SóProvas


ID
107440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na região Nordeste, o risco de morte por diarréia em crianças com menos de cinco anos de idade é cerca de 4 a 5 vezes maior que na região Sul, chegando a representar 30% do total de
mortes no primeiro ano de vida. A diarréia, que, muitas vezes, não é valorizada pelos adultos, pode levar a criança a atrasos no crescimento e no desenvolvimento neurológico, ou mesmo à
morte. Quando essa enfermidade é causada por agente infeccioso ou por parasita espoliante, pode ocorrer desidratação. A criança desidratada apresenta olhos encovados, fontanela deprimida, saliva espessa ou ausente e diurese diminuída e de cor escura. Se a criança não for atendida rapidamente, esses sinais podem agravar-se e ela pode chegar ao óbito por choque hipovolêmico.

Tendo como se referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Entre as principais causas de desidratação, incluem-se ingestão insuficiente de líquidos, vômitos, diarréia desmedida e excessiva ingestão de proteínas.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito diz que a questão esta certa, porém descorda da banca!!

    Procurei aqui em todas as minhas referência a indicação de que excessiva ingestão de proteinas é uma das principais causas de desidratação e não achei.

    Favor se alguém puder esclarecer essa questão ficaremos gratos.

  • É porque proteínas são constituidas por cadeias de peptídeos. A ligação química que une um peptídeo a outro, os desidrata.
    As proteínas que ingerimos são quebradas em peptídeos individuais. Com isso ocorre o processo inverso, ou seja: hidratação.
    A digestão de grandes quantidades de proteínas consome grantidade de água, por isso a questão está correta!
    Bons estudos!