SóProvas


ID
1075633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A virada do século XIX para o XX apresentou, no Brasil, características tão dramáticas quanto decisivas para o destino futuro do país. Em maio de 1888, era tardiamente abolida a escravidão. Um ano e meio após a Abolição caía a Monarquia. A república surgiu alardeando promessas de igualdade e de cidadania.

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes, relativos à história brasileira entre fins do século XIX e as três primeiras décadas do século XX.

O curto espaço de tempo entre a Abolição e a Proclamação da República sugere haver forte vinculação entre a Monarquia e o sistema escravocrata. Isolado das demais forças políticas do país, o Império não subsistiu à Lei Áurea e às crises políticas que se sucediam.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A Proclamação da República, em 1889, mostra a relação frágil que havia entre a escravidão e a monarquia. Em 1888, as elites brasileiras - senhores de engenho, fazendeiros de café, mineradores e etc - foram, pela primeira vez na história, contrariadas; e, por isso, o regime monárquico perdeu sua principal base de apoio. A Elite tinha mantido o Império estável durante os principais momentos de revolta e contestação: Inconfidência Mineira, Revolta dos Alfaiates, Cabanagem e Sabanada. Nesse sentido, a história mostra o quanto a existência do sonho republicano estava intrinsecamente relacionado aos desejos das elites, que nunca o apoiaram. Somente após a Lei Áurea, as elites deixam de apoiar D. Pedro II, pois esse descumpre a tradição patriarcal-latifundiária brasileira.

  • Não era apenas a liberdade que estava em jogo, diz o historiador Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no Brasil. Outro tema na mesa era a reforma agrária.