SóProvas


ID
1074736
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo os autores, Nonaka e Takeuchi (1995), para a criação do conhecimento organizacional são necessárias ações que integrem o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e devem ser iniciadas com a prática de

Alternativas
Comentários
  • CONHECIMENTOS:

    TÁCITO X TÁCITO = SOCIALIZAÇÃO 

    EXPLÍCITO X EXPLÍCITO = COMBINAÇÃO 

    TÁCITO X EXPLÍCITO = EXTERIORIZAÇÃO 

    EXPLÍCITO X TÁCITO = INTERIORIZAÇÃO 

  • Oi, Gustavo Vitória Sales,

    de acordo com a sua exposição e também alguns materiais que eu peguei aqui, a COMBINAÇÃO que transforma conhecimento EXPLÍCITO em conhecimento EXPLÍCITO está escrita na assertiva "E". Existe algo que não percebi e torna ela errada, ou a questão tem 2 assertivas CORRETAS? 

    Obrigada!

  • Socialização: interações / experiencias - TACITO+TACITO

    Externalização: workshop / brainstorming - TACITO + EXPLICITO

    Internalização: aplicar / experimentar - EXPLICITO + TACITO

    Combinação: workshop / causa e efeito - EXPLICITO + EXPLICITO


    é impressão minha ou a questão tem duas respostas?



  • ..." não existe conhecimento sem a pessoa que o detém"
    Surge então a clássica vontade de querer diferenciar dois tipos de conhecimento: o
    conhecimento de tipo “tácito”, e o conhecimento de tipo “explícito”, conforme realizado
    por Nonaka e Takeuchi [1]. Definam-se então estas duas entidades basicamente da
    seguinte forma:
    - O conhecimento tácito é muito pessoal e difícil de ser codificado, ou seja, expresso por palavras. Por essência, é prático e é geralmente fruto de uma longa experiência, de uma convivência. Sua transmissão é extremamente complexa pois necessita interações prolongadas, acertos e erros. Tipicamente, um conhecimento tácito seria “saber dirigir uma bicicleta”.
    - O conhecimento explícito é geralmente qualificado de “objetivo” e mais simples de ser codificado, ou seja, formalizado com palavras, números e fórmulas, para ser transmitido rapidamente e em grande escala. Geralmente, é percebido como teórico e sua transmissão pode ser realizada muito formalmente. Tipicamente, um conhecimento explícito seria o cálculo da velocidade
    conhecendo a distância percorrida e o tempo de percurso: V = D / T.

    ESPIRAL DO CONHECIMENTO
    ==> Iniciando com a "socialização" - que é o que a questão pede
    1º )  SOCIALIZAÇÃO  =>  de tácito / para tácito
    2º ) EXTERNALIZAÇÃO =>  de tácito/ para explícito

    3º) COMBINAÇÃO => de explícito/ para explícito

    4º) INTERNALIZAÇÃO => de explícito/ para tácito


    http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCkQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.design.org.br%2Fartigos_cientificos%2Fo_20que_20entendemos_20por_20conhecimento_20t_c3_a1cito_20e_20expl_c3_adcito.pdf&ei=OTsWU7KQK8z60wGduIGYCQ&usg=AFQjCNF1PwlAwmxy0q3t5slXYRR4b9bZ_w&sig2=g6mL9oOxTc7KuvTb1swtlQ&bvm=bv.62286460,d.dmQ

  • A socialização acontece, por exemplo, em um brainstorming. Acredito que é por isso esta resposta (para a criação de conhecimento organizacional, conforme enunciado).

  • Fonte: Adaptado de NONAKA; TAKEUCHI (1995; p. 80-81)

    1. 1 - Por meio da socialização experiências são compartilhadas e o conhecimento tácito como modelos mentais e habilidades técnicas são criadas. A experiência constitui a essência desse modo de aprendizagem. O aprendiz adquire o conhecimento não necessariamente por meio da linguagem, mas pela observação imitação e prática. Para os autores "a mera transferência de informações muitas vezes fará pouco sentido se estiver desligada das emoções associadas e dos contextos específicos nos quais as experiências compartilhadas são embutidas".
    2. 2 - Externalização constitui o mais relevante processo de conversão de conhecimento. Por esse modo o conhecimento tácito articula-se em conceitos explícitos. Nonaka e Takeuchi (1995, p. 71) indicam que as metáforas, analogias, modelos, conceitos ou hipóteses tornam-se meios de expressão do conhecimento, pois quando se tenta conceitualizar uma imagem, basicamente se expressa por meio da linguagem. Esses autores consideram que "a escrita é uma forma de converter o conhecimento tácito em conhecimento articulável", de alta relevância, pois quando um técnico de serviços escreve o que sabe, multiplica seu saber.
    3. 3 - A combinação é o processo pelo qual o conhecimento é combinado por meio da troca de documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizada. Diferentes conjuntos de conhecimento explícito e conceitos de diversas origens se combinam e se reconfiguram dando origem a um conhecimento novo. A educação formal admite esse tipo de conversão, e para os autores, é nesse ponto do processo de criação de conhecimento que surge os primeiros protótipos e modelos reais.
    4. 4 - Internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito ao conhecimento tácito, que se relaciona diretamente com o "aprender fazendo", como quando um técnico de serviços lê o manual e absorve o conhecimento a ponto de não precisar dele no próximo trabalho. Nonaka e Takeuchi (1995, p. 77) dizem que "quando são internalizadas na base de conhecimentos tácitos dos indivíduos sob a forma de modelos mentais ou ‘know-how’ técnico compartilhado, as experiências através da socialização, externalização e combinação tornam-se ativos valiosos".

  • Este gabarito não é definitivo, essa prova foi semana passada.

  • Entendendo a Gestão do Conhecimento Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 79): “A criação do conhecimento organizacional é uma interação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito”. Explicam que essa criação pode ser induzida e moldada pelas mudanças dentro da empresa, isso justifica o “aprender fazendo”. Em sua obra mais recente, Takeuchi e Nonaka (2008, p. 60-67) explicam os Quatro modos de
    conversão do conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. E descrevem: “A Socialização é um processo de compartilhamento e experiências e, com isso de criação de conhecimento tácito – tais como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas.” Significa que, mesmo sem a linguagem, a experiência é passada por observação, imitação e prática, como uma relação mestre e aprendiz. Um dos métodos exemplificados por eles em empresas para gerar Socialização é o conceito de “brainstorming camps” (reuniões informais fora do local de trabalho) criado pela Honda para solucionar problemas.
  • Quando falamos de geração de conhecimento organizacional, aparacem 3 pontos principais, que se interagem entre si:

    1- Escolha do conhecimento que merece ser desenvolvido pela organização;

    2- A maneira que o conhecimento pode ser compartilhado pelas pessoas, gerando vantagem competitiva;

    3- Formas de proteção desse conhecimento.

    Acho que o gabarito está correto, pois esse conhecimento compartilhado é característica própria da socialização.

  • Desculpem-me pela ignorância, mas vejo mais de uma alternativa correta. Por exemplo, a letra A. Será que o que levou a banca a optar pela letra C está diretamente relacionado ao enunciado da questão? Só vejo explicação.

  • QUE QUESTAOZINHA COMPLICADINHA.... AFINAL... A GENTE NAO SABE O QUE  ESTÁ PEDINDO

    " ESSA É A GRANDE QUESTAO "

  • A FCC adora pregar peças com questões sobre Nonaka e Takeuchi... A questão pede para determinarmos que prática inicia o processo de criação do conhecimento organizacional, ou seja, pergunta pela socialização. Por isso, ainda que outras combinações estejam corretas (com exceção da letra b), a única que atende ao comando da questão é a letra c.

  • Olá pessoal!!!!!

    Desculpa minha ignorância, mas a questão pede tácito mais explícito, certo ? Então se for nessa coerência estaria certas as assertivas A e D.  Por favor ajudem-me... fiquei hiper confusa...

    Obrigada

  • A questão quer saber "com qual prática se inicia a criação do conhecimento organizacional". Para a criação do conhecimento há, de fato, 2 tipos de conhecimento: conhecimento tácito e conhecimento explícito. A combinação desses dois tipos de conhecimento geram os 4 modos de conversão do conhecimento, a saber: internalização, externalização, socialização e combinação. 


    Os tipos de conhecimento não são práticas, todavia para cada conversão do conhecimento se adota práticas específicas: individual ou coletiva (social):

    I - Internalização = o indivíduo cria o conhecimento a partir do conhecimento coletivo (geração de conhecimento pelo indivíduo).

    II - Externalização = o indivíduo expõe o conhecimento para o coletivo (há conversão de conhecimento, mas não geração).

    III - Socialização = o conhecimento é gerado pelo convívio (geração de conhecimento pela prática social).

    IV - Combinação = o conhecimento é expandido pelo coletivo (há expansão de conhecimento, mas não geração).


    Dos autores que estudo e que tenho às mãos, cada um deles, a seu modo, ensina que o conhecimento existente no mundo, em sua maior parte, é derivado do social, pois resulta das relações interpessoais estabelecidas frequentemente entre diferentes grupos - assim, por exemplo, defende Schutz.


    Portanto, pode-se depreender que o conhecimento é gerado pela prática individual ou social. Porém, o conhecimento organizacional deve-se iniciar pela prática social (ou seja, pela socialização), já que, como nos é ensinado por muitos, a maior parte do conhecimento é derivado dele. 


  • Questão praticamente igual da prova FCC - 2014 - SEFAZ-RJ - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Prova 1

    Na busca de construir uma Gestão do Conhecimento, uma empresa pratica Brainstorming aberto para resolver problemas de elevada complexidade. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 69), essa prática é um exemplo de 

    a) conceituação, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito.

    b) internalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento tácito

     c) externalização, que converte o conhecimento explícito em conhecimento explícito.

    d) socialização, pois converte conhecimento tácito em conhecimento tácito.

    e) combinação, que é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento.


  • sério que a FCC quer que a gente decore essas loucuras???..porque, vamos ser sinceros, essas teorias são doidice. 

    NÃO TEM como fazer alguma associação lógica normal terráquea com isso aí :

    TÁCITO X TÁCITO = SOCIALIZAÇÃO 

    EXPLÍCITO X EXPLÍCITO = COMBINAÇÃO 

    TÁCITO X EXPLÍCITO = EXTERIORIZAÇÃO 

    EXPLÍCITO X TÁCITO = INTERIORIZAÇÃO

  • Taí uma questão que não dá pra ficar chateado se errar, ninguém vai acertar mesmo.

  • Pedro Nascimento, eu faço uma associação lógica alienígena no meu resumo kkkkkk funciona pra mim, espero que funcione pra todos!  

     

              EXTERNALIZAÇÃO = TÁCITO -> EXPLÍCITO

     

    Ex.: de tanto estudar pra concurso, encontrei a solução mágica de aprovação em 7 passos (conhecimento tácito). Vou lá e faço um livro (conhecimento explícito). Você externaliza o conhecimento.

     

                INTERNALIZAÇÃO = EXPLÍCITO -> TÁCITO

     

    É o contrário da externalização. Ex.: compro e leio o livro (conhecimento explícito) pra aprender (conhecimento tácito) e passar em todos os concursos. Você toma pra si aquele conhecimento, internaliza.

     

                SOCIALIZAÇÃO = TÁCITO -> TÁCITO

     

    Ex.: imagina que você vai pro lanche da tarde na empresa ou pra um happy hour. A ideia é socializar. Lá você vai falar da vida, experiências, coisas pessoais (conhecimento tácito), e outras pessoas vão aprender com a sua experiência (conhecimento tácito).

     

                COMBINAÇÃO = EXPLÍCITO -> EXPLÍCITO

     

    Ex.: imagina você fazendo um esquema/resumo/mapa mental de, sei lá, direito constitucional. Você tá pegando a Constituição (conhecimento explícito) e passando pro resumo (conhecimento explícito). A ideia aqui é combinar, ou seja, ver se seu resumo bate com o que tá na CF.

     

    Fontes: minha cabeça + Estratégia Concursos

     

    Bons estudos!!!

  • Cuidado com o comando desta questão: ...e devem ser iniciadas com a prática de...
    Se você desligar o automático, saberá que inicia-se com a socialização!

    Logo, alternativas que não digam SOCIALIZAÇÃO estão fora!
     

     

    Tudo começou assim:

     

    TáTá era um cara SOCIALIZAÇÃO: Tácito para Tácito
    Tátá pisou na bola ao EXTERNALIZAR um sexo Explícito: Tácito para Explícito
    Dois Explícitos COMBINARAM pegar o Tatá: Explícito para Explícito
    Um EXPLÍCITO INTERNALIZOU no TáTá: Explícito para Tácito

     

    Podem copiar essa porcaria de mnemônico, desde que não citem que foi o Piraneto quem o criou!
    Avante!

    -

  • c-

    o que inicia a espiral do conhecimento é socialização - tacito p/ tacito. A criação do conhecimento aproxima conhecimentos por conversão de conhecimentos existentes e da geração de novos conhecimentos no nível individual, de equipe ou organizacional. O conhecimento, muitas
    vezes, vem da interação social, do aprender fazendo, da resolução conjunta de problemas ou do brainstorming. No nível organizacional, são os processos de inovação (de produtos, serviços ou processos) e as comunidades de práticas que visam à criação de novos conhecimentos

  • GABARITO  c)Socialização, que transforma conhecimento tácito em conhecimento tácito.

    ( PEGADINHA para a criação do conhecimento organizacional)

     

    O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

    X

       O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.

     

     

    DE TÁCITO PARA TÁCITOSocialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.

    DE TÁCITO PARA EXPLÍCITOExternalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, diálogo e reflexão coletiva, hipóteses ou modelos.

    DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITOCombinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.

    DE EXPLÍCITO PARA TÁCITOInternalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!