-
Letra "b"
I. Departamentalização é a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma, envolvendo a combinação de uma forma possível. (errado) não é a divisão, mas sim o agrupamento de indivíduos, tarefas e recursos em unidades gerenciais.
II. Os setores da diretoria administrativo-financeira é um exemplo de departamentalização por clientela. (errado) a departamentalização por clientela é de acordo com o perfil do cliente, por exemplo, pessoa física, pessoa jurídica, pessoa com deficiência... o caso em tela, mostra a departamentalização por função ou funcional.
III. O tipo de departamentalização adotado na Diretoria administrativo-financeira possibilita uma visão sistêmica e integrada de todos os objetivos da organização. (errado) a departamentalização adotado na Diretoria adm-financeira possibilita uma visão genérica de todos os objetivos da organização e, uma visão integral do seu setor.
IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar. (correto)
-
Gabarito: letra B
Apenas complementando o comentário do nosso colega, dentro do ciclo do processo administrativo (PODC - Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), o momento em que é feita a departamentalização se insere dentro da fase ORGANIZAÇÃO. É nessa fase em que se desenha a estrutura da organização, chamada de organograma, se definem a autoridade, hierarquia e amplitude de controle. A departamentalização se insere no nível intermediário de abrangência dessa atividade. O nível institucional se refere ao tipo de organização e o nível operacional se refere à análise e descrição de cargos. Pode muito bem cair numa prova em que contexto se insere a formalização da departamentalização!
Bons Estudos!
Bons estudos!
-
A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. A departamentalização deve facilitar o trabalho dos administradores, pois possibilita o aproveitamento mais racional dos recursos da organização.
Fonte :rodrigo Rennó
bons estudos!!
-
I. Departamentalização
é a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma,
envolvendo a combinação de uma forma possível.
Item errado! Não é essa a definição de departamentalização. Segue
definição proposta por Djalma de Oliveira:
“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com o critério
específico da homogeniedade, das atividades e correspondentes recursos –
humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades
organizacionais”
II. Os setores da
diretoria administrativo-financeira é um exemplo de departamentalização por
clientela.
Item errado: trata-se de departamentalização funcional.
III. O tipo de departamentalização
adotado na Diretoria administrativo-financeira possibilita uma visão sistêmica
e integrada de todos os objetivos da organização.
Item errado: esse tipo de departamentalização não
possibilita uma visão sistêmica da administração. Djalma de Oliveira cita a visão
parcial da empresa como desvantagem desse tipo de departamentalização:
“Algumas das desvantagens da departamentalização funcional são:
(...)
-visão parcial da empresa, pois, de maneira genérica, apenas
os profissionais alocados nos níveis mais elevados da empresa têm uma visão do
conjunto. Esse aspecto pode provocar problemas de compreensão e de
operacionalização das decisões superiores”
IV. À medida que a estrutura dessa
empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias
tenderá a aumentar.
Item: correto
-
Gostei da explicação do EDUARDO CABRAL Show de bola vou ver os demais só pra memorizar melhor esse tema mas ele foi muito objetivo ..obrigada por voces exitirem
-
A estrutura horizontal busca simplificar as relações internas, diminuindo as barreiras entre a alta direção e o restante da equipe. Um dos principais diferenciais de uma empresa horizontal é o fato de as relações hierárquicas serem mais amenas, ou seja, o cargo mais baixo na hierarquia não está numa posição abaixo dos outros (o que pode ser avaliado como menos importante), mas sim ao lado dos demais. Essa eliminação de camadas intermediárias de gerência aproxima o principal executivo dos subordinados.Além disso, várias pessoas passam a responder para um único representante – normalmente o presidente ou o country manager. A estrutura horizontal mescla a centralização e a descentralização de suas operações, pois as decisões deixam de vir de cima e passam a ser delegadas. Por um lado, temos o diretor executivo conectado diretamente com os níveis mais baixos na organização, em uma forma de centralização, mas, por outro, a autoridade para tomada de decisões está sendo delegada para os níveis mais baixos, descentralizando.
fonte : http://www.abrhnacional.org.br/component/content/article/12-artigos/121-estrutura-horizontal-sonho-ou-realidade-.html
-
O item III está incorreto pois afirma que terá uma visão geral de todos o objetivos da organização, no entanto apenas as áreas Financeira, de RH e Adm. de materiais estão contempladas. A organização em questão atuará em prestação jurisdicional não estando incluso, portanto, o setor jurídico - principal setor da organização.
-
Perfeito Omar!
-
Estrutura horizontal:
·Decisão mais próxima das pessoas e das situações, sendo mais rápida. (melhor comunicação com as chefias, consequentemente, maior capacidade de coordenação e de responsabilização das chefias)
-
IV - À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar.
Como assim a coordenação tende a aumentar???
Desvantagens
da Descentralização:
1. pode ocorrer
a falta de informação e coordenação entre departamentos;
2. maior custo
por administrador devido ao melhor treinamento, melhor salário dos
administradores nos níveis mais baixos;
3.
administradores tendem a uma visão estreita e podem defender mais
o sucesso de seus departamentos em detrimento da empresa como um todo;
4.
políticas e procedimentos podem variar enormemente nos
diversos departamentos.
-
Item IV correto!
O item refere-se à amplitude administrativa. Uma estrutura alta, vertical, com muitos níveis hierárquicos possui uma amplitude estreita, com poucos empregados. Uma estrutura achatada, horizontal, possui uma amplitude larga, com muitos subordinados.
-
Pode-se dizer que em uma estrutura mais horizontalizada (descentralizada) haverá mais autonomia entre os funcionários que terão menos dependência da alta administração, sendo assim, caberá as chefias aumentarem sua capacidade de coordenação.
-
????
Estrutura mais horizontal e amplitude de controle maior levariam a uma menor coordenação por parte da chefia, não?
-
Dizer que a IV está correta é mole. Se torna fácil vir aqui e ratificar o gabarito da banca, quero ver provar que um grupo achatado sem aspectos verticais se torna mais coordenado. Isso contraria tudo que diz nos livros de Chiavenato. A forma vertical de organograma é que melhor apresenta uma coordenação de pessoas. Ao meu ver não há resposta correta nessa questão.
-
Só para esclarecer: a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar - Coordenação VERTICAL (chefe e empregados)
-
Complicado a IV hein....sempre vejo horizontalização com menor controle.
Não vejo resposta nessa questão
-
Letra B.
Vou responder como entendi...
Se observarmos que a organização está se tornando mais horizontal, veremos também que a capacidade de coordenação das chefias vai tender a aumentar, mas por quê? Eu acredito que se falamos de coordenação, falamos de harmonização, de ajustamento. Então para mim isso faz todo sentido.
-
IV. Em um processo de achatamento da estrutura organizacional tende-se a um aumento da amplitude de controle das chefias. (AFIRMAÇÃO DA FCC EM OUTRA QUESTÃO E CORRETA)
IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar. (ATUAL QUESTÃO CORRETA).
______________
O QUE A FCC AFIRMA EM AMBAS E QUE DEVEMOS INTERPRETAR É QUE A CAPACIDADE DE COORDENAÇÃO DAS CHEFIAS DEVERÁ AUMENTAR PARA DAR CONTA NA ESTRUTURA HORIZONTAL E MAIS ACHATADA, JÁ QUE A AMPLITUDE DE CONTROLE DAS CHEFIAS AUMENTA, LOGO A CAPACIDADE TAMBÉM TEM QUE AUMENTAR.
FOI ISSO QUE EU ENTENDI.
-
VOU COLOCAR A EXPLICAÇÃO DE ACORDO COM LIVRO DO Chiavenato. explicaçao do IV
Quando um administrador tem muitos
subordinados, ele tem uma amplitude de comando
grande e ampla. Na prática, a amplitude média adotada
por uma organização determina a configuração geral
de sua estrutura organizacional. Uma amplitude
média estreita com um maior número de níveis hierárquicos
produz uma estrutura organizacional alta e
alongada. Ao contrário, uma amplitude média larga
com poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura
organizacional achatada e dispersada horizontalmente
-
Horizontalização = menos chefes = mais controle de tudo que acontece = mais barata
Verticalização = mais chefes = menos controle de tudo que acontece (atividades estão divididas entre mais pessoas) = mais cara
-
Marcel Lucas
28 de Novembro de 2015, às 23h32
Útil (2)
????
Estrutura mais horizontal e amplitude de controle maior levariam a uma menor coordenação por parte da chefia, não?
Augusto Chronos 12 de Julho de 2016, às 22h25
Útil (1) Complicado a IV hein....sempre vejo horizontalização com menor controle.
Não vejo resposta nessa questão
Atenção:
Quase cai nessa também, uma estrutura achada, horizontal terá poucos chefes mais muitos subordinados, logo preciso de maior coordenação para administrar esse número de subordinados, além disso meu controle será menor com esse maior número de subordinado do que estivesse com um número menor deles.
-
-
Pessoal, a departamentalização da questão é claramente a funcional
(setores de finanças, RH, Materiais etc.).
A primeira frase está incorreta,
pois a departamentalização não inclui somente a divisão de pessoas entre
os departamentos.
Já a segunda afirmativa está também equivocada, pois a
departamentalização citada é a funcional. Este tipo de departamentalização
costuma gerar uma visão dos seus membros centrada nos próprios
departamentos e não uma visão sistêmica, como a banca descreve na
terceira afirmativa. Assim, ela também está errada.
Finalmente, a banca considerou a quarta afirmativa como sendo
certa. Entretanto, quando a estrutura fica mais horizontal ou achatada o
gestor terá de aumentar o trabalho de coordenação. Isso não ocorre
naturalmente, como a frase parece indicar.
Neste ponto, creio que a questão teria de ser anulada por causa da
péssima redação na quarta afirmativa, mas o gabarito foi mesmo a letra E.
Prof. Estratégia Concursos Rodrigo Rennó
-
Acredito que o erro da alternativa "a" seja a parte "conforme a delegação de autoridade de cada uma", tendo em vista que a departamentalização (especialização horizontal) não se refere à relações de autoridade, e sim ao agrupamento de indivíduos e tarefas de forma a maximizar as capacidades e recursos da organização. É a especialização vertical ou escalar que é a responsável por definir as relações de autoridade, a escala hierárquica e cadeia de comando dentro da empresa.
-
IV) AUMENTO DA CAPACIDADE DE COORDENAÇÃO = RESPONSABILIDADE ALTA.
-
A dificuldade do item IV ta na redação. Mas acredito que esteja correta. Vamos lá:
"IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar."
Quando a estrutura se torna mais horizontal, temos mais departamentos. Em cada departamento temos um chefe especializado, uma equipe especializada e tarefas especializadas. Com a horizontalização, a chefia ganha autonomia para gerir sua área especializada, com mais poder, consegue coordenar melhor seus subordinados.
Estaria errada se o item fosse redigido da seguinte forma:
"IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação entre as chefias tenderá a aumentar."
Aqui, estaremos falando sobre o problema clássico da departamentalização funcional, que é aquele a que estamos acostumados a ver nas questões e nas auals. Ao passo que a estrutura torna-se mais especializada, passamos a ter mais departamentos autônomos e especializados, cada um com seus objetivos, processos e pessoal. Por isso, o ponto negativo dessa estrutura é a dificuldade de coordená-los.
O que acontece é que o item IV foi escrito de uma maneira diferente daquela a que estamos acostumados. Ao invés de retratar o problema da coordenação interdepartamental, falou do ganho de autonomia intradepartamental, por parte das chefias, porém, de uma maneira que nos enganou.
-
Rpz..essa professora é ruinzinha viu. Primeiro que ela não sabe da matéria e fica lendo. Segundo que ela não explica coisa com coisa. A explicação dela para o item IV é sem pé nem cabeça.
-
Essa professora é bem ruim mesmo, Marcelo Alves!
-
Perfeita Resposta do "Concurseiro Amolador".
-
Uma porra de uma questão escrota dessa ainda tem quase metade de acertos.
-
IV. À medida que a estrutura dessa empresa se torna o mais horizontal, a capacidade de coordenação das chefias tenderá a aumentar.
Acredito que está relacionado à amplitude de comando que as chefias possuem. Estruturas achatadas (horizontais) implicam uma maior amplitude de comando (mais pessoas para cada "chefe" coordenar), o que tende a aumentar a necessidade de coordenação.
-
Q390681 IV. Em um processo de achatamento da estrutura organizacional tende-se a um aumento da amplitude de controle das chefias. CERTO
-
Gente a resposta é letra B
cuidado p n se confundir, o colega ali colocou que era a E
-
Depois que olha o Gabarito, aparece um monte de Gênio pra dizer que o item IV está certo
-
VOU SEGUIR A MINHA VIDA SEM ESSA QUESTÃO.
-
A banca considerou a quarta afirmativa como certa. Entretanto, quando a estrutura fica mais horizontal ou achatada o gestor terá de aumentar o trabalho de coordenação.Isso não ocorre naturalmente como a frase parece indicar.
Nesse ponto creio que a questão deveria ser anulada por causa da péssima redação na quarta afirmativa,mas o gabarito foi mesmo a letra B.
Via: Rodrigo Rennó- Estratégia Concursos.