SóProvas


ID
1074361
Banca
CAIP-IMES
Órgão
UNIFESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A contabilidade possui como funções básicas:

Alternativas
Comentários
  • A contabilidade tem em sua essência, basicamente, duas funções:

     

    a) função administrativa: como função administrativa, a contabilidade ajuda no controle do patrimônio.

     

    b) função econômica: a função econômica da contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício.

  • Gabarito: E

     

     

    A Contabilidade tem a função administrativa de controlar o patrimônio da entidade, conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, Pessoa Jurídica ou Pessa Física, tanto sob o aspecto estático quanto o dinâmico. E a função econômica de apurar o resultado (rédito), isto é, apurar o lucro ou o prejuízo de uma entidade, Pessoa Jurídica ou Física.

  • GAB.: E

    A contabilidade tem em sua essência, basicamente, duas funções: ADMINISTRATIVA E ECONÔMICA.

    Na função administrativa, a contabilidade ajuda no controle do patrimônio, por exemplo, no controle de estoque, na análise de pagamentos de tributos e salários, bem como no montante de caixa a disposição.

    Na função econômica, a contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício, o qual é realizado através de demonstração específica denominada DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.

    FONTE: Prof. Gilson Nogueira.

  • Gabarito letra D

    A função administrativa (controlar o patrimônio) e a função econômica (apurar o resultado).

  • a) função administrativa: como função administrativa, a contabilidade ajuda no controle do patrimônio. A saber, por exemplo, quanto temos de mercadoria em estoque, quanto temos de pagar de tributos, qual o valor que temos a pagar de salários, qual o montante que temo em caixa, no banco.

    b) função econômica: a função econômica da contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício. Tal apuração é feita em uma demonstração específica, chamada demonstração do resultado do exercício, por meio do cotejo entre as receitas e despesas. Quando as receitas suplantam as despesas, temos lucro. Caso contrário, prejuízo.