- ID
- 42256
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- CAPES
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Contabilidade Geral
- Assuntos
A finalidade mais importante da contabilidade é
A finalidade mais importante da contabilidade é
A venda de mercadorias com prejuízo é um exemplo de fato contábil
Acerca das operações típicas de uma empresa comercial, julgue
os itens a seguir.
No regime de caixa para registro de venda de mercadorias, a empresa reconhece o valor correspondente à venda no momento em que esta ocorre, independentemente da forma de pagamento.
O princípio contábil que se relaciona diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, além de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultados é o Princípio
No campo contábil, muitos são os estudiosos que desenvolveram seus estudos para identificar as principais causas das diferenças internacionais, apresentando, cada um deles, os aspectos que consideraram mais importantes para explicar tal divergência.
Dentre esses vários aspectos, listados como provocadores de diferenças internacionais no financial reporting, qual(ais) é(são) citado(s), de uma forma ou de outra, por praticamente todos os estudiosos?
Sabe-se que o método contábil apresenta algumas limitações. Tais limitações podem fazer com que os relatórios contábeis, elaborados pela Contabilidade, não expressem totalmente a realidade econômica da entidade.
Nesse enfoque, sua maior limitação está no fato de o(a)
O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas
ciências formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as
ciências sociais. Na contabilidade, o objeto é sempre o patrimônio
de uma entidade. Acerca desse assunto, julgue o item que se
segue.
O patrimônio é objeto de estudo também de outras ciências, como a administração e a economia, mas o ponto de vista sob o qual esse objeto é estudado difere de uma ciência para outra, cabendo à contabilidade estudar seus aspectos quantitativos.
O objeto da contabilidade é:
Com relação à Ciência Contábil e suas características, julgue os
itens que se seguem.
O objeto da contabilidade é o patrimônio, constituído pelo conjunto de bens, direitos e obrigações próprios de determinado ente.
Com relação à Ciência Contábil e suas características, julgue os
itens que se seguem.
Todos os itens relevantes ao patrimônio da entidade são apresentados em suas demonstrações contábeis.
O orçamento geral é um resumo dos planos de uma empresa, no qual são fixadas metas específicas de atividades de venda, produção, distribuição e financiamento, e que, regra geral, culmina na elaboração das seguintes peças:
No que se refere ao orçamento, analise os conceitos que se seguem.
I - Os orçamentos comunicam os planos de administração a toda organização.
II - Os orçamentos conduzem os administradores a refletir sobre o futuro e planejá-lo.
III - O processo de elaboração de orçamento proporciona um instrumento de alocação de recursos às partes da organi- zação nas quais podem ser usados mais eficazmente.
IV - O processo de elaboração de orçamentos ajuda a identificar possíveis pontos de estrangulamento antes de ocorre- rem.
V - Os orçamentos coordenam as atividades da organização inteira, integrando os planos de suas várias partes.
Caracterizam-se como vantagens da elaboração de um orçamento os conceitos apresentados em
Acerca de noções básicas da metodologia e do sistema contábil,
julgue o item a seguir.
Com referência a conceitos abásicos de contabilidade, julgue os
itens seguintes.
A confusão normalmente feita entre os termos capital e patrimônio é causada pelo fato de, na contabilidade, o capital ser constituído pelo patrimônio líquido, enquanto o patrimônio é formado pelo ativo total das entidades.
De acordo com o princípio da comparabilidade, uma entidade deve aplicar e divulgar determinada política contábil, visto que esse procedimento contribui para que os usuários sejam capazes de comparar as demonstrações contábeis que apresentar ao longo do tempo e, também, suas demonstrações contábeis com as de diferentes entidades.
Julgue os itens que se seguem, relativos a contabilidade.
A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões que envolvam bens, direitos e obrigações da empresa, bem como para apurar os resultados positivos (lucros) ou negativos (prejuízos).
Julgue os seguintes itens tendo como referência as resoluções do
Conselho Federal de Contabilidade.
Os objetivos das demonstrações contábeis incluem apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade.
Julgue os próximos itens no que concerne à legislação e à doutrina
contábil aplicáveis no âmbito da contabilidade comercial.
Diversos são os tipos de usuários interessados nas informações contidas nas demonstrações contábeis das entidades. Um desses grupos é constituído pelos clientes, cujo interesse é tanto maior quanto maior forem a sua dependência e a concentração nos fornecimentos de algumas poucas entidades.
Com base na Lei n.º 6.404/1976 e em alterações posteriores, julgue
os itens subsequentes.
O exercício social deve ter duração inferior a um ano somente no ano de constituição da empresa.
Marque a alternativa que NÃO representa o mesmo que capital próprio:
Julgue o item a seguir quanto ao objeto e à finalidade da
contabilidade.
A principal finalidade da contabilidade é prover informações para auxiliar a tomada de decisões.
A avaliação, o registro e o controle do patrimônio podem ser
considerados os objetivos mais importantes da contabilidade
geral. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
As funções da contabilidade incluem a orientação dos usuários, assim entendida a prestação de informações úteis que possam evidenciar as mutações patrimoniais, tanto qualitativas quanto quantitativas.
No que diz respeito às técnicas, aos métodos e às teorias
principais da contabilidade, julgue os itens de 17 a 25.
Uma das principais características das informações geradas pela contabilidade é o fato de elas deverem propiciar aos seus usuários uma base segura às suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.
Em relação aos conceitos de contabilidade, julgue os itens
seguintes.
A contabilidade assegura o controle do patrimônio de uma entidade, fornecendo a seus administradores informações e orientações necessárias à ação administrativa.
Em relação aos conceitos de contabilidade, julgue os itens
seguintes.
A função da contabilidade é registrar, classificar, demonstrar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades.
O número de pessoas interessadas nas informações contábeis é cada vez maior e mais amplo. Dentre essas pessoas, o grupo que está interessado em informações resumidas, tendo como puro escopo o retorno de seus investimentos, é formado por
Dadas as seguintes afirmativas,
I. O objeto da contabilidade é a entidade que possui um patrimônio.
II. O principal objetivo da contabilidade é informar a seus usuários os fatos e seus reflexos na situação patrimonial.
III. Os economistas encarregados de análise globais ou setoriais de nossa economia interessam-se pelos dados contábeis das diversas unidades microeconômicas, os quais, convenientemente agregados e tratados estatisticamente, podem fornecer bases adequadas para as análises econômicas.
verifica-se que
Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade e das
demonstrações contábeis, julgue os itens subseqüentes.
É objetivo das demonstrações contábeis fornecer aos usuários da informação contábil subsídios acerca da posição patrimonial e financeira da entidade que sejam úteis para avaliações e tomadas de decisão econômica.
Em relação aos interesses dos principais usuários da informação contábil, assinale a afirmativa incorreta.
Com fulcro na legislação vigente no Brasil, bem como nos princípios e nas doutrinas de contabilidade, julgue o item a seguir.
A contabilidade tem por objetivo fornecer informação útil para tomada de decisão. Nessa perspectiva, associe a tipologia apresentada à esquerda, aos usuários da informação contábil, listados à direita.
Analise as informações a seguir sob o enfoque da evidenciação contábil.
I – Indicar todos os investimentos em outras sociedades.
II – Indicar o aumento de valor de elementos do ativo resultante de novas avaliações.
III – Apresentar informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis específicas selecionadas e aplicadas para negócios e eventos significativos.
As notas explicativas devem evidenciar APENAS
Sabe-se que a Contabilidade é uma ciência social, que tem por objetivo medir, para poder informar, os aspectos relacionados ao patrimônio de quaisquer entidades. Nesse sentido, o objeto da contabilidade é o(a)
A contabilidade foi definida no I Congresso Brasileiro de Contabilidade como: “a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica.” São objetivos da contabilidade, EXCETO:
Administração Financeira é linda demais!
(C)
Administrador financeiro gerencia contas empresariais e coordena atividades de investimento, que incluem desenvolvimento de orçamentos, geração de relatórios, planejamento de metas financeiras, administração de atividades de folha de pagamento, preparação de demonstrações e pagamento de obrigações da organização.
Fonte: Unisul.br
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são:
Gab: Letra A
Características qualitativas fundamentais: Relevância e Representação Fidedigna.
Características qualitativas de melhoria: Compreensibilidade, comparabilidade, tempestividade e verificabilidade (Co-Co-Te-Ve)
CPC 00 (R1)
Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis
24. As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.
Leia o texto que tem por base Pronunciamento Conceitual básico:
“O benefício econômico futuro embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fuxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou pode ainda ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de um processo industrial alternativo que reduza os custos de produção.”
A resposta mais adequada de acordo com Pronunciamento Conceitual básico é
Item 53 da NBC TG Estrutura Conceitual - Estrutura Conceitual para Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis.
"O benefício econômico futuro embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalente de caixa, para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalente de caixa ou pode ainda ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de um processo industrial alternativo que reduza os custos de produção".
Cadê o comentário do professor?
Com relação ao conceito, objetivo e finalidade da contabilidade, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as aponta as corretas.
I. O objetivo da contabilidade consiste em gerar informações para o controle e a tomada de decisões.
II. As três finalidades básicas para as quais se usa informações contábeis são: planejamento, controle e auxílio no processo decisório.
III. O objeto de estudo da contabilidade, no seu sentido mais amplo da ciência social, é o registro contábil e a transferência de propriedades.
IV. A contabilidade pode ser conceituada como ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.
Gabarito Letra A
Comentando o erro da alternativa III, de acordo com a resolução 750 CFC:
Art. 2º. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das
doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o
entendimento predominante nos universos científico e profissional de
nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo
de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades
bons estudos
Bastava saber que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio! Questão para levantar a autoestima kkk
Gabarito: A
I. Objetivo é fornecer informações e controlar o patrimônio.
II. Finalidade registrar fatos e produzir informações que possibilitem o controle e planejamento.
III. O objeto da contabilidade é o patrimônio.
IV. Precisa nem comentar.
GABARITO A
O erro da III consiste em afirmar que o objeto da contabilidade é o registro contábil e a transferência de propriedades.
O Objeto da contabilidade é o PATRIMÔNIO.
Objeto: Patrimônio.
Objetivo: Fornecer informações.
Finalidade: Controlar o patrimônio.
Principio básico: Partidas dobradas.
Técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e analise das demonstrações.
III _ objeto da Contabilidade é o estudo do patrimônio definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mais pessoas, em seus aspectos estático (econômico e financeiro) e dinâmico (variações sofridas pela riqueza patrimonial) e nos seus aspectos qualitativos e quantitativos,
Objeto: Patrimônio.
Objetivo: Fornecer informações.
Finalidade: Controlar o patrimônio.
Principio básico: Partidas dobradas.
Técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e analise das demonstrações.
FONTE: MATHEUS OLIVEIRA- QCONCURSOS.
No que diz respeito à estrutura atual e ao funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e dos mercados de capitais, julgue os itens subseqüentes.
Por ser uma operação de curtíssimo prazo, o crédito rotativo permite mudanças rápidas de posição em função de variações bruscas das taxas de juros.
Para entender o Credito Rotativo:
"Imagine que você tenha uma fatura de cartão de crédito no valor de R$ 100,00 e que, por algum motivo, não consiga pagar o valor total, mas mesmo assim queira pagar um pouco, ou por desencargo de consciência, ou para não deixar o monstro se tornar maior do que é. De acordo com as regras bancárias, você pode executar e financiar 85% de sua dívida, ou seja, pagar R$ 15 reais e “jogar” o restante para o mês seguinte.
Aí você pode pensar: beleza, no próximo mês eu vou pagar apenas os R$ 85 restantes e mais algo que eu comprar. Muita calma nessa hora, pois o processo não funciona assim. Quando o banco permite financiar esse valor pagando um mínimo, existe a cobrança de juros rotativos, que incidem sobre a quantia em aberto. Em algumas situações, há pessoas que começam essa história do crédito rotativo e que acabam pagando muito mais no mês seguinte devido à junção de juros com compras parceladas."
https://www.guiabolso.com.br/glossario/c/credito-rotativo/
ITEM 109 – mantido, pois se trata da definição do “hot money”. Ver, a esse respeito, FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro: produtos e serviços. Editora Quality Mark, 2002, pp. 63-165.
Um contrato de crédito rotativo é aquele em que é aberta uma
linha de crédito, seja para uma pessoa física ou para uma pessoa jurídica, em que
é pré-estabelecido um limite que pode ser utilizado de forma automática pelo tomador,
em função das suas necessidades.Nesse tipo de operação de crédito, o cliente paga encargos
e impostos somente pelos recursos usados e pelo tempo que os utilizou,
podendo pagá-lo parceladamente (sujeito a exigências de pagamento mínimo), ou
integralmente, a qualquer momento.
observe que a afirmativa procede no que diz respeito a ser uma operação
de curtíssimo prazo, utilizada popularmente para “tapar buracos” em pequenos
períodos nos quais o cliente da instituição financeira vê-se com problemas de
fluxo de caixa.
Entretanto,embora as taxas desse produto sejam bastante elevadas elas, em regra,
são fixas para determinado período, normalmente dentro do mês, justamente
por se tratar de operação de prazo bastante curto.
ERRADO.
Embora seja uma operação de curtíssimo prazo (utilizada popularmente para “tapar buracos” em pequenos períodos nos quais o cliente da instituição financeira vê-se com problemas de fluxo de caixa), o crédito rotativo não permite mudanças rápidas de posição em função de variações bruscas das taxas de juros (em regra, são fixas para determinado período, normalmente dentro do mês, embora sejam bastante elevadas).
Gabarito: Errado
Crédito Rotativo: é um tipo de crédito oferecido ao consumidor quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. O exemplo mais conhecido é quando pagamos o valor mínimo da fatura, e por causa disso, passamos a ter juros no restante que falta ser pago.
operação de curtíssimo prazo... Gabarito: errado.
O erro da questão está aiiii. Demorei mas acertei entendi: apesar de ter errado a questão....
explicação: não gera curto prazo e sim avança mais um mês, ou seja, pagando o mínimo do seu cartão vai rolar um juros na dívida que você contém baseado em quanto o seu cartão de crédito cobra.
Para um melhor entendimento;
"'Na prática, entrar para o rotativo significa que o cliente está pagando juros em cima do valor que não conseguiu quitar. ""
fonte: https://blog.nubank.com.br/o-que-e-credito-rotativo/
O CREDITO ROTATIVO NÃO permite mudanças rápidas de posição em função de variações bruscas das taxas de juros
SOLICITE O COMENTÁRIO DO PROFESSOR VOCÊ TAMBÉM!
Ajude a comunidade e a você mesmo.
Perito criminal - contábeis...
O filtro que estou usando era pra ser introdutório na matéria...
GAB. ERRADO
o crédito rotativo não permite mudanças rápidas.
GAB. ERRADO
Crédito Rotativo: é um tipo de crédito oferecido ao consumidor quando ele não faz o pagamento total da fatura do cartão até o vencimento. O exemplo mais conhecido é quando pagamos o valor mínimo da fatura, e por causa disso, passamos a ter juros no restante que falta ser pago.
A Teoria da Contabilidade trata dos seguintes aspectos considerados importantes: objetivos da contabilidade, princípios fundamentais de contabilidade, ativo, passivo, patrimônio líquido, receita e despesa.
Deve(m) ainda ser inserido(s) nessa relação
???? Alguém explica ????
Lol ????????? que isso
precisava deixar o meu tbm
kkkkkkkkkk
Só se for da teoria da contabilidade da Unidos da Grande Rio rsrsrs
GABARITO: B - Cenários Contábeis
Tbm tô na fila para um help
Jesus....
Gente, essa questão deve ser TOTALMENTE DESCONSIDERADA. Azienda e rédito ainda, vá lá, tudo bem, fiquei em dúvida e marquei a letra "a" de azienda, mas essa resposta a respeitável banca tirou da cartola.
Questão horrível.
Azienda ou fazenda é, em contabilidade e economia, o patrimônio sofrendo constantes ações de natureza econômica por parte do elemento humano por ele responsável.
aonde clica para excluir a questão? kkk
Considerando uma sequência lógica e importante temos em uma ação contábil: ativo, passivo, patrimônio líquido, receita e despesa = Resultados ou Cenários Contábeis.
Permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
Segundo a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, o texto acima se refere à(ao)
O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. O objetivo da contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômicos administrativas. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
Os usuários são pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessem pela situação das empresas e buscam nos instrumentos contábeis suas respostas.
Vejo muita semelhança entre objetivo e finalidade. Acredito que em algumas situações parecem ser a mesma coisa.
Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
Fonte: https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/conceito.php
Letra "E"
A contabilidade é hoje em dia plenamente reconhecida por capacidade provedora de informações. A Lei SARBANES- -OXLEY objetiva, a par do restabelecimento da credibilidade e da confiança no mercado, também, garantir que informações contábeis oferecidas aos usuários da contabilidade sejam, de igual modo, plenamente confiáveis. Quanto mais transparentes e detalhadas as informações forem apresentadas, tanto melhor elas poderão ser interpretadas e compreendidas pelos usuários, conhecidos mundialmente por stakeholders.
Dentre os stakeholders (usuários), aqueles que têm maior interesse em exibir os resultados, consolidar sua posição na organização e garantir sua participação nesses resultados são os
Fiquei com dúvida na parte "garantir sua participação nesses resultados", por isso fui na alternativa "a", mas depois me dei conta que acionista é um shareholder e não um stakeholder.
Segundo estudos publicados por Jensen e Meckling(1976), focaram na Teoria do Agente-Principal:
De acordo com a teoria desenvolvida, os executivos e conselheiros contratados pelos acionistas tenderiam a agir deforma a maximizar seus próprios benefícios (maiores salários, maior estabilidade no emprego, mais poder, etc.), agindo em interesse próprio e não segundo os interesses da empresa, de todos os acionistas e demais partes interessadas (stakeholders). Para minimizar o problema, os autores sugeriram que as empresas e seus acionistas deveriam adotar uma série de medidas para alinhar interesses dos envolvidos, objetivando, acima de tudo, o sucesso da empresa. Para tanto, foram propostas medidas que incluíam práticas de monitoramento, controle e ampla divulgação de informações. A este conjunto de práticas convencionou-se chamar de Governança Corporativa.
letra B
fonte: http://www.ibgc.org.br
b) Administradores
Quem exibe resultados?
Quem quer consolidar sua posição na organização?
A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer a demanda da outra parte. A liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de
I. conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.
II. transferência de outros ativos.
III. prestação de serviços.
IV. substituição da obrigação por outra.
V. pagamento em caixa.
Está correto o que se afirma em
Gabarito Letra B
CPC 00 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro
4.17. A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer a demanda da outra parte. A liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de:
(a) pagamento em caixa;
(b) transferência de outros ativos;
(c) prestação de serviços;
(d) substituição da obrigação por outra; ou
(e) conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.
A obrigação pode também ser extinta por outros meios, tais como pela renúncia do credor ou pela perda dos seus direitos
Como pode uma obrigação ser convertida em item do patrimônio líquido?
Lucas, simples : a obrigação de pagamento vai sendo convertida, automaticamente em patrimônio líquido. Se uma empresa compra um carreta e vai pagando as prestações deste veículo, este próprio veículo se tornará o patrimônio líquido da empresa, ou seja, a orbigação de pagar as prestações foi convertida no patrimônio líquido "carreta", safo?!
Lucas Pinheiro
um exemplo seria a conversão desta obrigação pelo direito dos títulos de debêntures, ou participação no capital social da empresa.
Gostaria de saber como pode uma obrigação ser substituída por outra.
(e) conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.-Exemplo: A entidade possui uma dívida com fornecedores (fornecedores a pagar), mas, na época do vencimento da obrigação, não possuía dinheiro para pagamento. Para resolver a situação, a entidade faz uma proposta ao fornecedor de participação no capital da entidade, ou seja, a entidade oferece sociedade ao fornecedor. Nessa situação, a entidade substitui uma obrigação (fornecedores a pagar) pela participação do fornecedor no seu capital social (item do patrimônio líquido).
- Substituição da obrigação por outra; ou
Exemplo: A entidade possui uma dívida com fornecedores (fornecedores a pagar), mas, na época do vencimento da obrigação, não possuía dinheiro para pagamento. Para resolver a situação, a entidade faz um empréstimo bancário e paga a dívida com fornecedores, ou seja, houve a substituição de uma obrigação (fornecedores a pagar) por outra (empréstimos a pagar).
- Pagamento em caixa;
Exemplo: Pagamento de um empréstimo.
- Transferência de outros ativos;
Exemplo: A entidade recebeu um adiantamento de clientes para fabricar um equipamento. Como a entidade ainda não entregou o equipamento para o cliente, esse adiantamento de clientes é uma obrigação da entidade. No momento que a entidade entregar o equipamento, haverá a liquidação da obrigação (adiantamento de clientes) por meio da transferência do equipamento para o cliente (transferência de ativo).
- Prestação de serviços;
Exemplo: A entidade recebeu um adiantamento de clientes para fazer uma auditoria contábil em determinada empresa. Como a entidade ainda não prestou o serviço, esse adiantamento de clientes é uma obrigação da entidade. Na medida em que a entidade prestar o serviço de auditoria contábil, haverá a liquidação da obrigação (adiantamento de clientes) por meio da prestação de serviços.
O colega Bruno Silva já trouxe essas explicações do ponto dos concursos, mas eu as coloquei num único comentário pra ficar mais prático.
De acordo com o Pronunciamento, a liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de:
- Pagamento em caixa;
Exemplo: Pagamento de um empréstimo.
- Transferência de outros ativos;
Exemplo: A entidade recebeu um adiantamento de clientes para fabricar um equipamento. Como a entidade ainda não entregou o equipamento para o cliente, esse adiantamento de clientes é uma obrigação da entidade. No momento que a entidade entregar o equipamento, haverá a liquidação da obrigação (adiantamento de clientes) por meio da transferência do equipamento para o cliente (transferência de ativo).
- Prestação de serviços;
Exemplo: A entidade recebeu um adiantamento de clientes para fazer uma auditoria contábil em determinada empresa. Como a entidade ainda não prestou o serviço, esse adiantamento de clientes é uma obrigação da entidade. Na medida em que a entidade prestar o serviço de auditoria contábil, haverá a liquidação da obrigação (adiantamento de clientes) por meio da prestação de serviços.
- Substituição da obrigação por outra; ou
Exemplo: A entidade possui uma dívida com fornecedores (fornecedores a pagar), mas, na época do vencimento da obrigação, não possuía dinheiro para pagamento. Para resolver a situação, a entidade faz um empréstimo bancário e paga a dívida com fornecedores, ou seja, houve a substituição de uma obrigação (fornecedores a pagar) por outra (empréstimos a pagar).
- Conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.
Exemplo: A entidade possui uma dívida com fornecedores (fornecedores a pagar), mas, na época do vencimento da obrigação, não possuía dinheiro para pagamento. Para resolver a situação, a entidade faz uma proposta ao fornecedor de participação no capital da entidade, ou seja, a entidade oferece sociedade ao fornecedor. Nessa situação, a entidade substitui uma obrigação (fornecedores a pagar) pela participação do fornecedor no seu capital social (item do patrimônio líquido).
Fonte: Ponto dos concursos
Considere as seguintes afirmativas:
1. O balanço patrimonial consiste no objeto da contabilidade.
2. Por decorrência da volatilidade do mercado, atualmente a contabilidade não está mais analisando o patrimônio, e mudou seu foco para a análise do lucro líquido do exercício.
3. Patrimônio não é sinônimo de Patrimônio Líquido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Questão fácil. Apenas sabendo que a primeira é falsa já se resolve o item.
O objeto da contabilidade é o patrimônio.
O campo de aplicação da contabilidade é a azienda.
Vamos analisar as afirmativas.
1. Incorreta. Vimos que o Patrimônio é o objeto da contabilidade.
2. Incorreta. Afirmativa sem sentido. Contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
3. Correta. Patrimônio é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade. O Patrimônio Líquido, por sua vez, é o interesse residual do ativo ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. Ou seja, em outras palavras podemos afirmar que o Patrimônio Líquido representa apenas uma parte do Patrimônio da entidade.
Patrimônio = bens, direitos e obrigações
bens + direitos - obrigações = patrimônio líquido
Gabarito: B ✔
1. O balanço patrimonial consiste no objeto da contabilidade.
Errado. O balanço patrimonial é uma técnica contábil. O objeto da contabilidade é o patrimônio.
2. Por decorrência da volatilidade do mercado, atualmente a contabilidade não está mais analisando o patrimônio, e mudou seu foco para a análise do lucro líquido do exercício.
Errado. O objeto da contabilidade é patrimônio.
3. Patrimônio não é sinônimo de Patrimônio Líquido.
Certo.
Patrimônio = bens + direitos + obrigações
Patrimônio Líquido = bens + direitos - obrigações
Bons estudos!
==============
Materiais Gratuitos: portalp7.com/materiais
Mapas Mentais: portalp7.com/mapas
Organize-se: portalp7.com/planilha
Bizu: portalp7.com/bizu
Em contabilidade, o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa constitui o(a):
Gabarito C;
Patrimônio: é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade/ empresa;
Bons estudos!
Patrimônio
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade.
Abrange tudo aquilo que a pessoa tem (bens e direitos) e tudo aquilo que a pessoa deve (obrigações). Do ponto de vista contábil, são considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda.
Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo.
As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo.
http://socontabilidade.com.br/conteudo/patrimonio.php
LETRA C
GABARITO C
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade.
PATRIMÔNIO = ATIVO (bens e direitos) + PASSIVO (obrigações)
PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO - PASSIVO
bons estudos
Patrimônio é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade.
Assim, correta a alternativa C.
É objeto da Contabilidade o(a):
Gabarito B;
O objeto da contabilidade é o Patrimônio;
Bons estudos!
Resolução 750 CFC
Art. 2º. Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades.
GABARITO B
OBJETO DA CONTABILIDADE: patrimônio
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade.
PATRIMÔNIO = ATIVO (bens e direitos) + PASSIVO (obrigações)
PATRIMÔNIO LÍQUIDO= ATIVO - PASSIVO
bons estudos
Contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
Assim, correta a alternativa B.
GABARITO B
O objeto da contabilidade é o patrimônio, pouco importa se pertencente a pessoa física ou jurídica, sendo o conjunto indivisível de bens + direitos + obrigações
No sentido mais amplo de ciência social, o objeto da contabilidade é:
Gabarito Letra A
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade:
Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)
7) Usuários da informação:
Acionistas, sócios ou proprietários
Administradores
Credores
Órgãos do Governo
vejamos outra questão:
Assinale abaixo a única opção que contém uma afirmativa falsa.
a) A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins
b) A Contabilidade pode ser conceituada como sendo “a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não”.
c) Pode-se dizer que o campo de aplicação da Contabilidade é a entidade econômico- administrativa, seja ou não de fins lucrativos.
d) O objeto da Contabilidade é definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.
e) Enquanto a entidade econômico-administrativa é o objeto da Contabilidade, o patrimônio é o seu campo de aplicação. (GABARITO)
Contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
Assim, correta a alternativa A.
(A)
Outra igual que ajuda a responder:
Ano: 2011 Banca: FEPESE Órgão: CASAN Prova: TÉCNICO EM CONTABILIDADE
É objeto da Contabilidade o(a):
(A)Lucro.
(B)Patrimônio.
(C)Controle do material.
(D)Controle de estoque.
(E)Auditoria das contas.
GABARITO A
O objeto da contabilidade é o patrimônio, pouco importa se pertencente a pessoa física ou jurídica, sendo o conjunto indivisível de bens + direitos + obrigações
São exemplos de bens e direitos os relacionados abaixo, exceto:
Na mesma linha de outras tantas ciências sociais aplicadas, a Contabilidade também mantém um conjunto de estruturas, como objetivo de atender aos diversos tipos de demandas de informações. Relacione os termos numerados aos seus respectivos conceitos e, em seguida, assinale a opção correta.
I. Contabilidade Fiscal ----------------------------- (a) As informações geradas são utilizadas para a formação do preço de venda, necessário para cobrir os custos e despesas e remunerar o capi tal apl icado no empreendimento.
II. Contabilidade Financeira ou Societária -------- (b) Suas técnicas são necessárias para a exata mensuração dos recursos aplicados na produção dos produtos
vendidos e serviços prestados.
III. Contabilidade Gerencial ----------------------- (c) As informações geradas têm por objetivo atender as exigências do Poder Público em relação a tributação das empresas.
IV. Contabilidade de Custos ----------------------- (d) Sua informação, a priori, é destinada ao público externo à Empresa, e busca orientar investidores e credores ao decidirem onde alocar seus recursos.
Gabarito B sem dúvida.
I. Contabilidade Fiscal : (c) As informações geradas têm por objetivo atender as exigências do Poder Público em relação a tributação das empresas.
II. Contabilidade Financeira ou Societária: (d) Sua informação, a priori, é destinada ao público externo à Empresa, e busca orientar investidores e credores ao decidirem onde alocar seus recursos.
III. Contabilidade Gerencial: (a) As informações geradas são utilizadas para a formação do preço de venda, necessário para cobrir os custos e despesas e remunerar o capital aplicado no empreendimento.
IV. Contabilidade de Custos: (b) Suas técnicas são necessárias para a exata mensuração dos recursos aplicados na produção dos produtos vendidos e serviços prestados.
Considere os seguintes elementos:
- Análise de balanços
- Entidade
- Balanço Patrimonial
Os respectivos significados desses elementos são:
Lei 6.404- Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
I - balanço patrimonial;
II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
III - demonstração do resultado do exercício; e
IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
Técnicas:
- Escrituração - Demonstrações Contábeis - Análise - Auditoria
Princípios: PRE CCO
- Prudência - Registro do Valor Original - Entidade - Continuidade - Competência - Oportunidade
Demonstrações Contábeis:
- BP - DLPA - DRE - DFC - DVA
Um dos principais objetivos da contabilidade é fornecer, aos interessados, informações, relativas à evolução do patrimônio da entidade. Sob esse ponto de vista,identifique e assinale nas alternativas a seguir, aquela que faz referência ao patrimônio de uma entidade.
GABARITO D
GABARITO D
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade.
PATRIMÔNIO = ATIVO (bens e direitos) + PASSIVO (obrigações)
PATRIMÔNIO LÍQUIDO= ATIVO - PASSIVO
bons estudos
O conjunto de bens, direitos e obrigações é o conceito contábil de
Gab.A
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
Ativo: Bens e Direitos
Passivo e Patrimônio Líquido: Obrigações
GABARITO A
PATRIMÔNIO: bens + direitos + obrigações
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: (bens + direitos) - obrigações
bons estudos
Julgue os itens seguintes, de acordo com os princípios de contabilidade e as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Relevância e comparabilidade são características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil, pois tornam a informação capaz de fazer a diferença nas decisões tomadas pelos usuários.
As características "fundamentais" qualitativas são: Relevância e Representação Fidedigna. Já as características de "melhoria" são:
Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade.
Gabarito - ERRADO
CFC nº 1.121 de 28.03.2008
Características Qualitativas das Demonstrações Contábeis
24. As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações
contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características
qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e
comparabilidade.
Relevância
26. Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões.
(Logo é importante para "tomada de decisões" e não "decisões tomadas", pois os usários ainda vão decidir o que vão fazer.)
Comparabilidade
39. Os usuários devem poder comparar as demonstrações contábeis de uma
entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências na sua
posição patrimonial e financeira e no seu desempenho.
(Da mesma maneira, os usuários precisam analisar as demonstrações contábeis e depois tomar decisões.)
Só para calçar a correta resposta do colega luiz filho... Segue a fonte: CPC 00 (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (http://www.cpc.org.br/Arquivos/Documentos/147_CPC00_R1.pdf)
Pra não esquecer: COMCOMVETE - comparabilidade, compreensibilidade, verificabilidade e tempestividade;
Vlw!
ERRADO
A comparatividade é uma caracteristica qualitativa de melhoria, desta forma a questão está errada.
ERRADO
Características qualitativas fundamentais: Relevância e Representação Fidedigna.
Características qualitativas de melhoria: Compreensibilidade, comparabilidade, tempestividade e verificabilidade (Co-Co-Te-Ve)
Errada!!
Características Qualitativas que tornam a informção ÚTIL: FIDEDIGNA + RELEVANTE
Casca de banana essa questão,porémmuito bem elaborada,
Comparabilidade é de melhoria!!
FUN - RE- RE
É meio maluco, mas sempre acerto. rsrsrsrs
GABRITO: ERRADO
-Lembre-se "o fogo é fundamental"
Oque eu quero dizer com isso, bem, as características qualitativas fundamentais da informação contábil são FIDELIDADE e RELEVÂNCIA que
pegando a silabas iniciais fica FI-RE que é fogo em inglês.
haha....Viagem total!
Espero ter contribuido.
GABARITO ERRADO.
1) Características qualitativas fundamentais
1.1 - Relevância
1.2 - Representação fidedigna
2) Características qualitativas de melhoria
2.1 - Comparabilidade
2.2 - Verificabilidade
2.3 - Tempestividade
2.4 – Compreensibilidade
Vê-se, claramente, que o item está incorreto, já que a comparabilidade é uma característica qualitativa de melhoria.
Qualitativas: Todas terminam com DADE. Lembre que pra melhoria , faça uma faculDADE:
Comparabilidade;
Verificabilidade;
Tempestividade;
Compreensibilidade;
----------- -----------
Fundamental: Todas começam com RE. Lembre que REspirar é fundamental para viver.
Relevância;
Representação fidedigna;
Bons estudos!!!!!!!!
Gabarito: ERRADO
Relevância e REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA são características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil, pois tornam a informação capaz de fazer a diferença nas decisões tomadas pelos usuários.
TUDO QUE COMEÇA COM "RE" é fundamenal;
1) Características qualitativas fundamentais
1.1 - RElevância
1.2 - REpresentação fidedigna
TUDO QUE ACABA COM "IDADE", precisa de melhoria
2) Características qualitativas de melhoria
2.1 - Comparabil...IDADE
2.2 - Verificabil...IDADE
2.3 - Tempestiv...IDADE
2.4 – Compreensibi...DADE
Vê-se, claramente, que o item está incorreto, já que a comparabilidade é uma característica qualitativa de melhoria.
comparabilidade não faz parte do FUNDAMENTAL, mas sim da parte DE MELHORIA, juntamente com:
-verificabilidade
-tempestividade
-compreensibilidade
nunca desista, não se é derrotado antes de se lutar.
Gaba: ERRADO
Características qualitativas de melhoria do COCÔ e da TV: COmpreensibilidade, COmparabilidade, Tempestividade e Verificabilidade (COCOTV)
Características qualitativas fundamentais: Relevância e Representação Fidedigna.
CARACTECRISTICAS QUALITATIVAS:
FUNDAMENTAIS: Relevância e Representação fidedigna
MELHORIAS: Comparabilidade, Compreensibilidade, Tempestividade e Verificabilidade.
Obs. A cespe considera também como caracteristica qualitativa a CONFIABILIDADE. Fonte: Q711159.
Características qualitativas de melhorias a comparabilidade.
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS:
I)FUNDAMENTAIS: RE RE
Relevância
Representação fidedigna
II)MELHORIA: COCOTEVE
Comparabilidade
Compreensibilidade
Tempestividade
Verificabilidade
Aecio MITOU na idade.
Agradecida.
Outro macete vendo o comentário do colega Paulo Parente é tudo que terminar com ...dade é de melhoria o que nao for são fundamentais. É claro nao esquecendo o macete dele, pois a a banca, como exemplo, pode usar palavras no modo verbal.
ERRADO
A que faz mudar a opinião é a característica qualitativa fundamental - de RELEVÂNCIA
BONS ESTUDOS FAMÍLIA
As Características Fundamentais são RoRaima!!
Relevância
Representação Fidedigna
A banca misturou uma das características fundamentais com uma de melhoria.
Relevância -> Característica Fundamentais
Comparabilidade -> Característica de melhoria
20/11/2020 Marquei C - Errei
RELEVÂNCIA é característica qualitativa fundamental
COMPARABILIDADE é característica qualitativa de melhoria.
Comparabilidade é característica de qualitativa de melhoria.
Serei APF em 2021.
As Características Qualitativas Fundamentais são: (ReRe)
Relevância; (valor preditivo e confirmatório, ou ambos)
Representação fidedigna. (completa, neutra e livre de erros)
As Características Qualitativas de Melhoria são: (CoCoTV)
Comparabilidade; compara com entidades similares ou a mesma entidade. Não significa fidedignidade.
Verificabilidade; Diferentes observadores podem chegar a um consenso.
Tempestividade; Ter informação a tempo de poder influenciar nas decisões.
Compreensibilidade. apresentar a informação com clareza e compreensão torna o bagulho compreensível.
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade: Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)
7) Usuários da informação:
Acionistas, sócios ou proprietários
Administradores
Credores
Órgãos do Governo
8) Técnicas contábeis:
Escrituração
Demonstrações contábeis
Auditoria
Análise de balanço
9) Técnicas contábeis (orientação controle e registro).
1) Escrituração: registro de todos os fatos que alteram o patrimônio.
2) Demonstrações contábeis: relatórios que permitem a comunicação da contabilidade com os usuários.
2.1) Balanço Patrimonial: demonstrativo estático patrimonial e financeira da empresa.
2.2) Demonstração do resultado de exercício (DRE): confronta receita com despesas (Dinâmico), confronta Receita com Despesa.
ESSE MACETES FICAM GRAVADO NA RETINA
D E D I A
Descontos incondicional
Devolução/ vendas canceladas
Impostos
Abatimento
Comentário excelente feito pelo colega Aecio Flavio JR Carvalho:
TUDO QUE COMEÇA COM "RE" é fundamenal;
1) Características qualitativas fundamentais
1.1 - RElevância
1.2 - REpresentação fidedigna
TUDO QUE ACABA COM "IDADE", precisa de melhoria
2) Características qualitativas de melhoria
2.1 - Comparabil...IDADE
2.2 - Verificabil...IDADE
2.3 - Tempestiv...IDADE
2.4 – Compreensibi...DADE
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS ÚTEIS
MAIS QUALIDADE = MAIS ÚTEIS são aos usuários interessados.
Quando excluída uma informação, torna incompleto e potencialmente distorcido seu relatório.
ESSÊNCIA SOBRE A FORMA Não importa de onde vem, apenas o fenômeno econômico interessa.
1. RELEVÂNCIA => O universo REstou um VAsto PREto e tem VACO
è Valor preditivo e valor confirmatório.
Capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
2. FIDEDIGNA (REPRESENTAÇÃO FIEL) => Fred = CoNeI
è Completa, neutra (prudência) e isenta de erros.
NÃO SIGNIFICA EXATIDÃO.
SÃO INFORMAÇÕES SOBRE A ESSÊNCIA DOS FENÔMENOS.
NÃO PODE SER APENAS SOBRE A FORMA LEGAL.
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DE MELHORIA
COCA TEu CO
COmparabilidade
CApacidade de verificação diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso.
TEmpestividade informações disponíveis, capazes de influenciar uma tomada de decisão. Algumas de suas informações que apesar de não serem tão novas, ainda possui relevância.
COmpreensibilidade apresentar informações claras e concisas.
Outro mnemonico que dá pra usar:
ReRe é fundamental, mas 2ComTV fica melhor
Vejam os comentários dos colegas também, eles explicam direitinho o que é cada um.
Não desista, nós venceremos!!!
ERRADO
FUNDAMENTAIS >> RE²
Representação fidedigna
Relevância
Se é fundamental "RELEVA FI"
Agora se for pra melhorar "COMPARA COM VERI TEMPIS"
ReRe é fundamental, mas 2ComTV fica melhor
Comparabilidade é melhoria.
Tudo que começa com RE é fundamental
Relevância
Representatividade Fidedigna
Tudo que acaba com IDADE precisa de melhoria
Comparabilidade
Verificabilidade
Tempestividade
Compreensibilidade
As características "qualitativas fundamentais" são:
Já as características "qualitativas de qualidade" são:
Logo,
ReRe é fundamental, mas Com2TV é melhoria! :)
Jesus Cristo é minha força!!!!
Tmj!!!
Gabarito: Errado
Correção da mesma:
✏Relevância e Representação fidedigna são características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil, pois tornam a informação capaz de fazer a diferença nas decisões tomadas pelos usuários.
Relevância e Representação fidedigna
TUDO QUE COMEÇA COM "RE" é fundamenal;
1) Características qualitativas fundamentais
1.1 - RElevância
1.2 - REpresentação fidedigna
TUDO QUE ACABA COM "IDADE", precisa de melhoria
2) Características qualitativas de melhoria
2.1 - Comparabil...IDADE
2.2 - Verificabil...IDADE
2.3 - Tempestiv...IDADE
2.4 – Compreensibi...DADE
Vê-se, claramente, que o item está incorreto, já que a comparabilidade é uma característica qualitativa de melhoria.
ERRADO
Relevância e Fidedignidade
Gabarito: Errado
Comparabilidade não é fundamental.
Relevância --- fundamental.
Comparabilidade --- melhoria.
RERE É FUNDAMENTAL, MAS COM2TV É MELHORIA.
Características qualitativas:
Fundamentais: Re²
Melhoria: TC³
Características Qualitativas Fundamentais:
Características Qualitativas de Melhoria:
Gabarito: Errado
Características Qualitativas Fundamentais: Relevância e Representação Fidedigna.
Características Qualitativas de Melhoria: Comparabilidade, Tempestividade, Verificabilidade e Compreensibilidade.
ERRADO. RE RE CO CO TV
Características qualitativas fundamentais: RELEVÂNCIA E REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA
Características qualitativas de melhoria: COMPARABILIDADE; VERIFICABILIDADE; TEMPESTIVIDADE; COMPREENSIBILIDADE.
Características qualitativas
⇨ FUNDAMENTAIS
➥Relevância:
☛ Capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo (se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultados), valor confirmatório (servir de feedback) ou ambos (preditivo e confirmatório). Estão inter-relacionados.
☛Materialidade: É um aspecto de RELEVÂNCIA específico da entidade com base na natureza ou magnitude, ou ambas, dos itens aos quais as informações se referem no contexto do relatório financeiro da entidade individual.
➥Representatividade fidedigna:
☛ Completa: contém o necessário para compreender o fenômeno retratado.
☛ Neutra: Não possui viés na apresentação e seleção. Não é distorcida.
☛ Livre de erros: NÃO significa exatidão, mas escolha dos métodos corretos.
----------------------------------------------------------------
⇨ DE MELHORIA
➥Comparabilidade: Comparação de informações com entidades similares e outros períodos da mesma entidade.
➥Verificabilidade (suportabilidade): Diferentes observadores podem chegar a um consenso. Checagem da informação com base em documentos. Representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.
➥Tempestividade: Ter informação a tempo de poder influenciar nas decisões.
➥Compreensibilidade: classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.
A contabilidade possui como funções básicas:
A contabilidade tem em sua essência, basicamente, duas funções:
a) função administrativa: como função administrativa, a contabilidade ajuda no controle do patrimônio.
b) função econômica: a função econômica da contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício.
Gabarito: E
A Contabilidade tem a função administrativa de controlar o patrimônio da entidade, conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, Pessoa Jurídica ou Pessa Física, tanto sob o aspecto estático quanto o dinâmico. E a função econômica de apurar o resultado (rédito), isto é, apurar o lucro ou o prejuízo de uma entidade, Pessoa Jurídica ou Física.
GAB.: E
A contabilidade tem em sua essência, basicamente, duas funções: ADMINISTRATIVA E ECONÔMICA.
Na função administrativa, a contabilidade ajuda no controle do patrimônio, por exemplo, no controle de estoque, na análise de pagamentos de tributos e salários, bem como no montante de caixa a disposição.
Na função econômica, a contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício, o qual é realizado através de demonstração específica denominada DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO.
FONTE: Prof. Gilson Nogueira.
Gabarito letra D
A função administrativa (controlar o patrimônio) e a função econômica (apurar o resultado).
a) função administrativa: como função administrativa, a contabilidade ajuda no controle do patrimônio. A saber, por exemplo, quanto temos de mercadoria em estoque, quanto temos de pagar de tributos, qual o valor que temos a pagar de salários, qual o montante que temo em caixa, no banco.
b) função econômica: a função econômica da contabilidade está atrelada à apuração do lucro ou prejuízo do exercício. Tal apuração é feita em uma demonstração específica, chamada demonstração do resultado do exercício, por meio do cotejo entre as receitas e despesas. Quando as receitas suplantam as despesas, temos lucro. Caso contrário, prejuízo.
O campo de atuação da Contabilidade é a entidade econômico-administrativa, cuja classificação, quanto aos fins a que se destinam, faz-se, corretamente, dividindo-as em:
. Aziendas
Azienda é um termo de origem italiana que não encontratradução exata em português. Podemos defini-lo como um patrimônio sob a açãoa dministrativa do homem, que age sobre ele praticando atos de natureza econômica. Portanto, podemos dizer que o campo de atuação da Contabilidade é o das aziendas.
Alguns autores traduzem aziendas pelo termo empresas. No entanto, empresa é apenas um dos tipos de azienda, ou seja, a que tem finalidades lucrativas. Outros tentam traduzi-lo como fazenda, mas este termo é mais usado para indicar o conjunto dos bens do Estado ou então as finanças públicas. Portanto, o conceito mais correto de azienda é o que a define como um patrimônio em movimento, sob ação administrativa de uma pessoa física ou jurídica.
Classificação das aziendas
Quanto aos fins, as aziendas classificam-se em:
Comentários:
A contabilidade se aplica às aziendas. Por azienda devemos entender o
patrimônio de uma pessoa que é gerido de maneira organizada. A contabilidade
se aplica a entidades, que tenham fins lucrativos (empresários), quer não
(União, Estados, associações, por exemplo).
A doutrina costuma classificar a azienda, quanto ao fim a que se destina, em
três tipos, a saber:
1) AZIENDA ECONÔMICA: Como, por exemplo, as empresas. Objetivo de
lucro.
2) AZIENDAS ECONÔMICO-SOCIAIS: São exemplo as associações, cuja
sobra líquida é destinado a outros fins que não a remuneração do capital
empregado. Por exemplo, a associação de moradores da Barra da Tijuca reverte
o dinheiro que obteve ao término do exercício com a limpeza e o cultivo de
árvores na região.
3) AZIENDAS SOCIAIS: Não possui escopo lucrativo, tal como a União,
Estados, Municípios.
Gabarito E.
FONTE: ESTRATÉGIA C.
Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser assim classificadas:
a) entidades com fins econômicos — denominadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimônio líquido. Exemplo: empresas comerciais, industriais, agrícolas, prestadoras de serviços etc.;
b) entidades com fins socioeconômicos — intituladas instituições, visam ao superavit que reverterá em benefício de seus integrantes. Exemplo: associações de classe, clubes sociais etc.;
c) entidades com fins sociais — também chamadas instituições, têm por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplo: a União, os Estados e os municípios
as entidades (Aziendas) classificam-se, quanto aos fins que se destinam, em: ✓ Econômicas; ✓ Econômico-sociais; ✓ Sociais;
Gabarito E.
Minha contribuição.
Quanto aos fins a que se destinam as aziendas classificam-se em:
Aziendas sociais: não visam lucros.
Exemplo: associações beneficentes, culturais, esportivas, recreativas, entre outras.
Aziendas econômico-sociais: além das finalidades sociais, visam também ao lucro, com o objetivo de prestar serviços, pecúlios e benefícios às pessoas que contribuíram para sua constituição.
Exemplo: institutos de pensão, pecúlio, aposentadoria e previdência.
Aziendas econômicas: finalidade é a geração de lucros.
Exemplo: sociedades comerciais, agrícolas, industriais, de serviços, entre outras.
Quanto aos seus proprietários as aziendas classificam-se em:
Aziendas públicas: pertencem à sociedade, porém podem estar sob a administração do poder público ou privado.
Exemplo: sindicatos, fundações e o próprio Estado; e
Aziendas particulares: propriedades particulares pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, como as sociedades civis ou comerciais ou o próprio patrimônio de uma família.
Portanto, quanto aos fins a que se destinam, as entidades são: sociais, econômicas e econômico-sociais.
Gabarito: E
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
GAB: E
O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, também chamadas de “Aziendas”,
Dadas as das afirmações seguintes as quais se aplicam à Contabilidade,
I. A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o estudo, a interpretação e o controle permanente do patrimônio.
II. O objeto da Contabilidade compreende os bens, direitos e obrigações.
III. Os usuários da informação contábil são os investidores, gerentes e administradores interessados em conhecer a situação da empresa.
IV. A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisão.
quais são verdadeiras?
I. A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o estudo, a interpretação e o controle permanente do patrimônio. CORRETA
II. O objeto da Contabilidade compreende os bens, direitos e obrigações (= o patrimônio). CORRETO
III. Os usuários da informação contábil são os investidores, gerentes e administradores interessados em conhecer a situação da empresa. ERRADA
Temos dois tipos de usuários:
INTERNO – Utilizam a contabilidade gerencial. São os administradores, gestores, e os acionistas ou sócios controladores e outros funcionários dos mais variados setores que utilizam dados gerados pelas demonstrações contábeis
EXTERNO – Utilizam a contabilidade financeira. São os acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo e demais interessados em conhecer a situação da empresa.
IV. A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisão. CORRETA
Fonte: Comentário da Ellen Cristina, na questão Q788692 e outras fontes na internet.
RESPOSTA C
I. A Contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o estudo, a interpretação e o controle permanente do patrimônio.
>>Assinale a alternativa correta. A) A contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas.
II. O objeto da Contabilidade compreende os bens, direitos e obrigações.
>>O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade e representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica. A respeito de bens, direitos e obrigações, assinale a alternativa [...] ENUNCIADO***
III. Os usuários da informação contábil são os investidores, gerentes e administradores interessados em conhecer a situação da empresa.
>>Usuários da contabilidade são pessoas que utilizam a Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade suas respostas. NÃO corresponde a um usuário da Contabilidade: B) Comunidades.
IV. A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisão.
>>Acerca do conceito, do objetivo e da finalidade de contabilidade, é correto afirmar que B) a contabilidade provê um conjunto de informações aos seus usuários para a tomada de decisão.
#UFAL2019 #questão.respondendo.questões
Os usuários internos são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a entidade e que têm facilidade de acesso às informações contábeis. Assinale a opção que contém somente usuários internos.
acionistas?
Acabei de estudar que acionistas são usuários externos. Oremos.
Gabarito letra A.
GABARITO A
Parece que fazem parte dos dois grupos:
As pessoas que têm interesse na divulgação das informações contábeis podem ser divididas em dois grupos:
1 - público interno - os administradores, funcionários, diretores e os acionistas ou sócios controladores;
2 - público externo - os acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo, entre outros.
bons estudos
RESPOSTA A
>>Com relação aos usuários da contabilidade, analise as afirmações a seguir. 1) Usuário externo da contabilidade é toda pessoa física ou jurídica que não participa do processo de gestão da entidade e necessita de informação para a sua tomada de decisão. 4) Usuário interno é qualquer agente que participa do processo de gestão da entidade e tem acesso às informações necessárias para decidir o caminho a ser seguido pela organização ou parte dela. 5) Prover os usuários com informações de ordem operacional, econômica e financeira que afetam o patrimônio de uma entidade, auxiliando, assim o processo de tomada de decisão, constitui um objetivo da Contabilidade. Estão corretas, apenas: D) 1, 4 e 5.
#sefaz.al2019 #ufal2019 #questão.respondendo.questões
Usuários Internos: pessoas relacionadas com a empresa
gerente: para tomada de decisões
funcionários: com interesse em pleitear melhorias
diretores: para execução de planejamentos organizacionais.
Usuários Externos: pessoas ou organizações sem acesso direto as informações.
Gab: A
Indique a alternativa incorreta.
Gabarito Letra D
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade:
Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)
7) Usuários da informação:
Acionistas, sócios ou proprietários
Administradores
Credores
Órgãos do Governo
bons estudos
Os direitos fazem parte do Ativo num balanço patrimonial e referem-se àquilo que a empresa tem para receber, seja a curto prazo (dentro do exercício fiscal ou antes do fechamento do próximo balanço) ou a longo prazo (no exercício seguinte).
Diz respeito ao Contas a Receber, empréstimos concedidos, investimentos e outros.
LETRA D
Pessoal, para uma avaliação: é correto diferenciar entidade de pf ou pj? Uma entidade não é necessariamente uma pessoa jurídica não? Alguém sabe dizer o porque de o item "a" ter dito ser uma terceira coisa?
O aspecto quantitativo do patrimônio refere-se a:
Gabarito Letra A
Na contabilidade societária há a seguinte
classificação:
Aspecto quantitativo do patrimônio: refere-se aos Valores
em moeda dos componentes do patrimônio
Aspecto qualitativo do patrimônio: refere-se às contas patrimoniais componentes do patrimônio
bons estudos
As técnicas utilizadas pela Contabilidade para alcançar os seus objetivos são:
Técnicas Contábeis:
Escrituração
Análise de balanços
Demonstrações contábeis
Análise de balanço
Gabarito Letra D
Técnicas contábeis consistem em procedimentos adotados pelo contabilista na execução de serviços relacionados à Contabilidade. É por meio delas que se pode pôr em prática essa ciência e seus princípios. As técnicas são o modo como o contabilista desempenha suas funções, com o objetivo de registrar, controlar, expor, verificar a correção e interpretar o patrimônio e suas variações.
São técnicas contábeis:
1 - escrituração;
2 - demonstração;
3 - auditoria;
4 - análise das demonstrações contábeis ou financeiras.
bons estudos
GAB:D
TÉCNICAS CONTÁBEIS = 2ade
Auditória;
Análise das demontranções;
Demonstrações Contábeis;
Escrituração.
RESPOSTA LETRA D
A contabilidade, para atingir sua finalidade, se utiliza das seguintes técnicas:
• Escrituração - Consiste em registrar nos livros próprios (diário, razão, caixa, etc.), e em livros auxiliares todos os fatos administrativos que ocorrem na rotina das entidades.
• Demonstrações Contábeis – Também conhecidos como Demonstrações Financeiras, são relatórios expositivos dos fatos ocorridos num determinado período, com dados extraídos dos registros contábeis da empresa.
• Análise de Balanço - É o exame e a interpretação dos dados contidos nas demonstrações financeiras, com o fim de avaliar a situação patrimonial e financeira da empresa.
• Auditoria - Consiste na verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame detalhado dos registros contábeis, em confronto com os respectivos documentos que os originaram.
“Investimentos que as organizações possuem destinados a proteção, preservação e recuperação ambiental e que deverão ser classificados em títulos contábeis específicos.” Com base nos conceitos utilizados na Contabilidade Ambiental, a descrição anterior refere-se a :
???
Ainda estou iniciando no assunto, mas acredito que a resposta correta é a "a" em virtude do comando falar em investimento ao meio ambiente, e o investimento em si é considerado ativo.
Fui na mesma ideia que a sua Paulo.
O Ativo Ambiental é representado pelas aquisições, como estoques de insumos, peças/acessórios, quanto estes são utilizados para eliminar ou reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Temos os investimentos em máquinas e equipamentos, instalações, gastos com pesquisa e mão-de-obra especializada, que podem ser investimentos a curto ou longo prazo, com a intenção de minimizar ou eliminar os impactos causados ao meio ambiente.
A alternativa correta é "A".
Gabarito: A
A classificação de investimentos é em Ativo Não Circulante. Se é do grupo do ativo, logo não pode ser uma gastos e nem passivo, já elimina a letra B e C. E se é ativo não é uma conta de resultado, então elimina a letra E.
“A contabilidade ambiental é a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, processando a geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões.”
Constituem-se em razões para a empresa adotar uma Contabilidade Ambiental, EXCETO:
Gab: D
A empresa não vai adotar a contabilidade ambiental pensando na possibilidade de aumentar a poluição, mas sim na possibilidade de reduzir a poluição.
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1
1. Conta
2. Azienda.
3. Ciclo operacional
4. Método das Partidas Dobradas.
Coluna 2
( ) Sinônimo de fazenda.
( ) Representa grafcamente o Patrimônio e suas variações.
( ) Aplicação de recursos na atividade da entidade até a formação dos estoques.
( ) Não há débito sem crédito correspondente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Sinônimo de fazenda. 2. Azienda.
( ) Representa grafcamente o Patrimônio e suas variações. 1. Conta
( ) Aplicação de recursos na atividade da entidade até a formação dos estoques. 3. Ciclo operacional
( ) Não há débito sem crédito correspondente. 4. Método das Partidas Dobradas.
Azienda é uma palavra de origem italiana que significa empresa.
O termo é utilizado quando se estuda a história da Contabilidade e na
definição do principal objeto desta que é o patrimônio da empresa.
É comumente usada em Contabilidade como sinônimo de fazenda.
Azienda, em contabilidade, é o patrimônio sofrendo constantes ações, de natureza econômica, do elemento humano.
Gab: B
(2. Azienda) Sinônimo de fazenda.
(1. Conta) Representa graficamente o Patrimônio e suas variações.
(3. Ciclo operacional) Aplicação de recursos na atividade da entidade até a formação dos estoques.
(4. Método das Partidas Dobradas.) Não há débito sem crédito correspondente.
COLUNA 1:
1. Conta
2. Azienda.
3. Ciclo operacional
4. Método das Partidas Dobradas.
Coluna 2
( 2 ) Sinônimo de fazenda.
( 1 ) Representa graficamente o Patrimônio e suas variações.
( 3 ) Aplicação de recursos na atividade da entidade até a formação dos estoques.
( 4 ) Não há débito sem crédito correspondente.
LETRA B
Conceito de AZIENDA:
Pode-se dizer ainda que azienda é a empresa no seu todo, englobando o patrimônio e um responsável por administrar esse patrimônio.
---------------------------------------------------------------------------------
Sinônimo de fazenda:
Propriedade:
1 chácara, propriedade, granja, herdade, quinta, rancho, sítio.
Patrimônio:
2 bens, haveres, patrimônio, fortuna, produto.
Tesouro:
3 finanças, tesouro, erário, recurso.
Acerca do conceito, do objeto e da finalidade da contabilidade, assinale a alternativa correta.
Resposta: Letra E
CONTABILIDADE é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.
Definine-se como OBJETO da Contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, o PATRIMÔNIO das entidades econômicas, administrativas; ou aziendas. Como Patrimônio, entende-se o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações da entidades.
Como consequência da definição de Contabilidade, observamos claramente que seu OBJETIVO é permitir o controle e o estudo do patrimônio das entidades econômicas administrativas.
Cabe ainda definir a FINALIDADE da Contabilidade como sendo fornecer informações econômicas e financeiras acerca da entidade.
Acho que este gabarito não está correto pois não se escritura atos. Dentre as alternativas a que melhor se adequa seria a letra A.
Na contabilidade pública os Atos são registrados e na contabilidade geral quando relevantes são registrados em notas explicativas. Mesmo assim, concordo que a alternativa A parece mais correta.
Concordo que a letra E foi mal formulada que para mim sistema de informação é um software na minha opinião seria correto se tivesse formulada da seguinte maneira: A contabilidade é uma ciência que evidência as informações permitindo o controle e o registro de atos e fatos que alteram um patrimônio.
GAB LETRA E
e) A contabilidade é um sistema de informação que permite o controle e o registro de atos e fatos que alteram um patrimônio.
A principal finalidade (objetivo) da contabilidade é fornecer informações
ASSIM COMO ALGUNS COLEGAS, NÃO CONCORDO COM A RESPOSTA. POR ENTENDER QUE A CONTABILIDADE É UMA CIÊNCIA. MARQUEI A LETRA "A".
Gab: E
A alterativa A está errada porque o objeto da contabilidade é o Patrimônio.
"um sistema de informação que permite o controle e o registro de atos e fatos", ora, isso é um ERP contábil e não a Contabilidade. Contabilidade é uma Ciência...
Além do mais, a letra E (gabarito) também falou de "um patrimônio" e não "o patrimônio".
Questão passivel de anulação.
também marquei a letra A.
a) O objeto da contabilidade são as informações sobre um patrimônio, que servem de base para a tomada de decisões.
Obeto é o patrimonio
b) As informações contábeis referentes a um patrimônio interessam apenas aos titulares desse patrimônio.
Interesse de todos os envolvidos;
c) O patrimônio de uma entidade contábil refere-se ao conjunto de bens e direitos que essa entidade possui.
bens, direitos e obrigações
d) A finalidade da contabilidade resume-se em apurar se uma entidade contábil auferiu lucro ou incorreu em prejuízo no período.
finalidade: fornecer informações uteis aos usuarios
e) A contabilidade é um sistema de informação que permite o controle e o registro de atos e fatos que alteram um patrimônio.
Que banca horrível!
A contabilidade é uma ciêêência!
Pra mim, letra A!
É uma ciência, não um sistema.
Letra e. A contabilidade é uma ciência social que tem por como objeto de estudo o patrimônio, que representa o conjunto dos bens, direitos e obrigações de uma entidade.
O objetivo da contabilidade é o de fornecer informações aos usuários internos e externos. Para atender seu objetivo a contabilidade se utiliza de um sistema de informações interno que permite capturar, registrar e controlar os atos e fatos que afetam a situação patrimonial da empresa
Fonte: Prof. Claudio Zorzo
A e E não estão corretamente corretas, falta corrigir
(CESPE/FUB/2014). A contabilidade consiste em um sistema de informações financeiras destinado a identificar, registrar e comunicar os eventos econômicos de uma organização.
Ao meu ver o Objeto da contabilidade é o patrimônio e não as informações presentes.
Vamos analisar as alternativas apresentadas.
a) Incorreta. O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades.
b) Incorreta. As informações contábeis referentes a um patrimônio interessam tanto aos titulares desse patrimônio (sócios) quanto a credores, existentes e em potencial, assim como aos usuários internos, como administradores.
c) Incorreta. O patrimônio de uma entidade contábil refere-se ao conjunto de bens, direitos e obrigações que essa entidade possui.
d) Incorreta. A finalidade da contabilidade é fornecer informações aos usuários.
e) Correta. A contabilidade é um sistema de informação que permite o controle e o registro de atos e fatos que alteram um patrimônio.
Contabilidade é uma ciência!!! c*r*lhes.
A Contabilidade tem como objetivo fundamental fornecer informações estruturadas aos seus diversos usuários, quer sejam internos, quer sejam externos.
Nesse enfoque, os usuários da informação contábil, mais preocupados com o risco inerente e as taxas de retorno, integram o grupo do(s)
Quem investe está preocupado com o retorno do investimento e o risco do negócio. Portanto, os usuários da informação contábil, mais preocupados com o risco inerente e as taxas de retorno, integram o grupo dos Investidores.
GABARITO B
Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem:
(a) Investidores. Os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informações para ajuda-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.
[...]
bons estudos
Considerando as diversas definições de Contabilidade apresentadas pelos autores da matéria contábil, notadamente a definição contida no pronunciamento do Ibracon, aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários, a principal finalidade (objetivo) da contabilidade é
A contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle destes patrimônios.
Sua finalidade é fornecer informações aos seus usuários. E tem como funções básicas: a administrativa (onde ela funciona como auxiliadora para os tomadores de decisões) e a econômica (onde ela fará a apuração do resultado).
A banca tentou confundir misturando objetivo e finalidade, alguns autores faz distinção!
O objetivo da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. A principal finalidade da contabilidade é prover informações (fornecer informações sobre o patrimônio da entidade) para auxiliar a tomada de decisões.
FONTE: ponto dos concursos
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Conceitua-se como usuário toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
DELIBERAÇÃO CVM Nº 29, DE 05 DE FEVEREIRO DE 1986.
Letra D
O objetivo da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Finalidade da contabilidade= é fornecer informações úteis aos seus usúarios,
usúarios classificado como interno e externo.
Fonte: Estratégia Concursos.
GABARITO D
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade:
Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)
7) Usuários da informação:
Acionistas, sócios ou proprietários
Administradores
Credores
Órgãos do Governo
8) Técnicas contábeis:
Escrituração
Demonstrações contábeis
Auditoria
Análise de balanço
8) Técnicas contábeis (orientação controle e registro).
1) Escrituração: registro de todos os fatos que alteram o patrimônio.
2) Demonstrações contábeis: relatórios que permitem a comunicação da contabilidade com os usuários.
2.1) Balanço Patrimonial: demonstrativo estático patrimonial e financeira da empresa.
2.2) Demonstração do resultado de exercício (DRE): confronta receita com despesas (Dinâmico), confronta Receita com Despesa.
2.3) DLPA: demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.
2.4) DFC demonstração de fluxo de caixa.
2.5) DVA demonstração de valor adicionado: obrigatório somente para empresas de capital aberto.
3) Auditoria: técnica contábil para verificar a integridade dos registros contábeis.
4) Análise de balanço: decomposição, comparação e intepretação dos itens do patrimônio
bons estudos
O Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova Entidade, mas em uma:
Questão literal. Segundo o Parágrafo único do art. 4º da Resolução CFC nº 750/93 atualizada pela Resolução nº 1282/10: "O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíprocanão é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil." Portanto Letra B
Percebemos isso no processo de consolidação. Imagine o patrimônio da Petrobras e do BR Distribuidora. No processo de consolidação é necessário apresentar os dois balanços (patrimônios) somados, a união desses dois balanços (patrimônios) representa uma única unidade contábil, mas não representa uma nova entidade jurídica ali criada.
Porque essa questão está desatualizada?
Como ramo do conhecimento, a Contabilidade deve ser classificada dentre:
Letra D
De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social da mesma forma que a economia e a administração.
De acordo com o professor Gustavo Muzy, "a contabilidade pode ser definida como um ramo das Ciências Sociais que tem por objetivo estudar as variações quantitativas e qualitativas que acontecem no patrimônio de uma entidade".
Acerca dos conceitos contábeis, assinale a alternativa correta.
Gabarito A
d) o Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira que evidencia resumidamente a situação patrimonial e financeira da entidade, quantitativamente e qualitativamente em um dado momento. (normalmente em 31 dez de cada ano).
É a situação estática do patrimônio.
PL = ATIVO - PASSIVO EXEMPLO; ATIVO R$ 100 PASSIVO R$ 50 PL = R$ 50 TOTAL DO ATIVO = 100 TOTAL DO PASSIVO = 100
Eu achei estranho na letra A, o "PERTENCENTES A ELA", o patrimônio não necessita de posse para ser representado no balanço, mas também do controle independente da propriedade... Pra mim nenhuma resposta está certa. O que vocês acham?
Guilherme você tem razão.
Não se faz necessária a posse de um bem para ele ser considerado da entidade, temos por exemplo a situação de arrendamento mercantil, onde o bem "não é" da entidade que o utiliza. Ela porem exerce o controle do referido bem. Logicamente integrado ao patrimônio da entidade.
Poderia ser facilmente anulada essa questão.
Só que a alternativa A seria a "menos errada" dentre as outras. kkkkkkk
Temos que estar preparados para esse tipo de situação.
- Situação Estática (em repouso): É representada através do Balanço Patrimonial, que evidencia os totais dos bens, dos direitos e das obrigações, além do Patrimônio Líquidos, existentes em um determinado momento.
- Situação Dinâmica: É representada através da Demonstração do Resultado do Exercício, que evidencia as variações patrimoniais ocorridas em um determinado período, as quais interferem na Situação Líquida do Patrimônio;
Autor: Osni Moura
Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem
A contabilidade consiste em um sistema de informações financeiras destinado a identificar, registrar e comunicar os eventos econômicos de uma organização
Certo
Questão autoexplicativa.
Se o sentido fosse de exclusividade, estaria errada: não é somente eventos econômicos, mas financeiros, patrimoniais e outros.
CERTO
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis para tomada de decisão.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade:
Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)
7) Usuários da informação:
Acionistas, sócios ou proprietários
Administradores
Credores
Órgãos do Governo
8) Técnicas contábeis (orientação controle e registro).
1) Escrituração: registro de todos os fatos que alteram o patrimônio.
2) Demonstrações contábeis: relatórios que permitem a comunicação da contabilidade com os usuários.
2.1) Balanço Patrimonial: demonstrativo estático patrimonial e financeira da empresa.
2.2) Demonstração do resultado de exercício (DRE): confronta receita com despesas (Dinâmico), confronta Receita com Despesa.
2.3) DLPA: demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.
2.4) DFC demonstração de fluxo de caixa.
2.5) DVA demonstração de valor adicionado: obrigatório somente para empresas de capital aberto.
3) Auditoria: técnica contábil para verificar a integridade dos registros contábeis.
4) Análise de balanço: decomposição, comparação e intepretação dos itens do patrimônio
bons estudos
Correção da visão geral do john lennon:
objetivo: informação
finalidade: controle do patrimônio
Então uma pessoa física é uma organização??
Objeto: Patrimônio
Finalidade: Fornecer informações úteis para a tomada de decisões.
Campo de Aplicação: Aziendas
Funcao: Econômica ( apurar o resultado), Administrativa( controlar o patrimônio)
Segundo Stair (1998), os principais componentes de um sistema de informação baseado em computador, que estão configurados para coletar(indentificar), manipular, armazenar (registrar) e processar dados e transformá-los em informação (comunicar os eventos).
O sistema de informações financeiras subsidia com informações os administradores e gerentes financeiros da organização, enquanto que o sistema de informações contábeis (SIC) executa inúmeras atividades contábeis, fornecendo informações agregadas com os dados contábeis que são também utilizadas pela maioria dos outros sistemas funcionais de informações.
SIC interage com o meio interno e externo para capturar dados contábeis (Indentifica e registra) a serem processados e produzirem informações contábeis úteis aos usuários internos e externos (comunica os eventos). Através do SIC, as organizações passam a dispor de um conjunto de informações monetárias e não-monetárias acerca do seu patrimônio, as quais propiciam maior segurança nas decisões, reduzindo as vulnerabilidades que rondam o processo de gestão e de decisão, principalmente quando envolverem matéria econômica e financeira.
https://www.classecontabil.com.br/sistemas-de-informacoes-contabeis-uma-abordagem-sistemica/
A questão esta falando mais de sistema de informação contabil (SIC) do que necessariamente tecnicas contabeis, mais as tecnicas foram introduzinas no SIC deichando a afirmação correta.
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis para tomada de decisão.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade:
Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)
7) Usuários da informação:
Acionistas, sócios ou proprietários
Administradores
Credores
Órgãos do Governo
8) Técnicas contábeis (orientação controle e registro).
1) Escrituração: registro de todos os fatos que alteram o patrimônio.
2) Demonstrações contábeis: relatórios que permitem a comunicação da contabilidade com os usuários.
2.1) Balanço Patrimonial: demonstrativo estático patrimonial e financeira da empresa.
2.2) Demonstração do resultado de exercício (DRE): confronta receita com despesas (Dinâmico), confronta Receita com Despesa.
2.3) DLPA: demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.
2.4) DFC demonstração de fluxo de caixa.
2.5) DVA demonstração de valor adicionado: obrigatório somente para empresas de capital aberto.
3) Auditoria: técnica contábil para verificar a integridade dos registros contábeis.
4) Análise de balanço: decomposição, comparação e intepretação dos itens do patrimônio
Haja!
contabilidade é um sistema... - fonte: facebook (grupo de estudos).
(Q796102) Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: Fundação Hemocentro de Brasília - DF Prova: Técnico em Contabilidade (Adaptda)
A contabilidade é um sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade, auxiliando os respectivos usuários na tomada de decisão. (C)
Na verdade, Contabilidade é uma CIÊNCIA.
Gabarito: Certo
Cuidado, a Cespe atual Cebraspe, gosta de chamar a contabilidade de sistema e/ou instrumento.
Contabilidade consiste em um sistema de informações financeiras destinado a identificar, registrar e comunicar os eventos econômicos de uma organização.
(CONCEITO CEBRASPE)
Certo.
A contabilidade é uma ciência social que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração e a divulgação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial aos usuários.
Minha contribuição.
Contabilidade
Conceito: É a ciência social que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Objeto: Patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade).
Objetivo / Finalidade: Controlar o patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim, a contabilidade, por meio do controle do patrimônio, fornece informações úteis para a tomada de decisões.
Funções: a) Função administrativa: controle do patrimônio da entidade mediante registro dos fatos contábeis em livros apropriados. Os principais livros são o Diário e o Razão. b) Função econômica: apuração do resultado líquido (rédito), o qual pode ser positivo (lucro líquido) ou negativo (prejuízo líquido).
Técnicas Contábeis: Conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
a) Escrituração: utilizada para registro dos fatos contábeis;
b) Demonstrações Contábeis: evidenciar os fatos contábeis escriturados;
c) Análise das Demonstrações Contábeis: extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
d) Auditoria: examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Usuários da informação contábil: Internos (administradores, acionistas / sócios controladores), externos (investidores, bancos, fornecedores, governo).
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
Certa.
contabilidade é uma ciência social que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração e a divulgação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial aos usuários.
Claudio Zorzo
Quase fiz confusão quando vi "Eventos econômicos de uma organização" lembrando que o campo de aplicação são pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas). Por colocar somente organização, pensei que poderia estar errada.
Questão incompleta é questão correta.
CESPE= A Contabilidade é um sistema de informações financeiras destinadas a identificar, registrar e comunicar os eventos econômicos de uma organização.
VISÃO GERAL DA CONTABILIDADE
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade:
Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)
7) Usuários da informação:
Acionistas, sócios ou proprietários
Administradores
Credores
Órgãos do Governo
8) Técnicas contábeis:
Escrituração
Demonstrações contábeis
Auditoria
Análise de balanço
8.1) Técnicas contábeis (orientação controle e registro).
1) Escrituração: registro de todos os fatos que alteram o patrimônio.
2) Demonstrações contábeis: relatórios que permitem a comunicação da contabilidade com os usuários.
2.1) Balanço Patrimonial: demonstrativo estático patrimonial e financeira da empresa.
2.2) Demonstração do resultado de exercício (DRE): confronta receita com despesas (Dinâmico), confronta Receita com Despesa. É única para a empresa. Ela deve demonstrar o resultado de todas as suas atividades.
2.3) DLPA: demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.
2.4) DFC demonstração de fluxo de caixa.
2.5) DVA demonstração de valor adicionado: obrigatório somente para empresas de capital aberto.
3) Auditoria: técnica contábil para verificar a integridade dos registros contábeis.
4) Análise de balanço: decomposição, comparação e interpretação dos itens do patrimônio
Gabarito: Certo
A questão está perfeita!
A Contabilidade é a ciência (sistema de informação) que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
GABARITO CERTO
A contabilidade e uma ciência social que, por meio de um sistema de informações estuda controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio da entidade, mediante o registro, a demonstração e a divulgação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial aos usuários.
A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas.
GAB: CERTO
A CONTABILIDADE é uma ciência social que, por meio de um sistema de informações, estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração e a divulgação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial aos usuários.
O sistema contábil fornece informações financeiras, econômicas e patrimoniais de uma azienda.
Certo.
Certa.
contabilidade é uma ciência social que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração e a divulgação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial aos usuários.
Fonte-Claudio Zorzo
(CESPE/CGE-PE/AUDITOR/2010/ADAPTADA) A contabilidade é uma ciência exata. (errada)
Eu hein, que insegurança com essa banca, o termo consistir (resumir, equivaler) denota uma ideia restritiva, mas a banca considerou em sentido amplo, geral.
É sempre importante nunca ir rígido só com os conceitos que aprendemos em um primeiro contato com a matéria.
De praxe sabemos que a contabilidade volta-se à orientação, controle e registro de todos os fatos econômicos de uma entidade. A cespe gosta de utilizar sinônimos de vez em quando - ora acharemos os conceitos que aprendemos previamente, ora encontraremos outros léxicos que dizem a mesma coisa ou fazem parte da mesma ideia. Na questão:
"Identificar" = Primeira etapa para se fazer um CONTROLE
"Comunicar" = Traz a ideia de ORIENTAÇÃO
Interpretar não é só na língua portuguesa.
cláudio zorzo
Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem
As finalidades da contabilidade incluem auxiliar os gestores de uma organização a exercer seu papel na gestão de negócios
Gabarito CERTO
Segundo R. Ferreira (2010, p2)
1.3 Finalidade
A Contabilidade é mantida com a finalidade de fornecer às pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado.
1.4 Pessoas interessadas nas informações contábeis
As pessoas que têm interesse na divulgação das informações contábeis podem ser divididas em dois grupos:
1 - público interno - os administradores e os acionistas ou sócios controladores;
2 - público externo - os acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo, entre outros.
Os administradores necessitam das informações contábeis para melhor desempenhar as funções de gestão do patrimônio. Para eles, essas informações podem ser úteis ao planejamento, ao controle, à tomada de decisões. A Contabilidade pode informar ao administrador qua! é o produto mais rentável, quanto custa produzir um bem ou serviço, qual será o resultado provável num determinado nível de produção e venda etc.
bons estudos
Bom, tentando ser o mais simples o quanto for possível, a finalidade da contabilidade é controlar o patrimônio de uma entidade. Dentro desse bojo, tem-se os usuários internos que são os administradores de todos os níveis da entidade. Portanto, o item está correto.
Israel, não é bem assim...num primeiro momento também pensei como você, mas pesquisando sobre o assunto encontrei...:
Olha esse resumo do site: http://socontabilidade.com.br/conteudo/conceito.php
Em resumo, a Contabilidade abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando [aqui inclui os gestores de uma organização] os fatos contábeis aos donos das empresas.
Todas as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade são registradas pela Contabilidade, que resume os fatos em forma de relatórios e entrega-os aos interessados em saber como está indo a situação da empresa.
Portanto, auxiliar os gestores de uma organização está dentro desse conceito, é questão de interpretação.
Bons estudos.
Gabarito certo.
De fato, o principal objetivo da Contabilidade é fornecer informações úteis sobre o patrimônio das entidades. Cada tipo de usuário utiliza as informações de acordo com os seus objetivos. Assim, os gestores da entidade, por exemplo, utilizam-se das informações contábeis para planejar as operações, controlar o patrimônio e servir como auxílio no processo decisório de maneira geral.
Gabarito: Certo
Gilmar - Estrategia concursos
Gabarito: Certo
De fato uma das finalidades é auxiliar os sócios/gestores na tomada de decisões.
O principal objetivo da Contabilidade é fornecer informações úteis sobre o patrimônio das entidades. Cada tipo de usuário utiliza as informações de acordo com os seus objetivos.
Assim, os gestores da entidade, por exemplo, utilizam-se das informações contábeis para planejar as operações, controlar o patrimônio e servir como auxílio no processo decisório de maneira geral.
Sendo um pouco mais claro, podemos dizer que a contabilidade objetiva-se a produzir informações que vão subsidiar às Tomadas de decisões dos Gestores.
Minha contribuição.
Contabilidade
Conceito: É a ciência social que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Objeto: Patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade).
Objetivo / Finalidade: Controlar o patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim, a contabilidade, por meio do controle do patrimônio, fornece informações úteis para a tomada de decisões.
Funções: a) Função administrativa: controle do patrimônio da entidade mediante registro dos fatos contábeis em livros apropriados. Os principais livros são o Diário e o Razão. b) Função econômica: apuração do resultado líquido (rédito), o qual pode ser positivo (lucro líquido) ou negativo (prejuízo líquido).
Técnicas Contábeis: Conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
a) Escrituração: utilizada para registro dos fatos contábeis;
b) Demonstrações Contábeis: evidenciar os fatos contábeis escriturados;
c) Análise das Demonstrações Contábeis: extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
d) Auditoria: examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Usuários da informação contábil: Internos (administradores, acionistas / sócios controladores), externos (investidores, bancos, fornecedores, governo).
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
De fato, o principal objetivo da Contabilidade é fornecer informações úteis sobre o patrimônio das entidades. Cada tipo de usuário utiliza as informações de acordo com os seus objetivos. Assim, os gestores da entidade, por exemplo, utilizam-se das informações contábeis para planejar as operações, controlar o patrimônio e servir como auxílio no processo decisório de maneira geral.
Gabarito: Certo
Certo.
A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões que envolvam o patrimônio da empresa e seu desempenho econômico. Os usuários externos utilizam as informações para avaliar a melhor decisão a ser tomada em relação à empresa.
Fonte: Prof. Claudio Zorzo
Gabarito: Certo
Finalidade --- Fornecer informações (auxiliando os gestores a exercer o seu trabalho)
Objetivo --- Controlar o Patrimônio.
Patrimônio --- Conjunto de bens, direitos e obrigações.
Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis para tomada de decisão.
Gestores tomam decisões.
Finalidade/Objetivo da contabilidade -> controlar o patrimônio e fornecer informações úteis de suas alterações para a tomada de decisão.
OBS>
Função Administrativa da contabilidade -> controlar o patrimônio.
Função Econômica -> Apuração do Rédito.
Rédito = resultado líquido.
Qual a diferença desta questão, para a Q403439?
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2014 - FUB - Técnico em Contabilidade
Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem
Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades da contabilidade.
Resposta: errado.
Qual a diferença desta questão, para a Q403439?
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2014 - FUB - Técnico em Contabilidade
Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem
Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades da contabilidade.
Resposta: errado.
Na contabilidade a finalidade é diferente do objetivo.
Se dá por meio de processo contábil, ou seja, envolve a captura da informação, análise, mensuração, registro e elaboração dos relatórios. São os dados necessários para compor a informação.
Na minha humilde opinião, essa questão induz o concurseiro ao erro, atitude típica da CESPE.
Apesar de acreditar que o enunciado da questão se enquadra melhor no OBJETIVO da contabilidade, acredito que a melhor explicação para a resposta da questão seja:
Questão Correta. A finalidade da contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrativo, devendo o administrador apoiar-se nos dados por meio dela obtidos para tomar decisões que envolvam o patrimônio da empresa e seu desempenho econômico. Os usuários externos utilizam as informações para avaliar a melhor decisão a ser tomada em relação à empresa.
Fonte: Prof. Claudio Zorzo
Resumindo: Tanto a Finalidade quanto o Objetivo da contabilidade auxiliam os gestores de uma organização a exercer seu papel na gestão de negócios.
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
FUB / 2014 / CESPE
Contabilidade / 1 Contabilidade geral / 1.1 Conceito e Objetivos
Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades da contabilidade.
Gabarito : Errado
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
FUB / 2014 / CESPE
Contabilidade / 1 Contabilidade geral / 1.1 Conceito e Objetivos
As finalidades da contabilidade incluem auxiliar os gestores de uma organização a exercer seu papel na gestão de negócios.
Gabarito : Certo
Questões extremamente semelhantes...! Alguem consegue justificar o gabarito de cada uma??
Objetivo: Permitir o planejamento, o controle e a análise patrimonial. Incluí também, Apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade.
Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis para tomada de decisão. As finalidades da contabilidade incluem auxiliar os gestores de uma organização a exercer seu papel na gestão de negócios.
Auxiliar os gestores de que modo? Fornecendo informações a eles, a fim de que possam tomar decisões racionais.
NÃO cometam esse erro, confundi AUXILIAR com FISCALIZAR, são coisas totalmente distintas, a fiscalização é competência exclusiva do gestor.
GAB: CERTO
Conceitos Iniciais
FINALIDADE
A contabilidade é mantida com a finalidade de fornecer às pessoas interessadas (usuários) informações sobre um patrimônio.
Julgue os itens a seguir, acerca de patrimônio e conceitos correlatos.
O patrimônio de um grupo econômico é a soma dos patrimônios de todas as organizações que o integram, ajustados de acordo com a legislação vigente
Errado.
Um grupo econômico tem seu próprio patrimônio, que não é a soma dos patrimônios das organizações que o integram.
Ex: As empresas A, B e C pertence ao GRUPO X
O Grupo X tem seu próprio patrimônio, assim como A, B e C.
Princípios
I - Princípio da Entidade:
"Art. 4° - O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza elo ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso da sociedade ou instituição. Parágrafo único - O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil".
E.
Cada um tem o seu patrimônio, isto é, são autônomos.
Ado, Ado, cada um no seu quadrado. Lembrem dessa música caso caia essa questão novamente.
Cada empresa, mesmo que pertencente a um grupo, possuí sua contabilidade individual. E também não compartilham dos mesmos recursos
RESOLUÇÃO CFC Nº 774 de 16 de dezembro de 1994
2.1.2 - Da soma ou da agregação de patrimônios
O Princípio da Entidade apresenta corolário de notável importância, notadamente pelas suas repercussões de natureza prática: as somas e agregações de patrimônios de diferentes Entidades não resultam em nova Entidade. Tal fato assume especial relevo por abranger as demonstrações contábeis consolidadas de Entidades pertencentes a um mesmo grupo econômico, isto é, de um conjunto de Entidades sob controle único.
http://www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/resolucaocfc774.htm
GRUPO ECONÔMICO DE FATO. CARACTERIZAÇÃO. Caracteriza-se grupo econômico quando duas ou mais empresas estão sob a direção, o controle ou a administração de outra, compondo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, ainda que cada uma delas tenha personalidade jurídica própria. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA. As empresas que integram grupo econômico de qualquer natureza respondem entre si, solidariamente, pelas obrigações decorrentes da legislação previdenciária, nos termos do inciso IX do Artigo 30 da Lei nº 8.212/91.
http://decisoes.fazenda.gov.br/netacgi/nph-brs?d=DECW&f=G&l=20&n=-DTPE&p=7&r=134&s1=DRJ/RJOII&s2=6&s4=&u=/netahtml/decisoes/decw/pesquisaDRJ.htm
Nao é a soma. Não é a soma.
O Cespe já considerou que um conglomerado econômico-financeiro é constituído pela soma dos patrimônios dos entes que o compõem. Vejam a questão abaixo:
CESPE/MPU/2010
Um conglomerado econômico-financeiro, constituído pela soma dos patrimônios dos entes que o compõem, não constitui entidade contábil.
Gabarito: certo
Conglomerado e grupo econômico são coisas diferentes?
Coloquem na cabeça que patrimônio é o conjunto indivisível de BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
Errado.
Um grupo econômico tem seu próprio patrimônio, que não é a soma dos patrimônios das organizações que o integram.
Ex: As empresas A, B e C pertence ao GRUPO X
O Grupo X tem seu próprio patrimônio, assim como A, B e C.
Por mais que uma empresa seja dona da outra, na contabilidade para fins de registro e de contabilização, cada uma terá seu próprio patrimônio. Tudo isso respeita ao princípio da Entidade que é justamente definir limites entre os patrimônios de cada um, o vulgo cada um n seu quadrado. k
Patrimônio de um grupo econômico NÃO É a soma das entidades que pertencem a esse grupo. Cada um te sua própria contabilidade, e não se confundem.
20/11/2020 Marquei C - Errei
Independente de ter duas ou mais filiais, cada uma tem a contabilidade destinada a seu patrimônio de forma individual sem soma ao total.
O princípio da entidade reconhece que o patrimônio é objeto da contabilidade e que o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários.
16/01/2021 Marquei E - ACERTEI FDP
20/11/2020 Marquei C - Errei
Sem muita enrolação:
Patrimônio é o conjunto INDIVISÍVEL de BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
Cada um tem o seu patrimônio, ou seja, cada um possui sua contabilidade própria! è não podem compartilhar dos mesmos recursos.
Princípio da Entidade
GAB: E
Tradução
Patrimônio são os bens, direitos e obrigações de valor econômico e pertencentes a uma pessoa ou empresa.
Que possa ser avaliados economicamente.
Patrimônio do Grupo Econômico não se confunde com o patrimônio das empresas que o integram.
PAP= PATRIMÔNIO = ATIVO+ PASSIVO
Patrimônio e o conjunto de bens direitos e obrigações de uma azienda. A questão faz referência apenas aos bens e direitos, faltando apenas as obrigações.
Aconteça o que acontecer !!!
PATRIMÔNIO - CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES....
Gab. E.
Primeiro, o conceito de patrimônio nos mostra que ele é formado pela união indissolúvel de Bens, Direitos e Obrigações. Além disso, em razão do Pcp da Entidade, a junção de patrimônios NÃO FAZ SURGIR uma nova entidade, mas, tão somente, torna-a um aglomerado de patrimônios independentes.
Gab.: Errado.
Principio da Entidade.
Existe autonomia entre as partes, cada um tem o seu próprio patrimônio.
Com relação a finanças, julgue os itens subsequentes.
O planejamento e a análise financeira têm como finalidade programar e acompanhar a situação financeira da empresa, avaliar a necessidade de capital e determinar o financiamento exigido. Essas atividades são realizadas com base nas demonstrações contábeis, em especial na demonstração do resultado abrangente, bem como são elaboradas com base nos fluxos de caixa.
Questão E
Resolução n1.185/09 e CPC 26
Demonstração do resultado e demonstração do resultado abrangente
81. A entidade deve apresentar todos os itens de receita e despesa reconhecidos no período em duas demonstrações: demonstração do resultado do período e demonstração do resultado abrangente do período; esta última começa com o resultado líquido e inclui os outros resultados abrangentes.
Ou seja, a DRA e elaborada a partir da DRE e não da DFC.
82A. A demonstração do resultado abrangente deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas:
(a) resultado líquido do período;
(b) cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza (exceto montantes relativos ao item (c);
(c) parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial; e
(d) resultado abrangente do período.
83. Os itens que se seguem devem ser divulgados nas respectivas demonstrações do resultado e do resultado abrangente como alocações do resultado do período:
(a) resultados líquidos atribuíveis:
(i) à participação de sócios não controladores; e
(ii) aos detentores do capital próprio da empresa controladora;
(b) resultados abrangentes totais do período atribuíveis:
(i) à participação de sócios não controladores; e
(ii) aos detentores do capital próprio da empresa controladora.
Regime de competência, visto que visa acompanhar a situação financeira da empresa.
ERRADO
Demais demostrações --> regime de competência.
A única das demostrações contábeis que se utiliza o regime de caixa e a DFC( demonstração dos fluxos de caixa).
O planejamento e a análise financeira têm como finalidade programar e acompanhar a situação financeira da empresa, avaliar a necessidade de capital e determinar o financiamento exigido. Essas atividades são realizadas com base nas demonstrações contábeis, em especial na demonstração do resultado abrangente, bem como são elaboradas com base nos fluxos de caixa.
ERRADO
Em geral, segue-se o regime de competência e não o regime de caixa. Para as demonstrações apresentadas COMPETÊNCIA.
"A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade"
Dizer que as demonstrações são baseadas no fluxo de caixa é o mesmo que dizer que seguem o regime de caixa. A única demonstração que se baseia no regime de caixa é a DFC. Envolver outras demonstrações é o erro da questão.
competência = ajuda a avaliar a performance da empresa
fluxo de caixa= ajuda a avaliar a capacidade de geração de caixa
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC): traz as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa (disponibilidades). A DFC somente é obrigatória para empresas com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC): demonstra as entradas e saídas de disponibilidades (dinheiro e equivalentes) ocorridas no patrimônio da entidade no período.
FONTE: ALFACON
GAB: ERRÔNEO
E o comentário do professor nada, né?
Todas as demonstrações contábeis, exceto demonstração de fluxo de caixa, regem-se pelo regime de competência !!!
Cadê o comentário do professor?
BP (posição financeira e contábil = Bens+ direitos (-) Obrigações)
Bons estudos.
Ohh céus.. questão fácil fácil, mas a leitura torna complicada.. inclusive errei por ler rapidamente
Traduzindo a questão:
O planejamento e a análise financeira têm como finalidade programar e acompanhar a situação financeira da empresa, avaliar a necessidade de capital e determinar o financiamento exigido. Essas atividades são realizadas com base nas demonstrações contábeis (Como por exemplo a demonstração do resultado abrangente, DRE, DFC, entre outras) e são elaboradas com base nos fluxos de caixas.
Ficou fácil né? Bah.. As demonstrações são elaboradas pelo regime de competência.. Somente a DFC é com base em fluxo de caixa (Conceito básico)
Não faço ideia do que está falando... elaboradas com base nos fluxos de caixa, opa isso não
~>A demonstração de resultados abrangentes é uma importante ferramenta de análise gerencial, pois, respeitando o princípio de competência de exercícios, atualiza o capital próprio dos sócios, através do registro no patrimônio líquido (e não no resultado) das receitas e despesas incorridas, porém de realização financeira “incerta”, uma vez que decorrem de investimentos de longo prazo, sem data prevista de resgate ou outra forma de alienação.
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/demonstracaoresultadoabrangente.htm
O regime de escrituração é o modo pelo qual se reconhece o desempenho (resultado) apurado por uma entidade em determinado período contábil. Este resultado pode ser econômico, quando for o regime de competência. Ou financeiro, quando foi o regime de caixa.
Regime de Caixa → entrada/saída de dinheiro (facultativo)
Regime de Competência → fato gerador da receita ou da despesa (obrigatório)
O regime de caixa registra as receitas e despesas pelo aspecto FINANCEIRO (dinheiro) e tem suas movimentações apresentadas na DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa por atividades, que são: operacional, de investimento e de financiamento.
O regime de competência registra as receitas e as despesas pelo aspecto ECONÔMICO, buscando apresentar na DRE – Demonstração do Resultado do Exercício - o desempenho econômico, independentemente do resultado financeiro.
GAB. ERRADO
REGIME DE COMPETÊNCIA = É LEGAL, É O REGIME QUE DEVEMOS RECONHECER AS RECEITAS E DESPESAS INDEPENDENTE DO SEU RECEBIMENTO OU DE SEU PGTO.
REGIME DE CAIXA = NÃO É LEGAL, É D.F.C = DEMONSTRATIVO FLUXO DE CAIXA.
A contabilidade está ligada à administração, ao direito e à economia, desempenhando função administrativa e econômica ao manter controle sobre o patrimônio da organização e apurando os respectivos resultados econômicos. Considerando essa informação, é correto afirmar que a contabilidade
a - A Contabilidade é, objetivamente, é um sistema de informação e avaliação que fornece demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. (Ibracon)
b - “A Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio à disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações, para enunciar, por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a distribuição dos créditos” (Prof F.Hermann Jr.);
c - “A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa” (Osni Moura);
d - Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte. http://www.fea.usp.br/contabilidade-e-atuaria/graduacao/o-que-e-contabilidade
e - “É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco).
Gabarito alternativa A
é um sistema de informação e avaliação que fornece demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Assinale a alternativa correta sobre as características da informação a ser fornecida pela contabilidade.
caracteristica das informações contabeis: informações para tomada de decisões.
Fonte de tomada de decisão: nenhuma decisão que envolva negócios é tomada a esmo, pois está em jogo o patrimônio que não se constitui de maneira tranquila. Quem controla o Patrimônio tem obrigação de gerar o alicerce para a decisão.
D)
O patrimônio de uma empresa é formado por bens, direitos e obrigações. Em relação ao tema patrimônio, assinale a alternativa correta.
Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo (Patrimônio Bruto);
As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo.
Fonte: http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/patrimonio.php
– Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
– Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
– Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo:
( ) O patrimônio é o objetivo da contabilidade.
( ) Direitos são os valores que a empresa tem que pagar para terceiros.
( ) Obrigações são os valores que a empresa tem a receber de terceiros.
( )A representação gráfica do patrimônio se dá em forma deT.
( )Os elementos patrimoniais devidamente equacionados poderão apresentar três situações líquidas patrimoniais diferentes: ativo maior que o passivo; ativo menor que o passivo e; ativo igual ao passivo.
( ) Patrimônio líquido é o mesmo que situação líquida. Embora sejam duas expressões utilizadas como sinônimos, nos meios contábeis há momento em que o uso de uma é mais adequado que o uso da outra.
Aponte a alternativa correta:
O patrimônio é o "objetivo" da contabilidade "F" X V = O patrimônio é o OBJETO da contabilidade
(f) O patrimônio é o objeto da contabilidade
(f) Obrigações são os valores que a empresa tem que pagar para terceiros
(f) Direitos são os valores que a empresa tem a receber de terceiros.
(v)
(v)
(v)
F, F, F, V, V, V.
( F ) O patrimônio é o objetivo da contabilidade.
( F ) Direitos são os valores que a empresa tem que pagar para terceiros.
( F ) Obrigações são os valores que a empresa tem a receber de terceiros.
( V )A representação gráfica do patrimônio se dá em forma deT.
( V )Os elementos patrimoniais devidamente equacionados poderão apresentar três situações líquidas patrimoniais diferentes: ativo maior que o passivo; ativo menor que o passivo e; ativo igual ao passivo.
( V) Patrimônio líquido é o mesmo que situação líquida. Embora sejam duas expressões utilizadas como sinônimos, nos meios contábeis há momento em que o uso de uma é mais adequado que o uso da outra.
GABARITO A
A forma mais comum para se representar o patrimônio é em forma de “T”. No qual, do lado esquerdo (lado do Ativo), aparecem os elementos positivos (bens e direitos) e, do lado direito (lado do Passivo), aparecem os elementos negativos (as obrigações), e o patrimônio líquido (PL) da empresa.
bons estudos
(F) O patrimônio é o objetivo da contabilidade.
O objetivo da contabilidade é controlar e fornecer informações. O patrimônio é o objeto da contabilidade.
(F) Direitos são os valores que a empresa tem que pagar para terceiros.
Se é um direito, ela tem que receber.
(F) Obrigações são os valores que a empresa tem a receber de terceiros.
Se é uma obrigação com terceiros, então ela tem que pagar.
(V)A representação gráfica do patrimônio se dá em forma de T.
O razonete, é no formato de T, do lado esquerdo do peito fica D de Deus (de débito), e do lado direito crédito.
(V)Os elementos patrimoniais devidamente equacionados poderão apresentar três situações líquidas patrimoniais diferentes: ativo maior que o passivo; ativo menor que o passivo e; ativo igual ao passivo.
(V) Patrimônio líquido é o mesmo que situação líquida. Embora sejam duas expressões utilizadas como sinônimos, nos meios contábeis há momento em que o uso de uma é mais adequado que o uso da outra.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação da contabilidade como sendo uma ciência
Contabilidade é considerada ciência social, pois seu objetivo é fornecer informações aos usuários, ou seja, prestar um serviço a sociedade.
A FINALIDADE da contabilidade é FORNECER INFORMAÇÕES aos seus usuários.A sua função é o controle administrativo e econômico de um patrimônio. O seu OBJETO, como já é consabido, é o patrimônio. O seu campo de aplicação é a AZIENDA. E sim, a contabilidade é uma CIÊNCIA SOCIAL.
Apesar de muitas vezes ouvirmos por aí “você é bom em contábeis, então lida bem com os números”, tal expressão contém uma idéia incorreta. A contabilidade é uma ciência social aplicada, tal como a Economia e a Administração.
Fonte: Estratégia Concursos - Professor Gabriel Rabelo.
A Contabilidade é usualmente como uma Ciência Social, embora o senso comum, geralmente, identifique-a como sendo uma Ciência Exata. Segundo MEGALE, “é classificada como Ciência Social Aplicada, subgrupo das Ciências Humanas e Sociais, estando, assim, entre as Ciências Sociais mais jovens”.
Assim, correta a alternativa A.
Gabarito: Letra A
Conceito de Contabilidade:
Definição formal de Contabilidade (1º Congresso Brasileiro de Contabilidade/1924): Contabilidade: é a ciência que estuda a pratica, as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Não está restrita as empresas, existem várias áreas de estudo da contabilidade como; contabilidade de custos, contabilidade bancaria, contabilidade pública, etc.
É uma Ciência Social, segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) a palavra contabilidade está vinculada ao fato de se usar contas nos registros contábeis e não de fazer cálculos. É uma ciência social e não uma técnica.
É uma ciência social cujo objeto é o patrimônio das entidades, e tem por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações aos seus usuários. A contabilidade está baseada em estimativas, julgamentos e modelos e não em descrições ou retratos exatos. Por isso não é considerada uma ciência exata e sim uma ciência social. (Tec Concursos, 2019)
É uma ciência que define na empresa um sistema de informações contábil que tem por objetivo subsidiar a tomada de decisões sobre entidades econômicas. São entidades econômicas pessoas físicas ou jurídicas que tomem decisões sobre recursos econômicos. (Vunesp, 2019)
É uma ciência e não uma arte ou metodologia. É a Contabilidade que irá fornecer todas as informações necessárias para que investidores, brasileiros ou estrangeiros, decidam se irão investir em uma empresa ou não. (Feliphe Araújo, 2018)
Existem diversos tipos de entidades (sociedades limitadas, sociedades anônimas, associações, fundações, órgãos públicos, etc.). Essas pessoas jurídicas realizam diversos tipos de operações: compram matéria-prima, vendem mercadorias, pagam a conta de luz, pagam funcionários, movimentam dinheiro em banco, etc. A contabilidade estuda e cuida do controle, do registro, de todos esses fatos.
A contabilidade reflete a “vida real” da empresa. Ela tenta se aproximar ao máximo daquilo que acontece no cotidiano da entidade, para que os seus usuários possam ter informações fidedignas. Depois da escrituração, nós temos de elaborar as demonstrações contábeis.
Gabarito: Letra A
Ao contrário do que muitos pensam, a Contabilidade não é uma ciência exata.
Segundo a doutrina, trata-se de uma ciência social, haja vista que tem como foco o patrimônio que envolve um conjunto de pessoas dentro da sociedade, com implicações internas e externas, pois variações nesse patrimônio afetam de alguma forma o meio ao qual está inserido.
Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS
pesar de utilizar bastante os números, a contabilidade não é uma ciência exata, como muitos pensam. Ela é uma ciência social, assim como a Administração, a Economia, o Direito e outras
Gabarito A
Minha contribuição.
Ao contrário do que muitos pensam, a Contabilidade não é uma ciência exata. Segundo a doutrina, trata-se de uma ciência social, haja vista que tem como foco o patrimônio que envolve um conjunto de pessoas dentro da sociedade, com implicações internas e externas, pois variações nesse patrimônio afetam de alguma forma o meio ao qual está inserido.
Gabarito: A
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
Minha contribuição.
Contabilidade - Aspectos Introdutórios (Resumo)
Conceito: É a ciência (social) que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Objeto: Patrimônio = Conjunto de bens, direitos e obrigações.
Campo de aplicação: Aziendas = Gestão + Patrimônio = entidades econômico-administrativas (com ou sem fins lucrativos).
Objetivo / Finalidade:
a)Controlar o patrimônio administrado;
b) Fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Funções:
a) Função Administrativa = controle do patrimônio;
b) Função Econômica = apuração do resultado líquido.
Técnicas: Conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
a) Escrituração: Técnica utilizada para registrar os fatos contábeis;
b) Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para evidenciar os fatos contábeis escriturados;
c) Análise das Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
d) Auditoria: Técnica utilizada para examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras, verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
Assinale a alternativa que apresenta as técnicas aplicadas em ciências contábeis.
São 04 as Técnicas Contábeis (ou da Contabilidade):
- Escrituração
- Demonstrações Contábeis
-Auditoria
- Análise das Demonstrações Contábeis
LETRA: E
Quatro são as técnicas contábeis existentes (que serão estudadas oportunamente): escrituração, elaboração das demonstrações contábeis, auditoria e análise de balanços.
Técnicas contábeis: "É ELA A ANA"
Escrituração
Elaboração das demonstrações
Auditoria
Análise de balanços
GABARITO E
Técnicas contábeis consistem em procedimentos adotados pelo contabilista na execução de serviços relacionados à Contabilidade. É por meio delas que se pode pôr em prática essa ciência e seus princípios. As técnicas são o modo como o contabilista desempenha suas funções, com o objetivo de registrar, controlar, expor, verificar a correção e interpretar o patrimônio e suas variações.
São técnicas contábeis:
1 - escrituração;
2 - demonstração;
3 - auditoria;
4 - análise das demonstrações contábeis ou financeiras.
bons estudos
Técnicas Contábeis
São procedimentos utilizados para registrar ou levantar os fatos contábeis.
Escrituração: utilizada para registro dos fatos contábeis;
Demonstrações Contábeis: objetivo de evidenciar os fatos contábeis escriturados;
Análise das Demonstrações Contábeis: possui o objetivo de extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões.
Auditoria: possui o objetivo de examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
As técnicas contábeis são: a escrituração, as demonstrações contábeis, a análise das demonstrações contábeis e a auditoria.
a) Receitas e despesas é resultado; ativo e passivo são contas patrimoniais.
b) Ativo + Passivo não é igual a PL.
c) Existem as contas retificadoras.
As técnicas contábeis são escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise de balanços ou análise das demonstrações contábeis. Portanto, o gabarito é a letra E.
Técnicas contábeis: E-A-A-D ->Escrituração, análise de balanços, demonstrações contábeis e auditoria.
Gabarito E
Técnicas Contábeis
Escrituração: registro dos fatos contábeis;
Demonstrações Contábeis: possui, basicamente, o objetivo de evidenciar os fatos contábeis escriturados;
Análise das Demonstrações Contábeis: possui o objetivo de extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
Auditoria: examina a escrituração e evidenciação das informações financeiras verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Minha contribuição.
Escrituração: essa técnica é utilizada para registro dos fatos contábeis;
Demonstrações Contábeis: técnica que possui, basicamente, o objetivo de evidenciar os fatos contábeis escriturados;
Análise das Demonstrações Contábeis: possui o objetivo de extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões.
Auditoria: possui o objetivo de examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Gabarito: E
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
Assinale a alternativa que apresenta o objeto das ciências contábeis.
Gabarito Letra E
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade:
Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas)
7) Usuários da informação:
Acionistas, sócios ou proprietários
Administradores
Credores
Órgãos do Governo
bons estudos
Alternativa (A).
O objeto da contabilidade é o patrimônio.
GABARITO A
Define-se como OBJETO da Contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, o PATRIMÔNIO das entidades econômicas, administrativas; ou aziendas. Como Patrimônio, entende-se o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações da entidades.
bons estudos
Contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
Assim, correta a alternativa A.
Gabarito: Letra A
Objeto da Contabilidade:
A Contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos (ativo) e obrigações (passivo) vinculados a uma entidade econômico-administrativas, com ou sem fins lucrativos, seja pessoa física ou jurídica.
O patrimônio das entidades é autônomo em relação aos demais patrimônios existentes. O patrimônio dos sócios ou proprietários não se confunde com o patrimônio da empresa ou instituição que criaram.
Contabilidade - Aspectos Introdutórios (Resumo)
Conceito: É a ciência (social) que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Objeto: Patrimônio = Conjunto de bens, direitos e obrigações.
Campo de aplicação: Aziendas = Gestão + Patrimônio = entidades econômico-administrativas (com ou sem fins lucrativos).
Objetivo / Finalidade:
a)Controlar o patrimônio administrado;
b) Fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Funções:
a) Função Administrativa = controle do patrimônio;
b) Função Econômica = apuração do resultado líquido.
Técnicas: Conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
a) Escrituração: Técnica utilizada para registrar os fatos contábeis;
b) Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para evidenciar os fatos contábeis escriturados;
c) Análise das Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
d) Auditoria: Técnica utilizada para examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras, verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Fonte: Estratégia
Objeto da Contabilidade -> Patrimônio = Conjunto de bens, direitos e Obrigações
BENS (Ex: carro, máquina)
- Item do Ativo | Podem ser avaliados monetariamente | Podem ser objeto de Direito | Divididos em Tangíveis e intangíveis
DIREITOS (Ex: Duplicatas a receber)
- Item do Ativo | Valores a Receber ou Recuperar de 3°
OBRIGAÇÕES (Ex: Contas, impostos)
- Item do Passivo | Valores Pagar/Dividas da entidade com 3°
GABARITO A
A contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro. Tem como objeto o patrimônio, pouco importa se pertencente a pessoa física ou jurídica, sua finalidade/ objetivo é fornecer informações para tomada de decisões dos usuários.
Contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
Assim, correta a alternativa A.
As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
Gabarito Letra C
CPC 00 estrutura conceitual
A) Compreensibilidade
25. Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações
contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários. Para esse fim,
presume-se que os usuários tenham um conhecimento razoável dos negócios,
atividades econômicas e contabilidade e a disposição de estudar as informações
com razoável diligência. Todavia, informações sobre assuntos complexos que devam
ser incluídas nas demonstrações contábeis por causa da sua relevância para as
necessidades de tomada de decisão pelos usuários não devem ser excluídas em
nenhuma hipótese, inclusive sob o pretexto de que seria difícil para certos
usuários as entenderem
B) Relevância
26. Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos
usuários na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem
influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto
de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas
avaliações anteriores
C) CERTO: As demonstrações contábeis preparadas com tal finalidade satisfazem as
necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles
utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas,
tais como
(d) avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros
emprestados à entidade
(f) determinar a distribuição de lucros e dividendos
(g) preparar e usar estatísticas da renda nacional
D) Materialidade
30. Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as
decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis.
A materialidade depende do tamanho do item ou do erro, julgado nas
circunstâncias específicas de sua omissão ou distorção. Assim, materialidade
proporciona um patamar ou ponto de corte ao invés de ser uma característica
qualitativa primária que a informação necessita ter para ser útil
E) QC15 Representação fidedigna não significa exatidão em todos os aspectos. Um retrato da realidade econômica livre de erros significa que não há erros ou omissões no fenômeno retratado, e que o processo utilizado, para produzir a informação reportada, foi selecionado e foi aplicado livre de erros.
bons estudos
GABARITO C
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS FUNDAMENTAIS: relevância e representação fidedigna
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DE MELHORIA: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.
São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público.
(a) Comparabilidade – os registros e as informações contábeis devem possibilitar a análise da situação patrimonial de entidades do setor público ao longo do tempo e estaticamente, bem como a identificação de semelhanças e diferenças dessa situação patrimonial com a de outras entidades.
(b) Compreensibilidade – as informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser entendidas pelos usuários. Para esse fim, presume-se que estes já tenham conhecimento do ambiente de atuação das entidades do setor público. Todavia, as informações relevantes sobre temas complexos não devem ser excluídas das demonstrações contábeis, mesmo sob o pretexto de que são de difícil compreensão pelos usuários.
(c) Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.
(d) Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.
(...)
(f) Integridade – os registros contábeis e as informações apresentadas devem reconhecer os fenômenos patrimoniais em sua totalidade, não podendo ser omitidas quaisquer partes do fato gerador.
bons estudos
“O grande objetivo da Contabilidade é prover seus usuários, em geral, com o máximo possível de informações sobre o patrimônio de uma entidade e suas mutações."
(Iudícibus et al, 2010, p. 11.)
“________________________________ são usuários que possuem duplo interesse nas informações contábeis: primeiramente porque se baseiam nas mesmas para arrecadar tributos; e, em segundo lugar, interessam-se pelos dados econômicos das unidades microeconômicas para que, devidamente agregados e tratados estatisticamente, possam fornecer bases adequadas para análises econômicas." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
arrecadar tributos ----- governo
Arrecadar tributos ? POLITICAGEM... GOVERNO...MERDA
GABARITO E
Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação. Essas necessidades incluem:
(f) Governo e suas agências. Os governos e suas agências estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e estatísticas semelhantes.
bons estudos
Da contabilidade financeira à contabilidade gerencial, identificam-se três tipos diferentes de implicação dos sistemas contábeis na tomada de decisão empresarial, que são, respectivamente, o(a)
GABARITO: E
contabilidade financeira, a contabilidade de custos e a contabilidade gerencial.
(E)
Contabilidade financeira avalia todas as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio da empresa, traz informações relevantes para o controle de operações, facilita o planejamento e, consequentemente, é um importante suporte para a tomada de decisões.
Contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade.
Contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos.
Já procurei em diversos materiais para concursos, mas não existem essas definições.
Já procurei em diversos materiais para concursos, mas não existem essas definições.
Entidade Contábil, significando entes que utilizam a Contabilidade como instrumento de controle e mensuração do patrimônio, pode(m) ser
GABARITO A
As pessoas que têm interesse na divulgação das informações contábeis podem ser físicas ou jurídicas e se dividem em dois grupos:
1 - público interno - os administradores e os acionistas ou sócios controladores;
2 - público externo - os acionistas ou sócios não controladores, bancos, fornecedores, governo, entre outros.
bons estudos
A palavra "somente" restringe possibilidades abrangentes.
Mas... não conseguir entender o emprego do "até" se alguém puder me ajudar...
Pesquisando e complementando...
O conceito de contabilidade em si é descrito como a ciência que estuda e interpreta o patrimônio de uma entidade, e essa pode ser física ou jurídica. São usuários internos e externos, envolvidos ou não com uma determinada entidade, seja ela com ou sem fins lucrativos o que inclui, sem sombras de dúvidas as entidades públicas.
"O controle patrimonial consiste no levantamento de todo o patrimônio da organização. Como vimos, ele deve englobar os bens tangíveis e os bens intangíveis."
"Junta Comercial é uma autarquia, isto é, um órgão administrativo indireto do Governo. Sua função é realizar registros públicos de empresas, para que estas empresas possam exercer suas atividades de maneira regularizada de acordo com a lei. Desta maneira, elas são essenciais para a abertura de empresas e obtenção do CNPJ.
Cada junta comercial atua em âmbito estadual."
P.S: Microempreendedor Individual, ou , é um tipo de negócio que não precisa fazer registro público na Junta Comercial para obter o CNPJ.
Desistir não é uma opção!
bons estudos !
GABARITO A
A contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro. Tem como objeto o patrimônio, pouco importa se pertencente a pessoa física ou jurídica, sua finalidade/ objetivo é fornecer informações para tomada de decisões dos usuários.
A contabilidade é uma ciência, que utiliza algumas técnicas para atingir seu objetivo. São elas:
Questão estranha.
A única opção que apresenta algo parecido com o conceito de técnica é a "C".
Diante de tais objetivos, não encontramos óbice para concluir que a contabilidade é tão remota quanto é a existência do homem pensante na face da terra, pois a necessidade de informações/evidenciações acerca das existências sempre se fez presente na vida humana.
Essa banca é uma m...realmente a que mais se aproxima é a letra C
GABARITO C
Questão certíssima pessoal, vamos la:
Técnicas contábeis consistem em procedimentos adotados pelo contabilista na execução de serviços relacionados à Contabilidade. É por meio delas que se pode pôr em prática essa ciência e seus princípios. As técnicas são o modo como o contabilista desempenha suas funções, com o objetivo de registrar, controlar, expor, verificar a correção e interpretar o patrimônio e suas variações.
São técnicas contábeis:
1 - escrituração;
2 - demonstração;
3 - auditoria;
4 - análise das demonstrações contábeis ou financeiras.
bons estudos
alternativa C
As técnicas contábeis são procedimentos utilizados para registrar ou levantar os fatos contábeis, são elas:
ESCRITURAÇÃO: registro dos fatos;
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: evidenciação dos fatos contábeis;
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: extrai informações financeira, econômica e patrimonial para subsidiar o processo de tomada de decisão, e
AUDITORIA: examina a escrituração para verificar se as informações estão de acordo com as normas e princípios contábeis vigentes.
Gab: C
Questão múltipla escolha apenas com uma alternativa, nas outras faltou criatividade demais pro examinador.
Respondam esta: Q380746, é mais decente.
gab:C para os não assinantes
sabendo que a contabilidade não tem objetivo com a eletrônica e muito menos com a matemática, matamos a questão.
A Contabilidade é reconhecida como a linguagem dos negócios e seu objetivo está concentrado em
O objetivo da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. A principal finalidade da contabilidade é prover informações (fornecer informações sobre o patrimônio da entidade) para auxiliar a tomada de decisões.
Situação patrimonial e financeira: BP
Situação econômica: DRE
CPC 00 - Gabarito Letra A
O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.
Q154144. É objetivo das demonstrações contábeis fornecer aos usuários da informação contábil subsídios acerca da posição patrimonial e financeira da entidade que sejam úteis para avaliações e tomadas de decisão econômica. Certo
Um ente da federação concedeu empréstimo a outro no valor de 50% do valor total de uma obra.Os juros dessa transação são classificados, no concedente, como:
OS JUROS= VPA.
Não seriam receitas corrente, portanto receita orçamentaria?
QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO, POIS TERIA DUAS OPÇÕES DE RESPOSTAS.
PELA ÓTICA ORÇAMENTÁRIO, SERIA RECEITA ORÇAMENTÁRIA.
PELA ÓTICA PATRIMONIAL, DE FATO SERIA UMA VPA.
As variações patrimoniais aumentativas (VPA) apresentam os valores reconhecidos pelo regime de competência, ou seja, registrados com base na ocorrência do fato gerador.
Gabarito letra C
variação patrimonial aumentativa.
Sabe-se que o objeto da Contabilidade é sempre o Patrimônio de uma entidade, seja ela com fins lucrativos ou não. Sobre Patrimônio, assinale a alternativa correta.
Gabarito A;
=> Gente, não tenho uma boa fundamentação para esse gabarito. Acertei porque a alternativa me pareceu menos errada e menos absurda, uma vez que com base no princípio da ENTIDADE o patrimônio da entidade deve ser separado do dos seus sócios.
Bons estudos!
O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas ciências formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as ciências sociais. Na Contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÔNIO de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e de obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorre nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir o lucro. O essencial é que o patrimônio disponha de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes, o que significa que a Entidade dele pode dispor livremente, claro que nos limites estabelecidos pela ordem jurídica e, sob certo aspecto, da racionalidade econômica e administrativa.
Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/conhecimento.htm
A contabilidade possui funções básicas, de acordo com diversos autores e estudiosos da área. Assinale a alternativa que apresenta essas funções.
Gabarito B;
Segundo a doutrina contabilista, as funções da contabilidade são:
1-função administrativa- objetiva o controle do patrimônio;
2-função econômica- aferição de lucro ou prejuízo (apuração do resultado econômico das empresas).
Contabilidade Básica de acordo com a Lei 6.404- Ferreira, Ricardo- Editora Ferreira- Rio de Janeiro- 3º edição.
Bons estudos
Entre os usuários primários dos relatórios contábeis financeiros de propósito geral, está(ão)
LETRA E
Usuários primários: Investidores e credores por empréstimos.
Fé!
O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.
"OB5. Muitos investidores, credores por empréstimo e outros credores, existentes e em potencial, não podem requerer que as entidades que reportam a informação prestem a eles diretamente as informações de que necessitam, devendo desse modo confiar nos relatórios contábil-financeiros de propósito geral, para grande parte da informação contábil-financeira que buscam.Consequentemente, eles são os usuários primários para quem relatórios contábil-financeiros de propósito geral são direcionados." Fonte: CPC 00 (R1).
Fornecedores não estariam na categoria de outros credores??
Acertei a questão pois lembrei da literalidade do CPC 00 quanto aos credores por empréstimos. Mas essa questãozinha é bem furada...
Tipos de usuários:
1) INTERNOS: Diretoria executiva, assembleia de sócios e alta administração: conselho, presidência e gestores
2) EXTERNOS: que se dividem em 2 subgrupos:
2.1) Primários: acionistas não controladores (preferenciais), investidores e credores por empréstimo
2.2) Secundários: fornecedores, clientes, empregados, sindicatos, governo, FISCO e sociedade em geral.
1.5 Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes
e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam
informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para
fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam.
Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam
relatórios financeiros para fins gerais.
Em relação à estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil financeiro, editada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue o item que se segue.
São características qualitativas da informação contábil- financeira as fundamentais, que compreendem a relevância e a representação fidedigna, e as de melhoria, que abrangem a comparabilidade, a verificabilidade, a compreensibilidade e a tempestividade.
CPC 00, Capítulo 3, QC4.
DICA:
- Qualitativa de Melhoria: CO-CO-TE-VE
COmparabilidad
COmpreensibilidade
TEmpestividade
VErificabilidade
- Qualitativa Fundamental: Re-Re
Relevância
Representatividade Fidedigna
CPC 00 - Estrutural Conceitual para Elaboração e Divulgação do Relatório Contábil-Financeiro
Divisão das características qualitativas da informação contábil-financeira em:
(a) características qualitativas fundamentais (fundamental qualitative characteristics – relevância e representação fidedigna ), as mais críticas; e
(b) características qualitativas de melhoria (enhancing qualitative characteristics – comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade), menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis.
A característica qualitativa confiabilidade foi redenominada de representação fidedigna; as justificativas constam das Bases para Conclusões.
A característica essência sobre a forma foi formalmente retirada da condição de componente separado da representação fidedigna, por ser considerado isso uma redundância. A representação pela forma legal que difira da substância econômica não pode resultar em representação fidedigna, conforme citam as Bases para Conclusões. Assim, essência sobre a forma continua, na realidade, bandeira insubstituível nas normas do IASB.
A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade. Subavaliações de ativos e superavaliações de passivos, segundo os Boards mencionam nas Bases para Conclusões, com consequentes registros de desempenhos posteriores inflados, são incompatíveis com a informação que pretende ser neutra.
Gab: C
GABARITO: CERTO
"Divisão das características qualitativas da informação contábil-financeira em:
(a) características qualitativas fundamentais (fundamental qualitative characteristics - relevância e representação fidedigna), as mais críticas; e
(b) características qualitativas de melhoria (enhancing qualitative characteristics – comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade), menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis."
Fonte: http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/04/NBC_TG_COMPLETAS03.2013.pdf
Características Qualitativas de Melhoria
"CONVERTE E COMPRA"
COMparabilidade
VERificabilidade
TEmpestividade
COMpreensibilidade
Para lembrar desse Mnmônico,basta pensar naquela religião que tem aquele líder que... tá ligado?!?!
CERTO!
Aspectos Qualitativos: referem-se à composição do patrimônio, no que tange à nomenclatura dos elementos patrimoniais.
* Características Qualitativas Fundamentais: RERE FI
- Relevância
- Representação Fidedigna
* Características Qualitativas de Melhoria: COCO TV
- Comparabilidade
- Compreensibilidade
- Tempestividade
- Verificabilidade
Características Qualitativas de Melhoria: Agência de Viagens " CVC T "
- Comparabilidade
- Verificabilidade
- Compreensibilidade
- Tempestividade
Jesus, o amigo eterno.
CPC 02 - QC-19
QUALITATIVAS De Melhorias (T V . COM)
Tempestividade - ter a informação disponível a tempo de influenciar decisões
Verificabilidade - permite diferentes grupos cheguem a um consenso sobre a realidade econômica
Comparabilidade - permite que usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Permite a comparação
Compreensibilidade - apresentar informação com clareza e concisão
CORRETO
SEM COMENTÁRIOS.
te. ve. co co.
Tempestividade - ter a informação disponível a tempo de influenciar decisões
Verificabilidade - permite diferentes grupos cheguem a um consenso sobre a realidade econômica
Comparabilidade - permite que usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Permite a comparação
Compreensibilidade - apresentar informação com clareza e concisão
Bizu que peguei de um colega aqui do QC (desculpa, não anotei o seu nome para devidos créditos)
Tudo que começa com RE é fundamental
Relevância
Representatividade Fidedigna
Tudo que acaba com IDADE precisa de melhoria
Comparabilidade
Verificabilidade
Tempestividade
Compreensibilidade
Gabarito Correto.
Mais um bizu para tentar ajudar vocês:
Características Fundamentais: pRRF = Relevância (MATERIALIDADE) e Representação Fidedigna (ESSÊNCIA SOBRE A FORMA). TUDO QUE COMEÇA COM "RE" é fundamenal;
Características Complementares: VC Tem C C = Capacidade de verificação, Tempestividade, Comparabilidade, Compreensibilidade TUDO QUE ACABA COM "IDADE" e “AÇÃO”, precisa de melhoria;
Bons estudos.
meu resumo do word
ESTRUTURA CONCEITUAL
QC5 - informação relevante é aquela que faz diferença nas decisões que são tomadas pelos usuários.
QC19 - atributos de melhoria: são aqueles que melhoram a utilidade da informação relevante e da informação representada com fidedignidade.
QC5 - informação relevante: mesmo no caso de alguns usuários decidirem não levar em consideração ou já ter tomado ciência de sua existência de outras fontes.
QC20 - a questão está falando da comparabilidade, a informação fidedigna é a informação completa, neutra e livre de erros.
QC5 - Relevância e representação fidedigna são as características qualitativas fundamentais.
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS:
BIZU PARA AJUDAR
1) FUNDAMENTAIS: REFI
Relevância
Representação FIdedigna
2) MELHORIA: TV.COM.COM
Tempestividade
Verificabilidade
Comparabilidade
Compreensibilidade
Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.
Mais um bizu para tentar ajudar vocês:
Características Fundamentais: pRRF = Relevância (MATERIALIDADE) e Representação Fidedigna (ESSÊNCIA SOBRE A FORMA). TUDO QUE COMEÇA COM "RE" é fundamenal;
Características Complementares: VC Tem C C = Capacidade de verificação, Tempestividade, Comparabilidade, Compreensibilidade TUDO QUE ACABA COM "IDADE" e “AÇÃO”, precisa de melhoria;
Para fixar!
RERE
C2 na TV
CO CO TE VE
-COMPREENSIBILIDADE
-COMPARABILIDADE
-TEMPESTIVIDADE
-VERIFICABILIDADE
RE REFI
relevância
representação fidedigna
Dica que peguei com um colega do QC, mas também não lembro o nome.
Começa com R= Característica qualitativa fundamental.
RElevância
REpresentação fidedigna
Termina com IDADE= Característica qualitativa de melhoria
ComparabiliDADE
VericabiliDADE
TempestiviDADE
CompreensibiliDADE
Obs.: A revisão R2 alterou o nome da característica VERIFICABILIDADE para Capacidade de verificação.
Gabarito: Certo
Características qualitativas da informação contábil:
Relevância;
Representação Fidedigna;
Compreensibilidade;
Comparabilidade;
Tempestividade;
Verificabilidade;
As Características Qualitativas Fundamentais são: (ReRe)
Relevância; (valor preditivo e confirmatório, ou ambos)
Representação fidedigna. (completa, neutra e livre de erros)
As Características Qualitativas de Melhoria são: (CoCoTV)
Comparabilidade; compara com entidades similares ou a mesma entidade. Não significa fidedignidade.
Verificabilidade; Diferentes observadores podem chegar a um consenso.
Tempestividade; Ter informação a tempo de poder influenciar nas decisões.
Compreensibilidade. apresentar a informação com clareza e compreensão torna o bagulho compreensível.
ReRe é fundamental, mas 2ComTV é melhor
Só para lembrar verificabilidade virou CAPACIDADE VERIFICAÇÃO (CPC 00-R2)
RERE É FUNDAMENTAL, MAS COCOTV É MELHOR!
REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA
RELEVÂNCIA
COMPARABILIDADE
COMPREENSIBILIDADE
TEMPESTIVIDADE
VERIFICABILIDADE
APENAS PARA FACILITAR!!!
Fundamentais
a) relevância - informação capaz de fazer diferença na tomada de decisão. (valor)
b) representação fidedigna - informação tem que representar o fenômeno de forma verdadeira, real, sem distorções (completa, neutra e livre de erro).
de melhoria
a) Comparabilidade - permite que usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Permite a comparação.
b) Verificabilidade - permite diferentes grupos cheguem a um consenso sobre a realidade econômica.
c) Tempestividade - ter a informação disponível a tempo de influenciar decisões.
d) Compreensibilidade - apresentar informação com clareza e concisão.
Fonte: um colega do QC, esse comentário me ajudou muito.
uma aula essa questão .
Melhor comentário Vanessa:
Tudo que começa com RE é fundamental
Relevância
Representatividade Fidedigna
Tudo que acaba com IDADE precisa de melhoria
Comparabilidade
Verificabilidade
Tempestividade
Compreensibilidade
As características "qualitativas fundamentais" são:
Já as características "qualitativas de qualidade" são:
Logo,
ReRe é fundamental, mas Com2TV é melhoria! :)
Jesus Cristo é minha força!!!!
Tmj!!!
Características qualitativas de melhorias
melhoria = MELHOR IDADE
Comparabilidade,
Verificabilidade,
Compreensibilidade e
Tempestividade
RERE É FUNDAMENTAL, COM2TV MELHORA A QUALIDADE DO FUTEBOL
CORRETO
Características qualitativas FUNDAMENTAIS: Relevância e Representação Fidedigna.
Características qualitativas DE MELHORIA: CO-CO-T-V (comparabilidade, compreensibilidade, tempestividade e verificabilidade).
QUESTÃO AULA
GABARITO: CERTO
Boa questão!
GAB CERTO
► Características qualitativas de MELHORIAS
• COMPREENSIBILIDADE → Informação com clareza e concisão, compreensível aos usuários.
• COMPARABILIDADE → Permite que os usuários identifiquem/compreendam similaridades e diferenças.
→ Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade não está relacionada com um único item.
• TEMPESTIVIDADE → Informação disponível a tempo para tomada de decisão.
• VERIFICABILIDADE → Informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que pretende representar.
► Características qualitativas FUNDAMENTAIS
→ Devem estar obrigatoriamente presentes nas demonstrações contábeis.
• RELEVÂNCIA → Capaz de fazer diferença nas decisões (representa a materialidade).
• REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA → Livre de erros e possui atributos da neutralidade e completude.
→ Relatórios financeiros representam fenômenos econômicos em palavras e números. Para serem úteis, informações financeiras não devem apenas representar fenômenos relevantes, mas também representar de forma fidedigna a essência dos fenômenos que pretendem representar. Em muitas circunstâncias, a essência de fenômeno econômico e sua forma legal são as mesmas. Se não forem as mesmas, fornecer informações apenas sobre a forma legal não representaria fidedignamente o fenômeno econômico.
→ Essência prevalece sob a forma.
CERTO
CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS
1) Relevância
2) Fidedignidade
1) Comparabilidade
2) Compreensibilidade
3) Tempestividade
4) Verificabilidade
Vale destacar que a Verificabilidade tornou-se Capacidade de Verificação.
RERE É FUNDAMENTAL, MAS COM2TV É MELHORIA.
questão maravilhosa
Mnemônico: RERE.
Mnemônico: 3CT
Características
Qualitativas (ReRe) - Começa RE é Fundamental
Qualitativas (CoCoTV) - Termina com IDADE precisa de Melhoria.
qc classificando uma questão linda dessa como desatualizada???????? ta de sacanagem!
De acordo com a Resolução CFC n° 1.374/2011, na elaboração e divulgação do relatório contábil-financeiro de propósitos gerais, as informações nele contidas objetivam atender:
Gabarito letra A
A credores por empréstimos e a outros credores.
Assinale abaixo a única opção que contém uma afirmativa falsa.
As informações contidas na letra E estão invertidas.
Objeto da contabilidade é o patrimônio.
Campo de aplicação é a entidade econômico-administrativa (azienda).
Objeto da Contabilidade é o patrimonio
Campo de aplicação é (Azienda) entidades economico-administrativas
Ok invertidas as informações n a letra E
objeto da contabilidade é o Patrimonio.
Houve uma inversao de definições.
Patrimonio é o objeto
Entidade economico-administrativo é o campo de aplicação.
Gab: Letra E
"Enquanto a entidade econômico-administrativa é o objeto da Contabilidade, o patrimônio é o seu campo de aplicação."
É justamente o contrário. O objeto da contabilidade é o patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) e o campo de amplicação é a Azienda.
Comentários
a) Item correto. O objeto da contabilidade é o patrimônio! Ela ajuda a controlar
e conhecer os elementos que o integram.
Exemplifiquemos: Através da contabilidade, podemos saber quantas mercadorias a empresa X possui em seu
estoque, quantos carros possui à disposição para realizar o frete destas mercadorias, qual o gasto mensal que esta empresa tem com salários, etc.
A contabilidade tem como finalidade, também, o fornecimento de informações
sobre o patrimônio aos diversos usuários das demonstrações contábeis, sejam
eles internos (a própria administração, empregados) ou externos (fornecedores,
governo, bancos, investidores, etc.)
b) Item correto. A questão o escorreito conceito de contabilidade enquanto
ciência. A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de
orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração
econômica (1º Congresso Brasileiro de Contabilidade/1924). Atente-se: a
contabilidade é uma ciência! Cuidado com questões que a definem como técnica,
metodologia, e até mesmo arte! A contabilidade se aplica a entidades que
possuam fins lucrativos (empresas em geral) ou não (governo, por exemplo).
c) Item correto. O principal campo de aplicação da contabilidade são as aziendas.
O quê, professor?! Aziendas! Azienda é o patrimônio, quando considerado junto
com a pessoa que o administra. Cuidado para não confundir azienda com
atividade econômica. Azienda é gênero, a atividade econômica, exercida pelas
empresas, é espécie. A azienda compreende as empresas e as instituições que
não tenham fins lucrativos.
d) Item correto. O objeto da contabilidade é o patrimônio (conjunto de bens,
direitos e obrigações) de uma entidade.
e) Item incorreto. A questão inverteu os conceitos. Corrigindo: Enquanto a
entidade econômico-administrativa é o campo de aplicação da Contabilidade, o
patrimônio é o seu objeto.
Gabarito E.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS
1. O objeto da Contabilidade é o assunto de que ela trata, ou seja, o patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações), enquanto seu campo de aplicação ou utilização é a azienda ou a entidade econômico-administrativa;
2. As palavras empresa e azienda têm significados diferentes: a primeira é uma espécie da segunda; empresa é uma azienda com finalidade lucrativa;
3. Azienda é o patrimônio considerado juntamente com a pessoa que tem sobre ele poderes de administração e disponibilidade; seu conceito reúne o patrimônio e a pessoa que o administra.
AZIENDA = PATRIMÔNIO + GESTÃO
Fonte: Ferreira, 16ª Ed, p. 8-9
Alternativa falsa é a E que trocou os conceitos
O objeto da Contabilidade é o Patrimônio e seu campo da aplicação são as entidades econômico-administrativas com ou sem fins lucrativos.
Gabarito: Letra E
a) Certa. O item refere-se corretamente à finalidade da contabilidade: controlar o patrimônio administrado e fornecer informações úteis para a tomada de decisão.
__________________________________________________________________________________________
b) Certa. Perfeito o conceito. Observe que o item confirma o fato de que a Contabilidade é aplicada em entidades com ou sem fins lucrativos.
__________________________________________________________________________________________
c) Certa. O item refere-se corretamente ao campo de aplicação da Contabilidade, qual seja: as entidades econômico-administrativas. Destaca-se que se o item colocasse aziendas estaria igualmente correto, pois as expressões acabam sendo sinônimas.
__________________________________________________________________________________________
d) Certa. O item refere-se corretamente ao objeto da Contabilidade, o patrimônio, conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.
__________________________________________________________________________________________
e) Errada. É o nosso gabarito. Observe que o item inverte os conceitos. A entidade econômico-administrativa que é o campo de aplicação. O patrimônio, por sua vez, é o objeto da Contabilidade.
Objeto da Contabilidade -> Patrimônio = Conjunto de bens, direitos e Obrigações
BENS (Ex: carro, máquina)
- Item do Ativo | Podem ser avaliados monetariamente | Podem ser objeto de Direito | Divididos em Tangíveis e intangíveis
DIREITOS (Ex: Duplicatas a receber)
- Item do Ativo | Valores a Receber ou Recuperar de 3°
OBRIGAÇÕES (Ex: Contas, impostos)
- Item do Passivo | Valores Pagar/Dividas da entidade com 3°
Minha contribuição.
a. Certa. A assertiva está perfeita. Conforme vimos na parte teórica, a Contabilidade possui a finalidade de controlar o patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. Assim, a Contabilidade por meio do controle do patrimônio fornece informações úteis para a tomada de decisão.
b. Certa. Perfeito! O conceito acima está coerente com aquilo que vimos na parte teórica. Lembre-se que a Contabilidade é uma ciência. Qualquer coisa diferente, dê como errado: arte, técnica, metodologia...
c. Certa. O campo de aplicação da Contabilidade são as aziendas (entidades econômico-administrativas) com ou sem fins lucrativos.
d. Certa. O objeto da Contabilidade é o patrimônio, conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma entidade econômico-administrativa.
e. Errado. A assertiva inverteu os conceitos. O correto seria: enquanto a entidade econômico-administrativa é o campo de aplicação da Contabilidade, o patrimônio é o seu objeto.
Gabarito: E
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
Minha contribuição.
Contabilidade - Aspectos Introdutórios (Resumo)
Conceito: É a ciência (social) que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Objeto: Patrimônio = Conjunto de bens, direitos e obrigações.
Campo de aplicação: Aziendas = Gestão + Patrimônio = entidades econômico-administrativas (com ou sem fins lucrativos).
Objetivo / Finalidade:
a)Controlar o patrimônio administrado;
b) Fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Funções:
a) Função Administrativa = controle do patrimônio;
b) Função Econômica = apuração do resultado líquido.
Técnicas: Conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
a) Escrituração: Técnica utilizada para registrar os fatos contábeis;
b) Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para evidenciar os fatos contábeis escriturados;
c) Análise das Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
d) Auditoria: Técnica utilizada para examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras, verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
Com outra terminologia define-se como objeto da Contabilidade o patrimônio.
Entidade contábil pode ser:
Uma Entidade Contábil é qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio.
reposta A.
o erro das alternativas B e C está em dizer que SOMENTE...
já a D e E não faz sentido nenhum, não há esta exigência..
Uma entidade econômica administrativa, ou seja, a AZIENDA, é formada pela existência dos seguintes elementos: Patrimônio + Administração + Trabalho. Pode ser uma pessoa:
1) Física / Jurídica;
2) Pública / Privada;
3) Sociedade de Capital aberto / fechado.
ué, no PCI eles deram como resposta a letra C (eu faço a prova e depois venho conferir as respostas e os comentários aqui). Achei super estranho, mas na página dessa banca não tem como saber o gabarito final... eles devem ter mudado para A, pq não é possível ser a C!
GABARITO A
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade: Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas).
7) Usuários da informação: Acionistas, sócios ou proprietários, Administradores, Credores, Órgãos do Governo
8) Técnicas contábeis:
Escrituração
Demonstrações contábeis
Auditoria
Análise de balanço
bons estudos
O objetivo da contabilidade é:
O objetivo da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins. A principal finalidade da contabilidade é prover informações (fornecer informações sobre o patrimônio da entidade) para auxiliar a tomada de decisões.
(B)
Conceitos Básicos:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Control dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico- administrativas.
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade: Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas).
7) Usuários da informação: Acionistas, sócios ou proprietários, Administradores, Credores, Órgãos do Governo
8) Técnicas contábeis:
Escrituração
Demonstrações contábeis
Auditoria
Análise de balanço
O principal objeto da Contabilidade é:
Olá amigos do QC,
Define-se como Objeto da Contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, o Patrimônio das entidades econômicas, administrativas, ou aziendas. Como Patrimônio, entende-se o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações.
Grande abraço, bons estudos e Deus é bom.
GABARITO D
Visão geral da contabilidade:
1) É uma ciência SOCIAL
2) Objeto: Patrimônio
3) Objetivo: Controle do patrimônio
4) Finalidade: divulgar as informações através das demonstrações contábeis.
5) Funções da Contabilidade:
a) Administrativa: controle do patrimônio
b) Econômica: Apuração do resultado líquido
6) Campo de aplicação da contabilidade: Pessoas físicas ou jurídicas com ou sem finalidade lucrativa que possuam patrimônio (entidades ou aziendas).
7) Usuários da informação: Acionistas, sócios ou proprietários, Administradores, Credores, Órgãos do Governo
8) Técnicas contábeis:
Escrituração
Demonstrações contábeis
Auditoria
Análise de balanço
bons estudos
Contabilidade é uma ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
Também podemos definir a contabilidade como uma ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.
Assim, correta a alternativa D.
São usuários da Contabilidade:
1. Sócios, acionistas, proprietários.
2. Diretores, administradores, executivos.
3. Instituições financeiras.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os usuários da contabilidade podem ser internos ou externos:
Usuários internos:
-Acionistas ou sócios;
-Administradores;
-Diretores;
-Gerentes;
-E demais pessoas que utilizem dentro da empresa os dados produzidos pela contabilidade.
Usuários externos:
-Fisco (Receita Federal, Secretaria de estado, Município);
-Bancos;
-Fornecedores;
-Clientes;
-E demais pessoas externas, que se interessem ou tenham necessidade de saber sobre a movimentção do patrimonio da organização (empresa).
https://www.classecontabil.com.br/consultoria-gratuita/ver/86107
Contabilidade é uma ciência (social) que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.
Mas quem são os usuários das demonstrações contábeis? São os usuários externos, como investidores (sócios, acionistas, proprietários), existentes e em potencial, e credores (instituições financeiras). Além disso, os usuários externos, como diretores e administradores, também utilizam os demonstrativos contábeis dentro do processo de tomada de decisões.
Assim, correta a alternativa E.
(E)
Usuários:
1-INTERNOS: Diretoria executiva, assembleia de sócios e alta administração: conselho, presidência e gestores
2-EXTERNOS: que se dividem em 2 subgrupos:
2.1) Primários: acionistas não controladores (preferenciais), investidores e credores por empréstimo
2.2) Secundários: fornecedores, clientes, empregados, sindicatos, governo, FISCO e sociedade em geral.