políticas e ideológicas existentes em suas respectivas nações.

Alternativas

ID
11878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças
, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixo do
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

Zuenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Exaustivos estudos técnicos demonstram que a baixa incidência de ONGs em países em desenvolvimento, como o Brasil, e sua conseqüente inoperância decorrem da dificuldade - até agora intransponível - que encontram para firmar parcerias com o setor governamental, o que praticamente inviabiliza seu acesso a recursos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Existem milhares milhares de ONGS se ligando ao governo. Tendência é crescer.

ID
11881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças
, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixo do
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

Zuenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Dois órgãos especializados da ONU - a UNESCO e o UNICEF - são citados no texto. Embora ambos estejam voltados para a área social, nenhum deles tem na educação um dos alvos centrais de sua atuação.

Alternativas
Comentários
  • O Fundo das Nações Unidas para a Infância (em inglês United Nations Children's Fund - UNICEF)

    United F.C Educational, Scientific and Cultural Organization) é um organismo especializado do sistema das Nações Unidas. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

  • A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) foi criada em 1945 e tem como objetivo "contribuir para a paz através da educação, ciência e cultura, fazendo com que uma colaboração internacional faça respeitar a justiça, a lei, os direitos humanos e as liberdades fundamentais."

    A UNICEF (United Nation`s Children Fund), por sua vez, é um organismo especializado da ONU cujo objetivo é promover a defesa dos direitos das crianças, atendendo às necessidades básicas e assegurando o pleno desenvolvimento destas. Como pilar fundamental da UNICEF, destaco a Convenção sobre os Direitos da Criança, celebrada em 1989 no âmbito das Nações Unidas.

    Ao contrário do que afirma a questão, a UNESCO possui sim atribuições voltadas para a educação. Também podemos considerar que a UNICEF se ocupa da educação (embora não como alvo central de sua atuação). Com efeito, a Convenção sobre os Direitos da Criança estabelece expressamente que cabe ao Estado auxiliar os país na educação das crianças.

     

    Comentários professor Ricardo Vale, Ponto dos concursos.


ID
11890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em meio a tanta notícia ruim, acaba de aparecer uma que
ainda consegue ser pior, porque ameaça não apenas o presente,
mas o futuro de nosso futuro, ou seja, as crianças e os
adolescentes. Se hoje suas vidas já são o que são, a perspectiva
para os próximos anos é de aumento da violência e da
desnutrição, e de queda na qualidade da educação. No relatório
divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa
talvez seja a revelação mais inquietante. O que será o amanhã em
que meninos e meninas estarão mais desnutridos, menos educados
e mais violentos?
O diagnóstico foi elaborado por 27 ONGs que
monitoram políticas públicas nessa área - entre as quais
UNESCO, UNICEF, fundações ORSA e ABRINQ - depois de
analisarem o cumprimento das 21 metas do plano Um Mundo
para Crianças
, ratificadas pelo Brasil e por mais 188 países.
Quanto à educação, há pelo menos duas previsões desanimadoras:
taxa de escolarização no ensino médio 15,73% abaixo do
prometido e atendimento na primeira infância aquém do
esperado. Em relação à violência, o quadro é até previsível.
De 1992 a 2002, os homicídios de pessoas de até 17 anos de
idade aumentaram 136% - de 3 para 7,1 mortes por 100 mil
habitantes.

Zuenir Ventura. O que será o amanhã? In: O Globo, 11/8/2004, p. 7 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.

A existência de um plano assinado por quase duas centenas de países, como o citado no texto, independentemente do grau de êxito ou de insucesso que possa apresentar, configura um cenário mundial relativamente novo, em que temas eminentemente sociais são alçados ao primeiro plano da agenda política internacional contemporânea.

Alternativas

ID
13174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, os esportes acompanharam o processo de globalização econômica vivido no mundo contemporâneo e passaram a se constituir também em importante negócio, que envolve volumosos recursos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Globalização integra o capitalismo que atrai volumosos recursos financeiros.

ID
13177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

A região visitada por Ronaldo, o Oriente Médio, não mais tem qualquer importância econômica mundial, mas é marcada por permanentes conflitos de origem religiosa.

Alternativas
Comentários
  • A região do Oriente Médio tem grande importância geopolítica e econômica mundial, devido a suas grandes reservas petrolíferas.O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região, está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
    A afirmativa está errada. 


  • ORIENTE MÉDIO = PETRÓLEO = DINHEIRO.

    GABARITO ERRADO.


ID
13180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Embora tenham governantes, Palestina e Israel ainda não são Estados nacionais soberanos, razão pela qual lutam há tanto tempo.

Alternativas
Comentários
  • São estados nacionais soberanos. ERRADO

ID
13183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

A visita citada no texto teve a chancela da ONU, que é o maior e mais importante organismo político multilateral existente no mundo.

Alternativas
Comentários
  • ONU é importante orgão para manter a paz mundial

ID
13186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Um problema de difícil solução no Oriente Médio é a partilha da cidade de Jerusalém, considerada sagrada por judeus, muçulmanos e cristãos.

Alternativas
Comentários
  • Problema que parece não ter solução são esse sconflitos do Oriente Médio.

ID
13189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Depois de sofrer a invasão comandada pelos Estados Unidos da América, o Iraque transformou-se em uma das mais pacíficas áreas do Oriente Médio.

Alternativas

ID
13192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Conhecido como invenção dos ingleses, o futebol se disseminou pelo mundo afora e popularizou-se de tal forma que, nos dias de hoje, é considerado uma extraordinária forma de congraçamento entre os povos e, não raro, instrumento usado a favor da paz.

Alternativas

ID
13195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

A inexpressiva recepção dada a Ronaldo no Oriente Médio pode ser explicada pelo temor de atos terroristas, tão comuns na região.

Alternativas

ID
16270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

A realidade do mundo contemporâneo, marcada por guerras sem fim e pela ação cada vez mais ostensiva do terrorismo, confirma que, entre muitos outros fatores, a composição do preço do barril também decorre de incertezas geopolíticas.

Alternativas
Comentários
  • O final da afirmação está correto, a conclusão acerca das incertezas geopolíticas para a difícil definição do preço do petróleo.Porém, a alternativa apresenta, no início, em rol exemplificativo, inúmeros exemplos ESTRANHOS ao texto, em óbvia relação de causa e consquência.Se a questão é de "interpretação de texto", não se pode apreender do texto apresentado tais exemplos criados pela alternativa.Questão mal elaborada.

ID
16276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

O esgotamento de suas jazidas petrolíferas, formalmente anunciada na última década do século passado, é a principal razão pela qual o Oriente Médio está perdendo, neste início de século XXI, sua condição de uma das mais estratégicas regiões do mundo.

Alternativas
Comentários
  • Dubai nos Emirados Arabes é uma das Jazidas mais recentes e prosperas do Oriente Médio!
  • O Oriente Médio não vem perdendo a sua condição de região estratégica no contexto internacional, tanto é que continua a ser motivo de tensões geopolíticas. Na verdade, embora o preço do petróleo tenha aumentado nos últimos tempos, o esgotamento das jazidas de petróleo no Oriente Médio não é algo iminente.

    O crescimento econômico global tem se intensificado muito e países como China e Índia demandam cada vez mais petróleo. De outro lado, a OPEP estabelece práticas restritivas à produção e oferta de petróleo. Esses fatores somados geram elevação dos preços dessa "commodity".

     

    Comentários do professor Ricardo Vale, ponto dos concursos


ID
16279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

O texto reitera que, na atualidade, são inequívocos os sinais de que a economia globalizada retoma índices expressivos de crescimento, o que acaba por incrementar as transações comerciais entre os países.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    O texto diz justamente o contrário: NÃO são inequívocos os sinais de que a economia globalizada retoma índices expressivos de crescimento: "Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências".

ID
16297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

A perspectiva de atos terroristas que possam atingir poços petrolíferos em um país como a Arábia Saudita exerce forte influência na majoração do preço do barril de petróleo, o que acaba por afetar a economia mundial.

Alternativas
Comentários
  • Correto, a exemplo atualmente a desvalorização do real e a alta do dólar.


ID
16300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, "a triste verdade é que o mundo hoje é um lugar muito mais desigual do que há 40 anos". Ele reconheceu a existência de um desequilíbrio comercial imposto pelas políticas dos países desenvolvidos. Para Annan, "essas quatro décadas também testemunharam o surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento e de novos obstáculos". O secretário-geral da ONU fez coro às constantes reclamações de países em desenvolvimento a respeito das negociações de livre comércio.

Correio Braziliense, 13/6/2004, p. 11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos econômicos, políticos e sociais marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

A ONU constitui um complexo sistema, de atuação planetária, que não se restringe a temas explosivos, como os afetos à segurança mundial. Dela fazem parte diversos organismos especializados, com extenso e variado campo de trabalho, que vai, por exemplo, da educação à saúde, da cultura à proteção da infância, da agricultura ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • São as subsecretarias e pastas da ONU como a UNESCO por exemplo!!!

ID
16303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, "a triste verdade é que o mundo hoje é um lugar muito mais desigual do que há 40 anos". Ele reconheceu a existência de um desequilíbrio comercial imposto pelas políticas dos países desenvolvidos. Para Annan, "essas quatro décadas também testemunharam o surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento e de novos obstáculos". O secretário-geral da ONU fez coro às constantes reclamações de países em desenvolvimento a respeito das negociações de livre comércio.

Correio Braziliense, 13/6/2004, p. 11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos econômicos, políticos e sociais marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

Kofi Annan, africano de Gana, é exceção que confirma a regra: o cargo que ele ocupa, o mais alto na hierarquia de poder na ONU, sempre esteve em mãos de representantes dos países mais poderosos que, no Conselho de Segurança, têm poder de veto - EUA, Rússia, Reino Unido, França e China.

Alternativas
Comentários

ID
16306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, "a triste verdade é que o mundo hoje é um lugar muito mais desigual do que há 40 anos". Ele reconheceu a existência de um desequilíbrio comercial imposto pelas políticas dos países desenvolvidos. Para Annan, "essas quatro décadas também testemunharam o surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento e de novos obstáculos". O secretário-geral da ONU fez coro às constantes reclamações de países em desenvolvimento a respeito das negociações de livre comércio.

Correio Braziliense, 13/6/2004, p. 11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos econômicos, políticos e sociais marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

Infere-se das palavras do dirigente da ONU, reproduzidas no texto, que a principal característica do processo de desenvolvimento econômico mundial verificado nas últimas décadas, comumente denominado de globalização, é a simetria entre os avanços que trouxe e seus efeitos sociais.

Alternativas
Comentários
  • O aproveitamento do comércio internacional, apesar de contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico dos países e melhoria da qualidade de vida das populações, não o faz de forma equitativa. Assim não podemos dizer que o crescimento e desenvolvimento econômico sejam iguais para todos os países. Alguns deles se mantém a margem ou excluídos desse processo. Podemos dizer inclusive que uma das características do processo de globalização é a assimetria de oportunidades de desenvolvimento.

    Fonte: Ponto dos concursos


ID
21112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Compromisso com a sociedade

1 O programa Adolescente Trabalhador ofereceu a
oportunidade da primeira experiência de trabalho a 3.305
adolescentes oriundos de famílias de menor renda. Em uma
4 outra frente de atuação, o Banco do Brasil S.A. (BB), como
parceiro fundamental do governo federal no programa Fome
Zero, estruturou sua participação nesse programa a partir
7 dos seguintes focos: geração de emprego e renda (políticas
estruturais), segurança alimentar (políticas específicas) e
geração de conhecimento na potencialização de recursos
10 locais (políticas locais). Já foram arrecadadas e distribuídas
mais de mil toneladas de alimentos. Além disso, o programa
Voluntariado BB desenvolveu, com a participação de mais
13 de 10 mil voluntários, atividades de assistência social e de
educação pelo país. O apoio ao esporte brasileiro efetivou-se
pelo patrocínio à Confederação Brasileira de Voleibol, ao
16 atleta Gustavo Kuerten e à equipe brasileira na Copa Davis.

Jornal do Brasil, 21/8/2003, p. A20 (com adaptações).

A partir do texto acima e considerando as múltiplas implicações
do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

G O programa Fome Zero foi a primeira medida de impacto anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem por principal objetivo atender ao Nordeste, por ser a região brasileira com maior população economicamente carente.

Alternativas
Comentários
  • “O Programa Fome Zero é um conjunto de ações que estão sendo implementadas gradativamente pelo governo federal. O objetivo do Programa é promover segurança alimentar e nutricional A TODOS OS BRASILEIROS, atacando as causas estruturais da pobreza. As iniciativas envolvem vários ministérios, as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e a sociedade civil organizada. Para alcançar seus objetivos, o Fome Zero atua em três eixos: implantação de políticas públicas, construção participativa de uma política de segurança alimentar e nutricional e mutirão contra a fome.”www.fomezero.gov.br/download/balanco.pdf
  • O programa Fome Zero não tem como público alvo apenas a região Nordeste. Trata-se de um programa do governo federal, implementado durante o primeiro mandato do governo Lula, que visa assegurar o direito à alimentação a toda população brasileira. A afirmativa está errada.
  • A questão não especifica somente o nordeste e sim como o alvo principal por ser um estado mais carente.


ID
21157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. “A agenda mudou e o social ganhou
relevância”, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. “Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio”, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

G Entende-se por Consenso de Washington o conjunto de idéias e teses que deu sustentação às políticas ditas neoliberais, que triunfaram, em escala bastante abrangente, a partir da penúltima década do século passado.

Alternativas

ID
21163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. “A agenda mudou e o social ganhou
relevância”, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. “Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio”, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

G Na América Latina, de maneira geral, predominaram as políticas reformistas identificadas com o ideário do Consenso de Washington. Notável exceção a esse quadro foi o Brasil, nos oito anos do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Alternativas
Comentários
  • Consenso de Washington é um conjunto de medidas - que se compõe de dez regras básicas que são:Disciplina fiscal Redução dos gastos públicos Reforma tributária Juros de mercado Câmbio de mercado Abertura comercial Investimento estrangeiro direto, com eliminação de restrições Privatização das estatais Desregulamentação (afrouxamento das leis econômicas e trabalhistas) Direito à propriedade intelectual http://pt.wikipedia.org/wiki/Consenso_de_Washington

ID
21166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. “A agenda mudou e o social ganhou
relevância”, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. “Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio”, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

G Um exemplo de políticas neoliberais que quase levaram países à total inviabilidade ocorreu na Argentina, sob a presidência de Carlos Menem.

Alternativas
Comentários
  • Foi durante o governo de Menem que foi criada a paridade entre o peso argentino e o dólar (1:1), que se manteve durante toda a década de 1990 e arrasou a indústria argentina.

ID
21169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. “A agenda mudou e o social ganhou
relevância”, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. “Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio”, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

G O programa Fome Zero, proposto pelo governo Lula, ao apresentar forte cunho social sem marcas de assistencialismo, está em perfeita sintonia com os objetivos almejados pelo Consenso de Washington.

Alternativas
Comentários
  • Consenso de Washington é um conjunto de medidas - que se compõe de dez regras básicas - formulado em novembro de 1989 por economistas de instituições financeiras baseadas em Washington D.C., como o FMI, o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, fundamentadas num texto do economista John Williamson, do International Institute for Economy, e que se tornou a política oficial do Fundo Monetário Internacional em 1990, quando passou a ser "receitado" para promover o "ajustamento macroeconômico" dos países em desenvolvimento que passavam por dificuldades.
    As dez regras básicas:

    * Disciplina fiscal

    * Redução dos gastos públicos

    * Reforma tributária

    * Juros de mercado

    * Câmbio de mercado

    * Abertura comercial

    * Investimento estrangeiro direto, com eliminação de restrições

    * Privatização das estatais

    * Desregulamentação (afrouxamento das leis econômicas e trabalhistas)

    * Direito à propriedade intelectual
    Fonte:Wikipedia.org



ID
21172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Um atentado suicida com um caminhão contendo
cerca de 230 quilos de explosivos na sede da Organização
das Nações Unidas (ONU) em Bagdá matou pelo menos
4 20 pessoas, entre elas, o chefe da missão da ONU no Iraque,
o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ao menos cem pessoas
ficaram feridas. Vieira de Mello era considerado um dos
7 maiores especialistas em regiões de conflito. Era alto
comissário da ONU para Direitos Humanos e assumira
provisoriamente o cargo de representante especial no Iraque.
10 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque
e disse que Vieira de Mello foi vítima da “insanidade do
terrorismo”.

Folha de S. Paulo, 20/8/2003, capa (com adaptações).
 
A partir desse último texto, julgue os seguintes itens.

G Os fatores que motivaram a recente invasão do Iraque, levada a efeito pela coalizão anglo-americana, somente se justificaram perante a opinião pública internacional quando se comprovou a existência de pesado arsenal de armas de destruição em massa em poder de Saddam Hussein.

Alternativas
Comentários
  • Até hoje os americanos não provaram que o Iraque possuia arma de destruição em massa, como foi divulgado antes da invação norte-americana.
  • A invasão do Iraque pelos EUA constitui-se como parte de uma doutrina preemptiva com o objetivo de demonstrar para outros Estados (eixo do mau) as consequências de conduzir políticas contrárias ao desejo norte americano, principalmente no que concerne à corrida nuclear e a posse de armas de destruição em massa. Pode-se dizer que esta estratégia elevou-se à nível doutrinário no governo Bush após os atentados de 11/09, quando os EUA perceberam que a estratégia de 'detention' e 'containment' já não surtiriam efeito com os 'rogue states' (por conta de sua irracionalidade), nem com os terroristas (por conta de sua extra-territorialidadade).


ID
21175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Um atentado suicida com um caminhão contendo
cerca de 230 quilos de explosivos na sede da Organização
das Nações Unidas (ONU) em Bagdá matou pelo menos
4 20 pessoas, entre elas, o chefe da missão da ONU no Iraque,
o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ao menos cem pessoas
ficaram feridas. Vieira de Mello era considerado um dos
7 maiores especialistas em regiões de conflito. Era alto
comissário da ONU para Direitos Humanos e assumira
provisoriamente o cargo de representante especial no Iraque.
10 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque
e disse que Vieira de Mello foi vítima da “insanidade do
terrorismo”.

Folha de S. Paulo, 20/8/2003, capa (com adaptações).
 
A partir desse último texto, julgue os seguintes itens.

G Os atentados que se sucedem no Iraque, após o fim formal dos rápidos combates que derrubaram Saddam Hussein, evidenciam as dificuldades encontradas pelos Estados Unidos da América (EUA) para manter o controle sobre aquele país.

Alternativas

ID
21178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Um atentado suicida com um caminhão contendo
cerca de 230 quilos de explosivos na sede da Organização
das Nações Unidas (ONU) em Bagdá matou pelo menos
4 20 pessoas, entre elas, o chefe da missão da ONU no Iraque,
o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ao menos cem pessoas
ficaram feridas. Vieira de Mello era considerado um dos
7 maiores especialistas em regiões de conflito. Era alto
comissário da ONU para Direitos Humanos e assumira
provisoriamente o cargo de representante especial no Iraque.
10 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque
e disse que Vieira de Mello foi vítima da “insanidade do
terrorismo”.

Folha de S. Paulo, 20/8/2003, capa (com adaptações).
 
A partir desse último texto, julgue os seguintes itens.

G Diplomata de carreira, tendo chegado a embaixador, representando o Brasil em diversos países, Sérgio Vieira de Mello foi vítima do atentado que lhe tirou a vida quando cumpria sua primeira missão em nome da ONU.

Alternativas
Comentários
  • Sergio Vieira de MelloO dia 19 de agosto de 2003 foi uma triste data para as Nações Unidas e para todos aqueles que acreditam que a paz e a segurança podem ser alcançadas através do diálogo e da cooperação internacional. Neste triste dia, Sergio Vieira de Mello e 21 de seus colegas foram vítimas de um dos primeiros de uma longa série de atos violentos que caracterizaram a guerra no Iraque.
    Com o cruel desaparecimento de Sergio Vieira de Mello, o mundo perdeu não só um brilhante e carismático defensor da paz e dos direitos humanos, como também um líder humanitário incansável. Ele foi um dos melhores representantes que a ONU podia oferecer no sentido de promover soluções multilaterais para as inúmeras crises mundiais. Tornou-se um exemplo para muitos.
    Sua morte brutal gerou uma onda de solidariedade e profundo pesar por sua perda prematura. Como resposta a esse intenso sentimento, a fim de honrar sua memória, seguindo seus ideais e para continuar sua missão inacabada, a Fundação Sergio Vieira de Mello foi criada em Genebra (Suíça) por iniciativa de um pequeno grupo de colegas, amigos e familiares.
    Um reconhecimento e um apelo
    "Como eu disse por ocasião de sua trágica morte, Sergio dedicou sua vida profissional aos valores enunciados na Carta das Nações Unidas. Ele nunca hesitou diante de missões difíceis, mesmo que perigosas. As vítimas de conflitos e de desastres ambientais do mundo inteiro se dirigiam a ele sabendo que as entenderia e obteria bons resultados, apesar de enormes obstáculos. Essa eficiência estava sempre associada a uma grande simpatia e muita sensibilidade.
    Não podemos aceitar que sua inteligência, sua energia, sua dedicação a seus funcionários e sua lealdade aos ideais das Nações Unidas nos sejam arrancadas com tanta brutalidade.
    É por esta razão que os felicito calorosamente pela criação desta Fundação que manterá viva para todos nós a memória e a visão do Sergio.
    "
    Kofi Annan, ex-Secretário Geral das Nações Unidas
  •  O Sr. Sérgio Vieira de Mello, apesar de filho de embaixador (emb. Arnaldo Vieira de Mello), nunca fez parte do corpo diplomático brasileiro. Ele fez carreira nas Nações Unidas, para onde ingressou em 1969 e onde permaneceria até seu trágico falecimento mais de 30 anos depois. Passou a maior parte de sua carreira na ONU trabalhando para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

    Vieira de Mello era considerado por muitos como o virtual sucessor de Kofi Annan na Secretaria-Geral das Nações Unidas.


ID
21181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Um atentado suicida com um caminhão contendo
cerca de 230 quilos de explosivos na sede da Organização
das Nações Unidas (ONU) em Bagdá matou pelo menos
4 20 pessoas, entre elas, o chefe da missão da ONU no Iraque,
o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ao menos cem pessoas
ficaram feridas. Vieira de Mello era considerado um dos
7 maiores especialistas em regiões de conflito. Era alto
comissário da ONU para Direitos Humanos e assumira
provisoriamente o cargo de representante especial no Iraque.
10 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque
e disse que Vieira de Mello foi vítima da “insanidade do
terrorismo”.

Folha de S. Paulo, 20/8/2003, capa (com adaptações).
 
A partir desse último texto, julgue os seguintes itens.

G O Oriente Médio continua a ser, neste início de século, o que foi em boa parte do século passado, isto é, área de grande tensão, na qual se misturam questões políticas, econômicas e religiosas.

Alternativas
Comentários
  • Ditaduras - Petróleo - Alá!!!!

ID
21184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Um atentado suicida com um caminhão contendo
cerca de 230 quilos de explosivos na sede da Organização
das Nações Unidas (ONU) em Bagdá matou pelo menos
4 20 pessoas, entre elas, o chefe da missão da ONU no Iraque,
o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Ao menos cem pessoas
ficaram feridas. Vieira de Mello era considerado um dos
7 maiores especialistas em regiões de conflito. Era alto
comissário da ONU para Direitos Humanos e assumira
provisoriamente o cargo de representante especial no Iraque.
10 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o ataque
e disse que Vieira de Mello foi vítima da “insanidade do
terrorismo”.

Folha de S. Paulo, 20/8/2003, capa (com adaptações).
 
A partir desse último texto, julgue os seguintes itens.

G Particularmente após 11 de setembro de 2001, a política externa norte-americana, sob o comando de George W. Bush, ganhou contornos mais comedidos, provavelmente em função do temor de que o país sofresse novos atentados.

Alternativas
Comentários
  • Os EUA sob a gestão do presidente George W. Bush iniciaram uma política externa alcunhada de "Doutrina Bush". O cerne desta doutrina é o combate ao terrorismo e o ponto mais controverso dela é a ideia de "ataque preventivo" - ideia que se universalizada certamente prejudicaria sobremaneira a estabilidade da paz e da segurança no mundo. Duas invasões militares norte-americanas marcaram esta nova postura: uma no Afeganistão em 2001 e outra no Iraque em 2003.

    Duas invasões, ideia de ataque preventivo e combate ostensivo ao terrorismo invalidam a afirmação de que a política externa americana "ganhou contornos mais comedidos", invalidando assim o item.

  • Pelo contrário, a "guerra do terror" fez uso de ações mais enfáticas e repressivas.


  • O "X" da questão está na palavra "comedido" que significa moderado, prudente, sóbrio, etc.

    Tendo o domínio do vocabulo em questão, fica fácil responder a pergunta que tem como resposta certa a opção ERRADA., já que depois do atentado, a segurança foi exacerbadamente reforçada.

ID
21199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto para os itens de 29 a 35

Em clima de recordação de gente querida que morreu
sem saber ler, mas também em tom de otimismo, o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Cristovam
Buarque, lançaram o programa Brasil Alfabetizado. A meta é
ambiciosa: tirar do analfabetismo 20 milhões de brasileiros até
2006, começando com 3 milhões já em 2003, ano em que
serão investidos R$ 170 milhões no programa, que receberá
R$ 185 milhões em 2004. O governo federal vai firmar convênios
com prefeituras e organizações não-governamentais (ONGs) para
promover a educação de adultos. Ao fazer um apelo para que a
sociedade se mobilize em favor da campanha, Lula ressaltou que,
pela primeira vez, o Brasil tem no comando dois homens sem
curso superior, numa referência a ele mesmo e ao vice-presidente,
José Alencar. “Não é mérito”, ressaltou.

Correio Braziliense, 9/9/2003, p. 14 (com adaptações).

Tendo o texto acima por referência e considerando a amplitude
do tema por ele focalizado, julgue os itens de 29 a 33.

G O "Brasil Alfabetizado", lançado pelo presidente Lula, é o primeiro programa oficial de alfabetização de adultos surgido no Brasil republicano.

Alternativas
Comentários
  • Jefferson vc se equivocou com referência ao MOBRAL,esse programa ocorreu 1967,ou seja,após o golpe militar de 64!
    Como a questão fala em "periodo republicano",houveram outros programas do gênero,o "Alfabetização Solidária" do governo FHC é exemplo disso.No fim das contas só muda o nome,pois a qualidade do ensino é precário.
  • "Brasil Alfabetizado" não existe
  • Após a redemocratização, diversas foram as tentativas de acabar com o analfabetismo no Brasil. O governo Sarney incorporou algumas iniciativas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), criado durante a ditadura. Fernando Collor criou o Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania (Pnac). Itamar Franco instituiu o Plano Decenal de Educação para todos e Fernando Henrique Cardoso lançou o Programa Alfabetização Solidária.


    A resposta está errada. 




ID
21202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto para os itens de 29 a 35

Em clima de recordação de gente querida que morreu
sem saber ler, mas também em tom de otimismo, o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Cristovam
Buarque, lançaram o programa Brasil Alfabetizado. A meta é
ambiciosa: tirar do analfabetismo 20 milhões de brasileiros até
2006, começando com 3 milhões já em 2003, ano em que
serão investidos R$ 170 milhões no programa, que receberá
R$ 185 milhões em 2004. O governo federal vai firmar convênios
com prefeituras e organizações não-governamentais (ONGs) para
promover a educação de adultos. Ao fazer um apelo para que a
sociedade se mobilize em favor da campanha, Lula ressaltou que,
pela primeira vez, o Brasil tem no comando dois homens sem
curso superior, numa referência a ele mesmo e ao vice-presidente,
José Alencar. “Não é mérito”, ressaltou.

Correio Braziliense, 9/9/2003, p. 14 (com adaptações).

Tendo o texto acima por referência e considerando a amplitude
do tema por ele focalizado, julgue os itens de 29 a 33.

G Uma das características do programa de alfabetização recém-lançado pelo governo federal é que, para atingir a sua ambiciosa meta, ele pressupõe a ação partilhada entre poder público e diversos setores da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Educação tmb é papel da sociedade!
  • O texto menciona que para por em prática esse projeto de alfabetização, o governo firmará convênios com prefeituras e ONGs. Nesse sentido, é fundamental a mobilização da sociedade nessa campanha.

    A resposta está correta. 



ID
21205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto para os itens de 29 a 35

Em clima de recordação de gente querida que morreu
sem saber ler, mas também em tom de otimismo, o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Cristovam
Buarque, lançaram o programa Brasil Alfabetizado. A meta é
ambiciosa: tirar do analfabetismo 20 milhões de brasileiros até
2006, começando com 3 milhões já em 2003, ano em que
serão investidos R$ 170 milhões no programa, que receberá
R$ 185 milhões em 2004. O governo federal vai firmar convênios
com prefeituras e organizações não-governamentais (ONGs) para
promover a educação de adultos. Ao fazer um apelo para que a
sociedade se mobilize em favor da campanha, Lula ressaltou que,
pela primeira vez, o Brasil tem no comando dois homens sem
curso superior, numa referência a ele mesmo e ao vice-presidente,
José Alencar. “Não é mérito”, ressaltou.

Correio Braziliense, 9/9/2003, p. 14 (com adaptações).

Tendo o texto acima por referência e considerando a amplitude
do tema por ele focalizado, julgue os itens de 29 a 33.

G Para os especialistas, o risco de fracasso do programa Brasil Alfabetizado decorre da estratégia adotada, formalmente anunciada na solenidade de lançamento, de querer a alfabetização de todos os analfabetos brasileiros antes das próximas eleições municipais.

Alternativas
Comentários
  • (...) A meta é ambiciosa: tirar do analfabetismo 20 milhões de brasileiros até 2006, começando com 3 milhões já em 2003, ano em que serão investidos R$ 170 milhões no programa, que receberá R$ 185 milhões em 2004.(...)O texto NÃO afirma (...) querer a alfabetização de todos os analfabetos brasileiros antes das próximas eleições municipais.
  •  O texto afirma que o programa Brasil Alfabetizado tem como meta tirar 20 milhões de brasileiros do analfabetismo até 2006, quando ocorreriam as novas eleições presidenciais.

    A resposta está errada.



ID
21646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilização
greco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e
o islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do
4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada a
proibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,
quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina
7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa pode
alcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processos
capitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço
10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usura
passa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.

Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue os itens a seguir.

Os primeiros meses do governo Lula mantiveram a política de redução da taxa de juros iniciada no governo anterior, fato que gerou atritos com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Alternativas
Comentários
  • logo no inicio do 2ºmandato FHC o Real começa a ter uma preocupante desvalorização,tendo em vista o fantasma da Inflação podendo voltar,isso gerou grande desconfiança dos pessimistas sobre o Plano Real,o que Lula fez assim que assumiu foi negociar a dívida e de acordo com o cambio ir equiparando o Real,tendo numa politica economica um tanto qnt Neoliberal,porém necessaria afastar o temido fantasma da inflação!
  • Errado

    Foi o contrário. Os juros se mantiveram altos a fim de se segurar a inflação.

ID
21649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 O juro foi objeto de condenação pelos filósofos da civilização
greco-romana e pelas religiões monoteístas, o judaísmo, o cristianismo e
o islamismo. E a doutrina canônica medieval embasada nos princípios do
4 evangelho mantinha a proibição do empréstimo a juros. Levantada a
proibição do juro, sobretudo após a Revolução Industrial do século XVIII,
quando ficou evidente que o capital financeiro é produtivo, a doutrina
7 moderna não mais discute a licitude do juro e, sim, o valor que a taxa pode
alcançar. Legitimado o juro, seja pela maior produtividade dos processos
capitalistas de produção, em face dos não-capitalistas, seja como preço
10 cobrado pela renúncia a um maior consumo potencial no presente, a usura
passa a ser o juro cobrado acima da taxa legal ou socialmente tolerável.

Julian M. Chacel. Internet: <http://www.caringi.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele tratado, julgue os itens a seguir.

Um dos mais controvertidos artigos da Constituição de 1988, que dela não mais faz parte e sequer foi regulamentado, é o que fixava o teto anual da taxa de juros em 12%.

Alternativas
Comentários
  • O artigo a que se refere a questão é o 192,§3º que assim afirmava:As taxas de juros reais, nelas incluídas comissões e quaisquer outras remunerações direta ou indiretamente referidas à concessão de crédito, não poderão ser superiores a DOZE POR CENTO AO ANO; a cobrança acima deste limite será conceituada como crime de usura, punido, em todas as suas
    modalidades, nos termos que a lei determinar.
    Este dispositivo foi revogado em 2003 pela emenda constitucional n°40.

ID
21853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 O mundo das finanças nunca mais será o mesmo.
O fantástico desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos
mudou em definitivo o conceito de dinheiro. Os melhores
4 investimentos passaram a ser fruto da velocidade das transações,
da ausência de barreiras geográficas e do acesso à informação.
Quanto mais rápido e bem informado for o investidor, menor
7 será sua chance de perda. O tino para negócios foi substituído,
em larga escala, por máquinas velozes e precisas.

Magda David. Internet: <http://www.estadao.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema por ele tratado, julgue os itens
que se seguem.

Diferentemente do período Menem, que quase levou a Argentina à total insolvência, atualmente o governo de Kirchner propõe prazo mínimo de permanência dos capitais externos aplicados no país.

Alternativas

ID
21916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um banco oferece um sistema de aposentadoria privada em que cada participante faz um depósito mensal correspondente a x% do seu salário por um período de 30 anos, realizando o primeiro depósito 1 mês após o ingresso no sistema e totalizando 360 depósitos. Nesse sistema, todo o montante recolhido é corrigido a uma taxa de juros compostos de t% ao mês. Considere que os salários dos participantes desse sistema são mantidos constantes durante todos os anos de contribuição e que, um mês depois de ter efetuado o 360.º depósito, quando da sua aposentadoria, o participante passa a receber, todos os meses, uma pensão igual ao salário S que ele possuía, a qual é descontada do montante que ele tem aplicado no sistema. Considere ainda que, para cada participante, o montante residual que ele possui no sistema após o pagamento de n pensões - R(n), n > 0 - continua a ser corrigido pela mesma taxa de juros t% após a sua aposentadoria. Sabendo que R(0) é igual ao montante acumulado e corrigido no momento do 360o depósito, julgue os itens a seguir, relativos ao sistema de aposentadoria descrito e à previdência social brasileira, tendo como base as informações apresentadas.

No Brasil, o atual déficit previdenciário deve-se ao fato de que a previdência social limita-se a ser um sistema de aposentadoria como o acima descrito, em que x e t são mal dimensionados.

Alternativas
Comentários
  • Na realidade foi um conjunto de fatores que levaram a situação em que a previdência se encontra atualmente,abaixo os principais.
    Causas Estruturais:

    Os indicadores demográficos modificaram profundamente e atingiram o sistema. Cresceu a expectativa de vida e diminuiu a natalidade. A dos homens aumentou 10,2 anos e das mulheres 11,5 anos, nos anos 50/80. O número de nascimento baixou de 5,05 para 2,19, nos últimos 20 anos(2).

    Proporção entre ativo/inativo:

    O modelo calcado na população emergente (52% da população era de menores de 18 anos até 10 anos atrás) quebrou a relação entre ativo e inativo. Isto é, entre contribuintes e aposentados. Há menos de 30 anos, era de 8 para 1 e agora ascende de 2,5 para 1.

    Regime financeiro:

    Talvez seja preciso abandonar o regime financeiro da repartição simples universalizado no modelo nacional, pois ele pode não ser solidário e estar invertendo a ordem das coisas, fazendo a massa assalariada de baixa renda financiar as prestações de segurados melhore aquinhoados.

    Cortando na altura de cerca de 5 salários mínimos, quem sabe será melhor preservar o regime de repartição simples e alto nível de solidariedade, mantendo-se o mesmo critério para remunerações acima dessa patamar em relação a benefícios de risco imprevisível e consagrando-se o de capitalização para as prestações de risco programado.

    Aposentadoria para exilados e ex-combatentes:

    Prestações-prêmio em favor de pessoas merecedoras da retribuição devem ser custeadas pelo Tesouro Nacional, vale dizer, por toda a sociedade através de exações, assim entendidas, entre outras, as dos exilados e ex-combatentes.

    Financiamento da Assistência Social:

    A Assistência Social tem de ser custeada por recursos genéricos e não contribuições pessoais dos obreiros. A Previdência Social não pode financiar as despesas da Assistência Social, como a das entidades beneficentes ou filantrópicas.
    Fonte:http://www.redebrasil.inf.br
  • Na realidade foi um conjunto de fatores que levaram a situação em que a previdência se encontra atualmente,abaixo os principais.Causas Estruturais:Os indicadores demográficos modificaram profundamente e atingiram o sistema. Cresceu a expectativa de vida e diminuiu a natalidade. A dos homens aumentou 10,2 anos e das mulheres 11,5 anos, nos anos 50/80. O número de nascimento baixou de 5,05 para 2,19, nos últimos 20 anos(2).Proporção entre ativo/inativo:O modelo calcado na população emergente (52% da população era de menores de 18 anos até 10 anos atrás) quebrou a relação entre ativo e inativo. Isto é, entre contribuintes e aposentados. Há menos de 30 anos, era de 8 para 1 e agora ascende de 2,5 para 1.Regime financeiro:Talvez seja preciso abandonar o regime financeiro da repartição simples universalizado no modelo nacional, pois ele pode não ser solidário e estar invertendo a ordem das coisas, fazendo a massa assalariada de baixa renda financiar as prestações de segurados melhore aquinhoados.Cortando na altura de cerca de 5 salários mínimos, quem sabe será melhor preservar o regime de repartição simples e alto nível de solidariedade, mantendo-se o mesmo critério para remunerações acima dessa patamar em relação a benefícios de risco imprevisível e consagrando-se o de capitalização para as prestações de risco programado.Aposentadoria para exilados e ex-combatentes:Prestações-prêmio em favor de pessoas merecedoras da retribuição devem ser custeadas pelo Tesouro Nacional, vale dizer, por toda a sociedade através de exações, assim entendidas, entre outras, as dos exilados e ex-combatentes.Financiamento da Assistência Social:A Assistência Social tem de ser custeada por recursos genéricos e não contribuições pessoais dos obreiros. A Previdência Social não pode financiar as despesas da Assistência Social, como a das entidades beneficentes ou filantrópicas.Fonte:http://www.redebrasil.inf.br

ID
21958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário
comprova o agravamento dos conflitos no campo no primeiro semestre do
governo Lula. Entre janeiro e junho, foram registradas 114 invasões,
contra 103 em todo o ano de 2002, 70 das quais nos seis meses iniciais.
Também aumentou o número de mortes de trabalhadores rurais. No
primeiro semestre de 2003, foram assassinados 13, enquanto, em 2002,
houve 20 mortes.
Segundo o ministério, das invasões ocorridas nos primeiros seis
meses de 2003, 34% ocorreram na região Nordeste, 24%, na Sudeste e
22%, na região Sul.

Hugo Marques. MST invadiu em seis meses mais que no ano
passado. In: Jornal do Brasil, 10/7/2003, p. A1 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele enfocado, julgue os itens
seguintes.

O episódio de Eldorado dos Carajás, no Pará, com muitas mortes em confronto com a polícia estadual, chamou a atenção da opinião pública brasileira e do exterior, tendo em vista a dimensão que adquiriu.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa!

    O Massacre de Eldorado dos Carajás foi a morte de dezenove sem-terra que ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, Brasil decorrente da ação da polícia do estado do Pará.

    Dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia BR-155, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado.

    Uma semana depois do massacre, o Governo Federal confirmou a criação do Ministério da Reforma Agrária e indicou o então presidente do IBAMA, Raul Jungmann, para o cargo de ministro. José Gregori, que na época era chefe de gabinete do então ministro da Justiça, Nelson Jobim, declarou que "o réu desse crime é a polícia, que teve um comandante que agiu de forma inadequada, de uma maneira que jamais poderia ter agido", ao avaliar o vídeo do confronto.

    Também no Governo de FHC, querendo amenizar a barbárie do ataque, decretou o dia 17 de abril como dia Nacional de Luta Pela Reforma Agrária, depois de proposta da então Senadora Marina Silva. A partir de então, o Movimento Sem Terra promove diversas ações no mês de abril, criando o chamado "abril vermelho".

    Bons Estudos =]


ID
21961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário
comprova o agravamento dos conflitos no campo no primeiro semestre do
governo Lula. Entre janeiro e junho, foram registradas 114 invasões,
contra 103 em todo o ano de 2002, 70 das quais nos seis meses iniciais.
Também aumentou o número de mortes de trabalhadores rurais. No
primeiro semestre de 2003, foram assassinados 13, enquanto, em 2002,
houve 20 mortes.
Segundo o ministério, das invasões ocorridas nos primeiros seis
meses de 2003, 34% ocorreram na região Nordeste, 24%, na Sudeste e
22%, na região Sul.

Hugo Marques. MST invadiu em seis meses mais que no ano
passado. In: Jornal do Brasil, 10/7/2003, p. A1 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele enfocado, julgue os itens
seguintes.

Para os analistas, a inexistência de um órgão na estrutura do governo federal voltado especificamente para a questão da terra e da reforma agrária é o principal fator para a multiplicação de conflitos no campo.

Alternativas
Comentários
  • Existe sim o INCRA Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, porém sua atuação na pratica tem sido pouco eficiênte.

    www.incra.gov.br
  • Se o INCRA fosse mais que Cabide de Emprego.....poderia determinar o rumo das polticas da terra no Brasil!

ID
21967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário
comprova o agravamento dos conflitos no campo no primeiro semestre do
governo Lula. Entre janeiro e junho, foram registradas 114 invasões,
contra 103 em todo o ano de 2002, 70 das quais nos seis meses iniciais.
Também aumentou o número de mortes de trabalhadores rurais. No
primeiro semestre de 2003, foram assassinados 13, enquanto, em 2002,
houve 20 mortes.
Segundo o ministério, das invasões ocorridas nos primeiros seis
meses de 2003, 34% ocorreram na região Nordeste, 24%, na Sudeste e
22%, na região Sul.

Hugo Marques. MST invadiu em seis meses mais que no ano
passado. In: Jornal do Brasil, 10/7/2003, p. A1 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele enfocado, julgue os itens
seguintes.

É provável que o antagonismo entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), desde o surgimento deste último, explique o aumento das invasões nos primeiros seis meses de 2003.

Alternativas
Comentários
  • Não há oposição ou incompatibilidade de idéias entre o MST e a essência do Partido dos Trabalhodores. Pelo contrário, na verdade, uma das políticas que o PT defendia, era a da ampla reforma agrária.
  • Q ainda defender....companheiro!

ID
21970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário
comprova o agravamento dos conflitos no campo no primeiro semestre do
governo Lula. Entre janeiro e junho, foram registradas 114 invasões,
contra 103 em todo o ano de 2002, 70 das quais nos seis meses iniciais.
Também aumentou o número de mortes de trabalhadores rurais. No
primeiro semestre de 2003, foram assassinados 13, enquanto, em 2002,
houve 20 mortes.
Segundo o ministério, das invasões ocorridas nos primeiros seis
meses de 2003, 34% ocorreram na região Nordeste, 24%, na Sudeste e
22%, na região Sul.

Hugo Marques. MST invadiu em seis meses mais que no ano
passado. In: Jornal do Brasil, 10/7/2003, p. A1 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o tema nele enfocado, julgue os itens
seguintes.

A questão fundiária no Brasil é problema que se arrasta ao longo da História, desde o período colonial, tendo na concentração de terras seu ponto central.

Alternativas
Comentários
  • O latifúndio é regime próprio de países pobres e subdesenvolvidos e um dos responsáveis pelo atraso e pelo sub-emprego nos campos e nas cidades. Este sistema de distribuição da propriedade rural ainda é comum no Brasil-infelizmente.
  • Questão Certa!

    No Brasil, historicamente há uma distribuição desigual de terras. Esse problema teve início em 1530, com a criação das capitanias hereditárias e do sistema de sesmarias (distribuição de terra pela Coroa portuguesa a quem tivesse condições de produzir, tendo que pagar para a Coroa um sexto da produção). Essa política de aquisição da terra formou vários latifúndios. Em 1822, com a independência do Brasil, a demarcação de imóveis rurais ocorreu através da lei do mais forte, resultando em grande violência e concentração de terras para poucos proprietários, sendo esse problema prolongado até os dias atuais.

    Bons estudos =]

ID
21973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

A despeito de naturais dificuldades, a UE é o exemplo mais consistente de bloco de países hoje existente, buscando uma integração ampla nos aspectos econômicos, políticos e culturais.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa!

    A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

    Bons estudos =]

ID
21976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Os "critérios políticos" não preenchidos pela Turquia, na ótica da UE, incluem a fragilidade da democracia desse país.

Alternativas

ID
21979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Sob o ponto de vista econômico, Alemanha e França são as duas maiores potências integrantes da UE.

Alternativas
Comentários
  • Mario a Inglaterra não integra a UE...
  • Correto! Alemanha e França são as maiores potências da Europa.
  • A Inglaterra, como parte do Reino Unido, é membro da UE desde 1973. A Inglaterra é parte da União Europeia mas não forma parte da Eurozona (quer dizer que a moeda oficial não é o Euro).

ID
21982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Um dos grandes focos de atrito entre a UE e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), de que o Brasil participa, é a política de subsídios praticada por países europeus em benefício de sua agricultura.

Alternativas

ID
21985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Na UE, chama a atenção o fato de a integração ter ocorrido em curto espaço de tempo, praticamente em menos de uma década.

Alternativas
Comentários
  • A formação da União Europeia é lenta e gradual, inciando em 1957 com o tratado de Roma.
  • Podemos dizer que isso surgiu com a criação da Comunidade Economica Européia!!! a Antiga CEE que hj corresponde a uma pasta da União Européia
  • Comunidade Económica Europeia (CEE) foi uma organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma de 1957 (em vigor desde 1958), com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu. 

    Outro relevante tratado foi o de Maastricht, que trouxe a denominação UNIÃO EUROPEIA e lançou as bases para a moeda comum: o EURO. Esse tratado foi assinado em 1992, fato que evidencia o lento processo de integração no velho mundo.


ID
21988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

O euro, a moeda única da UE, foi adotada por todos os integrantes do bloco, o que foi essencial para sua aceitação internacional.

Alternativas
Comentários
  • Ainda existem países que não utilizam como a Inglaterra, que trabalha com a libra.
  • Esta é uma lista de países, a maioria (não todos) pertencentes à União Europeia(27 Estados membros), que aderiram ao Euro.
    1. Alemanha
    2. Áustria
    3. Bélgica
    4. Eslovénia
    5. Espanha
    6. Finlândia
    7. França
    8. Grécia
    9. Países Baixos
    10. Irlanda
    11. Itália
    12. Luxemburgo
    13. Portugal
    14. Andorra
    15. Mónaco
    16. São Marino
    17. Vaticano
    18. Montenegro
    OBS:Existem ainda mais quatro Estados em negociação:Croácia,Turquia,Rep.da Macedônia e Islândia.
    Fonte:Wikipedia.org
  • Dez países da UE não adotaram o Euro como moeda oficial:

    1 - Reino Unido
    2 - Suecia
    3 - Dinamarca
    4 - Polonia
    5 - Republica Tcheca
    6 - Hungria
    7 - Bulgaria
    8 - Lituania
    9 - Letonia
    10 - Romenia


    A Dinamarca e o Reino Unido obtiveram casos excepcionais no tratado original de Maastricht. Ambos estão isentos de se juntar à Zona Euro a não ser que um voto parlamentar ou referendo decida o contrário. A Dinamarca planeia realizar um referendo popular após realizados trâmites legais relacionados com o Tratado de Lisboa.
     
    A Suécia obteve a excepção de fato devido a uma lacuna legal. O país não possui os critérios necessários para a adopção da moeda única. O povo sueco rejeitou o euro através de referendo.

ID
21991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

A pretendida expansão da UE, no próximo ano, incorre em graves riscos, segundo os especialistas, já que as normas para a aceitação de novos integrantes foram excessivamente abrandadas.

Alternativas
Comentários
  • A UE é cada vez mais burocratica e rígida na sua inclusão.

ID
21997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

De maneira geral, os países do leste europeu que se preparam para ingressar na UE são economicamente equilibrados e têm elevadas taxas de PIB, herança da bem-sucedida experiência socialista.

Alternativas

ID
22000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Em 2003, a UE dá os primeiros e decisivos passos para a elaboração da Constituição comum aos países que integram o bloco.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A questão é de 2003 e nessa época de fato a União Europeia dava os primeiros e decisivos passos para a elaboração da Constituição comum aos países que integram o bloco. Entretanto, sabe-se que essa Constituição nunca saiu do papel por razões óbvias, quais sejam, diferenças culturais, religiosas, de opinião, políticas, muitas delas incompatíveis umas com as outras.

    Lembrando que vários países europeus não fazem parte da zona da UE, por exemplo, a Turquia.

ID
22018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto I – questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens seguintes.

No Brasil, tanto quanto um direito, o voto também é um dever, razão pela qual é obrigatório para todos os brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Os anafabetos,os maiores de 16 e menores de 18, e maiores de 70 anos não são obrigados a vota. Já os concritos e extrageiros são proibidos de vota no Brasil.
  • Todo brasileiro com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Para analfabetos, pessoas com mais de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo.

ID
22024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto I – questões 1 e 2

Afinal, o que é ser cidadão?
1 Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à
propriedade, à igualdade perante a lei: é, em resumo, ter
direitos civis. É também participar no destino da sociedade,
4 votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e
políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais,
aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza
7 coletiva: o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à
saúde, a uma velhice tranqüila. Exercer a cidadania plena é ter
direitos civis, políticos e sociais.

Jaime Pinsky. História da cidadania. (Org. Contexto 2003).

Considerando o texto I e a atualidade brasileira, julgue os itens seguintes.

Nos dias de hoje, o conceito de democracia é estritamente político, não se vinculando aos direitos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Os direitos sociais vem com a politica democratizada!!!
    Ps: Falta muuuuuuiiiiiiiiiiiiittttooooooooooo
  • Pelo contrário,Democracia se vincula a todos os direito,inclusive aos sociais.
  • Democracia é cidadania.

ID
22042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto II – questões 3 e 4

1 A sociedade brasileira clama por transformações
e a esperança tornou-se palavra-chave desses novos tempos.
A superação dos graves problemas que afligem o povo
4 brasileiro, como a fome e a miséria, é o principal desafio do
novo governo.
Vencer as desigualdades faz parte de uma
7 estratégia e de um novo modelo de desenvolvimento para o
país, que pode dispor, para tanto, da imensa riqueza natural de
nossa Nação.
10 A construção de um novo momento histórico é um
compromisso que deve estar pautado em todas as ações de
governo. Nesse contexto é que afirmamos o direito da
13 sociedade brasileira à informação e à educação. O caminho,
portanto, é o da inclusão social, momento em que deve ser
construída uma nova cultura embasada nos direitos
16 fundamentais da vida humana, fortalecidos na concepção e na
prática de uma nova política social e econômica para o país.

Acerca do texto II e do tema nele abordado, julgue os itens subseqüentes.

Na perspectiva abordada pelo texto, o primeiro programa de impacto anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, logo no início de seu governo, foi o Fome Zero.

Alternativas
Comentários
  • Certo, Fome zero foi marco inicial de LULA

    FOME ZERO é uma estratégia impulsionada pelo governo federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada às pessoas com dificuldades de acesso aos alimentos. Tal estratégia se insere na promoção da segurança alimentar e nutricional buscando a inclusão social e a conquista da cidadania da população mais vulnerável à fome.

ID
22306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto VI – questões 19 e 20

1 Câmbio é toda operação em que há troca de
moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. Por
exemplo, quando uma pessoa vai viajar para o exterior e
4 precisa de dinheiro para sua estada ou para suas compras, o
banco vende a essa pessoa moeda estrangeira (recebe moeda
nacional e lhe entrega moeda estrangeira). Quando essa
7 pessoa retorna da viagem ao exterior e ainda possui algum
dinheiro do país que visitou, o banco compra a moeda
estrangeira (recebe a moeda estrangeira e lhe entrega moeda
10 nacional). Denomina-se mercado de câmbio o ambiente
abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os
agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil (BACEN)
13 — bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e
meios de hospedagem — e entre estes e seus clientes.

Com relação ao texto VI e ao tema nele enfocado, julgue os itens a seguir.

A insistência do governo Menem em manter a paridade artificial entre o peso argentino e o dólar americano foi uma das razões para a recente crise que quase levou a Argentina à insolvência.

Alternativas
Comentários
  • Tem que haver um equilibrio conciente entre as moedas..Podem gerar inflações e etc

ID
22582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao panorama político brasileiro dos dias atuais.

Como resultado das últimas eleições, o PT ficou com a maior bancada e com a presidência da Câmara dos Deputados.

Alternativas
Comentários
  • PT dorminou na câmara dos Deputados. Até mesmo com apoio do presidente.
  • Questão antiga..

  • CERTO ( para os não assinantes )

ID
22585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao panorama político brasileiro dos dias atuais.

A vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva significou a inédita chegada ao poder do Partido dos Trabalhadores (PT), sem a necessidade de coligação com outras agremiações partidárias.

Alternativas
Comentários
  • O PMDB por exemplo foi forte aliado do PT nessa eleição.
  • No caso caro Israel,na reeleição!!!pois os acordos foram feitos ainda no 1º mandato(2002 - 2006),isso podemos tmb salientar que nem todo o PMDB foi a favor,só a ala esquerdista ou que se diz de Esquerda!Conservadores como o atual Senador Jarbas Vasconcelos apoiou a oposição!!!!tendo vista que Lula não foi inteiramente eleito devido ao forte apoio do PMDB,já que este visava a presdência do Senado e a Presidencia da Petrobrás!a população estava satisfeita com seu governo,sua popularidade em alta e reelegeu-se como se esperava! e caso houvesse tempo e vontade do pro´prio PT de puxar um Plesbicito do 3º Mandato ele ainda era forte Candidato,já que pesquisar apontaram 70% de aprovação da população!!!
  • Gabarito ERRADO conforme já explicado pelos colegas, o PMDB foi seu aliado . ( Forte aliado, por sinal )

ID
22588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao panorama político brasileiro dos dias atuais.

Como represália à cassação de seu mandato, o ex-senador baiano Antonio Carlos Magalhães, mesmo fora do Parlamento, decidiu comandar a mais vigorosa oposição ao governo Lula.

Alternativas
Comentários
  • O senador ACM não foi cassado , ele renuciou com o senador por Brasilia Arruda no gorveno FHC.
  • Foi eleito novamente no outro ano! ja que se fosse cassado estaria fora da politica por 10 anos!!!

ID
22591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao panorama político brasileiro dos dias atuais.

Em razão das graves crises políticas que geravam, as comissões parlamentares de inquérito foram suprimidas atualmente, em decisão conjunta das duas Casas do Congresso Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com o perguinha nesta questao. As CPIs são criadas quando ocorreu graves crise politicas, como a CPI do mensalão.
  • CPI é nada mais nada menos do que um instrumento de investigação feita pelos proprios parlamentares do qual pode servir tais argumentos e atitudes como auxilio da justiça! no caso seria a respresentação do povo,procurando saber o que houve!! existem a partir da década de 80 com a ultima constituição!Hj utiliza-se junto com o poder da mídia como instrumentos politicos para manchar ou enfraquecer grupos e blocos politico-partidários!
  • CF/88:Art. 58, § 3º - As COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

ID
22594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao panorama político brasileiro dos dias atuais.

Para conter despesas, o atual governo brasileiro promoveu a maior redução do número de ministérios que a República conheceu.

Alternativas
Comentários
  • O atual presidente da republica aumento o numero de ministerios para 37, o que é considerado um número alto.
  • pra desafogar,projetos empacados!!!
  • Somente pra gastar mais o dinheiro público, rs.

ID
22597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A guerra contra o Iraque aprofundou a ruptura entre a
Europa e os Estados Unidos da América (EUA) e enfureceu a maior
parte dos muçulmanos ao redor do mundo, constatou a pesquisa
The Pew Global Attitudes Project, realizada após consultas com
mais de 16 mil pessoas em vinte países — incluindo o Brasil.
Eis algumas das conclusões mais marcantes do estudo:
< O apoio aos EUA chegou aos níveis mais baixos na maioria dos
países muçulmanos, do Oriente Médio e do Paquistão à
Indonésia e algumas nações africanas. Em todo o mundo, 57%
dos entrevistados disseram ter uma visão negativa dos EUA.
< Nos países que se opuseram à invasão do Iraque, há a impressão
generalizada de que a coalização não se preocupou em evitar
baixas civis. De outra parte, nos países que integraram a
coalização e em Israel, a percepção é a de que a preocupação
com os civis foi grande.
< A visão positiva da ONU em todo o mundo caiu de 75% para
45% dos entrevistados.
< Na França, 83% dos entrevistados disseram apoiar a posição do
governo de Jacques Chirac de opor-se à guerra.
< Entre os europeus, a confiança na condução da política exterior
de Chirac e do chanceler alemão, Gerhard Schröeder, está acima
dos 75%.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens que se seguem,
referentes ao cenário mundial contemporâneo.

Ao se decidirem pelo ataque ao Iraque de Saddam Hussein, os EUA levaram em consideração o fato de que os dois países economicamente mais poderosos da União Européia estariam - como estiveram - ao seu lado.

Alternativas
Comentários
  • O presidente Frances e Alemão foram contra a gerra do Iraque.
    Franca e Alemanha são os paises com economia mais forte da UE.

ID
22600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A guerra contra o Iraque aprofundou a ruptura entre a
Europa e os Estados Unidos da América (EUA) e enfureceu a maior
parte dos muçulmanos ao redor do mundo, constatou a pesquisa
The Pew Global Attitudes Project, realizada após consultas com
mais de 16 mil pessoas em vinte países — incluindo o Brasil.
Eis algumas das conclusões mais marcantes do estudo:
< O apoio aos EUA chegou aos níveis mais baixos na maioria dos
países muçulmanos, do Oriente Médio e do Paquistão à
Indonésia e algumas nações africanas. Em todo o mundo, 57%
dos entrevistados disseram ter uma visão negativa dos EUA.
< Nos países que se opuseram à invasão do Iraque, há a impressão
generalizada de que a coalização não se preocupou em evitar
baixas civis. De outra parte, nos países que integraram a
coalização e em Israel, a percepção é a de que a preocupação
com os civis foi grande.
< A visão positiva da ONU em todo o mundo caiu de 75% para
45% dos entrevistados.
< Na França, 83% dos entrevistados disseram apoiar a posição do
governo de Jacques Chirac de opor-se à guerra.
< Entre os europeus, a confiança na condução da política exterior
de Chirac e do chanceler alemão, Gerhard Schröeder, está acima
dos 75%.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens que se seguem,
referentes ao cenário mundial contemporâneo.

Ao apoiar os EUA em sua guerra contra o Iraque, o presidente francês assumiu o ônus de ter contra si a opinião pública de seu país.

Alternativas
Comentários
  • O presidente Frances foi contra a gerra do Iraque.
  • Como já foi dito!!! Alemanha e a França foram contra esta invasão!!! somente o governo Britanico aliou-se aos EUA
  • Questão Errada!

    Significado de Opor-se

    1. ser contra: opor-se a um tratamento

    Bons estudos =]

ID
22603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A guerra contra o Iraque aprofundou a ruptura entre a
Europa e os Estados Unidos da América (EUA) e enfureceu a maior
parte dos muçulmanos ao redor do mundo, constatou a pesquisa
The Pew Global Attitudes Project, realizada após consultas com
mais de 16 mil pessoas em vinte países — incluindo o Brasil.
Eis algumas das conclusões mais marcantes do estudo:
< O apoio aos EUA chegou aos níveis mais baixos na maioria dos
países muçulmanos, do Oriente Médio e do Paquistão à
Indonésia e algumas nações africanas. Em todo o mundo, 57%
dos entrevistados disseram ter uma visão negativa dos EUA.
< Nos países que se opuseram à invasão do Iraque, há a impressão
generalizada de que a coalização não se preocupou em evitar
baixas civis. De outra parte, nos países que integraram a
coalização e em Israel, a percepção é a de que a preocupação
com os civis foi grande.
< A visão positiva da ONU em todo o mundo caiu de 75% para
45% dos entrevistados.
< Na França, 83% dos entrevistados disseram apoiar a posição do
governo de Jacques Chirac de opor-se à guerra.
< Entre os europeus, a confiança na condução da política exterior
de Chirac e do chanceler alemão, Gerhard Schröeder, está acima
dos 75%.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens que se seguem,
referentes ao cenário mundial contemporâneo.

Há, conforme a pesquisa, uma boa sintonia entre a política externa conduzida pelos governos de Paris e Berlim e a opinião pública européia.

Alternativas
Comentários
  • São paises que possuem maiores prestigios economicos e politicos dentro da União Européia!!!
  • para os não assinantes : gabarito CERTO

ID
22606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A guerra contra o Iraque aprofundou a ruptura entre a
Europa e os Estados Unidos da América (EUA) e enfureceu a maior
parte dos muçulmanos ao redor do mundo, constatou a pesquisa
The Pew Global Attitudes Project, realizada após consultas com
mais de 16 mil pessoas em vinte países — incluindo o Brasil.
Eis algumas das conclusões mais marcantes do estudo:
< O apoio aos EUA chegou aos níveis mais baixos na maioria dos
países muçulmanos, do Oriente Médio e do Paquistão à
Indonésia e algumas nações africanas. Em todo o mundo, 57%
dos entrevistados disseram ter uma visão negativa dos EUA.
< Nos países que se opuseram à invasão do Iraque, há a impressão
generalizada de que a coalização não se preocupou em evitar
baixas civis. De outra parte, nos países que integraram a
coalização e em Israel, a percepção é a de que a preocupação
com os civis foi grande.
< A visão positiva da ONU em todo o mundo caiu de 75% para
45% dos entrevistados.
< Na França, 83% dos entrevistados disseram apoiar a posição do
governo de Jacques Chirac de opor-se à guerra.
< Entre os europeus, a confiança na condução da política exterior
de Chirac e do chanceler alemão, Gerhard Schröeder, está acima
dos 75%.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens que se seguem,
referentes ao cenário mundial contemporâneo.

Independentemente de ser a favor ou contra a ação norte-americana e de seus aliados no Iraque, a opinião pública mundial como um todo deplorou a falta de cuidado dos invasores em relação à população civil iraquiana.

Alternativas
Comentários
  • Errado pois a população de Israel não achou isso, em sua maioria consideraram que os EUA se preocuparam muito com os civis.
  • israel não é a opnião publica mundial... questão vaga.
  • Os EUA, antes de iniciarem efetivamente a invasão do Iraque, realizaram pesado bombardeio às cidades de Bagdá, Basra, Kirkuk, dentre outras, os quais suscitaram controvérsias na comunidade internacional. Estariam esses bombardeios sendo direcionados a alvos civis ou cuidadosamente calculados e planejados para atingir alvos inimigos?

    Segundo os EUA, os bombardeios não foram direcionados a alvos civis, embora tivesse sido noticiado à época exatamente o contrário. Assim, tivemos à época duas visões no âmbito da opinião pública mundial: de um lado, os que acreditavam que os bombardeios americanos foram realizados sem nenhum cuidado com a população civil iraquiana; de outro lado os que acreditavam na posição oficial do governo norte-americano de que os bombardeios eram realizados de forma a evitar atingir civis inocentes.

    Apesar da primeira visão ter preponderado sobre a segunda, não dá pra dizer que a "...opinião pública mundial como um todo deplorou a falta de cuidado dos invasores em relação à população iraquiana." É justamente aí que está o erro da questão!

     

    Comentarios do professor Ricardo Vale, ponto dos concursos.


ID
22609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A guerra contra o Iraque aprofundou a ruptura entre a
Europa e os Estados Unidos da América (EUA) e enfureceu a maior
parte dos muçulmanos ao redor do mundo, constatou a pesquisa
The Pew Global Attitudes Project, realizada após consultas com
mais de 16 mil pessoas em vinte países — incluindo o Brasil.
Eis algumas das conclusões mais marcantes do estudo:
< O apoio aos EUA chegou aos níveis mais baixos na maioria dos
países muçulmanos, do Oriente Médio e do Paquistão à
Indonésia e algumas nações africanas. Em todo o mundo, 57%
dos entrevistados disseram ter uma visão negativa dos EUA.
< Nos países que se opuseram à invasão do Iraque, há a impressão
generalizada de que a coalização não se preocupou em evitar
baixas civis. De outra parte, nos países que integraram a
coalização e em Israel, a percepção é a de que a preocupação
com os civis foi grande.
< A visão positiva da ONU em todo o mundo caiu de 75% para
45% dos entrevistados.
< Na França, 83% dos entrevistados disseram apoiar a posição do
governo de Jacques Chirac de opor-se à guerra.
< Entre os europeus, a confiança na condução da política exterior
de Chirac e do chanceler alemão, Gerhard Schröeder, está acima
dos 75%.

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens que se seguem,
referentes ao cenário mundial contemporâneo.

A guerra movida pela coalizão comandada pelos EUA contra o Iraque repercutiu negativamente para a ONU, ao realçar sua fragilidade em momentos decisivos para a paz mundial.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo com a desaprovação do Conselho de Segurança da ONU,Bush e seus Exercítos ignoraram a orientação e indavidaram o Iraque sob um pseudo pressuposto de armas de destruição em massa!!! caso que não foi concluído ou encontrado de fato pelo governo dos EUA,o Imperialismo Estadunidense sob comando dos magnatas que dirigem o Partido Republicano daquele País!!!

ID
22630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto I - questões 1 e 2

1 O ano de 2001 caracterizou-se por grandes desafios para a economia brasileira, que levaram a mudanças substanciais na formação de expectativas quanto ao 4 desempenho das principais variáveis econômicas. No início, configurou-se um cenário promissor, com perspectivas de crescimento real da economia brasileira oscilando entre 7 4% e 5%. A deterioração desse cenário ocorreu pela combinação de fatores internos e externos, que desviaram consideravelmente o crescimento real do produto interno 10 bruto (PIB) para 2,25%, até setembro de 2001, comparado com igual período do ano anterior. No cenário interno, o aumento da taxa SELIC no final de 2001 e o racionamento 13 energético contribuíram para a desaceleração da economia. No cenário internacional, o agravamento da crise argentina e o desaquecimento econômico dos Estados Unidos da 16 América (EUA), principalmente após os atentados terroristas de 11 de setembro, aumentaram as preocupações quanto ao contágio das tensões externas sobre a economia 19 nacional. Apesar dessas adversidades, o ano de 2001 terminou com reversão parcial do pessimismo instaurado na economia brasileira. As políticas fiscal e monetária 22 contribuíram para fortalecer os fundamentos econômicos, limitando os impactos inflacionários da depreciação cambial.

Relatório do Banco do Brasil S.A. In: Correio Braziliense (com adaptações).

Considerando as informações do texto I, julgue os itens seguintes, relativos ao cenário econômico.

O "contágio das tensões externas" (l.18) sobre as economias nacionais pode acontecer em uma economia mundial crescentemente globalizada, na qual os Estados exerçam pouco ou quase nenhum controle sobre o movimento dos capitais transnacionalizados.

Alternativas
Comentários
  • Um dos grandes trunfos do neoliberalismo é a quebra de tarifas alfandegárias e areas de livre comercio,onde os Estados Nacionais abstem-se do controle de capital que entra e sai de seus territórios,pondo isso sob controle dos grandes grupos de investidores e tubarões do capitalismo!
  • O "contágio das tensões externas" (l.18) sobre as economias nacionais pode acontecer em uma economia mundial crescentemente globalizada, na qual os Estados exerçam pouco ou quase nenhum controle sobre o movimento dos capitais transnacionalizados.

    certo


ID
22633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto I - questões 1 e 2

1 O ano de 2001 caracterizou-se por grandes desafios para a economia brasileira, que levaram a mudanças substanciais na formação de expectativas quanto ao 4 desempenho das principais variáveis econômicas. No início, configurou-se um cenário promissor, com perspectivas de crescimento real da economia brasileira oscilando entre 7 4% e 5%. A deterioração desse cenário ocorreu pela combinação de fatores internos e externos, que desviaram consideravelmente o crescimento real do produto interno 10 bruto (PIB) para 2,25%, até setembro de 2001, comparado com igual período do ano anterior. No cenário interno, o aumento da taxa SELIC no final de 2001 e o racionamento 13 energético contribuíram para a desaceleração da economia. No cenário internacional, o agravamento da crise argentina e o desaquecimento econômico dos Estados Unidos da 16 América (EUA), principalmente após os atentados terroristas de 11 de setembro, aumentaram as preocupações quanto ao contágio das tensões externas sobre a economia 19 nacional. Apesar dessas adversidades, o ano de 2001 terminou com reversão parcial do pessimismo instaurado na economia brasileira. As políticas fiscal e monetária 22 contribuíram para fortalecer os fundamentos econômicos, limitando os impactos inflacionários da depreciação cambial.

Relatório do Banco do Brasil S.A. In: Correio Braziliense (com adaptações).

Considerando as informações do texto I, julgue os itens seguintes, relativos ao cenário econômico.

Os atos terroristas de que foram alvo os EUA em 2001 trouxeram, pelo menos nos momentos iniciais, acentuada preocupação quanto ao desempenho da economia norteamericana e à sua repercussão, com maior ou menor intensidade, nos demais países.

Alternativas
Comentários
  • "No cenário internacional, o agravamento da crise argentina e o desaquecimento econômico dos Estados Unidos da 16 América (EUA), principalmente após os atentados terroristas de 11 de setembro, aumentaram as preocupações quanto ao contágio das tensões externas sobre a economia..."

    Gabarito: CERTO


ID
22684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 De olho no que julgam ser a maior oportunidade de negócios nos próximos anos em todo o mundo, as empreiteiras brasileiras articulam a formação de grandes consórcios a fim de 4 disputar com mais chances de vitória as licitações para a ampliação do canal do Panamá. O lobby que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez pessoalmente em março, 7 durante visita ao Panamá, é uma clara manifestação de que as empresas brasileiras contam com boas chances de serem escolhidas.

Daniel Rittner. "Ampliação do canal do Panamá atrai empreiteiras". In: Valor Econômico, 3/5/2002, p. A12.

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.

Ao se voltarem para a formação de grandes consórcios, com vistas às obras do canal do Panamá, as empreiteiras brasileiras vão de encontro à tendência atual da economia mundial, em que as grandes corporações diluem-se em empreendimentos de menor porte para obterem maior competitividade.

Alternativas
Comentários
  • Errado, as grandes corporações querem sempre diminuir a competitividade.

ID
22687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 De olho no que julgam ser a maior oportunidade de negócios nos próximos anos em todo o mundo, as empreiteiras brasileiras articulam a formação de grandes consórcios a fim de 4 disputar com mais chances de vitória as licitações para a ampliação do canal do Panamá. O lobby que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez pessoalmente em março, 7 durante visita ao Panamá, é uma clara manifestação de que as empresas brasileiras contam com boas chances de serem escolhidas.

Daniel Rittner. "Ampliação do canal do Panamá atrai empreiteiras". In: Valor Econômico, 3/5/2002, p. A12.

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.

Ao fazer de sua viagem ao Panamá um instrumento facilitador da ação de empresas brasileiras naquele país, Fernando Henrique Cardoso fugiu ao padrão atual das viagens oficiais de chefes de Estado, que, geralmente, não permitem a intromissão de questões econômicas em sua agenda política.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, o governo pode opinar em questões econômicas.


ID
22690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 De olho no que julgam ser a maior oportunidade de negócios nos próximos anos em todo o mundo, as empreiteiras brasileiras articulam a formação de grandes consórcios a fim de 4 disputar com mais chances de vitória as licitações para a ampliação do canal do Panamá. O lobby que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez pessoalmente em março, 7 durante visita ao Panamá, é uma clara manifestação de que as empresas brasileiras contam com boas chances de serem escolhidas.

Daniel Rittner. "Ampliação do canal do Panamá atrai empreiteiras". In: Valor Econômico, 3/5/2002, p. A12.

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.

O texto sugere que as empresas brasileiras que atuarão nas obras de ampliação do canal do Panamá serão preteridas pelo governo daquele país.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA!

    preterir
    (latim praetereo, -ire, passar ao longo de, passar diante, omitir, deixar de lado)
     
    1. Ir além de; ultrapassar; deixar atrás; passar em claro.
    2. Prescindir de.
    3. Omitir.
    4. Deixar (sem motivo legal) de promover a.
    5. Ser promovido no lugar que competia a.

    Bons estudos =]
  • Texto fala o contrário.

ID
22732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em outubro de 2002, seguindo um calendário democrático que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltará às urnas, dessa vez para eleger presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, além de dois terços do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

As eleições brasileiras são informatizadas, ou seja, as urnas eletrônicas devem ser utilizadas nas seções eleitorais existentes em todos os municípios.

Alternativas
Comentários
  • Urna eletrônica é uma invenção brasileira, desenvolvida para tornar possível a informatização dos processos eleitorais no país. Pode ser definida como um conjunto de componentes como; o terminal do eleitor, o microterminal (utilizado pelos mesários, para, a partir da identificação do eleitor, liberar a urna para o voto, assim como para encerrar a votação), teclado (teclas do terminal do eleitor têm gravado o código braile), monitor, conector para fone de ouvido (para eleitores com deficiência visual), portal de disquete, impressora (para imprimir os boletins), entre outros componentes operacionais.

    A urna eletrônica funciona ligada à energia elétrica (110V ou 220V), mas em caso de falta de eletricidade, continua funcionando, pois possui bateria interna com capacidade de 12 horas. Pode também ser ligada a bateria de um carro. Seu peso é de aproximadamente 8 kg.

    Bons estudos =]

  • Outros dados interessantes:

    O Paraguai utilizou a urna em diversas ocasiões em 2001, 2003, 2004 e 2006, porém na eleição presidencial de 2008 o uso da urna eletrônica brasileira foi proibida pela Justiça Eleitoral do país [40] motivada pela desconfiança no equipamento pelos partidos de oposição [41][42].
     
    A Argentina testou o equipamento brasileiro em 2003, mas apenas os estrangeiros residentes na Província de Buenos Aires puderam utilizar o equipamento na eleição oficial [43]. Posteriormente, experiências com outros modelos foram feitas, culminando em 2009 com um teste de um sistema eletrônico inovador que usava cédulas eleitorais com dupla gravação do voto dado: impressa e gravado em chip eletrônico [44].
     
    Finalmente em 2011, os argentinos decidiram definitivamente não utilizar o modelo brasileiro de urnas eletrônicas (tipo DRE sem voto impresso) e iniciou-se a implantação de equipamentos eletrônicos Vot-Ar[45] de segunda geração, com registro simultâneos impresso e digital do voto. Nas eleições de 2011, na Província de Salta, 33% dos eleitores votam nos equipamentos Vot-Ar e a previsão é de ampliar para 66% em 2013 e 100% dos eleitores em 2015 [46].
     
    Na eleição municipal de 09/out/2011 na cidade de Resistência, capital da Província Del Chaco no norte da Argentina o desempenho do equipamento eleitoral Vot-Ar argentino foi descrito no 2º Relatório do CMind.[47].
     
    A partir de 2006, o TSE brasileiro deixou de oferecer apoio para o uso das suas urnas eletrônicas em outros países. Os testes que seriam feitos com as urnas brasileiras no Equador e na Costa Rica naquele ano foram cancelados.
     
    Após o incidente na eleição do Equador, em outubro de 2006, quando o consórcio de empresas brasileiras Probank/Via Telecon não conseguiu encerrar a totalização, e onde estiveram envolvidos [48][49] o Sr. Rafael Bielsa, chefe dos observadores da OEA, o Sr. Paulo Camarão, ex-secretário do TSE brasileiro, e o sr. Paulo Nakaya, acima citado como um dos projetistas da urna brasileira, a Organização dos Estados Americanos (OEA) também suspendeu seu programa de difusão das urnas brasileiras.
     
    Em 16 de maio de 2008, a Holanda proibiu o uso de urnas eletrônicas, tais como os modelos de urnas eletrônicas usadas no Brasil, por falta de segurança.[50]
     
    Tal proibição também ocorreu na Alemanha em março de 2009, pela Corte Constitucional Federal[51], relativa às urnas eletrônicas que não atendem ao "Princípio da Independência do Software em Sistemas Eleitorais".
  • As eleições brasileiras são informatizadas, ou seja, as urnas eletrônicas devem ser utilizadas nas seções eleitorais existentes em todos os municípios.

    correta


ID
22735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em outubro de 2002, seguindo um calendário democrático que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltará às urnas, dessa vez para eleger presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, além de dois terços do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

Com a chamada verticalização das coligações, surgida neste ano, com a interpretação dada pela justiça à legislação eleitoral, as coligações partidárias para a eleição presidencial foram abolidas.

Alternativas
Comentários
  • 1. A obrigatoriedade de verticalização das coligações, que se fundamentava no princípio do caráter nacional do partido, foi mantida somente para as eleições de 2006 (ADIN nº 3.685-8/DF, Relª. Minª. Ellen Gracie, DJ de 10.8.2006 e § 1º do art. 3º da Res.-TSE nº. 22.156/2006).2. O art. 17, § 1º, da Constituição, alterado pela EC 52/2006, assegura aos partidos políticos autonomia para "adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária".3. A nova redação do art. 17, § 1º, da Constituição Federal, dispondo acerca do fim da obrigatoriedade da verticalização das coligações político-partidárias, incidirá sobre as eleições de 2010, segundo interpretação do STF na ADIN nº 3.685-8/DF (Relª. Minª. Ellen Gracie, DJ de 10.8.2006). Para as eleições de 2010 não há obrigatoriedade de verticalização partidária.
  • Verticalização das coligações

    Norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixada em fevereiro de 2002 segundo a qual os partidos não podem fazer, nos estados, coligação diferente da realizada em nível federal – podem deixar de fazer aliança nos estados, mas não fazer alianças diferentes.
    O fundamento da decisão está na interpretação de dispositivo da Constituição segundo o qual os partidos, apesar de sua autonomia, têm "caráter nacional". O termo verticalização se deve ao fato de que a instrução do TSE verticaliza a deliberação do partido de cima para baixo, do órgão nacional para os estaduais.

    Bons Estudos =]

ID
22738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em outubro de 2002, seguindo um calendário democrático que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltará às urnas, dessa vez para eleger presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, além de dois terços do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

A eleição para o Senado faz-se pelo voto majoritário, ou seja, vence o candidato mais votado; na Câmara, ao contrário, vigora o voto proporcional.

Alternativas
Comentários
  • questão correta.
    Vide arts. 45 e 46 da Constituição Federal.

ID
22741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em outubro de 2002, seguindo um calendário democrático que se torna cada vez mais rotineiro, o Brasil voltará às urnas, dessa vez para eleger presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal (DF), deputados federais, estaduais e distritais, além de dois terços do Senado Federal. Relativamente a esse tema, julgue os itens que se seguem.

O número de senadores é fixo: cada unidade da Federação elege três senadores, de maneira alternada, a cada quatro anos (um e dois terços), sendo o mandato de cada senador igual a oito anos.

Alternativas
Comentários
  • CF/88:Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
    § 1º - Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
    § 2º - A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos,
    alternadamente, por um e dois terços.
  • Senador
    Mandato: 8 anos

    O Congresso Nacional é bicameral: Uma das Câmaras, a chamada Câmara Alta, é o Senado Federal, que compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito-Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.

    Cada Estado e o Distrito Federal elegem três Senadores, com mandato de oito anos, renovando-se a representação de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Cada Senador é eleito com dois suplentes, registrado na sua chapa, que o substitui na ordem de registro.

    É da essência do Federalismo clássico a representação dos estados federados, em igualdade de membros: no Brasil são ainda entes federados o Distrito Federal, que é representado no Senado Federal, e os Municípios, que não têm representação direta.

    O Senado Federal tem funções legislativas, fiscalizadoras, autorizativas, julgadora, aprovadora de autoridades e outros de sua competência privativa. Na função legislativa pode funcionar como Câmara Revisora, se o projeto vier da Câmara dos Deputados. Diz-se que o Senado Federal assume, pronunciadamente o caráter de Câmara de Moderação. É uma assembléia de mais velhos, de chefes de largo prestígio e experiência, que põem a prudência acima de tudo, usando-a como freio aos impulsos da Câmara dos Deputados.

    Como representantes constitucionais dos Estados e do Distrito Federal são, na verdade, eleitos pelo povo dessas unidades federadas; todavia, o princípio majoritário de escolha lhe empresta o caráter de representação do povo, do ente federado que o elegeu.

    Bons estudos =]


ID
22744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Na Dinamarca, na Holanda, na Itália e no sul da Alemanha, há um "enorme potencial" para se formar um movimento europeu de direita, segundo o extremista austríaco Jörg Haider. Líder do Partido 4 da Liberdade (PL), Haider, que integra a coalizão de poder no seu país, propõe aos "partidos irmãos" juntar seus esforços para se apresentarem unidos nas eleições para o Parlamento Europeu em 7 2004. Em sua proposta, Haider não citou a Frente Nacional, de Jean- Marie Le Pen. Haider assegura que são precisamente as "posições racistas" de Le Pen o que o tornam inaceitável "em um mundo 10 moderno". Não obstante, o PL austríaco nunca se apartou de seu discurso xenófobo.

Julieta Rudich. "Haider quer unir extrema direita européia, sem Le Pen". In: Folha de S. Paulo, 3/5/2002, p. A10 (com adaptações).

Tendo em vista o texto acima e o tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.

O caso Le Pen, que marcou definitivamente a última eleição presidencial francesa, pela visibilidade alcançada pelo voto direitista, é fenômeno isolado, restrito às fronteiras de seu país.

Alternativas
Comentários
  • Errada.Não existe mais essa história de "restrito às fronteiras de seu país" .
  • O "caso Le Pen" é um exemplo de extremismo ideológico da direita, que se levantou no começo do século e se espalhou por toda a Europa, chegando até mesmo nos EUA (com a eleição de Bush Jr.)
  • Em decorrência da crise econômica e migratória na Europa, os partidos xenófobos, nacionalistas e neofascistas ganham cada vez mais aprovação da população. Esses partidos de extrema direita utilizam um discurso político que coloca os migrantes como principais responsáveis dos problemas em matéria de emprego, serviços sociais e direitos. O resultado da Frente Nacional na França, em 2015, demonstra a força dessa onda conservadora. Guiado pela líder ultradireitista Marine Le Pen, o partido alcançou 25,2% nas eleições administrativas de 2015. Além disso, com a recente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, pode-se afirmar que esse movimento da direita conservadora não está mais restrito ao território europeu.


    A afirmativa está errada.  




ID
22747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Na Dinamarca, na Holanda, na Itália e no sul da Alemanha, há um "enorme potencial" para se formar um movimento europeu de direita, segundo o extremista austríaco Jörg Haider. Líder do Partido 4 da Liberdade (PL), Haider, que integra a coalizão de poder no seu país, propõe aos "partidos irmãos" juntar seus esforços para se apresentarem unidos nas eleições para o Parlamento Europeu em 7 2004. Em sua proposta, Haider não citou a Frente Nacional, de Jean- Marie Le Pen. Haider assegura que são precisamente as "posições racistas" de Le Pen o que o tornam inaceitável "em um mundo 10 moderno". Não obstante, o PL austríaco nunca se apartou de seu discurso xenófobo.

Julieta Rudich. "Haider quer unir extrema direita européia, sem Le Pen". In: Folha de S. Paulo, 3/5/2002, p. A10 (com adaptações).

Tendo em vista o texto acima e o tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.

A proposta apresentada pelo líder direitista austríaco, relatada no texto, adquire maior significado por não se ater à política interna, mas por pressupor uma estratégia mais ampla, com efeitos no interior da própria União Européia.

Alternativas

ID
22750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Na Dinamarca, na Holanda, na Itália e no sul da Alemanha, há um "enorme potencial" para se formar um movimento europeu de direita, segundo o extremista austríaco Jörg Haider. Líder do Partido 4 da Liberdade (PL), Haider, que integra a coalizão de poder no seu país, propõe aos "partidos irmãos" juntar seus esforços para se apresentarem unidos nas eleições para o Parlamento Europeu em 7 2004. Em sua proposta, Haider não citou a Frente Nacional, de Jean- Marie Le Pen. Haider assegura que são precisamente as "posições racistas" de Le Pen o que o tornam inaceitável "em um mundo 10 moderno". Não obstante, o PL austríaco nunca se apartou de seu discurso xenófobo.

Julieta Rudich. "Haider quer unir extrema direita européia, sem Le Pen". In: Folha de S. Paulo, 3/5/2002, p. A10 (com adaptações).

Tendo em vista o texto acima e o tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.

A inesperada vitória de Le Pen no segundo turno da eleição presidencial na França, contrariando previsões dos institutos de pesquisa, estimula o avanço das correntes de direita na Europa, todas elas assentadas no nacionalismo, na xenofobia e no racismo.

Alternativas
Comentários
  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa questão chega a ser engraçada.

    Xenofobia e Racismo são atitudes criminosas repudiadas pelo mundo todo.


ID
22768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 A indústria armamentista movimenta anualmente cerca de 800 bilhões de dólares. É uma quantia equivalente a 2,5% do PIB mundial. Com um investimento de apenas 8 bilhões de dólares - 4 menos do que quatro dias de gastos militares mundiais -, todas as crianças do planeta que hoje estão fora da escola poderiam freqüentar uma sala de aula. Aliás, a fabricação de um único tanque de guerra 7 consome o equivalente à construção de 520 salas de aula, e o custo de um avião de caça supersônico daria para equipar 40 mil consultórios médicos.

"O desperdício da indústria da guerra". In: Família Cristã, ano 68, n./ 795, mar./2002, p. 12 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

É incontrastável, no mundo contemporâneo, a força do complexo industrial-militar, o qual, para manter ou ampliar sua capacidade lucrativa, interage continuamente com o poder político personificado no Estado.

Alternativas
Comentários
  • os EUA tornaram-se potencia devido a industria armamentista!!!Até hj é a principal mantenedora daquela Economia!
  • É incontrastável, no mundo contemporâneo, a força do complexo industrial-militar, o qual, para manter ou ampliar sua capacidade lucrativa, interage continuamente com o poder político personificado no Estado.

    certo

  • É incontrastável, no mundo contemporâneo, a força do complexo industrial-militar, o qual, para manter ou ampliar sua capacidade lucrativa, interage continuamente com o poder político personificado no Estado.

    certo


ID
28357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DNPM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em discurso realizado no dia 05/05/06, o Presidente da República
Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre
sua condução das negociações para pôr fim ao impasse com
o Presidente boliviano Evo Morales, acerca das questões a
respeito da nacionalização das instalações petrolíferas na
Bolívia, declarou o seguinte:
“Tem gente que acha que ser duro resolve o problema, às
vezes, acho que ser carinhoso resolve melhor. A Bolívia é
um país pobre, que quer tirar seu sustento do gás. Somos
um país rico perto da Bolívia.”

Jornal O Globo, 06 maio 2006.

Nessa frase, é possível afirmar que o Presidente brasileiro,
utilizando-se de figura de linguagem, citou um dos princípios
que regem as relações internacionais da República Federativa
do Brasil, que é o da “solução pacífica dos conflitos”.
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que prevê outro
desses princípios.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - COOPERAÇÃO ENTRE OS POVOS PARA O PROGRESSO DA HUMANIDADE.

    X - concessão de asilo político.
    .
    Conclusão: Lula, não foi bonzinho, apenas cumpriu com um preceito Constitucional.

  • Atenção à palavra "internacionais"
  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios que regem o Brasil em suas relações internacionais.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A - Incorreta. Trata-se de objetivo da República. Art. 3º, CRFB/88: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

    Alternativa B - Incorreta. Trata-se de objetivo da República. Art. 3º, CRFB/88: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) II - garantir o desenvolvimento nacional; (...)".

    Alternativa C - Incorreta. Trata-se de objetivo da República. Art. 3º, CRFB/88: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; (...)".

    Alternativa D - Incorreta. Trata-se de objetivo da República. Art. 3º, CRFB/88: "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...) III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; (...)".

    Alternativa E - Correta! Trata-se de princípio que rege o Brasil em suas relações internacionais. Art. 4º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: (...) IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; (...)".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.


ID
29503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Acerca da Política Externa Independente (1961-1964), julgue
(C ou E) os itens a seguir.

Um dos traços da Política Externa Independente era a autonomia decisória brasileira, a ser mantida nos órgãos multilaterais, com o objetivo de serem defendidos os interesses do desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Baseado nesse argumento da questão dos acordos entre os blocos multilaterais que gerou a crise da elite social do Brasil que junto com os militares, ocasionando a renúncia de Jânio numa golpe frustrado dele e o impecilho de não deixarem seu vice Jango assumir pois se encontrava na China comunista,Com a articulação de Leonel Brizola,Jango volta porém assume como figura representativa e não chefe de Estado,até o plesbicito que a população decidiu o presidencialismo e ele assume,após seu comicío na Central do Brail com característica de governo populista(As famosas Reformas de Base) é ignado o Golpe militar de 64 que desencadeou uma Ditadura até as portas da década de 90 do século passado!OBS: Lembrando que durante todo esse episódio político brasileiro, o mundo estava bipolarizado (EUA - Capitalismo X URSS - Socialismo)

ID
35131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O século XXI se inicia tendo no terrorismo um fenômeno global. Simbolicamente, seu início ocorreu em 11 de setembro de 2001, ao atingir os Estados Unidos da América (EUA). Desde então, os atos terroristas espalharam dor, morte e pânico em várias partes do mundo. A rigor, vive-se uma situação em que nenhuma região do planeta pode se considerar imune à ação terrorista. Reações como as conduzidas pelos EUA, fortemente marcadas pelo militarismo, até agora não foram capazes de interromper a marcha do terror.

A partir das informações do texto acima e considerando o cenário mundial dos dias de hoje, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão super fácil, pura interpretação de texto, se a pessoa ler o enunciado, claramente vai ver que está pedindo para assinalar a opção correta de acordo com o texto, se não reparar neste detalhe realmente pode acabar confundindo.
  • É basicamente uma questão de interpretação, mas que também envolvem conhecimentos sobre o assunto.a) Errada, pois no texto não é levantada quetões religiosas;b) Errada, pois o texto aborda os atentados ocorridos nos EUA que não são áreas econômica e militarmente mais frágeis;c) Errada, pois o Oriente Médio não deixou de ser palco para atos terroristas, além do texto não fazer menção a este fato;d) Errada, pois no final do texto é falado que esta política anti-terror ainda não obteve êxito;e) Certo.

ID
35134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Vencer a guerra foi fácil e rápido. O difícil está sendo controlar a área ocupada. Trata-se da invasão do Iraque por parte da coalizão comandada pelos EUA. Usando como pretexto algo que nunca se comprovou, qual seja, a existência de poderoso arsenal de armas de destruição em massa, as forças militares ocidentais derrotaram Saddam Hussein, capturando-o algum tempo depois. Tradicionais aliados dos EUA, como França e Alemanha, não esconderam sua desaprovação ao ataque contra o país árabe. Na própria América Latina, países como o Brasil recusaram-se a apoiar incondicionalmente a ação do presidente Bush. Com o auxílio do texto acima e considerando o quadro de elevada tensão existente no Oriente Médio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A era Bush nos EUA ocorre paralelamente ao avanço de um Esquerdismo popular nos países latinoamericanos,justamente quando a "Causa do Petróleo"impulsionada como a maior pauta pra invasão do iraque e países arabes,a Vanezuela maior produtor das Américas e quinto do mundo,sofre com um golpe de Estado em que os Estados Unidos auxilia e apoia os golpistas antichavez! Então quase q eclodindo uma guerra civil,e o presidente deposto tendo auxilio de países vizinhos,aliados e esquerdistas volta ao poder,fortificando politicamente o bloco de países do sul das Américas,e ao mesmo tempo desempenhando e desenvolvendo uma reprovação ao governo estadounidense sob o comando de George W Bush
  • Eu marquei a letra "b" por considerá-la mais correta do que a letra "e" .O Presidente Lula pode ter até criticado a invasão pelos USA ao Iraque, mas o Presidente Lula se propos a enviar tropas brasileiras se necessário,para ajudar os USA a derrubar o governo Sadam Hussein. Os USA levaram muito tempo para capturarem o ex-Presidente do Iraque. Foram meses, muitos americanos mortos, civis iraquianos mortos também, e um prejuízo de bilhões de dóllares para os USA. Na minha particular opinião, os USA deveriam ter planejado melhor o ataque ao Iraque. Muitas vidas foram perdidas em vão, na fantasia de defender a Pátria Americana. O verdadeiro interesse dos USA em atacar o Iraque, não foi a "desculpa" de usinas nucleares (como é o caso do Irã); e que logo após a invasão americana, foi constatado que não havia nenhum armamento de destruição, ou seja, nenhuma ameaça aos USA estava sendo tramada; mas o verdadeiro interesse americano era o petróleo do Iraque. Outro fator relevante para o então Presidente na época atacar o Iraque deve-se ao fato pessoal de que ele quiz terminar a tarefa inacabada na gestão do seu pai, George Bush.A Casa Branca alegou que o líder iraquiano estava desenvolvendo armamentos de destruição em massa.(O que não foi constatado). Consideraram, portanto, Saddam Hussein uma ameaça aos interesses americanos na região, aos aliados dos Estados Unidos no mundo árabe e a Israel.Outra causa para o ataque ao Iraque, foi o atentado de 11 de setembro. Desde então, o governo Bush substituiu a política de reação por uma de ataques preventivos.Quem atacou os USA foram o Al Qaeda, de Osama Bin Laden, que está ou estava no Afeganistão. Por que será que os Americanos não conseguem capturar o homem responsável por aquela tragédia de ll de setembro?
  • Concordo! Mas o erro da letra B esta em -->demorosa tarefa de "DERROTALO" e aprisiona-lo.No inicio do texto diz que foi facil e rapido derrotalos. Eliminei por ai.:D
  • A história, o tempo e o texto provaram que o comentário da Paula estava equivocado.


ID
35137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Criada no imediato pós-Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) é o maior e mais importante organismo multilateral existente no mundo contemporâneo. A Secretaria Geral cuida da burocracia e do funcionamento da instituição. O Conselho de Segurança, que toma decisões sobre paz e segurança mundiais, é composto por quinze membros, dos quais cinco são permanentes e têm direito a veto. A Assembléia Geral é o único órgão da ONU com representantes de todos os países-membros. O Conselho Econômico e Social coordena as ações das agências especializadas da ONU, algumas das quais bastante conhecidas, como a OMS, a FAO, a OIT e a Unesco.

A partir dessas informações, que se relacionam ao funcionamento e à ação da ONU, assinale a opção incorreta

Alternativas
Comentários
  • boa questão. Atenção com a letra A, que confunde...
  • Pode ser no seu condominio! quanto mais em um orgão de instancia mundial!!! em qualquer lugar do mundo q seja democratico a Assembléia Geral é instancia máxima,que delibera e escolhe os pontos e soluções a serem utilizados!
  • A Assembleia Geral das Nações Unidas tem sido e deve ser cada vez mais o grande foro de debate sobre os principais problemas que afligem a humanidade. Todos os problemas do mundo são ali apresentados e o voto da Assembléia constitui um bom barômetro da opinião mundial. Na Assembléia Geral, todos os países podem debater as suas divergências e alcançar acordos sobre como resolver os problemas mais importantes; isto para mim é democracia.
  • a Assembléia Geral é o órgão menos democrático da ONU PQ ENTRE 15 MEMBROS APENAS 5 TEM DIREITOS À ALGUMAS VANTAGENS, COMO POR EX, O VETO.NA LÓGICA DEVERIA SER MAIORIA OU MAIORIA ABSOLUTA, COMO REGE A DEMOCRACIA.