SóProvas


ID
107311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.

O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

A visita citada no texto teve a chancela da ONU, que é o maior e mais importante organismo político multilateral existente no mundo.

Alternativas
Comentários
  • Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objetivo de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões
  • A ONU foi criada em 1945 logo após o fim da 2ª Guerra Mundial. O objetivo deste órgão, desde a sua fundação, é o de promover o diálogo entre as nações que o integram e facilitar as relações diplomáticas entre elas. Atualmente são 193 os estados-membros da ONU (por isso ela é o maior e mais importante organismo político multilateral existente no mundo). Há várias outras organizações ligadas à ONU que são espécies de subsidiárias dela: OMS, OIT, UNICEF, entre outras. Ela é dividida em instâncias administrativas: assembleia geral (deliberativa principal); conselho de segurança; conselho econômico e social; secretariado; o Tribunal Internacional de Justiça. A ONU vem recebendo críticas por sua estrutura arcaica. Desde o fim da Segunda Guerra, algumas de suas instâncias permanecem inalteradas, como o Conselho de Segurança, do qual participam como membros efetivos apenas 5 países com direito a veto (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) e 10 estados membros transitórios.