SóProvas


ID
1075156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

A curva de oferta de longo prazo das firmas que operam em setores competitivos é perfeitamente elástica, refletindo, assim, o fato de que essas empresas não têm poder de fixar o preço de mercado.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Mankiw, no longo prazo os setores competitivos apresentam um grande número de novas empresas com potencial para entrar no mercado, enfrentando os mesmos custos. Assim, ao custo total médio mínimo, a curva de oferta do mercado é horizontal. No longo prazo, o aumento na demanda pelo bem implicará em um aumento de empresas e da quantidade total ofertada, SEM NENHUMA MUDANÇA DO PREÇO.

  • Gabarito: ERRADO

     

    Em regra, a curva de oferta de longo prazo do mercado (=indústria) competitivo é ascendente e NÃO perfeitamente elástica.

  • A oferta no longo prazo das firmas  não é perfeitamente elastica, ela sobe de acordo com a subida do preço, ela possui uma demanda elastica ou até muito elastica, diferente da situação de oferta do mercado de longo prazo, em que o preço permanece o mesmo independente da quantidade ofertada. A oferta é perfeitamente elastica.

  • A curva de oferta de longo prazo das firmas que operam em setores competitivos é perfeitamente elástica, refletindo, assim, o fato de que essas empresas não têm poder de fixar o preço de mercado. (ERRADO 2 VEZES)

    1. a oferta de longo prazo não é perfeitamente elástica (horizontal), e sim levemente ascendente;
    2. quem define que as firmas sejam price taker é a curva de demanda (perfeitamente elástica: horizontal), ou seja, é a constância dos preços que caracteriza a falta de poder de definição de preços das firmas num mercado concorrencial.

    GABARITO: errado

    Bons estudos!