SóProvas


ID
1074733
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ao implantar a gestão por competências, um dos grandes desafios é melhorar a ferramenta feedback, considerado por muitos autores, uma ferramenta poderosa. Para um gestor obter bom êxito em uma reunião de feedback, deve tomar cuidado para NÃO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    Cuidado com o enunciado, o comando quer que vc identifique o que NÃO pode ser feito, ou seja, um comportamento equivocado!

    A única alternativa que sugere algum tipo de dúvida é a E, as outras são plausíveis e não foram encontradas diretamente em nenhum dos meus materiais. Agora, apenas complementando:

    "Feedback é um processo de alimentação que ocorre através do fornecimento de informações críticas para o ajuste de desempenho e performance de uma pessoa."

    "O objetivo fundamental do feedback é ajudar as pessoas a melhorar seu desempenho e performance (desempenho ao longo do tempo) através do fornecimento de informações, dados, críticas e orientações que permitam reposicionar suas ações em um maior nível de eficiência, eficácia, efetividade e excelência!"

    "Devemos observar que o feedback deve ser sempre educativo, jamais punitivo, condição em que perde sua funcionalidade e descaracteriza-se como conceito."

    "Uma relação de confiança entre as partes e uma relação de respeito entre as partes é requisito básico para a eficácia do feedback".

    fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-feedback/64884/

    Bons Estudos!

  • A alternativa que não corresponde com a filosofia do feedback é a "E".

    Por qual razão?

    Pois se deve evitar concluir um feedback com os pontos negativos. Afinal, críticas geralmente levantam as defesas do avaliado e, dependendo da intensidade, podem atrapalhar a finalidade da comunicação e desmotivar o interlocutor. Para tanto, utiliza-se até uma técnica, chamada "Técnica de feedback P-N-P". 

    "PNP (positivo - negativo – positivo), também conhecida como técnica do sanduíche, e para conhecer melhor essa receita é só prestar atenção nos ingredientes a seguir: para iniciar o feedback é importante começar com as batatas, que é um rapport inicial (palavra de origem francesa que significa afinidade, concordância, analogia) usado para buscar uma aproximação e criar um vínculo com o colaborador. Na seqüência vem o pão, que é a parte positiva, ou seja, tudo aquilo que o funcionário possui de bom em relação as suas características e competências. Logo após vem a carne, que são os pontos de melhorias; digamos que é tudo aquilo que precisa ser desenvolvido. Para fechar esse sanduíche vem a outra parte do pão, que é uma retomada dos aspectos positivos; esse desfecho tem como objetivo valorizar as características positivas do profissional, para que ele não se sinta desmotivado em função dos indicadores negativos de sua performance apontados durante o feedback."

    http://www.ogerente.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=16&canallocal=48&canalsub2=155&id=1553

  • Vamos à analise das questões:

    a) estimular que um comportamento adequado se repita, o chamado feedback positivo. (correta. Reforço de comportamento desejado)

    b) manifestar disposição em ajudar e demonstrar confiança na capacidade de bom desempenho do avaliado. (correta. Demonstrar apoio e confiança no desenvolvimento humano)

    c) iniciar a reunião dando ênfase aos aspectos positivos do desempenho do avaliado. (correta. É melhor iniciar com aspectos positivos e depois elencar os negativos. Porém, deve-se finalizar com os aspectos positivos).

    d) dar enfoque às críticas ao desempenho, não às características da personalidade do avaliado. (correta. A avaliação é do resultado e do comportamento, e não da pessoa e sua personalidade ou temperamento).

    e) encerrar o feedback destacando os aspectos negativos do desempenho do avaliado, com a finalidade de que ele não ocorra novamente. (errada. Deve-se terminar a avaliação ressaltando aspectos positivos e a capacidade da pessoa em se superar).


  • Confesso que esse duplo "não" da letra D me confundiu na questão e dá margem à anulação, porém esse intento não foi alcançado, infelizmente. Quem concorda que a letra D foi mal formulada? Dê um joia.
    Para um gestor obter bom êxito em uma reunião de feedback, deve tomar cuidado para NÃO

    d) dar enfoque às críticas ao desempenho, não às características da personalidade do avaliado.
  • resposta:  letra E.

    Sobre a letra D, se você fizer o que foi proposto no item "durante a reunião" e finaliza-la com aspectos positivos, esta assertiva cai por terra.

    Já na letra E, se você TERMINAR a reunião com aspectos negativos, esta será a última mensagem na cabeça daqueles que assistiram, portanto, categoricamente correria o risco de não ter êxito. É disso que a questão trata, senão o ponto "reunião" não teria sido mencionado.

    bons estudos!

  • Mapas Mentais de Administração para Concurso:

    Gestão de Competência 1: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/gestao-por-competencia-13.html

    Gestão de Competência 2: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/gestao-por-competencia-23.html

    Gestão de Competência 3: http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2015_06_28_archive.html

  • Pensando melhor essa questão, ela realmente não era difícil.

    Esse comportamento não pode ser realizado, pois trata-se de uma visão moderna. Essa visão o foco é a solução e não o problema.

  • Sobre a alternativa D, por sua vez, fala em "criticar" o desempenho em si, e não a personalidade. Está certa também, pois esta crítica nada mais é do que uma avaliação do desempenho do funcionário, e não da sua personalidade. - Estratégia!!!
     

  • Questão bastante interpretativa, que não cobra um conhecimento específico sobre nada da gestão de pessoas, apesar de mencionar a gestão por competências e o feedback (oferecimento de informações sobre o próprio desempenho - assunto mais específico da avaliação de desempenho). 

     

    Nesta questão, o candidato deveria pensar no seguinte: o foco da gestão do desempenho e da gestão por competências é a construção de um desempenho positivo, e não criticar e diminuir o funcionário em função do desempenho negativo que ele tenha tido.

     

    Só com isso em mente, já seria possível eliminar facilmente as alternativas A, B e C, pois todas elas trazem comportamentos corretos e positivos, que podem ser tomados pelo avaliador.

     

    A alternativa D, por sua vez, fala em "criticar" o desempenho em si, e não a personalidade. Está certa também, pois esta crítica nada mais é do que uma avaliação do desempenho do funcionário, e não da sua personalidade.

     

    A alternativa E, esta sim, traz um comportamento a ser evitado: o foco nos aspectos negativos até o final da reunião.

     

     

    Prof. Carlos Xavier. 

     

    "Não te apoies sobre o teu cansaço, pois a tua força será de acordo com a medida do teu desejo."

     

  • Questões subjetivíssimas com duas alternativas certas e o pessoal não gosta é de matemática, que só tem uma e única alternativa. Vai entender hahahaha

  •  

    Sobre a letra D

     Dica : primeiro analise a ideia da assertiva em si e depois veja o que a questão quer.

    O foco deve ser no desempenho mesmo e não na personalidade. ( a ideia trazida pela ASSERTIVA está correta). Como a QUESTÃO pediu o que NÃO deve ser feito, essa não seria a resposta a ser marcada. 

    A dúvida era entre a D e a E, restou a letra E.

     

  • Vc aprende mais com os comentários do que com essa professora, será que o Qconcursos não consegue enxergar?....

     

  • Gabarito: E.

     

    A questão aborda o magistério de Jean Pierre Marras, Marília G. Lima e Silva Tose, em relação a algumas sugestões para o bom êxito de uma reunião de feedback:

     

    • iniciar dando ênfase aos aspectos positivos do desempenho do avaliado;

    • ter em vista que o objetivo é a melhoria do desempenho, não a disciplina;

    • dar enfoque às críticas ao desempenho, não às características da personalidade;

    • manifestar disposição em ajudar e demonstrar confiança na capacidade de bom desempenho do avaliado; e

    • encerrar o feedback destacando os aspectos positivos do desempenho do avaliado.

     

    Fonte: Comentários do Prof. Adriel Sá (Gran Cursos).