SóProvas


ID
1073914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca de gestão de projetos, gestão de processos e legislação administrativa, julgue os itens subsequentes.

Um profissional designado para avaliar um projeto poderá indicá-lo como viável, caso haja uma taxa interna de retorno maior que a taxa de remuneração de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo !

    Taxa Interna de Retorno - TIR

    Estabelece a taxa econômica necessária para igualar o valor de um investimento com seus retornos futuros. Significa a taxa de remuneração que deve ser fornecido pelo projeto de modo que este iguale o seu investimento, após um período. A TIR é calculada utilizando-se a formula de VPL, porém igualando-se o VPL a zero e utilizando a TIR como incógnita de taxa de conversão.

    Posteriormente a TIR é comparado com a TMA da empresa para verificar o desempenho do projeto, podendo ser:

    • Maior do que a TMA: significa que o investimento é economicamente atrativo.
    • Igual à TMA: o investimento está economicamente numa situação de indiferença.
    • Menor do que a TMA: o investimento não é economicamente atrativo, pois seu retorno é superado pelo retorno de um investimento sem risco.

    Entre vários investimentos, o melhor será aquele que tiver a maior TIR.

    Fonte :http://www.portaldeconhecimentos.org.br/index.php/por/Conteudo/Analise-de-Viabilidade-Economica


  •  Exemplo:

     O empresário poderia aplicar o dinheiro em títulos do tesouro , por exemplo, que pagaria 10 % ( hipoteticamente ) do valor aplicado. O empresário para aplicar o mesmo valor numa oportunidade de negócios ele tem que ganhar no mínimo 10%, caso contrário é melhor aplicar o valor

  • Bem, pessoal, a matéria era nova para mim. Tive de ler um bocado. Eis um resumo bem facilitado:

    A taxa interna de retorno (TIR) é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, sejam iguais aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. 

    Propõe-se que as saídas de caixa devem ser levadas para tempo futuro a uma taxa igual à do mercado, de modo a eliminar as inversões intermediárias do fluxo de caixa. A taxa de remuneração de mercado é a taxa média de juros do mercado, cobrada para empréstimos de dinheiro e seu valor expressa o custo do dinheiro no mercado. 

    Matematicamente, a taxa interna de retorno é a taxa de juros que torna o valor presente das entradas de caixa igual ao valor presente das saídas de caixa do projeto de investimento. 

    Portanto, a TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, TIR significa a taxa de retorno de um projeto

    A taxa interna de retorno de um investimento pode ser: 

    1 – menor do que a taxa mínima de atratividade (taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento): o investimento não é economicamente atrativo; 

    2 – igual à taxa mínima de atratividade: o investimento está economicamente numa situação de indiferença; 

    3 – maior do que a taxa mínima de atratividade: o investimento é economicamente atrativo. A questão está correta, pois ela diz exatamente isso.

    ... 

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_interna_de_retorno 

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901979000200005&script=sci_arttext 

    http://wiki.advfn.com/pt/Taxa_de_juros 

  • Não entendi! A taxa interna de retorno deve ser comparada ao custo de capital e não somente a remuneração de mercado. Acredito que a remuneração de mercado é apenas um componente do custo de capital e no ambiente organizacional não permitiria uma decisão consistente. Quem puder me ajudar!!!

  • Correta, vejamos:

     

     

    Se: Taxa interna de retorno > Remuneração do mercado (títulos públicos ou outros investimentos) 

     

    Então: Recebo mais investindo no meu negócio do que receberia investindo no mercado, logo, meu negócio vale a pena.

  • Se o retorno for maior que, por exemplo, a rentabilidade da poupança, eu invisto!