SóProvas


ID
1075702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

No que se refere às teorias empregadas na análise das relações internacionais contemporâneas, julgue os próximos itens.

O paradigma realista de análise das relações internacionais enfatiza as relações de poder entre comunidades políticas organizadas. De acordo com essa visão, prevalecem nessas interações as relações de força e desconfiança, o que acaba conduzindo ao chamado dilema de segurança.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Jackson e Sorensen, no realismo político os Estados tem como dever primordial garantir a segurança nacional, o que é em si um paradoxo, pois se admitindo a existência de outros Estados com este mesmo objetivo, todos estarão em permanente desconfiança e competição entre si para garantir a própria segurança, conforme o trecho dos autores:
     

    Há, no mínimo, cinco valores sociais básicos que os Estados supostamente devem defender: segurança, liberdade, ordem, justiça e bem-estar. (...) Por exemplo, as pessoas costumam achar que o Estado deveria financiar a segurança, responsável pela proteção dos cidadãos com relação a ameaças internas e externas. Esta é uma preocupação ou um interesse fundamental dos países. No entanto, a própria existência de Estados independentes afeta o valor da segurança: vivemos em um mundo de muitos países, quase todos minimamente armados. Dessa forma, os Estados tanto defendem como ameaçam a segurança das pessoas - este paradoxo do sistema de Estados é geralmente conhecido como o “dilema de segurança”. Portanto, assim como qualquer outra organização humana, os Estados apresentam problemas e soluções." (Jackson e Sorensen, Introdução às Relações Internacionais, p 23)

      

     

  • marquei Errado porque o item se refere a comunidades políticas organizadas, mas a teoria realista clássica leva em consideração os Estados