SóProvas


ID
107530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vida humana depende da troca sistemática de gases, realizada pelo sistema respiratório. A respiração é composta de dois movimentos - a inspiração e a expiração - que correspondem
à expansão e ao relaxamento da musculatura pulmonar e da parede torácica. Verifica-se um padrão regular e ininterrupto do ato de respirar, que pode variar entre 12 e 20 respirações por minuto, quando se trata de um adulto. Esse ato, essencial para a vida, é responsável pela absorção de oxigênio pelas células e pela eliminação do gás carbônico pelos pulmões. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A insuficiência respiratória aguda pode apresentar-se como uma complicação da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou ser causada por alérgenos, infecções respiratórias, fatores emocionais, atividade física intensa, medicamentos, hereditariedade ou alterações climáticas.

Alternativas
Comentários
  • respondendo...
    a insuficiência respiratoria aguda nao e hereditaria,ela e desencadeada por uma outra doença
    ex:diminuição dos reflexo respiratorio:pode acontecer do paciente sofrer uma lesão cerebral grave,o cerebro indica qndo devemos respirar,lesionado ele passa a indicar falhas,e deicha de manda o estimulção respiratória normal.
    disfução da parede torácica:os estimulos nervosos sao mandados pela medula espinha,caso ocorra uma distrofia muscula,poliomelite etc.nessa regiao os musculos do diafraguima nao consequem fazer os movimentos da respiração normal.
    disfução do parênquima pulmonar:qndo o pulmão sofre um derrame pleural,hemotórax o pneumotórax,ocorre a obstrução das vias aéreas superiores são disturbios que interferem na ventilação normal.
    outros fatores:após grandes cirurgias torácicas ou abdominais etc..
    boa aprovação....