-
Em geral, os livros de história brasileira tendem a esconder esse lado da Era Vargas, focando no avanço das leis trabalhistas; no entanto a DITADURA Vargas foi fortemente baseada nas políticas ideológicas dos governos alemão e italiano da década de 1930. Getúlio tomou o poder com o intuito de "proteger o país contra a ameaça comunista", inspirando-se nos discursos fascistas.
-
Se aproximava do totalitarismo fascista.
-
Gabarito: ERRADO
• A afirmativa trata de dois desdobramentos da Revolução de 1930: o econômico e o político.
• A abertura econômica brasileira só se dará efetivamente com os presidentes Café Filho e Juscelino Kubitschek.
• Na Era Vargas, o Brasil tinha uma série de controles cambiais e não havia muitos instrumentos para incentivar o afluxo de capitais estrangeiros;
• Como se trata de época muito próxima à Crise de 1929, ainda que se abrisse o mercado ao capital internacional, este não havia em abundância.
• Uma das inspirações para a Constituição de 1937 brasileira foi a Constituição de 1935 da Polônia fascista;
• Centralização, sufocamento do federalismo e fortalecimento do executivo são exemplos de características compartilhadas entre elas.
Fonte: Bruno Quadros e Quadros - Grancursos
-
Errada! "abertura do país ao capital internacional" pelo contrario. Getulio vargas procurou ao maximo evitar o capital estrangeiro(internacional).
-
A Revolução de 1930 deu início à Era Vargas (1930-1945), período assinalado pela abertura do país ao capital internacional (as políticas da era Vargas eram de cunho nacionalista) e pela opção por um caminho político que se afastava do totalitarismo fascista em voga na Europa naquele contexto histórico (Vargas tinha ideologias de cunho nazifacistas, tanto que em 1937 instalou-se novamente a ditadura no país - Estado Novo)
ERA VARGAS:
1930 - 1934 -> GOVERNO PROVISÓRIO
1934 - 1337 -> GOVERNO CONSTITUCIONAL
1937 - 1945 -> ESTADO NOVO
-
Errada
O capital estrangeiro era bem-vindo e considerado vital, desde que se submetesse às leis brasileiras e contribuísse para o desenvolvimento, ou seja, para a industrialização, vista por Vargas como garantia de soberania nacional.
(...) Também se movia como um pêndulo entre a simpatia aos regimes autoritários da Itália e da Alemanha e a prosperidade econômica anunciada pelos empréstimos que provinham dos EUA.
http://www.unesp.br/aci/jornal/147/livargas.htm
-
Questão absurdamente errada, da pra brincar de jogo dos 7 erros com essa assertiva.
-
Jamais estaria correto. Vargas se aproximou muito do totalitarismo, inclusive sendo um ditador no Estado Novo, se baseou muito em Mussolini-Fascismo e chegou a apoiar a Alemanha Nazista.
-
ERRADO
SE APROXIMOU DO FASCISMO.
-
Centralizador.
-
Vargas dizia não ao capital estrangeiro..
Jucelino dizia sim ao capital estrangeiro
-
SENACC
Simpatizante ao nazifascimo
Estatizante ( não dava espaço para as privatizações)
Nacionalista
Autoritário
Centralizador e Interventor (INTERVENCIONISMO FORTE DO ESTADO)
Censurador