SóProvas



Questões de Saúde da Criança e do Adolescente


ID
60772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

A ocorrência de vômitos cíclicos que persistem por mais de 18 meses de idade pode estar associada à doença do refluxo gastresofágico e, portanto, tal hipótese deve ser investigada por meio de estudo radiológico de esôfago, estômago e duodeno.

Alternativas

ID
60775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

A constipação intestinal é comum em recém-nascidos, especialmente em crianças amamentadas no peito, que podem ficar alguns dias sem evacuar. Essa doença deve ser tratada com o uso de medicamentos laxativos.

Alternativas
Comentários
  • A constipação em recém-nascidos está associada ao uso de leite artificial, de composição diferente do leite materno.
  • ITEM ERRADO

    SO COMPLEMENTANDO:
    A CONTIPAÇÃO NO RN NÃO ESTÁ RELACIONADA SOMENTE AO USO DO LEITE ARTIFICIAL. O BEBÊ TAMBÉM APRESENTE CONSTIPAÇÃO COM O USO DO LEITE MATERNO.

    O bebê que mama no peito pode ficar alguns dias sem evacuar. Isto se deve a absorção e aproveitamento do leite materno pelo organismo do bebê, formando pouco “bolo fecal” e daí, a demora de evacuar. É fisilógico e não deve ser motivo de preocupação.

    O bebê que mama exclusivamente no peito pode evacuar várias vezes ao dia e as fezes podem ser amolecidas. Isto não é diarréia e não prejudica o seu filho. O leite materno nunca prejudica a saúde do bebê.

    FONTE: 
    http://www.fhemig.mg.gov.br/programas-e-acoes/banco-de-leite-humano/duvidas-sobre-amamentacao
  • É COMUM EM CRIANÇAS QUE TOMAM LEITE ARTIFICIAL A CONSTIPAÇÃO.


ID
60778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

No exame físico do lactente que chora excessivamente, é importante avaliar se há sinais de irritação, de lesões cutâneas, bem como realizar palpação abdominal e exame da região inguinal e das extremidades.

Alternativas

ID
60781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

Para o tratamento do refluxo gastresofágico em crianças com menos de um ano de idade, devem ser escolhidas as posições pronação e decúbito lateral esquerdo

Alternativas
Comentários
  • O decúbito lateral esquerdo facilita o retorno do material gástrico para o esôfago (refluxo). O ideal é o decúbito lateral direito, que pela gravidade, facilita o trânsito em direção ao intestino, facilitando o esvaziamento gástrico.

  • ITEM CORRETO (acredito que esteja desatualizada)

    Discordo da colega, pois  há controvérisas sobre o decúbito lateral "esquerdo" , que é sim indicado, o decúbito lateral esquerdo atua fazendo pressão no fundo gástrico formando uma válvula anti-refluxo, A prona tb é indicada.

    POSIÇÃO PRONA ou DECÚBITO VENTRAL – o corpo está deitado com a face voltada para baixo. 



    Em um estudo com 24 crianças menores de 5 meses, o decúbito lateral esquerdo (DLE) foi similar ao prono e levou a um número menor de refluxo que decúbito lateral direito e supino.
    Após 4 meses de idade, é recomendado decúbito ventral elevado a 30º (durante 30 
    minutos no período pós-prandial imediato). Em crianças maiores, elevação da cabeceira a 45º 

    Estudos com pHmetria e impedâncio-pHmetria demonstraram resultados semelhantes aos da posição prona, na melhora do refluxo, utilizando o decúbito lateral esquerdo.24,30-32 Por outro lado, van Wijk et al,33 em prematuros utilizando impedâncio-manometria, recomendam que os pacientes sejam colocados em decúbito lateral direito, durante a primeira hora após a alimentação, o que promoveria melhora no esvaziamento gástrico, e, a partir da segunda hora, a postura deve ser mudada para o decúbito lateral esquerdo, o que promove melhora nos episódios de refluxos 

    Embora os decúbitos laterais possam ser úteis no tratamento do RGE, é importante verificar que são posições instáveis para um lactente, já que facilitam seu movimento para a posição prona. O risco de síndrome da morte súbita em lactentes é dez vezes maior na posição prona e três vezes maior nos decúbitos laterais, em comparação com a posição supina.34-36 A eficácia do tratamento postural em crianças maiores de um ano de idade não tem sido estudada.1

     

    FonteRudolph CD,Mazur Lynnette, Liptak Gregory, Baker Robert, et al. Pediatric GE Reflux Clinical Practice Guidelines J Pediatr Gastroenterol Nutr 2001; 32: Suppl. 2 S1-S32.

     
  • O ARTIGO MAIS NOVOS QUE ACHEI:

     Posição: Evitar decúbito dorsal horizontal, roupas ou fraldas apertadas, agitar ou comprimir o  abdome da criança (situação freqüente quando o lactente está no colo), trocar fraldas em decúbito dorsal horizontal (o lactente menor de 3 meses geralmente come e evacua. Estando, portanto, com estômago cheio de alimento líquido ser colocado nessa posição, pode representar risco para refluir, espirar, ou afogar-se durante a higiene do períneo e troca de fraldas. Além do mais, é freqüente que a mãe suspenda parcialmente a criança pela pernas para facilitar a higiene do períneo. Indicar posição semi-sentada (em posição lateral esquerda preferencialmente após as alimentações ou decúbito ventral elevado. 

    FONTE: 
    José Cesar da Fonseca JunqueiraI; Francisco José Penna: pH nasofaríngeo e refluxo gastroesofágico em crianças com doença respiratória crônica-J.Pediatr. (Rio J.) vol.83 no. 3 Porto Alegre May / June 2007. 
    REFLUXO GASTROESOFÁGICO  Prof.: Luiz Alberto Gastaldi. UFSC – Fpolis - SC 
     

ID
60784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de problemas comuns em recémnascidos
e lactentes.

O impetigo bolhoso é causado pelo estreptococo betahemolítico do grupo A e afeta a região periumbilical e a face do recém-nascido, nas quais se formam bolhas que se rompem facilmente e estão associadas a adenopatia e febre.

Alternativas
Comentários
  • Os principais agentes causadores do Impetigo são as bactérias estreptococos e em segundo, os estafilococos. A diferença entre as duas está no modo de manifestação da doença.
    A infecção por estreptococos apresenta inicialmente uma lesão inflamatória, com a região avermelhada e posteriormente secreção purulenta, evoluindo para crostas;

    a infecção provocada por estafilococos produz mais secreção purulenta e apresenta bolhas,

    o que a caracteriza como:

    IMPETIGO BOLHOSO

  • Complementando o excelente comentário acima, ambos os casos de impetigo as regiões mais frequentemente afetadas são aquelas descobertas pelas roupas: rosto, membros e  axilas. Outro erro da questão que cita a região periumbilical.

    Bons estudos!

  • Gostei da explicação deste site: http://www.mdsaude.com/2011/05/impetigo-bolhoso.html
  • Impetigo são infecções piogênicas primárias da pele ocasionadas por estafilococos e estreptococos.
    Existem duas formas clínicas: o impetigo bolhoso, causado por estafilococos e o não-bolhoso, em que se isolam estafilococos e estreptococos, sendo esses últimos predominantes.

    O impetigo bolhoso causa vesículas e bolhas desenvolvem-se em pele normal, sem eritema ao redor. As lesões localizam-se no tronco, face, mãos, áreas intertriginosas, tornozelo ou dorso dos pés, coxas e nádegas. O conteúdo seroso ou sero-pustulento desseca-se, resultando em crosta amarelada que é característica do impetigo. Quando não tratada tem tendência à disseminação. A lesão inicial muitas vezes é referida como se fosse uma bolha de queimadura de cigarro.

    As erupções vésicopustulosas são comuns no período neonatal, definido como as primeiras quatro semanas de vida. O impetigo bolhoso pode surgir logo no segundo ou terceiro dia de vida. Essas lesões apresentam rápida re-epitelização e não deixam cicatrizes. A região das fraldas e as pregas da pele são locais comumente envolvidos. O impetigo bolhoso no recém nascido não está relacionado com adenopatia e febre.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Araújo T, Schachner L. Erupções vesicopustulosas benignas no neonato. An Bras Dermatol. 2006;(4):359-66.

  • O impetigo bolhoso está associado à infecção pelo S. aureus fagotipo II (normalmente tipo 71) e acontece principalmente no recém-nascido e em crianças na idade pré-escolar. Ocorre em aproximadamente 10% de todos os casos de impetigo.

  • IMPETIGO: INFECCAO PIOGENICA ,GERALMENTE ,CAUSADA POR ESTAFILOCOCOS AUREUS, INICIA COM LESAO PUNTIFORME QUE EM 1 A 2 DIAS EVOLUI PARA VESICULAS E A SEGUIR PUSTULAM


ID
71350
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atualmente, os serviços de saúde trabalham com a visão de um novo paradigma, a atenção humanizada. A humanização do nascimento compreende ações desde o pré- natal. A equipe responsável pela assistência ao recém- nascido (RN) deverá estar habilitada para

Alternativas
Comentários
  • O Alojamento conjunto é obrigatório, e não facultativo.

    Método de Leboyer: método do "Parto Feliz." Realizado com sossego e sob penumbra.
  • Sugestão vídeo Método de Leboyer.

    www.youtube.com/watch?v=AVxNlJJPDys
  • método de parto Leboyer, baseia-se na teoria do parto sem violência do obstetra francês Frederick Leboyer, e propõe uma série de procedimentos para tornar o nascimento mais tranquilo como luz discreta, música suave e um banho quente para o recém-nascido.


ID
107428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na região Nordeste, o risco de morte por diarréia em crianças com menos de cinco anos de idade é cerca de 4 a 5 vezes maior que na região Sul, chegando a representar 30% do total de
mortes no primeiro ano de vida. A diarréia, que, muitas vezes, não é valorizada pelos adultos, pode levar a criança a atrasos no crescimento e no desenvolvimento neurológico, ou mesmo à
morte. Quando essa enfermidade é causada por agente infeccioso ou por parasita espoliante, pode ocorrer desidratação. A criança desidratada apresenta olhos encovados, fontanela deprimida, saliva espessa ou ausente e diurese diminuída e de cor escura. Se a criança não for atendida rapidamente, esses sinais podem agravar-se e ela pode chegar ao óbito por choque hipovolêmico.

Tendo como se referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A diarréia destaca-se como uma das mais freqüentes intercorrências e complicações relacionadas à nutrição enteral. Entre as principais causas, incluem-se: doença de base, administração rápida, contaminação por bactérias, intolerância à lactose e dieta concentrada.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Só para complementar a acertiva, a diarreia aguda pode ser inflamatória ( 90% das diarreia agudas ), causada por bactérias ou vírus, ou causada por toxinas de bactérias que ingerimos com os alimentos ou pode ser medicamentosa quando causada por medicamentos. A diarreia aguda é muitas vezes acompanhada de dor e distensão abdominal e por vezes de náuseas e vómitos. O Intestino está envolvido - enterite - e por vezes além do Intestino também está atingido o Estômago - gastroenterite.
    A diarreia inflamatória causada por bactérias pode ser acompanhada de febre e as fezes saem misturadas com sangue ( disenteria ). A sigela, a salmonela, o campilobacter são as bactérias associadas a estas disenterias. O órgão envolvido nestes casos é o cólon - colite infecciosa.
    A diarreia aguda é muito frequente e se entre nós é uma doença auto-limitada isto é, evolui para a cura ao fim de 4-5 dias, o mesmo não se passa nos povos do terceiro mundo onde a diarreia aguda é uma importante causa de morte sobretudo nas crianças.
    Não haverá nenhum ser humano que, durante a sua vida, não experimente várias vezes a sensação desagradável de alguns dias com diarreia.
     

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
107431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na região Nordeste, o risco de morte por diarréia em crianças com menos de cinco anos de idade é cerca de 4 a 5 vezes maior que na região Sul, chegando a representar 30% do total de
mortes no primeiro ano de vida. A diarréia, que, muitas vezes, não é valorizada pelos adultos, pode levar a criança a atrasos no crescimento e no desenvolvimento neurológico, ou mesmo à
morte. Quando essa enfermidade é causada por agente infeccioso ou por parasita espoliante, pode ocorrer desidratação. A criança desidratada apresenta olhos encovados, fontanela deprimida, saliva espessa ou ausente e diurese diminuída e de cor escura. Se a criança não for atendida rapidamente, esses sinais podem agravar-se e ela pode chegar ao óbito por choque hipovolêmico.

Tendo como se referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Nos cuidados de enfermagem, em caso de náuseas, devem-se priorizar a diminuição da velocidade e a não-interrupção da alimentação. O estímulo à deambulação pode melhorar a distensão abdominal.

Alternativas

ID
107434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na região Nordeste, o risco de morte por diarréia em crianças com menos de cinco anos de idade é cerca de 4 a 5 vezes maior que na região Sul, chegando a representar 30% do total de
mortes no primeiro ano de vida. A diarréia, que, muitas vezes, não é valorizada pelos adultos, pode levar a criança a atrasos no crescimento e no desenvolvimento neurológico, ou mesmo à
morte. Quando essa enfermidade é causada por agente infeccioso ou por parasita espoliante, pode ocorrer desidratação. A criança desidratada apresenta olhos encovados, fontanela deprimida, saliva espessa ou ausente e diurese diminuída e de cor escura. Se a criança não for atendida rapidamente, esses sinais podem agravar-se e ela pode chegar ao óbito por choque hipovolêmico.

Tendo como se referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Entre os sinais de agravamento da desidratação, destacam-se: anúria, letargia, pulso fino e rápido, taquipnéia e, posteriormente, bradipnéia.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Só para complementar a acertiva são também sinais de desidratação em crianças e bebês:
     

    *Boca e língua secas.
    * Falta de lágrimas ao chorar.
    * Ausência de fraldas molhadas por 3 horas ou mais em bebês.
    * Olhos, face ou abdômen afundados.
    * Febre alta.
    * Irritabilidade.
    * Pele que não fica plana depois de puxada e solta.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
107437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na região Nordeste, o risco de morte por diarréia em crianças com menos de cinco anos de idade é cerca de 4 a 5 vezes maior que na região Sul, chegando a representar 30% do total de
mortes no primeiro ano de vida. A diarréia, que, muitas vezes, não é valorizada pelos adultos, pode levar a criança a atrasos no crescimento e no desenvolvimento neurológico, ou mesmo à
morte. Quando essa enfermidade é causada por agente infeccioso ou por parasita espoliante, pode ocorrer desidratação. A criança desidratada apresenta olhos encovados, fontanela deprimida, saliva espessa ou ausente e diurese diminuída e de cor escura. Se a criança não for atendida rapidamente, esses sinais podem agravar-se e ela pode chegar ao óbito por choque hipovolêmico.

Tendo como se referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A terapia de reidratação oral (TRO), concebida para auxiliar a reidratação oral de crianças com sinais de desidratação, contribui, por ser de fácil administração, no preparo para a alta de crianças internadas e facilita a punção venosa, se o caso exigir.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Acredito que o erro na acertiva acima está no relato que a reidratação oral facilita a punção venosa na criança. Realmente a punção venosa na criança não vai ser facilitada por isso e sim pela prórpia estrutura venosa da criança.

    Se alguém descordar por favor se manifestem.

  • a hidrataçao facilita a punçao,visto que aumenta a circulaçao sanguinea,melhorando a visualisaçao venosa.



  • No caso de desidratação grave o paciente permanece internado até a recuperação, nesses casos é necessário a reposição por via endovenosa também.

    Administrar a solução de SRO (Solução de Reidratação Oral) em doses pequenas e frequentes, tão logo o paciente a aceite, isso acelera a sua recuperação e reduz drasticamente o risco de complicações pelo manejo inadequado e suspender a hidratação endovenosa quando o paciente estiver hidratado, com boa tolerância ao SRO e sem vômitos.

    A TRO não visa facilitar a punção venosa.


    Resposta ERRADO


    Bibliografia


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/manejo_paciente_diarreia_cartaz.pdf

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

  • Realmente a TRO não visa facilitar a punção venosa e sim hidratar a criança porém consequentemente criança hidratada e mais fácil de se obter um acesso venoso .

  • No caso de desidratação grave o paciente permanece internado até a recuperação, nesses casos é necessário a reposição por via endovenosa também.

    Administrar a solução de SRO (Solução de Reidratação Oral) em doses pequenas e frequentes, tão logo o paciente a aceite, isso acelera a sua recuperação e reduz drasticamente o risco de complicações pelo manejo inadequado e suspender a hidratação endovenosa quando o paciente estiver hidratado, com boa tolerância ao SRO e sem vômitos.

    A TRO não visa facilitar a punção venosa.

     

    Resposta ERRADO

     

    Bibliografia

     

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/manejo_paciente_diarreia_cartaz.pdf

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea : queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


ID
107440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na região Nordeste, o risco de morte por diarréia em crianças com menos de cinco anos de idade é cerca de 4 a 5 vezes maior que na região Sul, chegando a representar 30% do total de
mortes no primeiro ano de vida. A diarréia, que, muitas vezes, não é valorizada pelos adultos, pode levar a criança a atrasos no crescimento e no desenvolvimento neurológico, ou mesmo à
morte. Quando essa enfermidade é causada por agente infeccioso ou por parasita espoliante, pode ocorrer desidratação. A criança desidratada apresenta olhos encovados, fontanela deprimida, saliva espessa ou ausente e diurese diminuída e de cor escura. Se a criança não for atendida rapidamente, esses sinais podem agravar-se e ela pode chegar ao óbito por choque hipovolêmico.

Tendo como se referência o texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Entre as principais causas de desidratação, incluem-se ingestão insuficiente de líquidos, vômitos, diarréia desmedida e excessiva ingestão de proteínas.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito diz que a questão esta certa, porém descorda da banca!!

    Procurei aqui em todas as minhas referência a indicação de que excessiva ingestão de proteinas é uma das principais causas de desidratação e não achei.

    Favor se alguém puder esclarecer essa questão ficaremos gratos.

  • É porque proteínas são constituidas por cadeias de peptídeos. A ligação química que une um peptídeo a outro, os desidrata.
    As proteínas que ingerimos são quebradas em peptídeos individuais. Com isso ocorre o processo inverso, ou seja: hidratação.
    A digestão de grandes quantidades de proteínas consome grantidade de água, por isso a questão está correta!
    Bons estudos!

ID
107473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

Com os cuidados imediatos ao recém-nascido, aqueles dispensados logo após o nascimento, ainda na sala de parto, objetiva-se auxiliar o bebê a fazer a transição da vida intra-uterina para a vida extra-uterina, assegurar a manutenção de sua temperatura corporal e promover o elo afetivo entre recém-nascido, mãe e seus familiares.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Só para complementar a questão os cuidados prestados ao rescém-nascido pós parto são:

     Posicionar o recém-nascido (RN) corretamente; Aspirar vias aéreas; Aquecê-lo e secá-lo; Prevenir a infecção gonocócica; Evitar a doença hemorrágica do RN; Exame do coto umbilical; Aferição da temperatura; Realização de medidas antropométricas; Avaliação da idade gestacional; Aleitamento nas primeiras 2h;... Use um cateter macio no intuito também de remover o líquido, muco, sangue e restos amnióticos. O recém nascido deve ser posicionado corretamente para assegurar a permeabilidade das vias aéreas. Para um posicionamento correto o paciente deve ser colocado em decúbito dorsal ou lateral com o pescoço ligeiramente estendido. - Aspirando - assim que o recém nascido estiver adequadamente posicionado, ele deve ser aspirado: primeiro a boca e depois o nariz. - Avaliação - após ter feito a estimulação tátil é necessário monitorar e avaliar o neonato com base nos três sinais vitais: (1) Movimentos respiratórios, (2) Freqüência cardíaca, (3) Cor.

  • Atentar para a diferenciação de cuidados imediatos e mediatos.

  • dispensados ou  seria indispensável em relação aos cuidados imediatos...?

  • DISPENSADOS ?


    O que é dispensados: Que foram isentos, libertos.


  • eu também fiquei na dúvida dessa palavra dispensado.

  • eu também fiquei na dúvida dessa palavra dispensado.


ID
107476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

A avaliação do recém-nascido deve ser feita no primeiro e no quinto minutos após o nascimento, utilizando-se a escala de Apgar. Caso, no quinto minuto, o índice obtido persista abaixo de 7, é necessário reavaliar o bebê a cada 10 minutos, até que ele atinja um índice igual ou superior a 8.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Se o APGAR estiver mesmo assim ainda menos que 7 não se deve esperar mais 10 minutos para avaliar o rescém-nascido pois o mesmo precisa de cuidados imediatos para que seu apgar possa subir a 7 ou mais.O escore de APGAR é usado para avaliar o estado do recém-nascido no primeiro e quinto minutos de vida após o nascimento. Avalia cinco sinais clínicos gerais da criança . Cada critério recebe uma pontuação de zero a dois que somados darão o Índice de APGAR. A contagem é feita no primeiro e quinto minutos. Os componentes mais importantes são a freqüência cardíaca e respiração. O APGAR não deverá ser usado para decidir a necessidade de reanimação em uma criança asfixiada, pois a reanimação deverá ser iniciada antes do primeiro minuto de vida. Um escore de APGAR inferior a 7 no quinto minuto indica depressão do SNC e inferior a 4 depressão grave.

  • consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do RN: FC; esforço respiratório; tônus muscular; Irritabilidade reflexa e cor da pele° .

    avaliado no 1° minuto; 5°minuto e de acordo com a pontuação deve-se fazer reavaliações de 5 em  minutos. 

  • Este índice foi criado por uma anestesista inglesa, Dra. Virgínia Apgar, na década de 50. É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, com 1 e 5  minutos de vida. Os aspectos avaliados são: freqüência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10.

    Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação).

    O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte). Segue-se a Tabela para a realização da Escala de Apgar:

  • Esses parâmetros devem ser avaliados nos 1º e 5º minutos de vida. Caso a pontuação esteja abaixo de 7º no 5º min, o RN  deve ser reavaliado a cada 5 min, até 20 min de vida.

  • Errado! Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (2016), se o Apgar é <7 no 5º minuto de vida, recomenda-se realizá-lo a cada 5 minutos, até 20 minutos de vida.


ID
107479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

Os cuidados mediatos ao recém-nascido são aqueles realizados no berçário ou no alojamento conjunto. Os objetivos desses cuidados são: ajudar o recém-nascido a adaptar-se à vida extra-uterina, prevenir complicações e detectar precocemente qualquer anormalidade. Manter o berço aquecido e com foco de luz, fazer a ligadura do cordão umbilical, realizar o método de Credé ou credeização e identificar o bebê são alguns desses cuidados.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    A questão forneceu a definição de cuidados mediatos (oferecidos no berçário e alojamento conjunto) e os exemplo de cuidados imediatos (oferecidos logo após o parto).

  • ERRADO

    Como a colega já disse ele refere cuidados imediatos como se fosse cuidados mediatos. Ai vai alguns cuidados mediatos só para completar o entendimento.

    cuidados mediatos , são os cuidados a prestar ao recém nascido nas primeiras horas de vida, após a primeira avaliação (cuidados imediatos), ou seja, após o bebê estar estável os passos a seguir sao:

    Aquecimento,

    Mensuração,

    Higiene,

    Administração de vitamina K via intramuscular e

    vacina contra hepatite B.

  • O RECOMENDADO É A UTILIZAÇÃO DA POMADA DE ERITROMICINA A 0,5%

    COMO ALTERNATIVA - TETRACICLINA A 1%

    NITRATO DE PRATA A 1% - APENAS SE NÃO DISPOR DE ERITROMICINA OU TETRACICLINA.

    Cuidados imediatos com RN:

    - clampeamento do cordão umbilical.

    - administrar vitamina K, IM 1mg.

    - eritromicina 0,5%.

    - Identificação do RN.

    - Medidas antropométricas.

    Cuidados mediatos com RN:

    - Evitar separação do binômio mãe-filho.

    - Higienizar coto umbilical (álcool 70%).

    - BCG e Hepatite b.

    - incentivo do aleitamento materno.

    Lavagem dos olhos é com Água

    Não utilizo soroF9% nem ringer nem nada....


ID
107482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

A circunferência da cabeça aumenta rapidamente devido ao crescimento do cérebro. A circunferência, cuja média de tamanho, ao nascimento, é entre 33 cm e 37 cm, aumenta para 46 cm ou 47 cm no final do primeiro ano de vida. O perímetro cefálico é igual ao do tórax ou 2 cm maior.

Alternativas
Comentários
  • Por onde começa essa questão?


ID
107485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período das primeiras 24 horas pós-nascimento é considerado crítico, principalmente no que se refere à adaptação respiratória. Alguns recém-nascidos podem, nesse período, apresentar um quadro de sofrimento respiratório com evolução até o óbito.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem nos cuidados mediatos e imediatos ao recém-nascido.

A ansiedade nos pais, muitas vezes, resulta da falta de informações, o que pode prejudicar sua interação não só com o recém-nascido como também com a equipe que o assiste. Portanto, deve-se oferecer informações adequadas sobre regras e rotinas hospitalares, direito de visitas, uso e tipos de aparelhos e, principalmente, sobre a importância, para o recém-nascido, da presença dos pais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Perfeita a colocação da acertiva! Deve-se prestar um acolhimento aos famíliares (pai) no intuito de diminuir a ansiedade que o atormenta.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
121867
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Visando incrementar a capacidade resolutiva na atenção à saúde da criança, o Ministério da Saúde (MS) priorizou cinco ações básicas de saúde, concernentes

Alternativas
Comentários
  • Uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir de 1984, visando a incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, foi a de priorizar cinco ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia (promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle das doenças diarréicas e das infecções respiratórias agudas).

    Fonte: 
    CADERNO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, Min. da Saúde.

ID
188911
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os adolescentes devem ser orientados quanto à importância de manter a postura corporal nas atividades do diaa- dia. Uma delas é

Alternativas
Comentários
  • Poxa essa pergunta realmente é muito besta
  • KKKKKK



ID
317875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, julgue os itens que se seguem.
Triagem neonatal representa um conjunto de ações realizadas nos bebês 48 horas após o nascimento e, no máximo, até eles completarem quinze dias de vida. Essas ações incluem a coleta de sangue no calcanhar do recém-nascido, para a realização do teste conhecido como teste do pezinho.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Ministério da Saúde
    O momento para a coleta, preferencialmente, não deve ser inferior a 48 horas de alimentação protéica (amamentação) e nunca superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. As gestantes devem ser orientadas, ao final de sua gestação, sobre a importância do teste do pezinho e procurar um posto de coleta ou um laboratório indicado pelo pediatra dentro deste prazo.
  • O Programa Nacional de Triagem Neonatal do Sistema Único de Saúde é composto por Triagem Neonatal Biológica, Triagem Neonatal Auditiva e Triagem Neonatal Ocular.

    A Triagem Neonatal Biológica (ou teste do pezinho) faz o diagnóstico presuntivo de distúrbios congênitos e hereditários para fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O teste do pezinho deve ser realizado na primeira semana de vida; quando se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido, já que com esta idade existem sequelas associadas a fenilcetonúria e ao hipotireoidismo congênito.  O Programa Nacional de Triagem Neonatal contempla o diagnóstico presuntivo, o diagnóstico de certeza, o tratamento e o acompanhamento dos casos diagnosticados.

    Ou seja, a triagem neonatal pode ser feita até 30 dias do nascimento e não 15 dias como é afirmado na questão

    Resposta  ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • Teste do Pezinho

    O teste do pezinho é feito em até 28 dias de vida da criança. Preferencialmente entre o 3° e o 5º dia, pois é necessário ter tido contato com o leite materno para testar a fenilcetonúria e aguardar também a saída do hormônio tireoidiano materno do corpo da criança. E não deve ser feito após 28 dias, quando não é mais considerado o período neonatal.


ID
317878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, julgue os itens que se seguem.
O recém-nascido considerado de baixo peso é o que, ao nascer, possui peso menor que 2.500 g e que, a depender da idade gestacional, apresenta aumento do risco de morbimortalidade.

Alternativas
Comentários
  • O recém nascido de baixo peso é aquele que apresenta peso ao nascer menor que 2.500g independente da idade gestacional.
  • INDEPENDE DA IG

ID
317881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, julgue os itens que se seguem.
O método de mãe canguru consiste no contato direto, pele a pele, entre o recém-nascido prematuro e(ou) de baixo peso e sua mãe, desde o momento em que o bebê apresente condições clínicas estáveis.

Alternativas
Comentários
  • O método Mãe - Canguru é uma tecnologia humana de cuidado dos bebês prematuros e de baixo peso onde mãe e recém nascido ficam em contato pele-a-pele, trocando calor, amor e possiblitando uma amamentação em livre demanda
  • —Segunda etapa: Alojamento Conjunto (ALCON)

    —A posiçãocangurudeve ser realizadopelomaior tempo possível;

    —Critérios de elegibilidade:

    a)disponibilidade, capacidade e habilidadematerna

    Estabilidade clínica do bebê: nutrição enteral plena, peso mínimo de 1250g e ganho de peso diário maior que 15g.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
317884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem no aleitamento materno, julgue os itens seguintes.
O aleitamento materno representa para a mãe maior comodidade e, apesar de não atuar como contraceptivo natural, favorece a aceleração do emagrecimento e reduz a incidência de câncer de mama e de útero.

Alternativas
Comentários
  • A amamentação faz com que a silhueta feminina volte mais rapidamente à normalidade e têm importante efeito contraceptivo. A inibição da ovulação até três meses é intensa, de três a seis meses menor, mais ainda bastante significativa.
  • tudo estava lindo ... só pecou um fato quando bem excultado as mamadas deriodicamente ela funciona como o resto da pergunta fpo correto

  • Errado

    Diminuição do câncer de mama e ovário

  • Atua como contraceptivo natural

  • A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto (98% de eficácia), desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado (GRAY, 1990). Estudos comprovam que a ovulação nos primeiros seis meses após o parto está relacionada com o número de mamadas; assim, as mulheres que ovulam antes do sexto mês após o parto em geral amamentam menos vezes por dia que as demais.

    CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA - Aleitamento Materno e Alimentação Complementar


ID
317887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem no aleitamento materno, julgue os itens seguintes.
Imediatamente após o parto, a mãe deve ser encorajada a amamentar o recém-nascido e a deixar que a criança sugue em livre demanda, o que contribui para diminuir o sangramento pós-parto.

Alternativas
Comentários
  • A amamentação estimula a liberação de ocitocina, hormonio que ajuda na involução uterina e diminuição do sangramento. 

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
317890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem no aleitamento materno, julgue os itens seguintes.
Conforme preconiza o Ministério da Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida e mantido, associadamente a outros alimentos, até o segundo ano de vida.

Alternativas
Comentários
  • Muito bom, obrigada.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
355477
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Juruti - PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança de três anos chegou à unidade de saúde com diarréia há 14 dias, segundo informações da mãe. O enfermeiro, após avaliação criteriosa, identificou que a criança apresentava sinais de desidratação, a qual não era grave, e em seguida classificou a diarréia como diarréia persistente grave. Diante dessa constatação, e como a criança não tinha outra classificação grave, o profissional tomou a seguinte conduta quanto ao tratamento da diarréia:

Alternativas
Comentários
  • aidp criança - classificação: diarreia persistente grave - conduta: tratar desidratação antes de referir a criança ao hospital


ID
355489
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Juruti - PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cuidados de saúde a adolescentes e jovens compreendem um grupo de ações que atendem as necessidades locais e as especificidades da atenção integral a estes indivíduos em ambos os sexos. Com base no manual de orientações para saúde integral de adolescentes e jovens, marque abaixo a alternativa que não se adéqua a estas ações.

Alternativas
Comentários
  • B)


ID
355552
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O contato da criança com o serviço de saúde, independente do fato ou queixa que o motivou, deve ser tido como uma oportunidade para a análise integrada e preditiva de sua saúde e de realização de promoção da saúde. O acompanhamento sistemático do crescimento da criança constitui o eixo central desse atendimento.” De acordo com o Calendário Mínimo de Consultas para Assistência à Criança, proposto pelo Ministério da Saúde para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, o número mínimo de consultas que uma criança deve passar no seu 1º ano de vida (dos 0 aos 12 meses) é de:

Alternativas
Comentários
  • O Ministério da Saúde propõe o Calendário Mínimo de Consultas para a Assistência à Criança:
     
    No 1° ano de vida: 07 consultas;
    No 2° ano de vida: 02 consultas.
    Depois do 2º ano de vida, consultas anuais, próximas ao mês do aniversário.


  • 7 consultas.

  • (MS) Calendário Mínimo de Consultas para a Assistência à Criança:

    no 1º ano de vida: 7 consultas ( 1ª semana, 1º, 2º, 4º, 6º, 9º e 12º meses)

    no 2º ano de vida: 2 consultas (18º e 24º meses)

    Após o 2º ano de vida: anuais, próximo ao mês do aniversário.

    Gabarito: letra B


ID
365146
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
FCM-UPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leite materno tem características que o tornam o melhor alimento para o bebê. Não basta ao profissional de saúde ter conhecimentos básicos e habilidade em aleitamento materno. Ele precisa ter também competência para se comunicar com eficiência e identificar as dificuldades apresentadas para poder aconselhar em diversos momentos. Em relação ao aleitamento materno, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • É muito importante conhecer e utilizar as de? nições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2007a). Assim, o aleitamento materno costuma ser classi? cado em:   • Aleitamento materno exclusivo– quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos. • Aleitamento materno predominante– quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e ?uidos rituais .  •Aleitamento materno – quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos. •Aleitamento materno complementado – quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a ?nalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.  •Aleitamento materno misto ou parcial – quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

    Fonte:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

    Bons estudos!
  • A aleitamento materno predominante e aleitamento materno exclusivo são sinônimos. (ERRADA). O aleitamento predominante ocorre quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais. No aleitamento exclusivo a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos. 

    B aleitamento materno complementado é quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebida à base de água (chá, água adocicada, infusões). (ERRADA). Está se referindo ao aleitamento materno predominante, o complementado ocorre quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. 

    C o queixo do bebê não toca a mama. (ERRADA).

    PONTOS-CHAVE DA PEGA ADEQUADA

    1. Aréola mais visível acima da boca do bebê;

    2. Boca bem aberta;

    3. Lábio inferior virado para fora;

    4. Queixo tocando a mama.

    D O aleitamento materno misto ou parcial ocorre quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite (CORRETA).

    E se deve orientar a mãe a amamentar a cada intervalo de 03 horas (ERRADA). Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia. 


ID
365641
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) se baseia na identificação, condução e resolução dos problemas de saúde da criança, especialmente relativos às crianças menores de cinco anos de idade. A educação em saúde na família e na comunidade é atividade crucial dessa proposta.

Considerando a atuação do técnico de enfermagem na AIDPI, analise as afirmativas relativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A abordagem da criança com diarreia e sem desidratação inclui recomendar à mãe que dê líquidos adicionais à criança, tanto quanto houver aceitação, continuar a alimentação e retornar ao serviço de saúde quando a criança não conseguir beber.

( ) Na administração de medicamento inalatório, utilizando o espaçador flumax, a posição da criança no colo da mãe é assentada e, após pressionar o aerossol liberando a medicação na câmara, observar a respiração da criança e a movimentação da válvula adaptada à máscara por 20 a 30 segundos.

( ) Uma criança de dois a 12 meses de idade, com respiração de 60 ou mais respirações por minuto, é considerada com respiração normal.

( ) Caso a mãe relate que a criança apresenta tosse ou dificuldade para respirar, tem -se que contar a frequência respiratória em 15 segundos e multiplicar por 4, obtendo a frequência respiratória em 1 minuto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D)


ID
365644
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Evidências contundentes demonstram que o aleitamento materno apresenta benefícios para a criança, a mãe, a família e a sociedade.

Tendo em vista a importância de uma abordagem materna adequada para o sucesso do aleitamento materno, analise as seguintes afirmativas sobre técnica de amamentação e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O lábio inferior da criança deve estar voltado para FORA e deve haver mais aréola visível ACIMA da boca do que ABAIXO dela. 

  • TÉCNICA DE AMAMENTAÇÃO

    PONTOS-CHAVE DO POSICIONAMENTO ADEQUADO

    1. Rosto do bebê de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo;

    2. Corpo do bebê próximo ao da mãe;

    3. Bebê com cabeça e tronco alinhados (pescoço não torcido);

    4. Bebê bem apoiado.

    PONTOS-CHAVE DA PEGA ADEQUADA

    1. Aréola mais visível acima da boca do bebê;

    2. Boca bem aberta;

    3. Lábio inferior virado para fora;

    4. Queixo tocando a mama.


ID
365668
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
FHEMIG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A icterícia neonatal, quando intensa, pode ser tratada por dois métodos: a exsanguineotransfusão e a fototerapia. Esta última é usada nos casos em que a elevação da bilirrubina é mais lenta. A técnica para realização da fototerapia deve obedecer parâmetros indispensáveis ao sucesso do tratamento.

Analise as seguintes afirmativas relacionadas a esses parâmetros e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A distância entre a lâmpada da fototerapia e o recém-nascido deve ser em torno de 40 cm. Eventualmente pode ser de 35 cm, quando houver necessidade de maior radiação, desde que prescrito pelo médico.

( ) A proteção dos olhos deverá ser feita com venda, observando-se sempre se não obstrui a respiração do recém-nascido, e os olhos devem ser examinados diariamente para detecção de qualquer anormalidade.

( ) O recém-nascido pode ser retirado da fototerapia para receber alimentação e ser higienizado sem que isso traga prejuízos ao tratamento

( ) As mudanças de decúbito devem ser feitas de seis em seis horas para manter a integridade da pele do recém-nascido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A mudança de decúbito deve ser feita de 2 em 2 hs. Letra B.


  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

    Zonas de Kramer

    Z1 - cab. + pesc. (6mg/dl)

    Z2- até umb. (9 mg/dl)

    Z3- até joelhos (12 mg/dl)

    Z4- até torn./ anteb. (15 mg/dl)

    Z5- até reg. plantar (18 mg/dl/ mais)

    distância ideal para fototerapia = 50cm

    Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima 50cm , utilizar proteção ocular opaca ..


ID
425491
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após administração de dieta a um recém-nascido, o técnico em enfermagemdeve posicionar a criança de forma a favorecer o esvaziamento gástrico. A posição indicada nesse caso é:

Alternativas

ID
425524
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar uma visita domiciliar a um recém-nascido, a mãe faz perguntas sobre a “moleira” da criança. O Técnico em Enfermagem deverá saber que entre a sutura coronariana e sagital está localizada a grande fontanela ou fontanela bregmática que deve estar fechada por volta do seguinte mês de vida da criança:

Alternativas
Comentários
  • Mania de banca querer ser legislador, né

  • 18º


ID
425536
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAU-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A estratégia do AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância) propõe um atendimento sistematizado envolvendo as doençasmais comuns até o:

Alternativas
Comentários
  • Entre 2 meses e 5 anos.

    RESPOSTA: E.


ID
518053
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São manifestações clínicas que o(a) enfermeiro(a) deve observar na avaliação de uma criança com diagnóstico de otite média aguda:

Alternativas

ID
539653
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São vantagens do aleitamento materno para mãe e criança o que se encontra descrito em:

Mãe / Criança

Alternativas
Comentários
  • São diversos os benefícios do aleitamento materno tanto para a mãe quanto para a criança:

    Para a mãe
    - Leva a produção de ocitocina que é responsável pela ejeção do leite e leva a contrações uterinas ajudando na redução do sangramento uterino e na sua involução.
    - Reduz o risco de câncer de mama e ovários (não de útero)
    - Evita nova gravidez
    - Menores custos financeiros
    - Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho

    Para a criança
    - Evita mortes infantis
    - Evita diarreia
    - Evita infecção respiratória
    - Diminui o risco de alergias
    - Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
    - Reduz a chance de obesidade
    - Melhor nutrição
    - Efeito positivo na inteligência
    - Melhor desenvolvimento da cavidade bucal (menos cáries e problemas na fala)


    - Durante o aleitamento materno o gasto calórico é maior, porém o apetite da nutriz também altera, portanto a alimentação deve ser saudável, a mulher que não ganhou peso em excesso durante a gestação voltará ao peso anterior após o nascimento da criança naturalmente.
    - Amamentação não faz as mamas caírem, o tempo faz.
    - A pressão arterial é mantida principalmente por causa da diminuição do risco de obesidade
    - A criança amamentada deve ser vacinada com BCG, uma coisa não interfere na outra


    Resposta A


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.
  • Professora que comentou a questão, reduz risco de câncer de útero sim, de acordo com o MS.


ID
595999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Em todas as crianças menores de um ano com malformações congênitas e alterações neurológicas, recomenda-se que seja descartada como causa biológica o vírus da rubéola, devendo ser realizada coleta de sangue preferencialmente até o segundo mês de vida.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os agentes biológicos causadores de deformações congênitas, os mais importantes são a infecção pelo vírus da rubéola, citomegalovírus (CMV), Toxoplasma gondii e Treponema pallidum.
  • Para a investigação de casos suspeitos de SRC, deve ser colhida uma amostra de sangue, logo após o nascimento, quando há suspeita ou confirmação de infecção materna durante a gestação; ou logo após a suspeita diagnóstica, nos menores de 1 ano.

    Questão errada!


ID
596002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Deve ser considerado recém-nascido de alto risco o prematuro pesando menos de 2.000 g ao nascer, o recém-nascido com asfixia ao nascer (Apgar menor que 7 no quinto minuto) e o recém-nascido com outras patologias graves no nascimento.

Alternativas
Comentários
  • Escala de Apgar - É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10. Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação). O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte).
  • Critérios para identificar o RN de alto risco segundo o Ministério da Saúde:

    - RN com asfixia grave ao nascer (Apgar < 7 no 5o min).

    - RN pré-termo com peso ao nascer < 2.000g.

    - RN < 35 semanas de idade gestacional.

    - RN com outras doenças graves.

    Ou seja, todos os critérios são os que estã listados na questão.

    Resposta: CERTO

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.



ID
596005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da atuação da enfermagem na saúde da criança, julgue os
itens que se seguem.

Na triagem neonatal, deve-se divulgar a importância do teste do pezinho, que deve ser realizado a partir do décimo quinto dia de vida, visando detectar hipotireoidismo, anemia falciforme, fenilcetonúria e fibrose cística.

Alternativas
Comentários
  • Nome popular para a triagem neonatal, o teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê.

    Em sua versão mais simples, o teste do pezinho foi introduzido no Brasil na década de 70 para identificar duas doenças (chamadas pelos especialistas de "anomalias congênitas", porque se apresentam no nascimento): a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito. Ambas, se não tratadas a tempo, podem levar à deficiência mental. Logo, é importante certificar-se, quando escolher a maternidade, se o local está apto a realizar este exame.

    A identificação precoce de qualquer dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. Por isso, recomenda-se realizar o teste imediatamente entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Antes disso os resultados não são muito precisos ou confiáveis. A partir desse prazo, leve seu filho para fazer o exame o mais cedo possível. Assim o tratamento, se for o caso, será mais eficaz.

    Em 1992 o teste se tornou obrigatório em todo o país, através de lei federal. Em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal (veja portaria 822), com o objetivo de atender a todos os recém-natos em território brasileiro. Consulte a lista dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal credenciados pelo Governo. Hoje já existe uma versão ampliada, que permite identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Trata-se, no entanto, de um recurso sofisticado e ainda bastante caro, não disponível na rede pública de saúde.


    FONTE: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24919
  • O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.
    Através do Teste do Pezinho básico podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.
    Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada na primeira semana de vida da criança e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório.
  • A implantação do Programa deverá seguir os seguintes Princípios e Diretrizes:
    1 - Todo recém-nascido tem direito ao acesso à realização de testes de Triagem
    Neonatal, em conformidade com o disposto nesta Portaria. Os testes deverão ser
    realizados até o 30º dia de vida (preferencialmente entre o 2º e o 7º dia de vida), com
    coleta do material efetuada de acordo com os critérios técnicos estabelecidos no Manual
    de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal
    a ser elaborado e publicado pela Secretaria de Assistência à Saúde/SAS/MS;
  • Errada.
    Deve ser realizado a partir do 3º dia de vida e não do 15º. De preferência entre o 3º e o quinto. Mesmo não sendo ideal considera-se até 30º dia de vida para realização do mesmo.
  • Deve ser realizado a partir do 5º dia de vida, na semana de saúde integral, que é a primeira semana de vida do recém-nascido.
  • O Teste do Pezinho  é um conjunto de exames realizados através de uma gota de sangue, coletada no calcanhar do recém-nascido, segundo recomendação do Ministério da Saúde, é a primeira semana de vida; donde se recomenda como idade ideal o período compreendido entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido. Coletar após o 30º dia de vida é considerado tardio para este tipo de exame, pois atenta contra o princípio maior da ação de triagem neonatal que é a prevenção de sequelas neurológicas e metabólicas ao recém-nascido. O teste permite a detecção da fenilcetonúria, do hipotireoidismo congênito, de hemoglobinopatias (anemia e traço falciforme) e da fibrose cística (ou mucoviscidose).

    Logo, a o teste do pezinho deve ser feito entre o 3º e 7º dia de idade do recém-nascido e não após 15 dias.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Coordenação-Geral de Atenção Especializada. Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, CoordenaçãoGeral de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

    http://bvsms.saude.gov.br/

  • Segundo o ministério da saúde o teste do pezinho deverá ser feito a partir do 3° dia de vida da criança, quando já ocorreu uma ingestão adequada de proteínas e é possível analisar com mais segurança o metabolismo da fenilalanina, evitando-se resultados falsos negativos para fenilcetonúria. A coleta para o exame deve ser realizada entre 3° e o 7° dia de vida da criança. embora não seja ideal, aceita-se que seja feita a coleta até 30° dia de vida do bebê.


ID
596029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que concerne à assistência integral à mulher vítima de violência,
julgue os itens subsequentes.

No caso de crianças e adolescentes menores de dezoito anos, a suspeita ou confirmação de abuso sexual deve, obrigatoriamente, ser comunicada ao conselho tutelar ou à vara da infância e da juventude.

Alternativas
Comentários
  •  Lei Nº8.069/90 nos seus arts. 13, 244-A e 245 preceitua:

     

    Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.


    No caso de não haver Conselho Tutelar na localidade, deve a comunicação ser feita ao Juiz da Infância e Juventude. No caso de haver dois Juízes  na localidade, um deles  é  Juiz da Infância e da Juventude. 

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
636868
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No exame neurológico do recém-nascido, “o reflexo em que os pododáctilos abrem-se e o primeiro pododáctilo sofre uma extensão quando é passado o dedo do examinador na borda externa do pé do recém-nascido”, é conhecido como:

Alternativas

ID
711730
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Agente Comunitário de Saúde, em visita domiciliar a uma criança recém-nascida, 14 dias, em boas condições de saúde e em aleitamento materno exclusivo recebeu queixas da mãe de que somente o leite materno não estava alimentando adequadamente a criança, pois a mesma queria mamar a toda hora e sem horário determinado. Acrescentou ainda que achava que o fato de ter mamas pequenas influenciava na produção do leite. Neste caso e com relação ao aleitamento materno, a alternativa correta seria

Alternativas
Comentários
  • Se a criança está em aleitamento materno EXCLUSIVO, a mãe deve amamentar sem restrições de horários e sem definir o tempo da mamada, muito menos oferecer leite complementar. 


ID
711733
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O crescimento do ser humano é um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida e que pode ser influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Dentre os fatores intrínsecos destacam-se

Alternativas
Comentários
  • essa é pra ferrar o candidato.
  • essa é full power
  • jurisprudência me mata errei!
  • GABARITO: A malformações

  • A) Malformações


ID
711766
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com o objetivo de acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança, o Ministério da Saúde propôs o cartão da criança onde são registrados, dentre outros, dados antropométricos que são utilizados como indicadores diretos para avaliar o estado nutricional da criança. Com relação ao cartão da criança pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


ID
711769
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em visita domiciliar a uma família de sua microárea, o ACS verificou que havia uma criança doente, 3 anos de idade, apresentando olhos fundos, irritação e ao sinal da prega a pele volta ao estado anterior lentamente. Esses sinais exibidos pela criança são sinais de alerta relacionados a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    desidratação

  • Sinais de Alerta da desidratação

    Letargia

    Irritação

    Olhos fundos

    Sinal de prega presente

    Inquietude

    Inconsciência

    ETC


ID
711772
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação proporciona um aprendizado tanto para a mãe quanto para o bebê e, portanto, a interação deve acontecer de forma agradável tornando cada vez mais intensa a sensação de segurança e conforto para o bebê durante o aleitamento materno. Com base na técnica de amamentação é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    um dos sinais de boa pega é manter a boca do bebê bem aberta.


ID
711775
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O crescimento do ser humano é considerado um processo biológico de multiplicação e aumento do tamanho celular. Entre as alternativas abaixo marque aquela que apresenta uma das condições cruciais para o crescimento infantil adequado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    assistência pré-natal, parto e puerpério.


ID
711874
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança de 4 meses de idade compareceu à Unidade de Saúde, acompanhada de sua mãe, para consulta médica de rotina. Indagada sobre a dieta da criança, a mãe respondeu que a alimentação da criança era constituída de aleitamento materno e sucos de frutas. Diante do caso e quanto à classificação do aleitamento materno, é correto afirmar que se trata de um caso de aleitamento materno

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, aleitamento materno predominante. Fundamentos: classificação aleitamento:

    (1) Aleitamento materno: quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber outros alimentos; (2) Aleitamento materno exclusivo: quando a criança recebe somente leite materno direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, SEM outros líquidos ou sólidos, COM EXCEÇÃO de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos ou medicamentos. (3) Aleitamento materno predominante: quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água, suco ou outros líquidos. (4) Aleitamento materno complementado: quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido para complementá-lo. (5) Aleitamento materno misto ou parcial: quando a criança recebe leite materno ou outros tipos de leite.  

     

     

    FONTE:  CADERNO DE ATENÇÃO BÁSICA No 23. SAÚDE DA CRIANÇA: Aleitamento materno e alimentação complementar. MS, 2015. 

     

     

     


ID
711895
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Breves - PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Através da visita domiciliar, é possível também fazer o acompanhamento da saúde dos adolescentes. Nessa fase, em que ocorrem grandes transformações físicas e psicológicas do indivíduo, é possível identificar a presença de transtornos alimentares que exigem cuidados de toda equipe de saúde envolvida no programa. Considerando esse contexto, marque abaixo a alternativa que apresenta um grupo de consequências geradas pela anorexia nervosa:

Alternativas

ID
713485
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Patrocínio - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A promoção do aleitamento materno compõe as estratégias de ação integral à saúde da criança, com vistas à redução das taxas de morbi-mortalidade infantis. O manejo correto do aleitamento materno é fundamental para o sucesso na amamentação.

Considerando as técnicas adequadas de incentivo e promoção do aleitamento materno, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O leite ordenhado cru (não pasteurizado) pode ser conservado em geladeira por 12 horas e no freezer ou no congelador por 15 dias.

    FONTE: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.
    Atenção à saúde do recém-nascido : guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde,
    Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. atual. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

  • Questão desatualizada. Não é comprovado a eficiência do próprio leite para tratar lesões.

  • O leite humano ordenhado cru CONGELADO pode ser estocado por um PERÍODO MÁXIMO DE 15 dias em uma temperatura máxima de -3°C

    O leite humano ordenhado cru REFRIGERADO pode ser estocado por um PERÍODO MÁXIMO de 12 horas em temperatura máxima de 5°C


ID
723775
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na empresa há uma sala disponibilizada às mães trabalhadoras para coletar o leite materno e ofertar ao bebê posteriormente. Antes de iniciar a coleta por meio de ordenha das mamas, deve-se orientar às mães para

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C


    Para as mães que querem fazer a retirada, há alguns cuidados necessários:

    • Para armazenar o leite, utilizar um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de café solúvel ou de maionese).

    • Colocar vidros e tampas (sem rótulo e o papel branco de dentro da tampa) numa panela e cobri-los com água.

    • Ferver tudo por 15 minutos.

    • Deixar vidros e tampas escorrerem sobre um pano limpo até secar. Fechar os vidros sem tocar na parte interna das tampas.

    • Colocar uma touca ou lenço para cobrir os cabelos.

    • Colocar uma fralda ou máscara sobre o nariz e a boca.

    • Lavar as mãos e braços até o cotovelo com sabão e água em abundância.

    • Antes de iniciar a coleta, lavar as mamas apenas com água.

    • Secar as mãos e as mamas com uma toalha limpa.

    • Procurar um lugar limpo e tranquilo para retirar o leite. Evitando banheiro e cozinha.

    • Evitar conversar durante a retirada do leite.

    • Retirar o leite quando as mamas estiverem muito cheias, antes ou depois das mamadas.



ID
723781
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A divisão em ciclos de vida visa a atender as especificidades das fases de crescimento e desenvolvimento da criança e o início da puberdade. De acordo com o Ministério da Saúde, a classificação etária de infância e adolescência, respectivamente, é

Alternativas
Comentários
  • Classificação etária da infância e da adolescência Para o ECA, a criança é a pessoa até 11 anos de idade e o adolescente entre 12 e 18 anos. O Ministério da Saúde considera criança a pessoa de 0 a 9 anos e o adolescente de 10 a 19 anos. A divisão em ciclos de vida, adotada pelo Ministério da Saúde, visa atender as especificidades nas fases de crescimento e desenvolvimento da criança e o início da puberdade.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_criancas_familias_violencias.pdf
  • Item correto, letra C

    Classificação etária da infância e da adolescência:

    Para o ECA, a criança é a pessoa até 11 anos de idade e o adolescente entre 12 e 18 anos. 

    O Ministério da Saúde considera criança a pessoa de 0 a 9 anos e o adolescente de 10 a 19 anos

    A divisão em ciclos de vida, adotada pelo Ministério da Saúde, visa atender as especificidades nas fases de crescimento e  desenvolvimento da criança e o início da puberdade.

    Fonte: Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências /orientação para Gestores e profissionais de saúde, 2010

    MINISTÉRIO DA SAÚDE -Secretaria de Atenção à Saúde /Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas


  • Alternativa correta: D


ID
723787
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os princípios do programa de atenção à saúde de jovens e adolescentes, consta que

Alternativas
Comentários
  • Item, correto, letra E

    De acordo com o Ministério da Saúde, esses três princípios são definidos da seguinte forma: 

    (a) ética: a relação do profissional de saúde com os adolescentes e jovens deve ser pautada pelos princípios de respeito, autonomia e liberdade, prescri- tos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelos códigos de ética das diferentes categorias;

     (b) privacidade: adolescentes e jovens podem ser atendidos sozinhos, caso desejem; 

    (c) confidencialidade e sigilo: adolescentes e jovens devem ter a garantia de que as informações obtidas pelos profissionais de saúde no atendimento não serão repassadas aos seus pais e/ou responsáveis, bem como aos seus pares, sem a sua concordância explícita. 

    No entanto, eles devem ser informados sobre as situações que requerem quebra de sigilo, ou seja, sempre que houver risco de vida ou outros riscos relevantes tanto para a pessoa quanto para terceiros, a exemplo de situações como abuso sexual, ideia de suicídio, informação de homicídios e outros.

    Fonte: 

    Cadernos de Atenção Básica - As Diretrizes do NASF



  • GABARITO: E


ID
725695
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na escala de Apgar, quando o recém-nascido apresenta frequência cardíaca acima de 100, atribui-se a pontuação

Alternativas
Comentários
  • ESCALA DE APGAR:

    Pontos 0 1 2
    Freqüência cardíaca Ausente <100/minuto >100/minuto
    Respiração Ausente Fraca, irregular Forte/Choro
    Tônus muscular Flácido Flexão de pernas e braços Movimento ativo/Boa flexão
    Cor Cianótico/Pálido Cianose de extremidades Rosado
    Irritabilidade Reflexa Ausente Algum movimento Espirros/Choro
  • FC > 100 bpm resulta em 2 pontos no Índice/Escala de Apgar.

    (Para obter 2 pontos, o item avaliado, deve estar em concordância com o ideal a ser encontrado, conforme a Índice/Escala de Apgar).

    FC > 100 bpm

    Respiração  = Forte/Choro

    Tônus muscular = Movimento ativo/ Boa flexão  

    Irritabilidade reflexiva  = Espirros/Choro

    Cor = Rosado

  • Gabarito: Letra B.

     

     

    Complementando

     

     

    ESCALA DE APGAR

     

    Pontos                                                               0                                          1                                                        2

    Freqüência cardíaca                                    Ausente                        <100/minuto                                            >100/minuto

    Respiração                                                  Ausente                          Fraca, irregular                                      Forte/Choro

    Tônus muscular                                          Flácido                       Flexão de pernas e braços                   Movimento ativo/Boa flexão

    Cor                                                        Cianótico/Pálido               Cianose de extremidades                                Rosado

    Irritabilidade Reflexa                                 Ausente                            Algum movimento                              Espirros/Choro


ID
729832
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o conceito de participação juvenil, o Ministério da Saúde (2010) orienta que favorecer essa participação é uma estratégia eficaz de promoção da saúde para adolescentes e jovens. Dentre os benefícios dessa estratégia, destaca-se que

Alternativas
Comentários
  • Segundo as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde, a participação juvenil é uma estratégia efi caz de promoção da saúde. Seus benefícios são vários. Primeiro, porque contribui para a auto-estima do adolescente e do jovem, a sua assertividade e a formulação de um projeto de vida. Esses aprendizados constituem-se em elementos-chave de qualquer estratégia de prevenção à violência, bem como ao abuso de drogas e na prevenção às DST/Aids, nessa faixa etária.

    Resposta E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção em Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

  • Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde (Brasil, 2010, p. 53)

    "Favorecer a participação juvenil é uma estratégia eficaz de promoção da saúde. Seus benefícios são vários. Primeiro, porque contribui para a autoestima do adolescente e do jovem, a sua assertividade e a formulação de um projeto de vida. Esses aprendizados constituem-se em elementos-chave de qualquer estratégia de prevenção à violência, bem como ao abuso de drogas e na prevenção às DST/Aids, nessa faixa etária.

    Portanto, no nível individual, a participação não é somente um enfoque para se obter uma adolescência e juventude socialmente mais responsável e mais cooperativa. E mais: é o caminho para o desenvolvimento de uma pessoa socialmente sã e, em segundo lugar, leva adolescentes e jovens a se tornarem participantes importantes das ações que buscam promover a cidadania, e não apenas a serem eventuais usuários de programas, que induzam à consolidação de mecanismos de tutela e subordinação social. O terceiro benefício é acreditar que a participação juvenil não é apenas uma maneira de trazer os jovens para boas ações, desviando-os do mau caminho, e sim, acreditar que os adolescentes e jovens são promotores da transformação social. O quarto benefício é que a participação ativa e autônoma de jovens no planejamento, execução e avaliação das ações de saúde contribuirá decisivamente para a eficácia, a resolutividade e o impacto social das mesmas. Em síntese, tanto os adolescentes quanto o setor saúde, são beneficiados por esse processo, além da comunidade local e da sociedade como um todo."

    Gabarito: E


ID
729835
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde recomenda as principais orientações e condutas, em relação à alimentação, que devem ser preconizadas à criança, de acordo com a idade. Algumas dessas orientações incluem

Alternativas
Comentários
  • A


ID
729880
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Vygotski (1996), é na fase da adolescência que se produz no adolescente um importante avanço no desenvolvimento intelectual, formando-se os verdadeiros conceitos. O pensamento por conceito

Alternativas
Comentários
  • O pensamento por conceito abre para o jovem um mundo da consciência social, e o conhecimento da ciência, da arte e as diversas esferas da vida cultural podem ser corretamente assimiladas. Por meio do pensamento em conceito ele chega a compreender a realidade, as pessoas ao seu redor e a si mesmo. O pensamento abstrato desenvolve-se cada vez mais e o pensamento concreto começa a pertencer ao passado. O conteúdo do pensamento do jovem converte-se em convicção interna, em orientações dos seus interesses, em normas de conduta, em sentido ético, em seus desejos e seus propósitos.
    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000100005

ID
732031
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São cuidados preventivos relacionados à doença diarréica grave infantil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência.

     

    Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral, é auto-limitada, com duração de 2 a 14 dias.

     

    As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição.

     

     

    VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)

    Prevenção: Diarreia por Rotavírus

    1ª dose - 2 messe e 2ª dose- 4 meses


ID
732037
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, o exercício pleno do direito à saúde e à liberdade, será garantido aos adolescentes quando a orientação referente ao uso de contraceptivo for realizada

Alternativas
Comentários
  • Não achei a resposta. Alguém ajuda? Manda msg no meu perfil por favor!

  • Olá, Rogério Concurso. Gabarito C.

     

    Também não encontrei no ECA (Estatuto da Criança e do adolescente) falando especificamente sobre métodos contraceptivos em relação aos adolescentes. Entretanto, segundo o ECA: 

    ''Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.''

     

    Espero ter ajudado.

     

    Abraços.

  • V - privacidade: a promoção dos direitos e proteção da criança e do adolescente deve ser efetuada no respeito pela intimidade, direito à imagem e reserva da sua vida privada; 


ID
736840
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao aleitamento materno é correto afirmar que:

Alternativas

ID
736846
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São fatores que contribuem para a diminuição da surfactante em recém-nascidos:

Alternativas

ID
736849
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre as principais causas de mortalidade de jovens e adolescentes em nosso país, as que demonstram mais claramente a situação de vulnerabilidade social desse grupo populacional são:

Alternativas

ID
736852
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Identifique os objetivos prioritários das atividades de educação em saúde voltadas para grupos de adolescentes, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Triar jovens que estejam em situação de vulnerabilidade e encaminhá-los para atendimento especializado.

II. Desenvolver a capacidade de ouvir, de falar e de comunicar-se.

III. Desenvolver ações a partir das necessidades identificadas pelos próprios adolescentes e pelos indicadores epidemiológicos.

IV. Realizar imunizações de acordo com o calendário vacinal.

V. Desenvolver vínculos que favoreçam um diálogo aberto sobre questões de saúde e outros interesses.

Alternativas

ID
759274
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à Terapia de Reidratação Oral (TRO):

Alternativas
Comentários
  • TEM DOIS SENTIDOS NESSA RESPOSTA POR ISSO ERREI..

    CORRIGINDO : RECEBE A REIDRATAÇÃO SEM ADIAR O LEITE MATERNO.

    NÃO ENFIA OS 2 NA BOCA DO RN AO MESMO TEMPO.


ID
759277
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A frequência cardíaca em recém-nascidos e lactentes deve ser, preferencialmente, verificado através do pulso:

Alternativas
Comentários
  • Ausculta do pulso apical: método utilizado freqüentemente com lactentes, onde normalmente é difícil a verificação de pulso por palpação. O estetoscópio deve ser colocado entre o mamilo esquerdo e o externo, e a freqüência  verificada durante 60 segundos. Observar se o aparelho esta  frio, para que a criança não se assuste estimulando o choro e alternando os dados.

ID
759280
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sinais de boa pega da criança durante a amamentação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Recomendações da UNICEF para uma amamentação ideal:
     

      O queixo do bebé toca a mama.

    • A boca do bebé está bem aberta.

    • O seu lábio inferior está virado para fora.

    • Pode-se ver mais aréola acima do que abaixo da boca do bebé.



    FONTE: Manual de Aleitamento Materno, Comitê Potuguês para a UNICEF, Comissão Nacional Iniciativa Amigos dos Bebês, 2008. Disponível em URL: http://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf


    BONS ESTUDOS A TODOS!!!!!!!


ID
759283
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A primeira dieta do recém-nascido à termo deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Essa é daquelas questões "cortesia" do examinador!rs

ID
759286
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma criança com mais de um ano e menor de cinco anos (> 1 ano a < de 5 anos), em repouso, estará com taquipnéia se apresentar a freqüência respiratória:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada, 

    Se a alternativa C está correta, as alternativas D e E também estão.


    Pois todas apresentam taquipneia ( aceleração do ritmo respiratório ).


  • Frequência respiratória normal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)

    De 0 a 2 meses - Até 60mrm*

    De 2 a 11 meses -  Até 50mrm

    De 12 meses a 5 anos - Até 40mrm

    De 6 a 8 anos - Até 30mrm

    Acima de 8 anos - Até 20mrm

    Ou seja, para ser considerado taquipnéia (respiração acelerada) em uma criança de 1 a 5 anos deve estar aciam de 40mrm.


    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


  •  

    Frequência respiratória normal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 

    De 0 a 2 meses - Até 60mrm* 

    De 2 a 11 meses -  Até 50mrm 

    De 12 meses a 5 anos - Até 40mrm 

    De 6 a 8 anos - Até 30mrm 

    Acima de 8 anos - Até 20mrm

    Ou seja, para ser considerado taquipnéia (respiração acelerada) em uma criança de 1 a 5 anos deve estar aciam de 40mrm.


    Resposta C


    Bibliografia

     


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.


ID
762829
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Ziegel, o bebê pequeno para idade gestacional (PIG) é geralmente definido como aquele cujo peso é inferior a 10% do que é esperado naquela idade gestacional. Em relação às características do recém-nascido PIG, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
762871
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação ao tratamento da diarréia aguda em crianças, assinalando a seguir a opção correta.

( ) Um dos principais objetivos do tratamento da diarréia aguda inclui a avaliação do equilíbrio hidroeletrolítico.

( ) Na hipótese de desidratação grave devido a diarréia deve-se forçar a criança a ingerir líquidos.

( ) Os vômitos constituem uma contra-indicação a Terapia de Reidratação Oral.

( ) Os medicamentos antidiarreicos não estão recomendados no tratamento da diarréia infecciosa.aguda.

Alternativas
Comentários
  • Se o paciente vomitar, pode-se reduzir o volume e aumentar a frequência das tomadas. Os

    vômitos geralmente cessam após 2 a 3 horas do início da reidratação. 

  • QUAL É A QUESTÃO CERTA?


ID
762907
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diversos tipos de deformidades cranianas são observados na primeira infância. Em relação às deformidades cranianas e suas características, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, B.

    Correções: 
    A) Oxicefalia é um termo usado às vezes para descrever o fechamento prematuro da sutura coronal,  mais que de qualquer outra sutura, ou pode ser utilizado para descrever a fusão prematura de todas as suturas. A oxicefalia é o tipo mais grave de craneoestenose.
    B) Correta
    C) 
    Escafocefalia aplica-se à fusão prematura da sutura sagital
    D) 
    Craniossinostose ou cranioestenose, também chamada estenose craniofacial é uma anomalia  decorrente da fusão prematura das suturas craniais. O crânio se desenvolve a partir da interposição óssea ao longo das linhas de sutura. Quando uma sutura se fecha prematuramente, o crânio não cresce na direção perpendicular a esta sutura afetada, o que resulta em deformidades cranianas. 
    E) 
     Braquicefalia ou braquiocefalia ocorre quando a sutura coronal se funde prematuramente, causando um encurtamento longitudinal (eixo occipito-frontal) do diâmetro do crânio.

ID
762913
Banca
Marinha
Órgão
HNMD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A teofilina é uma metilxantina usada no tratamento da asma em crianças. Segundo Wong, pode-se citar como sintomas da toxicidade da teofilina:

Alternativas
Comentários
  • Letra correta, C

    Efeitos colaterais da Teofilina- Falta de apetite; náusea; vômito; tontura; diarréia; dor no abdômen; dor de cabeça; insônia; convulsão; palpitação; taquicardia; pressão alta

  • Para responder essa questão, pense em qual o propósito de um medicamento para asma.

    A asma é uma doença inflamatória, que causa obstrução das vias respiratórias, logo, o medicamento precisa realizar a BRONCODILATAÇÃO.

    Qual sistema participa da broncodilatação?

    R: sistema SIMPÁTICO. (Lembrem das catecolaminas, nas situações de luta e fuga; o paciente precisa de muito ar para conseguir "fugir"). Logo, a toxicidade de um medicamento para asma estará ligado à sintomas referente ao respectivo sistema.

    A partir desse raciocínio, descarta-se todas as alternativas que tem BRADICARDIA, pois o sistema simpático não causa esse efeito. Sobrando apenas as letras A e B.

    Na alternativa A, tem a palavra "anorexia", que deixa a assertiva incorreta.

    GABARITO: letra C


ID
783223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Recomenda-se a suspensão definitiva do aleitamento materno caso

Alternativas
Comentários
  • A galactosemia é um erro inato do metabolismo (de característica autossômica recessiva), caracterizado por uma inabilidade em converter galactose em glicose da maneira normal. O resultado imediato é o acúmulo de metabólitos da galactose no organismo, que passa a ter níveis circulantes elevados e tóxicos, principalmente para o fígado, cérebro e olhos.
    A galactosemia afeta principalmente o fígado, os olhos, os rins e a região cerebral. Nas células do epitélio do cristalino (no olho), o acúmulo do galactitol causa um aumento da osmolaridade, o que resulta na retenção de água, além da diminuição da solubilidade das proteínas da lente. Ocasionando, assim, na formação da catarata.
    O acúmulo anormal de galactose-1-fosfato causa uma ação sobre a célula hepática, levando à cirrose. A ocorrência de icterícia nos primeiros dias também é verificado e ocorre devido ao excesso de bilirrubina não conjugada no sangue Ocorre também o surgimento de aminoacidúria secundária e hipoglicemia (provavelmente devida à inibição da fosfo-glicomutase e da glicose-6-fosfatase).Outros sintomas também decorrentes da doença são: anorexia, perda de peso, ascite, distensão abdominal, hemorragia, falência ovariana, letargia, septicemia (devido a uma inibição da atividade bactericida dos leucócitos) e atraso de desenvolvimento psicomotor (retardo mental).

                                                                      O diagnóstico pode ser feito no período pré-natal ou no período neonatal.
                                                                      No período pré-natal, o diagnóstico é feito através da amniocentese.
    No período neonatal é efetuado o Teste do Pezinho

    O tratamento é baseado na eliminação total da galactose da dieta

    Um outro tratamento é a Rã Terapia, que consiste em utilizar a carne de rã (Rana catesbeiana Shaw, 1802) como base alimentar no tratamento de crianças com erros inatos do metabolismo de carboidratos simples (frutosemia e galactosemia)
  • O aleitamento materno traz diversos benefícios para a mãe e para a criança, por isso a suspensão definitiva é feita somente em casos extremos. Trata-se de mães com doenças graves, crônicas ou debilitantes, mães infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), mães que precisem de tomar medicamentos que são nocivos para os bebês e, ainda, aquelas com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemaia. Galactosemia é uma doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose. O aleitamento materno não deve ser contraindicado nos casos de hanseníase, hepatite B e C, tuberculose, tabagismo ou consumo eventual moderado de álcool.

    Resposta C

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA Aleitamento Materno e Alimentação Complementar 2ª edição.2015.Brasília-DF.

     

     

     

    Nas seguintes situações o aleitamento materno não deve ser recomendado:

     

     

    A criança seja portadora de galactosemia

     

     

     

    aleitamento materno não deve ser contraindicado:

     

     

    a mãe seja portadora do bacilo da hanseníase.

    a criança seja portadora do vírus da dengue.

    a mãe seja tabagista.

     a criança seja portadora do vírus da hepatite B

  • RESPOSTA DO PROFESSOR.

     

     

    O aleitamento materno traz diversos benefícios para a mãe e para a criança, por isso a suspensão definitiva é feita somente em casos extremos. Trata-se de mães com doenças graves, crônicas ou debilitantes, mães infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH), mães que precisem de tomar medicamentos que são nocivos para os bebês e, ainda, aquelas com doenças metabólicas raras como a fenilcetonúria e a galactosemaia. Galactosemia é uma doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose. O aleitamento materno não deve ser contraindicado nos casos de hanseníase, hepatite B e C, tuberculose, tabagismo ou consumo eventual moderado de álcool. 

    Resposta C 

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009.

  • NAS SEGUINTES SITUAÇÕES O ALEITAMENTO MATERNO NÃO DEVE SER RECOMENDADO:

    • Mães infectadas pelo HIV;

    • Mães infectadas pelo HTLV1 e HTLV2;

    • Uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação;

    • Criança portadora de galactosemia, doença rara em que ela não pode ingerir leite humano ou qualquer outro que contenha lactose.

    SITUAÇÕES MATERNAS EM QUE É RECOMENDADA A INTERRUPÇÃO TEMPORÁRIA DA AMAMENTAÇÃO:

    Infecção herpética, quando há vesículas localizadas na pele da mama. A amamentação deve ser mantida na mama sadia;

    Varicela: se a mãe apresentar vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o isolamento da mãe até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber Imunoglobulina Humana Antivaricela Zoster (Ighavz), que deve ser administrada em até 96 horas do nascimento, aplicada o mais precocemente possível;

    Doença de Chagas, na fase aguda da doença ou quando houver sangramento mamilar evidente;

    Consumo de drogas, recomenda-se que as nutrizes não utilizem tais substâncias. Se usadas, deve-se avaliar o risco da droga versus o benefício da amamentação para orientar sobre o desmame ou a manutenção da amamentação. 


ID
783229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem ao recém-nascido, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 4 v. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicas)

  • cd o comentário, barbara
  • Infecção/sepse: aumenta o catabolismo, aumenta hipoglicemia na ausência de reserva energética, que pode causar danos neurológicos graves.
  • Letra A - A aspiração de boca, narinas ou vias aéreas deve ser evitada em recém-nascido cuja mãe seja soropositiva para o vírus da imunodeficiência humana; caso seja imprescindível, deve ser cuidadosa - CERTO. No caso de haver deglutição de sangue ou mecônio, não deve ser realizada a lavagem gástrica - ERRADO, devido ao risco de traumas de mucosas durante a passagem da sonda gástrica.

    Letra B- a realização de exames como teste do pezinho, hematócrito, bilirrubina total, gasometria venosa e glicemia, deve ser coletada, por punção no centro do calcanhar, - ERRADO, é nas laterais! pequena quantidade de sangue por meio de papel de filtro, tubo capilar ou tiras reagentes.

    Letra C- Quando o tratamento fototerápico for realizado em um recém-nascido, deve-se cobrir a solução parental e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis à luz, pois a exposição de soluções de aminoácidos ou multivitamínicas à luz azul provoca a degradação de alguns aminoácidos, ao contrário do que ocorre com os lipídeos- ERRADO, os lipídios também são degradados na luz, que são resistentes à oxidação quando expostos à luz.

    Letra D - O controle hemodinâmico do recém-nascido séptico, que consiste, entre outros aspectos, na manutenção da glicemia e de reservas energéticas, é fundamental para a sua sobrevivência, pois a sepse induz um estado catabólico que se agrava quando o recém-nascido não tem reserva energética suficiente; a sepse grave pode causar deficiência na utilização de glicose e, com isso, hiperglicemia. CERTO!

    Letra E - Manobras de ressuscitação e aspiração gástrica devem ser feitas no recém-nascido de forma cuidadosa para que se evitem traumas e contaminação decorrente do contato com secreções maternas - CERTO. As injeções endovenosas ou intramusculares devem ser administradas imediatamente após o nascimento e antes do banho, e as secreções devem ser cuidadosamente removidas no banho, assim que o recém-nascido estiver estável. – ERRADO, higiene primeiro para evitar contaminação.


ID
798331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos serviços de emergência.

No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte de crianças entre cinco e quatorze anos de idade, sendo agravo que requer sempre manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

Alternativas
Comentários
  • Há vários graus de afogamento (de 1 a 6) e cada um com seu próprio procedimento de Primeiros Socorros e/ou tratamento.

    Fonte: http://www.szpilman.com/biblioteca/afogamento/texto_afogamento_basico.htm


ID
798400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que a atenção à criança envolve o conhecimento dos aspectos biológicos, afetivos, psíquicos e sociais que abrangem os eixos referenciais do crescimento e desenvolvimento do indivíduo, julgue os itens seguintes.

A avaliação do desenvolvimento infantil não se pode limitar às habilidades pertencentes a um único sistema (como o motor, o perceptivo, ou o da linguagem), devendo abranger um conjunto de aspectos, de modo que a criança seja vista como um todo e, também, em relação com o seu ambiente, seus pais e sua família.

Alternativas

ID
798403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Tendo em vista que a atenção à criança envolve o conhecimento dos aspectos biológicos, afetivos, psíquicos e sociais que abrangem os eixos referenciais do crescimento e desenvolvimento do indivíduo, julgue os itens seguintes.

Um recém-nascido normal, desde as primeiras horas de vida, é capaz de indicar a percepção de alguns sons (apresentando reação global a barulhos) e mantém a postura de pernas e braços fletidos, tanto na posição supina como em pronação.

Alternativas

ID
798694
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os distúrbios metabólicos no recém-nascido, qual constitui uma das alterações de melhor prognóstico, por não ter sido estabelecida uma relação direta entre a sua presença e a lesão no sistema nervoso central?

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe explicar??

  • Os distúrbios do magnésio atuam na ação da acetilcolina, ou seja, tanto hiper ou hipomgnesemia atuam diretamente no SNC.

    O mesmo se aplica aos distúrbios glicêmicos, visto que os sintomas NEUROglicopênicos são os primeiros a serem observados em uma crise glicêmica.

    E a hipocalcemia no RN está relacionada a déficits nutricionais, está mais ligado a questões do TGI, amamentação... enfim, espero que tenha sido útil pra alguém, não achei nada descrevendo claramente o porquê de ser hipocalcemia, mas ao meu ver, é a menos coerente.


ID
798733
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De um modo geral, o recém-nascido com distúrbio de trocas gasosas, apresenta os seguintes sinais de insuficiência respiratória:

Alternativas

ID
798745
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Propiciar a interação afetiva entre pais e filho; estimular os pais a participarem nos cuidados prestados ao filho, valorizando suas experiências anteriores e propondo mudan- ças de atitudes que possam trazer maiores benefícios aos pais e à criança; possibilitar o acompanhamento da amamentação sem rigidez de horários visando esclarecer as dúvidas da mãe e incentivá-la nos momentos de insegurança, são objetivos

Alternativas

ID
798814
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo BARROS (2002) , NÃO é uma prática recomendada para uma amamentação bem sucedida:

Alternativas

ID
798820
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O principal fator de risco para desenvolvimento da Doença de Membranas Hialinas é a prematuridade. Outros fatores significantes são:

Alternativas

ID
800602
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São manifestações clínicas da febre reumática aguda em crianças de 6 a 15 anos:

I. poliartrite

II. cardite

III. coréia

IV. eritema

V. hipertermia

Alternativas

ID
800677
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a osteomielite em crianças é correto afirmar que:

Alternativas

ID
826003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A partir da implantação de um modelo integrado de atenção à criança, do nascimento até os dois meses de idade, proposto pelo Ministério da Saúde, tem havido modificações no funcionamento dos serviços de saúde, com ênfase no preparo dos profissionais para o atendimento de condições ou doenças prevalentes nessa faixa etária — principalmente os problemas agudos —, bem como na aplicação de modelos de promoção e atenção à saúde. Acerca desse tema e da assistência à criança com menos de dois meses de idade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Boletim de Silverman Andersen (BSA), é um exame que avalia a dificuldade de respiração de um recém nascido, baseado em 5 critérios. 

    http://www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana/img/caso121_07.png

  • Em razão das peculiaridades estruturais e funcionais ligadas à imaturidade do sistema respiratório, as doenças pulmonares no período neonatal exteriorizam-se clinicamente de forma característica e comum aos RN. O conhecimento e a interpretação desses sinais são úteis para decidir o melhor momento de início da intervenção terapêutica. Os sinais e sintomas que definem a propedêutica respiratória estão voltados basicamente para a observação e inspeção do RN, e podem ser agrupados naqueles que retratam o padrão respiratório, o aumento do trabalho respiratório e a cor. Ou seja, não dependem em um primeiro momento de resultados laboratoriais. Sinais e sintomas respiratórios observados no período neonatal Padrão respiratório - Frequência respiratória: - taquipneia; Ritmo e periodicidade da respiração (apneia - respiração periódica) Trabalho respiratório - Batimento de asas nasais; Gemido expiratório; Retrações torácicas: - intercostal - subcostal – supraesternal (xifoide) – esternal Cor – cianose Importante - No período neonatal os valores normais variam de 40 a 60 respirações por minuto. A icterícia grau 1, 2 e 3 não são urgentes, podem ser fisiológicas. A sepse neonatal ou sepse precoce, é aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida e sepse tardia, que ocorre após as primeiras 48 a 72 horas de vida. 4. A sepse precoce está relacionada a fatores pré-natais e do periparto. O comprometimento é multissistêmico e curso clínico muitas vezes fulminante. Os germes, quando identificáveis, pertencem ao trato genital materno, sendo os mais Streptococcus do grupo B, Escherichia coli, Klebsiella species e S. aureus são os patógenos mais frequentes. Resposta B. Bibliografia http://www.me.ufrj.br/portal/images/stories/pdfs/neonatologia/ictericia_neonatal.pdf http://www.sprs.com.br
  • Sepse neonatal ----- precoce: </= a 48 horas

                           ----- tardia: > 48 horas.

     

    A sepse neonatal precoce está diretamente relacionada a fatores gestacionais e maternos (infecção do trato urinário; infecção genital; febre materna e etc), como também a fatores do RN (Apgar no 5° min < que 7; prematuridade e etc). Já a sepse neonatal tardia está relacionada a fatores ambientais, visto que é ocasionada por microorganismos hospitalares.

     

    Fonte: Atenção a saúde do RN, vol. 2.

  • LETRA B - a avaliação da magnitude da insuficiência respiratória em crianças nessa faixa etária, consideram-se, se for utilizado o Boletim de Silverman Andersen (BSA), parâmetros como retração intercostal, retração xifoide, batimento de asa de nariz e gemido respiratório.


ID
826072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Apesar de várias evidências científicas comprovarem a importância da amamentação, em termos nutritivos, o aleitamento materno exclusivo está aquém do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Com relação ao aleitamento materno, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento
    materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.


    SAÚDE DA CRIANÇA:
    Nutrição Infantil
    Aleitamento Materno e
    Alimentação Complementar
    Brasília – DF
    2009
    Caderno de Atenção Básica, nº 23

  • Letra A-No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes, apesar de reduzir a produção de anticorpos. INCORRETA

    No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes. Estima-se que dois copos (500 mL) de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia. Além disso, o leite materno continua protegendo contra doenças infecciosas. 

    Letra B-Não existem evidências de que as mulheres que amamentam adquirem proteção contra a diabetes, o que acontece com as crianças amamentadas.INCORRETA

    Não só o indivíduo que é amamentado adquire proteção contra diabetes, mas também a mulher que amamenta. Foi descrita uma redução de 15% na incidência de diabetes tipo 2 para cada ano de lactação (STUEBE, 2005). Atribui-se essa proteção a uma melhor homeostase da glicose em mulheres que amamentam.

    Letra C:A amamentação é um excelente método contraceptivo nos primeiros seis meses após o parto, com 98% de eficácia, ainda que a amamentação não seja exclusiva ou predominante.INCORRETA

    A amamentação é um excelente método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto (98% de eficácia), desde que a mãe esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda não tenha menstruado.

    Letra D:O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais de idade. CORRETA

    Letra E:A introdução precoce de outros alimentos antes de o lactente completar seis meses de idade está associada ao maior número de episódios de diarreia, apesar de não interferir na absorção de ferro e zinco do leite materno. INCORRETA

    OMS, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a:

    • Maior número de episódios de diarreia;

    • Maior número de hospitalizações por doença respiratória;

    • Risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos são muito diluídos;

    Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco;

    • Menor eficácia da amamentação como método anticoncepcional;

    • Menor duração do aleitamento materno


ID
915196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação é importante nos primeiros quatro a seis meses de
vida do lactante. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

A mulher portadora de tuberculose deve amamentar seu bebê, pois a doença não é transmitida pelo leite materno. Recomenda-se, como tratamento, diminuir o contato íntimo entre mãe e filho, amamentar com o uso de máscara, lavar cuidadosamente as mãos e rastrear os comunicantes.

Alternativas
Comentários
  • A mulher portadora de tuberculose deve amamentar seu bebê, pois a doença não é transmitida pelo leite materno. Recomenda-se, como tratamento, diminuir o contato íntimo entre mãe e filho, amamentar com o uso de máscara, lavar cuidadosamente as mãos e rastrear os comunicantes.

    Discurssão: Na referência bibliográfica do Ministerio da Saúde (Manual de Recomendações de Controle de Tuberculose, 2011. Pag 67) não refere que nos casos de gestantes com TB precise diminuir o cantato íntimo mãe-filho, e nem rastear comunicantes.

    Questão passível de RECURSO.

    Por ser uma banca importante (CESPE) indiquei para comentários. Sugiro que façam também !!

     

  • Transmissão por AEROSSOIS e não por gotículas.

  • O aleitamento não deve ser contraindicado em mães com Tuberculose!

    Recomenda-se que mães não tratadas ou ainda bacilíferas (2 primeiras semanas de TT) amamentem com uso de máscaras e evitem contato íntimo com a criança.

    Nesse caso, o bebê recebe ISONIAZIDA e será acompanhado com teste tuberculínico (PPD);

    se o teste for + = continuar tratamento e avaliar acometimento pulmonar.

    se o teste for - = suspender a medicação e VACINAR com BCG.


ID
915199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação é importante nos primeiros quatro a seis meses de
vida do lactante. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

Não é aconselhável que a nutriz amamente na posição deitada, dada a possibilidade de ingurgitamento.

Alternativas
Comentários
  • O ingurgitamento mamário começa com congestão vascular, que ocorre pelo esvaziamento insuficiente das mamas, comum entre dois a cinco  dias após o parto. As mamas podem ficar quentes, pesadas, duras e dolorosas, às vezes ficam vermelhas e brilhantes. Para tratar o ingurgitamento mamário mantenha a criança sugando, quando estiver apta a fazê-lo; se a criança não estiver em condições de sugar, retire o  leite por meio de ordenha para aliviar a dor. Coloque nas mamas compressas geladas, use um sutiã firme para elevar as mamas.
    Fonte: Manual instrucional para aleitamento materno de recém-nascidos pré-termo (http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/1163.pdf )
  • a forma certa de se amamentar é a que seja mais confortavel para a mãe e para o bebê, não importando qual posição seja...

    FOCO, FORÇA E FÉ...
  • Tanta gente inteligente, fico babando com a inteligência de vocês, Deus o abençoe!

ID
915202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A amamentação é importante nos primeiros quatro a seis meses de
vida do lactante. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que
se seguem.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, exceto no que tange à concentração de água. Assim sendo, água em pequenas quantidades deve ser oferecida ao longo do dia para o lactente nos primeiros seis meses de vida.

Alternativas
Comentários
  • O leite é o alimento ideal para matar a sede e saciar a fome do bebê. De uma maneira simplificada, podemos explicar que o leite do início da mamada é mais rico em água e açúcar, saciando também a sede do bebê, e o do final da mamada, mais rico em gordura, sendo mais calórico e fornecendo mais saciedade e ganho ponderal à criança.

  • A AMAMENTAÇÃO DEVE SER EXCLUSIVA ATÉ OS 6 MESES. O LEITE MATERNO TEM TUDO QUE O BEBÊ PRECISA NESTE PERÍODO.
     

  • Aos não assinantes: GABARITO: ERRADO


ID
915262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Avanços tecnológicos constantes e novos materiais, medicamentos
e exames proporcionam tratamentos eficientes e favorecem a
prevenção ou a cura de doenças. O cuidado de enfermagem
é essencial para a realização de exames com segurança, conforto
e qualidade que o paciente e seus familiares necessitam. Acerca
desse assunto, julgue os itens seguintes.

O uso de surfactante pela cânula traqueal é recomendado aos recém-nascidos com problemas respiratórios. Nesses casos, a equipe deverá monitorizar a frequência cardíaca, a oximetria de pulso, a perfusão periférica e a pressão arterial sistêmica do paciente, para verificar se as condições hemodinâmicas estão adequadas e promover os ajustes necessários em termos de conduta terapêutica.

Alternativas
Comentários
  • surfactante pulmonar é uma mistura lipoproteica com propriedades tensoativas produzido pelos pneumócitos tipo II. As proteínas e lipídios desta mistura reduzem a tensão superficial na interface entre o líquido presente na cavidade alveolar e o ar.

    Síndrome da angústia respiratória do recém-nascido (SARRN ou antigamente chamada de doença da membrana hialina) é um distúrbio decorrente da produção insuficiente de surfactante pulmonar, e da má adaptação a vida extra-uterina.

    A gravidade da doença é inversamente proporcional à idade gestacional, ou seja, quanto maior a idade gestacional ao nascimento menor a gravidade.
     

    A principal consequência da menor quantidade de surfactante é o aumento da tensão superficial na interface ar-líquido, levando, então, ao aumento das forças de fechamentoalveolar (colabamento alveolar). Isto leva a um colapso alveolar, diminuindo a complacência pulmonar (distensão).

    Temos com isto uma diminuição da oxigenação o que leva a uma vasoconstricção, aumentando a pressão nas artérias pulmonares e conseqüentemente fazendo com que osangue passe do átrio direito para o esquerdo pelo forame oval (contrariamente ao que ocorre em recém-nascido normal), e fazendo com o sangue continue passando da artéria pulmonar para a aorta pelo ducto arterioso ou canal arterial, piorando a diminuição da oxigenação e não conseguindo fibrosar o canal arterial.

  • 5 Cuidados com o RN antes de instilar a droga •

    Certificar-se da posição da extremidade da cânula traqueal por meio de ausculta pulmonar ou, preferencialmente, pela radiografia de tórax. Deve ser mantida entre a 1a e a 3a vértebras torácicas.

    • Se necessário, aspirar a cânula traqueal cerca de 10 a 15 minutos antes da instilação do surfactante.

    • Evitar a desconexão do respirador para instilar o surfactante. De preferência, não interromper a ventilação mecânica, utilizando uma cânula de duplo lúmen para administrar o surfactante. Na ausência dessa cânula, ministrar a droga por meio de uma sonda de aspiração traqueal no 5 inserida por intermédio de conector com entrada lateral ou da cânula traqueal. Deve-se cuidar para que a sonda de instilação, ao ser inserida, não ultrapasse a extremidade distal da cânula traqueal. O método menos adequado de aplicação consiste em conectar diretamente a seringa com surfactante à cânula traqueal.

    • Monitorizar a frequência cardíaca, a oximetria de pulso, a perfusão periférica e a pressão arterial sistêmica para verificar se as condições hemodinâmicas estão adequadas. Na presença de hipotensão e/ou choque, procurar corrigir e estabilizar o paciente antes da instilação do surfactante

    atencao_saude_recem_nascido_profissionais_v3.pdf

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
919438
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A diarreia faz parte do grupo de principais causas de óbito em crianças. Dentre as possíveis intervenções frente a este quadro, assinale a alternativa que não está relacionada diretamente com esta causa.

Alternativas
Comentários
  • Prevenção da diarréia

    - amamentar o recém-nascido no mínimo até os seis meses de vida;

    - beber somente água tratada, filtrada ou fervida;

    - beber bastante líquidos, principalmente nos dias mais quentes;

    - observar se os encanamentos da residência não estão furados;

    - manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente;

    - não tomar banho em rio, açude ou piscina contaminada;

    - manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão;

    - lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro;

    - proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos;

    - lavar cuidadosamente as verduras e frutas;

    - manejo adequado dos casos de diarreia evitando a desidratação grave e suas complicações;

    - oferecer dieta suplementar com Vitamina A, pois sua deficiência contribui para a ocorrência de agravos à saúde, como diarreia e morbidades respiratórias.

    Locais aglomerados não tem relação com o aparecimento de diarreia, ela está relacionada mais com a alimentação.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de condutas gerais do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/214_diarreia.html


ID
935893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UEPA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São complicações esperadas do recém-nascido de mãe diabética

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO, LETRA A

    As complicações do RN de mãe diabética incluem:

    Hipoglicemia - Durante a gestação, o feto produz insulina em resposta às altas concentrações de glicose materna. Ao nascimento, mesmo à termo e alimentado, ocorre a hipoglicemia devido a alta concentração de insulina no sangue. A sintomatologia costuma ser inespecífica, pois são comuns a outras patologias também. É principalmente caracterizada por: tremores, abalos e/ou convulsões (nos casos mais graves); apatia, letargia, hipotonia muscular; apneia, cianose, parada cardio-respiratória (nos casos mais graves sem assistência imediata); irritabilidade e choro anormal (estridente); sonolência (apatia) e recusa alimentar. Hipocalcemia - Consiste na diminuição da concentração de cálcio no organismo. Os filhos de mães diabéticas por apresentarem um atraso na produção do hormônio paratireoidiano (que é responsável pelo aumento do cálcio no sangue) podem desenvolver a hipocalcemia ao nascimento. Alguns casos são assintomáticos. Quando presente, a sintomatologia também é inespecífica e semelhante ao de outras patologias, caracterizando-se por: tremores e abalos; irritabilidade reflexa (reações bruscas e involuntárias a pequenos estímulos); hipertonia e convulsões (nos casos mais graves). Anomalias congênitas - Estão relacionadas a alterações vasculares maternas e ao tempo e grau de dependência insulínica. As principais anomalias que acometem esses bebês são malformações cardíacas, deformidades do sistema nervoso central (SNC) e osteomusculares. Macrossomia fetal - grande parte dos filhos de mães diabéticas nascem com peso acima do esperado, sendo classificados como GIG. Esse ganho de peso se inicia na gestação normalmente a partir do 3o mês, devido ao hiperinsulinismo fetal, ou seja, produção excessiva de insulina pelo feto em resposta aos altos índices de glicose na corrente sangüínea da mãe, o que acaba acarretando um aumento da produção e deposição de gordura pelo feto. Em relação ao RN, o tratamento consiste em monitorar as situações de risco e complicações, com cuidado específico para cada uma delas.

    FONTE:
    Série F. Comunicação e Educação em Saúde -Tiragem: 2.ª edição revista - 1.a reimpressão - 2003
     
    2001. Ministério da Saúde.
  • mãe diabética com hiperglicemia = rn com hipoglicemia.


ID
983044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

ma paciente de trinta e cinco anos de idade foi admitida em um hospital para realização de biópsia renal.Tinha chegado acompanhada de policiais,pois cumpria pena de privação de liberdade. Apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se normais.Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.


Considere que a paciente em questão possua um filho com menos de seis meses de idade e que não tenha contraindicação para amamentá-lo. Nessa situação, o bebê deverá receber o leite armazenado pela própria mãe, uma vez que não poderá acompanhá-la.

Alternativas
Comentários
  • Ola, alguém poderia comentar essa questão? onde está o erro???

  • Errado 

    Mães Detentas tem direito de amamentar seus filhos durante o período de 6 meses ao qual é preconizado .

  • Quanto a realização do exame??? A criança permanece junto a mãe?

  • eu tmabem nao entendi a questao...para mim a mae vai realizar uma biopsia...

  • http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n5s0/v80n5s0a10.pdf em  06 03 2014.

    "

    •A nutriz, ao apresentar sintomas de uma doença, geralmente já expôs seu filho ao agente patogênico e a orientação geral é manter o aleitamento.

    •Se a mãe suspende a amamentação quando surgem os sintomas da doença,a proteção ao lactente fica diminuída,aumentando a chance de a criança adoecer"

    dISPONÍVEL EM:06 MARÇO 2014

    www.sbp.com.br / Apresentações / seminario-vitoria.ppt

    Lawrence RM . Transmissão de doenças infecciosas através do leite materno e amamentação. In: Lawrence RA, Lawrence RM, editors.2005.

  • péssima questão, mal formulada.

     

  • O filho pode acompanhar a mãe. Esse é o erro da questão.

  • como uma criança de seis meses pode acompanhar a sua mãe que será submetida a procedimentos cirurgico? nunca vi isso não!
  • Acredito que poderá acompanhá-la, porém com um acompanhante para segurar o seu filho.

  • questão ridicula 

  • bem mal formulada mesmo kkkk

  • O problema da questão, é que ela não julga se o bebê permanece com a mãe detenta ou não e sim se o bebê poderia ficar com a mãe no momento da biopsia. A questão é correta porque como que a mãe vai amamentar durante o procedimento? Questão ruim demais!!!

  • Questão horrível é essa meu povo?? credo!

  • questão péssima, a questão diz que se ele pode receber o aleitamento materno, uma vez que n pode acompanha-la...ora ele pode receber sim, se a mãe ordenhar.

  • Eu acho é que tá faltando interpretação de texto aos que estão reclamando de uma questão fácil assim

  • A questão é mais interpretação de texto kkkkkkkkkkkkk


ID
983149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.



O método canguru é um modelo assistencial perinatal utilizado para o cuidado humanizado de recém-nascidos. Estratégias de intervenção biopsicossocial formam a base desse método, cuja adoção visa uma mudança de atitude na abordagem de recém-nascidos de baixo peso, que não necessitam de hospitalização

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    O MÉTODO NÃO CONTEMPLA SOMENTE RN's QUE NÃO NECESSITEM DE HOSPITALIZAÇÃO. ESSA SERIA A TERCEIRA ETAPA DA POLÍTICA.

    O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.

    PRIMEIRA ETAPA- Período que se inicia no pré?natal da gestação de alto?risco seguido da internação do RN na Unidade Neonatal.
    SEGUNDA ETAPA-Na segunda etapa o bebê permanece de maneira contínua com sua mãe e a posição  canguru será realizada pelo maior tempo possível. Esse período funcionará como um “estágio” pré?alta hospitalar.
    TERCEIRA ETAPA- Esta etapa se caracteriza pelo acompanhamento da criança e da família no ambulatório e/ou no domicílio até atingir o peso de 2.500g, dando continuidade à abordagem biop?sicossocial.
  • Segundo a Portaria 1.683, de 12 de julho de 2007 o Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. O contato pele-a-pele, no Método Canguru, começa com o toque evoluindo até a posição canguru. Inicia-se de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Esse Método permite uma maior participação dos pais e da família nos cuidados neonatais. A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, em contato pele-a-pele, na posição vertical junto ao peito dos pais ou de outros familiares. Deve ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada. A questão está errada pois o Método Canguru é destinado para crianças de baixo peso hospitalizadas. Resposta ERRADO. Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/prt1683_12_07_2007.html Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2011.
  • DEFINIÇÃO

    O Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado que reúne estratégias de intervenção bio-psico-social.

    NORMAS GERAIS

    A adoção do Método Canguru visa fundamentalmente uma mudança de atitude na abordagem do recém-nascido de baixo peso, com necessidade de hospitalização.

    (FONTE: PORTARIA 1686/2007)


ID
983152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.


Durante a exposição aos banhos de luz no procedimento de fototerapia, a criança deve estar completamente despida com proteção ocular e cuidadosamente posicionada.

Alternativas
Comentários
  • Correto, o ideal é retirar ate a fralda e manter o RN apenas com proteção ocular e posição cuidadosa, o ideal também é ter cuidado quando for manuseá-lo, não passar óleos/hidratantes pelo risco de queimadura.
  • Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.


    Resposta CERTO


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • há literaturas que relatam no cuidado ao pré-termo em fototerapia sobre deixar o RN com fralda para proteger gonadas, independente do sexo. O que caberia recurso 

  • Sinceramente, na maternidade nunca vi uma criança totalmente despida. (Sempre com a fralda) ao receber a fototerapia.

  • Sinceramente, na maternidade nunca vi uma criança totalmente despida. (Sempre com a fralda) ao receber a fototerapia.

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

  • Nos meninos deve-se proteger as gônadas. A redação da questão torna sua interpretação difícil e incompleta.

  • nos meninos proteger as gônodas


ID
983155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.


O índice de Apgar é um método utilizado para avaliar a adaptação imediata do neonato à vida fora do útero. Para tanto, são utilizados parâmetros de frequência cardíaca, esforço respiratório, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor.

Alternativas
Comentários
  • ITEM CORRETO
    O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte).

    Tabela para cálculo do índice
    Pontos 0 1 2
    Freqüência cardíaca Ausente <100/min >100/min
    Respiração Ausente Irregular/Bradipnéia Forte/Choro
    Tônus muscular Flácido Flexão de pernas e braços Movimento ativo/Boa flexão
    Cor Cianose Central/Palidez Cianose de extremidades Rosado
    Irritabilidade Reflexa ao Cateter Nasal Ausente Algum movimento/Careta Espirros/Choro
     

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Apgar
  • A cor não é mais critério do Apgar!
  • Bem, na última atualização do MS não consta essa retirada (quadro 4, página 34 mostra a cor como critério ainda vigente) :
    Fonte: Atenção à Saúde do Recém-Nascido- Guia para os Profissionais de Saúde (Volume 1)/ MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde
    Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Brasília – DF, 2011

    Por favor colega, especifique a fonte que traz essa alteração
  • Aline Moreira, a cor não é critério para reanimação, mas é um dos ítens avaliados no apgar sim!

  • Eu sempre erro essa questão, porque confundo a cor no contexto da reanimação. Na reanimação, a cor não é parâmetro, mas sim na escala de apgar, para avaliar a vitalidade do recém-nascido.


ID
983158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à assistência de enfermagem ao recém-nascido.


Na profilaxia da oftalmia gonocócica, deve-se instilar uma gota de nitroprussiato de prata a 1% diretamente sobre a córnea, em cada olho.

Alternativas
Comentários
  • ITEM ERRADO

    A oftalmía neonatal gonocócica é uma enfermidade evitável.  A Oftalmia neonatal é uma conjuntivite que afeta crianças menores de
    28 dias de nascimento. As mais importantes são as causadas por Chlamydia trachomatis (pode levar a otite e a pneumonia) e Neisseria gonorrhoeae (pode levar à cegueira além de quadro sistêmico). Usualmente estas infecções ocorrem durante o parto quando do  contato com as secreções genitais maternas contaminadas, combinadas com a falta de cuidados no momento do nascimento.
    PROFILAXIA DA OFTALMIA NEONATAL GONOCÓCICA:
    -Método de Credé (decreto n.° 9713 de 19/04/1977 que institui a aplicação do Nitrato de Prata a 1% para a profilaxia da oftalmia neonatal gonocócica). Muitos anos de uso deste medicamento nos Estados Unidos, tem demonstrado contínua efetividade, 
    sem o surgimento de cepas de gonococos resistentes ou de hipersensibilidade o que pode ocorrer com os antibióticos. 
     
    Obs.: A solução de Vitelinato de Prata (argirol)  é considerada menos eficaz, portanto não recomendada.

    PROCEDIMENTO:
    instilar uma gota de solução de nitrato de prata a 1% no fundo de saco inferior de ambos os olhos, a seguir massagear suavemente as pálpebras fazendo deslizar sobre o globo ocular para que o nitrato banhe toda conjuntiva. Na dúvida se o nitrato caiu fora do globo ocular, repetir o procedimento. Limpar com gaze seca o excesso que ficar na pele das pálpebras.

    FONTE: - Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis DST – Coordenação Nacional de  DST/AIDS 3a ed. 1999.
    Jawets E. Microbiologia Médica, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 21ª ed. 2000
    2- Palazzi MA; Muñoz EH; Massaini MG; Aurichio MT; Barros OM. Estudo da aplicabilidade do  método de Credé em maternidades do município de São Paulo. Rev Bras Oftalmol 1991;  50(2): 103-08
  • NITRATO DE PRATA A 1%(COLIRIO OFTALMICO/ANTISSEPTICO), 2 GOTAS EM CADA OLHO.
  • Boa colocação da colega Persistência=êxito, não utilizar gaze embebida em SF 0.9%, pode pode provocar queimaduras devido a reção com a substância


  • Profilaxia da oftalmia e da vulvovaginite gonocócica: instile uma gota de nitrato de prata a 1% em cada olho e duas gotas na vagina. O nitrato de prata a 1% deve ser conservado em frasco escuro. Sua validade é de 24 horas, após a abertura do frasco. Logo, o produto que deve ser utilizado para prevenção da oftalmia gonocócica é o nitratao de prata a 1%e não nitroprussiato de prata a 1%, além disso as medicações oftálmicas, em geral, não devem ser colocadas diretamente sobre a córnea. Resposta ERRADO Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32)
  • NITRATO DE PRATA A 1%: UMA GOTA EM CADA OLHO. NO CASO DE MENINAS, REALIZAR PROFILAXIA DA GENITÁLIA COLOCANDO 2 GOTAS NO INTRÓITO VAGINAL. 

  • ERRADO

     

    Nitrato de Prata 1% : Administrar uma gota em cada olho. Em meninas é importante realizar a profilaxia administrando 2 gotas no intróito vaginal.

     

    OBS: nitroprussiato de sódio é um vasodilatador misto, com efeitos sobre os territórios arterial e venoso.

     

    "Descanse na fidelidade de Deus, ele nunca falha."

  • Atualização de acordo com as Diretrizes Nacionais de asistência ao parto Normal (BRASIL,2017), diz:

    Profilaxia da Oftalmia Neonatal:

    - administrar até 4 horas após o nascimento;

    - reconhece-se a utlização da pomada eritromicina 0,5%;

    - como alternativa tetraciclina 1%;

    -Nitrato de prata 1% : apenas se não dispor de eritromicina e tetraciclina.

  • nitrato de prata 1%, tetraciclina ou eritromicina


ID
983173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.


Orienta-se a importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, com prolongamento até os dois anos de idade. Somente após o sexto mês de vida, recomenda-se a introdução de outros alimentos na rotina da criança.

Alternativas
Comentários
  • Vários estudos sugerem que a duração da amamentação na espécie humana seja,

    em média, de dois a três anos, idade em que costuma ocorrer o desmame naturalmente

    (KENNEDY, 2005).

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam alei-

    tamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

    Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, po-

    dendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros

    alimentos está associada a...


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

  • Me confundi na hora da leitura, temos que nos atentar a escrita da banca para nao cair no erro

  • Questão mal formulada induz ao erro. Por interpretação ele diz q o AME pode ser prolongado até 2 anos. Mas não seria o AME e sim o Aleitamento materno apenas. 

  • O Ministêrio da saúde diz que pode passar dos 2 anos e a questão diz que é até 2 anos, questão cabivel de recurso!


ID
983176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.


A maioria dos medicamentos utilizados pela lactante é transferida em grande quantidade para o leite materno, podendo comprometer significativamente a saúde do bebê.

Alternativas
Comentários
  • Ref: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/amamentacao_uso_medicamentos_2ed.pdf


    A maioria das drogas passa para o leite materno, mas em pequenas quantidades; e mesmo 

    quando presentes no leite, as drogas poderão ou não ser absorvidas no trato gastrointestinal do 

    lactente. Só excepcionalmente, quando a doença materna requer tratamento com medicações 

    incompatíveis com a amamentação, esta deve ser interrompida.


  • "Para mim" caberia recurso, pois como a questão mesmo sugere (podendo comprometer), não e certeza, mas pode sim afetar o lactente... 


ID
983179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do aleitamento materno, julgue os próximos itens.


A lactante deve ser orientada a fazer uso de óleos, pomadas e cremes hidratantes como medidas preventivas contra o aparecimento de fissuras mamárias.

Alternativas
Comentários
  • Não é necessário o uso dos produtos acima informados , é necessário apenas a lavagem somente com água e ainda é indicado por um pouco do leite na areola e expor ao sol 15 minutos por dia .
  • Esses métodos não são indicados, o próprio leite e a sucção do bebe favorecem a cicatrização das fissuras mamárias, a exposição das mamas ao sol é recomendada desde que seja antes de 10h e apos as 16h.