SóProvas


ID
1073731
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Lei nº 4.320/64 define tributo como receita derivada instituída pelas entidades de direito público, compreendendo os impostos, as taxas e as contribuições nos termos da Constituição Federal de 1988 e das leis vigentes em matéria financeira. As receitas são classificadas como correntes e de capital. São situações geradoras de receitas de capital com realização de recursos financeiros oriundos

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64  Art. 11

    § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de

    constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas

    de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o

    superávit do Orçamento Corrente.

    .

    Gabarito Letra A

  • Não entendi... As receitas de origem tributária, não são receitas correntes?? Pra mim não tem nenhuma resposta... Ou não estou vendo alguma pegadinha????

  • Parece-me que não tem resposta!!!!

    Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. (Redação dada pelo Decreto Lei nº 1.939, de 20.5.1982)

      § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes. (Redação dada pelo Decreto Lei nº 1.939, de 20.5.1982)


  • Bom, se a A esta certa, a D e a E também tem que estar

  • ATENÇÃO: ESSA QUESTÃO FOI ANULADA PELA FCC!!!!!!

  • Estranha essa anulação. A alternativa "a" está correta e as demais estão erradas, pois origem tributária é receita corrente e não de capital.

  • Olá pessoal! Questão anulada por não ter resposta correta.

     

    Tudo que tem origem tributária é receita derivada e corrente, nao sendo receita de capital. Só aí já eliminamos a A, D e E.

     

    Nas letras B e C, contribuições industriais e de serviços; contribuiçõpes patrimoniais e agropecuárias, são receitas correntes e não receitas de capital como quer a questão.

     

    Lei 4320; Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.        (Redação dada pelo Decreto Lei nº 1.939, de 1982)

     

    § 1º - São Receitas Correntes as receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas Correntes.         (Redação dada pelo Decreto Lei nº 1.939, de 1982)

     

    § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente.         (Redação dada pelo Decreto Lei nº 1.939, de 1982)

     

    Desa forma, questão sem respostas, corretamente anulada!

     

    Jesus é o caminho, a verdade e a vida!!

     

  • Meio confusa essa questão , mais fico com a letra A