SóProvas



Questões de Era Vargas – 1930-1954


ID
31438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em seu primeiro governo (1930-1945), Getúlio Vargas concebeu
o desenvolvimento do Brasil pela via da industrialização. Acerca
desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens.

A resistência à mudança econômica provinha dos militares, porque ainda estavam ligados às elites fundiárias da Primeira República.

Alternativas
Comentários
  • Os militares eram fortemente influenciados pelo movimento tenentista, que criticava severamente as elites fundiárias e a maneira como funcionavam as instituições da Primeira República.
  • Lembrando que só os militares de baixa patente,pois os de alta patente ainda eram os conservadores do Estado,no entanto que já na Era de Vargas,este racha com os tenente para ter apoio na Revolução Constitucionalista de 1932
  • Gabarito: ERRADO

     

     

    Entre os militares havia variedade ideológica grande; os nacionalistas, sobremaneira, não estavam ligados às elites fundiárias e enxergavam que o desenvolvimento do país passava pela industrialização, pela diversificação agrícola e pela urbanização.

  • Segundo Boris Fausto, "podemos sintetizar o Estado Novo sob o aspecto socioeconômico, dizendo que representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial, cujo objetivo comum imediato era o de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais"

    Gabarito: errado!

  • [Segundo Celso Furtado] A Revolução de 1930 teria correspondido à versão brasileira de revolução burguesa, culminando um longo processo de oposição de interesses econômicos com as posições da classe média e da indústria emergente sobrepondo-se às da oligarquia cafeeira na formulação e implementação das políticas econômicas.

    (...)

    Vargas, ao colocar em 1937 o problema da dívida em termos de “ou pagamos a dívida externa ou reequipamos as forças armadas e o sistema de transportes”, ao mesmo tempo, mobilizou o apoio militar ao novo regime, esvaziou as críticas de círculos ligados a interesses estrangeiros e apaziguou os integralistas, que eram seus aliados à época e cujo programa incluía a suspensão de pagamentos.”

    ABREU, Marcelo de Paiva. Crise, crescimento e modernização autoritária, 1930-1945. In: ABREU, Marcelo de Paiva. (org.). A ordem do progresso: dois séculos de política econômica no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro : Elsevier, 2014. Cap. 4, pp. 83 e 100.

  • “(...) os militares [defendiam o programa de industrialização do país] porque acreditavam que a instalação de uma indústria de base fortaleceria a economia – um componente importante de segurança nacional;(...)”

    FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14. Ed. atual. e ampl., 3. reimpr. São Paulo: EDUSP, 2019. Cap. 7, p. 313.


ID
31441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em seu primeiro governo (1930-1945), Getúlio Vargas concebeu
o desenvolvimento do Brasil pela via da industrialização. Acerca
desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens.

A recessão do capitalismo levou ao malogro o projeto industrial de Getúlio Vargas.

Alternativas
Comentários
  • O conjunto da Política de modernização inicia justamente devido a recessão,onde o Brasil que antes dependia dos produtos de industrias extrangeiras agora inicia a fabricação destes bens em nosso território! - POLITICA DE MODERNIZAÇÃO GETULISTA INICIADA NO SEU GOVERNO PROVISÓRIO DE (1930 - 34)
  • Essa pergunta é um tanto capciosa! De fato, com a crise de 29, abriu-se uma maior oportunidade para a industrialização (dimuinuição da produção nos países desenvolvidos, levou a menos importações e forçou uma industrialização), mas não dá para dizer que o projeto teve um grande sucesso. O proejto de substituição de importações, o primeiro de industrialização no Brasil só foi terminar no Governo JK.

  • A recessão do capitalismo coincidiu com a segunda guerra mundial, fazendo com que o Brasil fornecesse armas para os americanos, elevando assim a indústria no país. agora passe para a próxima questão e verá que estou certo.
  • Malograr = provocar danos, estragos em; estragar, inutilizar.

    Ex.: "O rigor do clima malogrou a safra"


  • recessão e malogro... é pra acabar com o concurseiro. 

    só consegui responder depois que ví o signigicado dassas palavras.

  • Ter dificuldade para responder a uma questão por desconhecimento de vocabulário é preocupante. Se isso se passou com algum candidato para o Rio Branco, então é caso de rever vocações. Para os outros cargos é imprescindível leitura constante.

  • Wilson Sato, o uso da vígula também é importante para canditatos a concurso. Adjunto adverbial de longa extensão deve ser separado por vírgula. Logo:

    Para os outros cargos, é imprescindível leitura constante.

    Caio, seu nome não é Aurélio. É normal desconhecer alguma palavra. Todos nós desconhecemos em maior ou menor grau. 

  • “A década de 1930 foi um período de grande incerteza, em que os desafios internacionais e internos, de caráter econômico e político, tiveram de ser enfrentados por um governo que acabara de chegar ao poder. Mas para o setor industrial, passado o primeiro momento de crise e recessão (1929-1931), esses seriam os anos dourados de crescimento, a era do primeiro milagre econômico do século. O rápido e intenso crescimento industrial (...),em especial no período 1933-1936, resultou da combinação de três fatores:

    a) do choque externo (crise de 1929 seguida da recessão internacional nos anos 1930), que reduziu as importações e ajudou o processo de substituição interna dos bens antes comprados no exterior;

    b) das políticas governamentais – uma parte dessas políticas correspondeu às medidas necessárias para responder aos choques; outra parcela resultou do atendimento a demandas setoriais (dos industriais por proteção, dos militares para a criação de uma infraestrutura de apoio à indústria, da burocracia governamental ou da diplomacia norte-americana e/ou britânica);

    c) do esforço do empresariado industrial e de sua liderança, que desde o início do século desenhava um projeto político de desenvolvimento tendo como motor a indústria.

    (...)

    Se olharmos o Brasil do ponto de vista do desempenho de suas indústrias, esse foi o período do primeiro milagre econômico do século XX. Passado o efeito recessivo da crise de 1929, em especial a recessão de 1931, a indústria brasileira iniciava, já em 1933, uma fase de crescimento sustentado, posteriormente favorecido pela guerra.

    LEOPOLDI, Maria Antonieta P. A economia política do primeiro governo Vargas (1930-1945): a política econômica em tempos de turbulência. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (orgs.). O Brasil republicano 2: O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo: segunda república (1930-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. Cap. 8.


ID
31444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em seu primeiro governo (1930-1945), Getúlio Vargas concebeu
o desenvolvimento do Brasil pela via da industrialização. Acerca
desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens.

A aliança com os EUA, no contexto da Segunda Guerra Mundial, foi utilizada por Getúlio Vargas para promoção da indústria.

Alternativas
Comentários
  • dE TAL ALIANÇA INICIA A CONSTRUÇÃO DA SIDERURGICA NACIONAL,TENDO EM CONTRAPARTIDA A EXPLORAÇÃO DO LATEX AO NORTE DO PÁIS,SENDO ESTE CHAMADOS DE SOLDADOS DA BORRACHA - 2º CICLO DA BORRACHA BRASILEIRA
  • Getulio não era muito afeito da política americana , mais espertamente utillizou acordos como esse para beneficiar o Brasil, assim como Geisel.

  • Em troca da entrada do Brasil na 2ª Guerra, ao lado dos EUA, os EUA financiariam a siderúrgia de Volta Redonda.
    Vargas foi tão contraditório em suas ações que lutou contra a diatadura, ao lado dos EUA, mas ele mesmo era um ditador nato. 
  • Getúlio Vargas (1930-1945/1950-1954)

    Caracterizado pela nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de base necessárias para o impulso de outros ramos industriais. Foram criadas neste período a Companhia Siderúrgica Nacional, importante centro de produção de aço, a Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, empresa responsável pela exploração dos diversos minerais utilizados pelas indústrias e criou a Petrobras, importante produtora de energia. Cabe lembrar, também, a sistematização da Consolidação das Leis Trabalhistas, necessária para a organização das relações de trabalho que vinham sendo estabelecidas no país.

     

    http://educacao.globo.com

  • Vargas se aliou aos EUA na segunda guerra mundial (EUA = DEMOCRÁTICO), sendo que Vargas era um Ditador, centralizador. Ao alinhar-se com os Aliados, inclusive enviando a FEB (FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA) para combater os países do EIXO (Japão, Alemanha e Itália), EUA concedeu empréstimo para que fosse construída a Usina de Volta Redonda, e inclusive, uma base AMERICANA foi implantada no Rio grande do Norte.

  • “A diplomacia americana preparava-se para firmar com o Brasil relações mais estreitas, visando a uma estratégia de alianças em preparação para a guerra que se aproximava. Interessava aos Estados Unidos cortar os vínculos comerciais do Brasil com a Alemanha e ter acesso a matérias-primas estratégicas para uma situação de conflito. Em 1939 uma missão diplomática brasileira esteve nos Estados Unidos, tendo à frente o ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha,10 para retomar negociações ligadas à dívida brasileira e discutir a concessão de créditos do Eximbank ao Brasil. Dessas negociações resultaram os recursos do Eximbank para a siderurgia brasileira.

    (...)

    O ataque japonês à base americana de Pearl Harbor e a entrada dos Estados Unidos na guerra aceleraram os entendimentos dos Estados Unidos com o governo brasileiro em torno da siderurgia. Em março de 1942 o Brasil firmou um acordo de cooperação militar no qual cedia bases militares no Nordeste para uso dos Estados Unidos e se comprometia com o fornecimento de minerais estratégicos para aquele país. Em troca vieram os créditos do Eximbank para a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e, além dela, para a reestruturação da Estrada de Ferro Vitória-Minas, necessária à construção da Companhia Vale do Rio Doce. Ao fim da negociação, o crédito do Eximbank para a siderurgia brasileira se elevara de 20 para 45 milhões de dólares! (Martins, 1976, p. 233).”

    LEOPOLDI, Maria Antonieta P. A economia política do primeiro governo Vargas (1930-1945): a política econômica em tempos de turbulência. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (orgs.). O Brasil republicano 2: O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo: segunda república (1930-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. Cap. 8.

  • Se o CACD fosse nesse nível ainda hoje, todo mundo tava feito


ID
31447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em seu primeiro governo (1930-1945), Getúlio Vargas concebeu
o desenvolvimento do Brasil pela via da industrialização. Acerca
desse assunto, julgue (C ou E) os próximos itens.

Nessa fase da industrialização, tendo outras prioridades, Getúlio Vargas não cuidou dos direitos trabalhistas.

Alternativas
Comentários
  • INICIA AINDA NO SEU GOVERNO PROVISÓRIO ATRAVÉS DA LEI DE SINDICALIZAÇÃO A APROXIMAÇÃO DO EXECUTIVO NACIONAL COM O OPERARIADO URBANO INDUSTRIAL BRASILEIRO,DANDO INICIO AS LEIS TRABALHISTAS NO PAÍS!
  • Basta dizer que a CLT é de 1943.
  • ERRADO

    Getúlio Vargas, pais dos pobres, mãe dos ricos, foi o responsável pela promulgação da CLT. Consolidação das Leis do Trabalho de 1943. A CLT é o texto legal que até hoje rege as relações do trabalho no Brasil. Ela disciplina os contratos de emprego entre empregados e empregadores - empresas. O Getúlio determinou a reunião de todas as leis que tratavam de Direito do Trabalho na época e mandou compilá-las (reuni-las) num só texto, que foi a CLT. Era uma época de grandes lutas sociais, com sindicatos muito atuantes e disputas fortes entre patrões e empregados. A consciência da classe trabalhadora estava começando a surgir e Getúlio Vargas editou a CLT como forma de regular essas relações sociais. Tornou obrigatório o registro do contrato de trabalho em carteira, férias, décimo terceiro, indenização do tempo de serviço, entre muitos outros direitos que os trabalhadores tem at
    é hoje
  • No chamado “Estado de Compromisso”, Getúlio Vargas incorporou a função de intermediador dos interesses dos vários grupos que atuavam na esfera política. 

    O presidente, ao longo de sua administração, assumiu o papel de intermediador político neutro e capaz de se colocar acima dos possíveis antagonismos que poderiam organizar a vida da nação. Abraçado pelo grande apoio das massas, a liderança personalista de Vargas se tornou mais significativa do que as tendências político-partidárias.

  • ERRADO

    "O governo Vargas procurou, sem dúvida, dar reconhecimento ao trabalhador, mesmo porque nossa tradição escravocrata tinha no trabalho uma atividade pouco nobre. Ao fazer esse reconhecimento mediante uma legislação urbana, fortalecia um projeto político e introduzia a cultura dos direitos via Estado.

    A partir de 1930, com a criação do Ministério do Trabalho, e até 1943, com a CLT, o país andou rápido na confecção de leis sociais e na vigilância para que fossem cumpridas."

    D'ARAUJO, Maria Celina. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (orgs.). O Brasil republicano 2: O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo: segunda república (1930-1945). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. Cap. 7

  • A CLT foi sancionada por Getúlio Vargas.


ID
31516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito do Estado Novo, implantado pela Constituição de 1937.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: B. O Plano Cohen foi um plano forjado de que os comunistas iriam tentar dar um golpe e assumir o poder, a indicios de que a Ação Integralista Brasileira tenha ajudado Getúlio a "coloca-lo" em prática para implementar o Estado Novo. Tratou-se simplesmente de uma "justificativa" para a instauração da Ditadura.A) Era centralista. Baseaou-se na Constituição da Polonia. "A Polaca".C) A 1a Lei de Segurança Nacional foi proposta anteriormente a Const. de 1937, em 1935, e a mesma não continua vigente, tendo sido substituida por outras leis de segurança nacional no decorrer da história.D) Em 1928, ingressando no Partido da Representação Popular foi eleito deputado. Foi fundador da Ação Integralista Brasileira. Seus membros, usando roupas de cor verde e a letra Sigma, eram contra comunistas, liberais e nazistas. Quando Getúlio realizou o golpe de estado que implantou o Estado Novo, o integralismo foi proibido por Vargas. Com o fim oficial da ação, muitos integralistas no Rio de Janeiro, vendo-se traídos e perdidos no novo cenário político, juntaram-se aos liberais, sob comando de um Comandante desta tendência política, para tomar o palácio do Catete em 1938.E) Não foram substituidos todos os Governadores.
  • Complentando a resposta exposta sobre a letra E: o governador de Minas Gerais não foi substituído.
  • Correta letra B

    O Plano Cohen foi  uma farsa, um plano forjado que propagava que o país estaria ameaçado pelo perigo ''vermelho'', ou seja, políticos socialistas, que pretendiam a tomada do poder, e instalar o socialismo no Brasil. O plano surtiu efeito desejado, Getúlio vargas decretou estado de sítio, fechou o congresso e deu o golpe, instalando Estado novo, regime ditatorial,com nova constituição ( A polaca),   ermanecendo no poder de 1937 a 1945.
  • Toda vez que vejo falar do Plano Cohen eu imagino o Ben do Lost dando a noticia pra galera...

  • A)     Comparada à Constituição de 1934, a nova carta apresentava como característica nítida a descentralização do poder.

    ERRADO: “O Estado Novo concentrou a maior soma de poderes até aquele momento da história do Brasil independente. A inclinação centralizadora, revelada desde os primeiros meses após a Revolução de 1930, realizou-se completamente.”

    B)     O Plano Cohen serviu de pretexto para o reforço do autoritarismo.

    CERTO: “Faltava porém um pretexto para reacender o clima golpista. Ele surgiu com o Plano Cohen, (...). Sob a alegação de que o texto estava sendo distribuído nos quartéis, Getúlio e a cúpula militar decidiram antecipar o golpe, marcado para o dia 15 de novembro.”

    C)     A Lei de Segurança Nacional, até hoje vigente, foi proposta após a instauração da nova carta.

    ERRADO: “(...) Lei de Segurança Nacional (LSN), decreto-lei assinado por Castelo dois dias antes da posse de Costa e Silva. A LSN, que vigeu durante toda a ditadura e vigorou formalmente até 2009, responsabilizava toda pessoa, física ou jurídica, pela segurança do país, além de definir os crimes, as penas correspondentes e os processos e julgamentos aos quais estariam sujeitos aqueles que se antagonizassem à segurança interna.

    D)     Plínio Salgado, líder da Ação Integralista Brasileira, foi um dos grandes beneficiados pelo novo regime político.

    ERRADO: “Restavam os Integralistas, que haviam apoiado o golpe e esperavam ver Plínio Salgado no Ministério da Educação – um degrau importante na escalada para o poder. Getúlio cortou suas esperanças.”

    E)     Imediatamente após a implantação do Estado Novo, Getúlio Vargas substituiu todos os governadores de estado.

    ERRADO: “Em Minas Gerais, Benedito Valadares permaneceu no poder.”

    Questões A, B, D, E: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14. Ed. atual. e ampl., 3. reimpr. São Paulo: EDUSP, 2019. Cap. 7, p. 310-312.

    Questão C: D'ARAUJO, Maria Celina.; JOFFILY, Mariana. Os dias seguintes ao golpe de 1964 e a construção da ditadura (1964-1968). In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. N. (orgs.). O Brasil republicano 4: O tempo do regime autoritário: ditadura militar e redemocratização: quarta república (1964-1985). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. Cap. 1.

  • Lei de Segurança Nacional vigente hoje é de 1983, do governo Figueiredo

  • O Plano Cohen serviu de pretexto para o reforço do autoritarismo.

    GABARITO = LETRA B

  • Gab. B

    Ce!

  • A primeira Lei de Segurança Nacional é de 1935.

ID
31558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado pela radicalização política. A instalação de regimes totalitários em vários países europeus contribuiu para o acirramento das tensões, que, ao lado de outros fatores, colaborou decisivamente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A respeito desse quadro histórico, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.50

Nas Américas, enquanto o new deal, de Roosevelt, reiterava a aposta dos EUA na viabilidade do modelo ultraliberal de capitalismo, a experiência brasileira sob o regime de Vargas, no Estado Novo, apontava para a crescente presença estatal na economia.

Alternativas
Comentários
  • O new deal possui conotações keynesianas, de apoio do Estado para soerguer a economia, via política fiscal de gastos.
  • Complementando o comentário anterior:

    A escola keynesiana se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulador como pensavam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espírito animal" dos empresários. É por esse motivo, e pela ineficiência do sistema capitalista em empregar todos que querem trabalhar que Keynes defende a intervenção do Estado na economia.

    O New Deal foi o nome dado à série de programas implementados nos EUA entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt, com o objetivo de recuperar e reformar a economia norte-americana, e assistir os prejudicados pela Grande Depressão.

    O New Deal teve grande influência na política econômica e social adotada no Brasil pelo Presidente Vargas, que admirava Franklin D. Roosevelt, e vice versa.

  • New Deal ultraliberal é piadinha para descontrair durante a prova. Errada.
  • Nao rs em momento algum...


ID
32041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Getúlio Vargas governou o Brasil entre 1930 e 1945. Esses quinze anos da Era Vargas sintonizaram o país com a história mundial, seja pela adoção de nova concepção de Estado, crescentemente centralizadora e autoritária, seja pela participação direta na Segunda Guerra, ou, ainda, pela decisão de modernizar a economia brasileira. Assinale a opção que não apresenta aspectos marcantes desse período.

Alternativas
Comentários
  • Em ponto algum de seu governo seja ele o provisório,constitucionalista ou o do Estado Novo!Vargas se mostra co-relativo ainda com as lideranças a "antiga" cultura politica do Brasil,isto é,por debaixo dos panos ele ainda mantem contato com os latifndiários,logo,os conservadores e durante o bojo da 2ª Guerra torna-se claro a simpatia explicíta do Presidente Vargas pelos sistemas totalitários,tanto que junto com a Ação Integralista Brasiliera(Direita conservadora e repressora) arquiteta o Plano COHEN,ponto culminante para a instauração do Estado Novo!
  • A alternativa C esta incorreta.Getulio Vargas rompeu com os padrões conservadores da Primeira República, no entanto suas opções não foram claras e lineares. Exemplo disso é a "equidistancia pragmática" adotada por ele, ora se articulando com a Alemanha Facista, ora com o Capitalismo Americano, buscando obter vantagens economicas em ambas as relações em troca de um posicionamento mais favorável a um regime ou outro. Desta forma, também não se pode afirmar que não houve hesitação em colocar-se ao lado dos países que combateram as potências do Eixo na Segunda Guerra. Esse posicionamento somente foi adotato em 1943, quando a guerra ja estava terminando, e as forças Aliadas tendiam a vencer o conflito.
  • "...opções claras e lineares..." Se teve uma coisa que Vargas não foi foi claro e linear, que o digam os historiadores!

     

    Outra: Vargas teve seus motivos para ficar ao lado dos Aliados (vide bombardeio nazista aos navios na costa brasileira e o financiamento da Usina de Volta Redonda pelos EUA).

     

    Gab. c)

  • GABARTO: LETRA C (incorreta)

    "Rompendo com os padrões conservadores da Primeira República, a liderança de Getúlio Vargas distinguiu-se por opções claras e lineares, não hesitando em colocar-se ao lado dos países que combateram as potências do Eixo na Segunda Guerra." É certo que o governo de Getúlio Vargas rompeu com o oligopólio da República, feita pelas potências do Sudeste brasileiro (SP e MG). Contudo, se tem uma coisa que não dá para falar do governo de Vargas é que ele foi claro e linear, pois, no início ele tinha simpatia pelo Nazi-Fascismo, hesitou e ficou em cima do muro, até que o Brasil sofresse ataques de submarinos alemães. Quase no fim da Guerra foi que Vargas enviou a FAB e a FEB para lutar contra o Nazi-Fascismo, ainda que aqui ele mesmo fosse um ditador. Paradoxal e bipolar, Vargas era uma como moeda de duas faces.


ID
32080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado Novo caracterizou-se pela prática intensa de
políticas territoriais, o que exigiu a modernização do aparato
estatal. Julgue (C ou E) se as medidas apresentadas nos itens
seguintes foram adotadas para essa modernização do Estado.

atualização das informações sobre o país, com a realização de um recenseamento nacional

Alternativas
Comentários
  • Afinal de contas! o DIP tinha que saber até quem e onde iria propagar que o fascista do Vargas era "Pai dos Pobres"
  • DEPARTAMENTO DE INTELIGÊNCIA E PROPAGANDA(DIP).
  •  Quesito CORRETO.

    Na década de 30, o presidente Vargas criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O primeiro censo realizado por esse instituto foi o de 1940. Antes do censo de 1940, o último havia sido elaborado em 1920. O censo, portanto, atualizou as informações sobre o país.

  • DIP - DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA, NAO INTELIGENCIA COMO O COLEGA ESCREVEU.

  • Não tem relação direta com a questão, mas só para quem quiser saber quando ocorreram os recenseamentos no Brasil....

    (Site do IBGE com o histórico): https://memoria.ibge.gov.br/sinteses-historicas/historicos-dos-censos/censos-demograficos.html


ID
32083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado Novo caracterizou-se pela prática intensa de
políticas territoriais, o que exigiu a modernização do aparato
estatal. Julgue (C ou E) se as medidas apresentadas nos itens
seguintes foram adotadas para essa modernização do Estado.

definição de regionalização oficial do território nacional

Alternativas
Comentários
  • A primeira regionalização oficial do território brasileiro foi realizada pelo IBGE, em 1945. O IBGE foi criado em 1934.
  • Pois é mas se tinha desde a época do Estado Novo uma divisão do Brasil em regiões pois assim facilitaria o quanto o IBGE faria o censo populacional! de forma maquiada,Vargas queria mapear o quanto estava sua popularidade entre o povo,já q ele estava queimado com as elites a partir do momento que se mostra Fascista,mas fecha acordos com o EUA e corta vínculos diplomáticos com a URSS
  • As relações diplomáticas com a URSS foram rompidas no governo de Dutra!!!
  • O surgimento das divisões regionais oficiais do Brasil está vinculado à centralização do poder político na esfera federal e à política de industrialização e de integração econômica e territorial implantada na década de 30 pelo governo Getúlio Vargas.

  • O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é um instituto público da administração federal brasileira criado em 1934 e instalado em 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística.


ID
32086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado Novo caracterizou-se pela prática intensa de
políticas territoriais, o que exigiu a modernização do aparato
estatal. Julgue (C ou E) se as medidas apresentadas nos itens
seguintes foram adotadas para essa modernização do Estado.

criação de legislações a respeito do uso e da conservação de recursos naturais, como água, florestas e minerais

Alternativas
Comentários
  • JK foi responsável pela criação de vários Parques Nacionais de Conservação, a exemplo do Parque Nacional do Tocantins com uma área de 625 mil hectares.
  • Davi, o periodo do Estado Novo compreende o governo de Getulio Vargas de 1937 a 1945. A questão esta correta, pois houve incremento legislativo a respeito destas questões.
  • CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS(CLT).
  •  Quesito CORRETO.

    O governo Vargas  criou um Código Florestal, um Código das Águas e um Código da Mineração. O Código Florestal, por exemplo, teve o seu anteprojeto transformado em Decreto em 23 de Janeiro de 1934 e passou a vigorar em 21 de Julho de 1935. 

  • Acrescentando: Getúlio Vargas nacionalizou o subsolo, criou o códido de Minas e o Departametno Nacional da Produção Mineral, além de promulgar o código de Águas Minerais.

ID
32089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado Novo caracterizou-se pela prática intensa de
políticas territoriais, o que exigiu a modernização do aparato
estatal. Julgue (C ou E) se as medidas apresentadas nos itens
seguintes foram adotadas para essa modernização do Estado.

aprimoramento da estrutura de representação política, com a consolidação de práticas democráticas de decisão

Alternativas
Comentários
  • o Estado Novo também é conhecido por governo ditatorial,onde é que se vê DEMOCRACIA em ditaduras!?
  • REPRESENTAÇÃO OUTORGADA. MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUIZO.
  • Quando você ver democracia associada a G.V marque errado.

  • ERRADO: Houve sim um aprimoramento da estrutura de representação política, contudo sem a consolidação de práticas democráticas de decisão, uma vez que as decisões eram tomadas pela autoridade suprema do Estado. Em outras palavras, com a nova Constituição conhecida como Polaca, os poderes presidenciais foram ampliados, dando a Vargas o direito de intervir nos poderes Legislativo e Judiciário.


ID
37060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As crises sucessivas dos anos 20 do século passado anunciavam o esgotamento da Primeira República, cujo colapso foi precipitado pela Revolução de 1930, que deu início à Era Vargas, cuja última etapa foi o Estado Novo (1937-1945), período ostensivamente ditatorial. A respeito desse período da história do Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a deposição dos governadores estaduais oligarquicos regionais,e substituindo-os por Interventores,fez com que Vargas acabasse o viciado sistema elitoral,com voto de cabresto e diminui politicamente o poder dos corenéis do Brasil,mesmo assim a Era Vargas,onde ele fica conhecido por ser pai dos pobres não fala q ele foi a quenga dos ricos,utilizou-se de populismo fascista e continuou favorecendo a elite que se disfarçara em uma elite industrial emergente!
  • A grande pegadinha dessa questão é que "d" estaria correta se não trocasse de posição os comunistas e os integralistas, colocados nas questao como de direita e esquerda, respectivamente.
  • a) ERRADA. A célebre Coluna Prestes, surgida de levantes de militares tenentistas, nunca obteve uma vitória expressiva contra as forças federais, até porque nunca enfrentou diretamente tropas federais. A estratégia que adotaram foi a de fugir do embate direto, o que conseguiram fazer muito bem ao longo de dois anos.
     
    b) ERRADA. 3 erros. Erro 1: São Paulo não apoiou a candidatura de Vargas, apoiou sim o seu adversário nessa eleição, o candidato do PRP Júlio Prestes. Erro 2: Vargas acaba com o que convencionou-se chamar “república do café-com-leite” no Brasil, em que mineiros e paulistas monopolizavam a presidência da república. Erro 3: Vargas não “afastou o perigo de ruptura institucional”, pelo contrário: ele rompeu com a estrutura da República Velha liderando o movimento revolucionário de 1930.
     
    c) CORRETA.

    d) ERRADA. A Ação Integralista Brasileira – AIB – é geralmente caracterizada como um expoente da direita neste período. Já a Aliança Nacional Libertadora – ANL – era considerada um expoente da esquerda no período.
     
    e) ERRADA. Os quadros que conformavam o governo Vargas, no contexto da II Guerra Mundial, apresentavam clara polarização entre os pró-Aliados (como Oswaldo Aranha, ministro das relações exteriores) e os pró-Eixo (como Gaspar Dutra, ministro da Guerra). Os generais Gaspar Dutra e Góis Monteiro chegaram inclusive a apresentar suas demissões, prontamente recusadas por Vargas, quando da decisão de Vargas de declarar guerra ao Eixo.
  • Eu fiquei na dúvida quanto a resposta da letra C pelo fato da assertiva afirmar que o posicionamento de vargas foi desde o início intervenção que (...) restringia as oligarquias e o federalismo. Vargas governou os primeiros anos baseados na constituição, e fez a constituinte de 1933 e usou a constituição até 1937. Isso não seria motivo para embasar a permanência da da força da federação?

  •  Coluna Prestes, surgida de levantes de militares tenentistas, nunca obteve uma vitória expressiva contra as forças federais


ID
47515
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O historiador T. A. Marshall é uma referência obrigatória quando se trata de pesquisar a evolução dos direitos civis, políticos e sociais. Para ele, há uma sequência cronológica e lógica no desenvolvimento de tais direitos, com a conquista das liberdades civis levando à obtenção do direito de votar e ser votado e a expansão da representação política popular permitindo a aprovação parlamentar dos direitos sociais.

Os seguintes enunciados se referem ao Brasil.

Escolha a única opção válida.

Alternativas
Comentários
  • As principais alterações que a Constituição de 1934 trouxe foram:-voto feminino; -férias anuais remuneradas; -voto secreto e universal; -salário mínimo (atendendo as necessidades básicas do trabalhador); -eleição de Getúlio Vargas pelo Congresso até 1938, quando ocorreriam novas eleições;"d) É correto afirmar que a grande expansão dos direitos sociais registrada no primeiro governo Vargas ocorreu EM GRANDE PARTE sob um regime que suprimiu direitos políticos."O que torna a afirmativa verdadeira é o EM GRANDE PARTE, porque a Constituição que trouxe alguns direitos políticos só veio no último ano de seu primeiro governo.
  •  Resumo sobre a Era Vargas correlacionada a questão!

    1930 - 1934 - Governo Provisório

    - Voto para mulheres

    - Abertura dos direitos civis e trabalhistas

    Quando ele ganha a sua popularidade perante a grande população brasileira, e tenta cavar seu espaço entre a elite conservadora dos cafeicultores e latifundiários

    194 - 1937 - Constitucionalista

    Durante esse governo já com a sociedade equilibrada ( Elite e povo) ele é eleito indiretamente e segue as bases da nova constituição,porém após a Intentona Comunista de 1935, Vargas se mostra como Maquiavélico e começa articular junto com a elites nacionais o seu golpe, nisto conferindo aos mesmos as facilidades tributárias na expansão industrial do país, alegando para os pobres a nova geração de empregos e para os ricos uma nova viés das normas produtivas do mercado, dando aos antigos latifundiários um novo leque de apuros financeiros,constituindo assim a nova burguesia industrial do Brasil...Podemos ter isso bem notório nos dias atuais com São Paulo o Estado e capital mais rica e industrializada do nosso país!

  • Não seria a interpretação correta considerar o primeiro governo GV como os 15 anos entre 1930 e 1945, sendo que a partir de 1937 há a instituição de um regime que suprimiu os direitos políticos? Embora o período que vai de 1930 a 34 ter o presidente como interino não-eleito, não creio que se possa dizer que tenha havido aí supressão de direitos políticos anteriormente constituídos, quando houve na verdade sua expansão.
  • Meu entendimento é que o primeiro governo refere-se ao período de 30-45. (O segundo vai de 50-54).
    Não há como negar a supressão de direitos políticos, em especial a partir de 1937. Basta lembrar, por exemplo, da perseguição aos comunistas e até integralistas, e da criação do DIP.
    Quanto à ampliação dos direitos sociais, covém destacar a CLT, garantidora de inúmeros direitos trabalhistas até hoje vigentes.
  • D

     

    Governo Provisório de GV: 

     

    Sua primeira ação como presidente foi dar início a uma fase de centralização do poder, eliminando todos os órgãos legislativos, como estadual, federal e municipal. (supressão de direitos políticos).

    Mas, certamente, o que mais chamou a atenção para a Era Vargas em seu primeiro mandato foram os avanços no que ser refere à legislação aos trabalhadores. O presidente tinha a consciência de que as revoltas e manifestações trabalhistas poderiam abrir as portas para o ideal comunista. Nesse mesmo período, o PCB – Partido Comunista Brasileiro foi proibido, determinado com ilegalidade.

     

    https://www.resumoescolar.com.br/historia-do-brasil/era-vargas-governo-provisorio-1930-1934/

  • Correto D. O estado novo (1937-1945) foi marcado por avanços nas politicas sociais e econômicas. Durante o período, foram criadas e consolidadas garantias históricas dos trabalhadores, como o salário minimo e as férias remuneradas. A nova legislação trabalhista foi unificada na Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), que entrou em vigor em 1943


ID
83701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Cinco paradigmas históricos foram identificados na História
da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno,
correspondendo cada um deles a uma periodização, com a qual se
procurou inserir a con ju ntura nas estruturas históricas e articular
micro- e macro-história para se obter uma interpretação categorial e
sistemática da evolução da política exterior do Brasil nos últimos dois
séculos. Assim foram apresentados por Cervo e Bueno: a) o das
concessões sem barganha da época da independência
(1808-1828), pelo qual se sacrificou o interesse nacional sob
múltiplos aspectos, com efeitos nefastos sobre a formação nacional
até meados da década de 40 do século XIX; b) o da leitura
complexa do interesse nacional, aliado à determinação de preservar
o exercício soberano da vont ade nacional (1844-1889); c) a
diplomacia da agroexportação e dos grandes alinhamentos com que
a República, que subordinaria o serviço da diplomacia aos interesses
do segmento interno socialmente hegemônico, particularmente
plantadores e exportadores de café (1889-1930); d) o modelo de
política exterior do nacional-desenvolvimentismo que acoplou,
finalmente, a face extern a da política às demandas do moderno
desenvolvimento, dos anos 30 à década de 80 do século XX;
e) a dança dos três paradigmas disponíveis simultaneamente, no
tempo mais recente da política externa do Brasil (os anos 90 e o
início do novo século): o da sobrevivência limitada do nacionaldesenvolvimentismo,
o da expansão do liberalismo desenfreado e do
Estado logístico, que equilibra os dois anteriores.

José Flávio Sombra Saraiva. Um percurso acadêmico modelar: Amado Luiz
Cervo e a afirmação da historiografia das relações internacionais no Brasil.
Apud: Estevão Chaves de Rezende Martins (Org.). Relações internacionais:
visões do Brasil e da América Latina. Br asília: IBRI, 2003, p. 27 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Tend o o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subseqü en t es , relativos à política internacional e à inserção
histórica do Brasil no cenário mundial.

A crescente predominância comercial, financeira e industrial dos EUA na economia brasileira, fenômeno visível já na primeira metade do século passado, ganhou redobrada intensidade após a Segunda Guerra Mundial , em especial a partir da década de 1950.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva correta ! Podemos traçar um paralelo na história brasileira com o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946 - 1950) cassando os mandatos dos políticos do partido comunista e aliando-se ao EUA. Logo após em 1950 temos Getúlio tentando conter o avanço multinacional mas ainda sim aliado aos EUA. E JK ( 1956 - 1960 ) literalmente "escancarando" nossa economia para o capital estrangeiro !
     

  • Cuidado, pois se pensarmos na PEI, embora seja já no início da década de 1960 (mas dentro do contexto do pós-II GM), podemos incorrer em erro.


ID
83704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Cinco paradigmas históricos foram identificados na História
da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno,
correspondendo cada um deles a uma periodização, com a qual se
procurou inserir a con ju ntura nas estruturas históricas e articular
micro- e macro-história para se obter uma interpretação categorial e
sistemática da evolução da política exterior do Brasil nos últimos dois
séculos. Assim foram apresentados por Cervo e Bueno: a) o das
concessões sem barganha da época da independência
(1808-1828), pelo qual se sacrificou o interesse nacional sob
múltiplos aspectos, com efeitos nefastos sobre a formação nacional
até meados da década de 40 do século XIX; b) o da leitura
complexa do interesse nacional, aliado à determinação de preservar
o exercício soberano da vont ade nacional (1844-1889); c) a
diplomacia da agroexportação e dos grandes alinhamentos com que
a República, que subordinaria o serviço da diplomacia aos interesses
do segmento interno socialmente hegemônico, particularmente
plantadores e exportadores de café (1889-1930); d) o modelo de
política exterior do nacional-desenvolvimentismo que acoplou,
finalmente, a face extern a da política às demandas do moderno
desenvolvimento, dos anos 30 à década de 80 do século XX;
e) a dança dos três paradigmas disponíveis simultaneamente, no
tempo mais recente da política externa do Brasil (os anos 90 e o
início do novo século): o da sobrevivência limitada do nacionaldesenvolvimentismo,
o da expansão do liberalismo desenfreado e do
Estado logístico, que equilibra os dois anteriores.

José Flávio Sombra Saraiva. Um percurso acadêmico modelar: Amado Luiz
Cervo e a afirmação da historiografia das relações internacionais no Brasil.
Apud: Estevão Chaves de Rezende Martins (Org.). Relações internacionais:
visões do Brasil e da América Latina. Br asília: IBRI, 2003, p. 27 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Tend o o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subseqü en t es , relativos à política internacional e à inserção
histórica do Brasil no cenário mundial.

O paradigma do nacional-desenvolvimentismo - que, lembra o texto, se inicia na década de 30 do século XX, com Vargas - sofre descontinuidade e, em determinados momentos, dá a impressão de ser claramente abandonado. É o que acontece, por exemplo, entre 1951 e 1954, quando Getúlio Vargas, acuado pela intransigente oposição interna e por uma conjuntura internacional desfavorável, abre mão de qualquer veleidade nacionalista tanto na condução da política econômica quanto na ação externa.

Alternativas
Comentários
  • Observe o trecho "abre mão de qualquer veleidade nacionalista tanto na condução da política econômica quanto na ação externa" Um exemplo prático é a criação da PETROBRAS justamente neste período, logo ele não abre mão de qualquer veleidade (desejo) nacionalista!
  • ERRADA

  • Vargas era NACIONALISTA, sendo assim jamais iria abrir mão de seus preceitos.

    GAB= ERRADO

  • ERRADO: A primeira parte da questão em que fala "O paradigma do nacional-desenvolvimentismo (...) sofre descontinuidade e, em determinados momentos, dá a impressão de ser claramente abandonado" está errada. Não sofre descontinuidade, ao contrário, é uma máxima durante toda a Era Vargas.

  • essa questão me fez entender algo: se achar um erro não continue lendo.


ID
83773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há algo que não se pode dizer do século XX: que foi um
tempo de brumas, silêncios e mistérios. Tudo nele foi a céu aberto,
agressivamente iluminado, escancarado e estridente. E, no entanto,
ele é ainda um enigma - um claro en igma, parafraseando
Drummond -, e dele não podemos fazer o necrológio completo. E
porque findou como uma curva inesperada da história, em um
astucioso desencontro do que achávamos ser o futuro, turvou nossa
memória e nosso olhar. E tornou-se pedra e esfinge, com um brilho
que ainda cega e desafia.

O século XX foi, sem dúvida, um século das utopias.
O seu andamento coincidiu com a máxima expansão das categorias
fundamentais do mundo moderno - sujeito e trabalho -, eixos que
presidiram a atualização e exasperaram os limites do liberalismo e do
socialismo, as duas grandes utopias da modernidade. E talvez por isso
exiba uma característica única e contraditória: parece ter sido o mais
preparado e explicado pelos séculos anteriores e, simultaneamente,
o que mais distanciou a humanidade de seu passado, mesmo o mais
próximo, decretando o caráter obsoleto de formas de vida e
sociabilidade consolidadas durante milênios.

O século XX sancionou o Estado-nação como a forma, por
excelência, de organização das sociedades em peregrinação para o
futuro e em busca de transparência. Os Estados nacionais ergueramse
como personagens privilegiadas de uma história humana cada vez
mais cosmopolita, para lembrar Kant, modificando de forma radical
a paisagem do mundo. Com eles, o direito assumiu progressivamente
a condição de um idioma universal, reagindo sobre o passado e
destruindo velhas estruturas hierárquicas fundadas em privilégios e na
tradição.

Mas o século XX não é apenas um tempo de esperanças.
É também o século do medo e das tragédias injustificáveis. A dura
realidade dos interesses provoca dois grandes conflitos mundiais, um
tenso período de guerra fria e uma interminável série de guerras
localizadas. Um século de violência dos que oprimem e dos que se
revoltam.

Rubem Barboza Filho. Século XX: uma introdução (em forma
de prefácio). Apud: Alberto Aggio e Milton Lahuerta (Org.).
Pensar o século XX. São Paulo: Unesp, 2003, p. 15-9 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, rel ativos
ao cenário histórico do mundo contemporâneo.

Ainda que próximo dos EUA, especialmente em termos comerciais, o Brasil da segunda metade da década de 40 do século XX - governo G as p ar Dutra - procurou manter-se eqüidistante no cenário de polarização ideológica e de retórica demasiado agressiva da guerra fria, eximindo-se de assumir atitudes políticas que pudessem significar comprometimento ou ruptura com as superpotências.

Alternativas
Comentários
  • Não deu para ficar em cima do muro.
  • Dutra era melhor amigo de Eisenhower. Vejam a foto dos dois confraternizando:

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://ricafonte.com/historia/textos/Historia_Brasil/Rep%C3%BAblica/Governo%2520Dutra%2520exe_arquivos/image002.jpg&imgrefurl=http://ricafonte.com/historia/textos/Historia_Brasil/Rep%25C3%25BAblica/Governo%2520Dutra%2520exe.htm&usg=__QPXuKQMk_njri90YJsdMITR4GLA=&h=257&w=337&sz=15&hl=pt-br&start=0&sig2=7RVfkIO7ctCjqBg7SQshQg&zoom=1&tbnid=vh1jgsbwAewbgM:&tbnh=150&tbnw=197&ei=u7gCTaCsFIKKlwfIvNTTCQ&prev=/images%3Fq%3Ddutra%2Be%2Beisenhower%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D946%26bih%3D466%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=135&vpy=82&dur=344&hovh=196&hovw=257&tx=146&ty=73&oei=u7gCTaCsFIKKlwfIvNTTCQ&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:0,s:0

  • Na política externa, Dutra estreitou os laços entre Brasil e Estados Unidos, alinhando-se contra a União So­viética. Em 1947, rompeu relações diplomáticas com a União Soviética, além de decretar a ilegalidade do Partido Comu­nista Brasileiro (PCB), cassando mandatos de seus depu­tados, senadores e vereadores, eleitos em 1945. Os rumos políticos do governo Dutra foram em parte resultados da guerra fria estabelecida entres Estados Unidos e União Soviética a partir da Doutrina Truman (1947).Boa parte dos militares brasileiros e das elites civis não acreditava na possibilidade de o Brasil manter-se neutro nos conflitos entre os dois blocos, dada a sua dependência em relação aos Estados Unidos em termos econômicos e especialmente no tocante ao fornecimento de armamentos. Em 1948, por decreto presidencial foi criada a Escola Superior de Guerra, tendo como modelo o War College norte-americano, defensora do alinhamento com os Estados Unidos em face da divisão do mundo. Mesmo assim, especialmente no Exército, era grande o número de oficiais nacionalistas que, juntamente com elementos da burguesia industrial, defendiam certo distanciamento em relação aos norte-americanos.

    Questão errada!
  • ERRADO.

    Alguns  fatos em que houve polarização ideológica unilateral, quase cega, em favor dos EUA no Governo de DUTRA.
    • TSE cassa o PCB acusada de organização a serviço de Moscou.
    • Brasil rompe as relações com os URSS - 1947  (nem os EUA fizeram isto)
    • Criação da Escola Superior de Guerra, ligada à Presidência, que imita o Nation War College dos EUA.
    • Brasil rompe as relações com a China de Mao Zedong - 1949.
  • Afirmativa errada tendo-se em vista que o Brasil fez de certa forma aliança com os EUA,que tinha por base o capitalismo;além do mais,o brasil rompeu relações com a China e a URSS.
  • Em qual epóca o Brasil ficou em cima do muro???
  •        A questão está errada ao afirmar que o presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) procurou manter equidistante da polarização ideolódica da Guerra fria, tendo em vista que Dutra aliou-se aos Estados Unidos. Nas palavras de Gilberto Cotrim, 2006, Saraiva, pág. 545: “.....Nesse contexto histórico, o governo Dutra aliou-se ao bloco liderado pelo governo dos Estados Unidos, e uma das consequências dessa aliança foi o rompimento de relações diplomáticas com a União Soviética, em 1947. Internamente, o governo Dutra, cumprindo decisão do Supremo Tribunal Federal, pôs o Partido Comunista Brasileiro (PCB) na ilegalidade. Todos os parlamentares eleitos por esse partido, entre eles Luís Carlos Prestes (senador), tiveram seus mandatos cassados, acusados principalmente de receber dinheiro e orientação da União Soviética....”
     
     

    Abraço. Bons estud os!
  • ERRADO

     

    Além do fato do Brasil ter se alinhado aos EUA (viagem de Truman ao Rio de Janeiro em 1947 e de Dutra aos EUA em 1949, assinatura do TIAR em 1947 e voto na ONU acompanhando os EUA quanto à inadmissão da República Popular da China), o Brasil também rompeu relações diplomáticas com a URSS, conforme segue abaixo:

     

    "Logo depois, em 1947, após a cassação do registro do Partido Comunista Brasileiro, a imprensa estatal soviética desferiu ataque ao governo brasileiro e às Forças Armadas. Após a recusa do governo soviético em dar as explicações solicitadas, o governo brasileiro rompeu relações. A embaixada norte-americana ficou encarregada dos interesses brasileirosem Moscou. A ruptura de relações, ocorrida em outubro daquele ano, na verdade foi a culminância de um processo de deterioração nas relações entre os dois governos. É preciso ainda incluir nesse processo a declaração de Luís Carlos Prestes de que lutaria pela URSS na hipótese de conflito com o Brasil, e os ataques da delegação e da imprensa soviética a Osvaldo Aranha".

     

    História da Política Exterior do Brasil - Cervo e Bueno

  • Errado.

     

     

    Iniciado no imediato pós-Segunda Guerra Mundial, o governo do marechal Eurico Gaspar Dutra assinalou, entre outros aspectos, a INSERÇÃO DO BRASIL NAS TEIAS DA GUERRA FRIA, que então se inaugurava. Entre as decisões tomadas pelo país no período, citam-se o apoio à diplomacia norte-americana, o rompimento de relações com a União Soviética e a cassação do registro do Partido Comunista, com a conseqüente perda do mandato dos parlamentares

  • ERRADO. Por mais que o rompimento com a URSS tenha sido influenciado por questões iminentemente internas, isso denota a preferência do governo Dutra pelo lado ocidental.


ID
83797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com a queda da monarquia, em 1889, ainda que
preservada a dominação oligárquica, o novo regime acaba
beneficiando-se dos efeitos modernizadores, decorrentes da abolição
da escravatura (1888), sobre o desenvolvimento da economia
cafeeira que se dinamiza com a introdução do trabalho livre e de
imigrantes europeus. Com a Primeira República, extingue-se o
sistema censitário, mas os analfabetos são excluídos totalmente do
direito de voto.

As primeiras pressões democratizantes buscando alterar a
ordem liberal excludente se desencadeiam apenas na década de 20,
quando se inicia a crise da República Velha, que, com a Revolução
de 1930, submerge no centro de suas próprias contradições. As
insurreições sucessivas dos tenentes e a Coluna Prestes permitem,
mais tarde, que a Aliança Liberal, com a Revolução de 1930,
transcenda à mera disputa regionalista e se transforme em um
projeto nacional que busca legitimidade nas camadas médias urbanas,
superando os limites ideológicos das oligarquias dissidentes.
Essas aspirações crescentes do Brasil urbano serão, em parte,
frustradas, após 1930, pela conjugação de duas tendências
antiliberais - o estatismo crescente e o pensamento autoritário. A
radicalização político-ideológica dos anos críticos, entre 1934 e
1938, solapa o consenso revolucionário e produz efeitos perversos.
Na república populista, após o Estado Novo de Vargas, persiste o
mesmo padrão dominante da lógica liberal e da práxis autoritária. A
estruturação partidária de 1945 a 1966 foi dominada pela
hegemonia dos partidos conservadores.

Hélgio Trindade . Brasil em perspectiva: conservadorismo liberal e democracia
bloqueada. In: Carlos Guilherme Mota (Org.). Viagem incompleta: a experiência
brasileira (1500-2000) - a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 357-64
( c o m a d a p t a ç õ e s ) .

A partir do texto acima, j u lgue os itens que se seguem, relativos
à evolução histórica do Brasil republicano.

As duas tendências assumidas pela Era Vargas (1930-1945), a que o texto faz alusão, constituíram-se em indisfarçável anacronismo político em face de um contexto internacional que, fatigado pelas crises e guerras, cada vez mais abria espaço para os regimes democráticos.

Alternativas
Comentários
  • Nsse período do qual trata o texto movimentos totalitários se espalhavam pelo mundo. Como exemplo podemos citar o nazifascismo.
  • A QUESTÃO MENCIONA A EXPRESSÃO: "REGIMES DEMOCRÁTICOS" POIS É ERRADO AFIRMAR ISSO, JÁ QUE O MUNDO PASSAVA POR UMA GRANDE CRISE AMEAÇADA PELO NAZIFASCISMO (REGIME TOTALITÁRIO).

  • A questão desconsidera o aspecto da históra de ser acúmulo de processos, ainda mais quando fala literalmente "ser cada vez mais algo". Ora, se é verdade que a 2GM impeliu o fim do Estado Novo, pela pressão de ter sido o Brasil combatente pelo lado das democracias, conclui-se que os anos imediatamente anteriores a isso contribuíram na convergência desse fato.

    Assim, pragmaticamente, se a questão falasse: "questão internacional que abria espaço para regimes democráticos", a assertiva destituiria o processo histórico e estaria sem sombra de dúvidas equivocada.

    Mas ao permitir uma leitura processual, "cada vez mais abria-se espaço para os regimes democráticos", fica difícil aceitar o gabarito da banca.

     

  • Gabarito: ERRADO

    No referido período (1930–1945), é errado afirmar que o contexto internacional cada vez mais abria espaço para os regimes democráticos, pois o mundo passava por uma grande crise ameaçada pelos regimes totalitários, como é o caso do nazifascismo. 

  • vários erros de digitação!


ID
86893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nossa aventura histórica é singular. Por isso e por realizar-se
nos trópicos, ela é inteiramente nova. Se nossas classes dominantes se
revelam infecundas, o mesmo não se passa com o povo, no seu
processo de autocriação. E é com essa vantagem de sermos mestiços,
que vamos chegar ao futuro.
Foi, aliás, em busca do futuro que passamos todo um século a
indagar quem somos, e o que queremos ser, e a projetar imagens de
nós mesmos, espelho contra espelho. A cada sístole e a cada diástole
desses cem anos corresponderam visões otimistas e pessimistas,
barrocas e contidas, esperançosas e desalentadas. Pois cada momento
- o da Belle Époque, o da Revolução de 30, o do Estado Novo, o da
redemocratização, o do dia seguinte ao suicídio de Getúlio Vargas, o
do desenvolvimentismo dos anos 50, o do regime militar e o da
segunda redemocratização - refez o retrato do Brasil. Mudou, ao
longo do tempo, a linguagem com que nos descrevemos. E mudou
também o país acerca do qual se dissertava. Lidos um após outro, os
nossos evangelistas soam dissonantes, mas, juntos, se corrigem ou
polifonicamente se completam.

Alberto da Costa e Silva. Quem fomos nós no século XX: as grandes interpretações do
Brasil. In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira
(1500-2000) - a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 38, (com adaptações).

A partir da análise contida no texto apresentado e considerando
aspectos significativos da trajetória republicana brasileira, julgue os
itens que se seguem.

O Estado Novo (1937-1945), período da ditadura sem disfarces da Era Vargas, assinalou o ápice do processo de centralização estatal, em que até mesmo a federação deixou de existir. Monolítico e sem espaços para dissensos, o núcleo do poder não escondeu as afinidades do regime com o modelo fascista, algo que se materializa plenamente com a entrada do país na Segunda Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • O BRASIL NÃO APOIOU OS FASCISTAS NA GUERRA E SIM OS ESTADOS UNIDOS.
  • Questão errada

    O Estado Novo ( 1937/1945 ). O Estado Novo – período da ditadura de Vargas – apresentou as seguintes características: intervencionismo do Estado na economia e na sociedade e um centralização política nas mãos do Executivo, anulando o federalismo republicano.

    O Brasil entrou na 2ª GM em 1942, ao lado dos EUA, pressionado pela política norte americana.

  • Mesmo em um regime ditatorial, a "república federativa" não deixou de existir.  Questão Errada. 

  • afinidades do regime com o modelo fascista, algo que se materializa plenamente com a entrada do país na Segunda Guerra Mundial.

    Não se materializa plenamente, mas se contradiz. Brasil lutou ao lado dos regimes democráticos contra um regime facista enquanto internamente estava sob um regime autoritário.

     

  • Da pra matar a questão quando fala que o federalismo deixou de existir

  • Daniel Gonçalves, o "Sr. Batata Podre"

  • A Era Vargas se baseia em uma identidade NACIONAL no GERAL

  • um absurdo dizer que Vargas não apoiou o facismo
  • Da pra matar a questão quando fala que o federalismo deixou de existir

    PMAL2021


ID
86896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nossa aventura histórica é singular. Por isso e por realizar-se
nos trópicos, ela é inteiramente nova. Se nossas classes dominantes se
revelam infecundas, o mesmo não se passa com o povo, no seu
processo de autocriação. E é com essa vantagem de sermos mestiços,
que vamos chegar ao futuro.
Foi, aliás, em busca do futuro que passamos todo um século a
indagar quem somos, e o que queremos ser, e a projetar imagens de
nós mesmos, espelho contra espelho. A cada sístole e a cada diástole
desses cem anos corresponderam visões otimistas e pessimistas,
barrocas e contidas, esperançosas e desalentadas. Pois cada momento
- o da Belle Époque, o da Revolução de 30, o do Estado Novo, o da
redemocratização, o do dia seguinte ao suicídio de Getúlio Vargas, o
do desenvolvimentismo dos anos 50, o do regime militar e o da
segunda redemocratização - refez o retrato do Brasil. Mudou, ao
longo do tempo, a linguagem com que nos descrevemos. E mudou
também o país acerca do qual se dissertava. Lidos um após outro, os
nossos evangelistas soam dissonantes, mas, juntos, se corrigem ou
polifonicamente se completam.

Alberto da Costa e Silva. Quem fomos nós no século XX: as grandes interpretações do
Brasil. In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira
(1500-2000) - a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 38, (com adaptações).

A partir da análise contida no texto apresentado e considerando
aspectos significativos da trajetória republicana brasileira, julgue os
itens que se seguem.

Entre 1946 e 1964, período em que o autor destaca a redemocratização, o dia seguinte ao suicídio de Vargas e o desenvolvimentismo dos anos 50, o Brasil avançou em termos de participação política, experimentou uma das mais altas e rápidas taxas de urbanização conhecidas no mundo contemporâneo e, em especial sob os governos Gaspar Dutra e Juscelino Kubistchek, praticou uma política externa altiva, que possibilitou ao país passar ao largo da Guerra Fria e adiar sobremaneira a internacionalização de sua economia.

Alternativas
Comentários
  • Juscelino Kubistchek, NO SEU GOVERNO, ABRIU AS PORTAS PARA O CAPITAL ESTRANGEIRO VISANDO VIABILIZAR SEUS PROJETOS POLÍTICOS.
  • O país não passou ao largo da Guerra Fria, tanto que o golpe militar de 1964 foi realizado com base na crença de se eliminar "bolsões comunistas" que assolavam o país.

    A econômia da do país, com Goulart e Juscelino, passou por uma internacionalização, com busca de investimentos no capital estrangeiro.
  • BATATA PODRE: "que possibilitou ao país passar ao largo da guerra fria e adiar sobremaneira a internacionalização de sua economia"
  • ERRADO. O governo Dutra colocou-se na teia das relações posteriores a 1945. Ademais, muitos consideram que sua Política Externa não foi altiva, mas se alinhou automaticamente/ideologicamente ao EUA.

    Por fim, JK abriu espaço, em seu Plano de Metas, para os investimentos externos, sobretudo quanto à produção de bens duráveis. 

  • "e, em especial sob os governos Gaspar Dutra e Juscelino Kubistchek, praticou uma política externa altiva"

    "que possibilitou ao país passar ao largo da Guerra Fria e adiar sobremaneira a internacionalização de sua economia."

    Errado. A política externa do governo Dutra é medíocre, marcada por um relacionamento de mendicância e alinhamento automático aos Estados Unidos na largada da Guerra Fria, bem com pelo rompimento de relações diplomáticas com a União Soviética.

    Por outro lado, o país também não passou ao largo da Guerra Fria, que como bem se vê, em muito afetou a política externa brasileira; também não se pode falar que houve adiamento da internacionalização da economia, muito menos com Juscelino.


ID
86905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2003
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com o advento da República, a política externa
brasileira voltou-se para uma deliberada aproximação com
os EUA, país que reconhecera, quase que de imediato, o
novo regime político do Brasil. Isso não significou que
houvessem sido abandonadas as ligações com a Europa,
especialmente com a Grã-Bretanha, marca registrada das
relações exteriores durante o Império. Mas articulavam-se,
com o barão do Rio Branco à frente do ministério, as novas
bases de uma identidade continental, que garantiria um
alinhamento do Brasil com os EUA, mantido, apenas com
pequenas alterações, até o presente.

Maria Lígia Prado. Davi e Golias: as relações entre Brasil e Estados Unidos no século XX.
In: Carlos Guilherme Mota (org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000)
- a grande transação. São Paulo: SENAC, 2000, p. 326 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
a inserção internacional do Brasil ao longo do período
republicano, julgue os itens subseqüentes.

Malgrado suas indisfarçáveis similitudes e de terem convivido no mesmo contexto histórico, o justicialismo peronista e o trabalhismo getulista não conseguiram se aproximar, quer em termos de propostas de ação, quer pela atuação conjunta propriamente dita. Mais que mera possibilidade, é provável que esse desencontro tenha sido motivado pelo histórico contencioso entre Argentina e Brasil, que tiveram nas disputas pela hegemonia na região platina, no século XIX, seu elemento definidor.

Alternativas
Comentários
  • A questão mistura tudo e induz ao erro. Na realidade, justicialismo e trabalhismo se aproximaram e muito. Ambos foram projetos reformistas, voltados a atender os desígnos do operariado. Os dois implementaram normas que até hoje garantem os direitos dos trabalhadores. Apesar desta semelhança programática, os dois líderes Vargas e Perón mantiveram relações consideradas "frias" durante o período em que estiveram no poder. Assertiva errada.

  • A aproximação não se deu em razão de conjuntura interna instável em ambos países.

  • Na verdade houve melhora nas relações. Inclusive aconteceu uma vista de Augustin Justo no Brasil em 1933.
  • Questão bastante inteligente. De fato, sendo Perón e Vargas contemporâneos, o que teria acontecido - ou não acontecido - que os não tenha aproximado, os tenha distanciado, ou nenhuma coisa ou outra? Parece que é uma pergunta que já fizeram no passado, e que daria um estudo interessanrte. 

    http://noblat.oglobo.globo.com/cronicas/noticia/2015/05/peron-peron-getulio-getulio.html

     

  • Essa questão está com o gabarito errado. De fato, o justicialismo peronista e o trabalhismo getulista não conseguiram se aproximar, quer em termos de propostas de ação, quer pela atuação conjunta propriamente dita. Não achei nenhuma fonte que pudesse indicar essa suposta aproximação. Indicada para comentário.

  • Erro:  quer em termos de propostas de ação

    Em 1953, houve a proposta do Pacto ABC.

  • Malgrado suas indisfarçáveis similitudes e de terem convivido no mesmo contexto histórico (correto)

    o justicialismo peronista e o trabalhismo getulista não conseguiram se aproximar (correto)

    quer em termos de propostas de ação, quer pela atuação conjunta propriamente dita (parcialmente correto - apesar das proximidades ideológicas entre Vargas e Peron, não houve aproximação política entre eles.

    • Peron propôs a edição de um Pacto ABC na área econômica, que resultaria em uma espécie de união aduaneira entre os 3 países, mas foi negado por Vargas
    • Em 1954, uma das maiores crises do governo Vargas foi a demissão do chanceler Neves da Fontoura, que denunciou um susposto plano de envio de armas ao Brasil para criar uma "república sindicalista", com apoio de Peron.
    • Porém as duas doutrinas eram próximas no plano ideológico, previam uma certa "terceira via" entre capitalismo e socialismo com o corporativismo.

    Mais que mera possibilidade, é provável que esse desencontro tenha sido motivado pelo histórico contencioso entre Argentina e Brasil, que tiveram nas disputas pela hegemonia na região platina, no século XIX, seu elemento definidor. Errado. A relação com a Argentin já vinha melhorando desde o início do século, com a visita de Júlio Roca em 1898. É um momento de "instabilidade conjuntural, com busca de cooperação e momentos de rivalidade".

    https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/CrisePolitica/PactoABC


ID
88159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em discurso a bordo do porta-aviões Minas Gerais, no dia 11 de junho de 1940, Vargas referiu-se às "decadentes democracias" e enalteceu os regimes de força. Em 22 de agosto de 1942, o Brasil rompeu com o Eixo e cedeu bases militares aos EUA. À luz desses antecedentes, assinale a opção que, segundo os estudiosos desse período crítico, é mais condizente com a política externa do Governo Vargas.

Alternativas
Comentários
  • O BRASIL FICOU ISENTO O MAXIMO QUE PÔDE!
  • Eu não sabia sobre tal rotulagem. Mas achei esse trecho aqui:

    A política exterior do governo Vargas na década de 1930 tem sido qualificada de diversas maneiras pelos estudiosos do tema: jogo duplo, eqüidistância pragmática etc. Esses rótulos referem-se às relações que o Brasil mantinha simultaneamente com os dois novos eixos de poder em ascensão no mundo, Estados Unidos e Alemanha.

    Fonte: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/RelacoesInternacionais

  • O historiador Gerson Moura desenvolveu o célebre conceito de "equidistância pragmática" para definir a política externa de Getúlio Vargas que vai do início do Estado Novo (1937) até o ano de 1942.

    Segundo Moura, Vargas teria mantido posição neutra (e de certa forma ambígua) entre Alemanha e Estados Unidos como forma de aumentar o poder de barganha do Brasil em sua busca de recursos externos que viabilizassem o desenvolvimento interno.

    O período de "equidistância" se encerra quando os Estados Unidos se comprometem a fornecer os recursos necessários para a construção da primeira siderúrgica de grande porte do Brasil (a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN). Tal estratégia se mostrou, portanto, bem sucedida para os fins que se propunha.
  • Não é relevante para a resolver a questão, mas é digno de nota, Vargas jamais poderia ter feito um discurso no Porta-aviões Minas Gerais porque o Brasil somente adquiriu este navio no governo JK.


  • Amado Cervo na veia

  • Vargas discursou no Encouraçado Minas Gerais

  • Complementando os comentários, há uma imprecisão na questão.

    O porta-aviões foi comprado da Inglaterra pelo Brasil somente em 1956, chamado de NAeL Minas Gerais (A-11). Onde Vargas fez esse discurso (disponível abaixo) foi no Encouraçado Minas Gerais e não no porta-aviões.

    http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/getulio-vargas/discursos/1940/21.pdf/@@download/file/21.pdf

    http://memorialdademocracia.com.br/card/getulio-defende-estado-forte

  • “O governo brasileiro [...] tratou de negociar com quem lhe

    oferecesse melhores condições e procurou tirar vantagem da

    rivalidade entre as grandes potências. Por exemplo, em 1935,

    assinou o acordo comercial com os Estados Unidos [...]; no ano

    seguinte, assinou outro com a Alemanha, que visava principalmente

    a exportação de algodão, café, cítricos, couros, tabaco e carnes. ”

    (FAUSTO, 2002, p. 379).

  • Como Vargas discursou em um porta-aviões que nem existia não sei, mas ! Inicio da construção do : (16 de novembro de 1942)

    O NAeL Minas Gerais (A-11) foi um porta-aviões da Marinha do Brasil. Da Classe Colossus, serviu anteriormente como o HMS Vengeance na Marinha Real Britânica e depois na Marinha Real Australiana como o HMAS Vengeance antes de ser vendido ao governo brasileiro em 1956.


ID
100282
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A criação do Território do Amapá em 1943 e a posterior criação do Estado do Amapá estão relacionadas às condições da zona de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

Assinale a alternativa que indique as razões para o surgimento da nova unidade da federação.

Alternativas
Comentários
  • A criação do Território do Amapá em 1943 e a posterior criação do Estado do Amapá estão relacionadas às condições da zona de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

    Assinale a alternativa que indique as razões para o surgimento da nova unidade da federação.

     a)a exploração do ouro nos vales fluviais e a ocorrência de áreas pantanosas. E

     b) o atraso na demarcação dos limites e a baixa densidade demográfica. CORRETA

     c)a inauguração da ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios S/A) para a exploração do manganês na Serra do Navio e a necessidade da construção de uma estrada de ferro até o porto. E

     d)a criação da Área de Livre Comércio de Santana e o desenvolvimento portuário de Macapá. E

     e)a construção da ponte sobre o rio Oiapoque e o afastamento das estradas. E


ID
124966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1935, um movimento armado de importante significado na história republicana brasileira chegou a dominar Natal por alguns dias, antes de ser reprimido. Esse movimento, que também eclodiu na então capital federal, o Rio de Janeiro, ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C
    A Intentona comunista foi uma tentativa de golpe de um grupo socialista durante o governo de getúlio vargas 

  • A Intentona Comunista foi uma espécie de rebelião contra o governo de Getúlio Vargas. Na realidade, o movimento tinha por objetivo derrubar o presidente e tomar o poder. Liderada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), a Intentona eclodiu em novembro de 1935, mas foi rapidamente combatida pelas Forças de Segurança Nacional. O movimento ganhou adeptos dentro dos batalhões. Militares de baixa patente inclinados ao comunismo iniciaram a rebelião na noite do dia 23 de novembro de 1935, em Natal, no Rio Grande do Norte, onde os revolucionários chegaram a tomar o poder durante três dias. Depois se estendeu para Maranhão, Recife e por último para o Rio de Janeiro, no dia 27. Intentona Comunista - InfoEscola
  • INTENTONA COMUNISTA

     

    Entusiasmados pela composição política europeia PÓS PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, na qual duas frentes disputavam espaço (FASCISMO E COMUNISMO) surgiram dois movimentos políticos no Brasil com estas mesmas características.

     

    Em 1932, sob o comando do político paulista Plínio Salgado foi fundada a AÇÃO INTEGRALISTA NACIONAL, DE CUNHO FASCISTA. De extrema direita, OS INTEGRALISTAS COMBATIAM COM FERVOR O COMUNISMO.

     

    Paralelamente à campanha Integralista, o PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB) impulsionou a fundação da ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA, um movimento político radicalmente contrário à Ação Integralista Nacional.

     

    A ANL, criada em 1935, defendia os ideais comunistas e suas propostas iam além daquelas defendidas pelo PCB, como:

     

    •O não pagamento da dívida externa;

    •A nacionalização das empresas estrangeiras;

    •O combate ao fascismo;

    •A reforma agrária;

     

    No dia 5 de julho de 1935, data em que se celebravam os levantes Tenentistas, LUÍS CARLOS PRESTES LANÇOU UM MANIFESTO DE APOIO À ANL, no qual INCENTIVAVA UMA REVOLUÇÃO CONTRA O GOVERNO. Este foi o estopim para que Getúlio Vargas decretasse a ilegalidade do movimento, além de mandar prender seus líderes.

     

    Com o decreto de Getúlio Vargas, o plano de fazer uma revolução foi colocado em prática.

     

    A ação foi planejada DENTRO DOS QUARTÉIS E OS MILITARES SIMPATIZANTES AO MOVIMENTO COMUNISTA deram início às rebeliões em novembro de 1935, em Natal, no Rio Grande do Norte, aonde os revolucionários chegaram a tomar o poder durante três dias. Em seguida se alastrou para o Maranhão, Recife e por último para o Rio de Janeiro, no dia 27.

     

    Entretanto, os revolucionários falharam com relação à organização. As revoltas ocorreram em datas diferentes, o que facilitou as ações do governo para dominar a situação e frustrar o movimento.

     

    A partir desse episódio, VARGAS DECRETOU ESTADO DE SÍTIO E DEU INÍCIO A UMA FORTE REPRESSÃO AOS ENVOLVIDOS NA INTENTONA COMUNISTA. Luís Carlos Prestes foi preso, bem como vários líderes sindicais, militares e intelectuais também foram presos ou tiveram seus direitos cassados.

     

    A ANL não conseguiu concretizar seus planos e a Intentona Comunista não desestabilizou o governo de Getúlio Vargas. O incidente comunista acabou sendo usado como desculpa, pois na época, O GOVERNO PLANTOU A DENÚNCIA DE UM PLANO COMUNISTA - PLANO COHEN - QUE AMEAÇAVA A ORDEM INSTITUCIONAL, PERMITINDO O GOLPE QUE ORIGINOU O ESTADO NOVO, EM 1937.

  • Intentona Comunista foi um levante organizado pelo Partido Comunista em 1935 na tentativa de tirar  do poder. Esse levante aconteceu no Rio de Janeiro, então capital federal, em Natal (RN) e em Recife (PE).

    Luís Carlos Prestes liderou a intentona contando com o apoio de Olga Benário, agente soviética enviada por Moscou. As tropas federais derrotaram os comunistas, que foram presos. Vargas usou a instabilidade política provocada pelos conflitos com os comunistas para decretar a ditadura do Estado Novo em 1937.

    No começo da década de 1930, a Europa atravessava um momento delicado com a chegada de  ao poder na Alemanha, e de , na Itália. As disputas ideológicas envolvendo nazifascismo e comunismo materializaram-se em confrontos violentos. Esse embate chegou ao Brasil.

    Em março de 1935, foi criada a Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e liderada por . O principal objetivo da aliança era conter o avanço do nazifascismo no país e difundir os ideais comunistas. A Ação Integralista Brasileira, liderada por Plínio Salgado, seguindo a linha fascista, entrou em confronto com a ANL. Essa instabilidade foi pretexto para que Getúlio Vargas desse um golpe e decretasse, em 1937, a ditadura do Estado Novo.


ID
173959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Com Vargas, o Brasil iniciou sua moderna industrialização, cujo símbolo foi a Companhia Siderúrgica Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Getúlio Vargas assinou a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Quando a usina entrou em funcionamento, em 1946 (sem a presença de seu criador, então em ostracismo político), a CSN se transformou na principal fonte do aço brasileiro. A construção de Brasília, a Ponte da Amizade para o Paraguai, os metrôs do Rio e de São Paulo e a avenida Atlântica, no Rio, todos são marcos que consumiram aço feito em Volta Redonda. A empresa, porém, não teve significado apenas econômico, mas se transformou no símbolo do “Brasil do futuro”, a promessa do Estado Novo de independência econômica e social. “O regime de Vargas queria fazer da CSN um caso exemplar da implantação das novas políticas de bem-estar social para os trabalhadores industriais. Volta Redonda seria um modelo do desenvolvimento social do país na era industrial".
  • so para lembrar a CSN era a "menina dos olhos" de vargas...
  • A CSN foi construída pelos Estados Unidos, em troca da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Foi então criada a nossa FEB (Força Expedicionária Brasileira) que com muita garra esteve na Europa e lutou em terras italianas. Contudo a CSN realmente se tornou um marco na industrialização do país elevando grandemente o poder de Getúlio Vargas. 


ID
173962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

A Era Vargas foi plenamente democrática.

Alternativas
Comentários
  • Errado...

    Vargas assumiu o poder em 1930 até 1945. Nesses 15 anos o governo dele passou por várias fases. Podemos cita-las aqui:

    Inicialmente temos o Governo Provisório (1930-34), em seguida, o Governo Constitucional (1934-37) e, finalmente, o período autoritário, conhecido como Estado Novo (1937-45).

    Em vargas se concentravam autoritariamente os recursos políticos. Entre esses o principal, para manter seu poder de barganha internacional e contar os militares (que eventualmente pretendessem exercer o controle direto do poder), era a sua legitimação carismática. Isso lele conseguia através da manipulação de símbolos nacionais e da construção de imagens idealizadas a seu respeito, como a de "pai dos pobres". A personalização aparente do poder de Getúlio Vargas, que durante muito tempo encobriu o resto da cena do período, é uma caracteristica meramente descritiva e indica uma intensa autonomia de Estado. Para que a liderança carismática (e autoritária) alcançasse alguns objetivos concretos era obrigada a percorrer determinados circuitos. 
  • A chegada de Vargas ao poder já não foi nada democrática!

    Vargas perdeu a eleição e a galera, "na base da chibata"(Revolução de 30), colocou ele no poder.

  • Gab E.

    Getúlio Vargas era um político com características marcantes de extrema direita, visando uma centralização de poder e golpes políticos a fim de que a democracia fosse enfraquecida.

  • Vargas além de assumir indiretamente era ditatorial.

  • Além de assumir o governo indiretamente, Vargas fazia com que o poder fosse centralizado, ele se aproximava da massa para pagar de "bom moço', porque assim ganhava a confiança de todos. E no Estado novo, período ditatorial, nem mesmo as determinações de Vargas não precisavam de aprovação do Legislativo, pois já possuíam força de lei.

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Ora ora, parece que o examinador é um ótimo humorista...

  • a Era Vargas foi um tempo de DITADURA

  • KKKKKK

  • KKKKKK VOLTA 2008

  • confia


ID
173965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

A redemocratização, iniciada com a queda do Estado Novo, foi marcada por sucessivas crises.

Alternativas
Comentários
  • Questão super certa!

    Analisamos alguns pontos importantes. Primeiro, foi a partir de 1942 que o EN começou a apresentar os primeiros sinais de crise. Tinha um impasse entre a situação política interna brasileira (que era um governo autoritário), e o cenário externo, de uma guerra, da qual faziam parte soldados brasileiros que lutavam pela democracia no país. 
    Em 1943 o Manifesto dos Mineiros, assinado por políticos, intelectuais e empresários de Minas Gerais, exigia a redemocratização do País e circulava por todos país. Estudantes, intelectuais e a imprensa criticavam Vargas.
    Enquanto o controle sobre o Estado diminuía, Vargas criou novas condições de sobrevivência política, a longo prazo como a Lei Malaia, que limitava as atividades do capital estrangeiro no Brasil, reforçando o nacionalismo.
    Antes de o EN ser derrubado por um golpe, petebistas e comunistas, cujas lideranças haviam sido anistiadas por Vargas, uniram-se na defesa de uma Constituínte com Vargas, movimento conhecido como quererismo. Para quem não sabe, esse movimento que ficou conhecido como quererismo, foi um movimento compostos por simpatizantes do governo de Vargas que reivindicavam a permanência de Vargas no poder, pois os Udenistas desejavam de imediato a deposição de Vargas. 
    Mesmo Vargas criando condições de sobrevivência política, dentre outros beneficios, nada disso foi motivo para que ele permenecesse no poder. No  dia 29 de Outubro de 1945, as forças armadas lideradas pelos generais Góes Monteiro e Dutra, cercaram o palacio di Catete, a sede do governo, e obrigaram Getúlio a renunciar à presidencia. Logo em seguida a presidencia foi assumida, provisoriamente, por militares que, dois dias após, entregaram o comando da nação ao presidente do STF, as quais foram vencidas por Eurico Gaspar Dutra.

    Espero ter ajudado!
  • NACIONALISTAS X LIBERAIS.

  • Mesmo Vargas criando condições de sobrevivência política, dentre outros benefícios, nada disso foi motivo para que ele permanecesse no poder. No dia 29 de Outubro de 1945, as forças armadas lideradas pelos generais Góes Monteiro e Dutra, cercaram o palácio do Catete, a sede do governo, e obrigaram Getúlio a renunciar à presidência. Logo em seguida a presidência foi assumida, provisoriamente, por militares que, dois dias após, entregaram o comando da nação ao presidente do STF, as quais foram vencidas por Eurico Gaspar Dutra. 

     certa


ID
173983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Embora o Brasil tenha avançado bastante, ainda persistem no país históricas desigualdades sociais e regionais.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    Vide as grandes diferenças entre sul/sudeste e o norte/nordeste; ou o nosso distorcido PIB com o indicador derivado de média salarial de 1200 Reais/mês para os trabalhadores brasileiros.
  • E quando é que não vai ter desigualdade nesse país ? #segue a lógica

  • As desigualdades sociais só irão acabar quando não existirem mais seres humanos .

  • As desigualdades sociais têm uma grande relação com a qualidade de vida das pessoas. No Brasil, por exemplo, as desigualdades regionais podem ser medidas a partir dos dados relacionados ao PIB (Produto Interno Bruto). Com os resultados, também é possível perceber o quantos essas esferas podem mexer no desenvolvimento regional.

  • Quero saber como existe desigualdade.

    É só olhar o ano da questão se passaram praticamente 11 anos e continua a mesma coisa

  • é uma pena responder questões assim sabendo que não são mais desse nível

  • É uma pergunta ou um desabafo?

  • Ainda existe desigualdade até hoje .

    PMAL-2021

  • É O TIPO DE PERGUNTA QUE MESMO O BRASIL SENDO DE PRIMEIRO MUNDO É SÓ MARCAR QUE SIM Q VC ACERTA KKK

  • EXISTE DESIGUALDADE ATÉ HOJE.

  • Essa questão vai esta correta ate 2050

  • Venho do ano de 2096 para dizer que a questão ainda é considerada correta


ID
213499
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período mais longo em que o poder legislativo paulista ficou impedido de funcionar foi durante

Alternativas
Comentários
  • No dia 11, Getúlio assinou o decreto dissolvendo o Congresso Nacional e determinando que o Governo Provisório exerceria também as funções do Poder Legislativo, até que, eleita a Assembleia Constituinte, fosse estabelecida uma nova organização constitucional do país.

  • GAB: D

  • Em 10 de novembro de 1937, Vargas deu um golpe de estado, instituindo a ditadura do Estado Novo. Fechou o Congresso e outorgou uma nova Constituição, de cunho autoritário. Os trabalhos legislativos ficaram suspensos por nove anos – até 31 de janeiro de 1946.

    Fonte: Agência Câmara de Notícias.


ID
275509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chegada de Vargas ao poder deu início a uma nova fase
da história política brasileira. O enfraquecimento da oligarquia
cafeeira, o fortalecimento dos setores urbanos industriais, as
pretensões políticas dos estados de segunda grandeza, o
descontentamento militar, enfim, todo esse conjunto de fatores
conduziu à articulação de novo pacto político. Nesse contexto,
Vargas assumiu o poder, situando-se como uma espécie de árbitro
dos conflitos. Com o afastamento de Vargas, em 1945, a realização
de eleições gerais e a elaboração de novo texto constitucional, as
principais forças políticas puderam pactuar a montagem do regime
democrático.

Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A república
brasileira
: pactos e rupturas. In: Ângela de Castro Gomes, Dulce Chaves
Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A república no Brasil. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 462, 473 (com adaptações).

Com base no texto acima e nos aspectos marcantes da Era Vargas
(1930-45) e do processo histórico brasileiro pós-1945, julgue os
itens a seguir.

A Era Vargas marca o início do processo de efetiva modernização econômica do país, com a implantação da indústria de base, que teve, na Siderúrgica Nacional de Volta Redonda, seu grande símbolo.

Alternativas
Comentários
  • A Siderúrgica Nacional de Volta Redonda era a verdadeira "menina dos olhos" de Getúlio.
  • Questão Certa.
    Vargas negociou durante muito tempo com os Estados Unidos e a Alemanha, propondo trocar minério de ferro pela montagem da Usina. Com a Alemanha não teve muito sucesso depois do inicio da guerra. A ajuda dos Estados Unidos foi a base de chantagem. Se o Brasil fosse à guerra ao lado dos Aliados e, além disso, se o Brasil concedesse  a construção de uma base aérea no Litoral do Rio Grande do Norte, então Vargas teria o financiamento de que precisava para a construção Usina em Volta Redonda.
    Com capitais do governo brasileiro e financiamento do Eximbank foi estabelecida, em 1941, a Companhia Siderúrgica Nacional que, em 1946, inaugurou a usina de Volta Redonda.  
    Uma curiosidade sobre isso é que a Usina foi construída na região em que havia começado a grande produção cafeeira  no século passado, tal localização seria um símbolo de que o a situação de país essencialmente agrícola começava a ser superada. 

ID
275524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chegada de Vargas ao poder deu início a uma nova fase
da história política brasileira. O enfraquecimento da oligarquia
cafeeira, o fortalecimento dos setores urbanos industriais, as
pretensões políticas dos estados de segunda grandeza, o
descontentamento militar, enfim, todo esse conjunto de fatores
conduziu à articulação de novo pacto político. Nesse contexto,
Vargas assumiu o poder, situando-se como uma espécie de árbitro
dos conflitos. Com o afastamento de Vargas, em 1945, a realização
de eleições gerais e a elaboração de novo texto constitucional, as
principais forças políticas puderam pactuar a montagem do regime
democrático.

Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A república
brasileira
: pactos e rupturas. In: Ângela de Castro Gomes, Dulce Chaves
Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A república no Brasil. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 462, 473 (com adaptações).

Com base no texto acima e nos aspectos marcantes da Era Vargas
(1930-45) e do processo histórico brasileiro pós-1945, julgue os
itens a seguir.

A Era Vargas teve início com a vitória do político gaúcho nas eleições de 1930.

Alternativas
Comentários
  • Vargas perdeu para o paulista Julio Prestes.
  • Errado. Quem venceu as eleições foi Júlio Prestes, derrotando Vargas. Mas ele não chegou a assumir o cargo. A Revolução de 1930, um golpe de Estado, dava o poder a Vargas.
  • Errada.

    Vargas chega ao poder devido a Revolução de 1930. Ele não foi eleito.

    Bons Estudos.
  • Vargas chegou ao poder através da revolução de trinta apoiado pelos militares (tenentes)

  • vargas perdeu para julio prestes resposta ERRADA

  • resposta errada vargas perdeu para julio prestes

     

  • Getúlia Vargas (RS) e João Pessoa (PB) concorreram pela chama Aliança Liberal (RS, MG e PB) em razão do Presidente Washigton Luiz ter rompido com a política café com leite não indicando um mineiro para a sucessão.

    Entretanto Getúlio Vargas perdeu as eleições para Julio Prestes de São Paulo. Logo após, antes da posse do presidente eleito, João Pessoa foi assasinado, gerando uma motivação para o Golpe de 1930 quando Vargas foi empossado.

  • "gópi, gópi"

  • Errado

    Em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República, eleição esta, que deu a vitória ao candidato governista, o então presidente do estado de São Paulo Júlio Prestes. No entanto, Prestes não tomou posse, em razão do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.

    Getúlio Vargas então, assume a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha e da início as primeiras formas de legislação social e de estímulo ao desenvolvimento industrial.


ID
275527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chegada de Vargas ao poder deu início a uma nova fase
da história política brasileira. O enfraquecimento da oligarquia
cafeeira, o fortalecimento dos setores urbanos industriais, as
pretensões políticas dos estados de segunda grandeza, o
descontentamento militar, enfim, todo esse conjunto de fatores
conduziu à articulação de novo pacto político. Nesse contexto,
Vargas assumiu o poder, situando-se como uma espécie de árbitro
dos conflitos. Com o afastamento de Vargas, em 1945, a realização
de eleições gerais e a elaboração de novo texto constitucional, as
principais forças políticas puderam pactuar a montagem do regime
democrático.

Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A república
brasileira
: pactos e rupturas. In: Ângela de Castro Gomes, Dulce Chaves
Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A república no Brasil. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 462, 473 (com adaptações).

Com base no texto acima e nos aspectos marcantes da Era Vargas
(1930-45) e do processo histórico brasileiro pós-1945, julgue os
itens a seguir.

Embora com tendência à centralização político-administrativa, a Era Vargas desconheceu um período claramente ditatorial.

Alternativas
Comentários
  • O Estado Novo foi o maior exemplo disso
  • O ESTADO NOVO FOI UM ENSAIO GERAL DO QUE VIRIA OCORRER EM 1964
  • desconheceu nao  mais  sim conheceu este periodo ditatorial
  • Foi considerado ditatorial o período 1937-45 (Estado Novo). Comentário: acredito que esse nível de questão já tenha sido superado a tempos pela banca.
  • Para dominar satisfatoriamente todo o período Vargas, não descuidando da PEB e nem da Economia, eu sugiro essa playlist. Além dos vídeos, diversas questões com gabarito explicado nas caixas de comentários. https://www.youtube.com/watch?v=5KEPPpxJi08&list=PLCqK0roFTizMo_ZHSh0HA7IjBvaxr9Oof


ID
284209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quanto ao processo político brasileiro no século XX, julgue os
itens subsequentes.

A Revolução de 1930 colocou no poder Getúlio Vargas, que nele permaneceu como ditador por quinze anos, no chamado Estado Novo. Deposto em 1945, Vargas voltou à presidência pelo voto popular em 1950, mas suicidou-se em 1954, antes de concluir o mandato.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    O ESTADO NOVO só ocorreu a partir de 1937, ano que ocorreu a Constituição Polaca (baseada na da Polônia).
  • Questão ERRADA, vejamos:

    Getúlio Vargas entrou no poder em 1930, mas não como ditador, pois não deu nenhum tipo de golpe.
    A ditadura de Vargas começou no ano de 1937 a 1945, um período de 8 anos, logo após a imprensa da época divulgar o PLANO COHEN.

    Obrigado,
    Pedro.
  • Primeiramente, ao contrario do que o amigo acime disse, houve golpe sim Sr. (rs). Vargas não ganhou as eleições de 1930, porém como não aceitou o resultado promoveu a "REVOLUÇÃO" de 1930, OKA?!
    Segundo, a era vargas de 1930 a 1945 é dividida em 3 partes:
    1) Governo Provisorio (1930-1934): apos o golpe, Vargas (que perdeu as eleições) governa até 1934 em um governo provisório (nao é ditadura ainda);
    2) Governo Constitucional (1934-1937): aqui sim, Vargas foi eleito (indiretamente pela assembleia constituinte) e inicia um governo com base na constituição de 1934;
    3) Governo Ditatorial ou Estado Novo (1937-1945): Vargas, vendo que não teria possibilidade de ser reeleito resolve ficar no poder pela força, originando a epoca da ditatura Vargas. (perceba, que foram 8 anos de ditatura);

    A Revolução de 1930 colocou no poder Getúlio Vargas, que nele permaneceu como ditador por quinze anos, no chamado Estado Novo. Deposto em 1945, Vargas voltou à presidência pelo voto popular em 1950, mas suicidou-se em 1954, antes de concluir o mandato.
    Ou seja, Vargas ficou no poder por 15 anos? Sim, porém não foram 15 anos de ditadura, OKA!!!???
    Bons estudos!!!
  • Vargas passou 15 anos (1930 a 1945) num periodo que ficou conhecido como era vargas. O estado novo só teve inicio em 1937 apos a outroga de constituição polaca. 

  • GABARITO: ERRADO.

     

    O périodo getulista foi dividido em três grandes fases:

     

    Governo Provisório - de 1930 a 1934.

    Governo  Constitucional - de 1934 a 1937.

    Governo Ditatorial - de 1937 a 1945.

  • COMPLEMENTANDO

     

    Vargas não foi deposto, e sim renunciou.

  • 1930 - 1934 = GOVERNO PROVISÓRIO (SEM CONGRESSO -> VARGAS CRIAVA POR DECRETO-LEI).

    1934 - 1937 = GOVERNO CONSTITUCIONAL (MAIORES DAVANÇOS SOCIAIS E "DEMOCRÁTICOS").

    1937 - 1945 = ESTADO NOVO (MAIOR INTERVENCIONISMO DO ESTADO).

  • Ele não foi deposto!!

  • para evitar derramamento de sangue, Gaspar Dutra propôs a Vargas que assinasse de maneira oficial um documento de renúncia. Assim, o presidente deposto conseguiu deixar o cargo sem punição e retornou a sua cidade natal, São Borja.

  • pelo amor de Deus, o cara faz o que faz, censura tudo e todos, toma o poder através de um golpe, mata seus opositores. e ainda vem dizer que não foi 15 anos de ditadura. ta de Sacanagem !!
  • Vasgas não foi deposto

  • Boris Fausto...........forçado a renunciar=deposição..............questão bastante polêmica.


ID
291883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens
subsequentes.

O golpe que levou Vargas ao poder refletiu o cisma das elites oligárquicas e a elevação de novos atores políticos na vida nacional.

Alternativas
Comentários
  • Certo.


    Pois alguns ministro de vargas chegaram a presidência do pais em outros tempos.

  • Cisma: separação de uma pessoa ou grupo de pessoas de uma coletividade; dissidência de opiniões; desacordo.

    Questão correta

  • Certo.

     

    Em 1932, o levante armado de São Paulo contra Getúlio Vargas reuniu forças políticas que esperavam o retorno das formas oligárquicas de poder, bem como aquelas que reivindicavam uma democracia liberal para o país.


ID
291886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens
subsequentes.

Pode-se afirmar que Vargas era neófito em política nacional por ter ficado restrito, na República Velha, aos temas gaúchos.

Alternativas
Comentários
  • Errada - Getúlio foi fora Deputado Federal no ano de 1923, tornando-se líder da bancada gaúcha na câmara em 1924.
  • Neófito é referente a algo novo, recém-admitido ou incorporado.

  • Vargas tbm já tinha sido ministro da fazenda no governo de Washington Luis.


ID
291889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da República Velha e do Estado Novo, julgue os itens
subsequentes.

A chegada de Vargas ao poder foi fato que facilitou a mudança do modelo econômico agroexportador para o modelo mais industrial que o Brasil veio a adotar nas décadas seguintes.

Alternativas
Comentários
  • Com a Era Vargas o Brasil deixou para trás a velha política do Café com Leite e, principalmente após envolver-se na II Guerra Mundial, modernizou e dinamizou sua produção nacional, com a criação de várias empresas estatais voltadas para a produção industrializada. Resposta correta. 
  • Com a Revolução de 1930, houve o rompimento das oligarquias, ou seja, a oligarquia paulista sai do poder. Com isso o estado procurou tomar certas medias para que o país não se prejudicasse mais com a crise do café.
    Nessa época o Brasil estava sentido os reflexos da crise de 1929, ele perde o seu principal consumidor: os EUA. Como, naquele momento, o café era a chave das exportações, não seria muito sensato deixá-lo de lado e seguir avante, e mesmo se quisessem não teria como, porque logo o estrangulamento da economia ia bater a porta. Era necessário tomar certas medidas que favorecessem o país em meio a essa crise, porque a crise de 1929 trouxe um grande agravante para o Brasil: o preço do café despencou, e houve toneladas de perdas de sacas. (O governo chegou a comprar o excendente, mas mesmo assim houve muitas perdas. Já não havia mais valorização em seu preço, então o governo foi comprando e destruindo 80 milhões de sacas entre 1931 e 1939).
    O governo tinha a intenção de industrializar o país, mas era necessário controlar a crise do café. (Como não é o assunto, pesquisem mais sobre a crise do café.). Bom, com isso tudo o Brasil procurou novos caminhos para reorientar a economia e começou a desenvolver a indústria pesada, de modo a superar a dependência do país das exportações do café.
    No período de 1930-1945 foi intensa a  aceleração do desenvolvimento industrial, que vinha no inicio do século com a formação de uma industria de substituição de importações de bens de consumo correntes, tais como tecidos, calçados e alimento. Mas foi a partir de 1933 que a indústria cresceu de forma acelerada. Segundo Celso Furtado, entre 1929 e 1939 a industria cresceu 125%, enquanto na agricultura o crescimento não ultrapassou 20%.
    Questão correta!
  • Isso é tão verdade quemedidas adotadas por Vargas até hoje refletem na industrialização! como por exemplo, o salário minimo, a CTPS e outros.

  • Certo

     

    Entre as “transformações significativas"  pelas quais passou o Brasil durante a Era Vargas, destaca-se o fato de que o país deixava de ser uma nação essencialmente agrária e praticamente semicolonial e passava pelo processo de industrialização, que o modernizaria.

  • Essa intensificação vem durante a CRISE DE 1929.


ID
291892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do
Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático
que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem.

O Brasil assistiu, com o fim do Estado Novo, o ocaso de regimes fortes e autoritários na história brasileira.

Alternativas
Comentários
  • O Estado Novo foi o regime político autoritário e centralizador comandado por Getúlio Vargas entre 1937 e 1945 e, como sabemos, não foi o último. O mais recente regime autoritário vivenciado no Brasil aconteceu durante a Ditadura Militar, entre 1964 e 1985. Portanto, questão errada.
  • De acordo com o dicionário:
    ocaso: decadência, declínio, ruina. Pode-se dizer ocaso quando se refere ao pôr-do-sol. 

    Conclusão: é claro que o regime autoritário não acabou na era vargas já que depois do Estado Novo vieram os militares.

    Questão mais de português do que de história.
  • Eu respondi sim, sabendo o sentido de "Ocaso", simplesmente porque entendi que a expressão se referia ao próprio Getúlio... era o ocaso (esgotamento) do regime forte e autoritário que ele tanto usou para se manter no poder.

  • Estado Novo foi o regime político autoritário e centralizador comandado por Getúlio Vargas entre 1937 e 1945 e, como sabemos, não foi o último. O mais recente regime autoritário vivenciado no Brasil aconteceu durante a Ditadura Militar, entre 1964 e 1985. Portanto, questão errada.

    #PMAL2021


ID
291895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do
Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático
que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem.

A força do vetor industrial que se desenvolvera na era Vargas manteve-se como modelo e desejo de setores importantes das elites econômicas e políticas do Brasil no período pós-1945.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

     

    Inicialmente, o governo Dutra tomou medidas liberalizantes e a retirou o apoio financeiro à indústria nacional em 1947, mas a exaustão das divisas acumuladas durante a Segunda Guerra Mundial levou-o a MANTER A POLÍTICA ECONÔMICA do Estado Novo, lança o Plano SALTE, totalmente intervencionista, sendo uma atitude contrária.


ID
291898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do
Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático
que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem.

A gradual migração das populações do campo para as cidades foi fenômeno de grande importância na história brasileira de 1950 a 1980, transformando-se o Brasil, nesse período, em um país eminentemente urbano.

Alternativas
Comentários
  • Mas até os anos 80 o Brasil não era ainda rural?
  • O país torna-se urbano a partir da décadá de 1970, quando a população urbana ultrapassa a população rural.

  • Está errado essa questão por afirmar que houve uma "gradual" migração do campo para cidade..... sabe-se que a desordem urbana ( macrocefalia urbana ) foram causadas pela rápida transição/migração campo-cidade, além da falta de planos públicos de urbanização prevendo essas altas demandas.

  • A questão está totalmente equivocada, principalmente quando afirma que essa migração de pessoas foi inciada no ano de 1950, na verdade começou em 1961 quando Juscelino Kubtschek inaugurou Brasília. Antes da inauguração as pessoas já saíam da zona rural, mas o auge foi em 1961.

  • Certo


ID
291901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação aos aspectos sociais, políticos e econômicos do
Brasil pós-1945, incluindo-se o período do processo democrático
que se inicia em 1985, julgue os itens que se seguem.

As disputas políticas pelo controle do poder do Estado estiveram quase sempre, no período imediatamente após 1945, entre setores nacionalistas — de esquerda ou mesmo de direita — e grupos que propunham certa integração liberal do Brasil ao mundo.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão estará certa para todo e qualquer perído do Brasil pós império.

  • nacionalistas x entreguistas

  • wister concordo com voce


ID
301126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao longo da década de 30 e na primeira metade da década de 40, a sociedade brasileira conheceu políticas públicas implementadas por um Estado que passou a intervir nas mais diversas dimensões da vida social, utilizando-se de ideologias políticas de caráter autoritário. A partir de 1945, a questão central girava em torno do liberalismo. Retomar a tradição liberal interrompida com a Revolução de 1930 ou dar continuidade às políticas públicas estatais intervencionistas era a questão que dominava nos debates.
Dois grandes projetos passaram a disputar a preferência do eleitorado. Nacionalismo, industrialização com base em bens de capital, fortalecimento do capitalismo nacional, criação de empresas estatais em setores estratégicos e estabelecimento de redes de proteção social davam a tônica do trabalhismo de inspiração getulista. Outro projeto seduziu as elites empresariais, políticas e militares, além das classes médias conservadoras, ao enfatizar o antigetulismo, o moralismo, o anticomunismo e o capitalismo associado aos capitais internacionais.
Três momentos resultaram em situação de grande conflito, entre 1945 e 1964, com a possibilidade real de guerra civil: a crise de agosto de 1954, o golpe preventivo do general Lott em novembro de 1955 e a Campanha da Legalidade, em agosto de 1961. Momentos de grande tensão política, os dois projetos  mediram suas forças, resultando em graves crises.

Jorge Ferreira. Crises da República: 1954, 1955 e 1961. In: Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (Org.). O Brasil republicano (3). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 303-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, relativos à História brasileira contemporânea.

A criação de uma empresa como a PETROBRAS, em 1953, simboliza o espírito que norteava o projeto nacional- desenvolvimentista, que, inicialmente identificado com Vargas, passou a ser empunhado por seus seguidores e pelas forças políticas que giravam, em larga medida, em torno do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Alternativas
Comentários
  • Havia um certo receio dos mais conservadores que vargas poderia instaurar um novo golpe, contexto de Guerra Fria, recusa de Getulio em apoiar os E.U.A na Guerra da Coreia entre outros motivos. A criação da Petrobrás (1953), constituída como empresa estatal de monopolio rigído, fortaleceu aquela visão, ademais, a recusa do capital americano na Petrobrás gerou mais insatisfação por parte do empresariado agravando ainda mais a situação.

    GAB: CERTO

    -

    -

    -

    -

    -

    -

    Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
    Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
    Salmos 126:5,6

     


ID
301129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao longo da década de 30 e na primeira metade da década de 40, a sociedade brasileira conheceu políticas públicas implementadas por um Estado que passou a intervir nas mais diversas dimensões da vida social, utilizando-se de ideologias políticas de caráter autoritário. A partir de 1945, a questão central girava em torno do liberalismo. Retomar a tradição liberal interrompida com a Revolução de 1930 ou dar continuidade às políticas públicas estatais intervencionistas era a questão que dominava nos debates.
Dois grandes projetos passaram a disputar a preferência do eleitorado. Nacionalismo, industrialização com base em bens de capital, fortalecimento do capitalismo nacional, criação de empresas estatais em setores estratégicos e estabelecimento de redes de proteção social davam a tônica do trabalhismo de inspiração getulista. Outro projeto seduziu as elites empresariais, políticas e militares, além das classes médias conservadoras, ao enfatizar o antigetulismo, o moralismo, o anticomunismo e o capitalismo associado aos capitais internacionais.
Três momentos resultaram em situação de grande conflito, entre 1945 e 1964, com a possibilidade real de guerra civil: a crise de agosto de 1954, o golpe preventivo do general Lott em novembro de 1955 e a Campanha da Legalidade, em agosto de 1961. Momentos de grande tensão política, os dois projetos  mediram suas forças, resultando em graves crises.

Jorge Ferreira. Crises da República: 1954, 1955 e 1961. In: Jorge Ferreira e Lucilia de Almeida Neves Delgado (Org.). O Brasil republicano (3). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 303-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, relativos à História brasileira contemporânea.

Dos grandes partidos políticos que atuaram no Brasil, entre o fim do Estado Novo e a implantação do regime militar em 1964, a União Democrática Nacional (UDN) foi o que mais claramente defendeu um projeto que se afastasse da herança getulista e enfatizasse, nas palavras do texto, o moralismo o anticomunismo e o capitalismo associado aos capitais internacionais.

Alternativas
Comentários
  •  A causa fundamental dos udenistas era fazer oposição ao regime do Estado Novo de Getúlio Vargas e toda e qualquer doutrina originária de seu governo. Participou de todas as eleições majoritárias e proporcionais até 1965.

    A coesão não foi o forte do partido durante sua existência, pois ele basicamente sustentava-se em uma vaga idéia liberal conservadora, muitas vezes flertando com o autoritarismo, outras com a ideia progressista.

    - GAB CERTO

    .                                                      ADEMAIS:

    udenismo, expressão do modo de fazer política dos simpatizantes e filiados à UDN tem como característica básica a defesa de um liberalismo clássico, forte apego ao moralismo, sendo à época o mais conservador dos três partidos existentes (além de inúmeros outros partidos menores, sobressaindo-se, porém, a UDN, PTB e PSD).

    Inimigo velado do populismo, a visão da UDN dava origem a polêmicas: era chamado de "partido dos cartolas", por ser considerado uma agremiação de elementos de classes mais altas que o grosso da população.

  • UDN = coxinha

  • UDN = HOMENS SANCTUMS

  • Após o Golpe Militar, muitos quadros da UDN migraram para a ARENA .

  • (UDN)=VIRILIDADE,HONRA,FORÇA,PATRIA

ID
305503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O regime militar instaurado em 1964, em meio a toda
sorte de casuísmos (abolição dos partidos existentes nos anos
50, com permissão somente para dois novos atuarem, eleições
presidenciais e para governadores transformadas em indiretas,
fechamento do Congresso em duas ocasiões, sustentou-se nas
eleições proporcionais, que não foram suspensas. A instituição
eleitoral já estando bem estabelecida, o voto pôde servir como
garantia à legitimidade do regime.

Letícia Bicalho Canêdo. Aprendendo a votar. In: Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky.
História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003, p. 540 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos políticos que marcaram, a partir de 1964, o regime
militar brasileiro, julgue os itens a seguir.

O regime militar sepultou o pluripartidarismo que vigorava desde a queda do Estado Novo de Vargas, substituindo-o por uma estrutura bipartidária que alojava, de um lado, os que apoiavam o regime — Aliança Renovadora Nacional (ARENA) — e, de outro, a oposição legalmente consentida — Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária. 
    Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.
    Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.

    Fonte: www.suapesquisa.com 
  • Correto

    A partir do governo de Castello Branco foi permitido apenas dois partidos, ARENA (Aliança Renovadora Nacional) E MDB (Movimento Democrático Brasileiro). A Aliança Nacional Renovadora (ARENA) foi o partido da situação, ou seja, integrou políticos que apoiavam o governo e o regime ditatorial. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi o partido que atuou como oposição consentida. A adoção do bipartidarismo foi mais um artifício da ditadura militar brasileira a fim de dotar de feições democráticas o regime autoritário vigente. Desse modo, existiu oposição, mas ela atuou dentro dos estritos limites impostos pelo governo dos generais. Ou seja, o tipo de oposição que era praticado pelo MDB não ameaçou o poder dos militares e nem mesmo a manutenção da ditadura. Detalhe: foi em 1965, com o Ato Institucional n° 2, que foi extinguido o pluripartidarismo. 
  • No governo de Figueiredo (1979-1985) houve a "Abertura Política" com a volta do Pluripartidarismo.Ou seja, durante o regime militar houve o sepultamento e o ressurgimento do pluripartidarismo.
  • Em 1945, foi promulgada a Lei Agamenon Magalhães, que institui o sistema pluripartidário até 1965. Em 1965, apos o golpe de 64, ocorrem eleições municipais e a oposição vence, mesmo após os expurgos realizados. Com medo de perder o poder, o regime militar edita o Ato Institucional 2, que finda os partidos existentes e prevê que os mesmos devem ser organizados sob a nova Lei Orgânica dos Partidos. Esta, por sua vez, previa que os novos partidos criados precisavam ter no mínimo 1/3 de congressistas filiados aos seus quadros. Isso, na prática, instituiu o bipartidarismo. O pluripartidarismo só retornou em 1979, com a extinção dos atos institucionais.


ID
305560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2005
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Passados os primeiros momentos da transição da ordem
militar para a civil, do marechal Deodoro ao fim do mandato de
Prudente de Morais, as turbulências deram lugar ao projeto de
“saneamento financeiro”, implementado pelo presidente Campos
Sales, controlando-se o meio circulante e estabilizando-se a dívida
externa. No plano político, foi articulada a chamada “política dos
governadores”, segundo a qual apenas os candidatos aliados à
bancada situacionista no Congresso tinham seus diplomas eleitorais
reconhecidos. Isso permitiu ao governo do Rio de Janeiro uma
situação de controle centralista, neutralizando o que, no início do
regime, havia sido denominado as “vinte ditaduras”, resultado da
redução do princípio federal à ação irrefreada das oligarquias
estaduais. Esses arranjos conservadores foram coroados com o
Convênio de Taubaté (1904), que, ao criar favorecimento cambial
arbitrário à cafeicultura, fundou as bases da “política do
café-com-leite”, por meio da qual os estados mais populosos e
ricos, São Paulo e Minas Gerais, imporiam sua hegemonia de
forma praticamente contínua até 1930.

Nicolau Sevcenko. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. In: Fernando
A. Novais (coordenador-geral da coleção) e Nicolau Sevcenko (organizador do volume). História da
vida privada no Brasil
(3). São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 33 (com adaptações).

Julgue os itens subseqüentes, relativos à trajetória do regime
republicano brasileiro descrita brevemente no texto acima.

Crise econômica e cisões políticas entre as elites foram, entre outros, fatores determinantes para o movimento armado conhecido como Revolução de 1930, ponto de partida para a Era Vargas (1930-1945), cenário de modernização estrutural e de crescente centralismo autoritário.

Alternativas
Comentários
  • Crise econômica e cisões políticas entre as elites foram, entre outros, fatores determinantes para o movimento armado conhecido como Revolução de 1930, ponto de partida para a Era Vargas (1930-1945), cenário de modernização estrutural e de crescente centralismo autoritário.
    Primeiramente Minas estava na sua vez de eleger um candidato a presidencia de acordo com a politica do café com leite, isso fez com que MG e SP divergissem neste sentido. Além disso outras Oligarquias não viam com bons olhos a politica do café com leite, com isso em mente MG, Paraiba e Rio Grande do Sul, lancam vargas como candidato a presidente para as eleições. Vargas Perde a eleição, não aceita a derrota e promove o golpe conhecido como "Revolução de 1930".

    Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas GeraisParaíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.
  • Certo.


ID
346891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século
XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a
econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política,
com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais
Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização
consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante,
expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo).
Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do
século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia
americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a
República, o país não deixou de ser elitista e socialmente
excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a
modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu
conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe
de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da
democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que
a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História
Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.

Ainda tendo o texto como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à Era Vargas e à evolução histórica do Brasil pós-1945.

Vargas chegou ao poder, em 1930, ao vencer as eleições presidenciais diretas.

Alternativas
Comentários
  • Vargas Perdeu a eleição, e foi posto no porder pela Revolução de 1930!

  • Revolução de 1930!

  • Vargas alcançou o poder através de golpe de Estado com o apoio dos militares. Estados da Federação como Minas Gerais (descontente com o fim da política do café com leite rompido por SP), Paraíba (De onde saiu o nome à vice-presidência, João Pessoa, assassinado em Recife) e Rio Grande do Sul (Estado originário do Getúlio Vargas).
  • Errado. Mas em 34 ele chegou por eleições indiretas (já que a Constituição previa que o primeiro presidente após a promulgação seria eleito indiretamente)

  • Gab E.

    Vargas não chegou ao poder com eleições, mas sim com um golpe de estado apoiado pelos militares.

  • O TENENTISMO O LEVOU PARA O PODER .

  • ERRADO, foi por meio da revolução de 1930.

    • O pacto café com leite foi quebrado e com isso MG uniu-se ao RS e à PB 
    • Mesmo assim eles perderam as eleições 
    • Mas com a morte de João Pessoa e o apoio militar Vargas chega ao poder por meio de um golpe. 
    • Revolução de 1930: a Aliança Liberal, formada por RS/PB/MG, tirou as oligarquias e os coronéis do poder. 
    • Vargas assume no lugar de Washington Luiz e impediu a posse de Júlio Prestes. 

  • Vargas entrou no poder com golpe

  • goooooooooooooooooolpe

  • INDIRETAS

  • mennntira

  • ACONTECEU UM GOLPEEEEEEEEE!!!!

    VARGAS CHEGOU AO PODER ATRAVÉS DE UM GOLPE

  • VARGAS CHEGOU AO PODER POR MEIO DE UM GOLPE, POIS ELE PENSOU QUE IA SER ELEITO, UMA VEZ QUE ERA UM CARA POPULAR, ACONTECEU AO CONTRARIO E POR MEIO DE UM GOLPE, EM 1930, FOI POSTO NO PODER

    INICIA-SE A ERA VARGAS

    GOVERNO PROVISORIO

    GOVERNO CONSTITUCIONAL

    GOLPE DE ESTADO

    PMAL 2021

  • VARGAS CHEGOU AO PODER POR MEIO DE UM GOLPE, POIS ELE PENSOU QUE IA SER ELEITO, UMA VEZ QUE ERA UM CARA POPULAR, ACONTECEU AO CONTRARIO E POR MEIO DE UM GOLPE, EM 1930, FOI POSTO NO PODER

    INICIA-SE A ERA VARGAS

    GOVERNO PROVISORIO

    GOVERNO CONSTITUCIONAL

    GOLPE DE ESTADO

  • GOLPEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  • E foi GOLPIIII

  • FOI GOLPEEEEEEEE

  • Júlio Prestes foi o último presidente do Brasil eleito durante o período conhecido como República Velha, mas, impedido pela Revolução de 1930, não assumiu o cargo. Júlio Prestes foi o único político eleito presidente da República do Brasil pelo voto popular a ser impedido de tomar posse. Por meio de um golpe em 1930 Vargas assume o poder, impedindo Júlio Prestes de tomar a posse.
  • ERRADO.

    FOI GOLPE.

  • golpee!

  • Era Vargas corresponde ao período em que Getúlio Vargas (1882-1954) 15 ANOS governou o Brasil em três momentos:

    1. Governo Provisório 1930-1934
    2. Governo Constitucional 1934-1937
    3. Estado Novo 1937-1945

  • Diretas?

    *golpe


ID
346894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século
XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a
econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política,
com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais
Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização
consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante,
expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo).
Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do
século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia
americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a
República, o país não deixou de ser elitista e socialmente
excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a
modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu
conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe
de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da
democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que
a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História
Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.

Ainda tendo o texto como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à Era Vargas e à evolução histórica do Brasil pós-1945.

A Companhia Siderúrgica Nacional (Usina de Volta Redonda), cuja construção aproveitou-se das circunstâncias geradas pela Segunda Guerra Mundial, simboliza o ponto de partida da moderna industrialização brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Correto! A CSN teve investimento de capital americano, fator este decisivo à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial em apoio aos Aliados, especialmente às tropas americanas. A cidade do Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, tornou-se o "trampolim da vitória" como ponto estratégico.
  • ponto de partida para a industrialização moderna?

  • "moderna"

  • Sim, uma característica marcante da economia na ERA VARGAS foi a industrialização brasileira.

  • Moderna no sentido de modernização para época!

  • linda questao

  • lembremos que EUA EMPRESTOU 20 milhoes para o brasil, com isso expandiu-se a industrializaçao

    transposiçao do modelo de exportaçao para o modelo de substituiçao

  • Exato! antes da II Guerra, Brasil era um forte importar de seu produtos e materiais, porém, com o acontecimento da 2º guerra e a crise 1929, muitos países que o Brasil realizava comércio, ou estava quebrado ou destruído pela guerra, com isso, o país começou a se industrializar para suprir suas necessidades.

  • Dinheiro do EUA

  • A Era Vargas marcou o início da indústria de base no Brasil, cujo símbolo é a Companhia Siderúrgica Nacional (usina de Volta Redonda – RJ).


ID
398143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro
de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado
decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio
histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse
patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes
no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua
vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu
excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou
artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue
os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e
de patrimônio cultural.

Atualmente, no Brasil, diferentemente do ocorrido no passado, a gestão da documentação governamental é de responsabilidade da administração pública, mas as providências para possibilitar sua consulta, franqueando-a aos interessados, ficam a cargo de conselho formado por representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, aprovados pelo Congresso Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Errado

    CF/88 - Art. 216. 
    § 2º - Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.

    § 3º - A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.

    § 4º - Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.

    § 5º - Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.

  • Que merda essa questão tem a ver com o período do pt no poder? 

    Nem de história é essa questão, isso aí é direito constitucional.

  • Silvio, eu acho muito chato também quando uma questão vai além da matéria rsrsrs.

    Criação na Era Vargas : https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Administração_pública_no_Brasil

    Mas “infelizmente” é de estrema importância o papel da administração pública, e ela não pode ser vinculado como uma forma banal como mostra a questão descrita.

    Entre os seus papéis ela oferece, assim, aos estudiosos da matéria a possibilidade de refletir sobre a natureza dessas transformações e, ao mesmo tempo, examinar o que é recorrente na morfologia e no funcionamento da organização governamental brasileira, discutindo as mudanças na natureza da intervenção na vida social, o crescimento (permanente) de seu aparelho, os ciclos de centralização e descentralização, os processos de democratização e burocratização (que ainda deixaram um espaço residual para a herança patrimonialista) e a ampliação da oferta e, eventualmente, do acesso aos serviços que ela presta. Resumindo, não se pode entender o papel do Estado moderno e suas recentes transformações sem tentar reconstruir os processos de formação e diferenciação histórica da instituição política e do aparato organizacional que lhe dão substância. No caso brasileiro, essa reconstrução consiste na história do Estado, da organização governamental e da administração pública que se constituíram desde que a empresa da colonização aqui aportou, no alvorecer do século XVI. 

  • Silvio, eu acho muito chato também quando uma questão vai além da matéria rsrsrs.

    Criação na Era Vargas : https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Administração_pública_no_Brasil

    Mas “infelizmente” é de estrema importância o papel da administração pública, e ela não pode ser vinculado como uma forma banal como mostra a questão descrita.

    Entre os seus papéis ela oferece, assim, aos estudiosos da matéria a possibilidade de refletir sobre a natureza dessas transformações e, ao mesmo tempo, examinar o que é recorrente na morfologia e no funcionamento da organização governamental brasileira, discutindo as mudanças na natureza da intervenção na vida social, o crescimento (permanente) de seu aparelho, os ciclos de centralização e descentralização, os processos de democratização e burocratização (que ainda deixaram um espaço residual para a herança patrimonialista) e a ampliação da oferta e, eventualmente, do acesso aos serviços que ela presta. Resumindo, não se pode entender o papel do Estado moderno e suas recentes transformações sem tentar reconstruir os processos de formação e diferenciação histórica da instituição política e do aparato organizacional que lhe dão substância. No caso brasileiro, essa reconstrução consiste na história do Estado, da organização governamental e da administração pública que se constituíram desde que a empresa da colonização aqui aportou, no alvorecer do século XVI. 


ID
398158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro
de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado
decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio
histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse
patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes
no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua
vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu
excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou
artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue
os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e
de patrimônio cultural.

A rigor, a concepção de história presente na legislação dos anos 30 do século passado perdura ainda hoje em seus aspectos mais definidores, ou seja, mantém-se a convicção de que fatos memoráveis estão vinculados às relações de poder político, protagonizadas por personagens que se distanciam do cotidiano da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoas!

    Não vejo que o poder político hoje se distancia na forma de governar da atualidade!

    Conclusão

    O governo de Vargas, durante o Estado Novo, apresentou pontos positivos e negativos para o país. Na área econômica, o país fez grandes avanços com a modernização industrial e investimentos e infra-estrutura. Os trabalhadores também foram beneficiados com leis trabalhistas, garantindo diversos direitos. Porém, no aspecto político, o Estado Novo significou a falta de democracia, censura e aplicação de um regime de caráter populista.
  • Ah, agora entendi a questão. Na verdade não tem nada a ver com o governo do GV, especificamente, mas com a abordagem que se tinha, à época, do que era a história que deveria ser considerado patrimônio histórico e artístico nacional. Notem que tinha que ter vinculação a fato memorável, ou excepcional valor histórico. Hoje o conceito é mais amplo, abrangendo até saberes culinários. Questão bem feita.  

  • Errado

  • essa prova do IPHAN vai ser de lascar....questões altamente interpretativas.

  • “Distanciam”, fala sério hein! Para que então estudar história? Sem sentido algum, a cada dois anos o IPHAN publica o “Relatório de Atividades do Iphan” 


ID
398515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao Estado Novo, julgue os próximos itens.

Plínio Salgado, da Ação Integralista Brasileira, ministro da Educação durante a ditadura do Estado Novo, impôs a adoção de princípios fascistas, como o racismo, nas diretrizes à educação primária e secundária.

Alternativas
Comentários
  • A AIB não proclamava o racismo, em termos gerais defendia:
    - combate brutal ao comunismo.
    - nacionalismo exaltado.
    - estado onipotente, com rígida disciplina e hierarquia.
    - extinção dos partidos políticos e entrega do poder a um único chefe.
    - fiscalização das atividades artísticas, visando moldá-las aos ideais integralistas.
  • "O Integralismo de Plínio Salgado configurou-se como o maior movimento nacionalista da história do Brasil, o primeiro a aceitar negros e mulheres, um movimento verdadeiramente nacionalista, anticomunista e antiliberal que, sob o lema "Deus, pátria e família", conseguiu reunir setores da classe média e intelectuais."

    Fonte: http://www.doutrina.linear.nom.br/historia/Hist%F3ria_Pl%EDnio_Salgado.htm 
  •  O grande erro da questão é afirmar que Plínio Salgado foi ministro da Educação durante a ditadura do Estado Novo. 
    Isso era o que, de fato, os membros da AIB desejavam - e por isso apoiaram o golpe do Estado Novo (lembrem da desculpa do Plano Cohen).
    Como Vargas não concedeu o cargo de ministro para Plínio, os integralista deram um "putsch" no ano de 1937, sendo brutalmente sufocados pelas tropas varguistas. 
  • querido FRANCISCO JORGE BASILIO tudo ok no seu comentário,  mas o governo não era unipartidário e sim Apartidário
  • Apesar de a questão estar errada, vez que Plínio Salgado não chegou a ser ministro da Educação, vale ressaltar que a AIB era sim, racista!
    Basta que lembremos que eram declaradamente antissemita, como bem ressaltado por Bóris Fausto.
  • Ministro da Educação, à época, foi Gustavo Capanema.

  • Está errado também associar fascismo ao racismo. 

  • Questão toda errada!

  • Errado

     

    Plínio Salgado, da Ação Integralista Brasileira, escritor modernista, jornalista e político, durante a ditadura do Estado Novo, impôs a adoção de princípios fascistas, não apoiava o racismo, com o slogan "união de todas as raças e todos os povos", o integrante Gustavo Barroso tinha opiniões antissemitas. AIB lançou o Manifesto Programa de 1937, que foi um dos principais documentos do movimento, influenciou as realizações do Estado Novo. Assim como uma série de programas como a "Casa-Própria" e a "Alfabetização de Adultos".

    Plínio Salgado negociava o futuro cargo de ministro da educação, tentando, com isso, garantir a presença dos integralistas no novo governo. Porém Vargas surpreendeu os integralistas, proibindo a existência de qualquer agremiação política a partir de novembro de 1937.

  • Assim quando se viu senhor da situação, Vargas tratou de tramar a derrubada dos integralistas. Em primeiro lugar, não convidou Plínio Salgado para ser ministro da Educação, como, segundo Salgado, disse que faria. Depois, jogou a Ação Integralista na ilegalidade. Injuriados, 2 mil integralistas do Exército tentaram derrubar Getúlio em março de 1938. Boris Fausto

    O golpe fracassou como já sabemos né! Vargas atentado não !!!!

  • GV nunca deu um cargo público ao Plínio Salgado


ID
398518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao Estado Novo, julgue os próximos itens.

Na ditadura de Vargas, o Ministério do Trabalho foi utilizado para controlar o movimento operário.

Alternativas
Comentários
  • Em 1930 foi criado o Ministério do Trabalho com o real objetivo de conter o operariado dentro dos limites do Estado burguês, bem como gerenciar a política de conciliação entre capital e trabalho.

    A Lei sindical de 1931 (Decreto 19770) cria os pilares do sindicalismo oficial no Brasil, com o controle financeiro do Ministério do Trabalho sobre os sindicatos. Definia o sindicalismo como órgão de colaboração e cooperação como Estado.

  • A criação do imposto sindical desvinculava o sindicato de sua base, pois o governo repassava aos sindicatos oficiais o imposto. Esse modelo fortalecia o vínculo entre o sindicato e o Estado em detrimento ao trabalhados que era taxado independente de sua filiação ao sindicato.
    Bons estudos!
  • Lembrar que a organização sindica do Estado Novo se baseou no corporativismo fascista da Carta del Lavoro de Mussolini.
  • Correta

     

    A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio ocorreu em 1930 e é anterior à CLT, de 1943.

    Seu objetivo era trazer as organizações sindicais para a órbita do novo ministério, de forma que elas passassem a ser controladas pelo Estado. Por outro lado, estimulava-se também a organização e reconhecimento de sindicatos patronais, na perspectiva de se construir uma organização social sobre bases corporativas.

     

    http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/PoliticaSocial/MinisterioTrabalho

     

  • Nesse período se origina o termo "sindicato pelego" .


ID
443065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O início da colonização do Brasil foi marcado por uma
espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada
que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o
litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi
repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio,
escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais
desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu
radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o
café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar,
mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão
somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano.
Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se
modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava
a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas
(1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana
começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação
trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos
significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

A criação da Companhia Siderúrgica Nacional ocorreu no contexto da Segunda Guerra Mundial e é o ponto de partida da indústria pesada no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correto! A CSN foi construída durante a Segunda Guerra Mundial com investimento de capital norte-americano. Devido à guerra, o Brasil não poderia importar manufaturas européias, então teve que desenvolver a própria indústria nacional.
  •  

    Olá, amigo (a)!            Foi a preocupação com a defesa nacional que fez com que, a partir de meados da década, os militares passassem a desempenhar um papel chave na luta em prol da indústria siderúrgica brasileira.

  • EXPANSIONISMO DAS INDUSTRIAS NO BRASIL

    O BRASIL ALIOU-SE AOS EUA, PORQUE OS EUA PROMETEU EMPRESTAR DINHEIRO AO BRASIL PARA SUA MORDENIZAÇAO DAS INDUSTRIAS

  • Vargas no poder, se não está por dentro, revise ou estude a Era Vargas ...
  • Pessoal, já caiu uma questão sobre CSN em outra prova da PMES, portanto, recomendo certa atenção ao tema. De qualquer forma, ela foi criada em 1941.


ID
443068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O início da colonização do Brasil foi marcado por uma
espécie de parceria entre o Estado português e a iniciativa privada
que se expressa na criação das capitanias hereditárias, quando o
litoral da colônia, incluindo o território do Espírito Santo, foi
repartido em grandes lotes e entregues a particulares. Latifúndio,
escravidão e monocultura exportadora foram aspectos essenciais
desse modelo de exploração colonial.

Ao ficar independente, em 1822, o Brasil não rompeu
radicalmente com essa estrutura herdada da colônia. Assim, o
café veio substituir, em importância econômica, a cana-de-açúcar,
mas o poder permanecia em mãos de uns poucos. A escravidão
somente foi abolida em 1888, às vésperas do golpe republicano.
Até o advento da Revolução de 1930, o país pouco se
modernizara e a exclusão política, social e econômica continuava
a ser a regra. Um Brasil diferente começa a surgir na Era Vargas
(1930-1945): introduzia-se a indústria de base, a vida urbana
começa a expandir-se e conquistas sociais — como a legislação
trabalhista — são obtidas.

A partir das informações acima e considerando aspectos
significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) surgiu na Era Vargas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. CERTO. 

    Mas, só uma observação, com relação ao comentário da calega:

    A CLT foi criada durante o estado Novo(1937-1945), não no governo provisório de Vargas(1930-1934).

  • Olá, amigo (a)!            Ferias remuneradas Fixação de um salário mínimo nacional, jornada diária de trabalho de 8 horas, licença-maternidade 6 semanas antes e 6 semanas depois do parto, Com essas lei que Vargas conquistou os trabalhadores. proibição do trabalho para menores de 14 e também conhecido com pai dos pobre .

  • Sim, vargas era conhecido como '' pai dos pobres '' o que também gerou o movimento queremismo

  • GAB CERTO

    RESUMO=A CLT ,criada em 1943 no Estado Novo de Vargas, teve a finalidade de “acalmar os movimentos sindicais” e com isso vincula os direitos trabalhistas à tutela do Estado, sindicatos pelegos(o campo não tem CLT) 

    COMPLEMENTO

    • Sob o Estado Novo de Getúlio Vargas, os direitos civis e políticos praticamente desapareceram, subjugados pelo caráter ditatorial do regime; todavia, foi nesse contexto que os DIREITOS SOCIAIS GANHARAM RELEVÂNCIA, especialmente com o advento de ampla LEGISLAÇÃO TRABALHISTA. 
    • Devemos lembrar, porém, que até os direitos sociais tinham inspiração fascista, pois seguia o modelo do ditador Mussolini (Carta del Lavoro). Além disso, a implantação desses direitos também objetivava o controle social dos trabalhadores, por meio de sindicatos oficiais. 

  • surgiu com a inspiração da Carta de Lavoro de Benito Mussolini

  • CRIADA EM 1943 DURANTE A ERA VARGAS.

  • Isso mesmo. Durante o Estado Novo da Era Vargas.

    GAB. CERTO.


ID
443077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir de 1945, o Brasil viveu uma experiência
democrática, ainda que limitada. As crises políticas se
sucediam e o regime entrou em colapso em 1964, quando um
golpe de estado derrubou o presidente João Goulart. Foram
cerca de duas décadas de regime militar, cujo autoritarismo
teve no Ato Institucional n.º 5 (AI 5) sua expressão máxima.
Esgotado, o regime sai de cena em 1985, com o retorno do
poder civil, simbolizado na eleição indireta de Tancredo
Neves. Começava nova experiência democrática, agora bem
mais ampliada e assentada nos princípios do respeito amplo à
cidadania e à participação política mais incisiva da sociedade,
realidade que a Constituição de 1988 sintetiza e traduz. O
primeiro presidente civil eleito diretamente após a queda do
regime militar não conseguiu concluir seu mandato, mas a
ordem institucional não foi abalada. Depois de tentativas
frustradas, a inflação foi contida e a economia estabilizada
com o Plano Real.

Tendo as informações acima como referência inicial e
considerando a história contemporânea do Brasil, julgue os
itens seguintes.

O suicídio do presidente Vargas, a renúncia de Jânio Quadros e a deposição de Goulart integram o quadro de crise vivido pelo Brasil entre 1945 e 1964.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correto! Getúlio cometeu suicídio após o "Atentado da Rua dos Toneleros" em que Carlos Lacerda, jornalista de oposição ferrenha ao governo, sofreu tentativa de homicídio, vindo a falecer o major da aeronáutica que fazia sua segurança pessoal. João Goulart (Jango) é deposto pela pressão de setores das forças armadas e da população brasileira aversas ao comunismo. Consideravam as Reformas de Base de Jango um golpe político e ideológico.
  • Acredito que a questão tenha se estendido até 1945 pois foi o ano que Getúlio Vargas foi deposto, colocando fim ao Estado Novo.

  • como eu queria que as questoes fossem assim na prova.

  • A questão conta a partir da morte de Vargas, se eu tiver errado me corrijam...

  • Integram = colaboram para o(a)

  • É o Brasil e o Santa Cruz/PE sempre estão em crise kkk

    É triste mas é verdade :(

    PMAL 2021

  • O estranho dessa questão é a data de 1945 como ponto de partida, uma vez que Vargas morreu em 24 de agosto de 1954...

  • incompleta nao e errada ne, por que mas que isso getulio suicidou-se tambem por conta de acusacoes sobre morte de uma pessoa


ID
516802
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O ano de 1954 foi decisivo para Carlos Lacerda. Os que conviveram com ele em 1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado), 1961 e 1964 tinham consciência de que Carlos Lacerda, em uma batalha política ou jornalística, era um trator em ação, era um vendaval desencadeado não se sabe como, mas que era impossível parar fosse pelo método que fosse.

Hélio Fernandes. Carlos Lacerda, a morte antes da missão cumprida. In: Tribuna da Imprensa, 22/5/2007 (com adaptações).

Com base nas informações do texto acima e em aspectos relevantes da história brasileira entre 1954, quando ocorreu o suicídio de Vargas (em grande medida, devido à pressão política exercida pelo próprio Lacerda), e 1964, quando um golpe de Estado interrompe a trajetória democrática do país, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • A  questão demanda um estudo cuidadoso da vida política brasileira entre as décadas de 1950 e 1960, com particular atenção às ações de Carlos Lacerda, líder da UDN, partido de oposição ao PTB de origem varguista e seguidamente vencedor de eleições presidenciais ou para o congresso, mesmo sem ser majoritário. A aliança com partidos estaduais de pequeno porte e com o PSD permitiram ao PTB imprimir sua marca no meomento político em questão.  Além disso, Lacerda era ferrenho opositor de Vargas e de seu modo de fazer política. Lacerda, apesar de ter sido Maoísta na juventude, passara a defender  um liberalismo estrito, sendo, portanto, contra a intervenção do aparelho de Estado no funcionamento da economia , defendendo também a não utilização de mecanismos de controle de massas tão caro ao trabalhismo varguista ( por muitos  chamado de populismo)
                    Lacerda foi, por definição , um opositor ao PTB e ao PSD. Ora, Juscelino Kubitshek, mesmo adotando um posicionamento poítico bastante distinto de Vargas, ainda assim não pode ser considerado um liberal, dentro dos moldes preconizados pela UDN e por Lacerda. Sua oposição a JK é coerente com seu postura política.
                                    Por conseguinte, a opção correta é a de letra  E
  • Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

  • Comentário da professora Eulália Ferreira:

    A questão demanda um estudo cuidadoso da vida política brasileira entre as décadas de 1950 e 1960, com particular atenção às ações de Carlos Lacerda, líder da UDN, partido de oposição ao PTB de origem varguista e seguidamente vencedor de eleições presidenciais ou para o congresso, mesmo sem ser majoritário. A aliança com partidos estaduais de pequeno porte e com o PSD permitiram ao PTB imprimir sua marca no meomento político em questão. Além disso, Lacerda era ferrenho opositor de Vargas e de seu modo de fazer política. Lacerda, apesar de ter sido Maoísta na juventude, passara a defender um liberalismo estrito, sendo, portanto, contra a intervenção do aparelho de Estado no funcionamento da economia , defendendo também a não utilização de mecanismos de controle de massas tão caro ao trabalhismo varguista ( por muitos chamado de populismo)

                   Lacerda foi, por definição , um opositor ao PTB e ao PSD. Ora, Juscelino Kubitshek, mesmo adotando um posicionamento poítico bastante distinto de Vargas, ainda assim não pode ser considerado um liberal, dentro dos moldes preconizados pela UDN e por Lacerda. Sua oposição a JK é coerente com seu postura política.

                                  Por conseguinte, a opção correta é a de letra E

  • Letra E

    Próprio texto entrega a resposta indiretamente quando diz que JK tentou cassar o mandato de deputado de Carlos Lacerda.

  • PTB - Vargas PSD - Juscelino Kubitschek UDN - Grupos mais tradicionalistas (Jânio Quadros) Ditadura : ARENA (Aliança Renovadora Nacional) X MDB (Movimento Democrático Brasileiro)
  • "1954, 1955, 1957 (um dos seus momentos intelectuais mais altos, quando o governo Juscelino tentou cassar o seu mandato de deputado)"

    O próprio texto já deixa claro a perseguição de JK(PSD) ao Carlos Lacerda (UDN) pelo fato de este ter feito muitas criticas ao Governo de JK que desestabilizaram o seu Governo, assim, como no Governo Militar o mesmo também fez criticas.

    GAB:E---->Juscelino Kubitschek, na presidência da República, sofreu vigorosa oposição de Carlos Lacerda, contra quem procurou reagir.

    instagram:@aspiradedeu


ID
517456
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre alguns acontecimentos do Governo Provisório de Getúlio Vargas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Foi promulgado o Código dos Interventores, documento que legalizava a substituição dos governadores de estados por aliados civis indicados por Getúlio Vargas.

II. Suspensão da Constituição Republicana de 1891 com o fechamento dos órgãos legislativos e a indicação de interventores militares para os estados.

III. Ocorreu uma grave crise econômica por conta da desvalorização do café no mercado interno, que só foi superada após um acordo comercial com os Estados Unidos, maiores importadores do café brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • O Governo Provisório perdurou até 1934 e se constituiu por um período de transição política em que o poder Legislativo foi concentrado no Executivo, e houve a redução dos poderes dos Estados. As medidas excepcionais promovidas nesse período pretendiam ser estendidas para pôr fim ao regime oligárquico e ao federalismo associados à Primeira República.

    GABARITO:LETRA C

    FONTE: https://www.infoescola.com/historia/governo-provisorio-de-getulio-vargas/

  • c) Somente II está correta.

     

    Em 1930 Getúlio Vargas assumiu a presidência da República. O período em que ele governou é conhecido como Era Vargas, e ele é dividido em três fases: Governo Provisório (1930-1934); Governo Constitucional (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945). Durante o Governo Provisório Vargas substituiu os governadores de Estado por interventores militares de sua confiança, proibiu as atividades dos deputados e senadores e suspendeu a Constituição de 1891.

  • Interventores foram impostos, não promulgados.

  • Avante PMPR

  • I - A substituição se deu por tenentes

    III - Crise de 1929 USA estava com problemas, Vargas superou isso com a famosa substituição de importações


ID
517465
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre alguns acontecimentos do governo de Eurico Gaspar Dutra, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( )Foi promulgada a Constituição de 1946 que estabelecia eleições diretas para os cargos executivos e legislativos municipais, estaduais e federais.

( )Houve o rompimento de relações com a União Soviética e o Partido Comunista do Brasil foi colocado na ilegalidade.

( )Foram priorizados os aspectos políticos aos econômicos e continuou assegurando as vantagens às elites agrárias em detrimento de um projeto modernizador.

( )Foi implantado um plano de metas, o Plano Salte, com ênfase na produção de energia e na industrialização priorizando aspectos como saúde, alimentação, transporte e energia.

Alternativas
Comentários
  • Principais realizações e acontecimentos ocorridos no governo Dutra:

     

    - Rompimento das relações com a União Soviética e alinhamento com os Estados Unidos da América;

     

    - Fechamento do Partido Comunista Brasileiro e cassação dos mandatos dos parlamentares deste partido;

     

    - Fechamento de sindicatos e prisão de sindicalistas que faziam oposição ao governo;

     

    - Criação da Escola Superior de Guerra voltada para a formação de oficiais militares;

     

    - Criação de incentivos que favoreceu a instalação no país de grandes empresas estrangeiras;

     

    - Criou o Plano SALTE (focado nas áreas de Saúde, Alimentação, Transportes e Energia). Com falta de recursos para investimentos, poucas ações do plano viraram realidade;

     

    - Construção da rodovia ligando São Paulo ao Rio de Janeiro (atual rodovia Presidente Dutra). Construção da rodovia ligando a Bahia ao Rio de Janeiro;

     

    - Visitou os Estados Unidos em 1950, onde tratou de questões diplomáticas, políticas e econômicas;

     

    - Instalação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco; 

     

    - Durante seu governo foi criado o Estatuto do Petróleo, voltado para a criação de refinarias e aquisição de navios petroleiros;

     

    - Em abril de 1946, seu governo proibiu os jogos de azar em território nacional.

    FONTE:

  • Sobre a II - A gestão de Eurico Gaspar Dutra foi fortemente influenciada pela crescente tensão entre Estados Unidos e União Soviética, países que protagonizam a Guerra Fria nos anos conseguintes. Em maio de 1947, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela cassação do registro do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

    III - Só lembrar do Plano SALTE.


ID
519529
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2005
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Zuenir Ventura, em seu livro “Minhas memórias dos outros” (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da “Era Vargas” e ao suicídio do presidente em 1954, comenta:
Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi tão próprio).
Diante daquele contexto histórico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicídio, Getúlio Vargas atingiu não apenas a si mesmo, mas o coração de seus aliados e a mente de seus inimigos. A afirmação que aparece “entre parênteses” no comentário e uma conseqüência política que atingiu os inimigos de Vargas aparecem, respectivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • Esta é uma questão que exige conhecimento factual e muito pouco analítico acerca do tema em pauta. O momento histórico é o da República Populista (apresentada em livros didáticos com outros nomes tais como “período de redemocratização” ou “ período de perda de hegemonia dos paulistas na esfera federal).
                    O momento histórico em pauta é o do suicídio de Vargas em 1954. Carlos Lacerda, um dos líderes da UDN era ferrenho opositor do partido que dava respaldo a Vargas, o PTB, como era igualmente antivarguista. E, foi em parte devido à atuação constante da oposição e à impossibilidade do presidente Vargas de articular uma maioria segura no congresso que a situação política torna-se crítica, dificultando a execução dos projetos do PTB e do próprio Vargas. Seu suicídio mostra a negação de qualquer medida conciliatória proposta por políticos civis e militares.
                    Ao mesmo tempo, a morte de Vargas pode ser utilizada PTB e pelo PSD para rearticular sua aliança política de forma a bloquear o crescimento ou quaisquer ações da UDN (e de Lacerda), ao menos durante um quinquênio presidencial.
                    As opções apresentadas estão longas e apresentam uma mistura bem feita de dados corretos e  incorretos. Estão sublinhadas nas opções as ideias-chave para a percepção de que a opção está incorreta
                    A opção correta é a de letra A
     
  • resposta correta letra A,

    POIS A POPULAÇÃO VIA COM BONS OLHA A POLITICA AUTORITARIA  DE VARGAS,

     

  • Getúlio Vargas era considerado um ditador "fofo".

  • Esta é uma questão que exige conhecimento factual e muito pouco analítico acerca do tema em pauta. O momento histórico é o da República Populista (apresentada em livros didáticos com outros nomes tais como “período de redemocratização” ou “ período de perda de hegemonia dos paulistas na esfera federal).

                   O momento histórico em pauta é o do suicídio de Vargas em 1954. Carlos Lacerda, um dos líderes da UDN era ferrenho opositor do partido que dava respaldo a Vargas, o PTB, como era igualmente antivarguista. E, foi em parte devido à atuação constante da oposição e à impossibilidade do presidente Vargas de articular uma maioria segura no congresso que a situação política torna-se crítica, dificultando a execução dos projetos do PTB e do próprio Vargas. Seu suicídio mostra a negação de qualquer medida conciliatória proposta por políticos civis e militares.

                   Ao mesmo tempo, a morte de Vargas pode ser utilizada PTB e pelo PSD para rearticular sua aliança política de forma a bloquear o crescimento ou quaisquer ações da UDN (e de Lacerda), ao menos durante um quinquênio presidencial.

                   As opções apresentadas estão longas e apresentam uma mistura bem feita de dados corretos e incorretos. Estão sublinhadas nas opções as ideias-chave para a percepção de que a opção está incorreta

                   A opção correta é a de letra A

     

  • Já havia, naquela época, alguma movimentação no planejamento de um golpe militar. Com o episódio na Rua dos Toneleiros, a imagem de Vargas ficou "manchada" no país, influenciando diretamente no seu suicídio. Sua morte, no entanto, abalou muito a população brasileira (Vargas era conhecido popularmente por ser o "pai dos pobres"). Com isso, houve o "recuo da ação de políticos conservadores devido ao impacto da reação popular", já que, com a grande comoção popular gerada pela morte de Vargas, a população brasileira dificilmente aceitaria um golpe militar.

    Letra A


ID
647077
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Visto que, de fato, a Constituição de 1946 estabeleceu normas e medidas para a instalação de uma estrutura democrática no país, dando ensejo a uma abertura do processo político nos dezoito anos subseqüentes, ao observador mais descuidado a redemocratização pode parecer mais radical do que na realidade o foi.”
SOUZA, Maria do Carmo Campello de. Estado e Partidos Políticos no Brasil (1930-1964). São Paulo: Alfa-Omega, 1976, p. 105.

Com base nas afirmações contidas no texto, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • paidégua o site valeu


ID
649771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à história cultural da Era Vargas, julgue o próximo item.

O Estado-Novo, ao tentar fortemente promover o valor do trabalho, entrou em rota de colisão com a cultura da malandragem, tal como corporificada pelo samba carioca.
Por essa razão, a ditadura Varguista sempre evitou, deliberadamente, fazer do samba um dos componentes simbólicos da sua ideologia nacional.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário utilizarão muito do SAMBA .


ID
656518
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em novembro de 1935, em Natal, Recife e Rio de Janeiro, eclodiu o levante conhecido como Intentona Comunista.

O governo de Getúlio Vargas utilizou-se de tal evento para

Alternativas
Comentários
  • O primeiro levante aconteceu na noite do dia 23 de novembro de 1935, em Natal seguido pelo Recife, e logo após no Rio de Janeiro em 27 de novembro. A revolução deveria ganhar outros focos no país. Mas, devido a falta de organização (ataques em datas diferentes) e a ausência do apoio popular ao qual Prestes teve tanta certeza que teria, as tropas oficiais conseguiram combater os revoltosos impedindo uma ameaça maior.

    Após esse episódio, o governo Vargas decretou estado de guerra e ampliou os poderes do Executivo abrindo caminho para o Estado Novo, futuro golpe implantado por Getulio Vargas em 1937.

    Luís Carlos Prestes foi preso, assim como muitos membros e simpatizantes da ANL, e sua mulher, Olga Benário,apesar de estar grávida, foi deportada para a Alemanha onde morreu em um campo de concentração nazista.

    Fontes:

    http://www.infoescola.com/historia/intentona-comunista/

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Intentona_Comunista

  • Foi um movimento armado que Prestes encabeçou. A IC foi à junção de alguns fatores:
    Descontentamento de alguns setores com o governo de Vargas;
    Polarização política;
    Vinculação do PCB À Internacional Comunista. 
    Foi criada a ANL – Aliança Nacional Libertadora, reunindo, além dos comunistas, socialistas, tenentes, intelectuais e católicos (oposição a Ação Integralista Brasileira) -> foi colocada na ilegalidade.
    O primeiro levante eclodiu em Natal, em 1935; depois em Recife; logo, em seguida, no Rio de Janeiro. Como conseqüência, desencadeou-se uma intensa perseguição aos membros da ANL e aos comunistas. Vargas com o apoio do Congresso Nacional declarou estado de sitio em todo o país, que lhe permitiu prender centenas de civis e militares. Diante da IC, a ameaça comunista se tornou mais clara. Diante desta conjuntura, Vargas simulou um suposto plano comunista para tornar o poder no Brasil, isto é, seria um plano feito pela ANL, que na verdade foi redigido por Olímpio Mourão (integralista) a mando de Vargas, plano este que prolongaria o estado de sitio devido à ameaça socialista, instalando o Estado Novo.
  • Intentona comunista-  foi uma insurreição politica militar com o objetivo de derrubar o governo de vargas e estalar o governo socialista no brasil .

    Começou-precipitadamente em recife e natal nos dias 23 e 24 de novembro .

    Os palcos da revolta fora - o 3°regimento de enfantaria ,na praia vermelha e a escola de aviação .
    A rebelião terminou no mesmo dia que começou ,em virtude da falta de organização .
    a consequencia mais grave da insurreição comunista de 1935 foi a falha que deu o pretexo a getúlio vargas em circulo do governo ,principalmente pq a cúpula do execito estava esperando para iniciar uma repressão no pais ,mais do que isso  preparar o caminho para a estauração de regime outoritário e isso se fez atravéz do golpe que institui o estado novo ,golpe de 10 de novebro de 1937.

  • Ei people,  o erro é dizer que plínio salgado era ministro, mas na questão de racismo, ele era racista sim, uma vez que a sua base ideológica vinha do fascimo.

    Jah abençoe a todos   !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ID
668317
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia estes versos:

Mataram-nos à traição quando dormiam,
E foram companheiros que os mataram
Não foi a guerra, foi o crime que os matou
Dormiam no quartel, de madrugada,
Mas a seu lado,
Em sinistra vigília,
Companheiros sem alma conspiravam,
Sem alma porque a tinham vendido
Ao estrangeiro de vestes vermelhas....
Eram os flhos malditos de Caim.

MAUL, Carlos. “Toque de Silêncio” .

É CORRETO afrmar que, nesses versos, o autor faz referência

Alternativas
Comentários
  • Essa questão refere-se A Intentona Comunista foi uma revolta, ocorrida em novembro de 1935, liderada pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e que pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas.

    O segredo para acertar também a questão foi que essa revolta ocorreu em alguns quartéis. Desse forma, os aliancistas organizaram a revolta, que deveria ocorrer em novembro de 1935 a partir vários quartéis militares espalhados pelo Brasil. Porém, o movimento ocorreu apenas em três quartéis: um de Natal (RN), um de Recife (PE) e outro na cidade de Rio de Janeiro (RJ).

    Objetivos

    - Derrubar o governo de Getúlio Vargas;

    - Implementar profundas mudanças sociais, políticas e econômicas no país. Muitas destas mudanças estavam relacionadas com os ideais comunistas.

  • A insurreição de novembro de 1935 , é a mesma coisa que a intentona comunista


ID
678190
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O segundo Governo Vargas (1951-1954) caracterizou-se por forte orientação nacionalista. Entre as iniciativas que marcaram esse período, destaca-se a criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, mediante a Lei n. 2.004, aprovada pelo Congresso em 3 de outubro de 1953.

É CORRETO afirmar que essa Lei

Alternativas

ID
682945
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Secretariado do CSN (Conselho de Segurança Nacional), em 11.05.1939, admite a indústria estatal como solução para o problema em decorrência da imperiosa força maior e em caráter transitório.

Com base no texto, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
682948
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Aproximadamente entre o fim do Estado Novo (1945) e o início do Regime Militar (1964), um político (“rouba mas faz”) e um partido (“de bacharéis”) encarnaram no imaginário cívico paulista e brasileiro duas atitudes opostas: a ausência e a exacerbação de moralismo, ou de ética, na política. Trata-se, respectivamente, de

Alternativas

ID
691525
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Alguns dos historiadores brasileiros identificam uma parte de nossa República como Estado Getulista. Acordando para o período compreendido entre 1930 e 1945, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.

( ) Getúlio chegou ao poder em 1930, sendo presidente em um governo provisório; foi eleito pelo voto indireto e depois governou por um período de quinze anos.
( ) Embora as iniciativas do governo varguista para a educação fossem de inspiração autoritária, em seu primeiro governo foi criado o Ministério da Educação.
( ) Durante o Estado Novo a relação com o Congresso Nacional foi bem articulada: Plínio Salgado, líder integralista, foi nomeado Ministro da Educação; e o integralismo, considerado base de apoio da ideologia varguista.
( ) O regime de 1937 se preocupou exclusivamente com os trabalhadores e foi incentivada então a formação de uma opinião pública de classe média.
( ) No segundo mandato, Getúlio Vargas fez uma declaração pública concordando com sua saída e, em vez de exílio, retirou-se para São Borja (RS), sua cidade natal.

Assinale a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • I. V

    II.V

    III.F. Os integralistas ficaram fora do governo e ficaram tristes por isso, pois ajudaram a construção do Estado Novo e por causa disso fizeram fracassadamente a Intentona Integralista no Estado Novo pela falta de reconhecimento por parte de VArgas em benefícios no governo.

    IV.F. O regime de 1937 não se preocupou exclusivamente com os trabalhadores.

    V.F. Ele acabou se suicidando no segundo mandato e não se retirando para São Borja (RS)


ID
714604
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Inegavelmente, a visão da indústria como alternativa para o desenvolvimento brasileiro ganhou corpo ao longo dos anos 1930 e 1940.”

MENDONÇA, Sônia Regina de. As Bases do Desenvolvimento Capitalista Dependente in LINHARES, Maria Ieda. História Geral do Brasil: da colonização portuguesa à modernização autoritária. Rio de janeiro: Campus, 1999.

Acerca do período em tela, é INCORRETO afirmar- se que

Alternativas

ID
714607
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período compreendido entre 1950 e 1980, o Brasil passou por um intenso processo de modernização que alterou em profundidade sua fisionomia social, econômica e política.

No que tange a essas transformações, considere as afirmações a seguir:

I. A maior alteração foi a inversão da relação campo/cidade. Em 1950, a população rural representava mais da metade da população do país; em 1980, a população urbana havia superado a rural.

II. Nesse período o eixo econômico deslocou-se da cidade para o campo, cenário tradicionalmente produtor de riquezas no país desde os tempos coloniais.

III. O desenvolvimento da industrialização e a consequente integração do Brasil no conjunto econômico capitalista mundial foram características importantes deste momento histórico.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
716101
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A tentativa frustrada de derrubar o ditador Fulgêncio Batista por meio do ataque ao Quartel de Moncada, em julho de 1953, culminou na captura de Fidel Castro que optou por defender-se no julgamento. Sobre a autodefesa de Fidel Castro é correto afirmar que

Alternativas

ID
716608
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1939, em Pleno Estado Novo, foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). No que diz respeito às funções deste órgão do governo, analise os seguintes itens.

I. Centralizar, coordenar, orientar a propaganda nacional interna ou externa e servir permanentemente como elemento auxiliar de informação dos ministérios.

II. Estimular a produção de filmes nacionais e classificar filmes educativos, bem como promover e organizar a propaganda turística.

III. Organizar e dirigir o programa de radiodifusão nacional, fazer censura ao teatro, cinema e as funções recreativas de qualquer natureza, da literatura á imprensa.

São realmente funções do Departamento de Imprensa e Propaganda as listadas nos itens

Alternativas
Comentários
  • https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/DIP


ID
722902
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para muitos historiadores, entre os anos de 1920 e 1930, o Brasil adentrou efetivamente na modernidade. No que tange a essa modernidade, analise as afirmações a seguir:

I. Num país até então rural, a modernidade emergente apontava para novos tempos e novos hábitos, para mudanças rápidas e para um estilo de vida mais cosmopolita, apreciador da riqueza e do progresso.
II. A modernidade representava para empresários, sanitaristas, artistas, militares e intelectuais uma intervenção maior do Estado como agente dinamizador das reformas econômicas e sociais.
III. Os símbolos da modernidade dos anos 1920- 1930 eram percebidos nos investimentos na vida rural, tendo o campo como espaço da modernidade.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  campo foi espaço de modernidade só no pós-64


ID
735280
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período que vai de 1930 a 1954 é conhecido como Era Vargas. (...) Poucos períodos da História do Brasil deixaram uma herança tão extensa e duradoura.

FREIRE, A, MOTTA, M da S. e ROCHA, D. História em Curso. Editora do Brasil/FGV. Rio de Janeiro. 2005.

O seguinte elemento dessa herança sobrevive até hoje:

Alternativas
Comentários
  • A Consolidação das Leis do Trabalho foi um conjunto de regras criadas para proteger o trabalhador. A lei que estabelece a CLT data de 1º de maio 1943, mas as normas em favor do trabalhador começam ainda no início do governo de Getúlio Vargas, nos anos 30.

  • GAB LETRA B

    COMPLEMENTO

    A)O Banco do Brasil foi o primeiro banco criado em território nacional e possui mais de 200 anos de história. Criado em 12 de outubro de 1808 pelo príncipe regente Dom João VI, logo após sua chegada ao Rio de Janeiro.


ID
735283
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período 1930-1964 apresenta duas fases distintas: a do populismo autoritário (1930/1945) e a do populismo democrático (1945/1964). As afirmativas a seguir apresentam fatos que marcaram momentos de instabilidade institucional da segunda fase, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Se 1960 inicia o governo de JK, como é que Jânio Quadros renunciou em 61 ?Essa não deveria ser a única alternativa incorreta ?

  • @A vaga é minha!

    > Governo Juscelino Kubitschek é o período de governo vivido entre 1956 e 1961. Logo, você equivocou-se ao afirmar que o governo de JK começa em 60. Ele termina em 61 e assume o Jânio com o vice João Goulart. Jânio não aguenta a forte pressão popular pela "bomba relógio" jogada nas mãos dele por JK e renuncia no mesmo ano que assume, dando lugar para João Goulart, que é deposto pelos militares em 64.

    Quando falo "Bomba relógio", me refiro a política de obras pesadas do governo JK, baseadas no empréstimo/endividamento externo.

  • Diferentemente das demais opções, a posse do Presidente Eurico Dutra não denota, por si só, um momento de instabilidade institucional.

  • JK inicia em 55 amigo

  • resposta: ( A )

  • Pela lógica, tem-se palavras como suicídio, renúncia, deposição - causam instabilidade.

    Posse de cargo não configura por sir só um vetor de instabilidade em um governo, a não ser que seja algo fora do comum.

    Alternativa A


ID
736945
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as Ligas Camponesas, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Tiveram origem no movimemo de trabalhadores rurais do Nordeste, na década de 1950, que lutavam pelo acesso à terra e melhores condicões de trabalho.

II. O Primeiro Congresso Nacional de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas ocorreu sob a liderança de Francisco Julião e pregou a reforma agrária e a extensão das leis trabalhistas ao campo.

III. A formaçào das Ligas Camponesas limitou-se à regiào Nordeste, onde a questão da terra gerava muitos conflitos no enfrentamento de problemas como miséria, seca e fome.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra c)

    As Ligas Camponesas foram organizações de camponeses formadas pelo Partido Comunista Brasileiro[nota 1] (PCB) a partir de 1945. Foi um dos movimentos mais importantes em prol da reforma agrária e da melhoria das condições de vida no campo no Brasil. Elas foram abafadas depois do fim do governo de Getúlio Vargas e só voltaram a agir em 1954, inicialmente no estado de Pernambuco, e posteriormente na Paraíba, no Rio de Janeiro e em Goiás. A partir daí, as Ligas Camponesas exerceram intensa atividade até a queda de João Goulart, em 1964.[2] O mais conhecido líder do primeiro período foi Gregório Lourenço Bezerra e do segundo, Francisco Julião Arruda de Paula

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ligas_camponesas

  • As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950, que teve como principal figura incentivadora o advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Francisco Julião (1915-1999).

     

    As ligas camponesas sofreram forte repressão da polícia e dos grandes proprietários de terras, o que não impediu seu fortalecimento ao longo dos anos, expandindo-se também para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 1961, realizou-se em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Primeiro Congresso Nacional de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas, reivindicando a reforma agrária e a extensão dos direitos trabalhistas a todos os trabalhadores do campo.

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: https://www.infoescola.com/historia/ligas-camponesas/  http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/as-ligas-camponesas.htm

     

  • GAB C

    1)Liga dos camponeses: começou no Nordeste na década de 50. 

    • No início de seu funcionamento, lutavam pelo fim do foro e do cambão, e pela assistência técnica e creditícia aos pequenos proprietários rurais 
    • A partir de 1961, assumiu uma luta radical a favor da reforma agrária. 

  • Para impulsionar o desenvolvimento do Nordeste, o governo criou em 1959 a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Uma grave seca ocorrida na região um ano antes provocou uma série de mortes e migrações, levando o governo federal a intervir com a criação do órgão, comemorada por políticos, clérigos e homens de negócios locais – entre eles Francisco Julião, líder das Ligas Camponesas.

    Desde 1955, essas associações de trabalhadores rurais passaram a ser organizadas com influência de membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB), objetivando pressionar o poder público para que fossem implementadas melhorias na qualidade de vida da região e realizada uma reforma agrária. A Sudene, no entanto, não obtém êxito em seu objetivo de desenvolver a região, que continuaria a ser local de considerável miséria e concentração fundiária.

    C.


ID
737437
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os reflexos do Movimento Tenentista no governo estabelecido após a revolução de 1930, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O Tenentismo defendia a punição das políticas comprometidas com a República Velha e o prevalecimento do "espírito revolucionário" traduzido num projeto de reformas.

II. Pela fragilidade na construção de uma identidade ideológica coerente com a prática política, o Movimento Tenentista serviu ao projeto de neutralização das oligarquias regionais,mas sem implementar modificações relevantes na estrutura socioeconômica do país.

III. A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um episódio que evidenciou os problemas de representação da classe média pelo Tenentismo, uma vez que teve a pequena burguesia na base da articulação revolucionária,e o apoio da maioria da população aos revoltosos.

IV. A expressão mais evidente das formulações pós-revolucionárias do Movimento Tenentista se encontrava no projeto do Clube 3 de Outubro, que combinava nacionalismo, outorga das garantias às classes populares e planejamento econômico.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    Movimento tenentista:

    A favor de reformas políticas e educacionais;

    Era contra as oligarquias;

    Teve apoio da burguesia e parte da população;


ID
750427
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil não é um país com fortes tradições no tocante às migrações internacionais. No entanto, no que diz respeito às migrações internas, especialmente a partir da década de 1940, esse quadro mudou, principalmente com a migração dos nordestinos para diversas regiões brasileiras. Em relação às migrações internas, analise as afirmativas abaixo.

I - Após a década de 1950, verificaram-se no Brasil grandes fluxos de migrantes nordestinos em direção à Região Sudeste, com grande destaque para o Estado de São Paulo.

II - Após a década de 1960, ocorreram vários fluxos migratórios nordestinos para a Amazônia, em direção às novas áreas agrícolas e aos garimpos.

III- Entre as décadas de 1960 e 1970, principalmente em razão da construção de Brasília, vários fluxos migratórios do Sudeste e Nordeste ocorreram em direção ao Centro-Oeste.

IV - A partir da década de 1970, ocorreram fluxos migratórios dos estados do Sul, além de São Paulo e Minas Gerais, para o Centro-Oeste e o Norte.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Como ocorreu grande fluxo para o centro-oeste entre 1960 e 1970 principalmente em razão da construção de Brasília se Brasília foi inaugurada em 1960?

  • desenvolvimento econômico em outras regiões: a partir dos anos 1960, começou a ocupação maciça das regiões Centro-Oeste e Norte. A primeira teve como fator de atração a inauguração de Brasília e, posteriormente, o avanço do agronegócio. Já a região Norte passou a atrair migrantes a partir da abertura de estradas como a Belém-Brasília e da criação da Zona Franca de Manaus.


ID
750436
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O governo do General Eurico Gaspar Dutra inscreveu-se num cenário mundial de profundas transformações geopolíticas. O final da Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Dutra expressava

Alternativas
Comentários
  • b) um alinhamento à política norte-americana.


    Podemos destacar que o governo do General Eurico Gaspar Dutra foi bastante influenciado pela conjuntura internacional do pós- guerra e o advento da “Guerra Fria". Aliando-se aos EUA, o governo Dutra rompeu relações diplomáticas com a URSS e extinguiu o Partido Comunista. 

  • Gabarito B

    Governo Dutra expressava um alinhamento à política norte-americana.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A gestão de Eurico Gaspar Dutra foi fortemente influenciada pela crescente tensão entre Estados Unidos e União Soviética, países que protagonizam a Guerra Fria nos anos conseguintes.

    Ainda em 1947, o governo decide romper relações diplomáticas com a URSS, alinhando o Brasil junto ao bloco dos países capitalistas, em especial os Estados Unidos. 


ID
750439
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Constituição ou Carta Magna é um conjunto de regras de governo, muitas vezes codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. No caso dos países e de suas regiões autônomas, o termo refere-se especificamente a uma Constituição que define a política fundamental, princípios políticos, e estabelece a estrutura, procedimentos, poderes e direitos de um governo. Em relação às características das diversas constituições que existiram no Brasil é correto afirmar que a Constituição de

Alternativas
Comentários
  • d) 1946 foi promulgada e retomava os princípios federativos da Carta de 1891, caracterizando-se pelo voto secreto e pela tripartição de poderes.


    Incorretas:

    a) 1934 foi outorgada, estabelecia o voto secreto, o voto feminino, a justiça eleitoral, a separação de poderes e revogava o federalismo.

    Correção: A Constituição de 1934 foi promulgada e não outorgada e não revogou o federalismo.


    b) 1891 transformava o país numa república federativa, estabelecia a divisão dos três poderes, o voto aberto e censitário.

    Correção: Na Constituição de 1891 o voto não era censitário, mais sim universal para determinados brasileiros (homens maiores de 21 anos, não analfabetos...). 


    c) 1937 caracterizou-se pela centralização política, subordinação do executivo ao judiciário e pela indicação de interventores dos estados pelo presidente.

    Correção:  A Constituição de 1937, tinha cunho autoritário, o Poder Executivo subordinaria os demais Poderes. 


    e) 1967 foi promulgada, caracterizou-se pela proeminência do poder Legislativo e estabelecia a vitaliciedade da Câmara e do Senado.

    Correção: A Constituição de 1967 foi outorgada na Ditadura Militar,  o Poder Executivo estava acima dos demais Poderes. Não estabelecia a vitaliciedade da Câmara e do Senado. 

  • O voto secreto não foi característica da constituição de 1946 e sim da constituição de 1934, acredito que seja passiva de anulação.

  • -CF/1891, inspiração nos EUA, iluminista

    -Aproximação com os EUA, Federação também: República Federativa do Brasil, Presidencialismo.

    Separou a igreja do Estado (Estado laico).

    FIM DO VOTO CENSITÁRIO E INICIO DO UNIVERSAL (+21, exceto: analfabetos, índio, clero, militares de baixa patente e mulheres- voto público e aberto, cabresto).

    3 poderes.

    Voto aberto.

    Fim do senado vitalício.

    Constituição de 34. CARACTERÍSTICAS:

     Nome do país – Estados Unidos do Brasil

    Carta promulgada (feita legalmente).

     Reforma Eleitoral – introduzidos o voto secreto e o voto feminino.

     Criação da Justiça do Trabalho Leis Trabalhistas – jornada de 8 horas diárias, repouso semanal, férias remuneradas (13 salário só mais tarde, com João Goulart). Foi a de menor duração / já em 1935, Vargas suspendia suas garantias através do estado de sítio. Obs.: Vargas foi eleito indiretamente para a presidência.


ID
776830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere a períodos significativos da história do
Brasil, julgue os itens subsequentes.

Durante a ditadura do Estado Novo, Getúlio Vargas enviou tropas brasileiras para lutarem ao lado dos alemães na II Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • Foram enviados sim,contudo lutaram ao lado dos EUA,ou seja contra Alemanha e Italia.
  • O Brasil foi enviado para combater o fascismo, mas era governado por uma fascista.
  • errado, foram enviados a feb força expedicionária brasileira para lutar ao lado dos aliados contra os alemaes.
  • Num aprofunfamento da história se percebe que Vargas tendenciou-se para o lado alemão. A influência dos Americanos em alguns favores como o patrocinio para contrução da CSN ajudou Vargas na tomada de decisão, isso sem contar no torpedeamento de vários navios brasileiros pela alemanha nazi.

    Reportagem da Veja:
    Novos documentos contam a história do Partido Nazista no Brasil de Vargas:

    http://veja.abril.com.br/141101/p_081.html
  • Errado


    Quando estourou a Segunda Guerra, em 1939, o governo de Getúlio declarou- se neutro. Os EUA pressionavam o governo brasileiro para romper relações com os países fascistas. Logo depois, os submarinos, supostamente alemães, torpedearam nossos navios mercantis na costa. O povo, então, foi as ruas das grandes cidades exigir que o país entrasse na guerra contra os nazi-fascistas. Pressionado pelas manifestações populares, e pelos EUA, o governo do Brasil rompeu com o Eixo em janeiro de 1942. 

     A contribuição brasileira na luta contra o nazi-fascismo se deu através de cooperação produtiva, com o fornecimento de matérias- primas como borracha e minério de ferro; logística, com a concessão de bases militares em Belém, Natal, Recife, Salvador e outros núcleos. Em julho de 1944, a FEB - Força Expedicionária Brasileira - desembarcou na Itália. Participação modesta, com diversas insuficiências, mas heróica.


  • As tropas brasilrira lutaram contra os alemães na II Guerra .

     

  • Após ingressar na II Guerra Mundial em agosto de 1942, o Brasil enviou à Europa a Força Expedicionária Brasileira, que integrou o  Exército dos Estados Unidos, do lado dos Aliados, atuando em território italiano.

    A resposta está errada. 



  • GAB: ERRADO

    BR SE ALIOU AOS EUA CONTRA OS PAISES DO EIXO 

    MACETE: EIXO ROBERTO (ROMA=ITALIA, BERLIM=ALEMANHA, TOQUIO=JAPÃO

     

     

                  

  • O Brasil enviou à Europa a Força Expedicionária Brasileira, que integrou o  Exército dos Estados Unidos, do lado dos Aliados, atuando em território italiano.

  • Oxx! É muito fácil, é só lembrar que o Brasil teve um navil abatido pelos alemães e lembrar do Massacre dos "golfinhos" kkkk 

  • Brasil aliou-se aos Estados Unidos na segunda guerra mundial.

  • BRASIL = UEA

    BRASIL LUTOU CONTRA A ALEMANHA, ATÉ PQ A ALEMANHA AFUNDOU OS NAVIOS BRASILEIROS NESSE PERIODO.

    PMAL 2021

  • Brasil se aliou aos ALIADOS que estavam contra o EIXO

    APMBB

  • Graças a Deus ele não fez

  • Lutaram ao lado dos aliados e isso prejudicou Vargas, profundamente, porque ele era ditador e estava lutando para combater um regime ditatorial.

    (ERRADO)

  • Lutaram com os EUA, contra Alemanha, Itália e Japão
  • contra Alemanha, Itália e Japão Eixo do capeta

  • GAB E

    -- > O Brasil também aderiu aos Aliados após ter navios naufragados no Atlântico Sul por submarinos alemães. Sendo que o Brasil foi o único país da América do Sul a enviar tropas para os combates em território europeu. 

  • Brasil estava junto com os ALIADOS, Brasil n entra pra perder!

    PMAL 2021

  • Errado. Os brasileiros lutaram na segunda guerra mundial ao lado dos Estados Unidos. A cobra fumou
  • Rapazzzzz... O Brasil estava quase caminhando para essa vertente aí, por sorte nossa, escolhemos o lado certo! Depois de muita indecisão, nosso país optou pelo lado dos Aliados e lutou ao Lado dos norte americanos.

  • Brasil foi contra a Alemanha.

  • ERRADO.

    BRASIL LUTOU AO LADO DOS ALIADOS CONTRA A ALEMANHA !

    BM-ES 2021

  • Brasil e estados unidos, sempre foram uma dupla sapekinha..Brasil foi contra a Alemanha onde esta foi vencida, a unica coisa que ganharam foi de 7x1

  • Perdi kkkkk

  • Alguns atos que culminaram ao apoio do Brasil na 2ª GM:

    Atacado por submarinos alemães (na costa sergipana e alagoana)

    Vargas se inspirava no modelo nazifacista de mussolinni mas tratava com os dois lados (EUA e Alemanha)

    Aconteceu uma grande manifestação cívica no Ceará para que vargas enviasse tropas Brasileiras à Guerra.

    • Após ingressar na II Guerra Mundial em agosto de 1942, o Brasil enviou à Europa a Força Expedicionária Brasileira, que integrou o Exército dos Estados Unidos, do lado dos Aliados, atuando em território italiano.

    GABARITO: ERRADO


ID
776836
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes.

No Ceará, o predomínio das oligarquias na política local teve fim com a Revolução de 1930.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errada

    A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.[1]

    Em 1929, lideranças de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas.[2]

    Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o presidente do estado de São Paulo, Júlio Prestes. Porém, ele não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.

    Getúlio Vargas assumiu a chefia do "Governo Provisório" em 3 de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.
    FONTE: W

    Ceará de 1914 a 1930: não houve domínio de nenhum grupo oligárquico. Os governadores eram indicados pelo presidente da República. Os principais partidos em os Republicano Democrata (ou Rabelistas ) e Republicano Conservador (das tradicionais oligarquias agrerias). Os governadores foram: interventoria de Setembrino de Carvalho(1914), Benjamin Liberato Barroso (1914-16), Engenheiro João Tomé (1916-20), Justiniano de Serpa (1920-13; enfermo renunciou), Ildefonso Albano (1923-24), Desembargador Moreira (1924-28; enfermo renunciou), Eduardo Girão (1928) e Carlos de Matos Peixoto (1928-30)

    FONTE: http://histfacil.blogspot.com.br/2009/11/ceara-na-republica-velha.html

  •  Com a revolução de 1930, o Ceará passou a ser governado por interventor nomeado pelo Governo Federal. O primeiro foi Fernandes Távora, que governou por pouco tempo e acabou continuando com as práticas clientelistas e corruptas da República Velha. De forma geral, os interventores acomodaram-se aos interesses das oligarquias locais.

    A resposta está errada.



  • O predomínio das oligarquias na política local dura até hoje, basta ver a Familia Jereissati e Gomes.

  • A República oligárquica terminou após Getúlio Vargas, derrotado nas eleições de 1930, tentar impedir a posse do presidente recém eleito pela oligarquia paulista, Júlio Prestes.

  • Dura até hoje kkkkk

    •  Com a revolução de 1930, o Ceará passou a ser governado por interventor nomeado pelo Governo Federal. O primeiro foi Fernandes Távora, que governou por pouco tempo e acabou continuando com as práticas clientelistas e corruptas da República Velha. De forma geral, os interventores acomodaram-se aos interesses das oligarquias locais.

    GABARITO: ERRADO

  • Só lembrar do Ciro Gomes rsrs


ID
793555
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[...] os primeiros socialistas faziam críticas interessantes e sonhavam longe. Mas não foram capazes de tirar as ideias do livro para a realidade. Seus projetos não passaram de belos sonhos irrealizáveis, ou seja, utopias. Por isso, receberam o apelido irônico de socialistas utópicos.
Como se poderia então chegar ao socialismo? Esses socialistas eram utópicos por não poder responder direito à essa pergunta. Caberia a dois pensadores alemães do século XIX, Marx e Engels, criticar os utópicos (a expressão irônica foi inventada por eles). Para eles, o socialismo só seria possível (e necessário) depois que a sociedade tivesse alcançado um alto desenvolvimento capitalista. Mais ainda, a única força para a transformação social estaria na classe social criada e reforçada pelo capitalismo: o proletariado. (SCHMIDT, 2005, p. 388).


O socialismo difundido no Brasil, no período que antecedeu à II Guerra Mundial, diferia das características marxistas indicadas no texto, no que diz respeito

Alternativas

ID
794473
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A  ideologia  classista  deveria  substituir  a  ideologia  populista  quando  o desenvolvimento  do  capitalismo  tivesse  se  completado  na  região.  No momento  de  transição,  caracterizado  pela  mescla  de  valores tradicionais  e  modernos,  a  política  de  massas  foi  interpretada  como etapa  necessária  de  passagem  para  uma  sociedade  desenvolvida  e democrática.

CAPELATO, Maria  Helena  Rolim.  Em:  FREITAS, Marcos  Cezar.  Historiografia  brasileira  em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. 


Em se tratando da história política brasileira, é CORRETO afirmar que a análise da autora se aplica ao

Alternativas

ID
795997
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O presidente Getúlio Vargas, que governou o Brasil de 1930 a 1945 e de 1951­1954, instaurou um pacto político e econômico, que ultrapassou o seu governo e se estendeu até 1964. Sobre esse pacto é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Foi apenas com a chegada do presidente João Goulart à presidência da República, em setembro de 1961, que as chamadas "reformas de base" transformaram-se em bandeiras do novo governo e ganharam maior consistência.

    Sob essa ampla denominação de "reformas de base" estava reunido um conjunto de iniciativas: as reformas bancária, fiscal, urbana, administrativa, agrária e universitária. Sustentava-se ainda a necessidade de estender o direito de voto aos analfabetos e às patentes subalternas das forças armadas, como marinheiros e os sargentos, e defendia-se medidas nacionalistas prevendo uma intervenção mais ampla do Estado na vida econômica e um maior controle dos investimentos estrangeiros no país, mediante a regulamentação

     das remessas de lucros para o exterior.
  • No Brasil nunca houve reforma agrária, nosso país é um latifúndio desde o período colonial!

ID
796000
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Bebida é água/ comida é pasto/ você tem sede de quê?/ você tem fome de quê?/ A gente não quer só comida/ A gente quer comida, diversão e arte/ (...) / A gente quer saída para qualquer parte/ (...)/ (...) / (...)/ (...)/ (...)/ A gente quer prazer para aliviar a dor/ (...)/ A gente não quer só dinheiro/ a gente quer dinheiro e felicidade/ (...)/ a gente quer inteiro e não pela metade”. (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto. Comida. Faixa do disco dos Titãs Jesus não tem dentes no país dos banguelas, de 1987.). Essa música expressa os desejos da juventude brasileira, que vem se constituindo como ator político relevante na história do país, nas últimas décadas. Assinale a alternativa que NÃO contempla movimentos e formas de luta protagonizadas por jovens no Brasil:

Alternativas

ID
796264
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Governo de Getúlio Vargas, o Estado Novo, fez-se presente em Mato Grosso, com a interventoria de:

Alternativas
Comentários
  • eu NÃO sou obrigado a saber disso


ID
799408
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado de compromisso, expressão do reajuste nas relações internas das classes dominantes, corresponde, por outro lado, a uma nova forma do Estado, que se caracteriza pela maior centralização, o intervencionismo ampliado e não restrito apenas à área do café, o estabelecimento de uma certa racionalização no uso de algumas fontes fundamentais de riqueza pelo capitalismo internacional (...).
Boris Fausto. A revolução de 1930. Historiografia e história. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 109-110.

Segundo o texto, o Estado de compromisso correspondeu, no Brasil do período posterior a 1930,

Alternativas
Comentários
  • A partir da Revolução de 1930, a centralização política e econômica volta a ser vigente no Brasil. A figura de Getúlio Vargas surge com a intenção de ser responsável por grandes mudanças no país, diminuindo, assim, a autonomia dos governos estaduais. Isso repercute na Educação, que passa a ser regulamentada por leis federais, válidas para todos.

    Em 1930 que o governo Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde Pública. No ano seguinte foi implantada a Reforma Francisco Campos, que organizou o ensino secundário e superior no Brasil.

    Mesmo com essas tentativas, as massas trabalhadoras ainda não recebem ensino público de qualidade, destoando muito daquele oferecido às elites do país. Nos anos 1950, o desenvolvimento industrial ganha mais foco com o presidente Juscelino Kubitschek, prometendo “tirar o Brasil do atraso”. (NOVA ESCOLA)


ID
801160
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Refletindo sobre o movimento operário de São Paulo na segunda década do século XX, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.


I. Pretendia derrubar a burguesia do poder por meio de uma greve geral revolucionária.


II. A ideologia e o método de ação do movimento operário paulista assemelhavam-se ao movimento carioca.


III. O movimento operário de São Paulo pode ser considerado como um movimento de marxistas.

Alternativas
Comentários
  • Questão está equivocadíssima em seu gabarito.

    Cinco anos de graduação em História e essas questões.. Vou te contar.

  • Como o operario quer derrubar quem paga seu salario?:


ID
801163
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto da política de Getúlio Vargas, denominada de “Marcha para o Oeste”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e) O principal objetivo do programa era romper com os desequilíbrios regionais a partir da implementação de uma política de migração. 


    Durante a Era Vargas, principalmente a partir de 1937, o Governo Federal promoveu um movimento chamado "Marcha para o Oeste", com o objetivo  de colonizar parte das terras do antigo Estado de Mato Grosso. Segundo Lenharo  “A proposta da "Marcha para o Oeste" era de instalar "pontos avançados de colonização" dirigidos pelo Estado. Vargas formulou diretrizes, administrativamente centralizadas, inspiradas na ótica nacionalista, com o objetivo de ocupar os "espaços vazios" do Oeste e da Amazônia, para criar no "novo espaço" a "nova ordem social". Na sua visão as fronteiras econômicas deveriam coincidir com as fronteiras políticas”. 

  • Marcha par o oeste: Objetivo era integrar economicamente as regiões Norte e Centro-Oeste, pouco povoadas na época.


ID
802765
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Estado Novo, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.


I. A Constituição de 1937 teve como principal característica o predomínio do Poder Executivo sobre as demais instâncias de Poder do Estado.


II. Em relação ao operariado, o Estado Novo procurou anular a sua influência por meio de uma política trabalhista que negava a luta de classes.


III. O Estado Novo surgiu de um golpe forjado pela união ampla das elites econômicas com as político-militares.

Alternativas
Comentários
  • III - ERRADA - Para o golpe de estado em 10 de novembro de 1937, Vargas contou com o apoio de grande parte da população (especialmente classe média com receio do comunismo) e dos militares.

  • não entendi essa questão pois o começo do estado novo de 1937 á 1945 fechou o congresso num golpe de estado e a questão I tá afirmando o predomínio do congresso nacional, a letra correta seria a C.

  • A questão I esta afirmando que o poder ficou centralizado apenas na esfera executiva, que foi o que ocorreu.

  • O Estado Novo foi implatando devido uma "ameaça" comunista no Brasil. Esta ameaça ficou conhecido como plano Cohen.

    O Plano Cohen foi um documento revelado pelo governo brasileiro onde continha um suposto plano para a tomada do poder pelos comunistas. (Fonte: http://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/p4.php)

    Bons estudos.

  • I. A Constituição de 1937 teve como principal característica o predomínio do Poder Executivo sobre as demais instâncias de Poder do Estado. (CORRETO) 

     

    A Constituição de 1937 foi a 4ª Constituição brasileira e a 3ª do período republicano.Ficou conhecida como a Constituição “Polaca” por ter leis de inspiração fascista, tal qual a Carta Magna polonesa de 1935.Concentra os poderes executivo e legislativo nas mãos do Presidente da República;




    II. Em relação ao operariado, o Estado Novo procurou anular a sua influência por meio de uma política trabalhista que negava a luta de classes. (CORRETO)


    III. O Estado Novo surgiu de um golpe forjado pela união ampla das elites econômicas com as político-militares.(INCORRETO)

     

    No dia 10 de novembro de 1937, tropas da polícia militar cercaram o congresso e impediram a entrada dos congressistas. O ministro da Guerra General Dutra se opusera a que a operação fosse realizada pelo Exército. À noite, Getúlio anunciou uma nova fase política e a entrada em vigor de uma carta constitucional eleaborada por Francisco Campos. Era o inicio do Estado Novo.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: https://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/p3_2.php E LIVRO HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO
     


ID
802768
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o processo político da segunda fase de Getúlio Vargas e do Governo JK, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Apesar das amplas liberdades consagradas na Constituição vigente, o direito de greve sofreu considerável restrição, dependendo de autorização judicial para configurar-se como legal.


II. Uma característica importante do período pós-1950, quando da segunda fase de Vargas no poder, foi o retraimento do nacionalismo e do populismo.


III. Durante a década de 1950, parte das atitudes oposicionistas advinha de comandantes militares, cuja ideologia era o anticomunismo de inspiração norte-americana.

Alternativas
Comentários
  • I. Apesar das amplas liberdades consagradas na Constituição vigente, o direito de greve sofreu considerável restrição, dependendo de autorização judicial para configurar-se como legal. (Correto)

    Embora tenha mantido quase todos os direitos trabalhistas das Constituições de 1934 e 1937, a Carta de 1946 não assegurou totalmente o direito à greve, cuja redação foi suficientemente vaga para possibilitar transgressões pelo governo.

     

    II. Uma característica importante do período pós-1950, quando da segunda fase de Vargas no poder, foi o retraimento do nacionalismo e do populismo.  (Errado)

    No primeiro ano de seu governo, Vargas estabeleceu o monopólio estatal sobre o petróleo, a partir de uma campanha de cunho nacionalista que recebeu forte apoio popular. [...] Umas das principais características políticas do período histórico que abrange o segundo governo de Getúlio Vargas até a queda do governo João Goulart, em 1964, foi o "populismo". Por Renato Cancian.

     

    III. Durante a década de 1950, parte das atitudes oposicionistas advinha de comandantes militares, cuja ideologia era o anticomunismo de inspiração norte-americana.  (Correto)

    porque pelo alinhamento claro brasileiro aos E.U.A em plena guerra fria, a ideologia anticomunista de inspiração norte – americana era marcante. Por Curso Cidade.


ID
803977
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Na madrugada de 11 de maio de 1938, o jovem tenente e seus homens invadiram o Palácio Guanabara, onde então morava Getúlio, tentaram metralhar toda a família presidencial, mas logo eram rechaçados sem dó.[ ...] Mas logo pipocou a primeira bala, no Palácio Guanabara, e já Filinto [Muller] abandonava os camisas-verdes e se punha, 'leal como sempre', ao lado de Vargas. [ ...] sufocada a rebelião, Filinto Muller se pôs à testa da dura repressão que iria ter começo contra os adeptos, em todo o país, da versão brasileira do nazismo de Hitler e do fascismo de Mussolini." (Joel Silveira. Revista Nossa História. Abril 2005. Ano 2/n° 18. p.59. Adaptado)

O texto acima faz referência à ação:

Alternativas
Comentários
  • c) da AIB, Ação Integralista Brasileira, organização nacionalista que pretendia implantar um Estado autoritário no Brasil, de inspiração fascista.


    No Brasil, as hostes fascistas se aglomeravam em torno da Ação Integralista Brasileira (AIB), chefiada pelo sr. Plínio Salgado. Exerciam atração sobre muitas pessoas por causa do programa nacionalista e da proposta de um Estado forte, "acima dos interesses de qualquer classe social em particular". Falavam em combater o "capitalismo financeiro internacional". Defendiam o Estado totalitário, com partido único e sem eleições democráticas. O lema era "Deus, pátria e família", o que revela as ligações com a Igreja Católica. No começo apoiavam Vargas e o Estado Novo. No entanto, a política personalista do presidente levou-a a decretar a ilegalidade de todos os partidos políticos, inclusive da AIB. Decepcionados, os integralistas tetaram tomar o poder à força (fato descrito no enunciado da questão). Foram mortos ou presos. Com exceção de Plínio Salgado autorizado a se exilar em Portugal, do ditador Salazar.
  • Gabarito C

    Ação Integralista Brasileira (AIB) foi um movimento político fascista nacionalista brasileiro criado em 7 de outubro de 1932. Foi fundado por Plínio Salgado, um escritor modernista, jornalista e político, uma figura literária conhecida por sua participação na Semana de Arte Moderna de 1922.

    Salgado desenvolveu o que viria a ser a AIB, com a Sociedade de Estudos Paulista (SEP), um grupo de estudo sobre os problemas gerais da nação. Os estudos da SEP resultariam na criação da AIB, em 1932. O movimento integralista tinha adotado algumas características dos movimentos europeus de massa da época, especificamente do fascismo italiano, mas distanciando-se do nazismo porque o próprio Salgado não apoiava o racismo. No entanto, apesar do slogan "união de todas as raças e todos os povos", o integrante Gustavo Barroso tinha opiniões antissemitas.[1]

    integralismo brasileiro era inspirado em um movimento tradicionalista em Portugal, o integralismo lusitano. Como símbolo, a AIB utilizava uma bandeira com um disco branco sobre um fundo azul, com um sigma maiúscula (Σ) em seu centro. Os integralistas também ficaram conhecidos como camisas-verdes devido aos uniformes que utilizavam. A AIB, assim como todos os outros partidos políticos, foi extinta após a instauração do Estado Novo, efetivado em 10 de novembro de 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas.

    A AIB a partir de então, firmou-se como uma extensão do movimento constitucionalista.[carece de fontes] Tão logo o partido iniciou suas atividades, influenciado pelo fascismo italiano,[2][3] começaram a acontecer conflitos com grupos rivais, como a ANL, de forma análoga aos conflitos entre partidos fascistas e socialistas em diversos países à época.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Gente, cuidado pra não confundir as datas

    Intentona Comunista - 1935

    Intentona Integralista - 1938

  • Eu não sabia que a A.I.B fez isso, infelizmente o professor não repassou. Não erro mais.

    Para quem não é assinante:

    Gab > C

  • Eu não sabia que a A.I.B fez isso, infelizmente o professor não repassou. Não erro mais.

    Para quem não é assinante:

    Gab > C

  • Intentona Integralista = NO ESTADO NOVO = 1938

    Intentona Comunista = GOVERNO CONSTITUCIONAL = 1935

    A = Lhufas

    B = 1935

    D = Lhufas

    E = Aliança liberal foi lá em 1930.

    GABARITO C


ID
835273
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito pelo voto direto e implementou inúmeras medidas características de sua concepção de governo.


Dentre tais medidas aprovadas no mandato 1951-1954, destacam-se:

Alternativas

ID
850261
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de industrialização da economia brasileira no período de 1900 a 1980 foi consequência direta de vários fatores.

Entre eles NÃO se inclui:

Alternativas
Comentários
  • Substituição de importações, em economia, é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações. Correto 
    B- Correto, pois o crédito fornecido pelos bancos dessa época ajudaram nos investimentos industriais.
    C- Correto, se não tem de onde importar, o páis é obrigado a melhorar sua indústria para ter os produtos necessários.
    D-errado
    e- Plano de metas - No governo de JK foi elaborado o plano de metas- Que como diz o lema - "50 anos em cinco"- trouxe desenvolvimento para o brsil principalmente na area automobilística.
  • Hoje ainda é precário isso :(


ID
850267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O BNDES, desde a sua criação em 1952, com o objetivo de apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil, tem atuado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Surgiu como BNDE, em 52. O BNDE nascia com a dupla incumbência de elaborar análises de projetos e de atuar como o braço do governo na implementação das políticas consideradas fundamentais para o avanço da industrialização.

  • Senhora Dilma e senhor Lula foram vistos dando uma risadinha ao ler a alternativa C.

  • A alternativa que corretamente descreve a atuação do BNDES é a D. De fato, concede financiamentos de longo prazo, os quais incluem investimentos em máquinas e equipamentos (investimentos industriais).

    Resposta: D


ID
861943
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Podemos sintetizar o Estado Novo sob o aspecto socioeconômico, dizendo que representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial, cujo objetivo comum imediato era o de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais.

(Bóris Fausto, História do Brasil)


Do ponto de vista da burguesia industrial, a aliança com Getúlio Vargas era interessante, pois os industriais

Alternativas
Comentários
  • Correta letra C

    Getúlio assumo o industrialismo com o passar dos anos adota medidas como: proetção e fomento da produção nacional, créditos, barreiras alfandegárias, subsídios. Getúlio não acatou integralmente o receituário liberal ortodoxo proposto pelo Banco da Inglaterra no âmbito da Missão Niemeyer.
  • A - Realmente Vargas era autoritário, mas o governo da república velha NADA tinha de democrático. Lembre-se da política do Café com Leite, apenas dois Estados mais desenvolvidos dominavam as eleições, totalmente anti-democrático (esse é só um pequeno ponto).

    B - Getúlio era nacionalista.

    C - Mesmo que não se tenha visto o ponto de vista da burguesia industrial e uma aliança com Vargas, essa é a assertiva que mais se adéqua ao enunciado da questão.

    D - Não era defendida essa política na Era Vargas, ele TIRA do poder os grupos agroexportadores.

    E - Marcas de Vargas foram > Petrobrás, CSN, e Vale do Rio Doce. Apesar de Vargas ter dado de início algumas investidas, o setor automobilístico fica como marca do Juceslino Kubitscheck

  • Tiveram que se convencem, né ! GV era estadista e para potencializar a indústria usa-se os ideias do liberalismo ( LIVRE MERCADO) . Adam smith

    APMBB

  • "cujo objetivo comum imediato era o de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais."

    É sempre do interesse de industriais que o estado dê uma aliviada, seja no subsídio, seja na burocracia reduzida via corporativismo, seja isenção de impostos. Estado se envolvendo com economia é bom para os dois lados, pois sempre vai ser a população que financia.


ID
863185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após se tornar independente, o Brasil foi o único país americano que adotou o regime monárquico. Proclamada em 1889, por meio de golpe de Estado, a República brasileira transformou-se no palco das oligarquias. A Era Vargas significou o início da modernização econômica do país, o começo da implantação dos direitos sociais e, sob o ponto de vista político, a centralização que culminou em franca ditadura. Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu inédita experiência democrática, apesar das crises que se sucediam. O golpe de 1964 inaugurou duas décadas de regime autoritário. Relativamente a esses períodos da história do Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) (Correta) A Nova República teve início com a eleição indireta da chapa formada por Tancredo Neves e José Sarney.


    B) (Errada) A Independência do Brasil foi fruto da ação popular e marcou o rompimento do país com seu passado colonial. Comentário::: NÃO foi fruto de uma ação popular.


    C) (Errada) Até o ano de 1930, período da Primeira República, o voto era secreto e um direito de todos os alfabetizados.

    Comentário:: A primeira república, também denominada Governo das Oligarquias foi marcado intensamente pelo CORONELISMO, o qual é marcado dentre outras medidas o voto aberto e imposto pelos fazendeiros e comerciantes ricos.


    D) (Errada) O movimento tenentista tinha por objetivo defender os interesses das oligarquias estaduais.

    Comentário:: O movimento tenentisca consistiu em ideias contrarias as impostas pelas oligarquias, Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). 


    E) (Errada) A Era Vargas caracterizou-se pela supressão de medidas de proteção ao trabalho e pelo incentivo governamental à agricultura.

    Comentário: Ao contrario, o Governo Vargas ficou marcado pelo avanço principamente nas leis trabalhistas, por meio da criação da CLT.



    PMAL!

  • A)A Nova República teve início com a eleição indireta da chapa formada por Tancredo Neves e José Sarney.

    B)A Independência do Brasil foi fruto da ação popular e marcou o rompimento do país com seu passado colonial.

    Hâ?! não precisa nem comentar, voto do cabresto, até hoje existe.

    C)Até o ano de 1930, período da Primeira República, o voto era secreto e um direito de todos os alfabetizados.

    Vish! os iletrados só tiveram direito ao voto no primeira constituição pós ditadura, 1985 e na atual 1988, porém, com o código eleitoral de Vargas, ele trouce o voto feminino, menos para os analfabetos. mas na educação ele vai combater o analfabetismo.

    D)O movimento tenentista tinha por objetivo defender os interesses das oligarquias estaduais.

    Muito pelo contrário.

    E) Era Vargas caracterizou-se pela supressão de medidas de proteção ao trabalho e pelo incentivo governamental à agricultura.

    Vargas era amado pela classe trabalhadora.

  • Supressão: ação ou resultado de cancelar ou extinguir; eliminação, extinção, cancelamento. Acredito que muitos marcaram a alternativa E por não saber o significado da palavra. Vargas era tão amado pelos trabalhadores que eles criaram um movimento político, no início de 1945, que visava criar condições para a permanência do presidente Getúlio Vargas no poder, o famoso: QUEREMISMO. ➡ Em 1943, foi editada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), um conjunto de normas criadas desde os anos 30 para proteger o trabalhador. Getúlio foi amado pela classe trabalhadora.

ID
865291
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O regime liberal-democrático, inaugurado no Brasil em 1946, foi permanentemente ameaçado por tentativas de golpe de Estado. Uma dessas tentativas ocorreu quando

Alternativas
Comentários
  • O ministro de guerra da época, General Henrique Lott, impediu que JK sofresse o golpe.


ID
923281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2002
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos “Anos JK”, aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue o item a seguir.

Ao mesmo tempo em que iniciou o processo de integração econômica, lançando as bases da construção do Brasil moderno, a Era Vargas (1930-1945) também correspondeu à gradativa redução da participação do Estado na economia e ao avanço das concepções descentralizadas de administração e de política.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Vargas era nacionalista. A participação do estado aumentava e não diminuía.
  • A primeira observação a ser feita é que o texto refere-se ao Estado ( Pessoa Juridica formada por Território e sociedade - Brasil )  e não aos ESTADOS BRASILEIROS.  Portanto, Vargas era nacionalista e a participação do estado só aumentava.

  • Justamente tudo ao contrário .
  • Errado Vargas tinha politica NACIONALISTA E ESTATIZANTE.

  • Havia a influência do corporativismo(influência de Mussolini-ITA e do Nazi-fascismo), ou seja, a cabeça comanda o corpo social. O presidente é o cabeça que deve comandar o Brasil.

  • ambém correspondeu à gradativa redução da participação do Estado na economia .

    ERRADO....

  • Getúlio Vargas era: SENAC

    -Simpático ao nazifascimo       

    -Estatizante

    -Nacionalista   

    -Autoritário(ditador)   

    -Centralizandor

                               SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!

  • Matei a questão em "redução da participação do Estado na economia". Sendo que Vargas sempre investiu muito nisso.

  • Matei a questão em "redução da participação do Estado na economia". Sendo que Vargas sempre investiu muito nisso.

  • Matei a questão em "redução da participação do Estado na economia". Sendo que Vargas sempre investiu muito nisso.

  • Matei a questão em "redução da participação do Estado na economia". Sendo que Vargas sempre investiu muito nisso.

  • Matei a questão em "redução da participação do Estado na economia". Sendo que Vargas sempre investiu muito nisso.

  • O governo De vargas era intervencionista ,ou seja, intervia nas relações da economia do estado!!

    Foco e fé

    Pm sp avante!

  • Se houvesse um outro cara como Vargas hoje na presidência, certamente ficaria de mãos amarradas diante dos PERUS do congresso e dos deuses do judiciário. Enfim, eram outros tempos.

  • Vargas é sinônimo de estado.

  • A era Vargas fortaleceu mais ainda o Estado. Grande estadista, quando falarmos do governo dele, é só lembrarmos do movimento "O PETRÓLEO É NOSSO", época em que o Brasil descobriu seu grande potencial em produção de combustíveis fósseis e e culminou na criação da nossa maior petrolífera, a Petrobrás.

  • Respondi a questão quando lembrei do "crash da bolsa de NY" em 1929. Em 1930, o Brasil ainda sentia os efeitos da crise. O Estado deveria intervir na economia, e foi o que realmente ocorreu.

  • Vargas = Estado forte

  • Redução da participação do estado na era Vargas ? O governo de Vargas era intervencionista.

    #PMAL2021

  • GABARITO ERRADO

    O GOVERNO DE VARGAS ERA MUITO INTERVENCIONISTA

  • Vargas foi um Deus

  • Redução da participação do estado na era Vargas ? O governo de Vargas era intervencionista.

    #PMAL2021

  • questão caiu na pmce 2008

  • Vargas foi um centralizador, colegas. Lembrem-se disso.

    PM-AL 2021

  • descentralização não , centralização!

  • vergas é sinônimo de estado


ID
923968
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Vargas seria veiculado junto aos jovens e às crianças como um ser superior – estratégia usada pelas políticas de culto à personalidade. Por isso mesmo, foi durante o Estado Novo que se construiu definitivamente o mito Vargas, fruto do carisma do presidente, mas também da eficiente máquina de propaganda existente.” (D'ARAUJO,MariaCelina.O Estado Novo .Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000, p. 36).

Com relação à cultura, à educação e à propaganda no Estado Novo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra D.

    Segundo Boris Fausto:

    "O regime de 1937 não se dirigiu apenas aos trabalhadores na construção da imagem. Tratou de formar uma ampla opinião pública a seu favor, pela censura aos meios de comunicação e pela elaboração de sua própria versão da fase histórica que o país vivia. A preocupação do governo Vargas nesse sentido vinha desde seus primeiros tempos, quando em 1931 durgiu o Departamento Oficial de Publicidade. Em 1934, foi criado no Ministério da Justiça, o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural, que funcionou até dezembro de 1939. Nessa data, o Estado Novo consituiu um verdadeiro ministério da propaganda ( o famoso DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda), diretamente subordinado ao presidente da República, que escolhia seus principais dirigentes)."

    Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2009. Págs. 375-376.
  • Getúlio Vargas, quando instituiu o Estado Novo, tornou-se presidente do Brasil sem sequer fazer parte de um partido político. O DIP foi criado para controlar, centralizar, orientar e coordenar a propaganda oficial, que se fazia em torno de sua figura. Abrangia a imprensa, a literatura, o teatro, o cinema, o esporte, a recreação, a radiodifusão e quaisquer outras manifestações culturais.


ID
926008
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A era Vargas foi marcada por períodos conturbados e contraditórios, assim, podemos afirmar que no período Vargas ocorreu:

Alternativas
Comentários
  • Foto: Pierre VergerCom a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, na noite de ontem, que Estabelece o combate a discriminação racial e as desigualdades estruturais e de gênero que atingem os afro-brasileiros, incluindo a dimensão racial nas políticas públicas e outras ações desenvolvidas pelo estado. 

    DA CULTURA
    ART. 21 O poder público garantirá o registro e proteção da capoeira, em todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação da identidade cultural brasileira. 
    Parágrafo único. O poder público buscará garantir, por meio dos atos normativos necessários, a preservação dos elementos formadores tradicionais da capoeira nas suas relações internacionais. 

    Do Esporte e Lazer 
    ART. 23 O poder público fomentará o pleno acesso da população negra ä prática desportivaconsolidando o esporte e o lazer como direitos sociais. 

    ART. 24 "A capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da CF." 
    Parágrafo 1 A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional
    Parágrafo 2 Ë facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionaispública e formalmente reconhecidos.


    Leia Mais: Capoeira é reconhecida como desporto de criação Nacional | Notícias - Atualidades - Capoeira no portalcapoeira.com

    DA CULTURA
    ART. 21 O poder público garantirá o registro e proteção da capoeira, em todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação da identidade cultural brasileira. 
    Parágrafo único. O poder público buscará garantir, por meio dos atos normativos necessários, a preservação dos elementos formadores tradicionais da capoeira nas suas relações internacionais. 

    Do Esporte e Lazer 
    ART. 23 O poder público fomentará o pleno acesso da população negra ä prática desportivaconsolidando o esporte e o lazer como direitos sociais. 

    ART. 24 "A capoeira é reconhecida como desporto de criação nacional nos termos do art. 217 da CF." 
    Parágrafo 1 A atividade de capoeira será reconhecida em todas as modalidades em que a capoeira se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música, sendo livre o exercício em todo o território nacional
    Parágrafo 2 Ë facultado o ensino da capoeira nas instituições públicas e privadas pelos mestres tradicionaispública e formalmente reconhecidos.


    Leia Mais: Capoeira é reconhecida como desporto de criação Nacional | Notícias - Atualidades - Capoeira no portalcapoeira.com

     
     

  • Jânio Quadros condecorou CHE em 1961
  • a)O primeiro empréstimo externo do Brasil foi obtido em 1824, no valor de 3 milhões de libras esterlinas e ficou conhecido como "empréstimo português", destinado a cobrir dívidas do período colonial.

    b)em 1937, o então presidente Getúlio Vargas, revogou a lei Sampaio Ferraz, liberando a capoeiragem. Esta apresentação deixou Getúlio Vargas muito impressionado com a beleza da arte da capoeira, dando licença a Mestre Bimba para registrar sua “escola”, tornando-se o primeiro a sistematizar o ensino da capoeira no Brasil.

    c)A fundação do Partido Comunista do Brasil se deu 1922 na república velha.

    d)condecoração aconteceu em 1961 com Janio.

    e)a primeira universidade brasileira, a Universidade do Rio de Janeiro (URJ), em 1920, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).





  • A primeira universidade brasileira foi  Universidade do Paraná, de 1912, atual UFPR.

    Por isso a E) está errada.

  • Para desencargo de consciência:
    No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Cirurgia da Bahia, criada em 1808. “Depois vieram as faculdades de Direito de Olinda e São Paulo, em 1827”, diz a historiadora Maria Lígia Coelho Prado, da USP. Já a primeira universidade a oferecer cursos variados foi a do Rio de Janeiro, fundada em 1920.

  • Minha Dica, estude cada período da História com profundidade, sabendo que é impossível saber tudo. Assim como é importante conhecer o"espírito da banca, é necessário também compreender o "espírito" de cada período histórico. Recomendo essa play list de Era Vargas.

  • Minha Dica, estude cada período da História com profundidade, sabendo que é impossível saber tudo. Assim como é importante conhecer o"espírito da banca, é necessário também compreender o "espírito" de cada período histórico. Recomendo essa play list de Era Vargas.

  • Onde e quando surgiu a primeira universidade?

    No Brasil, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Cirurgia da Bahia, criada em 1808

  • Tanta coisa do governo Vargas para falar a questão pede capoeira kkkkkkkkkkkk

  • ta de sacanagem né


ID
926044
Banca
CEFET-AL
Órgão
IF-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Governo Vargas foi marcado por interrupções e retorno, governou sucessivamente por 15 anos (1930 - 1945), foi deposto e retornou em 1950. Apesar da descontinuidade, Vargas implementou um padrão ideológico, que podemos explicitar, no campo educacional, pela melhor alternativa abaixo.

Alternativas
Comentários
  • Capanema herdara do governo provisório a preocupação dos tenentes com a educação. A própria criação deum Ministério com essa função é exemplo disso. O ministro Francisco Campos, que deixa a pasta em 1934, implementou a mais significativa reforma do Ensino Secundáriojamais feita. Amplia-se este ensino de seis para sete anosem dois ciclos, o primeiro de formação humanista e o segundo para prepará-lo para o Ensino Superior. O EnsinoSecundário não chega a se democratizar, mas amplia-sesignificativamente quadruplicando o número de alunosentre 1930 e 1936. O número de escolas tanto primáriasquanto secundárias aumentou em cerca de 40% até o início do Estado Novo e em 1939 havia 3,5 milhões de alunosmatriculados no Brasil, com uma população de 38 milhões. No campo da Educação Superior o Estado de SãoPaulo foi o pioneiro. Ideia defendida por Júlio de Mesquita e outros expoentes da elite paulista foi levada a caboem 1934 pelo interventor e depois governador ArmandoSalles de Oliveira congregando escolas tradicionais preexistentes com outras escolas recém-criadas como as deFilosofia e Ciências Humanas e a de Ciências Naturais eQuímica. Foram contratados 13 professores estrangeiros (França, Portugal, Alemanha e Itália) dentre os quais ClaudeLévi-Strauss, Giuseppe Ungaretti e Roger Bastide. Era umareafirmação intelectual paulista após a derrota de 1932. No Rio de Janeiro, foi criada por Anísio Teixeira em1935 a Universidade do Distrito Federal que, a exemplo daUSP criada no ano anterior, congregava cinco escolas (Faculdade de Filosofia e Letras, Faculdade de Ciências, Faculdade de Ciência Política e Direito, a Escola de Educação e oInstituto de Artes). Seu primeiro reitor, Afrânio Peixoto iria aEuropa contratar professores como fora feito em São Paulo. Com o Estado Novo, a Universidade do Distrito Federalseria absorvida pela Universidade do Brasil. 

  • À época do governo Vargas a Administração Pública brasileira estava pautada no modelo burocrático, que tinha como ideal a centralização das atividades do serviço público.

    Gab.: LETRA B

  • sugiro essa playlist de Era Vargas, que trata, inclusive do período Capanema.


ID
949492
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De  março  de  1931  a  fevereiro  de  1940,  foram decretadas  mais  de  150  leis  novas  de  proteção  social e  de  regulamentação  do  trabalho  em  todos  os  seus setores. Todas  elas  têm  sido simplesmente  uma  dádiva do  governo.  Desde aí,  o  trabalhador brasileiro  encontra nos quadros gerais do  regime o seu verdadeiro  lugar.
DANTAS, M. Aforça nacionalizadora do Estado Novo. Rio de Janeiro: DIP,  1942. Apud BERCITO, S. R. Nos tempos de Getúlio: da revolução de 30 ao fim do Estado Novo.  São Paulo: Atual, 1990.

A adoção de novas políticas públicas e as mudanças jurídico-institucionais ocorridas no Brasil, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, evidenciam o papel histórico de certas lideranças e a importância das lutas sociais na conquista da cidadania. Desse processo resultou a

Alternativas
Comentários
  • As conquistas alcançadas pelos trabalhadores

    brasileiros na Era Vargas resultaram da conjunção de

    duas vertentes: a luta social empreendida pelos

    operários desde o anarcossindicalismo das primeiras

    décadas do século XX, passando pela criação do PCB

    em 1922, e o populismo de Vargas, sensível às

    aspirações dos trabalhadores e direcionado para

    atendê-las, mas também convertendo-as em capital

    político para sua permanência à frente do Estado.

    RESPOSTA LETRA D

  •    Durante o governo provisório, antes da promulgação da Constituição de 1934, foram estabelecidas leis sobre organização sindical, nacionalização do trabalho, acidentes de trabalho, convenções coletivas e Justiça do Trabalho.

        Na Constituição de 1934, a Justiça do Trabalho foi incluída no capítulo "Da Ordem Econômica e Social". A função a ela atribuída era de resolver os conflitos entre empregadores e empregados. Inicialmente integrada ao Poder Executivo, foi transferida para o Poder Judiciário. A carta constitucional de 1934 trouxe avanços sociais importantes para os trabalhadores: instituiu o salário mínimo, a jornada de trabalho de oito horas, o repouso semanal, as férias anuais remuneradas e a indenização por dispensa sem justa causa. Sindicatos e associações profissionais passaram a ser reconhecidos, com o direito de funcionar autonomamente. Sob sua inspiração direta é que foi, finalmente, aprovada - com notórias insuficiências - a primeira Lei Geral do Trabalho, que é a Lei nº 62, de 5 de julho de 1935.

        Com o início do Estado Novo e a outorga da Constituição de 1937, houve um  novo estímulo ao avanço da legislação trabalhista, porque os regimes nazi-fascistas, especialmente a ditadura de Mussolini na Itália, cuja Carta del Lavoro influenciou esta Constituição, colocavam sua tônica sobre as leis de proteção ao trabalho. Iniciou-se, por isso, uma etapa de euforia no crescimento numérico e qualitativo das leis trabalhistas brasileiras.

       Finalmente, em 1º de maio de 1943, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) unificou toda a legislação trabalhista então existente no Brasil e foi um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Seu objetivo principal é regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas. Ela surgiu como uma necessidade constitucional, após a criação da Justiça do Trabalho.

    Gabarito: D
  • LETRA e: Novamente afirma-se, assim como na “LETRA a”, que não houve controle estatal em relação ao sindicatos, o que é FALSO. Conclui-se, diferentemente do que afirma-se na alternativa, que os sindicatos na Era Vargas sofriam influência estatal, inclusive com previsão expressa na CLT, inspirada na Carta del Lavoro de 1927, do ditador fascista italiano Benito Mussolini (1883-1945).

     

  • LETRA d: resposta certa

  • LETRA c: a Justiça do Trabalho foi criada para ser a instância última de negociação entre empregados e e empregador. Tendo em vista a vasta concessão de direitos trabalhistas realizada ainda na esfera política, não podemos concluir que a Justiça do Trabalho (esfera jurídica) foi instituída com a finalidade própria de "coibir" ideologias. É possível concluir que a política populista de Vargas, com sua ampla concessão de direitos trabalhistas, essa sim, tinha a finalidade de coibir ideologias socialistas e anarquistas (as tais perturbadoras da “harmonia social”, citadas na questão).

  • LETRA b: A legislação previdenciária não disciplina questões trabalhistas gerais, a ponto de regular a proibiçao de imigrantes ocuparem cargos de direção no sindicato. Volta-se sim ao assistencialismo, que nesse período ainda engatinhava. Somente em 1945, no final da Era Vargas, através do Decreto-Lei nº 7.526 instaurou-se o Instituto de Seguros Sociais do Brasil, englobando todas as entidades previdenciárias então dispersas. No entanto esse projeto de unificação foi abandonado, no ano seguinte, pelo governo de Dutra (1946-1951), somente sendo reestabelecido em 1966 no governo de Castelo Branco (1964-1967), período da Ditadura Militar, onde foi instituído o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS.

  • LETRA a) : a Criação do Ministerio do Trabalho, Indústria e Comércio não implicou garantias ao operariado para o exercício das atividades sindicais. Pelo contrário, os sindicatos na Era Vargas sofriam influência estatal, inclusive com previsão expressa na CLT:

    Brasil/1943 – CLT – Art. 513. São prerrogativas dos Sindicatos:
    d) colaborar com o Estado, como órgãos técnicos e consultivos, no estudo de solução de problemas que se relacionam com a respectiva categoria ou profissão liberal.

    É possivel identificar a influência FACISTA nessa previsão contida na CLT observando a Itália de 1927 na Carta del Lavoro:

    III – A organização sindical ou profissional é livre. Mas, só o sindicato legalmente reconhecido e subordinado ao controle do Estado tem direito de representar legalmente toda a categoria dos empregadores ou dos trabalhadores, em virtude da qual é constituído; de defender seus interesses perante o Estado e às demais associações profissionais; de celebrar contratos coletivos de trabalho obrigatórios para todos os membros da categoria; de impor a eles contribuições e de exercer, com respeito aos mesmos, funções delegadas de interesse público.

    Em relação a criação de direitos trabalhistas é possível afirmar que "foram concessões que criavam a imagem do Estado disciplinando o mercado de trabalho em benefício dos assalariados. Essa concepção disfarçava uma das faces controladoras da legislação trabalhista, inspirada na Carta del Lavoro de 1927, do ditador fascista italiano Benito Mussolini (1883-1945).". Assim, "não se pode esquecer que os avanços desta lei já estavam nos programas dos movimentos anarquistas brasileiros dos anos 1910 e 1920 e, principalmente, no estatuto do Partido Comunista do Brasil (fundado em 1922). Portanto, as conquistas obtidas pelos trabalhadores, junto ao governo Vargas, eram reivindicadas pelo movimento operário desde a Primeira República."

  • Gabarito D

     

    As medidas populistas de vargas, no governo provisório atenderam exigências antigas dos operários, como a jornada de trabalho de 08 horas, descanso semanal remunerado, férias remuneradas. Vargas às utilizou para artimanhas políticas, criando a figura de ''pai dos pobres'' que todos nós temos ciência, onde na verdade era apenas uma forma  propaganda para sua permanencia no poder. 

    As garantias utilizadas no governo provisório continuaram, até a criação da CLT (consolidação das leis Trabalhistas) que deu um ''ar'' constitucionalizador e garantidor de Direitos e proteção aos trabalhadores.

  • Letra D

    A era Vargas foi um período de modernização e consolidação das leis trabalhistas. A CLT, implementada no Brasil a partir de 1930, foi um conjunto de leis que concedia determinados direitos aos trabalhadores, como jornada de trabalho de oito horas, aposentadoria, férias, etc.