SóProvas


ID
1073902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas e de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.

Uma entrevista não estruturada possibilitará à organização obter muitas informações sobre experiências anteriores do candidato, sua vida familiar, e suas relações interpessoais; porém, de modo geral, não terá relação direta com a decisão de contratação do candidato

Alternativas
Comentários
  • A entrevista não-estruturada — aquela em que é deixado ao entrevistado decidir-se

    pela forma de construir a resposta — tem sido cada vez mais utilizada na pesquisa

    de administração.


  • CERTA, apesar de não concordar com o gabarito definitivo.

    A entrevista de seleção pode ser estruturada e não estruturada. No caso da entrevista estruturada, existe um planejamento das etapas em que se procura avaliar o perfil técnico do candidato com perguntas dirigidas em sequência: “bate-papo, introdução, experiência de trabalho, formação escolar, atividades e interesses, descrição do cargo, perguntas do candidato e encerramento”.  Essa entrevista é formal, por isso proporciona pouca abertura para o candidato se expressar (SORIO, 2006).

    Em contrapartida, as entrevistas não estruturadas proporcionam a elaboração de perguntas de acordo com o andamento do processo. O candidato tem na entrevista não estruturada oportunidade para falar sobre suas experiências sem seguir uma sequência estabelecida pelo selecionador (FAISSAL, 2009). Isso faz com que eles se sintam menos pressionados, configurando um cenário onde a avaliação torna-se menos objetiva.

    Independentemente do tipo de categoria escolhido pelo selecionador  entre entrevistas estruturadas ou não estruturadas, podem ser formuladas diversos tipos de perguntas na conversa com o candidato. Faissal (2009) classifica essas perguntas em técnicas, visando conhecer habilidades técnicas dos entrevistados, como experiências anteriores e cursos; perguntas psicológicas para conhecer a subjetividade do candidato em seu meio familiar e na sociedade, ou seja, sua relação interpessoal; perguntas situacionais, para conhece uma suposta atitude que o candidato poderá assumir em determinadas situações e perguntas comportamentais, que avaliam competências do candidato como conhecimento, habilidade e atitude. Com base nessa premissa, cabe ao entrevistador ser o condutor desse jogo, realizando questionamentos, fazendo com que os candidatos revelem informações que sirvam para alcançar o sucesso na escolha de profissionais.

    http://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/a-utilizacao-da-entrevista-por-competencia-em-selecao-de-pessoal

  • Como uma entrevista não-estruturada é muito subjetiva, realmente, de um modo geral, não tem relação direta com a contratação. Na estruturada, como já existe um planejamento, um roteiro e é mais formal, existem mais subsídios para justificar uma contratação mais direta, até porque permite a comparação entre candidatos e, consequentemente, a tomada de decisão mais precisa.

  • A colega "Acreditar sempre" apostou na doutrina e é isso que devemos nos atentar aqui e sobretudo a essa matéria.  Por gentileza, apontem o autor. Isso ajuda muito a sedimentação do conteúdo. 

    Parabéns

  • Acredito que uma entrevista não estruturada não terá relação direta com a decisão de contratação do candidato, e sim indireta, pois estará relacionada à subjetividade.

  • Segundo a prof Andreia Ribas, a entrevista não estruturada (do tipo não diretiva, que não tem perguntas nem respostas pré-definidas) geralmente é usada no início da entrevista para "quebrar o gelo".

    Assim, a única explicação que vejo para esse gabarito é que as perguntas sobre vida familiar e relações interpessoais ajudam a iniciar a comunicação com o entrevistado para deixá-lo mais à vontade.

    Esse trecho do livro "Recrutamento e seleção de pessoas", do Fabiano Caxito, dá algumas pistas a esse respeito:

    "A entrevista propriamente dita pode ser iniciada com perguntas sobre alguns aspectos da vida familiar do candidato (...). O entrevistador deve ser bastante cauteloso ao abordar esses temas, pois muitas pessoas têm restrições em conversar sobre esse tema durante a entrevista. Os assuntos familiares podem ajudar no rapport [simpatia; relação entrevistador-entrevistado] e na manutenção de um bom clima".

  • Uma entrevista não estruturada possibilitará à organização obter muitas informações sobre experiências anteriores do candidato, sua vida familiar, e suas relações interpessoais; porém, de modo geral, não terá relação direta com a decisão de contratação do candidato. CORRETA

    _____________

    Entrevista não-estruturada: possuem questões abertas. Apresenta como vantagens, a facilidade, o aprofundamento dos temas abordados e, como desvantagem, a dificuldade de comparação dos candidatos. 

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andréia Ribas e Cassiano Salim, pág. 116.

    _____________

    Se há dificuldade para comparar os candidatos, não há como ter relação direta com a decisão de contratação. Questão correta.

  • A ENTREVISTA NÃO ESTRUTURADA GERALMENTE PODE SER CONDUZIDA PELO PRÓPRIO ENTREVISTADO, ISSO É UM RISCO PARA ORGANIZAÇÃO. OU SEJA, SE O GRAU DE LIDERANÇA DO ENTREVISTADO FOR ALTO, ELE MESMO PODE TER CAPACIDADE PARA CONDUZIR A SUA PRÓPRIA ENTREVISTA E SUPRIMIR INFORMAÇÕES QUE TENDEM A NÃO TER NENHUMA RELAÇÃO DIRETA COM A DECISÃO DA SUA CONTRATAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

     

  • Essa seria a entrevista comportamental. Discordo do gabarito.

  • Esse examinador só podia tá chapado ao elaborar uma questão escrota dessas.

    GAB. ABSURDO.

  • Uma entrevista não estruturada possibilitará à organização obter muitas informações sobre experiências anteriores do candidato, sua vida familiar, e suas relações interpessoais; porém, de modo geral, não terá relação direta com a decisão de contratação do candidato. Resposta: Certo.

     

    Comentário: existem entrevistas estruturadas e não estruturadas, sendo nessa uma oportunidade para o candidato ficar à vontade para falar sobre suas experiências profissionais, sua vida e etc.

  • Num mundo em que o comportamento nas redes sociais está sendo posta até como justa causa para demissão, dizer que "relações interpessoais" NÃO terá "relação direta com a decisão de contratação", me causa estranhamento. 

  • Meu deus!!!

  • O conceito de entrevista estruturada e não estruturada é o mesmo de entrevista diretiva e não diretiva?

  • Não, Anita concurseira. Pelo seguinte:


    Entrevista estruturada existe padronização em perguntas.


    Entrevista Diretiva há padronização em respostas.


    MAS, o conceito de NÃO estruturada e de NÃO Diretiva é o mesmo, porquanto essas não existem roteiros a serem seguidos.

  • Engraçado né.. E POR QUE CARGAS D'ÁGUA a empresa faz uma entrevista deste tipo para a contratação? Ora, se não tem relação direta com a contratação, é para quê? para fazer amigos? Gente....

  • não terá relação direta com a decisão de contratação do candidato = GABARITO ABSURDO! e O FEELING DO ENTREVISTADOR NÃO CONTA?