-
Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens.
1. Liderança
1.1 Cultura organizacional e desenvolvimento da gestão
1.2 Governança
1.3 Levantamento de interesses e exercício da liderança
1.4 Análise do desempenho da organização
2. Estratégias e Planos
2.1 Formulação das estratégias
2.2 Implementação das estratégias
3. Clientes
3.1 Análise e desenvolvimento de mercado
3.2 Relacionamento com clientes
4. Sociedade
4.1 Responsabilidade socioambiental
4.2 Desenvolvimento social
5. Informações e Conhecimento
5.1 Informações da organização
5.2 Conhecimento organizacional
6. Pessoas
6.1 Sistemas de trabalho
6.2 Capacitação e desenvolvimento
6.3 Qualidade de vida
7. Processos
7.1 Processos da cadeia de valor
7.2 Processos relativos a fornecedores
7.3 Processos econômico-financeiros
8. Resultados
8.1 Econômico-financeiros
8.2 Sociais e ambientais
8.3 Relativos a clientes e mercados
8.4 Relativos às pessoas
8.5 Relativos aos processos
-
SEGUEM OS OITO CRITÉRIOS DO MODELO DE EXCELÊNCIA GERENCIAL DA FNQ
1. Liderança
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
2. Estratégias e Planos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
3. Clientes
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
4. Sociedade
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
5. Informações e Conhecimento
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
6. Pessoas
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
7. Processos
Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
8. Resultados
Esse Critério aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.
-
TABELA DE PONTUAÇÕES MÁXIMAS
"Esta tabela é utilizada no Sistema de Pontuação para determinação da pontuação alcançada em cada Item, em
decorrência da avaliação dos fatores relativos a Processos gerenciais ou a Resultados Organizacionais.
1. Liderança 33
2. Estratégias e planos 20
3. Clientes 20
4. Sociedade 12
5. Informações e conhecimento 12
6. Pessoas 20
7. Processos 33
8. Resultados 100
Total de pontos Possíveis 250"
http://excelenciasc.org.br/downloads/compromisso Pag 49
FNQ: Critérios de Excelência 6º Edição
-
Conforme citação abaixo o critério mais importante é o de RESULTADOS! O oitavo critério!
"Primeiramente, descreve-se o Perfil da Organização para definir o escopo da avaliação. Nele, a organização distribui os 1.000 pontos pelos Itens de avaliação de acordo com a importância de cada uma o seu Perfil, respeitando os máximos e mínimos pre-determinados para cada Item e cada Critério, e mantendo 550 pontos para os Critérios de 1 a 7, e 450 pontos para o Critério 8. Em seguida é necessário descrever o sistema de gestão e seus resultados, mapeados por meio dos oito Critérios, conforme as questões e solicitações de resultados contidos nos respectivos Itens de avaliação."
FNQ: Critérios de Excelência 20º Edição
-
Meus amigos,
As questões do Cespe não usam a decoreba, e sim o raciocínio. A visão antiga da administração sempre foi voltada para o processo e em segundo lugar para o resultado. Já com a implementação da administração gerencial o resultado passou a ser o foco principal. Então, qualquer modelo que seja implementado sempre irá buscar o RESULTADO. Por isso, a questão está errada. O fundamental de qualquer matéria é entender suas razões ao invés de decorar.
-
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é baseado em 13 fundamentos e 8 critérios. Como fundamentos podemos definir os pilares, a base teórica de uma boa gestão. Esses fundamentos são colocados em prática por meio dos oito critérios. São eles:
Fundamentos: 1 - pensamento sistêmico; 2 - atuação em rede; 3 - aprendizado organizacional; 4 - inovação; 5 - agilidade; 6 - liderança transformadora; 7 - olhar para o futuro; 8 - conhecimento sobre clientes e mercados; 9 - responsabilidade social; 10 - valorização das pessoas e da cultura; 11 - decisões fundamentadas;12 - orientação por processos; 13 - geração de valor.
Critérios: 1 - liderança; 2 - estratégias e planos; 3 - clientes; 4 - sociedade; 5 - informações e conhecimento; 6 - pessoas; 7 - processos; 8 - resultados.
...
A característica mais importante do Modelo de Excelência da Gestão é a de ser um modelo sistêmico. De acordo com o MEG, a organização pode ser considerada como um sistema orgânico, adaptável ao ambiente externo. Os vários elementos do Modelo encontram-se imersos num ambiente de informação e conhecimento, e relacionam-se de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados.
-
45% da pontuação está nos RESULTADOS. Logo, o foco não pode ser predominantemente nos processos.
GAB E