-
Gabarito: Errado
"Vamos interpretar a mensagem que o examinador nos quer passar. Quando a assertiva diz os pais preferem ter filhos de sexos diferentes, isto quer dizer que os pais preferem ter, por exemplo, 01 menino e 01 menina a ter 02 meninos ou 02 meninas. O que isto quer dizer?
Quer dizer que as escolhas dos pais são consistentes com o consumo em proporção fixa, já que eles preferem ter um filho de cada sexo. Assim, tal preferência é consistente com uma curva de indiferença em L e não teremos necessariamente TMgS nula (quando a curva de indiferença é em L, temos TMgS nula apenas no trecho horizontal do L, e TMgS infinita no trecho vertical do L).
Se a questão dissesse que os pais fossem indiferentes entre o sexos dos filhos, isto nos diria que as preferências dos pais seriam consistentes com curvas de indiferença lineares (pois os sexos dos filhos seriam substitutos perfeitos – já que tanto faz o filho/filha ser menino ou menina)."
Fonte: Prof Heber Carvalho - Curso Estratégia
-
Se formos ver a lógica da questão entendendo, à grosso modo, os filhos como bens complementares, têm-se o seguinte entendimento:
A curva de indiferença de bens complementares tem o formato de L, com o trecho horizonte e outro vertical. No vertical a TmgS tende ao infinito. No eixe horizontal, a TmgS é nula. Portanto, a questão erra ao dizer que a TmgS é somente nula.
Resposta: ERRADA.
-
Em CI bem comportada (regra) a diversificação (média) é preferível à especialização (excludente). E isso se encaixa perfeitamente à questão (preferência pela diversificação: um filho e uma filha).
Dessa forma, temos que a TMgS é negativa em CI bem comportada; logo, não consistente com uma TMgS nula.
Respeitando os comentários anteriores, discordo; pois se inferirmos que são complementares perfeitos a TMgS poderia ser nula ou infinita o que não inviabilizaria a questão.